Adilar Mistura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6049973447435340
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Com graduação em Filosofia (1995) e Direito (2018), latu sensu em Administração Escolar (1997), mestrado em Filosofia (2005) e doutorado em Educação (2013). Experiência nas áreas de Educação Sistema Financeiro. Atua como docente no Ensino Superior (Pós-graduação) e instrutor-facilitador na Caixa Econômica Federal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adilar Mistura
Nome em citações bibliográficas
MISTURA, Adilar

Endereço


Endereço Profissional
Caixa Econômica Federal RS, Agência Novo Hamburgo.
Rua Bento Gonçalves, 2463
Centro
93510-000 - Novo Hamburgo, RS - Brasil
Telefone: (51) 21296400
URL da Homepage: www.caixa.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Educación.
Universidad de La Salle, ULASALLE, Costa Rica.
Título: Pedagogia do Infinito: versando possibilidades entre paradigma ecoplanetário e pensamento da alteridade, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Francisco E. Gutiérrez Pérez.
Coorientador: Adriano Nogueira.
Palavras-chave: Pensamento da alteridade; Paradigma ecoplanetário.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2005
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A racionalidade em Lévinas,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Dr. Pergentino Stefano Pivatto.
Palavras-chave: Racionalidade; Lévinas; Subjetividade; Ética; Responsabilidade; Justiça.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Setores de atividade: Educação Superior.
1996 - 1997
Especialização em Administração Escolar. (Carga Horária: 540h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
2000 - 2002
Aperfeiçoamento em Programa de Formação Básica em Dinâmica dos Grupos. (Carga Horária: 285h).
Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, SBDG, Brasil.
Título: Identidade e Ética no Grupo 62: uma interpretação a partir do mito de Teseu. Ano de finalização: 2002.
Orientador: Neidí M. Schneider e Lidia Mância.
2010 - 2018
Graduação em Direito.
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Título: GLOBALIZAÇÃO E A NOVA LEI DE MIGRAÇÃO: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA LIDA COM O IMIGRANTE NO BRASIL.
Orientador: José Alberto Antunes de Miranda.
1993 - 1995
Graduação em Filosofia.
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFISIC, Brasil.
Título: Genealogia da Interioridade Subjetiva em Emmanuel Lévinas.
Orientador: Pergentino Steffano Pivatto.
1988 - 1990
Graduação em Ciências Religiosas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Kurs der deutschen Sprache - A1.2U. (Carga horária: 64h).
Instituto Cultural Brasileiro-Alemão - Matriz, ICBA/RS, Brasil.
2010 - 2010
Kurs der deutschen Sprache - A1.3U. (Carga horária: 64h).
Instituto Cultural Brasileiro-Alemão - Matriz, ICBA/RS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Redação de Textos Científicos. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2004 - 2004
Grego Clássico II. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2004 - 2004
Grego Clássico I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Língua Inglesa Elementar 2. (Carga horária: 50h).
Associação Brasileira de Culturas Inglesas Porto Alegre, ABCI-POA, Brasil.
2004 - 2004
Grafologia na Seleção de Pessoal. (Carga horária: 21h).
Associação Brasileira de Recursos Humanos Rs, ABRH-RS, Brasil.
2001 - 2001
Modificabilidade Estrutural Cognitiva LPAD 1. (Carga horária: 80h).
Fundação Luís Eduardo Magalhães, FLEM, Brasil.
1999 - 1999
Modific Cognitiva y Enriqu Instrumental 2. (Carga horária: 50h).
Instituto Superior Sán Pio X, PIOX, Espanha.
1998 - 1998
Gestão Em Processo a Escola da Invenção. (Carga horária: 40h).
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Rio Grande do Sul, SINEPE/RS, Brasil.
1997 - 1997
Formação de Líderes. (Carga horária: 150h).
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Rio Grande do Sul, SINEPE/RS, Brasil.
1997 - 1997
Modific. Cognitiva y Enriquec. Instrumental 1. (Carga horária: 50h).
Instituto Superior Sán Pio X, PIOX, Espanha.
1995 - 1995
Extensão universitária em Metodologia de Ens da Ed Popular Com Crianças. (Carga horária: 20h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Curso de Introdução Ao Micro Isis. (Carga horária: 12h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Existencialismo. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFISIC, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Antropologia. (Carga horária: 60h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Cultura Inculturação e Religiosidade Popular. (Carga horária: 60h).
Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia, FATTEP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente

Atividades

09/2008 - 05/2009
Ensino, Desenvolvimento de Grupos para a Eficácia Organiza, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de monografia - TCC Especialização
10/2007 - 10/2007
Treinamentos ministrados , Programa de Capacitação Docente, .

Treinamentos ministrados
Curso Aprendizagem individual, grupal e organizacional
08/2007 - 10/2007
Ensino, Desenvolvimento de Grupos para a Eficácia Organiza, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise das Teorias dos Processos Grupais

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

4/2005 - 7/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular
Filosofia da Educação Brasileira

Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Bancário Novo, Carga horária: 30


Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 16
Outras informações
Carga horária compreendendo atividades como Professor de Graduação e Professor de Extensão.

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 8
Outras informações
Carga horária de acordo com as dos cursos de extensão ministrados como trainer do Programa de Enriquecimento Instrumental (Didática 1 e Didática 2)

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
Compreendidas atividades como Professor Auxiliar em cursos de extensão com as disciplinas de Introdução à Filosofia e Antropologia Filosófica

Atividades

11/2007 - 12/2007
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contribuição das Teorias Psicodinâmicas para a Aprendizagem
2/2004 - 12/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Ética Contemporânea
Antropologia Filosófica I
8/2000 - 11/2004
Extensão universitária , Universidade La Salle - Canoas, .

Atividade de extensão realizada
Professor auxiliar, como trainer do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI).
3/1996 - 12/2001
Extensão universitária , Universidade La Salle - Canoas, .

Atividade de extensão realizada
Professor Auxiliar de Filosofia.

Universidad de La Salle, ULASALLE, Costa Rica.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário


Colégio La Salle Santo Antônio, LSSA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Direção, Carga horária: 35

Atividades

1/2002 - 12/2003
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
1/1999 - 12/2001
Direção e administração, Direção, .

Cargo ou função
Vice-diretor de unidade.

Escola Fundamental La Salle Esmeralda, EF-LSE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Professor Titular Séries Iniciais, Carga horária: 20

Atividades

1/1996 - 12/1998
Direção e administração, Escola Fundamental La Salle Esmeralda, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
1/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
Ciências Físicas e Biológicas
Ensino Religioso

Colégio La Salle Medianeira, LSMED, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

2/1992 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
Ciências Físicas e Biológicas
Ensino Religioso

Sociedade Porvir Científico, SPC*, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 5

Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Alfabetizador, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 40

Atividades

1/2002 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, Sede.

Cargo ou função
Conselheiro.
1/2002 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Educação e Pastoral, Sede.

Cargo ou função
Participante de comissão central.
1/2000 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Educação, Sede.

Cargo ou função
Participante de comissão central.
1/1996 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Educação, Sede.

Cargo ou função
Coordenador da subcomissão.
1/1995 - 12/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Educação Popular, Sede.

Cargo ou função
Coordenador de comissão.
3/1994 - 12/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização de Adultos
1/1994 - 12/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Educação Popular, Sede.

Cargo ou função
Participante de comissão.
1/1990 - 12/1991
Outras atividades técnico-científicas , Sociedade Porvir Científico, Sociedade Porvir Científico.

Atividade realizada
Atividades Administrativas.

Escola Fundamental La Salle Irmão Miguel, EF-LSIM, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

2/1989 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Educação Artística
Ensino Religioso

Escola Fundamental Tricentenário La Salle, EF-TLS, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 21

Atividades

8/1988 - 12/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Currículo por Atividades
2/1988 - 7/1988
Estágios , Escola Fundamental Tricentenário La Salle, .

Estágio realizado
Curso do Magistério.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2008
Doctorado en Educación con especialidad en Mediación Pedagógica
Descrição: Descrição: 1. INTENCIONALIDAD DOCTORALEste doctorado tiene una intencionalidad manifiesta: pensar la educación desde los principios y valores del nuevo paradigma. Se trata por lo tanto, de pasar de los modelos metales del paradigma tradicional (newtoniano y cartesiano) a los modelos mentales del paradigma emergente (cuantico). Este paso es un proceso progresivo, permanente y consciente. Además se debe tener en cuenta como dice R. Sierra, que los modelos mentales tienen que ver con lo sentimos y lo que hacemos y no solo con lo que decimos. Esta apertura nos llevara progresivamente al logro de un pensamiento dinámico, holístico, complejo y sinérgico que nos permita crear las nuevas reglas del juego para hacerle frente a las exigencias de una nueva realidad que nos toca vivir.2. INTENCIONALIDAD PERSONALCada doctorado participa en el proceso desde su propia intencionalidad, es decir, desde sus intereses personales y profesionales, desde una o varias perspectivas que le involucran subjetivamente. Además cada doctorado, a mas de participar personalmente en el proceso doctoral lo hará desde un grupo al cual se ha incorporado porque estima que esa vinculación le ayudara a realizar lo que desea, dado que la temática del grupo (del curso), desde alguno de sus aspectos, tiene que ver con lo que desea realizar, es decir con su propia chifladura.3. INTENCIONALIDAD GRUPALRequisito BásicoCada grupo deberá escribir, previo al inicio del proceso doctoral, un pequeño documento, (una o dos paginas) que recoja la Intencionalidad Grupal.Que se entiende por intencionalidad grupal? Cada grupo proporcionara a los participantes de los grupos, el enfoque, las hipótesis, las coordenadas, las líneas directrices o ideas fundamentales, el mapa conseptual, las bases del rizoma o como quieran llamarlo, a fin de orientar a los participantes de los otros grupos en la lectura de los libros correspondientes. La definición de esta intencionalidad personal de cada uno de los integrantes del grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


1996 - 1998
Dimensões antropológicas em sala de aula
Descrição: Projeto: Dimensões antropológicas em sala de aula. Objetivo: Investigar as necessidades antropológicas, nos termos dos Fundamentos Lassalistas, a serem desenvolvidas pelos docentes das escolas lassalistas de serviço educativo aos pobres do Rio Grande do Sul. Conteúdos abordados: Potencialidades de afeto, inteligência e vontade e níveis somático, psíquico e espiritual. Metodologia: Conforme a prática de "planejamento participativo" (Gandin), a saber: definir ações a partir de necessidades elencadas desde um diagnóstico dos sintomas percebidos na prática cotidiana dos educadores. Etapas: 1) Descrição de sintomas problemáticos (1996); 2) Análise participativa dos dados (diagnóstico) e composição de necessidades (1997); 3) Definição conjunta das ações conjuntas e regionais da ação docente nas escolas (1998). Resultados processuais esperados: a) Durante o período de investigação: os docentes aprofundarem os conhecimentos sobre os Fundamentos Lassalistas; os professores disporem-se favoravelmente para a inclusão destas noções na prática educativa cotidiana; os professores perceberem o processo de ensino-aprendizagem sob uma óptica de educação integral; b) Após o período estipulado da pesquisa, os docentes continuarem com o aprofundamento dos conteúdos e manterem o interesse e a prática investigativas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Adilar Mistura - Coordenador.Financiador(es): Sociedade Porvir Científico - Auxílio financeiro / Escola Fundamental La Salle Esmeralda - Cooperação / Escola Fundamental Tricentenário La Salle - Cooperação / Fundação O Pão dos Pobres - Cooperação / Escola Fundamental São Vicente de Paulo - Cooperação / Escola de Assistência Social Hipólito Leite - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 4


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia dos Grupos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Grego
Lê Pouco, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Reconhecimento para integrantes de Equipes Locais do Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local - Edição 2013/2014, Caixa Econômica Federal.
2004
Paraninfo Formandos do Curso de Graduação de Filosofia, UNILASALLE.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Adilar Mistura  Data: 01/08/2005

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MISTURA, Adilar2002 MISTURA, Adilar; ZANDONAI, Zuleika Köhler Gonzales . Identidade e ética no Grupo 62. Cadernos da Sbdg Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, Porto Alegre, v. 40, p. 01, 2002.

2.
MISTURA, Adilar1999MISTURA, Adilar; SARMENTO, Dirléia Fanfa ; BEYER, Hugo Otto ; KOLLING, José . Desenvolvimento sócio-cognitivo: NUDESC. Integração Revista das Comunidades Educativas Lassalistas, Porto Alegre, v. 78, p. 61-65, 1999.

3.
MISTURA, Adilar1994MISTURA, Adilar. Educação popular: ensaio de conceito e metodologia. Integração Revista das Comunidades Educativas Lassalistas, Porto Alegre, v. 66, p. 35-37, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MISTURA, Adilar; D'AGOSTINI, Alvimar ; KOLLING, José ; KERN, Valderez M. ; WERMUTH, Sílvia B. Bender ; KOLLING, Roque ; ARGIMON, Tânia B. K. ; KAPP, Carlos G. H. ; NOGUEIRA, A. . Autopoiese: uma vivência de bioaprendências. 1. ed. Porto Alegre: Colégio La Salle São João, 2005. v. 1. 134p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MISTURA, Adilar. Novo grupo do programa de formação de educadores do La Salle Santo Antônio 2003 - In company. Educação em Revista, Porto Alegre, , v. 37, p. 8 - 8, 25 maio 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MISTURA, Adilar; BUENO, Nilza Irulegui ; SCHNEIDER, Neidí Margareth . Processo de mudança numa instituição de ensino. In: X Encontro Sul-americano de Recursos Humanos, 2002, Gramado. ESARH em revista: ESARH 2002 - competências coletivas, 2002. v. Único. p. 111-112.

Apresentações de Trabalho
1.
MISTURA, Adilar; BRAUL, Augusto ; CANSAN, Silvana Menegat . Aplicação de Operações Mentais Cognitivas no Processo de Aprendizagem Escolar Cotidiano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MISTURA, Adilar; ZANOTTO, Suzana Feijó ; MIRANDA, Magda Adalgisa Figueiredo ; CANSAN, Silvana Menegat . Programa de Enriquecimento Instrumental Aplicado em Sala de Aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MISTURA, Adilar. Aprendizagem Docente sobre Metodologias Inovadoras em Sala de Aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MISTURA, Adilar. Discurso de mudança e contradição performativa dos gestores educacionais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MISTURA, Adilar. Serviço educativo a pobres na óptica do planejamento estratégico da Província Lassalista de Porto Alegre. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MISTURA, Adilar. Funções cognitivas no processo de ensino-aprendizagem no currículo disciplinar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MISTURA, Adilar. Fundamentos Filosóficos e Educação Integral no Cotidiano Escolar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MISTURA, Adilar. Fundamentos Filosóficos Lassalistas e Educação Integral. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MISTURA, Adilar. Subjetividade e subjetivação em Lévinas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MISTURA, Adilar. Dimensões antropológicas em sala de aula. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MISTURA, Adilar; FREITAG, Berlize Ko ; ROSA, Daiane da ; RODRIGUES, Eloá Contreira ; PALMA, Gisele ; SIMIONATO, Margareth ; GEHRKE, Milton . Mesa-redonda: LDB altera as relações no ambiente escolar. Porto Alegre / RS: SINEPE/RS, 2002 (Entrevista em revista).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MISTURA, Adilar; JESUS, Rafael de ; KÜHNE, Guilherme . Sistema de Recursos Humanos: gerenciamento de horas extras e adicionais. 2002.

Processos ou técnicas
1.
MISTURA, Adilar; ZANDONAI, Zuleika Köhler Gonzales . Programa de Gestão de Pessoas do Colégio La Salle Santo Antônio. 2002.

2.
MISTURA, Adilar; KÜHNE, Guilherme . Sistema Intranet Colégio La Salle Santo Antônio. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
MISTURA, Adilar; GIUSEPPE, V. O. . Programa CAIXA ODM Projeto Vila Palmeira. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
MISTURA, Adilar. Liderança e Resultados Sustentáveis II. 2013. .

2.
MISTURA, Adilar. Desenvolvimento Interpessoal. 2008. .

3.
MISTURA, Adilar. Inteligência Emocional e Aptidões Pessoais para a Eficácia Organizacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MISTURA, Adilar. Desenvolvimento Interpessoal. 2008. .

5.
MISTURA, Adilar; GONZALES, Zuleika Kohler . Análise das Teorias dos Processos Grupais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MISTURA, Adilar. Aprendizagem Interpessoal, Grupal e Organizacional. 2007. .

7.
MISTURA, Adilar. Contribuicao das Teorias Psicodinamicas para a Aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
MISTURA, Adilar; SARMENTO, Dirléia Fanfa ; KOLLING, José ; BEYER, Hugo Otto . Programa de Enriquecimento Instrumental 2: Didática 2. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MISTURA, Adilar; SARMENTO, Dirléia Fanfa ; BEYER, Hugo Otto . Programa de Enriquecimento Instrumental 1: Didática 1. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MISTURA, Adilar; SARMENTO, Dirléia Fanfa ; KOLLING, José ; BEYER, Hugo Otto . Programa de Enriquecimento Instrumental 1: Didática 1. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MISTURA, Adilar. Introdução à Filosofia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MISTURA, Adilar. Introdução à Filosofia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MISTURA, Adilar; SARMENTO, Dirleia Fanfa ; KOLLING, José ; BEYER, Hugo Otto . Programa de Enriquecimento Instrumental 1: Didática 1. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
MISTURA, Adilar. Introdução à Filosofia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MISTURA, Adilar. Introdução à Filosofia. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
MISTURA, Adilar. Introdução à Filosofia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
MISTURA, Adilar. Introdução à Filosofia. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
MISTURA, Adilar. Antropologia Filosófica. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
MISTURA, Adilar. Cadernos da FAFIMC nº 13. 1995. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MISTURA, Adilar; ZAMPIERI, Gilmar; LAUXEN, Roberto. Participação em banca de Maurício Perondi.A teoria da ação comunicativa de Habermas e a educação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.

2.
MISTURA, Adilar; ZAMPIERI, Gilmar; LAUXEN, Roberto. Participação em banca de Pilato Pereira.A ética no pensamento de Ernesto Che Guevara. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.

3.
MISTURA, Adilar; ZAMPIERI, Gilmar; LAUXEN, Roberto. Participação em banca de Sandro Fröhlich.O itinerário existencial do Dasein: a analítica existencial segundo Martin Heidegger em Ser e Tempo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MISTURA, Adilar. Avaliação Regional do Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. 2013. Caixa Econômica Federal.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAIXA Melhores Práticas: na prática, um Brasil melhor.Avaliação Regional do Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. 2013. (Outra).

2.
Fórum Social Mundial 2005 - um outro mundo é possível. 2005. (Outra).

3.
3ª Assembléia da Missão Educativa Lassalista.3ª Assembléia da Missão Educativa Lassalista. 2004. (Outra).

4.
IV Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. 2004. (Encontro).

5.
1º Fórum Lassalista - Educação e Ética. 2002. (Outra).

6.
2º Fórum Lassalista - Construção e Reconstrução do Conhecimento. 2002. (Outra).

7.
I Assembléia da Missão Educativa Lassalista.Discurso de mudança e ação performativa dos gestores educacionais. 2002. (Outra).

8.
X Encontro Sul-americano de Recursos Humanos.Processo de mudança numa instituição de ensino. 2002. (Encontro).

9.
XIII Encontro Nacional de Administradores e Psicólogos.Processo de mudança numa instituição de ensino. 2002. (Encontro).

10.
22º Taller Internacional de Modificabilidad Cognitiva Estrutura. 2001. (Oficina).

11.
I Congresso Latino Americano de Dinâmica dos Grupos. 2001. (Congresso).

12.
II Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal. 2001. (Congresso).

13.
Inovação e Mudança: sua relação com grupos e equipes de trabalho. 2001. (Seminário).

14.
1º Congreso Latinoamericano de Aprendizaje Mediado. 2000. (Congresso).

15.
21º Taller Internacional de Modificabilidad Cognitiva Estrutural. 2000. (Oficina).

16.
Cem Anos da Morte de Nietzsche: vida e interpretação. 2000. (Outra).

17.
Congresso Internacional Dialética e Liberdade. 1999. (Congresso).

18.
Congresso Internacional sobre Inteligências Múltiplas. 1999. (Congresso).

19.
28º Encontro das Comunidades Educativas Lassalistas. 1998. (Encontro).

20.
26º Encontro das Comunidades Educativas Lassalistas. 1996. (Encontro).

21.
25º Encontro das Comunidades Educativas Lassalistas. 1995. (Encontro).

22.
24º Encontro das Comunidades Educativas Lassalistas. 1994. (Encontro).

23.
A Ética do Discurso e a Filosofia Latino Americana da Libertação. 1993. (Seminário).

24.
Jornadas Educativas. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MISTURA, Adilar; KNAPP, Léo Inácio ; GONZALEZ, Elias Nunes ; BATISTA, Liane de Azevedo . 2ª Assembléia da Missão Educativa Lassalista. 2003. (Outro).

2.
MISTURA, Adilar; BRAUL, Augusto . Ciclo de Palestras 'Jornada Pedagógica 2003'. 2003. (Outro).

3.
MISTURA, Adilar. Encontro de Serviço Educativo aos Pobres. 1998. (Outro).

4.
MISTURA, Adilar. Encontro de Serviço Educativo aos Pobres. 1997. (Outro).

5.
MISTURA, Adilar. Encontro de Serviço Educativo aos Pobres. 1996. (Outro).

6.
MISTURA, Adilar; FRIEDRICH, Nidolf Alois . Encontro de Educação Popular. 1995. (Outro).

7.
MISTURA, Adilar; PIVATTO, Pergentino S . A Nova Proposta Ética de Lévinas. 1994. (Outro).

8.
MISTURA, Adilar; FRIEDRICH, Nidolf Alois ; PAVAN, Ivo . Encontro de Educação Popular. 1994. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CACIANE COLOSSI. A depressão e o papel do líder em sia prevensão no ambiente de trabalho. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Grupos para a Eficácia Organiza) - Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia. Orientador: Adilar Mistura.

2.
CRISTIANE ZUCCHI SOPELSA SEGALA. Supostos básicos de Bion - como os grupos preservam sua identidade frente a colegas e professores: estudo de caso com grupos universitários. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Grupos para a Eficácia Organiza) - Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia. Orientador: Adilar Mistura.

3.
FERNANDO JOSE DELAI. Estratégia de implantação de um programa de consultoria fisioterapêutica no trabalho. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Grupos para a Eficácia Organiza) - Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia. Orientador: Adilar Mistura.

4.
GISELI MARA SCHENA. Trabalho com grupos: olhares profissionais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Grupos para a Eficácia Organiza) - Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia. Orientador: Adilar Mistura.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sandro Fröhlich. O itinerário existencial do Dasein: a analítica existencial segundo Martin Heidegger em Ser e Tempo. 2004. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Adilar Mistura.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:09:18