Katia Cunha Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9950771421595688
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1980), Especialista em Marketing, pela Universidade Salvador(1999) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Já atuou em empresas de grande porte de diversos setores empresariais. Foi associada da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia - COOLIBA. Atualmente é professora EBTT do IFBAIANO. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Marketing, Vendas, e Organização da Informação. Membro do núcleo de pesquisa do CRA BA. - Gestão Universitária. Experiência em desenvolvimento e gerenciamento de projetos com resultados significativos nas áreas de Planejamento, Gestão, Comercial, Marketing, CRM, Organização & Métodos, Materiais, Sistemas, Recursos Humanos, Varejo, Controladoria, Produtos e Serviços e Educação. Atuou como Consultora e Instrutora do SEBRAE Bahia.Colaboradora das 2 edições do Estudo de Tendências de Mercado - Série Oportunidades de Negócios, 2011 e 2013 publicados pelo SEBRAE Bahia, através da GRASB. Elaboração de material didático: Curso online ENADE Marketing, Disciplina Estudos de Caso em Marketing e Módulo de Marketing do Programa de Formação de Gestores da Devrye Desenvolvimento de 2 disciplinas e professora presencial para curso EAD do IFBAIANO - Técnica em Vendas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katia Cunha Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, Katia Cunha

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IF Baiano - Campus Serrinha.
Estrada Vicinal de Aparecida s/no.
Aparecida
48700000 - Serrinha, BA - Brasil
Telefone: (71) 31860024
URL da Homepage: www.ifbaiano.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Ciência da Informação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O Currículo Lattes e a Política Científica no Brasil: Objetividade e subjetividades,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Nanci Elizabeth Oddone.
Palavras-chave: Organização do conhecimento; Currículo Lattes; Política Científica; Necessidades de Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T.
1998 - 1999
Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Marketing. (Carga Horária: 494h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: Planejamento de Marketing Prático.
Orientador: Antônio Roque Costa.
1975 - 1980
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Título: Organização&Metodos Aplicado à Informática.
Orientador: João Eurico Matta.




Formação Complementar


2017 - 2017
Seminário Interinstitucional PROEJA. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
2017 - 2017
Educação em Valores Humanos - Básico. (Carga horária: 48h).
Instituto Sri Sathya Sai de Educação do Brasil, ISSEB, Brasil.
2017 - 2017
I Fórum de Gestão Pública. (Carga horária: 8h).
Conselho Regional de Administração, CRA-BA, Brasil.
2016 - 2016
MEDE - Comércio e Serviços. (Carga horária: 16h).
Sebrae, SEBRAE_BA, Brasil.
2015 - 2015
Diagnóstico de Loja SEBRAE. (Carga horária: 32h).
Sebrae, SEBRAE_BA, Brasil.
2015 - 2015
Planejamento Estratégico na Medida. (Carga horária: 32h).
Sebrae, SEBRAE_BA, Brasil.
2015 - 2015
Marketing na Medida. (Carga horária: 24h).
Sebrae, SEBRAE_BA, Brasil.
2014 - 2014
Excelência em Gestão -MPE. (Carga horária: 16h).
Sebrae, SEBRAE_BA, Brasil.
2014 - 2014
Transforme sua Ideia em Negócio. (Carga horária: 12h).
Sebrae, SEBRAE_BA, Brasil.
2014 - 2014
Gestão Visual de Loja. (Carga horária: 16h).
Sebrae, SEBRAE_BA, Brasil.
2013 - 2013
Implementação de Central de Negócios. (Carga horária: 24h).
Universidade Corporativa SEBRAE, UCSEBRAE, Brasil.
2009 - 2009
Formação na Metodologia Foco no Mercado. (Carga horária: 24h).
Universidade Corporativa SEBRAE, UCSEBRAE, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Capacitação Docente Continuada. (Carga horária: 31h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
2007 - 2007
Atendimento a Cliente. (Carga horária: 8h).
Sebrae, SEBRAE_BA, Brasil.
2006 - 2006
Leitura Dinâmica, Memorização e Aprendizagem. (Carga horária: 6h).
Mega Training Desenvolvimento Humano Ltda, MEGA TRAINING, Brasil.
2002 - 2002
Visão Estratégica de Business Intelligence. (Carga horária: 8h).
Comunication Services On It, ITCOM, Brasil.
1999 - 2001
Basic English Course. (Carga horária: 420h).
Uec English Course, UEC, Brasil.
2000 - 2000
Marketing Social. (Carga horária: 16h).
Bureau Brasil, BUREAU BRASIL, Brasil.
1999 - 1999
Seqüencial Anual Apg. (Carga horária: 24h).
Amana Desenvolvimento Educação, AMANA KEY, Brasil.
1995 - 1995
Budget Business Game. (Carga horária: 16h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1995 - 1995
Apg Mba Executivo Internacional. (Carga horária: 80h).
Amana Desenvolvimento Educação, AMANA KEY, Brasil.
1994 - 1994
Word 2 0 Básico For Windows. (Carga horária: 20h).
Soft Point Informática Ltda, SOFT POINT, Brasil.
1993 - 1993
Controladoria Aplicada nas Int Financeiras. (Carga horária: 16h).
Plantercost Treinamento e Desenvolvimento Profissional, PLANTERCOST, Brasil.
1992 - 1992
Análise Essencial. (Carga horária: 40h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa Em Informática, IBPI*, Brasil.
1992 - 1992
Habilidade Em Consultoria Para Analistas de Sistem. (Carga horária: 32h).
Maxis Consultoria, MAXIS CONSULTORI, Brasil.
1991 - 1991
Modelagem de Dados. (Carga horária: 20h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa em Informática, IBPI, Brasil.
1989 - 1989
Análise e Desing de Formulários. (Carga horária: 16h).
Pedroso Associados, PEDROSO & ASSOCI, Brasil.
1989 - 1989
IPD / MS DOS. (Carga horária: 16h).
Spj Informática, SPJ INFORMÁTICA, Brasil.
1989 - 1989
Word 4 0. (Carga horária: 20h).
Consultoria e Sistemas Ltda, CONSISTE, Brasil.
1989 - 1989
Introução à Processamento de Dados e MS DOS. (Carga horária: 16h).
Spj Informática, SPJ INFORMÁTICA, Brasil.
1988 - 1988
Análise e Projetos de Sistemas. (Carga horária: 40h).
Banco Econômico S A, BANCO ECONÔMICO, Brasil.
1987 - 1987
Matemática Financeira Básica. (Carga horária: 64h).
Banco Econômico S A, BANCO ECONÔMICO, Brasil.
1987 - 1987
Natural Básico. (Carga horária: 24h).
Informática e Sistemas Ltda, CTIS, Brasil.
1987 - 1987
O&M Atual. (Carga horária: 20h).
Informática e Sistemas Ltda, CTIS, Brasil.
1986 - 1986
Sistema Monitor Conversacional. (Carga horária: 24h).
Banco Econômico S A, BANCO ECONÔMICO, Brasil.
1986 - 1986
Document Composition Facility. (Carga horária: 40h).
Banco Econômico S A, BANCO ECONÔMICO, Brasil.
1983 - 1983
Introdução á Linguagem Basic. (Carga horária: 16h).
Sociedade dos Usuários de Computadores e Equipamentos Subsidiários, SUCESU - BAHIA, Brasil.
1982 - 1982
Manuais Administrativos. (Carga horária: 20h).
Estudo e Assessoria Empresarial S C Ltda, SYS INFORMATION, Brasil.
1982 - 1982
Elaboração de Relatórios na Empresa Moderna. (Carga horária: 20h).
Assessoria e Treinamento Industrial Ltda, ASTREIN, Brasil.
1980 - 1980
Introdução à Ciência do Computador. (Carga horária: 40h).
Empresa de Processamento de Dados do Estado da Bahia, PRODEB, Brasil.
1978 - 1978
Extensão universitária em Organização e Análise de Sistemas Administrartivos. (Carga horária: 40h).
Boucinhas Campos Consultores Ltda, BCCL, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comercialização Agropecuária
Cooperativismo, Associativismo e Empreendedorismo
Gestão da Agroindústria
Gestão Rural
Gestão Rural e Elaboração de Projetos Agropecuários
Associativismo e Cooeperativismo
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Baiano - Campus Serrinha, .

Cargo ou função
Membro do NDE do curso Superior de Tecnologias em Gestão de Cooperativas.
01/2017 - Atual
Extensão universitária , IF Baiano - Campus Serrinha, .

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento e instrutoria dos cursos de Gestão Estratégica de Negócios, MARKETING PESSOAL E POSTURA PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO e MODELE SUA IDEIA DE NEGÓCIO.
01/2017 - 02/2017
Serviços técnicos especializados , PRODIN, .

Serviço realizado
Elaboração de apresentação do SEI para diversos setores da organização..

Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24
Outras informações
Professora das graduações de Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação e Marketing, Enfermagem, Sistemas de Informação, Hotelaria, Gestão Ambiental, na pós graduação de Gestão da Educação e no MBA em Marketing. Desde 2005, desenvolvo atividades como Orientadora de Empresas Juniores dos cursos de: Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Turismo. Na Semana Universitária de 2007 ministrei oficinas de extensão, como Atendimento a Cliente e Liderança. Atuei como coordenadora de matriz no curso de Administração EaD, de Julho de 2006 a Janeiro de 2007.

Atividades

02/2005 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Ciências Aplicadas, .

Atividade de extensão realizada
Orientação de empresas juniores dos cursos de Administração, Turismo, Economia e Ciêncais Contábeis.
10/2003 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Processos Organizacionais
Administração de Operações e Serviços
Gestão de Atacado e Varejo I
Gestão de Atacado e Varejo II
Gestão em Serviços
Marketing de Atacado e Varejo II
Marketing de Serviços
01/2011 - 07/2014
Ensino, Emfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento em Enfermagem
Planificação e Gerenciamento em Enfermaagem
07/2010 - 07/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão das Organizações
Gestão Estratégica e de Pessoas
06/2008 - 12/2009
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Produtos
08/2007 - 12/2007
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de serviços II
09/2007 - 09/2007
Extensão universitária , Departamento de Ciências Aplicadas, .

Atividade de extensão realizada
Ofinicas de Atendimento a Cliente e Liderança.
9/2006 - 1/2007
Serviços técnicos especializados , Nuppead, Coordenação do Curso de Administração Ead.

Serviço realizado
Coordenadora de Matriz do curso de Administração EaD.
2/2006 - 12/2006
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Geral
2/2005 - 12/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração
Empreendedorismo
1/2004 - 12/2006
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Adminstração
1/2004 - 12/2005
Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração
Empreendedorismo
10/2004 - 1/2005
Ensino, Mba Em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Gestão
6/2004 - 1/2005
Ensino, Gestão de Instituições Educacionais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Modelo de Gestão I
Modelo de Gestão II
2/2004 - 12/2004
Ensino, Hotelaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de Serviços
5/2003 - 12/2004
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
Teoria Geral da Administração

Banco Econômico S A, BANCO ECONÔMICO, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Área, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela implantação e gerenciamento dos projetos: Clientes Potenciais e Reconquista de Clientes para a área corporativa, Modelo de Gestão das áreas operacionais, da matriz e administrativas, Planejamento Orçamentário, Avaliação de Desempenho das Diretorias Administrativas, Lógica dos Sistemas de Operacionalização, Transferência Interna de Preços (TIP), Reavaliação da Arquitetura de Sistemas e adoção de layouts panorâmicos para a implantação projeto Banco Novo; Capacitação e treinamento dos 400 funcionários integrantes das estruturas e divulgação do projeto para todo o corpo funcional de matriz do Banco, envolvendo 3.000 funcionários . Implantação das estruturas das diretorias de Controladoria, Crédito Rural e Gerência de Gestão.

Atividades

9/1985 - 10/1996
Direção e administração, Diretoria de Marketing, Gerência de Mercado.

Cargo ou função
Gerente de Área.

Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, COOLIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associada, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvo atividades de consultoria através da COOLIBA ? Cooperativa dos profissionais Liberais da Bahia, prestando serviços ao SEBRAE, nos segmentos de Cultura e Música Independente, no projeto Comércio Brasil. Este projeto foi criado em 2005 pelo SEBRAE e é um instrumento que facilita o acesso e o relacionamento sustentável entre a micro e pequena empresa e novos canais de comercialização e oportunidades de negócios adequados aos interesses dos clientes do SEBRAE. O Comércio Brasil tem por objetivo: a)Identificar novas oportunidades de mercado para os produtos culturais; b)Disponibilizar novo mecanismo para abertura e expansão de mercado para o negócio produto cultural; c)Estabelecer alianças e parcerias de negócios; d)Contribuir para a manutenção e/ou incremento do faturamento, participação no mercado e emprego das micro e pequenas em-presas do segmento cultural e, e)Incrementar o intercâmbio comercial do produto cultural entre os estados participantes do projeto. Atuo como palestrante e instrutora de diversas metodologias. Desenvolvo metodologias, tao como Foco no mercado. Elaboro publicações de edições vinculadas a tendências de mercado.

Atividades

03/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, SEBRAE - BA, .

Cargo ou função
Consultora e Instrutora.

Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Marketing de Relacionamento, Treinamento e desenvolvimento por Competência e Temas Tecnológicos em Desenvolvimento de Competências, Temas tecnológico em Estratégia de comunicação, Temas Tecnológico em Gestão de Vendas, Temas Tecnológico em Estratégia de Vendas, Comunicação Empresarial, Marketing e Design, Comportamento Organizacional, Gestão de Marketing e Serviços, Gestão de Vendas e Representação Comercial, Mudança e Comportamento Organizacional, Técnica de Vendas,


Conselho Regional de Administração, CRA-BA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de estudos - Gestão Universitária, .

Linhas de pesquisa
Gestão Universitária

Empresa Editora A Tarde, A TARDE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 44
Outras informações
Elaboração do planejamento estratégico anual das áreas comerciais e de marketing, definindo a nova linha de comunicação da empresa adotada em campanhas publicitárias, estabelecendo novos modelos de gestão comercial, permitindo uma atuação mais constante no mercado de anunciantes, evidenciando os atributos técnicos identificados em pesquisa junto a empresas com credibilidade como Marplan, IVC, Quality, fortalecendo a imagem da marca e aumentando o faturamento. Responsável pelo incremento de 12% no faturamento de 1999, de 17% em 2000, de 13% em 2001 e de 11% em 2002 das áreas comerciais (Classificados, Circulação, Publicidade, e Sucursais). Reavaliação da política comercial da empresa, incluindo análise do quadro atual, aplicação de treinamentos necessários, contratação de funcionários de acordo com o perfil de negócio estabelecido, criação de novas estruturas de atendimento ao cliente e logísitica; Implantação da estrutura de marketing, envolvendo âmbito de atuação, atribuições, perfil desejado, interação com as demais áreas, com foco em análise, estudo de mercado, pesquisas, gerenciamento de produtos, comunicação interna e com o mercado; Definição e implantação de táticas, com foco em resultados, de abordagem das áreas comerciais, níveis de controle, estabelecimento de metas, avaliações de desempenho, e interação das áreas comerciais com seus diversos tipos de clientes.

Atividades

12/1998 - 6/2003
Direção e administração, Diretoria Comercial, Gerência de Marketing.

Cargo ou função
Gerente de Marketing.

Telecomunicações da Bahia S A, TELEMAR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelo direcionamento estratégico do mercado de telefonia pública e pelo planejamento de diversos produtos do mercado residencial. Coordenação do grupo de profissionais de marketing das empresas da holding Tele Norte Leste para a aplicação do plano de marketing dos Serviços Suplementares nos 16 Estados; Elaboração dos planos de marketing para mídia em cartões telefônicos, telefone público, avaliações mercadológicas de identificador de chamadas, serviços especiais e serviços CPA; Coordenação e elaboração do plano de negócios e do projeto de reorganização do mercado de Telefones Públicos, conduzindo equipes responsáveis pelas macro-funções de Planejamento, Comunicação, Distribuição de Meios, Viabilidade e Acompanhamento.

Atividades

6/1997 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Mercado, Gerência de Marketing.

Serviço realizado
Gerente de Produtos.

Empresa de Processamento de Dados do Estado da Bahia, PRODEB, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de O&M, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como consultora na padronização dos procedimentos de todas as Inspetorias Setoriais de Finanças do Estado e na elaboração do Manual Organizacional do Departamento do Tesouro do Estado. Implantei a metodologia de procedimentos dos serviços entre a Empresa e os usuários dos serviços de consultoria em organização. Implantei diversos sistemas. Criei e inovei estruturas. Desenvolvi programa de gratificação de chefias.

Atividades

8/1978 - 8/1983
Serviços técnicos especializados , Diretoria Administrativa, Gerência de O M.

Serviço realizado
Analista de O&M.

Escola de Ensino Superior de Salvador, ESAMC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professora nas graduações em Comunicação Social e em Administração de Empresas

Atividades

2/2005 - 8/2006
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing II
5/2002 - 8/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Promoção de Venda I
Elementos e Técnicas de Comunicação
Marketing II

Centro de Formação Educacional de Tecnologia Em Administração, CETEAD, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei Cursos nos módulos de Capacitação Gerencial e de Iniciação Empresarial

Atividades

9/1996 - 3/1997
Ensino, Capacitação Empresarial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Gestão de Materiais

Metanor S A Metanol do Nordeste, METANOR, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Encarregada da Seção de O&M, Carga horária: 40
Outras informações
Analisei e adaptei de rotinas para adequação a sistemas automatizados. Elaborei normas inerentes a procedimentos administrativos e operacionais da empresa. Implantei a metodologia de desenvolvimento de sistemas da empresa.

Atividades

8/1983 - 5/1985
Direção e administração, Diretoria Administrativa, Gerência de Sistemas.

Cargo ou função
Encarregada da Seção de O&M.

Laço Consultoria e Assessoria Ltda, LAÇO CONSULTORIA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócia, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de projetos de capacitação para: Apemisa - Associação das Pequenas e Micros Empresas de Salvador na área de atendimento para o segmento de serviços; Faculdades, no segmento de marketing para área médica. Pestana Bahia Hotel, na área de A&B e no Fiesta Bahia Hotel na área de A&B e atendimento em geral. Consultoria para gestão organizacional, comercial e marketing da empresa Tac Termi. Desenvolvimento de projetos de responsabilidade social para a Estação Beija-flor e Escola João Lino. Desenvolvimento de projetos para as áreas de educação e saúde. Desenvolvimento de projeto sobre Arranjos Produtivos Locais para o Sebrae.

Atividades

5/2005 - 5/2005
Treinamentos ministrados , Bahiagás, .

Treinamentos ministrados
Falando a mesma língua
11/2003 - 1/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Tac Termi Representações Ltda, Tac Termi Representações Ltda.

Cargo ou função
Assessoria para elaboração de diagnósitco empresarial.
10/2003 - 10/2003
Treinamentos ministrados , Pestana Bahia Hotel, .

Treinamentos ministrados
A arte de atender vendendo

Academia da Polícia Militar, APM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Lecionar a disciplina Teoria Geral da Administração com carga horária de 72 horas.


Faculdade Castro Alves, FCAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina Lecionada: Empreendedorismo



Linhas de pesquisa


1.
Gestão Universitária


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Gestão Universitária
Descrição: Promover uma maior integração com empresários e com o público acadêmico que atua na área temática específica constituída, com o intuito precípuo de alcançar os seguintes objetivos: I- Discutir aspectos de inovação tecnológica nas várias áreas da Administração; II- Promover debates sobre problemáticas organizacionais vividas; III- Incentivar a constante atualização dos profissionais da Administração, desenvolvendo conhecimentos necessários à sua empregabilidade no ambiente organizacional; IV- Produzir artigos científicos a respeito das temáticas de cada grupo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Katia Cunha Marques - Integrante / Maria das Graças Sodré Fraga Maia - Coordenador / Antônio Ribas - Integrante / Leandro Teixeira e Silva - Integrante / Roberto Deway Guimaraes - Integrante / Fabio Marcelus Silva de Almeida - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
MARKETING PESSOAL E POSTURA PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO
Descrição: Em um mercado cada vez mais competitivo a utilização de técnicas que façam da apresentação pessoal um diferencial competitivo, amplia as possibilidades de colocação no mercado. O Marketing Pessoal é a capacidade individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e profissionais (entre a equipe, com clientes, com gerentes, diretores, entre outros) de forma permanente. O Marketing Pessoal trata de melhorar a imagem da pessoa, desenvolvendo importantes habilidades de percepção, convívio social e profissional, liderança e carisma. Trabalhar o marketing pessoal é adquirir um diferencial considerável em relação à concorrência. O curso tem como objetivos apresentar o conceito de Marketing Pessoal, Identificar os seus elementos fundamentais e contribuir para a elaboração do Plano de ação de Marketing Pessoal dos participantes. A metodologia a ser utilizada é voltada para fomentar a interatividade do participante e o desenvolvimento do próprio Plano de ação de Marketing Pessoal que facilita a visão e o entendimento geral dos pontos de melhoria necessários para a projeção dos participantes presentes no mercado onde atuam..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Katia Cunha Marques - Coordenador.
2017 - 2017
Gestão Estratégica de Negócios
Descrição: Para a concretização da missão de uma organização, é preciso investir da excelência do seu modelo de gestão o que visa estimular e apoiá-las no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. O programa tem como objetivo contribuir para exercitar o espírito criativo e inovador na busca dos melhores caminhos e soluções para o atendimento das necessidades de seus clientes e do mercado. Estar atento às oportunidades e inovar constantemente para melhoria de seus produtos, processos e serviços e um caminho que induz ao sucesso. Seus principais benefícios são: ? Proporciona referencial para a gestão de organizações; ? Promove o aprendizado organizacional; ? Possibilita a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente; ? Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas, e ? Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Katia Cunha Marques - Coordenador.
2017 - 2017
MODELE SUA IDEIA DE NEGÓCIO
Descrição: A solução educacional Modele sua Ideia de Negócios foi desenvolvida com o propósito de capacitar os discentes e potenciais empresários para aumentar as chances de sucesso do seu atual ou futuro empreendimento. A metodologia da criação de Modelos de Negócios utilizando o CANVAS (mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios), tema desta solução, tem diversos diferenciais, mas talvez sua maior característica seja sua simplicidade e abrangência. Com este curso serão criadas as condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências para: Dimensão cognitiva Compreender o conceito de Modelos de Negócios. Conhecer a metodologia do CANVAS. Dimensão atitudinal Predispor-se a adotar uma postura proativa às mudanças. Buscar soluções criativas para a inovação nos negócios. Dimensão operacional Aplicar os conhecimentos para a elaboração de Modelos de Negócios Inovadores. Seus objetivos são: Entender o conceito de Modelo de Negócios em um novo cenário de negócios; Conhecer a metodologia do CANVAS; Predispor-se a adotar uma postura proativa diante das mudanças; Buscar soluções criativas para a inovação nos Negócios e, Aplicar os conhecimentos na elaboração de Modelo de Negócios Inovadores. A metodologia da criação de Modelos de Negócios utilizando o CANVAS facilita a visão e o entendimento geral do negócio e permite que o empreendedor visualize as possibilidades de inovação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Katia Cunha Marques - Coordenador.
2017 - Atual
Projeto Margaridas - Mulheres, cuidado e si e vida produtiva no território do sisal
Descrição: Ações que promovam o empoderamento, formação política feminina e capacitação profissional específica para mulheres da zona rural ou periurbana, em situação de vulnerabilidade e risco social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Katia Cunha Marques - Integrante / Osvaldo Barreto Oliveira Junior - Integrante / José Clérison Santos Alves - Integrante / Jaqueline Figueredo Rosa - Coordenador.
2014 - Atual
Cooperação Empresarial - CONSULTORIA E ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL PARA COOPERATIVAS E EMPRESAS INCUBADAS
Descrição: Promover os serviços de capacitação, orientação empresarial e consultoria para Empresas de Economia Solidária (EES) e empresas Incubadas, proporcionando aos discentes da Universidade Salvador ? UNIFACS a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos e aos empresários a melhoria dos seus processos contábeis e de gestão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .

Integrantes: Katia Cunha Marques - Coordenador / Marcelo Pereira Melo Dultra - Integrante / Regina Jaqueline Jesus - Integrante / Marcelo Oliveira - Integrante / Silvia Santos - Integrante.
2006 - 2014
Shopping UNIFACS
Descrição: Proporcionar aos estudantes atividade teórico-prática que permita a aplicação de conceitos teóricos no desenvolvimento de projeto e implantação de ?empreendimento piloto? sustentável do setor varejista..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .

Integrantes: Katia Cunha Marques - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Diploma de Honra ao Mérito, UNIFACS.
2007
Reconhecimento de Contribuição, Primus Consultoria Empresarial - Administração - UNIFACS.
2007
Certificado de Reconhecimento, Virtus Empresa Júnior de Turismo - UNIFACS.
2006
Reconhecimento de Contribuição, Primus Consultoria Empresarial - Administração - UNIFACS.
2001
Marketing Best, Editora Referência, FGV, Mádia Mundo Marketing.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARQUES, Katia Cunha2010MARQUES, Katia Cunha. A Plataforma Lattes e a Organização da Informação. Gestao e Planejamento, v. 11, p. 250-266, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, Katia Cunha; ODDONE, N. E. ; MIRANDA, M. L. C. . A organização da Informação na Plataforma Lattes: o Módulo Produção Bibliográfica. In: VIII ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Ciênciada Informação, 2007, Salvador. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Enancib, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, Katia Cunha. Conhecendo melhor o meu cliente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARQUES, Katia Cunha. Como divulgar o seu negócio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARQUES, Katia Cunha. Oficina de Empreendedorismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARQUES, Katia Cunha. Oportunidades de Negócios para o mercado de animaisdomésticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARQUES, Katia Cunha. Planejando o futuro do meu negócio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARQUES, Katia Cunha. Como atender para vender. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARQUES, Katia Cunha. Oportunidade de Negócios para o segmento de saúde e beleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARQUES, Katia Cunha; ODDONE, N. E. . Organização da Informação na Plataforma Lattes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MARQUES, Katia Cunha. Escolha Profissional - Administação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MARQUES, Katia Cunha; ODDONE, N. E. ; MIRANDA, M. L. C. . Organização da Informação na Plataforma Lattes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MARQUES, Katia Cunha; Nanci Oddone ; MIRANDA, M. L. C. . Organização da Informação na Plataforma Lattes: o Módulo Produção Bibliográfica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MARQUES, Katia Cunha. Fundamentos de Marketing 2017 (Elaboração de disciplina para curso EAD em Técnica de Vendas).

2.
MARQUES, Katia Cunha. Atendimento a Cliente 2017 (Elaboração de disciplina para curso EAD em Técnica de Vendas).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, Katia Cunha. Módulo de Marketing do Programa de Formação de Gestores da Devry. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coletâneadeinformaçõesdemercado).

2.
MARQUES, Katia Cunha. Elaboração da disciplina Estudos de Caso em Marketing. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coletâneadeinformaçõesdemercado).

3.
MARQUES, Katia Cunha. Curso online ENADE - Marketing. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

4.
Joilson R. Souza ; MARQUES, Katia Cunha ; Maria Fernanda S. Mesquita ; Sueli Carvalho Santana de Paula . Estudo de Tendências de Mercado. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

5.
MARQUES, Katia Cunha; Eduardo R. Melo ; Fátima Seabra ; Joilson R. Souza ; Márcio J.M. Maia ; Maria Fernanda S. Mesquita ; Sueli Carvalho Santana de Paula ; MENESES, L. M. . Estudo de tendências de mercado. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coletânea de informações de mercado).

6.
MARQUES, Katia Cunha. VIII Jornada de Informação Profissional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MARQUES, Katia Cunha. Administração do tempo: Como tornar mais produtivo seu dia-a-dia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MARQUES, Katia Cunha. Atendimento a cliente. 2006. .

9.
MARQUES, Katia Cunha. Oficina de Liderança. 2006. .

Demais trabalhos
1.
MARQUES, Katia Cunha. Caderno Shopping. 2002 (Criação de Caderno) .

2.
MARQUES, Katia Cunha. Caderno Empregos&Mercado. 2002 (Criação de Caderno) .

3.
MARQUES, Katia Cunha. Imposto de Renda. 2002 (Criação de Caderno) .

4.
MARQUES, Katia Cunha. DEZ! Vestibular. 2002 (Criação de Caderno) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, V. E. S.; SILVA, M. C.; MARQUES, Katia Cunha. Participação em banca de Maria Eugênia Farias de Vasconcelos. O Empreendedorismo na educação formal: um estudo de cado no no Instituto Federal Baiano Campus Catu, nos cursos médio integrado. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Educação Científica e Popularização das Ciênci) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, Katia Cunha; MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel. Participação em banca de Ângelo Vieira, Diamerson Dourado e Raul César.Sistemas de Informação: Análise do Sistema de Informação do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) com Enfoque no Serviço de Emissão de Carteira de Identidade e CNH ( Carteira Nacional de Habilitação). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Salvador.

2.
MARQUES, Katia Cunha; MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel. Participação em banca de Clarissa Martinelli, Marcos Yamamoto e Tarcísio Brandão.Gestão do Conhecimento e Novas Tecnologias na Administração Pública. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade Salvador.

3.
MARQUES, Katia Cunha. Participação em banca de Adriana Passos Rodrigues e Carolina Oliveira Catapano.Uma proposta de ERP via WEB voltado à Gestão de ONG'S.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MARQUES, Katia Cunha; CORREIA, F. D. S.. Banca para avaliar o processo de Progressão na Carreira do MAgistério Superior da professora Maria de Fátima Barbosa Goes.. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

2.
MARQUES, Katia Cunha. 6a. Jornada UNIFACS de Iniciação Científica. 2009. Universidade Salvador.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL PROEJA: (RE)EXISTÊNCIA E IDENTIDADE NOS IFS DA BAHIA. 2. 2017. (Seminário).

2.
Semana da Educação Empreendedora.O Modelo de excelência da Gestão (MEG) e preenchimento do questionário do Prêmio da Qualidade MPE Brasil. 2015. (Seminário).

3.
Feira do empreendedor. Conhecendo melhor o meu cliente; Como atender e vender mais; Como divulgar o seu negócio.. 2013. (Feira).

4.
Feira do Empreendedor. Oportunidades de Negócios para o segmento de saúde e beleza; Oportunidades de negócios para o mercado de animais domésticos; Planejando o futuro do meu negócio; Como atender para vender mais;. 2011. (Feira).

5.
Oficina de Empreendedorismo.Oficina de Empreendedorismo. 2011. (Oficina).

6.
III SEBAD - Seminário baiano de Administação. 2010. (Seminário).

7.
IV Encontro com Credenciados. 2010. (Encontro).

8.
Jornada de Informacão Profissional.Escolha Profissional Administração. 2010. (Outra).

9.
XI ENANCIB.Organização da Informação na Plataforma Lattes. 2010. (Encontro).

10.
VIII Jornada de Informação Profissional.O curso de Administração na UNIFACS. 2009. (Encontro).

11.
A Revolução Digital e o Livre Acesso à Informação: nova perspectiva para o direito autoral. 2007. (Seminário).

12.
Organização de Domínios de Conhecimento. 2007. (Outra).

13.
VII CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação. 2007. (Encontro).

14.
VIII ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Ciênciada Informação.Organização da Informação na Plataforma Lattes: o Módulo Produção Bibliográfica. 2007. (Encontro).

15.
3o. Fórum Brasil de Administração. 2005. (Outra).

16.
3o. Marketing Brasil. 2005. (Simpósio).

17.
5o. Congresso de Varejo e Shopping Centers. 2005. (Congresso).

18.
VI CINFORM - Encontro Nacional de Ciência da Informação. 2005. (Encontro).

19.
.1a. JUMP da ESAMC. 2003. (Outra).

20.
Encontro Nacional de Anunciantes. 2003. (Encontro).

21.
Gestão Estratégica do Ponto de Venda. 2003. (Seminário).

22.
Jornada Universitária de Marketing e Propaganda. 2003. (Outra).

23.
12o. Encontro Internacional de Comunicação. 2002. (Encontro).

24.
2a. MIssãoBrasileira de Recursos Humanos. 2002. (Outra).

25.
5o. Banho de Jornal da ANJ. 2002. (Seminário).

26.
6o. Banho de Jornal da ANJ. 2002. (Seminário).

27.
Seminário Nacional de Habilidades e Competências. 2002. (Seminário).

28.
Woorkshop Responsabilidade Social Empresarial. 2002. (Outra).

29.
.Palestra Sobre Marketing. 2001. (Outra).

30.
3o. Banho de Jornal da ANJ. 2001. (Seminário).

31.
3o. Congresso Nacional de Tecnologia Aplicada a Marketing e Vendas. 2001. (Congresso).

32.
4o. Banho de Jornal da ANJ. 2001. (Seminário).

33.
II EBANGRAD e II FÓRUM. 2001. (Encontro).

34.
Os Alquimistas Estão Chegando. 2001. (Seminário).

35.
Palestra Sobre Marketing. 2001. (Outra).

36.
Workshop Coaching. 2001. (Outra).

37.
1o. Banho de Jornal da ANJ. 2000. (Seminário).

38.
1o. Encontro Internacional de Marketing. 2000. (Seminário).

39.
2o. Banho de Jornal da ANJ. 2000. (Seminário).

40.
2o. Fórum Anunciante & Mídia. 2000. (Outra).

41.
3o. Fórum de estratégias e Táticas Corporativas. 2000. (Outra).

42.
A grande transformação no relacionamento humano. 2000. (Outra).

43.
A Nova Cara da Propaganda. 2000. (Outra).

44.
Falando em público com sucesso. 2000. (Outra).

45.
Marketing in the 21st. Century. 2000. (Seminário).

46.
9o. Encontro Internacional da Mídia. 1999. (Seminário).

47.
II Seminário de Benchmarking. 1999. (Seminário).

48.
International Marketing Seminar. 1999. (Seminário).

49.
O Cenário Econômico Brasileiro. 1999. (Outra).

50.
The New Marketing in The New Company. 1999. (Seminário).

51.
3o. Congresso Nacional de Marketing para Pequenas Empresas. 1997. (Congresso).

52.
Marketing Inteligente - Inovar ou Evaporar?. 1997. (Outra).

53.
Participação nos Lucros e Remuneração Variável. 1995. (Seminário).

54.
Remuneração Flexível. 1994. (Outra).

55.
Seminário de Qualidade em Serviço; A chave para o sucesso nos anos 90. 1992. (Seminário).

56.
1o. Seminário Nacional de Produtos e Serviços para Instituições Financeiras. 1991. (Seminário).

57.
3a. Jornada da Informática Nacional. 1986. (Outra).

58.
3a. Jornada de Informática Nacional. 1986. (Outra).

59.
Perspectivas da Empresa em Face da Lei da Previdência Privada. 1977. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, Katia Cunha. VIII ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2007. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Consultora e instrutora do SEBRAE nas áreas de Marketing, Planejamento, Estratégias e Gestão.
Aprovada em concurso na UNEB no Edital no. 076/2009.
Cursou e foi aprovada na disciplina Ética Hacker do doutorado na Faculdade de Educação na UFBA como aluna especial em 2014.2.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:50:30