Carla Luzia de Abreu

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1430560976125427
  • Última atualização do currículo em 17/11/2018


Carla Luzia de Abreu é Professora Adjunta (Classe C, Nível 1) no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) e na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em "Artes Visuales y Educación" (2014), pela Universidad de Barcelona (UB), Espanha, em regime de Cotutela (dupla certificação) com o programa de pós-graduação ?Arte e Cultura Visual? da Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil. Mestre em ?Educación y Artes Visuales: un enfoque construccionista? (2010, Universidad de Barcelona, Espanha). Licenciada em Artes Visuais (2007, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Brasil). Graduada em Ciências Econômicas (1995, pela Universidade Católica de Goiás - PUC). Participa dos Grupos de Pesquisa: Cultura Visual e Educação (UFG/CNPq); Ser-tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UFG/CNPq); e, do Grupo Transviações - Educação e Visualidade (UnB/CNPq). Suas pesquisas abordam temas como: relações entre gênero e visualidades, corporeidade e imagens, educação da cultura visual, culturas digitais e pedagogias de resistência. Sua tese ?Géneros y sexualidades no heteronormativas en las redes sociales digitales? ganhou o Premio Extraordinario de Doctorado del curso 2014-2015 da Universidade de Barcelona e foi publicada pela Editora Publicia (2017), ISBN-13: 978-3-8416-8334-2. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Luzia de Abreu
Nome em citações bibliográficas
ABREU, Carla de;de Abreu, Carla

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Artes Visuais - FAV.
Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II
Campus Samambaia - UFG
74690900 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 3521442
URL da Homepage: www.culturavisual.fav.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Artes Visuales y Educación.
Universitad de Barcelona, UB, Espanha.
com período co-tutela em Universidade Federal de Goiás (Orientador: Alice Fátima Martins).
Título: Géneros y sexualidades no heteronormativas en las redes sociales digitales, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: María Montserrat Rifà Valls.
Coorientador: Fernando Hernández Hernández.
Palavras-chave: Identidades digitais; gêneros e sexualidades não heteronormativas; redes sociales.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos de gênero.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Midiática.
2008 - 2009
Mestrado em Artes Visuales y Educación: un enfoque construccio.
Universitad de Barcelona, UB, Espanha.
Título: Sexualidades Desobedientes. La construcción de identidades de géneros y de sexualidades no normativa en las redes sociales virtuales analizadas desde la Teoría Queer y los aportes de los Feminismos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Montserrat Rifà Valls.
Palavras-chave: Teoría Queer; feminismos; sexualidades no-normativas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Visual.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos de gênero.
2004 - 2007
Graduação em Artes Visuais (Licenciatura).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: TECNOLOGIAS E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: POSSIBILIDADES DO USO DO COMPUTADOR NO ENSINO DE ARTE.
Orientador: Alice Fátima Martins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1990 - 1995
Graduação em Ciências Econômicas.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.


Pós-doutorado


2014 interrompida
Pós-Doutorado.
Faculdade de Artes Visuais, FAV, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos de gênero.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Visual.
Ano de interrupção: 2015


Formação Complementar


2016
Curso Intensivo de Inglês. (Carga horária: 160h).
Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.
2016 - 2016
Formadora/or de Formadoras/es en Igualdad de Género. (Carga horária: 250h).
AEGI Formación Social, AEGI, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Carga horária: 4
Outras informações
Portaria N. 5166, de 9 de setembro de 2016. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) Período de 3 anos, com efeito a partir de 31/05/2016

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. de lntercâmbio e Acões Educativas, Carga horária: 16
Outras informações
PORTARIA PROEC N. 09/2016 de 17 de maio de 2016. A PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIáS, usando das atribuições legais e regimentais, RESOLVE: I- Designar como Coordenadora de lntercâmbio e Ações Educativas do Centro Cultural UFG, CARLA LUZIA DE ABREU, Professora, matrícula siape n° 2946998, lotada na Faculdade de Artes Visuais-FAV. II- Esta portaria e retroativa a data de 09 de marco de 2015 e tern efeito por dois anos. Profa. Giselle Ferreira Ottoni Candido

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão para a Alocação de Vagas, Carga horária: 5
Outras informações
O DIRETOR DA FACULDADE DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE: Designar os docentes José César Clímaco e Rosana Horio Monteiro (suplente) representando o Curso de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual; Bráulio Romeiro e Bráulio Vínicius Ferreira (suplente) representando o Curso de Arquitetura e Urbanismo; Eline Maria P. Caixeta e Érica Cristine Kneib (suplente) representando o Curso de Pós-Graduação Projeto e Cidade; Eliane Maria Chaud e Anahy M. Jorge (suplente) representando o Curso de Artes Visuais ? Bacharelado:; Laudemiro Roriz Júnior e Carolina Ferreira da Fonseca (suplente) representando o Curso de Design de Ambientes; Dorivalda Santos Medeiros Neira e Lavínnia Seabra Gomes (suplente) representando o Curso de Design de Moda; Marcio Alves da Rocha e Ravi Figueiredo Passos (suplente) representando o Curso de Design Gráfico; Carla Luzia de Abreu e Kelly C. Mendes (suplente) representando o Curso de Artes Visuais ? Licenciatura, para, sob a presidência do primeiro, compor a . Comissão para definir critérios para a alocação de vagas da Faculdade de Artes Visuais da UFG, por um período de dois anos, a contar de 28/01/2016

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 32
Outras informações
Bolsa PNPD de pósdoc

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas 2012 - 1 Estética Visual - UAB II CH 30 2012 - 1 História da arte II: do Renascimento ao Neoclassicismo - UAB II CH 30 2012 - 1 História da Arte Brasileira: questões contemporâneas - UAB II CH 30 2012 - 1 Psicologia e a Construção do Conhecimento - UAB II CH 30 2012 - 2 Psicologia da Arte - UAB II CH 30 2013 - 1 História da Arte Brasileira séc. XVIII e XIX - PARFOR CH 60 2013 - 1 Pesquisa em Ensino de Arte - UAB II CH 40 2013 - 2 História da arte brasileira ? sec. XX - PARFOR CH 42 2013 - 2 Pesquisa em Ensino de Arte - UAB II CH 40 2013 - 2 Psicologia e a Construção do Conhecimento - PARFOR CH 30

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2018-2_História do Ensino das Artes no Brasil
2018-2_Pedagogias de Fronteiras
2018-2_Pesquisa em ensino de arte e CV
08/2017 - Atual
Ensino, Arte e Cultura Visual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
2017-2_Tópicos Especiais em Arte e Visualidades: Cultura Visual, Gêneros e Sexualidades
10/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes Visuais - FAV, .

04/2015 - Atual
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2016-1_Compreensão e Interpretação da Imagem
2016-1_Cultura,Curriculo,Avaliacao
2016-1_Cultura,Curriculo,Avaliacao II
2016-1_Teorias da Imagem e Cultura Visual
04/2015 - Atual
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2017-1_Compreensão e Interpretação da Imagem
2017-1_Cultura, Currículo e Avaliação em Arte
2017-1_Teorias da Imagem e Cultura Visual
2017-2_Estudos Críticos e Educação
2017-2_Pedagogias de Fronteira
2017-2_Pesquisa em Ensino de Arte e Cultura Visual
2018-1_Cultura, Curriculo, Avaliação
03/2018 - 07/2018
Ensino, Arte e Cultura Visual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Visual, Gêneros e Sexualidades
03/2018 - 07/2018
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2018-1_Cultura, Currículo, Avaliação em Arte
2018-1_Pedagogias de Fronteira (Modalidade EaD)
2018-1_Teorias da Imagem e Cultura Visual (Para a Turma de Bacharelado em Artes Visuais)
08/2017 - 12/2017
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2017-2_Estudos Críticos e Educação
2017-2_Pedagogias de Fronteiras
2017-2_Pesquisa em Ensino de Arte e Cultura Visual
08/2017 - 12/2017
Ensino, Arte e Cultura Visual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
2017-2_PPG_Cultura Visual, Gêneros e Sexualidades
05/2016 - 09/2017
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Coordenadora de lntercâmbio e Ações Educativas do Centro Cultural UFG.
01/2016 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais - FAV, .

Cargo ou função
Membro da ?Comissão de Alocação de Vagas? da Faculdade de Artes Visuais/UFG, representando a Licenciatura, aprovado em ata de Conselho Diretor em 17/12/2015..
03/2017 - 07/2017
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2017-1_Compreensão e Interpretação da Imagem (Para a Turma de Bacharelado em Artes Visuais)
2017-1_Cultura, Currículo, Avaliação em Arte
2017-1_Teorias da Imagem e Cultura Visual
01/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais - FAV, .

Cargo ou função
Membro da Assessoria de Programação da Fundação RTVE (representação FAV), aprovado em ata de Conselho Diretor em 17/12/2015.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2016-2_Cultura Visual e construções de gênero - Nucleo Livre
2016-2_História do ensino das artes visuais no Brasil
2016-2_Pesquisa em ensino de arte e cultura visual
03/2016 - 07/2016
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2016-1_Compreensão e Interpretação da Imagem
2016-1_Cultura,Curriculo,Avaliacao
2016-1_Cultura,Curriculo,Avaliacao II
2016-1_Teorias da Imagem e Cultura Visual (Para a Turma de Bacharelado em Artes Visuais)
8/2015 - 08/2015
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2015-2_Cultura Visual e construções de gênero - Nucleo Livre - (CH: 64h)
2015-2_História do Ensino das Artes no Brasil (CH: 32h)
2015-2_Introdução ao trabalho de Investigação (CH: 32h)
2015-2_Pesquisa em Ensino de Arte e Cultura Visual (CH: 32h)
04/2015 - 07/2015
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2015-1_Arte e Cultura Popular Brasil - Núcleo Livre (CH: 32h)
2015-1_Arte e Cultura Popular no Brasil (CH: 32h)
2015-1_Cultura, Currículo e Avaliação em Arte II (CH: 32h)
2015-1_Fundamentos da Arte na Educação (CH: 32h)
2015-1_Metodologia do Ensino da Arte (CH: 32h)
02/2012 - 12/2013
Ensino, Artes Visuais (Licenciatura), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
(2012 - 1sem.) Estética Visual ; História da arte II: do Renascimento ao Neoclassicismo ; História da Arte Brasileira: questões contemporâneas ; Psicologia e a Construção do Conhecimento ; (2012 - 2sem.) Psicologia da Arte ;
(2013 - 1sem.) História da Arte Brasileira séc. XVIII e XIX ; Pesquisa em Ensino de Arte ; (2013 - 2sem.) História da arte brasileira ? sec. XX ; Pesquisa em Ensino de Arte ; Psicologia e a Construção do Conhecimento


Linhas de pesquisa


1.
Culturas da Imagem e Processos de Mediação

Objetivo: Investigação da experiência estética, significação e interpretação em contextos educativos e culturais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Visual.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação da Cultura VIsual.
Palavras-chave: artes visuais; visualidades contemporáneas; educação; contextos educativos; processos de mediação.


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Corpos e identidades dissidentes: o documentário como estratégia pedagógica de resistência e inclusão no contexto educacional
Descrição: O presente plano de trabalho surge a partir do projeto de pesquisa da professora orientadora, Dra. Carla Luzia de Abreu, como uma temática transversal que dialoga com as possibilidades de práticas pedagógicas de resistência e difusão de visualidades alternativas a serem discutidas dentro de sala de aula. Desde os estudos de gênero e da cultura visual, a proposta deste projeto é problematizar os discursos de poder que incidem sobre os corpos dissidentes (corpos que fogem dos padrões de ?normalidade? preestabelecidos pela sociedade) e pensar em estratégias pedagógicas que ajudem a criar espaços de visibilidade e discussões sobre os significados socialmente construídos em torno das normas de gênero e de sexualidade nos espaços educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador / Ítalo Augusto de Castro - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2016 - 2017
Gênero, arte e educação: Análise das práticas, recursos e materiais didáticos na docência em artes visuais
Descrição: Este projeto irá refletir sobre as imagens desde os marcadores sociais de gênero e sexualidade nos processos de ensino e aprendizagem em artes visuais. Analisar os discursos de poder presentes nas visualidades, bem como problematizar as práticas docentes no Ensino de Arte, com a intenção de pensar em estratégias mais inclusivas que criam possibilidades de romper com os estereótipos baseados em relações desiguais de gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador / Herbert Charles da Silva Pereira Júnior - Integrante.
2016 - 2017
Visualidades, gêneros e educação: novas questões para pensar o Ensino de Arte
Descrição: Este projeto pretende problematizar as formas como se inscrevem e se naturalizam os discursos de gênero nas visualidades e nas manifestações artísticas da história da arte, para pensar em alternativas que busquem incluir o diverso, o diferente ou o pouco representativo nas práticas docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador / Ruth Marçal Honorato Garcia - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa.Número de orientações: 1
2015 - Atual
PEDAGOGIAS DE RESISTÊNCIA: GÊNEROS E VISUALIDADES
Descrição: A pesquisa explora os discursos de poder incorporados nas visualidades, com a intenção de identificar as dinâmicas que hierarquizam as representações visuais e simbólicas nos contextos dos processos de ensino e aprendizagem em artes visuais. A partir dos Estudos Feministas críticos da História da Arte, da Teoria Queer, dos Estudos Culturais e da Cultura Visual e, por meio de metodologias mistas, pretende-se problematizar as formas como se inscrevem, se materializam e se naturalizam os indicadores de gêneros e sexualidades nas imagens e quais influências exercem na construção das identidades contemporâneas. O objetivo é ampliar o intercâmbio de experiências entre docentes de Arte do Ensino Fundamental e Médio da rede de ensino público e estudantes de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, para promover discussões sobre a inclusão de estratégias mais heterogêneas, inclusivas e menos sexistas nas abordagens e relações pedagógicas. O foco é analisar quais perspectivas e posicionamentos são emergentes nas práticas e, consequentemente, na formação docente, para contrapor os discursos hegemônicos e explorar pedagogias de resistência que produzam novas relações e questionamentos sobre as estruturas que reproduzem as discriminações nas abordagens e relações pedagógicas no contexto da educação formal em artes visuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 18


Projetos de extensão


2018 - 2018
Praia da FAV 2018
Descrição: Resumo: O projeto tem como objetivo recepcionar o(a) calouro(a) e motivar sua integração no contexto universitário de maneira descontraída, alegre, respeitosa e solidária. A intenção é minimizar dúvidas, vulnerabilidades e otimizar ações que estabeleçam laços de solidariedade e companheirismo com a comunidade universitária. As ações buscam propiciar momentos de socialização e acolhida e serão planejadas com a participação dos(as) estudantes veteranos(as) para que se sintam copárticipes na implantação de uma nova filosofia de convivência e ingresso à Faculdade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador / Adair Marques - Integrante / MARIA LUIZA DE ULHOA CARVALHO - Integrante / QUEFREN TRINDADE DE MESQUITA CRILLANOVICK - Integrante / DANIA SOLDERA - Integrante.
2018 - 2018
II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual
Descrição: O II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual é um evento voltado a pesquisadores e estudantes de pós-graduação em arte, cultura visual e artes afins, interessados na interlocução, cooperação e divulgação de seus projetos e pesquisas. A ser realizado entre os dias 4, 5 e 6 de setembro de 2018, o II SIPACV tem por tema geral ?Fabricações e Acidentes Visuais?. A proposta é pensar os discursos e as políticas de imagens intrínsecas, entendidas, estas, como articulações entre o que é produzido, visto, pensado, sentido e dito, fora dos processos naturalizados (e por isso não questionados) nos quais se compactam informações e se organizam as construções visuais cotidianas do social. Esperamos reunir investigações relevantes e convergentes com as três linhas do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (FAV-UFG) e as linhas afins do Núcleo de Investigación en Cultura Visual, Educación y Construcción de Identidad (IENBA-UDELAR)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (16) / Doutorado: (15) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador / Raimundo Martins - Integrante / Samuel Gilbert de Jesus - Integrante / Alice Fátima Martins - Integrante / José Maria Gonçalves da Silva Ribeiro - Integrante / EDGAR SILVEIRA FRANCO - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2017 - 2017
Praia da FAV 2017
Descrição: O projeto tem como objetivo recepcionar o/a calouro/a e motivar sua integração no contexto universitário de maneira descontraída, alegre, respeitosa e solidária. A intenção é minimizar dúvidas, vulnerabilidades e otimizar ações que estabeleçam laços de solidariedade e companheirismo com a comunidade universitária. As ações buscam propiciar momentos de socialização e acolhida e serão planejadas com a participação das/os estudantes veteranos para que se sintam coparticipes na implantação de uma nova filosofia de convivência e ingresso à Faculdade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador.
2017 - 2017
MULHERIO DAS LETRAS ? EDIÇÃO GOIÁS
Descrição: O projeto ?Mulherio das Letras ? Edição Goiás? é uma extensão do "Mulherio das Letras 2017", evento criado pela escritora Maria Valéria Rezende, vencedora do último Prêmio Jabuti, no intuito de promover o encontro de escritoras, artistas visuais, editoras, pesquisadoras e realizadoras culturais brasileiras, que terão oportunidade de apresentar e debater suas trajetórias, seus embates e expectativas sobre a produção e a reflexão sobre a criação literária. Em linhas gerais, o evento objetiva reunir mulheres que produzem e promovem literatura no Estado, tendo em vista a participação-inserção de Goiás no encontro de abrangência nacional que acontecerá em João Pessoa (PB), entre os dias 12 e 15 de outubro de 2017. Indispensável se faz ressaltar não apenas a importância que esta Edição de Goiás terá para as realizadoras literárias do nosso Estado, mas, também, que o evento promoverá a integração entre elas, os docentes e discentes da UFG e a comunidade goiana em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador / Alice Fátima Martins - Integrante / CAROLINA BRANDAO PIVA - Integrante / ITANDEHUY CASTAÑEDA DEMESA - Integrante / ALDA ALEXANDRE - Integrante.
2016 - 2017
O Centro Cultural UFG como espaço de formação extracurricular
Descrição: O núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas, por meio deste projeto, pretende oferecer um espaço de formação continuada voltada, preferencialmente, aos estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), mas também abre vagas para pessoas da comunidade interessadas em atuar nas áreas de cultura e educação de instituições culturais ou pessoas da comunidade que já estão incorporadas no mercado e desejem ampliar conhecimentos sobre as diferentes etapas de trabalho do setor educacional do CCUFG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador.
2016 - 2017
ENSINO DE ARTE, QUESTÕES DE GÊNERO E VISUALIDADES: ESTREITANDO RELAÇÕES
Descrição: O projeto analisa as visualidades desde uma perspectiva de gênero, por meio da análise dos materiais pedagógicos e conteúdos programáticos que reforçam e reproduzem os estereótipos de gênero no Ensino de Artes Visuais. Pensar em estratégias que possam diluir os conflitos que tais temas evocam e atender as dificuldades de parte do professorado em adotar atitudes menos reprodutivas e ministrar conteúdos mais diversificados e correlatos com as temáticas contemporâneas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador / Adorando Ribeiro da Silva Neto - Integrante / Danilo Nascimento Rabelo - Integrante / Ítalo Augusto de Castro - Integrante / Julia Moreira Guimarães - Integrante / Talita Rodrigues Machado - Integrante.Número de orientações: 5
2016 - 2016
Volta às aulas na praia da FAV
Descrição: O projeto tem como objetivo recepcionar o/a calouro/a e motivar sua integração no contexto universitário de maneira descontraída, alegre, respeitosa e solidária. A intenção é minimizar dúvidas, vulnerabilidades e otimizar ações que estabeleçam laços de solidariedade e companheirismo com a comunidade universitária. As ações buscam propiciar momentos de socialização e acolhida e serão planejadas com a participação das/os estudantes veteranos para que se sintam coparticipes na implantação de uma nova filosofia de convivência e ingresso à Faculdade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador / Danilo Nascimento Rabelo - Integrante / Talita Rodrigues Machado - Integrante / Ítalo Augusto de Castro - Integrante.
2016 - 2016
Breve História do Erotismo na História da Arte
Descrição: As manifestações eróticas sempre ocuparam um lugar privilegiado nas produções artísticas de todos os tempos. O olhar lançado sobre a arte erótica sofreu profundas transformações ao longo da história, no entanto, a nudez sempre esteve presente e foi representada de diferentes formas. Neste curso analisaremos as produções mais representativas produzidas em torno aos temas do erotismo e da sexualidade na História da Arte, buscando um olhar crítico sobre essas produções visuais para refletir sobre as inquietações que provocam nos expectadores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Integrante / Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral - Coordenador.
2012 - 2012
Conexões e construções: pensando em redes
Descrição: Este evento tem como objetivo construir conhecimento compartilhado e reflexivo sobre as possibilidades e recursos que a Web oferece para criar dispositivos alternativos de aprendizagem e, pensar coletivamente na perspectiva teórica do construcionismo social, em uma roda de diálogos baseada na colaboração e na geração de ideias que resulte útil em nossas atividades cotidianas e em nossas pesquisas acadêmicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Coordenador / Mariane Blotta - Integrante / Rocha, Cleomar - Integrante.
2012 - 2012
Espaço de PerformAÇÃO
Descrição: Projeto de ?Extensão e Cultura?, com orientação do EaD-FAV, na Universidade Federal de Goiás (UFG), intitulado ?Espaço de PerformAÇÃO?. Este projeto visa a ampliação do conceito de performance nas artes visuais, possibilitando a criação de espaços de ação onde as linguagens podem se entrecruzar. A performance reforça o caráter múltiplo das linguagens artísticas, em que o corpo é a ponte que interliga percepções à experiências únicas e efêmeras, para construir novos conhecimentos ou modificá-los. Neste sentido, com a intenção de criar zonas de compartilhamento de sensações que de alguma maneira subvertem a normalidade, estudantes da FAV, modalidade a distância, irão interferir na cotidianidade da Rodoviária da cidade de Goiânia para distribuir abraços àqueles que ali estiverem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Carla Luzia de Abreu - Integrante / Valéria Fabiane Braga Ferreira Cabral - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes visuais.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Visual.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação da Cultura VIsual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Feminismos e Estudos de Gênero.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Premio Extraordinario de Doctorado del curso 2014-2015, Consell de Govern de la Universitat de Barcelona..
2015
Aprovação no Concurso Público para Professor Adjunto, regime 40 hs, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás.
2012
Aprovação no Concurso Público para Professor Assistente, regime 40 hs, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Alice Fátima Martins  Data: 14/03/2008

Artigos completos publicados em periódicos

1.
de Abreu, Carla2017de Abreu, Carla. Narrativas Digifeministas: Arte, Ativismo e Posicionamentos Políticos na Internet. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 2, p. 134-152-152, 2017.

2.
de Abreu, Carla2016de Abreu, Carla. Hipervisibilidade e self-disclosure: novas texturas da experiência social nas redes digitais. Visualidades (UFG), v. 13, p. 194-219, 2016.

3.
ABREU, Carla de2016ABREU, Carla de; FARIA, M. S. . Arte fora da norma: a obra de Moacir, o Nô, da Vila de São Jorge. Visualidades, v. 14, p. 183-195, 2016.

4.
ABREU, Carla de2014ABREU, Carla de. Ethical issues in the use of social networks as a field of research: public places or private rooms?. IRPPS Working Papers. Monograph special issue., v. 1, p. 15-23, 2014.

5.
ABREU, Carla de2012ABREU, Carla de. Um olhar sobre as construções de identidades de gênero na contemporaneidade. Visualidades (UFG), v. 8, p. 191-206, 2012.

6.
ABREU, Carla de2010ABREU, Carla de. Identidades y subjetividades no-heteronormativas en las redes sociales virtuales. Dialogos Transdisciplinarios en la Sociedad de la Información, v. 2, p. 70-81, 2010.

7.
ABREU, Carla de2009ABREU, Carla de; GASPAR, Débora da Rocha ; GOMEZ, Juliana Cifuentes . Gabinete de Curiosidades Jugando con archivos. Cómo montar una exposición de arte?. Revista Digital do LAV, v. 2, p. 1-26, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ABREU, Carla de. Géneros y sexualidades no heteronormativas en las redes sociales. 1. ed. Barcelona, Espanha: Publicia, 2017. v. 1. 344p .

2.
ABREU, Carla de. Galeria da FAV: percurso e reflexões. 1. ed. Goiânia - GO: ELLITE, 2008. v. 3000. 122p .

Capítulos de livros publicados
1.
ABREU, Carla de. ?NA MINHA ESCOLA ISSO NÃO PODE?. PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO EM UM CURSO DE EXTENSÃO PARA O PROFESSORADO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Fernando Miranda; Gonzalo Vicci; Melissa Ardanche. (Org.). ACTAS DEL I SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ARTE Y CULTURA VISUAL DISPOSITIVOS Y ARTEFACTOS / NARRATIVAS Y MEDIACIONES. 1ed.Montevidéu: UDELAR, 2018, v. 1, p. 1185-1191.

2.
MARTINS, A. F. ; ABREU, Carla de . A ARTE E SEU ENSINO ENVOLVE RISCOS. OU NÃO?. In: João Paulo Queiroz ; Ronaldo Oliveira. (Org.). Arte e Ensino, Propostas de Resistência. 1ed.Lisboa - Portugal: Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), 2018, v. 1, p. 39-48.

3.
ABREU, Carla de; MARTINS, A. F. . Pedagogias de Fronteira.. In: Leda Maria de Barros Guimarães; Lilian Ucker Perotto (orgs.). (Org.). Licenciatura em artes visuais: percurso 2 [Ebook: Coleção Licenciatura em Artes Visuais]. 1ed.Goiânia: Publica CIAR-UFG, 2018, v. 1, p. 106-119.

4.
ABREU, Carla de. Justiça social e educação: Problemas de gênero nas artes visuais. In: Fernando Miranda; Gonzalo Vicci; Melissa Ardanche. (Org.). V Coloquio Internacional Educación y Visualidad. 1eded.Montevideo, Uruguai: UdelaR, 2017, v. 1, p. 325-332.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ABREU, Carla de. Habiendo estado junt+s. Miradas compartidas. Automàster. Artes Visuales, educación y todo lo demás., Barcelona, España., p. 61 - 63, 05 out. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABREU, Carla de. ?NA MINHA ESCOLA ISSO NÃO PODE?. PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO EM UM CURSO DE EXTENSÃO PARA O PROFESSORADO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: I SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ARTE Y CULTURA VISUAL DISPOSITIVOS Y ARTEFACTOS / NARRATIVAS Y MEDIACIONES, 2018, Montevidéu, Uruguai. ACTAS DEL I SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ARTE Y CULTURA VISUAL DISPOSITIVOS Y ARTEFACTOS / NARRATIVAS Y MEDIACIONES. Montevidéu: UDELAR, 2017. v. 1. p. 1185-1191.

2.
ABREU, Carla de; ALVAREZ, Juan S. Ospina ; MONTELES, Nayara . CULTURA VISUAL E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA. In: XXV Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017, Santa Maria, RS. Anais do XXV Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Porto Alegre: ANPAP: ANPAP: UFSM, PPGART : UFRGS, PPGAV, 2016. v. 1. p. 3255-3270.

3.
ABREU, Carla de. Questões de gênero no ensino de Arte: aprendizagens e troca de experiências em um curso de formação continuada. In: 26. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017, Campinas, SP. Anais do 26. Encontro da Anpap. Campinas, SP: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. v. 26. p. 317-329.

4.
ABREU, Carla de. Imagens que não afetam: Questões de gênero no ensino da arte desde a perspectiva crítica feminista e da cultura visual. In: 24º Encontro Nacional da ANPAP, 2015, Santa Maria, RS. Anais do 24º Encontro Nacional da ANPAP: Compartilhandos na Arte: Redes e Conexões. Santa Maria, RS: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ; Universidade Federal de Santa Maria, PPGAR, 2015. p. 3927-3942.

5.
ABREU, Carla de. O digital como arquétipo do real: Homofobia e sexismo 2.0. In: 7º Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2014, Goiânia. 7º Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG, 2014. p. 732-743.

6.
ABREU, Carla de. Performatividade e corporeidade nas redes sociais: escrevendo gêneros e sexualidades não-hegemônicas nas redes sociais. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2013, Goiania. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiania: Carla, 2013. p. 484-496.

7.
ABREU, Carla de. Ethical issues in the use of social networks as a field of research: public places or private rooms?. In: 3rd Rethinking educational ethnography: researching on-line communities and interactions, 2013, Naples, IT. Networked together: designing participatory research in online ethnography. Naples, IT: CNR-IRPPS e-Publishing, 2013. v. 1. p. 15-23.

8.
ABREU, Carla de. Non-heteronormative genders in Web 2.0. In: Rethinking Education Ethnography: Researching On-line Communities and Interactions, 2012, Porto - Portugal. Rethinking Education Ethnography: Researching On-line Communities and Interactions. Porto, PT: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012. v. 1. p. 27-32.

9.
ABREU, Carla de. La construcción de las identidades virtuales. In: 7º Seminário Imagens da Cultura / Cultura das Imagens, 2012, São Paulo - SP. 7º Seminário Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. São Paulo - SP: Altamira Editora, 2012. v. 2. p. 241-252.

10.
ABREU, Carla de. Gêneros e sexualidades desobedientes: as identidades nãoheteronormativas nas redes sociais digitais. In: CIANTEC?12, 2012, Brumadinho - Inhotim (MG). CIANTEC?12 - V congresso internacional em artes, novas tecnologias e comunicação: as imbricações da cultura contemporânea à popular. São Paulo, SP: PMStudium Comunicação e Design, 2012. p. 135-145.

11.
ABREU, Carla de. Educação, tecnologias e políticas de identidade: compreender as redes sociais como ambientes mediáticos. In: XXII CONFAEB - Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil, 2012, São Paulo. Arte/Educação: Corpos em Trânsito: XXII CONFAEB. São Paulo: UNESP, Instituto de Artes, 2012. v. 1. p. 1-12.

12.
ABREU, Carla de. Apuntes sobre las identidades de géneros y de sexualidades no-normativas en las Redes sociales virtuales. In: Congreso Internacional ?Las Políticas de Equidad de Género en Prospectiva: Nuevos Escenarios, Actores y Articulaciones, 2011, Buenos Aires, Argentina. Resonancias de género: investigación, políticas y estrategias transformadoras: ponencias presentadas en el Congreso Internacional ?Las Políticas de Equidad de Género en Prospectiva: Nuevos Escenarios, Actores y Articulaciones?. Buenos Aires, Argentina: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO, 2011. v. 1. p. 311-325.

13.
ABREU, Carla de. Sexualidades desobedientes. Gêneros, subjetividades e identidades não normativas nas redes sociais virtuais. In: Fazendo Gênero 9 - Diásporas, diversidades, deslocamentos (internacional), 2010, Florianópolis, SC, Brasil. Fazendo Gênero 9 - Diásporas, diversidades, deslocamentos (internacional). Florianópolis, SC, Brasil: Fazendo Gênero 9, 2010. v. 9. p. 01-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, I. A. ; ABREU, Carla de . CORPOS E IDENTIDADES DISSIDENTES: O DOCUMENTÁRIO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE RESISTÊNCIA E INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. In: 15º CONPEEX, 2018, Goiânia. Anais do 15 CONPEEX. Congresso de pesquisa, ensino e extensão. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2018. v. 1. p. s/n-s/n.

2.
ABREU, Carla de; PEREIRA JUNIOR, Herbert C. S. . Gênero, arte e educação: Análise das práticas, recursos e materiais didáticos na docência em artes visuais. In: XIII CONPEEX. Congresso de pesquisa, ensino e extensão. Ciência alimentando o Brasil, 2017, Goiânia. Anais do XIII CONPEEX. Congresso de pesquisa, ensino e extensão. Ciência alimentando o Brasil. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2017. p. 3239-3244.

3.
ABREU, Carla de. Performatividade e subversão nas redes sociais desde a teoria de gênero de Judith Butler. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2015, Salvador, BA. Anais do II Seminário Internacional desfazendo gênero: Ativismos das dissidências sexuais e de gênero. Salvador, BA: Universidade Federal da Bahia, 2015. v. 1. p. 1-5.

4.
ABREU, Carla de; Alice Fátima Martins . Exercício curatorial no espaço virtual: uma reflexão sobre o acervo da Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV). In: IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2007, Goîânia. IV CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG. Goiânia: Editora da UFG, 2007.

5.
ABREU, Carla de; COSTA, L. E. . Acervo do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (Mac): produção de material didático-pedagógico para os professores e estudantes de Artes Visuais. In: II CONPEEX, 2005, Goiânia. II CONPEEX - Congresso de Pesquisa e Extensão - UFG - A vida diante das novas tecnologias. Goiânia, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ABREU, Carla de. QUESTÕES DE GÊNERO NO ENSINO DE ARTE: APRENDIZAGENS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
de Abreu, Carla. ?NA MINHA ESCOLA ISSO NÃO PODE?. PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO EM UM CURSO DE EXTENSÃO PARA O PROFESSORADO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ABREU, Carla de. JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO: PROBLEMAS DE GÊNERO NAS ARTES VISUAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ABREU, Carla de; ALVAREZ, Juan S. Ospina ; MONTELES, Nayara . CULTURA VISUAL E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ABREU, Carla de. CULTURA VISUAL E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ABREU, Carla de. Educação em visualidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ABREU, Carla de. Imagens que não afetam: Questões de gênero no ensino da arte desde a perspectiva crítica feminista e da cultura visual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ABREU, Carla de. Performatividade e subversão nas redes sociais desde a teoria de gênero de Judith Butler. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ABREU, Carla de. BEM ME QUEER: II Festival Multigênero de Arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ABREU, Carla de. Transviações de Sexualidades, Gêneros & Visualidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ABREU, Carla de. Sexualidade Desobedientes en las Redes Sociales Digitales e Censura, Homofobia, Racismo y Sexismo 2.0. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ABREU, Carla de. O digital como arquétipo do real: Homofobia e sexismo 2.0. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
ABREU, Carla de. Investigación basada en las artes y visualidades contemporáneas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ABREU, Carla de. Performatividade e corporeidade: Escrevendo gêneros e sexualidades não-hegemônicas nas redes sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
ABREU, Carla de. Ethical issues in the use of social networks as a field of research: public places or private rooms?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ABREU, Carla de. Um olhar sobre as construções de identidades de gênero na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ABREU, Carla de. Cultura Visual e Políticas de representação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ABREU, Carla de. Arte como cultura e Pós-modernidade e, Educação para a Cultura Visual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ABREU, Carla de. Educação, tecnologias e políticas de identidade: compreender as redes sociais como ambientes mediáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ABREU, Carla de. La construcción de las identidades virtuales. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ABREU, Carla de. Non-heteronormative genders in Web 2.0. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
ABREU, Carla de. Gêneros não heteronormativos na Web 2.0. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
ABREU, Carla de. Sexualidades desobedientes. Gêneros, subjetividades e identidades não normativas nas redes sociais virtuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
ABREU, Carla de; Grupo del programa de doctorado "Artes y Educación" . Construyéndonos como investigador@s bricoleures en el programa de doctorado Artes y Educación. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
ABREU, Carla de. Sexualidades desobedientes. Gêneros, subjetividades e identidades não normativas nas redes sociais virtuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
ABREU, Carla de. Gêneros, subjetividades e identidades não-normativas nas redes sociais virtuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
ABREU, Carla de. Apuntes sobre las identidades de géneros y de sexualidades no-normativas en las redes sociales virtuales. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
ABREU, Carla de. Um olhar sobre as construções de identidades de gênero na contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
ABREU, Carla de; Automàster . Sobre como aprendemos a aprender juntos: experiencias de generar el Automàster. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
ABREU, Carla de; Alice Fátima Martins . Exercício curatorial no espaço virtual: uma reflexão sobre o acervo da Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
ABREU, Carla de; CAMILO, A. . Arte da Gente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
ABREU, Carla de; COSTA, L. E. . Acervo do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC): produção de material didático-pedagógico para os professores e estudantes de artes visuais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ABREU, Carla de; Automàster . Habiendo estado junt+s. Miradas compartidas. Sobre cómo aprendemos a aprender juntos: experiencias de generar el Automáster.. Barcelona, ES 2009 (Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, artigo número 50460-210108-1-RV, Revista Visualidades, 2018. 2018.

2.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, artigo número 45297-191148-1-RV, Revista Visualidades, 2017. 2017.

3.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, artigo número 48278-202123-1-RV, Revista Visualidades, 2017. 2017.

4.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, artigo número 46479-194970-1-RV, Revista Visualidades, 2017. 2017.

5.
de Abreu, Carla. Parecer ad hoc, artigo número 40696-170990-2-RV, Revista Visualidades, 2017. 2017.

6.
ABREU, Carla de. Parecer Ad Hoc para o Centro Universitário Senac de projeto de iniciação científica da linha de pesquisa em Cultura Visual. 2016.

7.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, artigo número 339852-167171-2-RV, Revista Visualidades, V.13, n.2 de 2015. 2016.

8.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, artigo número 34950-146864-3-RV, Revista Visualidades, V.13, n.2 de 2015. 2016.

9.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, edição XXI (Janeiro/Julho/16), da Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades (PPGS e PPGL/UFPB). 2016.

10.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, revista Três Pontos (UFMG), dezembro de 2016. 2016.

11.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, artigo número 33657-141411-2-RV, Revista Visualidades, V.13, n.1 de 2015. 2015.

12.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc para o artigo número 001C, para o VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2015.

13.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc, artigo número 33718-141695-1-RV, Revista Visualidades, V.13, n.1 de 2015. 2015.

14.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc para o artigo número 006C, para o VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2015.

15.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc para o artigo número 007C, para o VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2015.

16.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc para o artigo número 1001, para o Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens. 2015.

17.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc para o artigo número 1004, para o Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens. 2015.

18.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc para o artigo número 1006, para o Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens. 2015.

19.
ABREU, Carla de. Parecer ad hoc para o artigo número 2005, para o Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens. 2015.

20.
ABREU, Carla de. PEDAGOGIAS DE RESISTÊNCIA: GÊNEROS E VISUALIDADES. 2015.

21.
ABREU, Carla de. website - Galeria da FAV. 2007.

22.
ABREU, Carla de. website - Arte na Escola - Pólo Goiás. 2007.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ABREU, Carla de. Visualidades e Gêneros no Ensino de Arte. 2016; Tema: http://desobedientes.net/curso/. (Site).

2.
ABREU, Carla de. Sexualidades Desobedientes. 2016; Tema: Gêneros e Sexualidades não heteronomrativas. (Rede social).

3.
ABREU, Carla de. Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação. 2015; Tema: Website do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação. (Site).

4.
ABREU, Carla de. Sexualidades Desobedientes. 2013; Tema: Identidades, géneros y sexualidades no heteronormativas en las redes sociales digitales. (Site).

5.
ABREU, Carla de. Sexulidades Desobedientes. 2011; Tema: Gêneros e Sexulidades dissidentes. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU, Carla de. BREVE HISTÓRIA DO EROTISMO NA HISTÓRIA DA ARTE. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ABREU, Carla de. Revista Visualidades - Vol. 3, n.2: Jul-Dez/2005. 2007. (Editoração/Livro).

3.
ABREU, Carla de. Revista Visualidades - Vol.4 n1_jan-jun-2006. 2007. (Editoração/Livro).

4.
ABREU, Carla de. Coleção Desenrêdos - nº2. 2007. (Editoração/Coletânea).

5.
ABREU, Carla de. In Itinere (projeto gráfico para cd). 2006. (Editoração/Outra).

6.
ABREU, Carla de. ACERVO: doações recentes. 2005. (Editoração/Catálogo).

7.
ABREU, Carla de. As aparências não enganam. 2005. (Editoração/Catálogo).

8.
ABREU, Carla de. Revista Visualidades V.3 Nº 1 janeiro-julho 2005. 2005. (Editoração/Livro).

9.
ABREU, Carla de; Freitas, Marcus . Revista Visualidades V.2 Nº 2 janeiro-julho 2004. 2005. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ABREU, Carla de. Eu Passarinho. 2005. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ABREU, Carla de; Carlos Sena . curadoria assistente - Galeria da FAV: percurso e reflexões. 2008 (Curadoria assistente de exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUIMARAES, L. M. B.; ABREU, Carla de; CABALLERO, R. K.. Participação em banca de MAURÍCIO FERNANDO SCHNEIDER KIST. MONTEVIDEO, QUÉ ES ESO EN LOS MUROS?. 2018. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

2.
FERNANDEZ, T.; DIAS, B.; ABREU, Carla de. Participação em banca de ANA CAROLINA ROCHA LISITA. QUANDO CRESCER QUERO SER PRINCESA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA PESPECTIVA DA EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

3.
FURTADO, R. M. M.; ABREU, Carla de; MONTEIRO, L. P.; VALDEZ, D.. Participação em banca de LUCÍLIA CHAVES DE OLIVEIRA. EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO ESTÉTICA: ENTRE A ARTE E A POLÍTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

4.
ABREU, Carla de; FERNANDEZ, T.; RAMOS, W. M.. Participação em banca de PABLO RODRIGO SANTONI. ANIMÊS E MANGÁS: A IDENTIDADE DOS(AS) ADOLESCENTES. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

5.
VICTORIO FILHO, A.; ABREU, Carla de; POCAHY, F. A.; SILVA, D. E. S.; SOARES, M. C. S.. Participação em banca de Pâmela Souza da Silva. Choque de Monstros: Corpo, identidade e visualidade na escola. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
SILVA, T. F. S. E.; ABREU, Carla de; SANTOS, W. B.. Participação em banca de ÉRICA CRISTIANE SARAIVA. Visualidades de Luiza Prado: poética da ex-centricidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

7.
MARTINS, Raimundo; MIRANDA, F.; ABREU, Carla de. Participação em banca de MIRNA P. MARINHO DA SILVA ANAQUIRI. Que memórias me atravessam? Meu percurso de estudante indígena. 2017. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
Alice Fátima Martins; GROSSI, M. P.; HENNING, C. E.; ABREU, Carla de; MARTINS, Raimundo. Participação em banca de Juan Sebastián Ospina Álvarez. CONVERSAÇÕES HIPERVISUAIS: VAMOS FALAR SOBRE OLHARES MASCULINIZADOS?. 2018. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ABREU, Carla de; Alice Fátima Martins; MARTINS, Raimundo; SOUSA, C. B.; SOUZA, J. A. M.. Participação em banca de Paul Cezanne Souza Cardoso de Morais. VISÕES DA CAIXA DE PANDORA: FRICÇÕES ENTRE ARTISTA, INSTITUIÇÃO E PÚBLICO. 2018. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MARTINS, A. F.; BARCELOS, P.; BORGES, R. A. T.; RIBEIRO, J. M. G. S.; ABREU, Carla de. Participação em banca de MARCELO HENRIQUE DA COSTA. Olhares Móveis: narrativas audiovisuais, aparatos móveis e experiências cartográficas. 2018. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
MARTINS, Raimundo; ABREU, Carla de; SILVA, T. F. S. E.. Participação em banca de Adriane Camilo Costa. AS VISUALIDADES NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

2.
MARTINS, Raimundo; ABREU, Carla de. Participação em banca de Juan Sebastián Ospina Álvarez. CONVERSAÇÕES HIPERVISUAIS: VAMOS FALAR SOBRE VISUALIDADES E MASCULINIDADES. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ABREU, Carla de; VICTORIO FILHO, A.; DIAS, B.. Participação em banca de Leísa Sasso. Educação em Visualidades: Narrativas artográficas do Chicão. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, T. F. S. E.; ABREU, Carla de; ANDRADE, R. M.. Participação em banca de DANIELA ALVES MARQUES. DO GRUNGE À PUBLICIDADE: A PEDAGOGIA DE CONDUTAS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES ATRAVÉS DAS IMAGENS SUBVERSIVAS DA HEROIN CHIC NA CULTURA VISUAL CONTEMPORÂNEA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

2.
MARTINS, A. F.; CHAUD, E.; ABREU, Carla de. Participação em banca de Itandehuy Castañeda Demesa. ABORDAGENS DAS PRÁTICAS COMUNITÁRIAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS POR MEIO DA POESIA TÊXTIL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

3.
GUIMAGRAES, L. M. B.; ABREU, Carla de; COLLACO, J. H. L.. Participação em banca de Maurício Fernando Schneider Kist. MONTEVIDEO, QUÉ ES ESO EN LOS MUROS?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

4.
MARTINS, Raimundo; ABREU, Carla de; SATLER, L. L.. Participação em banca de Bruno Eduardo Morais de Araújo. CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

5.
Fernández, Tatiana; CASTRO, R.; ABREU, Carla de. Participação em banca de Ana Carolina Rocha Lisita. QUANDO CRESCER QUERO SER PRINCESA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO DA MARCA DE FILMES DA DISNEY PRINCESAS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

6.
SANT?ANNA, M. R.; OLIVEIRA, S. R. R. E.; ABREU, Carla de. Participação em banca de PRISCILA BARBEIRO. O TECIDO CHITA COMO PROPOSTA PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DAS ARTES VISUAIS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.
MARTINS, Raimundo; ABREU, Carla de; FERREIRA, G.. Participação em banca de Mirna P. Marinho da Silva Anaquiri. QUE MEMÓRIAS ME ATRAVESSAM? MEU PERCURSO DE ESTUDANTE INDÍGENA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

8.
ABREU, Carla de; Alice Fátima Martins. Participação em banca de Érica Cristiane Saraiva. Visualidade de Luiza Prado: construção de sentido em uma obra feminista. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

9.
SANTOS E SILVA, Débora Cristina; GUIMAGRAES, L. M. B.; ABREU, Carla de. Participação em banca de ZILDA VIEIRA SIMAS OLIVEIRA BORGES. QUADRINHOS LIBERTÁRIOS: FEMINISMO E ARTE NA OBRA PERSÉPOLIS DE MARJANE SATRAPI. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

10.
ABREU, Carla de; FERNANDEZ, T.; DIAS, B.. Participação em banca de Pablo Rodrigo Santoni. ANIMES E MANGÁS: O PROCESSO IDENTITÁRIO DE ADOLESCENTES. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, M. A. A.; SILVA, O. C.; de Abreu, Carla. Participação em banca de RHAYANNE LIMA DE MORAIS.A FOTOGRAFIA COMO PROCESSO DE ENUNCIAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Artes Plásticas) - Universidade Federal de Goiás.

2.
JESUS, S. G.; de Abreu, Carla; GODOY, P. B.. Participação em banca de ANNA BEATRYZ RIBEIRO CARDOSO.OS REMINISCENTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Artes Plásticas) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ABREU, Carla de; Veloso, S.; ELER, R.. Participação em banca de LUCAS SOUZA PEREIRA MIRANDA.Possibilidades transversais a partir da educação em cultura visual: identidades e repertórios imagéticos a partir de Animês e Mangás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás.

4.
PEROTTO, L. U.; ABREU, Carla de. Participação em banca de DAYANY DA SILVA CUNHA.AVALIAÇÃO EM ARTE É MESMO IMPORTANTE? Questões sobre avaliação da aprendizagem em arte na formação docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás.

5.
Junqueira, Ivanilda Aparecida; Souza, Rildo Bento de; de Abreu, Carla. Participação em banca de STEFANIE GUANDALINI CASTANHO.DIÁLOGOS COM A ARTE: UM ESTUDO DE CASO DO NÚCLEO DE INTERCÂMBIO E AÇÕES EDUCATIVAS DO CENTRO CULTURAL UFG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
ABREU, Carla de. Participação em banca de Rebeca Tayanne Souza Cardoso De Morais.Ações educativas no Centro Cultural UFG: Caminhos percorridos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás.

7.
ABREU, Carla de; MARQUES, A.. Participação em banca de Paulo Ricardo Lopes e Santos.Menino de batom: Novas discursividades de gênero da geração de garotos que se maquiam. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Goiás.

8.
ABREU, Carla de; Marcos Costa de Freitas; Maria Cristina Nunes Ferreira Neto. Participação em banca de Carolina Cruvinel Santos.CARTAS DE MARIANA: TRANSMUTAÇÃO DE GÊNERO DE ROMANCE EPISTOLAR PARA HQ E REFLEXÃO SOBRE A CONDIÇÃO FEMININA NA OBRA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

9.
ABREU, Carla de; MOZZER, G. N. S.; VELOS, S. C. B.. Participação em banca de THAIS CARNEIRO HAMADA.DESENHO: ESPELHAMENTO DE PERFORMANCES EM ESPAÇOS LIMINARES NÃO FORMAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Faculdade de Artes Visuais.

10.
ABREU, Carla de; CAMILO, A.. Participação em banca de Inês Moreira de Souza.As Almofadas de Inês: Um Relato Autobiográfico Sobre Formação Docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás.

11.
ABREU, Carla de; CAMILO, A.. Participação em banca de Maria Aparecida Machado e Verônica da Silva Sandri Garcia.Sobre Barcos, Viagens e Olhares: Notas sobre Narrativas Poéticas e Formação Docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ABREU, Carla de. Seleção PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID- REGIONAL GOIÂNIA - Edital 40/2015 Estudantes - Área de Artes Visuais. PIBID/UFG. 2015. Faculdade de Artes Visuais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SEJA ? Gênero e Sexualidade no Audiovisual.Corpo conforme: Relatos de vida e o contexto educacional. 2018. (Seminário).

2.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual ? Fabricações e Acidentes Visuais.CULTURA VISUAL, GÊNERO E PODER: A ESTEREOTIPAÇÃO DO CORPO FEMININO NO JOGO SMITE. 2018. (Seminário).

3.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual ? Fabricações e Acidentes Visuais.Narrativas Desconformes: Identidades dissidentes e o contexto educacional. 2018. (Seminário).

4.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual ? Fabricações e Acidentes Visuais.(In)visibilidades femininas nos livros didáticos do ensino de arte. 2018. (Seminário).

5.
26º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.QUESTÕES DE GÊNERO NO ENSINO DE ARTE: APRENDIZAGENS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2017. (Encontro).

6.
A Responsabilidade Social dos Museus. 2017. (Seminário).

7.
II SEJA - Gênero e Sexualidade no Audiovisual.São Paulo em Hi-FI. 2017. (Seminário).

8.
I Seminario Internacional de Investigación en Arte y Cultura Visual - Dispositivos y Artefactos / Narrativas y Mediaciones.?NA MINHA ESCOLA ISSO NÃO PODE?. PROBLEMATIZAÇÕES DE GÊNERO EM UM CURSO DE EXTENSÃO PARA O PROFESSORADO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Seminário).

9.
Seminário # 4 - TRANSVIAÇÕES: Educação & Visualidade.TRANSVIÃÇÕES: Educação e Visualidade. 2017. (Seminário).

10.
12 Encontro Regional de Estudantes de Design Regional GO/MG.Reações de Gênero. 2016. (Encontro).

11.
25º Encontro ANPAP.CULTURA VISUAL E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA. 2016. (Encontro).

12.
Culturas Visuais.Arte, gênero e diversidade: pluralizar para desarticular os padrões hegemônicos no ensino de arte. 2016. (Seminário).

13.
Seminário Conjunto das Disciplinas sobre Gênero, Sexualidade e Relações étnico-raciais.CULTURA VISUAL E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO. 2016. (Seminário).

14.
V Coloquio Internacional Educación y Visualidad - Investigaciones pedagógicas en contextos hiper-visuales.Los desafíos próximos de la investigación: contenidos y estrategias de creación de conocimiento en acciones colaborativas.. 2016. (Outra).

15.
V Coloquio Internacional Educación y Visualidad - Investigaciones pedagógicas en contextos hiper-visuales.JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO: PROBLEMAS DE GÊNERO NAS ARTES VISUAIS. 2016. (Outra).

16.
24. Encontro da ANPAP. Compartilhamentos na Arte: Redes e Conexões.Imagens que não afetam: Questões de gênero no ensino da arte desde a perspectiva crítica feminista e da cultura visual. 2015. (Encontro).

17.
II Seminário Internacional Desfazendo Gênero: Ativismos das dissidências sexuais e de gênero.Performatividade e subversão nas redes sociais desde a teoria de gênero de Judith Butler. 2015. (Seminário).

18.
Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens.Transviações de Sexualidades, Gêneros & Visualidades. 2015. (Seminário).

19.
Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens.Transviações de Sexualidades, Gêneros & Visualidades. 2015. (Seminário).

20.
Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens.Conferência Inaugural com Germán Navarro Espinach (Universidade de Zaragoza, ES) e Ricard Huerta (Universidade de Valencia, ES). 2015. (Seminário).

21.
7 Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.O digital como arquétipo do real: homofobia e sexismo 2.0. 2014. (Seminário).

22.
I ENCONTRO I/MEDIAÇÕES NAS ARTES VISUAIS.Persépolis: a autobiografia de uma artista iraniana. 2013. (Oficina).

23.
I ENCONTRO I/MEDIAÇÕES NAS ARTES VISUAIS.Cultura Visual e Políticas de representação. 2013. (Encontro).

24.
I ENCONTRO I/MEDIAÇÕES NAS ARTES VISUAIS.Gêneros e sexualidades desobedientes: Um olhar sobre as construções de identidades de gênero na contemporaneidade. 2013. (Encontro).

25.
Rethinking Educational Ethnography: Researching on-line communities and interactions. Ethical issues in the use of social networks as a field of research: public places or private rooms?. 2013. (Congresso).

26.
Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual - TRANS -.Performatividade e Corporeidade: escrevendo gêneros e sexualidades não-hegemônicas nas redes sociais. 2013. (Seminário).

27.
1. Seminário Regional de Reflexões em Estágios Supervisionados - FAV/EAD.Reflexões em Estágios Supervisionados. 2012. (Seminário).

28.
1º Seminário de Reflexões em Estágio Supervisionado.Cartografando: investigões etnográficas. 2012. (Seminário).

29.
XXII CONFAEB - Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil. Educação, tecnologias e políticas de identidade: compreender as redes sociais como ambientes mediáticos. 2012. (Congresso).

30.
7º Seminário Internacional Imagens da Cultura/Cultura das Imagens.La construcción de las identidades digitales. 2011. (Seminário).

31.
Congreso Internacional ?Las Políticas de Equidad de Género en Prospectiva: Nuevos Escenarios, Actores y Articulaciones. Apuntes sobre las identidades de géneros y de sexualidades no-normativas en las Redes sociales virtuales. 2011. (Congresso).

32.
Rethinking Educational Ethnography - Faculty of Psychology and Educational Sciences - University of Porto (FPCEUP). Non-heteronormative genders in Web 2.0. 2011. (Congresso).

33.
Seminário Internacional a Perspectiva Construccionista na Investigação em Arte e Educação.Gêneros e sexualidades não normativas na Web 2.0. 2011. (Seminário).

34.
GEA. Gender and Education Association. 2010. (Congresso).

35.
Prazeres entre Sertões.Sexualidades desobedientes. Gêneros, subjetividades e identidades não-normativas nas redes sociais virtuais?. 2010. (Encontro).

36.
V Jornades Universitàries: La Construcció del Coneixement en la Investigació Formativa. Construyendonos como investigador@s bricolers en el programa de doctorado de Artes y Educación. 2010. (Congresso).

37.
Donde estuvo (o se extravió) lo político. Lecturas entre conceptualismos y feminismos. 2009. (Seminário).

38.
III CONGRÉS D?EDUCACIÓ DE LES ARTS VISUALS. SOBRE COMO APRENDEMOS A APRENDER JUNTAS; EXPERIENCIAS DE GENERAR EL AUTOMÀSTER. 2009. (Congresso).

39.
La investigación basada en las artes. 2009. (Seminário).

40.
KM.0 - Art Jovén: prácticas y representaciones. 2008. (Seminário).

41.
III Seminário do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. 2007. (Seminário).

42.
IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG. Exercício Curatorial no espaço virtual:uma reflexão sobre o acervo da Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG). 2007. (Congresso).

43.
XVII CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. Exercício curatorial no espaço virtual: uma reflexão sobre o acervo da Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG). 2007. (Congresso).

44.
II Seminário de Artes Visuais da FAV/UFG: Políticas de Formação e o Perfil do Profissional. 2006. (Seminário).

45.
Itaú cultural: Novas formas de olhar: cinema e vídeo na educação. 2006. (Encontro).

46.
Prêmio Sérgio Mota - Territórios Recombinantes em Goiânia-GO.Imagens digitais, apresentação de portfólio. 2006. (Outra).

47.
XVI CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. 2006. (Congresso).

48.
XVI CONFAEB - oficina: A arte de contar história. 2006. (Oficina).

49.
XVI CONFAEB - oficina: Grafitti: arte de educar. 2006. (Oficina).

50.
14º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. 2005. (Encontro).

51.
3º Encontro de Reflexões sobre o Ensino de Arte.Projeto de extensão: Arte da Gente, reflexões. 2005. (Encontro).

52.
II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG. Lendo Imagens da Arte Goiana. 2005. (Congresso).

53.
3ª Semana de arte e design. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, Carla de. Praia da FAV 2018. 2018. (Outro).

2.
ABREU, Carla de. Coordenadora do II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2018. (Congresso).

3.
ABREU, Carla de. Comitê Científico do III SEJA - Gênero e Sexualidade no Audiovisual. 2018. (Congresso).

4.
ABREU, Carla de. Comitê Científico do II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2018. (Congresso).

5.
de Abreu, Carla. Volta às aulas na PRAIA da FAV. 2017. (Outro).

6.
ABREU, Carla de. Comitê Científico do II SEJA - Gênero e Sexualidade no Audiovisual. 2017. (Outro).

7.
ABREU, Carla de. Volta às aulas na praia da FAV. 2016. (Outro).

8.
ABREU, Carla de. Membro da Comissão Organizadora do Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens. 2015. (Congresso).

9.
ABREU, Carla de. Membro da Comissão Organizadora do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2015. (Congresso).

10.
ABREU, Carla de; MARQUES, A. ; COSTA, G. ; SEABRA, L. . II Encontro Nacional de Pesquisa em Moda. 2012. (Congresso).

11.
ABREU, Carla de. 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
César Eduardo da Silva Pereira. Cultura visual, gênero, sexualidade e poder: A estereotipação do corpo feminino no jogo de videogame Smite. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Andréa Alcântara Almeida Amorim. (IN)VISIBILIDADES FEMININAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO DE ARTE. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
Edvaldo de Goiás Pereira Pontes. A insurgência da imagem não-heteronormativa nas redes sociais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Talita Rodrigues; Vasti Pereira Dutra de Oliveira. A construção de feminilidades no Ensino Fundamental. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
ITALO AUGUSTO DE CASTRO. Trânsitos de uma viagem não-tão-solitária: Corpos dissidentes e suas experiências no contexto escolar. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriel Ferreira Barbosa. A percepção da gestão das escolas públicas sobre as construções de masculinidades e feminilidades no contexto escolar. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Anna Claudia Carvalho Silva. Subjetividades nômades, (des)territorializações e insurgências de gênero e de sexualidade na Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danilo Nascimento Rabelo. NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL: Projetando sexualidades e gêneros não normativos no ensino de artes visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

2.
Julia Moreira Guimarães. (des)construção das feminilidades em sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

3.
Letícia de Almeida Roddrigues. Narrativas visuais e textuais no Twitter: A superexposição em foco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

4.
Marília Silva Martins Gidrão. Educomunicação como mediadora dos processos criativos em educação formal no ensino de Artes Visuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

5.
Rodrigo Cesario Rangel. A importância da arte e da educação para uma formação humanitária e abolicionista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

6.
Priscila Pinheiro de Oliveira. A professora negra no cotidiano escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

7.
Andréia Ferreira dos Santos. O MEU MEDO SÓ EU O VEJO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Artes Plásticas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

8.
Eduardo Brito da Cunha. O HOMEN DE SAIA. A DESCONSTRUÇÃO DE ARQUETIPOS DA MASCULINIDADE NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

9.
Ana Aparecida Hellrilg e Shirley Alves de Souza Fernandes. Ressignificar Trajetórias: narrativas de duas professoras/estudantes no curso de Arte Visuais, modalidade à distância, pela Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

10.
Celma C. V. Machado , Mara Tânia Cardoso, Núbia Sousa Silva. EAD: relatos das aprendizagens significativas em nossas trajetórias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

11.
Antônio Castro Dias, Elda Ferreira Gouveia, Valéria Cristin. O Universo dos gêneros nos grafitos de banheiro de duas escolas públicas de Goiás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

Iniciação científica
1.
Ítalo Augusto de Castro. Corpos e identidades dissidentes: o documentário como estratégia pedagógica de resistência e inclusão no contexto educacional. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

2.
Ruth Marçal Honorato Garcia. Visualidades, gêneros e educação: novas questões para pensar o Ensino de Arte. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

3.
Adorando Ribeiro da Silva Neto. Ensino de Arte, questões de gênero e visualidades: Estreitando relações. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

4.
Danilo Nascimento Rabelo. Ensino de Arte, questões de gênero e visualidades: Estreitando relaçõe. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

5.
Ítalo Augusto de Castro. Ensino de Arte, questões de gênero e visualidades: Estreitando relações. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

6.
Julia Moreira Guimarães. Ensino de Arte, questões de gênero e visualidades: Estreitando relaçõe. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.

7.
Talita Rodrigues Machado. Ensino de Arte, questões de gênero e visualidades: Estreitando relaçõe. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais (Licenciatura)) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Carla Luzia de Abreu.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
ABREU, Carla de. Sexualidades Desobedientes. 2016; Tema: Gêneros e Sexualidades não heteronomrativas. (Rede social).



Outras informações relevantes


Patrocínio do Programa Petrobras Cultural para a realização do livro: "Galeria da FAV: percurso e reflexões" (2007) com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural na área de Formação, Educação para as artes: materiais e documentação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 22:22:59