Franciele Rodrigues Guarienti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1018523112095260
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015); Graduada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2007); Integrante do Núcleo de Estudos de Poéticas Musicais e Vocais. Atualmente se dedica às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e aos Estudos Pós-Coloniais Africanos e Francófonos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Franciele Rodrigues Guarienti
Nome em citações bibliográficas
GUARIENTI, F.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Curso de Pós-Graduação em Literatura Universidade Federal de Santa Catarina.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Passeios Transatlânticos: As marcas da negritude de Aimé Césaire nas narrativas angolanas e afro-brasileiras.,
Orientador: Susan Aparecida de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2015
Mestrado em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Tecendo Angola: A Representação da História nas Narrativas Estação das Chuvas de José Eduardo Agualusa e Yaka de Pepetela,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Simone Pereira Schmidt.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016
Graduação em andamento em LETRAS - LÍNGUA FRANCESA E LITERATURAS.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2003 - 2007
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Um copo de cólera: A essência Humana nos fantasmas da linguagem.
Orientador: Renata Azevedo Requião.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Apoio Pedagógico e inserção social. (Carga horária: 256h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora. (Carga horária: 165h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.


Atuação Profissional



STEP 1 Idiomas, STEP 1, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Português para Estrangeiros, Carga horária: 20


Governo do Estado de Santa Catarina, GOVERNO/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora ACT, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Ensino Fundamental e EJA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora ACT, Carga horária: 40
Outras informações
Contrato ACT

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora ACT, Carga horária: 30
Outras informações
Contrato ACT


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .



Linhas de pesquisa


1.
Literatura, subjetividade e memória

Objetivo: Objetivo: A memória é um campo vasto de investigação, sendo também um campo para o qual convergem diferentes àreas de saber. Procura-se entender as manifestações da memória na sua pesrpectiva narrativa, mas observando-se que o processo de subjetivação ao qual está relacionada a narratividade da memória articula-se à negociações culturais e políticas. Enfatiza-se especialmente a relação entre a literatura e memória que denunciem estruturas de poder e vivências e experiências relacionadas á guerras.. Palavras-chave: Literatura; memória; Guerra; narrativa; relatos; testemunho. Projetos de pesquisa.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Literaturas periféricas em África
Descrição: Mais do que as línguas coloniais-imperiais, as ideias de lusofonia, anglofonia, hispanofonia e francofonia exaltam uma mitologia identitária que têm na literatura e na arte em geral um poderoso veículo de expressão que atravessa as fronteiras entre os países constituindo a epopeia de um povo (Glissant) e consolidando politicamente o discurso de que a língua pode suturar as rupturas históricas do passado colonial em comum sendo o dispositivo (Foucault-Deleuze) que permitiria a transposição da subjugação à resistência. Este projeto visa observar como, na última década, a afirmação de um contra-discurso comunitário periférico visa fazer da literatura um dispositivo através e além da língua oficial alcançando o ativismo político para se emancipar política e identitariamente tanto através da produção em línguas nativas como também da intervenção artística à margem das tradições literárias africanas nas línguas e modelos hegemônicos. A literatura periférica em África emerge exatamente das suturas não feitas na proposta nacionalista de emancipação colonial, abrindo espaço para produções em línguas nativas, para a intervenção poética dos blogs e dos rappers e para o ativismo literário através de produções que questionam os governos ditatoriais nacionais pós-coloniais cujos autores são perseguidos, censurados e muitas vezes presos. Há uma reformulação do papel da literatura em África, especialmente na última década, que coloca em movimento forças subjugadas e excluídas dos projetos nacionais de emancipação colonial e pretendo perceber a sua configuração, sobretudo no campo das literaturas africanas institucionalizadas como ?de língua portuguesa? e ?de língua espanhola?...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
Descrição do Português Brasileiro e da Linguagem ( escrita e oral) das comunidades negras do RS
Descrição: Descrever os processos de concordância verbal em Pelotas com vistas a procurar explicações para as diferentes aplicações de marcas de terceira pessoa do plural nos dados do varX . Paulo Ricardo Silveira Borges - Coordenador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Lendo e Fazendo Gênero: Leituras fora da caixa
Descrição: Encontros visando à realização de uma performance de leitura de textos abordando as temáticas de gênero, diversidade, identidades e movimentos sociais. A performance, envolvendo literatura, dança, música, teatro..., é realizada pelo grupo Corpo que lê (NELOOL ? CCE/UFSC) e será o resultado de uma atividade de extensão integrando estudantes de graduação e pós-graduação e os professores Noêmia Guimarães Soares (LLE) e José Ernesto de Vargas (LLV) Essa atividade envolve pesquisa de textos e linguagens apropriadas à criação coletiva de uma performance..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Poéticas Diaspóricas
Descrição: Evento multidisciplinar com oficinas, mesas-redondas, aulas e debates sobre questões relativas às poéticas e artes negras em África e na diáspora..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOPES, H. S. ; GUARIENTI, F. . Colheita. 1. ed. Pelotas: Mundial, 2006. v. 900. 333p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUARIENTI, F.. Césaire dirige o jogo: As representações sociais na obra Uma Tempestade de Aimé Césaire. In: I SILIAFRO - Seminário Internacional de Literatura Afrolatina, 2012, Uberlândia-MG. Anais do Siliafro. Uberlândia-MG: EDUFU, 2012. v. 1.

2.
GUARIENTI, F.. Nas tramas da história: Uma reflexão sobre a narrativa histórica na obra de José Eduardo Agualusa. In: no II Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012, Florianópolis. no II Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: anais eletrônicos, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
GUARIENTI, F.. L'Étudiant Noir: a importância da revista na construção da identidade negra na França. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUARIENTI, F.. Cruz e Sousa: Para além do Simbolismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUARIENTI, F.; OLIVEIRA, S. ; NGANA, Y. ; NHAMPOCA, E. A. C. . Poética e Política Linguística em contexto pós-colonial.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GUARIENTI, F.; KJELLIN, E. . Diálogo sobre África: uma introdução aos estudos pós-coloniais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
GUARIENTI, F.. Abtempore. 2017; Tema: Literatura. (Blog).

2.
GUARIENTI, F.; OLIVEIRA, S. . Núcleo de Estudos de Poéticas Musicais e Vocais - Nepom. 2016; Tema: Divulgação das atividades do núcleo e matérias de interesse acadêmico e social sobre temas conexos ao núcleo.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUARIENTI, F.. África na sala de aula: diálogos sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GUARIENTI, F.. Diálogo sobre África: uma introdução aos estudos pós-coloniais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GUARIENTI, F.. Do Atlântico ao Pacífico: Experiências Pós-coloniais nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FONTANA, M. V. L. ; SOUZA, V. S. ; ALVES, C. M. ; FAGUNDES, A. ; GUARIENTI, F. . Além da Visão. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Pesquisa - Colaboradora Voluntária).

5.
GUARIENTI, F.; KJELLIN, E. ; CAVAGNOLI, A. C. A. P. . Escrita de Autoria Feminina na Literatura Pós-colonial e Afro-Latino-Americana. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GUARIENTI, F.; KJELLIN, E. . Angola e Moçambique: um diálogo sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GUARIENTI, F.; KJELLIN, E. ; CAVAGNOLI, A. C. A. P. . Escrita de Autoria Feminina na Literatura Pós-colonial e Afro-Latino-Americana. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GUARIENTI, F.. Angola e Moçambique: um diálogo sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GUARIENTI, F.. Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Angola e Moçambique. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GUARIENTI, F.. Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Angola e Moçambique. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
GUARIENTI, F.. Curso Pré - Vestibular a estudantes surdos e de baixa renda Paulo Freire. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GUARIENTI, F.. Desafio Pré-Vestibular. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
GUARIENTI, F.. Desafio Pré - Vestibular. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
NUNES, E. L. V. ; GUARIENTI, F. ; ABREU, C. L. B. ; SANTOS, L. H. C. ; GUERRA, J. F. M. . Por Amor - Audioteca Virtual de Letras. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD 20 Anos do Curso de Letras UFPEL).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, S.; VARGAS, J. E.; GUARIENTI, F.. Participação em banca de Iris Costa de Andrade.Emma Bovary, a personagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
OLIVEIRA, S.; GUARIENTI, F.; SANTOS., I. C. R. G.; FURLAN, S.. Participação em banca de Maiara Salm Aniceto.Ondjaki,'Os Transparentes' e as invisibilidades presentes em Luanda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11. 2017. (Congresso).

2.
III Colóquio de Tradução - tradução audiovisual: dublagem, legendagem, localização e HQ. 2017. (Outra).

3.
Mesa redonda intitulada ?Poéticas e política linguística em contexto pós-colonial?, da I jornada de Estudos Africanos,.Literatura, Negritude e poder. 2017. (Seminário).

4.
Oficina sobre Literatura Negra com o escritor Ronald Augusto. 2017. (Oficina).

5.
1º Simpósio Sobre Léxico, Lexicografia e Tradução. 2016. (Simpósio).

6.
A resistência na língua e a resistência da língua nas escritas de May Ayim e Jean-Marie Adiaffi: Qual abordagem tradutória?. 2016. (Outra).

7.
I Colóquio Itinerante Educação e Interculturalidade. 2016. (Outra).

8.
III Simpósio Internacional de Literatura negra ibero-americana.A Imprensa Negra Brasileira: a importância dos periódicos editados por negros no começo do século XX. 2016. (Simpósio).

9.
II Simpósio Brasil-Canadá: Identidades, literaturas e culturas em trânsito,. 2016. (Simpósio).

10.
Literatura e expressividade: vivência de leitura em voz alta. 2016. (Oficina).

11.
No ritmo das periferias. 2016. (Oficina).

12.
O pensamento de Angela Davis. 2016. (Outra).

13.
O que é panafricanismo?,. 2016. (Outra).

14.
Problemas na tradução do verso livre em inglês. 2016. (Encontro).

15.
Semana da África. 2016. (Outra).

16.
V Seminário de Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC: mídia, mediação e estado de exceção,.A Negritude pôs-se de pé: a importância da revista L?Etudiant Noir no pensamento negro Pós-colonial,. 2016. (Seminário).

17.
Colóquio Internacional A internacionalização da Língua Portuguesa. 2013. (Outra).

18.
Seminário de Educação Saraiva. 2013. (Seminário).

19.
VII Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina,.Ciclo de Cinema: Políticas do Olhar. 2013. (Outra).

20.
2º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. 2012. (Outra).

21.
5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. 2012. (Seminário).

22.
A invenção da mulher. 2012. (Outra).

23.
Borges, Aira y El narrador em su tradición. 2012. (Outra).

24.
Congresso Internacional Fluxos Literários: ética e estética, r. 2012. (Congresso).

25.
II Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina,.Nas tramas da história: Uma reflexão sobre a narrativa histórica na obra de José Eduardo Agualusa. 2012. (Seminário).

26.
Militância e Academia nas Publicações Feministas: 20 anos da Revista Estudos Feministas. 2012. (Outra).

27.
Semana Clarice. 2012. (Seminário).

28.
SILIAFRO ? I Seminário Internacional de Literatura Afrolatina.Césaire dirige o jogo: as representações sociais na obra Uma Tempestade de Aimé Césaire. 2012. (Seminário).

29.
V educs / II Seminário Internacional Literaturas Africanas, Gênero e Cidadania,. 2012. (Seminário).

30.
VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as -. 2012. (Congresso).

31.
VI Semana Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina,. 2012. (Outra).

32.
Cineforum. 2011. (Outra).

33.
Langue française et informatique. 2011. (Encontro).

34.
Simpósio Internacional Linguagens e Culturas. 2011. (Simpósio).

35.
V Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 2011. (Seminário).

36.
A interpretação de sujeitos discursivos distintos no ato da interpretação de Língua Port. 2010. (Outra).

37.
IV Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 2010. (Outra).

38.
Seminário África: diálogos entre literatura, história e artes.Diálogos entre literatura, história e artes.. 2010. (Seminário).

39.
Seminário Internacional Djumbai: Brasil e países africanos construindo outros saberes.. 2010. (Congresso).

40.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 9. 2010. (Seminário).

41.
Francês visto através do cinema III. 2007. (Oficina).

42.
I Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas. 2007. (Seminário).

43.
Produção, Revisão textual e Reescritura. 2006. (Oficina).

44.
A multiculturalidade através do cinema. 2005. (Outra).

45.
Ciclo de Palestras - Aspectos e desafios da Francofonia II. 2005. (Encontro).

46.
O francês visto através do cinema VI. 2005. (Outra).

47.
Aquisição das vogais frontais arredondadas do francês. 2004. (Seminário).

48.
Estudo de Variação e Mudança Lingüística. 2004. (Outra).

49.
Evento comemorativo dos 20 anos do Curso de Letras.Línguas indígenas:perspectivas. 2004. (Outra).

50.
Evento Comemorativo dos 20 anos do Curso de Letras.Línguas Indígenas: perspectivas. 2004. (Outra).

51.
Evento Comemorativo dos 20 anos do Curso de Letras.Línguas Indígenas: perspectivas. 2004. (Outra).

52.
La langue dans le texte. 2004. (Seminário).

53.
O Francês visto através do cinema V. 2004. (Oficina).

54.
Pérolas aos poucos de Zé Miguel Wisnik. 2004. (Encontro).

55.
Pérolas aos poucos de Zé Miguel Wisnik. 2004. (Encontro).

56.
Projeto de extensão - Por Amor.Por Amor. 2004. (Outra).

57.
Uso das formas verbais de Tempo, Modo e Aspecto. 2004. (Outra).

58.
VI Encontro do Círculo de estudos Lingüínsticos do Sul. 2004. (Encontro).

59.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio. 2003. (Seminário).

60.
Jornada Nacional de Literatura. 2003. (Encontro).

61.
V congresso da SBEC. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUARIENTI, F.; OLIVEIRA, S. . Poéticas Diaspóricas: diálogos transatlânticos através da arte negra. 2017. (Outro).

2.
SCHMIDT, S. P. ; OLIVEIRA, S. ; GUARIENTI, F. ; KJELLIN, E. . Literatura Afro-brasileira também é Literatura Brasileira. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GUARIENTI, F.; KJELLIN, E. . Diálogo sobre África: uma introdução aos estudos pós-coloniais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GUARIENTI, F.. Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Angola e Moçambique. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GUARIENTI, F.. Desafio Pré-Vestibular. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GUARIENTI, F.. Diálogo sobre África: uma introdução aos estudos pós-coloniais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GUARIENTI, F.; KJELLIN, E. ; CAVAGNOLI, A. C. A. P. . Escrita de Autoria Feminina na Literatura Pós-colonial e Afro-Latino-Americana. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GUARIENTI, F.. Angola e Moçambique: um diálogo sobre as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GUARIENTI, F.. Do Atlântico ao Pacífico: Experiências Pós-coloniais nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Redes sociais, websites e blogs
1.
GUARIENTI, F.; OLIVEIRA, S. . Núcleo de Estudos de Poéticas Musicais e Vocais - Nepom. 2016; Tema: Divulgação das atividades do núcleo e matérias de interesse acadêmico e social sobre temas conexos ao núcleo.. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 24:31:43