Aléssia Franco Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4245673208836918
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Doutoranda em Administração no Programa de Pós Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MBA pela Fundação Dom Cabral, Especialização em Gestão Estratégica pela UFMG, ,Especialização em Administração Mercadológica pela UNA/MG. Atualmente é membro do Colegiado e Coordenadora do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde é membro do seu Conselho Diretor e da Câmara Departamental. Professora dos cursos de graduação de Públicidade e Propaganda e Relações Públicas da FCA/PUCMinas. Atua nos programas de pós-graduação do Instituto de Educação Continuada da PUCMinas/IEC e como professora convidada da Fundação Dom Cabral e UNA, em cursos de especialização e programas in company. Principal linha de pesquisa: transferência de conhecimento, inovação e interações comunicacionais nas organizações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aléssia Franco Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.
Avenida Dom José Gaspar,500, prédio 13, 3° andar
Coração Eucarístico
30535610 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 33194246
Ramal: 4246
URL da Homepage: www.pucminas.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Orientador: José Márcio Castro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2003 - 2006
Mestrado profissional em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Alinhamento Organizacional: Mensuração e Análise, Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: José Márcio de Castro.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
1998 - 1999
Especialização em MBA Profissional.
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Título: Privatizações: A revolução silenciosa - Estudo de Caso do BEMGE.
Orientador: Rosely Milagres.
1993 - 1993
Especialização em Gestão Estratégica em Marketing.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Gestão de Marcas.
Orientador: Mauro Calixta.
1988 - 1988
Especialização em Administração Mercadológica.
UNA, UNA, Brasil.
Título: Planejamento Estratégico - Estudo de Caso do Sistema Hoje em Dia.
Orientador: Paulo Mattos.
1982 - 1986
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Comunicação Comunitária.
Orientador: Marly Ferreira.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40

Atividades

02/2014 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Relações Públicas.
02/2014 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Comunicação Social de 2014 a 2016.
02/2014 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Publicidade e Propaganda
02/1993 - Atual
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico de Relações Públicas, Teoria e Técnica de Publicidade e Propaganda
02/2013 - 06/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

09/2014 - 09/2014
Ensino, Gestão de Marcas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Gestão de Marcas, Disciplina Ministrada: Marketing Institucional
09/2013 - 07/2014
Ensino, Comunicação Estratégica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação Estratégica, Disciplina Ministrada:Mercado, Consumo e Publicidade
03/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Estratégica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação Estratégica, Disciplina Ministrada: Mercado, Consumo e Publicidade
09/2012 - 07/2013
Ensino, Gestão Estratégica da Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Gestão Estratégica da Comunicação, Disciplina Ministrada:Mercado, Consumo e Publicidade
03/2012 - 12/2012
Ensino, Gestão Estratégica da Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Gestão Estratégica da Comunicação Disciplinas Ministradas: Comunicação e Gestão Organizacional
Fundamentos do Marketing e Marketing de Relacionamento
03/2011 - 12/2011
Ensino, Gestão Estratégica da Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Gestão Estratégica da Comunicação, Disciplina Ministrada:Mercado, Consumo e Publicidade
03/2011 - 12/2011
Ensino, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégi, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos, Disciplina Ministrada:Comunicação Organizacional Integrada
09/2010 - 07/2011
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada:Mercado, Consumo e Publicidade
03/2010 - 12/2010
Ensino, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégi, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos, Disciplina Ministrada:Marketing Institucional e Mobilização
03/2009 - 12/2009
Ensino, Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégi, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos, Disciplina Ministrada:Marketing Institucional
Monografia
08/2007 - 07/2008
Ensino, Gestão Estratégica da Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Gestão Estratégica da Comunicação, Disciplinas Ministradas: Governança Corporativa
Mercado, Consumo e Publicidade
03/2006 - 12/2006
Ensino, Gestão Estratégica da Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Gestão Estratégica da Comunicação, Disciplina Ministrada: Comunicação e Gestão Organizacional
08/2005 - 07/2006
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Comunicação, Estratégia e Mercado
03/2005 - 12/2005
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Comunicação, Estratégia e Mercado
03/2005 - 12/2005
Ensino, Gestão Estratégica da Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Gestão Estratégica da Comunicação, Disciplinas Ministradas: Comunicação e Gestão Organizacional
Fundamentos do Marketing e Marketing de Relacionamento
Mercado, Consumo e Publicidade
03/2005 - 12/2005
Ensino, Gestão Avançada de Recursos Humanos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Gestão Avançada de Recursos Humanos, Disciplina Ministrada: Comunicação Organizacional
08/2004 - 07/2005
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplinas Ministradas: Comunicação, Estratégia e Mercado
03/2004 - 12/2004
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Comunicação, Estratégia e Mercado
09/2003 - 07/2004
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Comunicação, Estratégia e Mercado
03/2002 - 12/2002
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Seminários Integrados
03/2001 - 12/2001
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Seminários Integrados
03/1998 - 11/1998
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Seminários Integrados
03/1997 - 11/1997
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Seminários Integrados
03/1996 - 11/1996
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Estudos de Casos Empresariais
08/1995 - 06/1996
Ensino, Comunicação e Gestão Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Comunicação e Gestão Empresarial, Disciplina Ministrada: Estudo de Casos Empresariais

Instituto Politécnico Superior Universitário, ISPU, Moçambique.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Participação no Programa de Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Atividades

04/2006 - 04/2006
Ensino, Gestão Avançada de Recursos Humanos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Gestão Avançada de Recursos Humanos, Disciplina Ministrada: Comunicação Empresarial
11/2004 - 11/2004
Ensino, Gestão Avançada de Recursos Humanos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Gestão Avançada de Recursos Humanos, Disciplina Ministrada: Comunicação Organizacional

Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
como professor convidado a atuação é por hora (horista )

Atividades

10/2012 - 10/2012
Treinamentos ministrados , Hospital Sírio Libanês, .

Treinamentos ministrados
Disciplina Ministrada: Comunicação Organizacional
12/2011 - 12/2011
Treinamentos ministrados , Câmara Brasileira de Imobiliárias e Corretores - CBIC, .

Treinamentos ministrados
Disciplina Ministrada: Estratégia
05/2010 - 11/2010
Treinamentos ministrados , Secretaria de Estado da Fazenda da Bahia, .

Treinamentos ministrados
Disciplina Ministrada: Gestão Empresarial
08/2010 - 08/2010
Ensino, Programa de Especialização Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso Especialização em Marketing, Disciplina Ministrada: Gestão Empresarial
03/2010 - 04/2010
Ensino, Programa de Especialização Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Curso de Especialização em Marketing, Disciplina Ministrada: Estratégia
06/2009 - 06/2009
Treinamentos ministrados , Hospital Sírio Libanês, .

Treinamentos ministrados
Disciplina Ministrada: Gestão Empresarial
06/2009 - 06/2009
Treinamentos ministrados , Veracel - Bahia, .

Treinamentos ministrados
Disciplina Ministrada: Gestão Empresarial
07/2006 - 09/2006
Treinamentos ministrados , Belgo Mineira Sistemas BMS, .

Treinamentos ministrados
Disciplina Ministrada: Lideranças em Ação - Planejamento

Kroton Educacional S.A, KROTON, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Comunicação Corporativa e Mkt, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Interações comunicacionais nas organizações


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Relacionamento com Investidores - Nacional, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
2005
Relacionamento com Investidores - Nacional, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
2005
Campanha de Comunicação de Marketing - Nacional, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
2005
Relações com Investidores - Regional, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
2005
Campanha de Comunicação de Marketing - Regional, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
2005
Melhor E-News Interna - Regional, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
2000
Melhor Informativo Regional, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
1995
II Concurso Universitário de Monografias de Relações Públicas - 1° Lugar, Associação Brasileira de Relações Públicas - Seção Minas Gerais.
1993
Premio Opinião Pública, Conrerp São Paulo / Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONÇALVES, A. F.2007GONÇALVES, A. F.. Desenvolvimento de uma escala de mensuração da comunicação interna. ESTUDOS DE JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS, v. 1, p. 77-88, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
Sousa, Paulo Renato ; GONÇALVES, A. F. ; CASTRO, J. M. ; MAROCCO, A. P. . Absorptive and innovative capacity of organizations: the relationship between potential absorptive capacity and realized absorptive capacity. TMS Letters, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, A. F.. II Encontro da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GONÇALVES, A. F.. O Papel do Assessor de Comunicação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GONÇALVES, A. F.. Comunicação Integrada. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GONÇALVES, A. F.. Curso de Curta Duração: Atendimento em Relações Públicas. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Marques, Juliana ; Piana, Madelon ; GONÇALVES, A. F. . Mercado de comunicação corporativa: agências e organizações. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Urdagarin, Jessica ; GHERARD, V. ; GONÇALVES, A. F. . Reconfigurações organizacionais e a comunicação digital: novas formas de trabalho, de mobilização e articulação social. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Ivo, Felipe ; GONÇALVES, A. F. . Internet das Coisas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GONÇALVES, A. F.; Costa, Lorena ; De Fuentes, Adelina . Perfil Curso de Relações Públicas no Facebook. 2018; Tema: relações públicas e comunicação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Ana Paula Viana et. al..Blogs de estilo de vida: uma tendência contemporânea de interação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Alice Pereira et. al..Campo de atuação das Relações Públicas e Gênero. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Adriana Almeida et. al..Paradoxos e Convergências: comunicação institucional e comunicação mercadológica - um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Ana Paula Faria et. al..Responsabilidade Social e Reputação: a relação entre a gestão e a percepção - um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Alexandro Almeida et. al..As interfaces das mídias digitais na Comunicação Organizacional - Um estudo de caso sobre o lançamento do Fiat Punto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Ana Tereza Silva et. al..A comunicação em processo de aquisição de empresas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Cristiane Alcântara et. al..A imagem organizacional de uma entidade filantrópica e suas parcerias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Bárbara Resende et. al..Planejamento de Comunicação Estudo de caso da Empresa Cultura Inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Bárbara Gontijo et. al..Comunicação e responsabilidade social: análise do processo de comunicação social com a comunidade na implantação de uma usina hidrétrica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Adam Yussof et. al..Estratégia de Marketing Turístico para Maputo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Lílian Santana et. al..Planejamento Estratégico: Fazenda São José das Paineiras. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Guilherme Morais et. al..O uso de novas tecnologias de informações - Caso Fundação Dom Cabral. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Elisa Baraldi.Por uma vida com mais amor fé e dignidade humana - Plano de Comunicação para o CEMPLAFAM BH. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Camilo Peron et. al..Plano de Marketing de serviços visando o posicionamento da vídeo Drumond. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

15.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Ana Gabriela Souza et. al..A comunicação dirigida em obras de grande porte. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

16.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de André Mattoso de Melo et. al..Proposta de Comunicação Cliente : Ibiza Ltda. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

17.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Adriano Perez et. al..kibutz: a experiência de brasileiros voluntários em Israel. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

18.
GONÇALVES, A. F.. Participação em banca de Adriana Chiari et. al..A comunicação no setor de hotelaria de Belo Horizonte. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Compós. 2018. (Encontro).

2.
II Seminário Internacional de Comunicação Organizacional.Comunicação Estratégica. 2014. (Seminário).

3.
I Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Alinhamento Organizacional: Desenvolvimento de uma escala de mensuração. 2007. (Congresso).

4.
Desenvolvimento de Líderes com Jimmy Cygler. 2000. (Oficina).

5.
Seminário Internacional com James Collins. 1996. (Seminário).

6.
Seminário Internacional com Tom Peters. 1996. (Seminário).

7.
Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação. A Exceção da Regra - Estudo de Caso da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. 1994. (Congresso).

8.
Seminário Internacional com Alvin Toffler. 1994. (Seminário).

9.
Seminário Total Marketing com Philip Kotler. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cogo, Rodrigo ; GONÇALVES, A. F. . Palestra Storytelling: a construção das narrativas na Comunicação Organizacional. 2018. (Outro).

2.
GONÇALVES, A. F.; Costa, Lorena . Stand do Curso de Relações Públicas. 2018. .

3.
GONÇALVES, A. F.; Costa, Lorena ; De Fuentes, Adelina . I Noite do Bem. 2018. (Outro).

4.
GONÇALVES, A. F.; Costa, Lorena . II Virada RP: A construção de narrativas sob diferentes perspectivas. 2018. (Outro).

5.
Resende, André ; Cartacho, Rodrigo ; GONÇALVES, A. F. . Empreendedorismo: do social ao tecnológico. 2017. (Outro).

6.
Reis, Gabriela ; GONÇALVES, A. F. . Palestra Empreendedorismo Social. 2017. (Outro).

7.
GONÇALVES, A. F.; Costa, Lorena . I Virada RP. 2017. (Outro).

8.
GONÇALVES, A. F.; Costa, Lorena . Stand do Curso de Relações Públicas. 2017. .

9.
GONÇALVES, A. F.; Costa, Lorena ; De Fuentes, Adelina . Inspirações Públicas. 2017. (Exposição).

10.
Miqueri, Thiago ; TEIXEIRA, P. B. ; CORDEIRO, C. ; GONÇALVES, A. F. . Palestra Reputação na Web: construção de Relacionamentos e Gestão de Crises. 2017. (Outro).

11.
ALFIE, G. ; Rios, Flávia ; GONÇALVES, A. F. . Palestra Empreender em RP. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Modad et. al.. A comunicação com os consumidores e a busca pelo estabelecimento de conexões emocionais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Hélio Alberto Coutinho de Sousa. O Papel da Comunicação Interna nos Processos de Mudança Organizacional: Estudo de Caso IPS e ISPU. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Avançada de Recursos Humanos) - Instituto Politécnico Superior Universitário. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Alves et al.. As abordagens de comunicação do carnaval de Belo Horizonte entre os anos de 2013 a 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

2.
Adilson Júnior et. al.. Análise de conteúdo dos elementos do discurso do Instituto Beleza Natural. Estudo de Caso sobre a valorização e empoderamento das mulheres negras no Brasil por meio do Instituto Beleza Natural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

3.
Laís Marçal. Na trama das múltiplas telas: a natureza da interação entre NetFlix e o espectador contemporâneo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

4.
Camila Passos et. al.. A atuação dos egressos do curso de Relações Públicas da Puc Minas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

5.
Anne Guimaraes. A relação entre a comunicação interna e o endomarketing no contexto das organizações contemporâneas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

6.
Amanda Darós et. al.. Análise das Estratégias de atendimento pós-venda de smartphones. Um estudo comparativo das empresas Apple e Samsung. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

7.
Amanda Pereira et. al.. Revista Glamour: a presença da convergência midiática na conquista do mercado brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

8.
Amanda Ragonezi et. al.. Parceiro do MGTV: uma nova abordagem de comunicação da Rede Globo Minas na construção de seu relacionamento com comunidades da região metropolitana de Belo Horizonte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

9.
Bárbara Pereira et. al.. Passarelas que se comunicam: uma análise dos desfiles performáticos da São Paulo Fashion Week. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

10.
Camila Borges et. al.. Qualquer coisa para ficar em primeiro lugar: a espetacularização da entrevista em busca de audiência no programa The Noite com Danilo Gentili. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

11.
Fabiana Vieira et. al.. Responsabilidade Social e Sustentabilidade - uma perspectiva comunicacional dos projetos sociais da Petrobrás. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

12.
Aline Alzamora et. al.. Minas Trend: a espetacularização do evento de moda como gerador de negócio em Minas Gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

13.
Erico Fiúza et. al.. A presença da Puc Minas no facebook: o processo de interação para visibilidade e legitimação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

14.
Amanda Indiano et. al.. A Intranet "Fala Aí Usiminas" e as Relações Internas da Empresa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

15.
Alice Leão et. al.. Comunicação e Conflitos: análise do contexto da comunicação em Audiências Públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

16.
Ana Carolina Pinto et. al.. Comunicação na gestão sustentável da Precon Engenharia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

17.
Barbara Rafaela et. al.. Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo: fique com os dois - uma análise do discurso da Artemísia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

18.
Sérgio Faleiro et. al.. Investimento, Cultura e Reputação Corporativa: pesquisa sobre o Memorial Minas Gerais Vale como ação estratégica de relacionamento com o público mineiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

19.
Barbara Borges et. al.. Momento Outback: um estudo de caso sobre comunicação e experiências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

20.
Isadora Charbel et. al.. O posicionamento institucional e mercadológico da Coca-Cola como patrocinadora da Copa do Mundo da Fifa 2014 na perspectiva do público infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

21.
Jéssica Drumond et. al.. Comunicação Cultural e visibilidade mercadológica do evento Conexão Vivo em Belo Horizonte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

22.
Fernanda Bonfim et. al.. Utilização das mídias sociais como estratégica de comunicação- Iveco um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

23.
Bárbara Vieira e Priscila Figueiredo. De fabricante de bolsas a grife de luxo: um estudo da trajetória da marca Rogério Lima no mercado de acessórios de moda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

24.
Carlos Alberto Júnior et. al.. Feminilidade Carioca:estratégias experienciais da loja Maria Filó. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

25.
Amanda Melo et. al.. A comunicação na construção do relacionamento entre o Banco Santander e os universitários via conta universitária na PUC Minas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

26.
Bruna Ragonezi et. al.. A Nestlé no mercado mineiro: a comunicação de uma organização global frente aos desafios de um mercado regional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

27.
Bárbara Hellen et. al.. Indicadores de resultados de eventos: reflexão sobre as perspectivas de seus participantes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

28.
Ana Cláudia Bevenuto et. al.. Percepção e identificação com a marca na perspectiva dos consumidores da Farm. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

29.
Ariana Machado et. al.. Como os times de futebol constroem e sustentam suas estratégias com o apoio da comunicação: uma reflexão da experiência do Clube Atlético Mineiro e do Cruzeiro Esporte Clube. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

30.
Hilma Mattos et. al.. Gestão Corporativa da Fiat Automóveis - Uma experiência relevante numa perspectiva de comunicação integrada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

31.
Bárbara Sá et. al.. Comunicação e o diferencial competitivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

32.
Bárbara Magalhães et. al.. Eventos como estratégia de comunicação organizacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

33.
Rafaela Almeida et. al.. Fortalecimento da imagem institucional e da comunicação empresarial via premio ABERJE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

34.
Cibele Miranda et. al.. Relações Públicas na estratégia de repocisionamento institucion. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

35.
Ana Paula Gonçalves et. al.. Relações Públicas como função integradora no processo de marcas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

36.
Andréa Vasconcelos et. al.. Treinamento a Distância: o uso de novas tecnologias para a capacitação dos empregados. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

37.
André Fillizola et. al.. O estudo da intranet como ferramenta de comunicação interna. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

38.
Fabiana Barbosa et. al.. Serra Del Rey Country Club: Projeto de Marketing. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

39.
Adriana Rosa et. al.. A importância da comunicação interna ascendente na implantação de programas de modernização gerencial. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

40.
Cristiana Kumaira et. al.. Comunicação Interna: estratégia para compatibilização dos interesses dos funcionários e fortalecimento do contexto social. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.

41.
Ana Carolina Vidal et. al.. Empresa Júnior de Comunicação Integrada. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Públicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Aléssia Franco Gonçalves.



Outras informações relevantes


Foi sócia-diretora da empresa de Consultoria Lélio Fabiano & Associados / Comunicação Integrada onde atuou por 15 anos - 1991/2006 -; como responsável pelos trabalhos de Planejamento em Comunicação, entre outras atividades de consultoria em comunicação integrada.

Também foi Gerente de Marketing e Comunicação do Jornal Hoje em Dia, Rádio Cidade e TV Record ( 1988/1991 ).

Desenvolveu trabalhos de consultoria para diversos clientes das agências de Publicidade: Tom Comunicação, New, Life, Bárbara, DNA, SMP&B, WG.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 7:51:35