Ludmila da Silva Ribeiro de Britto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8117741687250016
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


É professora de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia- UFBA. Entre 2012 e 2015, atuou como professora de Teoria, Crítica de Arte e Curadoria na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ? UFRB. É doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia- UFBA, pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais na linha de pesquisa História e Teoria da Arte.É integrante do GIA ? Grupo de Interferência Ambiental. É integrante do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais [Re]image e do Grupo de Pesquisa Urbanidades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ludmila da Silva Ribeiro de Britto
Nome em citações bibliográficas
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Arte Colaborativa na Cidade: Um estudo de caso dos coletivos PORO, GIA e OPAVIVARÁ!, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Rosa Gabriella de Castro Gonçalves.
Palavras-chave: Coletivos Artísticos; Arte Contemporânea; Arte Urbana; GIA, Poro e Opavivará!.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Contemporânea.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Urbana.
2007 - 2009
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Poética Multimídia de Paulo Bruscky,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Rosa Gabriella de Castro Gonçalves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
1999 - 2005
Graduação em Artes Plasticas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Vire Artista: O Percurso do Homem-Sanduíche pelas ruas do centro de Salvador.
Orientador: Maria Celeste de Almeida Wanner.




Formação Complementar


2006 - 2006
Marketing Cultural e Produção. (Carga horária: 10h).
Mostra Brasil Produções, M.B.P., Brasil.
2003 - 2003
Editoração. (Carga horária: 60h).
Real e Dados, R & D, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Assistente do Departamento I História da Arte e Pintura, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia-UFBA

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de História da Arte, Carga horária: 20
Outras informações
De dezembro de 2009 a dezembro de 2011, ministrou aulas de História da Arte I , III e História da Arte Contemporânea na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: bolsista Pibic, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Artes Plásticas, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante - NDE.
02/2016 - Atual
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte Moderna e Contemporânea
História da Arte I
04/2016 - 04/2018
Direção e administração, Curso de Artes Plásticas, .

Cargo ou função
Coordenador.
01/2010 - 12/2011
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
História da Arte II
História da Arte III
História da Arte Moderna e Contemporânea

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Assistente de Teoria, Crítica de Arte e Curadoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Atividades

01/2013 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte Moderna e Contemporânea
Teoria, Crítica de Arte e Curadoria
Arte e Comunicação Visual
História da Arte no Brasil
Técnicas e Processos Artísticos I

Colégio Oficina, C.O, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Artes / ensino fundamental, Carga horária: 20


Museu de Arte da Bahia, MAB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: funcionário terceirizado, Enquadramento Funcional: Programadora Museográfica / Setor Educativo, Carga horária: 20


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

5/2002 - 5/2004
Estágios , 7a Sr, .

Estágio realizado
Estágio na área de Restauração de bens móveis.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Grupo de Pesquisa URBANIDADES
Descrição: Investigamos as interações entre arte e seus contextos de criação, produção e recepção. Investigar, analisar e discutir a relação entre obras artísticas e práticas cotidianas em seus respectivos ambientes se faz pertinente por contribuir com a discussão conceitual e teórica, com a produção prática que divulga aspectos sociais e políticos, assim como com as reformulações conceituais acerca dos aspectos sitio-específicos e a dimensão pública das obras de arte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Ludmila da Silva Ribeiro de Britto - Integrante / Ines Karin Linke Ferreira - Coordenador / Carlos Alberto Ferreira da Silva - Integrante / Eloisa Brantes Bacellar Mendes - Integrante / Maicyra Teles Leão e Silva - Integrante / Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi - Integrante / Felipe Ribeiro Caires Brito - Integrante / Gabriel Santana de Andrade - Integrante / André Duarte de Ávila Ribeiro - Integrante.
2014 - Atual
[Re ]Image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais
Descrição: O grupo articula atividades de pesquisa e extensão que envolvem a imagem contemporânea nas artes visuais e suas relações com as outras artes e outros campos de conhecimentos da cultura. Ao fortalecer a reflexão e produção artística no Recôncavo, a partir da atuação do curso de Artes Visuais da UFRB na comunidade da região, o grupo de pesquisa [Re]image busca traçar linhas de conexões nacionais e internacionais que promovam o diálogo sobre a poética e estética contemporânea nas diferentes linguagens artísticas (desenho, gravura, pintura, escultura, performance, instalação, intervenção, fotografia, videoarte, animação, design, webart, multimídia, arte interativa) e suas recontextualizações no cenário atual, bem como suas transformações na cultura digital nas relações estabelecidas entre a arte, ciência e tecnologia. A partir de um trabalho teórico e prático, o grupo se propõe a repensar, reler, reeditar, recriar, e ressignificar o processo de criação e recepção da imagem contemporânea. Formado pelos professores do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o grupo possui as seguintes linhas de pesquisa: Arte e tecnologia; Espaço e estética na arte contemporânea; Laboratório Corpo, Imagem e Convergência: processos poéticos no digital; Poéticas e processos artísticos contemporâneos e Teoria, história e crítica da arte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Ludmila da Silva Ribeiro de Britto - Integrante / Antônio Carlos Portela - Integrante / Dilson Rodrigues Midlej - Integrante / Marilei Fiorelli - Integrante / Ana Valécia Araújo Ribeiro - Coordenador / Fernando Luiz Ferreira Rabelo - Integrante / Marcos Olegário Pessoa Gondim de Matos - Integrante / Jarbas Jácome de Oliveira Júnior - Integrante.
2013 - 2013
DIÁLOGOS DA ARTE BRASILEIRA COM A HISTÓRIA DA ARTE
Descrição: A atividade de extensão DIÁLOGOS DA ARTE BRASILEIRA COM A HISTÓRIA DA ARTE debateu a reutilização de imagens existentes na História da Arte, apropriadas e resignificadas (dadas novas significações) em obras de autoria de artistas brasileiros, por meio de aulas teóricas e práticas, em nível de extensão, apresentadas no Colégio Estadual da Cachoeira, apresentando os primeiros resultados de pesquisa de iniciação científica (PIBIC) de quatro discentes do curso Bacharelado em Artes Visuais, do Centro de Artes, Humanidades e Letras ? CAHL, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, vinculados ao Projeto de Pesquisa ?Diálogos da Arte Brasileira com a História da Arte?, de autoria do Prof. Ms. Dilson Rodrigues Midlej..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ludmila da Silva Ribeiro de Britto - Integrante / Antônio Carlos Portela - Integrante / Dilson Rodrigues Midlej - Coordenador.
2010 - Atual
A reflexão acerca da arte contemporânea e os pressupostos modernistas
Descrição: Com o advento da arte pop e do minimalismo, a arte passou por profundas transformações e o debate teórico precisou rever seus pressupostos, sobretudo a idéia de que seria necessário atingir o determinante único da organização formal da obra mediante o isolamento de uma única variável, a qual deveria poder ser abstraída de toda e qualquer manifestação artística sem levar em consideração o tema, o contexto cultural ou a iconografia. A produção contemporânea não pode mais ser avaliada segundo este critério, pois muitas vezes incorpora significados que estão além da mera estrutura formal das obras. Além disso, as teorias da arte moderna pressupõem uma leitura evolutiva da História da Arte que não admite retornos, ao passo que uma das características da arte contemporânea é a ausência de preconceitos contra estilos e linguagens anteriores: ela inclusive se alimenta destes por meio de citações, releituras e alusões. Fatores como estes revelam que a arte contemporânea exige novas abordagens teóricas, o que torna uma tarefa inadiável para os artistas, pesquisadores e críticos de arte, procurar novos critérios e possibilidades de interpretação. Porém, devido à sua própria diversidade de linguagens e intenções, a arte contemporânea parece escapar a um discurso tão coerente como aquele que se referia ao modernismo, o qual ela nega. O presente projeto de pesquisa propõe, dada esta situação, investigar a natureza da reflexão sobre a arte contemporânea, suas referências teóricas, e sua relação com as premissas modernistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Ludmila da Silva Ribeiro de Britto - Integrante / Rosa Gabriella de Castro Gonçalves - Coordenador / Daniel Prudente da Siva Ferreira - Integrante / Luciana Marcelino - Integrante / Fábio Luiz de Oliveira Gatti - Integrante / Cintia Coelho Sobral - Integrante.
2004 - 2005
Retábulos de Papel
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ?Retábulos de Papel? , idealizado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto Freire, consiste em uma investigação teórica sobre os altares de papel, também conhecidos como maquinetas, produzidos pelas freiras do convento do Recolhimento dos Humildes em Santo Amaro da Purificação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ludmila da Silva Ribeiro de Britto - Integrante / Luiz Alberto Freire - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Contemporânea.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte/Especialidade: História da Arte Contemporânea.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de2016 BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Arte Colaborativa e a Criação de Heterotopias. Revista Valise, v. 6, p. 33-48, 2016.

2.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de2011BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. O Ateliê / Arquivo de Paulo Bruscky: Um acervo vasto de quase tudo. Revista Ohun, v. 5, p. 14-23, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Diálogos entre a Fotografia e a Arte Contemporânea. Oficina de Educação, Salvador, Bahia, p. 64 - 66, 10 jun. 2012.

2.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Intervenções Urbanas: novas formas de pensar a cidade. Oficina de Educação, Salvador - BA, p. 20 - 23, 15 jul. 2011.

3.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Cadeiras, Rachaduras e Urubus ? O Museu e a Arte Contemporânea. Forum Permanente, 05 jan. 2011.

4.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Museu, Identidade e Reflexão. Fórum Permanente, 05 jan. 2011.

5.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; MARIGHELLA, P. F. . A vida, às vezes, fica melhor assim. Revista Tatuí, Recife/Pernambuco, p. 26 - 30, 01 set. 2009.

6.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. A Cidade e os Possíveis Encontros. COATY Revista, Salvador, Bahia, p. 40 - 43.

7.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Arte Colaborativa no espaço público: algumas reflexões sobre os coletivos GIA, PORO e OPAVIVARÁ!. INDISCIPLINAR, Belo Horizonte - MG, p. 170 - 189.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PESCUMA, C. ; PASQUALI, L. ; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de . GIA: Algumas Práticas Artísticas Colaborativas. In: Arte Contemporânea e o Pensamento da Diferença, 2013, Salvador-BA e Cachoeira-BA. Arte Contemporânea e o Pensamento da Diferença. Salvador-BA: Blade, 2013. v. 1. p. 127-131.

2.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Intervenções Urbanas: A cidade como suporte para as experiências artísticas de Paulo Bruscky. In: 8º Ciclo de Investigações - Irradiações Contemporâneas, 2013, Florianópolis. Revista Ciclos, 2013. v. 2.

3.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Paulo Bruscky e a Arte Postal: na contra-mão dos Circuitos Oficiais. In: IX Encontro de História da Arte da Unicamp, 2013, Campinas - SP. Atas do IX Encontro de História da Arte: Circulação e trânsito de imagens e ideias na História da Arte, 2013. v. 1. p. 207-213.

4.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. De Mallarmé a Vicente do Rego Monteiro: a Poesia Visual na Obra de Paulo Bruscky. In: 18° Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2009, Salvador, Bahia. Anais 2009 ANPAP, 2009. p. 2127-2141.

5.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. O Viés Performático de Paulo Bruscky: Algumas Considerações. In: Arte e Cultura Contemporânea: Produções, Lacunas, Insubordinações, 2007, Rio de Janeiro - RJ. Anais das Comunicações - I Seminário de Pesquisadores em Artes - UERJ, 2007. p. 35-40.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Intervenções Urbanas: A cidade como suporte para as experiências artísticas de Paulo Bruscky. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. DIÁLOGOS DA ARTE BRASILEIRA COM A HISTÓRIA DA ARTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. GIA: Algumas Práticas Artísticas Colaborativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. DeMallarmé à Vicente do Rego Monteiro: A Poesia Visual na Obra de Paulo Bruscky. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. O Viés Performático de Paulo Bruscky: Algumas Considerações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MILIOLI, Nara ; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de . GRÁFICA BOTÂNICA: Relatos de Jardim. Belo Horizonte - MG: GRUPO FORA, 2017 (Relato).

2.
GUIMARAES, R. ; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de ; HERNANDEZ, M. B. . Palavras Curtidas. Salvador, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Sobre Arte, Ficção e Estereótipos 2014 (relato crítico).

4.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Verbete para o Catálogo dos Salões Regionais de Artes Visuais da FUNCEB / 2013-2014. SALVADOR: Coordenação de Artes Visuais da FUNCEB, 2014 (relato crítico).

5.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Poro em Cachoeira: Ativando Espaços e Temporalidades. Arembepe: Independente - Fundação Nacional de Artes, 2012 (relato crítico).

6.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. verbete para o catálogo "Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, 2009 - 2010" 2009 (verbete).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Cacau - Exposição de Artes Visuais / Projeto de Curadoria. 2010. (Projeto de Curadoria).

2.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Retábulos de Papel: Análise dos materiais e das técnicas construtivas das maquinetas. 2005. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
LINKE, Ines ; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de . Exposição Coletiva de Ideias ?Como Resistir ao Mundo Hoje??. 2018. Outra.

2.
Grupo de Interferência Ambiental ; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de . Arte para uma Cidade Sensível. 2017. Instalação.

3.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . QG da Glória - Residência Artística no Instituto Capacete. 2013. Intervenção Urbana.

4.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . DIA - Departamento de Interferência Ambiental. 2013. Instalação.

5.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . Carrinho do GIA - Programa Rumos / Itau Cultural. 2012. Outra.

6.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . Degrau. 2011. Vídeo.

7.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . QG do GIA - ocupação no Het Domein Museum - Sittard/Holanda. 2009. Instalação.

8.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . QG do GIA - ocupação no Museu de Arte Moderna da Bahia. 2008. Instalação.

9.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . QG do GIA - Residência Artística no Intermediae/ Madrid, Espanha. 2008. Instalação.

10.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . Nam June Paik Award - Colônia, Alemanha. 2008. Instalação.

11.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . Projeto de Interferências. 2006. Outra.

12.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . Interferências Urbanas. 2005. Outra.

Demais trabalhos
1.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . Bienal de Artes do Colégio Oficina. 2010 (Oficina) .

2.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. 15° enANPAP - Encontro Nacional da ANPAP - Arte: Limites e Contaminações. 2006 (Monitoria) .

3.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Programa Educativo - Exposição Rubem Grilo - Xilogravuras 1983 - 2004. 2005 (Monitoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
RAMIRO, Mario; WISNIK, G. T.; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; BEIGUELMAN, G.; JESUS, E. A.. Participação em banca de Brígida Moura Campbell Paes. Arte para uma Cidade Sensível: Arte como Gatilho Sensível para a Produção de Novos Imaginários. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRASIL, Umbelino; SERAFIM, J. F.; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Participação em banca de Vilma Carla Martins da Silva.Arte de Buzu: Documentário sobre artistas de ônibus de Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SEVERINO, J. R.; PALACIOS, A. J.; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Participação em banca de Gustavo Salgado Leal.Quem comeu a orelha de Van Gogh? Alguns comentários sobre mediações contemporâneas em exposições de arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

3.
OLEGARIO, M.; JACOME, J.; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Participação em banca de Lucas Alves Oliveira da Silva.Ego(n) pela Cidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

4.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; MIDLEJ, D. R.; FRAGA, Ana.. Participação em banca de Tatiele de Souza Silva.Espaços de Produção e Veiculação das Artes Visuais: Um Estudo nas Cidades de Cachoeira e São Félix-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

5.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; FIORELLI, M.; GORDILHO, Viga.. Participação em banca de Douglas Saturnino dos Santos.Comunicação Visual e Expografia: Um Estudo de Caso da Exposição Audiophylia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FADIGAS, Larissa; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; LOLATA, Priscila V.. Concurso público para contratação de professor substituto. 2016. Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.

2.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; MIDLEJ, D. R.; FIORELLI, M.. Concurso público para contratação de professor substituto. 2014.

3.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; MIDLEJ, D. R.; FIORELLI, M.. Concurso público para contratação de professor substituto. 2013.

Outras participações
1.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; CHAGAS, R. V.; PASQUALI, L.; BEZERRA, R.; AGUIAR, C.. Edital de Solicitação de Pauta da Galeria Cañizares 2018. 2018. Universidade Federal da Bahia.

2.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Salões de Artes Visuais - FUNCEB. 2014. Fundação Cultural do Estado da Bahia.

3.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Salão Regional de Artes Visuais de Porto Seguro. 2009. Fundação Cultural do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Arte e Ativação do Espaço e do Bem Público.GIA - Grupo de Interferência Ambiental e a Ativação dos Espaços Públicos das Cidades. 2017. (Encontro).

2.
Arte para uma Cidade Sensível.Arte Colaborativa na Cidade. 2017. (Oficina).

3.
Congresso UFBA. Apresentação do curso de Artes Plásticas. 2017. (Congresso).

4.
URBARTE: I Encontro de Arte, Cidade e Teatro.Arte, Espaço Público e Imagem. 2017. (Encontro).

5.
Berlin Art Week.The Collaborative Art and Public Spaces. 2016. (Encontro).

6.
ECOSSISTEMA TROPICAL 2.0:Arquiteturas de trabalho em rede na América Latina.GIA - Grupo de Interferência Ambiental. 2016. (Encontro).

7.
Ocupação Coaty - Projeto Ativa.Processos Criativos: A Cidade como Espaço de Atuação. 2016. (Encontro).

8.
Oficinas de Agosto 2016 - Caixa Cultural Salvador-BA.Arte Urbana: Contexto Histórico e Caminhos. 2016. (Encontro).

9.
Seminário de Pesquisa em Artes Visuais.Espaço Público e Práticas Artísticas Colaborativas: Um Estudo de caso dos Coletivos PORO, GIA e OPAVIVARÁ!. 2016. (Seminário).

10.
XX CONESCO - Congresso de Estudantes do Colégio Oficina. Pixação: Ideias em Muros. 2016. (Congresso).

11.
Arte da Gravura no Brasil.Relatos e Experimentos no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo. 2014. (Seminário).

12.
Arte da Gravura no Brasil.Conversa com Artista: Eneida Sanches. 2014. (Seminário).

13.
Histórias da Arte em Exposições. 2014. (Encontro).

14.
II Colóquio Franco-Brasileiro de Estética de Cachoeira: Fronteiras nas Artes Visuais.CORPO. 2014. (Outra).

15.
II Colóquio Franco Brasileiro de Estética Estética de Cachoeira: Fronteiras nas Artes Visuais. 2014. (Outra).

16.
Nossa Voz.GIA - Grupo de Interferência Ambiental. 2014. (Encontro).

17.
VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultural Visual.GIA ? Grupo de Interferência Ambiental: Algumas Táticas de Resistência. 2014. (Seminário).

18.
X Encontro de História da Arte da Unicamp.OpaGIArá : interações artísticas, políticas e festivas. 2014. (Encontro).

19.
8º Ciclo de Investigações. Intervenções Urbanas: A cidade como suporte para as experiências artísticas de Paulo Bruscky. 2013. (Congresso).

20.
8º Ciclo de Investigações "Irradiações Contemporâneas". 2013. (Congresso).

21.
III Mostra de Performance da Galeria Cañizares.Paulo Bruscky e a Arte da Performance. 2013. (Encontro).

22.
IX Encontro de História da Arte da Unicamp.Paulo Bruscky e a Arte Postal: na contramão dos circuitos oficiais. 2013. (Encontro).

23.
Ressignificação de Imagens na Arte Brasileira.Arte Brasileira nos anos 80. 2013. (Seminário).

24.
Seminário de Pesquisa em Artes - UFRB.A Poética Multimídia de Paulo Bruscky. 2013. (Seminário).

25.
Seminário de Pesquisa em Artes - UFRB.Poéticas do Processo. 2013. (Seminário).

26.
XVII CONESCO. Do padrão de beleza atual à estética clássica. 2013. (Congresso).

27.
A Arte Contemporânea e o Pensamento da Diferença - ciclo de palestras e conversas com artistas.Ações Artísticas Colaborativas na Contemporaneidade. 2012. (Seminário).

28.
Ciclo de História da Arte - Museu de Arte Moderna da Bahia.Coletivos Artísticos na Contemporaneidade. 2011. (Seminário).

29.
Cidade Eletronika.Palestra show - GIA e PORO. 2010. (Encontro).

30.
International Visitors Programme - Mondriaan Foundation. 2010. (Encontro).

31.
International Visitors Programme - Visual Art Scene of North Rhine-Westphalia. 2010. (Encontro).

32.
Jornada Pedagógica do Departamento I - História da Arte e da Pintura. 2010. (Encontro).

33.
18° Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.De Mallarmé à Vicente do Rego Monteiro: A Poesia Visual na Obra de Paulo Bruscky. 2009. (Encontro).

34.
Arte em Tese.A Poética Multimídia de Paulo Bruscky. 2009. (Seminário).

35.
Arte e Cultura Contemporânea: Produções, Lacunas, Insubordinações.O Viés Performático de Paulo Bruscky: Algumas Considerações. 2007. (Seminário).

36.
XXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2007. (Simpósio).

37.
15° EnANPAP ? Encontro Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. 2006. (Congresso).

38.
XXIV Seminário Estudantil de Pesquisa. Retábulos de Papel. 2005. (Congresso).

39.
A Talha Neoclássica na Bahia. 2004. (Seminário).

40.
XII Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Arthur Scovino fala sobre a Casa de Caboclo. 2016. (Outro).

2.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Encontro de Artes Visuais. 2014. (Outro).

3.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; MIDLEJ, D. R. . Curadoria em debate. 2013. (Outro).

4.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de. Artes Indígenas no Brasil: do Período Pré-Colonial à Atualidade. 2013. (Outro).

5.
MIDLEJ, D. ; PORTELA, A. C. ; BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de . DIÁLOGOS DA ARTE BRASILEIRA COM A HISTÓRIA DA ARTE. 2013. (Outro).

6.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . Seminário de Arte Urbana. 2004. (Outro).

7.
BRITTO, Ludmila da Silva Ribeiro de; Grupo de Interferência Ambiental . Registros Resquícios / Maio 2004. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata Nascimento Souza de Jesus. PROCESSOS ARTÍSTICOS E FEMINISMO: Uma análise das obras de Valie Export e Beth Moysés. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Ludmila da Silva Ribeiro de Britto.

2.
Daniela Souza Santos. O RECURSO VISUAL COMO IDENTIDADE HISTÓRICA: O brado de independência do Brasil em Cachoeira.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Ludmila da Silva Ribeiro de Britto.



Outras informações relevantes


Mestre em Artes Visuais, contemplada com bolsa CAPES, sob orientação da Prof. Dra. Rosa Gabriela, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.

No primeiro semestre de 2011 foi aluna especial do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFBA, onde cursou a disciplina Urbanismo Contemporâneo, ministrada pelos professores Paola Berenstein Jacques e Washington Drummond.

Em 2010 foi convidada pelo Goethe Institut / Instituto Cultural Brasil Alemanha ? ICBA para realizar, junto ao núcleo de produção dessa instituição, um projeto de curadoria para uma exposição de Artes Visuais sobre o tema Cacau para o ano de 2011. O objetivo da mostra seria abordar, a partir das diferentes linguagens da arte contemporânea, múltiplos aspectos desse fruto/semente, não apenas na sua forma física/material, como também nas suas diferentes implicações sociais, históricas e culturais, que permitiriam a abertura de novas perspectivas críticas. 

Integrante do GIA - Grupo de Interferência Ambiental.
O GIA se formou em 2002, em Salvador-BA. É um coletivo heterogêneo, constituído por designers, arte-educadores, músicos e artistas visuais, que têm em comum, além da amizade, uma admiração pelas linguagens artísticas contemporâneas e sua pluralidade, mais especificamente àquelas relacionadas ao espaço público.. Pode-se dizer que as práticas do GIA beberam na fonte da arte conceitual, em que o estatuto da obra de arte como mercadoria é negado, em favor de uma arte processual e, muitas vezes, efêmera, buscando uma reconfiguração da relação entre o artista, a obra e o público.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 13:32:01