Ana Karina Leme Arantes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1785475312488456
  • Última atualização do currículo em 19/05/2017


Docente e pesquisadora de Pós-doutorado no Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com trabalhos nas áreas de comportamento verbal e simbólico, equivalência de estímulos e Teoria da Nomeação. Professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, do Instituto LAHMIEI Autismo do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) na UFSCar. Docente e pesquisadora associada do Departamento de Psicologia da UFSCar, em que ministra disciplinas em Análise do Comportamento, supervisiona estágios práticos de Psicologia e orienta Monografias de Bacharelado. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (Comportamento e Cognição) da UFSCar, desenvolveu tese na área de comportamento simbólico, investigando as condições necessárias para a formação de classes de estímulos equivalentes. Foi pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sobre Comportamento Simbólico e participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Graduada em Psicologia (2006), Mestre em Educação Especial (2008) e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Outros Atrasos de Desenvolvimento (2016) pela UFSCar. Tem experiência na área de Psicologia Experimental, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, controle de estímulos, equivalência de estímulos e comportamento governado por regras; e na área de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com ênfase em intervenção comportamental com crianças e adolescentes em ambiente escolar e em formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Karina Leme Arantes
Nome em citações bibliográficas
Arantes, A.K.L.;Arantes, A.;ARANTES, ANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
Rodovia Washington Luiz (SP 310), km 235 - LECH - Depto de Psicologia - UFSCar
Monjolinho
13565905 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33518492
Fax: (16) 1633518492
URL da Homepage: http://www.lahmiei.ufscar.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Psicologia (Comportamento e Cognição).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Topografias de controle de estímulos: variações paramétricas do procedimento de máscaras, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: controle de estimulos; equivalencia de estimulos; seleção e rejeição; topografia de controle de estimulos; procedimento de máscaras.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Pré requisitos para aprendizagem relacional em crianças com histórico de fracasso escolar,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: análise do comportamento; controle de estimulos; equivalencia de estimulos; crianças escolares.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2016
Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo. (Carga Horária: 450h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estudos em Análise do Comportamento Aplicada ao Comportamento Verbal.
Orientador: Prof. Dr. Antônio Celso de Noronha Goyos.
2002 - 2006
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Controle de estímulos, modelagem do comportamento verbal e correspondência no Otelo de Shakespeare.
Orientador: Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Comportamento Verbal.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Teoria da Nomeação.
2013 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Comportamento Verbal.


Formação Complementar


2014 - 2014
Estágio de curta duração. (Carga horária: 24h).
Bright Futures Academy, BFA, Estados Unidos.
2006 - 2007
Extensão universitária em Formação em Clínica Analítico Comportamental. (Carga horária: 360h).
Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento - Campinas, ITCR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Ministra as disciplinas de Princípios Básicos de Análise do Comportamento e Análise Aplicada do Comportamento III: Comportamento Verbal

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Docente voluntário, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Ministra a disciplina de Psicologia da Educação I: Aprendizagem

Atividades

12/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Pesquisa 2
Processos Psicológicos Básicos 2
Psicologia da Educação 1: Aprendizagem
Princípios Básicos de Aprendizagem
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

03/2016 - Atual
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Psicologia: Análise do Comportamento Aplicada - Intervenção Comportamental com Crianças e Adolescentes em Ambiente Escolar.
03/2016 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Formação de Professores em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento e Outros Problemas de Aprendizagem.
03/2014 - Atual
Ensino, Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento Aplicada II: Comportamento Verbal
Princípios Básicos de Análise do Comportamento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Aplicada


Linhas de pesquisa


1.
Procedimentos de ensino de comportamento verbal com o uso de MTS: investigações provenientes da Teoria da Nomeação
2.
O papel das mulheres na formação e disseminação da Análise do Comportamento no Brasil


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Pioneiras: a história das primeiras mulheres da Análise do Comportamento no Brasil
Descrição: Este trabalho tem por objetivo levantar os nomes e histórias das três primeiras gerações de mulheres analistas do comportamento - focando nas mulheres que tiveram papel crucial no crescimento da Análise do Comportamento no nosso país. A partir da participação de cada uma delas será construída, então, uma linha do tempo listando as principais contribuições e acontecimentos que podem ter exercido influência sobre o crescimento desta ciência no nosso país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Karina Leme Arantes - Coordenador / João dos Santos Carmo - Integrante / Gabriela Jheniffer Teixeira Silva - Integrante.
2013 - Atual
Ensino de repertórios verbais para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): investigações teóricas e experimentais para proposição de programas de ensino em ABA
Descrição: Os objetivos gerais desse projeto envolvem a questão da emergência de comportamentos verbais novos e a investigação de métodos eficazes de ensino de aspectos simbólicos e complexos da linguagem. As teorias comportamentais têm se preocupado com o ensino da linguagem e oferecem métodos práticos de intervenção, para indivíduos com ou sem atraso de linguagem, a partir do ensino de unidades funcionais menores, visando o desenvolvimento de repertórios verbais complexos. Nesse projeto pretende-se inicialmente investigar as repercussões da Teoria da Nomeação para a área de comportamento simbólico e comportamento verbal, tanto em sua esfera teórica e conceitual, verificando-se o poder explicativo de suas proposições, quanto na esfera experimental e na prática da aplicação de tecnologias de ensino advindas das pesquisas nessa área específica. Paralelamente, pretende-se investigar experimentalmente as condições de emergência de repertórios de nomeação em crianças pequenas, com linguagem pouco desenvolvida e, posteriormente, em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por fim, os dados provenientes dos experimentos serão utilizados para proposição de programas de ensino desses repertórios para crianças com TEA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Karina Leme Arantes - Coordenador / Pedro Henrique Amaral Bocatto - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Capacitação de Professores da Rede Municipal de São Carlos em Análise do Comportamento Aplicada
Descrição: Parceria do Instituto LAHMIEI Autismo com a Secretaria de Educação de São Carlos para capacitar os professores de Educação Infantil e Ensino Básico da rede municipal em técnicas de observação, avaliação e manejo de problemas de comportamento, adaptação curricular e educação especial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Karina Leme Arantes - Integrante / Giovana Escobal - Integrante / Nassim Chamel Elias - Integrante / Antônio Celso de Noronha Goyos - Coordenador.
2014 - Atual
Pós-graduação Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Fundo Mackenzie de Pesquisa


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Acta Comportamentalia
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2013 - Atual
Periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica
2015 - Atual
Periódico: European Journal of Behavior Analysis
2014 - Atual
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Comportamento em Foco
2014 - Atual
Periódico: Interação em Psicologia (Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2015 - Atual
Agência de fomento: Fundo Mackenzie de Pesquisa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: BEHAVIORISMO RADICAL.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARANTES, ANA2015 ARANTES, ANA; DE ROSE, JULIO C. . High Probability of Equivalence Class Formation with Both Sample-S+ and Sample-S- Controlling Relations in Baseline. The Psychological Record, v. 65, p. 1-6, 2015.

2.
3Domeniconi, C.2010Domeniconi, C. ; Arantes, A.K.L. ; MELLO, E.L. . Possibilidades de discussão da memória pela Análise do Comportamento: Breve introdução. Revista Psicolog, v. 2, p. 19-26, 2010.

3.
2REIS, Maria de Jesus Dutra dos2010 REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; PEREZ, William Ferreira ; Arantes, A.K.L. . PERDAS E GANHOS: EFEITOS DE CONSEQUÊNCIAS PROGRAMADAS SOBRE O SEGUIMENTO DE REGRAS. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 6, p. 125, 2010.

4.
1Arantes, A.K.L.2009 Arantes, A.K.L.; de Rose, J. C. C. . Controle de Estímulos, Modelagem do Comportamento Verbal e Correspondência no Otelo de Shakespeare. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Impresso), v. 11(1), p. 61-76, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
Arantes, A.K.L.; Mello, E.L. ; Domeniconi, C. . Capítulo 4: Memória. In: Maria Martha Costa Hubner, Marcio Borges Moreira. (Org.). Fundamentos de Psicologia - Temas Clássicos de Psicologia Sob a Ótica da Análise do Comportamento. 1ed.São Paulo: Guanabara-Koogan, 2012, v. , p. 1-25.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Arantes, A.; GOYOS, A. C. N. . Naming Theory: Experimental evolution and major trends. In: Cent'anni di Comportamentismo, 2013, Parma/IT. Cent'anni di Comportamentismo, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSE, Tânia M Santana de ; Arantes, A.K.L. ; UFSCAR, Alunos da Turma da Psicologia da . Ajustamento comportamental e levantamento do autoconceito global de adolescentes. In: XII Congresso de Iniciaçõa Científica da UFSCar, 2004, São Carlos. Anais do XII CIC UFSCar, 2004.

2.
ROSE, Tânia M Santana de ; Arantes, A.K.L. ; UFSCAR, Alunos da Turma da Psicologia da . Percepções de adolescentes sobre os estilos de criação adotados por seus pais. In: XI CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2003, São Carlos. Anais do XI CIC - UFSCar, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Arantes, A.K.L.; de Rose, J. C. C. . Análise de topografias de controle de estímulos por seleção e por rejeição com uso do procedimento de máscaras. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

2.
ESCOBAL, G. ; Chereguini, P. ; Arantes, A.K.L. ; ELIAS, N. C. ; GOYOS, A. C. N. . Gerontologia Comportamental: aplicações de métodos comportamentais em populações idosas. In: XXXVI Encontro da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Anais do XXXVI Encontro da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: SBP, 2007.

3.
GRISANTE, P. C. ; Arantes, A.K.L. ; DAMIANI, K. ; de Rose, J. C. C. . Equivalência de estimulos: relações de rejeição e de seleção reduzem a variabilidade?. In: XXXVI Encontro da Sociedade Brasileira de Psicologia ? SBP, 2007, Florianópolis. Anais do XXXVI Encontro da Sociedade Brasileira de Psicologia ? SBP. Ribeirão Preto: SBP, 2007.

4.
Domeniconi, C. ; Arantes, A.K.L. . Aprendizagem de relações simbólicas treinadas sob controle do estímulo negativo. In: XXXVI Encontro da Sociedade Brasileira de Psicologia ? SBP, 2007, Salvados. Anais da XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto: SBP, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
ARANTES, ANA. Introdução aos conceitos e pesquisas em discriminação e generalização de estímulos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARANTES, ANA; COUTO, A. G. ; ARAUJO, J. ; PIERETTI, A. A. ; PERKOSKI, I. R. ; ORTOLAN, M. O. . Servirão os princípios comportamentais às revolucionárias feministas?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ARANTES, ANA. O Patriarcado Como Agência de Controle. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GAMBA, J. F. ; Arantes, A. ; GOYOS, A. C. N. . Further analysis of rule construction and rule following repertoires. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Arantes, A.. Procedimentos baseados na Teoria da Nomeação para ensino de comportamento verbal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Arantes, A.. O Papel do Analista do Comportamento em Equipes Multidisciplinares de Educação Especial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Arantes, A.K.L.; de Rose, J. C. C. . Análise de topografias de controle de estímulos por seleção e por rejeição com uso do procedimento de máscaras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
de Rose, J. C. C. ; Arantes, A.K.L. ; GRISANTE, P. C. . Controlling the Controlling Relations in Conditional Discrimination Reduces Variability in Stimulus Class Formation. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Arantes, A.K.L.; Garcia, L.T. ; FREITAS, M.C. ; ANTUNES, M. . Programação de ensino em Análise do Comportamento: uma experiência dos alunos do Programa de Pós Graduação da UFSCar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
de Rose, J. C. C. ; Arantes, A.K.L. ; GRISANTE, P. C. ; DAMIANI, K. . Control of baseline controlling relations can reduce variability in outcomes of equivalence probes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GRISANTE, P. C. ; Arantes, A.K.L. ; DAMIANI, K. ; de Rose, J. C. C. . Equivalência de estimulos: relações de rejeição e de seleção reduzem a variabilidade?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ESCOBAL, G. ; Chereguini, P. ; ELIAS, N. C. ; Arantes, A.K.L. ; GOYOS, A. C. N. . Gerontologia Comportamental: aplicações de métodos comportamentais em populações idosas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Arantes, A.K.L.. O conceito de liberdade: práticas culturais, tecnologia da educação e suas implicações para o fortalecimento da cultura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
de Souza, D. G. ; de Rose, J. C. C. ; Domeniconi, C. ; Arantes, A.K.L. . Aprendizagem de relações simbólicas treinadas sob controle do estímulo negativo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Arantes, A.K.L.; de Rose, J. C. C. . Práticas culturais: Uma análise interpretativa do filme A Vila. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
Arantes, A.K.L.; de Rose, J. C. C. . Condições necessárias e suficientes para equivalência: relações de controle em emparelhamento com o modelo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; Arantes, A.K.L. ; PEREZ, William Ferreira . Controle aversivo e reforçamento positivo no comportamento de seguir regras em estudantes universitários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; Arantes, A.K.L. ; PEREZ, William Ferreira . Seguir regras: o efeito do tipo de conseqüência e da sua ordem de apresentação no sujeito como seu próprio controle. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Arantes, A.K.L.; de Rose, J. C. C. . Controle de estímulos, modelagem do comportamento verbal e correspondência no Otelo de Shakespeare. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
REIS, Maria de Jesus Dutra dos ; PEREZ, William Ferreira ; Arantes, A.K.L. . Controle aversivo e reforçamento positivo no comportamento governado por regras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARANTES, ANA. Linda, a autista da novela, não deve namorar, dizem especialistas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ARANTES, ANA. Autismo retratado em 'Amor à Vida' passou longe da realidade, diz psicóloga. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ARANTES, ANA; GOYOS, A. C. N. ; ESCOBAL, G. . Na novela, história de amor rende polêmica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ARANTES, ANA. Rede social para cientistas passa de 1 milhão de seguidores no mundo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
ARANTES, ANA. Por que somos solidários. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Arantes, A.K.L.. O Divã de Einstein. 2010; Tema: Blog de divulgação científica sobre psicologia e ciências em geral.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Arantes, A.K.L.; de Rose, J. C. C. . Topografias de controle de estímulos: condições necessárias e suficientes para a aquisição de equivalência. 2007. (Relatório de pesquisa).

2.
Arantes, A.K.L.; de Rose, J. C. C. . Condições necessárias e suficientes para equivalência: relações de controle em emparelhamento com o modelo. 2006. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
Arantes, A.K.L.. Blog O Divã De Einstein. 2009 (Blog de Divulgação Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ELIAS, N. C.; Rossit, R.A.S.; ARANTES, ANA. Participação em banca de Vanessa Cristina Angelotti. Ensino informatizado de frações a crianças surdas e ouvintes por meio do paradigma de equivalência de estímulos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
ELIAS, N. C.; Banaco, R.A.; ARANTES, ANA. Participação em banca de Isadora Peresi Ferrari. Treinamento docente para aplicação de Análise Funcional Baseada em Tentativas na avaliação de comportamentos inadequados. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
GOYOS, A. C. N.; FALEIROS, P. B.; Arantes, A.. Participação em banca de FANNY SILVEIRA E SILVA. JOGO DA PARTILHA: RELAÇÃO ENTRE GANHOS, PERDAS E GÊNERO. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
GOYOS, A. C. N.; COSTA, C. E.; FALEIROS, P. B.; ESCOBAL, G.; Arantes, A.K.L.. Participação em banca de Marina Zanoni Macedo. Efeito da taxa de reforçamento e da concentração de açúcar na preferência por alimentos de composição tradicional ou light em universitários. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
GOYOS, A. C. N.; GAMBA, J. F.; BARROS, R.; SOUZA, S.; BRAGA-KENYON, P.; Arantes, A.. Participação em banca de Paulo Augusto Costa Chereguini. Transferência de controle da respostas de observação diferencial ecóica na tarefa de MTX para relações emergentes de tato. 2014. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Internacional do Lahmiei. 2010. (Seminário).

2.
XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbi Científico em Psicologia.Grupo de Trabalho em Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2010. (Simpósio).

3.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Análise de topografias de controle de estímulos por seleção e por rejeição com uso do procedimento de máscaras. 2010. (Congresso).

4.
XVIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Programação de ensino em Análise do Comportamento: uma experiência dos alunos do Programa de Pós Graduação da UFSCar. 2009. (Congresso).

5.
Seminário Anual do Pronex - Comportamento Simbólico.Topografias de controle por rejeição e seleção diminuem a variabilidade?. 2007. (Seminário).

6.
XXXVI Encontro da Sociedade Brasileira de Psicologia ? SBP. Gerontologia Comportamental: aplicações de métodos comportamentais em populações idosas. 2007. (Congresso).

7.
II Jornada de Análise do Comportamento da Oficina de Psicologia Skinneriana da Faculdade de Psicologia da FESURV. 2006. (Encontro).

8.
II Jornada de Análise do Comportamentos - OPS! - Universidade de Rio Verde. 2006. (Outra).

9.
XV Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Equivalência de Estímulos: Questões Atuais e Empíricas. 2006. (Congresso).

10.
XV Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. O Conceito de Liberdade: Práticas culturais, tecnologia da educação e suas implicações para o fortalecimento da cultura. 2006. (Congresso).

11.
XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP. Aprendizagem de relações simbólicas sob controle do estímulo negativo. 2006. (Congresso).

12.
IV Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar.IV Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar. 2005. (Encontro).

13.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. XIV Encontro Brasileiro e Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2005. (Congresso).

14.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.A Mentira: estudos experimentais e conceituais. 2005. (Simpósio).

15.
II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. 2004. (Congresso).

16.
III Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar. 2004. (Encontro).

17.
XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. XII CIC - UFSCar. 2004. (Congresso).

18.
XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2004. (Congresso).

19.
II Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar. 2003. (Encontro).

20.
I Semana de Psicologia: Temas e Atuações - UFSCar. 2003. (Encontro).

21.
XI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. XI CIC - UFSCar. 2003. (Congresso).

22.
I Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
de Souza, D. G. ; de Rose, J. C. C. ; Arantes, A.K.L. ; LEUGI, G. B. ; AMORIN, T. M. . II Simpósio do INCT-ECCE. 2011. (Congresso).

2.
Arantes, A.K.L.; Costa, T. D. ; Albuquerque Neto, V. B. ; de Rose, J. C. C. . V Jornada de Análise do Comportamento. 2006. (Congresso).

3.
Arantes, A.K.L.; Costa, T. D. ; de Rose, J. C. C. ; Albuquerque Neto, V. B. ; PEREZ, William Ferreira ; Bastos, E. L. . IV Jornada de Análise do Comportamento. 2005. (Congresso).

4.
Arantes, A.K.L.; de Rose, J. C. C. ; Domeniconi, C. ; Carvalho, M. P. ; Costa, T. D. ; Albuquerque Neto, V. B. ; PEREZ, William Ferreira . III Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar. 2004. (Congresso).

5.
Costa, T. D. ; Domeniconi, C. ; de Rose, J. C. C. ; Arantes, A.K.L. ; Albuquerque Neto, V. B. ; PEREZ, William Ferreira . II Jornada de Análise do Comportamento - UFSCar. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Henrique Bocatto. O papel da resposta de observação ecóica no desempenho em procedimentos de MTS para ensino de nomeação para crianças pequenas. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

2.
Gabriela Jheniffer. O papel das mulheres no início da Análise do Comportamento no Brasil. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Santos, Patrícia Andrade e Patrícia Tonche. Aquisição de comportamento intraverbal: ensinando crianças com TEA a emitirem mandos via solicitação ecóica e atraso de dicas para perguntas e respostas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Karina Leme Arantes.

2.
Marina Ramos, Mayra Michel e Renata Michel. Ensinando uma criança com TEA a emitir mandos por informação "Como?". 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Karina Leme Arantes.

3.
Maria Lúcia Ribeiro, Tábita Taboni e Talita Restani. Aumento do repertório de mando pela remoção de obstrução de item de preferência em uma criança com TEA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Karina Leme Arantes.

4.
Gisele Souza, Jaquelini Pelegrini e Leonádia Macarini. Aumentando o repertório de mandos de crianças com TEA com a utilização de um procedimento de cadeia interrompida: Replicação de Albert, Murray, Hagerty, & Sweeney-Kerwin (2012). 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Karina Leme Arantes.

5.
Cassio Tenório, Giovana Salviato e Karina Primiano Fernandes. Ensino de mando: solicitação de item de preferência em situação de impedimento de acesso. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Ana Karina Leme Arantes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARANTES, ANA. Linda, a autista da novela, não deve namorar, dizem especialistas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ARANTES, ANA. Rede social para cientistas passa de 1 milhão de seguidores no mundo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
ARANTES, ANA. Autismo retratado em 'Amor à Vida' passou longe da realidade, diz psicóloga. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ARANTES, ANA; GOYOS, A. C. N. ; ESCOBAL, G. . Na novela, história de amor rende polêmica. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ARANTES, ANA. Por que somos solidários. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
de Souza, D. G. ; de Rose, J. C. C. ; Arantes, A.K.L. ; LEUGI, G. B. ; AMORIN, T. M. . II Simpósio do INCT-ECCE. 2011. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Arantes, A.K.L.. O Divã de Einstein. 2010; Tema: Blog de divulgação científica sobre psicologia e ciências em geral.. (Blog).



Outras informações relevantes


Membro da Equipe de Apoio do 53º Seminário do Grupo de estudos Linguísticos - Unicamp/UFSCar. (2004).

Membro da Equipe de Apoio do XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC. (2004).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:18:23