Daniel Ecco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8830416141697693
  • Última atualização do currículo em 25/07/2018


Possui Graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007); Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011); Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência e interesse nas áreas da Matemática aplicada à Exploração de Petróleo, Percolação, Geometria Fractal, Cálculo Diferencial e Olimpíadas de Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Ecco
Nome em citações bibliográficas
ECCO, D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Xanxerê.
Rua Euclides Hack
Veneza
89609000 - Xanxerê, SC - Brasil
Telefone: (49) 34417900


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Algoritmo ultra rápido para calcular propriedades críticas no problema de percolação em redes bidimensionais., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Luciano Rodrigues da Silva.
Coorientador: Joaquim Elias de Freitas.
Palavras-chave: Aglomerado Percolante; Fronteira; Limiar de Percolação; Dimensão Fractal; Sequência com repetição.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Engenharia de Petróleo.
2009 - 2011
Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Remoção de Ruídos Sísmicos Utilizando Transformada Wavelet 1D e 2D com Software em Desenvolvimento.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Joaquim Elias de Freitas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ruído de Rolamento Superficial; Transformada Wavelet; Wavelet Daubechies; Autoresolução; Linguagem JAVA; Produto Tensorial.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada / Especialidade: Transformada Wavelet 1D e 2D na Remoção de Ruídos Sismicos.
Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.
2004 - 2007
Graduação em Matemática Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Funções Geradoras: Polinômios que contam.. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em CAPMEM. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao Pacote de Processamento SísmicoFOCUS. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em CAPMEM. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
O SIGAA como ferramenta pedagógica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em História da Matemática para professores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Resolução de problemas de competições matemáticas. (Carga horária: 30h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em História da Matemática para professores.. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Álgebra Linear. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Geometria Analítica. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Matemática para formação de professores. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
Pedagogia de Projetos. (Carga horária: 48h).
APICE-Assessoria e Eventos, APICE, Brasil.
2005 - 2005
Novos modelos de gestão escolar. (Carga horária: 46h).
APICE-Assessoria e Eventos, APICE, Brasil.
2005 - 2005
Números Complexos. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
O Cabri-Géomètre e o ensino de geometria. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2004 - 2004
Pré-Cálculo I. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei as disciplinas durante o ano de 2018.1: Cálculo I (120h) Geometria Analítica (80h) Cálculo Numérico (80h) Matemática III (60h)


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei as disciplinas durante o ano de 2017.2: Cálculo III (90h); Geometria Analítica (60 h); Estatística Básica (45h).

Atividades

11/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Revisão do Manual de Segurança dos Laboratórios do IFC- Campus Luzerna.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei as disciplinas durante o ano de 2014: Matemática I para Informática (120h); Matemática I para Recursos Pesqueiros (120h); Matemática II para Informática (90h); Matemática II para Recursos Pesqueiros (90h); Matemática III para Química (120h); Matemática para Licenciatura em Biologia (60h) em 2014.1; Matemática para Licenciatura em Biologia (60h) em 2014.2. Ministrei as disciplinas durante o ano de 2015: Introdução as Equações diferenciais Ordinárias para Licenciatura em Matemática (60h); Calculo de funções de uma variável para Licenciatura em Física (60h); Cálculo Vetorial e Equações diferenciais para Licenciatura em Física (60h); Equações diferenciais para Licenciatura em Física (60h); Matemática I para Informática (120h); Seminário de Orientação de Projeto Integrador II (30h); Cálculo de Funções de Várias Variáveis (60h); Cálculo Diferencial e Integral II (75h); Matemática I para Edificações (120h); Matemática I para Meio Ambiente(120h). Ministrei as disciplinas durante o ano de 2016: Matemática I para Meio Ambiente(120h); Matemática II para Edificações (90h). Ministrei as disciplinas durante o ano de 2017: Matemática I para Edificações (120h); Matemática II para Meio Ambiente(90h); Matemática III para Edificações (90h);

Atividades

08/2016 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRN Campus São Paulo do Potengi-RN, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Articulação da Licenciatura..

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador I a Distância-SEDIS
Outras informações
Atuei como Professor a Distância nas disciplinas: Análise Real (105h) (2012.4); Cálculo I (90h) (2013.1); Análise Real (105h) (2013.3). Cálculo III (90h) (2013.3); Análise Real (105h) (2013.4). Especialização em Matemática (2015- 2016)

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância-SEDIS, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como Tutor a Distância nas disciplinas: Geometria Analítica e Números Complexos (2010.1); Teoria dos Números(2010.2); Análise Real (2011.1) Pré-Cálculo (2011.1); Teoria dos Números (2011.2); Pré-Cálculo (2012.1); Teoria dos Números (2012.1); Geometria Plana e Espacial (2012.2); Cálculo I (2013.2); Teoria dos Números (2014.1); Cálculo II (2014.2); Teoria dos Números (2014.2); Instrumentação para o Ensino da Matemática I (2014.2); Análise Real (2015.1); Cálculo I (2015.1).

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas em 2011.1: Álgebra Linear Básica I(60h); Cálculo Básico I(90h); Geometria Analítica e Álgebra Linear(90h). Disciplinas ministradas em 2011.2: Álgebra Linear Básica I (60h) (Turma 1); Álgebra Linear Básica I (60h) (Turma 2); Matemática para Engenharia I (90h); Matemática para Administração (60h). Disciplinas ministradas em 2012.1: Matemática para Engenharia I (90h)(Turma 5); Matemática para Engenharia I (90h)(Turma 8); Matemática para Administração (60h). Disciplinas ministradas em 2012.2: Cálculo Fundamental I (90h)(Turma 2); Geometria Analítica e Vetorial (90h) (Turma 2). Disciplinas ministradas em 2012.4: Matemática para Engenharia I (90h); Disciplinas ministradas em 2013.1: Álgebra Linear Básica I(60h); Cálculo Diferencial e Integral I (90h). Geometria Analítica e Álgebra Linear(90h). Disciplinas ministradas em 2013.2: Álgebra Linear Básica I(60h); Cálculo Diferencial e Integral I (90h). Geometria Analítica e Álgebra Linear(90h).

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bosista., Enquadramento Funcional: Monitor., Carga horária: 20
Outras informações
Monitor das disciplinas Geometria Euclidiana I e II.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrei as disciplinas de: Matemática para Ciências Contábeis (duas turmas) 2007.2 Cálculo para Biociências (duas turmas) 2008.1 Cálculo diferencial I (para duas turmas de Administração) 2008.1 Cálculo diferencial I (para uma turma de Administração) 2008.2 Cálculo de funções de uma variável (para uma turma de Economia) 2008.2 Cálculo I (para uma turma de Física) 2008.2 Cálculo diferencial I (uma turma de Administração) 2009.1 Cálculo para Biociências (uma turma) 2009.1 Cálculo I (uma turma de Física) 2009.1

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Bolsista OBMEP., Carga horária: 8
Outras informações
Este curso visou o treinamento matemático de alunos medalhistas da primeira e da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
O curso em Ensino Médio, Modalidade Normal, foi oferecido pela UFRN em convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (INCRA) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar de pesquisa voluntário, do projeto História da Matemática na formação continuada de professores de Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, do grupo de Estudos em Matemática e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica-PIBIC/CNPq, Carga horária: 20


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Contratado., Enquadramento Funcional: Professor.
Outras informações
Ministrei as disciplinas de: Geometria Euclidiana Plana (90h) no período 2009.2 Geometria Euclidiana Espacial (60h) no período 2009.2 Teoria dos Números (60 h) no periodo 2009.2 Geometria Euclidiana Plana (90h) no periodo 2010.1 Álgebra Linear II (60h) no período 2010.1 Cálculo Diferencial e Integral I (90h) no período 2010.1 Teoria do Números (60h) no período 2010.2 Cálculo Diferencial e Integral I (90h) no período 2010.2 Cálculo Diferencial e Integral II (90h) no período 2010.2 Álgebra Linear II (60h) no período 2011.1 Álgebra Linear II (60h) no período 2011.1 Matemática Finaceira (90h) no período 2011.1 Estatística Descritiva (60h) no período 2011.2 Estatística Descritiva (60h) no período 2011.2 Análise Matemática (90h) no período 2012.1 Cálculo Diferencial e Integral II (90h) no período 2012.1 Geometria Analítica e Vetorial (60h) no período 2012.1 Álgebra Linear II (60h) no período 2012.1 Cálculo Diferencial e Integral I (90h) no período 2012.2


Escola Municipal 4º Centenário, E.M.4.C., Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Matemática para os alunos que cursavam o 9º Ano do Ensino fundamental para a seleção de ingresso ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Projeto de preparação para as mais diversas Olimpíadas de Matemática.


Escola Municipal Bernardo de Souza Coutinho, E.M.B.S.C., Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor., Enquadramento Funcional: Efetivo., Carga horária: 17


Escola Municipal Professora Severina Ferreira da Silva., E.M.P.S.F.S., Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor., Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 8


Centro de Ensino Médio e Fundamental, CEMF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2018 - Atual
Preparação para as Olimpíadas de Matemática como Transformação e Inclusão Social.
Descrição: O projeto tem como escopo fornecer suporte didático-pedagógico complementar em conteúdos de matemática e de interpretação de textos que envolvam o raciocínio matemático. O público-alvo se constitui de alunos dos 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Dom Bosco, no município de Xaxim (SC). Diante disso, se tem a expectativa de que, por meio de encontros para a preparação das mais diversas Olimpíadas de Matemática, o projeto intensifique os processos de ensino e de aprendizagem dos participantes, atuando de forma transformadora para que estejam melhor preparados academicamente tanto para as Olimpíadas de Matemática, como também para a realização de processos seletivos e um melhor desempenho em disciplinas escolares que exigem um bom domínio intelectual dos conhecimentos matemáticos. O projeto também visa mostrar que a matemática não se resume a fórmulas, mas que é uma disciplina que valoriza o pensamento lógico, que desperta no aluno o espírito da investigação e que lhe fornece um grande leque de ferramentas que pode ser utilizado na vida cotidiana, colaborando para o exercício da cidadania e da inclusão social. FINANCIAMENTO INTERNO (2018_PROEX 02 - Fluxo Contínuo)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniel Ecco - Coordenador.
2017 - 2017
A Matemática como transformação e Inclusão social.
Descrição: O projeto tem como escopo fornecer suporte didático-pedagógico complementar nas áreas das Ciências Exatas e Humanas aos alunos dos nonos anos do Ensino fundamental das Escolas Estaduais João Alves de Melo e Amaro Cavalcanti, situadas respectivamente nos municópio de Bom Jesus e São Tomé (RN), através de aulas para o aprofundamento dos conteúdos anteriomente estudados em sala de aula. O projeto preocupou-se com os processos de ensino-aprendizagem dos participantes, e atuou para que estejam melhor preparados para o contato com as disciplinas escolares que detêm alto índice de dificuldade de aprendizagem e reprovação no Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Treinamento Intensivo de Matemática (T.I.M)
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Estudos de Matemática com os professores da rede municipal de Joaçaba.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Matemática e Cidadania para o cotidiano
Descrição: O projeto tem como escopo fornecer suporte didático-pedagógico complementar nas áreas das Ciências Exatas e Humanas aos alunos dos nonos anos do Ensino fundamental das Escolas Estaduais João Alves de Melo e Amaro Cavalcanti, situadas respectivamente nos municópio de Bom Jesus e São Tomé (RN), através de aulas para o aprofundamento dos conteúdos anteriomente estudados em sala de aula. O projeto preocupou-se com os processos de ensino-aprendizagem dos participantes, e atuou para que estejam melhor preparados para o contato com as disciplinas escolares que detêm alto índice de dificuldade de aprendizagem e reprovação no Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2017
Coordenação das Olimpíadas de Matemática.
Descrição: Coordenação das Olimpíadas de Matemática do IFRN/SPP..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - 2014
Coordenação das Olimpíadas de Matemática
Descrição: Coordenação das Olimpíadas de Matemática da Escola Municipal de Natal Quarto Centenário.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Editora IFRN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Cálculo diferencial e integral.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Algebra Linear.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Transformada Wavelet 1D e 2D na Remoção de Ruídos Sismicos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino médio e fundamental..


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Medalha de mérito estudantil, UFRN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2TEIXEIRA, D.2017TEIXEIRA, D. ; ECCO, D. ; FREITAS, J. E. ; SILVA, L. R. . ALGORÍTMOS PARA ESTUDOS DE LIMIAR DE PERCOLAÇÃO ATRAVÉS DA DIMENSÃO FRACTAL EM HIPER-REDES. HOLOS (NATAL. ONLINE), v. 5, p. 67, 2017.

2.
1ECCO, D.2015 ECCO, D.; TEIXEIRA, D. ; FREITAS, J. E. ; SILVA, L. R. . ALGORÍTMOS PARA ESTUDOS DE PERCOLAÇÃO EM HIPER-REDES. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 3, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ECCO, D.. Remoção de ruídos sísmicos utiluzando a transformada de wavelet 1d e 2d.. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 88p .

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ECCO, D.; TEIXEIRA, G ; MAIA, M. K. ; PITTER, R. . O uso de softwares como ferramenta no Ensino de matemática.. In: VIII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional- ERMAC, 2008, Natal. VIII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional- ERMAC, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ECCO, D.; SOARES, E. C. ; MENDES, I. A. . A matemática prática-teórica (técnica) a partir da realidade do campo. In: XIII Seminário de pesquisa do CCSA, 2007, Natal/RN. Universidade, políticas públicas e solidariedade, 2007.

2.
ECCO, D.; MENDES, I. A. . Algumas aplicações práticas para a compreensão dos Números Complexos como pares ordenados de números reais.. In: IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2007, Canoas/RS. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2007.

3.
ECCO, D.; MENDES, I. A. . Algumas investigações e demonstrações dos Números Complexos como contribuição didática.. In: IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2007, Canoas/RS. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2007.

4.
ECCO, D.; MENDES, I. A. . Ensino dos números Complexos: Um modelo didático em desenvolvimento. In: V Encontro Paraense de Educação Matemática, 2007, Belém/PA. Produção e Divulgação do Conhecimento: Educação Matemática na Amazônia, 2007. p. 279-292.

Apresentações de Trabalho
1.
ECCO, D.; MENDES, I. A. . Ensino dos números complexos: um modelo didático em desenvolvimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ECCO, D.; SOARES, E. C. ; MENDES, I. A. . A matemática prática-teórica (técnica) a partir da realidade do campo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ECCO, D.; MENDES, I. A. . Algumas investigações e demonstrações dos Números Complexos como contribuição didática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ECCO, D.. A maneira do pensar de alunos de teoria dos números.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ECCO, D.. A maneira do pensar de alunos de teoria dos números. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ECCO, D.. A teoria dos números antes dos pitagóricos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ECCO, D.. O processo de ensino na escola: perspectivas e desafios. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ECCO, D.. I Curso de Formação Continuada para Professores de Macau/RN - Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (PROITEC). 2014. .

2.
ECCO, D.. II Curso de Formação Continuada para Professores de Macau/RN - Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (PROITEC). 2014. .

3.
ECCO, D.; TEIXEIRA, G ; MAIA, M. K. ; PITTER, R. . O uso de software como ferramenta no Ensino de matemática.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ECCO, D.; MENDES, I. A. . Algumas aplicações práticas para a compreensão dos Números Complexos como pares ordenados de números reais.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ECCO, D.; MENDES, I. A. . Algumas Aplicações práticas para a compreensão dos Números Complexos como pares ordenados de números reais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
SILVA, L. R.; FREITAS, J. E.; ECCO, D.. Participação em banca de Daniel Teixeira. Compressão de dados sísmicos 3D. 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, O. J.; ECCO, D.; ANDRADE, L. V.. Participação em banca de Jonilda Alves Ferreira. A Geometria como instrumento de aprendizagem e sucesso na OBMEP.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, O. J.; ECCO, D.; ANDRADE, L. V.. Participação em banca de Andréa de Araújo Dantas. A criptografia no Ensino Fundamental e Médio.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
ECCO, D.; SANTOS, O. J.; ANDRADE, L. V.. Participação em banca de Allan Rodrigo Almenida Cortez. Uso do origami como ferramenta didática facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de geometria plana e espacial.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
ECCO, D.; SANTOS, O. J.; ANDRADE, L. V.. Participação em banca de Verônica Vale da Silva. A história dos logaritmos e suas aplicações no dia a dia.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
ECCO, D.; SANTOS, O. J.; ANDRADE, L. V.. Participação em banca de Terezinha de Medeiros Silva. A criatividade no ensino do m.d.c. Atividades práticas para a sala de aula.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
ECCO, D.; FREIRE, B. T. V.; SANTOS, O. J.. Participação em banca de Auricélio Carneiro de Morais. Cálculo no ensino médio: aplicações na matemática e nas ciências naturais.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
ECCO, D.; FREIRE, B. T. V.; SANTOS, O. J.. Participação em banca de Fabiano Pereira Mariz. Funções e os números grandes.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
ECCO, D.; FREIRE, B. T. V.; SANTOS, O. J.. Participação em banca de Fabia Patrícia Saldanha Dantas. Congruência e divisibilidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
FREIRE, B. T. V.; ECCO, D.; SANTOS, O. J.. Participação em banca de Gabriela Ferreira da Silva. Algoritmo da raiz quadrada: uma contribuição a somar ao seu aprendizado.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
FREIRE, B. T. V.; ECCO, D.; SANTOS, O. J.. Participação em banca de Henrique Alexandre do Nascimento. A utilização do jogo do Nim para estimular o cálculo mental.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
FREIRE, B. T. V.; ECCO, D.; SANTOS, O. J.. Participação em banca de Islânia D?arc da Silva. Equações do 1º Grau com Situações Concretas que Requerem Soluções Inteiras Positivas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

12.
FREIRE, B. T. V.; ECCO, D.; SANTOS, O. J.. Participação em banca de Gizelda Araújo. Raízes racionais de uma equação algébrica de coeficientes inteiros.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, M. S.; ECCO, D.; Oliveira, Hamilton da Silva. Participação em banca de Valmir Leandro da Silva Júnior.Equação do Segunda Grau: Um Aprender Eficiênte.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Prática Profissional do IFRN.. 2017. (Outra).

2.
Semana de Ciênciae Tecnologia do IFC. .. 2017. (Exposição).

3.
VI SECITEC... 2017. (Seminário).

4.
Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN. Avaliador na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN. 2015. (Congresso).

5.
IV Exposição Científica, Tecnológica e Culturarl. Avaliador de Pôster. 2014. (Exposição).

6.
XXIV Semana de Matemática e III Simpósio de Matemática Aplicada e Estatística.. 2012. (Encontro).

7.
Workshop da Rede Cooperativa de Pesquisa em Geofísica de Exploração.. 2009. (Outra).

8.
VIII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional-ERMAC 2008.O uso de software como ferramenta no Ensino de matemática.. 2008. (Outra).

9.
XX Semana de Matemática da UFRN. 2008. (Encontro).

10.
IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Algumas compreensões praticas para a compreenão dos Números Complexos como pares ordenados de números reais.. 2007. (Congresso).

11.
V Encontro Paraense de Educação Matemática.Ensino dos números complexos: Um modelo didático em desenvolvimento. 2007. (Encontro).

12.
XII Seminário de pesquisas do CCSA.A matemática prática-teórica (técnica) a partir da realidade do campo. 2007. (Seminário).

13.
XIX Semana da Matemática da UFRN.A maneira do pensar de alunos de teoria dos números. 2007. (Outra).

14.
Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.Exposição dos Jogos Matemáticos e Materiais Didáticos para o Ensino de Matemática. 2006. (Oficina).

15.
XVII Semana da Matemática da UFRN.A maneira do pensar de alunos de Teoria dos números. 2006. (Outra).

16.
Congresso Internacional de Formação Continuada e profissionalização Docente. 2005. (Congresso).

17.
II Congresso Internacional de Formação Continuada Pesquisa e Saberes Docentes. O processo de ensino na escola: perspectivas e desafios. 2005. (Congresso).

18.
XVI Congresso de Inciação Científica. A teoria dos números antes dos pitagóricos. 2005. (Congresso).

19.
XVII Semana de Matemática da UFRN. 2005. (Outra).

20.
XVI Semana da Matemática da UFRN. 2004. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Allan Rodrigo Almeida Cortez. Uso do origami como ferramenta didática facilitadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de geometria plana e espacial.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ecco.

2.
Verônica Vale da Silva. A história dos logaritmos e suas aplicações no dia a dia.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ecco.

3.
Terezinha de Medeiros Silva. A criatividade no ensino do m.d.c. Atividades práticas para a sala de aula.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ecco.

4.
Fabiano Pereira Mariz. Funções e números grandes.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ecco.

5.
Fabia Patrícia Saldanha Dantas. Congruência e divisibilidade. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ecco.

6.
Auricélio Carneiro de Morais.. Cálculo no Ensino Médio: aplicações na Matemática e nas Ciências Naturais.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latus sensu em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniel Ecco.

Orientações de outra natureza
1.
.. A História das pirâmides e suas contribuições em aulas de Física e Matemática. 2015. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Daniel Ecco.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:27:45