Lucimara Rett

Bolsista de Pós-doutorado Sênior do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Publicitária (Unitau) e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Lucimara Rett participou da implantação da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos, SP, e trabalhou por 12 anos nas áreas técnica e comercial desse veículo. Também atuou por 10 anos como docente em cursos de graduação e pós-graduação em comunicação de instituições particulares da sua região e de outros estados. Hoje é Coordenadora da habilitação de Publicidade e Propaganda e Professora Associada DE no Departamento de Métodos e Áreas Conexas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Suas principais áreas de pesquisa são publicidade, convergência das mídias e tendências em publicidade, cidades e comunicação, regionalização e desenvolvimento do mercado publicitário e Folkcomunicação com foco em Folkmarketing. É integrante dos grupos de pesquisa Rec - Retórica do Consumo (UFF) e CIEC - Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (UFRJ), bem como sócia da Intercom, Rede Folkcom e ABP2 - Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucimara Rett
Nome em citações bibliográficas
RETT, L.;RETT, LUCIMARA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação.
Avenida Pasteur, 250 - Fundos
Praia Vermelha
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38735081
URL da Homepage: http://www.eco.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: TV Regional no Vale do Paraíba - SP: expansão, aspectos da audiência e modos de inserção, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Cicilia Maria Krohling Peruzzo.
Palavras-chave: meios de comunicação; TV regional; recepção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1999 - 2002
Mestrado em Comunicação.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Comunicação, cultura e TV regional: TV Vanguarda no Vale do Paraíba,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Antonio Adami.
Palavras-chave: televisão; comunicação de massa; TV regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1991 - 1994
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Campanha Publicitária de Divulgação do Hotel Fazenda e do Museu Mazzaropi.
Orientador: José Maria da Silva Junior.




Formação Complementar


2011 - 2011
Cibercultura Desenvolv de capacidades distribuídas. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Tecnologias e ações públicas inclusão digital. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Atualização Pedagógica (PAP). (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Projetos de Extensão e de Pesquisa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Tecnologias para TV Digital Interativa. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
O Sigaa como Ferramenta de Ensino. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Projetos para Monitoria.... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Merchandising e Trade Marketing - Regina Blessa. (Carga horária: 8h).
Only Merchandising, OMERCH, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Mídia com profisissionais da Almap/BBDO. (Carga horária: 12h).
FRC Cursos, FRCC, Brasil.
2001 - 2001
Rede XXI - Gestores do Processo de Comercialização. (Carga horária: 32h).
Rede Globo de Televisão, RGT, Brasil.
2000 - 2000
Básico de Mídia. (Carga horária: 4h).
Rede Globo São Paulo / TV Vanguarda, GLOBO SP, Brasil.
1998 - 1998
Planejamento de Mídia - Estratégias e Táticas. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1991 - 1991
Oficina de Roteiro em Vídeo. (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Oswald de Andrade - 3 Rios, OCOA 3 RIOS, Brasil.
1991 - 1991
Oficina de Iluminação. (Carga horária: 6h).
Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.
1991 - 1991
Efeitos Especiais para Cinema e Vídeo. (Carga horária: 16h).
Oficina Cultural Oswald de Andrade - 3 Rios, OCOA 3 RIOS, Brasil.
1990 - 1990
Básico de Fotografia. (Carga horária: 16h).
Fundação Cultural Cassiano Ricardo, FCCR, Brasil.
1988 - 1988
Treinamento para Radialistas - Editor de VT. (Carga horária: 80h).
Rede Globo São José do Rio Preto, GLOBO RRIO PRETO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Associada no Departamento de Métodos e Áreas Conexas (DMAC) da Escola de Comunicação da UFRJ. Coordenadora da habilitação de Publicidade e Propaganda Disciplina de Concurso: Planejamento de Mídia


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora no DECOM - Departamento de Comunicação, na habilitação de Publicidade e Propaganda.


Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do curso de Publicidade e Propaganda, nas disciplinas Mídia, Realidade Regional em Comunicação e Produção de Rádio, TV e Cinema. Orientação de TCC.


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 18
Outras informações
Professora de diversas disciplinas ligas à publicidade e comunicação nos cursos de graduação de Propaganda e Marketing e Turismo.


Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20
Outras informações
Professora nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Turismo e Jornalismo. Disciplinas ministradas no período: Mídia, Produção Publicitária em RTVC, Estética das Mídias e Cultura de Massa, Convergência das Mídias, Gestão de Pessoas e o Profissional de Comunicação, Técnicas Publicitárias para o Turismo e Telejornalismo.

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Parcial, Carga horária: 8
Outras informações
Professora no curso de graduação em Publicidade e Propaganda. Disciplinas ministradas no período: Mídia e Produção Publicitária em RTVC.


Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Recursos Humanos, CDT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 7
Outras informações
Professora no Curso Técnico de Publicidade e Propaganda da ETEP/CDT. Disciplinas ministradas: Introdução à Publicidade e Redação Publicitária.


Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do Módulo de Estética das Mídias no curso de Pós-Graduaçãoem Gestão Estratégica da Comunicação. Carga horária total do módulo = 20 horas.


PosGrau - Pós-graduação da Univap, POSGRAU, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Pós Graduação em Comunicação Empresarial. Professora do Módulo de Estética das Mídias e Cultura de Massa - total de 16 horas

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Pós Graduação em Comunicação Empresarial. Professora do Módulo de Estética das Mídias e Cultura de Massa - total 16 horas


TV Vanguarda Paulista - Rede Globo Vale do Paraíba, TV VANGUARDA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento e profissionalização do mercado publicitário, análise de pesquisas de audiência, realização de palestras para o mercado e universidades, apoio a eventos, defesas de planos de patrocínio e mídia, apoio à equipe de vendas, agências e clientes.

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor de VT I e Diretor de TV, Carga horária: 36
Outras informações
Edição de reportagens e Direção de TV para telejornal local. Edição de chamadas para o departamento de programação e transcrição de materiais (comerciais) para exibição nos intervalos locais.


Tekwave Comércio e Vídeo - Tecsat, TEKWAVE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor de Pós-produção, Carga horária: 40
Outras informações
Edição de comerciais e vídeos institucionais.


TV Vale do Paraíba Ltda - Rede Globo, TV VALE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor de VT I, Carga horária: 36
Outras informações
Edição de reportagens para telejornal local, edição de chamadas para o departamento de programação, transcrição de materiais (comerciais) para exibição nos intervalos locais, estágio no departamento comercial: área de Operações Comerciais



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Mídias digitais, convergência e tendências em publicidade e propaganda
Descrição: A convergência das mídias não é mais uma tendência, mas sim, uma realidade. Os meios de comunicação se multiplicam, sofrem ajustes tecnológicos e o processo de comunicação deixa de ter papéis pré-definidos de emissor e receptor. O conteúdo e a quantidade de informação aumentam exponencialmente e o grande desafio é compreender o processo e identificar as transformações que o mesmo trará para a comunicação. Pretende-se, com esta pesquisa, analisar o fenômeno comunicacional de convergência das mídias, bem como os reflexos dessa nova realidade para o profissional de comunicação, sobretudo para o publicitário. O projeto abarca reflexões sobre mídias digitais, convergência, mobile marketing, redes sociais e o comportamento das marcas e dos receptores/consumidores nesses novos meios. Há que se descobrir, portanto, uma nova maneira de se produzir comunicação publicitária eficiente para esse público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA ECO-PÓS (ONLINE)
2017 - 2017
Periódico: Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación Online
2016 - Atual
Periódico: Pimenta Cultural
2015 - Atual
Periódico: REVISTA INTERNACIONAL DE FOLKCOMUNICAÇÃO
2011 - Atual
Periódico: Cadernos Camilliani


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: PUBLICIDADE E PROPAGANDA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Culturas Urbanas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RETT, L.2017 RETT, L.. Cena das bandas de rua no Rio de Janeiro: experiência sonora urbana no espaço público. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA, v. 5, p. 67-85, 2017.

2.
RETT, LUCIMARA2016RETT, LUCIMARA. COMUNICAÇÃO DE CRISE NA PUBLICIDADE: Marcas, Prosumers e Mediações. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 2, p. 262-279, 2016.

3.
SARMENTO, T. A. M.2016SARMENTO, T. A. M. ; RETT, L. . IDENTIFICAÇÃO, TOTEMISMO E SILÊNCIO DAS MASSAS NA EFÍGIE DE GUY FAWKES. CONEXÃO: COMUNICAÇÃO E CULTURA, v. 15, p. 113, 2016.

4.
BURROWES, P. C.2016BURROWES, P. C. ; RETT, L. . Obs. ? Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade. COMUM (FACHA), v. 17, p. 342, 2016.

5.
RETT, L.;RETT, LUCIMARA2012RETT, L.; DE MACEDO, F. V. A. B. ; DA COSTA, M. G. S. G. . Virtualidades em Movimento e Ciberdemocracia: #foramicarla em Natal - RN. Eptic (UFS), v. XIV, p. 1, 2012.

6.
RETT, L.;RETT, LUCIMARA2011RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. . Identidade e Folkmarketing no restaurante regional Mangai. Razón y Palabra, v. 77, p. 17, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
RETT, L.. Folkpublicidade: prosumers e linguagem publiciária. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes; Nelson Ribeiro; Gisela G S Castro; Catarina Duff Burnay. (Org.). XV Congresso IBERCOM 2017 : comunicação, diversidade e tolerância. 1ed.São paulo; Lisboa: ECA-USP; FCH-UCP, 2018, v. , p. 5975-5991.

2.
RETT, L.; RETT, L. . ARMADILHAS DE MARCAS: MANIFESTAÇÕES DA MARCA, PROSUMERS E AS MEDIAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez; Lívia Souza. (Org.). Façamos uma publicidade viva: VI Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 101ed.: , 2016, v. , p. 999-.

3.
RETT, L.. MARCAS E CONSUMO COLABORATIVO: UM NOVO MODELO DE NEGÓCIOS?. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez. (Org.). O sistema publicitário e a semiose ilimitada: V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 1ed.São Paulo: INMOD / ABP2 / PPGCOM-ECA-USP,, 2014, v. , p. 1552-1563.

4.
RETT, L.. Marcas e Porta dos Fundos: da piada ao branded content. In: Patricia Bieging; Victor Aquino. (Org.). Olhares do Sensível: experiências e dimensões estéticas em comunicação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, v. , p. 170-186.

5.
RETT, L.; OLIVEIRA, C. B. . Plano de Marketing e COMUNICAÇÃO PARA O REPOSICIONAMENTO do Botafogo de Futebol e Regatas. In: Clotilde Perez; Eneus Trindade. (Org.). Por uma Publicidade Livre Sempre - IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 1ed.São Paulo: INMOD / ABP2 / PPGCOM-ECA-USP, 2013, v. , p. 2011-2028.

6.
RETT, L.. FESTEJOS POPULARES: VISIBILIDADE DAS MARCAS NAS REGIÕES. In: Eneus Trindade;Clotilde Perez. (Org.). Deve haver mais pesquisa na publicidade porque é assim que se conquista a real beleza. 1ed.São Paulo: Schoba, 2013, v. , p. 1245-1257.

7.
ARAGAO, I. P. ; RETT, L. . Legado Beltraniano segundo Iury Parente Aragão. In: José Marques de Melo; Guilherme Moreira Fernandes. (Org.). Metamorfose da Folkcomunicação:antologia brasileira. 1ed.São Paulo: Editae Cultural, 2013, v. , p. 809-813.

8.
RETT, L.. Carnaval, festejos populares regionais, marcas e folkmarketing. In: Aryovaldo de Castro Azevedo Junior. (Org.). Brasil, uma marca em construção. 1ed.São Paulo: Parágrafo Comunicação, 2012, v. , p. 276-.

9.
RETT, L.. Mídia na esfera regional e local. In: Beto Del Carratore. (Org.). Propaganda, Marketing e outras questões no varejo de Natal-RN. 1ed.Natal: EDUFRN, 2012, v. , p. 49-59.

10.
RETT, L.. Cultura Digital, Felicidade e Entretenimento na Publicidade. In: Manuel Fernández Sande; Antonio Adami. (Org.). Panorama da comunicação e dos meios no Brasil e Espanha. 1ed.São Paulo: Intercom, 2012, v. , p. 769-788.

11.
AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; RETT, L. . Alice na cidade do sol: Um estudo de caso sobre o lançamento do filme Alice no país das maravilhas na cidade de Natal. In: Luciana Fischer; Maria Ângela Pavan. (Org.). Alternativas, mídias e histórias da comunicação persuasiva e institucional. Piracicaba, SP: Gráfica e Editora Degaspari, 2011, v. , p. -.

12.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; PAVAN, M. A. . Marca-Nação e Espaço Conceito: O Centro Brasileiro Britânico. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez. (Org.). II Pró-pesq pp _ ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. São Paulo: CRP/ECA/USP; ABP2; FAPESP, 2011, v. 2, p. -.

13.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; CARRATORE, L. R. R. D. . A expansão do mercado nordestino: um estudo exploratório. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez. (Org.). II Pró-pesq pp _ ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA. São Paulo: CRP/ECA/USP; ABP2; FAPESP, 2011, v. , p. -.

14.
RETT, L.. Aspectos da audiência e modos de inserção da TV Regional: um estudo sobre a expansão da televisão no Vale do Paraíba ? SP. In: MARÇOLLA, Rosangela; OLIVEIRA, Roberto Reis de (Org.). (Org.). Estudos de mídia regional paulista. São Paulo, SP: Arte e Ciência, 2010, v. , p. -.

15.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. . Trabalho Integrado: estratégia para o desenvolvimento da aprendizagem em Publicidade e Propaganda. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez. (Org.). I Propesq PP ? Há momentos em que precisamos parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea. São Paulo: CRP/ECA/USP; ABP2; FAPESP, 2010, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RETT, L.. Manifestações-Mediações virtuais de uma Lovemark: New York Times X #SomosTodosBiscoitoGlobo. In: Propesq-PP, 2017, Recife, PE. Trabalhos aprovados no PROPESQ-PP, edição Recife 2017, 2017.

2.
MACHADO, M. ; BURROWES, P. C. ; RETT, L. . PARA LER A PUBLICIDADE EXPANDIDA: em favor da literacia midiática para análise dos discursos das marcas. In: Compós, 2017, São Paulo. Anais -> 2017 - XXVI COMPÓS: SÃO PAULO/SP, 2017.

3.
RETT, L.. Biscoito Globo, um ícone carioca: Lovemarks e Consumidores Inspiradores. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom, 2017.

4.
RETT, L.. A nova geração de Bandas de Rua no Rio de Janeiro: marginalidade sonora e experiência urbana. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2016, São Paulo. 6º Encontro de GTS de Pós-Graduação, 2016.

5.
RETT, L.. O movimento Bandas de Rua no Rio de Janeiro: a música e o espaço público urbano. In: XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2016, Cidade do México. Memorias XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación - Grupo Temático 15, 2016.

6.
RETT, L.. Comunicação de Crise na Publicidade: Marcas, Prosumers e Mediações. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2015, São Paulo. 5º encontro de GTs de Pós-Graduação, 2014.

7.
RETT, L.. Livro Urbano de Gentileza: a cartilha do Profeta como arte pública na cidade do Rio de Janeiro. In: XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. Foz, destino da comunicação, 2014.

8.
RETT, L.; RITTMEYER, S. K. . SAC 2.0 na TAM: Atendimento e Relacionamento entre Clientes e Marcas nas Redes Sociais. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo. 4º encontro de GTs, 2013.

9.
RETT, L.; CORNIANI, F. R. ; LIMA, V. M. C. . Regionalização, folkmarketing e cultura popular: a midiatização dos festejos populares no Brasil. In: Internacional del Conocimiento - III Congreso Ciencias, tecnologías y culturas, 2013, Santiago de Chile. III Congreso Ciencias, tecnologías y culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe. Simposio : Acción colectiva y territorialidad: dinámica, prácticas, significados y abordagens., 2013. p. 243-261.

10.
RETT, L.. Graffiti em Natal, RN: Um Enfoque Comunicacional da Arte de Rua. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. Anais Intercom manaus 2013, 2013.

11.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. . Estratégias Digitais da Harley-Davidson: Ride and Have Fun. In: 2° Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. Anais comunicon 2012/ 2° Congresso Internacional Comunicação e Consumo e 2° Simpósio Internacional: 2° Encontro de GTS Comunicação e Consumo. São Paulo: ESPM, 2012.

12.
RETT, L.; LIMA, V. M. C. ; CORNIANI, F. R. . Os líderes que Beltrão não conheceu: os líderes de opinião on-line. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2012.

13.
RETT, L.; CORNIANI, F. R. . Folkmarketing: modalidades de atuação na comunicação regional das marcas no Sul e no Nordeste do Brasil. In: Alaic 2012 - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2012, Montevidéu - Uruguai. Ponencias de ALAIC 2012, 2012.

14.
RETT, L.. Marcas e comunicação regional: Folkmarketing e Publicidade. In: Lusocom 2011 - IX Congresso Internacional de Comunicação Lusófona, 2011, São Paulo. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

15.
CARRATORE, L. R. R. D. ; RETT, L. ; Muneiro, L. . Métodos de Avaliação da Propaganda: Pressupostos Teóricos Para a Elaboração de Um Novo Modelo. In: XXXIV Intercom Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

16.
RETT, L.. Folkmarketing e visibilidade das marcas nos festejos populares. In: 8º SEMINÁRIO OS FESTEJOS JUNINOS NO CONTEXTO DA FOLKCOMUNICAÇÃO E DA CULTURA POPULAR, 2011, Campina Grande - PB. Anais do 8º SEMINÁRIO OS FESTEJOS JUNINOS NO CONTEXTO DA FOLKCOMUNICAÇÃO E DA CULTURA POPULAR, 2011.

17.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; CARRATORE, L. R. R. D. . Cultura Digital, Felicidade e Entretenimento na Publicidade. In: I COMUNICON - Congresso Internacional Comunicação e Conumo, 2011, São Paulo. Anais do I Congresso Internacional Comunicação e Conumo. São Paulo: ESPM, 2011.

18.
AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; RETT, L. ; GONÇALVES, M. R. . O Glocal e a Construção de Marcas: o case do restaurante Mangai. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul - RS. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010.

19.
AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; RETT, L. . Alice em Natal: cinema global e as diferentes realidades locais. In: I Encontro de História da Mídia do Nordeste, 2010, Natal - RN. Anais do I Encontro de História da Mídia do Nordeste, 2010.

20.
RETT, L.; COSTA, J. Z. A. . Pioneirismo das agências de publicidade e propaganda do RN: evolução e perfil. In: I Encontro de História da Mídia do Nordeste, 2010, Natal - RN. Anais do I Encontro de História da Mídia do Nordeste, 2010.

21.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. . Aspectos da Audiência da TV Regional : estudo de caso no Vale do Paraíba - SP. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2010, Campina Grande - PB. Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2010.

22.
RETT, L.. Vanguarda Comunidade: a utilização do termo jornalismo comunitário pelas emissoras de TV Regionais. In: UNESCOM - Congresso Multidisciplinar para o Desenvolvimento Regional, 2006, São Bernardo do Campo, SP. XI Regiocom - Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2006.

23.
RETT, L.. Rede Vanguarda de Televisão: os processos de produção e transmissão de uma rede de TV local. In: XXIX Intercom Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília, DF. XXIX Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006.

24.
RETT, L.. Rede Vanguarda de Televisão: os processos de produção e transmissão de uma rede de TV local. In: Lusocom 2006 - VII Congresso Internacional de Comunicação Lusófona, 2006, Santiago de Compostela. Lusocom 2006 - VII Congresso Internacional de Comunicação Lusófona, 2006.

25.
RETT, L.. TV Regional: a rede transformando o mercado. In: VIII Celacom - Coloquio Internacional sobre la Escuela Latino-Americana de Comunicación, 2004, São Bernardo do Campo, SP. VIII Celacom - Coloquio Internacional sobre la Escuela Latino-Americana de Comunicación, 2004.

26.
OLIVEIRA, V. B. ; RETT, L. . Uma mistura caipira através de imagem e som. In: VIII Celacom - Coloquio Internacional sobre la Escuela Latino-Americana de Comunicación, 2004, São Bernardo do Campo, SP. VIII Celacom - Coloquio Internacional sobre la Escuela Latino-Americana de Comunicación, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RETT, L.. Expansão da TV Regional no Vale do Paraíba - SP. In: VII Congresso Nacional de História da Mídia, 2009, Fortaleza - CE. Anais do VII Congresso nacional de História da Mídia, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
RETT, L.. Folkmarketing e Visibilidade das Marcas nos Festejos Populares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; CARRATORE, L. R. R. D. . Expansão do mercado nordestino: um estudo exploratório. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; PAVAN, M. A. . Marca-Nação e Espaço Conceito: O Centro Brasileiro Britânico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RETT, L.. Marcas e comunicação regional: Folkmarketing e Publicidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARRATORE, L. R. R. D. ; RETT, L. ; Muneiro, L. . Métodos de Avaliação da Propaganda: Pressupostos Teóricos Para a Elaboração de Um Novo Modelo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; CARRATORE, L. R. R. D. . Cultura Digital, Felicidade e Entretenimento na Publicidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. . Aspectos da Audiência da TV Regional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RETT, L.; AZEVEDO JUNIOR, A. C. . Trabalho Integrado: estratégia para o desenvolvimento da aprendizagem em Publicidade e Propaganda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; RETT, L. ; GONÇALVES, M. R. . O Glocal e a Construção de Marcas: o case do restaurante Mangai. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; RETT, L. . Alice em Natal: cinema global e as diferentes realidades locais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CARRATORE, L. R. R. D. ; RETT, L. . O sabor das marcas: um estudo sobre os refrigerantes de cola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
COSTA, J. Z. A. ; RETT, L. . Pioneirismo das agências de publicidade e propaganda do RN: evolução e perfil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
RETT, L.. TV Regional no Vale do Paraíba - SP: expansão, aspectos da audiência e modos de inserção local.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
RETT, L.. Novas Mídias - Tendências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RETT, L.. Hora do Enem. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
RETT, L.. Merchandising e Trade Marketing. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RETT, L.. Produção para TV e Vídeo. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
RETT, L.. Sou Poeta porque Nasci em São José. 2001 (Vídeo Documentário Curta Metragem).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KNEIPP, V. A. P.; RETT, L.; CRUZ, A. C. S.. Participação em banca de Anna Paula de Andrade Vasconcelos.Vírgula: um interprograma como proposta para a TV Pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
PAVAN, M. A.; RETT, L.; BURGOS, T. L.. Participação em banca de Lamonier Charles S. Araújo, Auristela Lopes e Albanie Soares.Cidade Virtual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
CARRATORE, L. R. R. D.; RETT, L.; BURGOS, T. L.. Participação em banca de Ana Klara Figueiredo Procópio.Marketing digital nas mídias sociais: um estudo sobre a eficácia do Twitter nos negócios. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
LOPES JUNIOR, Edmilson; PEREIRA, E. M. M.; RETT, L.. Participação em banca de Fernando Alves Belarmino de Macedo.Globalização heterogeneizante? Localidade tradicional? Um estudo de caso em Pium. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
BURGOS, T. L.; LACERDA, J. S.; RETT, L.. Participação em banca de Flávia S. dos Santos; Luara F. Schamó; Ricelly P. de Souza.Comunidade Vila: uma proposta de webjornalismo comunitário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
LIMA, M. E. O.; RETT, L.; PAVAN, M. A.. Participação em banca de Viviane Inojosa Carneiro Campelo.O Encanto Aventureiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
LIMA, M. E. O.; RETT, L.; KNEIPP, V. A. P.. Participação em banca de Denise Lopes Leal Martins.Insanas: videoarte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
COSTA, J. Z. A.; RETT, L.; NEVES, R. M.. Participação em banca de Arthur Varela de Oliveira Morais.Outras palavras: o discurso da imprensa sindical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
AZEVEDO JUNIOR, A. C.; RETT, L.; CARRATORE, L. R. R. D.. Participação em banca de Gabriela Fernandes.Eventos institucionais: estudo de caso Miranda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
AZEVEDO JUNIOR, A. C.; RETT, L.; CARRATORE, L. R. R. D.. Participação em banca de Priscila Maurmann Martins.A monopolização midiática da Disney World Company. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
ROCHA FILHO, R. A.; RETT, L.; SILVA, M. A. R.. Participação em banca de Discente Josimary Dantas Lúcio.A influência da mídia nos padrões de beleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RETT, L.; ROCHA FILHO, R. A.; PEREIRA FILHO, S. F.; BARRETO, E. F. P.. Professor substituto na área de jornalismo: jornalismo impresso e telejornalismo. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular.Folkmarketing e Visibilidade das Marcas nos Festejos Populares. 2011. (Seminário).

2.
I Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo. Cultura Digital, Felicidade e Entretenimento na Publicidade. 2011. (Congresso).

3.
II Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda ? Pró-Pesq PP. Expansão do mercado nordestino: um estudo exploratório. 2011. (Congresso).

4.
II Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda ? Pró-Pesq PP. Marca-Nação e Espaço Conceito: O Centro Brasileiro Britânico. 2011. (Congresso).

5.
IX Lusocom. Marcas e comunicação regional: Folkmarketing e Publicidade. 2011. (Congresso).

6.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Métodos de Avaliação da Propaganda: Pressupostos Teóricos Para a Elaboração de Um Novo Modelo. 2011. (Congresso).

7.
62ª Reunião Anual da SBPC.O sabor das marcas: um estudo sobre os refrigerantes de cola. 2010. (Outra).

8.
I Encontro de História da Mídia do Nordeste.Alice em Natal: cinema global e as diferentes realidades locais. 2010. (Encontro).

9.
I Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda ? Pró-Pesq PP.Trabalho Integrado: estratégia para o desenvolvimento da aprendizagem em Publicidade e Propaganda. 2010. (Encontro).

10.
Mesa Redonda Comunicação e o Mercado de Trabalho.O mercado de trabalho para o profissional de Publicidade e Propaganda. 2010. (Outra).

11.
XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Aspectos da Audiência da TV Regional. 2010. (Congresso).

12.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O Glocal e a Construção de Marcas: o case do restaurante Mangai. 2010. (Congresso).

13.
Dia do Mídia.Novas Mídias. 2009. (Outra).

14.
XIV Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional - Regiocom. TV Regional no Vale do Paraíba - SP: expansão, aspectos da audiência e modos de inserção local.. 2009. (Congresso).

15.
20º Fest Up ? Festival Universitário de Propaganda (Faap). 2008. (Encontro).

16.
Plenária do Setor Estudantil da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda. 2008. (Outra).

17.
XI Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de SP. Mesa Redonda Realidade e Desenvolvimento do Mercado Regional no Vale do Paraíba, SP. 2008. (Congresso).

18.
I Congresso Integrado do Conhecimento - Fatea - Faculdades Integradas Teresa D'Ávila. Panorama da TV Regional no Vale do Paraíba. 2007. (Congresso).

19.
XXX Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007. (Congresso).

20.
18º Fest Up - Festival Universitário de Propaganda (Faap). 2006. (Outra).

21.
UNESCOM - Congresso Multidisciplinar para o Desenvolvimento Regional (Metodista). TV Regional: a rede transformando o mercado. 2006. (Congresso).

22.
XXIX Intercom Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rede Vanguarda de Televisão: os processos de produção e transmissão de uma rede de TV local. 2006. (Congresso).

23.
17º Fest Up - Festival Universitário de Propaganda (Faap). 2005. (Congresso).

24.
Encontro de Comunicação Comunitária e Cidadania - COMUNI. 2005. (Encontro).

25.
II CAP - Ciclo de Atualização de Professores de Publicidade e Propaganda (APP). 2005. (Encontro).

26.
VIII Celacom - Coloquio Internacional sobre la Escuela Latino-Americana de Comunicación. TV Regional: a rede transformando o mercado. 2004. (Congresso).

27.
I Semana das Profissões - Colégio Mário Moraes / Objetivo.A Atuação do Profissional de Comunicação. 2003. (Outra).

28.
Rádio, Sintonia do Futuro - ECA/USP. 2003. (Seminário).

29.
Semana da Comunicação - Unitau - Universidade de Taubaté.Oficina de Mídia. 2003. (Oficina).

30.
Expressão - Fatea - Faculdades Integradas Teresa D'Ávila.Mesa Redonda: Comunicação, Informação e Mercado. 2002. (Outra).

31.
Semana da Comunicação - Unitau - Universidade de Taubaté.Oficina de Mídia. 2002. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Déborah Shirley de Vasconcelos. Consumo Colaborativo e Meio Ambiente: um estudo da relevância da preocupação com a questão ambiental e da crítica ao consumismo em redes autogestionadas. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, . Coorientador: Lucimara Rett.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Michelle Giglio de Carvalho. Littlemonsters.com: análise da comunidade virtual de fás da cantora Lady Gaga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

2.
Maria Paula Jaccoud Diz Torres. Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

3.
Gisela Duarte Correia Linhares. Freixo Prefeito 2016: a imagem do político-herói nas redes sociais digitais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

4.
Arthur de França Muricy. Efetividade em ações de marketing de experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

5.
Natascha Lohaine de Oliveira Silva dos Santos. Dos cabelos rebeldes aos cachos poderosos: uma análise da campanha cachos poderosos da marca Garnier. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

6.
Letícia Carolina dos Santos Moreira. Contemporaneidade, convergência e jovens universitários: um estudo sobre o WhatsApp e as interações face a face. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

7.
Nicholas Sierra do Lago. Novo corretor: um estudo sobre como corretores de seguros utilizam o marketing digital em seus negócios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

8.
Maria Isabelle da Silva Pinho. O merchandising no Youtube: uma análise do Desafio Méliuz Vlog Edition. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

9.
Amanda Helena Guimarães Alves. Native Advertising ou Publicidade Nativa: a inserção das marcas no meio editorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

10.
Alexandre de Jesus Lemos Pereira. Marketing de experiência: um estudo de caso sobre o patrocínio de Pepsi no Rock in Rio 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

11.
Ana Beatriz Rabelo Andrade Fernandes. O discurso e a construção do ?homem 2.0?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Lucimara Rett.

12.
Polliana Érika Araújo de Morais. Apropriações jornalísticas do Twitter e Facebook nas redações e sua influência na rotina dos jornais impressos: um estudo de caso do periódico Diário de Natal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Lucimara Rett.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:28:12