Inaldo Firmino Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0543042624198336
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); formador de professores e membro do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos de Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e formador do projeto Ações de Linguagem em Língua Portuguesa (ALLP), da UFPB/Proling, ambos voltados para a formação continuada de professores de Português; coordenador de Português como Língua Estrangeira do Programa Idiomas sem Fronteiras da UFRPE e representante da referida instituição junto ao MEC. Tem artigos e capítulos de livros sobre formação de professores de Português e sobre leitura e escrita em Ensino a Distância publicados em periódicos nacionais e anais de eventos nacionais e estrangeiros. Doutor em Linguística pela UFPB/Proling, com pesquisa sobre ações de leitura e escrita em Ensino a Distância; mestre na mesma área pela UFPE, com pesquisa sobre concepções de linguagem e de leitura de professores de Português do Ensino Médio da cidade do Recife, e graduado em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Inaldo Firmino Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, Inaldo F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Sede / Departamento de Letras e Ciências Humanas (DLCH).
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Dois Irmãos
52171900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33206001
Ramal: 6451
Fax: (81) 33206007
URL da Homepage: www.uast.ufrpe.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A interação tutor-alunos em EAD: protagonistas de ações de leitura e escrita, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Regina Celi Mendes Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino a distância; dialogismo; leitura e escrita; atividades de linguagem; interação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2004 - 2006
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O professor e o texto: Desencontros e Esperanças - um olhar sobre o fazer pedagógico de professores de Português do ensino médio e suas concepções de linguagem,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Virgínia Leal.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: concepções de linguagem; perspectiva textual-interacionista; práticas pedagógicas; formação continuada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa / Prática de Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
1979 - 1980
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
1975 - 1979
Graduação em Letras.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.




Formação Complementar


2006
Didática do Ensino Superior - Doutorado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006
Pesquisas Form. Prof. e Prát. Pedag. Doutorado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2008 - 2008
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Ensino, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Técnico-Administrativo/CTA, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Letras do DLCH/UFRPE, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado de Coordenação Didática, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadê, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Período: 2013.1 LÍNGUA PORTUGUESA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA II PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS I Período: 2012.2 PORTUGUES I PORTUGUES INSTRUMENTAL II PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS I Período: 2012.1 LINGUÍSTICA II LÍNGUA LATINA LÍNGUA PORTUGUESA IV-ANÁLISE DO DISCURSO Período: 2011.2 LÍNGUA PORTUGUESA IV-ANÁLISE DO DISCURSO LÍNGUA PORTUGUESA V-SOCIOLINGUISTICA E PRAGMÁTICA METODOLOGIA CIENTÍFICA Período: 2011.1 LÍNGUA PORTUGUESA IV-ANÁLISE DO DISCURSO PORTUGUÊS II Período: 2010.2 LÍNGUA PORTUGUESA III-LEXICOLOGIA E SEMÂNTICA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO PORTUGUÊS I

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Técnico-Administrativo/CTA, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor da área de Letras do DLCH / UFRPE, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador doutor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor do curso de graduação em Letras/Licenciatura em Língua Portuguesa na modalidade a distância, do Departamento de Letras, Centro de Artes e Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao sistema Universidade Aberta do Brasil, tendo ministrado as disciplinas abaixo relacionadas: Período: 2011.2 Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA Período: 2012.1 Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA Período: 2012.2 Disciplina: LINGUÍSTICA TEXTUAL Período: 2013.1 Disciplina: LINGUÍSTICA TEXTUAL

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor mestre, Carga horária: 40


Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Outro (doutorando), Enquadramento Funcional: pesquisador/doutorando, Carga horária: 20


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 8


Fundação José Américo, FJA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 8


Centro de Estudos em Educação e Linguagem - UFPE, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: formador mestre


Secretaria de Educação de Pernambuco, SEDUC-PE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


escola Rudolf Steiner de São Paulo - Escola Waldorf, WALDORF, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Português 3ª ano do Ensino Médio, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade dos Guararapes, FG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 12


Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: contrato CLT, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
Afastado para fazer Doutorado.

Atividades

05/2006 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
Língua Portuguesa: Redação e Expressão Oral

CENTRO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DE PERNAMBUCO, CESESP, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1982
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CORRETOR DE REDAÇÕES, Carga horária: 10


Colégio Cisne Branco, CCB, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Supervisorde Ensino de Língua Portuguesa


Colégio Elo, CE, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Português 3º ano do Ensino Médio


Colégio Geo Guararapes, GEO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - 3º ano do Ensino Médio, Carga horária: 24


Curso Pedro II, PEDRO II, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1980
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Português - Pré-vestibular, Carga horária: 20


Porto Digital, PORTO DIGITAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: ESPECIALISTA MESTRE, Carga horária: 4


SBS - SPECIAL BOOK SERVICES LIVRARIA LTDA., SBS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 4


UNIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA DO SENAC-PE, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: mestre, Carga horária: 12


Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor mestre, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor mestre, Carga horária: 8


Fundação José Américo - UFPB, FJA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Aluno bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 5


União de Escolas para o Trabalho, ESULTRA, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de português 3ª ano do Ensino Médio, Carga horária: 12


Universidade Estadual do Vale do Acaraú, UVA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MESTRE, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Livros didáticos de Português: escolha dos professores da 6ª à 9ª série da rede pública municipal de Serra Talhada no PNLD 2011
Descrição: Uma das principais características do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) é a escolha do livro pelos professores das escolas públicas brasileiras. O forte impacto causado pelas avaliações realizadas por esse programa vem sendo acompanhado pelo MEC por meio de estudos sob a responsabilidade de instituições de ensino e pesquisa. É nessa perspectiva que se insere este projeto, que tem por finalidade responder às seguintes perguntas: (1) como os professores escolhem os livros didáticos?; (2) sob que condições?; (3) por meio de quais critérios?; (4) que agentes participam desse processo? e (5) qual o papel dos instrumentos de orientação do MEC nessa escolha?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Inaldo Firmino Soares - Coordenador / Iedo de Oliveira Paes - Integrante / José Antônio Feitosa Apolinário - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - Atual
A articulação teoria e prática no ensino de língua portuguesa na rede pública de Serra Talhada e/ou municípios circunvizinhos
Descrição: Formação continuada de professores de Português da 6ª à 9ª série, objetivando o desenvolvimento de ações relativas às competências de ensino da leitura, da produção textual oral e escrita e de análise dos usos da linguagem e, também, a intensificação dessas ações com vistas à elaboração e execução de projetos interdisciplinares..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Inaldo Firmino Soares - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Anais do GELNE 2016
2013 - 2013
Periódico: Revista Hipertextus Digital
2011 - 2011
Periódico: Revista Prolíngua


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa / Prática de Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa Científica / Orientação de Trabalho Científico.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, Inaldo F.2011SOARES, Inaldo F.; LEITAO, A. A. P. . Constituição da autoria nas produções textuais de alunos de um curso de especialização em Ensino a Distância. Revista Língua & Literatura (Impresso), v. 21, p. 11-31, 2011.

2.
SOARES, Inaldo F.2010SOARES, Inaldo F.. Pragmática e Ensino de Língua Portuguesa. PROPAGARE: Revista Científica da Faculdade Campo Real, v. 01, p. 13/01-28, 2010.

3.
SOARES, Inaldo F.2008SOARES, Inaldo F.. Leitura e escrita: caminhos de (trans)formação do ensino de língua portuguesa. Letra Viva (UFPB), v. 9, p. 65-79, 2008.

4.
SOARES, Inaldo F.2005SOARES, Inaldo F.. A intertextualidade nas canções de música popular brasileira. Revista Desempenho, Brasília, v. 4, n.4, p. 83-93, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOARES, Inaldo F.; LIRA, B. C. . Reflexões linguísticas. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Paulinas, 2014. 25p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, Inaldo F.; PEREIRA . O papel do tutor no desenvolvimento da lecto-escrita em Ensino a Distância. In: Regina Celi Mendes Pereira. (Org.). Nas trilhas do ISD: Práticas de ensino-aprendizagem da escrita. 1ed.Campinas-SP: Pontes Editores, 2012, v. 17, p. 259-296.

2.
SOARES, Inaldo F.; LIRA, B. C. ; AGUIAR, M. V. ; SUASSUNA, L. ; CORNELIO, J. . Os protagonistas de ações de leitura e escrita em Ensino a Distância. In: Bruno Carneiro Lira. (Org.). Linguagem e ensino: Realidades que se intercruzam. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2012, v. , p. 213-240.

3.
SOARES, Inaldo F.. Lendas e Resumo: gêneros significativos no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. In: Regina Celi Mendes Pereira. (Org.). Ações de linguagem: da formação continuada à sala de aula. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, v. , p. 88-117.

4.
SOARES, Inaldo F.. Explicação gramatical. In: PONCE, Harumi de; BURIM, Silvia; FLORISSI, Susanna. (Org.). Panorama Brasil: ensino do português no mundo dos negócios. 1ªed.São Paulo: Editora Galpão, 2006, v. , p. 113-131.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES, Inaldo F.. Tô me guardando pra quando o vestibular chegar. OQ design: revista on-line, São Paulo, 01 nov. 2005.

2.
SOARES, Inaldo F.. Dize-me com quem andas. Oqdesign: revista on-line, São Paulo, 01 ago. 2005.

3.
SOARES, Inaldo F.. Bebês na universidade. Oqdesign: revista on-line, São Paulo, 01 nov. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, Inaldo F.. A importância do tutor no desenvolvimento da lecto-escritura em Ensino a Distância. In: 20º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN, 2011, Manaus. Educação, culturas e diversidades. Manaus, 2011.

2.
SOARES, Inaldo F.. Conhecer as pedras do caminho é encontrar o caminho das pedras: um olhar sobre as estratégias de leitura e escrita em EAD. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. Anais do VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: IDÉIA, 2009. v. 1. p. 1843-1850.

3.
SOARES, Inaldo F.. Atos de Fala: Pragmática e Ensino de Língua Portuguesa. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, JOÃO PESSOA. 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. JOÃO PESSOA, 2009.

4.
SOARES, Inaldo F.. Ensino a Distância: uma ferramenta em prol do aprimoramento da leitura e da escrita?. In: Encontro Nacional de Letramento (ENALEF), 2008, João Pessoa. Encontro nacional de Letramento (ENALEF). João Pessoa: Idéia, 2008.

5.
SOARES, Inaldo F.. O professor de Português e suas práticas pedagógicas. In: 18º ENCoNTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN, 2007, Maceió. ANAIS DO 18º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN. Maceió, 2007.

6.
SOARES, Inaldo F.. O funcionamento dialógico em aulas de português instrumental nos cursos de graduação. In: IV SELIMEL - IV Seminário sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura, 2005, Campina Grande. IV seminário sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande _ Programa de pós-graduação em linguagem e ensino (Mestrado), 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, Inaldo F.; ALVES, T. P. ; CARVALHO, A. B. G. ; LEITAO, A. A. P. . Aprendizagem colaborativa na internet sob diferentes perspectivas de análise. In: VII SELIMEL, 2011, Campina Grande/PB. VII Seminário nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura. Campina Grande/PB, 2011.

2.
SOARES, Inaldo F.. A influência das interlocuções tutor-alunos de EAD no desenvolvimento da linguagem verbal dos alunos. In: VII SELIMEL, 2011, Campina Grande/PB. VII Seminário nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura. Campina Grande/PB, 2011.

3.
SOARES, Inaldo F.. Práticas pedagógicas do professor de Português e suas concepções de linguagem. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE, 2007, Recife. ANAIS DO SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO - SEPE. Recife, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, Inaldo F.. As interações linguageiras tutor-alunos em Ensino a Distância. In: 18º Intercãmbio de Pesquisas em |Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. 18º Intercãmbio de Pesquisas em |Linguística Aplicada, 2011.

2.
SOARES, Inaldo F.. Ensino a Distância: (des)compassos na preparação e implementação de cursos. In: III ENCONTRO INTERNACIONAL DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, 2008, Belo Horizonte. ANAIS ELETRÔNICO DO III ENCONTRO INTERNACIONAL DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO, 2008.

3.
SOARES, Inaldo F.. Repensando a formação de professores de português com base em seu próprio discurso. In: COLÓQUIO DE ANÁLISE DO DISCURSO: Marcos teóricos e relações multidisciplinares, 2008, Recife. CADERNO DE RESUMOS/Colóquio de Análise do Discursdo: marcos teóricos e relações multidisciplinares. Recife: Editora da UFPE, 2008. p. 22-22.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOARES, Inaldo F.; LEITAO, A. A. P. . Constituição da autoria nas produções textuais de alunos de um curso de especialização em Ensino a Distância. Revista Língua & Literatura (Impresso), 2012.

2.
SOARES, Inaldo F.. LEITURA E ESCRITA: CAMINHOS DE (TRANS)FORMAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Letra Viva (UFPB), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, Inaldo F.; MELO, I. F. . Caio em perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SOARES, Inaldo F.; GOMES, V. S. ; ATAIDE, C. . As pesquisas em Análise do Discurso no Nordeste e suas contribuições para os estudos da linguagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOARES, Inaldo F.. As interações linguageiras tutor-alunos em Ensino a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOARES, Inaldo F.. A influência das interações tutor-alunos no desenvolvimento da linguagem verbal dos alunos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SOARES, Inaldo F.; ALVES, T. P. ; CARVALHO, A. B. G. ; LEITAO, A. A. P. . Aprendizagem colaborativa na Internet sob diferentes perspectivas de análise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SOARES, Inaldo F.. A importância do tutor no desenvolvimento da lecto-escritura em Ensino a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AQUINO, Keroz Nunes ; SOARES, Inaldo F. . A variação da concordância verbal na escrita de alunos do ensino médio da Escola Methódio de Godoy Lima, no município de Serra Talhada-PE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SOARES, Inaldo F.. A interface leitura-escrita no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no ensino médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOARES, Inaldo F.. Conhecer as pedras do caminho é encontrar o caminho das pedras: um breve olhar sobre as estratégias de leitura e escrita em EAD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOARES, Inaldo F.. Leitura e Escrita em EAD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOARES, Inaldo F.. Conhecer as pedras do caminho é encontrar o caminho das pedras: um olhar sobre as estratégias de leitura em Ensino a Distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SOARES, Inaldo F.. Ensino a Distância: uma ferramenta em prol do aprimoramento da leitura e da escrita?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOARES, Inaldo F.. Ensino a Distância: (Des)Compassos na preparação e implementação de cursos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOARES, Inaldo F.. Repensando a Formação de Professores de Português com Base em seu Próprio Discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SOARES, Inaldo F.. Linguagem, Ideologia e Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SOARES, Inaldo F.. O professor de Português e sua prática pedagógica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOARES, Inaldo F.. Um breve olhar sobre as práticas pedagógicas de professores de português do ensino médio e suas concepções de linguagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOARES, Inaldo F.. O funcionamento dialógico nas aulas de Português Instrumental em cursos de gradução. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOARES, Inaldo F.. A interação tutor-alunos em EAD: protagonistas de ações de leitura e escrita. João Pessoa: UFPB, 2010 (TESE).

2.
SOARES, Inaldo F.. CANCIONEIRO POPULAR BRASILEIRO E O CONCEITO DE INTERTEXTUALIDADE. JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE: FACULDADE DOS GUARARAPES, 2008 (Revista eletrônica PUBLIC@ÇÕES FG).

3.
SOARES, Inaldo F.. CANÇÕES DE MPB: EXPLICITANDO O CONCEITO DE INTERTEXTUALIDADE. RECIFE - PE: FUNDAJ - PE, 2008 (EDUCAÇÃO EM FOCO - COORD. GERAL DE ESTUDOS EDUCACIONAIS DA FUNDAJ).

4.
SOARES, Inaldo F.. (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS. JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE: FACULDADE DOS GUARARAPES, 2008 (Revista eletrônica PUBLIC@ÇÕES FG).

5.
SOARES, Inaldo F.. O professor e o texto - desencontros e esperanças: um olhar sobre o fazer pedagógico de professores de Português do ensino médio e suas concepçõeds de linguagem. Recife: UFPE, 2006 (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA ; SOARES, Inaldo F. . AÇÕES DE LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. 2009.

2.
SOARES, Inaldo F.. ASSESSORIA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE CAMARAGIBE. 2008.

3.
SOARES, Inaldo F.. CONSULTORIA EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
SOARES, Inaldo F.; ATAIDE, C. ; GOMES, V. S. . XXVI Jornada Nacional do GELNE. 2016.

2.
SOARES, Inaldo F.. VI ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO - ECLAE. 2015.

3.
SOARES, Inaldo F.. XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. 2015.

4.
SOARES, Inaldo F.. XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. 2014.

5.
SOARES, Inaldo F.. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE. 2013.

6.
SOARES, Inaldo F.. Revista Prolíngua, V. 6, UFPB. 2012.

7.
SOARES, Inaldo F.. II SINIEL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. 2012.

8.
SOARES, Inaldo F.. XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. 2012.

9.
SOARES, Inaldo F.. XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. 2012.

10.
SOARES, Inaldo F.. II EPEPE - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO. 2008.

11.
SOARES, Inaldo F.. V CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL & EDUCAÇÃO. 2007.

12.
SOARES, Inaldo F.. 1º CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA DE L. PORTUGUESA DO PROGRAMA QUALIESCOLA (5ª A 8ª SÉRIE). 2005.

13.
SOARES, Inaldo F.. ELABORAÇÃO DE PROVA DE PORTUGUÊS PARA CONCURSO. 2005.

14.
SOARES, Inaldo F.. PARECER SOBRE LIVROS DIDÁTICOS. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, R. C. M. ; SOARES, Inaldo F. . Revista Prolíngua, V. 13, n. 1, ano 2018. 2018. (Parecerista).

2.
SOARES, Inaldo F.. Gêneros Multimodais e Multiletramento. 2016. .

3.
SOARES, Inaldo F.. Minicurso de Idiomas: Curso de Produção Textual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOARES, Inaldo F.. Implicações do suporte do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto. 2015. .

5.
SOARES, Inaldo F.. Coesão e Coerência. 2015. .

6.
SOARES, Inaldo F.; LIMA, A. P. A. B. . Seminário sobre Análise do Discurso. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOARES, Inaldo F.. Multiletramentos na escola: uma opção metodológica para o ensino de língua portuguesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOARES, Inaldo F.. Linguística numa perspectiva interdisciplinar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SOARES, Inaldo F.. I Minicurso de Gramática Tradicional. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SOARES, Inaldo F.. Contribuições da Análise do Discurso para o ensino de língua portuguesa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SOARES, Inaldo F.. Oficina de atualização gramatical: Concordância Verbal. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SOARES, Inaldo F.. Língua e Linguagem na Produção do Conhecimento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SOARES, Inaldo F.. Princípios filosóficos e gerais do Interacionismo Sociodiscursivo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SOARES, Inaldo F.. Introdução à Análise do Discurso. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
SOARES, Inaldo F.. Didática do Ensino Superior. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
PEREIRA ; ROCA ; SOARES, Inaldo F. . Lingüística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. 2009. (Editoração/Livro).

17.
HORA, Dermeval da ; ALVES, Eliane Ferraz ; ESPÍNDOLA. Lucienne ; SOARES, Inaldo F. . ABRALIN - 40 ANOS EM CENA. 2009. (Revisão).

18.
PONCE, Maria Harumi de. ; BURIM, Silvia R. B. Andrade. ; FLORISSI, Susanna. ; SOARES, Inaldo F. . Bem-vindo! A língua portuguesa no mundo da comunicação. 2009. (Revisão).

19.
SOARES, Inaldo F.. O professor reflexivo: guia para investigação do comportamento em sala de aula. 2009. (Revisão).

20.
SOARES, Inaldo F.. Tecnologias da Comunicação e Informação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
SOARES, Inaldo F.. Linguagem, Ideologia e Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
PONCE, Maria Harumi de. ; FLORISSI, Susanna. ; BURIM, Silvia R. B. Andrade. ; SOARES, Inaldo F. . Tudo bem? Português para a nova geração. 2008. (Revisão).

23.
PONCE, Maria Harumi de. ; BURIM, Silvia R. B. Andrade. ; FLORISSI, Susanna. ; SOARES, Inaldo F. . Bem-vindo! A língua portuguesa no mundo da comunicação: caderno de exercícios para estudantes de origem latina. 2008. (Revisão).

24.
BURIM, Silvia R. B. Andrade. ; MEDRADO, Itana S. ; SOARES, Inaldo F. . Bem-vindo! A língua portuguesa no mundo da comunicação: caderno de exercícios para estudantes de origem anglo-saxônica. 2008. (Revisão).

25.
SOARES, Inaldo F.. Metodologia de Projetos. 2007. .

26.
SOARES, Inaldo F.. Língua Portuguesa para concursos. 2007. .

27.
SOARES, Inaldo F.. Trabalhos de Conclusão de Curso: Ciência da Computação. 2007. (Revisão).

28.
SOARES, Inaldo F.. Panorama Brasil - apêndice com explicações gramaticais. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático).

29.
PONCE, Maria Harumi de. ; BURIM, Silvia R. B. Andrade. ; FLORISSI, Susanna. ; SOARES, Inaldo F. . Panorama Brasil: ensino de português no mundo dos negócios. 2006. (Revisão).

30.
SOARES, Inaldo F.. Atualização em Língua Portuguesa através de e-mails. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
SOARES, Inaldo F.. O professor e o texto: desencontros e esperanças. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
Field, Mary L. ; SOARES, Inaldo F. . Componentes visuais e a produção de textos. 2004. (Revisão).

33.
HADLEY, Gregory. ; SOARES, Inaldo F. . Pesquisa de ação em sala de aula. 2004. (Revisão).

34.
POEDJOSOEDARMO, Gloria. ; SOARES, Inaldo F. . O ensino da pronúncia: por quê, o que, quando e como. 2004. (Revisão).

35.
LEWIS, Marilyn. ; SOARES, Inaldo F. . Feedback em aulas de idiomas. 2003. (Revisão).

36.
FARREL, Thomas S. C. ; SOARES, Inaldo F. . Ensino da compreensão oral em aulas de idiomas. 2003. (Revisão).

37.
RICHARDS, Jack C. ; SOARES, Inaldo F. . Planejamento de metas e objetivos em programas de idiomas. 2003. (Revisão).

38.
CHANDRASEGARAN, A. ; SOARES, Inaldo F. . A intervenção como recurso no processo da escrita. 2003. (Revisão).

39.
SOARES, Inaldo F.. Planejamento de atividades de leitura para aulas de idiomas. 2003. (Revisão).

40.
SOARES, Inaldo F.. Como estruturar o aprendizado de vocabulário. 2003. (Revisão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOARES, Inaldo F.; VITAL, T.; ALBUQUERQUE, J. L.. Participação em banca de Eliabe Roberto de Souza. Políticas públicas e formação de capital humano: um enfoque sobre a interiorização do Bacharelado em Administração Pública em Pernambuco. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
PEREIRA; Medrado, Betânia Passos; SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Miquéias dos Santos Vitorino. As interações no diário de bordo do curso de Letras da UFPB Virtual: uma leitura sociointeracionista. 2011. Dissertação (Mestrado em Proling) - Universidade Federal da Paraíba.

Teses de doutorado
1.
SOARES, Inaldo F.; LEAL, V.; GOIS, S.; COUTINHO, A. N. L.; SILVA, M. S.. Participação em banca de Rita Alves Vieira. Leitura, ensino de leitura e construção de Ethos: análise do discurso do professor de língua portuguesa. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SOARES, Inaldo F.; REIS, S. C.; POZA, J. A. M.; RODRIGUES, J. P. M.; SANTOS FILHO, J. J.; PAULINO, S. F.. Participação em banca de Tânia Maria Diôgo do Nascimento. Mobilidade discente na elaboração de planos de aula em espanhol no estágio supervisionado colaborativo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SOARES, Inaldo F.; PEREIRA, R. C. M.; BEZERRA, M. A.; MELO, R. B. C. D.; FRACELINO, P.. Participação em banca de Poliana Dayse Vasconcelos Leitão. Apreensão apreciativa do discurso de outrem e autoria no processo de construção do conhecimento científico por professores concuintes de Letras. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
SOARES, Inaldo F.; ALMEIDA, Maria de Fátima; SILVEIRA, Maria Claurência de Andrade; ASSIS, Maria Cristina de; PADILHA, Maria Auxiliadora. Participação em banca de Jackelinne Maria de Albuquerque Aragão. Fóruns educacionais: estratégias de interação em uma disciplina do curso de Letras da UFPB Virtual. 2011. Tese (Doutorado em Proling) - Universidade Federal da Paraíba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Gilmara Féliz de Moraes. Negligência familiar: casos registrados no Conselho Tutelar na RPA 3B no ano de 2016. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Josildo José da Silva. A concepção dos alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de Nazaré da Mata-PE acerca dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Pedro Henrique Corrêa Silva.Facebook, uma ferramenta propícia à criação de estrangeirismos em língua portuguesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Rogério de Oliveira Júnior.Aspectos morfossintáticos do português brasileiro: o sujeito nulo em textos inscritos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Suellen Pamela Ramos Gomes.A concordância nominal de número e de gênero em variedades não-europeias do português. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
SOARES, Inaldo F.; ALMEIDA, S.; PIMENTEL, R.. Participação em banca de José Emailson Sales da Silva.A multiplicidade de discursos no romance "História do cerco de Lisboa", de José Saramago. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Thiara Lustosa Milhomem.Novas tecnologias no ensino de língua portuguesa: uma proposta didática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Cristina Carvalho da Silva.(Re)Pensando as práticas de leitura e produção textual na Educação de Jovens e Adultos/ EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
SOARES, Inaldo F.; NEVES, D.; CONSUELO, E.. Participação em banca de Marcela Bezerra de Menezes Diniz.Proposta de atividades de leitura em um livro didático de língua portuguesa do ensino médio: encontros e desencontros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
SOARES, Inaldo F.; RAMIRES, V.; CONSUELO, E.. Participação em banca de Juliana Cristina Silva de Lima.Recursos coesivos em artigos de opinião produzidos por alunos do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
SOARES, Inaldo F.; MARTINS, I.. Participação em banca de Izabela Pereira de Fraga.LIVROS DIDÁTICOS DE LETRAS EM EAD: Uma análise das atividades de leitura e compreensão textual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

10.
SOARES, Inaldo F.; NEVES, D.; SIMOES, T.. Participação em banca de Janaína Lins Gomes.Leitura no Ensino Médio: uma análise da leitura literária de fruição no livro didático de Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

11.
SOARES, Inaldo F.; RAMIRES, V.; NEVES, D.. Participação em banca de Izabel Cristina Nunes de Assis.Conhecimento gramatical de estudantes de Letras: um estudo sobre o papel da universidade na formação da competência gramatical de estudantes de Letras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

12.
SOARES, Inaldo F.; RAMIRES, V.; TAVARES, C. R.. Participação em banca de Hérica Clarice Borges de Souza.Compreensão textual a partir do gênero Fábula: um olhar sobre a produção de histórias por alunos do 4º ano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
SOARES, Inaldo F.; RAMIRES, V.; NEVES, D.. Participação em banca de Juscelino Marciel dos Santos.Ela é minha! O discurso de exaltação ao consumo e de dominação masculina presente nas letras de Funk-ostentação e Brega-funk. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
SOARES, Inaldo F.; RAMIRES, V.; NEVES, D.. Participação em banca de Jeane Oliveira Ribeiro.Variação linguística no livro didático de Língua PortuguesaJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

15.
SOARES, Inaldo F.; ANDRADE, F.; ANDRADE, B. C.. Participação em banca de Nádhia Valença Costa.A narrativa não confiável: uma leitura da fragmentação em "O gato diz adeus", de Michel Laub. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

16.
SOARES, Inaldo F.; NASCIMENTO, M.; NEVES, D.. Participação em banca de Fabrina Bezerra da Silva Vieira Lino.As variações diapóticas e o ensino de vocabulário nas aulas de ELE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

17.
SOARES, Inaldo F.; RAMIRES, V.. Participação em banca de Gleyce Severina Teixeira de Lima.Potencialidade Didática do Gênero Bilhete no Processo de Letramento em Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

18.
SOARES, Inaldo F.; LUNA, E.; RAMIRES, V.. Participação em banca de Edna Carla Lima da Silva.Oralidade no livro didático: os primeiros passos de um longo caminho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

19.
SOARES, Inaldo F.; ALVES, T. P.; GOIS, S.. Participação em banca de Hilton José da Rocha.O estágio supervisionado: uma praxis reflexivo-perceptiva fundamental na unificação do conhecimento acadêmico-científico e a realidade da sala de aula na formação de professores de Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

20.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Ricardo Marinho de Melo.SEGURANÇA EM WEB SEERVICES: Análise de WS-Security e WS-Policy. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

21.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Gustavo Lima de Araújo.A IMPORTÂNCIA DA CRIPTOGRAFIA NO MUNDO DIGITAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

22.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Sílvio José Pereira do Monte Júnior.SISTEMAS DE DETECÇÃO DE ICLUSÃO (SDI - INTRUSION DETECTION SYSTEMS), E SUAS NECESSIDADES NO AMBIENTE TECNOLÓGICO ATUAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

23.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Bruno de Sena Olivedira.MINERAÇÃO DE DADOS PARA BOLSA DE VALORES: Proposta de ferramenta para análise gráfica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

24.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Rafael Machado dos Santos.MINERAÇÃO DE DADOS PARA O ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO DE DISCIPLINAS: Estudo de Caso do Curso de Ciência da Computação da Faculdade dos Guararapes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

25.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Alessandro Cláudio da Silva.SÍNTESE DA FALA APLICADA À DEFICIÊNCIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

26.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Pedro Belarmino da Silva Júnior.GERÊNCIA DE RECURSOS COMPUTACIONAIS: Redução de custos com o uso de clientes magros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

27.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Hélio Sales de Oliveira.SISTEMA DE SEGURANÇA RESIDENCIAL: Uma solução apra usuários digitalmente incluídos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

28.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Cleverson Marinho Medeiros.SOFTWARE LIVRE PARA CORPORAÇÕES E USUÁRIOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

29.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Eduardo Cavalcanti Farias.SEGURANÇA NO GERENCIAMENTO DE APLICAÇÕES PARA TV DIGITAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

30.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Christian Neves Barreto Lins.ALIMENTAR A PRODUTIVIDADE EM SOFTWARE EM MDA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

31.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Fellícia Semirames Guedes Aguiar Bueno.SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

32.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Fagner José da Costa Rodrigues.BANCO DE DADOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

33.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Diego Cordeiro Rocha.SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.

34.
SOARES, Inaldo F.. Participação em banca de Marcus Oliveira Pinto.ENGENHARIA DE SOFTWARE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOARES, Inaldo F.; RAMIRES, V.; GOIS, S.. Professor efetivo de Língua Portuguesa. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SOARES, Inaldo F.; FREITAS, S. R. F.; FORTES, F.. Professor efetivo de Língua Portuguesa e Língua Latina. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Outras participações
1.
SOARES, Inaldo F.. Prova de interpretação de texto técnico-científico em língua estrangeira (Espanhol) / Comissão do processo seletivo para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC). 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SOARES, Inaldo F.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / PIBIC 2017-2018 e Programa de Iniciação Científica Voluntária / PIC 2017-2018. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
SOARES, Inaldo F.. Banca examinadora de Letras (aplicação e correção da prova escrita) do processo seletivo de bolsistas de inicação à docência do PIBID. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
SOARES, Inaldo F.. Seleção de bolsista de Português como Língua Estrangeira/Língua Adicional do Programa IsF (MEC/SEsu). 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
SOARES, Inaldo F.. Banca examinadora de Letras (entrevista) do processo seletivo de bolsistas de inicação à docência do PIBID. 2018. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
SOARES, Inaldo F.. Programa de Iniciação Científica / PIBIC 2016-2017 e Programa de Iniciação Científica Voluntária / PIC 2016-2017. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
SOARES, Inaldo F.. III LECID - Simpósio Letramentos para a Cidadania. 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
SOARES, Inaldo F.. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE - JEPEX 2013. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
SOARES, Inaldo F.. XII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE - JEPEX 2012. 2012. Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário de Pesquisa em Linguística e Literatura do GELNE.Análise do Discurso no Nordeste: filiações teóricas e institucionais. 2018. (Seminário).

2.
7º Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - EPEPE. 2018. (Encontro).

3.
7º Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - EPEPE.Avaliador de artigos submetidos ao evento. 2018. (Encontro).

4.
Encontro de Coordenadores do Celpe-Bras - ENCCELPE 2018. 2018. (Encontro).

5.
Fórum das Licenciaturas UFRPE. 2018. (Outra).

6.
II Encontro de Mobilidade e Idiomas/ II International Student's Day.Português como Língua Estrangeira: O quê? Por quê? Como?. 2018. (Encontro).

7.
III Encontro Nacional de Coordenadores IsF-Português. 2018. (Encontro).

8.
V LECID - Simpósio Letramentos para a cidadania.Letramentos sociais e literários. 2018. (Simpósio).

9.
V LECID - Simpósio Letramentos para a Cidadania.Redação para o ENEM. 2018. (Oficina).

10.
XVIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.Leitura e Escrita na Universidade: Reflexões e Desafios. 2018. (Outra).

11.
XVIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.Gêneros Acadêmicos: Orientações Básicas. 2018. (Outra).

12.
XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários - GELNE.Análise do Discurso e Ensino de Língua Portuguesa e/ou suas Literaturas. 2018. (Simpósio).

13.
XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários - GELNE. 2018. (Outra).

14.
II Encontro Nacional de Coordenadores IsF-Português. 2017. (Encontro).

15.
1º Encontro Nacional dos Representantes IsF-Português. 2016. (Encontro).

16.
CAIO FERNANDO DE ABREU + 20.Caio em perspectivas. 2016. (Outra).

17.
III lecid.Letramentos, ensino de línguas e cidadania. 2016. (Simpósio).

18.
III LECID - Simpósio Letramentos para a Cidadania. 2016. (Simpósio).

19.
Principes de construction de séquences d'enseignement pour la. 2016. (Outra).

20.
XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE.As pesquisas em Análise do Discurso no Nordeste e suas contribuições para os estudos da linguagem. 2016. (Encontro).

21.
1º Seminário MILBA-UFRPE.Memória e Imaginário nas Literaturas de Autoria Feminina. 2015. (Seminário).

22.
I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalizaçãol e Multilinguismo. 2015. (Encontro).

23.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO: Políticas Públicas de Alfabetização. ALFABETIZAÇÃO E INFÂNCIA. 2015. (Congresso).

24.
II Feira de Leitura: Comunidades Leitoras. (R)Existência em versos. 2015. (Feira).

25.
II Feira de Leitura: Comunidades Leitoras. Literatura e temas contemporâneos. 2015. (Feira).

26.
II Feira de Leituras: Comunidades Leitoras. Literatura e e temas contemporâneos. 2015. (Feira).

27.
II Feira de Leituras: Comunidades Leitoras. (R)Existência em versos. 2015. (Feira).

28.
II LECID - Simpósio Letramentos para a Cidadania.Multiletramentos, Identidade Cultural e Cidadania. 2015. (Simpósio).

29.
II LECID - Simpósio Letramentos para a Cidadania.Multiletramentos, Identidade Cultural e Cidadania. 2015. (Simpósio).

30.
II LECID - Simpósio Letramentos para a Cidadania.ENEM em Foco: Leitura e Produção de Textos. 2015. (Simpósio).

31.
I Seminário MILBA-UFRPE " Memória e imaginário nas literaturas de autoria feminina.Memórias e imaginário nas literaturas de autoria feminina. 2015. (Seminário).

32.
VI ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO - ECLAE.Entre o Discurso e a Gramática: o que pode oferecer ao ensino de língua materna?. 2015. (Encontro).

33.
V Semana de Letras da UFRPE.Romantismo e origens da Linguística. 2014. (Outra).

34.
XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.As licenciaturas em debate na formação do professor do Ensino Médio: diálogos com o PNE e o pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio. 2014. (Outra).

35.
XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.As licenciaturas em debate na formação do professor do ensino médio: diálogos com o PNE e o pacto pelo fortalecimento do ensino médio. 2014. (Outra).

36.
I SEMANA DE LETRAS DA UFRPE/UAG.Multiletramentos na escola: uma possibilidade de diálogo com a diversidade linguístico-cultural dos alunos. 2013. (Encontro).

37.
I SEMANA DE LETRAS DA UFRPE/UAG.Multiletramentos e diversidade linguístico-cultural: uma proposta metodológica para o ensino de língua portuguesa. 2013. (Encontro).

38.
I SEMANA DE LETRAS DA UFRPE/UAG.Discurso e Sociedade: relações de gênero e diversidade cultural no ensino de língua e literatura. 2013. (Encontro).

39.
IV SEMANA DE LETRAS DA UFRPE.Dircurso de abertura, na condição de coordenador do curso de Letras da UFRPE. 2013. (Simpósio).

40.
IV SEMANA DE LETRAS DA UFRPE.DIVERSIDADE CULTURAL E DE LINGUAGENS NA ESCOLA: ALGUMAS OPÇÕES METODOLÓGICAS. 2013. (Oficina).

41.
V SEMANA DE LETRAS DA UFRPE-UAST/ 1º SIMPÓSIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGENS.Gêneros, Letramentos e a diversidade do trabalho docente no ensino de línguas. 2013. (Simpósio).

42.
V SEMANA DE LETRAS DA UFRPE-UAST/ 1º SIMPÓSIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGENS.Produção de textos numa perspectiva interacionista: um diálogo com a diversidade linguístico-cultural dos alunos. 2013. (Simpósio).

43.
1º Seminário de Pesquisa de Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2012. (Seminário).

44.
IV Semana de Letras UFRPE-UAST.Multiletramentos na escola: uma opção metodológica para o ensino de língua portuguesa. 2012. (Outra).

45.
18 INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.As interações linguageiras tutor-alunos em Ensino a Distância. 2011. (Outra).

46.
20º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN.A importância do tutor no desenvolvimento da lecto-escritura em Ensino a Distância. 2011. (Encontro).

47.
III SEMANA DE LETRAS DA UFRPE/UAST.Concordância Verbal: atualização gramatical. 2011. (Oficina).

48.
III SEMANA DE LETRAS DA UFRPE/UAST. 2011. (Outra).

49.
III SEMANA DE LETRAS DA UFRPE/UAST.Contribuições da Análise do Discurso para o ensino de língua portuguesa. 2011. (Outra).

50.
III SEMANA DE LETRAS DA UFRPE/UAST.Formação do professor de licenciatura em Letras: as disciplinas psicopedagógicas. 2011. (Outra).

51.
Léxico e Gramática. 2011. (Outra).

52.
V FÓRUM LINGUÍSTICO-LITERÁRIO DA UFRPE/UAST.A linguagem em seu viés social. 2011. (Outra).

53.
VII SELIMEL - Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.APRENDIZAGEM COLABORATIVA NAS INTERNET SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ANÁLISE. 2011. (Seminário).

54.
VII SELIMEL - Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.APRENDIZAGEM COLABORATIVA NAS INTERNET SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ANÁLISE. 2011. (Seminário).

55.
II Semana de Letras da UFRPE/UAST.Concepções de língua e seu impacto sobre o ensino de língua portuguesa. 2010. (Seminário).

56.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Formação de Professores. 2009. (Encontro).

57.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Atos de Fala: Pragmática e Ensino de Língua Portuguesa. 2009. (Encontro).

58.
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM GESTÃO EDUCACIONAL/III Amostra de Trabalhos de Metodologias para o Ensino Fundamental (AMEF): Educação Tecnológica e Perspectivas da Gestão Educacional.Tecnologias na Educação: Ferramentas e Saberes Necessários à Prática da Gestão Educacional. 2009. (Seminário).

59.
IV Congresso Internacional da Abralin. Concecer as pedras do caminho é encontrar o caminho das pedras: um olhar sobre as estratégias de leitura em Ensino a Distância. 2009. (Congresso).

60.
4ª Jornada de Férias SBS Recife.Linguagem, Ideologia e Comunicação: Equívocos no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. 2008. (Oficina).

61.
Análise do discurso: articulações entre linguagem, sujeito e sociedade. 2008. (Outra).

62.
Colóquio de Análise do Discurso.Repensando a formação de professores de português com base em seu próprio discurso. 2008. (Outra).

63.
Discussões Portfolio - Livraria SBS Recife.Variação Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).

64.
Encontro Nacional de Letramento.Ensino a Distância: uma ferramenta em prol do aprimoramento da leitura e da escrita?. 2008. (Encontro).

65.
II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco - Objetos de Investigação e Inserção Social. 2008. (Encontro).

66.
Letramento e Alfabetização (Minicurso no Encontro Nacional de Letramento). 2008. (Outra).

67.
Protocolos Interacionais (Minicurso no Encontro Nacional de Letramento). 2008. (Oficina).

68.
T.E.: Uma introdução aos princípios teóricos e metodológicops da lingüística sistêmico-funcional (LSF) e suas aplicações. 2008. (Outra).

69.
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacuional do Norte e Nordeste.O professor de Português e sua prática pedagógica. 2007. (Encontro).

70.
Discussões Portfolio.Recursos Lingüísticos do Texto Publicitário. 2007. (Encontro).

71.
II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.UM BREVE OLHAR SOBRE AS PRA´TICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM. 2007. (Seminário).

72.
Semináio de Letramento Digital. 2007. (Seminário).

73.
V Congresso Internacional de Tecnologia na Educação - Desenvolvimento Sustentável & Educação. 2007. (Congresso).

74.
I EPEPE - Encontro de pesquisa educacional em Pernambuco. 2006. (Encontro).

75.
Mesa redonda com Evanildo Bechara.Da Latinidade à Lusofonia. 2006. (Encontro).

76.
Métodos qualitativos nas ciências sociais e nas práticas sociais. 2006. (Simpósio).

77.
Dialogismo bakhtiniano: interlocuções com a Lingüística, a Psicologia e a Educação. 2005. (Seminário).

78.
Discussões Portfolio.A intertextualidade nas canções de MPB. 2005. (Encontro).

79.
Formação de especialistas estaduais e municipais. 2005. (Oficina).

80.
Gêneros e Práticas Sociais: um encontro com Charles Bazerman. 2005. (Encontro).

81.
IV Seminário sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura.O funcionamento dialógico em aulas de Português Instrumental nos cursos de graduação. 2005. (Seminário).

82.
Reunião Regional da SBPC. O professor e o texto: desencontros e esperanças. 2005. (Congresso).

83.
O plano de ensino da leitura. 1993. (Seminário).

84.
Como aprender a ler? Elementos de análise do discurso. 1991. (Seminário).

85.
Literaturas africanas de língua portuguesa. 1991. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, Inaldo F.; Vila Nova, Júlio . II Encontro de Mobilidade e Idiomas. 2018. (Outro).

2.
SOARES, Inaldo F.. XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. 2016. (Outro).

3.
SOARES, Inaldo F.; MACEDO, M. S. A. N. . II CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO: Políticas Públicas de Alfabetização. 2015. (Congresso).

4.
SOARES, Inaldo F.; MACEDO, M. S. A. N. . II CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO: Políticas Públicas de Alfabetização. 2015. (Congresso).

5.
SOARES, Inaldo F.. VI ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO - ECLAE. 2015. (Outro).

6.
SOARES, Inaldo F.. V SEMANA DE LETRAS DA UFRPE. 2014. (Outro).

7.
SOARES, Inaldo F.. IV Semana de Letras da UFRPE/UAST. 2012. (Outro).

8.
SOARES, Inaldo F.. III SEMANA DE LETRAS UFRPE/UAST. 2011. (Outro).

9.
SOARES, Inaldo F.; APOLINÁRIO, J. A. F. ; PAES, I. O. . VI FÓRUM LINGUÍSTICO-LITERÁRIO DA UFRPE/UAST. 2011. (Outro).

10.
SOARES, Inaldo F.; PAES, I. O. . II Semana de Letras da UFRPE/UAST. 2010. (Outro).

11.
SOARES, Inaldo F.; RIBEIRO, Semadá A. . II ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO - OBJETOS DE INVESTIGAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL. 2008. (Outro).

12.
SOARES, Inaldo F.. Discussões Portfolio. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabiana Silva Barboza dos Santos. O não-lugar da literatura infantil no currículo da Rede Municipal de ensino do Recife. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte Educação) - Universidade Católica de Pernambuco. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Luiz Duarte dos Santos. ENSINO A DISTÂNCIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade dos Guararapes. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Emily Karoline Coutinho Pacífico. Livros didáticos de português: escolha dos professores da rede pública de ensino do Recife-PE. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

2.
Amanda Batista da Silva Santos. Livros didáticos de português: escolha dos professores da rede pública de ensino do município de Vitória de Santo Antão-PE. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Adriana Roque de Lima. Recursos teórico-metodológicos para o ensino de língua portuguesa. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talha. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Adriana Roque de Lima. Recursos teórico-metodológicos para o ensino de língua portuguesa. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Sulen Priscila Nogueira Gonzaga. A articulação teoria e prática no ensino de língua portuguesa na rede pública de Serra Talhada e/ou municípios circunvizinhos. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Rosicleide Lima Silva. C oncordância verbal nos gêneros textuais jornalístic os produzidos por alunos do ensino médio. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

5.
Keroz Nunes de Aquino. A variação da concordância verbal na escrita de alunos do ensino médio da Escola Methódio de Godoy Lima, no município de Serra Talhada-PE. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Maria das Graças Alves Nunes Melo. Leitura, redação e interpretação de textos em língua portuguesa. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

7.
Emmanuelle Karla de Lima Silva. Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa no ensino médio: intertextualidades resultando na análise linguística entre fala e escrita. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Antônio Alves Pereira. História e memória do Conselho Tutelar de Serra Talhada-PE. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

2.
José Mário de Araújo. Conselho da Criança e do Adolescente de Garanhuns-PE. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

3.
Walclébia Karla Limeira Alves. Negligência infantil: um retrato dos atendimentos realizados pelo Conselho Tutelar de Caruaru-PE no biênio 2014-2015. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Henrique Corrêa Silva. Facebook, uma ferramenta propícia à criação de estrangeirismos em língua portuguesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

2.
Thiara Lustosa Milhomem. Novas tecnologias no ensino de língua portuguesa: uma proposta didática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

3.
Cristina Carvalho da Silva. (Re)Pensando as práticas de leitura e produção textual na Educação de Jovens e Adultos/ EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

4.
Marcela Bezerra de Menezes Diniz. Proposta de atividades de leitura em um livro didático de língua portuguesa do ensino médio: encontros e desencontros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

5.
Juliana Cristina Silva de Lima. Recursos coesivos em artigos de opinião produzidos por alunos do ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

6.
Izabela Pereira de Fraga. LIVROS DIDÁTICOS DE LETRAS EM EAD: Uma análise das atividades de leitura e compreensão textual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

7.
Janaína Lins Gomes. Leitura no Ensino Médio: uma análise da leitura literária de fruição no livro didático de Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

8.
IzabelCristina Nunes de Assis. Conhecimento gramatical de estudantes de Letras: um estudo sobre o papel da universidade na formação da competência gramatical de estudantes de Letras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

9.
Hérica Clarice Borges de Souza. Compreensão textual a partir do gênero Fábula: um olhar sobre a produção de histórias por alunos do 4º ano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

10.
Jeane Oliveira Ribeiro. Variação linguística no livro didático de Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

11.
Gleyce Severina Teixeira de Lima. Potencialidade Didática do Gênero Bilhete no Processo de Letramento em Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

Iniciação científica
1.
Cleiton Douglas Barros Santos. Influência das concepções de linguagem e de sujeito no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em aulas de língua portuguesa do ensino médio. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

2.
José Ewerton da Silva. Influência das concepções de linguagem e de sujeito no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em aulas de língua portuguesa do ensino médio. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

3.
Amanda Silva do Nascimento. Importância das concepções de língua(gem), sujeito e ensino na formação inicial do professor de português. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

Orientações de outra natureza
1.
Angélica Tavares Dias da Silva. Produção textual a partir de resumos e resenhas: construções críticas e/ou de sentidos possíveis. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

2.
Istarlet Kétile Santos de Melo. Desenvolvendo as aptidões necessárias para uma competência linguística satisfatória no ensino médio. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

3.
Sandra Lopes Rodrigues Souza Dantas. Produção textual no ensino médio: a importância da leitura prévia de textos motivadores. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

4.
Juliana Cristina Silva de Lima. Leitura e produção textual como prática discursiva e reflexiva no encino médio. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras Português-Espanhol) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Inaldo Firmino Soares.

5.
Ana Carolina de Assis Marinho da Silva. Limites da influência da TV brasileira na política nacional - 1998-2006. 2007. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Faculdade Maurício de Nassau. Orientador: Inaldo Firmino Soares.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SOARES, Inaldo F.. Implicações do suporte do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto. 2015. .

2.
SOARES, Inaldo F.. Coesão e Coerência. 2015. .

3.
SOARES, Inaldo F.. Gêneros Multimodais e Multiletramento. 2016. .



Outras informações relevantes


1 COORDENADOR DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS DA UFRPE E REPRESENTANTE DA UNIVERSIDADE JUNTO AO MEC.

2 COORDENADOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, POR DUAS GESTÕES CONSECUTIVAS, DE OUTUBRO DE 2013.A DEZEMBRO DE 2017.

3 MEMBRO TITULAR DO CONSELHO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO/CTA DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, DESDE 21 DE MAIO DE 2013.

4 MEMBRO TITULAR DO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA (CCD) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2013.

5 MEMBRO TITULAR DA COMISSÃO DE ENSINO DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, DESDE 04 DE FEVEREIRO DE 2014.

6 MEMBRO TITULAR DA COMISSÃO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, DESDE 04 DE FEVEREIRO DE 2014.

7 SUPERVISOR DA ÁREA DE LETRAS DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, DE 19 DE ABRIL DE 2013 A 23 DE OUTUBRO DE 2013.

8 MEMBRO TITULAR DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) / UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA (UAST).

9 MEMBRO TITULAR DO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA (CCD) DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) / UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA (UAST).

10 TUTOR DO 1º ANO DO CURSO DE LETRAS DA UFRPE/UAST, DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO N. 621/2010-CEPE, QUE INSTITUI O PROGRAMA DE COMBATE À EVASÃO E RETENÇÃO.

11 FORMADOR DE PROFESSORES E MEMBRO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO CENTRO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (CEEEL/UFPE).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:45:41