Ana Paula Fernandes da Silveira Mota

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4435341410757451
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Doutorado em Educação também pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Atualmente é: professora do curso de Pedagogia no Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO, coordenadora educacional de Educação Infantil da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, e, diretora financeira e pesquisadora do Instituto de Formação Humana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Formação Humana, Educação Emocional e Relacional, Habilidades Socioemocionais, Educação Infantil, Formação do Educador, Psicologia da Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Fernandes da Silveira Mota
Nome em citações bibliográficas
MOTA, Ana Paula F. S.;MOTA, Ana Paula F. da S.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O CURRÍCULO PENSAMENTO, AFETIVIDADE E TRABALHO COM HABILIDADES SOCIAIS (PATHS) NA PRÁTICA DOCENTE: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES E DAS RELAÇÕES HUMANAS EM INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: José Policarpo Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Prática Docente; Aprendizagem emocional e relacional; Currículo.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Desenvolvimento Emocional e Relacional na Educação Infantil: Implicações do PATHS e do ACE à Formação Humana da Criança e do Educador,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: José Policarpo Junior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: educação; formação humana; ação docente; aprendizagem sócio-emocional; educando.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2002 - 2007
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A compreensão docente sobre as emoções e sua repercussão sobre o trabalho formativo da criança.
Orientador: José Policarpo Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais. Disciplinas: Fundamentos Psicológicos da Educação; Avaliação da Aprendizagem, Processos Interativos na Educação Escolar; Aspectos Socioafetivos do Desenvolvimento.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Políticas Educacionais | Gestão Educacional | Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | Avaliação da Aprendizagem

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Estágio de Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de Docência sob supervisão do prof. José Policarpo Junior na disciplina Filosofia da Educação 2, do curso de Pedagogia CE/UFPE

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - FACEPE, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador II
Outras informações
Professora nas disciplinas de Prática como Componente Curricular I e Legislação Educacional - Licenciatura em Pedagogia. Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) - UFRPE/FNDE


Centro de Estudo em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora da pós-graduação lato sensu (especialização) em Docência na Educação Infantil. Disciplina: Currículo e Planejamento (60h)

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica - Prefeitura Camaragibe, Carga horária: 4


Faculdade Joaquim Nabuco, FJN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior
Outras informações
Professora no curso de Pedagogia - unidade Paulista Disciplinas: Políticas Públicas e Educação no Brasil; Estágio: Educação Não Escolar; Educação Popular, Psicologia da Aprendizagem, Ação Pedagógica na Educação Infantil


Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Educacional
Outras informações
Atividade de Acompanhamento e Desenvolvimento Pedagógico na Educação Infantil

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20


Instituto de Formação Humana, IFH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro do conselho diretor, Enquadramento Funcional: Diretora de Projetos

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Membro do conselho diretor, Enquadramento Funcional: Diretora de Projetos


Centro Educacional Raízes Ltda, ESCOLA RAÍZES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Formação Humana, Desenvolvimento Emocional e Relacional de Crianças e Adolescentes
Descrição: Este projeto dá continuidade a pesquisas anteriores intituladas - Atenção Plena, Aprendizagem Emocional e Estabelecimento de Relações Positivas - desenvolvida no período de março/2008 a agosto/2013 - e Aprendizagem Emocional e Estabelecimento de Relações Positivas - realizada no período de julho/2013 a fevereiro/2016 -, ambas levadas a termo por alguns dos responsáveis por este projeto, com a participação de outros pesquisadores. Entre outros resultados das pesquisas supracitadas, podemos mencionar a produção de quatro teses de doutorado e duas dissertações de mestrado, além de artigos em periódicos e capítulos de livros. Destarte, o projeto que ora se inicia conta com experiência razoável de investigação sobre a temática em pauta. Pretende-se com este projeto aprofundar algumas linhas de investigação iniciadas nas pesquisas anteriores, bem como complementá-las com um estudo teórico de fundamentação histórico-filosófica da ideia de formação humana, uma intervenção que tem por meta a implementação do componente curricular "Educação Emocional e Relacional para Crianças - PATHS" em uma escola pública, e outra intervenção específica que tem por meta a elaboração de um novo componente curricular para a educação emocional e relacional de adolescentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Paula Fernandes da Silveira Mota - Integrante / José Policarpo Júnior - Coordenador / XIMENES, Lavínia de Melo e Silva - Integrante / Rodrigo Silva Rosal Araújo - Integrante / Ana Lúcia Galvão Leal Chaves - Integrante.
2008 - 2016
Atenção Plena, Aprendizagem Emocional e Estabelecimento de Relações Positivas aspectos da formação humana na Educação
Descrição: Este projeto de trabalho, pesquisa e extensão fundamenta-se na idéia de educação concebida como um processo de formação humana em várias das dimensões intrínsecas ao homem. A intenção formativa da educação deve portanto, entre outros aspectos, ter por meta a possibilidade de o ser humano singular aprender a tornar-se íntimo de si, conseguindo discernir, reconhecer e acolher todos os impulsos e emoções humanas, tornando-se capaz de regulá-los e apto a dirigir a si mesmo de modo produtivo e racional, adquirindo também a habilidade de se relacionar positivamente consigo mesmo, com os demais seres humanos e com o ambiente. O projeto prevê intervenções específicas junto a professores e crianças do ensino fundamental, adolescentes em situação de vulnerabilidade social, jovens e adultos, com o fito de promover princípios daquela formação entre tais sujeitos. Também é objetivo deste projeto promover a tradução de um currículo de comprovada eficácia quanto à promoção do desenvolvimento emocional e relacional de crianças entre 5 e 11 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Paula Fernandes da Silveira Mota - Integrante / José Policarpo Júnior - Coordenador / Maria Lucicleide F. de Melo Rodrigues - Integrante.
2004 - 2006
Contribuições do budismo à educação
Descrição: Estudo da tradição budista naquilo que se refere à concepção da formação das emoções humanas, à morte física e emocional, e à compreensão dos fenômenos como manifestação de uma natureza perene e ilimitada. Analisar as possíveis decorrências dessas compreensões para a vida do ser humano singular e, em conseqüência, para a educação. O projeto recebeu apoio científico por meio de bolsas de iniciação científica PIBIC-UFPE-CNPq no período de agosto/2004 a julho/2005 e PIBIC-UFPE-FACEPE no período de agosto/2005 a julho/2006.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Fernandes da Silveira Mota - Integrante / José Policarpo Júnior - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Espaço de Acolhimento a estudantes no Centro de Educação
Descrição: Trata-se de uma ação destinada ao acolhimento de estudantes do Centro de Educação da UFPE, que se encontrem em estado de sofrimento. Além disso, se promoverá a resiliência desses estudantes a partir da oferta sistemática de oficinas. O grupo de acolhimento estará constituído por técnicos e professores do Centro de Educação que consideram a importância da formação como uma experiência ética de cuidado e que entendem a possibilidade de abrigar o estudante em todas as suas necessidades. Com esta ação pretende-se possibilitar maior responsabilização e sensibilização dos profissionais do CE, em relação a problemas apresentados pelos estudantes, no que tange ao seu processo educacional. Pretende-se também mobilizar novos modos de existência e convivência nas relações docentes no espaço universitário..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Projeto Aluno Integrado
Descrição: Atuação como Técnica para concepção, modelagem e manutenção do sistema de acompanhamento e avaliação - pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Formação Continuada de Professores
Descrição: Função de assessora do ano 3. Convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Desenvolvimento Humano.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Melhor pôster na área de Educação, Congresso Interdisciplinar: Saúde, Educação e Ambiente - Ribeirão Preto,SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORDEIRO, EUGENIA DE P. B.2016CORDEIRO, EUGENIA DE P. B. ; LIMA, A. F. ; MOTA, Ana Paula F. S. ; ARANTES, M. M. . PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Cocar, v. 10, p. 311-334, 2016.

2.
CORDEIRO, EUGENIA DE P. B.2014CORDEIRO, EUGENIA DE P. B. ; POLICARPO JUNIOR, JOSÉ ; MOTA, Ana Paula F. da S. ; WANDERLEY, ANDRÉ L. . Human Formation of Young People and Adults in Brazil: Proposal for and Evaluation of a Curriculum Component. International Education Studies, v. 7, p. 29-42, 2014.

3.
CORDEIRO, E. P. B.2014CORDEIRO, E. P. B. ; MOTA, Ana Paula F. S. . ?A plenitude do ser e o papel dos núcleos formativos na promoção do desenvolvimento humano?. CIENTEC: Revista de ciência,tecnologia e humanidades do IFPE, v. 5, p. 10-23, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOTA, Ana Paula F. da S.. EDUCAÇÃO EMOCIONAL E RELACIONAL PARA CRIANÇAS: estudo e análise de um componente curricular integrado à prática pedagógica. 1ª. ed. Recife: Instituto de Formação Humana, 2018. v. 1. 184p .

2.
POLICARPO JUNIOR, J. ; MOTA, Ana Paula F. S. ; GALEFFI, Dante Augusto ; CORDEIRO, E. P. B. ; XIMENES, Lavínia de Melo e Silva ; WENCESLAU, Leandro . O pensar, o sentir e o agir: sentidos da formação humana. 1. ed. RECIFE: Instituto de Formação Humana, 2012. 157p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTA, Ana Paula F. S.. Habilidades Socioemocionais na prática educativa: relato de experiência de professores sobre suas atitudes na relação pedagógica. In: EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Anais do XIII EDUCERE, 2017.

2.
MOTA, Ana Paula F. S.. APRENDIZAGEM DAS EMOÇÕES E DAS RELAÇÕES HUMANAS NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS METODOLÓGICOS DO CURRÍCULO PENSAMENTO, AFETIVIDADE E TRABALHO COM HABILIDADES SOCIAIS (PATHS). In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2016, Natal/RN. Anais do XVII ENEI, 2016.

3.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . DESENVOLVENDO AS EMOÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES E POSSÍVEIS INDICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII CIFE - O que pode a escola hoje em nossa América?, 2014.

4.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . AS EMOÇÕES NA FORMAÇÃO HUMANA: O CURRÍCULO PATHS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: II Encontro Internacional de Educação e Espiritualidade - 'Desenvolvimento Humano: Sentidos e Práticas Educativas para a Formação do Ser', 2014, Recife. Anais do II Encontro Internacional de Educação e Espiritualidade, 2014.

5.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Pensamento, Afetividade e Trabalho com Habilidades Sociais: reflexões em torno de um caminho para o desenvolvimento relacional e emocional na educação. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Culturas e Diversidades, 2011, Manaus. Anais do XX EPENN, 2011. p. 1-11.

6.
MOTA, Ana Paula F. S.; CORDEIRO, P. ; CELESTINO, R. . Do Discurso Ideológico Acadêmico à Animalidade arraigada na Instituição Escolar: para onde escoa a Formação Educacional?. In: V Encontro do GT de Filosofia da Educação Norte-Nordeste - EFENN, 2010, João Pessoa. Anais do V EFENN, 2010.

7.
CORDEIRO, E. P. B. ; POLICARPO JUNIOR, J. ; MOTA, Ana Paula F. S. . Coerência entre o Sentir, o Pensar e o Agir: Desafio para uma Formação Humana. In: V Encontro do GT de Filosofia da Educação Norte-Nordeste - EFENN, 2010, João Pessoa. Anais do V EFENN, 2010.

8.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO ÂMBITO ESCOLAR - UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO HUMANO. In: 19º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2009, João Pessoa/PB. Anais do 19º EPENN, 2009.

9.
POLICARPO JUNIOR, J. ; CORDEIRO, E. P. B. ; MOTA, Ana Paula F. S. . DO FRACASSO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO OFICIAL E DA TRANSMISSÃO HEREDITÁRIA DE SUA REJEIÇÃO À FORMAÇÃO HUMANA DO CARÁTER E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS - FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DE UMA INVESTIGAÇÃO. In: 19º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2009, João Pessoa/PB. Anais do 19º EPENN, 2009.

10.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. ; MACHADO, Lúcia Maria C. . A AUTOPERCEPÇÃO E O CUIDADO DE SI NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO-EDUCADOR - Reflexões sobre a experiência da Atenção Plena. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO de Países e Communidades de Língua Portuguesa, 2009, São Paulo/SP. Anais do I Congresso Internacional de Filosofia da Educação, 2009.

11.
MOTA, Ana Paula F. S.. DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E CONSTRUTIVISMO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro - RJ. CD-ROM do IV Colóquio Franco-brasileiro de Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Gráfica Minister, 2008.

12.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Budismo e Inteligência Emocional - implicações educacionais. In: III Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste - Filosofia e Formação Humana, 2006, Recife/Jaboatão dos Guararapes. III Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste (CD-ROM), 2006.

13.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Concepções e Metodologia do Programa Institucional CASEL e seus principais resultados educacionais. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2006, Recife. XIV CONIC - ANAIS, 2006.

14.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Aprendizado emocional: contribuições educacionais à formação humana, segundo o diálogo entre a teoria budista e a psicologia científica. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005, Belém. Anais do XVII EPENN -, 2005. v. 2B.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, M. L. F. M. . A compreensão docente sobre as manifestações emocionais e sua repercussão no trabalho formativo da criança. In: Congresso Interdisciplinar: Saúde, Educação e Ambiente. VII Congresso de Neuropsicologia e Aprendizagem - II Congresso Internacional de Desenvolvimento Infanto-Juvenil, 2008, Ribeirão Preto, SP. Anais do Congresso Interdisciplinar: Saúde, Educação e Ambiente, 2008.

2.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Concepções e Metodologia do Programa Institucional CASEL e seus principais resultados educacionais. In: 10ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE/CNPq, 2006, Recife. Anais da 10ª Jornanda de Iniciação Científica da FACEPE/CNPq, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Implicações educacionais do diálogo entre o budismo e a psicologia das emoções. In: XIII Congresso de Iniciação Científica - Propesq/ UFPE, 2005, Recife. ANAIS - XIII Congresso de Iniciação Científica, 2005. v. I.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTA, Ana Paula F. S.. Educação e Formação Humana para a atualidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MOTA, Ana Paula F. S.; ARAUJO, V. . Refletindo sobre Educação Infantil: a construção do currículo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MOTA, Ana Paula F. da S.. Habilidades Socioemocionais na prática educativa: relato de experiência de professores sobre suas atitudes na relação pedagógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOTA, Ana Paula F. da S.. Currículo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CORDEIRO, EUGENIA DE P. B. ; MOTA, Ana Paula F. S. ; ARANTES, M. M. . Palestra Integração: perspectivas de trabalho pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOTA, Ana Paula F. da S.. Educação para o Século XXI: inovação em métodos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CORDEIRO, EUGENIA DE P. B. ; MOTA, Ana Paula F. S. ; ARANTES, M. M. . A importância do Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais para a Humanização das Relações Interpessoais na Escola e na Vida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . DESENVOLVENDO AS EMOÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES E POSSíVEIS INDICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . AS EMOÇÕES NA FORMAÇÃO HUMANA: O CURRÍCULO PATHS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOTA, Ana Paula F. S.. Ambientes temáticos na Educação Infantil: aqui, o espaço é de muita brincadeira!. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Pensamento, Afetividade e Trabalho com Habilidades Sociais: reflexões em torno de um caminho para o desenvolvimento relacional e emocional na educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOTA, Ana Paula F. S.. Formação Humana e Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MOTA, Ana Paula F. S.. Experimentando o cotidiano: aprendendo a matemática na Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CORDEIRO, E. P. B. ; POLICARPO JUNIOR, J. ; MOTA, Ana Paula F. S. . A Coerência entre o Sentir, o Pensar e o Agir: Desafio para uma Formação Humana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MOTA, Ana Paula F. S.; CELESTINO, R. ; CORDEIRO, E. P. B. . Do Discurso Ideológico Acadêmico à Animalidade arraigada na Instituição Escolar: para onde escoa a Formação Educacional?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
POLICARPO JUNIOR, J. ; CORDEIRO, E. P. B. ; MOTA, Ana Paula F. S. . DO FRACASSO FORMATIVO DA EDUCAÇÃO OFICIAL E DA TRANSMISSÃO HEREDITÁRIA DE SUA REJEIÇÃO, À FORMAÇÃO HUMANA DO CARÁTER E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS - FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DE UMA INVESTIGAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO ÂMBITO ESCOLAR - UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO HUMANO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. ; MACHADO, Lúcia Maria C. . A AUTOPERCEPÇÃO E O CUIDADO DE SI NA FORMAÇÃO HUMANA DO INDIVÍDUO-EDUCADOR - Reflexões sobre a experiência da Atenção Plena no âmbito educacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS NORTEADORES E PRÁTICAS FACILITADORAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MOTA, Ana Paula F. S.. DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E CONSTRUTIVISMO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A FORMAÇÃO HUMANA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
POLICARPO JUNIOR, J. ; MOTA, Ana Paula F. S. ; CORDEIRO, E. P. B. . DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, COMPREENSÃO EMOCIONAL E RELACIONAL: PARÂMETROS DE UMA LINHA DE INTERVENÇÃO E PESQUISA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, M. L. F. M. . A compreensão docente sobre as manifestações emocionais e sua repercussão no trabalho formativo da criança. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Budismo e Inteligência Emocional - implicações educacionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Concepções e Metodologia do Programa Institucional CASEL e seus principais resultados educacionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Concepções e Metodologia do Programa Institucional CASEL e seus principais resultados educacionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Aprendizado Emocional: contribuições educacionais à formação humana, segundo o diálogo entre a teoria budista e a psicologia científica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Implicações Educacionais do Diálogo entre o Budismo e a Psicologia das Emoções. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
POLICARPO JUNIOR, J. ; CORDEIRO, E. P. B. ; SANTIAGO, A. F. P. ; BRENNER, Beatriz Lopes ; MOTA, Ana Paula F. S. ; FARIAS, Lorena M. A. ; LIMA, Leonardo M. D. . EDUCAÇÃO EMOCIONAL E RELACIONAL PARA CRIANÇAS - Pensamento, Afetividade e Trabalho com Habilidades Sociais. RECIFE: Instituto de Formação Humana, 2012. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOTA, Ana Paula F. S.. Janeiro Branco: Educação Emocional de jovens e adolescentes. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTA, Ana Paula F. S.. Emoções, cuidado e sentido: encontro com o ser resiliente. 2018. (Oficina).

2.
MOTA, Ana Paula F. S.; CORDEIRO, E. P. B. . Treinamento PATHS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MOTA, Ana Paula F. S.; XIMENES, Lavínia de Melo e Silva . EDUCAÇÃO EMOCIONAL E FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MOTA, Ana Paula F. da S.. Acompanhamento pedagógico de ensino de Filosofia para Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J. . Trabalhando os recursos internos do educador e do educando no processo ensino-aprendizagem: as emoções em pauta. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MOTA, Ana Paula F. da S.. Sentidos e Práticas da Formação Humana: construindo estratégias curriculares para crianças, adolescentes e jovens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MOTA, Ana Paula F. S.. APRENDIZAGEM SÓCIO-EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHAVES, Ana Lúcia L; MOTA, Ana Paula F. S.; RODRIGUES, K. C.. Participação em banca de Thamyres Lemos Tavares. Reflexões sobre a relação entre o grau de resiliência e as posturas demonstradas por alunos e por seu professor de referência, perante possíveis dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizagem da matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
LIMA, L. S.; MONTEIRO, E. M. L. M.; MARINUS, M. W. L. C.; MOTA, Ana Paula F. S.; LINHARES, F. M. P.. Participação em banca de Emilly Anne Cardoso Moreno de Lima. Dificuldade de aprendizagem ou fracasso escolar: medicalização na educação?. 2018. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
CHAVES, Ana Lúcia L; MOTA, Ana Paula F. S.; ROCHA, C. A.. Participação em banca de Thiago Viana Costa. MOTIVAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: um estudo sobre estratégias de ensino e o desenvolvimento de crenças de autoeficácia em relação à aprendizagem de Matemática de estudantes do Ensino Médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOTA, Ana Paula F. S.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de ANAZILDA GOMES DAS CHAGAS BRITO. ESCOLA E FAMÍLIA: PARCERIA NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, D. S.; MOTA, Ana Paula F. S.; LIMA, I.. Participação em banca de Danielly Mayara do Nascimento Nóbrega; Dayse W. N. de Moura.A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Joaquim Nabuco.

2.
CARDOSO, A. C.; OLIVEIRA, R.; MOTA, Ana Paula F. S.. Participação em banca de Priscila Patrícia dos Santos.Atuação docente na disciplina da Língua Brasileira de Sinais do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
FERREIRA, S. P. A.; CARVALHO, L. M. T. L.; MOTA, Ana Paula F. S.. Participação em banca de Ana Maria Cavalcanti de Souza; Daniele Rodrigues Lopes.O bem-estar e o mal-estar docente em escolas de ensino fundamental dos anos iniciais de tempo integral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
CARAUBAS, L. M. A. S.; CARVALHO, F. C. G.; MOTA, Ana Paula F. S.. Participação em banca de Rayane Emanueli do Nascimento.Práticas de Leitura na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
CHAVES, Ana Lúcia L; MOTA, Ana Paula F. da S.; FREITAS, A. P.. Participação em banca de Jéssica Danielle da Silva Brito.SAÚDE EMOCIONAL E FÍSICA NO AMBIENTE ACADÊMICO: a percepção dos discentes do curso de licenciatura em Química de uma instituição do agreste pernambucano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MONTENEGRO, S.; MOTA, Ana Paula F. S.; SANTOS, P. A. C.. Participação em banca de Renata Lúcia Freire Tavares e Adriana Crisitna Cunha de Melo.Relação família e escola e a aprendizagem da leitura e da escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
SILVA, Maria Emília Lins e; MOTA, Ana Paula F. S.; POLICARPO JUNIOR, J.. Participação em banca de Tatiana Pinheiro de Oliveira.A FORMAÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E O SISTEMA LIVRE PROGRESSO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
ROSA, Esther Calland de Sousa; MOTA, Ana Paula F. S.; SOUZA, Priscila Ximenes de. Participação em banca de Cícera R. do Nascimento e Miriam L. Pereira da Silva.POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE MONITORIA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MOTA, Ana Paula F. da S.. XIV Encontro de Extensão. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Intercâmbio ENADE.Currículo. 2017. (Seminário).

2.
Seminário de Pesquisas de 10 anos de Proinfância: conquistas e ameaças. 2017. (Seminário).

3.
Programa Busca Ativa.Formação do programa busca ativa às crianças de 4 e 5 anos. 2016. (Outra).

4.
Jornada Pedagógica da UFPE 2011.Trabalhando os recursos internos do educador e do educando: as emoções em pauta. 2011. (Oficina).

5.
Semana do Pedagogo FADE - "Formação Humana: A construção do sujeito ético".Formação Humana e Educação: Reflexões e Implicações na Prática Pedagógica. 2011. (Outra).

6.
I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Ipojuca.A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS NORTEADORES E PRÁTICAS FACILITADORAS. 2009. (Seminário).

7.
I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Ipojuca.APRENDIZAGEM SÓCIO-EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO (mini-curso). 2009. (Oficina).

8.
Congresso Interdisciplinar: Saúde, Educação e Ambiente. A compreensão docente sobre as manifestações emocionais e sua repercussão no trabalho formativo da criança. 2008. (Congresso).

9.
Curso de Extensão sobre Educação e Espiritualidade - UFPE. 2008. (Outra).

10.
IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação.DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E CONSTRUTIVISMO: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO. 2008. (Outra).

11.
2º Congresso Nacional de Educação e Tecnologia - Educação como forma de desenvolvimento social. 2006. (Congresso).

12.
Fórum Ciência e Espiritualidade.Educação Emocional e Relacional - aspectos científicos e relacionais. 2006. (Outra).

13.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC-PE / Conhecimento, Ensino e Extensão. 2004. (Outra).

14.
Oficinas Pedagógicas: Os Gêneros Textuais na Sala de Aula. 2003. (Oficina).

15.
O Papel da Educação na Conquista dos Direitos humanos e na Formação da Cidadania. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTA, Ana Paula F. S.. Com a palavra: os pedagogos!. 2018. (Outro).

2.
MOTA, Ana Paula F. da S.. III Semana do Bebê - "Jaboatão pela primeira infância: direitos garantidos, desenvolvimento alcançado!". 2017. (Outro).

3.
MOTA, Ana Paula F. da S.. V Edição das Experiências Exitosas. 2017. (Outro).

4.
MOTA, Ana Paula F. da S.. II Semana do Bebê - O Desenvolvimento Infantil no Contexto dos Direitos. 2016. (Outro).

5.
MOTA, Ana Paula F. da S.. Brincando e Aprendendo, a mudança acontece!. 2016. (Outro).

6.
MOTA, Ana Paula F. da S.. Práticas Supervisivas e Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil. 2016. (Outro).

7.
MOTA, Ana Paula F. S.. II Encontro Internacional em Educação e Espiritualidade - Desenvolvimento Humano: Sentidos e Práticas Educativas para a Formação do Ser. 2014. (Congresso).

8.
FREITAS, A. S. ; MOTA, Ana Paula F. S. . Seminário Comemorativo dos 10 anos da Rede Coque Vive. 2014. (Outro).

9.
MOTA, Ana Paula F. S.. A CONDIÇÃO HUMANA: olhares da espiritualidade, educação, saúde e tecnologia. 2012. (Congresso).

10.
MOTA, Ana Paula F. S.. VII Seminário Regional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patrícia Felizardo da Silva. O papel da família na escola: reflexões em torno dos limites e das possibilidades. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Joaquim Nabuco. (Orientador).

2.
Edlane da Silva Pereira; Fernanda Gomes de Oliveira. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: olhares em torno de práticas pedagógicas na rede municipal de Paulista. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Joaquim Nabuco. (Orientador).

3.
Izabel Estreliane S. do Nascimento; Jéssica da S. C. Cândido. Adaptação da criança na Educação Infantil para o Ensino Fundamental: olhares em torno de práticas pedagógicas na rede municipal de Paulista. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Joaquim Nabuco. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MOTA, Ana Paula F. da S.. Acompanhamento pedagógico de ensino de Filosofia para Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTA, Ana Paula F. da S.. II Semana do Bebê - O Desenvolvimento Infantil no Contexto dos Direitos. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em 2° lugar no Concurso Público para Docente do Magistério Superior da Universidade de Pernambuco - UPE, edital publicado pela Portaria Conjunta SAD/UPE n° 97, de 26 de outubro de 2017, Área/ Curso: Licenciatura em Pedagogia, Sub-área: Psicologia da Educação/ Educação Infantil, campus Garanhuns, de acordo com a publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Pernambuco - Poder Executivo, Portaria Conjunta SAD/UPE n° 71, de 15 de maio de 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 15:44:17