Natalia Tavares Rios

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5561721459875063
  • Última atualização do currículo em 15/05/2017


Possui graduação em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor da ensino básico e técnico - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. , atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, direitos humanos, palinotaxonomia, formação inicial e educação ambiental escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natalia Tavares Rios
Nome em citações bibliográficas
RIOS, N. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação da UFRJ.
Rua J.J Seabra, s.n.
Jardim Botânico
22470-130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Educação ambiental e Direitos Humanos na formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Vera Maria Ferrão Candau.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Educação Ambiental em escolas próximas ao Pólo Industrial de Campos Elíseos: a influência do contexto industrial e do risco.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Carlos Frederico Bernardo Loureiro.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Ambiental escolar; Justiça Ambiental.
2010 - 2011
Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território. (Carga Horária: 420h).
Escola Nacional de Ciências Estatísticas- IBGE, ENCE-IBGE, Brasil.
Título: Educação Ambiental e Justiça Ambiental:diálogos possíveis em uma escola próxima ao Pólo iNdustrial de Campos Elíseos.
Orientador: Elizabeth Linhares.
2006 - 2009
Graduação em Ecologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, CAP-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor da Ensino Básico e Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Relações sociais e ambientais, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação de Duque de CAxias, SME-DC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: EStatutário, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 15



Projetos de extensão


2017 - Atual
MUda Maré: Agroecologia Urbana
Descrição: Projeto que visa implementar espaços de cultivo agroecológico na comunidade da MAré, fomentando discussões sobre as temáticas sócio-ambientais a partir de uma perspectiva da educação ambiental crítica.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Compartilhando boas práticas de Ensino de Ciências e Biologia
Descrição: Fruto de atividades desenvolvidas por professores do colégio de Aplicação da UFRJ ao lado de professores da escola básica atuantes na rede pública, no âmbito do Grupo de Estudos de Professores de Ciências e Biologia do Clube de Ciências do CAp UFRJ. Tais ações, em andamento desde 2008, vêm proporcionando o estreitamento de vínculo com os professores da rede pública, especialmente com docentes da Escola Municipal Alcide de Gasperi - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Colégio estadual Alberto Rangel - Ensino Médio em EJA. Neste projeto propomos ações de formação continuada, voltadas para criar subsídios materiais e formativos por meio de implementação de mini laboratório didático na referida escola municipal e da realização de visitas e saídas de campo para o Ensino de Biologia no colégio estadual. A partir de reuniões do Grupo de estudo e metodologia de trabalho inspirada na Pesquisação buscamos contribuir para a melhoria do ensino de Ciências e Biologia focalizando, sobretudo, a transformação de ações docentes. Acreditamos que nossas ações de formação continuada fortaleçam as relações entre as escolas envolvidas no projeto em pelo menos dois sentidos. Por um lado mantêm os currículos e as ações docentes ancoradas no dia-a-dia e na heterogeneidade das realidades escolares relatadas e compartilhadas entre os professores, contribuindo para o amadurecimento de ações de extensão na universidade. Por outro, mantêm os professores da escola básica em interlocução mais próxima e direta com debates da área de ensino de Ciências e Biologia nos momentos em que são provocados a refletir sobre suas ações em sala de aula e mobilizar diferentes estratégias de ensino. Nesse sentido, o projeto permite contribuir tanto com a melhoria do ensino nas referidas escolas, quanto ampliar e fortalecer as próprias atividades de ensino, além dos projetos de extensão e de pesquisa em andamento no CAp-UFRJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Iniciação à ciência Ecologia pela Investigação de modelos de Ambientes Naturais
Descrição: A experimentação e a construção de modelos ocupam um lugar importante na metodologia científica. Diante de um problema a ser investigado, o cientista elabora experimentos, faz observações, coleta dados repetidas vezes, buscando tornar suas conclusões cada vez mais consistentes, num processo dialético entre lógica e realidade. Tradicionalmente, o Setor de Ciências Biológicas do CAp-UFRJ realiza atividades experimentais e construção de modelos no currículo da Educação Básica, buscando a aprendizagem significativa de conteúdos e a formação científica dos alunos. Neste projeto, objetiva-se através da elaboração de modelos de ambientes naturais (tais como terrários, aquários e hortas) desenvolver o entendimento de diferentes formas de construção do conhecimento científico, contribuindo para a formação de futuros pesquisadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Diversificando estratégias de Ensino de Ciências e Biologia no diálogo universidade-escola
Descrição: fruto da integração entre atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no Colégio de Aplicação da UFRJ e no Projeto "Fundão Biologia". Tais ações, em andamento desde 2008, vêm proporcionando o estreitamento de vínculos com os professores da rede pública, especialmente com docentes do CIEP 369 (Duque de Caxias, RJ). Neste projeto propomos ações de formação continuada, voltadas para otimizar o uso didático do Laboratório de Biologia parcialmente instalado na referida escola, bem como criar subsídios para a diversificação de estratégias de Ensino de Ciências e Biologia. Por meio da realização de oficinas de formação docente e o acompanhamento de ações em sala de aula, buscamos contribuir para a melhoria do ensino de Ciências e Biologia oferecendo subsídios para a transformação de ação docentes. Acreditamos que nossas ações de formação continuada fortaleçam as relações entre universidade e escola básica em pelo menos dois sentidos. Por uma lado mantêm os olhares de pesquisa sobre a escola, os currículos e as ações docentes ancoradas no dia-a-dia e na heterogeneidade das realidades escolares relatadas e compartilhadas entre os professores. Por outro, mantêm os professores da escola básica em interlocução mais próxima e direta com debates da área de ensino de Ciências e Biologia nos momentos em que são provocados a refletir sobre suas ações em sala de aula e mobilizar diferentes estratégias de ensino. Nesse sentido, o projeto permite contribuir tanto com a melhoria do ensino na referida escola, quanto ampliar e fortalecer as atividades de pesquisa e extensão em andamento na universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . Formação docente em Ciências Biológicas no CAp-UFRJ: refletindo sobre tradições e inovações. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATOS, M. ; MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . Oficina ?A gravidez na adolescência e a escola?: tensões vivenciadas no ensino de Biologia.. In: MOREIRA, A.C.; CASSABI, M.; TAVARES, D.L.. (Org.). Ao Longo de uma vida: conhecer, inventar, compreender o mundo.. 1ed.Curitiba: Editora Prisma, 2014, v. , p. 1-331.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIOS, N. T.. Educação Ambiental e Direitos Humanos na Formação Inicial de Professores de Ciências Biológicas. In: ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017, Florianópolis. XI-ENPEC: Encontro nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017.

2.
RIOS, N. T.. Educação Ambiental na Formação de Professores de Ciências e Biologia das Universidades Públicas da cidade do Rio de Janeiro. In: 10ª edición del Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017, Sevilha. 10ª edición del Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017.

3.
RIOS, N. T.; VALENTIM, D. F. D. ; SANTOS, A. P. ; SILVA, R. C. O. E. . ?EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA: ENTRE SUJEITOS, SABERES, CURRÍCULOS E PRÁTICAS?. In: XVIII ENDIPE 2016 ? ?Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016, Cuiabá. Anais do XVIII ENDIPE 2016 ? ?Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016.

4.
RIOS, N. T.. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: POSSIBILIDADES DA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL. In: X Seminário Internacional Rede Estrado, 2014, Salvador, BA. Anais do X Seminário Internacional Rede EStrado, 2014.

5.
RIOS, N. T.; LOUREIRO . Educação Ambiental em escolas próximas ao Pólo Industrial de Campos Elíseos: a influência do contexto industrial e do risco.. In: VI EPEA ? Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental:, 2011, Ribeirão Preto- SP. A pesquisa em Educação ambiental e a Pós-Graduação no Brasil, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIOS, N. T.; Lopes, R.C. ; Gonçalves-Esteves, V. . Palinotaxonomia das espécies de Dioscoreaceae das restingas do Estado do Rio de Janeiro.. In: 56º Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba-PR. Resumos do 56º Congresso Nacional de Botânica. Curitiba, Paraná., 2005.

2.
RIOS, N. T.; Lopes, R.C. ; Gonçalves-Esteves, V. . Palinotaxonomia das espécies de Dioscoreaceae das restingas do Estado do Rio de Janeiro.. In: 24ª Jornada Fluminense de Botânica, 2005, Nova Friburgo-RJ. Resumos da 24ª Jornada Fluminense de Botânica., 2005.

3.
RIOS, N. T.; Lopes, R.C. ; Gonçalves-Esteves, V. . Palinotaxonomia das espécies de Iridaceae das restingas do Estado do Rio de Janeiro.. In: 56º Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba-PR. Resumos do 56º Congresso Nacional de Botânica., 2005.

4.
RIOS, N. T.; Lopes, R.C. . Palinotaxonomia das espécies de Iridaceae das restingas do Estado do Rio de Janeiro.. In: 23ª Jornada Fluminense de Botânica., 2004, Campos dos Goytacazes- RJ. . Resumos da 23ª Jornada Fluminense de Botânica. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro., 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
RIOS, N. T.. Educação Intercultural crítica: entre sujeitos, saberes, currículos e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RIOS, N. T.. 'Educação ambiental e direitos humanos: articulações teóricas a partir das categorias do movimento de justiça ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIOS, N. T.; MATOS, M. ; MACIEL, C. ; LIMA, I. ; PORTO, F. . 'FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SETOR DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS DO CAP-UFRJ E A POLÍTICA DE REGULAMENTAÇÃO DOS CAP: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES REGENTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
RIOS, N. T.. Direitos humanos e Educação ambiental no currículo de Ciências e Biologia: possibilidades da temática na formação inicial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERNANDES, K. B. ; VILELA, M. L. ; MACIEL, C. ; MATOS, M. ; RIOS, N. T. . Diálogos entre professores da Escola Básica na criação de um 'clube de ciências'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIOS, N. T.. A educação ambiental no contexto escolar: Novas práticas e saberes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIOS, N. T.. FORMAR PARA COMPLEXIDADE: ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO CAP-UFRJ À LUZ DAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LUQUETT, A. C. ; CASTRO, A. C. L. ; PARANHOS, F. S. S. ; CRUZ, J. C. C. ; MACIEL, C. ; LIMA, I. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . História de um espaço escolar: o clube de ciências do CAp-UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MACIEL, C. ; SOUTELINO, F. G. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; FERNANDES, K. B. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . Atividades de Extensão no Setor de Ciências Biológicas: compartilhando práticas pedagógicas entre escolas Públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LOSS, L. ; MACIEL, C. ; VIDAL, F. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . A Experimentação no Ensino de Ciências e Biologia: uso e finalidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RIOS, N. T.. Educação Ambiental Crítica na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
RIOS, N. T.. Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
RIOS, N. T.. Refletindo sobre a Gestão do Lixo no CAp-UFRJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MATOS, M. ; LIMA, I. ; RIOS, N. T. ; MACIEL, C. ; VILELA, M. L. . Iniciação Científica Júnior na Escola: Desafios e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . Refletindo sobre o papel do CAp-UFRJ na atualidade: experiências do Setor de Biologia com formação continuada e Extensão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RIOS, N. T.; LOUREIRO . Educação Ambiental em escolas próximas ao Pólo Industrial de Campos Elíseos: a influência do contexto industrial e do risco.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
RIOS, N. T.; LOUREIRO ; SAntos ; Bloiser . POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA - O ESCOLAR E O NÃO-ESCOLAR EM CAMINHO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, K. B. ; RIOS, N. T. ; VILELA, M. L. . Afinal de que as plantas se alimentam? Experimentação e História da Ciência para o Ensino Fundamental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VILELA, M. L. ; MATOS, M. ; RIOS, N. T. . Corpo Humano e Saúde no Ensino de Ciências e Biologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
LIMA, I. ; RIOS, N. T. ; VIDAL, F. . Ensino de Botânica na Escola Básica (disciplina). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MACIEL, C. ; VIDAL, F. ; LOSS, L. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . Experimentação no Ensino de Ciências e Biologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . Gravidez na Adolescência. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MATOS, M. ; MACIEL, C. ; VILELA, M. L. ; LIMA, I. ; RIOS, N. T. ; PORTO, F. . A gravidez na Adolescência e a Escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PORTO, F.; LIMA, I.; RIOS, N. T.. Banca para Seleção de Professor Substituto do Setor de Biologia do CAp-UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MACIEL, C.; MATOS, M.; RIOS, N. T.. Banca para Seleção de Professor Substituto do Setor de Biologia do CAp-UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PORTO, F.; LIMA, I.; RIOS, N. T.. Banca para Seleção de Professor Substituto do Setor de Ciências e Biologia. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Encontro Nacional de Ensino de Biologia & II Encontro REgional de Ensino de Biologia.Afinal, de que as plantas se alimentam? Experimentação e história da Ciência para o Ensino Fundamental. 2014. (Encontro).

2.
X Seminário Internacional da Rede Estrado.Direitos Humanos e Educação Ambiental no currículo de Ciências e BIologia: possibilidades da temática na formação inicial. 2014. (Seminário).

3.
I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras. 2012. (Simpósio).

4.
VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2009. (Outra).

5.
II Seminário de Pesquisa em Educação Ambiental. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIOS, N. T.; VILELA, M. L. . Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2017. (Outro).

2.
RIOS, N. T.. comitê científico do VII EREBIO RJ/ES - Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2015. (Congresso).

3.
CA Bio ; RIOS, N. T. . Encontro Nacional de estudantes da Biologia. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nathalia Francelino Da Silva. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:Um estudo sobre a percepção dos alunos da 7ª Série do CIEP-052. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB- Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Renata Ribeiro Guimarães Bom. Concepções e Práticas em Educação Ambiental do Colégio Estadual Rui Barbosa: Investigando o Projeto Sustentabilidade e Ação.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB- Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Natalia Tavares Rios.

Orientações de outra natureza
1.
Rainer de Oliveira Seffrin. Iniciação à ciência ecologia pela investigação de modelos de ambientes naturais. 2012. Orientação de outra natureza - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Natalia Tavares Rios.

2.
Luisa Lessa. iniciação à ciência Ecologia pela Investigação de modelos de ambientes naturais. 2012. Orientação de outra natureza - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Natalia Tavares Rios.

3.
Juliana Cruz. Repensando a gestão do lixo no CAp-UFRJ. 2012. Orientação de outra natureza - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Natalia Tavares Rios.

4.
Ana Clara Luquett. repensando a gestão do lixo no CAp-UFRJ. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Natalia Tavares Rios.

5.
Flora Dias Siqueira. Iniciação à ciência ecologia pela investigação de modelos de ambientes naturais. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Natalia Tavares Rios.

6.
Marcos Paulo Maia Jorge. Iniciação à ciÊncia ecologia pela investigação de modelos de ambientes naturais. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Natalia Tavares Rios.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RIOS, N. T.. Educação Ambiental Crítica na Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
RIOS, N. T.. Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MATOS, M. ; LIMA, I. ; RIOS, N. T. ; MACIEL, C. ; VILELA, M. L. . Iniciação Científica Júnior na Escola: Desafios e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . Refletindo sobre o papel do CAp-UFRJ na atualidade: experiências do Setor de Biologia com formação continuada e Extensão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LUQUETT, A. C. ; CASTRO, A. C. L. ; PARANHOS, F. S. S. ; CRUZ, J. C. C. ; MACIEL, C. ; LIMA, I. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . História de um espaço escolar: o clube de ciências do CAp-UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MACIEL, C. ; SOUTELINO, F. G. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; FERNANDES, K. B. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . Atividades de Extensão no Setor de Ciências Biológicas: compartilhando práticas pedagógicas entre escolas Públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOSS, L. ; MACIEL, C. ; VIDAL, F. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . A Experimentação no Ensino de Ciências e Biologia: uso e finalidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VILELA, M. L. ; MATOS, M. ; RIOS, N. T. . Corpo Humano e Saúde no Ensino de Ciências e Biologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
LIMA, I. ; RIOS, N. T. ; VIDAL, F. . Ensino de Botânica na Escola Básica (disciplina). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
FERNANDES, K. B. ; RIOS, N. T. ; VILELA, M. L. . Afinal de que as plantas se alimentam? Experimentação e História da Ciência para o Ensino Fundamental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. ; MATOS, M. ; VILELA, M. L. ; RIOS, N. T. . Gravidez na Adolescência. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 9:23:57