Reinaldo Guilherme Bechler

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2503451163178635
  • Última atualização do currículo em 15/02/2016


Possui graduação em História / Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), Doutorado em História Contemporânea - Universität Würzburg (2010) e Pós-Doutorado em História da Ciência - Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e pós doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua atualmente como gerente nacional de projetos da Associação Alemã de Assistência aos hansenianos e tuberculosos DAHW Brasil (Deutsche Lepra - und Tuberkulosehilfe e.V.). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Ciência, História da Hanseníase, História das Ciências da Saúde, Educação e Saúde e Divulgação Científica. Tem experiência na área de gestão de projetos internacionais, com ênfase em saúde e combate à pobreza. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Reinaldo Guilherme Bechler
Nome em citações bibliográficas
BECHLER, R. G.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em História contemporânea.
Julius-Maximilians-Universität Würzburg, WURZBURG, Alemanha.
Título: Leprabekämpfung und Zwangsisolierung im ausgehenden 19. und frühen 20. Jahrhundert: wissenschaftliche Diskussion und instututionelle Praxis, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Michael Stolberg.
Bolsista do(a): Katolischer Akademischer Ausländer-Dienst, KAAD, Alemanha.
Palavras-chave: Isolamento; Hanseníase; Leprosário.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2001 - 2005
Graduação em História / Licenciatura.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Colônia Santa Isabel: a história de um estigma.
Orientador: Betânia Gonçalves Figueiredo.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Outros
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História da Hanseníase.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História da Medicina.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PNPD (CAPES), Carga horária: 40


Julius-Maximilians-Universität Würzburg, WURZBURG, Alemanha.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Instituto de Historia da Medicina, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador, doutorando do Instituto de História da Medicina da Universidade de Würzburg (Alemanha)

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenou as atividades da disciplina Seminário de Pesquisa (Oberseminar), ofertada aos alunos do curso de História da Uni Würzburg pelo Institut für Geschichte der Medizin (Instituto de História da Medicina).

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenou as atividades da disciplina Seminário de Pesquisa (Oberseminar), ofertada aos alunos do curso de História da Uni Würzburg pelo Institut für Geschichte der Medizin (Instituto de História da Medicina).


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ofertou (2012/2) a disciplina optativa "Educação e Saúde" ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG. Ofertou (2013/1 e 2013/2) a disciplina "Seminário de Pesquisa" no curso de pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Ofertou (2013/2) a disciplina "Educação e Saúde" na pós-graduação da Faculdade de Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Ofertou (2013/2) a disciplina "Educação e Saúde" na pós graduação da Escola de Enfermagem da UFMG.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Ofereceu no segundo semestre de 2010 disciplina no curso de Pós-Graduacao em história do Departamento de História da UFMG de nome: História da Saúde-Pública no Brasil (1889-1988). Ofereceu no primeiro semestre de 2011 disciplina optativa no curso de graduação em História da UFMG de nome: História da Saúde-Pública no Brasil (1889-1988).

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista PAD - 2003, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do PAD (Programa de Aprimoramento Discente), vinculado a PROGRAD / UFMG. Pesquisa realizada durante o ano de 2003, com a orientação da Prof.Dra. Betânia Gonçalves Figueiredo.

Atividades

03/2003 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .


Associação alemã de assistência aos hansenianos e tuberculosos, DAHW, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Nacional de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Scientia & Tecnica (História da Ciência e da Técnica)


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Programa Observatório da Educação - Impacto dos mestrados profissionais em ensino na qualidade da educação científica
Descrição: Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais na área de ensino desde a homologação pela CAPES em 2001 de documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional e o ajustamento do sistema de avaliação às características desse segmento. Para além da avaliação oficial que vem sendo implementada pela CAPES, vemos a avaliação de seu impacto na qualidade da educação básica como um importante desdobramento dessa ação política. Nesse sentido, o objetivo desse projeto é avaliar o impacto dos mestrados profissionais em ensino sobre a qualidade da educação científica, considerando-se a diversidade regional e cultural dos contextos educacionais de formação e atuação, e tendo como referência a avaliação oficial medida pelo IDEB e ENEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Reinaldo Guilherme Bechler - Integrante / Silvania Sousa do Nascimento - Coordenador / Rodrigo Drumond Vieira - Integrante / Cláudio José de Holanda Cavalcanti - Integrante / Alcina Maria Testa Braz da Silva - Integrante / Flávia Resende Valle dos Santos - Integrante / Fernanda Ostermann - Integrante / Ana Paula Bossler da Costa - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Um Estudo Multicêntrico Sobre Dengue nos Estados da Bahia, Mato Gosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraná e Distrito Federal
Descrição: O binômio informação-mudança de atitudes não aparece como uma relação direta nas práticas sociais. Admitindo o papel determinante da informação no que diz respeito à formação e transformação de valores e atitudes, propomos um estudo em seis cidades brasileiras que apresentam índices crescentes de ocorrência de Dengue. Partimos do pressuposto que apenas ter acesso e mobilizar determinados pacotes informacionais não garante que determinadas condutas desejadas socialmente concretizem-se enquanto rotina para os cidadãos. Dessa forma, faz-se necessário conhecer as dimensões culturais e educativas que envolvem os contextos sociais, correspondendo a padrões de identificação e representação do coletivo. Nesse sentido, a conduta de um único sujeito corresponderia ao somatório de tomadas de posição valorativas atreladas ao contexto social no qual este sujeito encontra-se inserido e o reconhecimento dos direitos e deveres dos outros sujeitos implicados. O projeto prevê duas frentes de ações de caráter complementar. Serão elas: 1ª. Análise dos produtos até então elaborados/adotados nas ações informativas e educativas contra a dengue. Esta análise permitirá identificar as estratégias discursivas empregadas na comunicabilidade das campanhas de controle da dengue: vozes contempladas e silenciadas em cada produto. Tem-se assim um mapa síntese dos percursos discursivos empreendidos nas campanhas de controle da dengue até então colocadas em prática. 2ª. Produção e desenvolvimento de produtos e ações junto aos sujeitos, em diferentes situações educativas, objetivando a formação desses sujeitos quanto à elaboração/adoção de produtos educativos. O projeto será limitado à primeira fase que será desenvolvida em 18 meses para posteriormente ser avaliado e desenvolvido a segunda fase..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Reinaldo Guilherme Bechler - Integrante / Silvania Sousa do Nascimento - Coordenador / Mara Regina Baptista - Integrante / Greciene Lopes dos Santos Maciel - Integrante / Rodrigo Drumond Vieira - Integrante / Luciana Zenha Cordeira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2010 - 2011
A influência histórica da lepra no desenvolvimento de técnicas isolacionistas na primeira metade do século XX no Brasil e no contexto Europeu
Descrição: O projeto visa desdobrar algumas das reflexoes oriundas de minha tese de doutorado, defendida no princípio deste ano. O isolamento de leprosos ganhou justificativas científicas no final do século XIX, e foi reconhecido como uma responsabilidade exclusivamente estatal. Com isso, abriu-se perigosos precedentes no conturbado contexto social vivido na primeira metade do século XX. A presente pesquisa pretende contextualizar duas das muitas apropriacoes desse processo, qual sejam, a polítiica pública brasileira contra a lepra ao longo da primeira metade do século XX e uma singular apropriacao de elementos desse processo, feita pelo regima nacional-socialista na Alemanha..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2003
Colônia Santa Isabel - A história de um estigma
Descrição: Trabalho que teve o objetivo de remontar um histórico institucional da Colônia Santa Isabel, privilegiando a relação dos seus internos com a instituição, o que me possibilitou observar que este era muito menos rude e duro do que se imagina, muitas vezes. Trabalho com fontes importantes, como os prontuários individuais de cada paciente, relatos orais, e outros trabalhos sobre o tema em questão e sobre a Colônia em sí, onde se destaca o do prof. Francisco Calor Féliz Lanna..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências
Descrição: Grupo interdisciplinar, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, visando discutir aspectos da ciência e tecnologia vinculados à área do ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Reinaldo Guilherme Bechler - Integrante / Demétrio Delizoicov - Coordenador.
2011 - Atual
UFMG + Jovem: Conhecimento para todos
Descrição: Este projeto consiste no processo de mediação de cultura científica que culmina em uma semana de atividades integradas dos cursos de Licenciatura da UFMG, da Escola de Educação Básica da UFMG (Centro Pedagógico e Colégio Técnico) e das escolas públicas e privadas do Estado de Minas Gerais. O objetivo principal é dar continuidade ao Projeto UFMG jovem, iniciado em 1997 pela Professora Emérita Beatriz Alvarenga, e promover o encontro da produção científica da UFMG em seus diversos projetos de pesquisa com a Educação Básica do estado através de uma mostra científica de trabalhos inscritos e selecionados da Educação Básica no Estado de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Reinaldo Guilherme Bechler - Coordenador / Mara Regina Baptista - Integrante / Ana Paula Bossler - Integrante / Douglas Andrade - Integrante / silvania nascimento - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2013 - 2014
Agência de fomento: Ministério da Educação


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História da Hanseníase.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História da Medicina.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
4.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Hans-Richard-Winz-Preis, Deustche Gesellschaft für Leprakunde (Associação Alemã de História da Lepra).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BECHLER, R. G.2015BECHLER, R. G.; DELIZOICOV, D. . Rudolf Virchow divulgador científico?. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 12, p. 14-34, 2015.

2.
SAMAGAIA, R.2014SAMAGAIA, R. ; BECHLER, R. G. ; DELIZOICOV, D. . O uso do contrato de leitura na caracterização dos discursos sobre ciência das revistas especializadas. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 18, p. 53-70, 2014.

3.
NASCIMENTO, S.2014NASCIMENTO, S. ; BECHLER, R. G. ; BAPTISTA, M. R. . Comunicação da ciência no ciberespaço: um café científico transmídia.. Revista da Extensão, v. 6, p. 43-55, 2014.

4.
BECHLER, R. G.2013BECHLER, R. G.. Vidas entre a ficção e a realidade: o filme Der Führer schenkt den Juden eine Stadt (1944) como objeto de reflexão sobre o cinema nazista. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-4713 Revista Brasileira de História da Ciência), v. 6, p. 35-48, 2013.

5.
BECHLER, R. G.2012 BECHLER, R. G.. Hansen versus Neisser: controvérsias científicas no. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 19, p. 815-842, 2012.

6.
BECHLER, R. G.2011 BECHLER, R. G.. Das colônias africanas ao III Reich: a atuação do governo alemão frente à lepra da segunda metade do século XIX à primeira metade do XX. Locus (UFJF), v. 17, p. 273-300, 2011.

7.
BECHLER, R. G.2011BECHLER, R. G.. Re-conhecendo Armauer Hansen: o Cientista da Lepra e o Personagem Histórico. Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras (Online)), v. 13, p. 59-96, 2011.

8.
BECHLER, R. G.2009BECHLER, R. G.. Muito mais do que isolamento em questão: ciência, poder e interesses numa análise das duas primeiras conferências internacionais de Lepra - Berlim 1897 e Bergen 1909. Temporalidades, v. 1, p. 175-202, 2009.

9.
BECHLER, R. G.2008BECHLER, R. G.. Isolamento Compulsório de Leprosos: percauços de um paradigma. Revista Mimesis - Ciências Humanas, v. 29, p. 5-42, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BECHLER, R. G.. Leprabekämpfung und Zwangsisolierung im ausgehenden 19. und frühen 20. Jahrhundert: wissenschaftliche Diskussion und institutionelle Praxis. Saarbrücken: SHV Verlag, 2011. v. 1. 216p .

Capítulos de livros publicados
1.
BECHLER, R. G.. O Combate à Dengue e ao Aedes aegypti sob perspectiva histórica. In: NASCIMENTO, Silvania Souza; CAETANO, Polyana Lobo; BAPTISTA, Mara Regina. (Org.). Dengue: Comunicação e Educação. 1ed.Belo Horizonte: Editora Gíria, 2014, v. , p. 43-59.

2.
BECHLER, R. G.. Agruras de um cientista: Armauer Hansen e a lepra na Noruega. In: Mello, Willian J.; Lima, Zilda Maria M.; Muniz, Altemar C.. (Org.). História, Memória, Oralidade e Culturas. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2014, v. , p. 147-178.

3.
BECHLER, R. G.. Agruras de um cientista: Armauer Hansen e a lepra na Noruega. In: MOLLO, Helena. (Org.). Biografia e História das Ciências: debates com a história da historiografia. 1ed.Ouro Preto: Edufop/PPGHIS, 2012, v. , p. 45-63.

4.
BECHLER, R. G.. Colônia Santa Isabel. In: MARQUES, R.C.; SILVEIRA, A.J.T; FIGUEIREDO, B. G.. (Org.). História da Saúde em Minas Gerais: Instituicoes e Patrimônio Arquitetônico. Barueri: Manole, 2011, v. 1, p. 161-176.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BECHLER, R. G.. Re-conhecendo Armauer Hansen: o Cientista da Lepra e o Personagem Histórico. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, Sao Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, 2011.

2.
BECHLER, R. G.. Combate à lepra e isolamento compulsório na segunda metade do século XIX e primeira metade do XX: discussão científica européia, prática institucional brasileira. In: XVII Encontro Regional de História, 2010, Uberlândia. Anais do XVII Encontro Regional de História, 2010.

3.
BECHLER, R. G.. Lepra e nazismo: uma visão institucional sobre o século XX. In: XXIII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2005, Londrina - PR. XXIII Congresso Nacional de História - ANPUH, 2005.

4.
BECHLER, R. G.. Lepra e Nazismo: uma visão institucional sobre o século XX. In: 10º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2005, Belo Horizonte. 10º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2005.

5.
BECHLER, R. G.. Colônia Santa Isabel - A história de um estigma. In: XIV Encontro Regional de História (Associação Nacional de História - ANPUH-MG), 2004, Juiz de Fora. XIV Encontro Regional de História. Anais Eletrônicos. (. Juiz de Fora: Centro Regional de Inovação e Tranferência de Tecnologia - CRIT, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BECHLER, R. G.. Lepra e Nazismo: Um olhar institucional sobre o século XX. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BECHLER, R. G.. Re-conhecendo Armauer Hansen: o Cientista da Lepra e o Personagem Histórico. In: 5. Simpósio Nacional de Hansenologia, 2010, Belo Horizonte. Hansenologia Internationalis: Hanseníase e outras doenças infecciosas, 2010. v. 35. p. 157-157.

2.
BECHLER, R. G.. Ciência, Política e Isolamento: Uma Análise da 1. Conferência Internacional de Lepra de Berlim 1897 e seus Reflexos no Brasil. In: 5. Simpósio Nacional de Hansenologia, 2010, Belo Horizonte. Hansenologia Internationalis: Hanseníase e outras doenças infecciosas, 2010. v. 35. p. 148-148.

3.
BECHLER, R. G.. Lepra e Nazismo: Uma visao institucional sobre o século XX. In: 10º Seminário Nacional de História da Ciência e da tecnologia, 2005, Belo Horizonte. Anais do 10. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
BECHLER, R. G.. A história e o Historicismo aos olhos de Rudolf Virchow: interlocuções entre ciência e sociedade. História Revista (UFG. Impresso), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: a experiência de um café científico transmídia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BECHLER, R. G.. Marie Curie. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BECHLER, R. G.. Leprabekämpfung und Zwangsisolierung im ausgehenden 19. und frühen 20. Jahrhundert: wissenschaftliche Diskussion und institutionelle Praxis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BECHLER, R. G.. Colônia Santa Isabel: ein brasilianischer Weg in der Lepra-Bekämpfung im frühen 20. Jahrhundert. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BECHLER, R. G.. 91. Jahrestagung der Deutsche Gesellschaft für Geschichte der Medizin, Naturwissenschaft und Technik. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NORONHA, I. O. ; BECHLER, R. G. ; MARTINS, L. F. P. ; TEIXEIRA, K. V. . Inventário de bens culturais de natureza material e imaterial - Ouro Preto / Congonhas (Ferro + Mineração S/A). 2013.

2.
NORONHA, I. O. ; BECHLER, R. G. ; MARTINS, L. F. P. ; DUARTE, V. L. . Inventário de bens culturais de natureza material e imaterial - Brumadinho/São Joaquim de Bicas (Ferrous do Brasil S/A). 2013.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BECHLER, R. G.. Pesquisador colombiano fala na UFMG sobre comunicação e ciência. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Exposições, trabalhos científicos e oficinas de TV na 14a. UFMG Jovem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . UFMG dedica série de rádio à Temporada Alemanha+Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
BECHLER, R. G.. Barômetro mistura Ciêncua e Cultura no XXII Conhecimento e Cultura. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Brasil e Alemanha, o encontro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
LEMOS, Z. ; BECHLER, R. G. . Dengue na TV. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BECHLER, R. G.. Rádio UFMG cria programa Barômetro: um café científico popular. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
BECHLER, R. G.. Spurensuche in der Leprakolonie. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
BECHLER, R. G.. Artigo redigido por Reinaldo Guilherme Bechler, bolsista do KAAD. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BECHLER, R. G.; ALVES, F. ; AVILA, G. C. ; PORTO, P. . quem quer ciência. 2012; Tema: História da Ciência. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BECHLER, R. G.. IV Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio. 2014. (Comissão Avaliadora).

2.
BECHLER, R. G.. Participação na Comissão Avaliadora da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, para seleção de propostas de programas e projetos de extensão. 2013. (Comissão Avaliadora).

3.
BECHLER, R. G.. Parecer emitido para o artigo: ?Táticas cotidianas e ação coletiva: a resistência de pessoas atingidas pela hanseníase?. 2011. (Parecer ad hoc Revista Varia História).

4.
BECHLER, R. G.. Parecer para o artigo: REFORMA E EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA PENNA DE BELISÁRIO ? PRIMEIRA REPÚBLICA DO BRASIL (1916 ? 1925). 2011. (Parecer ad hoc - Revista Temporalidades UFMG).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LANA, F. C. F.; BECHLER, R. G.; MONTEIRO, Y. N.. Participação em banca de Amanda Pereira Nunes Tavares. História social da hanseníase no nordeste de Minas Gerais. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
MORETTI-PIRES, R. O.; CUTOLO, L. A.; BECHLER, R. G.; MOSCHETA, M.; GRISOTTI, M.. Participação em banca de Fábio Luiz Quandt. Saúde, ambiente e seus sentidos: a (re) construção narrativa com protagonistas do instituto federal catarinense em camburiú - SC. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
PEDUZZI, L. O. Q.; BECHLER, R. G.; SILVA, H. C.; MARTINS, A. F. P.; BARROS JUNIOR, C. C.. Participação em banca de Marinês Domingues Cordeiro. Ciências e valores na história da fissão nuclear: potencialidades para a educação científica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SELL, R. P. S.; BECHLER, R. G.. Participação em banca de João Luiz de Souza.Urbanização, Saneamento e Marginalização: uma análise da construção da Avenida Hercílio Luz 1918-1920. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13. Congresso Brasileiro de Hansenologia. Aspectos Históricos da Hanseníase e o Hoje. 2014. (Congresso).

2.
13. Congresso Brasileiro de Hansenologia. História, ciências sociais e educação em saúde. 2014. (Congresso).

3.
II Colóquio Internacional: Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica: desafios e perspectivas. Medicina, comunicação científica e construção do conhecimento. 2014. (Congresso).

4.
II Colóquio Internacional: Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica: desafios e perspectivas. Medicina, comunicação científica e construção do conhecimento. 2014. (Congresso).

5.
7. Simpósio Brasileiro de Hansenologia.A Hanseníase como problema histórico-social: desafios de pesquisa. 2013. (Simpósio).

6.
II Encontro Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação.Barômetro: a experiência de um café científico transmídia. 2013. (Encontro).

7.
13. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O combate à dengue e ao Aedes Aegypti sob perspectiva histórica. 2012. (Seminário).

8.
1º Encontro de Divulgação Científica e Cultura. 2012. (Encontro).

9.
Colóquio Internacional: Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica. O combate à dengue e ao Aedes Aegypti sob perspectiva histórica. 2012. (Congresso).

10.
III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Os repositórios digitais como veículo de divulgação científica: desenvolvimento do repositório UFMG - coleção dengue. 2012. (Encontro).

11.
SBPC 2012. Roda de Conversa - UFMG Jovem. 2012. (Congresso).

12.
XVIII Encontro Regional ANPUH - Dimensões do Poder na História.O combate à dengue e ao Aedes Aegypti sob perspectiva histórica. 2012. (Encontro).

13.
12. Congresso Brasileiro de Hansenologia e Congresso Regional da ILA - Américas. Modelo Norueguês de Combate à Lepra no Século XIX: Reinterpretando um Paradigma. 2011. (Congresso).

14.
5 Seminário Nacional de História da Historiografia.Re-conhecendo Armauer Hansen: o Cientista da Lepra e o Personagem Histórico. 2011. (Seminário).

15.
Relações Médico-Científicas entre Brasil e Alemanha: História e Perspectivas.Perspectivas históricas acerca do isolamento de leprosos na seguna metade do século XIX e primeira metade do XX na Alemanha. 2011. (Simpósio).

16.
XXVI Simpósio Nacional de História.Re-conhecendo Armauer Hansen: o Cientista da Lepra e o Personagem Histórico. 2011. (Simpósio).

17.
5. Simpósio Nacional de Hansenologia.Ciência, Política e Isolamento: Uma Análise da 1. Conferência Internacional de Lepra de Berlim 1897 e seus Reflexos no Brasil. 2010. (Simpósio).

18.
5. Simpósio Nacional de Hansenologia."Re-conhecendo" Armauer Hansen: o cientista da lepra e o personagem histórico. 2010. (Simpósio).

19.
Weltlepratag 2010.Leprabekämpfung und Zwangsisolierung im ausgehenden 19. und frühen 20. Jahrhundert: wissenschaftliche Diskussion und institutionelle Praxis. 2010. (Encontro).

20.
XVII Encontro Regional de História. Combate à lepra e Isolamento Compulsório na segunda metade do século XIX e primeira metade do XX: discussao científica eurpéia, prática institucional brasileira. 2010. (Congresso).

21.
Palestra promovida pelo DAWH - Deutsche Lepra- und Tuberkulosehilfe e. V.Aus dem Leben meines Großvaters. 2009. (Outra).

22.
26. Jahrestagung der Würzburger medizinhistorische Gesellschaft. 2008. (Simpósio).

23.
91. Jahrestagung der Deutsche Gesellschaft für Geschichte der Medizin, Naturwissenschaft und Technik. Colônia Santa Isabel: ein brasilianischer Weg in der Leprabekämpfung im frühen 20. Jahrhundert. 2008. (Congresso).

24.
25. Jahrestagung der Würzburger medizinhistorische Gesellschaft. 2007. (Simpósio).

25.
10º Seminário Nacional de História da Ciência e da tecnologia. Lepra e Nazismo: uma visao institucional sobre o século XX. 2005. (Congresso).

26.
XXIII Simpósio Nacional de História. XXIII Simpósio Nacional de História. 2005. (Congresso).

27.
Foucault em debate: 20 anos de ausência. 2004. (Congresso).

28.
XIV Encontro Regional de História (Associação Nacional de História - ANPUH-MG). Colônia Santa Isabel: A história de um estigma. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BECHLER, R. G.; DELIZOICOV, D. ; SAMAGAIA, R. ; MARQUES, C. A. ; NASCIMENTO, S. . II Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica: desafios e perspectivas. 2014. (Congresso).

2.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . XIV UFMG Jovem. 2013. (Outro).

3.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: ciência, café e debate (Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014). 2013. (Outro).

4.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: ciência, café e debate (Associativismo:encontros Teuto-Brasileiros). 2013. (Outro).

5.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: Ciência, Café e Debate (Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014). 2013. (Outro).

6.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: Ciência, Café e Debate (Associativismo: encontros teuto-brasileiros. 2013. (Outro).

7.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: Ciência, Café e Debate (A Geofísica e o Pré-sal). 2013. (Outro).

8.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: Ciência, Café e Debate (A Telemedicina e os usos da tecnologia na saúde). 2013. (Outro).

9.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . XIV UFMG Jovem. 2013. .

10.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: ciência, café e debate ("Ciência e Esporte"). 2013. (Outro).

11.
BECHLER, R. G.. 7o. Simpósio Brasileiro de Hansenologia. 2013. (Congresso).

12.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Dengue. 2012. (Exposição).

13.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: Ciência Café e Debate - "Lua nova, novas luas... quais os limites do universo?. 2012. (Outro).

14.
BECHLER, R. G.. Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Cientifica. 2012. (Congresso).

15.
BECHLER, R. G.. UFMG Conhecimento e Cultura. 2012. (Outro).

16.
BECHLER, R. G.. XIII UFMG Jovem. 2012. .

17.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro - Ciência Café e Debate - Sempre é hora de combater a dengue?. 2012. (Outro).

18.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro - Ciência Café e Debate - "Quem é o dono da água?". 2012. (Outro).

19.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro - Ciência Café e Debate - "Ciência e Sexualidade". 2012. (Outro).

20.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro - Ciência Café e Debate - "Hanseníase". 2012. (Outro).

21.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro - Ciência Café e Debate - " Energia Limpa". 2012. (Outro).

22.
BECHLER, R. G.. Mostra Med & Cine: História da medicina no cinema. 2012. (Festival).

23.
BECHLER, R. G.. SBPC - Roda de Conversa UFMG Jovem. 2012. (Outro).

24.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro - Ciência Café e Debate - "Objetos Científicos: Portas abertas das experimentações?. 2012. (Outro).

25.
BECHLER, R. G.. XII UFMG Jovem. 2011. (Outro).

26.
BECHLER, R. G.. 12. Congresso Brasileiro de Hansenologia e Congresso Regional da ILA - Américas. 2011. (Congresso).

27.
BECHLER, R. G.. 5. Simpósio Nacional de Hansenologia. 2010. (Congresso).

28.
BECHLER, R. G.. VII ENPEH - Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mara Regina Baptista. UM ESTUDO MULTICÊNTRICO SOBRE DENGUE NOS ESTADOS DA BAHIA, MATO GROSSO DO SUL, MINAS GERAIS, SÃO PAULO, PERNAMBUCO, PARANÁ E DISTRITO FEDERAL. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BECHLER, R. G.2012 BECHLER, R. G.. Hansen versus Neisser: controvérsias científicas no. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 19, p. 815-842, 2012.

2.
NASCIMENTO, S.2014NASCIMENTO, S. ; BECHLER, R. G. ; BAPTISTA, M. R. . Comunicação da ciência no ciberespaço: um café científico transmídia.. Revista da Extensão, v. 6, p. 43-55, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: a experiência de um café científico transmídia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BECHLER, R. G.. Pesquisador colombiano fala na UFMG sobre comunicação e ciência. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BECHLER, R. G.. Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Cientifica. 2012. (Congresso).

2.
BECHLER, R. G.. UFMG Conhecimento e Cultura. 2012. (Outro).

3.
BECHLER, R. G.. XIII UFMG Jovem. 2012. .

4.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro - Ciência Café e Debate - Sempre é hora de combater a dengue?. 2012. (Outro).

5.
BECHLER, R. G.. Mostra Med & Cine: História da medicina no cinema. 2012. (Festival).

6.
BECHLER, R. G.. SBPC - Roda de Conversa UFMG Jovem. 2012. (Outro).

7.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: Ciência, Café e Debate (Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014). 2013. (Outro).

8.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: Ciência, Café e Debate (Associativismo: encontros teuto-brasileiros. 2013. (Outro).

9.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: Ciência, Café e Debate (A Geofísica e o Pré-sal). 2013. (Outro).

10.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . Barômetro: Ciência, Café e Debate (A Telemedicina e os usos da tecnologia na saúde). 2013. (Outro).

11.
BECHLER, R. G.; NASCIMENTO, S. S. . XIV UFMG Jovem. 2013. .

12.
BECHLER, R. G.; DELIZOICOV, D. ; SAMAGAIA, R. ; MARQUES, C. A. ; NASCIMENTO, S. . II Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica: desafios e perspectivas. 2014. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BECHLER, R. G.; ALVES, F. ; AVILA, G. C. ; PORTO, P. . quem quer ciência. 2012; Tema: História da Ciência. (Blog).



Outras informações relevantes


Aprovado em segundo lugar no concurso público para o cargo de Professor Adjunto no curso de Turismo (História) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, conforme DOU de 02/05/2012: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/36570151/dou-secao-3-02-05-2012-pg-30



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 2:34:34