Carla Eloize Carducci

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3585988593213083
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal da Grandes Dourados, MS (2008). Mestrado em Ciência do solo (2010) e Doutorado em Ciência do Solo (2013) com período de doutorado sanduíche (2011-2012) na University of Guelph (U of G) Guelph, ON, Canadá. Professora Adjunto A da Universidade Federal da Grande Dourados (2017) foi professora Adjunto A da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus de Curitibanos (2013-2017), Professora do Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais-PPEAN/UFSC desde 2016 onde ministra as disciplinas de o solo nos ecossistemas agrícolas e naturais e interface solo-planta-atmosfera. Professora e membro do colegiado delegado do Programa de Pós-graduação em Agronegócio/UFGD desde agosto/2018, onde ministra a disicplna de sistemas conservacionistas e agroecológicos. Foi membro da Câmara de Pesquisa-UFSC e do Conselho de Unidade CBS/UFSC. É editora de sessão e chefe da revista Agrarian/UFGD. Participante do grupo de pesquisa:Pedologia e qualidade ambiental - UFLA, Agricultura Conservacionista - UFSC/campus de Curitibanos. Tem experiência na área de Ciência do Solo, com área de concentração em: Recurso Ambientais e Uso das Terras, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo agrícola, índices de qualidade estrutural, critérios para avaliação de sistemas radiculares, resistência mecânica, água no solo, modelagem matemática, análise de imagem 2D e tomografia computada de raios-X. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Eloize Carducci
Nome em citações bibliográficas
CARDUCCI, C. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Grande Dourados.
Rodovia Dourados / Itahum, Km 12 - Unidade II
Jardim América
79804970 - Dourados, MS - Brasil - Caixa-postal: 364
Telefone: (67) 34102370
URL da Homepage: http://portal.ufgd.edu.br/faculdade/fca


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Ciência do Solo.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
com período sanduíche em University of Guelph (Orientador: Richard John Heck).
Título: TOMOGRAFIA COMPUTADA DE RAIOS-X NA AVALIAÇÃO DA POROSIDADE DE LATOSSOLOS E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO RADICULAR DE CAFEEIROS, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Geraldo César de Oliveira.
Coorientador: José Maria de Lima, Nilton Curi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2010
Mestrado em Ciência do Solo.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: RETENÇÃO DE ÁGUA E CAPACIDADE DE SUPORTE DE CARGA EM LATOSSOLOS DA REGIÃO DO CERRADO,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Geraldo César de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: pressão de pré-consolidação; compactação; modelagens matemática; retenção de água; sistema inovador de cultivo cafeeiro; equação Duplo van Genuchten.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2004 - 2008
Graduação em agronomia.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: Resistência ao Cisalhamento de um Latossolo Vermelho Distroférrico Submetido a Diferentes Sistemas Manejos Utilizando o Método Vane.
Orientador: Antonio Carlos Ttadeu Vitorino.




Formação Complementar


2013
Inglês. (Carga horária: 300h).
EF-Englishtown, EF, Brasil.
2007
Inglês.
CNA Inglês e Espanhol, CNA, Brasil.
2014 - 2014
Pedologia Aplicada. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Aplicação de Geoestatística em Ciências Agrárias. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Tomografia computada de raio-X no estudo de solos. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Análises de Experimentos Aplicativo R. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2007 - 2007
Dimensionamento e Aplicação de motobombas. (Carga horária: 2h).
Indústria Schneider S.A., IS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Monitoria na 42° Expoagro e 7° expodinâmica. (Carga horária: 40h).
Sindicato Rural-Dourados, SR, Brasil.
2006 - 2006
Operação e Manutenção de Tratores. (Carga horária: 8h).
Valtra -Shark tratores e peças, SH, Brasil.
2001 - 2003
Espanhol.
Centro de Idiomas Inglês e Espanhol Wizard, WIZARD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: acadêmico, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar 1A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, UFSC- campi curitibanos.


Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: doutorado/pesquisa, Enquadramento Funcional: pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciência do Solo, .



Linhas de pesquisa


1.
Manejo conservação e qualidade do solo e água
2.
Manejo conservacionista de recursos naturais
3.
Relação solo-planta-atmosfera
4.
Adequabilidade do uso das terras


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Distinção de ambientes para o cultivo do Linho (Linum usitatissimum) no Planalto Catarinense e Bioma Cerrado
Descrição: O cultivo de linho para produção tanto de sementes (linhaça) quanto de fibras é promissor no Brasil, visto a ocorrência de condições edafoclimáticas propícias ao seu crescimento, especialmente na Região Sul do país. No entanto, informações sobre seu cultivo, condução, fatores de produção e processamento do material final são escassos na literatura nacional. Dessa forma, o objetivo desta proposta é distinguir ambientes mais favoráveis ao desenvolvimento de diferentes variedades de linho, sementes de coloração marrom e dourada, quanto ao potencial do solo em fornecer água (relação entre atributos físicos e metereológicos), ao longo do ciclo vital da cultura, por meio da elaboração de modelos de previsão de crescimento e da dinâmica da água no solo ao longo do tempo.Para isso serão montados experimentos em três classes de solo (Cambissolo Húmico e Latossolo) em duas regiões de clima contrastante Planalto catarinense e Sul do Mato Grosso do Sul. Essa região apresenta condições climáticas ideias para a produção do linho, ou seja, baixas temperaturas e alta precipitação. Para distinguir esses ambientes de produção serão avaliados os atributos físicos do solo indicadores da dinâmica da água,os atributos químicos e mineralógicos do solo para caracterização do mesmo, juntamente com os atributos fitotécnicos da planta e agrometeorológicos para identificar a melhor condição para a produção do linho seja ele de sementes dourados ou marrons, visto que no Brasil não há ainda variedades certificadas. A partir desses dados poderá ser elaborados modelos de previsão, funções de pedotransferência que indiquem a melhor condição ambiental para o cultivo dessa cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carla Eloize Carducci - Coordenador / OLIVEIRA, G. C. - Integrante / Leosane Cristina Bosco - Integrante / Dislaine Becker - Integrante / LETICIA SALVI KOHN - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
ATRIBUTOS FÍSICO-HÍDRICOS DO SOLO SOB CULTIVO DE ARAUCÁRIA NO MUNICÍPIO DE CURITIBANOS-SC: relação entre a qualidade física do solo e o desenvolvimento das progênies
Descrição: Araucaria angustifolia, é uma espécie nativa da floresta ombrófila mista conhecida como pinheiro do Paraná foi intensamente explorada, ao ponto de exaustão de suas reservas naturais no final da década de 80 (SILVA, 2001). Em um levantamento realizado por Maack (1968) as áreas de reservas nativas em 1968 eram estimadas em 21,6% para o estado de São Paulo, 36,67% Paraná, 60,13% Santa Catarina e 17,38% para o Rio Grande do Sul, havendo uma redução até 1980, a 4,3%; 3,2% e 1,4%, respectivamente das áreas para os três últimos estados.O crescimento e desenvolvimento da araucária é dependente de boas condições físico-hídricas e químicas do solo, é uma planta altamente exigente em água e nutrientes. Em áreas com boas condições físicas, pode apresentar incrementos significativos na qualidade da madeira além do caráter de preservação ambientais dessa cultura, devido seu emprego em reflorestamentos com fins comerciais. O conhecimento dos atributos físicos e hídricos do solo se fazem importante nesse sentido, como exemplo a porosidade do solo que influencia toda a distribuição de água e ar no solo. Blum (1980) atribuiu que a qualidade e quantidade do volume do solo disponível ao desenvolvimento do sistema radicular consistem em 37% a porosidade total e ao conteúdo de água no solo, incluindo como fatores importantes a textura, distribuição do espaço poroso e a capacidade de retenção de água. o trabalho tem por objetivo caracterização dos atributos físico-hídricos do solo e análise de crescimento de diferentes progênies de Araucária angustifolia em um povoamento experimental no município de Curitibanos-SC. O experimento será desenvolvido na fazenda experimental florestal da UFSC-Campus de Curitibanos, em um plantio de progênies de Araucária em parceira com a Embrapa Floresta. Serão selecionados 15 progênies onde serão coletadas amostras de solo com estrutura preservada e alterada para determinação dos atributos físicos: densidade global do solo, porosidade total, macro e microporos, granulometria, densidade de partículas, atributos hídricos: capacidade de campo e ponto de murcha permanente, capacidade de água disponível, atributos químicos: ponto de carga zero, balanço de cargas eletrônicas do solo, matéria orgânica e carbono orgânicos determinados de agregados de solo e os atributos morfométricos dos agregados do solo: determinação da geometria e fatores de forma (aspecto e rugosidade)que definem as alterações na estrutura ocorridas com o manejo do solo. As variáveis de crecimento das araucárias serão determinas anualmente: diâmetro a altura do peito (DAP), altura e cinzas. Espera-se identificar o ambiente edáfico favorável ao crescimento da Araucária na região de Curitibanos, SC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carla Eloize Carducci - Coordenador / Janio dos Santos Barbosa - Integrante / Mário Dobner Júnior - Integrante / Gustavo Henrique regazolli Mozzer - Integrante / Karina Modes - Integrante.
2014 - 2016
Dinâmica da água para o estudo fenológico do linho (linum usitatissimum l.) em Cambissolo húmico no Planalto Catarinense
Descrição: Com uma perspectiva de crescimento em área cultivada para 2.729,1 mil ha-1) e produção média de 2021 mil ton-1 o linho (Linum usitatissimum L.) vem sendo utilizado na entressafra de culturas como soja e milho ou em rotação com culturas de verão, conduzida da mesma forma que a cevada, ervilhaca e aveia na região sul do país sendo o Rio grande do Sul o principal produtor de linhaça do país.A linhaça tem mercado promissor, devido a crescente busca por alimentos ricos em substâncias nutritivas, além de possível uso como biodiesel. Por ser um grão oleaginoso é rico em ácidos poli-insaturados Y-linolênicos e em menor quantidade o linoleico, além de conter teores significativos de diversos compostos benéficos a saúde humana associado às fibras alimentares. No entanto, boa parte da produção de espécies oleaginosas tem sido utilizada na produção de energia como o biodiesel, o que torna estratégico a produção de grãos de alta qualidade proveniente de cultivares adaptadas aos sistemas de produção no país. As plantas oleaginosas possuem teores consideráveis de óleo em suas sementes ou em alguma parte de seus frutos e pode ser dividida em plantas de ciclo anual (soja, girassol, canola) e de ciclo perene (mamona, pinhão manso), possuindo comportamentos fitotécnicos diferenciados. Dessa forma, o conhecimento dos fatores climáticos associados às condições físico-hídricas do solo se faz necessário para atender as exigências da planta, fazendo com que esta explore da melhor forma possível os recursos edáficos o que irá contribuir para seu bom desenvolvimento, fundamental para mapear as melhores opções agrícolas para cada região produtora. Conhecer a variabilidade espacial e temporal da disponibilidade hídrica dos solos é de suma importância na quantificação das necessidades hídricas dos vegetais; no entanto, determinações diretas e com a frequência indispensável a este parâmetro são bastante difíceis e trabalhosas em razão do seu comportamento dinâmico, que resulta em grande variabilidade no solo. O armazenamento de água a ser considerado nos estudos de balanço hídrico depende da profundidade de exploração do sistema radicular no solo, pois esta é a razão entre a quantidade de água que infiltra e os fatores que contribuem para que esta permaneça armazenada ao alcance do sistema radicular, o que é influenciada tanto pelas características fisiológicas da planta e seu estádio fenológico, bem como dos atributos físico-hídricos e mecânicos do solo, associados a porcentagem de cobertura vegetal do solo, o que faz com que a capacidade de água disponível (CAD) esteja sempre sujeita a uma variação contínua ao longo dos anos e das estações do ano. Isto evidencia a estreita relação das práticas de manejo com os fatores que determinam o armazenamento de água no solo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carla Eloize Carducci - Coordenador / Janio dos Santos Barbosa - Integrante / Leosane Cristina Bosco - Integrante / Adriana Terumi Itako - Integrante / Letícia Salvi Kohn - Integrante / Dislaine Becker - Integrante.
2014 - 2016
Qualidade estrutural de um Cambissolo Húmico sob sistema agroflorestal
Descrição: A agricultura conservacionista se baseia no princípio da preservação e, ou melhoria da qualidade estrutural e química do solo, sem perder o foco da produção. A exemplo dessa visão na agricultura cita-se o sistema de plantio direto, a integração lavoura-pecuária para a produção de grãos e cereais, e mais recentemente um sistema inovador na cafeicultura e os sistemas agroflorestais todos estes sistemas com plena ascensão na agricultura brasileira e com alto potencial na produção agrícola. O sucesso dos mesmos está atrelado às práticas conservacionistas do solo e da água, com foco principal na contínua cobertura do solo durante o ano inteiro e sua mínima mobilização visando a manutenção da qualidade estrutural do solo próximo das condições originais e uso de diferentes espécies vegetais com o intuito de aumentar a biodiversidade do solo e elevar os teores de matéria orgânica. Dessa forma os resultados benéficos desses sistemas se referem ao desempenho das plantas emitirem raízes em grandes extensões que está relacionada a interação entre a localização das raízes com respeito aos atributos da estrutura do solo bem como o micro ambiente formado ao redor desta. Tanto o desenvolvimento das raízes quanto o da estrutura do solo e seu espaço poroso são fortemente dependentes. Neste contexto, um dos principais atributos do solo relacionados as interações solo-planta com favorecimento a sua qualidade é a formação de macroagregados (> 250 µm) estáveis e mais porosos, os quais auxiliam na organização estrutural do solo e seu arranjo poroso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carla Eloize Carducci - Coordenador / Janio dos Santos Barbosa - Integrante / Karine Louise dos Santos - Integrante / Letícia Salvi Kohn - Integrante.
2013 - 2016
REESTRUTURAÇÃO DO SOLO E USO FICIENTE DE ÁGUA EM ÁREA DE CAFEICULTURA SOB SISTEMA DE MANEJO INOVADOR NA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO
Descrição: Projeto Universal 2013.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Carla Eloize Carducci - Integrante / OLIVEIRA, G. C. - Coordenador / Bruno Montoani Silva - Integrante / Érika Andressa da Silva - Integrante / Andressa Maria dos Reis Guerra - Integrante / Samara Martins Barbosa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
DINÂMICA ESTRUTURAL DE LATOSSOLOS REPRESENTATIVOS DA REGIÃO DO CERRADO BRASILEIRO
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carla Eloize Carducci - Integrante / OLIVEIRA, G. C. - Coordenador / Bruno Montoani Silva - Integrante / Érika Andressa da Silva - Integrante / Petrus Hubertus Caspar Rosa Peters - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Extensão em Ciência do Solo: atendendo alunos, professores e comunidade do município de Dourados, MS
Descrição: Os solos desempenham diversas funções essenciais para a manutenção da vida no planeta como a conhecemos, como meio de produção de alimentos, fibras, energia, material de construção além de participar dos ciclos da água, do carbono e dos nutrientes e ainda ser o habitat para uma diversidade de organismos. Em muitas situações, o uso e manejo inadequados do solo, por vezes em decorrência da falta de conhecimento acerca do mesmo, levam à sua degradação. Ainda que exista demanda sobre os Solos, por parte dos usuários deste recurso, o tema não se encontra disseminado na sociedade como seria de se esperar diante de sua importância. Uma das razões é a falta de abordagem do tema na educação básica e média ou apresentação superficial, defasada e desinteressante do assunto, aliado a falhas na formação dos docentes e falta de formação continuada para os mesmos. Fica evidente que cabe aos profissionais da Ciência do Solo transmitirem esse conhecimento, por vezes confinado às instituições de pesquisa, à sociedade, através de atividades de extensão que envolvam desde a comunidade acadêmica até os professores e alunos da rede de ensino público base e comunidade local. Nesse sentido, buscar-se-á empregar uma abordagem participativa, fazendo com que o público-alvo se torne 'ator' do processo de aprendizagem por meio de atividades lúdicas e dinâmicas. Para tanto, é imprescindível que sejam confeccionados materiais educativos; elaborados cursos de formação continuada para professores; organizadas oficinas educativas para estudantes e exposições para a comunidade; sendo estes os objetivos deste projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carla Eloize Carducci - Coordenador / Eloise Mello Viana Morais - Integrante / paula pinheiro padovese peixoto - Integrante / Elaine Reis Pinheiro Lourente - Integrante / Maíra Akemi Toma - Integrante / João Cláudio turtt - Integrante / Natália Esquivel Carvalho - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Grande Dourados - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: GLOBAL SCIENCE AND TECNOLOGY
2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online)
2014 - Atual
Periódico: Agronomy Journal
2014 - Atual
Periódico: Ciência e Agrotecnologia (Online)
2014 - Atual
Periódico: Ciência Rural


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDUCCI, C. E.2017CARDUCCI, C. E.; ZINN, Y. L. ; ROSSONI, D. F. ; HECK, R. J. ; OLIVEIRA, G. C. . Visual analysis and X-ray computed tomography for assessing the spatial variability of soil structure in a cultivated Oxisol. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 173, p. 15-23, 2017.

2.
BARBOSA, J. S.2017BARBOSA, J. S. ; SILVA, K. C. R. ; CARDUCCI, C. E. ; KOHN, L. S. ; SANTOS, K. L. ; FUCKS, J. S. . Atributos físico-hídricos de um Cambissolo Húmico sob sistema agroflorestal no Planalto Catarinense. FLORAM, v. 24, p. 1-9, 2017.

3.
CARDUCCI, C. E.2017CARDUCCI, C. E.; BOSCO, L. C. ; KOHN, L. S. ; BARBOSA, J. S. ; MOZZER, G. H. R. ; BENEVENUTE, P. A. N. . DINÂMICA DA ÁGUA EM CAMBISSOLO HÚMICO SOB CULTIVO DO LINHO NO PLANALTO CATARINENSE. SCIENTIA AGRARIA (ONLINE), v. 18, p. 1-11, 2017.

4.
SILVA, E. A.2017SILVA, E. A. ; CARDUCCI, C. E. ; OLIVEIRA, G. C. ; Silva, B. M. ; SERAFIM, M. E. . ESTRUTURA DE SOLOS EM MANEJO CONSERVACIONISTA: DIAGNÓSTICO VISUAL, LABORATORIAL, CARACTERIZAÇÃO E INTER-RELAÇÕES. SCIENTIA AGRARIA (ONLINE), v. 18, p. 61-73, 2017.

5.
CARDUCCI, C. E.2016CARDUCCI, C. E.; VITORINO ; SERAFIM, M. E. ; SILVA, E. A. . Aggregates morphometry in a Latosol (Oxisol) under different soil management systems. Semina. Ciências Agrárias (Online), v. 37, p. 33-42, 2016.

6.
SILVA, E. A.2016SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. ; Silva, B. M. ; SERAFIM, M. E. . Morfometria de agregados de um Cambissolo sob manejo conservacionista. Semina. Ciências Agrárias (Online), v. 37, p. 1165-1176, 2016.

7.
SILVA, E. A.2016SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. ; LIMA, J. M. ; MELO, L. B. ; BENEVENUTE, P. A. N. . Stability of soil aggregates in latosols and cambisols via standard method and sonification. African Journal of Agricultural Research, v. 11, p. 3894-3903, 2016.

8.
PEREIRA, E. Q.2016PEREIRA, E. Q. ; ROSSONI, D. F. ; CARDUCCI, C. E. . Representação espectral de dados espacialmente correlacionados: 1 relações e 2 comparações com a Geoestatística. Sigmae, v. 5, p. 27-36, 2016.

9.
OLIVEIRA, G. G.2016OLIVEIRA, G. G. ; OLIVEIRA, G. C. ; Silva, Érika Andressa ; CARDUCCI, C. E. ; BARBOSA, S. M. . Physical quality indicators to Argissolo under pastures in the Eastern and Southern Minas Gerais.. Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences / Revista de Ciências Agrárias, v. 58, p. 388-395, 2016.

10.
SILVA, E. A.2016SILVA, E. A. ; SILVA, SÉRGIO HENRIQUE GODINHO ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. . ROOT SPATIAL DISTRIBUTION IN COFFEE PLANTS OF DIFFERENT AGES UNDER CONSERVATION MANAGEMENT SYSTEM.. African Journal of Agricultural Research, v. 11, p. 4970-4978, 2016.

11.
KOHN, L. S.2016KOHN, L. S. ; CARDUCCI, C. E. ; SILVA, K. C. R. ; BARBOSA, J. S. ; FUCKS, J. S. ; BENEVENUTE, P. A. N. . DESENVOLVIMENTO DAS RAÍZES DE LINHO (Linum usitatissimum L.) EM DOIS ANOS DE CULTIVO SOBRE CAMBISSOLO HÚMICO. Scientia Agraria (Online), v. 17, p. 36-41, 2016.

12.
BARBOSA, J. S.2016BARBOSA, J. S. ; CARDUCCI, C. E. ; KOHN, L. S. ; SILVA, K. C. R. ; SILVA, E. A. ; SANTOS, K. L. . ELETROQUÍMICA E CARBONO ORGÂNICO DE UM CAMBISSOLO HÚMICO DO PLANALTO CATARINENSE SOB UM SISTEMA AGROFLORESTAL. Scientia Agraria (Online), v. 17, p. 49-56, 2016.

13.
CARDUCCI, C. E.2015CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; CURI, N. ; HECK, R. J. ; ROSSONI, D. F. ; CARVALHO, T. S. ; SOUZA, A. L. . GYPSUM EFFECTS ON THE SPATIAL DISTRIBUTION OF COFFEE ROOTS AND THE PORES SYSTEM IN BRAZILIAN OXISOL. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 145, p. 171-180, 2015.

14.
ZINN, Y. L.2015ZINN, Y. L. ; CARDUCCI, C. E. ; ARAUJO, M. A. . INTERNAL STRUCTURE OF A VERMICULAR IRONSTONE AS DETERMINED BY X-RAY COMPUTED TOMOGRAPHY SCANNING. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 39, p. 345-349, 2015.

15.
CARDUCCI, C. E.2015CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; OLIVEIRA, L. M. ; SILVA, E. A. ; BARBOSA, S. M. . RETENÇÃO DE ÁGUA DO SOLO SOB SISTEMA CONSERVACIONISTA DE MANEJO COM DIFERENTES DOSES DE GESSO. Revista de Ciências Agrárias / Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, v. 58, p. 284-291, 2015.

16.
CARDUCCI, C. E.2014CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; CURI, N. ; HECK, R. J. ; ROSSONI, D. F. . Scaling of pores in 3D images of Latosols (Oxisols) with contrasting mineralogy under conservation management system. Soil Research, v. 52, p. 231-243, 2014.

17.
CARDUCCI, C. E.2014CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; LIMA, J. M. ; ROSSONI, D. F. ; SOUZA, A. L. ; OLIVEIRA, L. M. . Distribuição espacial das raízes de cafeeiro e dos poros de dois Latossolos sob manejo conservacionista. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 18, p. 270-278, 2014.

18.
BARBOSA, S. M.2014BARBOSA, S. M. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. ; Silva, B. M. . Potential use of zeolites in attenuation water deficit in Cerrado Latosol. Semina. Ciências Agrárias (Online), v. 35, p. 100-110, 2014.

19.
CARDUCCI, C. E.2014CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; CURI, N. ; ROSSONI, D. F. ; SOUZA, A. L. ; HECK, R. J. . SPATIAL VARIABILITY OF PORES IN OXIDIC LATOSOL UNDER CONSERVACIONIST MANAGEMENT SYSTEM WITH DIFFERENT GYPSIUM DOSES. Ciência e Agrotecnologia (Online), v. 38, p. 445-460, 2014.

20.
SILVA, E. A.2014SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, G. C. ; SILVA, B. M. ; CARDUCCI, C. E. ; AVANCI, J. C. ; SERAFIM, M. E. . Aggregate stability by the 'high energy moisture characteristic' method in an oxisol under differentiated management. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 38, p. 1633-1642, 2014.

21.
SILVA, E. A.2013SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. ; Silva, B. M. ; OLIVEIRA, L. M. ; COSTA, J. C. . Doses crescentes de gesso agrícola, estabilidade de agregados e carbono orgânico em Latossolo do Cerrado sob Cafeicultura.. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 56, p. 25-32, 2013.

22.
SEVERIANO, E. C.2013SEVERIANO, E. C. ; OLIVEIRA, G. C. ; DIAS JUNIOR, M. S. ; CURI, N. ; COSTA, K. A. ; CARDUCCI, C. E. . Preconsolidation pressure, soil water retention characteristics and texture of Latosols in the Brazilian Cerrado. Australian Journal of Soil Research, v. 51, p. 193-202, 2013.

23.
SERAFIM, M. E.2013SERAFIM, M. E. ; OLIVEIRA, G. C. ; VITORINO, A. C. T. ; SILVA, B. M. ; CARDUCCI, C. E. . QUALIDADE FÍSICA E INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO EM LATOSSOLO E CAMBISSOLO, CULTIVADOS COM CAFEEIRO, SOB MANEJO CONSERVACIONISTA DO SOLO. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 37, p. 733-742, 2013.

24.
CARDUCCI, C. E.2013CARDUCCI, C. E.; Oliveira, G. C. ; Walmes Marques Zeviane ; LIMA, V. M. P. ; SERAFIM, M. E. . BIMODAL PORE DISTRIBUTION ON SOILS UNDER INNOVATIVE HANDLING SYSTEM FOR COFFEE CROPS. Engenharia Agrícola (Online), v. 33, p. 291-302, 2013.

25.
CARDUCCI, C. E.2012CARDUCCI, C. E.; VITORINO, A. C. T. ; BERGAMIN. A.C. ; ZEVIANI, W.M. . Resistência ao cisalhamento de um Latossolo Vermelho distroférrico sob diferentes sistemas de manejo.. Engenharia na Agricultura (Impresso), v. 20, p. 423-431, 2012.

26.
CARDUCCI, C. E.2011CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; SEVERIANO, E. C. ; ZEVIANI, W.M. . MODELAGEM DA CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA DE LATOSSOLOS UTILIZANDO A EQUAÇÃO DUPLO VAN GENUCHTEN. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 35, p. 77-86, 2011.

27.
TIRLONI2011TIRLONI ; DANIEL, O. ; VITORINO ; NOVELINO,J.O. ; CARDUCCI, C. E. ; HEID, D. M. . Crescimento de Corymbia citriodora sob Aplicação de Boro nas Épocas Secas e Chuvosas no Mato Grosso do Sul, Brasil. Silva Lusitana, v. 19, p. 185-194-194, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; CURI, N. ; SEVERIANO, E. C. ; ZEVIANI, W. M. . Clay Minerals in Nature - Their Characterization, Modification and Application- Relations of Clay Fraction Mineralogy, Structure and Water Retention in Oxidic Latosols (Oxisols) from the Brazilian Cerrado Biome. 1. ed. Croácia: InTech -open science, 2012. v. 1. 15p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KOHN, L. S. ; CARDUCCI, C. E. ; BOSCO, L. C. ; BARBOSA, J. S. ; BENEVENUTE, P. A. N. . Matéria orgânica, densidade e porosidade total de um Cambissolo Húmico sob o cultivo do linho ao longo do tempo. In: IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo: solos no espaço e tempo -Trajetórias e tendências, 2017, Viçosa. IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo - SMCS/2017. Viçosa: Editora UFV, 2017. v. 1. p. 255-257.

2.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; ROSSONI, D. F. ; HECK, R. J. . Variabilidade espacial da estrutura de um Latossolo sob manejo inovador em área cafeeira obtidas em imagens 3D. In: III Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias, 2013, Botucatu-SP. III Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. Botucatu-SP: UNESP, 2013. v. 1. p. 1.

3.
CARDUCCI, C. E.; SERAFIM, M. E. ; LIMA, V. M. P. ; OLIVEIRA, G. C. ; Pessoni, P.T. ; Arantes, M. . Dinâmica físico-hídrica de um Latossolo vermelho distrófico sob cultivo cafeeiro. In: X Escuela Latinoamericana de Física del Suelos-?Física de Suelos clave para el manejo sostenible de los recursos agua y suelos?, 2009, Lavras. Dinâmica físico-hídrica de um Latossolo vermelho distrófico sob cultivo cafeeiro In: X Escuela Latinoamericana de Física del Suelos-?Física de Suelos clave para el manejo sostenible de los recursos agua y suelos?. X Escuela Latinoameric. Guent, Bélgica: : International Centre for Eremology, 2009. v. 1. p. 44-50.

4.
LIMA, V. M. P. ; CARDUCCI, C. E. ; SERAFIM, M. E. ; OLIVEIRA, G. C. . Qualidade estrutural e potencial de reestruturação de latossolo sob plantas forrageiras para fenação. In: X Escuela Latinoamericana de Física del Suelos-?Física de Suelos clave para el manejo sostenible de los recursos agua y suelos?, 2009, Lavras, MG. X Escuela Latinoamericana de Física del Suelos-?Física de Suelos clave para el manejo sostenible de los recursos agua y suelos?,. Guent, Bélgica: International Centre for Eremology, 2009. v. 1. p. 64-70.

5.
CARDUCCI, C. E.; VITORINO ; ZEVIANI, W. M. ; GARBIATE, M. V. . Análise Macromorfométrica e Atributos Físicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob Diferentes Sistemas de Manejo na Região de Dourados ? MS. In: 2° Encontro de Iniciação Científica UFGD/UEMS, 2008, Dourados-MS. 2° Encontro de Iniciação Científica UFGD/UEMS. dourados-MS: Universidade Federal da Grande Dourados, 2008. v. 1. p. 1.

6.
CARDUCCI, C. E.; VITORINO ; SERAFIM, M. E. . Desenvolvimento de um Penetrógrafo Eletromecânico de Bancada. In: 1° Encontro de Iniciação Científica UFGD/UEMS, 2007, Dourados-MS. 1° Encontro de Iniciação Científica UFGD/UEMS. Dourados- MS: Universidade Federal da Grande Dourados, 2007. v. 1. p. 1.

7.
TIRLONI ; VITORINO ; TIRLONI, D. ; CARDUCCI, C. E. ; KATO . Absorção de nutrientes por plantas de sorgo submetidas a dois tipos de calagem e diferentes doses de ácido orgânico. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado- RS. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 2007. v. 1. p. 1.

8.
ONO, F. B. ; SERAFIM, M. E. ; CREMON, C. ; CARDUCCI, C. E. ; KATO . Disponibilidade Hídrica de três sistemas de cultivo em Latossolo Vermelho distroférrico, textura argilosa da região de Dourados-MS. In: 58ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006, ´Florianópolis- SC. 58ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Viçosa-MG: Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 2006. v. 1. p. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KOHN, L. S. ; CARDUCCI, C. E. ; BARBOSA, J. S. ; SILVA, V. N. ; MOZZER, G. H. R. . Morfometria de agregados de um Cambissolo Húmico sob duas variedades de linho ( Linum usitatissimum L.). In: IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo: solos no espaço e tempo -Trajetórias e tendências, 2017, Viçosa. IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo - SMCS/2017. Viçosa: Editora UFV, 2017. v. 1. p. 258-260.

2.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; ROSSONI, D. F. . Efeito da alta dose de gesso na alteração estrutural de um Latossolo obtida via imagens tomográficas de raios X. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: o solo e suas múltiplas funções, 2015, Natal -RN. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: o solo e suas múltiplas funções. Viçosa - MG: SBCS, 2015. v. 1. p. 1-4.

3.
KOHN, L. S. ; SILVA, K. C. R. ; CARDUCCI, C. E. ; FUCKS, J. S. ; BARBOSA, J. S. . MORFOLOGIA RADICULAR DE DUAS VARIEDADES DE LINHAÇA EM UM CAMBISSOLO HÚMICO NO MUNICÍPIO DE CURITIBANOS - SC. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: o solo e suas múltiplas funções, 2015, Natal -RN. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: o solo e suas múltiplas funções. Viçosa - MG: SBCS, 2015. v. 1. p. 10-14.

4.
BARBOSA, J. S. ; CARDUCCI, C. E. ; FUCKS, J. S. ; KLEIN, J. H. ; SILVA, K. C. R. ; KOHN, L. S. . CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DOS AGREGADOS DE UM CAMBISSOLO HÚMICO SOB UM SISTEMA AGROFLORESTAL. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: o solo e suas múltiplas funções, 2015, Natal -RN. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: o solo e suas múltiplas funções. Viçosa - MG: SBCS, 2015. p. 20-25.

5.
BARBOSA, J. S. ; CARDUCCI, C. E. ; FUCKS, J. S. ; KLEIN, J. H. . Avaliação físico - hídrica de um Cambissolo Húmico sob sistema agroflorestal ao longo do tempo. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: o solo e suas múltiplas funções, 2015, Natal -RN. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: o solo e suas múltiplas funções. Viçosa - MG: SBCS, 2015. v. 1. p. 25-30.

6.
SILVA, K. C. R. ; KOHN, L. S. ; CARDUCCI, C. E. ; BOSCO, L. C. ; FUCKS, J. S. ; BARBOSA, J. S. . Disponibilidade de água em um Cambissolo Húmico com cultivo de Linhaça em Curitibanos-SC. In: XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2015, Lavras, MG. XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia -Agrometeorologia no séc. XX1: o desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros. Campinas, SP: sociedade brasileira de agrometeorologia, 2015. v. 1. p. 89-91.

7.
CARDUCCI, C. E.; BARBOSA, J. S. ; SILVA, E. A. ; PEREIRA, E. A. ; MELO, L. B. ; PASSOS, L. A. . ESTABILIDADE DE AGREGADOS DE UM CAMBISSOLO HÚMICO SOB SISTEMAS AGROFLORESTAIS. In: I Congresso Florestal do Mato Grosso, 2015, Sinop, MT. I Congresso Florestal do Mato Grosso. Sinop: UFMT, 2015. v. 1. p. 135-138.

8.
KOHN, L. S. ; SILVA, K. C. R. ; CARDUCCI, C. E. ; BOSCO, L. C. ; FUCKS, J. S. . Monitoramento da Umidade de um Cambissolo Húmico e Produtividade de Linhaça no Planalto Catarinense. In: XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2015, Lavras, MG. XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia -Agrometeorologia no séc. XX1: o desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros. Campinas, SP: sociedade brasileira de agrometeorologia, 2015. v. 1. p. 80-83.

9.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; ROSSONI, D. F. . Spatial variability of Latosol structure subjected to the coffee cultivation of diferent ages. In: 3rd Brazilian Soil Physics Meeting, 2015, Curitiba, PR. 3rd Brazilian Soil Physics Meeting. Curitiba, PR: UFPR, 2015. v. 1. p. 5-7.

10.
SILVA, K. C. R. ; BARBOSA, J. S. ; CARDUCCI, C. E. ; LUNARDI NETO, A. ; SANTOS, K. L. . PERFIL CULTURAL EM CAMBISSOLO HÚMICO SOB SISTEMAS AGROFLORESTAIS. In: XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco, PE. XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo. Cusco: Sociedad Latinoamericano de la Ciencia del Suellos, 2014. v. 1. p. 1-5.

11.
BARBOSA, J. S. ; SILVA, K. C. R. ; CARDUCCI, C. E. ; LUNARDI NETO, A. ; SIMINSKI, A. . ÁGUA DISPONÍVEL EM CAMBISSOLO HÚMICO SOB SISTEMAS AGROFLORESTAIS. In: XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco, PE. XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo. Cusco: Sociedad Latinoamericano de la Ciencia del Suellos, 2014. v. 1. p. 10-13.

12.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; HECK, R. J. ; SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, L. M. . CT SCAN IMAGE TO EVALUATE SOIL TROPICAL STRUCTURE UNDER CONSERVATION MANAGEMENT SYSTEM. In: XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo, 2014, Cusco, PE. XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo. Cusco: Sociedad Latinoamericano de la Ciencia del Suellos, 2014. v. 1. p. 10-15.

13.
SILVA, E. A. ; SILVA, S. H. G. ; CARDUCCI, C. E. ; OLIVEIRA, G. C. ; CURI, N. . INFLUÊNCIA DO TEMPO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MANEJO DO SOLO NA DISTRIBUIÇÃO DO SISTEMA RADICULAR DE CAFEEIROS. In: XXIII Congresso da Pós Graduação: universidade brasileira e a inovação tecnológica, 2014, Lavras, MG. XXIII Congresso da Pós Graduação: universidade brasileira e a inovação tecnológica. Lavras: UFLA, 2014. v. 1. p. 12.

14.
SILVA, E. A. ; CARDUCCI, C. E. ; OLIVEIRA, G. C. ; LIMA, I. S. ; ABELAR, A. L. M. . MORFOMETRIA DE AGREGADOS DE DIFERENTES CLASSES DE SOLOS SOB CAFEICULTURA. In: XXIII Congresso da Pós Graduação: universidade brasileira e a inovação tecnológica, 2014, Lavras, MG. XXIII Congresso da Pós Graduação: universidade brasileira e a inovação tecnológica. Lavras: UFLA, 2014. v. 1. p. 20.

15.
SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. ; LIMA, I. S. ; ABELAR, A. L. M. . COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE DE AGREGADOS DO SOLO. In: XXIII Congresso da Pós Graduação: universidade brasileira e a inovação tecnológica, 2014, Lavras, MG. XXIII Congresso da Pós Graduação: universidade brasileira e a inovação tecnológica. Lavras: UFLA, 2014. v. 1. p. 25.

16.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; ROSSONI, D. F. ; OLIVEIRA, L. M. ; BARBOSA, S. M. ; SILVA, E. A. . Distribuição do sistema radicular de cafeeiros manejados com diferentes doses de gesso. In: II Reunião Oeste Ciência do Solo, 2013, Rio Verde - GO. II Reunião Oeste Ciência do Solo. Rio Verde - GO: IFgoiano, 2013. v. 1. p. 10-11.

17.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; SIQUEIRA, M. ; ROSSONI, D. F. ; SILVA, E. A. . DISTRIBUIÇÃO DO SISTEMA RADICULAR DE CAFEIROS SOB SISTEMA INOVADOR DE MANEJO DO SOLO. In: XXI Congresso da Pós-Graduação da UFLA, 2012, Lavras, MG. XXI Congresso da Pós-Graduação da UFLA. Lavras,MG: Editora UFLA, 2012. v. 1. p. 10-16.

18.
CASTRO, E.M. ; OLIVEIRA, G. C. ; BARBOSA, S. M. ; CARDUCCI, C. E. ; ZEVIANI, W. M. . AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DO SISTEMA RADICULAR DE CAFEEIRO SOB SISTEMA CONSERVACIONISTA E DE MANEJO INTENSIVO EM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas, 2011, Uberlândia -MG. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Viçosa-MG: SBCS, 2011.

19.
BARBOSA, S. M. ; OLIVEIRA, G. C. ; CASTRO, E.M. ; CARDUCCI, C. E. ; ZEVIANI, W. M. . AVALIAÇÃO DA DINÂMICA DE SECAGEM EM DIFERENTES CLASSES DE SOLOS UTILIZANDO FORNO MICRO-ONDAS DOMÉSTICO. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas, 2011, Uberlândia -MG. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Viçosa-MG: SBCS, 2011.

20.
BARBOSA, S. M. ; OLIVEIRA, G. C. ; CASTRO, E.M. ; CARDUCCI, C. E. ; ZEVIANI, W. M. . DETERMINAÇÃO DE ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO UTILIZANDO UM FORNO MICRO-ONDAS DOMÉSTICO. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas, 2011, Uberlândia -MG. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Viçosa-MG: SBCS, 2011.

21.
CASTRO, E.M. ; OLIVEIRA, G. C. ; BARBOSA, S. M. ; CARDUCCI, C. E. ; LIMA, V. M. P. . CAPACIDADE DE SUPORTE DE CARGA DE UM CAMBISSOLO LATOSSÓLICO SOB SISTEMA CONSERVACIONISTA DE MANEJO EM ÁREA DE CAFEICULTURA. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas, 2011, Uberlândia -MG. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Viçosa-MG: SBCS, 2011.

22.
CASTRO, E.M. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. ; BARBOSA, S. M. ; ZEVIANI, W. M. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ESTRUTURAL DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO SOB SISTEMA INTENSIVO DE MANEJO PARA CULTIVO CAFEEIRO. In: XX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 2011, Lavras. XX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA. Lavras - MG: UFLA, 2011. v. 1.

23.
BARBOSA, S. M. ; OLIVEIRA, G. C. ; CASTRO, E.M. ; CARDUCCI, C. E. ; ZEVIANI, W. M. . ÍNDICE S DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO CÂMBICO SOB SISTEMA INTENSIVO DE MANEJO. In: XX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 2011, Lavras. XX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA. Lavras - MG: UFLA, 2011. v. 1.

24.
CARDUCCI, C. E.; SERAFIM, M. E. ; OLIVEIRA, G. C. ; LIMA, V. M. P. ; Silva, B. M. . CARACTERÍSTICAS FÍSICO-HÍDRICA DE LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO SOB SISTEMA DE CULTIVO INOVADOR DO CAFEEIRO. In: IX Congreso latinoamericano y del Caribe de Ingeniaría Agricola - CLIA 2010 , XXXIX Congresso Brasileiro de engenharia Agrícola - CONBEA 2010, 2010, Vitória, ES. IX Congreso latinoamericano y del Caribe de Ingeniaría Agricola - CLIA 2010 , XXXIX Congresso Brasileiro de engenharia Agrícola - CONBEA 2010. Vitória, ES, 2010. v. 1. p. 1.

25.
SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, G. C. ; Silva, B. M. ; LIMA, V. M. P. ; CARDUCCI, C. E. . Caracterização da disponibilidade de água e ar em substratos agrícolas alternativos. In: IX Congreso latinoamericano y del Caribe de Ingeniaría Agricola - CLIA 2010 , XXXIX Congresso Brasileiro de engenharia Agrícola - CONBEA 2010, 2010, Vitória, ES. IX Congreso latinoamericano y del Caribe de Ingeniaría Agricola - CLIA 2010 , XXXIX Congresso Brasileiro de engenharia Agrícola - CONBEA 2010. Vitória, ES, 2010. v. 1. p. 1.

26.
CASTRO, E.M. ; BARBOSA, S. M. ; SILVA, E. A. ; Silva, B. M. ; OLIVEIRA, G. C. ; PEREIRA, M. A. ; CARDUCCI, C. E. . Estudo da porosidade de um Latossolo Vermelho Distrófico sob sistema de cultivo conservacionista para cafeeiro na região do Alto São Francisco/MG. In: XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA: Novos Caminhos para a Agricultura conservacionista no Brasil, 2010, Teresina -PI. XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA: Novos Caminhos para a Agricultura conservacionista no Brasil. Viçosa, MG: SBCS, 2010. v. 1.

27.
CASTRO, E.M. ; BARBOSA, S. M. ; SILVA, E. A. ; Silva, B. M. ; OLIVEIRA, G. C. ; PEREIRA, M. A. ; CARDUCCI, C. E. . Avaliação da disponibilidade de água em um Latossolo Vermelho distrófico sob sistema conservacionista de cultivo do cafeeiro. In: XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA: Novos Caminhos para a Agricultura conservacionista no Brasil, 2010, Teresina -PI. XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA: Novos Caminhos para a Agricultura conservacionista no Brasil. Viçosa, MG: SBCS, 2010. v. 1.

28.
PEREIRA, M. A. ; SILVA, E. A. ; BARBOSA, S. M. ; Silva, B. M. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. . Estudo comparativo da densidade de dois Latossolos sob sistema conservacionista de manejo do cafeeiro. In: XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA: Novos Caminhos para a Agricultura conservacionista no Brasil, 2010, Teresina -PI. XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA: Novos Caminhos para a Agricultura conservacionista no Brasil. Viçosa, MG: SBCS, 2010. v. 1.

29.
SILVA, E. A. ; LIMA, V. M. P. ; CARDUCCI, C. E. ; Silva, B. M. ; OLIVEIRA, G. C. . INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO COMO INDICADOR DO POTENCIAL DA MELHORIA DA ESTRUTURA DE LATOSSOLO DEGRADADO. In: I SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2010, VIÇOSA, MG. I SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. VIÇOSA, MG: UFV-VIÇOSA, 2010. v. 1.

30.
BARBOSA, S. M. ; CASTRO, E.M. ; LIMA, V. M. P. ; SERAFIM, M. E. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. . INFLUÊNCIA DE ALTAS DOSES DE GESSO NA RETENÇÃO DE ÁGUA EM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO. In: XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 2010, Lavras. XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA. Lavras - MG: UFLA, 2010. v. 1.

31.
CASTRO, E.M. ; BARBOSA, S. M. ; Silva, B. M. ; CARDUCCI, C. E. ; OLIVEIRA, G. C. . MONITORAMENTO DE ÁGUA EM CAMBISSOLO DA REGIÃO DO ALTO SÃO FRANCISCO. In: XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 2010, Lavras. XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA. Lavras - MG: UFLA, 2010. v. 1.

32.
ZEVIANI, W. M. ; CARDUCCI, C. E. ; TACIANA, V. S. ; MUNIZ, J.A. . Avaliação da dinâmica de secagem de solo em microondas por meio de regressão não-linear.. In: XI Escola de Modelos de Regressão, 2009, Recife -PB. Programa e Resumos da XI Escola de Modelos de Regressão. Recife-PB, 2009.

33.
CARDUCCI, C. E.; VITORINO ; ZEVIANI, W.M. ; SERAFIM, M. E. ; INOCENCIO, M. F. . Análise de imagens de agregados de um Latossolo Vermelho distroférrico sob diferentes manejos. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo:o solo e a produção de bioenergia- perpectivas e desafios, 2009, Fortaleza-CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo:o solo e a produção de bioenergia- perpectivas e desafios RESUMOS. Viçosa - MG: SBCS, 2009. v. 1. p. 81.

34.
CARDUCCI, C. E.; VITORINO ; ZEVIANI, W.M. ; INOCENCIO, M. F. . Resistência ao cisalhamento de um solo submetido a diferentes usos e manejos utilizando o método Vane. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo: o solo e a produção de bioenergia - perpectivas e desafios, 2009, Fortaleza-CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo: o solo e a produção de bioenergia - perpectivas e desafios RESUMOS. Viçosa-MG: SBCS, 2009. v. 1. p. 81.

35.
ZEVIANI, W.M. ; SERAFIM, M. E. ; CARDUCCI, C. E. ; OLIVEIRA, G. C. ; MUNIZ, J.A. . Avaliação de critérios de seleção das tensões para determinação da curva característica de água no solo por meio do modelo van Genutchten. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo: o solo e a produção de bioenergia - perpectivas e desafios, 2009, Fortaleza-CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo: o solo e a produção de bioenergia - perpectivas e desafios RESUMOS. VIÇOSA-MG: SBCS, 2009. v. 1. p. 212.

36.
BAZZO, J.C. ; INOCENCIO, M. F. ; PEDROSO, F. W. ; CARDUCCI, C. E. . Avaliação da fertilidade do solo em diferentes manejos no município de douradina-MS. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo: o solo e a produção de bioenergia - perpectivas e desafios, 2009, Fortaleza-CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo: o solo e a produção de bioenergia - perpectivas e desafios RESUMOS. VIÇOSA-MG: SBCS, 2009. v. 1. p. 20.

37.
SILVA, I.P. ; INOCENCIO, M. F. ; NOVELINO, J.O. ; PAIM,L.R. ; GUTIERREZ, R.S. ; FRANÇA,R.C. ; CARDUCCI, C. E. . CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE AMOSTRAS DE SOLO COM APLICAÇÃO DE PÓ-DE-BASALTO EM MATO GROSSO DO SUL. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Fortaleza, CE: SBCS, 2009. v. 1. p. 9-549.

38.
CARDUCCI, C. E.; VITORINO ; BERGAMIN, A. C. ; HEID, D. M. ; INOCENCIO, M. F. . Atributos fisicos e teor de matéria orgânica em Latossolo Vermelho Distroférrico sob diferentes manejos na região de Dourados-MS. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação dos Solos e da Água, 2008, Rio de Janeiro. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação dos Solos e da Água, 2008.

39.
HEID, D. M. ; CARDUCCI, C. E. ; GARBIATE, M. V. ; TIRLONI ; VITORINO . Estabilidade de agregados de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob diferentes usos determinada por dois métodos de avaliação. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro. XVII Reunião Brasileira de Manejo e conservação do Solo e da Água, 2008.

40.
CARDUCCI, C. E.; VITORINO ; SERAFIM, M. E. ; BERGAMIN, A. C. ; TIRLONI . Análise macromorfométrica de agregados em Latossolo Vermelho Distroférrico sob diferentes manejos na região de Dourados-MS. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008.

41.
MARTELLI, T. ; MATOSO, A. O. ; CARDUCCI, C. E. ; HEID, D. M. . CONTROLE ALTERNATIVO COM DIFERENTES DOSAGENS DE NEEM PARA O CONTROLE DE Spodoptera frugiperda NA CULTURA DO MILHO EM DOURADOS-MS. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia - MG. XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

42.
INOCENCIO, M. F. ; NOVELINO,J.O. ; PAIM,L.R. ; FRANÇA,R.C. ; MATOSO, A. O. ; CARDUCCI, C. E. . VARIABILIDADE DO FÓSFORO DISPONÍVEL E DE SUA ADSORÇÃO EMLATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO, ANTES DA IMPLANTAÇÃODE UM PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. In: Fertibio Desafios apra o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental, 2008, Londrina - PR. Fertibio Desafios apra o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental, 2008.

43.
SERAFIM, M. E. ; ONO, F. B. ; VITORINO ; CARDUCCI, C. E. ; CREMON, C. ; ZEVIANI, W. M. . Caracterização Micromorfométrica De Agregados De Um Latossolo Vermelho Distroférrico sob Pastagem. In: XVII Reunião Brasileira de Maanejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro- RJ. XVII Reunião Brasileira de Manejo e Cnservação do Solo e da Água. Rio de Janeiro-RJ, 2008. v. 1.

44.
SERAFIM, M. E. ; VITORINO ; ONO, F. B. ; CREMON, C. ; CARDUCCI, C. E. ; KATO . Caracterização do intervalo hídrico ótimo (IHO) em área de integração lavoura-pecuária de um Latossolo Vermelho Distroférrico. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado- RS. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 2007. v. 1. p. 1-1.

45.
SERAFIM, M. E. ; VITORINO ; ONO, F. B. ; CREMON, C. ; CARDUCCI, C. E. ; KATO . Influência de diferentes sistemas de produção na porosidade de um Latossolo Vermelho Distroférrico, em Dourados, MS. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado- RS. XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa-MG: Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 2007. v. 1. p. 1-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDUCCI, C. E.; BARBOSA, J. S. ; KOHN, L. S. . Inter-relationship between physical attributes and carbon storage in Oxisol and Humic Inceptisol under tillage. In: 21st World Congress of Soil Science, 2018, Rio de Janeiro. 21st World Congress of Soil Science, 2018. v. 1. p. 100-101.

2.
FREITAS, K. G. ; CARDUCCI, C. E. ; MORAES, E. M. V. ; XAVIER, J. C. ; TURTT, J. C. T. ; LOPES, L. A. ; FERREIRA, R. C. . PRODUCTIVITY OF LINSEED GENOTYPES UNDER EDAPHOCLIMATIC CONDITIONS IN DOURADOS CITY- MS. In: 21st World Congress of Soil Science, 2018, Rio de Janeiro. 21st World Congress of Soil Science. Viçosa: 21st World Congress of Soil Science, 2018. v. 1. p. 200-201.

3.
CARDUCCI, C. E.; KOHN, L. S. ; BARBOSA, J. S. ; MOZZER, G. H. R. ; SILVA, V. N. . Estudo temporal da qualidade física de um Cambissolo Húmico sob a cultura do linho. In: II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações, 2017, Lavras. II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações. Lavras: Departaemnto de Ciência do Solo - UFLA, 2017. v. 1. p. 44-44.

4.
SILVA, V. N. ; CARDUCCI, C. E. ; KOHN, L. S. ; BARBOSA, J. S. ; MOZZER, G. H. R. . Índice de floculação da argila em Latossolo cultivado com Cynodon spp. e área de mata nativa. In: II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações, 2017, Lavras. II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações. Lavras: Departaemnto de Ciência do Solo - UFLA, 2017. v. 1. p. 46.

5.
KOHN, L. S. ; CARDUCCI, C. E. ; BOSCO, L. C. ; BARBOSA, J. S. ; SILVA, V. N. ; MOZZER, G. H. R. . Morfologia radicular e de agregados do solo sob o cultivo do linho ao longo do tempo. In: II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações, 2017, Lavras. II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações. Lavras: Departaemnto de Ciência do Solo - UFLA, 2017. v. 1. p. 48.

6.
SILVA, V. N. ; CARDUCCI, C. E. ; KOHN, L. S. ; BARBOSA, J. S. ; MOZZER, G. H. R. . Qualidade física do solo em área de forragem com Cynodon spp. irrigado e sequeiro. In: II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações, 2017, Lavras. II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações. Lavras: Departamento de Ciência do Solo - UFLA, 2017. v. 1. p. 52.

7.
LEONCIO, C. A. R. ; CARDUCCI, C. E. ; MOZZER, G. H. R. ; BARBOSA, J. S. ; KOHN, L. S. ; SILVA, V. N. . Análise de atributos físicos de Cambissolo e Latossolo Amarelo sob manejo florestal na cidade de Curitibanos-SC. In: II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações, 2017, Lavras. II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações. Lavras: Departamento de Ciência do Solo - UFLA, 2017. v. 1. p. 161.

8.
MOZZER, G. H. R. ; CARDUCCI, C. E. ; KOHN, L. S. ; BARBOSA, J. S. ; LEONCIO, C. A. R. ; SILVA, V. N. . Variação textural entre diferentes solos sob florestas plantadas em Curitibanos-SC. In: II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações, 2017, Lavras. II Simpósio de Ciência do Solo: Interfaces, desafios e inovações. Lavras: Departamento de Ciência do Solo - UFLA, 2017. v. 1. p. 178.

9.
KOHN, L. S. ; CARDUCCI, C. E. ; BARBOSA, J. S. ; MOZZER, G. H. R. ; SILVA, V. N. . ESTABILIDADE ESTRUTURAL DO CAMBISSOLO SOB AGROFLORESTA. In: XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades, 2017, Belém. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades. Belém: UFRA, 2017. v. 1. p. 100-100.

10.
MORAIS, E. M. V. ; PELLIN, D. M. P. ; VITORINO, A. C. T. ; CARDUCCI, C. E. ; PRADO, E. A. P. ; PACHECO, J. D. . QUALIDADE FÍSICO-HÍDRICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO CULTIVADO COM CANA-DE-AÇÚCAR. In: XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades, 2017, Belém. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades. Belém: UFRA, 2017. v. 1. p. 120-120.

11.
MORAIS, E. M. V. ; PELLIN, D. M. P. ; VITORINO, A. C. T. ; CARDUCCI, C. E. ; PRADO, E. A. P. ; PACHECO, J. D. . NÍVEIS DE PALHIÇO E CAPACIDADE DE SUPORTE DE CARGA DE UM LATOSSOLO VERMELHO CULTIVADO COM CANA-DEAÇÚCAR. In: XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades, 2017, Belém. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades. Belém: UFRA, 2017. v. 1. p. 121-121.

12.
KOHN, L. S. ; CARDUCCI, C. E. ; BARBOSA, J. S. ; MOZZER, G. H. R. ; SILVA, V. N. . MATÉRIA ORGÂNICA E MORFOMETRIA DE AGREGADOS DE UM CAMBISSOLO SOB O CULTIVO DE LINHO. In: XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades, 2017, Belém. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades. Belém: UFRA, 2017. v. 1. p. 105-105.

13.
CARDUCCI, C. E.; BARBOSA, J. S. ; KOHN, L. S. ; MOZZER, G. H. R. ; SILVA, V. N. . CRESCIMENTO DE UM TESTE DE PROGÊNIES DE ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA PARTE I - ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO. In: XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades, 2017, Belém. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades. Belém: UFRA, 2017. v. 1. p. 115-115.

14.
CARDUCCI, C. E.; BARBOSA, J. S. ; KOHN, L. S. ; MOZZER, G. H. R. ; SILVA, V. N. . CRESCIMENTO DE UM TESTE DE PROGÊNIES DE ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA PARTE II - INTERAÇÃO ENTRE ATRIBUTOS DE CRESCIMENTO E SOLO. In: XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades, 2017, Belém. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO: Amazônia e seus solos pecualres e potencialidades. Belém: UFRA, 2017. v. 1. p. 116-116.

15.
BARBOSA, J. S. ; FUCKS, J. S. ; CARDUCCI, C. E. ; KOHN, L. S. ; SILVA, K. C. R. . Estudo temporal dos atributos físicos de um Cambissolo Húmico submetido ao cultivo agrofloresta. In: XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2016, Foz do Iguaçu. XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Londrina: Iapar, 2016. v. 1. p. 359-360.

16.
CARDUCCI, C. E.; BARBOSA, J. S. ; BENEVENUTE, P. A. N. ; KOHN, L. S. . Retenção de água em Cambissolo Húmico sob Sistema Agroflorestal. In: XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2016, Foz do Iguaçu. XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Londrina: Iapar, 2016. v. 1. p. 341-342.

17.
KOHN, L. S. ; CARDUCCI, C. E. ; BARBOSA, J. S. ; BENEVENUTE, P. A. N. ; MOZZER, G. H. R. . Qualidade física de um Cambissolo Húmico e desenvolvimento do sistema radicular do linho. In: XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2016, Foz do Iguaçu. XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Londrina: Iapar, 2016. v. 1. p. 793-794.

18.
MOZZER, G. H. R. ; CARDUCCI, C. E. ; GOERL, R. F. ; DOBNER JUNIOR, M. ; BARBOSA, S. M. . CAPACIDADE DE USO DE SOLOS SOB FLORESTA PLANTADA EM CURITIBANOS-SC. In: XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2016, Foz do Iguaçu. XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Londrina: Iapar, 2016. v. 1. p. 869-870.

19.
SILVA, K. C. R. ; BARBOSA, J. S. ; CARDUCCI, C. E. ; LUNARDI NETO, A. ; TORRES JUNIOR, C. C. . PROPRIEDADES ELETROQUÍMICA DE UM CAMBISSOLO HÚMICO SOB SISTEMAS AGROFLORESTAIS. In: X Simpósio Florestal Catarinense, 2014, curitibanos, SC. X Simpósio Florestal Catarinense. Curitibanos: UFSC - campus de curitibanos, 2014. v. 1. p. 96-97.

20.
BARBOSA, J. S. ; SILVA, K. C. R. ; CARDUCCI, C. E. ; LUNARDI NETO, A. ; TORRES JUNIOR, C. C. . RELAÇÃO ENTRE ACIDEZ E SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM CAMBISSOLOS HÚMICOS. In: X Simpósio Florestal Catarinense, 2014, curitibanos, SC. X Simpósio Florestal Catarinense. Curitibanos: UFSC - campus de curitibanos, 2014. v. 1. p. 10-11.

21.
SILVA, K. C. R. ; CARDUCCI, C. E. ; BARBOSA, J. S. . ANÁLISE VISUAL DA ESTRUTURA DO SOLO E SUA RELAÇÃO COM O CARNOBO ORGÂNICO DE UM CAMBISSOLO SOB SISTEMA AGROFLORESTAL. In: Semana de Iniciação Científica - UFSC, 2014, Florianópolis, SC. Semana de Iniciação Científica - UFSC. Florianópolis: UFSC - campus Trindade, 2014. v. 1. p. 1-2.

22.
BARBOSA, J. S. ; CARDUCCI, C. E. ; SILVA, K. C. R. . Qualidade física de um cambissolo húmico sob sistema agroflorestal. In: Semana de Iniciação Científica - UFSC, 2014, Florianópolis, SC. Semana de Iniciação Científica - UFSC. Florianópolis: UFSC - campus Trindade, 2014. v. 1. p. 2-3.

23.
OLIVEIRA, L. M. ; OLIVEIRA, G. C. ; SILVA, E. A. ; PETERS, P. H. C. R. ; CARDUCCI, C. E. ; HECK, R. J. . Physical properties of a Brazilian Latosol (Oxisol) under intensively-managed coffee. In: Confrès conjoint AQSSS-SCSS. Les sols sous un climat en évolution:amis ou ennemis?AQSSS-CSSS Joint meeting. soil under changing climate:Friend or foe?, 2012, Quebec-Quebec,CA. Confrès conjoint AQSSS-SCSS. Les sols sous un climat en évolution:amis ou ennemis?AQSSS-CSSS Joint meeting. soil under changing climate:Friend or foe?. AQSSS: Association québécoise de spécialistes en sciences du sol, 2012. v. 1. p. 103-103.

24.
SILVA, E. A. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. ; OLIVEIRA, L. M. ; HECK, R. J. . Stability of soil aggregates in Brazilian Inceptisols under intensively-manages coffee production. In: congrès conjoint AQSSS-SCSS.Les sols sous un climat en évolution:amis ou ennemis?.AQSSS-CSSS joint meeting.Soils under changing climate: Friend or foe?, 2012, Quebec-Quebec,CA. congrès conjoint AQSSS-SCSS.Les sols sous un climat en évolution:amis ou ennemis?.AQSSS-CSSS joint meeting.Soils under changing climate: Friend or foe?. Quebec, CA: Association québécoise de spécialistes en sciences du sol, 2012. v. 1. p. 80.

25.
CARDUCCI, C. E.; HECK, R. J. ; OLIVEIRA, G. C. ; ROSSONI, D. F. ; OLIVEIRA, L. M. . Evaluation of structural changes in Brazilian Latosol (Oxisol) under intensively-tilled coffee, using X-ray computed tomography. In: Confrès conjoint AQSSS-SCSS. Les sols sous un climat en évolution:amis ou ennemis?AQSSS-CSSS Joint meeting. soil under changing climate:Friend or foe?, 2012, Quebec-Quebec,CA. Confrès conjoint AQSSS-SCSS. Les sols sous un climat en évolution:amis ou ennemis?AQSSS-CSSS Joint meeting. soil under changing climate:Friend or foe?. Quebec, CA: Association québécoise de spécialistes en sciences du sol, 2012. v. 1. p. 54.

26.
PEREIRA, M. V. ; OLIVEIRA, G. C. ; CARDUCCI, C. E. ; SILVA, E. A. ; Silva, B. M. ; CASTRO, E.M. . INFILTRAÇÃO DE ÁGUA EM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO SOB PASTAGEM DA REGIÃO DE LAVRAS (MG).. In: Reunião Regional da SBPC, 2010, Lavras. XIX Congresso da Pós-Graduação e Reunião Regional da SBPC. Lavras - MG: UFLA, 2010. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOZZER, G. H. R. ; CARDUCCI, C. E. ; BARBOSA, J. S. ; KOHN, L. S. ; GOERL, R. F. . Adequabilidade do uso de solos sob florestas plantadas em Curitibanos, SC. Agrarian (Online), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; HECK, R. J. ; OLIVEIRA, L. M. ; SILVA, E. A. . CT SCAN IMAGE TO EVALUATE SOIL TROPICAL STRUCTURE UNDER CONSERVATION MANAGEMENT SYSTEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; ROSSONI, D. F. ; HECK, R. J. . Variabilidade espacial da estrutura de um Latossolo sob manejo inovador em área cafeeira obtidas em imagens 3D. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CARDUCCI, C. E.; SERAFIM, M. E. ; OLIVEIRA, G. C. ; LIMA, V. M. P. . Dinâmica físico-hídrica de um Latossolo Vermelho distrófico sob sistema de cultivo inovador de cafeeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CARDUCCI, C. E.; VITORINO ; ZEVIANI, W. M. ; GARBIATE, M. V. . Análise Macromorfométrica e Atributos Físicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob Diferentes Sistemas de Manejo na Região de Dourados ? MS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARDUCCI, C. E.; VITORINO ; SERAFIM, M. E. ; KATO . Desenvolvimento de um penetrografo eletromecânico de bancada. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARDUCCI, C. E.. Análise visual do ambiente solo. 2016. .

2.
CARDUCCI, C. E.; SEVERIANO, E. C. . Sistema Radicular: Análise e Interpretação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CARDUCCI, C. E.. Monitoria. 2006. (Simpósios, Sindicato Rural).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SEVERIANO, E. C.; SILVA, A. G.; CARDUCCI, C. E.. Participação em banca de Wellingthon da Silva Guimarães Júnnyor. Épocas de semeadura e compactação do solo no sorgo sacarino cultivado na safrinha. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias - Agronomia) - Instituto Federal Goiano.

Teses de doutorado
1.
CARDUCCI, C. E.; MARCHETTI, M. E.; SERRA, A. P.; DUPAS, E.; ENSINAS, S. C.. Participação em banca de Douglas Costa Portrich. Adubação da sucessão soja e milho em sistemas de integração na região do Cerrado. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
SOUZA, C. M. A.; MELOTTO, A. M.; CORTEZ, J. W.; CARDUCCI, C. E.; SOUZA, L. C. F.. Participação em banca de José Assis de Lara Júnior. Cultivares de soja e milho semeados em solos de várzea com e sem camalhões. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

3.
PIRES, L. F.; WOLF, F. G.; CARDUCCI, C. E.; SOUZA, G. B.; GUARDIA, G. G. L.. Participação em banca de Jaqueline Aparecida Ribaski Borges. Tamanhos elementares representativo de atributos do solo via tomografia computadorizada e atenuação de raios gama. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Físicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARDUCCI, C. E.; BOSCO, L. C.; BARBOSA, S. M.. Participação em banca de Valderi Nunes da Silva.Resistência a compactação de um solo cultivado com cynodon spp. para pastejo e produção de feno e pré-secado na região de Curitibanos,SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CARDUCCI, C. E.; BOSCO, L. C.; BARBOSA, S. M.. Participação em banca de Letícia Salvi Kohn.Análise morfométrica de agregados de um Cambissolo Húmico sob cultivo de linho e seu desenvolvimento radicular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
CARDUCCI, C. E.; MODES, K. S.; BARBOSA, S. M.. Participação em banca de Jânio dos Santos Barbosa.Atributos físicos e químicos do solo e sua realação no crescimento da Araucária angustifolia (Bertol.) Kuntze sob teste de progênies de segunda geração. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
CARDUCCI, C. E.; BOSCO, L. C.; ITAKO, A. T.. Participação em banca de Luciane Teixeira Stanck.Crescimento, desenvolvimento e produtividde de linhaça marrm e dourada nas condições edafoclimáticas de Curitibanos,SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
CATEN, A. T.; CARDUCCI, C. E.; CAMPOE, O. C.. Participação em banca de Bruno Fellipe Bottega Boesing.Dados legados:resgate de informações históricas sobre solos da região de fruticultura de clima temperado do estado de Santa Catarina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
OLIVEIRA, G. C.; CARDUCCI, C. E.; Silva, B. M.. Participação em banca de Fabiana de Amorim.Adequabilidade de uso da terra em pequena propriedade rural do sul de Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras.

7.
OLIVEIRA, G. C.; CARDUCCI, C. E.; Silva, B. M.. Participação em banca de Érika Andressa da Silva.Estabilidade de agregados em Latossolo oxídico no segundo ano de manejo diferenciado do solo em áreas de cafeicultura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.

8.
OLIVEIRA, G. C.; LIMA, J. M.; CARDUCCI, C. E.. Participação em banca de Samara Martins Barbosa.Uso de Zeolitas no condicionamento da retenção de água em Latossolo Vermelho Distroférrico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Agricultura conservacionista: para a sociedadee acadêmia, o que já sabemos e o que ainda precisa ser investigado. 2015. (Seminário).

2.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo: o solo e suas multiplas funções. Efeito da alta dose de gesso na alteração estrutural de um Latossolo obtida via imagens tomográficas de raios X. 2015. (Congresso).

3.
ISTRO- group F and B Visual soil examination and Evaluatio-VESS and Subsoil Compaction.3D DISTRIBUTION OF PORES IN OXIDIC LATOSOL (OXISOL) OF COFFEE MANAGEMENT SYSTEM THAT USES DIFFERENT GYPSUM DOSES. 2014. (Oficina).

4.
XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelos. CT SCAN IMAGE TO EVALUATE SOIL TROPICAL STRUCTURE UNDER CONSERVATION MANAGEMENT SYSTEM. 2014. (Congresso).

5.
III Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias.Variabilidade espacial da estrutura de um Latossolo sob manejo inovador em área cafeeira obtidas em imagens 3D. 2013. (Simpósio).

6.
II Reunião Oeste Ciência do Solo.Distribuição do sistema radicular de cafeeiros manejados com diferentes doses de gesso. 2013. (Outra).

7.
Confrès conjoint AQSSS-SCSS. Les sols sous un climat en évolution:amis ou ennemis?AQSSS-CSSS Joint meeting. soil under changing climate:Friend or foe?. Evaluation of structural changes in Brazilian Latosol (Oxisol) under intensively-tilled coffee, using X-ray computed tomography. 2012. (Congresso).

8.
Conferência Sobre Conservação e Manejo sustentável da Biodiversidade do Solo-PROJETO BIOSBRASIL. 2010. (Outra).

9.
Palestra Física do Solo PPGC/DCS. 2010. (Outra).

10.
IV Curso de Elaboração de Projetos Pró Reitotia de Pesquisa/UFLA. 2009. (Outra).

11.
VI ciclo de Palestras em Cafeicultura. 2009. (Outra).

12.
X Escuela Latinoamericana de Física del Suelos.Dinâmica físico-hídrica de um latossolo Vermelho distrófico sob sistema de cultivo inovadro de cafeeiro. 2009. (Outra).

13.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo: o solo e a produção de bioenergia - perpectivas e desafios. Análise de imagens de agregados de um latossolo vermelho distroférrico sob diferentes manejos. 2009. (Congresso).

14.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo: o solo e a produção de bioenergia - perpectivas e desafios. Resistência ao cisalhamento de um solo submetido a diferentes usos e manejos utilizando o método Vane. 2009. (Congresso).

15.
IX Seminario Nacional de milho safrinha rumo a estabilidade. 2007. (Seminário).

16.
3º Simpósio de pecuária de leite. 2006. (Simpósio).

17.
5º Simpósio de agricultura. 2006. (Simpósio).

18.
5º Simpósio de pecuária de corte. 2006. (Simpósio).

19.
6º Simpósio de suinocultura e 1º Simpósio de avicultura. 2006. (Simpósio).

20.
7º expodinâmica realizada durante a 42º Expoagro. 2006. (Encontro).

21.
Curso de operação e manutenção de tratores, Shark tratores. 2006. (Oficina).

22.
I Curso de atualização em fruticultura. 2006. (Outra).

23.
Método e Procedimentos na Erradicação da Febre Aftosa em Mato grosso do Sul. 2006. (Seminário).

24.
XLVII SIMPAS Sistemas Integrados de manejo da produção Agrícola Sustentável. 2006. (Encontro).

25.
15° Semana Agronômica, multidisciplinaridade da agronomia. 2005. (Seminário).

26.
II Seminário de Atualização Agronômica. 2005. (Seminário).

27.
IV Curso de Fruticultura e do I Encontro Regional de fruticultura. 2005. (Simpósio).

28.
IV Seminário de Plantas Medicinais, tratamentos alternativos - alimentação e qualidade de vida. 2005. (Seminário).

29.
Seminário Sul-matogrossense de Assistência Técnica: agronegócio e meioa ambiente. uma interface entre sustentabilidade e produção. 2005. (Seminário).

30.
Simpósio de Biodisel, 4°expoagro. 2005. (Simpósio).

31.
Workshop de Agricultura, 4° expoagro. 2005. (Encontro).

32.
XI Congresso Brasileiro da mandioca,ciênciae tecnologia para a raiz do Brasil. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEVERIANO, E. C. ; FARIAS, G. S. ; MORAES, M. F. ; CARDUCCI, C. E. . II Reunião Oeste Ciência do Solo. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gustavo Henrique Mozzer Regazolli. Levantamento e capacidade de uso dos solos presentes na área experimental florestal, curitibanos, SC. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Érika Andressa Silva. AGREGAÇÃO POR MACROMORFOMETRIA E ?HIGH ENERGY MOISTURE CHARACTERISTIC? EM LATOSSOLO, CAMBISSOLO SOB MANEJO INTENSIVO NA CAFEICULTURA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Carla Eloize Carducci.

2.
Fábio Rogério Trizotti Rosa. Propriedades físicas de um Latossolo cultivado com cafeeiros recém-implantados com geometria contrastante em diferentes espaçamentos. 2014. Dissertação (Mestrado em AGRICULTURA CONSERVACIONISTA) - Instituto Agronômico do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Carla Eloize Carducci.

Tese de doutorado
1.
Douglas Martins Pereira Pellin. Alterações nos atributos físicos e orgânicos promovido pelo efeito compressivo do conjunto de colheita de cana-de-açúcar em um Latossolo Vermelho distroférrico.. 2017. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Carla Eloize Carducci.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Salvi Kohn. DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RADICULAR DE DIFERENTES VARIEDADES DE LINHO CULTIVADO EM CAMBISSOLO HÚMICO NO MUNICÍPIO DE CURITIBANOS - SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

Iniciação científica
1.
Jânio dos Santos Barbosa. Dinâmica da água em Cambissolo Húmico para cultivo do linho (Linum usitassimumL.) no planalto catarinense. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

2.
Jânio dos Santos Barbosa. Atributos físicos e químicos do solo e sua realação no crescimento da Araucária angustifolia (Bertol.) Kuntze sob teste de progênies de segunda geração. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

3.
Jânio dos Santos Barbosa. Morfologia de agregados de um cambissolo submetido ao cultivo agroflorestal no município de curitibanos-SC. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

4.
Letícia Salvi Kohn. Morfologia radicular da linhaça (linum usitatissimum L.) em um Cambissolo húmico no município de Curitibanos-SC. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

5.
Kristem do Carmo Rosa Silva. Morfometria de agregados de um Cambissolo Húmico sob duas variedades de linhaça (Linum isitatissimum L.). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

6.
Kristem do Carmo Rosa Silva. Perfil cultural de Cambissolo Húmico sob sistemas agroflorestais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

7.
Janio dos Santos Barbosa. Hierarquização dos agregados de um Cambissolo Húmico sob sistemas agroflorestais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

8.
Samara Martins Barbosa. Uso de zeolitas no condicionamento da retenção de água em Latossolo Vermelho distroférrico. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Eloize Carducci.

9.
Érika Andressa Silva. Caracterização de um sistema inovador de manejo no cultivo de cafeeiros e suas aplicações na estabilidade de agregados e carbono orgânico de um Latossolo oxídico muito argiloso. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Eloize Carducci.

Orientações de outra natureza
1.
Letícia Salvi Kohn. Rotinas de laboratório e protocolos de análises físicas e químicas do solo. 2016. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

2.
Jânio dos Santos Barbosa. Rotinas de laboratório e protocolos de análises físicas e químicas do solo. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

3.
Jânio dos Santos Barbosa. Rotinas de laboratório e protocolos de análises físicas e químicas do solo. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.

4.
Kristem do Carmo Rosa Silva. Rotinas de laboratório, segurança e protocolos de análises físicas. 2014. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carla Eloize Carducci.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CARDUCCI, C. E.; OLIVEIRA, G. C. ; CURI, N. ; SEVERIANO, E. C. ; ZEVIANI, W. M. . Clay Minerals in Nature - Their Characterization, Modification and Application- Relations of Clay Fraction Mineralogy, Structure and Water Retention in Oxidic Latosols (Oxisols) from the Brazilian Cerrado Biome. 1. ed. Croácia: InTech -open science, 2012. v. 1. 15p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARDUCCI, C. E.; SEVERIANO, E. C. . Sistema Radicular: Análise e Interpretação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


Bolsista voluntária no Horto de Plantas Medicinais,sob orientação da Prof. Dr. Maria do Carmo Vieira, com carga horária de 4 horas semanais no período de abril a novembro de 2004 e total de 112 horas.



Participação no XIX congresso de Pós-Graduação da UFLA e Reunião Regional da SBPC, na qualidade de REVISOR.

Participação na visita técnica: Tecnologia de produção manejo do solo na fronteira agrícola, durante a II Reunião Oeste Ciência do Solo, realizada no dia 06 de dezembro de 2013, no centro Tecnológico da COMIGO, Rio Verde-GO. Carga horária: 04 horas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 16:11:35