Patricia Pereira Bértoli

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  • Última atualização do currículo em 06/02/2018


Professor adjunto na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Anglo Germânicas (LAG), setor de Inglês. Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2010). Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Professora visitante na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) de agosto de 2012 a julho de 2013 - área de concentração Ensino de Inglês para fins acadêmicos. Mais de 20 anos de experiência no Ensino Superior, na área de Letras, atuando principalmente no ensino de Língua Inglesa e formação de professores, em nível de graduação e pósgraduação, seguindo os seguintes temas: inglês, ensino, lingüística de corpus, letras de música e ensino de Língua estrangeira, ensino de inglês instrumental. Em 2009, parte da pesquisa de doutorado foi desenvolvida nos Estados Unidos, na Mississippi State University, com apoio da CAPES (bolsa de estágio sanduíche - PDEE), de março a novembro de 2009. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Pereira Bértoli
Nome em citações bibliográficas
BÉRTOLI-DUTRA, P.;BERTOLI, P.;Bértoli, Patrícia;BERTOLI, PATRICIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras.
Rua São Francisco Xavier - de 280 a 526 - lado par
Maracanã
20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340834
Fax: (21) 36367000
URL da Homepage: http://www.institutodeletras.uerj.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: LINGUAGEM DA MUSICA POPULAR ANGLO AMERICANA DE 1940 A 2009, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Antônio Paulo Berber Sardinha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Letras de música; Lingüística de Corpus; dimensões; variação linguística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2009
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Mississippi State University (Orientador: Scott Crossley).
Título: LINGUAGEM DA MÚSICA POPULAR ANGLO AMERICANA DE 1940 A 2009, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Antonio Paulo Berber Sardinha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Letras de música; Lingüística de Corpus; dimensões; variação linguística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Explorando a Lingüística de Corpus e Letras de Música na Produção de Atividades Pedagógicas,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Antonio Paulo Berber Sardinha.
Palavras-chave: corpus linguistics; Lingüística de Corpus; ELT; Letras de música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1996
Especialização em LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas Toledo, FIT, Brasil.
1994 - 1995
Especialização em METODOLOGIA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas Toledo, FIT, Brasil.
1987 - 1989
Graduação em Letras.
Centro Universitário Toledo, UNITOLEDO, Brasil.
1984 - 1986
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Cidade de Arçatuba - Anglo, ANGLO, Brasil.
1976 - 1983
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Nossa Senhora Aparecida, CNSA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Atualização para Docentes da UERJ. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2013
Introducao ao R- Modulo A. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
TOEFL ITP Assessment Series. (Carga horária: 15h).
Mastertest, CMD, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Buscando Novos Caminhos. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1999 - 1999
ISO 9000 Serviços - Documentação, Implementação e Certificação. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lexicologia - Curso Inglês Lato Sensu
09/2013 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora de turmas e orientadora de bolsistas no programa LICOM -Linguas para a comunidade.
07/2013 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Inglesa I, II, III, IV, V, IV, VII, VIII
02/2016 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras.

Cargo ou função
Comissão Organizadora do Concurso para Professor Adjunto.
02/2016 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras.

Cargo ou função
Comissão organizadora do Concurso para professor substituto.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Contribuição para Projeto Inglês sem Fronteiras e Inglês para Fins Acadêmicos

Atividades

08/2012 - 07/2013
Ensino, Inglês para Fins Acadêmicos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês para Fins Acadêmicos

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Outro (especifique) - pesquisa, Enquadramento Funcional: pesquisadora sem vinculo empregaticio
Outras informações
membro voluntário não remunerado dos seguintes grupos de pesquisa: DIRECT - Em Direção à Linguagem do Trabalho Grupo de Estudos de Linguística de Corpus sem vínculo empregatício


Colégio Cidade de Arçatuba - Anglo, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 6
Outras informações
professora de lingua inglesa no Ensino Médio Colégio Anglo


Faculdades Integradas Toledo, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora doutora, Carga horária: 30

Atividades

03/2010 - 09/2011
Ensino, Formação de Professores de Língua Estrangeira, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Tradução e o Ensino de Língua Estrangeira
Ensino de Língua Estrangeira - Inglês
02/2006 - 03/2011
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica em Língua Estrangeira
02/2001 - 03/2011
Ensino, Sistemas de informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Instrumental
02/1995 - 03/2011
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Língua Inglesa IV
Língua Inglesa V
Língua Inglesa VI
Língua Inglesa VII
Língua Inglesa VIII
02/1992 - 03/2011
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Inglesa e Norte Americana
03/2000 - 02/2011
Serviços técnicos especializados , Aracatuba, .

Serviço realizado
membro permanente de correcao de redacoes do vestibular.
07/2010 - 12/2010
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês
02/2010 - 12/2010
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Instrumental
09/2002 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Aracatuba, Aracatuba.

Atividade realizada
chefe do laboratorio de linguas.
02/2002 - 12/2010
Direção e administração, colegiado do curso de Letras, .

Cargo ou função
membro do colegiado de curso.
03/2008 - 12/2009
Ensino, Formação de Professores de Língua Estrangeira, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Tradução e o ensino de língua estrangeira
Ensino de Lingua Estrangeira - Inglês
02/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Aracatuba, .

Atividade de extensão realizada
Ministrou o curso Intensivo de Inglês Básico.
05/2005 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Aracatuba, .

Cargo ou função
representante docente eleita para o Conselho Universitário (CONSU).
08/2005 - 12/2007
Ensino, LÍNGUAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM COMUNICAÇÃO E LI, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua: Uma Abordagem Instrumental
04/2007 - 10/2007
Extensão universitária , Aracatuba, .

Atividade de extensão realizada
curso de extensão: Talking about movies.
03/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Aracatuba, .

Atividade de extensão realizada
curso de extensão: A Literatura de Língua Inglesa no Ensino Fundamental: o texto e a construção do conhecimento.
03/2004 - 09/2005
Ensino, LÍNGUAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM COMUNICAÇÃO E LI, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua: Uma Abordagem Instrumental
05/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Aracatuba, .

Atividade de extensão realizada
orientação de projeto: Página virtual do Curso de Letras.
02/2001 - 12/2004
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Instrumental
03/2004 - 10/2004
Extensão universitária , Aracatuba, .

Atividade de extensão realizada
curso de extensão: Oficina de Estudos Dramáticos.
04/2001 - 12/2003
Extensão universitária , Aracatuba, .

Atividade de extensão realizada
orientação de projeto de ensino de línguas a deficientes visuais.
09/1999 - 01/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Aracatuba, .

Cargo ou função
Conselho Acadêmico.
02/2000 - 12/2001
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Instrumental
02/1999 - 12/2001
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Instrumental
02/1997 - 08/1999
Direção e administração, Aracatuba, .

Cargo ou função
chefe do Departamento de Linguas e Literaturas.
02/1997 - 08/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Aracatuba, .

Cargo ou função
Conselho Departamental.
03/1996 - 12/1996
Ensino, Letras - Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa
04/1994 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - Centro Educacional Toledo
08/1990 - 03/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - Centro Educacional Toledo

Nossa Caixa Nosso Banco, NCNB, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: auxiliar administrativo, Carga horária: 30

Atividades

08/1989 - 12/1997
Serviços técnicos especializados , agência Araçatuba, .

Serviço realizado
auxiliar administrativo.

Centro de Cultura Ânglo Americana - CCAA, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1996
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professora de língua inglesa, Carga horária: 9
Outras informações
escola de idiomas

Atividades

03/1989 - 11/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
ensino de Língua Inglesa (escola de idiomas)

Cooperativa de Ensino de Araçatuba, COESA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora de Língua Inglesa, Carga horária: 4
Outras informações
Ensino Médio


Colégio Nossa Senhora Aparecida, CNSA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora de língua inglesa, Carga horária: 4
Outras informações
Ensino Fundamental



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Corpora de Aprendizes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Deise Prina Dutra em 31/10/2016.
Descrição: Grupo já colaborou com outros grupos de pesquisa, entre eles, o GELC, liderado por Antonio Paulo Berber Sardinha para compilação do Br-ICLE, subcorpus com redações de alunos brasileiros a fazer parte do Internacional Corpus of Learner English (ICLE) a partir de 2016. Atualmente, nosso grupo compila dois outros corpora de aprendizes o CorIFA (Corpus de Aprendizes Brasileiros de Inglês) e o CorIsF (Corpus do Inglês sem Fronteiras) com textos de alunos universitários de vários estados do Brasil. Há poucos estudos no país sobre a produção escrita e oral de alunos universitários de inglês oriundos de várias áreas do conhecimento. Este grupo suprirá esta necessidade, podendo colaborar para criação de cursos e de atividades mais adequados às necessidades dos alunos que querem desenvolver seu inglês para fins acadêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patricia Pereira Bértoli - Integrante / Deise Prina Dutra - Coordenador / Barbara Malveira Orfanó - Integrante / Alexandre Delfino Xavier - Integrante.
2015 - Atual
Ensino e aprendizagem de líguas: abordagens, metodologias e tecnologias
Descrição: O objetivo deste grupo de pesquisa é refletir sobre a importância da utilização de metodologias ativas e a integração das tecnologias de informação e comunicação ao processo de formação e o desenvolvimento de professores de idiomas. Uma das possíveis questões é o (des)preparo dos atuais cursos de licenciaturas em Letras para receberem e trabalharem com uma geração dita como mais conectada, incluindo aí uma discussão sobre as competências linguísticas e metodológicas necessárias a esta possível reformulação. A discussão pode ser útil para (futuros) educadores em geral, pois possivelmente lidam (ou lidarão) com diferentes gerações de professores, coordenadores e alunos. Esperamos que as pesquisas desenvolvidas pelo grupo impliquem em uma aplicação mais eficaz de metodologias, abordagens e de tecnologias educacionais, como suporte para a construção de uma educação mais problematizadora, desafiadora, crítica e que propicia a construção de conhecimento colaborativamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Patricia Pereira Bértoli - Integrante / Marcela Iochem Valente - Integrante / Janaína da Silva Cardoso - Coordenador / Bianca Walsh - Integrante / Poliana Coeli Costa Arantes - Integrante.
2012 - 2013
Inteligibilidade na escrita de aprendizes brasileiros de inglês para fins acadêmicos
Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido na UFMG que trata da investigação da presença e frequência de características linguísticas específicas na escrita de aprendizes de inglês para fins acadêmicos, com vistas a classificar o nível de compreensão dos textos que produzem em relação à produção de falantes nativos.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Descrição: O grupo vem contribuindo de forma bastante significativa para a formação de mestres e doutores de várias universidades públicas e privadas do país. O grupo se faz presente em todos os eventos acadêmicos relevantes da área e, nos últimos anos, vem apresentando trabalhos no exterior, gerando publicações dentro e fora do país e ampliando a interação com a comunidade acadêmica internacional. Três de seus membros assumiram a direção da ALAB (Associação de Lingüística Aplicada do Brasil) no biênio 2001-2002 e lançaram o primeiro número da Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, que já se encontra em seu quarto ano de publicação. O grupo criou também o CELiA (Centro de Estudo em Lingüística Aplicada) e o projeto de pesquisa que envolve o maior número de participantes do centro é o AMFALE [http://www.veramenezes.com/amfale.htm]. Pioneiro, em sua área, na oferta de disciplinas online no país, tanto na graduação quanto na pós-graduação, o grupo lidera, no momento, relevante projeto de ensino sobre aprendizagem de leitura em inglês online associado ao consórcio UNIREDE de universidades públicas brasileiras. Além desse projeto, há vários projetos de pesquisa, em andamento e concluídos, que culminaram com a publicação, em 2001, do livro "Interação e aprendizagem em ambiente virtual" e em 2004 do livro "A gramática e o vocabulário no ensino de inglês: novas perspectivas". Há uma constante interação com outros grupos de pesquisa no país, como por exemplo o grupo "Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras" da UFG, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina F. Dalacorte. Dois livros com trabalhos de pesquisadores dos dois grupos, estão sendo editados: um na UFMG e outro na UFG. Os dois grupos também desenvolvem intercâmbio constante através de participação de seus componentes em bancas de defesa de Mestrado e de Doutorado nas duas instituições, e na apresentação conjunta de trabalhos em eventos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
DIRECT - Em direção à Linguagem do Trabalho
Descrição: O Direct foi instituído, no início de 1990, desde o início com financiamento de agências (FAPESP, CNPq, CAPES, Conselho Britânico) em um convênio envolvendo a PUCSP e a Universidade de Liverpool. Seus principais objetivos eram descrever, nos negócios, as situações profissionais em que inglês e português são usados, em situações bem-sucedidas ou não e as causas de possíveis problemas de comunicação; contribuir à pesquisa em Lingüística Aplicada, em particular na análise de gêneros e de processos discursivos. Hoje enfoca mais, incluindo a linguagem do trabalho como um todo. Sua base teórica é a Lingüística Sistêmico Funcional, por um lado e a de Corpus, que alguns pesquisadores desenvolvem e outros usam como instrumental metodológico e auxiliar. Outras teorias compatíveis com os princípios Firthianos da LSF utilizados são a análise critica do discurso, a análise positiva do discurso e a sociolingüística de Bernstein e o socioconstrutivismo. Tem produzido publicações em revistas e livros no Brasil e fora; uma série denominada Faces da Lingüística Aplicada, publicada pela Ed. Mercado de Letras; uma série de Working Papers -DIRECT (mais de 50); teses de mestrado e doutorado e artigos; Banco de Dados, um corpus eletrônico de negócios e geral, escrita e fala, disponibilizado a pesquisadores em geral - inclui o Banco de Português, o maior corpus de português hoje; e um conjunto de ferramentas de análise de corpus online que é o maior do mundo. Foram abertas linhas de pesquisa de ponta no programa, decorrentes da atividade do projeto, mas os pesquisadores continuam no grupo - Aprendizagem de Línguas via Rede e Lingüística de Corpus. Há uma vinculação estreita dos projetos do grupo com questões sociais e com a intervenção para melhoria da situação social de envolvidos. Essa vinculação social também é responsável pela preocupação do grupo em aplicar seus achados a situações de aprendizagem e formação profissional, tanto em situações presenciais como a distância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (28) Doutorado: (10) .
Integrantes: Patricia Pereira Bértoli - Integrante / Antonio Paulo Berber Sardinha - Integrante / Leila Barbara - Coordenador.
2008 - Atual
Grupo de Estudos de Liguística de Corpus
Descrição: Proposta do grupo: A Lingüística de Corpus ocupa-se da coleta e exploração de corpora, ou conjuntos de dados lingüísticos textuais que foram coletados criteriosamente com o propósito de servirem para a pesquisa de uma língua ou variedade lingüística, armazenados em computador. No Brasil, a Lingüística de Corpus é recente, existindo formalmente talvez desde 1999, quando ocorreram os primeiros grandes encontros nacionais da área (na PUCSP e na USP). O GELC congrega pesquisadores docentes e discentes situados em vários locais do território nacional, que trabalham em diversas frentes de pesquisa e aplicação. O grupo vem em resposta a um "crescimento qualitativo e quantitativo das pesquisas realizadas e a crescente formação em recursos humanos, uma vez que já se observa a realização de iniciações científicas, mestrados e doutorados que têm como tema central a Lingüística de Corpus, o que legitima cada vez mais essa disciplina no Brasil" (Berber Sardinha & Barcellos Almeida, no prelo). Objetivos maiores: -Consolidar e divulgar a Lingüística de Corpus no país. -Disseminar a pesquisa em Lingüística de Corpus brasileira no exterior. -Promover intercâmbio com grupos de pesquisa nacionais e internacionais. -Integrar a Lingüística de Corpus com outras áreas do saber. -Criar e disponibilizar corpora à comunidade nacional e internacional. -Desenvolver e oferecer ferramentas de análise de corpora gratuitas. -Tornar a Lingüística de Corpus mais acessível a todos os interessados. -Criar interfaces simples de acesso a recursos informatizados da área. -Formar quadros de pesquisadores em Lingüística de Corpus. -Publicar livros, artigos, working papers, coletâneas e demais trabalhos de qualidade de pesquisas resultantes do grupo. -Fomentar a participação de lingüistas de corpus brasileiros em publicações estrangeiras de qualidade. -Defender a necessidade de engajamento do lingüista de corpus em questões sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) Doutorado: (6) .
Integrantes: Patricia Pereira Bértoli - Coordenador / Antonio Paulo Berber Sardinha - Integrante / Deise Prina Dutra - Integrante / Tania Maria Granja Shepherd - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Preparatório para o TOEFL
Descrição: Projeto DCI FAPERJ, com aulas preparatórias para o exame do TOEFL ministradas por alunos da graduação e do mestrado.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Patricia Pereira Bértoli - Coordenador / Elaine Nunes Gonçalves - Integrante / Thayná de Barros Pessanha - Integrante / Clifford Castro Smith - Integrante / Danielle Marques de Lima - Integrante.
2013 - Atual
PROINICIAR
Descrição: Projeto de ensino de inglês instrumental para a comunidade acadêmica interna da UERJ com duas oficinas interligadas: Oficina Introdução à Leitura em Inglês e Oficina Meusica em Inglês.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Patricia Pereira Bértoli - Coordenador / Marcelli Claudini Teixeira Cardoso - Integrante / Carolina Santos de Castro - Integrante / Natália de Souza Azevedo - Integrante / Leticia Santoro Teixeira Pontes - Integrante.Número de orientações: 2
2013 - Atual
LICOM - Linguas para a Comunidade
Descrição: Orientadora de curso de inglês e orientadora de bolsistas do Projeto LICOM/PLIC que oferece cursos de língua inglesa para a comunidade da UERJ, incluindo o público interno (alunos, professores e outros servidores) e também o público externo. Os docentes são alunos da graduação da UERJ, orientados por seus professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (48) / Especialização: (1) .
Integrantes: Patricia Pereira Bértoli - Coordenador / Janaína da Silva Cardoso - Integrante / Maria Alice Antunes - Integrante / Alcebíades Martins Areas - Integrante / Dulcineide V do Nascimento - Integrante / Tania Mara Nunes de LIma Camara - Integrante / Ebal Sant'Ana Bolacio Filho - Integrante.Número de orientações: 3


Outros Projetos


2015 - Atual
PIBID-CAPES - Saber escolar e formação docente na Educação Básica - Subprojeto de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa
Descrição: Projeto de iniciação à docência que reúne um coordenador de área, um supervisor (professor da escola pública) e seis bolsistas de iniciação à docência (alunos da Licenciatura de Inglês da UERJ). O objetivo é promover uma experiência de letramento integrador em inglês (particularmente das habilidades de escrita e leitura) através de novas mídias e atividades lúdicas. O projeto prevê a produção de materiais e atividades instrucionais a partir de situações comunicativas vivenciadas no meio digital. A tomada de decisões será orientada pela perspectiva da pesquisa-ação, a ser conduzida de forma colaborativa pelos atores do projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Patricia Pereira Bértoli - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: The ESPecialist
2010 - Atual
Periódico: Revista l@el em (dis-)curso


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Diálogos & Ciência (FTC Feira de Santana. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: The Especialist (PUCSP)
2010 - Atual
Periódico: Revista L@el em (Dis-)Curso
2015 - Atual
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Professor Adjunto, UERJ.
2012
Professor Visitante, UFMG.
2010
doutor, Pontifìcia Universidade Católica de São Paulo.
2010
professor PEBII, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
2002
mestre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
1994
PROFESSOR III, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:10
Total de citações:11
Bértoli Dutra  Data: 01/12/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Bértoli, Patrícia2017Bértoli, Patrícia; SHEPHERD, Tania M. G. . A Escrita em Língua Estrangeira na Universidade: Um estudo de caso. RAÍDO (ONLINE), v. 11, p. 355-369, 2017.

2.
BERTOLI, P.2015BERTOLI, P.; SHEPHERD, T. M. G. . Escrita Acadêmica: um estudo exploratorio de quadrigramas. The Especialist (PUCSP), v. 36, p. 23980, 2015.

3.
BISSACO, C. M.2015BISSACO, C. M. ; NARDY, Mariana ; CORREA, C. ; BERTOLI, P. ; ARENA, D. B. . Consumismo infantil: um olhar Bakhtiniano às ideologias veiculadas pela mídia. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, p. 209-228, 2015.

4.
BERTOLI, PATRICIA2014 BERTOLI, PATRICIA. Convergência Lexical entre Letras de música e Inglês Geral: Um estudo baseado em Corpus. Letras & Letras (Online), v. 30, p. 401-420, 2014.

5.
BÉRTOLI-DUTRA, P.2002 BÉRTOLI-DUTRA, P.. APLICANDO A LINGÜÍSTICA DE CORPUS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE LETRAS DE MÚSICA. Intercâmbio (PUCSP), São Paulo, v. XI, p. 131-139, 2002.

6.
BÉRTOLI-DUTRA, P.2002BÉRTOLI-DUTRA, P.. Entendendo as Metáforas em Letras de Música: uma proposta de leitura em língua estrangeira. Universitária (Associação de Ensino Marechal Cândido Rondon), Araçatuba, v. 5, n.1, p. 131-139, 2002.

7.
BÉRTOLI-DUTRA, P.2001BÉRTOLI-DUTRA, P.. APLICANDO A LINGÜÍSTICA DE CORPUS NO ENSINO DE 'LIKE' EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE LETRAS DE MÚSICA. Universitária (Associação de Ensino Marechal Cândido Rondon), Araçatuba - SP, v. 4, n.1, p. 140-157, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Bértoli, Patrícia; Lorca, Marcia ; DAMAZO, F. A. F. T. ; PINHEIRO, C. E. B. ; Baracat, A ; Ester Mian da Cruz ; Nascimento, R.I ; Campezi, M. M. ; Luceni, A. ; Consolaro, H. . Coletânea Soletrando. 1. ed. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2016. 159p .

Capítulos de livros publicados
1.
Werner, Valentin ; Bértoli, Patrícia ; PINTO, Marcia V. ; Trotta, Joe ; Wlashe, Shane ; Bramlett, Frank ; Westphal, Michael ; Jansen, Lisa ; Schubert, Christoph ; Summer, Theresa ; Bruti, Silvia ; Bednarek, Monika . Song Lyrics: From Multidimensinal Analysis to the Foreign Language Classroom. In: Valentin Werner. (Org.). The Language of Pop Culture. 1ed.New York: Routledge, 2018, v. , p. 210-229.

2.
Bértoli, Patrícia. Patricia Pereira Bertoli. In: Patricia Pereira Bertoli; Francisco Antonio Ferreira Tito Damazo. (Org.). Coletânea Soletrando. 1ed.Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2016, v. 1, p. 9-21.

3.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Multi-Dimendional analysis of pop songs. In: Berber Sardinha, Tony; Veirano Pinto, Marcia. (Org.). Multi-Dimensional Analysis, 25 years on: A tribute to Douglas Biber. 1ed.Amsterdam: John Benjamins, 2014, v. , p. 151-177.

4.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; PINTO, Marcia V. . Música. In: Berber-Sardinha, Tony; Shepherd, Tania M.G.; Delegá-Lúcio, Denise; Ferreira, Telma S.. (Org.). Tecnologias e Mídias no ensino de inglês: o corpus nas receitas. 1ed.Cotia: Macmillan do Brasil, 2012, v. 1, p. 46-68.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Bértoli, Patrícia. A idade e a língua. Folha da Região, Aracatuba-SP, 18 out. 2016.

2.
BERTOLI, P. ; Bértoli, Patrícia . Tradução: da pedra ao app que fala. Folha da Região, 08 set. 2016.

3.
Bértoli, Patrícia. Rice will Greek?. Folha da Regiao, Aracatuba-SP, 28 jul. 2016.

4.
Bértoli, Patrícia. As vantagens de ser invisível. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 16 jun. 2016.

5.
Bértoli, Patrícia. Polidez na Língua. Folha da Regiao, Aracatuba, 05 maio 2016.

6.
Bértoli, Patrícia. Ser ou não ser é conhecer. Folha da Região, Aracatuba - SP, 24 mar. 2016.

7.
Bértoli, Patrícia. Conhecendo uma palavra. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 11 fev. 2016.

8.
Bértoli, Patrícia. Gênese. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 31 dez. 2015.

9.
Bértoli, Patrícia. Pausas Necessárias. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 19 nov. 2015.

10.
Bértoli, Patrícia. Falsas e verdadeiras palavras amigas. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 08 out. 2015.

11.
Bértoli, Patrícia. Vantagem em ser bilíngue. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 27 ago. 2015.

12.
Bértoli, Patrícia. Selfie ou autorretrato. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 23 jul. 2015.

13.
Bértoli, Patrícia. Reconhecendo pistas na leitura. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 18 jun. 2015.

14.
Bértoli, Patrícia. Palavras e Origens. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 14 maio 2015.

15.
Bértoli, Patrícia. Inglês Britânico ou Americano. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 09 abr. 2015.

16.
Bértoli, Patrícia. Aprendizagem a Distância. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 03 mar. 2015.

17.
Bértoli, Patrícia. Meta para o ano novo: inglês. Folha da Região, Aracatuba, 29 jan. 2015.

18.
Bértoli, Patrícia. Dickens e os Fantasmas de Natal. Folha da Regiao, Aracatuba - SP, 25 dez. 2014.

19.
Bértoli, Patrícia. Professor nativo ou não-nativo. Folha da Região, Aracatuba - SP, 19 nov. 2014.

20.
Bértoli, Patrícia. Fluência Linguística. Folha da Regiao, Aracatuba, 16 out. 2014.

21.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Ler para crer. Folha da Regiao, Aracatuba, 04 set. 2014.

22.
Bértoli, Patrícia. Morte é vida na Língua. Folha da Regiao, Aracatuba, 24 jul. 2014.

23.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Língua, futebos e Copa do Mundo. Folha da Regiao, Aracatuba, 12 jun. 2014.

24.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Comunicação Eficiente. Folha da Regiao, Aracatuba, 27 mar. 2014.

25.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Refinar a pronúncia. Folha da Regiao, Aracatuba, 06 fev. 2014.

26.
Bértoli, Patrícia. Língua por meio de Instrumentos. Folha da Regiao, Aracatuba, 27 dez. 2013.

27.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Halloween. Folha da Regiao, Aracatuba, 31 out. 2013.

28.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. A 'fácil' tarefa de traduzir. Folha da Regiao, Aracatuba, 12 set. 2013.

29.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Dublado ou Legendado?. Folha da Regiao, Aracatuba, 25 jul. 2013.

30.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Inglês: quando começar?. Folha da Regiao, Aracatuba, 18 abr. 2013.

31.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Independência Consciente. Folha da Regiao, Aracatuba, 28 fev. 2013.

32.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Penso, logo .... Folha da Região, Aracatuba, 10 jan. 2013.

33.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Inglês Proficiente. Folha da Região, Aracatuba, 22 nov. 2012.

34.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Sem inglês?. Folha da Região, Aracatuba, 04 out. 2012.

35.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. É errando que se aprende. Folha da Região, Aracatuba, 16 ago. 2012.

36.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Corpus e o Ensino de Línguas. Folha da Região, Aracatuba, 02 jul. 2012.

37.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Língua e Teoria. Folha da Região, Aracatuba, 10 maio 2012.

38.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Música na aprendizagem de língua estrangeira. Folha da Região, Araçatuba, 22 mar. 2012.

39.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. A pronúncia do inglês e o mundo globalizado. Folha da Região, Araçatuba, 02 fev. 2012.

40.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. A Língua e a origem das palavras. Folha da Região, Araçatuba, 15 dez. 2011.

41.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. O inglês na escola. Folha da Região, Araçatuba, 27 out. 2011.

42.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Diga-me com quem andas que direi quem és. Folha da Região, Araçatuba, 01 set. 2011.

43.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Chutar bem para ler melhor. Folha da Região, Araçatuba-SP, 30 jun. 2011.

44.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Conhecer para ler melhor. Folha da Região, Araçatuba - SP, 28 abr. 2011.

45.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Aprender inglês: não vale a pena andar na contra mão. Folha da Região, Araçatuba - SP, 24 fev. 2011.

46.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Feliz Natal, Merry Christmas ou Sheng Tan Kuai Loh?. Folha da Região, Araçatuba - SP, 23 dez. 2010.

47.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Ensinar outra língua: profissão de ajuda. Folha da Região, Araçatuba, 21 out. 2010.

48.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Língua estrangeira e pesquisa. Folha da Região, Araçatuba, sâo Paulo, 19 ago. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Song Lyrics and Speech: similarities, differences and multidimensional analysis of song Lyrics form 1940 to 2009. In: VIIth GSCP International Conference : Speech and Corpora, 2012, Belo Horizonte. Proceedings of the VIIth GSCP International Conference : Speech and Corpora. Firenze: Firenze University Press, 2011.

2.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BISSACO, C. M. . In the name of love - Theme in U2 songs. In: 33rd International Systemic Functional Congress, 2006, Sao Paulo. 33rd ISFC - SFL and Interdisciplinary Dialogue:politics, education and business - Program and Abstracts. São Paulo, 2006. p. 86-86.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BERTOLI, P.. A multidimension analysis of song lyrics. In: ISLE 4- 4th Conference of the International Society for the English Language, 2016, Poznan-PL. BOOK OF ABSTRACTS of the 4th Conference of the International Society for the English Language. Poznan, 2016. p. 208-209.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Variações lexicais em inglês na escrita acadêmica de alunos brasileiros pré e pós atividades. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2015, Belém-PA. Caderno de Resumos do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belem: ABRALIN, 2015. p. 709-710.

2.
BERTOLI, P.. Small Corpus for immediate solutions. In: 20o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2015, Sao Paulo - SP. Caderno de Resumos: 20º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada: As Múltiplas Faces da Linguagem. Sao Paulo: LAEL, 2015. p. 58-59.

3.
BERTOLI, P.; SHEPHERD, T. M. G. . O uso de quadrigramas na escrita acadêmica. In: 8a. ESCOLA BRASILEIRA DE LINGUISTICA COMUTACIONAL 13o. ENCONTRO DE LINGUISTICA DE CORPUS., 2015, Joao Pessoa - PB. Caderno de Resumos, 2015. p. 39-39.

4.
BERTOLI, P. ; BÉRTOLI-DUTRA, P. . Lexical Bundles in Brazilian Students? academic writing-teaching. In: AACL 2014 - American Assiciation for Corpus Linguistics, 2014, Flagstaff, Az. AACL 2014 - American Assiciation for Corpus Linguistics program, 2014.

5.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Multidimensional Analysis of Pop Song Lyrics. In: AACL - American Association for Corpus Linguistics Conference, 2013, San Diego. AACL 2013, 2013.

6.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Feixes Lexicais na Escrita de aprendizes Brasileiros. In: 19 INPLA - 5 SIL, 2013, SAO PAULO. INPLA-SIL 2013. Sao Paulo: PUC-SP, 2013.

7.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. 'Linguística de Corpus e Aprendizagem Baseada em Tarefas: uma proposta de atividade'. In: VIII Congresso Internacional da Abralin Caderno de Resumos, 2013, Natal. VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013.

8.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Dimensões Semânticas da música popular anglo-americana: um estudo baseado em Linguística de Corpus e Análise Multidimensional. In: 18o. InPLA, 2011, Sao Paulo. 18o. Inpla Intercambio de pesquisa em linguistica aplicada. sao Paulo, 2011.

9.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BERBER SARDINHA, A. P. ; PINTO, Marcia V. . Recent Perspectives on Multi-Dimensional Analysis - Dimensions of variation in British and American pop music. In: Corpus Linguiistics Conference 2011, 2011, Birmingham - UK. Proceedings of Corpus Linguistics Conference 2011. Birmingham - UK, 2011.

10.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Moodle: a ferramenta e a avaliação. In: VIII ENPEX, 2008, Aracatuba, SP. Enpex. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Aracatuba: UniToledo, 2008. p. 217-217.

11.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Letras De Musica na Aprendizagem de Iingles em Ambiente Virtual. In: 56o. GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGUISTICOS, 2008, SAO JOSE DO RIO PRETO. 56o. GEL. SAO JOSE DO RIO PRETO, 2008.

12.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Lingüística de Corpus e Letras de Música no ensino de inglês online. In: 16o. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Linguagem em Atividades - caderno de resumos. São Paulo: PUC-SP - LAEL, 2007. p. 334-335.

13.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Automating the preparation of corpus-based EFL activities with song lyrics. In: Corpus Linguistics, 2007, Birmingham, UK. Abstracts Corpus Linguistics 2007. Birmingham: University of Birmingham, 2007. p. 20-20.

14.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. O tema nas cançoes do U2. In: VII ENPEX - Encontro de Pesquisa e Extensao, 2007, Aracatuba. VII ENPEX - programação e resumos. Aracatuba: UniToledo, 2007. p. 130-130.

15.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BISACO, C. M. . In the name of love - Theme in U2 songs. In: 33rd ISFC, 2006, Sao Paulo. SFL and Interdisciplinary dialogue: politics, education and business. Sao Paulo: LAEL - PUC-SP, 2006. p. 86-86.

16.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Explorando a Linguistica de Corpus no Ensino de LInguas. In: II ENPEX - Encontro de Pesquisa e Extensão, 2002, Aracatuba. II ENPEX. Aractuba, 2002. p. 50-50.

17.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Explorando a Linguistica de Corpus e Letras de musica no desenvolvimento de atividades pedagogicas. In: 12o. INPLA, 2002, Sao Paulo. As Interlocuções na Linguistica Aplicada. Sao Paulo, 2002. p. 208-208.

18.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Explorando concordancias no desenvolvimento e aplicacao de atividades baseadas em letras de musica. In: I ENPEX, 2001, Aracatuba, SP. I ENPEX - Encontro de Pesquisa e Extensão, 2001. p. 47-47.

19.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Aplicando a Linguistica de Corpus no ensino de lingua inglesa. In: 11o. InPLA - Intercambio de Pesquisas em Linguisticaz Aplicada, 2001, Sao Paulo. Estudos da linguagem e Outras Areas do Conhecimento. Sao Paulo, 2001. p. 41-41.

20.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Song Lyrics in the Classroom versus real English on the computer. In: 7th Braz-Tesol National Conference, 2000, Sao Paulo. Braz-Tesol The driving force in ELT. Sao Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 31-31.

21.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. A Linguistica de Corpus explorando Letras de Musica na sala de aula. In: 10o. InPLA - Intercambio de Pesquisas em Linguistica Aplicada, 2000, Sao Paulo. As Faces da Linguistica Aplicada: Evolução e Transformações. Sao Paulo, 2000. p. 65-66.

Apresentações de Trabalho
1.
Bértoli, Patrícia. Letras de música e padronização da linguagem: da teoria para a sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Bértoli, Patrícia; Fenrnandez, R. ; Pedrosa, A.B.R. ; Regua, R.X. ; Douza, T.M. ; Pereira, T.S. . Relatos de experiências do projeto de inglês da UERJ Maracanã. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Bértoli, Patrícia. A multidimensional analysis of song lyrics. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BERTOLI, P.. Variações lexicais em inglês na escrita acadêmica de alunos brasileiros pré e pós atividades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BERTOLI, P.; SHEPHERD, T. M. G. . Linguistica de Corpus: Aplicações atuais e novos caminhos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BERTOLI, P.; DUTRA, D. P. ; PINTO, P. T. . Linguística de Corpus e Corpora de Aprendiz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BERTOLI, P.. Small Corpus for immediate solutions. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. LEXICAL BUNDLES IN BRAZILIAN STUDENTS? ACADEMIC WRITING. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Análise Multidimensional: fatores semânticos em letras de música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Song lyrics and speech: similarities, differences and multi-dimension analysis of song lyrics form 1940 to 2009. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Dimensões semânticas da música popular anglo-americana: um estudo baseado em linguística de corpus e análise multidimensional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; SOUZA, S. C. ; PETER, C. E. M. . Globalização: Multiculturalismo ou Massificação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Multidimension Analysis of Lyrics. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Moodle: a ferramenta e a avaliação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Letras de Música na aprendizagem de inglês em ambiente virtual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Linguistica de Corpus e Ensino de Linguas com Letras de Musica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Automating the preparation of corpus-based EFL activities with song lyrics. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Lingüística de Corpus e Letras de Música no ensino de inglês online. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. O TEMA NAS CANÇÕES DO U2. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BISSACO, C. M. . In the name of love - Theme in U2 songs. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Lingüísctica de Corpus trabalhando letras de música na sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Lingüística de Corpus no desenvolvimento de atividades de ensino do Língua Inglesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Explorando a Lingüística de Corpus e letras de música no desenvolvimento de atividades pedagógicas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Explorando a Lingüística de Corpus no Ensino de Línguas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Aplicando a lingüística de Corpus no ensino de Língua Inglesa através de letras de música. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Explorando Concordâncias no desenvolvimento e aplicação de atividades baseadas em letras de música. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. A Linguística de Corpus explorando letras de música na sala de aula. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. A Lingüística de Corpus explorando letras de música na sala de aula. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Song Lyrics in the Classroom versus Real English in Computer. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Contos escolhidos: 23o. Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba. Araçatuba, SP, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. UNIVERSITÁRIA - Revista do Curso de Mestrado em Direito. Birigui: boreal, 2006. (Tradução/Outra).

3.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. UNIVERSITÁRIA - Revista do Curso de Mestrado em Direito - v.5, n.1, jul. 2005. Birigui: editora Boreal, 2005. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Chat Cleaner. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Revista Diálogos e Ciências. 2012.

2.
diversos ; BÉRTOLI-DUTRA, P. . Revista L@el em Discurso. 2012.

3.
diversos ; BÉRTOLI-DUTRA, P. . Revista L@el em Discurso. 2011.

4.
diversos ; BÉRTOLI-DUTRA, P. . 18o. INPLA. 2011.

5.
diversos ; BÉRTOLI-DUTRA, P. . Revista L@ael em Discurso. 2010.

6.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; diversos . IX Encontro de Linguística de Corpus. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Intensivo de Inglês Básico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; PINHEIRO, C. E. B. . Introdução à Literatura de Língua Inglesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. TALKING ABOUT MOVIES - Prática da oralidade em Língua Inglesa por meio de análises críticas de filme. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. 33rd International Systemic Functional Conference - proceedings. 2006. (Editoração/Anais).

5.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; PINHEIRO, C. E. B. . A LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O TEXTO E A CONSTRUÇÃO. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; PINHEIRO, C. E. B. . Oficina de estudos dramáticos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. . Universitária. 2003. (Editoração/Periódico).

8.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. . Universitária. 2002. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DUTRA, D. P.; ORFANO, B. M.. Participação em banca de DANILO DUARTE COSTA. LINKING ADVERBIALS IN APPLIED LINGUISTICS RESEARCH ARTICLES: A CORPUS-BASED STUDY. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DUTRA, D. P.; SHEPHERD, T. M. G.. Participação em banca de Gustavo Estef Lino da Silveira. Análise de Quadrigramas na escrita em inglês como língua estrangeira: um estudo baseado em corpus. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BERBER SARDINHA, A. P.; CECATTI, Sonia Garcia Pereira. Participação em banca de Rosana de Barros Silva e Teixeira. Termos de (onco)mastologia: uma abordagem mediada por corpus. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BERBER SARDINHA, A. P.; FINATTO, Maria José Borcony; LÚCIO-DELEGÁ, Denise. Participação em banca de Rosa de Barros Silva e Teixeira. Termos de (onco)mastologia: uma abordagem mediada por corpus. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BERBER SARDINHA, A. P.; LÚCIO-DELEGÁ, Denise. Participação em banca de Tadeu Naoki Coraini Okubaru. Continuidade Conceitual - A variação nas letras de Frank Zappa. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Bértoli, Patrícia; DUTRA, D. P.; Mello, Heliana R.; Almeida, Valdência C.; ORFANO, B. M.. Participação em banca de Annallena de Souza Guedes. Verbos do inglês acadêmico escrito e suas colocações: um estudo baseado em um corpus de aprendizes brasileiros de inglês. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Bértoli, Patrícia; BERBER SARDINHA, A. P.; CAMARGO, ZA; LESSA, A.B.C.T.. Participação em banca de Juliana Pereira Souto Barreto. A Redação de Vestibular sob uma perspectiva multidimensional: uma abordagem da Linguística de Corpus". 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
BERBER SARDINHA, A. P.; Caltabiano, M.A.; ROSA, Marcello M.; LOPES, Maria Cecília; BÉRTOLI-DUTRA, P.. Participação em banca de Renata Condi de Souza. A REVISTA TIME EM UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
BERTOLI, P.; OLIVEIRA, Floriano J. G.; BARBOSA, J. L.. Participação em banca de Marek Mateusz Polak. A Favela Carioca Estetizada: os esteriótipos, o estigma e o mito.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; LOPES, Maria Cecília; BERBER SARDINHA, A. P.. Participação em banca de Denise Delegá-Lúcio. Aplicação diagnóstica da análise multidimensional: estudo baseado em análise multidimensional de corpora de aprendiz. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BERBER SARDINHA, A. P.; LOPES, Maria Cecília; ROSA, Marcello M.. Participação em banca de Renata Condi de Souza. Um estudo diacrônico e multidimensional das reportagens de capa da revista Time. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BERBER SARDINHA, A. P.; LOPES, Maria Cecília. Participação em banca de Denise Delegá-Lúcio. Aplicação diagnóstica da análise multidimensional: estudo baseado em análise multidimensional de corpora de aprendiz. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
BERBER SARDINHA, A. P.; BÉRTOLI-DUTRA, P.; CROSSLEY, S.. Participação em banca de Renata Condi de Souza. Cover Stories: um estudo linguístico das revistas semanais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; BERBER SARDINHA, A. P.. Participação em banca de Renata Condi de Souza. Cover Stories: um estudo linguístico das revistas semanais. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, Karenine M. R.; BÉRTOLI-DUTRA, P.. Participação em banca de João Victor Garcia Diniz Guirado.A eliptronicidade: teoria dis estímulos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Toledo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BALOCCO, A. E.; BERTOLI, P.; VALENTE, M. I.. Processo Seletivo Professor Substituto da UERJ. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BERTOLI, P.; SHEPHERD, T. M. G.. SEEDUC - Professor Docente I. 2014. Fund. Centro Est. de Estatísticas, Pesquisas e Form. de Serv. Púb. do RJ.

Outras participações
1.
Bértoli, Patrícia; LOPES, V. M.; SHEPHERD, T. M. G.; Carvalho, Gisele; Cypriano, Ana Paula M. S.. Seleção de alunos para pós-graduação em estudos de língua. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. Mostra de Estágio Interno Complementar, Iniciação à docência e outras. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BERTOLI, P.; VALENTE, M. I.; LOPES, V. M.. Seleção de alunos Programa de Pós-Graduação em Letras UERJ. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BERTOLI, P.; VALENTE, M. I.; LOPES, V. M.; CARDOSO, J. S.. Seleção de Alunos para Pós-Graduação em Letras. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T.; Ceccília Ferreira; Ester Mian da Cruz; Lucia Maria Milani Piantino; Marilurdes Martins Campezi. 23o. Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba. 2010. Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional da ABRALIN. Letras de música e padronização da linguagem: da teoria para a sala de aula. 2017. (Congresso).

2.
X Congresso Internacional da ABRALIN. 2017. (Congresso).

3.
XIII FORUM DE ESTUDOS LINGUISTICOS - FELIN. A Lingua Portuguesa em contextos profissionais. 2017. (Congresso).

4.
Conference of the International Society for the Linguistics of English - ISLE 4. Pop culture and linguistics. 2016. (Congresso).

5.
Conference of the International Society for the Linguistics of Englis - ISLE 4. A multidimensional analysis of song lyrics. 2016. (Congresso).

6.
II Seminário Institucional PIBID Línguas Estrangeiras - Diálogos sobre formação docente.Relatos de Experiências do Projeto de Inglês da UERJ-Maracanã. 2016. (Seminário).

7.
II Seminário Institucional PIBID Línguas Estrangeiras - Diálogos sobre formação docente. 2016. (Encontro).

8.
20o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada. Small Corpus for immediate solutions. 2015. (Congresso).

9.
20o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada. Linguística de Corpus e Corpora de Aprendiz. 2015. (Congresso).

10.
EBRALC - Escola Brasileira de Linguistica de Corpus. O uso de quadrigramas na escrita acadêmica. 2015. (Congresso).

11.
EBRALC - Escola Brasileira de Linguistica de Corpus. 2015. (Oficina).

12.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. Variações lexicais em inglês na escrita acadêmica de alunos brasileiros pré e pós atividades. 2015. (Congresso).

13.
IX Congresso Internacional da ABRALIN,.Linguistica de Corpus: Aplicações atuais e novos caminhos.. 2015. (Simpósio).

14.
AACL 2014 - America Association for Corpus Linguistics. Lexical Bundles in Brazilian Students? academic writing-teaching. 2014. (Congresso).

15.
ENPLIRJ 2014.Frequent lapses in EFL academic writing. 2014. (Encontro).

16.
19 InPLA - 5 SiL. Feixes Lexicais na escrita de aprendizes brasileiros. 2013. (Congresso).

17.
AACL - American Association for Corpus Linguistics Conference. Multidimensional Analysis of Pop Song Lyrics. 2013. (Congresso).

18.
GSCP 2012 - Gruppo di Studi sulla Comunicazione Parlata da Società di Linguistica Italiana. Song lyrics and speech: similarities, differences and multi-dimension analysis of song lyrics form 1940 to 2009. 2012. (Congresso).

19.
18o. Inpla. avaliação de comunicações inscritas. 2011. (Congresso).

20.
18o. Inpla - Intercambio de pesquisas em liguistica aplicada. Dimensoes semânticas da música popular anglo-americana - um estudo baseado em Linguística de Corpus e Análise Multidimensional. 2011. (Congresso).

21.
Corpus Linguiistics Conference 2011. Recent Perspectives on Multi-Dimensional Analysis - Dimensions of variation in British and American pop music. 2011. (Congresso).

22.
Multidimension Analysis Seminar.Multidimensional Analysis of Popular Music from 1940 to 2009. 2010. (Seminário).

23.
56o. GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Letras de música na aprendizagem de inglês em ambiente virtual. 2008. (Seminário).

24.
VIII ENPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Moodle: A ferramenta e a avaliação. 2008. (Congresso).

25.
16o. InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. http://www.pucsp.br/inpla/. 2007. (Congresso).

26.
16o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Seminário em Lingüística de Corpus - A Lingüística de Corpus no ensino e na tradução. 2007. (Congresso).

27.
Corpus LInguistics 2007. Automating the preparation of corpus-based EFL activities with song lyrics. 2007. (Congresso).

28.
VII ENPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.O tema nas canções do U2. 2007. (Encontro).

29.
33rd International Systemic Functional Congress. In the name of love - Theme in U2 songs. 2006. (Congresso).

30.
33rd International Systemic Functional Congress. 2006. (Oficina).

31.
V ENPEX - Encontro de Pesquisa e Extensão.U2: letras de música x postura ideológica. 2005. (Encontro).

32.
V ENPEX - Encontro de Pesquisa e Extensão.Dublado ou Legendado? that's the question!. 2005. (Encontro).

33.
XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de Línguas Instrumental. XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais. 2005. (Congresso).

34.
IX Semana de Educação.Lingüística de Corpus no desenvolvimento de atividades de ensino do Língua Inglesa. 2004. (Outra).

35.
XIV Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Lingüística de Corpus Trabalhando Letras de Música na Sala de Aula. 2004. (Congresso).

36.
III Enpex - Encontro de Pesquisa e Extensão.A Influência Sócio-cultural da Língua Inglesa na Música Brasileira. 2003. (Encontro).

37.
III Enpex - Encontro de Pesquisa e Extensão.O léxico inglês inside música brasileira (estética, crítica e camuflagem). 2003. (Encontro).

38.
III Enpex - Encontro de Pesquisa e Extensão.Trabalhando a música no Ensino de Língua Inglesa. 2003. (Encontro).

39.
12o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Explorando a Lingüística de Corpus e Letras de Música no desenvolvimento de Atividades Pedagógicas. 2002. (Congresso).

40.
II Enpex - Encontro de Pesquisa e Extensão.Explorando a Lingüística de Corpus no ensino de Línguas. 2002. (Encontro).

41.
II Enpex- Encontro de Pesquisa e Extensão.Ensino de língua inglesa na educação especial (Deficiência Visual). 2002. (Encontro).

42.
11o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Aplicando a Lingüística de Corpus no Ensino de Língua Inglesa através de Letras de Música. 2001. (Congresso).

43.
I EnPEX - Encontro de Pesquisa e Extensão.Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas, inglês e espanhol, oferecido por graduandas de Letras. 2001. (Encontro).

44.
I EnPEX - Encontro de Pesquisa e Extensão.Explorando concordâncias no desenvolvimento e aplicação de atividades baseadas em letras de música. 2001. (Encontro).

45.
10.o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas e Lingüística Aplicada. A Lingüística de Corpus Explorando Letras de Música na Sala de Aula. 2000. (Congresso).

46.
7th BRAZ-TESOL NATIONAL CONVENTION. Song Lyrics in the Classroom versus real English in Computer. 2000. (Congresso).

47.
XLVIII - GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.A Lingüística de Corpus Explorando Letras de Música na Sala de Aula. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARDOSO, J. S. ; BERTOLI, P. ; GUIMARAES, B. G. . Concurso Público para provimento do cargo de Professor Adjunto UERJ. 2015. (Concurso).

2.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. ENPLIRJ - Encontro de Professores de Lingua Inglesa do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

3.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. 18o. Inpla - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2011. (Congresso).

4.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. ; PINHEIRO, C. E. B. . XV Semana de Educação. 2010. (Congresso).

5.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. VIII ENPEX. 2008. (Congresso).

6.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. ; PINHEIRO, C. E. B. . XIII Semana de Educação - Centenários: Araçatuba, Machado de Assis e Guimarães Rosa. 2008. (Congresso).

7.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. ; PINHEIRO, C. E. B. . XII Semana de Educação - A Guerra está entre nós - Uma visada sobre a violência. 2007. (Outro).

8.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; LOPES, Maria Cecília . 16o. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguistica Aplicada. 2007. (Congresso).

9.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. 33rd ISFC - Intenational Sistemics Functional Congress. 2006. (Congresso).

10.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. ; PINHEIRO, C. E. B. . XI Semana de Educação- Nossa Condição Latino Americana: Perspectivas político-culturais e educacionais. 2006. (Outro).

11.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. ; PINHEIRO, C. E. B. . X Semana de Educação - Educação e Pós-Modernidade: Infância, Mídia e Ética. 2005. (Congresso).

12.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. V ENPEX - Encontro de Pesquisa e Extensão. 2005. (Congresso).

13.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. ; PINHEIRO, C. E. B. . IX Semana de Educação - O Universo da Leitura na Leitura do Universo. 2004. (Outro).

14.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; PINHEIRO, C. E. B. ; DAMAZO, F. A. F. T. . VIII Semana de Educação - A Cultura do Brasil posta em questão. 2003. (Outro).

15.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; PINHEIRO, C. E. B. ; DAMAZO, F. A. F. T. . VII Semana de Educação - Educação Atual aos olhos de seus principais protagonistas: estudantes e professores. 2002. (Outro).

16.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. II ENPEX. 2002. (Congresso).

17.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. . VI Semana de Educação - Professor: formação, ações e história. 2001. (Outro).

18.
BÉRTOLI-DUTRA, P.. 10o. INPLA - INtercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2000. (Congresso).

19.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. . V Semana de Educação - Os Rumos do Ensino frente ao Novo Milênio. 2000. (Outro).

20.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. . IV Semana de Educação - A Contribuição de Paulo Freire para a Educação. 1999. (Outro).

21.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. . III Semana de Educação - Literatura Infantil e Juvenil. 1998. (Outro).

22.
BÉRTOLI-DUTRA, P.; DAMAZO, F. A. F. T. . II Semana de Educação - Canudos. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiano Silva de LIma. O preconceito racial e seus signos nas capas das histórias em quadrinhos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: Inglês como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

2.
Samara Marcelino Rosa de Lima. Abordagem Comunicativa: um estudo de caso. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguística Aplicada: Inglês como Língua Estrangeira) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

3.
Mariana Rodrigues Ventura. A leitura e o cinema nas aulas de literatura no curso de Letras - concepções de professores e alunos. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Técnico e Superior) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

4.
Ana Carolina de Almeida Prado. Impressões de alunos sobre o ensino lúdico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-graduacao em formacao do professor de lingua) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

5.
Larissa Biazotto. Expresões Idiomáticas: efeitos sobre o conhecimento em LE. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-graduacao em formacao do professor de lingua) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

6.
KOYANAGUI, Juliane Y.P.. CRENÇAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ZONA RURAL: UM ESTUDO DE CASO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-graduacao em formacao do professor de lingua) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

7.
Mariana Rodrigues Lopes. A tradução no cotidiano brasileiro. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-graduacao em formacao do professor de lingua) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

8.
Natália de Fátima Fuzete. O Ensino de LE na Educação Infantil ? o uso do Lúdico neste processo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguas e Práticas Pedagógicas em Comunicação e Li) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

9.
Maria Cecília Sanches Quideroli. A Evasão nos cursos de Línguas: questão metodológica ou motivacional?. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Técnico e Superior) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

10.
Eliane Kihara de Campos. A importância dos jogos no ensino da língua inglesa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguas e Práticas Pedagógicas em Comunicação e Li) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

11.
Elaine Pieri Copetti Mustafá e Luciane Sorato Berti Martines. Análise do material didático de língua inglesa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguas e Práticas Pedagógicas em Comunicação e Li) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

12.
Regina Célia Cardoso Alvarenga. Ensino de língua inglesa aos deficientes visuais: o universo da sala de aula. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguas e Práticas Pedagógicas em Comunicação e Li) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

Iniciação científica
1.
Fábio Gimenes Moura. BANCO DE DADOS DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

2.
Regina C. Cardoso Alvarenga. Ensino de línguas a Deficientes Visuais. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

Orientações de outra natureza
1.
Leticia Santoro Teixeira Pontes. FERGUSON, CHARLESTON E O RACISMO LINGUÍSTICO,. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

2.
Fellipe Soares Rogerio. A ETIMOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA E A INFLUÊNCIA DO LATIM. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

3.
Cristiane Faccioli. A CRIAÇÃO DO TERROR EM "O CORVO", DE EDGAR ALAN POE. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

4.
Vinícius Silva de Oliveira. LICOM-PLIC: aprendendo e ensinando. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

5.
TAIS SANTOS SANTIAGO. Frequent lapses in EFL academic writing. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

6.
Matheus Figueiredo. O Pós-Método na sala de aula do LICOM-PLIC. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

7.
Fernanda Vieira de Sant'Ana. O desenvolvimento discente no aprendizado de LE sob a perspectiva de Stephen Krashen. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

8.
Cristiane Facciolli. Os adjetivos e a criação do terror em O Corvo. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

9.
Natalia de Souza Azevedo. INTRODUÇÃO À LEITURA EM INGLÊS- ANÁLISE CONTRASTIVA DE PALAVRAS PRESENTES NO MATERIAL DIDÁTICO. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estagios e Bolsas CETREINA-UERJ. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

10.
Larissa Biazotto Leopoldino; Luana Cevada; Simone R da Silva. Palavras estrangeiras no jornal de Araçatuba: Dez anos de mudanças. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

11.
Beatriz Bortoloti dos Santos, Daniele F.S.Santos, Janielle A. Diferenças Culturais e Lingüísticas dos imigrantes de Araçatuba. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

12.
Suéllen Guimarães. Aprendendo Inglês brincando: relato de um projeto. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

13.
Janaina Araujo Dias, Beatriz Bortoloti dos Santos, Catia Nic. Historias de imigrantes no centenário de Araçatuba. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

14.
Laila Carolina Munhoz Sigari. Moby Dick: uma busca incansável. Uma comparação de críticas literárias. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

15.
Ana Maria Carvalho; Lílian F. Blasoli; Denise Vitoriano Silv. GUERRA E PAZ EM LETRAS DE MÚSICA. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

16.
Larissa B. Leopoldino; Luana Cevada; Suéllen Guimarães. Brasil e violência na mídia internacional. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

17.
Karina S Branquinho, Karina B. Barros, Lidiane F Baroni. PCNS: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR O ENSINO DE LÍNGUAS. 2006. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

18.
Fabio Gimenes de Moura, Adriana Baruffi. HARRY JAMES POTTER OU HARRY TIAGO POTTER: QUESTÕES TRADUTOLÓGICAS. 2006. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

19.
Fábio Gimenes Moura. Dublado ou Legendado? That's the question. 2005. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

20.
Aline Cordeiro Bonjardim e Sandra Denise Bresciani Cardilli. U2: Letras de Música X Postura Idealista. 2005. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

21.
Fábio Gimenes Moura, João Zeferino Júnior e Aniele Caroline. O Universo Temático da música pop em inglês no Brasil. 2004. Orientação de outra natureza. (Letras - Licenciatura Plena) - Faculdades Integradas Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

22.
Pamela Nishikawa da Silva Corassa. Brasil ou Brazil?. 2004. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

23.
Michele Cristina Canola. Paradidaticos na leitura da lingua inglesa, sem tédio. 2004. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

24.
Cesar Lucas Vendrame. VC X U: qual é o password da net?. 2004. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

25.
César Lucas Vendrame, Natália F Fuzete, Sthéfani J. da Silva. O léxico 'inside' música brasileira. 2003. Orientação de outra natureza. (Letras - Licenciatura Plena) - Faculdades Integradas Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

26.
Kleber Kobayashi, Alice Rigamonti e Elisângela Nunes C. Lima. A Influência sócio-cultural da cultura em Língua Inglesa e americana na música brasileira. 2003. Orientação de outra natureza. (Letras - Licenciatura Plena) - Faculdades Integradas Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

27.
Michele Cristina Canola. Trabalhando a música no ensino de Língua Inglesa. 2003. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

28.
Maísa Alves Xavier e Sthefanu J. Silva. O Léxico inglês na música Brasileira - CAMUFLAGEM. 2003. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

29.
Nathália de Fátima Fuzete. O Léxico inglês na música Brasileira - CRÍTICA. 2003. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

30.
César Lucas Vendrame. O Léxico inglês na música Brasileira - ESTÉTICA. 2003. Orientação de outra natureza. (Letras) - Centro Universitário Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

31.
Kleber Kobayashi. Uma visão histórico-metodológica do ensino da Língua Inglesa no Brasil. 2002. Orientação de outra natureza. (Letras - Licenciatura Plena) - Faculdades Integradas Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.

32.
Regina Célia Cardoso, Eliane Kihara de Campos. O Ensino de Língua Inglesa na Educação Especial. 2002. Orientação de outra natureza. (Letras - Licenciatura Plena) - Faculdades Integradas Toledo. Orientador: Patricia Pereira Bértoli.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Outras informações relevantes


Membro do grupo de pesquisa GELC - Grupo de Estudos de Lingüística de Corpus, certificado pela PUC-SP e aprovado pela CAPES e CNPQ. Coordenado pelo Dr. Tony Berber Sardinha, com as seguintes linhas de pesquisa:   * Análise de Discurso
  * Análise Multidimensional
  * Corpora de aprendizes
  * Desenvolvimento de software
  * Ensino de Línguas
  * Literatura
  * Metáfora
  * Retórica
  * Terminologia
  * Tradução



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