Pedro Braum A da Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8948629864872324
  • Última atualização do currículo em 22/04/2014


. Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia da economia, antropologia política, antropologia do desenvolvimento, Haiti (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Braum A da Silveira
Nome em citações bibliográficas
Braum, P.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Rat pa kaka: política, desenvolvimento e violência no coração de Porto Príncipe, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Federico Guillermo Neiburg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: haiti; Política; Desenvolvimento; Violência; Gueto; História.
2007 - 2009
Mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Fundação Getúlio Vargas: Purificação da Racionalidade,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Federico Neiburg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutorando

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Nacional, .



Linhas de pesquisa


1.
Grand Nèg: uma reflexão sobre autoridade, território e etnografia nas ruas de Porto Príncipe, Haiti


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Gran Nèg: uma reflexão sobre autoridade, território e etnografia nas ruas de Porto Príncipe, Haiti
Descrição: Grand Nèg (no crioulo grande pessoa ) é uma das expressões utilizadas nas ruas de Porto Príncipe para descrever aqueles indivíduos reconhecidos como portadores de autoridade sobre os demais membros da comunidade . A presente pesquisa tem como objetivo produzir uma etnografia acerca destes personagens e do mundo social do qual fazem parte, no caso haitiano, fortemente marcado pela presença estrangeira militar e da cooperação internacional . Para tanto se buscará: 1) descobrir quem são essas pessoas, o que fazem e que elementos os tornam investidos pela comunidade de poderes e autoridade especiais; 2) inventariar os usos e sentidos das palavras a eles associados; 3) mostrar como tais termos parecem configurar um mesmo campo semântico e de relações referidos à certas formas de hierarquização e equalização; 4) compreender o modo como as relações entre estes personagens, o estado , as entidades da cooperação internacional e a comunidade de Bel Air está ligada à formas de territorialização e institucionalização específicas; 5) compreender as relações existentes entre os indivíduos e agencias da cooperação internacional e os grand nègs, elemento aparentemente central para a gênese e afirmação destes enquanto tais; e, por fim, relacionar os elementos apresentados acima com as histórias recentes de Grande Bel Air e de Porto Príncipe..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Braum A da Silveira - Coordenador.
2007 - 2009
Mercados e moedas em Port-au-Prince (Haiti): Uma etnografia do/no espaço internacional
Descrição: O Projeto, lançado em 2007, visa a criação de uma equipe formada por pesquisadores sênior, alunos de mestrado, doutorado e recém-doutores, cujo objetivo é desenvolver investigações etnográficas no país caribenho e formar jovens pesquisadores brasileiros e haitianos. Tendo como porta de entrada à realidade social e cultural haitiana questões relativas a moedas, mercados e fluxos internacionais, a equipe pretende se dedicar a questões mais amplas, envolvendo temas tais como a antropologia das identidades e das culturas nacionais, da família e do espaço, da política e da violência, das relações internacionais e da cooperação internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Projeto Haiti
Descrição: O "Projeto Haiti", lançado em 2007, visa realizar uma pesquisa sobre a configuração do espaço nacional haitiano. Interessa mostrar como o Haiti é um universo privilegiado para construir um modelo mais geral para a compreensão da estruturação dos espaços nacionais no mundo contemporâneo que considere: o caráter constitutivo dos laços entre a dimensão nacional e internacional da vida social, as relações entre os processos de localização, nacionalização e transnacionalização; os vínculos entre o mundo rural e urbano; e a gênese social do quadro conceitual e dos sentidos sociais associados com os universos nacionais. A etnografia, a perspectiva histórica e o comparatismo são os instrumentos principais da pesquisa. O projeto possui quatro eixos: 1) a organização social dos mercados (considerando os circuitos e os fluxos de objetos e moedas), 2) as configurações familiares (observando a circulação de pessoas no âmbito nacional e internacional e as dinâmicas de alianças e distinções), 3) o universo da cooperação internacional (focalizando no caso norte-americano [USAID], e brasileiro [ABC]), e 4) as formas de representar a história e a cultura nacional tanto nos âmbitos eruditos como ordinários (nas interações ocorridas no dia a dia). A pesquisa é desenvolvida prioritariamente em alguns bairros da zona central da capital, Port-au-Prince, na região de Jacmel, no sul do país, e na região de Cap-Haïtien, no norte. A equipe está conformada por pesquisadores senior, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação cientifica. A equipe conta ainda com a participação de alunos da Faculdade de Etnologia da Universidade do Estado de Haiti.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Pedro Braum A da Silveira - Coordenador / Federico Neiburg - Integrante / Flavia Dalmaso - Integrante / José Renato Baptista - Integrante / Ana Fiod - Integrante / Uliana Esteves - Integrante / Natacha Nicaise - Integrante / Handerson Joseph - Integrante.



Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Braum, P.. Os Porcos e as margens: notas sobre um mercado camponês no sul do Haiti. In: 33 Encontro Anual da Anpocs, 2009, Caxambu - MG. Anais do 33 Encontro Anual da Anpocs, 2009.

2.
Braum, P.. Fundação Getúlio Vargas: A Purificação da Racionalidade. In: 32 Encontro Anual da Anpocs, 2008, Caxambu - MG. Anais do 32 Encontro Anual da Anpocs.

Apresentações de Trabalho
1.
Braum, P.. Os Porcos e as margens: notas sobre um mercado camponês no sul do Haiti. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Braum, P.. Fundação Getúlio Vargas: Purificação da Racionalidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
NEIBURG, F. ; Braum, P. ; NICAISE, N. . Lideranças em Bel Air 2011 (Relatório de Pesquisa).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Braum, P.; MONTINARD, R. . Zam Bèbè (Armas Mudas). 2013.

2.
NEIBURG, F. ; Braum, P. . Les marchés du centre de Port au Prince. 2012.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário dos alunos do PPGAS.Estado, mercados e regulações. 2012. (Seminário).

2.
33 Encontro Anual da Anpocs. Os porcos e as margens: notas sobre um mercado campones do sul do Haiti. 2009. (Congresso).

3.
Seminário Mercados, Feiras e Sociabilidades Contemporaneas.O mercado e suas margens: notas sobre trocas comerciais no sudeste haitiano. 2009. (Seminário).

4.
32 Encontro Anual da Anpocs. Fundação Getúlio Vargas: Purificação da Racionalidade. 2008. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 18:26:04