Marina Pavão Battaglini-Matos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8910250208196478
  • Última atualização do currículo em 21/05/2018


Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru (2010). Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP (2010). Docente no curso de graduação em Psicologia do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel (IMESSM). Docente e coordenadora do curso de Formação em Terapia Cognitiva-Comportamental do Instituto Ampliatta de Bauru. Neuropsicóloga clínica e Terapeuta Cognitiva-Comportamental, atuando com avaliação neuropsicológica e psicoterapia cognitiva-comportamental para crianças e adultos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Pavão Battaglini-Matos
Nome em citações bibliográficas
BATTAGLINI, M.P.;BATTAGLINI-MATOS, M.P.

Endereço


Endereço Profissional
Escritórios Inteligentes e Eventos.
Rua Doutor Fuas de Mattos Sabino, 12-45
Jardim América
17017332 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 38796740


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Efeitos de um programa de intervenção nos níveis de ansiedade e estresse em atletas de alto rendimento,
Orientador: Carlos Eduardo Lopes Verardi.
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Reconhecimento de palavras, nomeação de figuras e de palavras impressas em surdos implantados pré-linguais.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profª Drª Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2011 - 2012
Especialização em Neuropsicologia. (Carga Horária: 500h).
CEPSIC e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, HC/FMUSP, Brasil.
Título: Avaliação das funções executivas em pré-escolares: revisão da literatura.
2010 - 2010
Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva. (Carga Horária: 540h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Comportamento verbal e equivalência de estímulos.
Orientador: Maria Martha Costa Hübner.
2008 - 2009
Especialização em Psicologia da Saúde: Práticas clínicas e hospitala. (Carga Horária: 500h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Autoncontrole e comportamento alimentar: descrição de condições antecedentes e consequentes por pessoas que fazem dieta.
Orientador: Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues.
2007 - 2007
Graduação em Formação de Psicólogos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Aplicações da Teoria das Molduras Relacionais (RFT) na prática. (Carga horária: 8h).
Instituto de Análise do Comportamento-Bauru, IACB, Brasil.
2018 - 2018
Mini-meeting de introdução à Terapia Dialética Comportamental (DBT). (Carga horária: 8h).
sem instituição, SEM INSTITUIÇÃO, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Psicologia do Esporte e Preparação Mental. (Carga horária: 80h).
Sâmia Hallage, SEM SIGLA, Brasil.
2016 - 2016
Técnicas de Relaxamento, Visualização e de Hipnoterapia. (Carga horária: 12h).
Instituto Ampliatta de Bauru, AMPLIATTA, Brasil.
2015 - 2015
Psicanálise sob a ótica das neurociências. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Diálogos Análise do Comportamento e Neurociências. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2015 - 2015
Elementos para uma estética na Análise do Comport.. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2014 - 2014
WISC-IV - Avançado. (Carga horária: 8h).
Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos, PROJECTO, Brasil.
2014 - 2014
Programa de ensino de Comportamento Verbal. (Carga horária: 4h).
Instituto de Análise do Comportamento-Bauru, IACB, Brasil.
2014 - 2014
Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. (Carga horária: 12h).
Psicovita, PSICOVITA, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação e intervenção dos pais de crianças com p. (Carga horária: 8h).
Psicovita, PSICOVITA, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento de Protocolo de Pesquisa. (Carga horária: 8h).
Casa do Psicólogo Livraria e Editora, CPLE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Aplicação e Interpretação de Testes Neuropsicológi. (Carga horária: 40h).
CEPSIC e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, HC/FMUSP, Brasil.
2010 - 2010
Concentração + memorização + raciocínio lógico.. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Vicissitudes do comportamento verbal. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Psicoterapia Comportamental realmente muda o céreb. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Terapia cognitivo-comportamental com crianças impu. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2007 - 2007
Introdução à Psicopedagogia Escolar. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Contribuições da Psic. Histórico-Cultural Educa..
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Abordagem Psicossomática no Atendimento em Saúde. (Carga horária: 56h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Modelos Experimentais de Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
A clínica dos distúrbios graves na infância.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Transtornos Alimentares: avaliação e intervenção.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL, IMESSM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Atividades

07/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Processos Psicológicos Básicos II: processos atencionais; memória; linguagem; inteligência
02/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado em Terapia Cognitiva-Comportamental
02/2017 - 06/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas psicoterápicas I: Terapia Cognitiva-Comportamental
Teorias e Sistemas Psicológicas: Teoria Cognitivista e Comportamental
07/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Estágio supervisionado em Terapia Cognitiva-Comportamental
Processos Psicológicos Básicos II (atenção, memória, linguagem e pensamento, inteligência)
Técnicas Psicoterápicas I: Terapia Cognitiva-Comportamental
07/2016 - 12/2016
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia Clínica
Transtornos de Aprendizagem
02/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado em Terapia Cognitiva-Comportamental
Processos Psicológicos Básicos I (Sensação, Percepção, Emoção e Motivação)
Teorias e Sistemas Psicológicos I: Teoria Comportamental e Cognitiva
Psicopatologia II
07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio profissional em Terapia Cognitiva-Comportamental
Processos Psicológicos Básicos II (Atenção, Memória, Linguagem e Inteligência)
Técnicas psicoterápicas I: Terapia Comportamental e Cognitiva
TSP1: Teoria Comportamental e Cognitiva
02/2015 - 06/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Profissional em Terapia Cognitiva-Comportamental
Processos Psicológicos Básicos I (Sensação, Percepção, Motivação, Emoção)
Processos Psicológicos Básicos II (Atenção, Memória, Inteligência, Linguagem e Pensamento)
Técnicas de Observação e Descrição do Comportamento
07/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Ênfase - Inclusão Escolar
Estágio Profissional I - Terapia Comportamental
Processos Psicológicos Básicos I (Percepção, Emoção e Motivação)
Processos Psicológicos Básicos III (Análise Experimental do Comportamento)
Técnicas Psicoterápicas I - Terapia Comportamental
Teoria Comportamental e Cognitivista
02/2014 - 06/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Profissional I - Terapia Comportamental
Processos grupais
Processos Psicológicos Básicos II
Técnicas Psicoterápicas I - Terapia Comportamental
Estágio de Ênfase - Inclusão Escolar
08/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Profissional I - Terapia Comportamental
Processos Psicológicos Básicos III (Análise Experimental do Comportamento)
Teoria Comportamental e Cognitivista

Instituto Ampliatta de Bauru, AMPLIATTA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso Terapia Cognitiva-Comp

Atividades

11/2016 - 11/2016
Ensino, Curso de Atualização do WISC-IV, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
WISC-IV: aplicação, interpretação, análise neuropsicológica e síntese dos resultados.
08/2016 - 08/2016
Ensino, Terapia Cognitiva-Comportamental, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Avaliação e Intervenção em Terapia Cognitiva-Comportamental
03/2015 - 12/2015
Ensino, Neuropsicologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Supervisão de estágio em avaliação neuropsicológica
Treinamento de testes neuropsicológicos específicos na avaliação da memória
Treinamento de testes neuropsicológicos específicos na avaliação das funções executivas
WISC-IV: aplicação, correção e interpretação dos resultados
02/2014 - 12/2014
Ensino, Neuropsicologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Funções Executivas
Introdução à Avaliação Neuropsicológica
Neuropsicologia da Memória
Visuoconstrução e Praxias
06/2012 - 12/2013
Ensino, Neuropsicologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica do idoso
Distúrbios da Aprendizagem
Reabilitação Neurospicológica
Funções Executivas
Avaliação neuropsicológica da memória
Supervisão de casos clínicos em avaliação neuropsicológica
07/2013 - 09/2013
Ensino, Avaliação Psicológica: Teoria e prática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Neuropsicológica da criança - WISC-IV
Avaliação Neuropsicológica do idoso

Clínica particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: autonôma, Enquadramento Funcional: Neuropsicóloga e Psicóloga comportamental, Carga horária: 20

Atividades

02/2012 - Atual
Serviços técnicos especializados , Clínica particular, .

Serviço realizado
Avaliação Neuropsicólogica de crianças, adultos e idosos..
02/2009 - Atual
Serviços técnicos especializados , Clínica particular, .

Serviço realizado
Terapia Comportamental.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora à distância, Carga horária: 180

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora à distância, Carga horária: 180

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora à distância, Carga horária: 180

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora à distância, Carga horária: 180

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bosista FAPESP de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estudante do curso de graduação em Psicologia, Carga horária: 24

Atividades

05/2010 - 07/2013
Ensino, Práticas em Educação Especial e Inclusiva na Área, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Professora tutora a distância do curso de aperfeiçoamento "Práticas em Educação Especial e Inclusiva na Área da Deficiência Intelectual", promovido pela Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru em parceria com o Ministério da Educação
08/2008 - 12/2008
Estágios , Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, .

Estágio realizado
Estágio Docência realizado na disciplina Psicologia do Excepcional I, ministrada pela profa Dra Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu. Atividades realizadas: regência de aulas e orientação de seminários (carga horária: 60 horas).
04/2006 - 12/2006
Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio extra curricular em Psicologia do Esporte, supervisionado pela profª Drª Alessandra Andrade Lopes.
03/2006 - 12/2006
Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Processo de Intervenção ao Portador de Deficiência. Estágio curricular realizado sob orientação da Profa. Dra. Olga M.P.R. Rolim..

Instituto de Ensino Capacitação e Pós-Graduação, INDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

04/2017 - 05/2017
Ensino, Neuropsicologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Funcionamento Neuropsicomotor - Funções Executivas, desenvolvimento motor e seus distúrbios I e III

Psicovita, PSICOVITA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 16

Atividades

03/2014 - 03/2014
Ensino, WISC-IV - Aplicação, correção e interpretação, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
WISC-IV - Aplicação, correção e interpretação

Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2

Atividades

02/2012 - 06/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Formação e Desenvolvimento V
Tópicos Especiais em Terapia Comportamental

Centro de Reabilitação SORRI-Bauru, SORRI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Atividades

05/2012 - 10/2013
Serviços técnicos especializados , Centro de Reabilitação SORRI, .

Serviço realizado
Avaliação Neuropsicológica. Psicoterapia individual e em grupo. Orientação familiar..

Projeto Suavidade, -, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 2

Atividades

04/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , Projeto Suavidade, .

Serviço realizado
Psicóloga responsável pelas Oficinas de Memória e terapia em grupo à idosos..

Instituto Lauro de Souza Lima, ILSL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 15

Atividades

04/2007 - 12/2007
Estágios , Instituto Lauro de Souza Lima, .

Estágio realizado
Realizado na Unidade de Internação Geriátrica com a equipe de enfermagem.

Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estágio extra-curricular


Asilo Vila Vicentina, VILA VICENTINA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estagiária



Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Reconhecimento de palavras, nomeação de figuras e de palavras impressas em surdos implantados pré-linguais.
Descrição: Crianças com surdez adquirida antes da linguagem (surdez pré-lingual) podem ter a detecção auditiva estabelecida pela primeira vez a partir da ativação do implante colear (IC), contudo, os repertórios de ouvir e de falar requerem aprendizagem. Uma questão de pesquisa e intervenção diz respeito às condições sob as quais estes repertórios se estabelecem e se expandem a partir do uso do IC. Este estudo teve como objetivo verificar se implantados cocleares pré-linguais aprenderiam relações condicionais entre palavra ditada e figura (AB) e entre figura e palavra impressa (BC) via exclusão; e se a aprendizagem destas relações seria condição para a emergência de relações transitivas (AC) e simétricas (CB), para a nomeação de figuras (BD) e de palavras impressas (CD) e para o responder generalizado diante das mesmas palavras ditadas no ensino (voz feminina de adulto), mas com outra intensidade e freqüência de voz (voz masculina de adulto e de criança)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Pavão Battaglini-Matos - Integrante / Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2008 - 2008
Expansão dos repertórios de ouvir e falar em surdos pré-linguais que receberam o implante coclear
Descrição: Considerando a necessidade de investigação das condições sob as quais o desempenho verbal receptivo e expressivo de implantados cocleares pré-linguais (que perderam a audição antes de aprender a falar) pode ser expandido, o presente trabalho tem como objetivos: (1) verificar se o ensino de imitação de palavras de forma generalizada seguido do ensino de relações condicionais auditivo-visuais será condição para a posterior nomeação de figuras que constituíram o ensino; (2) replicar a aprendizagem de novas relações auditivo-visuais via exclusão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Aplicação de Procedimento de Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos a Portadores de Deficiência Mental Severa ou Profunda (continuação)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Diagnóstico das Relações de Trabalho em uma Equipe de Enfermagem
Descrição: O objetivo geral desse estudo foi analisar as relações de trabalho dos profissionais de enfermagem de uma Unidade de Internação Geriátrica. Os objetivos específicos consistiram em identificar os seguintes aspectos: (1) as implicações da prática destes profissionais nos cuidados prestados aos idosos, (2) os desgastes físicos e emocionais decorrentes do ambiente de trabalho, (3) as relações inter-pessoais entre profissionais e entre profissionais e pacientes, (4) concepções sobre o envelhecimento, (5) as necessidades de treinamentos e de desenvolvimento profissional dos cuidadores. A coleta de dados foi realizada com os funcionários de enfermagem e pacientes da Unidade, que responderam a uma entrevista semi-estruturada. Além da entrevista, os funcionários responderam ao questionário SF-36, que avaliou a qualidade de vida dos profissionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Análise Funcional do Comportamento em uma Escola de Educação Especial: Intervindo com a Professora no Processo Inicial de Uso de Informática em Aula.
Descrição: Este estudo se propôs ao treinamento de uma professora, com o objetivo de capacitá-la a trabalhar para a redução de comportamentos inadequados e instalação de comportamentos adequados em seus alunos durante aulas de informática, através da análise funcional do comportamento. Como objetivo específico, a proposta foi realizar um treinamento informatizado, baseado em Matching-to-Sample e voltado para o ensino de conceitos básicos da Psicologia, especificamente da Análise Experimental do Comportamento Aplicada, visando contribuir para o manejo de comportamentos em sala de aula de informática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
Ensino Informatizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a Portadores de Deficiência (Auditiva em Particular) Utilizando o Paradigma da Equivalência de Estímulos (continuação)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Pavão Battaglini-Matos - Integrante / Celso Socorro Oliveira - Coordenador.Financiador(es): PROEX-UNESP - Bolsa.
2005 - 2005
Ensino Informatizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a Portadores de Deficiência (auditiva em particular) Utilizando o Paradigma da Equivalência de Estímulo (continuação)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Pavão Battaglini-Matos - Integrante / Celso Socorro Oliveira - Coordenador / Gustavo Dobkowski Longo - Integrante.Financiador(es): PROEX-UNESP - Auxílio financeiro / Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro.
2005 - 2005
Aplicação de Procedimentos de Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos a Portadores de Deficiência Mental Severa ou Profunda (continuação).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Pavão Battaglini-Matos - Integrante / Celso Socorro Oliveira - Coordenador / Sílvia Aparecida Fornazari - Integrante.Financiador(es): PROEX-UNESP - Bolsa / Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro / Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Bauru - Cooperação.
2004 - 2004
Ensino Informatizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a Portadores de Deficiência (Auditiva em Particular), Utilizando o Paradigma da Equvalência de Estímulos.
Descrição: Este estudo teve como objetivo ensinar um pequeno repertório de vocabulário da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a portadores de deficiência mental e auditiva, empregando o modelo de equivalência de estímulos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Pavão Battaglini-Matos - Integrante / Celso Socorro Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro / Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Bauru - Cooperação.
2004 - 2004
Aplicação de Procedimentos de Reforço Diferencial de Comportamentos Alternativos a Portadores de Deficiência Mental Severa ou Profunda
Descrição: O projeto referiu-se à aplicação do procedimento de reforçamento diferencial de comportamentos alternativos em pessoas com deficiência mental severa, através do treinamento das professoras por meio de um software desenvolvido especificamente para a pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marina Pavão Battaglini-Matos - Integrante / Celso Socorro Oliveira - Coordenador / Sílvia Aparecida Fornazari - Integrante.Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Auxílio financeiro / PROEX-UNESP - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BATTAGLINI, M.P.2013 BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; BEVILACQUA, M. C. . Aprendizagem via exclusão e formação de classes de equivalência em crianças com deficiência auditiva e implante coclear. Acta Comportamentalia, v. 21, p. 20-35, 2013.

2.
ALMEIDA-VERDU, A.C. M.2012 ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; MATOS, F. O. ; BATTAGLINI, M.P. ; BEVILACQUA, M. C. ; SOUZA, D. G. . Desempenho de seleção e nomeação de figuras em crianças com deficiência auditiva com implante coclear. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 20, p. 189-202, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, T. P. ; GOLFETO, R. M. ; SOUZA, D. G. ; BATTAGLINI, M.P. ; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; BEVILACQUA, M. C. . Controle de estímulos e comportamento verbal em deficientes auditivos: estudo das relações entre o ouvir e o falar. Sobre Comportamento e Cognição. : , 2010, v. , p. -.

2.
ALMEIDA, C. G. M. ; BATTAGLINI, M.P. ; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. . Comportamento verbalmente controlado: algumas questões de investigação do controle por estímulos textuais e pela palavra ditada. In: Tânia Gracy Martins do Valle. (Org.). Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliação e interveções. -ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. , p. 09-32.

3.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Análise Funcional do Comportamento em uma Escola de Educação Especial: Intervindo com a Professora no Processo Inicial de Uso de Informática em Aula. In: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Rosa Maria Manzoni. (Org.). Políticas públicas, práticas pedagógicas e ensino-aprendizagem: diferentes olhares sobre o processo educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008, v. , p. 580-594.

4.
BATTAGLINI, M.P.; CARDOSO, C. L. ; LUNARDELLI, M. C. F. ; FONSECA, M. S. ; PRADO, R. B. R. . Diagnóstico das Relações de Trabalho em uma Equipe de Enfermagem de uma Unidade de Internação Geriátrica. In: Luiz Carlos Câneo; Edward Goulart Júnior; Maria Cristina Frollini Lunardelli. (Org.). Práticas de gestão de pessoas nas organizações: contribuições da psicologia organizacional e do trabalho. Bauru: Joarte Editora e Gráfica, 2008, v. , p. 104-119.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSSI, L. R. ; RODRIGUES, O. M. P. R. ; BATTAGLINI, M.P. . O que o professor sabe sobre TDAH?. In: I Simpósio da Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, 2007, Bauru. Anais do I Simpósio da Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, 2007.

2.
BATTAGLINI, M.P.; LOPES, A. A. ; CESTARI, K. ; VELOSA, M. V. M. . Comportamento de bons e maus competidores na natação: análise do relato de atletas, pais e técnicos.. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp - CIC, 2006, Botucatu. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp - CIC, 2006.

3.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Ensino informatizado da Língua Brasiliera de Sinais (LIBRAS) a portadores de deficiência (auditiva em particular) utilizando o paradigma da equivalência de estímulos.. In: VII Encontro para Divulgação de Projetos de Extensão Universitária e I Mostra de Pesquisa do Centro de Psicologia Aplicada., 2005, Bauru. Caderno de resumos do VII Encontro para Divulgação de Projetos de Extensão Universitária e I Mostra de Pesquisa do Centro de Psicologia Aplicada.. p. 86-86.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M. S. ; BATTAGLINI-MATOS, M.P. ; HAGEMANN, P. M. S. ; MARCO, A. ; VERARDI, C. E. L. . O exercício físico como intervenção não farmacológica para o tratamento prevenção de déficits cognitivos e transtornos psicológicos. In: X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017, Santiago de Compostela. Libro de Actas del X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017.

2.
VERARDI, C. E. L. ; FONSECA, M. S. ; BATTAGLINI-MATOS, M.P. ; MARCO, A. . Estado de humor e burnout em atletas de ginástica artística. In: X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017, Santiago de Compostela. Libro de Actas del X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017.

3.
ARTHUSO, F. Z. ; FONSECA, M. S. ; BATTAGLINI-MATOS, M.P. ; MARCO, A. ; VERARDI, C. E. L. . Exercícios físicos e perfil de humor de mulheres sobreviventes ao câncer de mama. In: X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017, Santiago de Compostela. Libro de Actas del X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017.

4.
BATISTA, J. C. F. ; BATTAGLINI-MATOS, M.P. . A linguagem corporal como promotora da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. In: X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017, Santiago de Compostela. Libro de Actas del X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017.

5.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; FONSECA, M. S. . Análise neuropsicológica do desempenho no WISC-IV de uma criança com manifestações clínicas de síndrome parkinsoniana. In: X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017. Libro de Actas del X Congresso Internacional y XV Nacional de Psicología Clínica, 2017.

6.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; BEVILACQUA, M. C. . Reconhecimento de palavras, nomeação de figuras e de palavras impressas em surdos implantados pré-linguais. In: I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, 2010, São Paulo. Anais do I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, 2010.

7.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. . Receptive vocabulary increase on hearing impaired chlidren with cochlear implant. In: XXX International Congress of Audiology and XXV Encontro Internacional de Audiologia, 2010, São Paulo. XXX International Congress of Audiology and XXV Encontro Internacional de Audiologia, 2010.

8.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. . Nomeação de figuras e leitura de palavras após o ensino de relações condicionais auditivo-visuais e visual-visuais em surdos implantados pré-linguais.. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

9.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. . Aprendizagem de relações condicionais auditivo-visuais e visual-visuais por exclusão em crianças com surdez pré-lingual usuárias de implante coclear.. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

10.
SILVA, A. L. C. E. ; BATTAGLINI, M.P. ; HUBNER, M. M. C. . Análise dos comportamentos de uma criança com hipótese diagnóstica de Transtorno Dissociativo sob a perspectiva da Terapia Comportamental. In: VI Mini-Congresso do Curso de Especialização Terapia Comportamental e Cognitiva: teoria e aplicação, 2010, São Paulo. Caderno de Resumos do Curso de Terapia Comportamental e Cognitiva: teoria e aplicação, 2010. p. 13-13.

11.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; BEVILACQUA, M. C. . Controle de estímulos e comportamento verbal em deficientes auditivos: estudo das relações entre o ouvir e o falar. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. XVIII Encontro da ABPMC, 2009.

12.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; ANASTACIO-PESSAN, F. L. . Ensino de relações condicionais auditivo-visuais e visual-visuais sobre a nomeação de figuras e palavras em crianças usuárias de implante coclear. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiânia. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009. p. 0014-0014.

13.
ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; SOUZA, F. C. ; BATTAGLINI, M.P. ; SANTOS, S. L. R. . Interrelações entre ouvir e falar em surdos implantados. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais da XXXVIII Reunião Anual de Psicologia, 2008.

14.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Análise Funcional do Comportamento em uma Escola de Educação Especial: Intervindo com a Professora no Processo Inicial de Uso de Informática em Aula.. In: I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a Infância., 2007, Bauru. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a Infância., 2007.

15.
ROSSI, L. R. ; RODRIGUES, O. M. P. R. ; BATTAGLINI, M.P. . Definições de TDAH por Professores do Ensino Fundamental. In: I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a Infância, 2007, Bauru. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a Infância, 2007.

16.
ROSSI, L. R. ; RODRIGUES, O. M. P. R. ; BATTAGLINI, M.P. . TDAH:Comparando Avaliações de Pais e Professores. In: I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a Infância, 2007, Bauru. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a Infância, 2007.

17.
BATTAGLINI, M.P.; YAMADA, J. K. ; SILVA, F. A. . Um Breve Estudo Sobre os Portadores de Necessidades Especiais e sua Inserção no Mercado de Trabalho.. In: 14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2006, São Paulo. Anais do 14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2006.

18.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Análise Funcional do Comportamento como Instrumento para Treinamento de uma Professora em Controle de Comportamentos Inadequados Durante Aulas de Informática.. In: 14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2006, São Paulo. Anais do 14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2006.

19.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Aplicação do APRENDIZ, software para ensino de vocabulário LIBRAS a deficientes severos ou profundos (surdez em particular), para validar a aprendizagem. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia-ULAPSI, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino-Americano da Psicologia-ULAPSI, 2005.

20.
BATTAGLINI, M.P.; LONGO, G. D. ; OLIVEIRA, C. S. . Ensino Informatizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a Portadores de Deficiência Severa e Auditiva.. In: 13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2005, São Paulo. Anais do 13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2005.

21.
LONGO, G. D. ; BATTAGLINI, M.P. ; OLIVEIRA, C. S. . Ensino Informatizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a Portadores de Deficiência Auditiva Utilizando a Equivalência de Estímulos.. In: 13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2005, São Carlos. Anais do 13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2005.

22.
OLIVEIRA, C. S. ; BATTAGLINI, M.P. . Aplicação do APRENDIZ, software para ensino do vocabulário LIBRAS a deficientes severos ou profundos (surdez em particular) para validar a aprendizagem.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais da XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

23.
OLIVEIRA, C. S. ; BATTAGLINI, M.P. . Aplicação do APRENDIZ, software para o ensino de vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, a deficientes severos ou profundos: confirmação de aprendizado de um repertório de sala de aula através do paradigma de equivalência.. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador-BA. Anais do IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005.

24.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Aplicação do APRENDIZ, software para ensino vocabuláro LIBRAS a deficientes severos e profundos (surdez em particular) para validar a aprendizagem em uma turma de alunos especiais da APAE.. In: 12 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2004, São Paulo. Anais do 12 Simpósio Internacional de Iniciação Científia da USP, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.. Psicologia do Esporte: áreas de atuação e pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; FONSECA, M. S. . Análise neuropsicológica do desempenho no WISC-IV de uma criança com manifestações clínicas de síndrome parkinsoniana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FONSECA, M. S. ; BATTAGLINI-MATOS, M.P. ; HAGEMANN, P. M. S. ; MARCO, A. ; VERARDI, C. E. L. . O exercício físico como intervenção não farmacológica para o tratamento e prevenção de déficits cognitivos e transtornos psicológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VERARDI, C. E. L. ; FONSECA, M. S. ; BATTAGLINI-MATOS, M.P. ; MARCO, A. . Estado de humor e burnout em atletas de ginástica artística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ARTHUSO, F. Z. ; FONSECA, M. S. ; BATTAGLINI-MATOS, M.P. ; MARCO, A. ; VERARDI, C. E. L. . Exercícios físicos e perfil de humor de mulheres sobreviventes ao câncer de mama. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BATISTA, J. C. F. ; BATTAGLINI-MATOS, M.P. . A linguagem corporal como promotora da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; BEVILACQUA, M. C. . Reconhecimento de palavras, nomeação de figuras e de palavras impressas em surdos implantados pré-linguais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. . Receptive vocabulary increase on hearing impaired children with cochlear implant. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. . Nomeação de figuras e leitura de palavras após o ensino de relações condicionais auditivo-visuais e visual-visuais em surdos implantados pré-linguais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. . Aprendizagem de relações condicionais auditivo-visuais e visual-visuais por exclusão em crianças com surdez pré-lingual usuárias de implante coclear. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; BEVILACQUA, M. C. . Controle de estímulos e comportamento verbal em deficientes auditivos: estudo das relações entre o ouvir e o falar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; ANASTACIO-PESSAN, F. L. . Ensino de relações condicionais auditivo-visuais e visual-visuais sobre a nomeação de figuras e palavras em crianças usuárias de implante coclear. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; BEVILACQUA, M. C. . Reconhecimento de palavras, nomeação de figuras e de palavras impressas em surdos implantados pré-linguais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
BATTAGLINI, M.P.; PRADO, R. B. R. ; LUNARDELLI, M. C. F. ; FONSECA, M. S. . Percepção de cuidadores sobre os desgastes decorrentes do trabalho com idosos em instituição hospitalar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ALMEIDA-VERDU, A.C. M. ; SOUZA, F. C. ; BATTAGLINI, M.P. ; SANTOS, S. L. R. . Interrelações entre ouvir e falar em surdos implantados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Análise Funcional do Comportamento em uma Escola de Educação Especial: Intervindo com a Professora no Processo Inicial de Uso de Informática em Aula.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BATTAGLINI, M.P.. Relato de experiência em Diagnóstico Organizacional para alunos do 4ª ano de Psicologia da UNESP/Bauru. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ROSSI, L. R. ; RODRIGUES, O. M. P. R. ; BATTAGLINI, M.P. . O que o professor sabe sobre TDAH?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
ROSSI, L. R. ; RODRIGUES, O. M. P. R. ; BATTAGLINI, M.P. . Definições de TDAH por Professores do Ensino Fundamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ROSSI, L. R. ; RODRIGUES, O. M. P. R. ; BATTAGLINI, M.P. . TDAH:Comparando Avaliações de Pais e Professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Análise Funcional Do Comportamento Como Instrumento Para Treinamento De Uma Professora Em Controle De Comportamentos Inadequados Durante Aulas De Informática.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
BATTAGLINI, M.P.; LOPES, A. A. ; CESTARI, K. ; VELOSA, M. V. M. . Comportamento de bons e maus competidores na natação: análise do relato de atletas, pais e técnicos.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
BATTAGLINI, M.P.; YAMADA, J. K. ; SILVA, F. A. . Um Breve Estudo Sobre Os Portadores De Necessidades Especiais E Sua Inserção No Mercado De Trabalho.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Aplicação do APRENDIZ, software para ensino de vocabulário LIBRAS a deficientes severos ou profundos (surdez em particular), para validar a aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
BATTAGLINI, M.P.; LONGO, G. D. ; OLIVEIRA, C. S. . Ensino Informatizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a Portadores de Deficiência Auditiva Utilizando a Equivalência de Estímulos.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
OLIVEIRA, C. S. ; BATTAGLINI, M.P. . Aplicação do APRENDIZ, software para o ensino de vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, a deficientes severos ou profundos: confirmação de aprendizado de um repertório de sala de aula através do paradigma de equivalência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
LONGO, G. D. ; BATTAGLINI, M.P. ; OLIVEIRA, C. S. . Informatizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a Portadores de Deficiência Auditiva Utilizando a Equivalência de Estímulos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
OLIVEIRA, C. S. ; BATTAGLINI, M.P. . Aplicação do APRENDIZ, software para ensino do vocabulário LIBRAS a deficientes severos ou profundos (surdez em particular) para validar a aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
BATTAGLINI, M.P.; OLIVEIRA, C. S. . Aplicação do APRENDIZ, software para ensino vocabuláro LIBRAS a deficientes severos e profundos (surdez em particular) para validar a aprendizagem em uma turma de alunos especiais da APAE.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
BATTAGLINI, M.P.. Terapia Comportamental nos casos de TOC 2012 (texto em site).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.. Parecerista da Comissão Científica do V Simpósio de Educação e Psicologia. 2017.

2.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.. Parecerista na XXIII Semana de Biologia promovida pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho'. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BATTAGLINI, M.P.. Depressão Infantil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BATTAGLINI, M.P.. Acredite: É possível perder o medo de falar em público!. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MIGUEL, C.L.B ; SHIBATA, C.C.R. ; NEME, C.M.B. ; LIMA, M.F.C.F. ; BATTAGLINI-MATOS, M.P. . Avaliação Psicológica e Neuropsicológica: estudo de caso de um paciente com interdição judicial. 2016. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BATTAGLINI, M.P.; ALMEIDA-VERDU, A.C. M. . Reconhecimento de palavras, nomeação de figuras e de palavras impressas em surdos implantados pré-linguais. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; ROCHA, A. K. L.. Participação em banca de Ana Carolina Rizzo.Contribuições da terapia cognitivo-comportamental no processo de luto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

2.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; PASTANA, M.. Participação em banca de Aline da Silva.Anorexia Nervosa sob a ótica da abordagem cognitiva-comportamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

3.
ROCHA, A. K. L.; BATTAGLINI-MATOS, M.P.. Participação em banca de Maiara Cristina dos Santos Angélico.Sexualidade e Educação Sexual: desafios para pessoas com síndrome de down. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

4.
SPOSITO, S.E.; BATTAGLINI-MATOS, M.P.. Participação em banca de Gisele Cristina Teodoro.Estresse ocupacional e seus impactos na saúde mental do trabalhador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

5.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; SANTOS, C. C. P.. Participação em banca de Márcio Rodrigo Manoel Alves.A Hipnoterapia Cognitiva no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

6.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; PASTANA, M.. Participação em banca de Eliane das Neves Correia de Melo Silva.Mudanças nas relações familiares e padrões de interação da família contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

7.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; SANTOS, C. C. P.. Participação em banca de Cláudia Teles.Possíveis contribuições da Terapia Cognitiva-Comportamental no processo de emagrecimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

8.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; SANTOS, C. C. P.. Participação em banca de Caroline Aparecida Gabriel.Método FRIENDS para o treinamento de habilidades socioemocionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

9.
OLIVEIRA, C. S.; ZANATA, E. M.; BATTAGLINI, M.P.. Participação em banca de Miquele Romano Paez.Ensino de operações matemáticas com jogo da árvore: estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; PASTANA, M.. Participação em banca de Roberta Tamara Batista.A sexualidade na adolescência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

11.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.; PASTANA, M.. Participação em banca de Lia Mackenzie Massa.Redução de danos: contribuições da Psicologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

12.
BATTAGLINI, M.P.; PINTO, T. R.. Participação em banca de Angela Maria do Carmo Palhares.Práticas parentais e problemas de comportamento em adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

13.
PASTANA, M.; BATTAGLINI, M.P.. Participação em banca de Juliana Maria Sarzi.Sexualidade e Deficiências: concepções de uma equipe multiprofissional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.. Banca examinadora do Processo Seletivo 001/2017 para candidatos à docência das disciplinas Técnicas de Avaliação Psicológica I e Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2018. INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

2.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.. Banca examinadora do Processo Seletivo 004/2015 para candidatos à docência das disciplinas de Psicoterapia Breve, Processos Grupais, Estágio Básico IV, Psicologia e Educação, Psicologia Institucional, Técnicas de Observação e Descrição. 2016. INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.

3.
MESQUITA, A. M.; BATTAGLINI-MATOS, M.P.; PIERO, A.. Comissão julgadora para contratação de professor no curso de Psicologia. 2015. INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência "Escrita acadêmica e sofrimento psicológico: teoria e intervenção.. 2017. (Simpósio).

2.
X Congresso Internacional e XV Nacional de Psicologia Clínica. A linguagem corporal como promotora da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2017. (Congresso).

3.
1º CONEFAM - Congresso Nacional de Educação Familiar. 2015. (Congresso).

4.
V Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 2015. (Simpósio).

5.
XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental - ABPMC. 2015. (Encontro).

6.
11ª Jornada Cultural "Um novo olhar para a educação do século XXI". 2014. (Encontro).

7.
IV Congresso Internacional de Dislexia e IV Encontro Multidisciplinar dos Transtornos da Aprendizagem e Transtornos da Atenção t A. 2013. (Congresso).

8.
Encontro Municipal de Disseminação de Práticas de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes com Deficiência. 2012. (Encontro).

9.
I Simpósio do Instituto Nacional sobre Comportamento, Cognição e Ensino.Reconhecimento de palavras,nomeação de figuras e de palavras impressas em surdos implantados pré-linguais. 2010. (Simpósio).

10.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Aprendizagem de relações condicionais auditivo-visual e visual-visuais por exclusão em crianças com surdez pré-lingual usuárias de implante coclear. 2010. (Congresso).

11.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Nomeação de figuras e leitura de palavras após o ensino de relações condicionais auditivo-visuais e visual-visuais em surdos implantados pré-linguais. 2010. (Congresso).

12.
II Simpósio da Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.Reconhecimento de palavras, nomeação de figuras e de palavras impressas em surdos implantados pré-linguais. 2009. (Simpósio).

13.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Controle de Estímulos e comportamento verbal em deficientes auditivos: estudo das relações entre o ouvir e o falar. 2009. (Congresso).

14.
XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ensino de relações condicionais auditivo-visuais e visual-visuais sobre a nomeação de figuras e palavras em crianças usuárias de implante coclear. 2009. (Congresso).

15.
I Simpósio de Serviço Social e Psicologia do Hospital Estadual Bauru.Percepção de cuidadores sobre os desgastes decorrentes do trabalho com idosos em instituição hospitalar. 2008. (Simpósio).

16.
I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a Infância. Análise Funcional do Comportamento em uma Escola de Educação Especial: Intervindo com a Professora no Processo Inicial de Uso de Informática em Aula.. 2007. (Congresso).

17.
I Simpósio da Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 2007. (Simpósio).

18.
XIV Semana da Psicologia da Unesp Bauru. 2007. (Congresso).

19.
14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Análise Funcional do Comportamento como Instrumento para Treinamento de uma Professora em Controle de Comportamentos Inadequados Durante Aulas de Informática. 2006. (Simpósio).

20.
14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Um Breve Estudo Sobre Os Portadores De Necessidades Especiais E Sua Inserção No Mercado De Trabalho.. 2006. (Simpósio).

21.
I Congresso de Psicologia e XIII Semana da Psicologia da Unesp - Bauru. 2006. (Congresso).

22.
13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Ensino Informatizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a Portadores de Deficiência Severa e Auditiva.. 2005. (Simpósio).

23.
I Congresso Latino-Americano da Psicologia-ULAPSI. Aplicação do APRENDIZ, software para ensino de vocabulário LIBRAS a deficientes severos ou profundos (surdez em particular), para validar a aprendizagem.. 2005. (Congresso).

24.
12 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Aplicação do APRENDIZ, software para ensino vocabuláro LIBRAS a deficientes severos e profundos (surdez em particular) para validar a aprendizagem em uma turma de alunos especiais da APAE.. 2004. (Simpósio).

25.
I Workshop de Engenharia de Software - I WES. 2004. (Oficina).

26.
XII Semana da Psicologia. 2004. (Congresso).

27.
XXXIV Reunião Anual de Psicologia. 2004. (Congresso).

28.
V Jornada de Psicossomática e Psicologia Hospitalar e I Encontro de Psicologia da Saúde. 2003. (Congresso).

29.
XI Semana da Psicologia. 2003. (Congresso).

30.
VI Encontro de Psicologia Social Comunitária. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATTAGLINI-MATOS, M.P.. Comissão Organizadora do IV Simpósio de Educação e Psicologia. 2016. (Congresso).

2.
BATTAGLINI, M.P.. II Simpósio da Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline da Silva. Anorexia Nervosa sob a ótica da Análise do Comportamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Marina Pavão Battaglini-Matos.

2.
Ana Carolina Rizzo. Contribuições da terapia cognitivo-comportamental no processo de luto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Marina Pavão Battaglini-Matos.

3.
Caroline Aparecida Gabriel. Método FRIENDS para o treinamento de habilidades socioemocionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Marina Pavão Battaglini-Matos.

4.
Cláudia Teles. Possíveis contribuições da Terapia Cognitiva-Comportamental no processo de emagrecimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Marina Pavão Battaglini-Matos.

5.
Márcio Rodrigo Manoel Alves. A Hipnoterapia Cognitiva no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Marina Pavão Battaglini-Matos.

6.
Eliane das Neves Correio de Melo Silva. Mudanças nas relações familiares e padrões de interação da família contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Marina Pavão Battaglini-Matos.

7.
Roberta Tamara Batista. A sexualidade na adolescência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Marina Pavão Battaglini-Matos.

8.
Lia Mackenzie Massa. Redução de danos: contribuições da Psicologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Marina Pavão Battaglini-Matos.

9.
Angela Maria do Carmo Palhares. Práticas parentais e problemas de comportamento em adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SAO MANUEL. Orientador: Marina Pavão Battaglini-Matos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 15:35:03