Marlene Maria Machado da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0893436001065465
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1989), com Especialização em Alfabetização pela PUCMinas (1997), mestrado em Educação (2008) e doutorado em Educação (2018) pela Faculdade de Educação da UFMG, ambas pesquisas realizadas sobre a temática da alfabetização e os impasses para o aluno aprender. Trabalho com formação de professores sobre Educação Especial e Educação Inclusiva desde 1995, tendo experiência no atendimento de alunos com diversas deficiências. Também atuo com formação de professores sobre as dificuldades presentes no processo de alfabetização e formação matemática para anos iniciais do Ensino Fundamental, além de realizar pesquisas na interface da Educação com a Psicanálise. Atualmente, sou Coordenadora Pedagógica Geral de escola municipal de Belo Horizonte, já tendo atuado como professora de intervenção pedagógica para alunos do 3º ciclo, nesta mesma escola, com mais de 30 anos de experiência como professora alfabetizadora de escola pública. Autora de vários jogos e recursos pedagógicos para inclusão escolar e experiência de atendimento pedagógico em consultório para alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Fui integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação - NIPSE/FaE/UFMG no período de 2007 a 2017. Áreas de interesse: organização da rotina pedagógica visando a inclusão escolar; dificuldades na alfabetização; análises dos aspectos subjetivos que influenciam o aluno em sua alfabetização e conhecimento lógico-matemático; possibilidades de intervenção pedagógica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlene Maria Machado da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. M. M.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, FAE/UFMG, Brasil.
Título: Alfabetização de Crianças: investigação da subjetividade no espaço escolar, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ana Lydia bezerra Santiago.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: alfabetização; dificuldades de aprendizagem; Intervenção pedagógica; subjetividade e aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Faculdade de Educação, FAE/UFMG, Brasil.
Título: Entre a letra e o nome: alfabetização de alunos em situação de fracasso escolar, a partir de orientação psicanalítica,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Ana Lydia Bezerra Santiago.
Palavras-chave: alfabetização; dificuldades de aprendizagem; Subjetividade; Intervenção pedagógica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1996
Especialização em Alfabetização. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Alfabetização.
1986 - 1989
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Complexidade e seus reflexos na educação. (Carga horária: 48h).
Faculdade de Educação, FAE/UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Processos e discursos educacionais III. (Carga horária: 60h).
Faculdade de Educação, FAE/UFMG, Brasil.
1998 - 1999
Curso de LIBRAS nivéis I, II e III. (Carga horária: 160h).
Secretaria Municipal de Ensino de Belo Horizonte, SMED, Brasil.
1995 - 1995
Atualização no processo da Língua Escrita. (Carga horária: 40h).
Escola Estadual Yolanda Martins Silva, EEYMS, Brasil.
1991 - 1991
Por Uma Alfabetização sem Fracasso. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira, EMPLO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica Geral, Carga horária: 40
Outras informações
Estou coordenadora pedagógica geral da escola no acompanhamento dos projetos pedagógicos desenvolvidos no ensino regular, no Programa Escola Integrada e da inclusão de alunos e professores com deficiência física, intelectual, visual, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtornos Psiquiátricos. Também estou responsável pela gestão de frequência e aprendizagem, além da formação dos professores e orientação do trabalho de intervenção pedagógica para alunos do 3º ciclo com dificuldades de leitura, escrita e matemática.


Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, FAE/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Realizei pesquisa-intervenção pedagógica com alunos com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, como ação do NIPSE, Núcleo do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrei a disciplina Subetividade e Aprendizagem no curso de Especialização em Docência na Educação Básica, promovido pela Fae/UFMG em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte-MG

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Nesta Faculdade de Educação trabalhei como professora substituta com as disciplinas Reeducação Pedagógica, Métodos de Avaliação e Estágio Supervisionado.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei a disciplina Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia" do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Educação Especial e Educação Inclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei a disciplina "Transtorno Global do desenvolvimento" no Curso de Extensão Educação Especial.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei a disciplina "Condutas Típicas" no Curso de Extensão Educação Especial.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrando a disciplina "Intervenção na Escola: reflexão e propostas sobre as práticas educacionais" do curso Especialização em Transtornos Graves na Infância e Adolescência: Educação, Psicologia e Saúde Mental.


Faculdade Pedro Leopoldo, FPL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei a disciplina "Reflexões e Propostas Pedagógicas" do Curso de Especialização em Psicopedagogia com ênfase em Educação Inclusiva.


Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrei a disciplina Análise da Prática Pedagógica do Curso de Especialização em Educação Inclusiva.


EKAWA Produtos Pedagógicos Ltda, EKAWA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: criação de jogos, Carga horária: 10
Outras informações
Atuo colaborando na criação de jogos e recursos pedagógicos para o processo de inclusão escolar.


Consultorio Psicopedagógico, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora, Carga horária: 15
Outras informações
No consultório atendo crianças, adolescentes e adultos que apresentam dificuldades de aprendizagem, algum tipo de deficiência e/ou sindromes como autismo. Além dos atendimentos, realizo orientação às escolas dos pacientes atendidos.


Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, SMED/PBH, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora 3º ciclo, Carga horária: 25
Outras informações
Desenvolvi intervenção pedagógica com alunos com dificuldades de aprendizagem e deficiência intelectual na área de Língua Portuguesa e Matemática.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretora de escola municipal, Carga horária: 40
Outras informações
Vice-diretora da Escola municipal Prof. Domiciano Vieira.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de 1º ciclo, Carga horária: 25
Outras informações
Trabalhei como professora referência de alunos do 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental, 7 anos.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora do 2º ciclo, Carga horária: 25
Outras informações
Fui responsável pelo trabalho com alunos entre 11 e 15 anos enturmados no 3º ano do 2º ciclo, com as disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Arte e Educação Física.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora alfabetizadora, Carga horária: 25
Outras informações
Trabalho com alunos de 7 anos enturmados no 2º ano do 1º ciclo, em uma escola da periferia da cidade de Belo Horizonte.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 25
Outras informações
Coordenei o Projeto de Intervenção Pedagógica - PIP/Matemática da rede municipal de Educação de Belo Horizonte, para os professores atuantes do 1º e 2º ciclos.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora pesquisadora, Carga horária: 25
Outras informações
Como professora da rede municipal de Belo Horizonte e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação - NIPSE/FaE/UFMG, fiz parte do Projeto 33 Psicanálise Aplicada à Educação - ENTRE A SAÚDE MENTAL E A EDUCAÇÃO, desenvolvendo intervenção pedagógica em algumas escolas, com alunos com dificuldades de aprendizagem e que apresentam defasagem entre idade e ciclo de aprendizagem. Este projeto foi desenvolvido como ação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora alfabetizadora, Carga horária: 25
Outras informações
Retornei para sala de aula, após cinco anos como professora formadora, para trabalhar com alunos entre 9 e 10 anos, do 2º ciclo, identificados como "turma projeto". Esta experiência foi publicada através do artigo "Os alunos da sala 11" na Revista Presença Pedagógica, nº 72, nov/dez, 2006.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Equipe Pedagógica GERED-L, Carga horária: 25
Outras informações
Como integrante da equipe pedagógica da Gerência Regional de Educação Leste, acompanhei o processo de construção do Projeto Político Pedagógico das escolas municipais de Belo Horizonte: Prof. Lourenço de Oliveira; Wladimir de Paula Gomes; Pe. Francisco Carvalho Moreira e Maria das Neves. Estas escolas atendiam desde a educação até o ensino médio. Através do acompanhamento destas escolas, tinha que discutir questões relacionadas ao currículo escolar, formação dos professores e relação comunidade e escola.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora formadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Neste período trabalhei no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, como formadora de professores para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. Neste trabalho, desenvolvia acompanhamento do trabalho nas escolas, intervenção pedagógica junto aos alunos e professores e orientação para construção de alternativas pedagógicas para possibilitar a inclusão dos alunos.

Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 22
Outras informações
Neste período trabalhei em Escola Municipal de Educação Especial acompanhando os alunos no processo de integração na rede regular de ensino.


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora alfabetizadora, Carga horária: 20
Outras informações
Antes de ser efetivada, trabalhei como professora contratada nas séries iniciais do ensino fundamental durante aproximadamente 5 anos. No período de trabalho nesta secretaria, também desenvolvi a função de coordenadora do Ciclo Básico de Educação e Vice-diretora de uma escola da rede estadual de ensino.

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora alfabetizadora, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhei com o 1º ano do Ciclo Básico de Alfabetização, com alunos que nunca haviam frequentado a escola. Devido a esta possibilidade de trabalho fui selecionada para participar do curso "Por uma alfabetização sem fracasso" que tinha como objetivo capacitar professores alfabetizadores para serem multiplicadores das pesquisas postuladas por Emília Ferreiro(1985). Tal curso foi oferecido pela FDE/SEE/SP e ministrado pela professora Telma Weisz.


Secretaria Municipal de Educação de Santo André, SMESA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de EJA, Carga horária: 20
Outras informações
Nesta rede de ensino atuei como professora de Jovens e Adultos desde a fase de alfabetização até a antiga 4ª série. As turmas eram formadas por donas de casa ou operários das indústrias metalúrgicas do Grande ABC - São Paulo.

Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiaria de Pedagogia, Carga horária: 20



Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão escolar.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Prêmio Lúcia Casassanta de Alfabetização, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Marlene Maria Machado da Silva  Data: 04/12/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTIAGO, A. L. B.2014SANTIAGO, A. L. B. ; SILVA, M. M. M. . DA UNIVERSALIZAÇÃO À QUALIDADE DO ENSINO: DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO. Aleph (UFF. Online), v. 22, p. 157-173, 2014.

2.
SILVA, M. M. M.2006 SILVA, M. M. M.. Os alunos da sala 11. Presença Pedagógica, v. 72, p. 16-33, 2006.

3.
SILVA, M. M. M.1998SILVA, M. M. M.; LOMBARDI, A. ; MARTINS, L. C. ; CASSEMIRO, M. F. P. ; LIMA, P. A. ; LIMA, V. L. V. . Problemas de Aprendizagem: contribuições para uma abordagem interdisciplinar. Revista médica de Minas Gerais (Belo Horizonte), Minas Gerais, v. 08, n.01, p. 24-27, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. M. M.. Inclusão, aprendizagem e rotina escolar. In: COUTRIM, R.M.E.; SATTO, M. A.. (Org.). Conversas sobre inclusão: uma experiência de diálogo com professoras e professores. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2016, v. , p. 61-86.

2.
SILVA, M. M. M.. O nome Próprio e o processo de alfabetização. In: Leny Magalhães Mrech;Marcelo Ricardo Pereira; Mônica rahme. (Org.). Psicanálise, Educação e Diversidade. Belo Horizonte: Fino Traço/FAPEMIG, 2011, v. , p. 65-82.

3.
SILVA, M. M. M.. Alfabetização, nome-próprio e subjetividade: pesquisa-intervenção. In: Ana Lydia Santiago; Regina Helena de Freitas Campos. (Org.). Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade. Belo Horizonte: Ed. Puc Minas, 2010, v. , p. 159-184.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . Alfabetização, nome próprio e subjetivdade. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente., 2015.

2.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . Eu não sei escrever: O que impede um aluno de se alfabetizar na idade certa.. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente.. Curitiba, 2015.

3.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . Entre a letra e o nome: impasses do aluno em seu processo de alfabetização. In: 8º Colóquio Internacional do LEPSI - 3º RUEPSY, 2010, São Paulo. O declínio dos saberes e o mercado do gozo: a psicanálise na educação, 2010.

4.
SILVA, M. M. M.. Entre a letra e o nome: dificuldades na alfabetização. In: Encontro dos Programas de Pós-graduação de Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte. Encontro dos Programas de Pós-graduação de Belo Horizonte, 2009. v. 01.

5.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . O sujeito da alfabetização: entre a letra e o nome. In: II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Etnografia em Educação: Fracasso Escolar, conversas sobre teoria e prática, 2006, Rio de Janeiro. II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Etnografia em Educação: Fracasso Escolar, conversas sobre teoria e prática, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. M. M.. III CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização. In: III CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2017, Vitória. Dificuldades na alfabetização: do saber da ciência ao dizer do aluno, 2017.

2.
SILVA, M. M. M.. Alfabetização, nome próprio e subjetividade. In: X SIMPOED, 2015, Ou ro Preto. Alteridade, Condição e Formação Docente. Ouro Preto, 2015. v. 1. p. 498-509.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. M. M.. Diagnóstico Clínico-pedagógico no processo de inclusão escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, M. M. M.. Alfabetização, nome próprio e subjetividade: pesquisa-intervenção sobre as dificuldades de aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . Je ne sais par écrire! Qu'est-ce qui empêche un élève de s'alphabétiser au bon âge?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, M. M. M.. Diagnóstico Clínico Pedagógico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, M. M. M.. Alfabetização, nome próprio e subjetividade: impasses na aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, M. M. M.. Inclusão e Aprendizagem: aprendendo com as diferenças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, M. M. M.. Alfabetização, nome próprio e subjetividade: pesquisa-intervenção sobre as dificuldades de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, M. M. M.. Inclusão e Aprendizagem: aprendendo com as diferenças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, M. M. M.. Inclusão e Aprendizagem: aprendendo com as diferenças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . Alfabetização, nome próprio e subjetividade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . Eu não sei escrever: o que impede um aluno de se alfabetizar na idade certa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, M. M. M.. Psicanálise aplicada à educação: uma abordagem clínica dos impasses no processo de ensino-aprendizagem na escola'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, M. M. M.. Jogos Pedagógicos Inclusivos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, M. M. M.. A inclusão transformando as diferenças: os alunos da sala 2. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, M. M. M.. Os Recursos Pedagógicos no Trabalho com as Diferenças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA, M. M. M.. Autismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SILVA, M. M. M.. Dificuldades de aprendizagem e inclusão escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SILVA, M. M. M.. Autismo e Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SANTIAGO, A. L. B. ; SILVA, M. M. M. . Entre a letra e o nome: alfabetização de alunos em situação de fracasso escolar a partir de intervenção de orientação psicanalítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, M. M. M.. Entre a letra e o nome: impasses subjetivos presentes no processo de alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, M. M. M.. O lúdico na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . Entre a letra e o nome: difiucldades na alfabetização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, M. M. M.. Inclusão: formação de redes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . Alfabetização e seus impasses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SILVA, M. M. M.. Inclusão em espaços pedagógicos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SILVA, M. M. M.. Entre a letra e o nome: alfabetização de alunos em situação de fracasso escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA, M. M. M.; SANTIAGO, A. L. B. . O sujeito da alfabetização: entre a letra e o nome. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SILVA, M. M. M.. Educação Infantil no Sistema Educacional Inclusivo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SILVA, M. M. M.. Programa de inclusão do portador de deficiência visual da Secretaria Municipal de Educação-BH. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
SILVA, M. M. M.. O Serviço de Atendimento Complementa. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SILVA, M. M. M.. O Olhar do ensino especial sobre as dificuldades de aprendizagem: perspectivas teórico-práicas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SILVA, M. M. M.. Dificuldades de Aprendizagem. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, M. M. M.. Inclusão de alunos com deficiência. 2007.

2.
SILVA, M. M. M.. Escolas Especiais - Um novo tempo - Construa uma nova escola. 2006.

3.
SILVA, M. M. M.. Elaboração do Projeto Político Pedagógico. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, M. M. M.. Especialização em Educação Inclusiva. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. M. M.. Inclusão, aprendizagem e rotina escolar. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Metodológico e recurso pedagógico).

2.
SILVA, M. M. M.. Os recursos Pedagógicos no Trabalho com as Diferenças.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, M. M. M.. TEMFRA - relógio inclusivo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

4.
SILVA, M. M. M.. DADO adpatado. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

5.
SILVA, M. M. M.. ENAP. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

6.
SILVA, M. M. M.. ALINHAVO - crianças. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

7.
SILVA, M. M. M.. Oficina Pedagógica: Jogos e Inclusão Escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SILVA, M. M. M.. Oficina Pedagógica: Jogos e Inclusão Escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SILVA, M. M. M.. Oficina Pedagógica: Jogos e Inclusão Escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SILVA, M. M. M.. ACESSO alfabeto inclusivo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Metodológico e recurso pedagógico).

11.
SILVA, M. M. M.. PALAVRA OCULTA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Metodológico e recurso pedagógico).

12.
SILVA, M. M. M.. SILEPA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Metodológico e recurso pedagógico).

13.
SILVA, M. M. M.. DECOMPOR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Metodológico e recurso pedagógico).

14.
SILVA, M. M. M.. CONVERSOR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Metodológico e recurso pedagógico).

15.
SILVA, M. M. M.. JUNTA TROCA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Metodológico e recurso pedagógico).

16.
SILVA, M. M. M.. SEDEPA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

17.
SILVA, M. M. M.. ALFAILE. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

18.
SILVA, M. M. M.. LETRÚMERO. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

19.
SILVA, M. M. M.. ALFABETO ALTO-RELEVO. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

20.
SILVA, M. M. M.. SATA - Suporte Adaptado de Tesoura e Apontador. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

21.
SILVA, M. M. M.. CALENDÁRIO. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Metodológico e recurso pedagógico).

22.
SILVA, M. M. M.. SECOM. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

23.
SILVA, M. M. M.. MAPA DO BRASIL. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

24.
SILVA, M. M. M.. MAPA DE MINAS GERAIS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

25.
SILVA, M. M. M.. MAPA DE BELO HORIZONTE. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

26.
SILVA, M. M. M.. MAPA DA REGIÃO CENTRAL DE BELO HORIZONTE. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

27.
SILVA, M. M. M.. ROMANO. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - recurso pedagógico).

28.
SILVA, M. M. M.. Instrumentalizar os educadores para trabalhar a Avaliação Pedagógica na Educação Inclusiva. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
SILVA, M. M. M.. O contexto do processo de escolarização do aluno com deificência e condutas típicas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
SILVA, M. M. M.. Alfabetização, letramento e inclusão de alunos com deficiência. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
SILVA, M. M. M.. Dificuldades de aprendizagem: as contribuições do pedagogo para o trabalho do professor. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
SILVA, M. M. M.. Sentido e Significado na Aprendizagem. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
SILVA, M. M. M.. Condutas Típicas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
SILVA, M. M. M.. Condutas Típicas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
SILVA, M. M. M.. Educação especial na perspectiva da inclusão. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
SILVA, M. M. M.. Deficiência Mental. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
SILVA, M. M. M.. Deficiência Mental. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, M. M. M.; CASAROTTI, M. H. B.. Participação em banca de Greice Nolasco Gonçalves. Professora, essa sua estratégia funciona mesmo" Compreendendo as trocas sonoras na escrita ortográfica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.

2.
CASAROTTI, M. H. B.; SILVA, M. M. M.. Participação em banca de Maria Elizabeth Martins Borba. Como potencializar a literatura no processo de alfabetização. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.

3.
CASAROTTI, M. H. B.; SILVA, M. M. M.. Participação em banca de Vanessa Guilherme Rodrigues. Um novo olhar sobre o AEE: trocando ideias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.

4.
OLIVEIRA, J. G.; SILVA, M. M. M.. Participação em banca de Claudia Lucia Socorre de Resende Lara. Resignificando espaço: o sentido do laboratório de informática como instrumento de aprendizagem, na perspectiva dos professores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.

5.
OLIVEIRA, J. G.; SILVA, M. M. M.. Participação em banca de Eliane Maria Balbuino Rodrigues. Dificuldades de alfabetização de uma aluna de 1º ano do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.

6.
DIOGO, R.; SILVA, M. M. M.. Participação em banca de Fabiana Chaves Gomes. O que eu não podia saber: sou negra. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.

7.
CAMPOS, G. M.; SILVA, M. M. M.. Participação em banca de Dênia Rezende Silva. O erro matemático: repesando e construindo aprendizagens. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.

8.
CAMPOS, G. M.; SILVA, M. M. M.. Participação em banca de Marcia Ferreira da Silva Moreira. Jogos matemáticos: por que não?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.

9.
MENDONCA, M. O. L. C.; SILVA, M. M. M.. Participação em banca de Ana Carolina Palhares. FALTA DE MOTIVAÇÃO OU METODOLOGIA INADEQUADA? O que os alunos têm a dizer sobre suas dificuldades de interpretação de texto.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.

10.
MENDONCA, M. O. L. C.; SILVA, M. M. M.. Participação em banca de Angela Ribeiro Martins. MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVA, M. M. M.. XI SIMPOSIO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE - SIMPOED. 2017. Instituto de Ciências Humanas e Sociais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Colóquio Internacional do LEPSI.Eu não sei escrever: o que impede um aluno de se alfabetizar na idade certa. 2016. (Outra).

2.
II Congresso Brasileiro de Alfabetização. 2015. (Congresso).

3.
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representação Social, Subjetividade e Educação - SIRSSE. Eu não sei escrever: o que impede um aluno de se alfabetizar na idade certa. 2015. (Congresso).

4.
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissão Docente. Alfabetização, nome próprio e subjetivdade. 2015. (Congresso).

5.
Ateliê Clínico de Psicanálise e Educação - 2ª conversação.Aprender com os impasses dos alunos no processo de alfabetização. 2010. (Seminário).

6.
Seminário de Pré-avaliação de Distúrbios de Aprendizagem. 2010. (Seminário).

7.
Seminário de Sensibilização: Regimento Escolar. 2010. (Seminário).

8.
VIII Colóquio Internacional do LEPSI IP/FEUSP e II Congresso da RUEPSY. 2010. (Congresso).

9.
IV Simpósio DERDIC - Escrita. 2008. (Encontro).

10.
XIII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálsie - Seção Minas Gerais. 2008. (Encontro).

11.
I Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Outra).

12.
III Encontro Americano e XV Encontro Internacional do Campo Freudiano. 2007. (Encontro).

13.
Ciclo de Conferências: Um Legado de jean Piaget na Psicologia e na Educação - uma avaliação. 2006. (Outra).

14.
II Congresso Internacional de Alfabetização: alfabetização, letramento e diversidade cultural. 2006. (Congresso).

15.
Mesa redonda - Psicanálise e Educação: uma interlocução possível.Implicações clínicas e pedagógicas no processo de alfabetização de uma criança de 7 anos. 2006. (Encontro).

16.
Pedagógica MG4. 2006. (Congresso).

17.
III Conferência Municipal de Educação: por uma educação de qualidade social para todos.. 2005. (Outra).

18.
Jornada Internacional de Educação de Belo Horizonte. 2005. (Outra).

19.
Núcleo de Psicanálise com Crianças. 2005. (Outra).

20.
XI Jornada da escola Brasileira de Psicanálsie - Seção Minas Gerais. 2005. (Encontro).

21.
III Edição do Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).

22.
Manhã de debates: Drogas X violência. 2004. (Outra).

23.
Ciclo de Debates sobre Inclusão. 2003. (Encontro).

24.
IX Seminário Infância na Ciranda da Educação. 2003. (Seminário).

25.
O Jogo do Livro: democratizando a leitura. 2003. (Encontro).

26.
V Encontro de Formação de profissionais da Educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2003. (Encontro).

27.
1 Simpósio de Psicanálise e Educação. 2002. (Encontro).

28.
5 Congresso Brasileiro de Ação Pedagógica. 2001. (Congresso).

29.
II Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. 2001. (Seminário).

30.
Mesa Redonda "Limite e Afeto? O que está faltando a criança e adolescentes.Limite ou Afeto? O que está faltando a crianças e adolescentes. 2001. (Outra).

31.
I Encontro Nacional da Escola Democrática: Formação Humana, Currículo e Diversidade Cultural. 2000. (Encontro).

32.
VI Jornada Interna da Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Minas Gerais. 2000. (Encontro).

33.
V seminário Nacional do INES - Surdez: desafios para o próximo milênio. 2000. (Seminário).

34.
III Congresso Nacional de Educação. 1999. (Congresso).

35.
1ª Conferência Municipal de Educação. 1998. (Outra).

36.
CEALE DEBATE. 1998. (Encontro).

37.
I Seminário sobre Linguagem, leitura e escrita de surdos. 1998. (Seminário).

38.
Perspectiva CEALE - Leituras en Contraponto: pesqusiadores e profissionais da escola pública.As dificuldades de aprendizagem na perspectiva do aprendiz. 1996. (Encontro).

39.
Seminário Autismo e Psicose. 1996. (Seminário).

40.
Seminário Educação Matemática e Escola Plural. 1995. (Seminário).

41.
III Semana de Estudos de Educação de Jovens e Adultos. 1991. (Encontro).

42.
O professor, a didática e sua importância na sala de aula. 1990. (Outra).

43.
Projeto Ipê: a criança e o conhecimento: retomando a proposta pedagógica do Ciclo Básico. 1990. (Outra).

44.
4º Encontro de Vídeo na Educação. 1989. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Libéria Neves ; PEREIRA, M. R. ; DINIZ, M. ; RAHME, M. ; SILVA, M. M. M. . XIII Cóloquio Internacional do LEPSI/ IV RUEPSY/ IV INFIEIS/ IV Psicanálsie e Educação de MInas. 2018. (Congresso).

2.
PEREIRA, M. R. ; DINIZ, M. ; RAHME, M. ; SILVA, M. M. M. ; VOCARO, A. . Cóloquio Internacional do LEPSI/ V RUEPSY/ II INFIEIS/ II Psicanálsie e Educação de MInas. 2016. (Outro).

3.
SILVA, M. M. M.. I Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia da rede Municipal de Belo Horizonte. 2011. .

4.
CORREA, R. M. ; SILVA, M. M. M. . Seminário O Educador e o Porcesso de Inclusão: diagnóstico da Educação Inclusiva no Ensino Fundamental. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Claúdia Lucia Socorro de Resende Lara. Resignificando espaço: o sentido do laboratório de informática como instrumento de aprendizagem, na perspectiva dos professores. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.

2.
Eliane Maria Barduino Rodrigues. Dificuldades de alfabetização de uma aluna do 1º ano do ensino fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.

3.
Greice Nolasco Gonçalves. Professora, essa sua estratégia funciona mesmo! Compreendendo as trocas sonoras na escrita ortográfica. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.

4.
Vanessa Guilherme Rodrigues. Um novo olhar sobre o AEE: trocando ideias. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.

5.
Fabiana Chaves Gomes. O que eu não podia saber: sou negra!. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.

6.
Dênia Rezende Silva. O erro matemático: repensando e construindo aprendizagens. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.

7.
Marcia Ferreira da Silva Moreira. Jogos matemáticos: por que não?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.

8.
Ana Carolina Palhares. Falta de motivação ou metodologia inadequada? O que os alunos têm a dizer sobre suas dificuldades de interpretação de texto.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.

9.
Angela Ribeiro Martins. Motivação no contexto escolar e sua relação com a aprendizagem.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.

10.
Maria Elizabeth Martins Borba. Como potencializar a literatura no processo de alfabetização.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Marlene Maria Machado da Silva.



Outras informações relevantes


Durante 23 anos atuando na educação pública em Minas Gerais tenho me dedicado ao trabalho e investigação sobre os fatores que possam dificultar o processo de aprendizagem dos alunos, sejam eles de ordem conceitual-pedagógica, inerentes a uma deficiência ou de ordem subjetiva. No período de 2008 a 2017, desenvolvi projetos de intervenção pedagógica, na área da alfabetização, em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e da rede estadual de educação deste estado, através do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação - NIPSE/FaE/UFMG. Neste projeto utilizei o diagnóstico clínico-pedagógico no trabalho com alunos entre 8 e 15 anos que apresentavam dificuldades para se alfabetizarem. O objetivo era identificar se seus impasses seriam de natureza conceitual-pedagógica, referente a alguma deficiência ou de ordem subjetiva, para a orientação dos professores ou encaminhamento dos alunos para avaliação e acompanhamento clínico. Nesta trajetória profissional aprendi com os alunos e suas diferenças físicas, sensoriais, de conduta, sindrômicas, psiquiátricas dentre outras, que a convivência com as diferenças proporciona à formação humana algo que nem a família ou a escola é capaz de ensinar e educar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 11:07:26