Flávia Lopes Alves Chi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2100508742060489
  • Última atualização do currículo em 15/12/2014


Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2004) e mestrado Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco - Itatiba (2006). Atualmente é psicóloga responsável - Consultório de Neuropsicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia e avaliação neuropsicológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Lopes Alves Chi
Nome em citações bibliográficas
LOPES, Flávia


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Pós Graduação Strictu Sensu em Psicologia.
Universidade São Francisco - Itatiba.
Título: Avaliação informatizada de rotação mental em crianças: busca por evidências de validade,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Alessandra G S. Capovilla.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
1999 - 2004
Graduação em Psicologia.
Faculdade Ruy Barbosa.
Título: A análise do nível de consciência fonológica e sua relação com o desempenho da leitura e escrita em pré-escolares de uma instituição privada.
Orientador: Stella Maria de Sá Sarmento.




Formação Complementar


2014 - 2014
Psicologia da gravidez, parto e puerpério. (Carga horária: 24h).
Grupo de Apoio à Maternidade Ativa.
2014 - 2014
Curso de Consultoria em Aleitamento Materno. (Carga horária: 16h).
Grupo de Apoio à Maternidade Ativa.
2012 - 2012
I Workshop do CESMIA. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2010 - 2010
Estratégias de avaliação na clínica analítico-comp. (Carga horária: 12h).
Núcleo Paradigma Ensino e Consultoria em Psicologia Ltda.
2008 - 2008
Curso e Workshop de Comportamento Canino. (Carga horária: 16h).
Organização Cão Cidadão.
2007 - 2007
Atividade/Educação e Terapia Assistida por Animais. (Carga horária: 63h).
Organização Brasileira de Interação Homem-Animal Cão Coração.
2004 - 2004
Curso Teórico Prático Em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 40h).
Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr Raul Carneiro.
2003 - 2003
Psicose e Autismo na Infância Diagnóstico e Inclus. (Carga horária: 6h).
VII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional.
2001 - 2001
Developmental Trajectories In Brain Damaged And Le. (Carga horária: 3h).
International Neuropsychological Society.
2001 - 2001
Subjetividade Comunicação e Aprendizagem Escolar. (Carga horária: 12h).
Faculdade Ruy Barbosa.
2001 - 2001
Sexualidade e Práticas Socio Educativas Desafios d. (Carga horária: 12h).
II Congresso Norte Nordeste de Psicologia.
2000 - 2000
Introdução à Análise Transacional. (Carga horária: 12h).
União Nacional dos Analistas Transacionais.
2000 - 2000
Terapia Cognitiva da Angústia. (Carga horária: 12h).
IV Jornada Nordestina de Psiquiatria e Saúde Mental.
1999 - 1999
Teoria do Apego e Educação Infantil. (Carga horária: 12h).
Faculdade Ruy Barbosa.


Atuação Profissional



Consultório de Neuropsicologia, CN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga responsável


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 16
Outras informações
Psicóloga colaboradora do Ambulatório de TDAH e TOC da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência(UPIA).


Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

03/2009 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contextos Culturais e Processos de Exclusão
Neurociências I
Neurociências II
Neuropsicologia
Orientação ao Trabalho de Conclusão de Curso
Teoria Cognitiva
03/2009 - 12/2009
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica - e-Learning
Psicologia aplicada à gestão - e-Learning

Universidade São Francisco - Itatiba, USF - ITATIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 4

Atividades

8/2005 - 12/2005
Estágios .

Estágio realizado
Estágio docente na disciplina Processos psicológicos Básicos do curso de Graduação em Psicologia.

Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 4

Atividades

2/2003 - 6/2003
Estágios , Curso de Psicologia, Serviço de Psicologia.

Estágio realizado
Práticas em saúde e Educação.
2/2002 - 11/2002
Estágios , Curso de Psicologia, Serviço de Psicologia.

Estágio realizado
Intervençao em (RE)Habilitação Cognitiva.

Organização Cão Cidadão, CÃO CIDADÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Analista do comportamento, Carga horária: 40
Outras informações
"Organização Cão Cidadão, empresa especializada em comportamento animal, visa melhorar a relação e o convívio entre o proprietário e seu bicho de estimação, através de Adestramento Inteligente. Este método permite que os animais aprendam por estímulos positivos e recompensas, assimilando o aprendizado mais rápido e demonstrando mais interesse em aprender."

Atividades

08/2007 - 03/2009
Serviços técnicos especializados , Organização Cão Cidadão, .

Serviço realizado
Adestramento.


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Tratamento neuropsicológico dos problemas de aprendizagem
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Flávia Lopes Alves Chi - Coordenador.
2002 - 2002
(Re)Habilitação de crianças com dificuldades de aprendizagem
Descrição: Iniciação Científica: projeto intitulado (Re)Habilitação de crianças com dificuldades de aprendizagem desenvolvido no Programa de (Re)Habilitação Cognitiva e Novas Tecnologias da Inteligência coordenado pela Profª Taya Soledade - Risério. Atividades Desenvolvidas: 1 - Levantamento do repertório de crianças com dificuldade de aprendizagem através da utilização de testes neuropsicologicos (testes utilizados: Prova de Conciência Fonológica; TeCoLeSi; Teste Gestáltico Visomotor de Bender; Teste da Figura Humana; Matrizes Progressivas de Raven; IDT (International Dyslexia Test); Avaliação Neuropsicológica da Escrita; WISC; HTP-F) 2 - Elaboração de proposta de intervenção das crianças avaliadas. 3 - Análise e escolha de softwares educativos a serem utilizados como recursos para o processo de intervenção. 4 - Desenvolvimento do programa de (re)habilitação. 5 - Reavaliação individual das crianças submetidas à intervenção. 6 - Análise dos dados coletados e apresentação de resultados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávia Lopes Alves Chi - Integrante / Taya Soledade Risério - Coordenador / Jamile Bittencourt Chastinet - Integrante / Caio Moraes - Integrante / Angela Godoy - Integrante.
2001 - 2001
Epilepsia e Memória Espacial
Descrição: Iniciação Científica: projeto intitulado "Epilepsia e Memória Espacial" coordenado pelo Professor José Neander Silva Abreu Atividades desenvolvidas: 1- Avaliação neuropsicológica de idosos com e sem diagnóstico de Alzheimer (testes utilizados: Mini-Mental State Examination e Teste da Figura Complexa de Rey ) 2- Organização e análise dos dados 3- Descricao do perfil dos dois grupos. 4 - Apresentação de resultados .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávia Lopes Alves Chi - Integrante / Emanuele Medeiros - Integrante / Darlane Andrade - Integrante / José Neander Silva Abreu - Coordenador.
2000 - 2002
Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com dificuldades de aprendizagem em escola pública de Salvador
Descrição: Iniciação Científia: projeto intitulado "Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com dificuldades de aprendizagem em escola pública de Salvador" coordenado pela Profª Taya Soledade - Risério. Atividades desenvolvidas: 1 - Avaliação das crianças para traçar seu perfil cognitivo através da utilização de testes neuropsicologicos (testes utilizados: Prova de Conciência Fonológica; TeCoLeSi; Teste Gestáltico Visomotor de Bender; Teste da Figura Humana; Matrizes Progressivas de Raven; IDT (International Dyslexia Test); Avaliação Neuropsicológica da Escrita). 2 - Confecção do manual e protocolo para aplicação das Provas Operatórias Piagetianas. 3 - Gravação de vídeo demonstrativo da aplicação das Provas Operatórias Piagetianas 4 - Adaptação e confecção do manual para aplicação do Treino de Consciência Fonológica 5 - Treinamento dos professores na aplicação do Treino de Consciência Fonológica 6 - Aplicação do Treino de Consciência Fonológica 7 - Reavaliação das crianças 8 - Organização e análise dos dados 9 - Apresentação de resultados .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Flávia Lopes Alves Chi - Integrante / Taya Soledade Risério - Coordenador / Jamile Bittencourt Chastinet - Integrante / Caio Moraes - Integrante / Angela Godoy - Integrante.


Outros Projetos


2007 - 2009
Projeto Cão Terapeuta
Descrição: O Cão Terapeuta trabalha com os conceitos da Terapia Assistida por Animais, desenvolvida a partir de estudos que mostram que o simples contato com um animal já é suficiente para promover bem-estar. Alguns benefícios da Pet Terapia já foram comprovados, como a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, e melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da auto-estima. Também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Perinatal.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Processos Cognitivos e Atencionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Indicação de Passagem Direta do Mestrado para o Doutorado, na Banca de Desefa, Universidade São Francisco - USF.
2005
Premiação de Pôster - 'Padrões de Leitura em Crianças com Diagnóstico de Dislexia', selecionado como um dos melhores trabalhos científicos expostos no VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, SBNp - Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e UniFMU.
2001
Menção Honrosa - Categoria: Rigor Metodológico, Congresso Norte e Nordeste de Psicologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, Flávia2004LOPES, Flávia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8, n.2, p. 241-243, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, Flávia; CAPOVILLA, Alessandra G S ; BERBERIAN, Arthur de Almeida ; CAPOVILLA, Fernando César ; MACEDO, Elizeu Coutinho de . Avaliação de rotação mental em crianças de 1 a 4 série: desenvolvimento do teste ImagéticaBaby-Comp. In: Alessandra G. S. Capovilla. (Org.). Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica (no prelo). São Paulo: Memnon, 2007, v. , p. 106-115.

2.
CAPOVILLA, Alessandra G S ; DIAS, Natália Martins ; TREVISAN, Bruna Tonietti ; CAPOVILLA, Fernando César ; REZENDE, Maria Do Carmo Alves de ; LOPES, Flávia . Avaliação de leitura em crianças disléxicas: Teste de Competência de Leitura Silenciosa. In: Alessandra G. S. Capovilla. (Org.). Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica (no prelo). São Paulo: Memnon, 2007, v. , p. 39-49.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LOPES, Flávia; CAVICCHIOLI, D. ; ROSARIO, M. C. . Terapia cognitivo-comportamental em TDAH. Sinapses & Sinopses, São Paulo - SP, p. 2 - 5, 04 set. 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, Flávia; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; RISÉRIO, Taya Soledade ; FARIA, Marta . Comparação do desempenho na avaliação neuropsicológica da escrita entre alunos de instituições pública e privada. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo, 2005.

2.
LOPES, Flávia; MORAES, Caio ; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; RISÉRIO, Taya Soledade . Incidência do diagnóstico da dislexia em um serviço de psicologia em Salvador (BA). In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo, 2005.

3.
LOPES, Flávia; RISÉRIO, Taya Soledade ; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; MORAES, Caio . Metodologia para o diagnóstico diferencial da dislexia em um serviço de psicologia em Salvador-BA. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba, 2005.

4.
LOPES, Flávia; CAPOVILLA, Alessandra ; RISÉRIO, Taya Soledade ; CHASTINET, Jamile Bittencourt . Comparação do desempenho em testes de leitura e escrita em crianças provenientes de instituicoes pública e particular. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba, 2005.

5.
RISÉRIO, Taya Soledade ; MORAES, Caio ; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; LOPES, Flávia ; CUNHA, Milena Aguiar ; FARIAS, Marta ; ALMEIDA, Talita . Perfil neuropsicológico no diagnóstico do transtorno do déficit de atenção. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba, 2005.

6.
LOPES, Flávia; SOLEDADE, Taya ; CHASTINET, Jamile ; MORAIS, Caio . Perfil Neuropsicológico de Crianças Portadoras de Problemas de Aprendizagem em um Serviço de Psicologia - Salvador-BA. In: II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP, 2005, Gramado, 2005.

7.
LOPES, Flávia; CAPOVILLA, Alessandra G S ; SOLEDADE, Taya . A Consciência Fonológica e sua Relação com o desempenho da Leitura e Escrita em Pré-escolares. In: II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - IBAP, 2005, Gramado, 2005.

8.
LOPES, Flávia; CAPOVILLA, Alessandra G S . Rotação Mental In. Avaliação Neuropsicológica Infantil: Aspectos Relacionados com a Rotação Mental, Leitura e Escrita, Funções Frontais e a Neuropsicologia do Corpo. . In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador, 2005.

9.
LOPES, Flávia; CAPOVILLA, Alessandra G S . Avaliação Informatizada de Rotação Mental em Crianças: Buscas por Evidências de Validade. In: IV Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, 2005, Itatiba. IV Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, 2005. p. 50-50.

10.
DIAS, Natalia M ; LOPES, Flávia ; TREVISAN, Bruna T ; CAPOVILLA, A G S ; CAPOVILLA, F C ; MINGOTTE, M e . Padrões de Leitura em crianças com diagnóstico de Dislexia. In: VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2005. p. 18-18.

11.
CHASTINET, Jamile Bittencourt ; LOPES, Flávia ; RISÉRIO, Taya Soledade ; SARMENTO, Stella . Comparação do desempenho de crianças disléxicas com sua população escolar de origem. In: VI Congresso nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador, 2003.

12.
RISÉRIO, Taya Soledade ; LOPES, Flávia ; MEIRA, Alessandra ; GODOY, Angela ; PIRES, Claudia ; ANDRADE, Darlane ; MEDEIROS, Emanuele ; LAZARINI, Gabriela ; BRANDÃO, Ilana ; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; MENEZES, Mariana . Neuropsychology of Reading. In: Twenty-Fifth Annual Mid-Year International Neuropsychological Society, 2002, Stockholm. Journal of the International Neuropsychological Society. San Diego - USA: The International Neuropsychological Society, 2002. v. 8. p. 513-513.

13.
LOPES, Flávia; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; RISÉRIO, Taya Soledade ; SANTOS, Aline Santos e . Perfil dos processos do pensamento do ciclo escolar básico em uma escola municipal do Vale das Pedrinhas, Salvador, Bahia. In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador, 2001.

14.
LOPES, Flávia; RISÉRIO, Taya Soledade ; GODOY, Angela ; MEIRA, Alessandra ; MORAES, Caio ; PIRES, Claudia ; MEDEIROS, Emanuele ; LAZARINI, Gabriela ; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; BRANDÃO, Ilana ; MACEDO, Milena . Nível de consciência fonológica em alunos de uma escola municipal do Vale das Pedrinhas Salvador - Ba. In: VII Congresso Latino Americano de Neuropsicologia e VI Congresso Brasileiro de Psicologia, 2001, São Paulo, 2001.

15.
RISÉRIO, Taya Soledade ; LOPES, Flávia ; SANTOS, Aline Santos e ; GODOY, Angela ; MORAES, Caio ; LAZARINI, Gabriela ; BRANDÃO, Ilana ; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; SILVA, Larissa ; DAYUBE, Maira . Neuropsychology of the Writing Process. In: Twenty Fourth Mid Year Annual Meeting of the International Neuropsychological Society, 2001, Brasília. Journal of the International Neuropsychological Society (Print). San Diego - USA: The International Neuropsychological Society, 2001. v. 7. p. 431-431.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSSI, A. ; NELY, T. ; REDIGOLO, C. S. ; SANCHES, C. ; LOPES, Flávia . A inter-relação da atividade assistida por animais, pisicomoticidade e afetividade: um relato de experiência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LOPES, Flávia. Avaliação neuropsicológica infantil da rotação mental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOPES, Flávia; CAPOVILLA, Alessandra ; SOLEDADE, Taya ; CHASTINET, Jamile Bittencourt . Comparação do desempenho em testes de leitura e escrita em crianças provinientes de instituições pública e particular. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOPES, Flávia; SOLEDADE, Taya ; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; MORAES, Caio . Metodologia para o diagnóstico diferencial da dislexia em um serviço de Psicologia em Salvador-BA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOLEDADE, Taya ; MORAIS, Caio Pereira Gottschalk ; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; LOPES, Flávia ; CUNHA, Meena Aguiar ; FARIAS, Marta ; ALMEIDA, Talita Pereira Souza de . Perfil Neuropsicológico no Diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOPES, Flávia; SOLEDADE, Taya ; CHASTINET, Jamile Bittencourt ; MORAES, Caio . Incidência do diagnóstico da dislexia em um serviço de psicologia em Salvador(BA). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LOPES, Flávia; FARIAS, Marta ; SOLEDADE, Taya ; CHASTINET, Jamile Bittencourt . Comparação do desempenho na Avaliação Neuropsicológica da Escrita entre Alunos de Instituições Pública e Privada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LOPES, Flávia. Análise do nível de consciência fonológica e sua relação com o desempenho da leitura e escrita em pré-escolares de uma instituição privada. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CHASTINET, Jamile Bittencourt ; LOPES, Flávia ; RISÉRIO, Taya Soledade ; SARMENTO, Stella . Comparação do Desempenho de Criança Disléxicas com sua população Escolar de Origem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RISÉRIO, Taya Soledade ; LOPES, Flávia ; GODOY, A ; MEIRA, A ; PIRES, C ; ANDRADE, D ; MEDEIROS, e ; LAZARINI, G ; BRANDÃO, I ; CHASTINET, J ; MENEZES, M . Neuropsychology of Reading. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOLEDADERISÉRIO, Taya ; LOPES, Flávia ; GODOY, A ; MEIRA, A ; MORAIS, C ; PIRES, C ; MEDEIROS, e ; LAZARINI, G ; CHASTINET, J ; BRANDÃO, I ; MACEDO, M . Nivel de Consciência Fonológica em Alunos de Uma Escola Municipal do Vale das Pedrinhas Salvador-BA. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LOPES, Flávia; SANTOS, Aline Santos e ; CHASTINET, Jamile ; RISÉRIO, Taya Soledade . Perfil dos processos do pensamento do ciclo escolar de uma escola municipal do Vale das Pedrinhas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RISÉRIO, Taya Soledade ; LOPES, Flávia ; SANTOS, A S ; GODOY, A R ; MORAIS, C G ; LAZARINI, G ; BRANDÃO, I F ; CHASTINET, J B . Neuropsychology of the Writing Process. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CAPOVILLA, Alessandra G S ; LOPES, Flávia ; MACEDO, Elizeu ; CAPOVILLA, Fernando . ImageticaBaby-Comp. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, Flávia. Terapia Assistidapor Animais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LOPES, Flávia. Avaliação Neuropsicológica da Rotação Mental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LOPES, Flávia. Tratamento neuropsicológico dos problemas de aprendizagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ROSSI, A. ; LOPES, Flávia ; Equipe de adestradores da Cão Cidadão . Treinamento de cães para o filme "Blindness", dirigido por Fernando Meirelles. 2007. (treinamento).

5.
LOPES, Flávia. Escala de Inteligência Wechsler para Crianças Terceira Edição - WISC III. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Fórum de Informação Profissional.Atuação do profissional de psicologia. 2010. (Encontro).

2.
II Jornada de Fisioterapia Neurológica.Habilitação neurofuncional: experiências e evidências na criança com paralisia cerebral. 2010. (Outra).

3.
Jornada de Psicologia.Atendimento em Neuropsicologia. 2010. (Encontro).

4.
Jornada de Psicologia.A Avaliação Psicológica em Questão. 2010. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Analine Cerqueira. Relacionamentos afetivos e evitação de sofrimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.

2.
Ana Carolina. A importância da avaliação psicológica nos processos seletivos nas consultorias de Salvador-BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.

3.
Larissa Menezes. Psicopatia e neuropsicologia: correlação de fatores psicológicos e neurológicos na gênese do comportamento anti-social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.

4.
Paulo Roberto Cardoso Pereira Junior. Práticas de intervenção de reabilitação com presidiários em penitenciária: uma revisão sistemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.

5.
Monique Santos Silva. Cirurgia Bariátrica e as conquências para depressão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.

6.
Bruna Santos Azevedo. Uma descrição do fenômeno Bullynig. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.

7.
Lara Ribeiro Braga. A influência que a relação familiar pode exercer no paciente pós cirurgia bariátrica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.

8.
Marcos César Portela Araújo. Análise Funcional do operante verbal autoclitico: um estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.

9.
Cinara Rocha. Avaliação Neuropsicológica em uma adolescente: estudo de caso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.

10.
Lucas Arcanjo. Leitura neuropsicológica da relação: lesão/disfunção nas estruturas paralímbicas ventrais e distúrbio de personalidade antisocial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado. Orientador: Flávia Lopes Alves Chi.



Outras informações relevantes


Monitoria da disciplina Funções Cognitivas e Tecnologias da Inteligência, ministrada pelo curso de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa,  durante dois semestres, com a carga horária total de 120 (cento e vinte) horas.
(11/05/2005)


Substituição de professor, sem vinculo empregatício, na Universida São Francisco-Itatiba, na disciplina Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II, no periodo de outubro de 2004 a dezembro de 2004.
(11/06/2006)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 13:03:35