Alexandre Sousa da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4763659817918925
  • Última atualização do currículo em 06/02/2019


Possui doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2007) e graduação em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise Espacial, Modelos Espaço-Temporias Bayesianos e Educação Estatística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Sousa da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Alexandre Sousa da;SOUSA DA SILVA, ALEXANDRE;SILVA, A. S.;DA SILVA, ALEXANDRE S

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Matemática e Estatística.
Av Pasteur, 458
Urca
22290-255 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
URL da Homepage: www.dme.unirio.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Estatística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Modelos espaço-temporais para processos temporalmente agregados, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Alexandra Mello Schmidt.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2005 - 2007
Mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica.
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ/USP, Brasil.
Título: Modelos gaussianos geoestatísticos espaço-temporais e aplicações,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Paulo Justiniano Ribeiro Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Geoestatística; Campos Aleatório; Modelos Espaço-Temporais; Pacote RandomFields.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2001 - 2004
Graduação em Estatística.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Trabalho de Conclusão - Regressão Logística Abordagens: Clássica e Espacial.
Orientador: Vilma Mayumi Tachibana.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Estágio Supervisionado em Docência. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Nacional de Ciências Estatística, ENCE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO
Outras informações
SUBSTITUTO DO TITULAR DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE E TECNOLOGIA NO ESPAÇO HOSPITALAR, DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - UNIRIO

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIRIO, .


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador
Outras informações
PROFESSOR ORIENTADOR da disciplina ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO FINAL DE CURSO, do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD, oferecido pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE no âmbito da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância
Outras informações
Tutor a distância da disciplina ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO FINAL DE CURSO, do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, oferecida pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE no âmbito da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, por um período de cinco meses.



Linhas de pesquisa


1.
Políticas sociais, epidemiológicas e clínicas sobre tuberculose, sobre HIV/Aids e doenças negligenciadas

Objetivo: Investigar as políticas sociais, epidemiológicas e clínicas relacionadas à tuberculose, ao HIV/Aids, e às doenças negligenciadas. Enfoca questões referentes aos principais problemas da tuberculose, do HIV/Aids e das doenças negligenciadas no Brasil e em países com esses agravos.​.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
DATAUNIRIO: ESTATÍSTICA, CIÊNCIA DE DADOS E SOCIEDADE
Descrição: O objetivo deste projeto é o de desenvolver processos analíticos para o cruzamento e análise de dados sobre o aparelho do Estado e sobre o processo Eleitoral. Desta forma, buscar-se-á desenvolver o arcabouço teórico e metodológico, consubstanciado em modernos métodos quantitativos de pesquisa. Em outras palavras, buscaremos usar métodos e tecnologias quantitativas para as Ciências Sociais, bem como desenvolver novos métodos de análise..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sousa da Silva - Integrante / Steven Dutt-Ross - Coordenador / Thiago de Araújo Severo dos Santos - Integrante.
2015 - Atual
Avaliação de Políticas Públicas na área da saúde
Descrição: A moderna administração pública gerencial busca nos indicadores ferramentas que auxiliem no desenvolvimento das suas atividades. Conjuntamente, as avaliações de políticas públicas - independentemente do tipo ou critérios adotados - têm como base o uso de indicadores. Os indicadores são unidades de medida que permitem aferir resultados, impactos, qualidade, etc. dos processos e das intervenções (projetos, programas ou políticas) na realidade e em diferentes pontos no tempo, possibilitando a comparação em aspectos variados da política pública em períodos diversos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sousa da Silva - Coordenador / Luciane de Souza Velasque - Integrante / Steven Dutt-Ross - Integrante.
2013 - Atual
QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS - NATAL E RIO DE JANEIRO
Descrição: O envelhecimento, já sendo um fenômeno vivenciado pela sociedade brasileira, traz a necessidade de novas ações públicas antecipatórias na previdência e no setor de saúde, entre outros setores, bem como do suporte familiar em função desse processo de envelhecimento populacional. Assim, o reconhecimento desse processo deveria impor um redirecionamento da atuação do Estado e das famílias em razão das mudanças nas demandas dessa população para que os idosos possam permanecer saudáveis e produtivos, ampliando assim a qualidade de vida deste grupo. O processo de envelhecimento caracteriza-se pela redução da participação relativa de crianças e jovens, acompanhada do aumento do peso proporcional dos adultos e, particularmente, dos idosos. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao Censo Demográfico de 2010, o Brasil possui cerca de 193 milhões habitantes. Pessoas com 65 anos de idade ou mais correspondiam a 4,8% dos habitantes brasileiros em 1991, passando para 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010. A importância de se monitorar a evolução demográfica do Nordeste e do Sudeste tem a ver com o peso dessas duas populações no total da população nacional. Ainda segundo o Censo Demográfico de 2010, nas regiões Nordeste e Sudeste concentram-se quase 133 milhões de pessoas. Ademais, nessas regiões, assim como no Brasil, em termos relativos, a população idosa ganha expressão no total populacional. Diante do exposto, este projeto de pesquisa abrangerá o estudo de duas capitais do Brasil, uma localizada na Região Sudeste e outra no Nordeste: Rio de Janeiro/RJ e Natal/RN. O estudo visará identificar quem são e como vivem os idosos inseridos em grupos de convivência destas duas capitais do Brasil, traçando um comparativo considerando características socioeconômicas, demográficas, de saúde e de bem-estar destes idosos. Mais especificamente, deseja-se comparar as características dos idosos inseridos em grupos de convivência em Natal e no Rio de Janeiro. Adicionalmente, pretende-se estudar espacialmente o envelhecimento populacional destes municípios considerando seus bairros, procurando identificar associações com indicadores socioeconômicos utilizando dados dos Censos Demográficos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sousa da Silva - Integrante / Lara de Melo Barbosa Andrade - Integrante / Maria Helena Constantino Spyrides - Integrante / Luciane de Souza Velasque - Integrante / Luciana Silva Ferreira - Coordenador / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Mirela Castro Santos Camargos - Integrante / Paulo Sérgio Lucio - Integrante / Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Integrante / Maria Tereza Serrano Barbosa - Integrante / Idemauro Antonio Rodrigues de Lara - Integrante / Maria de Fátima Miranda Barbosa - Integrante / Davi de Silveira Barroso Alves - Integrante / Cristiane Alessandra Domingos de Araújo - Integrante / Eulália Maria Chaves Maia - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
SAÚDE e TECNOLOGIA no ESPAÇO HOSPITALAR
Descrição: No discurso da atualidade, gerenciar não se restringe aos atos administrativo-organizacionais, devendo abarcar a dimensão subjetiva. Na enfermagem, gerenciar é um conjunto de ações desenvolvidas pela enfermeira durante o cuidado direto e indireto (atos administrativos) do cliente, levando-se em conta as subjetividades circulantes na interação entre os sujeitos envolvidos. Há interação entre a enfermeira e seus clientes, sua equipe, demais membros da equipe de saúde, além de seus superiores na escala hierárquica institucional. As interações existentes produzem mecanismos e efeitos celulares, macro e micromoleculares no tecido micro e macrossocial em que convivem os diversos profissionais de saúde, agindo, reagindo e transformando as inúmeras regras e normas instituídas e instituintes. Esse ambiente social se caracteriza como uma condição para a vida partilhada entre e dentro das sociedades, como um espaço compartilhado de relações entre os sujeitos e os objetos, onde um influencia o outro, gerando mudanças nas diversas microinstituições (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e outras) que constituem as macroinstituição de saúde. Busca-se uma cartografia, cujos caminhos estejam associados às vertentes temáticas: Ambiente e corpo na gestão do cuidado em saúde. Trata-se de investigar os efeitos e mecanismos celulares macro e micromoleculares produzidos no gerenciamento dos serviços de saúde. As perguntas que norteiam a cartografia são: Que tipo de trabalho os profissionais fazem quando gerenciam os cuidados em saúde? Como é o espaço de trabalho considerando as condições e os aspectos físicos, biológicos, interativos e gerenciais? Que ações e atos gerenciais são investidos pelos profissionais de saúde? Quais e como os efeitos e mecanismos celulares macro e micromoleculares são produzidos no gerenciamento dos serviços de saúde? Objetiva-se: Caracterizar as ações e atos de gerenciamento de cuidados em saúde são desempenhados por profissionais; descrever o espaço de trabalho considerando as condições e os aspectos físicos, biológicos, interativos e gerenciais; e explicitar os efeitos e mecanismos celulares macro e micromoleculares produzidos no gerenciamento dos serviços de saúde Metodologia: Pesquisa avaliativa que possibilite fundamentar decisões qualitativas de manutenção ou introdução de mudanças em processos ou resultados. Considerando a complexidade dos contextos da saúde, há adoção de diversas técnicas qualitativas (análise de documentos, entrevistas, cartografia) e quantitativas (dados secundários de estudos prévios, da literatura e de outras fontes internacionais ou nacionais), pois dados de múltiplas fontes poderão ser "tecidas" em conjunto. O campo de investigação será em distintas instituições de saúde do estado do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Alexandre Sousa da Silva - Integrante / Nébia Maria Almeida de Figueiredo - Integrante / TERESA TONINI - Coordenador / INES MARIA MENESES DOS SANTOS - Integrante / LUIZ CARLOS SANTIAGO - Integrante.


Projetos de extensão


2019 - Atual
Incorporação e produção de tecnologias nos serviços de saúde
Descrição: O projeto baseia-se numa profícua parceria iniciada em 2016 com a educação permanente de uma instituição hospitalar localizada no município do Rio de Janeiro e, em 2017, com o Programa de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH/UNIRIO). Objetivo: incorporar tecnologias de aperfeiçoamento técnico, científico, social e cultural entre a Universidade, trabalhadores, gestores e usuários e promover boas práticas à comunidade atendida por estes profissionais e gestores e, por meta, proporcionar aos profissionais, gestores dos serviços de saúde e comunidade, o embasamento e transformação de suas práticas, estruturadas a partir da problematização dos processos assistenciais de saúde e de trabalho. A proposta vem de encontro com a Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (BRASIL, 2003), Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde (BRASIL, 2009) e a Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde (BRASIL, 2010) Método: baseia-se na Pedagogia de Competências que busca a adoção de uma prática pedagógica, dentre outras, baseada em metodologias ativas e projetos pedagógico participativo por meio de aprendizagens significativas (BRASIL, 2009). Vislumbra-se, por meio da incorporação e produção de tecnologias, a busca pela qualidade integrando as ações de extensão ao ensino e a pesquisa, desenvolvidas entre Universidade, comunidade e educação permanente em saúde e assim, romper com o conceito de sistema verticalizado para se trabalhar com a ideia de articulação em rede..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alexandre Sousa da Silva - Integrante / Karinne Cristinne da Silva Cunha - Integrante / Danielle Galdino de Paula - Coordenador / DANIEL ARAGÃO MACHADO - Integrante / INES MARIA MENESES DOS SANTOS - Integrante / Eliza Cristina Macedo - Integrante / Priscilla Alfradique de Souza - Integrante / Pamela Ferreira Silva - Integrante / Bianca de Oliveira Fonseca - Integrante / Marianna Ramos Francisco - Integrante / Letícia Rezende da Silva - Integrante / Sara Soares Ferreira da Silva - Integrante / Julya de Araujo Silva Monteiro - Integrante / Marcia Santos - Integrante / Amanda Viana - Integrante.
2017 - Atual
DATAUNIRIO: ESTATÍSTICA, TRANSPARÊNCIA E TECNOLOGIA
Descrição: O objetivo do DATAUNIRIO é Disponibilizar informações, dados e metodologias que aumentem a transparência e permitam ampliar o engajamento cívico e o comprometimento social da comunidade.Para isso, busca-se o aumento da transparência ampliando desse modo o accountability. Os principais mecanismos para alcançar esse objetivo são: 1- Deixar disponíveis todas as informações e dados que serão desenvolvidos nesse projeto. 2- Construir diversas informações, com técnicas de visualização de dados, como estatísticas, gráficos e mapas. 3- Aumentar o engajamento com aplicações web que facilite o entendimento do orçamento. 4- Também são previstos artigos em periódicos sobre o accountabilitity através das informações geradas (por meio das bases de dados e do portal de transparência)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alexandre Sousa da Silva - Integrante / Steven Dutt-Ross - Coordenador / Thiago de Araújo Severo dos Santos - Integrante.
2011 - Atual
Apoio Estatístico para grupos de pesquisa e pós-graduação da UNIRIO
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alexandre Sousa da Silva - Coordenador / Luciane de Souza Velasque - Integrante.


Projetos de ensino


2016 - Atual
Estatística na Educação Básica: PET-GAE
Descrição: O projeto PET-GAE vem sendo desenvolvido em parceria com os professores do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Juan Antônio Samaranch, Unidade Santa Teresa, e teve início em março de 2016. Um dos seus objetivos era o de expandir a experiência adquirida pelo grupo a partir dos projetos de ensino e extensão e contribuir com a formação dos licenciandos da UNIRIO a partir da sua participação em atividades que visem o ensino de Estatística na Educação Básica. A sua principal premissa era de que a sua implementação dependeria do diálogo entre o corpo de professores/estudantes do GEO e nós, da equipe do projeto, de modo a construir, de forma coletiva, um plano de atuação. Outra característica importante do projeto é a busca pela multidisciplinaridade a ser obtida tanto pela inclusão dos alunos bolsistas oriundos dos cursos de Matemática, Enfermagem, Ciências Ambientais e Ciências Biológicas, quanto pela participação dos professores das mais diversas disciplinas do GEO. Uma terceira característica é o fato desses alunos bolsistas estarem em diferentes fases da sua formação, permitindo que, de forma colaborativa, troquem experiências e sejam atores nos seus processos de ensino aprendizagem adquirindo um olhar mais amplo sobre seus cursos, na prática..
Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Ensino fundamental: (30) Graduação: (4) .

Integrantes: Alexandre Sousa da Silva - Integrante / Luciane de Souza Velasque - Integrante / Maria Tereza Serrano Barbosa - Coordenador / MICHELLE CRISTINA SAMPAIO - Integrante / luiz felipe ferreira - Integrante.
Temáticas: Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem, Aprendizagem por projetos.
Cooperações: Instituição de Ensino.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Meta: Avaliação
2015 - Atual
Periódico: Professor de Matemática Online
2018 - Atual
Periódico: ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING
2018 - Atual
Periódico: Cadernos de Saude Publica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise Espacial.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DALLAVECCHIA, DANIELE L2018DALLAVECCHIA, DANIELE L ; RICARDO, ELISABETE ; AGUIAR, VALÉRIA M ; DA SILVA, ALEXANDRE S ; RODRIGUES, ACÁCIO G . Efficacy of UV-C Ray Sterilization of Calliphora vicina (Diptera: Calliphoridae) Eggs for Use in Maggot Debridement Therapy. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY, v. XX, p. 1-5, 2018.

2.
MELLO, LANGS DE ARANTES FERREIRA DE2017MELLO, LANGS DE ARANTES FERREIRA DE ; TONINI, TERESA ; SOUSA DA SILVA, ALEXANDRE ; DUTT-ROSS, STEVEN ; DE SOUZA VELASQUE, LUCIANE . Evaluation of Primary Health Care Units in the Rio De Janeiro City According to the Results of PMAQ 2012. The Journal of Ambulatory Care Management, v. 40, p. S71-S82, 2017.

3.
PRADO, ATHAYNNE RAMOS DE AGUIAR2016PRADO, ATHAYNNE RAMOS DE AGUIAR ; BARRETO, VIVIANE PINTO MARTINS ; TONINI, TERESA ; SILVA, Alexandre Sousa da ; MACHADO, WILIAM CÉSAR ALVES . O Saber do Enfermeiro na Indicação de Coberturas no Cuidado ao Cliente com Feridas. Estima (Sociedade Brasileira de Estomaterapia), v. 14, p. 175-182, 2016.

4.
BARBOSA, M. T. S.2016BARBOSA, M. T. S. ; VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. . O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM TUTORIAL METODOLÓGICO. Vidya (Santa Maria. Online), v. 36, p. 397-408, 2016.

5.
ALVES, DAVI DA SILVEIRA BARROSO2016ALVES, DAVI DA SILVEIRA BARROSO ; BARBOSA, MARIA TEREZA SERRANO ; CAFFARENA, ERNESTO RAÚL ; SILVA, Alexandre Sousa da . Caracterização do envelhecimento populacional no município do Rio de Janeiro: contribuições para políticas públicas sustentáveis. Cadernos Saúde Coletiva, v. 24, p. 63-69, 2016.

6.
LOURINHO DALLAVECCHIA, DANIELE2015LOURINHO DALLAVECCHIA, DANIELE ; PEDROSO FERRAZ, ADRIANA CRISTINA ; SILVA DE MIRANDA, GUSTAVO ; SOUSA DA SILVA, ALEXANDRE ; MAGALHÃES-DE-AGUIAR, VALÉRIA . Comparative Study Between Chicken Gizzards and Beef as Diets and its Influences on the Post-Embryonic Development and Longevity of Chrysomya megacephala (Fabricius) (Diptera: Calliphoridae). EntomoBrasilis (Vassouras), v. 8, p. 17-23, 2015.

7.
SILVA, D. C.2015SILVA, D. C. ; MAGALHÃES-DE-AGUIAR, VALÉRIA ; SILVA, S. L. C. E. ; CARVALHO, R. P. ; SILVA, Alexandre Sousa da ; BORJA, G. E. M. . Adult longevity and reproductive capacity in Cochliomyia macellaria (Diptera: Calliphoridae) reared on an alternative diet. Revista Colombiana de Entomologia, v. 41, p. 131, 2015.

8.
Oliveira, F. M. C. S.N2013Oliveira, F. M. C. S.N ; Paiva, M. B ; NASCIMENTO, M. A. L. ; RESENDE, V. M. ; SILVA, Alexandre Sousa da ; Silva, C.R.L . Noise levels in a pediatric intensive care unit: an observational and correlational study. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 12, p. http://www.objn, 2013.

9.
SILVA, Alexandre Sousa da;SOUSA DA SILVA, ALEXANDRE;SILVA, A. S.;DA SILVA, ALEXANDRE S2007SILVA, Alexandre Sousa da; RIBEIRO JUNIOR, P. J. ; ELMATZOGLOU, I. . Modelagem geoestatística utilizando a família de Gneiting de funções de covariãncia espaço-temporais. Revista de Matemática e Estatística (Impresso), v. 25, p. 65-83, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. S.; BARBOSA, M. T. S. ; VELASQUE, L. S. ; CUNHA, M. B. ; SIMOES, B. F. T. ; DUTT-ROSS, S. ; MELO, F. R. R. . Método ativo de aprendizagem de estatística: uma experiência nos cursos da UNRIO. In: IASE 2015 Satelite, 2015, Rio de Janiero. IASE 2015 Satellite: Advances in Education statistics:developments, experiences and assessments, 2015.

2.
BARBOSA, M. T. S. ; VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. ; CUNHA, M. B. A. M. ; SIMOES, B. F. T. ; DUTT-ROSS, S. ; MELO, F. R. R. . O planejamento colaborativo no ensino de estatística: intrumento para formar discentes e docentes. In: IASE 2015 Satellite, 2015, Rio de Janiero. IASE 2015 Satellite: Advances in Education statistics:developments, experiences and assessments, 2015.

3.
GUIMARAES, F. A. M. ; SILVA, A. S. ; DUTT-ROSS, S. . Um olhar sobre o ensino da Estatística na Biblioteconomia. In: IASE 2015 Satelite, 2015, Rio de Janeiro. IASE 2015 Satellite: Advances in Education statistics:developments, experiences and assessments, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. B. ; VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. ; DUTT-ROSS, S. . ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TUBERCULOSE NA ROCINHA, NO PERÍODO DE 2007 A 2013, RIO DE JANEIRO, BRASIL. In: X congresso brasileiro de epidemiologia, 2017, Florianópolis. anais do evento, 2017.

2.
CORREA, J. S. ; VELASQUE, L. S. ; NOBRE, A. ; SILVA, A. S. ; SANTOS, J. P. C. . PANORAMA DOS INDICADORES DE TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O QUE MUDOU DE 2007 A 2013?. In: X congresso brasileiro de epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do evento, 2017.

3.
MELLO, LANGS DE ARANTES FERREIRA DE ; VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. ; DUTT-ROSS, S. . AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO SEGUNDO RESULTADO DO PMAQ 2012. In: Seminário Internacional de Estatística com R, 2016, Niteroi. ANAIS DO SER ? SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTATÍSTICA COM R: Inovação e Atuação do Profissional no Mercado, 2016.

4.
BARBOSA, M. T. S. ; DUTT-ROSS, S. ; VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. ; SIMOES, B. F. T. ; CUNHA, M. B. A. M. ; TUTTMAN, M. . A mudança de visão sobre a Lei de cotas em uma Universidade pública: evidências a partir de uma nova abordagem de pesquisa-quanti-ação. In: 22 Simpósio Nacional de probabilidade e Estatística, 2016. Anais do 22o Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.

5.
SILVA, A. S.; DUTT-ROSS, S. . Percepção dos Estudantes de Estatística: Ansiedade Traduzida em Uso e Intrepretação da Estaatística. In: SINAPE, 2016, Porto Alegre. Anais do 22 Simpósio Nacional de Probabilidadde e Estatística, 2016. p. 48.

6.
BARBOSA, M. T. S. ; DUTT-ROSS, S. ; VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. ; SIMOES, B. F. T. ; CUNHA, M. B. A. M. ; TUTTMAN, M. . A mudança de visão sobre a lei de cotas em uma universidade pública:m evidências a partir de uma nova abordagem de pesquisa-quanti-ação. In: SINAPE, 2015, Porto Alegre. Anais do 22 Simpósio Nacional de Probabilidadde e Estatística, 2015. p. 46.

7.
DUTT-ROSS, S. ; VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. ; ARAUJO, F. B. ; MAFFEI, S. A. F. . Avaliação das unidades de pronto atendimento UPAS/RJ por meio da análise envoltória de dados. In: SINAPE, 2015, Porto Alegre. Anais do 22 Simpósio Nacional de Probabilidadde e Estatística, 2015. p. 49.

8.
SILVA, A. S.; SIMOES, B. F. T. ; VELASQUE, L. S. ; CUNHA, M. B. A. M. ; BARBOSA, M. T. S. ; RESENDE, O. L. C. . ANÁLISE MÚLTIPLA DE CORRESPONDÊNCIA E ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS COMO INSTRUMENTOS AUXILIARES À METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2014, Natal. Anais - 21º SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - 2014, 2014.

9.
Paiva, M. B ; NASCIMENTO, M. A. L. ; SILVA, A. S. . O sono na criança e os níveis de ruído em uma unidade de terapia intensiva pediátrica. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2013, Rio de Janeiro. RESUMOS - ISSN: 2319-0086, 2013.

10.
Paiva, M. B ; NASCIMENTO, M. A. L. ; Oliveira, F. M. C. S.N ; REZENDE, V. M. ; SILVA, A. S. ; Silva, C.R.L . Sono e ruído: níveis de pressão sonora na unidade de terapia intensiva pediátrica. In: V Congresso brasileiro de enfermagem pediátrica e neonatal, 2013, Gramado. Avanços, aproximações e transformações do cuidar: recém-nascidos, criança adolescente e família, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. S.. A realidade do Ensino de Estatística em disciplinas de serviço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVEIRA, G. S. M. ; MAGALHAES, S. M. ; SILVA, A. S. . CARACTERIZAÇÃO DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: UMA ANÁLISE ESPACIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, A. S.. FORMAS INOVADORAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LANDIM, F. M. P. F. ; ROCHA, N. C. S. ; SILVA, A. S. ; LEAL, V. M. . Probabilidade no Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, A. S.. Educação Estatística: área de atuação promissora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DUTT-ROSS, S. ; SILVA, A. S. . DATAUNIRIO: matemática, cidadania e orçamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DUTT-ROSS, S. ; SILVA, A. S. ; ALCOFORADO, L. F. ; LONGO, O. C. . ORÇAMENTO POPULAR: ESTATÍSTICA, TRANSPARÊNCIA E TECNOLOGIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, A. S.. Formas Inovadoras de Visualização de Dados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, Alexandre Sousa da. Atividades Lúdicas no Ensino de Estatística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VELASQUE, L. S. ; SILVA, Alexandre Sousa da . ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA, Alexandre Sousa da; VELASQUE, L. S. . METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, Alexandre Sousa da. Introdução à Estatística Espacial com o uso do Software Estaatístico R. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, Alexandre Sousa da. Aprendizagem ativa de Estatística na graduação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, Alexandre Sousa da; VELASQUE, L. S. . Estatística no Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SILVA, Alexandre Sousa da; SCHMIDT, A. M. . Modelo Espaço-Temporal Hierárquico para Processos Temporalmente Agregados com resposta Poisson. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SILVA, Alexandre Sousa da; SCHMIDT, A. M. . Modelos espaço-temporais para dados temporalmente desalinhados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERRAZ, V. R. S. ; PEREIRA, M. B. ; SILVA, A. S. . QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS DE EVASÃO NO CURSO DE ESTATÍSTICA?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, M. P. M. ; SILVA, A. S. ; PINTO, S. S. ; MAGALHAES, M. N. . EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: AÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. S.. INFERÊNCIA BAYESIANA COM R. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LANDIM, F. M. P. F. ; ROCHA, N. C. S. ; SILVA, A. S. ; LEAL, V. M. . PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO. 2018. .

3.
SILVA, A. S.; DUTT-ROSS, S. . Formas Inovadoras de visualização de dados com R. 2018. .

4.
DUTT-ROSS, S. ; SILVA, A. S. . Autoria em relatórios dinâmicos com Rmarkdown. 2018. .

5.
SILVA, A. S.; LEAL, V. M. . Probabilidade no ensino médio. 2018. .

6.
SOUZA, D. R. S. ; SILVA, A. S. . e-DOADOR. 2018. (Produtos Tecnológicos - Aplicativo).

7.
SILVA, A. S.. CONSTRUÇÃO DE MAPAS E FORMAS INOVADORAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO O R. 2017. .

8.
SILVA, A. S.. CONSTRUÇÃO DE MAPAS E FORMAS INOVADORAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS COM O R. 2017. .

9.
SILVA, A. S.. ESTATÍSTICA ESPACIAL E FORMAS INOVADORAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS NO R. 2017. .

10.
DUTT-ROSS, S. ; SILVA, A. S. . VISUALIZAÇÃO DE DADOS COM O R E COM O GOOGLE API. 2016. .

11.
VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. . O ENSINO DE ESTATÍSTICA BASEADO NO CICLO INVESTIGATIVO: PLANEJAMENTO, COLETA E ANÁLISE. 2016. .

12.
SILVA, A. S.; SOUZA, F. S. . EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. .

13.
VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. . ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2015. .

14.
SILVA, A. S.. ESTATÍSTICA EM SALA DE AULA COM O SOFTWARE R. 2015. .

15.
SILVA, A. S.; VELASQUE, L. S. . ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO. 2014. .

16.
SILVA, A. S.. INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA ESPACIAL COM USO DO SOFTWARE ESTATÍSTICO R. 2014. .



Patentes e registros



Marca registrada
1.
 MACHADO, D. A. ; PAULA, D. G. ; SILVA, A. S. ; MACEDO, E. C. ; JUNIOR SILVA, O. C . PPGSTEH UNIRIO. 2018, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 916393631, título: "PPGSTEH UNIRIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARREIRO, M. A.; PAULA, D. G.; SILVA, A. S.. Participação em banca de Aquiene Santos da Silva Pire da Costa. MANEJO DA DOR NO CÂNCER: PROPOSTA DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO DE ENFERMEIROS. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, R. F. A.; ASSIS, A. P.; SILVA, A. S.; ALMEIDA, E. B.; TONINI, T. Participação em banca de JULIANA TAVARES DE LIMA. VALIDAÇÃO DA LISTA DE VERIFICAÇÃO (CHECKLIST) PARA GERENCIAMENTO DO DESPERTAR DIÁRIO DE PACIENTES CRÍTICOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SILVEIRA, G. R. M.; ASSIS, A. P.; SILVA, A. S.; SILVA, R. F. A.; GUTIERREZ, F. L. B. R.. Participação em banca de Danielle Joyce Costa Valério Guanabara. FATORES ASSOCIADOS À LESÃO RENAL AGUDA EM PACIENTES COM SEPSE INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SILVA, A. S.; MACHADO, D. A.; FIGUEIREDO, N. M. A.; SANTOS, I. M. M.. Participação em banca de Rose Marie Liao. O CUSTO DO PACIENTE DE CUIDADO PALIATIVO INTERNADO EM HOSPITAL DE ENSINO: UM ESTUDO SOBRE INDICADORES MÉDIA DE PERMANÊNCIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
VELASQUE, L. S.; RAFAEL, R. M. R.; SANTOS, I. M. M.; KNUPP, V. M. A. O.; SILVA, A. S.. Participação em banca de Hilmara Ferreria da Silva. ANÁLISE DA MORTALIDADE MATERNA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 2007 A 2015. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MACHADO, W. C. A.; GHELMAN, L. G.; SILVA, A. S.; FERNANDES, E. M.; FIGUEIREDO, N. M. A.. Participação em banca de FÁBIO VILAS GONÇALVES FILHO. IMPLANTAÇÃO DE COMISSÃO DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES NO PREGÃO ELETRÔNICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: PRÉ-REQUISITO PARA CONTROLE DE QUALIDADE. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
SILVA, A. S.. Participação em banca de Nerivaldo Virginio da Silva. Um estudo acerca do desempenho do estado do Piauí na OBMEP no período de 2005 a 2016. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Piauí.

8.
PASSOS, J. P.; MELO, E. C. P.; SILVA, A. S.. Participação em banca de GIOVANA CÓPIO VIEIRA. O PAPEL DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NA QUALIDADE DE VIDA DO ENFERMEIRO. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
FERRAZ, V. R. S.; SILVA, A. S.. Participação em banca de MARQUIEL FELIPE DA SILVA. GRAU DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO: UMA APLICAÇÃO PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA-PI. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Piauí.

10.
FERRAZ, V. R. S.; SILVA, A. S.. Participação em banca de NERIVALDO VIRGINIO DA SILVA. UM ESTUDO ACERCA DO DESEMPENHO DO ESTADO DO PIAUÍ NA OBMEP NO PERÍODO DE 2005 A 2016. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Piauí.

11.
MACHADO, W. C. A.; FERNANDES, E. M.; FIGUEIREDO, N. M. A.; SILVA, A. S.. Participação em banca de RENATA PEDREIRA DA CRUZ. ACESSIBILIDADE EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: UM ESTUDO DE ENFERMAGEM SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
VELASQUE, L. S.; SILVA, A. S.; TOCANTINS, F. R.. Participação em banca de JANINE SIMÕES CORRÊA. PANORAMA DOS INDICADORES DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O QUE MUDOU DE 2007 A 2013. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
MACHADO, W. C. A.; TEIXEIRA, M. L. O.; FIGUEIREDO, N. M. A.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Athaynne Ramos de Aguiar. INCIDÊNCIA DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM PESSOAS COM LESÃO MEDULAR INTERNADAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UM OLHAR DA ENFERMAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

14.
MACHADO, W. C. A.; SILVA, Alexandre Sousa da; FIGUEIREDO, N. M. A.; REZENDE, L. K.. Participação em banca de Rafael André da Silva. QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE PARTICIPAM DO CENTRO DE LAZER: UM ESPAÇO DE CUIDADO PARA A ENFERMAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

15.
SOUZA, F. B. A.; NEVES, D. D.; TOCANTINS, F. R.; SILVA, Alexandre Sousa da; VELASQUE, L. S.. Participação em banca de Silvana Pires Arruda. FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE DE PACIENTES RESIDENTES NAS COMUNIDADES DA ROCINHA E MANGUINHOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

16.
VELASQUE, L. S.; MELO, E. C. P.; PASSOS, J. P.; SILVA, A. S.. Participação em banca de LANGS DE ARANTES FERREIRA DE MELLO. AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO SEGUNDO RESULTADO DO PMAQ 2012. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

17.
BORTOLOSSI, H. J.; CAL NETO, J. T.; FERNANDEZ, C. S.; MENEZES, V. M. C.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de José Felipe Estolano Batista dos Santos. Matemática, estatística e linguística: um relato de experiência interdisciplinar no contexto da Escola Básica. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

18.
FORMIGA, M. C. C.; ANDRADE, L. M. B.; SPYRIDES, M. H. C.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Eliana Mesquita da Silva. Envelhecimento nas capitais do Nordeste e mortalidade de idosos por doenças crônicas no município de Natal em 2010: fatores socioeconômicos e demográficos. 2015. Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

19.
SOUZA, F. B. A.; NEVES, D. D.; PEREIRA, A. L.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de SILVANA PIRES ARRUDA. FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE DE PACIENTES RESIDENTES NAS COMUNIDADES DA ROCINHA E MANGUINHOS, RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

20.
MACHADO, W. C. A.; TEIXEIRA, M. L. O.; FIGUEIREDO, N. M. A.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Athaynne Ramos de Aguiar Prado. INCIDÊNCIA DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM PESSOAS COM LESÃO MEDULAR INTERNADAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UM OLHAR DA ENFERMAGEM. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

21.
SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Davi da SIlveira Barroso Alves. ANÁLISE ESPACIAL DA MORTALIDADE DE IDOSOS POR DOENÇAS CRÔNICAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Teses de doutorado
1.
PASSOS, J. P.; OLIVEIRA, E. B.; GOULART, M. C. E. L.; MACHADO, D. A.; SILVA, A. S.; FRASSON, P. X. H.; HANDEM, P. C.. Participação em banca de RENATA DA SILVA HANZELMANN. AMBIENTE DE TRABALHO VERSUS ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BRANCO, C. W. C.; BRASIL, P; TORRES, D. O. A.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de MAITHÊ DE CARVALHO E LEMOS. COMPORTAMENTO E PRÁTICAS DE CONTROLE DO DENGUE EM NEIVA(COLÔMBIA), NO PERÍODO DE 2009 A 2014. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
NASCIMENTO, M. A. L.; MARTINEZ, E. C.; FORTES, M. S. R.; SILVA, Alexandre Sousa da; DANTAS, E. H. M.. Participação em banca de JOSÉ MARINHO MARQUES DIAS NETO. INFLUÊNCIA DOS COMPONENTES DO FITNESS FÍSICO SOBRE O COMPORTAMENTO DOS PARÂMETROS METABÓLICOS EM ADOLESCENTES. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SILVA, A. S.. Participação em banca de FABIANO DOS SANTOS SOUZA. POLITICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID DE MATEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE NO PERÍODO DE 2009-2013. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Márcia Barbosa de Paiva. Utilização da Actigrafia na Aferição dos Padrões de Sono de Crianças Hospitalizadas. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
BRANCO, C. W. C.; BRASIL, P; TORRES, D. O. A.; PASSOS, J. P.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de MAITHÊ DE CARVALHO E LEMOS. ESTUDO DAS PRÁTICAS DE SAÚDE PÚBLICA RELATIVAS AO CONTROLE DO DENGUE EM DUAS CIDADES DA AMÉRICA DO SUL: NEIVA (COLÔMBIA) E RIO DE JANEIRO (BRASIL). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
LEON, A. C. M. P.; SILVA, A. S.; KORNIS, G. E. M.; SILVA, P. L. N.. Participação em banca de MARIA BEATRIZ ASSUNÇÃO MENDES DA CUNHA. UM ESTUDO GERAL SOBRE A ASSOCIAÇÃO ENTRE INDICADORES DE RENDA MÉDIA, DESIGUALDADE DE RENDA, SEGREGAÇÃO DE RENDA E TAXAS DE MORTALIDADE POR TODAS AS CAUSAS E CAUSAS ESPECÍFICAS NO BRASIL. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
NASCIMENTO, M. A. L.; MARTINEZ, E. C.; FOSTES, M. S. R.; SILVA, Alexandre Sousa da; DANTAS, E. H. M.. Participação em banca de José Marinho Marques Dias Neto. TRI-FIT: MODELO DE IDENTIFICAÇÃO VISUAL DO FITNESS FÍSICO EM FUNÇÃO DOS PARÂMETROS METABÓLICOS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
VELASQUE, L. S.; RAFAEL, R. M. R.; SANTOS, I. M. M.; SILVA, A. S.. Participação em banca de Hilmara Ferreira da Silva. Análise da Mortalidade Materna do Município do Rio de Janeiro, 2007 a 2015. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SANTOS, I. M. M.; NAZARETH, I. V.; SILVA, A. S.; AYRES, A. R. G.; SILVA, L. J.. Participação em banca de Emanuel Pereira dos Santos. A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SILVA, R. F. A.; ASSIS, A. P.; SILVA, A. S.. Participação em banca de JULIANA TAVARES DE LIMA. LISTA DE VERIFICAÇÃO (CHECKLIST) PARA O GERENCIAMENTO DO DESPERTAR DIÁRIO DE PACIENTES CRÍTICOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
FIGUEIREDO, N. M. A.; ARAUJO, S. T. C.; SILVA, A. S.; MACHADO, D. A.. Participação em banca de ROSE MARIE LIAO. CUSTOS DIRETOS E CUIDADOS PALIATIVOS PARA CLIENTES INTERNADOS POR LONGA PERMANÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA: UM ESTUDO SOBRE INDICADORES. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
PASSOS, J. P.; MELO, E. C. P.; SILVA, A. S.; FRASSON, P. X. H.. Participação em banca de GIOVANA CÓPIO VIEIRA. A SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NA QUALIDADE VIDA DO ENFERMEIRO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
SILVEIRA, G. R. M.; ASSIS, A. P.; SILVA, A. S.. Participação em banca de DANIELLE JOYCE COSTA VALÉRIO GUANABARA. FATORES ASSOCIADOS À PERFUSÃO RENAL INEFICAZ EM PACIENTES COM SEPSE INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA NTENSIVA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
MACHADO, W. C. A.; FERNANDES, E. M.; FIGUEIREDO, N. M. A.; SILVA, A. S.. Participação em banca de RENATA PEDREIRA DA CRUZ. PERCEPÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SOBRE QUALIDADE DE VIDA E ACESSIBILIDADE NAS UBS DE BOTAFOGO, RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
CUNHA, K. C. S.; SILVA, R. F. A.; FIGUEIREDO, N. M. A.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Carina Salgado Lemos. IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: UMA NOVA PROPOSTA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
MACHADO, W. C. A.; SILVA, Alexandre Sousa da; FIGUEIREDO, N. M. A.; REZENDE, L. K.. Participação em banca de Rafael André da Silva. QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS ATENDIDOS EM CENTROS DE LAZER: CONTEXTUALIZANDO A ENFERMAGEM NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL PARA O TERCEIRO MILÊNIO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
CUNHA, K. C. S.; SILVA, R. F. A.; CARREIRO, M. A.; PAULA, D. G.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Cristiane Ferraz da Silva. TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DE QUEDA DO PACIENTE CIRÚRGICO BASEADA NA ANÁLISE DE FATORES DE RISCO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
TONINI, T; Silva, C.R.L; JUNIOR SILVA, O. C; IGLESIAS, A. C. R. G.; SILVA, A. S.. Participação em banca de RODRIGO BARCELLOS FERREIRA DE ARAÚJO. COMPORTAMENTO CARDIOVASCULAR DO PACIENTE IDOSO DURANTE A CIRURGIA LAPAROSCÓPICA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
MACHADO, W. C. A.; GHELMAN, L. G.; SILVA, A. S.; FERNANDES, E. M.; FIGUEIREDO, N. M. A.. Participação em banca de FÁBIO VILAS GONÇALVES FILHO. IMPLANTAÇÃO DE COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES NO PREGÃO ELETRÔNICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: PRÉ-REQUISITO PARA CONTROLE DE QUALIDADE. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
CUNHA, K. C. S.; SILVA, Alexandre Sousa da; CARREIRO, M. A.. Participação em banca de Cristiane Ferraz da Silva. ANÁLISE DOS FATORES DE RISCO DE QUEDA NO PACIENTE DA CLÍNICA CIRÚRGICA: UM ESTUDO TRANSVERSAL. 2015.

14.
MACHADO, W. C. A.; TEIXEIRA, M. L. O.; FIGUEIREDO, N. M. A.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Athaynne Ramos de Aguiar Prado. Incidência de úlcera por pressão em pessoas com lesão medular internadas em unidade de terapia intensiva. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

15.
MACHADO, W. C. A.; TEIXEIRA, M. L. O.; FIGUEIREDO, N. M. A.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Athaynne Ramos de Aguiar Prado. INCIDÊNCIA DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM PESSOAS COM LESÃO MEDULAR INTERNADAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

16.
SOUZA, F. B. A.; NEVES, D. D.; PEREIRA, A. L.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Silvana Pires Arruda. FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE DE PACIENTES RESIDENTES NAS COMUNIDADES DA ROCINHA E MANGUINHOS, RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

17.
MACHADO, W. C. A.; SILVA, Alexandre Sousa da; FIGUEIREDO, N. M. A.; REZENDE, L. K.. Participação em banca de Rafael André da Silva. QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS ATENDIDOS EM CENTROS DE LAZER: CONTEXTUALIZANDO A ENFERMAGEM NO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL PARA O TERCEIRO MILÊNIO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

18.
ANDRADE, L. M. B.; SPYRIDES, M. H. C.; AGUIRRE, M. A. C.; LIMA, K. C.; SILVA, Alexandre Sousa da. Participação em banca de Eliana Mesquita da Silva. Envelhecimento e mortalidade de idosos por doenças crônico-degenerativas nas capitais do Nordeste: fatores socioeconômicos e demográficos, 2000 e 2010. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOBAO, W. J. A.; SILVA, A. S.; FERREIRA, G. S.. Participação em banca de PEDRO HENRIQUE GOMES MACHADO.O DESENHO DA MANCHA CRIMINAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE ESPACIAL DOS CRIMES A TRANSEUNTES PARA OS ANOS 2015/2016. 2017 - Escola Nacional de Ciências Estatística.

2.
SAMPAIO, M. C.; SILVA, A. S.; PATREZE, C. M.; SANTOS, G. B.; MORAES, L. A. F.. Participação em banca de SANELLY CÔRTE COELHO.RONDÔNIA: DESENVOLVIMENTO RURAL E MUDANÇAS NOS ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
FERREIRA, C. A.; SILVA, A. S.; FREIRE, S. C.. Participação em banca de MARCELO AUGUSTO DA SILVA.O MERCADO LIVREIRO ELETRÔNICO NO BRASIL: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SILVA, Alexandre Sousa da; GOMES, D. T.; FERREIRA, G. S.. Participação em banca de Mariana Fernandes e Matheus Motta.Análise de efeitos influentes nas raias no Mundial de Natação - 2013. 2014 - Escola Nacional de Ciências Estatística.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VELASQUE, L. S.; SILVA, A. S.; SIMOES, B. F. T.; MORAES, J. R.; GONCALVES, K. C. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para carreira do magistério superior na área de conhecimento/disciplina, ciências exatas e da terra/estatística, para classe de professor adjunto A. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, Alexandre Sousa da. Concurso Público de Provas e Títulos para carreira do magistério superior na área de conhecimento/disciplina, ciências exatas e da terra/estatística, para classe de professor adjunto. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
23 Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - Sinape.Avaliador Presencial da Apresentação de Pôster. 2018. (Seminário).

2.
23 Sinape.ENSINO DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO: USO DE ÁLCOOL ENTRE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Seminário).

3.
4º Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO.Panorama da coleta seletiva nas capitais do Brasil. 2018. (Encontro).

4.
4º Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO.Instrumentos de avaliação de central de material e esterilização - revisão integrativa. 2018. (Encontro).

5.
III Encontro de Educação Estatística.Formas Inovadoras de Visualização de Dados. 2018. (Oficina).

6.
62 REUNIÃO ANUAL DA RBRAS 17 SEAGRO.ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA NÃO ESTATÍSTICOS POR MEIO DE METODOLOGIA ATIVA. 2017. (Simpósio).

7.
CONGRESSO INCA 80 ANOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O CONTROLE DO CÂNCER NO SÉCULO XXI. IMPORTÂNCIA DO MESTRADO PROFISSIONAL PARA A PESQUISA EM ONCOLOGIA. 2017. (Congresso).

8.
II COLÓQUIO DE ZOOLOGIA CULTURAL.POKÉMON PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA:UMA VISÃO ESTATÍSTICA. 2017. (Encontro).

9.
VI SEMANA DE ESTATÍSTICA DA UFPI. 2017. (Encontro).

10.
X CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. PANORAMA DO INDICADORES DE TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O QUE MUDOU DE 2007 A 2013. 2017. (Congresso).

11.
XVIII SEMANA DA ESTATÍSTICA.Ensino e Aprendizagem de Estatística: Novas Possibilidades. 2017. (Encontro).

12.
22 SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - SINAPE.COMISSÃO AVALIDARA DE PÔSTER. 2016. (Simpósio).

13.
SER - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTATÍSTICA COM R.ESTATÍSTICAS ESPACIAIS NO R: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2016. (Seminário).

14.
SER - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTATÍSTICA COM R.AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO SEGUNDO RESULTADO DO PMAQ 2012. 2016. (Seminário).

15.
9 SEMANA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO.AVALIADOR DOS TRABALHO APRESENTADOS EM SESSÃO PÔSTER. 2015. (Encontro).

16.
IV DIA DA MATEMÁTICA - LABEM/UFF/INFES.ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2015. (Encontro).

17.
SEMINÁRIO REGULAR DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA.METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2015. (Seminário).

18.
I Workshop Nacional de Educação Estatística.ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA. 2014. (Encontro).

19.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA DO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA IME-USP.APRENDIZAGEM ATIVA DE ESTATÍSTICA NA GRADUAÇÃO. 2014. (Seminário).

20.
XXI SINAPE.ANÁLISE MÚLTIPLA DE CORRESPONDÊNCIA E ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS COMO INSTRUMENTOS AUXILIARES À METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2014. (Simpósio).

21.
13 Escola de Modelos de Regressão. Modelo Espaço-Temporal Hierárquico para Processos Temporalmente Agregados com Resposta Poisson. 2013. (Congresso).

22.
Congresso Brasileiro de Enfermagem. O SONO NA CRIANÇA E OS NÍVEIS DE RUÍDO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA. 2013. (Congresso).

23.
Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. SONO E RUÍDO: NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA. 2013. (Congresso).

24.
XII Escola de Modelos de Regressão. Modelos espaço-temporais para dados temporalmente desalinhados. 2011. (Congresso).

25.
10 Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana.Modelos Espaço-temporais para Dados Temporalmente Agregados. 2010. (Encontro).

26.
18º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Existe influência da chuva nos casos de dengue? Um estudo sobre a epidemia. 2008. (Simpósio).

27.
9º Encontro Brasileiro de Estatística Bayesiana.Investigando o efeito da quantidade de chuva nos casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

28.
Workshop on Stochastic Processes Applied to Spatial Statistics: Multi-Scenario analysis and stochasticity in environmental prediction.Modelagem Geoestatística Utilizando Funções de Covariância Espaço-Temporias Aplicada em cultura de Citros. 2007. (Outra).

29.
17º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.Estabilidade Temporal de Padrões Espaciais da Armazenagem de Água num Latossolo com Citros. 2006. (Simpósio).

30.
50º Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS) e 11º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO). 2005. (Simpósio).

31.
XVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Modelos de Mistura. 2004. (Congresso).

32.
48º Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS) e 10º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO). 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Alexandre Sousa da. International Association for Statistical Education. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Daniel Ribeiro Soares de Souza. Panorama dos transplantes de órgãos sólidos no Estado do Rio de Janeiro: 2015 a 2017. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Cristina Sardinha Moreira. Evasão no Curso de Licenciatura em Matemática: um estudo de caso da UNIRIO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Enrico Bruno Riscarolli. Distribuição espacial de casos de tuberculose em Manguinhos-RJ. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Guilia Sepeda Martins SIlveira. Análise espacial de índices de envelhecimento em Natal-RN. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
GABRIEL MOREIRA CHAGASTELES. MAPEAMENTO DE USOS DE SOLOS PARA O BRASIL. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DANIEL RIBEIRO SOARES DA SOUZA. E-DOADOR: CONTRUÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA OTIMIZAR A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Sousa da Silva.

2.
Rose Marie Liao. O custo do paciente de cuidado paliativo internado em um hospital de ensino: um estudo sobre o indicador média de permanência. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Alexandre Sousa da Silva.

Tese de doutorado
1.
Danielle Galdino de Paula. Integração das ações e serviços desenvolvidas pelas equipes de saúde no controle da Tuberculose em Unidades de Saúde do Complexo da Maré/RJ. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Alexandre Sousa da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Flávio Alexandre Massa Guimarães. Um olhar sobre a disciplina de Estatística no curso de Biblioteconomia no segundo semestre de 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre Sousa da Silva.



Inovação



Marca registrada
1.
 MACHADO, D. A. ; PAULA, D. G. ; SILVA, A. S. ; MACEDO, E. C. ; JUNIOR SILVA, O. C . PPGSTEH UNIRIO. 2018, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 916393631, título: "PPGSTEH UNIRIO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PRADO, ATHAYNNE RAMOS DE AGUIAR2016PRADO, ATHAYNNE RAMOS DE AGUIAR ; BARRETO, VIVIANE PINTO MARTINS ; TONINI, TERESA ; SILVA, Alexandre Sousa da ; MACHADO, WILIAM CÉSAR ALVES . O Saber do Enfermeiro na Indicação de Coberturas no Cuidado ao Cliente com Feridas. Estima (Sociedade Brasileira de Estomaterapia), v. 14, p. 175-182, 2016.

2.
BARBOSA, M. T. S.2016BARBOSA, M. T. S. ; VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. . O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM TUTORIAL METODOLÓGICO. Vidya (Santa Maria. Online), v. 36, p. 397-408, 2016.

3.
MELLO, LANGS DE ARANTES FERREIRA DE2017MELLO, LANGS DE ARANTES FERREIRA DE ; TONINI, TERESA ; SOUSA DA SILVA, ALEXANDRE ; DUTT-ROSS, STEVEN ; DE SOUZA VELASQUE, LUCIANE . Evaluation of Primary Health Care Units in the Rio De Janeiro City According to the Results of PMAQ 2012. The Journal of Ambulatory Care Management, v. 40, p. S71-S82, 2017.

4.
DALLAVECCHIA, DANIELE L2018DALLAVECCHIA, DANIELE L ; RICARDO, ELISABETE ; AGUIAR, VALÉRIA M ; DA SILVA, ALEXANDRE S ; RODRIGUES, ACÁCIO G . Efficacy of UV-C Ray Sterilization of Calliphora vicina (Diptera: Calliphoridae) Eggs for Use in Maggot Debridement Therapy. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY, v. XX, p. 1-5, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Alexandre Sousa da. Aprendizagem ativa de Estatística na graduação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DUTT-ROSS, S. ; SILVA, A. S. . VISUALIZAÇÃO DE DADOS COM O R E COM O GOOGLE API. 2016. .

2.
VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. . O ENSINO DE ESTATÍSTICA BASEADO NO CICLO INVESTIGATIVO: PLANEJAMENTO, COLETA E ANÁLISE. 2016. .

3.
VELASQUE, L. S. ; SILVA, A. S. . ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2015. .

4.
SILVA, A. S.. ESTATÍSTICA EM SALA DE AULA COM O SOFTWARE R. 2015. .

5.
SILVA, A. S.; VELASQUE, L. S. . ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO. 2014. .

6.
SILVA, A. S.. INFERÊNCIA BAYESIANA COM R. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
LANDIM, F. M. P. F. ; ROCHA, N. C. S. ; SILVA, A. S. ; LEAL, V. M. . PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO. 2018. .

8.
SILVA, A. S.. CONSTRUÇÃO DE MAPAS E FORMAS INOVADORAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO O R. 2017. .

9.
SILVA, A. S.. CONSTRUÇÃO DE MAPAS E FORMAS INOVADORAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS COM O R. 2017. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Alexandre Sousa da. International Association for Statistical Education. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 19:02:15