Angela Marina Bravin dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de lingua portuguesa, sujeito pronominal, fala carioca, leitura extratextual, variação lingüística, ensino de PLE/PLA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angela Marina Bravin dos Santos
Nome em citações bibliográficas
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina;SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Rodovia BR-465, Km 7
Seropédica
23890000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26821080
Fax: (21) 26821120


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Letras Vernáculas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O sujeito anafórico de 3a pessoa na fala culta carioca: um estudo em tempo real, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Maria Eugênia Lamoglia Duarte.
Palavras-chave: Terceira pessoa gramatical; Mudança lingüística; Estudo em tempo real; Fala culta carioca.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1996 - 2000
Mestrado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O sujeito pronominal em contexto de mudança paramétrica: a escrita de alunos do Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Maria Eugênia Lamoglia Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sujeito pronominal; Mudança lingüística; mudança paramétrica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1990
Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1983 - 1987
Graduação em Letras Vernáculas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Capacitação de Revisores das IES. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de corretores. (Carga horária: 8h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2004 - 2004
O jornal na escola. (Carga horária: 20h).
Jornal O Globo, O GLOBO, Brasil.
2003 - 2003
Quantitative historical syntax. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2000
Redação dissertativa - Critérios de avaliação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1994 - 1994
PAPRE. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultoria
Outras informações
Prestei serviços de consultoria pedagógica para o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos -CESPE/Unb, por um período de 4 dias.


Secretaria Estadual de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 16

Atividades

9/1989 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
língua Portuguesa

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2013 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa para Direito I
06/2013 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática do Texto
06/2013 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa padrão
10/2010 - Atual
Direção e administração, CODEP, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2010 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Línguas.
8/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

07/2010 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Atividade de extensão realizada
Curso de línguas para alunos, servidores e comunidade.
05/2013 - 06/2013
Ensino, Especialização em ensino de leitura e produção de, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguística textual
02/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática do Texto
02/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa Padrão
Gramática para o texto jornalístico I
11/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I

Faculdade Machado de Assis, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 8


Fundação Ulbra, FULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: tutoria, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolvi trabalho de tutoria em Ensino a Distância na área de Pedagogia.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Sala de Leitura, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1994 - 2009
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: professor I, Carga horária: 16

Atividades

3/1994 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
ESTUDOS DA LINGUAGEM E SUAS APLICAÇÕES

Objetivo: Visa à construção do conhecimento por meio de trabalhos e pesquisas sobre educação linguística, sobretudo aqueles que têm como objeto as práticas docentes e sua formação, as reflexões sobre o papel dos multiletramentos na sociedade, e as metodologias para ensino-aprendizagem das línguas. Além disso, esta linha abrange os estudos sobre mediações tecnológicas, seu desenvolvimento e seu impacto no universo educacional. O objetivo principal da linha é a aplicação de teorias-método nas práticas de linguagem..
Palavras-chave: multiletramentos; Educação linguística; Metodologia de ensino e aprendizagem de línguas.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
MEDIAÇÕES DIDÁTICASPARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA ESTRANGEIRA
Descrição: Este projeto parte das pesquisas desenvolvidas pelos meus orientandos no âmbito do Metrado Profissional em Letras-UFRRJ (PROFLETRAS) e das discussões ocorridas no Curso de Extensão de Formação de Professores para Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), ministrado por mim no ano de 2016. Embora se trate de duas áreas aparentemente distintas, a inserção delas no mesmo projeto justifica-se em função, primeiro, da busca por estratégias didáticas para o ensino de português em diferentes níveis e áreas; segundo, em consequência da minha atuação no Curso de Letras desta universidade, onde oriento dissertações e monografias sobre o ensino de português língua materna desde 2014 e onde passei a orientar monografias sobre PLE neste ano de 2017 por conta da participação da UFRRJ no programa Idiomas sem Fronteiras. Assim, a diretriz que orienta o projeto se sustenta na investigação de recursos que possam auxiliar o professor de português, seja de PLE seja de português língua materna, na criação de propostas didáticas para o processo ensino-aprendizagem desse idioma. Assim, o objetivo principal é Investigar recursos advindos de materiais físicos, como livros e revistas, e digitais a fim de desenvolver estratégias didáticas para o estudo e uso do português como língua materna, nos diferentes níveis de escolaridade, e para o ensino de português como língua estrangeira nos níveis básico e avançado.. Justificativa: Em relação ao estudo e uso do português, principalmente ao que se refere a elementos gramaticais, já foram desenvolvidas algumas pesquisas para o ensino fundamental, mas faz-se necessário ampliarmos esse conjunto de trabalhos dada a sua relevância para a prática didática dos professores de Português. Além disso, a importância deste projeto recai sobre o objetivo de prepararmos graduandos de Letras para a associação entre teorias linguísticas e mediação didática no âmbito dos estudos escolares nos diferentes níveis, o que promove qualidade no processo ensino-aprendizagem tanto para os alunos-pesquisadores quanto para os alunos-aprendentes. Quanto ao PLE, este projeto ganha relevância, porque praticamente inexistem pesquisas, na UFRRJ, sobre essa área, que tende a se desenvolver em função da entrada dessa instituição no Programa Idioma sem Fronteiras e, principalmente, porque ela se transformará em posto de aplicação do Celpe-Bras, Certificado de Proficiência em Português para Estrangeiros, desenvolvido e outorgado pelo governo brasileiro. Sem dúvida, torna-se necessário que o Curso de Letras apresente projetos de Iniciação Científica para a investigação de novos recursos que possibilitem a criação de mediações didáticas alinhadas à realidade sócio-cultural, que tem se formado, sobretudo, a partir das novas tecnologias. Metodologia As pesquisas a serem desenvolvidas pelos bolsistas terão por base métodos qualitativos nos moldes de Tripp (2005) e Thiollent(1988). Segundo esses autores, a investigação deve serconcebida na interação com o problema a ser solucionado e com as ações planejadas para o alcance das soluções, estando envolvidos, de modo cooperativo ou participativo, os pesquisadores e participantes da situação-problema. Segundo Thiollent (1988), esse tipo de pesquisa exige ações por parte das pessoas ou grupos implicados no contexto sob observação. Além disso, cabe aos pesquisadores desempenharem um papel ativo nas várias etapas da investigação: equacionamento dos problemas encontrados, acompanhamento e avaliação das ações desencadeadas em função da situação investigada. Os bolsistas serão orientados a analisar materiais didáticos já publicados para fazerem um levantamento dos procedimentos já conhecidos no ensino de português língua materna e de PLE. Em seguida, com a parceria do orientador, buscarão problematizar tais procedimentos para verificar onde poderão atuar de forma a criar um material diversificado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Angela Marina Bravin dos Santos - Coordenador / Arthur Lima - Integrante / Cirlei Trajano - Integrante / Fernanda Duran Freire - Integrante.
2013 - Atual
PASSIVAS PRONOMINAIS E CONCORDÂNCIA VERBAL EM VARIEDADES DO PORTUGUÊS EUROPEU CONTEMPORÂNEO
Descrição: Esse projeto insere-se no âmbito do Projeto Estudo comparado dos padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e europeias , de cooperação entre o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL-UL) e o Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo desse estudo comparado é o de congregar pesquisas acerca dessas variedades do português para uma descrição mais completa no que se refere ao tratamento da concordância e temas afins. Este projeto especificamente trata das construções consideradas tradicionalmente passivas sintéticas nas variedades europeia e brasileira do português, um tema que se relaciona à concordância verbal. Os dois projetos de iniciação científica anteriores a este trataram da expressão do traço [+referência arbitrária] em artigos científicos. Uma das conclusões a que orientador e orientando chegaram é a de que nesse tipo de texto predomina o uso da concordância nas construções com as supostas passivas sintéticas, embora a não concordância também se realize. Partimos da hipótese de que essas estruturas se encaixam num paradigma de formas que expressam a indeterminação do sujeito. Foi constatado também que as passivas analíticas sem a presença do agente imprimem ao discurso traços semânticos das formas de referência arbitrária. No que se refere à modalidade falada do português brasileiro, já está comprovado que as construções com se nos contextos citados praticamente não ocorrem, mas na variedade europeia são frequentes, como se verifica em (1) e (2), exemplos do português de Funchal: (1) no arco da calheta nós não tínhamos jornais_ portanto as retretes do funchal usava-se o jornal_ as retretes da calheta usava-se o pão (2) muitos dos problemas resolvem-se por dupla negociação por por cartas Por isso, o objetivo do trabalho é investigar num corpus de fala do português europeu a realização dessas construções, atentando para o uso ou não da concordância verbal. Nesse sentido, assume-se a variação entre ausência e presença do elemento flexional do verbo. Espera-se que os resultados contribuam para a descrição de padrões de concordância do português, o que propiciará consistente material para a preparação de propostas didáticas que comparem o português europeu com o português brasileiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Angela Marina Bravin dos Santos - Coordenador.
2012 - Atual
Estudo sociolinguístico da indeterminação do sujeito em textos acadêmicos: da passiva pronominal à passiva analítica
Descrição: Esta proposta é continuação do Projeto Variação morfossintática e ensino de Língua Portuguesa: da referência arbitrária à concordância verbal, idealizado a partir das discussões do grupo de pesquisa ESAELP e submetido ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica ? PIBIC e PIBITI/CNPq 2011/2012. O objetivo da pesquisa citada foi o de delinear os passos de uma investigação sociolinguística sobre a realização, em artigos científicos, do sujeito de referência arbitrária (indeterminação do sujeito) e sua relação com a concordância verbal entre verbos na voz passiva sintética e o sujeito gramatical. A investigação buscou reunir resultados a fim de gerar, como produto final, textos que serviriam de apoio para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio. Os resultados revelaram realizações de indeterminação que levaram à discussão do conceito tradicional de sujeito indeterminado e de como elaborar propostas didáticas para o referido nível de estudo, induzindo o aluno a comparar estruturas prescritas pelas gramáticas normativas com construções efetivamente realizadas pelos autores de artigos científicos. Por conta dessas discussões, idealizei este projeto que tem por objetivo continuar investigando as realizações do sujeito de referência arbitrária (sujeito indeterminado) em textos científicos, porém acrescentando novas estratégias de indeterminação, identificadas na pesquisa citada.A investigação das realizações das passivas analíticas num contexto de indeterminação permitirá a identificação de uma forma que, provavelmente, está associada a estratégias que o autor encontra para não utilizar as estruturas ditadas pela gramática normativa, sobretudo as que combinam verbos transitivos indiretos com o pronome se. Busca-se confirmar, ou não, a hipótese de que a passiva analítica sem a explicitação do agente recebe o traço [+ arbitrário]. Se confirmada, as construções sob análise serão transformadas em objeto de propostas didáticas para o ensino médio, o que t.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Angela Marina Bravin dos Santos - Coordenador.
2011 - 2012
Referência Arbitrária e Concordância Verbal na Escrita Acadêmica
Descrição: Este projeto de investigação linguística insere-se num projeto maior denominado Estudo comparado dos padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e europeias do Português, do qual participam pesquisadores brasileiros e portugueses. É coordenado pelas professoras Sílvia Rodrigues Vieira e Silvia Figueiredo Brandão, pesquisadoras do CNPQ. Os trabalhos têm de versar sobre concordância e os aspectos ligados a esse fenômeno, podendo tratar de uma única variedade do português ou de um estudo contrastivo entre variedades dessa língua. No âmbito da UFRRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a pesquisa está inserida no Grupo de Pesquisa ESAELP (Estudos Sociolinguísticos Aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa), coordenado pela proponente deste projeto, que busca reunir resultados de pesquisas já concluídas, e das que serão desenvolvidas na Universidade citada, a fim de produzir textos que possam servir de apoio para o ensino de língua portuguesa nos níveis fundamental e médio. Trata-se de um trabalho de base sociolinguística, cujo objeto de estudo é a realização, em artigos acadêmicos, do sujeito de referência arbitrária e sua relação com a concordância verbal entre verbos na voz passiva sintética e o sujeito gramatical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Angela Marina Bravin dos Santos - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2010 - 2011
Variação morfossintática e ensino de Língua portuguesa
Descrição: Pesquisa em diferentes tipos de organização discursiva, seja na modalidade falada seja, na escrita, nas variedades brasileira, portuguesa e moçambicana do português, a fim de buscarmos exemplos de fenômenos morfossintáticos variáveis que possam servir de matriz para propostas didáticas direcionadas ao ensino da língua portuguesa. A hipótese que subjaz ao projeto é a de que os conceitos teóricos associados aos estudos sociolinguísticos, entre os quais o de mudança e variação lingüística, língua padrão, norma culta e coloquial, são tomados equivocadamente, desencadeando, em consequência disso, atividades didáticas com sérias impropriedades conceituais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Angela Marina Bravin dos Santos - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Mediações didáticas para o ensino de português como língua materna e língua estrangeira
Descrição: O objetivo deste projeto é o de investigar recursos advindos de materiais físicos, como livros e revistas, e digitais a fim de desenvolver estratégias didáticas para o estudo e uso do português como língua materna, nos diferentes níveis de escolaridade, e para o ensino de português como língua estrangeira nos níveis básico e avançado. As pesquisas a serem desenvolvidas pelos bolsistas terão por base métodos qualitativos nos moldes de Tripp (2005) e Thiollent(1988). Segundo esses autores, a investigação deve ser concebida na interação com o problema a ser solucionado e com as ações planejadas para o alcance das soluções, estando envolvidos, de modo cooperativo ou participativo, os pesquisadores e participantes da situação-problema. Segundo Thiollent (1988), esse tipo de pesquisa exige ações por parte das pessoas ou grupos implicados no contexto sob observação. Além disso, cabe aos pesquisadores desempenharem um papel ativo nas várias etapas da investigação: equacionamento dos problemas encontrados, acompanhamento e avaliação das ações desencadeadas em função da situação investigada. Os bolsistas serão orientados, primeiramente, a analisar materiais didáticos já publicados para fazerem um levantamento dos procedimentos já conhecidos no ensino de português língua materna e de PLE. Em seguida, com a parceria do orientador, buscarão problematizar tais procedimentos para verificar onde poderão atuar de forma a criar um material diversificado. Em seguida, constituirão uma base de textos que servirão para o preparo das mediações..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Angela Marina Bravin dos Santos - Coordenador / Cirlei Trajano - Integrante / Fernanda Duran Freire - Integrante / Arthur Lima Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - Atual
CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) NO ÂMBITO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
Descrição: O objetivo principal do curso é preparar alunos do curso de Letras da UFRRJ para ensinar PLE a alunos estrangeiros tanto nesta instituição quanto em universidades do exterior. A proposta sustenta-se num ensino de língua como extensão da cultura em que a língua-alvo está inserida (Mendes, 2008; Moita Lopes, 2002). Em função disso, toma como base a concepção de linguagem orientada para interação (Koch, 1992) . Segundo essa autora, a linguagem é o lugar onde as pessoas praticam os mais diferentes tipos de atos para exigirem do outro determinados comportamentos. Nesse sentido, a proposta distancia-se do ensino de língua que privilegia um individualismo gerado por uma concepção de língua homogênea que, durante muito tempo, ficou subjacente ao ensino do Português no Brasil. O curso divide-se em duas partes: uma teórica e outra prática. A primeira constitui-se de aulas expositivas ministradas pela coordenadora do curso e de palestras oferecidas por professores de Universidades do Rio de Janeiro, que serão convidados para a participação no curso. Entra nessa parte a apresentação do exame Celpe-Bras. A segunda é destinada às oficinas. Num primeiro momento, serão analisados materiais didáticos; num segundo, os alunos deverão criar atividades de sala de aula para o ensino de PLE..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Angela Marina Bravin dos Santos - Coordenador.
2014 - Atual
Estudo reflexivo da gramática normativa
Descrição: O objetivo do projeto é o de levar o aluno ingressante no curso de Letras da UFRRJ a entender as regras morfossintáticas apresentadas pelas gramáticas normativas para refletir sobre a relação entre o que esse tipo de gramática prescreve e o que de fato ocorre na linguagem em uso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Português brasileiro: história e características gramaticais
Descrição: O projeto teve por objetivo apresentar à comunidade externa e interna à UFRRJ, com base em resultados de pesquisas sociolinguísticas, a história do português brasileiro no que se refere aos fatores linguísticos e extralinguísticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Angela Marina Bravin dos Santos - Coordenador / Gilson Costa Freire - Integrante / Marli Hemernegilda - Integrante.


Outros Projetos


2009 - 2009
LEEM
Descrição: O Projeto LEEM (ler, entender, emocionar, multiplicar) foi desenvolvido na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, Santa Cruz- RJ. Buscou criar condições de leitura fora da sala de aula, tomando por base a hipótese de que de que a leitura se realiza num circuito aberto de significações a depender da experiência extralingüística do leitor. Público alvo: alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, pais e responsáveis, professores e funcionários da escola citada..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2009 - 2010
Periódico: Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Prêmio ABL/CFN "Rachel de Queiroz - Fuzileiros Navais", Academia Brasileira de Letras e Corpo de Fuzileiros Navais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina2018BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Sociolinguística e mediação didática para o uso explícito e ausente de 1a pessoa do plural no ensino básico. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 10, p. 135-148, 2018.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina2017BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; LIMA, C. D. C. . Objeto Direto Anafórico como Estratégia de Referenciação: Mediação Didática para o Ensino Fundamental. DIADORIM (RIO DE JANEIRO), v. 19, p. 169-189, 2017.

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina2017BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; OLIVEIRA, A. L. . GÊNEROS TEXTUAIS, TECNOLOGIA E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. LINGUAGEM EM (RE)VISTA, v. 12, p. 101-109, 2017.

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina2016BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. DA CONSCIENTIZAÇÃO GRAMATICAL PARA A SÓCIODISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO ACADÊMICO. Diadorim (Rio de Janeiro), v. 18, p. 205-215, 2016.

5.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina;SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS2015BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Uso do elemento flexional de 3ª pessoa do plural em construções com se nas variedades europeia e santomense do Português. Cuadernos de la ALFAL, v. 7, p. 195-209, 2015.

6.
SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS2014SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS. Variação em construções com se: um desafio para o ensino de português. Linha d'Agua, v. 27, p. 76, 2014.

7.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina2014BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; ALVES, T. C. S. . Resenha do livro Por que a escola não ensina gramática assim?. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 36, p. 139-142, 2014.

8.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina;SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS2011BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O português do Brasil:uma história linguística e social. Revista do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria (Cessou em 1983), v. 33, p. 69-77, 2011.

9.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina;SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS2010BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O português moçambicano entre o português brasileiro e o português europeu. Filologia e Lingüística Portuguesa, v. 2, p. 28-39, 2010.

10.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina;SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS2009 BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito pronominal de 3a pessoa no português culto do Rio de Janeiro: um estudo em tempo real. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 25, p. 67-97, 2009.

11.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina;SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS2007BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. As diferentes realizações do "s" implosivo e da vibrante: reflexos de fatores históricos, sociais e demográficos da cidade do Rio de janeiro. SOLETRAS (UERJ), v. 1, p. 21-25, 2007.

12.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina;SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS2001 BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito pronominal em contexto de mudança paramétrica: a escrita de alunos do Ensino Médio. Signum (São Paulo), Londrina, v. 4, p. 221-239, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Galo Chico. 1. ed. Seropédica: Edur UFRRJ, 2016. v. 1. 31p .

2.
PALOMANES, R. (Org.) ; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina (Org.) . Práticas de ensino do português. 1a. ed. São Paulo: Contexto, 2012. v. 1. 269p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Letramento escolar e linguagem em uso. In: Roza Maria Palomanes Ribeiro. (Org.). Letramentos e multiletramentos na escola: teorias e práticas. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018, v. 1, p. 34-54.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. A interface sintaxe-semântica nos processos de mudança no português brasileiro. In: José Pereira da Silva; Luciana Marino do Nascimento. (Org.). Textos da memória a memória dos textos. 1ed.Rio de Janeiro: Letra capital, 2015, v. , p. 41-54.

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Ensino de pesquisa:variação do sujeito de referência arbitrária. In: Mário Newman;Maria do Rosário Roxo;Gerson Rodrigues; Mirian da Silva Pires. (Org.). Futuro em Letras:reflexões e estratégias na formação de professores. 1ed.Seropédica: Edur, 2013, v. , p. 27-38.

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação linguística e o estudo da indeterminação do sujeito nas escolas brasileiras. In: Angela Marina Bravin dos santos. (Org.). Variação linguística e o estudo da indeterminação do sujeito nas escolas brasileiras. 1aed.São Paulo: Editora, 2012, v. , p. 75-89.

5.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; Zimerer ; RIOS, M. F. ; RODRIGUES, R. B. ; SOUSA, R. V. L. . Sintaxe e sentido em textos humorísticos. In: Sara Fazzolo. (Org.). Polígrafo. Seropédica: EDUR, 2011, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Uma proposta de leitura estendida. Nós da Escola, Rio de Janeiro, p. 20 - 21, 02 dez. 2006.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação e textos escolares. Nós da Escola, Rio de Janeiro, , v. 3, p. 31 - 32, 04 abr. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Sujeito de referência arbitrária em periódicos brasileiros. In: XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina, 2011, Alcalá de Henares. Anais do XVI Congresso Internacional de La Alfal, 2011., 2011.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação linguística e pluralidade cultural: como, por que e para quem. In: III Simpósio sobre o Livro Didático, 2010, Rio de Janeiro. Anais do III Simpósio sobre o Livro Didático. Rio de Janeiro: Editora da Puc, 2010. p. 195-200.

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Instabilidade no comportamento do indivíduo e estabilidade na comunidde: resultado paradoxal?. In: XI Simpósio Internacional de Comunicación Social, 2009, Santiago de Cuba. Xi Simposio Internacional de Comunicación Social. Santiago de Cuba: centro de Linguística Aplicada, 2009. v. 1. p. 357-360.

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Leitura estendida: uma nova exigência pedagógica. In: IV Enletrarte, 2009, Rio de Janeiro. ENLETRARTE: mediando linguagens, entretecendo olhares. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2009. v. 4.

5.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação e letramento em escolas urbanas. In: IX FELIN, 2007, Rio de Janeiro. Variação e letramento em escolas urbanas, 2007.

6.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito pronominal de 3a pessoa:um estudo em tempo real. In: X Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2006, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2006. v. X. p. 152-161.

7.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. A suposta supremacia da fala carioca:uma questão de norma. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2003. p. 69-76.

8.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Lendo Sampa e outras coisas mais: uma leitura extratextual da canção de Caetano. In: IX Congresso da ASSEL-RIO, 1999, Rio de Janeiro. VII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DO RIO DE JANEIRO, 1999. p. 338-341.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação linguística e g^neros discursivos na escrita de alunos brasileiros e portugueses. In: XV Congresso da ASSEL-Rio, 2009, Rio de janeiro. Linguagens em diálogo: pesquisa ensino na área de Letras, 2009. p. 104-105.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. A realização da 3a pessoa na fala culta carioca. In: V Congresso Internacional da ABRALIN, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional da ABRALIN. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2007. v. 1. p. 752-753.

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O português brasileiro entre o português moçambicano e o português brasileiro. In: II Congresso Internacional de Língua Portuguesa, 2007, Rio de Janeiro. Livro de resumos do II Congresso Internacional de Língua Portuguesa, 2007. p. 25-26.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Ensino de sintaxe: o acusativo anafórico em textos humorísticos. In: V ECLAE Encontro das Ciências da Linguagem, 2011, Natal. ANAIS, 2011.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O Contínuo oralidade-letramento e variação linguística em escolas urbanas do Rio de Janeiro. In: XI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2007, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2007. p. 74-75.

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito anafórico de 3a pessoa na fala culta carioca:um estudo em tempo real de curta duração. In: X Congresso Nacional deLinguística e Filologia, 2006, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2006. p. 110-110.

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação e Letramento. In: I Jornada Nacional de Linguística, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de resumo da I Jornada Nacional de Linguística, 2006. p. 74-74.

5.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O comportamento do sujeito anafórico de terceira pessoa nas falas brasileira, portuguesa e moçambicana. In: 53o Seminário do GEL, 2005, São Carlos. GEL Resumos, 2005. p. 460-461.

6.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Terceira pessoa na fala culta carioca: um estudo em tempo real. In: VIII Congresso nacional de Lingüística e Filologia, 2004, rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2004. p. 120-121.

7.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. A suposta supremacia da fala carioca. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2003. p. 42-42.

8.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Estratégias de indeterminação em textos de alunos do Ensino Médio. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2003. p. 94-94.

9.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito pronominal de referência definida no português de Moçambique: o predomínio da posição vazia. In: XII Congresso ASSEL-RIO, 2003, rio de Janeiro. Cadernos de resumos do XII Congresso ASSEL-RIO, 2003. p. 125-125.

10.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito pronominal em contexto de mudança paramétrica: a escrita de alunos do Ensino Médio. In: X Semana de Letras da FEUC, 2000, Rio de Janeiro. Caderno de resumos da X Semana de Letras da FEUC, 2000. p. 68-68.

11.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Lendo Sampa na escola. In: III Encontro Franco-brasileiro de Análise do Discurso, 1999, Rio de janeiro. Caderno de resumos do III Encontro Franco-brasileiro de Análise do Discurso, 1999. p. 19-19.

12.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Lendo sampa e outras coisas mais: uma leitura extratextual da canção de Caetano. In: VII Congresso da ASSEL-RIO, 1998, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do VII Congresso da ASSEL-RIO, 1998. p. 56-56.

13.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O fenômeno de lista na posição do sujeito em seis inquéritos do Projeto NURC-RJ. In: VII Congresso da ASSEL-RIO, 1998, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do VII Congresso da ASSEL-RIO, 1998. p. 57-57.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. DA CONSCIENTIZAÇÃO GRAMATICAL PARA A SÓCIO-DISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO ACADÊMICO. Diadorim (Rio de Janeiro), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Preconceito linguístico e comportamento social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ESTUDO E USO DE FENÔMENOS GRAMATICAIS VARIÁVEIS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DO PROFLETRAS-UFRRJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) NO ÂMBITO DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. 'NORMA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E MATERIAL DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS. Construções com se + SN plural: cancelamento da marca de pluralidade no Português Europeu e de São Tomé e Príncipe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Construções com se nas variedades europeia e santomense do português: um estudo constrativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O uso consciente das formas variantes de indeterminar o sujeito: uma proposta para o letramento acadêmico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Sociolinguística e ensino de língua portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Ensino de sintaxe: o acusativo anafórico em textos humorísticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação linguística e pluralidade cultural: como, por que e para quem elaboramos propostas didáticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação linguística e o livro didático de Língua Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação linguística e textos humorísticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Instabilidade no comportamento do indivíduo e estabilidade na comunidade: resultado paradoxal?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação e letramento em escolas urbanas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito pronominal de 3a pessoa: um estudo em tempo real. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito anafórico de 3a pessoa na fala culta carioca: um estudo em tempo real 2006 (Divulgação de pesquisa).

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. A fome na ponta da faca. Rio de janeiro: Fundação Educacional Unificada Campograndense, 2004 (divulgação de texto literário).

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O sujeito pronominal em contexto de mudança paramétrica: a escrita de alunos do Ensino Médio. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2001 (Divulgação de pesquisa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Parecerista ad hoc de dois artigos no número 8 de Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Cariocas têm sotaque. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O s chiado do carioca. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O s chiado do carioca. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O português carioca. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; COSTA, W. A. S. . Elaboração de itens didáticos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Elaboração de questões para concurso público. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de questões de concurso).

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Teoria e prática para a produção de itens didáticos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; PIRES, M. S. . Ora direis ouvir histórias:elaborando questões dentro do contexto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Editoração de textos da Revista de Ciências da Vida. 2011. (Editoração/Periódico).

6.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Produção escrita e leitura no ensino de Língua Portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; FURTADO, R. . Produção e interpretação de textos em língua portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; YOKOIAMA, A. . A Prática de textos empresariais e acadêmicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação linguística e itens de provas para o Ensino Médio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Comunicação para o trabalho. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. A fome na ponta da faca. 2004 (Poesia).

Demais trabalhos
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O Texto e a bola: uma proposta de leitura estendida. 2006 (Demais trabalhos relevantes) .

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Olhos de criança em movimento. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREIRE, G. C.; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; LIMA, R. J.. Participação em banca de Igor Martins dos Santos. O uso de ter e haver existenciais na escrita dos alunos do Projeto Aceleração 8: do diagnóstico à intervenção pedagógica. 2018. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
PALOMANES, R.; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; MARTINS, A. L.. Participação em banca de Érica Kozandey de Lucas. O uso de estratégias metacognitivas para o aprimoramento do processo de leitura e o gênero notícia como suporte. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Participação em banca de Flávia Renata Figueira de Freitas. Ensino do gênero carta de solicitação e carta do leitor na educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS; FERNANDES, T.. Participação em banca de Renata Cristina das Dores. Refletindo sobre a concordância verbal:uma proposta de intervenção com o auxílio do Wikispaces. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; VIEIRA, S. R.; ORSINI, M. T.. Participação em banca de Daniela da Silva de Souza. Estratégias de indeterminação do sujeito:uma proposta para o ensino de gramática. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
DUARTE, M. E. L.; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; SILVA, H. S.. Participação em banca de Gabriela Costa Mourão. O sujeito referencial em peças portuguesas:uma análise diacrônica. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; VIEIRA, S. R.; BRANDAO, S. F.. Participação em banca de Fernanda Villares Vianna Barreto. A concordância verbal de 3a pessoa do plural no português europeu. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
DUARTE, M. E. L.; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; VIEIRA, M. S. M.. Participação em banca de Eneile Santos Saraiva. A construção Tem-se no português brasileiro:uma análise sociofuncionalista. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Participação em banca de Maria de Fátima Vieira. A cliticização pronominal em lexias verbais simples e em complexos verbais no Português europeu oral contemporâneo:uma investigação sociolinguística. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; VIEIRA, S. R.. Participação em banca de Daniela da Silva de Souza. ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Participação em banca de Tamara Braga Ribeiro.O texto publicitário na sala de aula: intertextualidade como fator de coerência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; ROXO, M. R.. Participação em banca de Virgínia Laurindo dos Santos.A subjetividade do ser-aluno aprendiz de redação: como o aluno se manifesta como produtor de texto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
SANTOS, W. A. C.; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Participação em banca de Wallace de Jesus Bezerra.As dificuldades na formação do hábito de leitura em alunos do ensino fundamental: que estratégias utilizar?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
MACHADO, M. T. P. C.; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Participação em banca de THAÍS CORRÊA NEVES.A SEMÂNTICA E A PRAGMÁTICA NAS CHARGES: PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA COGNITIVA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; PEREIRA, M. H.. Participação em banca de Candice Kenya de Oliveira Souza.O uso do sujeito pronominal no facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; HEMERNEGILDA, M.. Participação em banca de Igor Peron Xavier Zimerer.Variação em construções com SE no português falado do Funchal: um recorte de indeterminação além-mar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; FREIRE, G. C.. Participação em banca de Tatiane Sant'anna da Silva.A representação do acusativo anafórico de 3a pessoa na escrita dos estudantes de Letras da UFRRJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; Maria Felipe de Souza. Participação em banca de Flávio Cosme Rocha de Lima.O tratamento cerimonioso de segunda pessoa em discurso religioso: um caso de tradição discursiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis.

9.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; Maria Felipe de Souza. Participação em banca de Chayane Lage Coutinho.A realização do ditongo |ey| na fala do professor universitário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis.

10.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Participação em banca de Daniela de Souza dos Santos.A língua portuguesa em uma visão interdisciplinar: a interdisciplinaridade no Manual Didático de língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Machado de Assis.

11.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Participação em banca de Roberta Ribeiro da Silva.A abordagem psicopedagógica na produção textual dos alunos do Ensino Médio.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis.

12.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Participação em banca de Janaína de Oliveira Pinto.Mistura de pronomes na língua portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis.

13.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Participação em banca de Tatiane de Carvalho Morais.O ensino dos verbos e sua apresentação nos livros didáticos: uma perspectiva de análise. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis.

14.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; Maria Felipe de Souza. Participação em banca de Flaviane Oliveira dos Anjos.Os textos jornalísticos nos livros didáticos de ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis.

15.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; Maria Felipe de Souza. Participação em banca de Zilda Alves Pimentel.A leitura como agente transformador do ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERES, B. S.; LEITE, L. P. V.; ROSARIO, I. C.; SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS; SANTOS, A. O.. Concurso para Professor Adjunto de Língua Portuguesa. 2015. Universidade Federal Fluminense.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Banca de elaboração e correção de questões no processo seletivo para transferências e reingresso da UFRRJ. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Banca de elaboração e correção de prova no processo seletivo para acesso ao curso de licenciatura em educação do campo da UFRRJ. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Comissão especial do processo seletivo simplificado para professor temporário na área de língua brasileira de sinais/LIBRAS. 2013. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Comissão especial do processo seletivo simplificado para professor temporário na área de LIBRAS. 2012. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Comissão especial do processo simplificado para professor temporário, na área de Língua Brasileira de sinais/LIBRAS. 2012. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Membro suplente da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor assistente na área de Língua e Literatura Latina - UFRRJ. 2010.

8.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Membro titular da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos Para Professor Adjunto na área de Didática de Língua e Literatura Brasileira -UFRRJ. 2010.

9.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Revisão de língua portuguesa das provas para provimento de Cargo de Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro Civil, Médico do Trabalho e Nutricionista. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Revisão de língua portuguesa das provas objetivas escritas e prova discursiva escrita do concurso de Licenciatura em educação do Campo. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. revisão de língua portuguesa das provas objetivas escritas e prova discursiva escrita do concurso de reingresso, transferência interna e externa para os cursos de graduação da UFRRJ. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

12.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior na área de Didática e Ensino de Letras. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

13.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Processo seletivo para reingresso, transferência interna e externa para os cursos de graduação da UFRRJ. Primeiro período letivo d 2010. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

14.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Banca de Avaliação de Língua Portuguesa e Literatura brasileira no Concurso de Acesso aos Cuirsos de Graduação da UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Banca de avaliação da prova Redação no Concurso de seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação da UFRJ. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Banca de Avaliação da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação, no Concurso de Seleção para ingresso nos Cursos de Graduação da UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Banca de avaliação da prova de Língua Portuguesa no Concurso de Seleção para Ingresso no quadro do Magistério do Município do Rio de Janeiro. 2001. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

18.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Banca de Avaliação da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Concurso de Seleção para ingresso nos Cursos de Graduação da UFRJ. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. processo seletivo para o edital Licenciatura Internacional Capes/Grupo Coimbra - Edital 03/DEG/2010. 2010.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Supervisão de Atividades Acadêmicas Complementares do Curso de Licenciatura em Letras da UFRRJ. 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII CLAFPL. TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ESTUDO E USO DE FENÔMENOS GRAMATICAIS VARIÁVEIS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DO PROFLETRAS-UFRRJ. 2018. (Congresso).

2.
II Semana Pedagógica- 9a CRE em diálogos: saberes e fazeres na na escola.Itens de Língua Portuguesa para professores de 9o ano. 2017. (Oficina).

3.
Encontro Intermediário do GT de Sociolinguística da ANPOLL.Variação linguística e artigos científicos: apoio ao letramento acadêmico. 2015. (Encontro).

4.
2o CIPLOM. Variação linguística e ensino de língua portuguesa para comunidade:um projeto de extensão. 2013. (Congresso).

5.
II Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS. 2013. (Outra).

6.
XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRRJ.Sujeito de referência arbitrária em sentenças finitas de artigos científicos publicados pela Editora da UFRRJ. 2012. (Outra).

7.
XVI Congresso Internacional de la Asociación de Linguística. Sujeito de referência arbitrária e concordância verbal em periódicos brasileiros. 2011. (Congresso).

8.
III Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira.Variação linguística e pluralidade cultural: como, por que e para quem elaboramos propostas didáticas. 2010. (Simpósio).

9.
Centro de Estudos Integral.Variação e letramento em escolas urbanas. 2009. (Outra).

10.
IV Enletrarte.Leitura estendida: uma nova exigência pedagógica. 2009. (Encontro).

11.
IV Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Morfologia e sintaxe: tradição e ruptura no ensino de português. 2009. (Outra).

12.
XI simpósio Internacional de Comunicacion Social.Instabilidade no comportamento do indivíduo e estabilidade na comunidade: resultado paradoxal?. 2009. (Simpósio).

13.
XV Congresso da ASSEL-Rio. Variação linguística e gêneros discursivos na modalidade escrita de alunos brasileiros e portugueses. 2009. (Congresso).

14.
III Jornada de Lingüística e Filologia.Importância da III Jornada Nacional de Lingüística e Filologia. 2008. (Outra).

15.
II Congresso Internacional "Língua portuguesa: identidade, difusão e variabilidade". O português moçambicano entre o português brasileiro e o português europeu. 2007. (Congresso).

16.
IV Semana A cadêmica Interdisciplinar da Fama.Técnicas de redação. 2007. (Outra).

17.
IXFórum de Estudos Lingüísticos.Variação e letramento em escolas urbanas. 2007. (Outra).

18.
V Congresso Internacional da ABRALIN. A realização da 3a pessoa na fala culta carioca. 2007. (Congresso).

19.
XI Congresso Nacional de LIngüística e Filologia. O contínuo oralidade-letramento e variação íngüísticas em escolas urbanas do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

20.
X CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA. O sujeito pronominal de 3a pessoa: um estudo em tempo real. 2006. (Congresso).

21.
53o Seminário do GEL.Comunicação:O comportamento do sujeito anafórico de terceira pessoa nas falas brasileira, portuguesa e moçambicana. 2005. (Outra).

22.
VII Jornada de Letras.Palestra: Estratégias de leitura para o Ensino Fundamental e Médio. 2005. (Outra).

23.
II Seminário de Teses e Dissertações em Desenvolvimento.Comunicação: O sujeito pronominal de terceira pessoa em três variedades do português. 2004. (Seminário).

24.
segundo encontro de trocas.relato de experiência: montagem e desmontagem de parágrafos argumentativos. 2004. (Encontro).

25.
VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Comunicação: terceira pessoa:um estudo em tempo real. 2004. (Congresso).

26.
VI Jornada de Letras.Oficina: Mudança lingüística e textos universitários. 2004. (Outra).

27.
XII semana de Letras.Oficina: Norma culta, mudança lingüística e textos de alunos universitários. 2004. (Oficina).

28.
III Congresso Internacional da ABRALIN. Painel: O sujeito nulo no português de Moçambique. 2003. (Congresso).

29.
VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Comunicação: Estratégias de indeterminação em textos de alunos do Ensino Médio. 2003. (Congresso).

30.
VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Comunicação: A suposta supremacia da fala carioca:uma questão de norma. 2003. (Congresso).

31.
XII Congresso da ASSEL-Rio. Comunicação: O sujeito pronominal de referência definida no português de Moçambique. 2003. (Congresso).

32.
XII semana de Letras.Comunicação: A fala do Rio de Janeiro:entre dois conceitos de norma. 2003. (Outra).

33.
Estratégias de Indeterminação em textos de alunos do.Comunicação:Estratégias de indeterminação em textos de alunos do Ensino Médio. 2002. (Outra).

34.
IV Jornada de Letras-FAMA.Comunicação: O sujeito nulo no português de Moçambique. 2002. (Outra).

35.
III Jornada dfe Letras-FAMA.Comunicação: Olhos de criança: Santa Cruz em movimento. 2001. (Outra).

36.
X Semana de Letras.Comunicação: Sujeito pronominal em contexto de mudança paramétrica: a escria de alunos do Ensino Médio. 2001. (Outra).

37.
X Encontro da ASSEL-RIO.Teses recentes:O sujeito pronominal em contextos de mudança paramétrica:a escrita de alunos do Ensino Médio. 2000. (Encontro).

38.
Concurso Uma Professora Muito Maluquinha.Projeto didáticoEntrelaçando linguagens:uma leitura interativa de Romeu e Julieta. 1999. (Outra).

39.
III encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso.comunicação:Lendo Sampa na escola. 1999. (Encontro).

40.
IX Congresso da ASSEL-RIO. Comunicação: a representação do sujeito pronominal de referência definida em textos dr alunos do Ensino Médio. 1999. (Congresso).

41.
Concurso Uma Professora Muito Maluquinha.Projeto didático:lendo Sampa e outras coisas mais:uma leitura extratextual da cançaõ de Caetano Veloso. 1998. (Outra).

42.
VIII Congresso da ASSEL-RIO. Comunicação: lendo sampa e outras coisas mais. 1998. (Congresso).

43.
VIII Congresso da ASSEL-RIO. Comunicação: O fenômeno de lista na posição do sujeito em seis inquéritos do Projeto NURC-RJ. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; PEREIRA, M. H. ; FREIRE, G. C. . II Seminário de Línguas da UFRRJ. 2015. (Outro).

2.
MACHADO, M. T. P. C. ; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina ; FREIRE, G. C. . I Seminário de línguas da UFRRJ. 2013. (Outro).

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. III Semana de Letras: Ensino, Extensão e Arte. 2011. (Outro).

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. III Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2008. (Outro).

5.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. II Jornada Nacional de Lingüística e Filologia da Língua Portuguesa. 2007. (Outro).

6.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. I Jornada Nacional de Filologia e Lingüística. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rennan Furtado. Mediação didática de base colaborativa para o uso e estudo da referenciação em formas acusativas no EJA: do Stand-up à redação escolar. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
CLÉA DANIELE CRUZ DE LIMA. O ACUSATIVO ANAFÓRICO COMO ESTRATÉGIA DE REFERENCIAÇÃO: PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Viviane Mendes. Orações relativas na escrita de alunos do ensino fundamental. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Thatiana Imenes. Da referência definida à referência arbitrária: ensinando a indeterminação no ensino fundamental. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Cristiane Cardoso. Concordância verbal de 1a e 3a pessoas do plural em textos de alunos do 6o ano: ensino da gramática pelo uso. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Candice Kenia. O sujeito pronominal no facebook. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Igor Peron Xavier Zimerer. Estudo das passivas sintéticas no português de Funchal. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cirlei Trajano Mota. ESTUDO E USO DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO DE 3ª PESSOA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MEDIAÇÃO DIDÁTICA COM BASE NA ANÁLISE LINGUÍSTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

2.
Fernanda Duran. Ensino e aprendizagem da coordenação no nono ano do nível fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

3.
Rennan Furtado. Mediação didática de base colaborativa para o uso e estudo da referenciação em formas acusativas na EJA: do stand-up à redação escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

4.
CLÉA DANIELE CRUZ DE LIMA.. O ACUSATIVO ANAFÓRICO COMO ESTRATÉGIA DE REFERENCIAÇÃO: PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

5.
THATIANA DOS SANTOS NASCIMENTO IMENES. INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BASEADA NA MONITORAÇÃO ESTILÍSTICA DO TEXTO. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

6.
PATRÍCIA GOMES DE OLIVEIRA. MEDIAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA PARA O ESTUDO DO VOCÁBULO ENTÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

7.
Viviane Mendes. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ESTUDO E USO DOS PRONOMES RELATIVOS E DAS SENTENÇAS RELATIVAS / ADJETIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

8.
Cristiane Alves Cardoso. CONCORDÂNCIA VERBAL DE 1ª PP NO 6º ANO: DO DIAGNÓSTICO À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Profletras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carmelita de Moraes Milhomem. INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO E LETRAMENTO: UMA PESQUISA EM TEXTOS ACADÊMICOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

2.
Paula Lima. ASPECTOS DA LINGUAGEM DE CRUZEIRO-SP: UMA ANÁLISE DA CONSCIÊNCIA DOS FALANTES EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO DO ?R RETROFLEXO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

3.
Luis Phelyppe Maciel Finiz. Estudo da formação de palavras nos livros didáticos de Língua Portuguesa: Derivação Prefixal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

4.
Débora Araújo Ramalho de Freitas. Uma análise nos livros didáticos de Língua Portuguesa sobre a ampliação do vocabulário por derivação prefixal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

5.
Marlene Gonçalves da Silva. Os gêneros tradicionais do discurso,hipertexto e gêneros virtuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

6.
Edenir Rodrigues Maia dos Santos. Preposições a,de e em: uma visão diacrônica e sincrônica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

7.
Erika de Jesus Falcão. Norma e variação linguística no ensino de português. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

8.
Priscila Nobre Lopes. Norma linguística do português brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

9.
Ivaneza Rodrigues Santos Oliveira. Conceitos de gramática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

10.
José Luiz Dias. Ensino de lingua portuguesa nas escolas brasileiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

11.
Lilian Alves de Almeida. Utilização de vocábulos estrangeiros em anúncios publicitários. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

12.
Ana Lúcia A. de Camargo. Fenômenos fonéticos e morfossintáticos variáveis no português do Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

13.
Alexandre Gomes. Os gêneros discursivos e o ensino da língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

14.
Flávia Castro Bueno de Paula. Gêneros discursivos tradicionais e virtuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

15.
Monique Ribeiro Moraes. Variação linguística nas aulas universitárias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

16.
Williams de Sales Pereira. Variação nos textos de Patativa do Assaré. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

17.
Chayane Lage Coutinho. A realização do ditongo /ey/ na fala do professor universitário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

18.
Célia Cristina Menezes. Ensino de gramática nas escolas:problemas e soluções. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

19.
Amanda Calista Alves. Variações lingüísticas nas histórias em quadrinhos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

20.
Flaviane Oliveira dos Anjos. Os textos jornalísticos nos livros didáticos de Ensino Médio.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

21.
Genilda Amara de Lima. O português brasileiro e os falares regionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

22.
Joselaine Gomes Pequeno. A importância da Sociolingüística para os estudos da variação no português brasileiro.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

23.
Zilda Alves Pimentel. A leitura como agente transformador do aluno do Ensino Médio.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade Machado de Assis. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

Iniciação científica
1.
Márcia Freitas Rios. Sujeito de referência arbitrária em textos científicos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Rennan Furtado. O ensino do texto dissertativo-argumentativo nos curso de produção textual do CELING. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Angela Marina Bravin dos Santos.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina2016BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. DA CONSCIENTIZAÇÃO GRAMATICAL PARA A SÓCIODISCURSIVA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO ACADÊMICO. Diadorim (Rio de Janeiro), v. 18, p. 205-215, 2016.

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina2017BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; LIMA, C. D. C. . Objeto Direto Anafórico como Estratégia de Referenciação: Mediação Didática para o Ensino Fundamental. DIADORIM (RIO DE JANEIRO), v. 19, p. 169-189, 2017.

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina2017BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; OLIVEIRA, A. L. . GÊNEROS TEXTUAIS, TECNOLOGIA E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. LINGUAGEM EM (RE)VISTA, v. 12, p. 101-109, 2017.


Livros e capítulos
1.
PALOMANES, R. (Org.) ; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina (Org.) . Práticas de ensino do português. 1a. ed. São Paulo: Contexto, 2012. v. 1. 269p .

1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Variação linguística e o estudo da indeterminação do sujeito nas escolas brasileiras. In: Angela Marina Bravin dos santos. (Org.). Variação linguística e o estudo da indeterminação do sujeito nas escolas brasileiras. 1aed.São Paulo: Editora, 2012, v. , p. 75-89.


Apresentações de Trabalho
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Ensino de sintaxe: o acusativo anafórico em textos humorísticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Sociolinguística e ensino de língua portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Construções com se nas variedades europeia e santomense do português: um estudo constrativo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O uso consciente das formas variantes de indeterminar o sujeito: uma proposta para o letramento acadêmico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, ANGELA MARINA BRAVIN DOS. Construções com se + SN plural: cancelamento da marca de pluralidade no Português Europeu e de São Tomé e Príncipe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Preconceito linguístico e comportamento social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ESTUDO E USO DE FENÔMENOS GRAMATICAIS VARIÁVEIS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DO PROFLETRAS-UFRRJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Teoria e prática para a produção de itens didáticos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. Elaboração de questões para concurso público. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de questões de concurso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina. O s chiado do carioca. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, M. T. P. C. ; BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina ; FREIRE, G. C. . I Seminário de línguas da UFRRJ. 2013. (Outro).

2.
BRAVIN DOS SANTOS, Angela Marina; PEREIRA, M. H. ; FREIRE, G. C. . II Seminário de Línguas da UFRRJ. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Homenagem especial -Turma de Letras, ano 2007

Aprovação em concursos públicos
Aprovação e classificação em concurso público para a Secretaria Estadual de educação-1987.
Aprovação e classificação em concurso público para a Secretaria Municipal de Eduicação- 1992.
Aprovação sem classificação (3o lugar) em concurso público para a UFRj - 2006.



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