Renata Maria Barros Lessa de Andrade

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  • Última atualização do currículo em 16/04/2018


Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE), na linha de pesquisa Educação e Linguagem, com Estágio sanduíche no exterior como bolsista CAPES-PSDE no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (Portugal). Possui também, Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora do Ensino Básico e formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguguagem (CEEL/UFPE), atuando, principalmente no ensino da Língua Portuguesa, nas diferentes modalidades de ensino (Educação infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) com os seguintes temas: alfabetização na perspectiva do letramento, gêneros discursivos, leitura, produção de textos, revisão textual, argumentação e ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Maria Barros Lessa de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, R. M. B. L de

Endereço


Endereço Profissional
Centro de EStudos em Educação e Linguagem, CEEL / UFPE.
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n
Cidade Universitária
50740-530 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268921
URL da Homepage: http://www.ceelufpe.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Aveiro (Orientador: Maria Luísa Àlvares Pereira).
Título: Produção de textos escritos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a ação docente no Brasil e em Portugal, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: REVISÃO DE CARTAS DE RECLAMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE AS MODIFICAÇÕES REALIZADAS POR CRIANÇAS,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Produção de texto; Revisão textual; Argumentação.
Grande área: Ciências Humanas
2001 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: REVISÃO TEXTUAL EM ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ALUNOS DE UMA TURMA DE 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL..
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016
PNAIC. (Carga horária: 120h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2015 - 2015
PNAIC. (Carga horária: 120h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Beginners English. (Carga horária: 170h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC/PE, Brasil.
2004 - 2004
Para medir o tempo de instrução nas escolas. (Carga horária: 30h).
Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, SEDUC, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil, Carga horária: 188


Colégio Boa viagem, CBV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Apoio pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como auxiliar de disciplina na coordenação dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2° ao 6° ano).


Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Observador
Outras informações
Atuou como colaboradora (observador), na medição do tempo utilizado pelo professor em sala de aula, no âmbito da pesquisa "Para medir o tempo de instrução nas escolas", promovida pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Universidade do Texas (U.S.A) e Banco Mundial.


Centro de EStudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Formadora, Enquadramento Funcional: Formadora da Ação Recife 2012
Outras informações
Ministrou a formação "O planejamento de ensino e temas específicos na área de Língua Portuguesa", em convênio firmado entre O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CCEL/UFPE) e a Prefeitura do Recife.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Correção de Avaliação de Rede, Carga horária: 12
Outras informações
Correção de diagnose de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental para elaboração de perfil de entrada de alunos da Prefeitura Municipal de Camaragibe/PE.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora da Ação Recife 2011
Outras informações
Atua como formadora da Ação de formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife, promovida pelo CEEL por meio de convênio firmado entre a Prefeitura da cidade do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora Ação Rede de Camaragibe 2011
Outras informações
Atua como formadora da Ação de formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Camaragibe, promovida pelo CEEL por meio de convênio firmado entre a Prefeitura da cidade de Camaragibe e a Universidade Federal de Pernambuco.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora do Programa Brasil Alfabetizado
Outras informações
Atuacomo formadora do curso "Alfabetização e Letramento: um enfoque na alfabetização de jovens e adultos" no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, por meio do convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Camaragibe, com carga horária total de 94 horas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa de ações articuladas - MEC
Outras informações
Ministra o curso "Leitura e Produção de textos na alfabetização" no âmbito do Programa de Ações Articuladas (PAR) no Estado do Piauí.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ação de mapeamento de Rede - Camaragibe
Outras informações
Atuou como formadora em três turmas na ação de mapeamento dos alunos (orientações para preenchimento da ficha de acompanhamento do aluno) da Rede Municipal de Camaragibe. Carga horária total: 24hrs

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Correção de Avaliação de Rede, Carga horária: 20
Outras informações
Correção de diagnose de Língua Portuguesa do 5° Ano do Ensino Fundamental para elaboração de perfil de saída de alunos da Prefeitura Municipal de Camaragibe/PE.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Formadora, Enquadramento Funcional: Formadora PAR PI
Outras informações
Atuou na qualidade de formadora no curso "Formação continuada de professores: questões para reflexão", promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), por meio de convênio celebrado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Pernambuco e a UNDIME PI, com carga horária total de 120 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa Lição de Vida
Outras informações
Ministrou o curso "Alfabetização e letramento: um enfoque na alfabetização de jovens e adultos" oferecido no âmbito do Programa Lição de vida, por meio de convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura da cidade do Recife.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa Brasil Alfabetizado - Camaragibe
Outras informações
Atuou como formadora do curso "Alfabetização e Letramento: um enoque na alfabetização de jovens e adultos" no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado,por meio do convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Camaragibe, com carga horária total de 56 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa Brasil Alabetizado - Camaragibe/PE
Outras informações
Atuou como formadora no curso "Alfabetização e Letramento: um enfoque na alfabetização de Jovens e Adultos" no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, por meio do convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura de Camaragibe, com carga horária total de 100 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curso práticas de leitura e escrita na EJA
Outras informações
Ministrou o curso "Práticas de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos através do trabalho com sequências didáticas", promovido por meio do convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projeto de extensão
Outras informações
Participou do Projeto de extensão intitulado "Formação Continuada da professores", na função de assessora do ano 3, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), por meio de convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe, sob número de processo: 23076.020869/2009-39.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Formadora, Enquadramento Funcional: Formadora Ação Camaragibe 2009, Carga horária: 11
Outras informações
Ministrou o curso "Práticas de leitura e escrita na EJA através do trabalho com sequências didáticas", promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), por meio de convênio celebrado entre a Universidade Federal de Pernambuco e a secretaria Municipal de Educação de Camaragibe, com carga horária de 11 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa Brasil Alfabetizado - Recife/PE
Outras informações
Atuou como formadora no curso Älfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento" oferecido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, por meio do convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura da cidade do Recife, com carga horária total de 48 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa Brasil Alfabetizado SEDUC/PE
Outras informações
Ministrou curso inicial em duas turmas do Programa Brasil Alfabetizado com o tema "Alfabetização de Jovens e Adultos numa perspectiva de Letramento", com carga horária total de 60 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica
Outras informações
Atuou como assessora pedagógica de Língua Portuguesa em duas turmas do ano 5 do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Camaragibe. Carga horária total: 176 horas.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Alfaletramento PCR e Pró-letramento PCR, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisa "Alfabetização e ensino de língua portuguesa: investigando o currículo no Brasil" Descrição: Objetiva-se, neste projeto de pesquisa, analisar 21 propostas curriculares: 12 de redes estaduais (Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) e 09 de redes municipais de capitais brasileiras (Cuiabá, Curitiba, Macapá, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina), buscando identificar as orientações relativas ao processo de alfabetização, tanto no tocante às concepções de alfabetização e princípios didáticos subjacentes às propostas, quanto a se há nos documentos alguma indicação da etapa de escolaridade em que tal processo deve ser iniciado. Tais propostas também serão analisadas com o intuito de investigarmos quais princípios teórico-metodológicos acerca do ensino da leitura e produção de textos orientam os documentos e os modos como os pressupostos relativos à diversidade textual são inseridos. A análise estará fundamentada nas abordagens sociointeracionistas, com base na teoria bakhtiniana e no sociointeracionismo instrumental de Dolz e Schneuwly, bem como na abordagem de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2007). Outros autores serão inseridos, sobretudo, para estabelecermos diálogos em relação às diferentes abordagens teóricas que possam perpassar os documentos analisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 7) / Mestrado acadêmico ( 6) / Doutorado ( 2) . Integrantes: Fátima Ribeiro - Integrante / Ana Carolina Perrusi Brandão - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Francisca Maura Lima - Integrante / Edla Ferraz Correia - Integrante / Leila Britto de Amorim - Integrante / Barbhara Elyzabeth Souza Nascimento - Integrante / Elaine Nascimento da Silva - Integrante / Juliana de Melo Lima - Integrante / Ana Gabriela de Souza Seal - Integrante / Hélia A

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou o Minicurso "ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NA EJA" na Semana Pedagógica do Centro de Educação da UFPE. Carga horária total de 8 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisa "Apropriação de gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de seqüências didáticas" Descrição: Nesta pesquisa analisamos sequências didáticas voltadas para o trabalho de produção e compreensão de textos da ordem do argumentar. Tivemos como objetivos específicos: investigar as estratégias de mediação adotadas pelas docentes no desenvolvimento das sequências didáticas; identificar os conhecimentos explicitados por alunos e professoras acerca dos gêneros textuais em foco durante a realização das atividades; comparar diferentes situações didáticas de compreensão e produção de textos orais e escritos da ordem do argumentar, identificando preferências infantis; identificar quais dimensões dos gêneros textuais da ordem do argumentar foram mais contempladas em sala de aula; analisar os efeitos dessas diferentes situações sobre a aprendizagem dos alunos. A pesquisa consistiu de 5 fases, correspondentes aos 5 gêneros textuais eleitos: debate, cartaz educativo, reportagem, carta do leitor, carta de reclamação. Cada uma das fases foi executada em quatro etapas. A etapa 1 consistia no planejamento das sequências, juntamente com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas. Na etapa 2, os alunos eram avaliados quanto às capacidades de produção do gênero escolhido. Após a primeira avaliação das crianças, eram vivenciadas as sequências didáticas pelas professoras, cujas aulas eram gravadas e filmadas. Na etapa final, os estudantes eram novamente avaliados. Os dados evidenciaram que todas as professoras estimulavam as crianças a falar em sala, preocupavam-se em orientar os estudantes durante as atividades, retomavam discussões anteriores para dar sustentação às novas questões a serem debatidas. Uma dificuldade encontrada em todas as professoras era a de explorar os confrontos quando idéias divergentes eram emitidas sobre determinado tema ou texto. Outro resultado importan

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisa "Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas" Descrição: Os objetivos da pesquisa são: analisar livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando o tratamento dado ao trabalho com oralidade nas obras analisadas; investigar as práticas de ensino da oralidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sem intervenção prévia pela equipe de pesquisa; investigar os motivos para o baixo investimento no trabalho com argumentação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. e investigar práticas de ensino de professoras quando solicitadas a planejar aulas voltadas para o ensino da argumentação, sem receberem ajuda externa. O estudo será desenvolvido em 2 fases: (1) investigação acerca do modo como se dá o ensino da compreensão e produção de textos orais da ordem do argumentar, por meio da análise documental de 5 livros didáticos de alfabetização e 4 coleções de língua portuguesa e da observação e análise de aulas desenvolvidas por 10 professoras de escolas públicas (em relatos de aulas já observadas em 2005); (2) investigação acerca das razões para o baixo investimento em sala de aula em atividades de leitura e de produção de textos da ordem do argumentar, por meio da aplicação e análise de entrevistas com dez professoras que foram observadas em 2005 e mais quatro professoras a serem escolhidas em 2006, assim como pela análise de aulas previamente planejadas por quatro professoras (sem ajuda externa), contemplando produção e compreensão de textos orais e escritos da ordem do argumentar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 7) / Mestrado acadêmico ( 5) . Integrantes: Ana Gabriela Lima - Integrante / Ana Carolina Perrusi Brandão - Integrante / Renata Maria Barros Lessa de Andrade - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Maria do Carmo Xavier - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Francisca Maura Lima - Integrante / Caroline Didier - Integrante /

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa institucional de Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como monitora da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 1, ministrada pela professora Telma Ferraz Leal.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa institucional de Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como monitora da disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 1, ministrada pela professora Telma Ferraz Leal.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisa: Argumentação na esfera escolar de interação Coordenação: Prof. Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Alves Brandão

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Pesquisa "Argumentação na esfera escolar de produção" Descrição: A argumentação se constitui uma atividade humana especialmente relevante, já que a defesa de pontos de vista é fundamental para que se conquiste espaço social e autonomia na resolução dos problemas da vida diária. Faz-se necessário, portanto, que a escola ofereça aos alunos situações de leitura e escrita de textos que ampliem suas habilidades argumentativas. Considerando que o livro didático é um dos recursos de ensino mais utilizados pelos professores, buscaremos, com esta pesquisa, abordar aspectos relacionados ao tratamento dos processos argumentativos nos livros didáticos destinados à Alfabetização e primeiros anos do Ensino Fundamental. Serão enfocados tanto os modos de inserção dos textos da ordem do argumentar (reportagens, artigo de opinião, cartas, depoimentos...) quanto as orientações explícitas dos autores nas atividades de exploração e produção desses textos, e o tratamento dado a eles pelos autores dos livros. Com fins de ampliar o conhecimento sobre o tratamento dado à argumentação no contexto escolar, o projeto prevê também observações de salas de aula de alfabetização e 4a série. Assim serão analisadas as práticas de leitura e produção de textos, enfocando especificamente as situações em que aparecerem propostas de leitura ou de produção de textos em que os alunos são estimulados a argumentar ou a explorar estratégias argumentativas dos autores de textos lidos. Através das observações, será possível conhecer quais gêneros da ordem do argumentar são levados pelos professores em outros suportes textuais, além do livro didático, e quais os modos de exploração adotados no tratamento desses gêneros. Os textos produzidos nas aulas observadas em que as crianças tenham sido solicitadas a defender pontos de vista também serão analisados. Tal investigação ajudará a entender os impactos da intervenção do professor sobre as estratégias discursivas adotadas por seus alunos.. Situação: Concluído

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa "O livro didático em debate: investigação das orientações voltadas para o desenvolvimento das estratégias argumentativas das crianças" Descrição: Investigação dos modos como as estratégias argumentativas vêm sendo trabalhadas em livros didáticos voltados para as séries iniciais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) . Integrantes: Ana Carolina Perrusi Brandão - Integrante / Renata Maria Barros Lessa de Andrade - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Elisangela da Silva Ribeiro - Integrante / Úrsula de Andrade Lira - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2
Outras informações
Membro do Grupo de Estudos "Argumentação e Ensino", coordenado pelas professoras Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Brandão.


colégio Construindo, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou numa turma de alfabetização desenvolvendo atividades de apoio ao Projeto Pedagógico realizado com crianças com necessidades especiais.


Prefeitura Municipal do Paulista, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Comissionada, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2009 - 2009
Formação continuada de professores

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Telma Ferraz Leal em 15/03/2016.
Descrição: Participou do Projeto de Extensão, na função de assessora do ano 3, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CCEL/UFPE), por meio do convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Tese aprovada com recomendação para publicação por unanimidade pela Banca avaliadora, PPGE/UFPE.
2010
Dissertação aprovada com recomendação de publicação, por unanimidade, pela Comissão Examinadora, PPGE/UFPE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, R. M. B. L de2006ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi . Os gêneros textuais no livro didático: argumentação e ensino. Cadernos de Estudos Sociais, v. 22, p. 167-178, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Estratégias de mediação docente na produção de textos. In: Ana Lima; Ana Cláudia Pessoa. (Org.). Questões de Linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2014, v. , p. 9-36.

2.
ANDRADE, R. M. B. L de; SEAL, Ana Gabriela. ; Leal, telma Ferrraz . Revisão textual e ensino de análise linguística. In: Alexsandro Silva; Ana Cláudia Pessoa; Ana Lima. (Org.). Ensino de gramática : reflexões sobre a língua portuguesa na escola. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. 1, p. 67-90.

3.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Revisão de cartas de reclamação: reflexões sobre as modificações realizadas por crianças. In: Beth Marcuschi; Telma Ferraz Leal. (Org.). Estudos sobre Educação e Linguagem: da educação infantil ao ensino médio. 22ed.Recife: Ed. Universitária, 2011, v. 1, p. 123-146.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . REVISÃO TEXTUAL POR CRIANÇAS: QUE DIMENSÕES TEXTUAIS SÃO MODIFICADAS DURANTE AS REVISÕES?. Revista Leitura: Teoria & Prática, Campinas/SP, p. 178 - 187, 04 jun. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SEAL, Ana Gabriela. ; ANDRADE, R. M. B. L de . Produção de artigos de opinião: o que nossos alunos revisam em seus textos?. In: XVIII EPENN, 2007, Maceió. XVIII Encontro de pesquisa educacional do Norte e Nordeste, 2007.

2.
CELESTINO, Rafaela Soares. ; Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi ; ANDRADE, R. M. B. L de . A oralidade e argumentação nas práticas de professoras de 4a série. In: 16° Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16° COLE, 2007.

3.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . A presença do texto da ordem do argumentar no livro didático destinado às séries iniciais. In: XIII ENDIPE, 2006, Recife. XIII ENDIPE, 2006.

4.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Os Gêneros textuais no Livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. In: XIV CONIC, 2006, Recife. Anais do XIV CONIC, 2006.

5.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi . Os gêneros textuais no livro didáticio: argumentação e ensino. In: XV COLE, 2005, Campinas. Anais do XV COLE, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Revisão textual por crianças: que dimensões textuais são modificadas durante as revisões?. In: 18º Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas. 18º Congresso de leitura do Brasil - caderno de atividades e resumos. Campinas: Viena, 2012. v. 1. p. 413-414.

2.
ANDRADE, R. M. B. L de. Revisão de Cartas de Reclamação: Reflexões sobre as modificações realizadas pelas crianças. In: I Seminário de Pesquisa em Educação e Linguagem, 2010, Recife. Anais do I Seminário de Pesquisa do CEEL, 2010.

3.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz ; MELO, Lívia Santos Correia de. . Diversidade textual? Que critérios são usados para inserir variedade de gêneros discursivos nos livros didáticos?. In: XVI COLE, 2007, Campinas. caderno de resumos do XVI COLE, 2007.

4.
CELESTINO, Rafaela Soares. ; Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi ; ANDRADE, R. M. B. L de . A oralidade e argumentação nas práticas de professoras de 4a série. In: XVI COLE, 2007, Campinas. Cadernos de resumos do XVI COLE, 2007.

5.
SEAL, Ana Gabriela. ; ANDRADE, R. M. B. L de . Produção de artigos de opinião: o que nossos alunos revisam em seus textos?. In: XVIII EPENN, 2007, Maceió. XVIII Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

6.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Os Gêneros textuais no Livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. In: XIV CONIC, 2006, Recife. Anais do XIV CONIC, 2006.

7.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi . A presença do texto da ordem do argumentar no livro didático destinado às séries iniciais. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2006, Recife. caderno de resumos do evento, 2006.

8.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Os Gêneros textuais no Livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. In: CEPE ? Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPE, 2005, Recife. Cd de resumos do evento, 2005.

9.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi . Os Gêneros textuais no Livro didático: argumentação e ensino. In: XV Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. caderno de resumos do evento, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Revisão textual por crianças: que dimensões textuais são modificadas durante as revisões?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, R. M. B. L de. Revisão de cartas de reclamação: Reflexõs sobre as modificações realizadas por crianças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz ; MELO, Lívia Santos Correia de. . Diversidade textual? que critérios são usados para inserir variedade de gêneros discursivos nos livros didáticos?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CELESTINO, Rafaela Soares. ; Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi ; ANDRADE, R. M. B. L de . A oralidade e argumentação nas práticas de professoras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SEAL, Ana Gabriela. ; ANDRADE, R. M. B. L de . Produção de artigos de opinião: O que nossos alunos revisam em seus textos?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SEAL, Ana Gabriela. ; ANDRADE, R. M. B. L de . Análise Linguística em revisão de textos por crianças. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi . A presença do texto da ordem do argumentar no livro didático destinado às séries iniciais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Os gêneros textuais no livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SEAL, Ana Gabriela. ; ANDRADE, R. M. B. L de . Revisão textual em artigos de opinião produzidos por alunos de uma turma de 2a série do Ensino Fundamental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Os gêneros textuais no livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ANDRADE, R. M. B. L de; Leal, telma Ferrraz . Os gêneros textuais no livro didático: argumentação e ensino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRADE, R. M. B. L de. Produção de textos escritos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a ação docente no Brasil e em Portugal. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ANDRADE, R. M. B. L de. Produção de textos e gêneros discursivos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, R. M. B. L de. Minicurso ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NA EJA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ANDRADE, R. M. B. L de. Os gêneros textuais no livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. 2006. (Relatório de pesquisa).

3.
ANDRADE, R. M. B. L de. Os gêneros textuais no livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. 2006. (Relatório de pesquisa).

4.
ANDRADE, R. M. B. L de. Os gêneros textuais no livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. 2005. (Relatório de pesquisa).

5.
ANDRADE, R. M. B. L de. Os gêneros textuais no livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, Severina Maria Marcelino Bento e; SILVA, M. E. L. E.; ANDRADE, R. M. B. L de. Participação em banca de Severina Maria Marcelino Bento e Silva. Produção de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUSA, Josefa Rita de; MELO, Maria José Danielle de Oliveira Bezerra; SOARES, Maria Lúcia; ANDRADE, R. M. B. L de. Participação em banca de Josefa Rita de Sousa; Maria José Danielle de O. B. Melo.Avaliação na Educação Infantil: como acorre a prática avaliativa do professor?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

2.
SILVA, Jainara Alves da; PEREIRA, Jessyka Silva Cavalcanti; SILVA, José Severino da; ANDRADE, R. M. B. L de. Participação em banca de Jainara Alves da Silva e Jessyka Silva Cavalcanti Pereira.Tecnologias na sala de aula: uma perspectiva inovadora para a construção do ensino aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula aberta ministrada pela Prof.ª Belén Garcia-Delgado da Universidad Europea de Madrid sobre Novas Formas de promoção da leitura. 2014. (Outra).

2.
Conferência Promoção e Difusão da Língua Portuguesa. 2014. (Outra).

3.
18° Congresso de Leitura do Brasil. Revisão textual por crianças: Que dimensões textuais são modificadas durante as revisões?. 2012. (Congresso).

4.
Seminário Final do curso Pró-Letramento.Mesa Redonda intitulada: Produção de textos. 2012. (Seminário).

5.
Formação inicial para professores da Rede Municipal de Olinda. 2011. (Outra).

6.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Produção de textos e gêneros discursivos. 2011. (Seminário).

7.
I Seminário de Pesquisa em Educação e Linguagem.Revisão de Cartas de Reclamação: Reflexões sobre as modificações das crianças. 2010. (Seminário).

8.
III Seminário de Estudos em Educação e linguagem.Análise linguística em revisão de textos por crianças. 2007. (Seminário).

9.
Minicurso "Literatura infantil". 2007. (Oficina).

10.
Palestra "Alfabetização: além da concepção alfabética". 2007. (Outra).

11.
Palestra "Dominío da linguagem: para ler e escrever melhor". 2007. (Outra).

12.
XVI Congresso de leitura do Brasil - COLE. Diversidade textual? Que critérios são usados para inserir variedade de gêneros discursivos nos livros didáticos?. 2007. (Congresso).

13.
XVIII EPENN. Produção de artigos de opinião: o que nossos alunos revisam em seus textos?. 2007. (Congresso).

14.
II seminário de estudos em educação e linguagem.Revisão textual em artigos de opinião produzidos por alunos de uma 2a série do ensino fundamental. 2006. (Seminário).

15.
Minicurso "Leitura e argumentação". 2006. (Outra).

16.
Minicurso "Pedagogia da alfabetização: por que (não) se aprende a ler e escrever?. 2006. (Outra).

17.
Minicurso "produção de textos e argumentação". 2006. (Outra).

18.
XIII Encontro Nacional de didática e prática de ensino - ENDIPE.A PRESENÇA DO TEXTO DA ORDEM DO ARGUMENTAR NO LIVRO DIDÁTICO DESTINADO ÀS SÉRIES INICIAIS. 2006. (Encontro).

19.
I seminário políticas públicas em educação: letramento e formação do professor. 2005. (Seminário).

20.
VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os gêneros textuais no livro didático: argumentação nas coleções destinadas às séries iniciais. 2005. (Congresso).

21.
XIV Congresso de Iniciação científica da Universidade Federal de Pernambuco - CONIC. OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO: ARGUMENTAÇÃO NAS COLEÇÕES DESTINADAS ÀS SÉRIES INICIAIS. 2005. (Congresso).

22.
XV Congresso de Leitura do Brasil - COLE.OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO: ARGUMENTAÇÃO E ENSINO. 2005. (Seminário).

23.
Curso de medição do tempo utilizado pelo professor em sala de aula. 2004. (Outra).

24.
Minicurso "Aprendendo a ser na escola para saber ser na vida - o lúdico no processo de aprendizagem". 2004. (Outra).

25.
Minicurso "Trabalhar por projetos na Educação infantil - a busca de um novo sentido a aprendizagem escolar". 2004. (Outra).

26.
Seminário de Alfabetização de jovens e adultos: desafios e perspectivas. 2004. (Seminário).

27.
Simpósio em educação infantil. 2004. (Simpósio).

28.
III Encontro de profissões. 2003. (Encontro).

29.
Painel Autonomia da criança na escola: estratégias de ensino cooperativo. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, R. M. B. L de. III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2007. (Outro).

2.
Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi ; ANDRADE, R. M. B. L de . II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Outro).

3.
Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi ; ANDRADE, R. M. B. L de . Minicurso Produção de textos e argumentação. 2006. (Outro).

4.
Leal, telma Ferrraz ; Brandão, Ana Carolina Perrusi ; ANDRADE, R. M. B. L de . Minicurso Leitura e Argumentação. 2006. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRADE, R. M. B. L de. Produção de textos e gêneros discursivos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ANDRADE, R. M. B. L de. Produção de textos escritos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a ação docente no Brasil e em Portugal. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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