Fabrício José Nascimento da Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8840124188505402
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Graduado em Biblioteconomia (2004), mestre e doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG (2007 e 2014). É professor Adjunto I do curso de graduação em Biblioteconomia da ECI/UFMG. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública e identidade; história do livro e das bibliotecas; bibliotecas públicas como lugares de práticas culturais (memória, cultura, educação e leitura); memória e patrimônio cultural; acervos públicos de informação e a constituição dos discursos identitários nacional; e diretrizes para a formação do bibliotecário no Brasil e nos países em desenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabrício José Nascimento da Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, F. J. N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação.
Av. Antônio Carlos - 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096116
URL da Homepage: http://www.eci.ufmg.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Ciências da Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Biblioteca pública, identidade e enraizamento: elaborações intersubjetivas ancoradas em torno da Luiz de Bessa, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Alcenir Soares dos Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Biblioteca pública; Identidade; Enraizamento; História de vida; Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Informação, cultura e sociedade.
2005 - 2007
Mestrado em Ciências da Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Alcenir Soares dos Reis.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Biblioteca - Práticas culturais; Biblioteca - memória; Biblioteca - cultura; Biblioteca - educação e leitura; Formação do Bibliotecário; Currículos de Biblioteconomia - Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2001 - 2004
Graduação em Biblioteconomia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2003
Curso de preservação e recuperação de acervos. (Carga horária: 60h).
Laboratório de Preservação de Acervo - ECI/UFMG, LPA - ECI/UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2014 - 10/2014
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do livro e das bibliotecas I (2 turmas)
História do livro e das bibliotecas II
03/2014 - 10/2014
Direção e administração, Reitoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

Cargo ou função
Vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Biblioteconomia, turno noturno, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
10/2013 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

Cargo ou função
Comissão de matrícula do curso de licenciatura da Escola de Biblioteconomia do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO.
01/2014 - 06/2014
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do livro e das bibliotecas II (2 turmas)
História do livro e das bibliotecas I
07/2013 - 12/2013
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do livro e das bibliotecas I (2 turmas)
História do livro e das bibliotecas II

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista REUNI - Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Pós-Graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Monitor das seguintes disciplinas: 1. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação Ementa da disciplina: O conhecimento científico. Perspectivas teórico-metodológicas das ciências sociais. A pesquisa em biblioteconomia e ciência da informação. O processo de pesquisa. Etapas do projeto de pesquisa. 2. Memória e patrimônio cultural Ementa da disciplina: A disciplina propõe uma discussão sobre as inter-relações que se instituem entre memória e patrimônio cultural. O processo histórico de construção de políticas públicas, organizacionais e comunitárias de cultura e patrimônio. Bibliotecas, arquivos e museus como espaços educacionais e culturais.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista de Apoio Técnico - NS, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico - Nível Superior, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor público / contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto - Curso: Biblioteconomia, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 1º: Produção dos registros do conhecimento; Ementa: Apresenta as principais nuances do processo evolutivo que caracteriza a história da produção dos registros do conhecimento humano. Tendo como foco central as tecnologias utilizadas na produção dos suportes do conhecimento, a disciplina recupera elementos históricos referentes à: invenção da escrita e seus múltiplos suportes; o aparecimento do livro; a constituição da imprensa e sua importância para a formação da cultura ocidental; o surgimento e as diversas tipologias de bibliotecas; a biblioteca como um lugar de práticas culturais; os registros do conhecimento e as novas tecnologias e a história da imprensa e da circulação do conhecimento no Brasil. 2º: Organização e controle bibliográfico da informação Ementa:Controle bibliográfico universal: conceitualização, histórico, objetivos e padrões; Operacionalização: relação com o controle bibliográfico nacional; Organização bibliográfica da informação no Brasil: histórico, instituições, programas, produtos e mecanismos. 3º: Elaboração e apresentação do trabalho acadêmico Ementa: Aborda as principais facetas dos processos de elaboração e normalização do conhecimento técnico-científico, priorizando questões como: aspectos sócio-econômicos da normalização do conhecimento técnico-científico; a normalização de documentos em âmbito nacional e internacional; regras básicas para a normalização documental (elaboração de referências bibliográficas, resumos, citações, tabelas, sumários, ilustrações, etc.) e as principais diretrizes referentes à elaboração de trabalhos técnico-científicos. 4º: Arquivos públicos e política de memória Ementa: Tem como principal objetivo discutir o papel dos arquivos públicos no processo de preservação e difusão de memórias locais. Para tanto, analisa-se os processos de constituição social da memória; a importância dos arquivos como ?lugares de memória? e o âmbito geral da política brasileira de arquivo

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 60
Outras informações
Nome da Disciplina: História do livro, da biblioteca e da leitura: o bibliotecário como agente histórico Ementa: Apresenta as principais nuances do processo evolutivo que caracteriza a história dos livros, das bibliotecas e da leitura. Tendo como foco central as tecnologias utilizadas na produção dos suportes do conhecimento, a disciplina recupera elementos históricos referentes à: invenção da escrita e seus múltiplos suportes; o aparecimento do livro; a constituição da imprensa e sua importância para a formação da cultura ocidental; o surgimento e as diversas tipologias de bibliotecas; a biblioteca como um lugar de práticas culturais; os registros do conhecimento e as novas tecnologias; a leitura e seus principais marcos histórico-culturais no mundo ocidental; a leitura como uma prática social e a presença e participação dos bibliotecários como agente mobilizador de toda essa construção teórico-conceitual.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista/Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria aos alunos matriculados na disciplina Tratamento da Informação III. Auxílio na elaboração e correção de avaliações e exercícios; providenciar material a ser utilizado em sala de aula (xerox, transparência); apoio presencial em sala de aula; levantamento bibliográfico. Discussões teóricas sobre assuntos relativos à leitura, formação do bibliotecário enquanto leitor, teorias da leitura, linguagens documentárias e análise de assunto, entre outras.

Atividades

06/2018 - Atual
Direção e administração, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI.

Cargo ou função
Sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação.

Cargo ou função
Representante suplente do Departamento de Teoria e Gestão da Informação junto ao Colegiado do Curso de Biblioteconomia.
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Credenciamento do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
01/2018 - 07/2018
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Memória e patrimônio cultural - TA1
Tópicos em informação e cultura B - Livros e leitura no Brasil
01/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Informação, mediação, cultura e identidade na (pós)modernidade
06/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, .

Cargo ou função
Comissão encarregada pela análise do processo de Progressão Funcional da docente Marina Cajaíba da Silva Horta, do nível A1 para o nível A2 da Classe de Adjunto.
05/2017 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI.

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFMG.
07/2017 - 12/2017
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Memória e patrimônio cultural TA1
Memória e patrimônio cultural TB1
Tópicos em informação e cultura D: História do livro e das bibliotecas ? TA3
11/2015 - 11/2017
Direção e administração, Escola de Ciência da Informação, Centro de Extensão - CENEX.

Cargo ou função
Coordenador do Programa Carro-Biblioteca do Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG.
01/2017 - 06/2017
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Memória e patrimônio cultural TA1
TOPICOS EM INFORMACAO E CULTURA D - Biblioteca pública e comunitária
01/2017 - 06/2017
Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Informação, mediação cultural e identidades na (pós)modernidade
05/2017 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI.

Cargo ou função
Membro da Comissão Avaliadora do Prêmio UFMG de Teses 2017, do Prêmio CAPES de Teses 2017 e do Prêmio ANCIB 2017 de Teses.
05/2017 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão encarregada da análise das teses e dissertações para concorrência ao Prêmio REPARQ de Pesquisa em Arquivologia (Mestrado e Doutorado).
04/2017 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Centro de Extensão - CENEX.

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão de elaboração do Regimento Interno do Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação - CENEX/ECI-UFMG.
08/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI.

Cargo ou função
Membro suplente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
04/2015 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação.

Cargo ou função
Representante Titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação junto ao Colegiado do Curso de Biblioteconomia.
04/2016 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, .

Cargo ou função
Representante titular da categoria PROFESSOR ADJUNTO junto à Congregação da Escola de Ciência da Informação.
10/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI.

Cargo ou função
Professor suplente da banca de seleção para o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
09/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.

Cargo ou função
Representante da Escola de Ciência da Informação junto aos Comitês Assessores de Extensão por ocasião do julgamento das bolsas de extensão concedidas pelo Edital PROEX nº 07/2016..
07/2016 - 12/2016
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Memória e patrimônio cultural TA1
Memória e patrimônio cultural TB1
Tópicos em informação e cultura D: História do livro e das bibliotecas ? TA3
12/2014 - 12/2016
Direção e administração, Escola de Ciência da Informação, Centro de Extensão - CENEX.

Cargo ou função
Coordenador do Centro de Extensão (CENEX) da Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG.
11/2014 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação.

Cargo ou função
Representante do Departamento de Teoria e Gestão da Informação junto ao Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação.
10/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação.

Cargo ou função
Representação, como suplente, da classe de professores adjuntos junto à Câmara Departamental do DTGI.
01/2016 - 06/2016
Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa nas Ciências Sociais Aplicadas
01/2016 - 06/2016
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Memória e patrimônio cultural TA1
Tópicos em informação e cultura D: História do livro e das bibliotecas - TB5
09/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI.

Cargo ou função
Suplente da linha Informação, Cultura e Sociedade junto à banca de seleção do Mestrado em Ciência da Informação..
09/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI.

Cargo ou função
Suplente da linha Informação, Cultura e Sociedade junto à banca de seleção para o Mestrado em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
07/2015 - 12/2015
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Memória e patrimônio cultural TA1
Memória e patrimônio cultural TB1
Tópicos em informação e cultura D: História do livro e das bibliotecas - TA2
03/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação.

Cargo ou função
Integrante, ao lado dos professores Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Alessandro Ferreira Costa e Luiz Henrique Assis Garcia, da Comissão encarregada de elaborar o "Planejamento Estratégico do Departamento de Teoria e Gestão da Informação.
08/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.

Cargo ou função
Representar a Escola de Ciência da Informação junto aos Comitês Assessores de Extensão por ocasião do julgamento das bolsas de extensão concedidas pelo Edital PROEX nº 04/2015..
01/2015 - 06/2015
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Memória e patrimônio cultural TA1
Tópicos em informação e cultura D: História do livro e das bibliotecas - TB5
Tópicos em informação e cultura D: História do livro e das bibliotecas - TA3
04/2008 - 07/2013
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Controle Bibliográfico da Informação
Elaboração e apresentação do trabalho científico
Produção dos registros do conhecimento
08/2005 - 12/2005
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da leitura e o Bibliotecário como leitor
04/2003 - 12/2004
Estágios , Escola de Ciência da Informação, .

Estágio realizado
Programa de Iniciação à Docência para a área de Tratamento da Informação.

Prefeitura de Paraopeba - Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Servidor público / contratado, Enquadramento Funcional: Servidor público / contratado, Carga horária: 60
Outras informações
Atividades: 01: Ministrar curso de capacitação para dinamização e uso da Biblioteca Pública 02: Coordenar o projeto de instalção da Biblioteca Pública Municipal "Agnaldo Edmundo" em sua nova sede.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A biblioteca pública no contexto latino-americano: panorama histórico, enquadramentos conceituais e estratégias de intervenção social
Descrição: Quais são, na contemporaneidade, os atributos que garantem a inserção e o reconhecimento da importância social das bibliotecas públicas no contexto de uma dada sociedade? Eis o que o presente projeto objetiva investigar efetuando-se uma análise das funções e das estratégias de intervenção político-cultural que demarcam sua atuação no âmbito da América Latina. Para tanto, empreende-se um estudo histórico-bibliográfico centrado em entender como essas instituições se instauram e se difundem na realidade empírica de quatro países específicos: Brasil, Colômbia, Cuba e México, dedicando-se, ainda, especial atenção aos enquadramentos conceituais e às atividades de atuação prática que têm sido empreendidas, quer em nível local, regional ou nacionalmente, para ampliar seus índices de incidência geográfica e exibir seus qualificadores de organismo público e de unidade de conhecimento portadora de grande potencial de mobilização das mais diversas paisagens sócio-culturais em que se inscrevem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
EcceLiber: observatorio do fim do livro
Descrição: A proposta do grupo é desenvolver estudos bibliológicos a partir da Filosofia do Livro e dos saberes afins, constituindo um espaço crítico-epistemológico de desenvolvimento da reflexão sobre o conceito de livro e suas manifestações físico-simbólicas. Sua formalização é resultado das reuniões ocorridas entre 2011 e 2012, na Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio Janeiro, entre pesquisadores, estudantes e profissionais interessados nas temáticas indicadas. A partir desta perspectiva, o grupo procura reunir pesquisadores dedicados aos estudos históricos, sociológicos, pedagógicos, psicológicos, comunicacioanais, tecnológicos, literários e estéticos do livro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Fabrício José Nascimento da Silveira - Integrante / Gustavo Silva Saldanha - Coordenador / Fabiano Cataldo de Azevedo - Integrante / Laffayete de Souza Alvares Junior - Integrante / Lidiane dos Santos Carvalho - Integrante / Márcia Feijão de Figueiredo - Integrante.
2010 - 2013
Práticas comunicativas, valores e instituições
Descrição: Dando continuidade a 15 anos de pesquisa, vimos consolidar-se uma abordagem da comunicação que enfatiza sua dimensão relacional, sua inserção no domínio da experiência e do cotidiano, bem como os atravessamentos de sentido provocados pelas inserções vivas e dinâmicas de sujeitos reais. Mídia e vida social são marcadas por um movimento de reflexividade. A consolidação desta perspectiva nos permite buscar, no âmbito das práticas midiáticas (e particularmente no campo da televisão), uma leitura do quadro normativo e axiológico de nossa sociedade. A mídia constitui um lugar atravessado pelas instituições sociais; ela atua na consolidação, debate e mudança de valores. Assim, análises de acontecimentos midiáticos, da construção de figuras públicas (e de celebridades) nos dão a ver, mais do que eventos conjunturais ou trajetórias individuais, a dinâmica de fortalecimento / enfraquecimento de normas e valores, a solidez ou fragilidade de algumas instituições básicas da sociedade. É em torno desta proposta que construímos e apresentamos este novo projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fabrício José Nascimento da Silveira - Integrante / Vera Regina Veiga França - Coordenador / Paula Guimarães Simões - Integrante / Denise Figueiredo Barros do Prado - Integrante / Lígia Campos de Cerqueira Lana. - Integrante / Priscila Martins Dionízio - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2008
Estudo de viabilidade para a criação do Curso de graduação em Ciência da Informação em Moçambique
Descrição: Realizar estudo de viabilidade social, política e técnica para criação de um curso de graduação em Ciência da Informação em Moçambique, tendo em vista constituir os elementos fundamentais, no âmbito da Sociedade da informação, para a articulação de uma agenda sócio-cultural do ponto de vista dos países em desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura
Descrição: Desde sua concepção, em 1973, o Carro-Biblioteca vem atendendo a comunidades com problemas socioeconômicos da Grande Belo Horizonte, oferecendo acesso ao universo cultural e informacional através da leitura e promovendo novos olhares sobre o conhecimento. A cada ano, percebe-se um aumento gradativo do número de novos leitores inscritos e de empréstimos realizados. Os projetos integrantes do presente programa têm recortes distintos e privilegiam diferentes aspectos em relação à questão informacional, mas de forma concreta buscam contemplar as possibilidades dos trabalhos que são da competência da Escola de Ciência da Informação. Nos últimos anos o Programa vem assistindo ao desdobramento dos projetos que o compõem e à criação de novos projetos. Deste modo, para 2016 foram propostos quatro projetos no escopo do programa: Conto e Reconto, Inclusão Digital: o carro-biblioteca da UFMG como telecentro, Boletim Bairro a Bairro e A cidadania da infância em hipermídia: educação para os direitos da criança e do adolescente. De forma objetiva é possível afirmar que o Projeto Conto e Reconto, através das atividades propostas (rodas de leitura, ler em voz alta, contação de histórias, ler o livro e ver o filme), utiliza de forma ampla toda a infra-estrutura oferecida pelo Carro-Biblioteca, além de propiciar aos bolsistas envolvidos oportunidades de aprendizado que complementam a grade curricular da graduação em Biblioteconomia e de áreas afins - Letras, Teatro - através da experiência prática e do contato com o leitor. Somando-se a este trabalho, o projeto Inclusão Digital: O Carro-Biblioteca da UFMG como telecentro, visa ampliar o conceito de democratização da informação por meio de atividades que utilizam recursos multimídia e de acesso à Internet. Por sua vez, o projeto Boletim Bairro a Bairro se propõe a produzir e divulgar informações multivariadas nas comunidades, tanto através do boletim em seu formato impresso convencional, quanto por meio da produção de um filme que registre a participação do Programa nas comunidades e de blogs que visem registrar a interação das mesmas com o projeto Inclusão Digital. Finalmente, o projeto A cidadania da infância em hipermídia, visa capacitar educadores e jovens que atuam nas comunidades atendidas pelo programa para que conheçam os direitos da criança e possam colaborar para sua efetivação. Portanto, ao enfocar as ações em termos de uma cidadania informacional, tem-se a confiança de que o programa e seus projetos contribuem para que os diferentes atores participem, de forma concreta, enquanto sujeitos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Fabrício José Nascimento da Silveira - Coordenador / Gracielle Mendonça R. Gomes - Integrante / LARISSA SABINO MENEZES - Integrante / MATHEUS AGUIAR DE CARVALHO - Integrante / MARIA ALICE DA SILVA - Integrante / ANA FLAVIA MASSEO SALDANHA - Integrante.
2015 - 2016
Livros Raros e Especiais
Descrição: A Divisão de Coleções Especiais da BU-UFMG é composta por coleções de expressiva importância para a Universidade, dentre estas podem-se destacar a Coleção Memória Intelectual da UFMG e Coleção de Obras Raras. A Coleção de Obras Raras reúne livros do século XVI ao XX considerados raros e/ou preciosos devido à sua importância histórica, literária, cultural e patrimonial. O acervo formou-se a partir de livros existentes na antiga biblioteca da Reitoria, de doações e da transferência de obras e coleções das demais bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da UFMG. A coleção é composta por livros e periódicos impressos e manuscritos, mapas, correspondências, cartões-postais, fotografias, dentre outros. As coleções encontram-se disponíveis para pesquisa e consulta por professores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e público em geral. A Coleção Memória Intelectual da UFMG foi instituída em 1986, visa à preservação de acervo intelectual, técnico e artístico da UFMG, de seu corpo docente, discente e técnico-administrativo. O acervo é constituído de teses/dissertações, monografias de especialização, livros, publicações periódicas, fotografias, vestuário, medalhas, selos, plantas, produção artística e outros documentos produzidos na UFMG, que representam a vida institucional nos campos administrativo, pesquisa e extensão. A Divisão de Coleções Especiais, atualmente, está estruturada em: ? Coleção Memória Intelectual da UFMG ? Coleção de Obras Raras: o Coleção Arduino Bolivar o Coleção Brasiliana o Coleção Camilo Castelo Branco o Coleção Geral o Coleção Linhares o Coleção Luiz Camillo de Oliveira Netto o Coleção de Referência o Patrologia ? Coleções Especiais: o Coleção Faria Tavares o Coleção Francisco de Paula Lima o Coleção Francisco de Assis Magalhães Gomes o Coleção José Israel Vargas o Coleção Marco Antonio Dias o Coleção Orlando de Carvalho O Projeto Livros Raros e Especiais pretende estudar e preservar os acervos da Divisão de Coleções Especiais da BU por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, propõe ações interdisciplinares entre professores e alunos da Universidade ? ciente da oportunidade impar das trocas entre docentes, discentes e técnico-administrativos ? aperfeiçoando, desta forma, o tratamento dos acervos raros da Instituição para a comunidade em geral. JUSTIFICATIVA Os acervos que compõem a Divisão de Coleções Especiais da BU-UFMG abrangem diversas áreas do conhecimento ? considerados como raridades bibliográficas que retratam, dentre outros assuntos, a história de Minas Gerais e do Brasil. O objeto de estudo do Projeto Livros Raros e Especiais (2014), será a Coleção Luiz Camillo de Oliveira Netto. A importância patrimonial, histórica e cultural desta coleção justifica a necessidade de estudá-la, torná-la acessível ao pesquisador e, principalmente, preservá-la. O Projeto visa, ainda, oferecer aos bolsistas a oportunidade de vivenciar práticas profissionais por meio de ações pautadas na pesquisa, no ensino e na extensão e, desta forma, ampliar o horizonte de recepção da pesquisa científica assim como o acesso aos acervos especiais da Universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabrício José Nascimento da Silveira - Coordenador / Dina Marques Pereira Araújo - Integrante / Suzana Cristina de Oliveira da Cruz - Integrante.
2015 - Atual
Coleção Memória Intelectual da UFMG: periódicos
Descrição: A Coleção Memória Intelectual da UFMG inicia como projeto e consolida sua existência a partir da Resolução 01/86 ? instrumento legal que além de estabelecer sua missão, determina os mecanismos para o seu desenvolvimento. A história da Coleção comprova que o acervo não se restringiu às teses e dissertações. Seu acervo bibliográfico (teses, dissertações, livros, relatórios, catálogos, manuais, etc.) totalizou 33.873 exemplares em 2011. A Coleção reuni ainda fotografias, diplomas, certificados, plantas, medalhas, quadros, togas, mobiliários, peças decorativas, dentre outros. Em sua essência a Coleção é um centro de memória que abarca acervo bibliográfico, documentos arquivísticos e objetos museais da Universidade. Desde sua criação a Coleção atende a comunidade interna da UFMG e o público em geral. Uma das maiores demandas de pesquisa neste acervo são os periódicos institucionais, que são solicitados pela comunidade interna da Universidade e também pelo público externo, inclusive de outros países. A digitalização dos periódicos desta coleção torna-se, dessa forma, uma necessidade de ampliação do acesso aos periódicos da UFMG, bem como permite à Biblioteca Universitária a possibilidade de potencializar a conservação dos exemplares impressos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Perspectivas em Ciência da Informação (on line)
2014 - Atual
Periódico: Revista ACB (Florianópolis)


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Biblioteca Escolar em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Informação, cultura e sociedade.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: História do Livro e das Bibliotecas.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteca pública e identidade social.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Melhor Trabalho Junior do GT 10 Memória e Informação do XIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVEIRA, F. J. N.2018SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais: percurso histórico e dinâmicas de inserção social. InCid: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 09, p. 146-167, 2018.

2.
SILVEIRA, F. J. N.2017SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S. . Venho aqui para existir: um exercício de leitura acerca das relações entre biblioteca pública, sociabilidade, enraizamento e identidade. Perspectivas em Ciência da Informação (on line), v. 22, p. 114-139, 2017.

3.
OLIVEIRA, N. P.2016OLIVEIRA, N. P. ; SILVEIRA, F. J. N. . Mulheres cariocas e práticas de leitura nos anos de 1920: um estudo documental a partir das revistas Fon-Fon e Jornal das Moças. PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (IMPRESSO), v. 21, p. 33-60, 2016.

4.
ROCHA, E C F2015ROCHA, E C F ; SILVEIRA, F. J. N. . Pesquisa e extensão no contexto da ECI: trajetória histórica e perspectivas futuras para a graduação. Perspectivas em Ciência da Informação (Online), v. 20, p. 01-23, 2015.

5.
ROCHA, E C F2015ROCHA, E C F ; SILVEIRA, F. J. N. . Títulos e autoria de resumos de trabalhos apresentados pela Escola de Ciência da Informação nos Anais de Iniciação Científica - UFMG - 1992 a 2015. Perspectivas em Ciência da Informação (Online), v. 15, p. 01-22, 2015.

6.
SILVEIRA, F. J. N.2015SILVEIRA, F. J. N.; VAZ, P. B. F. . Representações visuais da mulher leitora: notas sobre as transmutações de uma prática cultural. In Texto (UFRGS. Online), v. 34, p. 421-455, 2015.

7.
SILVEIRA, F. J. N.2014SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca pública e identidade: percepções intersubjetivas enraizadas em torno da Luiz de Bessa. Perspectivas em Ciência da Informação (Online), v. 19, p. 129-150, 2014.

8.
SILVEIRA, F. J. N.2014SILVEIRA, F. J. N.. Meu mundo é aqui porque aqui me preenche: a Luiz de Bessa e o testemunho afetivo de seus usuários. Minas Gerais. Suplemento Literário, v. 1354, p. 18-22, 2014.

9.
SILVEIRA, F. J. N.2013SILVEIRA, F. J. N.. BIBLIOTECA PÚBLICA, MEMÓRIA E DISCURSOS IDENTITÁRIOS: uma leitura sócio-histórica dos depoimentos colhidos pelo Projeto Memória Oral da Biblioteca Mário de Andrade (BMA). Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 05, p. 01-23, 2013.

10.
SILVEIRA, F. J. N.2012SILVEIRA, F. J. N.. Reverberações do simbólico: ponderações em torno da cultura popular e de suas modulações midiáticas. Contemporanea (UFBA. Online), v. 10, p. 794-816, 2012.

11.
SILVEIRA, F. J. N.2012 SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca pública, memória e representações sociais: o depoimento de um grupo de usuários acerca da Mário de Andrade. Investigación Bibliotecológica, v. 26, p. 199-231, 2012.

12.
SILVEIRA, F. J. N.2012SILVEIRA, F. J. N.. Sendas entre o visível e o invisível: a biblioteca como ?lugar de memória? e de preservação do patrimônio. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 13, p. 01-19, 2012.

13.
SILVEIRA, F. J. N.2012SILVEIRA, F. J. N.. Um elogio à sedução, ou a biblioteca como espaço de leitura. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 17, p. 142-159, 2012.

14.
SILVEIRA, F. J. N.2011SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S. . Biblioteca pública como lugar de práticas culturais: uma discussão sócio-histórica. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 21, p. 37-54, 2011.

15.
SILVEIRA, F. J. N.2010SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca, memória e identidade social. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 15, p. 67-86, 2010.

16.
SILVEIRA, F. J. N.2008SILVEIRA, F. J. N.. O BIBLIOTECÁRIO COMO AGENTE HISTÓRICO: do ?humanista? ao ?Moderno Profissional da Informação?. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 18, p. 83-94, 2008.

17.
SILVEIRA, F. J. N.2007SILVEIRA, F. J. N.; MOURA, M. A. . A Estética da recepção e as práticas de leitura do bibliotecário-indexador. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, p. 123-135, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURA, M. A. (Org.) ; SILVEIRA, F. J. N. (Org.) . X EDICIC - Anais do Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Íbero-América e Caribe.. 1. ed. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2017. v. 1. 2217p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVEIRA, F. J. N.. Vidas entre/vistas: a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa como lugar de identidade e enraizamento. In: Maria Aparecida Moura; Fabrício José Nascimento da Silveira. (Org.). X EDICIC - Anais do Encontro da Associação de Educadores e Pesquisadores de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Documentação da Iberoamérica e Caribe. 1ed.Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2017, v. 1, p. 1240-1262.

2.
SILVEIRA, F. J. N.; MOURA, M. A. . Biblioteca, memória institucional e acesso aberto à informação: apontamentos teóricos e experiências desenvolvidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). In: Anna Carolina Mendonça Lemos Ribeiro; Pedro Cavalcanti Gonçalves Ferreira. (Org.). Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. 1ed.Brasília: Ipea, 2016, v. 1, p. 197-222.

3.
SILVEIRA, F. J. N.. A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e o seu poder de afetação: notas sobre um patrimônio material/imaterial dos mineiros. In: Alcenir Soares dos Reis; Betânia Gonçalves Figueiredo. (Org.). Patrimônio imaterial em perspectiva. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2015, v. 1, p. 241-279.

4.
SILVEIRA, F. J. N.; LANA, L. C. C. ; MARTINS, B. G. ; SALGADO, T. B. P. . Experiência. In: Vera Veiga França; Bruno Guimarães Martins; André Melo Mendes. (Org.). Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS): trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação. 01ed.Belo Hosrizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / PPGCOM, 2014, v. , p. 86-90.

5.
SILVEIRA, F. J. N.; MENDES, A. M. ; TAVARES, F. B. M. . Identidade. In: Vera Veiga França; Bruno Guimarães Martins; André Melo Mendes. (Org.). Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS): trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação. 01ed.Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / PPGCOM, 2014, v. , p. 91-95.

6.
SILVEIRA, F. J. N.; CORRÊA, L. G. . Representação. In: Vera Veiga França; Bruno Guimarães Martins; André Melo Mendes. (Org.). Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS): trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação. 01ed.Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / PPGCOM, 2014, v. , p. 123-126.

7.
SILVEIRA, F. J. N.. Os artífices da tradição e da memória no Vale do Jequitinhonha. In: Maria Aparecida Moura. (Org.). Saberes plurais ? museu virtual: Mestre Ulisses Mendes. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013, v. 01, p. 16-28.

8.
SILVEIRA, F. J. N.; VENÂNCIO, L. S. . Sob a inspiração de São Jerônimo: considerações em torno da leitura e da escrita no mundo contemporâneo. In: MOURA, Maria Aparecida. (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. 1ed.Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012, v. 1, p. 163-178.

9.
SILVEIRA, F. J. N.. Leitura e memória: convergências em torno de uma harmonia oculta. In: Maria Aparecida Moura. (Org.). Cultura informacional e liderança comunitária: concepções e práticas. 1ed.Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Extensão - UFMG, 2011, v. 1, p. 59-63.

10.
SILVEIRA, F. J. N.. Leitura e memória: convergências em torno de uma harmonia oculta. In: Maria Aparecida Moura. (Org.). Cultura informacional e liderança comunitária: concepções e práticas. Belo Horizonte: Pró-Reitoria de Extensão/UFMG, 2011, v. 1, p. 01-16.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, F. J. N.. História oral e memórias de vida: recursos metodológicos para se apreender a importância social das bibliotecas públicas. In: XVII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2016, Salvador. Anais dos 17º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador: PPGCI-UFBA, 2016. v. 1. p. 4146-4164.

2.
SILVEIRA, F. J. N.. Memória e mediações sociais: a história da Biblioteca Mário de Andrade (BMA) contada através de relatos de vida. In: 2ª Jornada Científica Internacional da Rede Mussi - Redes e processos info-comunicacionais: mediações, memórias, apropriações, 2012, Rio de Janeiro. Anais da 2ª Jornada Científica Internacional da Rede Mussi - Redes e processos info-comunicacionais: mediações, memórias, apropriações. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. v. 2. p. 213-228.

3.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca pública, memória e discursos identitários: uma leitura sócio-histórica dos depoimentos colhidos pelo Projeto Memória Oral da Biblioteca Mário de Andrade (BMA). In: XIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. v. 1. p. 01-22.

4.
SILVEIRA, F. J. N.. O bibliotecário como agente histórico: do Humanista ao Moderno Profissional da Informação. In: Convergindo ? 2º Seminário Nacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus, 2008, Maputo. Convergindo ? 2º Seminário Nacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus, 2008.

5.
MOURA, M. A. ; SILVEIRA, F. J. N. . Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciência da Informação em Moçambique. In: Convergindo ? 2º Seminário Nacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus, 2008, Maputo. Convergindo ? 2º Seminário Nacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus, 2008.

6.
SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S. . Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. In: IX ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Diversidade cultural e políticas de informação)., 2008, São Paulo. Anais do IX ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2008. v. 1. p. 01-15.

Artigos aceitos para publicação
1.
ARAUJO, D. M. P. ; REIS, A. S. ; SILVEIRA, F. J. N. . Bibliofilia, bibliografias e a construção do sistema axiológico da raridade. Informação & Informação (Online), 2018.

2.
PERDIGAO, J. A. ; SILVEIRA, F. J. N. . Informação simbólica, representações sociais e identidade: aproximações conceituais. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, F. J. N.; MOURA, M. A. . Biblioteca, memória institucional e acesso aberto à informação: apontamentos teóricos e as experiências desenvolvidas pela UFMG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVEIRA, F. J. N.. História oral e memórias de vida: recursos metodológicos para se apreender a importância social das bibliotecas públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVEIRA, F. J. N.. História das bibliotecas: um panorama histórico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVEIRA, F. J. N.. Vidas entre/vistas: a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa como lugar de identidade e enraizamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVEIRA, F. J. N.; VAZ, P. B. F. . Representações visuais da mulher leitora: notas sobre as transmutações de uma prática cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVEIRA, F. J. N.. História oral e memória de vida: recursos metodológicos para se apreender a importância social das bibliotecas públicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVEIRA, F. J. N.. O desenho do livro: do manuscrito medieval ao livro moderno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca pública e identidade: elaborações intersubjetivas enraizadas em torno dos livros e da leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca pública e leitura: notas a partir dos depoimentos colhidos pelo Projeto Memória Oral da Biblioteca Mário de Andrade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVEIRA, F. J. N.. A biblioteca pública como objeto de pesquisa da Ciência da Informação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVEIRA, F. J. N.. De ?teatro da memória? a ?espaço de representações sociais?: a participação das bibliotecas públicas no processo de constituição de referenciais identitários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SILVEIRA, F. J. N.. Um elogio à sedução, ou a biblioteca como espaço de leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVEIRA, F. J. N.; CARVALHO, M. C. . Letramento literário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca e memória? Três possibilidades de se demonstrar essa aproximação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVEIRA, F. J. N.. Memória e mediações sociais: a história da Biblioteca Mário de Andrade (BMA) contada através de relatos de vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SILVEIRA, F. J. N.. A leitura como prática social: proposições teórico-discursivas a partir de um campo multidisciplinar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca pública, memória e discursos identitários: uma leitura sócio-histórica dos depoimentos colhidos pelo Projeto Memória Oral da Biblioteca Mário de Andrade (BMA). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SILVEIRA, F. J. N.. Normalização de publicações técnico-científicas: uma introdução. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S. . Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SILVEIRA, F. J. N.. O bibliotecário como agente histórico: do humanista ao moderno profissional da informação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
MOURA, M. A. ; SILVEIRA, F. J. N. . Projeto pedagógico do curso de graduação em Ciência da Informação de Moçambique. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca: lugar de práticas culturais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SILVEIRA, F. J. N.. Projeto Pid para a Área de Tratamento da Informação: apoio à disciplina da Área de Tratamento da Informação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MOURA, M. A. ; SILVEIRA, F. J. N. . Apresentação. Belo Horizonte, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S. . Perspectivas em Ciência da Informação - Bibliotecas Públicas no Século XXI. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação, 2014 (Organização do número especial da Revista Perspectivas em Ciência da Informação.).

3.
REIS, A. S. ; SILVEIRA, F. J. N. . Editorial da Revista Perspectivas em Ciência da Informação número especial sobre Bibliotecas Públicas. Belo Horizonte, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil 2007 (Dissertação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVEIRA, F. J. N.. Consultor ad hoc convidado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). 2017.

2.
SILVEIRA, F. J. N.. Consultor ad hoc do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). 2017.

3.
MOURA, M. A. ; SILVEIRA, F. J. N. . Estudo de viabilidade para implantação do Curso de Graduação em Ciência da Informação em Moçambique - Elaboração do projeto pedagógico e do currículo mínimo do curso implementado pela Universidade Eduardo Mondlane de Matupo.. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
MOREIRA, C. S. ; REIS, A. S. ; SILVEIRA, F. J. N. . Parecer Fundamentado sobre o projeto de dissertação de mestrado intitulado 'Prática educativa dos bibliotecários dos Institutos Federais: avanços e desafios à ação educativa'. 2017.

2.
BARBOSA, A. G. ; DUARTE, A. B. S. ; SILVEIRA, F. J. N. . Parecer Fundamentado sobre o projeto de dissertação de mestrado intitulado ?Práticas Informacionais das Apenadas do Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade da cidade de Vespasiano ? Minas Gerais?. 2017.

3.
SOUZA, L. G. S. ; DUMONT, L. M. M. ; SILVEIRA, F. J. N. . Parecer Fundamentado sobre o projeto de dissertação de mestrado intitulado ?Acesso à internet em bibliotecas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte: realidade ou utopia??. 2017.

4.
SILVEIRA, F. J. N.. Avaliador ad hoc de trabalhos científicos (comunicação oral e pôsteres) do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB). 2017.

5.
SILVEIRA, F. J. N.. Integrante do comitê de pareceristas ad hoc do XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 2014.

6.
SILVEIRA, F. J. N.. Comissão de Pré-seleção de Projetos Brasileiros do Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVEIRA, F. J. N.. Biblioteca como espaço de práticas leitoras II. 2015. .

2.
SILVEIRA, F. J. N.. A teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVEIRA, F. J. N.. As condições da leitura e da produção de textos na Idade Média. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SILVEIRA, F. J. N.. Curso de capacitação para dinamização e uso da biblioteca pública. 2003. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOURA, M. A.; SILVEIRA, F. J. N.; SOUZA, T. F. C.; MANTOVANI, C. M. C. A.. Participação em banca de André Fagundes Faria. Consumo e informação: análise de práticas informacionais no contexto do comércio mobile a partir de aplicativos e redes sociais on-line. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
DUARTE, A. B. S.; SILVEIRA, F. J. N.; ARAUJO, C. A. A.; CAVALCANTE, L. E.. Participação em banca de Andreza Gonçalves Barbosa. Práticas informacionais das apenadas do Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade de Vespasiano - MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
REIS, A. S.; SILVEIRA, F. J. N.; SALDANHA, G. S.; CARVALHO, M. C.; VENEROSO, M. C. F.. Participação em banca de Diná Marques Pereira Araújo. Bibliofilia e Livros Raros na perspectiva histórico-cultural: uma abordagem crítica às visões instituídas na Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SILVA, R. A.; PARRELA, I. D.; SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S.; CARVALHO, M. C.. Participação em banca de Maristela Costa Martiniano. O Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte como campo etnográfico: vestígios do africanismo no arquivo pessoal de Nelson Coelho de Senna. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SALDANHA, G. S.; SILVEIRA, F. J. N.; DODEBEI, V. L. D. L. M.; LEAL, P. G. M. C.. Participação em banca de Andréa da Silva Barboza. Livro de Artista: estudo conceitual na coleção Paulo Herkenhoff do Museu de Arte do Rio. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
REIS, A. S.; ANDRADE, F. E.; CARVALHO, M. C.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Neide Nativa. Informação, patrimônio e memória: cultura e arte barroca em Ouro Preto. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
ARAUJO, C. A. A.; REIS, A. S.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira. Biblioteconomia contemporânea: desafios e realidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
MOURA, M. A.; MIRANDA, M. L. C.; SILVEIRA, F. J. N.; SILVA, R. A.. Participação em banca de Rosana Matos da Silva Trivelato. Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
FROTA, M. G. C.; MOURA, M. A.; BARBOSA NETO, P. A.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Ana Cláudia Ribeiro. A produção científica em direitos humanos nos países do sul global: uma análise bibliométrica e cientométrica da Sur Revista Internacional de Direitos Humanos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
AMADO, L. A. S.; FREITAS, L. S.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Emília Sandrinelli Telis de Oliveira. Constituir-se bibliotecário: múltiplos olhares sobre a formação em Biblioteconomia. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
CARVALHO, M. C.; PINHEIRO, M. P.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Pâmela Bastos Machado. Netos de Lobato: modos de ler o Sítio do Picapau Amarelo no século XXI. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
ARAUJO, C. A. A.; LANCA, I. M. P. S. B.; ALMEIDA, M. A.; SILVEIRA, F. J. N.; PAULA, C. P. A.; CRUZ, R. C.. Participação em banca de Ilemar Christina Lansoni Wey Berti. Praticas e regimes de informação. Os acontecimentos "Carta de Temer a Dilma" e "Marcela Temer: bela, recatada e do lar". 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ARAUJO, C. A. A.; BRITTO, L. P. L.; SILVEIRA, F. J. N.; PAIVA, M. A. M.; RIBEIRO, A. E.. Participação em banca de Fabíola Ribeiro Farias. O leitor e a leitura revelados pela Retratos da leitura no Brasil: uma análise à luz da teoria da semicultura. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MOURA, M. A.; SILVEIRA, F. J. N.; VENÂNCIO, L. S.; ALVARENGA, L.; SOUZA, T. F. C.; PINTO, J. H. A.. Participação em banca de Lorena Tavares de Paula. Nanopublicação e indexação: interlocuções semânticas, pragmáticas e discursivas em aplicações metodológicas. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
ARAUJO, C. A. A.; SILVEIRA, F. J. N.; FROTA, M. G. C.; CARDOSO, A. M. P.; RAMOS, J. A. A.. Participação em banca de Gabrielle Francine de Souza Carvalho Tanus. Saberes científicos da Biblioteconomia em diálogo com as ciências sociais e humanas. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
DUARTE, A. B. S.; CAMPELLO, B. S.; SILVEIRA, F. J. N.; CASTRO FILHO, C. M.; ALVES, M. T. G.; DUMONT, L. M. M.; ANDRADE, M. E. A.. Participação em banca de Marília de Abreu Martins de Paiva. Contribuições da Biblioteca Escolar no "efeito escola" relacionado à prova Brasil-leitura: estudo em Belo Horizonte, Contagem e Betim. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
DUMONT, L. M. M.; SILVEIRA, F. J. N.; PAULA, C. P. A.; MAGNABOSCO, M. M.. Participação em banca de Marina Nogueira Ferraz. Representações sociais das bibliotecas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte pelos sujeitos usuários. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
REIS, A. S.; SILVEIRA, F. J. N.; BELMIRO, C. A.; MARTINS, A. A. L.; SANTIAGO, J. B.. Participação em banca de Fabíola Ribeiro Farias. O leitor e a leitura revelados pela "Retratos da Leitura no Brasil". 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
FROTA, M. G. C.; REIS, A. S.; SILVEIRA, F. J. N.; BARBOSA NETO, P. A.. Participação em banca de Rogério Luis Massensini. Burocracia pública e implementação da lei de acesso à informação no estado de Minas Gerais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
ARAUJO, C. A. A.; REIS, A. S.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus. Saberes (científicos) da Biblioteconomia em diálogo com as Ciências Sociais e Humanas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
DUARTE, A. B. S.; CASTRO FILHO, C. M.; ALVES, M. T. G.; CAMPELLO, B. S.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Marília de Abreu Martins de Paiva. Contribuição da biblioteca escolar no "Efeito Escola" relacionado à prova Brasil - Leitura: estudo em Belo Horizonte, Contagem e Betim. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
ARAUJO, C. A. A.; DUARTE, A. B. S.; SILVEIRA, F. J. N.; ALMEIDA, M. A.. Participação em banca de Ilemar Christina Lansoni Wey Berti. Práticas informacionais na rede social Facebook: uma etnografia da produção, apropriação e reflexão da informação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S.; CARVALHO, M. C.; SOUZA, T. F. C.. Participação em banca de Rita de Cássia Gonçalves. Biografia, informação e memória: um estudo de caso a partir dos relatos autobiográficos de Edson Nery da Fonseca. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MOURA, M. A.; SILVEIRA, F. J. N.; MARTINS, A. A. L.; SILVA, R. A.. Participação em banca de Priscilla Pereira Gonçalves. O papel da mediação cultural no processo de construção da identidade cultural dos leitores em bibliotecas públicas municipais de centros culturais de Belo Horizonte. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
DUARTE, A. B. S.; SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S.; ARAUJO, C. A. A.. Participação em banca de Andreza Gonçalves Barbosa. Práticas informacionais das apenadas do Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade de Vespasiano - MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S.; MOURA, M. A.; GALVAO, A. M. O.. Participação em banca de Alison Barbosa de Souza. A biblioteca do Centro Cultural Vila Fátima (BCCVF): percursos de empoderamento, emancipação e cidadania. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S.; MARTINS, A. A. L.; MARQUES, A. C. S.. Participação em banca de Juliana Andrade Perdigão. Informação, representações sociais e identidade: um estudo a partir da comunidade Noiva do Cordeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
FROTA, M. G. C.; SILVEIRA, F. J. N.; MOURA, M. A.; MEYER, E. P. N.. Participação em banca de Pablo Gomes. Linguagem documentária para organização da informação no domínio da justiça transicional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
REIS, A. S.; SILVEIRA, F. J. N.; SALDANHA, G. S.; CARVALHO, M. C.; VENEROSO, M. C. F.. Participação em banca de Diná Marques Pereira Araújo. Bibliofilia e Biblioteconomia de livros raros no Brasil: uma abordagem histórico-cultural. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
MOURA, M. A.; SILVEIRA, F. J. N.; MANTOVANI, C. M. C. A.. Participação em banca de André Fagundes Faria. Informação e consumo: análise da dinâmica informacional do m-commerce por meio de aplicativos móveis. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SILVA, R. A.; PARRELA, I. D.; REIS, A. S.; CARVALHO, M. C.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Maristela Costa Martiniano. O documentalista como etnógrafo: uma reflexão sobre a interação entre arquivologia e antropologia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
FROTA, M. G. C.; Moura, Maria Aparecida; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Ana Cláudia Ribeiro. A produção científica em Direitos Humanos nos Países do Cone Sul: uma análise bibliométrica e cienciométrica do periódico Sur Revista Internacional de Direitos Humanos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
ARAUJO, C. A. A.; SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S.. Participação em banca de Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira. Epistemologia da Biblioteconomia Contemporânea. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
DUARTE, A. B. S.; PAULA, C. P. A.; SILVEIRA, F. J. N.; OLIVEIRA, D. A.. Participação em banca de Marina Nogueira Ferraz. Políticas do Estado de Minas Gerais para bibliotecas públicas (1983-2012). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ORTEGA, C. D.; SILVEIRA, F. J. N.; CARVALHO, M. C.. Participação em banca de Fernando César Gomes.A memória em Biblioteconomia e Ciência da Informação: percursos de distanciamento e apropriação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ALVES, M. A. M.; SILVEIRA, F. J. N.; ALVARES JUNIOR, L. S.. Participação em banca de Ana Carla Nogueira de Barros.A imagem do bibliotecário no cinema. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SALDANHA, G. S.; SILVEIRA, F. J. N.; CALIL JÚNIOR, A.. Participação em banca de Rachel de Melo Vellozo Pereira.A biblioteca como espaço de ?lazer?: análise dos estudos sobre entretenimento no pensamento biblioteconômico-informacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ALVES, M. A. M.; SPUDEIT, D. F. A. O.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Roberta Mejias Lobato.Como crianças podem tornar-se leitoras: a importância do incentivo à leitura na infância. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SPUDEIT, D. F. A. O.; SILVEIRA, F. J. N.; ALVES, M. A. M.. Participação em banca de Daniela Maria da Silva.A contribuição das bibliotecas escolares em instituições de ensino bilíngüe. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
CALIL JÚNIOR, A.; SILVEIRA, F. J. N.; SILVEIRA, N. C.. Participação em banca de Lívia Barros da Silva.Biblioteca pública e cidadania: iniciativas nas bibliotecas do município do Rio de Janeiro.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
SPUDEIT, D. F. A. O.; SILVEIRA, F. J. N.; FERREIRA, C. A.. Participação em banca de Laila Soares de Araújo.A importância da ergonomia aplicada às unidades de informação para a atuação profissional dos bibliotecários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
NASCIMENTO, B. S.; SILVEIRA, F. J. N.; SPUDEIT, D. F. A. O.. Participação em banca de Maria Arminda Munis Duquesnois Dubois.A contação de histórias na biblioteca escolar: a leitura como forma de lazer para as crianças da pré-escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
HENNING, P.C.; SILVEIRA, F. J. N.; AZEVEDO, F. C.. Participação em banca de Tainá Mayari Rocha de Oliveira.Formas de preservação de periódicos na Biblioteca Nacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
CALIL JÚNIOR, A.; SILVEIRA, F. J. N.; ROSA, D. A. D.. Participação em banca de Patrícia Rangel Telles.A presença das temáticas mediação de leitura e políticas públicas de fomento à leitura nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
CARVALHO, L. S.; MATOS, S. M.; SILVEIRA, F. J. N.. Participação em banca de Aline Cristina Franco Nascimento.Organização e administração de bibliotecas populares municipais: um estudo comparativo entre as bibliotecas dos bairros de Campo Grande e Botafogo à luz da segregação sócio-espacial e distribuição de recursos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVEIRA, F. J. N.; CRIVELLARI, H. M. T.; PAIVA, M. A. M.. Concurso para Professor Substituto da área de "Leitura e Formação do Leitor" do Departamento de Teoria e Gestão da Informação - DTGI/ECI-UFMG. 2017. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, T. F. C.; SILVEIRA, F. J. N.; PAIVA, M. A. M.; GOMES, H. F.; HORTA, M. C. S.. Concurso para professor Adjunto do Departamento de Organização e Tratamento da Informação (DOTI-ECI) - Área: Fontes de Informação: organização bibliográfica, produtos e recursos de informação. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S.. Avaliador para a área de Ciência da Informação da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2012. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SILVEIRA, F. J. N.; FROTA, M. G. C.. Avaliador para a área de Ciência da Informação da XX Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2011. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semana do Livro e da Biblioteca da Biblioteca Professora Etelvina Lima, da Escola de Ciência da Informação - ECI/.O livro no universo feminino: incursões pela história da leitura e suas representações. 2017. (Encontro).

2.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.A bibliografia sob dois pontos de vista: Dimensões Gesnerianas e Discursos de Raridade. 2017. (Seminário).

3.
Oficina para apresentação do Programa Memória do Mundo da UNESCO ? MoW, e treinamento para redação de propostas aos editais MoW. 2016. (Oficina).

4.
Seminário Internacional Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas.Biblioteca, memória institucional e acesso aberto à informação: apontamentos teóricos e experiências desenvolvidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2016. (Seminário).

5.
Workshop "Biblioteca do século XXI".Workshop "Biblioteca do século XXI". 2016. (Seminário).

6.
X EDICIC - Encontro da Associação de Educadores e Pesquisadores de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Documentação da Iberoamérica e Caribe.Mesa de Encerramento. 2016. (Encontro).

7.
X EDICIC - Encontro da Associação de Educadores e Pesquisadores de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Documentação da Iberoamérica e Caribe.Membro do Comitê Científico e Avaliador do Eixo Mediação Social e Cultura da Informação. 2016. (Encontro).

8.
X EDICIC - Encontro da Associação de Educadores e Pesquisadores de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Documentação da Iberoamérica e Caribe.Mediação Social e Cultura da Informação. 2016. (Encontro).

9.
XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB.História oral e memórias de vida: recursos metodológicos para se apreender a importância social das bibliotecas públicas. 2016. (Encontro).

10.
2º Fórum de Ação Cultural do Programa Carro-Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da UFMG.Intervenção cultural, tecnologias e acesso. 2015. (Encontro).

11.
A biblioteca pública no século XXI: lugar social, atuação política e estratégias de mobilização cultural.Biblioteca pública e identidade: elaborações intersubjetivas enraizadas em torno dos livros e da leitura. 2013. (Seminário).

12.
A biblioteca pública no século XXI: lugar social, atuação política e estratégias de mobilização cultural.A biblioteca pública e as reestruturações do espaço público: estratégias de mobilização cultural e a atuação sócio-política do bibliotecário. 2013. (Seminário).

13.
I Congresso da SHARP - Society for the History of Authorship, Reading and Publising. Biblioteca pública e leitura: notas a partir dos depoimentos colhidos pelo Projeto Memória Oral da Biblioteca Mário de Andrade. 2013. (Congresso).

14.
LIVRO-RARO: histórico e significado no contexto institucional.O desenho do livro: do manuscrito medieval ao livro moderno. 2013. (Encontro).

15.
Livros de Ciência e a Ciência dos Livros: cruzamentos da história da ciência com a história do livro. 2013. (Oficina).

16.
Palestra para os docentes e estudantes do Mestrado Profissional em Biblioteconomia do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.A biblioteca pública como objeto de pesquisa da Ciência da Informação. 2013. (Outra).

17.
Seminário de Pesquisa em Biblioteconomia.De ?teatro da memória? a ?espaço de representações sociais?: a participação das bibliotecas públicas no processo de constituição de referenciais identitários. 2013. (Seminário).

18.
2ª Jornada Científica Internacional da Rede Mussi - Redes e processos info-comunicacionais: mediações, memórias, apropriações.Memória e mediações sociais: a história da Biblioteca Mário de Andrade (BMA) contada através de relatos de vida. 2012. (Outra).

19.
Aula especial para os alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFMG.A leitura como prática social: proposições teórico-discursivas a partir de um campo multidisciplinar. 2012. (Outra).

20.
Curso de capacitação para gestores de bibliotecas públicas municipais - Literatura: importância, mediação e formas de atuação.Um elogio à sedução, ou a biblioteca como espaço de leitura. 2012. (Oficina).

21.
Encontros de formação promovidos pelo Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura.Biblioteca e memória? Três possibilidades de se demonstrar essa aproximação. 2012. (Oficina).

22.
I Encontro REUNI 3D - realizado pelo GIZ - Diretoria de Inovações e Metodologias de Ensino. 2012. (Encontro).

23.
Seminário Internacional Natureza e Construção das Celebridades no Século XXI. 2012. (Seminário).

24.
Simpósio Diálogos com Georg Simmel: repensando a modernidade, a metrópole e a vida social. 2012. (Simpósio).

25.
Workshop Educação científica, cidadania e a formação do pesquisador juvenil.Letramento literário. 2012. (Outra).

26.
XIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Biblioteca pública, memória e discursos identitários: uma leitura sócio-histórica dos depoimentos colhidos pelo Projeto Memória Oral da Biblioteca Mário de Andrade (BMA). 2012. (Encontro).

27.
A informação e o conhecimento sob as lentes do marxismo. 2011. (Seminário).

28.
Dos fundamentos aos problemas contemporâneos da Análise do Discurso. 2011. (Seminário).

29.
II Colóquio sobre Imagem e Sociabilidade - Acontecimento: Reverberações. 2011. (Outra).

30.
Logos Sensorial. 2011. (Seminário).

31.
Seminário Métodos e Técnicas de Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação.Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2010. (Seminário).

32.
Convergindo ? 2º Seminário Nacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus.O Bibliotecário como agente histórico: do Humanista ao Moderno Profissional da Informação. 2008. (Seminário).

33.
Convergindo ? 2º Seminário Nacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus.Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciência da Informação em Moçambique. 2008. (Seminário).

34.
IX ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2008. (Encontro).

35.
Seminário Bibliotecário em equipes de EAD.Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2008. (Seminário).

36.
Seminário Métodos e Técnicas de Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação.Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2008. (Seminário).

37.
Colóquio Internacional ?A invenção do Arquivo Literário II?. 2005. (Simpósio).

38.
BH-LÊ. 2004. (Seminário).

39.
VIII Semana da graduação da UFMG.Projeto PID para a Área de tratamento da Informação: apoio a disciplina da Área Trtamento da Informação. 2004. (Encontro).

40.
XXVII ENEBD ? Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Gestão e Ciência da Informação: ?As tecnologias da informação no cotidiano bibliotecário: empreendedorismo e bases curriculares?. 2004. (Encontro).

41.
XXV ENEBD ? Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Gestão e Ciência da Informação: ?Os novos rumos e as novas formações profissionais?. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURA, M. A. ; SILVEIRA, F. J. N. . X EDICIC - Encontro da Associação de Educadores e Pesquisadores de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Documentação da Iberoamérica e Caribe. 2016. (Congresso).

2.
SILVEIRA, F. J. N.; REIS, A. S. . A biblioteca pública no século XXI: lugar social, atuação política e estratégias de mobilização cultural. 2013. (Congresso).

3.
FRANÇA, V. R. V. ; FREIRE FILHO, J. B. M. ; SIMOES, P. G. ; LANA, L. C. C. ; SILVEIRA, F. J. N. . Seminário Internacional Natureza e Construção das Celebridades no Século XXI. 2012. (Congresso).

4.
SILVEIRA, F. J. N.. Seminários de Pesquisa em Comunicação. 2010. (Outro).

5.
SILVEIRA, F. J. N.; PRADO, D. F. B. ; FRANÇA, V. R. V. . Seminários de Pesquisa GRIS. 2009. (Outro).

6.
SILVEIRA, F. J. N.; PRADO, D. F. B. ; FRANÇA, V. R. V. . Seminários de Pesquisa GRIS. 2009. (Outro).

7.
FRANÇA, V. R. V. ; VAZ, P. B. F. ; BRETAS, M. B. A. S. ; ANTUNES, E. ; SILVEIRA, F. J. N. ; PRADO, D. F. B. . 1º Colóquio em Comunicação e Sociabilidade - Comunicação Midiática: instituições, valores e cultura. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Pétalah Augusto Lotti. Preservação e disseminação de conhecimentos tradicionais: um estudo a partir das dinâmicas informacionais constituídas pelos povos indígenas de etnia Xakriabá em Minas Gerais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Fernando Cesar Gomes. A relação da cidade com o espaço público: o caso da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lage. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Rita de Cássia Conçalves. Biografia, informação e memória: um estudo de caso a partir dos relatos autobiográficos de Edson Nery da Fonseca. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Alison Barbosa de Souza. A Biblioteca Pública do Centro Cultural Vila Fátima e seu processo de apropriação: percursos de empoderamento, emancipação e cidadania. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Andreza Gonçalves Barbosa. Práticas informacionais e comportamento informacional no cárcere: a informação como agente ressocializador. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Juliana Andrade Perdigão. Informação, representações sociais e identidade: um estudo a partir da comunidade Noiva do Cordeiro. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luna Osso Dias da Costa. Monteiro Lobato e a contribuição para a literatura infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabrício José Nascimento da Silveira.

2.
João Paulo Mendes Lima Antunes. O rádio como veículo informacional: a dicotomia entre vitória e derrota no jogo final da Copa do Mundo de Futebol de 1950. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabrício José Nascimento da Silveira.

3.
Nathália Paulino Oliveira. Mulheres cariocas e práticas de leitura nos anos de 1920: um estudo documental a partir das revistas Fon-Fon e Jornal das Moças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabrício José Nascimento da Silveira.

4.
Elistéia Paula Maia. O bbliotecário como formador de leitores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Escola de Biblioteconomia. Orientador: Fabrício José Nascimento da Silveira.

Iniciação científica
1.
Fernanda Teixeira Brito. A biblioteca pública no contexto latino-americano: panorama histórico, enquadramentos conceituais e estratégias de intervenção social. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabrício José Nascimento da Silveira.



Outras informações relevantes


Responsável pela sistematização e concepção do Projeto Pedagógico do primeiro curso de Ciência da Informação de Moçambique, implementado pela Universidade Eduardo Mondlane em 2009. Essa atividade foi desenvolvida no âmbito do projeto "Estudo de viabilidade para implementação do Curso de Graduação em Ciência da Informação em Moçambique", que decorreu entre 2006-2007, sob responsabilidade da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, como instituição executora brasileira e o Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa como instituição co-executora moçambicana. O projeto foi aprovado e patrocinado pelo CNPq (Projeto CNPq: 491390/2005-0). A formatura da primeira turma acontecerá em 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 9:00:13