Gustavo Silveira Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2390817113525498
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Graduado em Letras, doutor em Estudos Literários - Literatura Comparada. Professor de Literatura Brasileira da UFMG, pesquisador do CNPq e da Fapemig. Editor-chefe dos Cadernos Benjaminianos (UFMG). Atua principalmente nas seguintes áreas: Poesia Brasileira Contemporânea. Escrita criativa. Ensaísmo. Literatura e cultura latino-americana: século XX. Relações entre Literatura e Filosofia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Silveira Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, G. S.;RIBEIRO, Gustavo Silveira;RIBEIRO, Gustavo;SILVEIRA, GUSTAVO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095101
URL da Homepage: http://www.letras.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Estudos Literários.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Prof. Dr. Abel Barros Baptista).
Título: O drama ético na obra de Graciliano Ramos - leituras a partir de Jacques Derrida [aprovada com distinção e louvor; indicada para publicação], Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Wander Melo Miranda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Acolhimento; Responsabilidade; Alteridade; Ética.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2006 - 2008
Mestrado em Estudos Literários.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Abertura entre as nuvens: uma reinterpretação de Infância, de Graciliano Ramos (Aprovada com distinção e louvor, recomendada para publicação),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria Cecília Bruzzi Böechat.
Palavras-chave: Infância, memorialismo literário, ética.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
2004 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Os fracassos necessários: Georges Perec e as taxonomias impossíveis de ´A vida modo de usar´.
Orientador: Maria Ester Maciel Borges de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2016 - Atual
Ensino, Estudos Literários, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A poesia fora de si: outros espaços e novas textualidades no Brasil
Poesia e catástrofe
01/2016 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e filosofia no Brasil: a cena do presente
O ensaio no Brasil
Percalço, percurso: a poesia de Carlito Azevedo
Poetas-Tradutores: a poesia brasileira e a tarefa da tradução
Poesia brasileira contemporânea: a questão da forma
02/2008 - 04/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

Linhas de pesquisa
Literatura Comparada
03/2008 - 12/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos temáticos em Literatura Comparada: Literatura e Cinema

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2013 - 12/2015
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira Contemporânea
Literatura Brasileira e a Construção da Nacionalidade
Literatura e Cinema
O Cânone Literário Brasileiro
Poética e Poesia no Brasil

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor III (Contratado), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira II

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2012 - 06/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Literatura
Literatura Colonial


Linhas de pesquisa


1.
Literatura Comparada


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Narrativas da violência: o Brasil de perto e de dentro
Descrição: O presente projeto pretende investigar as narrativas fílmicas (desde o cinema até os vídeos caseiros disponibilizados em redes sociais) construídas em torno da questão da violência e o espaço globalizado brasileiro atual, considerando-as como dispositivos que permitem repensar o real a partir de suas ficcionalizações / documentações arquivísticas - pensando aqui o documentário como ficção e suas possíves relações ambivalentes. Sejam as Jornadas de Junho de 2013, ou o cinema indígena ou ainda as narrativas debruçadas sobre o cotidiano urbano no Brasil, o objetivo é construir um panorama crítico tanto histórico quanto calcado nas diferentes geografias culturais a partir de uma análise das imagens criadas. Comparando estes exemplares visuais entre si e com exemplares do cinema produzido em períodos similares como nos 1960 no país, por diretores consagrados como Glauber Rocha, Andrea Tonacci ou Rogério Sganzerla, entre outros, assim como com narrativas advindas da literatura e das elucubrações teóricas da geografia e urbanismo, nossa hipótese é da repetição de tais traços da violência urbana sendo replicados em espaços considerados não-urbanos, produzindo imagens cada vez mais aterradoras e destrutivas, assim como a importância do cinema e seus derivados como mídia(s) narrativa(s) específica(s) para explicitação destes mesmos eventos dado sua idiossincrática relação com os mecanismos perceptivos, considerando inclusive sua domesticação seja através da TV, das mídias sociais e vídeos caseiros. Além disso, gostaríamos de discutir os novos modelos de produção de imagens filmicas domésticas como novas formas de expressar e ampliar esteticamente o campo das narrativas na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gustavo Silveira Ribeiro - Coordenador / Frederico Canuto - Integrante / Pedro Rena Todeschi - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2016 - Atual
A poesia fora de si: outros espaços e novas textualidades no Brasil contemporâneo
Descrição: Uma série crescente de reflexões no campo teórico do presente vem tentando construir uma elaboração conceitual demorada em torno ao fenômeno de transformação e questionamento dos sentidos e dos limites da noção tradicional de literatura, e da poesia em particular, que nessas novas abordagens e tentativas de compreensão tem recebido nomes como ?literatura expandida? (PATO, 2012), ?escrita fora de si? (KIFFER, 2014) e ?Literatura posautónoma? (LUDMER, 2007), para citar apenas alguns exemplos. Todos esses conceitos apontam para um ponto em comum, que assim poderia ser sintetizado: uma das marcas da literatura contemporânea é, justa e paradoxalmente, a explosão mesma dos limites e das instâncias particulares da experiência literária, que agora ? mais do que em outros momentos de contestação e movimento, como o período das vanguardas artísticas do início do século XX ? vê seus domínios alargados e hibridizados, na medida em que passam a se consolidar, com bastante força, manifestações e gestos literários que se dão para além dos lugares e das formas de organização e intervenção convencionalmente associadas à poesia. Os suportes da coisa literária (a voz, o livro) coexistem agora com a performance, a instalação e as artes visuais; a palavra poética se espalha por outras artes e outros discursos, configurando-se a partir de outras e distintas demandas; a questão da forma, por fim, assume relevância fundamental, constituindo-se como elemento-chave para entender os novos problemas postos pela experiência literária em nossos dias, e no contexto poético brasileiro em particular. É diante desse cenário, desse universo no qual, segundo palavras do filósofo francês Jean-Luc Nancy ?a própria poesia pode perfeitamente encontrar-se onde não existe propriamente poesia? (NANCY, 2005, p. 11; grifo do autor), que este projeto pretende atuar, procurando mapear, na produção brasileira do presente, os espaços outros de criação e inserção da literatura, bem como a emergência (na dupla acepção do termo) de novas textualidades e modos da poesia. Serão estudados pelo projeto autores como Carlito Azevedo, Ricardo Domeneck, Marília Garcia, Angélica Freitas, Alberto Pucheu Anitta Costa Malufe, Ricardo Aleixo, Guilherme Gontijo Flores, Eduardo Sterzi, Ricardo Corona e André Vallias, entre outros. Além deles, artistas plásticos e artistas multimídia como Nuno Ramos, Leila Danziger, Artur Bispo do Rosário, José Leonilson e Cao Guimarães..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gustavo Silveira Ribeiro - Coordenador / Marina Mattos Baltazar - Integrante.
2013 - 2015
Arquivos da catástrofe na cultura contemporânea
Descrição: A pesquisa proposta investiga como o espaço híbrido da literatura, do cinema e da arte contemporâneas pode ser lido como um grande arquivo da violência e da catástrofe que atravessaram e continuam a marcar as mais diversas formações sociais nas últimas décadas. Partindo da observação crítica de que a arte dos últimos trinta anos (pelo menos) tem se aproximado cada vez mais do colecionismo e do arquivo, utilizando criativamente todo tipo de listas, catálogos e formas de seriação e acumulação, bem como incorporando a si uma extraordinária variedade de materiais e objetos (fotografias, documentos, recortes de jornal, fragmentos de utensílios, restos de árvores e plantas mortas, obituários), elaborou-se a hipótese inicial que sustenta este projeto, a saber: a de que uma das linhas de força da cultura contemporânea é justamente esse archival impulse, uma pulsão arquivística, conforme propôs, entre outros, Hal Foster (FOSTER, 2004), que de alguma maneira confere certa unidade a obras de linguagens, meios e artistas muito diferentes entre si. Por outro lado, é possível verificar também que o desejo de arquivo que percorre a cultura contemporânea se aproxima de uma política da memória, de um esforço amplo que se coloca contra a tendência ? igualmente identificável na cultura do presente ? para o apagamento dos rastros do passado (cf. AVELAR, 2003; FOOT HARDMAN, 1998; GINZBURG, 2012), especialmente aqueles que se ligam a experiências traumáticas individuais e coletivas, decorrentes da incessante catástrofe (cf. AGAMBEN, 2008A; BENJAMIN, 2004) que percorre e enforma, sob o signo do progresso e do capital, a vida e a História. Inscrito na perspectiva da literatura comparada, isto é, a partir do diálogo entre artes e saberes de múltiplas disciplinas, o projeto tomará como objetos particulares de pesquisa, nos 48 (quarenta e oito meses) de sua duração, obras produzidas a partir dos anos 1980: narrativas de Valêncio Xavier, Silviano Santiago, Caio Fernando Abreu, Tununa Mercado, Roberto Bolaño e W. G. Sebald; poemas de Carlito Azevedo e Nuno Ramos; instalações, espetáculos e fotografias do mesmo Nuno Ramos e também de Frans Krajcberg, Ai Wei Wei e do Teatro da Vertigem, além de filmes de Claude Lanzmann, Andrea Tonacci, Jia Zhang Ke, Wang Bing e Vincent Carelli. Organizada a partir de três eixos temáticos específicos, a pesquisa se desdobrará, sempre sob a égide do comparativismo, em torno da memória das ditaturas militares e regimes de exceção da América Latina, dos resquícios da violência e do autoritarismo persistentes na cena político-social contemporânea do Brasil e de alguns países europeus, e da destruição sistemática da natureza que se tem levado a cabo ? aceleradamente e em latitudes tão diversas como a China industrial, as florestas tropicais brasileiras e o litoral norte da Grã-Bretanha ? em nome da exploração industrial e da expansão das fronteiras agrícolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gustavo Silveira Ribeiro - Coordenador / Felipe Augusto Silva Leite - Integrante / Laryssa Oliveira Rodrigues - Integrante / Genaro Moreira Santos - Integrante / Yasmine Spínola dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: O Eixo e a Roda (UFMG)
2015 - Atual
Periódico: Cadernos Benjaminianos
2015 - Atual
Periódico: Fronteiraz (São Paulo)
2015 - Atual
Periódico: Devires (UFMG)
2014 - Atual
Periódico: Ipotesi (UFJF. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio UFMG de Teses 2013, Universidade Federal de Minas Gerais.
2012
Aprovação, com distinção e louvor, além de indicação à publicação, da tese "O drama ético na obra de Graciliano Ramos: leituras a partr de Jacques Derrida, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.
2008
Aprovação, com distinção e louvor, além de indicação à publicação, da dissertação "Abertura entre as nuvens: uma reinterpretação de ´Infância´, de Graciliano Ramos", Faculdade de Letras da UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, G. S.2018RIBEIRO, G. S.. Antevéspera, noite interior. MOARA, v. 49, p. 48-56, 2018.

2.
RIBEIRO, G. S.2017RIBEIRO, G. S.. Luto e transmissão na poesia de Leila Danziger. Arquivo Maaravi, v. 11, p. 39-52, 2017.

3.
SILVEIRA, GUSTAVO2017SILVEIRA, GUSTAVO; VERAS, Eduardo Horta Nassif ; PINHEIRO, TIAGO GUILHERME . A responsabilidade e as respostas da poesia. Uma conversa com Marcos Siscar. O EIXO E A RODA (UFMG), v. 26, p. 259-277, 2017.

4.
RIBEIRO, G. S.2016RIBEIRO, G. S.. Vidas secas: subalternidade, palavra e poder. Remate de Males, v. 36, p. 343-356, 2016.

5.
RIBEIRO, G. S.2016RIBEIRO, G. S.. Catálogo dos mortos: a cultura latino-americana contemporânea e os inventários do horror. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 18, p. 81-98, 2016.

6.
RIBEIRO, G. S.2016RIBEIRO, G. S.. A noite explode nas cidades: três hipóteses sobre 'Vinagre: uma antologia de poetas neobarracos'. Outra Travessia (UFSC), v. 20, p. 165-184, 2016.

7.
RIBEIRO, G. S.2016RIBEIRO, G. S.. Exceção, história e barbárie no Brasil: três tempos, três cenas. Cadernos Benjaminianos, v. 11, p. 76-93, 2016.

8.
RIBEIRO, G. S.2016RIBEIRO, G. S.. Vida dentro da vida, narrativas em abismo: exercícios críticos a partir de 'Névoa e assobio', de Bianca Dias. Qorpus, v. 20, p. 42-58, 2016.

9.
RIBEIRO, G. S.2016RIBEIRO, G. S.. Interrogar o instante, interromper o agora: poesia, política e pensamento em Alberto Pucheu. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 1, p. 196-204, 2016.

10.
RIBEIRO, G. S.2016RIBEIRO, G. S.. à travers une brèche d'incompréhension: sobre Uberzähalt, de W. G. Sebald. Cadernos Benjaminianos, v. 12, p. 184-188, 2016.

11.
RIBEIRO, G. S.2016RIBEIRO, G. S.. Expressão lírica de um mundo em colapso: Carlos Drummond de Andrade e Carlito Azevedo. Ipotesi (UFJF. Impresso), v. 19, p. 30-41, 2016.

12.
RIBEIRO, Gustavo Silveira2015RIBEIRO, Gustavo Silveira. A língua de Fabiano. Floema (UESB), v. 1, p. 147-162, 2015.

13.
RIBEIRO, G. S.2015RIBEIRO, G. S.. Repertório de incêndios: variações sobre a poesia recente de Fabiano Calixto. Estudos Linguísticos e Literários, v. 51, p. 100-108, 2015.

14.
RIBEIRO, G. S.2015RIBEIRO, G. S.. Graciliano Ramos e as aporias do perdão. Literatura e Sociedade (USP), v. 21, p. 43-53, 2015.

15.
RIBEIRO, G. S.2014RIBEIRO, G. S.. A experiência da destruição na poesia de Carlito Azevedo. O Eixo e a Roda (UFMG), v. 23, p. 69-82, 2014.

16.
RIBEIRO, G. S.2014RIBEIRO, G. S.; SANTOS, T. A. . Foto, mácula, memória (uma entrevista com Nuno Ramos). Estudos Linguísticos e Literários, v. 49, p. 149-160, 2014.

17.
RIBEIRO, G. S.2013RIBEIRO, G. S.. As lições da literatura: notas sobre o ensaio em Walter Benjamin. Cadernos Walter Benjamin, v. 8, p. 1-13, 2013.

18.
RIBEIRO, Gustavo Silveira2013RIBEIRO, Gustavo Silveira. Shoah: tempo, arquivo, canção. Eutomia (Recife), v. 1, p. 163-174, 2013.

19.
RIBEIRO, Gustavo Silveira2013RIBEIRO, Gustavo Silveira. O arquivo e a testemunha: Memórias do Cárcere. Fronteiraz (São Paulo), v. 11, p. 03-20, 2013.

20.
RIBEIRO, G. S.2012RIBEIRO, G. S.. Fragmentos de luz, memórias da destruição. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 8, p. 16-31, 2012.

21.
RIBEIRO, G. S.2010RIBEIRO, G. S.. Graciliano Ramos e a reinvenção da infância. Literatura em debate (URI), v. vol.4, p. 75-92, 2010.

22.
RIBEIRO, G. S.2010RIBEIRO, G. S.. Esquecer para lembrar: memória e compreensão em "Infância", de Graciliano Rmos. Literatura e Autoritarismo (UFSM), v. 16, p. 10-18, 2010.

23.
RIBEIRO, G. S.2010RIBEIRO, G. S.. Walter Benjamin: o compromisso com a teoria. Cadernos Benjaminianos, v. 2, p. 06-15, 2010.

24.
RIBEIRO, G. S.2009RIBEIRO, G. S.. Os paradoxos da escrita autobiográfica em Photomaton & Vox, de Herberto Helder. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 08, p. 18-25, 2009.

25.
RIBEIRO, G. S.2009RIBEIRO, G. S.. Tornar-se outro: a obra do jovem Lobo Antunes e o romance de formação. O Marrare (Impresso), v. 11, p. 44-57, 2009.

26.
RIBEIRO, G. S.2009RIBEIRO, G. S.. Violência, ressentimento e compreensão nas memórias de Graciliano Ramos. Em Tese (Belo Horizonte), v. 14, p. 1-8, 2009.

27.
RIBEIRO, G. S.2007RIBEIRO, G. S.. O livro agreste. O Eixo e a Roda, v. 14, p. 197-201, 2007.

28.
RIBEIRO, G. S.2007RIBEIRO, G. S.. Ou o poema contínuo. Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG), v. 27, p. 153-156, 2007.

29.
RIBEIRO, G. S.2006RIBEIRO, G. S.. Os fracassos necessários: Georges Perec e as taxonomias impossíveis de 'A vida modo de usar'. Caligrama (UFMG), v. 11, p. 257-271, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, G. S.; PINHEIRO, T. G. (Org.) ; VERAS, Eduardo Horta Nassif (Org.) . Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível. 1. ed. Belo Horizonte: Quixote + Do Editoras Associadas, 2018. v. 1. 428p .

2.
RIBEIRO, G. S.. Antevéspera, noite interior. 1. ed. Juiz de Fora: Edições Macondo, 2018. v. 1. 26p .

3.
RIBEIRO, G. S.. O drama ético na obra de Graciliano Ramos. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017. 252p .

4.
RIBEIRO, G. S.; PEREIRA, Antonio Marcos . Toda a orfandade do mundo - escritos sobre Roberto Bolaño. 1. ed. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016. v. 1. 216p .

5.
RIBEIRO, G. S.. Abertura entre as nuvens - uma interpretação de Infância, de Graciliano Ramos. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2012. 140p .

6.
RIBEIRO, G. S.; VERAS, Eduardo Horta Nassif . Por uma literatura pensante - ensaios de filosofia e literatura. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2012. v. 1. 240p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, G. S.. Leonilson: a poesia fora de si. In: Gustavo Silveira Ribeiro; Tiago Guilherme Pinheiro; Eduardo Horta Nassif Veras. (Org.). Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível. 1ed.Belo Horizonte: Quixote + Do Editoras Associadas, 2018, v. 1, p. 135-146.

2.
RIBEIRO, G. S.; VERAS, Eduardo Horta Nassif ; PINHEIRO, T. G. . Da poesia: a responsabilidade e as respostas. In: Gustavo Silveira Ribeiro; Tiago Guilherme Pinheiro; Eduardo Horta Nassif Veras. (Org.). Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível. 1ed.Belo Horizonte: Quixote + Do Editoras Associadas, 2018, v. 1, p. 411-427.

3.
RIBEIRO, G. S.. Antevéspera, noite interior: atravessar uma canção que me atravessa. In: Age de Carvalho; Mayara Ribeiro Guimarães. (Org.). Age de Carvalho: todavida, todavia. 1ed.Belém: Secrataria de Cultura do Estado do Pará - Secult, 2018, v. , p. 148-156.

4.
RIBEIRO, G. S.. The Night Explodes in the Cities: Three Hypotheses about Vinagre: uma antologia de poetas neobarracos. In: Nicola Gavioli; Vinicius Mariano de Carvalho. (Org.). Literatura and Ethics in contemporary Brazil. 1ed.London: Routledge, 2017, v. 1, p. 261-271.

5.
RIBEIRO, G. S.. Todos os nomes, o nome - arquivo e violência na cultura latino-americana contemporânea. In: RIBEIRO,Gustavo Silveira; PEREIRA, Antonio Marcos. (Org.). Toda a orfandade do mundo - escritos sobre Roberto Bolaño. 1ed.Belo Horizonte: Belo Horizonte, 2016, v. , p. 45-64.

6.
RIBEIRO, Gustavo Silveira. Sob o signo da exceção: Graciliano Ramos, Jorge Amado e além. In: Evelina Hoisel; Myriam Fraga; Aleilton Fonseca. (Org.). Jorge Amado: Literatura e Política. 1ed.Salvador: Casa de Palavras, 2015, v. 1, p. 107-122.

7.
RIBEIRO, G. S.. Abertura. Alteridade. Acolhimento: Graciliano Ramos e Jacques Derrida. In: Roberto Said; Luiz Fernando Ferreira Sá. (Org.). Jacques Derrida - Entreatos de Leitura e Literatura. 1ed.São Paulo: Ateliê Editorial, 2014, v. , p. 230-243.

8.
RIBEIRO, G. S.. Exceção, narração e resistência em Graciliano Ramos. In: Augusto Sarmento-Pantoja; Rosani Ketzer Umbach; Tânia Sarmento-Pantoja. (Org.). Estudos de Literatura e Resistência. 1ed.Campinas: Pontes, 2014, v. , p. 145-158.

9.
RIBEIRO, G. S.. Pensamento e animalidade em Vidas secas. In: RIBEIRO, Gustavo Silveira; VERAS, Eduardo Horta Nassif. (Org.). Por uma literatura pensante - ensaios de filosofia e literatura. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2012, v. , p. 169-179.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, G. S.. Poesia Política. Quatro cinco um, p. 24 - 24, 04 dez. 2017.

2.
RIBEIRO, G. S.. Ricardo Aleixo: uma obra pesada demais para a ventania. Suplemento Pernambuco: Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Recife - PE, p. 12 - 15, 02 nov. 2017.

3.
RIBEIRO, G. S.. Sobre trovas e tempestades: atravessar uma canção que me atravessa. Revista Garupa, Rio de Janeiro, p. 34 - 41, 24 ago. 2017.

4.
RIBEIRO, G. S.. Violáceo, vermelho-sangue: sobre 'O martelo', de Adelaide Ivánova. Escamandro: poesia, tradução, crítica, Curitiba, p. 1 - 10, 03 ago. 2017.

5.
RIBEIRO, G. S.. Laura Erber: para retomar posse dos próprios abismos. Suplemento Pernambuco: Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Recife - PE, p. 21 - 23, 19 jun. 2017.

6.
RIBEIRO, G. S.. O choro triste da História: modos e formas do político na poesia de Guilherme Gontijo Flores. Revista Cult, São Paulo, 10 mar. 2017.

7.
RIBEIRO, G. S.. Destruir, ela disse: delicadeza e violência na poesia recente de Mônica de Aquino. Caliban, Lisboa, p. 1 - 9, 04 jan. 2017.

8.
RIBEIRO, G. S.. No centro de mundos em extinção (sobre Ano Novo, de Leila Danziger). Caliban, Lisboa, 24 nov. 2016.

9.
RIBEIRO, G. S.. O mundo substantivo de Leila Danziger: poesia e afeto. Grampo Canoa - Luna Parque Edições, São Paulo, p. 01 - 06, 29 ago. 2016.

10.
RIBEIRO, G. S.. A carne e o cosmos: anotações à margem de 'Tatuagens complicadas do meu peito'. Caliban, Lisboa, p. 1 - 9, 01 ago. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, G. S.. Autobiografia impossível. In: XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP - Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, 2011, Salvador. Anais do XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP, 2009. p. 1749-1754.

2.
RIBEIRO, G. S.. A violência e seus avessos: solidariedade e compreensão nas memórias de Graciliano Ramos. In: XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007, São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da ABRALIC. São Paulo: ABRALIC, 2007.

3.
RIBEIRO, G. S.. Passado e presente em Infância, de Graciliano Ramos. In: VI SEVFALE, 2007, Belo Horizonte. Anais da VI SEVFALE - Semana de Atividades Acadêmicas Especiais da FALE/UFMG. CD ROOM da VI SEVFALE, 2007.. Belo Horizonte: Câmara de Pesquisa - FALE/UFMG, 2007.

4.
RIBEIRO, G. S.. Como se faz um escritor? a obra do jovem Lobo Antunes e o romance de formação. In: XXI Encontro da ABRAPLIP - Revoluções, Diásporas e Identidades, 2007, São Paulo. Anais do XXI Encontro da ABRAPLIP - Revoluções, Diásporas e Identidades, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, G. S.. Fragmentos de luz, memórias da destruição. In: XII Congresso Internacional da ABRALIC, 2011, Curitiba. XII Congresso da ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada: CENTRO, CENTROS; Ética e estética. Curitiba: ABRALIC, 2011.

2.
RIBEIRO, G. S.. Histórias de bichos e santos: a presença de Tolstói na ficção de Guimarães Rosa. In: Congresso Internacional Centenário de Dois Imortais, 2008, Belo Horizonte. Anais do Congresso Internacional Centenário de Dois imortais, 2008.

3.
RIBEIRO, G. S.. Os fracassos necessários: as taxonomias impossíveis de Georges Perec. In: XIV Semana de Iniciação Científica, 2005, Belo Horizonte. XIV Semana de Inicição Científica da UFMG, 2005, Belo Horizonte. CD ROM XIV Semana de Inicição Científica da UFMG 2005. Belo Horizonte : Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, 2005., 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
RIBEIRO, G. S.. Destruir, ela disse: delicadeza e violência na poesia de Mônica de Aquinou. INTERTEXTO (UBERABA), 2018.

2.
RIBEIRO, G. S.. Violáceo, vermelho-sangue: sobre 'O martelo', de Adelaide Ivánova. TEXTO POÉTICO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, G. S.. A canção dos escombros: Walter Benjamin e a poesia brasileira contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, G. S.. Crônica da casa assassinada: o sentido do trágico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIBEIRO, G. S.. O choro triste da História: modos e formas do político na poesia brasileira contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, G. S.. Poéticas da extinção: os meios e os fins na poesia brasileira contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIBEIRO, G. S.. A escrita e o gesto: a poesia de Laura Erber. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RIBEIRO, G. S.. Age de Carvalho: a perscrutação das origens. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIBEIRO, G. S.. O mundo substantivo de Leila Danziger: poesia e afeto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RIBEIRO, G. S.. José Leonilson: o desejo é um lago azul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RIBEIRO, G. S.. Mundo inimigo: Pasolini e a poesia brasileira contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIBEIRO, G. S.. Origem-abismo: corpo e escritura em José Leonílson. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RIBEIRO, G. S.. Pensar a poesia brasileira hoje perspectivas, potencialidades, contradições. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RIBEIRO, G. S.. No centro do labirinto: corpos e mixagens na poesia de Ricardo Aleixo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RIBEIRO, G. S.. Activist writing: ethics and literature in contemporary Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RIBEIRO, G. S.. A poesia fora de si: notas sobre Alberto Pucheu e José Leonilson. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIBEIRO, G. S.. Expressão lírica de um mundo em colapso: Carlos Drummond de Andrade e Carlito Azevedo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
RIBEIRO, G. S.. Os (des)limites da poesia: expansão e passagem no Brasil contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RIBEIRO, G. S.. A presença (subterrânea) da poesia: José Leonilson e Leila Danziger. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
RIBEIRO, G. S.. Poéticas da extinção: os meios e os fins na arte do Brasil contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
RIBEIRO, G. S.. Catálogo dos mortos: a cultura latino-americana contemporânea e os inventários do horror. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
RIBEIRO, G. S.. Acordar os mortos, remontar os fragmentos: mito e História na poesia de Ricardo Domeneck e Guilherme Gontijo Flores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
RIBEIRO, G. S.. Torres de Babel (Jacques Derrida, Walter Benjamin e além). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
RIBEIRO, G. S.. A escritura e a diferença: uma introdução. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
RIBEIRO, Gustavo Silveira. Sob o signo da exceção: Jorge Amado, Graciliano Ramos e além. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
RIBEIRO, G. S.. The age of music is past: luto e distopia na cultura brasileira pós-64 (Caetano, Torquato Neto, Caio Fernando Abreu). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
RIBEIRO, G. S.. O avesso do avesso: restos da escravidão na literatura brasileira moderna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
RIBEIRO, G. S.. Shoah: tempo, arquivo, canção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
RIBEIRO, Gustavo Silveira. Arquivos da catástrofe na cultura contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
RIBEIRO, G. S.. Sob o signo da catástrofe: natureza e morte na cultura contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
RIBEIRO, Gustavo Silveira. Arquivos da catástrofe na cultura brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
RIBEIRO, G. S.. O arquivo e o testemunho: Memórias do Cárcere. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
RIBEIRO, G. S.. A experiência da destruição em Carlito Azevedo e Nuno Ramos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
RIBEIRO, G. S.. Graciliano, 60 anos depois. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
RIBEIRO, Gustavo Silveira. Nuno Ramos, poesia e pensamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
RIBEIRO, G. S.. Mal de arquivo: Derrida, Freud e além. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
RIBEIRO, G. S.. Um sonho num sonho: as narrativas desdobráveis de Roberto Bolaño. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
RIBEIRO, G. S.. Imagens da infância na obra de Graciliano Ramos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
RIBEIRO, G. S.. Livro de cabeceira - O som e a fúria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
RIBEIRO, G. S.. Abertura, alteridade, acolhimento: Graciliano Ramos e Jacques Derrida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
RIBEIRO, G. S.. Fragmentos de luz, memórias da destruição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
RIBEIRO, G. S.; CANUTO, F. ; FENATTI, M. C. . Hospitalidade, comunidade e impoder n´O estúdio de Alberto Giacometti´, de Jean Genet. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
RIBEIRO, G. S.. Autobiografia impossível. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
RIBEIRO, G. S.. O corpo, o texto, a vida: Photomaton & Vox e a questão autobiográfica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
RIBEIRO, G. S.. Esboços de uma filosofia da história na obra de W. G. Sebald. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
RIBEIRO, G. S.. Poesia e guerra em Arthur Rimbaud e Guillaume Apollinaire. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
RIBEIRO, G. S.. Ruptura e convergência: literatura e experiência na obra de Graciliano Ramos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
RIBEIRO, G. S.. A palavra foi feita para dizer: ética e estética em Graciliano Ramos e Tolstói. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
RIBEIRO, G. S.. Julio Cortázar, leitor de Clarice Lispector. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
RIBEIRO, G. S.. Viagem ao fim da noite: silêncio, melancolia e morte em 'Last days', de Gus Van Sant. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
RIBEIRO, G. S.. A criação literária segundo o OULIPO (Ouvroir de Litterature Potentielle). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
RIBEIRO, G. S.. Histórias de bichos e santos: a presença de Tolstói na ficção de Guimarães Rosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
RIBEIRO, G. S.. Graciliano Ramos e a problematização do legado naturalista na ficção brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
RIBEIRO, G. S.. Infância em três tempos: José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos e João Guimarães Rosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
RIBEIRO, G. S.. Diante do Outro: Jacques Derrida, Graciliano Ramos e a questão ética. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
RIBEIRO, G. S.. A violência e seus avessos: solidariedade e compreensão nas memórias de Graciliano Ramos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
RIBEIRO, G. S.. Como se faz um escitor? - A obra do jovem Lobo Antunes e o romance de fomação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
RIBEIRO, G. S.. O labirinto e a bússola: jogo, ficção e intertextualidade em La vie mode d'emploi. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
RIBEIRO, G. S.. Tolstói, leitor dos Evangelhos: entre a arte e a doutrina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
RIBEIRO, G. S.. Do ressentimento à compreensão: o percurso da memória em 'Infância', de Graciliano Ramos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
RIBEIRO, G. S.. A longa noite da razão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
RIBEIRO, G. S.. Passado e presente em ´Infância´, de Graciliano Ramos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
RIBEIRO, G. S.. Horácio e a moderna poesia brasileira: João Cabral de Melo Neto e os cabralinos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

62.
RIBEIRO, G. S.. As taxonomias impossíveis de Georges Perec. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, G. S.. O canto primeiro, o tempo suspenso, a matéria em êxtase. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
RIBEIRO, G. S.. Sobre o céu como abismo. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
RIBEIRO, G. S.. Vida dentro da vida, narrativas em abismo. Belo Horizonte, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

4.
RIBEIRO, G. S.. Antes que o dia nos sufoque. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
RIBEIRO, G. S.. Texto, território, desterritorialização. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
RIBEIRO, G. S.. Primata, 2011. (Tradução/Outra).

7.
RIBEIRO, G. S.. Dance para os espíritos, 2010. (Tradução/Outra).

8.
RIBEIRO, G. S.. Com amor, Truman, 2010. (Tradução/Outra).

9.
RIBEIRO, G. S.. Wild Beast, 2009. (Tradução/Outra).

10.
RIBEIRO, G. S.. Além dos trilhos, 2009. (Tradução/Outra).

11.
RIBEIRO, G. S.; BOËCHAT, M. G. . Uma viagem a Israel, 2008. (Tradução/Outra).

12.
RIBEIRO, G. S.. "Os fracassos necessários: Georges Perec e as taxonomias impossíveis de "A vida modo de usar" (Monografia). Belo Horizonte 2005 (Trabalho de conclusão de curso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, G. S.. Cyro dos Anjos: a ficção e a cidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RIBEIRO, G. S.. Escolhas do tempo presente. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
RIBEIRO, G. S.. Cinematógrafo: Literatura e cinema - entrevista ao Programa AGENDA, da Rede Minas.. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
RIBEIRO, Gustavo Silveira. Espantalhos Desamparados - Crítica, ideiais, aulas, listas, citações. 2013; Tema: Crítica literária - Crítica cultural - Diário de trabalho. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, G. S.. O choro triste da História: modos e formas do político na poesia brasileira contemporânea. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
VERAS, Eduardo Horta Nassif ; SAID, R. A. C. ; RIBEIRO, G. S. . O eixo e a Roda - Filosofia e Literatura no Brasil: contágio, passagem, disseminação. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
OTTE, G. ; RIBEIRO, G. S. . Benjamin no Brasil. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
RIBEIRO, G. S.; PEREIRA, Antonio Marcos . Walter Benjamin, pensador da vanguarda. 2015. (Editoração/Periódico).

5.
CURY, M. Z. F. ; MARTINS, L. M. ; WALTY, I. L. ; RIBEIRO, G. S. . O Eixo e a Roda - Literatura Brasileira Contemporânea. 2015. (Editoração/Periódico).

6.
RIBEIRO, G. S.. O golpe civil-militar de 1964 e a cultura brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
RIBEIRO, G. S.. A violência da forma e as formas da violência na poesia brasileira contemporânea. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
RIBEIRO, G. S.. Paracer sobre artigo submetido à publicação na Revista Criação e Crítica (USP). 2014. (Parecer).

9.
RIBEIRO, G. S.. Paracer sobre artigo submetido à publicação na Revista Humanidades em Diálogo (USP). 2014. (Parecer).

10.
RIBEIRO, G. S.. Paracer sobre artigo submetido à publicação na Revista Veredas, da Associação Internacional de Lusitanistas. 2014. (Parecer).

11.
RIBEIRO, G. S.. Paracer sobre artigo submetido à publicação na Revista Aletria (UFMG). 2014. (Parecer).

12.
RIBEIRO, G. S.. Paracer sobre artigo submetido à publicação na Revista Aletria (UFMG). 2014. (Parecer).

13.
RIBEIRO, G. S.. Paracer sobre artigo submetido à publicação na Revista ALEA (UFRJ). 2014. (Parecer).

14.
RIBEIRO, G. S.. Paracer sobre artigo submetido à publicação na Revista Ipotesi (UFJF). 2014. (Parecer).

15.
RIBEIRO, G. S.. Paracer sobre artigo submetido à publicação na Revista Ipotesi (UFJF). 2014. (Parecer).

16.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista de Letras (UTFPR). 2013. (Parecer).

17.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista Teia (FaLe/ UFMG). 2013. (Parecer).

18.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista Teia (FaLe/ UFMG). 2013. (Parecer).

19.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). 2013. (Parecer).

20.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista Dito Efeito. 2013. (Parecer).

21.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista Em Tese (PosLit/ UFMG). 2013. (Parecer).

22.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista de Letras (UTFPR). 2013. (Parecer).

23.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista Non Plus (USP). 2013. (Parecer).

24.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na revista REVELE (Faculdade de Letras da UFMG).. 2011. (Parecer).

25.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na revista REVELE (Faculdade de Letras da UFMG).. 2011. (Parecer).

26.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na revista REVELE (Faculdade de Letras da UFMG).. 2011. (Parecer).

27.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na revista REVELE (Faculdade de Letras da UFMG).. 2011. (Parecer).

28.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na revista REVELE (Faculdade de Letras da UFMG).. 2010. (Parecer).

29.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na revista REVELE (Faculdade de Letras da UFMG).. 2010. (Parecer).

30.
RIBEIRO, G. S.. Parecer sobre artigo submetido à publicação na revista REVELE (Faculdade de Letras da UFMG).. 2010. (Parecer).

31.
RIBEIRO, G. S.. Relatório Final de Atividades - Iniciação Científica. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, G. S.; MOREIRA, Wagner; SANTOS, Andrea Soares; ALVES, Miriam Souza. Participação em banca de Danielle Graziella de Freitas Oliveira. Os corpos no cast-elo: a poética de Laura Erber. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
RIBEIRO, G. S.; SAID, R. A. C.; MENEZES, Roniere. Participação em banca de Samuel Rezende Moreira. Tensões na poesia de Eloésio Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
GUIMARÃES, Mayara Ribeiro; DEL CASTILO, Luiz Heleno Montoril; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Glleyce Clívia Vinagre Santos. Ecos cinematográficos na poesia de Carlos Drummond de Andrade. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

4.
RIBEIRO, G. S.; GUIMARÃES, Mayara Ribeiro; SARMENTO-PANTOJA, C. A. N.. Participação em banca de Antônio Augusto do Canto Lopes Filho. Só as coisas rasteiras me celestam: o contemporâneo e as suas insignificâncias em Manoel de Barros. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

5.
LEÃO, A.; CAVALHEIRO, J. S.; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Thiago Roney Lira Borges. "Bom dia para os defuntos" como mônada antropofágica: violência mítica, realismo maravilhoso e história na obra de Manuel Scorza. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

6.
RIBEIRO, G. S.; OTTE, G.; ALVES, M. A. S.. Participação em banca de Michelle Evangelina Fonseca de Campos. "O Castelo", de Franz Kafka: uma leitura sob a perspectiva do poder microfísico. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
SEDLMEYER, S.; RIBEIRO, G. S.; MACIEL, M. E.. Participação em banca de Dolores Oliveira de Orange Lins da Fonseca e Silva. Corpos mal situados: a figura do animal em Desonra e A vida dos animais, de J. M. Coetzee. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
RIBEIRO, G. S.; ORNELLAS, S. S.; AZEVEDO, Luciene. Participação em banca de Gabriela Fernandes de Carvalho. Poética da recorrência: poesia, memória e plasticidade em Ferreira Gullar. 2014. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

9.
BARBOSA, M. A.; OTTE, G.; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Paula Carolina Betereli. A poética da constrição: a questão da liberdade em 'Jakob von Gunten', de Robert Walser. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
RIBEIRO, G. S.; CURY, M. Z. F.; SOARES, C. C.. Participação em banca de Carolina Izabela Dutra de Miranda. Dias de insônia, noites de angústia: um estudo do ressentimento e das formas de poder e controle em Graciliano Ramos. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
RIBEIRO, G. S.; MENEZES, Roniere; BOAVENTURA, Flávio; OLIVEIRA, Luciana. Participação em banca de Maria Caram Santos de Oliveira. Os poetas roubam: uma análise do processo criativo da narrativa contemporânea a partir de "O recado do morro". 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

12.
OTTE, G.; SAID, R. A. C.; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Cristiano Rodrigues Batista. Bernardo Carvalho, Jorges Luís Borges e as poéticas do artifício. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, G. S.; SEDLMEYER, S.; MACIEL, Emílio; CORNELSEN, Elcio; PINHEIRO MACHADO, Francisco A.. Participação em banca de Jorge Benedito de Freitas Teodoro. A poesia da negatividade: a poética de Paul Celan sob o olhar teórico de Walter Benjamin. 2018. Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
RIBEIRO, G. S.; COELHO, Frederico; SOUZA, Eneida Maria; MIRANDA, Wander Melo; COSTA, Valério Fiel. Participação em banca de Miguel de Ávila DuarteDuarte. NOCAGIONS: Relação entre escrita e notação em John Cage e Hélio Oiticica. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
RIBEIRO, G. S.; SILVA, F. L. E.; PASCHOAL, A. E.; SALVIANO, J.; SAES, S. F. A.. Participação em banca de Mariana Lins Costa. O herói niilista e o impossível além do homem: uma investigação filosófica do romance 'Os demônios', de Dostoievski. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

4.
RIBEIRO, G. S.; CASTANHEIRA, M. L.; MACHADO, M. Z. V.; CORREA, H. T.; BUNZEN JR., C.. Participação em banca de Virgínia de Souza Ávila Oliveira. Um estudo de caso do letramento literário em famílias de camadas populares. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
NATALI, M. P.; D'ANGELO, B.; PINO, C. C. A.; WINTER, L. M.; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Geruza Zelnys de Almeida. Como se pelos dedos escorresse... uma tese. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

6.
RIBEIRO, G. S.; OLMOS, Ana Cecília; GASPARINI, Pablo; NODARI, Alexandre; NATALI, M. P.. Participação em banca de Tiago Guilherme Pinheiro. A literatura sob rasura: autonomia, neutralização e democracia em J. M. Coetzee e Roberto Bolaño. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

7.
RIBEIRO, G. S.; OTTE, G.; ARBEX, M.; SEDLMEYER, S.; AMARAL, G. C.. Participação em banca de Eduardo Horta Nassif Veras. A encenação tediosa do imortal pecado: Baudelaire e o mito da Queda. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
RIBEIRO, G. S.; MELLO, J. A.; LUGARINHO, M. C.; SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira; SANTOS, R. C. Z.. Participação em banca de Ramiro Giroldo. Alteridade à margem: estudo de "As noites marcianas", de Fausto Cunha. 2012. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
RIBEIRO, G. S.; KLEIN, Kelvin Falcão; OTTE, G.. Participação em banca de Paula Carolina Betereli. Falso enigma: história e linguagem em W. G. Sebald. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
AMARAL, S. A. P.; MARTINS, L. M.; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Giovana Soalheiro Pinheiro. O poema in continuum: recriações do sagrado na poesia de Guilherme de Almeida e Jorge de Lima. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MACIEL, M. E.; SOARES, C. C.; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Josué Borges de Araújo Godinho. Violência e indeterminação da violência em Grande sertão: veredas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MIRANDA, Wander Melo; SOUZA, Eneida Maria; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Miguel de Ávila Duarte. Helio Oiticica, John Cage e o não-lugar da literatura na contemporaneidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, G. S.; PIRES, R. B.; HONORATO, Suene. Participação em banca de Jorge Luiz Adeodato Júnior. Das dimensões da canção: considerações e possibilidades na tradução de uma lírica contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

2.
RIBEIRO, G. S.; LEÃO, A.; CAVALHEIRO, J. S.. Participação em banca de Thiago Roney Lira Borges. Uma mônada antropofágica: violência mítica, realismo maravilhoso e memória em 'Bom dia para os defuntos', de Manuel Scorza. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMARAL, S. A. P.; BRASIL, André; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Pedro Rena Tedeschi.Máquina de escrever: tarefa de estar junto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MAGALHÃES PINTO, Aline; DINIZ, Lígia Gonçalves; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Vinicio Braga Marzano.Produção online em Prosa Imediata. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
RIBEIRO, G. S.; CANUTO, F.; CANÇADO, W.. Participação em banca de Camila Félix.Atlas dos saraus: mapeamento dos saraus de poesia da região metropolitana de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
RIBEIRO, G. S.; MAGALHÃES PINTO, Aline; OLIVEIRA, J. B. G.. Participação em banca de http://www.grad.letras.ufmg.br/arquivos/Monografias_divulgaç.Ciência e Literatura n'Os Sertões: um estudo metacrítico de Terra Ignota a partir de Jacques Derrida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
RIBEIRO, G. S.; BRITTO, Milena; Menezes, Mônica. Participação em banca de Tatiana de Almeida Santos.Noites acendidas, dias apagados: fotografia e literatura em Nuno Ramos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia.

6.
RIBEIRO, G. S.; SISCAR, Marcos; BERNARDO, Juliana. Participação em banca de Ana Luiza Rocha do Valle.Poesia para incorporar - literatura em exposição. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
RIBEIRO, G. S.; AMARAL, S. A. P.; CASA NOVA, V. L. C.. Participação em banca de Fábio Guedes Rodrigues.A maniera de Augusto dos Anjos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SOARES, C. C.; RIBEIRO, G. S.; COELHO, H. R.. Participação em banca de Aline Correa dos Santos.A subjetividade atormentada de Luís da Silva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
BARROS, J. A. M.; SOARES, C. C.; RIBEIRO, G. S.. Participação em banca de Sandro Henrique de Souza.Nas varandas de labirinto: vindo aquém na narrativa multifacetada de "Cara-de-bronze". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, G. S.; RIBEIRO, G. P.; GINZBURG, J.. Concurso Público para o provimento do cargo de professor adjunto de literatura brasileira da Faculdade de Letras da UFJF. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Lúcio Cardoso - 50 anos depois.Crônica da casa assassinada: o sentido do trágico. 2018. (Seminário).

2.
I Congresso Internacional Walter Benjamin: Barbárie e memória ética. A canção dos escombros: Walter Benjamin e a poesia brasileira contemporânea. 2018. (Congresso).

3.
XV Encontro da Abralic.Os (des)limites da poesia: expansão e passagem no Brasil contemporâneo. 2016. (Encontro).

4.
XIV Congresso Internacional da ABRALIC. Catálogo dos mortos: a cultura latino-americana contemporânea e os inventários do horror. 2015. (Congresso).

5.
I Seminário Áfricas e Negritudes: vozes, epistemes e e(sté)ticas.O avesso do avesso: restos da escravidão na literatura brasileira moderna. 2014. (Seminário).

6.
IV Seminário Nacional Literatura e Cinema de Resistência.Shoah: tempo, arquivo, canção. 2014. (Seminário).

7.
IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística - SILEL.Nuno Ramos, poesia e pensamento. 2013. (Simpósio).

8.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Um sonho num sonho: as narrativas desdobráveis de Roberto Bolaño. 2012. (Congresso).

9.
XII Congresso Internacional da ABRALIC. Fragmentos de luz, memórias da destruição. 2011. (Congresso).

10.
Congresso Internacional Deslocamentos na Arte. Esboços de uma filosofia da história na obra de W. G. Sebald. 2009. (Congresso).

11.
IX Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Uma filosofia da história na obra de W. G. Sebald. 2009. (Outra).

12.
XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística/ II Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Poesia e guerra em Arthur Rimbaud e Guillaume Apollinaire. 2009. (Simpósio).

13.
XXII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa. O corpo, o texto, a vida: "Photomaton & Vox" e a questão autobiográfica. 2009. (Congresso).

14.
Congresso Internacional Centenário de Dois Imortais. Histórias de bichos e santos: a presença de Tolstói na ficção de Guimarães Rosa. 2008. (Congresso).

15.
I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Julio Cortázar, leitor de Clarice Lispector. 2008. (Congresso).

16.
Jornada Jacques Derrida: atos de leitura, literatura e democracia.Diante do Outro: Jacques Derrida, Graciliano Ramos e a questão ética. 2008. (Outra).

17.
VIII SEVFALE.Infância em três tempos: José Lins do Rêgo, Graciliano Ramos e João Guimarães Rosa. 2008. (Outra).

18.
XI Congrsso Internacional da ABRALIC. A palavra foi feita para dizer: ética e estética em Tolstói e Graciliano Ramos. 2008. (Congresso).

19.
I Coloquio Internacional "A Bíblia e as suas traduções".Tolstói, leitor dos Evangelhos: entre a arte e a doutrina. 2007. (Outra).

20.
VII SEVFALE.O labirinto e a bússola: jogo, ficção e intertextualidade em "La vie mode d'emploi". 2007. (Outra).

21.
XI Encontro Regional da ABRALIC.A violência e seus avessos: solidariedade e compreensão nas memórias de Graciliano Ramos. 2007. (Encontro).

22.
XXII Encontro da ABRAPLIP.Como se faz um escritor? A obra do jovem Lobo Antunes e o romance de formação. 2007. (Encontro).

23.
Seminário Internacional Guimarães Rosa. 2006. (Seminário).

24.
VI SEVFALE.Passado e presente em ´Infância´, de Graciliano Ramos. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, G. S.; AGUSTONI, Prisca . Poesia e Experiência: ciclo de conferências [a delicadeza e a fúria]. 2018. (Outro).

2.
RIBEIRO, G. S.. Poesia e Experiência - ciclo de conferências. 2017. (Outro).

3.
RIBEIRO, G. S.; PINHEIRO, T. G. . Simpósio - Poesia contra Polícia. 2017. (Outro).

4.
RIBEIRO, G. S.; PINHEIRO, T. G. ; GAVIOLE, N. . Simpósio - Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível. 2016. (Outro).

5.
RIBEIRO, G. S.; OTTE, G. ; SEDLMEYER, S. ; CORNELSEN, Elcio . IV Colóquio Internacional do Núcleo Walter Benjamin - Fantasmagorias. 2014. (Congresso).

6.
VASCONCELLOS, L. C. ; RIBEIRO, G. S. . Minicurso - A ditadura civil-militar de 1964 e a cultura brasileira. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda Tavares Silva. Corações selvagens: animais em Clarice Lispector. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Marina Baltazar Mattos. Truth, fiction: poesia e autobiografia em José Leonilson. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Luciano Mendes Duarte Jr.. Animalidade e politização dos corpos. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Christian Victor Oliveira Coelho. Exílio, memória e escrita em Bartolomeu Campos de Queirós. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Camila Luzia Andrade Reis. Infância e luto em Vermelho Amargo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Laura Moreira Teixeira. Traduzir Cummings: prática e crítica. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Ana Laura Rodrigues de Oliveira Gonçalves Pereira. Encontrar a casa em casa: poesia e mundo privado em Adília Lopes e Ana Martins Marques. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Amanda de Castro Vital Maciel. Poesia e violência política: ontem e hoje. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Paulo Eduardo Bittencourt Gosling Fausto. Latência e melancolia em 'Claro enigma', de Carlos Drummond de Andrade. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Clarice Oyarce Filgueiras. Formas de voltar para casa: o exílio na poesia brasileira do presente. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Ana Laura Rodrigues. Jogo de espelhos: subjetividade e metalinguagem em Adília Lopes e Ana Martins Marques. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Joana Souza Garcia Saar. Cinema e poesia em Cao Guimarães. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Nunes Santana. Ciência e Literatura n'Os Sertões: um estudo metacrítico de Terra Ignota a partir de Jacques Derrida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

2.
Tatiana de Almeida Santos. Noites acendidas, dias apagados: fotografia e literatura em Nuno Ramos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

3.
Yasmine Spínola dos Santos. Tempo fora do tempo: memória e exílio em Tununa Mercado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

Iniciação científica
1.
Marina Baltazar Mattos. Poesia e autobiografia em José Leonilson. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

2.
Pedro Rena Todeschi. Narrativas da violência: de dentro e de perto. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

3.
Paola Resende Braga Garcia de Araújo. Palavra ferida: Paul Celan e a poesia brasileira contemporânea. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

4.
Ana Priscila Mariano. Natureza morta: destruição e metamorfose na poesia de Nuno Ramos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

5.
Felipe Augusto Silva Leite. Corpo e memória no teatro (político) de Hilda Hilst. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

6.
Laryssa Oliveira Rodrigues. O lugar do riso na poesia de Angélica Freitas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

7.
Yasmine Spínola dos Santos. Tempo fora do tempo: memória e exílio do romance 'Em estado de memória', de Tununa Mercado. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

8.
Felipe Augusto Silva Leite. A persistência da memória: leitura de 'Minha fantasma', de Nuno Ramos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

9.
Genaro Moreira Santos. Restos da ditadura em 'Onde andará Dulce Veiga?', de Caio Fernando Abreu. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.

10.
Laryssa Oliveira Rodrigues. Linguagem, gênero e violência em 'Um útero é do tamanho de um punho', de Angélica Freitas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
RIBEIRO, G. S.. O choro triste da História: modos e formas do político na poesia brasileira contemporânea. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Membro da Brazilian Dostoevsky Society.
Membro do Núcleo Walter Benjamin (NWB), Grupo de Pesquisa (CNPq)
Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Cultura e Violência
Membro do Conselho Editorial da Relicário Edições



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 24:35:35