Maria Beatriz Trindade de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3016028063702350
  • Última atualização do currículo em 17/07/2018


Nutricionista graduada pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IN/UERJ). Realizou o mestrado e o doutorado em Saúde Coletiva, na sub-área de Epidemiologia, no Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ. Atualmente é professora adjunta em Nutrição e Saúde Pública do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) da UFRJ. Tem experiência na área de Saúde Pública e desenvolve pesquisas com ênfase em Epidemiologia Nutricional. As temáticas envolvem informações sobre o consumo alimentar, pós-parto, gestação e escolares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Beatriz Trindade de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, M. B. T.;Castro, Maria Beatriz Trindade de;CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE;CASTRO, MARIA BEATRIZ T.;DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro.
Carlos Chagas Filho 373
Cidade Universitária
21941590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39386595
Fax: (21) 22808343
URL da Homepage: http://www.nutricao.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Saúde Coletiva.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Avaliação do consumo alimentar no período reprodutivo e variação de peso no pós-parto., Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Rosely Sichieri.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Obesidade; pós-parto; Retenção de peso; Dieta materna; Medidas Repetidas.
1999 - 2002
Mestrado em Epidemiologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Estado Nutricional e sua Relação com o Padrão de Consumo Alimentar e a Intensidade Laboral,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Paulo Maurício Lourenço.
1992 - 1997
Graduação em Nutrição.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Nutrição Josué de Castro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Nutrição Josué de Castro, .

Linhas de pesquisa
Epidemiologia Nutricional

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

03/2003 - 12/2004
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Nutrição em Saúde Pública

Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita, SEMUS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sanitarista, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenação de Regulação e Integração do Sistema. Setor de Avaliação e Controle.


Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Analista Pleno da CONPREV, Enquadramento Funcional: Analista Pleno da CONPREV, Carga horária: 20

Atividades

08/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , CONPREV, .

Serviço realizado
Colaboração no Inquérito Domiciliar sobre Fatores de Risco, Detecção Precoce e Morbidade Referida para Doenças Não Transmissíveis e Análise dos dados do Programa de Vigilância de Tabagismo em Escolares (Vigescola)..

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 16

Atividades

02/2002 - 12/2002
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Saúde Pública
Avaliação Nutricional
Pesquisa em Nutrição


Linhas de pesquisa


1.
Epidemiologia Nutricional


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Inquérito Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil
Descrição: Avaliar as práticas de aleitamento materno, alimentação complementar e consumo alimentar, o estado nutricional antropométrico e a epidemiologia das deficiências de micronutrientes entre crianças brasileiras menores de cinco anos. Métodos. Trata-se de um inquérito nacional de base domiciliar com amostra estimada em 15.000 domicílios de 123 municípios. Este projeto apresenta três eixos: (I) Avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar. Serão aplicados questionário estruturado sobre amamentação e recordatório de 24h. Serão estimados: (a) a prevalência de indicadores do aleitamento materno, de consumo alimentar, de uso de suplementos de micronutrientes, de ambiente alimentar doméstico e de habilidades culinárias do cuidador da criança; (b) o consumo de energia, macro/micronutrientes e (c) a participação de alimentos ultraprocessados na dieta. Serão também identificados padrões alimentares das crianças. (II) Avaliação do estado nutricional a partir da antropometria. Serão realizadas as medidas antropométricas de altura (comprimento/estatura) e massa corporal (MC). Serão construídos quatro índices: MC/idade, altura/idade, MC/altura e IMC/idade, que serão classificados utilizando o padrão de referência da OMS. (III) Estimativa de carências de micronutrientes. Serão analisados os seguintes biomarcadores: hemoglobina, retinol sérico, proteína C reativa, vitamina D, ferritina, vitamina E zinco e beta caroteno. Diversos procedimentos operacionais padronizados serão adotados antes e durante a pesquisa, para garantir a qualidade dos dados coletados. Também serão adotados procedimentos para garantir a qualidade das análises de dados para publicações científicas. Contribuições adicionais da proposta: Avaliação: (a) da equidade/desigualdade em nutrição e (b) da associação entre a participação de programas de proteção social e desfechos nutricionais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Calcium-vitamin D supplementation and Periodontal Therapy for Improving Met- abolic and Inflammatory Profile among Pregnant Women: a feasibility trial (THE IMPROVE TRIAL)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilberto Kac em 08/02/2017.
Descrição: The IMPROVE trial aims to assess the effect size, ability to recruit, and acceptability of a randomised clinical trial (RCT) for evaluating effectiveness of a multi-component intervention for improving maternal metabolic and inflammatory status and oral health among low-income adult pregnant women with periodontitis in Rio de Janeiro (RJ), Brazil (BR). The IMPROVE trial is a partnership between the University of Westminster (UK), the Federal University of Rio de Janeiro (BR), University of the Rio de Janeiro State (BR), Boston University Medical Centre (US), University of Oxford (UK), the Fernandes Figueira Institute (BR) and the Institute of Preventive Medicine (DK)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Maria Beatriz Trindade de Castro - Integrante / Gilberto Kac - Coordenador / Amanda Amorim Rodrigues Adegboye - Integrante / Berit L. Heitmann - Integrante / Michael Maia Schlüssel - Integrante / Paulo Nadanovsky - Integrante / Gustavo Lobato de Azevedo - Integrante / Maria Claudia N Leal Rodrigues - Integrante / Michael Holick - Integrante.
2016 - Atual
Compostos bioativos do leite humano e suas associações com o desenvolvimento infantil e a saúde materna: novas abordagens em análises de bioinformática da microbiota
Descrição: Avaliar a associação entre compostos bioativos do leite (imunológicos, oligossacarídeos e microbiota), da microbiota das fezes da mãe e dos seus filhos, e o crescimento físico, o desenvolvimento infantil, a saúde mental e a obesidade na gestação e no pós-parto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) .
Integrantes: Maria Beatriz Trindade de Castro - Coordenador / Gilberto Kac - Integrante / Aline Alves Ferreira - Integrante / Daniel Correa Mograbi - Integrante / Jesus Landeira-Fernandez - Integrante / Dan Linetzky Waitzberg - Integrante / Eduardo Luzía Couto - Integrante.
2014 - Atual
SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE CRIANÇAS INDÍGENAS KRENAK DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Descrição: O perfil de alimentação e nutrição de crianças é de suma importância para a avaliação do estado geral de saúde da população e um importante indicador de qualidade de vida e preditor de doenças na fase adulta. Entre indígenas de Minas Gerais, apesar de numerosos, muito pouco se conhece sobre o perfil alimentar e nutricional, especialmente dos Krenak, grupo com importante história e conflito territorial no Estado. O projeto visa descrever a situação alimentar e nutricional e seus fatores socioeconômicos e ambientais determinantes em crianças indígenas Krenak de Minas Gerais, com ênfase no perfil antropométrico, anemia e (in)segurança alimentar. Trata-se de um estudo seccional a ser realizado em todas as aldeias Krenak de Minas Gerais, localizado no município de Resplendor (MG).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Alimentação Saudável e Higiene Bucal: Parceria que dá Gosto!
Descrição: Objetivo: Monitorar o estado nutricional e alimentar e a saúde bucal de pré-escolares e escolares. Métodos: Estudo transversal com os alunos anos matriculadas nas creches e escolas da área programática do CSF Santa Marta. A avaliação periódica dos pré-escolares e escolares será realizada através da coleta de medidas antropométricas, informações alimentares e avaliação clínica bucal. Os alunos serão pesados (kg) e aferidos quanto ao comprimento/estatura (cm). Informações sobre aleitamento materno, introdução de alimentos, alimentação complementar, hábitos alimentares, desempenho escolar e atividade física serão obtidas a partir da aplicação de um questionário estruturado. Avaliação odontológica dos pré-escolares e escolares através de exame clínico. Serão desenvolvidas atividades de educação nutricional e saúde bucal para promover a saúde dos alunos e capacitar os agentes comunitários de saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Efeito dos Determinantes Nutricionais, Sócio-Demográficos e Reprodutivos na Variação de Peso no Pós-Parto e no Desenvolvimento de Co-morbidades.
Descrição: A obesidade é hoje um problema de saúde pública no mundo e está associada com o aumento da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial e diabetes. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da história reprodutiva e os determinantes nutricionais e sócio-demográficos na variação de peso durante o pós-parto a partir do seguimento de uma coorte de mulheres que deram à luz no Hospital Municipal Leonel de Moura Brizola em Mesquita.O estudo prevê mais duas ondas de seguimento ao longo dos primeiros dois anos após o parto (12 e 18 meses)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Marcadores inflamatórios e concentrações de hormônios e estado nutricional e saúde mental durante a gestação e pós-parto
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Efeito de alterações em marcadores inflamatórios e na saúde mental durante a gestação no crescimento físico, composição corporal e desenvolvimento neuropsicológico nos dois primeiros anos de vida: estudo prospectivo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Efeito da dieta hiperproteica na variação do peso e da composição corporal em mulheres no pós-parto: ensaio clínico randomizado.
Descrição: Trata-se de um ensaio clínico randomizado com mulheres com sobrepeso e obesidade no pós-parto. O objetivo do estudo é avaliar a promoção da perda de peso com dietas com diferentes teores de proteína..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Revista de Saúde Pública (Online)
2013 - Atual
Periódico: Journal of Human Nutrition and Dietetics (Print)
2014 - Atual
Periódico: Public Health Nutrition (Wallingford)
2014 - Atual
Periódico: Ciência e Saúde Coletiva (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia/Especialidade: Nutrição.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Capes de Tese - Coorientação de Ana Amélia Freitas Vilela, Capes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIREDO, A. C.2017FIGUEIREDO, A. C. ; COCATE, PAULA GUEDES ; ADEGBOYE, A. A. R. ; FARIAS, D. R. ; CASTRO, M. B. T. ; BRITO, A. ; ALLEN, L. H. ; MOKHTAR, R. R. ; HOLICK, M. F. ; Kac, Gilberto . Changes in plasma concentrations of 25-hydroxyvitamin D and 1,25-dihydroxyvitamin D during pregnancy: a Brazilian cohort. EUROPEAN JOURNAL OF NUTRITION, p. 1, 2017.

2.
FREITAS-VILELA, ANA AMÉLIA2017FREITAS-VILELA, ANA AMÉLIA ; PEARSON, REBECCA M. ; EMMETT, PAULINE ; HERON, JON ; SMITH, ANDREW D. A. C. ; EMOND, ALAN ; HIBBELN, JOSEPH R. ; CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE ; Kac, Gilberto . Maternal dietary patterns during pregnancy and intelligence quotients in the offspring at 8 years of age: Findings from the ALSPAC cohort. Maternal and Child Nutrition, v. online, p. e12431-11, 2017.

3.
CUNHA FIGUEIREDO, AMANDA C.2017CUNHA FIGUEIREDO, AMANDA C. ; TRUJILLO, JANET ; FREITAS-VILELA, ANA AMÉLIA ; FRANCO-SENA, ANA BEATRIZ ; REBELO, FERNANDA ; CUNHA, GERALDO MARCELO ; DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE ; FARNUM, AMANDA ; MOKHTAR, RANA R. ; HOLICK, MICHAEL F. ; Kac, Gilberto . Association between plasma concentrations of vitamin D metabolites and depressive symptoms throughout pregnancy in a prospective cohort of Brazilian women. JOURNAL OF PSYCHIATRIC RESEARCH, v. 95, p. 1-8, 2017.

4.
ARAUJO, MARINA CAMPOS2017ARAUJO, MARINA CAMPOS ; CUNHA, DIANA BARBOSA ; BEZERRA, ILANA NOGUEIRA ; DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE ; Sichieri, Rosely . Quality of food choices of Brazilian adolescents according to individual earnings. PUBLIC HEALTH NUTRITION, v. 20, p. 1-6, 2017.

5.
ALVES-SANTOS, NADYA HELENA2016ALVES-SANTOS, NADYA HELENA ; ESHRIQUI, ILANA ; FRANCO-SENA, ANA BEATRIZ ; COCATE, PAULA GUEDES ; FREITAS-VILELA, ANA AMÉLIA ; BENAIM, CAMILA ; VAZ, JULIANA DOS SANTOS ; CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE ; Kac, Gilberto . Dietary intake variations from pre-conception to gestational period according to the degree of industrial processing: A Brazilian cohort. Appetite (London. Print), v. 105, p. 164-171, 2016.

6.
DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE2016DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE; FARIAS, DAYANA RODRIGUES ; LEPSCH, JAQUELINE ; MENDES, ROBERTA HACK ; FERREIRA, ALINE ALVES ; Kac, Gilberto . High cholesterol dietary intake during pregnancy is associated with large for gestational age in a sample of low-income women of Rio de Janeiro, Brazil. Maternal and Child Nutrition (Print), v. 2016, p. 1, 2016.

7.
SALLES-COSTA, ROSANA2016SALLES-COSTA, ROSANA ; BARROSO, GABRIELA DOS SANTOS ; CABRAL, MARIA ; Castro, Maria Beatriz Trindade de . Parental dietary patterns and social determinants of children's dietary patterns. Revista de Nutricao, v. 29, p. 483-493, 2016.

8.
FREITAS-VILELA, ANA AMÉLIA2016FREITAS-VILELA, ANA AMÉLIA ; SMITH, ANDREW D. A. C. ; Kac, Gilberto ; PEARSON, REBECCA M. ; HERON, JON ; EMOND, ALAN ; HIBBELN, JOSEPH R. ; CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE ; EMMETT, PAULINE M. . Dietary patterns by cluster analysis in pregnant women: relationship with nutrient intakes and dietary patterns in 7-year-old offspring. Maternal and Child Nutrition (Print), v. x, p. x, 2016.

9.
VILELA, ANA AMÉLIA F.2015VILELA, ANA AMÉLIA F. ; PINTO, THATIANA DE J.P. ; REBELO, FERNANDA ; BENAIM, CAMILA ; LEPSCH, JAQUELINE ; DIAS-SILVA, CHRISTIAN HENRIQUE ; CASTRO, MARIA BEATRIZ T. ; Kac, Gilberto . Association of Prepregnancy Dietary Patterns and Anxiety Symptoms from Midpregnancy to Early Postpartum in a Prospective Cohort of Brazilian Women. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. march, p. online, 2015.

10.
DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE2015 DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE; FREITAS VILELA, ANA AMÉLIA ; OLIVEIRA, ALESSANDRA SILVA DIAS DE ; CABRAL, MARIA ; SOUZA, RITA ADRIANA GOMES DE ; Kac, Gilberto ; Sichieri, Rosely . Sociodemographic characteristics determine dietary pattern adherence during pregnancy. Public Health Nutrition (Wallingford), v. 24, p. 1-7, 2015.

11.
CASTRO, M. B. T.2014CASTRO, M. B. T.; SICHIERI, R. ; Nascimento S. ; Barbosa FS. ; KAC, G. . Mixed dietary pattern is associated with a slower decline of body weight change during postpartum in a cohort of Brazilian women. Nutrición Hospitalaria, v. 29, p. 519-525, 2014.

12.
VILELA, A. A. F.2014VILELA, A. A. F. ; FARIAS, D. R. ; ESHRIQUI, I. ; VAZ, J. D. S. ; FRANCO-SENA, A. B. ; CASTRO, M. B. T. ; OLINTO, M. T. A. ; MACHADO, S. P. ; MOURA DA SILVA, A. A. ; KAC, G. . Prepregnancy Healthy Dietary Pattern Is Inversely Associated with Depressive Symptoms among Pregnant Brazilian Women. The Journal of Nutrition (Print), v. 20, p. 1, 2014.

13.
Castro, Maria Beatriz Trindade de2014Castro, Maria Beatriz Trindade de; GIGANTE, DÉBORA SOUZA ; SILVA, LUCIANA DE OLIVEIRA ; NASCIMENTO, BRUNO CARDOSO DO ; PADILHA, PATRÍCIA DE CARVALHO . INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS E EXCESSO DE PESO EM PRÉ-ESCOLARES DE UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO - ASSOCIAÇÃO DA INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS E EXCESSO DE PESO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 9, p. 645-660, 2014.

14.
ESHRIQUI, ILANA2014ESHRIQUI, ILANA ; VILELA, ANA AMÉLIA FREITAS ; REBELO, FERNANDA ; FARIAS, DAYANA RODRIGUES ; CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE ; Kac, Gilberto . Gestational dietary patterns are not associated with blood pressure changes during pregnancy and early postpartum in a Brazilian prospective cohort. European Journal of Nutrition (Print), v. S, p. 1436-6215, 2014.

15.
CASTRO, M. B. T.;Castro, Maria Beatriz Trindade de;CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE;CASTRO, MARIA BEATRIZ T.;DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE2014CASTRO, M. B. T.; SOUZA, RITA ADRIANA GOMES DE ; VILELA, ANA AMÉLIA FREITAS ; KAC, G. . Association between sociodemographics factors and dietary patterns during pregnancy. Revista de Nutrição (Impresso), v. 27, p. 173-181, 2014.

16.
CASTRO, PRISCILA DA SILVA2013CASTRO, PRISCILA DA SILVA ; Castro, Maria Beatriz Trindade de ; Kac, Gilberto . Aderência às recomendações dietéticas do Institute of Medicine (Estados Unidos) e o seu efeito no peso durante a gestação. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 29, p. 1311-1321, 2013.

17.
Rebelo F.2010Rebelo F. ; CASTRO, M. B. T. ; Dutra CL. ; Schlussel MM. ; KAC, G. . Fatores associados à retenção de peso pós-parto em uma coorte de mulheres, 2005-2007. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso), v. 10, p. 219-227, 2010.

18.
CASTRO, M. B. T.;Castro, Maria Beatriz Trindade de;CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE;CASTRO, MARIA BEATRIZ T.;DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE2010CASTRO, M. B. T.; Kac, Gilberto ; Sichieri, Rosely . Assessment of protein intake during pregnancy using a food frequency questionnaire and the effect on postpartum body weight variation. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 26, p. 2112-2120, 2010.

19.
CASTRO, M. B. T.;Castro, Maria Beatriz Trindade de;CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE;CASTRO, MARIA BEATRIZ T.;DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE2009 CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; Leon, A. P. ; SICHIERI, R. . High-protein diet promotes a moderate postpartum weight loss. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.), v. 25, p. 1120-1128, 2009.

20.
CASTRO, M. B. T.;Castro, Maria Beatriz Trindade de;CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE;CASTRO, MARIA BEATRIZ T.;DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE2009 CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; SICHIERI, R. . Determinantes nutricionais e sócio-demográficos da variação de peso no pós-parto: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso), v. 9, p. 125-137, 2009.

21.
CASTRO, M. B. T.;Castro, Maria Beatriz Trindade de;CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE;CASTRO, MARIA BEATRIZ T.;DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE2006 CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; SICHIERI, R. . Padrão de consumo alimentar em mulheres no pós-parto atendidas em um centro municipal de saúde do Rio de Janeiro, Brasil.. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 22, p. 1159-1170, 2006.

22.
CASTRO, M. B. T.;Castro, Maria Beatriz Trindade de;CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE;CASTRO, MARIA BEATRIZ T.;DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE2004 CASTRO, M. B. T.; ANJOS, L. A. ; LOURENCO, P. M. . Padrão Dietético e Estado Nutricional de Operários de uma Empresa Metalúrgica do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 20, n.6, p. 926-934, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTRO, M. B. T.; SOUZA, M. M. A. ; BAIAO, M. R. . Livro de Bolsa de Mae. 1. ed. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ, 2013. 36p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. A. ; LACERDA, E. M. A. ; FIGUEIREDO, A. C. ; GIGANTE, D. S. ; MASTRANGELO, M. E. M. ; ROCHA, G. G. ; CASTRO, M. B. T. . ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ENTRE ADOLESCENTES BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. In: Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2018, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

2.
ARAUJO, M. C. ; Cunha DB. ; BEZERRA, I. N. ; SICHIERI, R. ; CASTRO, M. B. T. . QUALIDADE DAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE ACORDO COM O PODER DE COMPRA DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS. In: Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2018, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

3.
FIGUEIREDO, A. C. ; TRUJILLO, J. ; VILELA, A. A. F. ; FRANCO-SENA, A. B. ; RABELO, F. ; CUNHA, M. ; FARNUM, A. ; CASTRO, M. B. T. ; KAC, G. . ASSOCIAÇÃO ENTRE CONCENTRAÇÕES DE VITAMINA D E SINTOMAS DEPRESSIVOS AO LONGO DA GESTAÇÃO. In: Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2018. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

4.
ROCHA, G. G. ; MASTRANGELO, M. E. M. ; ALVES-SANTOS, N. H. ; CASTRO, M. B. T. . CONSUMO DE ALIMENTOS SEGUNDO O GRAU DE PROCESSAMENTO DURANTE A GESTAÇÃO E SUA ASSOCIAÇÃO COM O PESO AO NASCER. In: XXV Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, 2018. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 2018.

5.
CASTRO, M. B. T.. Effect of high protein intake and nutritional advice on body weight maintainance among overweight and obese postpartum women. In: IUNS 21st International Congresso Nutrition, 2017, Buenos Aires. Ann Nutr Metab, 2017. v. 71. p. 1-1433.

6.
FERREIRA, M. T. C. ; SILVA, A. A. ; FIGUEIREDO, A. C. ; ROCHA, G. G. ; LACERDA, E. M. A. ; CASTRO, M. B. T. . PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO ENTRE ADOLESCENTES BENEFICIÁRIOS E NÃO BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. In: 8ª Semana de Integração Acadêmica. 14º Congresso de Extensão da UFRJ. XXXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural., 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: Centro de Ciencias da Saude, 2017.

7.
SANTOS, F. B. ; FERREIRA, M. T. C. ; SILVA, A. A. ; MASTRANGELO, M. E. M. ; ROCHA, G. G. ; GIGANTE, D. S. ; FIGUEIREDO, A. C. ; CASTRO, M. B. T. ; LACERDA, E. M. A. . FREQUÊNCIA DE CONSUMO DE ALIMENTOS E REFEIÇÕES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES DE UMA ÁREA PROGRAMÁTICA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO RIO DE JANEIRO. In: 8ª Semana de Integração Acadêmica. 14º Congresso de Extensão da UFRJ. XXXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: Centro de Ciencias da Saude, 2017.

8.
SILVA, A. A. ; CASTRO, M. B. T. . ÍNDICE DE MASSA CORPORAL PARA IDADE E RELAÇÃO CINTURA-ESTATURA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO. In: 7ª Semana de Integração Acadêmica. 13º Congresso de Extensão da UFRJ. XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos SIAc 2016, 2016.

9.
CASTRO, M. B. T.; FERREIRA, A. A. ; FIGUEIREDO, A. C. ; GIGANTE, D. S. ; MEDEIROS, C. M. R. ; ESHRIQUI, I. ; VILELA, ANA AMÉLIA F. ; SICHIERI, R. . FOOD FREQUENCY AND DIETARY ADHERENCE AMONG OVERWEIGHT POSTPARTUM WOMEN: RANDOMIZED CLINICAL TRIAL. In: II CONGRESO IBEROAMERICANO DE EPIDEMIOLOGÍA Y SALUD PÚBLICA Bj, 2015, Santiago de Compostela. Gac Sanit., 2015. v. 29. p. 299.

10.
BARROSO, G. S. ; SALLES-COSTA, R. ; CASTRO, M. B. T. . Fatores Sócio-demográficos influenciam os padrões de consumo alimentar entre crianças de seis a trinta meses.. In: World Nutrition Rio 2012, 2012, Rio de Janeiro. World Nutrition Rio 2012, 2012.

11.
CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; Barbosa FS. ; Nascimento S. ; Sichieri, Rosely . Western patterns during postpartum are relationed with abdominal circumference in Brazilian women.. In: The 2nd International Congress on Abdominal Obesity, 2011, Buenos Aires (Argentina). Annals of the 2nd International Congress on Abdominal Obesity, 2011.

12.
Braga LG. ; MEDEIROS, C. M. R. ; Machado, J.M. ; Chiappetta J. ; CASTRO, M. B. T. ; SICHIERI, R. . Nutricional and socio-demographic determinants of postpartum overweight.. In: The 2nd International Congress on Abdominal Obesity, 2011, Buenos Aires. Annals of the 2nd International Congress on Abdominal Obesity, 2011.

13.
CASTRO, M. B. T.; CASTRO, PRISCILA DA SILVA ; Kac, Gilberto . O consumo de carboidrato segundo as recomendações do Institute of Medicine previne o ganho de peso excessivo durante a gestação. In: 11° Congresso Nacional da SBAN: Nutrição Baseada em Evidência, 2011, Fortaleza. Nutrição Baseada em Evidência, 2011. v. 36. p. 49.

14.
Barbosa FS. ; Aquino LA. ; Nascimento S. ; Machado, J.M. ; CASTRO, M. B. T. ; Sichieri, Rosely . Prática de Atividade Física e Padrões Alimentares em Mulheres durante a Gestação.. In: 11° Congresso Nacional da SBAN: Nutrição Baseada em Evidência, 2011, Fortaleza. Nutrição Baseada em Evidência, 2011. v. 36. p. 315.

15.
Barbosa FS. ; Aquino LA. ; Nascimento S. ; Machado, J.M. ; CASTRO, M. B. T. ; Sichieri, Rosely . Prática de Atividade Física e Padrões Alimentares em Mulheres durante a Gestação.. In: 11° Congresso Nacional da SBAN: Nutrição Baseada em Evidência, 2011, Fortaleza. Nutrição Baseada em Evidência, 2011. v. 36. p. 315.

16.
Castro, Maria Beatriz Trindade de; CABRAL, M. M. M. L. G. F. ; MEDEIROS, C. M. R. ; Sichieri, Rosely . Consumo de dietas hiperproteicas na gestação e retenção de peso no pós-parto.. In: 11° Congresso Nacional da SBAN: Nutrição Baseada em Evidência, 2011, Fortaleza. Nutrição Baseada em Evidência, 2011. v. 36. p. 239.

17.
CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; Barbosa FS. ; Nascimento S. ; SICHIERI, R. . Dietary pattern is associated with postpartum body weight change in a cohort of women in Rio de Janeiro city, Brazil. In: II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition., 2010, Porto (Portugal).. Annals of II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition., 2010.

18.
CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; Nascimento S. ; Barbosa FS. ; SICHIERI, R. . Dietary patterns during pregnancy are determined by socio-demographic factors in Brazilian women.. In: II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition., 2010, Porto (Portugal). Annals of II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition., 2010.

19.
Aquino LA. ; MEDEIROS, C. M. R. ; Machado, J.M. ; Mendonça LP. ; Cunha DB. ; CASTRO, M. B. T. ; SICHIERI, R. . Physical activity practice is associated with prudent food pattern in pregnancy.. In: II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition., 2010, Porto (Portugal). Annals of II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition., 2010.

20.
Braga LG. ; MEDEIROS, C. M. R. ; Aquino LA. ; Machado, J.M. ; Chiappetta J. ; CASTRO, M. B. T. ; SICHIERI, R. . Nutricional and socio-demographic determinants of postpartum overweight.. In: II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition., 2010, Porto (Portugal). Annals of II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition., 2010.

21.
CASTRO, M. B. T.; Silva CM ; OLIVEIRA, L. A. . Perfil dos Usuários dos Postos de Coleta de Sangue de Patologia Clínica do Município de Mesquita situado na Baixada do Rio de Janeiro: um Estudo Exploratório.. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Edição Suplementar da Revista Ciência e Saúde Coletiva, 2009.

22.
WAHRLICH, V. ; Barros, CV ; CASTRO, M. B. T. ; Machado, J.M. ; Amaral, R. . Comparação entre o percentual de gordura corporal obtido por 3 modelos de bioimpedância e medido por DXAem mulheres pós-parto.. In: 10º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2009, São Paulo. Anais do 10º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2009.

23.
CASTRO, P. S. ; Rocha, C.M.M ; CASTRO, M. B. T. ; KAC, G. . DIFERENÇAS NO CONSUMO ALIMENTAR NO PRIMEIRO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO SEGUNDO O ESTADO NUTRICIONAL PRÉ-GESTACIONAL. In: 10º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2009, São Paulo. Anais do 10º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2009.

24.
CASTRO, M. B. T.; SOUZA, A.M. . HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS PODEM PREVENIR O EXCESSO DE GANHO DE PESO ENTRE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XV Congresso Latinoamericano de Nutrición - SLAN, 2009, Santiago (Chile). Anais do XV Congresso Latinoamericano de Nutrición - SLAN, 2009.

25.
CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; SICHIERI, R. . Padrão de Consumo Alimentar em Mulheres no Pós-Parto atendidas em um Centro Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Brasil.. In: XI Congresso Brasileiro de Obesidade. V Congresso Latino Americano de Obesidade., 2005, Rio de Janeiro. Obesidade e Síndrme Metabólica, 2005. v. Suplem. p. 581-581.

26.
CASTRO, M. B. T.. Estado Nutricional e Padrão Dietético de Alunos Semi-Internos de uma Escola Particular da Cidade do Rio de Janeiro.. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília. Saúde, Justiça, Cidadania., 2003. v. 8. p. 854-855.

27.
CASTRO, M. B. T.; LOURENCO, P. M. ; ANJOS, L. A. . Estado Nutricional e Padrão Dietético de Trabalhadores Metalúrgicos. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. A Epidemiologia na Promoção da Saúde, 2002. v. suplem. p. 480-480.

28.
CASTRO, M. B. T.. Estudo Educação e Avaliação Nutricional dos Escolares do CAP/UERJ. In: Educação e Avaliação dos Escolares CAP/UERJ, 1995, Londrina. Terceiro Simpósiode Estudantes da Cesulon. Londrina: Instituto Filadélfia, 1995. v. 1. p. 1-165.

29.
CASTRO, M. B. T.. Estudo Antropométrico dos Alunos do Colégio de Aplicação da UERJ com vistas à Educação Nutricional. In: Segundo Simpósio De Estudantes Cesulon, 1994, Londrina. Anais do Segundo Simpósio de Estudantes do Cesulon. Londrina: Instituto Filadélfia de Londrina, 1994. v. 1. p. 1-91.

30.
CASTRO, M. B. T.. Estudo Antropométrico de Escolares do Cap-UERJ com vistas à Educação Nutricional. In: Segunda Exposição de Trabalhos / DINFO, 1994, Rio de Janeiro. Segunda Exposição de Trabalhos / DINFO. Rio de Janeiro: UERJ, 1994. v. 1. p. 1-12.

Artigos aceitos para publicação
1.
CABRAL, M. ; SICHIERI, R. ; Rocha, C.M.M ; CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE . Protein intake and weight gain among low-income pregnant women from Mesquita County, Rio de Janeiro, Brazil. Revista de Nutricao-Brazilian Journal of Nutrition, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GIGANTE, D. S. ; VILELA, A. A. F. ; PADILHA, P. C. ; ADEGBOYE, A. A. R. ; CASTRO, M. B. T. . Association between Gestational Weight Gain and Prenatal Care Visits in Brazilian postpartum women.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, D. A. ; FIGUEIREDO, A. C. ; GIGANTE, D. S. ; FERREIRA, A. A. ; CASTRO, M. B. T. . PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO E MARCADOR DE ADIPOSIDADE CENTRAL EM ESCOLARES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, M. B. T.; FERREIRA, A. A. ; FIGUEIREDO, A. C. ; GIGANTE, D. S. ; ESHRIQUI, I. ; MEDEIROS, C. M. R. ; VILELA, A. A. F. ; SICHIERI, R. . D FREQUENCY AND DIETARY ADHERENCE AMONG OVERWEIGHT POSTPARTUM WOMEN: RANDOMIZED CLINICAL TRIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASTRO, M. B. T.; FERREIRA, A. A. ; Kac, Gilberto . Cholesterol intake during pregnancy increases birthweight of children of low-income women of Rio de Janeiro city, Brazil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GIGANTE, D. S. ; FERREIRA, A. A. ; Rocha, C.M.M ; CASTRO, M. B. T. . Fatores relacionados à autopercepção corporal em puérperas de mesquita, Rio de Janeiro, RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ESHRIQUI, I. ; RODRIGUEZ, C. B. ; ESTEVES, G. ; VILELA, A. A. F. ; Rebelo, Fernanda ; CASTRO, M. B. T. ; Kac, Gilberto . Padrão alimentar misto está positivamente associado com a variação da pressão arterial ao longo da gestação e no pós-parto: Estudo prospectivo em mulheres do Rio de Janeiro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ESTEVES, G. ; ESHRIQUI, I. ; VILELA, ANA AMÉLIA F. ; CASTRO, M. B. T. ; Rebelo, Fernanda ; PINTO, T. J. P. ; RODRIGUEZ, C. B. ; KAC, G. . Padrão Alimentar Misto Está Positivamente Associado com a Variação da Pressão Arterial Diastólica ao Longo da Gestação e no Pós-Parto Imediato em Mulheres Atendidas em um Centro Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BARROSO, G. S. ; SALLES-COSTA, R. ; CASTRO, M. B. T. . Fatores Sócio-demográficos influenciam os padrões de consumo alimentar entre crianças de seis a trinta meses.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Braga LG. ; MEDEIROS, C. M. R. ; Machado, J.M. ; Chiappetta J. ; CASTRO, M. B. T. ; SICHIERI, R. . Nutricional and socio-demographic determinants of postpartum overweight.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; Barbosa FS. ; Nascimento S. ; SICHIERI, R. . Western patterns during postpartum are relationed with abdominal circumference in Brazilian women. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; Barbosa FS. ; Nascimento S. ; SICHIERI, R. . Dietary pattern is associated with postpartum body weight change in a cohort of women in Rio de Janeiro city, Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Aquino LA. ; MEDEIROS, C. M. R. ; Machado, J.M. ; Mendonça LP. ; Cunha DB. ; CASTRO, M. B. T. ; SICHIERI, R. . Physical activity practice is associated with prudent food pattern in pregnancy.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Braga LG. ; MEDEIROS, C. M. R. ; Aquino LA. ; Machado, J.M. ; Chiappetta J. ; CASTRO, M. B. T. ; SICHIERI, R. . Nutricional and socio-demographic determinants of postpartum overweight. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; Nascimento S. ; Barbosa FS. ; SICHIERI, R. . Dietary patterns during pregnancy are determined by socio-demographic factors in Brazilian women.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CASTRO, M. B. T.; KAC, G. ; SICHIERI, R. . Does the adherence to dietary protein recommendation from Institute of Medicine during pregnancy and postpartum increase body weight loss during postpartum?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CASTRO, P. S. ; MEDEIROS, C. M. R. ; CASTRO, M. B. T. ; KAC, G. . DIFERENÇAS NO CONSUMO ALIMENTAR NO PRIMEIRO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO SEGUNDO O ESTADO NUTRICIONAL PRÉ-GESTACIONAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CASTRO, M. B. T.; SOUZA, A.M. . HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS PODEM PREVENIR O EXCESSO DE GANHO DE PESO ENTRE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
WAHRLICH, V. ; Barros, CV ; CASTRO, M. B. T. ; Machado, J.M. ; Amaral, R. . Comparação entre o percentual de gordura corporal obtido em três modelos de bioimpedância e medido por DXA em mulheres no pós-parto.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Andréia Andrade da Silva. Marcadores do consumo alimentar de adolescentes beneficiários e não beneficiários do Programa Bolsa Família. 2018 - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

2.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Karina dos Santos. Cuidado nutricional para mulheres no período âmbito da Atenção Básica, em Manguinhos ? Rio de Janeiro, RJ. 2017 - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

3.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Mariana Luiz Marques. Mudanças no consumo alimentar durante a adolescência: Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes - ELANA. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

4.
CASTRO, M. B. T.; PADILHA, P. C.; SAUNDERS, C.; BARROS, D. C.; LACERDA, E. M. A.. Participação em banca de Débora de Souza Gigante. Adequação do pré-natal e ganho de peso de gestantes adultas de baixa renda, atendidas em uma maternidade pública da Baixada Fluminense. 2016. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CASTRO, M. B. T.; SOUZA, M. M. A.; PADILHA, P. C.; SAUNDERS, C.; RODRIGUES, L. G.. Participação em banca de Gabriella Pinto Belfort. Fatores determinantes do baixo peso ao nascer em filhos de gestantes adolescentes do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

6.
SAUNDERS, C.; PADILHA, P. C.; SILVA, C. V. C.; CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Luciana Lourenço Gomes dos Santos da Silva. Fatores Associados ao Desenvolvimento de Síndromes Hipertensivas da Gravidez em Mulheres com DM Gestacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

7.
DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE; PADILHA, PATRÍCIA DE CARVALHO; SOUZA, M. M. A.; ZAJDENVERG, L.. Participação em banca de sara de Oliveira Corrêa da Silva. Fatores preditivos do peso ao nascer de filhos de mães com diabetes mellitus gestacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

8.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Cinara Costa de Oliveira. Associação da interrupção do aleitamento materno exclusivo com a retenção de peso e a perda de peso no pós-parto. 2011. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Thaís Meirelles de Vasconcelos. Evolução do consumo de energia e nutrientes de adolescentes de escolas de Niterói - RJ, 2003 e 2008. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

10.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Aline Bull Ferreira Campos. Associação entre o consumo de energia e nutrientes e baixo peso ao nascer em gestantes adolescentes. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

11.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Luana Silva Monteiro. Variação do índice de qualidade da dieta de adolescentes de Niterói ? RJ, em 2003 e 2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

Teses de doutorado
1.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Patrícia Nogueira. Mudança no estilo de vida de estudantes ingressantes em uma universidade pública brasileira. 2018 - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

2.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Nadya H. Alves dos Santos. Consumo alimentar de gestantes e sua associação com concentrações plasmática de leptina, adiponectina e desfechos perinatais. 2018 - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

3.
CASTRO, M. B. T.; VEIGA, G. V.; STRUCHINER, C. J.; WAHRLICH, V.; KAC, G.. Participação em banca de Maisa Cruz Martins. Associação entre polimorfismos nos genes relacionados à obesdade e às mudanças do peso corporal e consumo alimentar de gestantes.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

4.
LOPES, C. S.; RAMALHO, A. R.; PEREIRA, R. A.; VERLEY JUNIOR, E.; KAC, G.; CASTRO, M. B. T.; ROSADO, E. L.. Participação em banca de Ana Amélia Freitas Vilela. Padrões Alimentares e saúde mental materna e desenvolvimento neuropsicológico infantil: resultados de coorte prospectiva do Rio de janeiro e Bristol/ Reino Unido. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

5.
HASSELMANN, M. H.; BOCCOLINI, C. S.; CURIONI, C. C.; ASSIS, S. G.; CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Raquel de Souza Mezzavilla. Violência entre parceiros íntimos e a alimentação complementar. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição da UERJ.

6.
PEREIRA, R. A.; LOPES, C. S.; SICHIERI, R.; LEVY, R. B.; CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Luana Azevedo de Aquino. Consumo Alimentar e Associação com ganho de Peso em Adolescentes: estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social.

7.
CASTRO, M. B. T.; KAC, G.; BOCCOLINI, C. S.; ROSADO, E. L.; LACERDA, E. M. A.; MOREIRA, M. E. L.. Participação em banca de Lívia Costa de Oliveira. Evolução das concentrações séricas de proteína C-Reativa durante a gestação e sua associação com o peso ao nascer.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

8.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Gabriela dos Santos Barroso. Alimentação na infância e associação com variáveis socioeconômicas, demográficas e com o consumo alimentar dos pais em um estudo de base populacional da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTRO, M. B. T.; PEREIRA, R. A.; SOUZA, A.M.. Participação em banca de Andreia Andrade da Silva. Marcadores do Consumo Alimentar de estudantes adolescentes, beneficiários e não beneficiários do Programa Bolsa Família. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

2.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Gracielle Gesteira Rocha. Consumo Alimentar de alimentos ultraprocessados durante a gestação e sua associação com o peso ao nascer. 2017 - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

3.
CASTRO, M. B. T.; PADILHA, P. C.; KAC, G.; BARROS, D. C.. Participação em banca de Débora Souza Gigante. Relação entre a autopercepção corporal e IMC em puérperas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

4.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Gabriela dos Santos Interlenghi. Relação entre apoio social e insegurança alimentar em região da baixada Fluminense do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro.

5.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Cinara Costa de Oliveira. Associação da prática de aleitamento materno exclusivo com a retenção de peso no pós-parto imediato em mulheres atendidas em serviços públicos do Rio de Janeiro. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
CASTRO, M. B. T.. Participação em banca de Carla Valença Barros. Validação de três modelos de impedância bioelétrica para determinação da composição corporal em mulheres pós-parto. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTRO, M. B. T.; Silva MSM; SALLES-COSTA, R.; FARAH, A.; PIERUCCI, A. P.; ARANTES, W. P.. PROCESSO SELETIVO AOS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO DO PPGN. 2017. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

2.
CASTRO, M. B. T.; LACERDA, E. M. A.; FALLER, A. L. K.. Banca para Seleção de Professor Substituto em Avaliação Nutricional. 2017. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

3.
CASTRO, M. B. T.; FARAH, A.; Silva MSM; SALLES-COSTA, ROSANA; PIERUCCI, A. P.; ARANTES, W. P.. Processo de Seleção do Mestrado do PPGN/UFRJ. 2017. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

4.
CASTRO, M. B. T.. Banca para professor efetivo. Departamento de Nutrição Social. Suplente. 2015. Universidade Federal Fluminense.

5.
CASTRO, M. B. T.; BAIAO, M. R.; CARVALHO, M. C. V. S.. PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO SOCIAL E APLICADA, SETOR EDUCAÇÃO NUTRICIONAL. 2015. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

6.
CASTRO, M. B. T.. Banca examinadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade HESFA/UFRJ. 2014. Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis.

7.
CASTRO, M. B. T.. Banca Examinadora de Nutrição no processo seletivo da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente.. 2014. Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira do Centro de Ciênci.

8.
CASTRO, M. B. T.; SANTOS, M. M. A. S.; CARVALHO, M. C. V. S.. PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO SOCIAL E APLICADA, SETOR EDUCAÇÃO NUTRICIONAL. 2014. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

9.
CASTRO, M. B. T.; LACERDA, E. M. A.; ACCIOLY, E.. BANCA AVALIADORA PARA PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA, ÁREA NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL. 2013. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

10.
CASTRO, MARIA BEATRIZ T.; PEREIRA, G. S.; COELHO, M. A. S. C.. BANCA AVALIADORA PARA PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO SOCIAL E APLICADA - ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA. 2013. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

11.
CASTRO, M. B. T.; Santos MMAS; BAIAO, M. R.. PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO SOCIAL E APLICADA ? SETOR SAÚDE PÚBLICA. 2012. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

12.
CASTRO, M. B. T.. Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento de Nutrição Social e Aplicada, setor de Educação Nutricional, do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ. 2010. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

Outras participações
1.
CASTRO, M. B. T.. Biomarcadores nutricionais e saúde mental na gestação. 2016. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

2.
CASTRO, M. B. T.. Banca Examinadora do Melhor Trabalho da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural do CCS.. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Santos MMAS; Silva MSM; Freitas MCJ; CASTRO, M. B. T.. Processo seletivo para transferência de curso. UFRJ. 2003. Instituto de Nutrição Josué de Castro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Relação entre os determinantes sócio-demográficos e da atenção ao pré-natal sobre a adequação do ganho de peso.. 2013. (Outra).

2.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Padrão de Consumo Alimentar Durante a Gestação é Determinado por Fatores Sócio-Demográficos em Mulheres de Baixa Renda.. 2012. (Outra).

3.
The 2nd International Congress on Abdominal Obesity, 2011,. Nutricional and socio-demographic determinants of postpartum overweight.. 2011. (Congresso).

4.
The 2nd International Congress on Abdominal Obesity, 2011,. Western patterns during postpartum are relationed with abdominal circumference in Brazilian women.. 2011. (Congresso).

5.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Consumo de Dietas Hiperproteicas na Gestação e Retenção de Peso no Pós-Parto.. 2011. (Outra).

6.
II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition. Nutricional and socio-demographic determinants of postpartum overweight.. 2010. (Congresso).

7.
II World Congress of Public Health Nutrition. I Latinoamerican Congress of Community Nutrition,. Physical activity practice is associated with prudent food pattern in pregnancy.. 2010. (Congresso).

8.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural..Prática de Atividade Física se Associa a Padrão Alimentar Prudente na Gestação. 2010. (Outra).

9.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural..O ganho de peso excessivo está associado com o sobrepeso no pós-parto. 2010. (Outra).

10.
XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Hábitos alimentares saudáveis podem prevenir o excesso de ganho de peso entre escolares do ensino fundamental. 2009. (Congresso).

11.
XV Congresso Latinoamericano de Nutrición. Fatores associados à retenção de peso pós-parto em uma coorte de mulheres do município do Rio de janeiro, 2005-2007. 2009. (Congresso).

12.
I Forum de Alimentação do Escolar. 2008. (Outra).

13.
Análise de Dados Longitudinais. 2006. (Outra).

14.
Metabolismo Energético e Composição Corporal. 2005. (Outra).

15.
Obesidade, Denutrição e Políticas Sociais: para onde caminha o Brasil?. 2005. (Outra).

16.
Seminário Nacional e Vigilância do Câncer Ocupacional e Ambiental. 2005. (Seminário).

17.
XI Congresso Brasileiro de Obesidade. Padrão de consumo alimentar em mulheres no pós-parto atendidas em um centro municipal de saúde do Rio de Janeiro, Brasil. 2005. (Congresso).

18.
Curso de Atualização em Introdução ao EPIINFO. 2004. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Viviane Simões. Associação de depressão pós-parto e a prática de aleitamento materno em maternidade pública do Rio de Janeiro.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro. (Orientador).

2.
Maria Eliza Mastrangelo. Consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas segundo o estado nutricional de adolescentes de áreas urbanas e rurais das regiões sudeste e nordeste.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Gracielle Gesteira Rocha. Consumo de alimentos processados e peso ao nascer. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Andreia Andrade. Associação do estado nutricional e marcadores de consumo alimentar de estudantes adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andréia Andrade. Consumo de alimentos processados e sua associação com o excesso de peso entre escolares beneficiários ou não do Programa Bolsa Família. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro, . Orientador: Maria Beatriz Trindade de Castro.

2.
Amanda Caroline Cunha Figueiredo. Trajetória das concentrações plasmáticas da vitamina D ao longo da gestação e sua associação com sintomas depressivos. 2017. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Maria Beatriz Trindade de Castro.

3.
Débora de Souza Gigante. Atenção no pré-natal e ganho de peso em gestantes de baixa renda atendidas em uma maternidade pública da Baixada Fluminense.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro, . Orientador: Maria Beatriz Trindade de Castro.

4.
Priscila Silva Castro. Adequação da Ingestão Alimentar e Ganho de Peso em Gestantes Acompanhadas em uma Unidade Básica de Saúde no Município do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro, . Coorientador: Maria Beatriz Trindade de Castro.

Tese de doutorado
1.
Ana Amélia de Freitas Vilela. PADRÕES ALIMENTARES E SAÚDE MENTAL MATERNA E DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOLÓGICO INFANTIL: RESULTADOS DE ESTUDOS DE COORTE DO RIO DE JANEIRO E BRISTOL/REINO UNIDO. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Instituto de Nutrição Josué de Castro, . Coorientador: Maria Beatriz Trindade de Castro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:41:45