Laura Moutinho Nery

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1227297955550342
  • Última atualização do currículo em 05/05/2018


Graduada em Comunicação Social (PUC-Rio), tem mestrado e doutorado em História Social da Cultura, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora visitante do Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: as relações entre história, imprensa e humor gráfico, história e história da arte/cultura visual e história e literatura. Integra o grupo de pesquisa do CNPQ Imprensa e Circulação de Ideias: o papel dos periódicos nos Século XIX e XX. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laura Moutinho Nery
Nome em citações bibliográficas
NERY, L. M.;NERY, LAURA MOUTINHO;NERY, LAURA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Departamento de História.
rua São Francisco Xavier, 524 - 9º andar/ 9020.
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340164


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A caricatura: microcosmo da questão da arte na modernidade, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Luiz de França Costa Lima Filho.
Palavras-chave: estética da caricatura; arte moderna; percepção fisionômica; ficção; Charles Baudelaire; William Hogarth.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
1995 - 2000
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Cenas da Vida Carioca. Raul Pederneiras e a belle époque do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Margarida de Souza Neves.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: charge e caricatura; Primeira República; remodelação urbana; humor gráfico.
Grande área: Ciências Humanas
1986 - 1990
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2010 - 2010
O Rio de Janeiro e o Brasil em torno de 1850. (Carga horária: 20h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2007 - 2008
Especialização em Arte e Filosofia - PG Lato Sensu. (Carga horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Estagio de Pós-Doutoramento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação nas disciplina "Tendências da Historiografia Contemporânea", ministrado pela Professora Drª Lúcia Maria Paschoal Guimarães, em 2009-1 e 2010-1, como parte das atividades do estágio de pós-doutorado FAPERJ.

Atividades

04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Departamento de História, .

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Departamento de História, .

08/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História, discurso, imagem: algumas questões em torno da cultura visual
04/2016 - 07/2016
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Em torno da Representação: história, imagem e literatura
03/2009 - 02/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de História II
Laboratório de História III
Pesquisa Histórica
Seminário Especial em Teoria e Metodologia
Seminário Especial: tópicos em História cultural
Teoria da História A
Tópicos especiais em Política e Cultura
03/2015 - 07/2015
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Diversões Ligeiras: cultura visual, literatura e a novidade da vida moderna (século XIX)
03/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópico Especial em Política e Cultura: Em torno da Representação: história, imagem e literatura
08/2012 - 12/2012
Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lendo imagens: algumas questões sobre fontes visuais e história social da cultura
02/2010 - 06/2010
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
disciplina ministrada em conjunto com a docente responsável como parte do estágio de pós-doutorado FAPERJ
Tendências da Historiografia Contemporânea. Professora responsável: Dra. Lúcia Maria Paschoal Guimarães
03/2009 - 07/2009
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
disciplina ministrada em conjunto com a docente responsável como parte do estágio de pós-doutorado FAPERJ
Tendências da Historiografia Contemporânea - Professora Responsável: Dra. Lúcia Maria Paschoal Guimarães


Linhas de pesquisa


1.
Cultura, intelectuais e poder- Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais (LRPRC)/ IFHC-UERJ

Objetivo: O Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais reúne professores e alunos que integram o Grupo de Pesquisa Idéias, cultura e política na formação da nacionalidade brasileira, cadastrado no CNPq, em funcionamento desde 1997. Seus objetos de investigação se situam no campo da história política renovada e se definem em torno da noção de cultura política e da dimensão do poder simbólico. A Linha Cultura, intelectuais e poder tem o objetivo: promover estudos direcionados para a análise da relação entre intelectuais e poder, por meio das suas manifestações culturais e práticas políticas..
2.
LEDDES - Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades

Objetivo: Linha Vulnerabilidades: pluralidade e cidadania cultural - A vulnerabilidade é aqui problematizada pela atenção aos diversos dispositivos de regulação e possibilidades de construção de si, dos quais emergem os sujeitos históricos. Práticas socioeconômicas, culturais e políticas ganham sedimentação no simbólico, tendo nos corpos e nas sensibilidades sua materialidade evidente. Sob a chave das vulnerabilidades, privilegiam-se experiências artísticas e literárias como instâncias efetivas de construção histórica do social e do subjetivo. Esses pontos de intersecção entre o sujeito e o tempo criam e recriam identificações de etnia, gênero, sexualidade, classe ? múltiplas vozes que se constituem de forma ocasional, diversa e fraturada; nunca prontas, acabadas, e, por isso mesmo, abertas à constante reflexão. Privilegiam-se as vulnerabilidades de construção/desconstrução históricas e contingentes que performatizam os indivíduos em suas historicidades. No âmbito das produções acadêmicas, visa-se estimular o diálogo com diferentes produtores de saberes nas questões discutidas nessa linha de pesquisa, como também fomentar a difusão dessas produções através de seminários, publicações e outros meios que permitam a divulgação de pesquisas e estímulo a novos pesquisadores..
3.
Vulnerabilidades: pluralidade e cidadania cultural - LEDDES - Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Socais/UERJ


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Autores menores, sucessos efêmeros e a composição de uma tópica moderna. Cultura e política no Rio de Janeiro fim-de-século
Descrição: a pesquisa pretende consolidar o estudo sistemático e conjunto de fontes escritas e visuais ? como charges e caricaturas, crônicas jornalísticas, teatro cômico e literatura popular ? que constituíam parte expressiva da moderna diversão do Rio de Janeiro em fins do século XIX e inícios do século XX. Aprofundando o que chamamos, no projeto anterior, de ?cidadania pelo humor?, a proposta soma-se aos estudos sobre história da imprensa e história da leitura, além de ampliar o espaço destinado às pesquisas sobre as relações entre história e imagem e história e literatura. Ademais, este projeto se inclui na tradição de estudos sobre as funções do riso e da comicidade nos âmbitos da ação política e da formação da opinião pública. O projeto procura ainda incorporar-se aos estudos contemporâneos acerca das conexões entre o visual e o escrito, notadamente àqueles que se desenvolvem sob o campo da chamada Cultura Visual. Aspira-se, com esta proposta, à consolidação de um grupo de pesquisa em torno de uma bibliografia e de conjunto de fontes que estimulem a integração de diferentes investigações discentes, ampliando o diálogo entre os alunos em processo de pesquisa. A hipótese interpretativa aqui sugerida é a de que as fontes mencionadas constituem um repertório cultural e político específico, formando o que se pretende definir como uma ?tópica moderna?, ou seja, uma reatualização, nas suas formas urbanas modernas e populares, dos procedimentos de tipificação estabelecidos pela tradição retórica. Vistos de forma articulada, teatro, literatura e sátira gráfica revelam, assim, um intercâmbio de convenções formais, de enredos, temas e tipos, que permite uma percepção renovada acerca da cultura política no contexto da capital da recente República brasileira. Tratado como repertório, o entretenimento se constitui em material cujo valor não é apenas literário ou artístico, mas é visto também como configuração ?discursiva? singular de debates e enfrentamentos políticos e sociais. A incorporação destes debates e objetos implica, portanto, a possibilidade de acolher abordagens teóricas e metodológicas específicas acerca da imagem e da palavra escrita, o que permitirá apresentar diferentes perspectivas de diálogo com o eixo de reflexões formado pelo par Política e Cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Diversão na Corte: sátira e cultura política no Segundo reinado. aproximações entre charge, caricatura e comédia teatral
Descrição: O estabelecimento e investigação das convergências temáticas e discursivas entre caricatura e charge e o teatro ligeiro, duas das formas de entretenimento mais apreciadas pelo público fluminense na segunda metade do século XIX, é o foco deste projeto. O objetivo é aprofundar a reflexão sobre papel da imprensa e do teatro humorísticos no debate político e na crítica à sociedade brasileira no Segundo Reinado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Henrique Fleiüss e a Semana Ilustrada (1860-1876): ambiguidades de uma sátira bem comportada
Descrição: O projeto tem como objetivo examinar a trajetória do artista prussiano Henrique Fleiüss, sua importância para as artes gráficas e para a imprensa brasileira e, em especial, sua contribuição para o amadurecimento da imprensa satírica ilustrada com a publicação da Semana Ilustrada, periódico que circulou na Corte entre 1860 e 1876. A pesquisa se insere no eixo de análise "Cultura, Intelectuais e poder", do Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais (LRPRC), coordenado pelas professoras Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves e Lúcia Maria Paschoal Guimarães..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Laura Moutinho Nery - Coordenador / Isabela Moura Mota - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista TransVersos
2013 - Atual
Periódico: Maracanan


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura e Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1NERY, LAURA2018NERY, LAURA; DELLORTO, A. . Diables et bazars : entre la place et la revue. Presse satirique brésilienne dans la deuxième moitié du XIXe siècle. RIDICULOSA, v. 24, p. 69-72, 2018.

2.
4NERY, LAURA2017NERY, LAURA; CARVALHO, MARINA . Vulnerabilidades: pluralidade e cidadania cultural. REVISTA TRANSVERSOS, v. 9, p. 04-11, 2017.

3.
5NERY, LAURA2016NERY, LAURA; DE OLIVEIRA, CLÁUDIA ; RICOTTA, LÚCIA . Diálogos entre história, imagem e palavra.. Maracanan, v. 12, p. 07-11, 2016.

4.
2NERY, LAURA2016NERY, LAURA. Grotesco, caricatural, pornográfico: notas sobre a insubmissão da forma. REVISTA TRANSVERSOS, v. 8, p. 12-24, 2016.

5.
6PRECHET, BEATRIZ DO NASCIMENTO2015PRECHET, BEATRIZ DO NASCIMENTO ; SAIOL, JOSÉ ROBERTO SILVESTRE ; NERY, LAURA . ANTROPOLOGIA CRIMINAL E PROSTITUIÇÃO: A MATEMATIZAÇÃO DO CORPO SEGUNDO PAULINE TARNOWSKY. Revista Transversos, v. 5, p. 61-73, 2015.

6.
9SILVA, MARILENE ROSA NOGUEIRA DA2015SILVA, MARILENE ROSA NOGUEIRA DA ; NERY, LAURA MOUTINHO . Apresentação. Maracanan, v. 12, p. 06-11, 2015.

7.
3NERY, LAURA MOUTINHO2014NERY, LAURA MOUTINHO. -On regarde, on a compris-: Daumier e a caricatura. Arte, modernidade e imprensa. Maracanan, v. 10, p. 64-77, 2014.

8.
10NERY, L. M.;NERY, LAURA MOUTINHO;NERY, LAURA2011NERY, L. M.; VARIOS, . Biografia e história: parceria renovada. Philía (UERJ), v. 39, p. 02-02, 2011.

9.
7NERY, L. M.;NERY, LAURA MOUTINHO;NERY, LAURA2002NERY, L. M.. Caricatura: cartilha do mundo imediato. Semear (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 7, p. 127-144, 2002.

10.
8NERY, L. M.;NERY, LAURA MOUTINHO;NERY, LAURA2001NERY, L. M.. Abstrair, corresponder: anotações sobre a prosa de Samuel Beckett. Revista Ânima. História, teoria e cultura, Rio de Janeiro, v. 2, p. 39-47, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
NERY, LAURA. Uma 'botânica do asfalto': notas sobre a caricatura na Belle Époque carioca. In: Carmem Negreiros; Fátima Oliveira; Jean Pierre Chauvin; Rosa Gens. (Org.). Belle Époque: efeitos e significações. 1ed.Rio de Janeiro: Abralic, 2018, v. 1, p. 310-333.

2.
et alii ; Lustosa, I. ; NERY, L. M. . As apoquentações do Dr. Semana. Aproximações e diferenças entre Henrique Fleiüss e Angelo Agostini.. In: Isabel Lustosa. (Org.). Agostini: obra, paixão e arte do italiano que desenhou o Brasil (1943-1910). 1ªed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa - 7Letras, 2014, v. 1, p. 175-198.

3.
LUSTOSA, Isabel (org.) ; NERY, L. M. . Nostalgia e novidade: estratégia do humor gráfico em Raul Pederneiras. In: Isabel Lustosa. (Org.). Imprensa, humor e caricatura: a questão dos estereótipos culturais.. Belo Horizonte - MG: Editora da UFMG, 2011, v. , p. 225-249.

4.
NERY, L. M.; VARIOS, . Sentidos do humor: Henrique Fleiüss e as possibilidades de uma sátira bem-comportada. In: Paulo Knauss, Monica Pimenta Velloso, Cláudia de Olveira, Marize Malta. (Org.). Revistas Ilustradas. Modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X/Faperj, 2011, v. , p. 173-187.

5.
NERY, L. M.. Cenas da Vida Carioca. O Rio no traço de Raul Pederneiras. In: Sidney Chalhoub; Margarida de Souza Neves; Leonardo Affonso de Miranda Pereira. (Org.). História em cousas miúdas. Capítulos de História Social da Crônica no Brasil. 1ªed.Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2005, v. , p. 435-458.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NERY, L. M.; VARIOS, . Henrique Fleiüss e a Semana Ilustrada. Educação em Linha, Rio de Janeiro, p. 64 - 66, 01 mar. 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
NERY, LAURA. Do conhecimento do público: a imprensa nas charges e caricaturas das revistas ilustradas da segunda metade do século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NERY, LAURA. Imagens indignadas: litografias políticas de Honoré Daumier (1830-1848). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NERY, LAURA. Sentimental, sensacional: o 'mau gosto' popular. Gêneros recreativos e a invenção de uma tópica moderna.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
NERY, LAURA. As Apoquentações do Dr. Semana: Henrique Fleiüss e Angelo Agostini. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NERY, L. M.. A dor e a delícia do sucesso. Literatura e História: algumas escritoras pornô brasileiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NERY, L. M.. Imagem, memória, história: uma abordagem simbólica das fontes visuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NERY, L. M.; Lustosa, I. ; PIRES, M. C. F. . Incorreções do humor: sátira gráfica e história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
TELLES, A. C. M. ; Tânia Bessone ; SANTOS, G. C. ; NERY, LAURA . Diabos e bazares: o humor das revistas ilustradas brasileiras na segunda metade do século XIX.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NERY, L. M.. Testemunhos figurativos e História: (tentativas de) ver, descrever, interpretar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NERY, L. M.. Raul Pederneiras e K.Lixto: traços de mãos dadas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NERY, L. M.. Imagem e História:Teoria e novas interdisciplinaridades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NERY, L. M.; BESSONE, T. ; CARDOSO, R. . Balanço de Pesquisas e Perspectivas Atuais dos Estudos em História Gráfica, Editorial e de Iimprensa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NERY, L. M.. A Semana Ilustrada (1860-1876). Possibilidades e limites da sátira gráfica no Segundo Reinado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NERY, L. M.. História e suas relações discursivas. Um embate ou um debate?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NERY, L. M.. Fleiuss e agostini, aproximações e divergências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
NERY, L. M.. A Semana Ilustrada (1860-1876): o cotidiano da Corte sob a lente do humor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
NERY, L. M.. Scenas da Vida Carioca: o Rio de Janeiro de Raul Pederneiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NERY, L. M.. O Rio de Janeiro e a Semana Ilustrada: um diálogo entre a sátira e outros gêneros modernos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
NERY, LAURA. História e Caricatura.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Cláudia de Oliveira ; NERY, LAURA . A carioca, de Pedro Américo: alegoria e erotismo no imaginário oitocentista brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NERY, LAURA. Saudade e novidade:estratégias do humor gráfico de Raul Pederneiras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
NERY, LAURA. RaulPederneiras e a caricatura belle époque. Reflexões sobre Identidade Nacional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
NERY, LAURA. Caricatura: cartilha do mundo imediato. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
NERY, L. M.. A caricatura: microcosmo da questão da arte na modernidade 2006 (pesquisa e redação).

2.
NERY, L. M.; MORAES, C. V. ; SCALERCIO, M. . Bairros do Rio. Ramos, Olaria e Penha. Rio de Janeiro: Editora Frahia, 2004 (pesquisa e redação).

3.
NERY, L. M.; MORAES, C. V. ; SCALERCIO, M. . Bairros do Rio. Méier e Engenho de Dentro. Rio de Janeiro: Editora Frahia, 2004 (pesquisa e redação).

4.
NERY, L. M.; MORAES, C. V. ; SCALERCIO, M. . Bairros do Rio. Madureira e Osvaldo Cruz. Rio de Janeiro: Editora Frahia, 2004 (pesquisa e redação).

5.
PIZA, D. ; NERY, L. M. . Academia Brasileira de Letras. Histórias e Revelações. São Paulo: Dezembro Editorial, 2003 (pesquisa).

6.
FRAHIA, S. ; LOBO, T. ; FONSECA, M. B. ; NERY, L. M. . Bairros do Rio. Gávea, Rocinha e São Conrado. Rio de Janeiro: Editora Frahia, 2003 (Redação).

7.
PIZA, D. ; ESTEVES, J. ; NERY, L. M. . Academia Brasileira de Letras. Histórias e revelações. São Paulo: Dezembro Editorial, 2003 (pesquisa).

8.
NERY, L. M.. Cenas da Vida Carioca. Raul Pederneiras e a belle époque do Rio de Janeiro 2000 (pesquisa e redação).

9.
PAIXAO, F. ; NUNES, O. ; NERY, L. M. . Momentos do livro no Brasil. São Paulo: Editora Ática, 1996 (pesquisa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NERY, LAURA. Revista Tempo e Argumento. 2016.

2.
VARIOS, ; NERY, L. M. . Revista Anima Puc-Rio. 2013.

3.
NERY, L. M.; VARIOS, . Revista dia-Logos - UERJ. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
NERY, LAURA; Cláudia de Oliveira ; RICOTTA, LÚCIA . Revista Maracanan. Dossiê: História e Cultura Visual: múltiplas narrativas da experiência histórica. 2016. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
NERY, L. M.; VARIOS, . Cecília Meireles, poesia absoluta. 1994 (Exposição multimídia) .

2.
VARIOS, ; NERY, L. M. . O Rio de Janeiro continua lindo. 1994 (Exposição multimídia) .

3.
VARIOS, ; NERY, L. M. . Fala, Getúlio. 1994 (Exposição multimídia) .

4.
VARIOS, ; NERY, L. M. . Todas as Copas. 1994 (Exposição multimídia) .

5.
VARIOS, ; NERY, L. M. . Botafogo, o passageiro do tempo. 1993 (Exposição multimídia) .

6.
VARIOS, ; NERY, L. M. . Stanislaw Ponte Preta. O Rio em Estado de Graça. 1993 (Exposição multimídia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NEVES, L. M. B. P.; NERY, L. M.; GONCALVES, M. A.; VILLALTA, L. C.. Participação em banca de Matheus Rodrigues da Silva Mello. O romance histórico Jerônimo Barbalho Bezerra: gênero literário e nação no Brasil Oitocentista. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CANDIDO, M. R.; NERY, L. M.; LIMA, F. L.; BRAGANCA JUNIOR, A. A.. Participação em banca de Bruno Ferrari Baptista. As faces da política na Atenas clássica: a representação do passado e do presente na tragédia Antígone (442 a. C.). 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Orlando de Barros; Carloni, Karla; NERY, L. M.. Participação em banca de Oscar José de Paula Neto. Descascando abacaxis: a dissintonia entre a crítica e as chanchadas brasileiras na hegemonia de uma cultura cinematográfica na década de 1950. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
NERY, L. M.; SA, E. G.; FARIA, P. S.. Participação em banca de Thiago Bastos de Souza. A 'escrita franciscana' dos novos mundos: crônicas e historiografia no século XVI (Nova Granada). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
LUCA, T. R.; NERY, L. M.. Participação em banca de Renan Rivaben Pereira. Semana Ilustrada, o Moleque e o Dr. Semana (1860-1876). 2014. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
PARADA, M. B. A.; REZNIK, L.; NERY, L. M.. Participação em banca de William Mathias Moreira. Entre ficção e realidade: o testemunho traumático na narrativa sequencial e autobiografica de Gen-pés descalços. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
NERY, L. M.; BIRMAN, P.; RODRIGUES, A. E.. Participação em banca de Pedro Guimarâes Pimentel. Emergência e legitimação da Linha Branca de Umbanda e Demanda: conflitos ideológicos na conformação teológica - 1890-1941. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
CARVALHO, M. V.; ROSA, M.; NERY, L. M.. Participação em banca de Marina Vieira de Carvalho. Equilibrando a vida: os enunciados sobre os malabaristas da subsistência do pós-abolição carioca. 2011. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
NERY, L. M.; ALVES FILHO, A.; PEREIRA, A. C.; MURUCI, L. P.. Participação em banca de Márcio José Melo Malta. O Jeca na Careta. Charges e identidade nacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
BRETAS, M. L.; NERY, L. M.; GOMES, A. C.; LUSTOSA, I.; MAIA, A. C. N.; SCHMIDT, B.. Participação em banca de Pedro Krause Ribeiro. Um figurão da República das Letras: Raul Pederneiras - sua (auto)biografia, sua singularidade, sua metacaricatura. 2017. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PAREDES, M. M.; NERY, L. M.; MONTEIRO, C.; LOPES, A.; SILVA, L. A. A. B. E.. Participação em banca de Rômulo de Jesus Farias Brito. Um traço sobre o Atlântico: o Brasil na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro. 2017. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
FERREIRA, T. M. T. B. C.; GONCALVES, M. S.; NEVES, L. M. B. P.; MACHADO, H. F.; NERY, L. M.. Participação em banca de Antonio Carlos da Silva. O cotidiano da imprensa e a imprensa no cotidiano: espaços públicos e a defesa da 'lavoura' em Valença no século XIX. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
GONCALVES, M. A.; MENDONCA, P. K.; GUIMARAES, L. M. P.; CHIAVINATTO, I. L. F.; NERY, L. M.. Participação em banca de Paulo Roberto de Jesus Menezes. Quem não é visto não é lembrado. Produção e difusão do conhecimento histórico nas galerias ilustradas no Brasil do século XIX (1800-1860). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
BESSONE, T.; GUIMARAES, L. M. P.; VARELA, A. G.; LUZ, A. A.; MACHADO, H. F.; NERY, L. M.. Participação em banca de Tathyane Ferreira Hofke. A Representação da Morte da "Boa Sociedade" nas Obras Funerárias de Rodolpho Bernardelli (1883-1931). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
LUSTOSA, I (Isabel Lustosa); CARDOSO, R.; DAMAZIO, V.; ANDRADE, J. M. F. de.; LIMA, E. L. C.; BESSONE, T.; NERY, L. M.. Participação em banca de Letícia Pedruzzi. Cigarra e A Bruxa: anova linguagem gráfica e a atuação de Julião Machado. 2012. Tese (Doutorado em Departamento de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
NERY, L. M.; RODRIGUES, A. E.; FALCON, F. C.; ALVES FILHO, A.; ALVAREZ, J. M. S.. Participação em banca de Lucio Picanço Muruci. Seth: um capítulo singular na caricatura brasileira. 2006. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
NEVES, L. M. B. P.; NERY, L. M.; MARTINS, W. S.. Participação em banca de Rafaela de Albuquerque Silva. Nas páginas da secularização: impressos, culturas políticas e redes transatlânticas (Rio de Janeiro, Lisboa e Paris, décadas de 1850-1880). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, M. R. N.; NERY, L. M.; Cláudia de Oliveira; LOPES, F. H.. Participação em banca de Marina Vieira de Carvalho. Leituras do prazer: a criação pornô-erótica na alvorada da modernidade carioca.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SILVA, M. R. N.; VIEIRA, A. L.; NERY, L. M.. Participação em banca de José Ricardo Ferraz. Ninguém nasce bela, torna-se bela- Miss Brasil: Beleza, Corpo e Gênero. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PAREDES, M. M.; MONTEIRO, C.; NERY, LAURA. Participação em banca de Rômulo de Jesus Farias Brito. O Brasil na obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro (1872-1905). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
NERY, L. M.; BRITO, J. C.; MARCONDES, W. B.. Participação em banca de Armando Cypriano Pires. Saúde e Trabalho: representações imagéticas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Mestrado
1.
KURY, L. B.; NERY, LAURA; KODAMA, K.. Participação em banca de José Roberto Silvestre Saiol. O tema da modernização técnica e científica em J.-J. Grandville. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

2.
NERY, L. M.; NEVES, L. M. B. P.; GONCALVES, M. A.; CHARBEL, F.. Participação em banca de Matheus Rodrigues da Silva Mello. O Romance histórico Jerônimo Barbalho Bezerra: gênero literário e nação no Brasil oitocentista. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
NERY, L. M.; NEVES, L. M. B. P.; LUSTOSA, I.; BESSONE, T.. Participação em banca de Lívia Assumpção Vairo dos Santos. O riso como coisa séria: as caricaturas políticas e sociais de Honoré Daumier. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
NEVES, L. M. B. P.; NERY, L. M.; GONCALVES, M. A.; CHARBEL, F.. Participação em banca de Matheus Rodrigues da Silva Mello. O romance histórico Jerônimo Barbalho Bezerra: gênero literário e nação no Brasil Oitocentista. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SA, E. G.; NERY, L. M.. Participação em banca de Thiago Bastos de Souza. A Escrita Franciscana dos Novos Mundos. Crônicas, Retórica e Historiografia no século XVI (Nova Galícia e Nova Granada). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
CARVALHO FILHO, S. A.; SOUZA, M. L. E.; MELO, V. A.; NERY, L. M.. Participação em banca de Rogério da Silva Guimarães. ´Musseques de Luanda: duplos olhares. Luandino Vieira e Ladeiro Monteiro (década de 1960). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
NERY, L. M.; ABREU, M. C.; ROSA, M.. Participação em banca de Marina Vieira de Carvalho. O chique do choque: o cotidiano da vadiagem no Rio de Janeiro da Belle Époque. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NEVES, L. M. B. P.; NERY, L. M.; Lustosa, I.; FERREIRA, T. M. B. C.. Participação em banca de Lívia Assumpção Vairo dos Santos.O riso como coisa séria: as caricaturas políticas e sociais de Honoré Daumier. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ISOLAN, F. B.; NERY, L. M.; VIEIRA, B. M.. Participação em banca de Carlos Cesar de Lima veras.A REPÚBLICA DE WEIMAR ATRAVÉS DO CINEMA ? CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DE O GABINETE DO DOUTOR CALIGARI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
VIEIRA, B. M.; ROSA, M.; NERY, L. M.. Participação em banca de Vinícius de Castro Lima Vieira.A punição humanizada? A emergência e a legitimação do discurso prisional no Império do Brasil (1830 - 1850). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ROSA, M.; NERY, L. M.. Participação em banca de Jenifa Lima Pedrosa.A imprensa carioca e a condenação das camadas pobres e principalmente do negro no futebol na primeira república. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
ROSA, M.; NERY, L. M.. Participação em banca de Érida Santos Ferreira.A COR DA SUSPEIÇÃO: Um olhar sobre a criminalização de negros e negras que passam pela Casa de Detenção da Corte ( 1850- 1888). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
VIEIRA, B. M.; ISOLAN, F. B.; NERY, L. M.. Participação em banca de Maurício Rezende Dias.Nas frestas da modernidade: uma leitura conjunta das filosofias da história de Friedrick Nietzsche e Walter benjamin. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
NERY, L. M.; RODRIGUES, H. B. C.. Participação em banca de Maria Izabel V. P. S. de Araújo.Um brasileiro: as peripécias de Manuel Antônio de Almeida em "Memórias de um sargento de milíias" - por uma discursividade entre a história e a literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
NERY, L. M.; RODRIGUES, A. E.; VIEIRA, B. M.. Participação em banca de Moniquele Silva de Araújo.Imagens sobre a perspectiva de uma história política: As teses de Walter Benjamin. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
NERY, L. M.; VIEIRA, B. M.. Participação em banca de Bianca Montenegro.De bronze e cristal: disputas de memória no Brasil pós-ditatorial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
PIMENTEL, P. G.; RODRIGUES, A. E.; NERY, L. M.. Participação em banca de Pedro Guimarâes Pimentel.A sacralização do malandro: tempo, memória e discurso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SARMIENTO, E.; TORIBIO, M. T.; NERY, LAURA; VILACA, F.; VIEIRA, B. M.. Programa de Pós-graduação em História.Seleção para o Curso de Mestrado - Área de Concentração em História Política. 2016.

2.
NEVES, L. M. B. P.; CANDIDO, M. R.; SANTOS, F. V.; NERY, LAURA MOUTINHO. Programa de Pós-graduação em História.Seleção para o Curso de Mestrado - Área de Concentração em História Política. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CANDIDO, M. R.; BESSONE, T.; VIEIRA, B. M.; AZEVEDO, A. N.; NERY, L. M.. Programa de Pós-graduação em História.Seleção para o Curso de Mestrado - Área de Concentração em História Política. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
NERY, L. M.; SANTOS, Edna M.; GRALHA, J.. Concurso de transferência interna e externa - íngresso de alunos na graduação de História. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
NERY, L. M.. Avaliador Do Comitê Institucional do PIBIC - 21ª SEMIC. Semana de Iniciação Científica. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário A Imprensa na Belle époque.A 'botânica do asfalto": a moderna caricatura na imprensa belle époque carioca. 2017. (Seminário).

2.
XII Semana de História Política. IX Seminário Nacional de História.História e Cultura Visual. 2017. (Seminário).

3.
Seminário do Grupo de Pesquisa Imprensa e Circulação de Ideias - Quem Quer Jornais Velhos?.Do conhecimento do público: a imprensa nas charges e caricaturas das revistas ilustradas da segunda metade do século XIX. 2016. (Seminário).

4.
Seminário Leddes e seus 15 Anos - Margens da História: artes. corpos e invenções como táticas da cidade.Margens da História: artes,corpos e invenções como táticas na cidade. 2016. (Seminário).

5.
XI Semana de História Política. VIII Seminário Nacional de História.Política, Cultura e Sociedade.Imagens indignadas: as litografias políticas de Honoré Daumier (1830-1848). 2016. (Seminário).

6.
Autografias: Angelo Agostini, aspectos da cultura brasileira no século 19.As Apoquentações do Dr. Semana: Henrique Fleiüss e Angelo Agostini. 2015. (Encontro).

7.
Palestra / Centro de Letras e Artes da UNIRIO.Sentimental, sensacional: o "mau gosto" popular. Gêneros recreativos e a invenção de uma tópica moderna.. 2015. (Outra).

8.
3ª Semana de Realizações do Projeto O Real em Revista..Diabos e bazares: o humor das revistas ilustradas brasileiras na segunda metade do século XIX.. 2014. (Seminário).

9.
Curso: O corpo na historia e a história do corpo.O corpo na historia e a história do corpo. 2014. (Oficina).

10.
IX Semana de História Política. Política, conflitos e identidade na Modernidade. Incorreções do Humor: Sátira Gráfica e História. 2014. (Congresso).

11.
O corpo na História e a História no Corpo.A dor e a delícia do sucesso. Literatura e história: algumas escritoras pornô brasileiras.. 2014. (Oficina).

12.
XI Jornada de História Antiga, promovida pelo Núcleo de Estudos da Antiguidade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,.Imagem, memória, hitória: uma abordagem simbólica das fontes visuais. 2014. (Seminário).

13.
1º Seminário de História Gráfica, Editorial e de Iimprensa.Mesa1 - Arte e Imagem na Imprensa. 2012. (Seminário).

14.
VII Semana de História Política - IV Seminário Nacional de História: Política e cultura & Política e Sociedade.Culturas Políticas e Textos literário II. 2012. (Seminário).

15.
VII Semana de História Política - IV Seminário Nacional de História: Política e cultura & Política e Sociedade.Culturas Políticas e Textos Literários I. 2012. (Seminário).

16.
VI Semana de História Política - III Seminário nacional de História: Política, Cultura & Política e Sociedade.Intelectuais, Modernidade e Literatura no Século XX. 2011. (Seminário).

17.
II Seminário sobre as Diferenças e Desigualdades Sociais: Vulnerabilidades e Controle Social.memória, Teatro e Imagens: debates sobre práticas culturais na escrita da História. 2010. (Seminário).

18.
II Seminário sobre as diferenças e Desigualdades Sociais: Vulnerabilidades e Controle Social - Laboratório de Estudos das Diferenças e desigualdades Sociais - UERJ.Memória, Teatro e Imagens: debates sobre práticas culturais na escrita da História. 2010. (Seminário).

19.
Seminário Angelo Agostini: 100 anos depois.Fleiüss e Agostini: aproximações e divergências.. 2010. (Seminário).

20.
Seminário Revistas Ilustradas: modos de ler e ver o Rio de Janeiro na Primeira República - Fundação Casa de Rui Barbosa.Scenas da Vida Carioca: o Rio de Janeiro de Raul Pederneiras. 2010. (Seminário).

21.
Série Pensar a Imprensa - Fundação Casa de Rui Barbosa.Charges e caricaturas: o humor gráfico na história da imprensa. 2010. (Encontro).

22.
Simpósio Temático ?Literatura e Imagem: memória e história do Rio de Janeiro - XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.A Semana Ilustrada: o cotidiano da Corte sob a lente do humor. 2010. (Simpósio).

23.
V Semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade - PPG -Historia - UERJ.Memórias e representações Biográficas: abordagens da historiografia. 2010. (Seminário).

24.
V Semana de História Política - II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e So Sociedade.Memórias e Representações Biográficas: abordagens da historiografia. 2010. (Seminário).

25.
Seminário Imprensa e Cidade, Fundação Casa de Rui Barbosa.A Semana Ilustrada (1860-1876): o cotidiano da Corte sob a lente do humor. 2007. (Seminário).

26.
XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: Territórios e deslocamentos.A Carioca, de Pedro américo: algoria e erotismo no imaginário oitocentista brasileiro.. 2007. (Simpósio).

27.
I Seminário Internacional sobre Imprensa, humor e caricatura.Saudade e Novidade: estratégias do humor gráfico em Raul Pederneiras. 2006. (Seminário).

28.
I Fórum de Pesquisas da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses.A novidade da caricatura: proto-fotogramas modernos. 2005. (Seminário).

29.
IX Seminário Internacional Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses.Caricatura: cartilha do mundo imediato. 2001. (Seminário).

30.
Seminário História e Crônica.As charges de Raul Pederneiras e a belle époque carioca. 2001. (Seminário).

31.
X Encontro Regional de História e Biografias.A eloqüencia do traço: idéias de nação em charges e caricaturas. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NERY, L. M.; Tânia Bessone ; CARDOSO, R. . 1º Seminário de história gráfica, editorial e de Imprensa. 2012. (Congresso).

2.
NERY, L. M.; Cláudia de Oliveira . Simpósio Temático ?Literatura e Imagem: memória e história do Rio de Janeiro - XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Juliana Timbó Martins. A arte moderna nasce do homem moderno: a defesa do tempo histórico e a percepção da modernidade nas obras de Charles Perrault (1687-1697). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Thais dos Santos Portella. As imagens satíricas nas revistas ilustradas:a questão da modernidade nas obras do Porto do Rio de Janeiro no início do Século XX.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Lívia Assumpção Vairo dos Santos. De Robert Macaire a Laverno: Lanterna Mágica entre plágio, apropriação e releitura artística. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

4.
Matheus Rodrigues da Silva Mello. Ostentando a brasilidade: o periódico Ostensor Brasileiro (1845-1846) e a construção da nacionalidade no Brasil do Oitocentos. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Flávia Ferreira de Almeida. Representações da modernidade carioca no teatro de revista das duas primeiras décadas do século XX. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).

2.
Marina Vieira de Carvalho. A cidade erotizada: a produção pornográfica na alvorada da modernidade carioca. Início: 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thaís dos Santos Portella. 'E estas obras do Porto? O Messias chega primeiro...'. A Reforma do Porto do Rio de Janeiro: crítica e entusiasmo nas revistas O Malho, Avenida e Kósmos (1903-1906). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Laura Moutinho Nery.

2.
Lívia Assumpção Vairo dos Santos. O riso como coisa séria: as caricaturas políticas e sociais de Honoré Daumier. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Laura Moutinho Nery.

3.
Marcella Lima Ribeiro. A arte de (se)lecionar: edição e literatura na imprensa feminina- O Domingo (1873-1875). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Laura Moutinho Nery.

4.
Mariana Albuquerque Gomes. Marginalidade literária na Modernidade: revistas literárias e experiências estéticas simbolistas no Brasil finissecular. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Laura Moutinho Nery.

5.
Isabela Moura Mota. Rir para corrigir: as caricaturas de costumes nos primeiros anos da Semana Ilustrada (1860-1864). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Laura Moutinho Nery.

6.
Ana Carolina de Azevedo Guedes. Sophia Jobim e o Rio de Janeiro: trajetória e individualidade. Um experiência singular do feminismo brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Laura Moutinho Nery.

7.
Giselle Pereira Nicolau. Um gavroche entre a política e a sociedade: o teatro de Arthur Azevedo. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Laura Moutinho Nery.

Tese de doutorado
1.
Marina Vieira de Carvalho. Leituras do prazer: a criação pornô-erótica na alvorada da modernidade. 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Laura Moutinho Nery.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edson Lima. Ficção e História: Baudelaire e Poe, um santo maldito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.

2.
Larissa Neiva Costa. A banalidade da morte no pós-Segunda Guerra Mundia.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.

3.
Pirscilla da Silva Oliveira. A construção da identidade alemã sob a ascensão do nazismo. Um estudo sobre o Nacional Socialismo .. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.

4.
Wanderson Oliveira dos Santos. Convencidos, mas não vencidos: a herança cultural da Revolução Farroupilha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.

5.
Marcella Lima Ribeiro. A mulher como 'anjo companheiro' e não como propriedade do marido: emancipação moral da mulher em "O Jornal das Senhoras". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.

6.
Vinícius Cioci Ferreira coutinho. Construções em perspectiva: um exercício sobre a recente produção historiográfica acerca da Primeira República. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.

7.
Patrícia Sunah de Negreiros Lopes. 'Truth Well Told': o papel da agência publicitária McCann-Erickson na americanização do Brasil no segundo Governo Vargas (1951-1954). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.

8.
Wanderson Oliveira dos Santos. A Revolução Farroupilha, identidade e imaginário nacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.

9.
William Mathias Moreira. História e imagem. quadrinhos como fonte de pesquisa e instrumento de ensino da história. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.

10.
Ana carolina de Azevedo Guedes. Sophia Jobim: uma trajetória.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Laura Moutinho Nery.



Outras informações relevantes


Pesquisadora, desde 2009, do Grupo de Pesquisa ?Ideias, cultura e política na formação da nacionalidade brasileira?, em funcionamento na UERJ, e cadastrado no Cnpq desde 1997.

É Pesquisadora associada, desde 2009, do Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais, abrigado no Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da UERJ.

Desde 2014, faz parte do Laboratório de Estudos de Desigualdades e Diferenças Sociais/LEDDES , que integra o Departamento e o Programa de Pós-Graduação de História da UERJ, participando da Revista Transversos, periódico eletrônico ligado ao grupo, e dos Seminários promovidos regularmente pelo Laboratório.

Também desde 2014, é membro do corpo editorial da Revista Maracanan, publicação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em História da UERJ.

Integra, desde 2016, o Grupo de Pesquisa Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX, em funcionamento na Fundação Casa de Rui Barbosa e certificado pelo Cnpq.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 19:45:11