Larissa de Oliveira Neves Catalão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6238228710475915
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


É professora de dramaturgia, história e teoria do teatro no Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes, Unicamp (SP), desde março de 2009. Possui Pós-Doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3) (2016), e Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2008-09); Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2006), na área de Literatura Brasileira; e mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2002), na área de Literatura e outras produções culturais (Teatro). Tem experiência na área de Teatro, com ênfase em Dramaturgia, Teoria e História do Teatro, Literatura Dramática, Cultura Brasileira e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, história do teatro brasileiro, teoria do teatro, literatura brasileira, cultura brasileira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa de Oliveira Neves Catalão
Nome em citações bibliográficas
Neves, L. O.;Neves, Larissa de Oliveira

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.
Zaferino Vaz Unicamp s/n
Barão Geraldo
13083-970 - Campinas, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Teoria e História Literária.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As comédias de Artur Azevedo - em busca da História, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Orna Messer Levin.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Artur Azevedo; Teatro; Literatura Brasileira; Dramaturgia; Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Dramaturgia.
2000 - 2002
Mestrado em Teoria e História Literária.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Teatro: Artur Azevedo e as crônicas da Capital Federal (1894 - 1908),Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Orna Messer Levin.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Crônicas teatrais; Artur Azevedo; Teatro; Literatura; Dramaturgia brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Cultura brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
1996 - 1999
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Petrobras, PETROBRAS, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.


Formação Complementar


2011 - 2011
Treinamento Técnico do Ator. (Carga horária: 36h).
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - LUME - Unicamp, LUME, Brasil.
2011 - 2011
A direção de atores. (Carga horária: 45h).
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2011 - 2011
A obra dramática de A. Tchekhov e o Teatro Contemp. (Carga horária: 90h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Liberdade e criatividade na vida cotidiana. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, ABRACE, Brasil.
2004 - 2004
Os risos do Brasil: trilhas do cômico na literatur. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2000 - 2000
A Construção da Personagem. (Carga horária: 18h).
Laboratório do Ator, L A, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Oficina de Teatro da CIA. Teatral Gueledê - USP -. (Carga horária: 256h).
Universidade de São Paulo / Bauru, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Banca de Exame de Aptidão do Vestibular
Outras informações
Participação na banca de avaliação dos candidatos ao vestibular, os exames acontecem em janeiro.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das disciplinas de Fundamentos Teóricos das Artes no curso de Artes Cênicas, no Departamento de Artes Cênicas, do Instituto de Artes. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, leciono disciplinas na área de Arte e Contexto. Disciplinas na Graduação: AC 129 ? Formas espetaculares de cultura brasileira I; ; AC 315 ? Teatro Brasileiro I; AC 415 ? Teatro Brasileiro II; AC 320 ? Formas do Teatro Cômico no Ocidente; AC 003 ? Laboratório de Prática Teatral: Dramaturgia; AC 667 ? Estudos teatrais II: A narratividade no tempo; entre outras.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador colaborador em nível de pós-doutoramento. Projeto: "Resgate, Preservação e Divulgação das Crônicas Teatrais (1894 - 1908) de Artur Azevedo".

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor curso de extensão, Carga horária: 35
Outras informações
Oferecimento do curso de extensão "Introdução à dramaturgia brasileira", pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp, de 35 horas de duração.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor curso de extensão, Carga horária: 4
Outras informações
Professora no projeto de capacitação de professores de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública de São Paulo, Teia do Saber.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de banca de correção
Outras informações
Trabalho de correção da prova de Literatura e Língua Portuguesa da segunda fase do vestibular, nos anos de 2004 e 2005.

Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da banca de correção
Outras informações
Trabalho de correção das provas de Redação da primeira fase do vestibular, desde 2001 até 2005.

Atividades

01/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora de Graduação do Curso de Artes Cênicas.
03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

06/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Atividade de extensão realizada
Professora no projeto Teia do Saber.
01/2005 - 01/2005
Extensão universitária , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Atividade de extensão realizada
Oferecimento do curso de extensão.
01/2004 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente para o Vestibular, .

Cargo ou função
Corretor da Prova de Língua Portuguesa e Literatura - 2º fase do Vestibular.
11/2001 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente para o Vestibular, .

Cargo ou função
Corretor da Prova Redação - 1º fase do Vestibular.

Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professora de pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações
Professora do módulo: "Textos Fundamentais de Teatro", do curso de pós-graduação Lato-Sensu em Literatura, com 30 horas de duração.


Projeto de Ensino e Integração Social - FE- Unicamp, PEIS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Professora voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Literatura e Inglês, Carga horária: 6
Outras informações
Trabalho voluntário. Projeto de educação para jovens e adultos, níveis fundamental e médio.

Atividades

08/2000 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa e Literatura
08/2000 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Sophos Agência de Ensino, SOPHOS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Literatura em curso pré-vestibular.

Atividades

02/2007 - 06/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura


Linhas de pesquisa


1.
Dramaturgia, Teoria e História do Teatro

Objetivo: Pesquisas relacionadas aos aspectos literários e teóricos ligados à arte dramática, em especial à dramaturgia e à história do teatro. Trabalho com cultura brasileira e cultura popular em sua relação com o teatro. Incorporação de elementos de cultura popular na dramaturgia e na construção da história do espetáculo..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Dramaturgia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.
Palavras-chave: Teatro Brasileiro; Dramaturgia brasileira; Teatro popular; Teoria do teatro; Literatura Brasileira.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Dramaturgia brasileira: o popular, a sacralidade, o contemporâneo
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo trabalhar com a dramaturgia brasileira de modo a pensar em sua constituição formal no decorrer do tempo, forjada na relação com a teatralidade popular nacional. Serão explorados três vetores de investigação: o popular, a sacralidade e o contemporâneo. Historicamente, por mais que a elite intelectual e econômica do país ansiasse, no século XIX até o começo do XX, em fazer do teatro brasileiro um espelho do requinte europeu, a prática cênica da exuberância épica, seja a religiosa, seja a profana, nacional, constantemente sobrepujava os movimentos mais letrados de fazer teatral. Do sacro ao profano, do folguedo de rua ao palco, a vertente popular de uma teatralidade que se desenvolveu sem uma oficialidade de forma torna-se uma matriz das mais potentes do teatro brasileiro, visível tanto no teatro do passado como na produção contemporânea de diversas regiões do país. Desse modo, o objetivo do projeto consiste em produzir uma reflexão ampliada sobre a dramaturgia brasileira por meio desse viés de entendimento: o épico enquanto forma explodida, fragmentada, das grandes narrativas, e forma expandida da teatralidade popular. Será selecionado um grupo de peças a serem analisadas por esse viés. Além disso, o projeto inclui, de modo a auxiliar a pesquisa teórica, uma série de atividades a serem realizadas no recém-fundado Laboratório de Dramaturgia do Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Coordenador / Isa Etel Kopelman - Integrante / Grácia Maria Navarro - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2018 - Atual
Projeto
Descrição: Projeto de Pesquisa em Cooperação Internacional vinculado à Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes, e selecionado(a) pelo CAPES/PRINT - Edital nº 41/2017 - Programa Institucional de Internacionalização. O projeto tem como objetivo fortalecer ações de cooperação internacional do PPG-AC da Unicamp com IES estrangeiras na área de Artes da Cena - Dança, Teatro e Performance - produzindo pesquisa e reflexão numa dinâmica que se construa nos entreterritórios de seus interlocutores: pesquisadores, docentes, estudantes, instituições. A Capes subsidiará o projeto, contemplando os seguintes benefícios: - Missão de trabalho; - Bolsas no exterior; Bolsas no país; Recursos para manutenção do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (50) Doutorado: (50) .

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Integrante / Sílvia Maria Geraldi - Coordenador / Mariana Baruco Machado Andraus - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
A opereta francesa no século XIX: gêneros, encenação, recepção - para posterior estudo de seu abrasileiramento - e ações de cooperação internacional junto ao Instituto de Artes da Unicamp
Descrição: Projeto de pesquisa de pós-doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3) - faz parte do projeto maior O teatro brasileiro e a cultura popular: secs. XIX, XX e XXI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2014 - Atual
O teatro brasileiro e a cultura popular: séculos XIX, XX e XXI.
Descrição: Estudo do teatro brasileiro, em especial dramaturgias, de modo a avaliar a importância do diálogo com a cultura popular em momentos cruciais de nossa historiografia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Coordenador.
2012 - 2013
Proposta do Instituto de Artes para o Edital Funcamp/Unicamp/Santander para visitas a cursos de graduação de excelência internacional
Descrição: Participação como representante do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp em equipe de docentes do Instituto de Artes para projetos de integração entre cursos/disciplinas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Integrante / Esdras Rodrigues - Coordenador / Fernando Hashimoto - Integrante / Sylvia Furegatti - Integrante / Paulo Teles - Integrante / Holly Elizabeth Cravell - Integrante.
2009 - 2012
Jorge Andrade, leitor de Tchekhov: complementação do estudo de dramaturgia no Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp.
Descrição: Este projeto tem duas metas principais, que serão trabalhadas concomitantemente: 1. A realização, por parte da pesquisadora responsável, de um estudo comparado aprofundado entre as dramaturgias de Jorge Andrade (1922 ? 1984) e de Anton Tchekhov (1860 ? 1904): Centrarei o trabalho na análise de como o diálogo do dramaturgo brasileiro com a obra do autor russo enriqueceu formal e tematicamente sua produção. Proponho, para tanto, a redação de cinco ensaios, nos quais buscarei explorar todas as questões suscitadas pelo cotejo entre as peças O Telescópio (1951), A Moratória (1954), A Escada (1960), Os Ossos do Barão (1962) e Rasto Atrás (1966), de Jorge Andrade; A Gaivota (1895), As Três Irmãs (1901) e O Jardim das Cerejeiras (1903), de Tchekhov. As análises serão referentes aos textos e às encenações brasileiras dos mesmos no decorrer do século XX. 2. A formação de um grupo de estudos em dramaturgia junto aos alunos de graduação e de pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp, que vise a possibilitar aos discentes um aprofundamento no conhecimento de textos teatrais. O grupo realizará leituras e discussões periódicas de textos dramáticos, com o objetivo de enriquecer a formação dos alunos e de instigar o surgimento de novos projetos de pesquisa, seja de Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Coordenador.
2008 - 2009
Resgate, Preservação e Divulgação das Crônicas Teatrais (1894 - 1908) de Artur Azevedo
Descrição: Organização de um Cd-Rom contendo a coleção completa das crônicas teatrais de Artur Azevedo, intituladas "O Teatro" e publicadas semanalmente no jornal "A Notícia", entre 1894 e 1908. Publicação de um livro em homenagem ao centenário de falecimento do autor, com um estudo introdutório às crônicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Coordenador / Orna Messer Levin - Integrante / Elisa Domingues Coelho - Integrante / Julia Alves Coutinho - Integrante.
Financiador(es): Petrobras - Auxílio financeiro / Ministério da Cultura - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2015 - Atual
Representação e representatividade As artes dramáticas na Sociedade: o negro dentro e fora dos contextos cênicos
Descrição: Projeto financiado pela PREAC (Pró- reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários) da Unicamp, que inlcui a realização de um evento e a produção de uma revista sobre o negro brasileiro e o teatro negro brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Coordenador / Ana Vitória Prudente - Integrante / Helena Lucas - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - Atual
Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro
Descrição: Voltada para estudantes e pesquisadores ligados aos cursos de Artes Cênicas, Letras, História e Ciências Sociais, trata-se de um levantamento da bibliografia crítica que se encontra em livros, revistas, anais de congressos, dissertações de mestrado e teses de doutorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Coordenador / Elizabeth R. Azevedo - Integrante / João Roberto Faria - Integrante.
2012 - 2013
Edital de visitas a cursos da graduação de excelência internacional
Descrição: Visita a insituições universitárias dos EUA e do Chile, para investigar possibilidades de ações conjuntas e o modo como tais instituições lidam com a interdisciplinaridade em artes..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Larissa de Oliveira Neves Catalão - Integrante / Esdras Rodrigues - Coordenador / Fernando Hashimoto - Integrante / Sylvia Furegatti - Integrante / Holly Elizabeth Cravell - Integrante / Gilberto Alexandre Sobrinho - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, 500
2011 - Atual
Periódico: Cadernos Letra e Ato
2011 - Atual
Periódico: Miscelânea (Assis. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Dramaturgia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Teatro.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria do Teatro.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Russo
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Mérito Científico pela orientação da aluna Cassandra Ormachea no trabalho "O Santo e a porca, de Ariano Suassuna, e a Encenação no Teatro Cacilda Becker (1958), Unicamp.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Neves, Larissa de Oliveira2018Neves, Larissa de Oliveira. Catarina e Finea: domadas ou domadoras?. CADERNOS LETRA E ATO, v. 8, p. 89-103, 2018.

2.
Neves, Larissa de Oliveira2018Neves, Larissa de Oliveira. A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua história. Ephemera (Online), v. 1, p. 41-60, 2018.

3.
NOSELLA, B. L. D.2017NOSELLA, B. L. D. ; Neves, Larissa de Oliveira ; MEDEIROS, E. . Perspectivas sobre o drama moderno no Brasil: revisitando a história. OUVIROUVER (ONLINE), v. 13, p. 92, 2017.

4.
Neves, L. O.2017Neves, L. O.. O teatro brasileiro do início do século XX ? alguns apontamentos para uma pequena revisão da história. CADERNOS LETRA E ATO, v. 7, p. 68-78, 2017.

5.
TORTORELLA, MARIA EMILIA2017TORTORELLA, MARIA EMILIA ; Neves, Larissa de Oliveira . Como encontrar a história do espetáculo: uma pesquisa em acervos sobre a obra de Carlos Alberto Soffredini. Revista Sala Preta Eletrônica, v. 17, p. 249-262, 2017.

6.
Neves, Larissa de Oliveira2016Neves, Larissa de Oliveira. A Brasilidade na obra de José de Anchieta: Na festa de São Lourenço. Urdimento (UDESC), v. 2, p. 153-164, 2016.

7.
Neves, Larissa de Oliveira2016Neves, Larissa de Oliveira. A filha de Maria Angu e a cultura popular no teatro oitocentista. Cadernos Letra e Ato, v. 6, p. 42-53, 2016.

8.
Neves, L. O.2015Neves, L. O.. A opereta francesa e o teatro brasileiro: uma proposta de pesquisa. Cadernos Letra e Ato, v. 5, p. 60-68, 2015.

9.
Neves, L. O.2014Neves, L. O.. Folguedo e teatro: onde termina um e começa o outro?. Cadernos Letra e Ato, v. 4, p. 29-37, 2014.

10.
Neves, L. O.2013Neves, L. O.. Os folguedos brasileiros e a formação da nacionalidade. Cadernos Letra e Ato, v. 3, p. 35-43, 2013.

11.
Neves, L. O.2012Neves, L. O.. Martins Pena: a cultura popular e a formação da dramaturgia nacional no século XIX. Cadernos Letra e Ato, v. 2, p. 13-22, 2012.

12.
Neves, L. O.2012 Neves, L. O.. Aspectos formais inovadores em Jorge Andrade: em contraponto com Tchekhov.. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 34, p. 31-43, 2012.

13.
Neves, L. O.2011Neves, L. O.. Acabou em samba.... Revista de História (Rio de Janeiro), v. 65, p. 72-75, 2011.

14.
Neves, L. O.2011 Neves, L. O.. A personagem e seu mundo, uma análise de A moratória, de Jorge Andrade. Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais, v. 1, p. 40-55, 2011.

15.
Neves, L. O.2011Neves, L. O.. Jorge Andrade e Anton Tchekhov: uma proposta de pesquisa. Cadernos Letra e Ato, v. 1, p. 03-10, 2011.

16.
Neves, L. O.2011Neves, L. O.. Jorge Andrade em Rasto Atrás: lendo Tchekhov. Moringa (João Pessoa), v. 2, p. 53-67, 2011.

17.
Neves, L. O.2008Neves, L. O.. Ritmo e brasilidade em "A Capital Federal". Remate de Males, v. 28, p. 31-42, 2008.

18.
Neves, L. O.2008Neves, L. O.. Artur Azevedo e a dramaturgia de seu tempo. Revista Brasileira (Rio de Janeiro), v. VII, p. 175-193, 2008.

19.
Neves, L. O.2007Neves, L. O.. Artur Azevedo: entre o. Sínteses (UNICAMP), v. 12, p. 213-224, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MEDEIROS, E. (Org.) ; Neves, L. O. (Org.) ; MANDIL, R. (Org.) . O eixo e a roda - Teatro Brasileiro: história e sociedade. 2. ed. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2017. v. 26. 221p .

2.
MEDEIROS, E. (Org.) ; Neves, Larissa de Oliveira (Org.) ; MANDIL, R. (Org.) . O eixo e a roda - do Moderno ao Contemporâneo. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2017. v. 26. 178p .

3.
Neves, L. O.; PRUDENTE, A. V. (Org.) . Representação e representatividade: A Afrodescendência. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. v. 1.

4.
Neves, Larissa de Oliveira; MEDEIROS, E. (Org.) ; NOSELLA, B. L. D. (Org.) . Anais do I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato. 1. ed. Campinas: IA/Unicamp, 2016. v. 1. 148p .

5.
Neves, L. O.; LEVIN, O. M. (Org.) . Artur Azevedo Coleção Melhores Crônicas. 1. ed. São Paulo: Global, 2014. v. 1. 374p .

6.
AZEVEDO, E. R. (Org.) ; MARTINS, F. (Org.) ; Neves, L. O. (Org.) ; VIANA, F. (Org.) . Jorge Andrade 90 anos (Re) leituras - Volume 1: a voz de Jorge. 1. ed. São Paulo: TUSP - Teatro da USP, 2012. v. 1. 206p .

7.
AZEVEDO, A. (Org.) ; Neves, L. O. (Org.) . O Mambembe. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. v. 1. 275p .

8.
AZEVEDO, A. (Org.) ; Neves, L. O. (Org.) ; LEVIN, O. M. (Org.) . O Theatro: crônicas de Arthur Azevedo. 1. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

9.
AZEVEDO, A. (Org.) ; Neves, L. O. (Org.) . A pele do lobo e outras peças. 1. ed. São Paulo: Hedra, 2009. v. 1. 143p .

10.
Neves, L. O.. O Theatro: crônicas de Arthur Azevedo / Artur Azevedo nos rodapés de A Notícia. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009. 142p .

Capítulos de livros publicados
1.
Neves, L. O.. Os versos de O Badejo, de Artur Azevedo, e sua recepção nos teatros do século XIX. In: André Luis Gomes. (Org.). Ensino teatro: dramaturgia, leitura e inovação.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. 1, p. 158-177.

2.
Neves, L. O.. Comédia e tragédia no teatro moderno: Anton Tchekhov (1860-1904) e Jorge Andrade (1922-1984). In: Kátia Rodrigues Paranhos. (Org.). Grupos de teatro, dramaturgo e espaço cênico: espaço fora de cena.. 1ed.Campinas SP: Mercado de Letras, 2012, v. 1, p. 97-116.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Neves, Larissa de Oliveira. O Latino-americano, o Índio, o Negro. In: II Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2018, Campinas. Anais do II Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos. Campinas: Instituto de Artes - Unicamp, 2017. v. 1. p. 37-39.

2.
Neves, L. O.. La Fille de Mme. Angot e A filha de Maria Angu ? o abrasileiramento da opereta. In: IV Congreso Internacional y VI Nacional de Teatro da Universidad Nacional de las Artes, 2015, Buenos Aires. Investigaciones y debates sobre la teatralidad contemporanea: Ponencias del IV Congreso Internacional y VI Nacional de Teatro. Buenos Aires: Universidad Nacional de las Artes, 2015. v. 1. p. 50-54.

3.
Neves, L. O.. José de Anchieta: origens do teatro brasileiro?. In: VIII Congresso da ABRACE, 2014, Belo Horizonte. Anais do VIII Congresso da ABRACE. Belo Horizonte: ABRACE, 2014. v. 1.

4.
Neves, L. O.. A personagem e seu mundo: uma análise de A Moratória de Jorge Andrade. In: XXXII Convegno Internazionale di Americanistica, 2011, Perugia. Quaderni di Thule Rivista italiana di studi americanistici XXXII Convegno Internazionale di Americanistica. Perugia: CSACA Onlus, 2011. v. X. p. 1051-1057.

5.
Neves, L. O.. COMEDY AND TRAGEDY IN THE MODERN THEATER: JORGE. In: Internacional Journal of Arts and Science, 2011, Aix-en-Provence. Internacional Journal of Arts and Science, 2011. v. 4. p. 55-62.

6.
Neves, L. O.. Rasto atrás e A gaivota: o papel do dramaturgo. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1. p. 01-10.

7.
Neves, L. O.. Aspectos formales innovadores en A Moratória y Rasto Atrás, de Jorge Andrade. In: CUARTO CONGRESO INTERNACIONAL CELEHIS DE LITERATURA, 2011, Mar del Plata. Actas del Cuarto Congreso Internacional CELEHIS de Literatura 2011 : áreas de literatura española, argentina e hispanoamericana. Mas del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2011. v. 1.

8.
Neves, L. O.. Rasto atrás e As três irmãs: as personagens em seu espaço. In: VI Congresso da ABRACE - Arte e Ciência, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2010.

9.
Neves, L. O.. A história do teatro nos rodapés de A Notícia: crônicas de Arthur Azevedo. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: ANPUH, 2009.

10.
Neves, L. O.. Simplicidade e graça em O Orárculo. In: V Congresso da Abrace, 2008, Belo Horizonte. Memória Abrace Digital, 2008.

11.
Neves, L. O.. A vida do artista de teatro em O Mambembe, burleta de Artur Azevedo. In: IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2006, Rio de Janeiro. Memória ABRACE X - Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 226-227.

12.
Neves, L. O.. A linguagem dos tipos cômicos de O Cordão, burleta de Artur Azevedo. In: 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. Literatura: Caminhos e Descaminhos em Perspectiva. Uberlândia: EDFU, 2006.

13.
Neves, L. O.. Repercussão de crítica e público das primeiras representações de O Dote, comédia de Artur Azevedo. In: III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2003, Florianópolis. Memória ABRACE VII - Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Florianópolis, SC: ABRACE, 2003. p. 116-118.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Neves, L. O.. A personagem e seu mundo: uma análise de. In: XXXII Congresso Internacional de Americanística, 2010, Perugia. Resumos do XXXII Congresso Internacional de Americanística. Perugia / Itália: Centro de Estudos de Americanística, 2010. v. 1. p. 34-34.

2.
Neves, L. O.. A história do teatro nos rodapés de A Notícia: crônicas de Artur Azevedo. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética. Fortaleza: Editora, 2009. v. 1. p. 102-102.

3.
Neves, L. O.. Ritmo e Brasilidade na burleta A Capital Federal, de Artur Azevedo. In: XI Seminário de Teses em Andamento, 2005, Campinas. Caderno de Resumos do XI SETA, 2005. p. 24-24.

4.
Neves, L. O.. A linguagem dos tipos cômicos de O Cordão, burleta de Artur Azevedo. In: 10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos - 10º SILEL. Uberlândia, MG: UFU / ILEEL, 2004. p. 143-143.

Artigos aceitos para publicação
1.
Neves, Larissa de Oliveira. DRAMATURGIA E PERFORMANCE POPULAR: VARGAS, DE DIAS GOMES, E OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
Neves, Larissa de Oliveira. French operetta and its Brazilian adaptations. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Neves, L. O.; MACIEL, P. M. C. ; RABETTI, M. L. ; TORRES NETO, W. L. ; ROCHA JUNIOR, A. F. . Teatro e História entre o ofício e a arte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Neves, Larissa de Oliveira. Teatro e Literatura no final do século XIX: mudanças de pontos de vista no decorrer do tempo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Neves, L. O.. The importance of popular entertainments in the beginning of the 20th century for the Brazilian culture and theater. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Neves, L. O.. A opereta - alguns apontamentos para compreender sua história em sua relação com o Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Neves, L. O.. Dias Gomes e o teatro brasileiro moderno: O pagador de promessas - convite para palestra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Neves, Larissa de Oliveira; Sperber, S. ; JACOPINI, J. . Entre dramaturgias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Neves, Larissa de Oliveira. Telles' tent and the XIXth century Brazilian popular theater. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Neves, Larissa de Oliveira. Literatura e teatro moderno no Brasil: a importância da cultura popular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Neves, Larissa de Oliveira. Texto e cena: questões e reflexões. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E. ; NOSELLA, B. L. D. . Perspectivas sobre o drama moderno no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Neves, L. O.. La recherche en études dramatiques - convite para palestra de abertura da CREPAL JOURNÉE DES DOCTORANTS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Neves, L. O.. La Fille de Mme. Angot e A filha de Maria Angu: o abrasileiramento da opereta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E. ; Kopelman, Isa Etel . Debate Aberto de Grupo de Pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
Neves, L. O.. Convidada de Abertura do Evento.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Neves, L. O.. Coordenação de Debate Aberto do Grupo de Pesquisa Letra e Ato. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
Neves, L. O.. O ciclo de Marta e além - palestra convidada de evento em homenagem a Jorge Andrade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Neves, L. O.. O bumba-meu-boi em A revolução dos beatos, de Dias Gomes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
Neves, L. O.. Comedy And Tragedy In Modern Theater: Jorge Andrade And Anton Chekov.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Neves, L. O.. Rasto atrás e A gaivota: o papel do dramaturgo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
Neves, L. O.. Jorge Andrade y la dramaturgia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Neves, L. O.. Aspectos formais inovadores em A Moratória e Rasto Atrás, de Jorge Andrade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
Neves, L. O.. Aspectos formales innovadores en A Moratória y Rasto Atrás, de Jorge Andrade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Neves, L. O.. A personagem e seu mundo: uma análise de A moratória, de Jorge Andrade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
Neves, L. O.. Artur Azevedo e O Teatro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Neves, L. O.. A história do teatro nos rodapés de A Notícia: crônicas de Artur Azevedo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
Neves, L. O.. O Teatro: Artur Azevedo e as crônicas da Capital Federal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Neves, L. O.. Artur Azevedo: O Theatro: crônicas de Arthur Azevedo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
Neves, L. O.. Simplicidade e graça em O Oráculo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
Neves, L. O.. Centenário de Artur Azevedo: uma homenagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
Neves, L. O.. A crítica teatral de Arthur Azevedo em A Notícia, do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
Neves, L. O.. A vida do artista de teatro em O Mambembe. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
Neves, L. O.. O Povo da Lira: as personagens de periferia na burleta O Cordão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
Neves, L. O.. Ritmo e brasilidade na burleta A Capital Federal, de Artur Azevedo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
Neves, L. O.. A linguagem dos tipos cômicos de O Cordão, burleta de Artur Azevedo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
Neves, L. O.. Repercussão de crítica e público das primeiras representações de O Dote, comédia de Artur Azevedo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
Neves, L. O.. As comédias de costumes na obra de Artur Azevedo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
Neves, L. O.. Crônicas de Artur Azevedo: retrato dos espetáculos de uma época. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
Neves, L. O.. Crônicas de Artur Azevedo: retrato dos espetáculos de uma época. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Neves, Larissa de Oliveira. O Latino-americano, o Índio, o Negro. Campinas: Instituto de Artes - Unicamp, 2018 (Resenha).

2.
Neves, Larissa de Oliveira. Cordel de condão: teatro de esperança. Matão: Casapipa, 2018 (Resenha).

3.
Neves, Larissa de Oliveira; COSTAS, . T. R. ; SPINA, R. . Anais do II Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos. Campinas: Instituto de Artes - Unicamp, 2018 (Organização de Anais de Simpósio Internacional).

4.
Neves, Larissa de Oliveira. Apresentação. Campinas, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
MEDEIROS, E. ; Neves, L. O. ; PINHEIRO, L. . ANAIS DO I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DRAMATURGIA LETRA E ATO. Campinas: IA - Unicamp, 2017 (Organização de Anais de Colóquio).

6.
Neves, L. O.. Por um novo olhar para o teatro brasileiro. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
Neves, L. O.. Represetanação e representatividade: A Afrodescendência. Curitiba, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
Neves, L. O.; AZEVEDO, E. R. ; FARIA, J. R. . Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro. São Paulo 2014 (Obra de Referência).

9.
Neves, L. O.. O Começo do Poema Épico-Dramático: As Confrarias. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

10.
Neves, L. O.. SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA ?LITERATURA?. Chapecó - Santa Catarina: Editora Argos, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Neves, Larissa de Oliveira. Assessoria na seleção de projetos BAS - Bolsa Auxílio Social da Unicamp. 2018.

2.
Neves, L. O.. Parecerista de projetos do Programa SAE - Ação Cultural - Educação, Comunidade e Câmpus. 2017.

3.
Neves, Larissa de Oliveira. Parecerista de artigo - revista Proa: revista de antropologia e arte. 2016.

4.
Neves, Larissa de Oliveira. Parecerista de artigo - Revista Cultura e Extensão USP. 2016.

5.
Neves, L. O.. Parecerista de artigo - revista História Oral ISSN 2358-1654. 2016.

6.
Neves, L. O.. Assessoria ad hoc projetos de IC PIBIC/CNPQ. 2012.

7.
Neves, L. O.. Assessora ad hoc Fapesp. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
Neves, Larissa de Oliveira. Parecer de artigo para revista Aletria. 2018.

2.
Neves, Larissa de Oliveira. Realização de parecer para quatro artigos submetidos à revista Urdimento. 2018.

3.
Neves, Larissa de Oliveira. Realização de dois pareceres para a revista Urdimento. 2017.

4.
Neves, Larissa de Oliveira. Parecer de artigo para revista Urdimento. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
Neves, Larissa de Oliveira. Pitágoras 500 v.8 n.1. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
Neves, Larissa de Oliveira; MEDEIROS, E. ; PINHEIRO, L. . Cadernos Letra e Ato n. 8. 2018. (Editoração/Periódico).

3.
Neves, Larissa de Oliveira. Revista Pitágoras 500 v.8 n.2. 2018. (Editoração/Periódico).

4.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E. ; PINHEIRO, L. ; TORTORELLA, M. ; TAGUCHI, C. ; FRANSOLIN, S. ; DELDUQUE, C. ; VIEIRA, L. ; XAVIER, D. D. ; SANTOS, M. B. . Cadernos Letra e Ato. 2017. (Editoração/Periódico).

5.
SPINA, R. ; Neves, L. O. ; SANTANA, M. . Pitágoras 500 v. 11 n. 1. 2017. (Editoração/Periódico).

6.
Neves, L. O.; SUN, A. ; PINHEIRO, L. ; CARRICO, A. ; TAGUCHI, C. ; FRANSOLIN, S. ; DELDUQUE, C. . Cadernos Letra e Ato. 2016. (Editoração/Periódico).

7.
SANTANA, M. ; SPINA, R. ; Neves, L. O. . Pitágoras 500 v. 10 n.2. 2016. (Editoração/Periódico).

8.
Neves, L. O.. Cadernos Letra e Ato. 2014. (Editoração/Periódico).

9.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E. ; SANTANA, M. . Pitágoras 500 vol. 6. 2014. (Editoração/Periódico).

10.
Neves, L. O.; SANTANA, M. ; SPINA, R. . Pitágoras 500 vol. 7. 2014. (Editoração/Periódico).

11.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E. . Cadernos Letra e Ato. 2013. (Editoração/Periódico).

12.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E. . Pitágoras 500 vol. 4. 2013. (Editoração/Periódico).

13.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E. ; SANTANA, M. . Pitágoras 500 vol. 5. 2013. (Editoração/Periódico).

14.
Neves, L. O.; Medeiros, Elen de . Cadernos Letra e Ato. 2012. (Editoração/Periódico).

15.
Neves, L. O.; Medeiros, Elen de . Pitágoras 500 vol. 02. 2012. (Editoração/Periódico).

16.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E. . Pitágoras 500 vol. 03. 2012. (Editoração/Periódico).

17.
Neves, L. O.; Medeiros, Elen de . Pitágoras, 500. 2011. (Editoração/Periódico).

18.
Neves, L. O.; Medeiros, Elen de . Cadernos Letra e Ato. 2011. (Editoração/Periódico).

19.
Neves, L. O.. Coordenadora do Laboratório de Textos, DAC, Unicamp. 2010. (Coordenação).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Neves, L. O.. Senhora dos Afogados - Nelson Rodrigues. 1998 (Apresentação de obra artística / Teatral).

Demais trabalhos
1.
Neves, L. O.. Assessoria de Imprensa de Espetáculo Teatral. 1998 (Assessoria de Imprensa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, F.; Neves, L. O.; GIANINI, M.. Participação em banca de Carolina de Melo Ferraresi. Um corpo fora de foco: Edgard Gurgel Aranha, homossexualidade e AIDS no Teatro Brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

2.
Kopelman, Isa Etel; CARRICO, A.; Neves, L. O.. Participação em banca de Cassandra Batista Peixoto Ormachea. De palhaça e velhos: vozes dramáticas no contexto asilar. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MEDEIROS, E.; NOSELLA, B. L. D.; Neves, L. O.. Participação em banca de Everton da Silva José. Dimensões política e estética no show opinião. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
Neves, L. O.; MOREIRA, C. M. G.; LOPES, M. S.. Participação em banca de Cristiane Malagoli Taguchi. Brava Companhia em processos: Um estudo da relação entre arte e política a partir da criação do espetáculo JC. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
CARRICO, A.; Neves, Larissa de Oliveira; ARAUJO, J. S. O.. Participação em banca de Luciano Inácio da Silva Sales. Quanto mais regional, mais universal eu sou - o cordel de Antonio Francisco como matriz criativa para a construção da cena.. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
Neves, L. O.; HERNANDEZ, M. M. S.; PRADO, G. V. T.. Participação em banca de Kalinde Braga Augusto Vicente. A formação do contador de histórias: a parceria teatral e outros caminhos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E.; CARRICO, A.. Participação em banca de Maria Emilia Tortorella Nogueira Pinto. O popular no moderno teatro brasileiro: das projeções de Alcântara Machado às realizações de Carlos Alberto Soffredini. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Neves, L. O.; Bolognesi, M. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Moira Junqueira Garcia. A personagem cômica das peças melodramáticas encenadas pelo Circo Nerino. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
Neves, L. O.; Kopelman, Isa Etel; CARVALHO, D. C.. Participação em banca de Bianca de Cássia Almeida. O teatro moderno no começo do século XX no Brasil: Roberto Gomes, texto e cena. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
Sperber, S.; Neves, L. O.; WUO, A. E.. Participação em banca de Josilaine Cátia Gonçalves. Ampliando as perspectivas de análise do teatro de Hilda Hilst: uma análise interpretativa do trágico e do cômico na peça A Empresa. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
Neves, L. O.; NAVARRO, G. M.; COTA, L. G. S.. Participação em banca de Emerson de Paula Silva. O teatro negro como fonte de memória e identidade afro-descendente. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
Neves, L. O.; Kopelman, Isa Etel; Zan, José Roberto. Participação em banca de Romina Quadros Borba. O Arlequim Nordestino: as personagens-palhaço de Ariano Suassuna. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
Neves, L. O.; BETTI, M. S.; MACHADO, C. E. J.. Participação em banca de Rafael de Souza Villares. Por uma dramaturgia nacional-popular: o teatro de Oduvaldo Vianna Filho no CPC da UNE (1960-1964). 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
Neves, L. O.; Medeiros, Elen de; LAZZARATTO, M.. Participação em banca de Luis Roberto Arthur de Faria. Cadernos de Dramaturgia: da tradução à encenação. Uma proposta de trabalho a partir de ?Noite de Reis?, de William Shakespeare. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
SOARES, M. V.; Neves, L. O.; MILLER, J. C.. Participação em banca de Cátia Cristina Massotti. Nina: princípios da Técnica Klauss Vianna na criação teatral. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
SOARES, M. V.; Neves, L. O.; MILLER, J. C.. Participação em banca de Cátia Cristina Massoti. Nina: princípios da técnica Klauss Vianna na criação teatral. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
Azevedo, Elizabeth; Costa, Felisberto Sabino da; Neves, L. O.. Participação em banca de Maria Lucileide Ferreira da Silva. A questão da liberdade na dramaturgia de Jorge Andrade. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

18.
Neves, L. O.; Lazzaratto, Marcelo; Zimmermann, Elizabeth. Participação em banca de Luiz Roberto Arthur de Faria. Caderno de dramaturgia: uma proposta de trabalho a partir de Noite de Reis, de William Shakespeare. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
Neves, L. O.; Faria, João Roberto; Betti, Maria Silvia. Participação em banca de Rafael de Souza Villares. Por uma dramaturgia nacional-popular: o teatro de Oduvaldo Vianna Filho no CPC da UNE (1960-1964). 2011. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
Neves, L. O.; Simões, A. S.; Azevedo, S. M.. Participação em banca de Rafaela Stopa. As crônicas de Artur Azevedo na revista literária "O Álbum" (1893 - 1895). 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
Neves, L. O.; Chalmers, V.; Sperber, S.. Participação em banca de Liliane Negrão Pinto. O religioso e o religioso cristão em Nelson Rodrigues. 2009. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
Neves, Larissa de Oliveira; QUILICI, C. S.; BETTI, M. S.; Kopelman, Isa Etel; TAKEDA, C. L.. Participação em banca de Carolina Martins Delduque. Tchekhov e o ator brasileiro: do texto à cena. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
Sperber, S.; AGUILAR, G. M. M.; CLOSEL, R. A. B.; PADILHA, P. G.; Neves, Larissa de Oliveira. Participação em banca de Aline Castaman. Estudo sobre as nuances diferenciais entre Playing, Acting e Personating. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
Azevedo, Elizabeth; MARTINS, F.; MACIEL, P. M. C.; SILVA, M. A.; Neves, Larissa de Oliveira. Participação em banca de Nádia Saito. Departamento de Cultura na Cena Paulistana: políticas públicas para o teatro na gestão Mário de Andrade. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

4.
SANTOS, S. R. C.; Neves, Larissa de Oliveira; FLORY, A. V.; TELESI, S. F. S.; PINTO FILHO, J. C. P.. Participação em banca de Paula Chagas Autran Ribeiro. O pensamento dramatúrgico de Augusto Boal: as lições de dramaturgia da Escola de Artes Dramática. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

5.
SANSEVERINO, A. M. V.; Neves, Larissa de Oliveira; EBOLI, L. M.; ZILBERMAN, R.. Participação em banca de Rodrigo Cézar Dias. O Mandarim no banco dos réus: uma leitura acerca dos nexos entre teatro de revista e jornal. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
Sperber, S.; Neves, Larissa de Oliveira; HIRSON, R. S.; TELESI, S. F. S.; LEONARDELLI, P.. Participação em banca de Juliano Ricci Jacopini. Teatro Horizontal: Ficções de Si. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Neves, L. O.; BETTI, M. S.; MACHADO, C. E. J.; NOSELLA, B. L. D.; Kopelman, Isa Etel. Participação em banca de Rafael de Souza Villares. Realismo crítico à brasileira: a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho pós-1968. 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
FARIA, J. R.; Neves, L. O.; BETTI, M. S.; MARQUES, I. F.. Participação em banca de Maira Mariano. Teatro e engajamento político: a dramaturgia de Paulo Pontes. 2015. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

9.
Neyde Veneziano; Silva, D. M.; Bolognesi, M. F.; Neves, L. O.; PEREIRA, S. L.. Participação em banca de André Carrico. Os Trapalhões no reino da Academia : revista, rádio e circo na poética trapalhônica. 2013. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
Neves, L. O.; Andrade, Welington; Madeira, Wagner; Azevedo, Elizabeth. Participação em banca de Adriano de Assis Ferreira. Teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro: a década de 1930.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
LAZZARATTO, M.; QUILICI, C. S.; Neves, Larissa de Oliveira. Participação em banca de Carlos Eduardo Canhameiro. Dramaturgia da/na Pós-Produção. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
Neves, L. O.; LAZZARATTO, M.; Alexandre Sobrinho, G.. Participação em banca de Luís Roberto Arthur de Faria. A inter-relação teatro-TV: um estudo a partir da obra de Luís Alberto de Abreu e de Luiz Fernando Carvalho. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E.; SANTANA, M.. Participação em banca de Maria Emilia Tortorella Nogueira Pinto. A estética soffrediniana: dos textos aos palcos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
Neves, L. O.; Lazzaratto, Marcelo; OKAMOTO, E.. Participação em banca de Carolina Martins Delduque. Tchekhov e a cena brasileira - do texto à encenação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Neves, L. O.; Faria, João Roberto; BETTI, M. S.. Participação em banca de Rafael de Souza Villares. Realismo Crítico à brasileira: a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho pós-1968. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
AZEVEDO, E. R.; Martins, Ferdinando; Neves, Larissa de Oliveira. Participação em banca de MARIÁ GUEDES PEREIRA. AS PERSONAGENS CÔMICAS DE GÊNERO FEMININO NA OBRA DE LUÍS ALBERTO DE ABREU. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

2.
MEDEIROS, E.; Neves, L. O.; GUIMARAES JUNIOR, P. M.. Participação em banca de Dalila David Xavier. João do Rio e Roberto Gomes: um olhar sobre o processo de modernização do teatro brasileiro.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
Kopelman, Isa Etel; Neves, L. O.; MORATO, E. M.. Participação em banca de Lucas de Almeida Pinheiro. Os princípios da dramaturgia cênica de Bob Wilson: por trás do olhar-movimento de um Surdo e da voz-pensamento de um Autista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
Neves, Larissa de Oliveira; SANTANA, M.; FABRINI, V.. Participação em banca de Cristiane Malagoli Taguchi. Brava Companhia - Um estudo das relações em Arte e Política a partir da criação do espetáculo JC". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
BONFITTO, M.; Neves, Larissa de Oliveira; SPINA, R.. Participação em banca de Ramiro Gonçalves da Silva Rodrigues. Registros teatrais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Neves, L. O.; GUIMARAES JUNIOR, P. M.; Bolognesi, M. F.. Participação em banca de Tiago José Gonçalves Silva. Mazzaropi em... Lona na Telona: a herança da teatralidade circense na filmografia do palhaço caipira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Sperber, S.; Neves, L. O.; WUO, A. E.. Participação em banca de Josilaine Cátia Gonçalves. Ampliando as perspectivas de análise do teatro de Hilda Hilst: uma interpretação hermenêutica.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Neves, L. O.; SANTANA, M.; Kopelman, Isa Etel. Participação em banca de Bianca de Cássia Almeida. O teatro moderno no começo do século XX no Brasil: Roberto Gomes, texto e cena. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
HASHIMOTO, F.; FERNANDES, A. J.; Neves, L. O.. Participação em banca de Natali Calandrin Martins. Música cênica no repertório contemporâneo: análise interpretativa de Toucher, de Vinko Globokar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
SANTANA, M.; Bolognesi, M. F.; Neves, L. O.. Participação em banca de Moira Torres de Mello Junqueira. A personagem cômica das peças melodramáticas encenadas pelo Circo Nerino. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
Neves, L. O.; MEDEIROS, E.; CARRICO, A.. Participação em banca de Maria Emilia Tortorella Nogueira Pinto. O popular no moderno teatro brasileiro: das projeções de Alcântara Machado às realizações de Carlos Alberto Soffredini. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
Neves, L. O.; HERNANDEZ, M. M. S.; QUILICI, C. S.. Participação em banca de Kalinde Braga Augusto Vicente. O teatro para o contador de histórias: uma possibilidade de parceria.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEVIN, O. M.; Neves, L. O.. Participação em banca de Carolina Fernandes de Melo.Uma vedete espanhola no Brasil: Pepa Ruiz e a dramaturgia alegre no final do século XIX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
LEVIN, O. M.; Neves, Larissa de Oliveira. Participação em banca de Marina Carreiro da Silva.A contribuição de Furtado Coelho ao teatro brasileiro e um estudo da obra O Remorso Vivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
LEVIN, O. M.; Neves, L. O.; CREPALDI, D.. Participação em banca de Renata Romero Geraldes.Dramaturgia e música nos palcos brasileiros sob a direção de Luiz Braga Júnior e Sousa Bastos (1882-1886). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
Neves, L. O.; LEVIN, O. M.; Medeiros, Elen de. Participação em banca de Gabriela Soares Über.O teatro de Abílio Pereira de Almeida e algumas relações com a obra de Jorge Andrade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
LEVIN, O. M.; Neves, L. O.; Sperber, S.. Participação em banca de Julia Alves Coutinho.Um projeto de renovação teatral: o Festival do Centro Artístico e o teatro amador em 1898.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Neves, L. O.; LEVIN, O. M.; ABREU, M.. Participação em banca de Patrícia Cristina Carioca.RAPensando o ensino da poesia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NAVARRO, G. M.; Neves, L. O.; OKAMOTO, E.. Processo seletivo professor associado carreira Magistério Artístico MA- II - D. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

2.
Neves, L. O.. Concurso público professor doutor na área de Práticas Interpretativas. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
Neves, L. O.. JURADO DO CONCURSO DE DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO CARNAVAL. 2017. Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

2.
Neves, Larissa de Oliveira. Elaboração, aplicação e avaliação do exame de aptidão em Artes Cênicas no vestibular da Unicamp. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

3.
Neves, Larissa de Oliveira. Comissão de Avaliação do processo classificatório de Bolsas Capes para Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

4.
Neves, L. O.; GATTI, D.; HILDEBRAND, H. R.; RONQUI, P. A.; FUREGATTI, S.. Prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação no Instituto de Artes. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

5.
Neves, L. O.. Elaboração, aplicação e avaliação do exame de aptidão em Artes Cênicas no vestibular da Unicamp. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

6.
Neves, L. O.. 4ª Edição do Programa Aluno-Artista. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

7.
Neves, L. O.. Elaboração, aplicação e avaliação do exame de aptidão em Artes Cênicas no vestibular da Unicamp. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

8.
Neves, L. O.. Elaboração, aplicação e avaliação do exame de aptidão em Artes Cênicas no vestibular da Unicamp. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

9.
Neves, L. O.. Elaboração, aplicação e avaliação do exame de aptidão em Artes Cênicas no vestibular da Unicamp. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

10.
Neves, L. O.. Elaboração, aplicação e avaliação do exame de aptidão em Artes Cênicas do Vestibular Unicamp. 2010. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Copy-Past. Revaluating History, Memoru anda Archive in Cinema, Performing Arts and Visual Culture. Critical re-evaluation: French operetta and its Brazilian adaptarions. 2018. (Congresso).

2.
Dramaturgias - SESC- Ipiranga - SP.Roda de conversa Formação para novas dramaturgias. 2018. (Outra).

3.
VI Seminário Interno de Pesquisas Mario Santana - PPG Artes da Cena.Roda de Professores: "Poéticas..." e "Arte e Contexto" - Tema Presença. 2018. (Seminário).

4.
XXIII Seminário de Teses em Andamento.XXIII edição do Seminário de Teses em Andamento. 2017. (Seminário).

5.
3o SEMINÁRIO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA.como Integrante de Debate Aberto de Grupo de Pesquisa.. 2015. (Seminário).

6.
3o SEMINÁRIO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA.Convidada de Abertura do Evento.. 2015. (Seminário).

7.
IV Congreso Internacional y VI Congreso Nacional de Teatro. comunicação oral. 2015. (Congresso).

8.
VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE. José de Anchieta: origens do teatro brasileiro?. 2014. (Congresso).

9.
Jorge Andrade 90 anos: (re)leituras.O ciclo de Marte e além. 2012. (Outra).

10.
Jorge Andrade 90 anos: (re)leituras.Fronteiras e aberturas: diálogos andradianos. 2012. (Outra).

11.
VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. O bumba-meu-boi em A revolução dos beatos, de Dias Gomes. 2012. (Congresso).

12.
International Journal of Arts & Sciences (IJAS). Comedy and Tragedy in the Modern Theater: Jorge Andrade and Anton Chekhov.. 2011. (Congresso).

13.
IV Congreso Internacional Celehis de Literatura. Aspectos formales innovadores en A Moratória y Rasto Atrás, de Jorge Andrade.. 2011. (Congresso).

14.
XX Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino. Jorge Andrade y la dramaturgia. 2011. (Congresso).

15.
XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.Rasto atrás e A gaivota: o papel do dramaturgo. 2011. (Simpósio).

16.
VI Congresso da ABRACE - Arte e Ciênica. Rasto atrás e As três irmãs: as personagens em seu espaço. 2010. (Congresso).

17.
XXXII Congresso Internacional de Americanística. A personagem e seu mundo: uma análise de A moratória, de Jorge Andrade. 2010. (Congresso).

18.
Centenário de Artur Azevedo.O Theatro: crônicas de Arthur Azevedo. 2009. (Seminário).

19.
Centenário de Artur Azevedo.Centenário de Artur Azevedo. 2009. (Encontro).

20.
Colóquio ArturAzevedo.O Teatro: Artur Azevedo e as crônicas da Capital Federal. 2009. (Outra).

21.
II Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia. Artur Azevedo e "O Teatro". 2009. (Congresso).

22.
VI Seminário de Pesquisa da Graduação do IEL.Sessão de Comunicações. 2009. (Seminário).

23.
XXV Simpósio Nacional de História.A história do teatro nos rodapés de A Notícia: crônicas de Artur Azevedo. 2009. (Simpósio).

24.
V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace). Graça e simplicidade em O Oráculo. 2008. (Congresso).

25.
VIII Semana de Línguas e Literaturas de Expressão Portuguesa.A crítica teatral de Arthur Azevedo em A Notícia, do Rio de Janeiro. 2008. (Outra).

26.
XIV Seminário de Teses em Andamento.Sessão de Comunicações. 2008. (Seminário).

27.
IV Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. A vida do artista de teatro em O Mambembe, burleta de Artur Azevedo. 2006. (Congresso).

28.
Encontro Regional da ABRALIC 2005 - Sentido dos Lugares.O Povo da Lira: As personagens de Periferia na Burleta O Cordão. 2005. (Encontro).

29.
XI Seminário de Teses em Andamento.Ritmo e brasilidade na burleta A Capital Federal, de Artur Azevedo. 2005. (Seminário).

30.
10º Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.A linguagem dos tipos cômicos de O Cordão, burleta de Artur Azevedo. 2004. (Simpósio).

31.
III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Repercussão de crítica e público das primeiras representações de O Dote, comédia de Artur Azevedo. 2003. (Congresso).

32.
IX Seminário de Teses em Andamento.As comédias de costumes na obra de Artur Azevedo. 2003. (Seminário).

33.
53ª Reunião Anual da SBPC. Crônicas de Artur Azevedo: retrato dos espetáculos de uma época.. 2001. (Congresso).

34.
VII Seminário de Teses em Andamento.Crônicas de Artur Azevedo: retrato dos espetáculos de uma época.. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ana Cristina Colla ; Neves, Larissa de Oliveira ; COSTAS, . T. R. ; SPINA, R. ; GERALDI, S. . II SIMPÓSIO INTERNACIONAL ?REPENSANDO MITOS CONTEMPORÂNEOS - Babel: tradições, traduções e traições?. 2018. (Congresso).

2.
Neves, Larissa de Oliveira; MEDEIROS, E. ; Kopelman, Isa Etel ; SANTANA, M. ; PUPO, M. L. . I Colóquio Internacional de Dramaturgia Letra e Ato. 2016. (Outro).

3.
Neves, L. O.; DELDUQUE, C. ; TORTORELLA, M. ; MOSCARELLA, R. ; SUN, A. ; VILLARES, R. ; LORRANA, A. ; CARRICO, A. ; ORMACHEA, C. ; TAGUCHI, C. ; FRANSOLIN, S. . A obra dramatúrgia de Anton Tchekhov: como encená-la. 2015. (Outro).

4.
Neves, L. O.; PRUDENTE, A. V. ; LUCAS, H. . Representação e representatividade As artes dramáticas na Sociedade: o negro dentro e fora dos contextos cênicos. 2015. (Outro).

5.
Neves, L. O.; Azevedo, Elizabeth ; Martins, Ferdinando ; Viana, Fausto . Jorge Andrade 90 anos: (re) leituras. 2012. (Outro).

6.
Neves, L. O.; Medeiros, Elen de ; SANTANA, M. ; PEREIRA, S. L. . CEM Nelson Rodrigues. 2012. (Outro).

7.
Neves, L. O.; Medeiros, Elen de . I Colóquio de Estudos Teatrais Letra e Ato. 2011. (Outro).

8.
Neves, L. O.; Gomes, A. . Centenário de Artur Azevedo. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Yenny Paola Agudelo Cristancho. O personagem na dramaturgia feminina contemporânea colombiana: Tania Cárdenas e Ana María Vallejo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Lucila Vieira. Eduardo Garrido e o teatro brasileiro do século XIX. Início: 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
José Flávio Cardoso Nosé. O Outro Teatro: Possibilidades dramatúrgicas e percursos práticos do teatro de Não-Atores. Início: 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto. A ESTÉTICA SOFFREDINIANA: DOS TEXTOS AOS PALCOS. Início: 2015. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

4.
Luis Roberto Arthur de Faria. A INTER-RELAÇÃO TEATRO-TV: Um estudo a partir da obra de Luis Alberto de Abreu. Início: 2014. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
CLAUDIA MONIQUE SILVA FERREIRA. Primeira encenação de Anjo Negro, de Nelson Rodrigues: a questão da representatividade. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Cnpq - Unicamp. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Sofia Fransolin Pires de Almeida. Laboratório de Dramaturgia - preservação, divulgação, pesquisa. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Fernanda Nunes Sousa. Laboratório de Dramaturgia - a dramaturgia brasileira. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cristiane Malagoli Taguchi. Brava Companhia e Parque Santo Antônio em processos: Um estudo da relação entre arte e política a partir da criação do espetáculo. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

2.
Bianca de Cássia Almeida. O teatro moderno no começo do século XX no Brasil: Roberto Gomes, texto e cena.. 2013. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

3.
Maria Emilia Tortorella Nogueira Pinto. O popular no moderno teatro brasileiro: das projeções de Alcântara Machado às realizações de Carlos Alberto Soffredini. 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

4.
Moira Torres de Mello Junqueira. A personagem cômica das peças melodramáticas encenadas pelo Circo Nerino. 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

5.
Kalinde Braga Augusto Vicente. O teatro para o contador de histórias: uma possibilidade de parceria.. 2012. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

6.
Emerson de Paula Silva. O Texto do Negro ou o Negro no Texto: Sortilégio e Transegum como fontes de memória e identidade étnicas. 2011. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

7.
Rafael de Souza Villares. Por uma dramaturgia nacional-popular: o teatro de Oduvaldo Vianna Filho no CPC da UNE (1960-1964). 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

8.
Romina Quadros Borba. O Arlequim Nordestino: as personagens-palhaço de Ariano Suassuna. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

9.
Luis Roberto Arthur de Faria. Cadernos de Dramaturgia: da tradução à encenação. Uma proposta de trabalho a partir de ?Noite de Reis?, de William Shakespeare. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

Tese de doutorado
1.
Carolina Martins Delduque. Tchekhov e a cena brasileira ? do subtexto à interpretação do texto. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

2.
Rafael de Souza Villares. Realismo Crítico à brasileira: a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho pós-1968. 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Carina Maria Guimarães Moreira. 2017. Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Larissa de Oliveira Neves Catalão.

Iniciação científica
1.
Flora Ainá Rossi de Araujo. A renovação da linguagem do Circo-Teatro no Brasil e seu reflexo no teatro contemporâneo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Cnpq - Unicamp. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

2.
Sofia Fransolin Pires de Almeida. RASTO ATRÁS: A nostalgia da obra de Jorge Andrade na encenação de Gianni Ratto. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Cnpq - Unicamp. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

3.
Aléxia Lorrana Silva Ferreira. JACINTO HELLER: REPERTÓRIO DE UM EMPRESÁRIO TEATRAL (1875-1885). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Cnpq - Unicamp. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

4.
Cassandra Batista Peixoto Ormachea. O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, e a encenação no Teatro Cacilda Becker (1958).. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

5.
André Sun. A estrutura narrativa de O Jardim das cerejeiras e As Três irmãs, de Anton Tchekhov. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

6.
Paulo Eduardo Mendes Rosa. As influências das ideias de Mikhail Bakhtin em A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento no processo criativo de Luís Alberto de Abreu. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

7.
Bianca de Cássia Almeida. A obra de Roberto Gomes à luz da teoria teatral de Diderot. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Cnpq - Unicamp. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

8.
Gabriela Soares Über. Abílio Pereira de Almeida e Jorge Andrade: objetos semelhantes e abordagens diversas.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

9.
Maria Emilia Tortorella Nogueira Pinto. As Influências do Circo e do Circo-Teatro na renovação do Teatro Moderno Brasileiro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

10.
Mariá Guedes Pereira. A obra de Luís Alberto de Abreu, seus personagens fixos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual de Campinas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Cnpq - Unicamp. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

11.
Gabriela Soares Über. Levantamento, estabelecimento de texto e análise das peças de Abílio Pereira de Almeida (CEDAE/IEL). 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Servição de Apoio ao Estudante - Unicamp. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

12.
Elisa Domingues Coelho. Artur Azevedo e as atrizes. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.

13.
Julia Alves Coutinho. Artur Azevedo e o teatro amador. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:25:48