Daniel Espírito Santo Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6743520084788767
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Professor titular do Instituto Federal Sul-rio-grandense desde 1998, possui graduação em Licenciatura Plena - Esquema II pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1995), especialização em Informática na Educação pela Universidade Católica de Pelotas (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2006) e Doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2016). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Espírito Santo Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, D. E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
Praça José Bonifácio, 01
Centro
96015-170 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 21231075
URL da Homepage: http://www.ifsul.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: LETRAMENTO EM DESIGN DE GAMES: JOGANDO, CRIANDO E COMPARTILHANDO TEXTOS VIDEOLÚDICOS, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Vilson José Leffa.
Palavras-chave: Cultura dos games; Letramento em games; Letramento em design de games.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: METODOLOGIA DE PROJETOS: VIVÊNCIAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E COLABORAÇÃO NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Magda Floriana Damiani.
Palavras-chave: Metodologia de Projetos; teoria sócio-histórica; aprendizagem colaborativa; experiências cotidianas; resolução de problemas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
2002 - 2003
Especialização em Informática na Educação.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Educação na Sociedade da Informação: o uso da Webquest.
Orientador: Fabiane Villela Marroni.
1993 - 1995
Graduação em Licenciatura Plena - Esquema II.
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, CEFET-PR, Brasil.
1991 - 1995
Graduação em Direito.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1987 - 1990
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, CEFET/RS, Brasil.




Formação Complementar


1998 - 1999
Curso de Preparação à Magistratura. (Carga horária: 844h).
Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, ESM-AJURIS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ens. Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, CEFET/RS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em dezembro de 2008 o Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas foi transformado em Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, de acordo com a Lei 11.892, de 29/12/2008.

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

Atividades

10/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Federal de Educação Tecnológica de pelotas, .

Linhas de pesquisa
Informática na Educação
08/2006 - Atual
Ensino, Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tecnologias da Informação e Comunicação
7/1998 - Atual
Ensino, Curso Técnico Em Eletrônica, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Acionamento de Máquinas Elétricas
Eletricidade
Eletrônica de Potência
Eletrônica Digital
Sistemas de Energia
03/2009 - 09/2012
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, .

Cargo ou função
Pró-reitor de Administração e de Planejamento.
01/2005 - 02/2009
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica de pelotas, .

Cargo ou função
Diretor de Administração e Planejamento.
7/2001 - 4/2003
Direção e administração, Gerência de Ensino Técnico, Curso de Eletrônica.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
9/1996 - 7/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cppta, .

Cargo ou função
Presidente.


Linhas de pesquisa


1.
Informática na Educação

Objetivo: Discutir questões relativas à educação frente ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), focando os novos paradigmas do aprender e do ensinar; - Investigar o processo de ensino-aprendizagem mediado por TICs; - Pesquisar as aplicações das linguagens verbais e visuais nas TICs ; - Estudar as alternativas de aplicação de recursos da informática no desenvolvimento de atividades educacionais, tanto no ensino presencial como a distância..
Palavras-chave: informática; ensino-aprendizagem; linguagens; tecnologias da informação e comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GARCIA, D. E. S.. A aprendizagem a partir do trabalho colaborativo baseado na resolução de problemas. In: Magda Floriana Damiani; Tânia Maria Esperón Porto; Eliane Schlemmer. (Org.). Trabalho colaborativo/cooperativo em educação: uma possibilidade para ensinar e aprender. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2009, v. 1, p. 69-85.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, D. E. S.; ALVES, C. V. P. . A CONCEPÇÃO DE TEXTO E A ESCRITA. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte - MG. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte - MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. v. 1. p. 2-14.

2.
GARCIA, D. E. S.. TRABALHO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: POSSIBILIDADES E BENEFÍCIOS. In: XV Encontro Navional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte - MG. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte - MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. v. 1. p. 28-40.

3.
GARCIA, D. E. S.. O TRABALHO COLABORATIVO BASEADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO COM BASE NA EPISTEMOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2008, Itajaí. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Itajaí: UNIVALI, 2008. v. 1. p. 1-17.

4.
DAMIANI, M. F. ; RAMIRES, A. P. R. ; CASTRO, A. S. ; GARCIA, D. E. S. ; VIEIRA, E. R. ; PORCIÚNCULA, F. A. ; PIRES, F. B. ; OLIVEIRA, J. M. ; CASTRO, R. F. ; CLASEN, R. W. ; GIL, R. L. . A PREOCUPAÇÃO COM A METODOLOGIA DE PESQUISA ESTÁ FORA DE MODA? ANÁLISE DE TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. In: VII Seminário de Pesquisa Qualitativa, 2008, Rio Grande. Anais do VII Seminário de Pesquisa Qualitativa: fazendo metodologia. Rio Grande: FURG, 2008. v. 1. p. 1-15.

5.
GARCIA, D. E. S.. A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO E DA ESCRITA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES: UM ESTUDO COM BASE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: 31a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2008, Caxambu-MG. Anais da 31a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: ANPEd, 2008. v. 1. p. 1-16.

6.
GARCIA, D. E. S.. A SUPERAÇÃO DA ?ENCAPSULAÇÃO? DA APRENDIZAGEM ESCOLAR A PARTIR DA ATIVIDADE COM PROJETOS. In: VIII ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA, 2008, Ijuí. ANAIS do VIII ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. v. 1. p. 1-5.

7.
GARCIA, D. E. S.. A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL COLABORATIVA: UMA ANÁLISE COM BASE NO TEXTO ESTUDIO DEL DESARROLO DE LOS CONCEPTOS CIENTÍTICOS EN LA EDAD INFANTIL, DE VYGOTSKY. In: V Congresso Internacional de Educação/UNISINOS - Pedagogias (entre) lugares e saberes, 2007, São Leopoldo. V Congresso Internacional de Educação/UNISINOS - Pedagogias (entre) lugares e saberes, 2007. v. 1. p. 1-12.

8.
GARCIA, D. E. S.. BENEFÍCIOS NO USO DA METODOLOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO BASEADO NA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA. In: VII Encontro Sobre Investigação na Escola, 2007, Porto Alegre. VII Encontro Sobre Investigação na Escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. v. 1. p. 1-4.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, D. E. S.. VIDA, PROBLEMAS, COLABORAÇÃO E DIÁLOGO NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA. In: IV Seminário Internacional da Região Sul Desafios da Educação para a América Latina: solidariedade e educação, 2004, Pelotas. IV Seminário Internacional da Região Sul. Pelotas: Educat/UCPel, 2004. v. 1. p. 1-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, D. E. S.. CONHECIMENTO E LINGUAGEM: A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DA ESCRITA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: 16º Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. 16º Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada. São Paulo: PUCSP, 2007. v. 1. p. 406-407.

2.
GARCIA, D. E. S.. A DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NO ENSINO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CONSTRUINDO A PONTE ENTRE O ?MÃOS À OBRA? E O ?MENTES À OBRA?. In: V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas. V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. Pelotas: EDUCAT/UCPEL, 2007. v. 1. p. 105-106.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, D. E. S.. Letramento de design de games: jogando, criando e compartilhando textos videolúdicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GARCIA, D. E. S.. O TRABALHO COLABORATIVO BASEADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO COM BASE NA EPISTEMOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DAMIANI, M. F. ; RAMIRES, A. P. R. ; CASTRO, A. S. ; GARCIA, D. E. S. ; VIEIRA, E. R. ; PIRES, F. B. ; PORCIÚNCULA, F. A. ; OLIVEIRA, J. M. ; CLASEN, R. W. ; CASTRO, R. F. ; GIL, R. L. . A PREOCUPAÇÃO COM A METODOLOGIA DE PESQUISA ESTÁ FORA DE MODA? ANÁLISE DE TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GARCIA, D. E. S.. A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO E DA ESCRITA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES: UM ESTUDO COM BASE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GARCIA, D. E. S.. A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL COLABORATIVA: UMA ANÁLISE COM BASE NO TEXTO ESTUDIO DEL DESARROLO DE LOS CONCEPTOS CIENTÍTICOS EN LA EDAD INFANTIL, DE VYGOTSKY. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GARCIA, D. E. S.. BENEFÍCIOS NO USO DA METODOLOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO BASEADO NA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GARCIA, D. E. S.. A DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NO ENSINO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CONSTRUINDO A PONTE ENTRE O ?MÃOS À OBRA? E O ?MENTES À OBRA?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GARCIA, D. E. S.. CONHECIMENTO E LINGUAGEM: A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DA ESCRITA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
GARCIA, D. E. S.. Participação em banca de Gabriela Bohlmann Duarte. Eventos complexos de letramento na aprendizagem de inglês: relações entre práticas de letramento, gamificação e motivação. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
GARCIA, D. E. S.. Participação em banca de Gerson Bruno Forgiarini de Quadros. A gamificação no ensino de línguas. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GARCIA, D. E. S.. Participação em banca de Juliana L6ubke Castro. O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
GARCIA, D. E. S.. Participação em banca de Melina da Silveira Leite. Jornalismo online: como o aporte de uma ferramenta ao vivo auxiliou na transmissão de notícias sobre a enxurrada de São Lourenço do Sul. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
GARCIA, D. E. S.. Participação em banca de Rafael Fonseca de Castro. UTILIZANDO UM AVA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO AO ENSINO PRESENCIAL FÍSICO: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
GARCIA, D. E. S.. Participação em banca de Mara Elaine Pereira Gusmão. METODOLOGIA WEBQUEST COMO UM RECURSO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.Aprendizagem baseada em games: contribuições da Teoria Histórico-cultural. 2013. (Outra).

2.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

3.
A participação dos Institutos Federais no desenvolvimento local e regional. 2009. (Outra).

4.
31a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2008. (Congresso).

5.
31a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO E DA ESCRITA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES: UM ESTUDO COM BASE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2008. (Congresso).

6.
Capacitação em Orçamento Público e Gestão. 2008. (Outra).

7.
Desenvolvimento estético na formação docente a partir da perspectiva sócio-histórica. 2008. (Seminário).

8.
VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.O TRABALHO COLABORATIVO BASEADO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO COM BASE NA EPISTEMOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. 2008. (Seminário).

9.
VII Seminário de Pesquisa Qualitativa.A PREOCUPAÇÃO COM A METODOLOGIA DE PESQUISA ESTÁ FORA DE MODA? ANÁLISE DE TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. 2008. (Seminário).

10.
XXIV Fórum Nacional de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2008. (Outra).

11.
16º Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada.CONHECIMENTO E LINGUAGEM: A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DA ESCRITA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2007. (Outra).

12.
VII Encontro Sobre Investigação na Escola.BENEFÍCIOS NO USO DA METODOLOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO BASEADO NA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA. 2007. (Encontro).

13.
V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NO ENSINO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO: CONSTRUINDO A PONTE ENTRE O ?MÃOS À OBRA? E O ?MENTES À OBRA?. 2007. (Seminário).

14.
Mini-curso Contribuições de Vygotsky na pesquisa e na educação. 2006. (Outra).

15.
Desemprego e Qualificação Profissional. 2004. (Seminário).

16.
IV Seminário Internacional da Região Sul.VIDA, PROBLEMAS, COLABORAÇÃO E DIÁLOGO NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA. 2004. (Seminário).

17.
V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. (Seminário).

18.
Comunicação escolar: uma metodologia de ensino. 2003. (Seminário).

19.
III Seminário de Educação e Comunicação. 2002. (Seminário).

20.
Formação Empreededora na Educação Profissional. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, D. E. S.. III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ellem Rudijane Moraes de Borba. A importância da leitura deleite na formação do professores leitor. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Daniel Espírito Santo Garcia.

2.
Lis Sandra Lima de Figueiredo. A importância dos espaços de afinidade na construção do conhecimento no século XXI. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Daniel Espírito Santo Garcia.

3.
Adelita D´Ávila Costa. A Leitura e a Escrita na Era Digital. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Daniel Espírito Santo Garcia.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 8:28:07