Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0444782761309843
  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Engenheiro Agrônomo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP); engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba (SP); mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) de Jaboticabal (SP), doutor em Agronomia (Horticultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) de Botucatu (SP); ambas da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP). Possui experiência na área de Agronomia, com enfase em comercialização, qualidade e pós-colheita de frutas e hortaliças frescas. Em abril de 2016 foi transferido para o Departamento de Armazenagem da CEAGESP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, G. V. B.;BITENCOURT, G. V. A.;DE ALMEIDA, G. V. B.;de. ALMEIDA, G. V. B

Endereço


Endereço Profissional
Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de Sao Paulo, Departamento de Armazenagem.
Rua Carlos Weber, 1048
Vila Leopoldina
05303000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36415402


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Agronomia (Horticultura).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Regiões de procedência de abacaxi para a CEAGESP de São Paulo, análises qualitativa, comparativa e das causas da valoração dos frutos, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Aloisio Costa Sampaio.
Palavras-chave: comercialização; sazonalidade; qualidade; valoração; Pérola; Smooth Cayenne.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2003 - 2006
Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Características qualitativas de pêssegos produzidas em Paranapanema - SP, safra 2005, e sua valoração no mercado atacadista de São Paulo,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: José Fernando Durigan.
Palavras-chave: pêssego; Prunus persica; qualidade; valoração.
Grande área: Ciências Agrárias
1989 - 1996
Graduação em Engenharia Agronomica.
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP/ESALQ, Brasil.




Formação Complementar


2016
MBA em Gestão em Agronegócio.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Excel 13 - Módulo II. (Carga horária: 40h).
UNIAO EDUCACIONAL E TECNOLOGICA IMPACTA-UNI.IMPACTA LTDA., UETI_PPROV, Brasil.
2005 - 2005
Boas Práticas para Produção Segura de Frutas e Hortaliças. (Carga horária: 40h).
Food Safety and Applied Nutrition, JIFSAN, Estados Unidos.
2005 - 2005
Pós-Colheita de Uva de Mesa no Sistema PIF. (Carga horária: 4h).
VII Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas, SBPIF, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Tecnologia de Resfriamento de Frutas e Hortaliças. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de Sao Paulo, CEAGESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro IV, Carga horária: 40
Outras informações
De agosto de 2002 a fevereiro de 2016 atuou como engenheiro agrônomo do Centro de Qualidade em Horticultura - SECQH onde desenvolveu as seguintes atividades principais: Desenvolvimento de normas de qualidade para frutas e hortaliças; Orientações de estagiários de engenharia agronômica; Intercâmbio com universidade brasileiras e estrangeiras; Trabalho em parceria com diversas instituições de pesquisa e extensão brasileiras; Trabalho em parceria com diversos SEBRAE estaduais; Palestras em congressos, seminários, simpósios, reuniões técnica, dias de campo, universidades, escolas técnicas e ensino fundamental; Orientação para produtores de frutas e hortaliças.


Cooperativa de Trabalho para a Conservação do Solo, Meio Ambiente, Desenvol, COOTRADASP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Cooperado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Prestador de serviços de Agronomia ao Centro de Qualidade em Horticultura (SECQH)da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP)


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 10
Outras informações
Estagiário de iniciação científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq do Departamento de Entomologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ sob a orientação do Professor Doutor José Roberto Postali Parra. Desenvolveu diversas atividades relacionadas ao controle biológico da broca da cana de açúcar (Diatraea saccharalis).



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Apoio à tomada de decisão do serviço de alimentação escolar na escolha, aquisição, controle de qualidade e utilização de frutas e hortaliças frescas - HortiEscolha

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marta Helena Fillet Spoto em 02/03/2016.
Descrição: Desenvolvimento de um programa de auxílio á tomada de decisão na escolha das frutas e hortaliças, do produto e da classificação de melhor custo-benefício em cada época, do controle de qualidade no recebimento, ao aproveitamento da produção local e da capacitação dos gestores locais do Programa de Alimentação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2012
Melhoria da qualidade de peras europeias produzidas no Brasil - Qualipear
Descrição: A produção brasileira de peras é pequena apesar do grande mercado consumidor interno existente. No cenário atual, o Brasil importa mais de 90% da quantidade de pera consumida no país, atingindo valores de importação superiores aos obtidos com as exportações de maçãs. De acordo com dados do IBGE (2010), a produção nacional, em 2001, foi de 21.522 toneladas, sendo que 47,5% do total foi produzido no Estado do Rio Grande do Sul. No período de 2004 a 2008 observou-se uma redução na quantidade produzida no país, passando de 19.894 para 17.391 toneladas, respectivamente. Dentre os fatores que concorrem para a menor remuneração do produtor e desestimulam a produção de peras no Brasil, pode-se destacar a competição de outras frutíferas de retorno econômico mais rápido, bem como a baixa qualidade das peras produzidas em comparação com as importadas. Objetivando-se reverter essa situação, vários esforços de pesquisa vêm sendo feitos na busca por cultivares adaptadas e por tecnologia adequada para o cultivo da pereira, haja vista os projetos constantes na atual programação de pesquisa da Embrapa. O presente projeto complementa os já em andamento, uma vez que não há atividades de pós-colheita previstas nestes. Pretende-se gerar informações econômicas e técnicas que fornecerão subsídios para as atividades em execução, bem como atender ao setor produtivo, considerando já existirem pomares comerciais de pera na região dos Campos de Cima da Serra, RS. Acompanhamentos e levantamentos preliminares realizados nas áreas de produção e conversas informais com produtores de pera evidenciaram a falta de informações técnicas quanto às operações de colheita e manejo pós-colheita dos frutos, o que resulta na oferta de frutos inaptos para o consumo, seja pela maturação incompleta, seja pelo excesso de frutos com incidência de doenças e ocorrência de danos mecânicos. Tais defeitos em um produto ainda pouco conhecido no mercado interno, haja vista que a referência para o consumidor é a pera impo.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2012
Rede Temática Frutura
Descrição: Desenvolvimento de um sistema integral para a melhoria da qualidade e segurança de frutas e hortaliças. Conta com integrantes da Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Costa Rica. Página da rede na Web: http://frutura.net.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2004 - 2006
Manejo e logística da colheita e pós-colheita na produção integrada de frutas no Brasil (banana, caqui, citros, figo, goiaba, maracujá e morango)
Descrição: Apoio em logística, pós-colheita e comercialização aos projetos específicos das fruteiras na Produção Integrada de Frutas, ação coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através do Coordenação Geral de Sistemas Produção Integrada e Rastreabilidade. Ações principais nas áreas de capacitação, divulgação da Produção Integrada de Frutas e publicações..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1998 - Atual
Produção Integrada de Morango - PIMo na região de Atibaia (SP)
Descrição: 1. Implantação da Produção Integrada de Morango - PIMo na região. 2. Certificação de produtores. 3. Formação de responsáveis técnicos e auditores..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Fruticultura
2008 - Atual
Periódico: Informações Econômicas. Instituto de Economia Agrícola
2016 - Atual
Periódico: COMUNICADO TÉCNICO DA EMBRAPA MEIO AMBIENTE
2015 - Atual
Periódico: Comunicado Técnico (Embrapa Uva e Vinho. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Fisiologia Pós-Colheita.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Toxicidade e Resíduos de Pesticidas em Alimentos.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fruticultura.


Prêmios e títulos


2014
Homenageado no XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento e progresso da Fruticultura, Sociedade Brasileira de Fruticultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BITENCOURT, G. V. A.2016BITENCOURT, G. V. A.; CAMARA, F. M. ; OLIVEIRA, S. L. ; RODRIGUES, M. G. V. . Produção, mercado e aspectos econômicos. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), v. 36, p. 7-12, 2016.

2.
WATANABE, H. S.2014WATANABE, H. S. ; OLIVEIRA, S. L. ; CAMARA, F. M. ; ALMEIDA, G. V. B. ; ALVES, A. A. . Perfil de comercialização das Anonáceas nas CEASAS brasileiras. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 36, p. 64-69, 2014.

3.
BITENCOURT, G. V. A.2013BITENCOURT, G. V. A.; RODRIGUES, M. G. V. ; CASTRICINI, A. . Produção, mercado e aspectos econômicos. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), v. 34, p. 7-14, 2013.

4.
FERREIRA, E. A.2011FERREIRA, E. A. ; SILVA, J. R. ; ALMEIDA, G. V. B. ; SANTOS, W. V. . Abacaxi. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), v. 32, p. 7-16, 2011.

5.
RUGGIERO, C.2011RUGGIERO, C. ; VENTURA, J. A. ; DURIGAN, J. F. ; BENASSI, A. C. ; ALMEIDA, G. V. B. ; MARTINS, D. dos S. ; Durigan, Maria Fernanda Berlingieri . Mamão. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), v. 32, p. 73-81, 2011.

6.
SILVA, E. G.2011SILVA, E. G. ; TAKATA, W. H. S. ; ALMEIDA, G. V. B. ; EVANGELISTA, R. M. ; ONO, E. O. ; RODRIGUES, J. D. . Qualidade de frutos de pimentão em função da concentração de etephon durante o amadurecimento. Revista Iberoamericana de Tecnologia Postcosecha, v. 12, p. 199-205, 2011.

7.
FAGUNDES, P. R. S.2008FAGUNDES, P. R. S. ; ALMEIDA, G. V. B. ; FERRAZ, M. S. ; OLIVETTI, M. P. A. . O mercado de lima ácida Tahiti. Análises e Indicadores do Agronegócio, v. 3, p. 1-7, 2008.

8.
ALMEIDA, G. V. B.;BITENCOURT, G. V. A.;DE ALMEIDA, G. V. B.;de. ALMEIDA, G. V. B2006 ALMEIDA, G. V. B.; DURIGAN, J. F. . Relação entre as características químicas e o valor dos pêssegos comercializados pelo sistema veiling frutas Holambra em Paranapanema-SP. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 28, p. 218-221, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
MELLO, L. M. R. ; ALMEIDA, G. V. B. . Produção e mercado de uva Niágara no Brasil. In: João Dimas Garcia; Umberto Almeida Camargo. (Org.). O cultivo da videira Niágara no Brasil. 1ed.Brasília: EMBRAPA, 2013, v. 1, p. 285-300.

2.
OLIVEIRA, S. L. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; ALMEIDA, G. V. B. . Falta de produtos registrados para minor crops e os resíduos de agroquímicos nestas culturas. In: Núcleo de Estudos em Fitopatologia 0 Universidade Federal de Lavras. (Org.). Avanços na otimização do uso de defensivos agrícolas no manejo fitossanitário. 1ed.Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2012, v. ', p. 203-203.

3.
AMARO, Antonio Ambrosio ; FAGUNDES, P. R. S. ; ALMEIDA, G. V. B. . Importância econômica da fruticultura. In: Luiz Carlos Donadio. (Org.). História da fruticultura paulista. 1ed.Jaboticabal: Jaboticabal, 2010, v. 1, p. 13-32.

4.
MOREIRA, R. S. ; RANGEL, A. ; RUGGIERO, C. ; NOGUEIRA, E. M. C. ; ALMEIDA, G. V. B. . Banana. In: Luiz Carlos Donadio. (Org.). História da fruticultura paulista. 1ed.Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010, v. 1, p. 105-140.

5.
CANTILLANO, R. F. F. ; ALMEIDA, G. V. B. . Manejo e logística na colheita e pós-colheita na produção integrada de frutas no Brasil. In: Laércio Zambolim; Luiz Carlos Bhering Nasser; José Rozalvo Andrigueto; José Maurício Andrade Teixeira; Adilson Reinaldo Kososki; José Carlos Fachinello. (Org.). Produção Integrada no Brasil. 1ed.Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 2009, v. 1, p. 978-1008.

6.
GUTIERREZ, A. S. D. ; ALMEIDA, G. V. B. . Cadeia de frios: frutas e hortaliças. In: Maria do Socorro Bastos. (Org.). Ferramentas da ciência e tecnologia para a segurança dos alimentos. 1ed.Fortaleza: EMBRAPA Agroindústria Tropical, 2008, v. 1, p. 107-111.

7.
GUTIERREZ, A. S. D. ; ALMEIDA, G. V. B. . Beneficiamento e comercialização de frutos in natura. In: Dirceu de Mattos Junior; José Dagoberto de Negri; Rose Mary Pio; Jorgino Pompeu Junior. (Org.). Citros. 1ed.Cordeirópolis: Centro Apta Citros, 2005, v. 1, p. 825-837.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, G. V. B.. Comercialização de lima ácida 'Tahiti' na CEAGESP. Espaço Citrícola: revista eletrônica de citricultura, Limeira, p. 53 - 59, 11 maio 2013.

2.
ALMEIDA, G. V. B.; SAMPAIO, A. C. . O abacate no mundo, no Brasil e na CEAGESP. Toda Fruta, Jaboticabal, 18 mar. 2013.

3.
ALMEIDA, G. V. B.. Comercialização de mangas no mercado nacional. Anuário HF 2013 Campo e Negócios, Uberlãndia, p. 52 - 53, 01 fev. 2013.

4.
ALMEIDA, G. V. B.; CAMARA, F. M. ; GUTIERREZ, A. S. D. . Laranja: mercado, embalagem e qualidade da fruta na Ceagesp. Citricultura Atual, Cordeirópolis, p. 22 - 24, 01 fev. 2013.

5.
BITENCOURT, G. V. A.. Comercialização de mangas no mercado nacional. Jornal da Fruta, Lages, p. 16 - 18, 01 jul. 2010.

6.
ALMEIDA, G. V. B.; FAGUNDES, P. R. S. ; SILVA, M. A. . Qualidade e valoração de laranjas no mercado atacadistas de frutas frescas. Citricultura Atual, Cordeirópolis, p. 20 - 22, 10 ago. 2009.

7.
ALMEIDA, G. V. B.. Fruta tem que ser gostosa!. Frutas e Derivados, São Paulo, p. 40 - 40, 01 jun. 2006.

8.
ALMEIDA, G. V. B.. A CEAGESP na produção integrada de frutas. Agroanalysis (FGV), São Paulo, p. E-8 - E-8, 01 set. 2004.

9.
ALMEIDA, G. V. B.. Automação no Setor de Hortifrútis. Supervarejo, São Paulo, p. 48 - 51, 01 jan. 2001.

10.
ALMEIDA, G. V. B.; LEME, R. Z. . Comercialização: por um código brasileiro de verificação de preços. Agrianual 2000, São Paulo, p. 27 - 29, 01 out. 1999.

11.
ALMEIDA, G. V. B.. Marketing na batata. Batata Show, Itapetininga, p. 17 - 18.

12.
GUTIERREZ, A. S. D. ; ALMEIDA, G. V. B. . Sabor, aroma e aparência conquistam o consumidor.. Agrianual 2007, São Paulo, p. 347 - 348.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, A. C. ; BITENCOURT, G. V. A. . Situação e perspectiva da abacaxicultura em São Paulo. In: V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, 2013, Palmas. V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi. Palmas: SEAGRO - Secretaria de Agricultura e Pecuária, 2013.

2.
ALMEIDA, G. V. B.. Mercado e comercialização de abacaxi na CEAGESP. In: 4º Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro, 2011, Bauru. Anais, Palestras e Resumos Expandidos. Bauru: Faculdade de Ciências/UNESP, 2011.

3.
ALMEIDA, G. V. B.. Características de produção e comercialização para o mercado interno. In: V Simpósio do Papaya Brasileiro, 2011, Porto Seguro. Anais. Cruz das Almas: EMBRAPA Mandioca e Fruticultura, 2011.

4.
MARTINS, D. dos S. ; TREVIZAN, L. R. P. ; ALMEIDA, G. V. B. ; CRUZ, J. L. ; GUTIERREZ, A. S. D. . Níveis de resíduos de agrotóxicos em mamões comercializados no mercado atacadista de São Paulo. In: Papaya Brasil: manejo, qualidade e mercado do mamão, 2007, Vitória. Papaya Brasil: manejo, qualidade e mercado do mamão. Vitória: INCAPER, 2007. p. 669-672.

5.
MARTINHO, D. Q. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; CALEGARIO, F. F. ; ALMEIDA, G. V. B. . Levantamento preliminar das características qualitativas observadas pelos compradores de morango, durante a safra 2006 , no mercado atacadista de São Paulo. In: Simppósio Nacinal do Morango, 2006, Pelotas. Resumos. Brasília: EMBRAPA, 2006.

6.
ALMEIDA, G. V. B.; ALVES, A. A. . Mercado de maçãs: situação atual, ameaças, oportunidades e estratégias para o futuro. In: 7º Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado, 2006, São Joaquim. Resumos. São Joaquim: EPAGRI, 2006. v. 1. p. 55-65.

7.
ALMEIDA, G. V. B.. PIF no mercado interno: o desafio no atacado e varejo. In: VII Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas, 2005, Fortaleza. Documentos - Embrapa Agroindústria Tropical. EMBRAPA Agroindústria Tropcial, 2005. v. 1. p. 50-52.

8.
ALMEIDA, G. V. B.. Mercado interno: a uva no contexto do mercado de frutas. In: X Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, 2003, Bento Gonçalves. 4 Encontro de Iniciação Científica da Embrapa Uva e Vinho. Bento Gonçalves: EMBRAPA Uva e Vinho, 2003. p. 161-167.

9.
ALMEIDA, G. V. B.; WATANABE, H. S. . Programa brasileiro para a modernização da horticultura e problemas fitossanitários de pós-colheita. In: II Simpósio de Controle de Doenças de Plantas: patologia pós-colheita de frutos e hortaliças, 2002, Lavras. II Simpósio de Controle de Doenças de Plantas: patologia pós-colheita de frutos e hortaliças. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2002. v. 1. p. 3-8.

10.
ALMEIDA, G. V. B.. Automação e rastreabilidade. In: Mercofrut, 2001, Pelotas. Documentos (Embrapa Clima Temperado. Impresso). Pelotas: EMBRAPA Clima Temperado, 1999. v. 1. p. 119-126.

11.
ALMEIDA, G. V. B.. Embalagem e comercialização de uvas. In: Simpósio Brasileiro sobre Uvas de Mesa, 2000, Ilha Solteira. Cultura de uvas de mesa: do plantio à comercialização. Ilha Solteira: UNESP, 2000. p. 281-304.

12.
ALMEIDA, G. V. B.. O mercado de pêssegos, nectarinas e ameixas: um grande desafio. In: I Simpósio Internacional de Frutas de Caroço: pêssegos, nectarinas e ameixa, 2000, Porto Alegre. I Simpósio Internacional de Frutas de Caroço: pêssegos, nectarinas e ameixa. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. v. 1. p. 107-117.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BITENCOURT, G. V. A.. PALESTRA - Comercialização de frutas no mercado interno. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá (MT). Anais.... Campos dos Goytacazes (RJ): Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2014.

2.
GOLDONI, C. L. ; CAVALINI, F. C. ; FREITAS, P. M. ; BARREIROS, L. M. ; ALMEIDA, G. V. B. ; GORENSTEIN, O. ; GUTIERREZ, A. S. D. . Normas para a classificação e padronização da mandioquinha-salsa do Programa Brasileiro. In: 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001, São Paulo. 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001.

3.
FREITAS, P. M. ; ALMEIDA, G. V. B. ; WATANABE, H. S. ; GUTIERREZ, A. S. D. . Estudo preliminar para a elaboração das normas de classificação de melancia. In: 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001, São Paulo. 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001.

4.
GOLDONI, C. L. ; OLIVEIRA, M. A. ; KOSHIMA, F. A. T. ; ALMEIDA, G. V. B. ; CAVALINI, F. C. ; WATANABE, H. S. ; GUTIERREZ, A. S. D. . Elaboração das normas de classificação e qualidade do pepino (Cucumis sativus). In: 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001, São Paulo. 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001.

5.
FREITAS, P. M. ; GOLDONI, C. L. ; SILVA, A. C. ; BITENCOURT, G. V. A. ; WATANABE, H. S. ; GUTIERREZ, A. S. D. . Normas para classificação e padronização do maracujá doce (Passiflora alata). In: 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001, São Paulo. 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SUZUKI, E. T. ; SAMPAIO, A. C. ; BITENCOURT, G. V. A. . TRA3339 - Análise do mercado de romãs na CEAGESP-SP. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá (MT). Anais.... Campos dos Goytacazes (RJ): Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2014.

2.
TAKATA, W. H. S. ; ALMEIDA, G. V. B. ; CAMARA, F. M. ; NARITA, N. . Dinâmica de comercialização de pinha e atemoia na CEAGESP. In: V International Congress & Brazilian Meeting about: Annonaceae from gene to exportacion, 2013, Botucatu. V International Congress & Brazilian Meeting about: Annonaceae from gene to exportacion. Botucatu: UNESP, IBB - ABPA - CATI, 2013. v. 1. p. 257-257.

3.
WATANABE, H. S. ; OLIVEIRA, S. L. ; CAMARA, F. M. ; ALMEIDA, G. V. B. ; ALVES, A. A. . Perfil de comercialização das anonáceas nas CEASAs brasileiras. In: V International Congress & Brazilian Meeting about: Annonaceae from gene to exportacion, 2013, Botucatu. V International Congress & Brazilian Meeting about: Annonaceae from gene to exportacion. Botucatu: UNESP, IBB - ABPA - CATI, 2013. v. 1. p. 51-51.

4.
AGUIAR, W. M. M. ; NASCIMENTO, A. S. ; MIRANDA, S. H. G. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; ALMEIDA, G. V. B. . Impacto da qualidade da manga, Mangifera Indica, destinada ao mercado interno, infestada por mosca-das-frutas. In: III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, 2012, Salvador. III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, 2012. p. 127-127.

5.
ALMEIDA, G. V. B.; GONCALVES, R. A. ; OLIVEIRA, T. ; CAMARA, F. M. ; OLIVEIRA, S. L. ; SAMPAIO, A. C. . Avaliação da qualidade de abacaxis 'Smooth Caynne' comercializados na CEAGESP durante o outono e inverno de 2012. In: XII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves. XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Vitória da Conquista: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2012.

6.
ALMEIDA, G. V. B.; GONCALVES, R. A. ; CAMARA, F. M. ; OLIVEIRA, S. L. ; OLIVEIRA, T. ; SAMPAIO, A. C. . Evolução e tendências da comercialização de abacaxi na CEAGESP. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves. XII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Vitória da Conquista: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2012.

7.
AGUIAR, W. M. M. ; NASCIMENTO, A. S. ; MIRANDA, S. H. G. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; ALMEIDA, G. V. B. . Importância econômica do controle de mosca das frutas para a comercialização de manga in natura no mercado interno.. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves. XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Vitória da Conquista: Sociedade Brasileira de Fruticultura.

8.
OLIVEIRA, S. L. ; CAMARA, F. M. ; SPOTO, M. H. F. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; ALMEIDA, G. V. B. ; COSTA, A. S. . Brazilian food school's fresh fruits and vegetables. In: XVI Congresso Latino Americano de Nutrición, 2012, Havana. XVI Congresso Latino Americano de Nutrición. Cidade do México: Sociedade Latina Americana de Nutrição, 2012. p. 80-80.

9.
OLIVEIRA, S. L. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; CAMARA, F. M. ; ALMEIDA, G. V. B. ; YAMANISHI, O. K. . Visão dos atacadistas de lichia da CEAGESP. In: III Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita de Frutas, Hortaliças e Flores, 2011, Nova Friburgo. III Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita de Frutas, Hortaliças e Flores. Guaratiba: EMBRAPA Agroindústria de Alimentos, 2011.

10.
OLIVEIRA, S. L. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; CAMARA, F. M. ; ALMEIDA, G. V. B. ; YAMANISHI, O. K. . Caracterização da comercialização da lichia na CEAGESP. In: III Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita de Frutas, Hortaliças e Flores, 2011, Nova Friburgo. III Simpósio Brasileiro de Pós-Colheita de Frutas, Hortaliças e Flores. Guaratiba: EMBRAPA Agroindústria de Alimentos, 2011.

11.
TAKATA, W. H. S. ; SILVA, E. G. ; COSTA, S. M. ; ALMEIDA, G. V. B. ; EVANGELISTA, M. R. . Color change pepper fruit whith post-harvest application. In: XIII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2011, Búzios. Mudanças Climáticas Globais: do gente a planta. Campos dos Goytacazes: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2011.

12.
TAKATA, W. H. S. ; SILVA, E. G. ; ALMEIDA, G. V. B. ; ONO, E. O. . Uso de ethephon sobre a qualidade de frutos de pimentão. In: 51º Congresso Brasileiro de Olericultura, Hortaliças, 2011, Viçosa. Da Origem aos Desafios da Saúde e Sustentabilidade. Campinas: Sociedade Brasileiro de Horticultura, 2011. p. 1150-1154.

13.
CAMARA, F. M. ; SPOTO, M. H. F. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; ROSENBAUM, P. P. ; ALMEIDA, G. V. B. . Características qualitativas do abacaxi 'Smooth Cayenne' comercializado na CEAGESP. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador. XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010. p. 316-316.

14.
PARRA, J. R. P. ; ALMEIDA, G. V. B. . Exigências térmicas e hídricas dos principais parasitóides de Diatraea saccharalis (Fabr., 1794). In: 15º Congresso Brasileiro de Entomogia, 1995, Caxambu. 15º Congresso Brasileiro de Entomogia, 1995. p. 307-307.

Artigos aceitos para publicação
1.
ALMEIDA, G. V. B.; CAMARA, F. M. ; OLIVEIRA, S. L. . Mercados e aspectos econômicos da uva Niágara. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BITENCOURT, G. V. A.. HortiEscolha: qualidade e valoração do produtos e apoio à tomada de decisão nas compras dos serviços de alimentação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALMEIDA, G. V. B.; GONCALVES, R. A. ; CAMARA, F. M. ; OLIVEIRA, S. L. ; OLIVEIRA, T. ; SAMPAIO, A. C. . Evolução e tendências da comercialização de abacaxi na CEAGESP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALMEIDA, G. V. B.; GONCALVES, R. A. ; OLIVEIRA, T. ; CAMARA, F. M. ; OLIVEIRA, S. L. ; SAMPAIO, A. C. . Avaliação da qualidade de abacaxis 'Smooth Caynne' comercializados na CEAGESP durante o outono e inverno de 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CANTILLANO, R. F. F. ; CASTANEDA, L. M. F. ; ALMEIDA, G. V. B. ; WATANABE, H. S. . Produção Integrada de Pêssegos: manuseio pós-colheita e logística. Pelotas: Embrapa, 2008 (Documentos da EMBRAPA).

2.
SAABOR, A. ; LOPES, L. H. S. ; BITENCOURT, G. V. A. ; ZARPELLON, C. ; SILVA, A. C. ; CAVALCANTI, E. . Programa de capacitação em agronegócio frutícola: mercados interno e externo (manual do aluno). Brasília: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social e Ministério da Educação - MEC, 2007 (Material Didático).

3.
SAABOR, A. ; LOPES, L. H. S. ; BITENCOURT, G. V. A. ; ZARPELLON, C. ; SILVA, A. C. ; CAVALCANTI, E. . Programa de capacitação em agronegócio frutícola: mercados interno e externo (caderno de atividades). Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social e Ministério da Educação - MEC, 2007 (Material Didático).

4.
SAABOR, A. ; LOPES, L. H. S. ; BITENCOURT, G. V. A. ; ZARPELLON, C. ; SILVA, A. C. ; CAVALCANTI, E. . Programa de capacitação em agronegócio frutícola: mercados interno e externo (manual do professor). Brasília: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social e Ministério da Educação - MEC, 2007 (Material Didático).

5.
PEREIRA, M. E. C. ; CANTILLANO, R. F. F. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; ALMEIDA, G. V. B. . Procedimentos pós-colheita na produção integrada de citros. Cruz das Almas: EMBRAPA Mandioca e Fruticultura Tropical, 2006 (Documentos da EMBRAPA).

6.
ALMEIDA, G. V. B.; MANCO, J. R. ; SAKABE, M. . Mercado atacadista de frutas de caroço e suas exigências. Bento G: EMBRAPA Uva e Vinho, 2005 (Documentos da EMBRAPA).

7.
CALEGARIO, F. F. ; ALMEIDA, G. V. B. ; MATIAS, O. Z. . Frutas de caroço: começa a surgir uma linguagem única de qualidade para todo o Brasil. Bento Gonçalves: EMBRAPA Uva e Vinho, 2005 (Documentos da EMBRAPA).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, G. V. B.; CAMARA, F. M. ; GOULART, E. S. . EXIGÊNCIAS DOS MERCADOS: PADRONIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO (Introdução à Produção Integrada - Módulo 1). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de extensão universitária).

2.
ALMEIDA, G. V. B.. Módulo Pós-Colheita: Introdução à Segurança Alimentar, Qualidade e Operação para Centrais de Abastecimento. 2015. .

3.
BITENCOURT, G. V. A.. Noções gerais de fisiologia pós-colheita e manuseio de frutas (atemoia, banana, lima ácida e manga) e tendências do mercado em fruticultura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BITENCOURT, G. V. A.. II Treinamento Técnico de Produção Integrada de Pêssego e Ameixa: manejo e logística na colheita e pós-colheita na PIP. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
BITENCOURT, G. V. A.. I Curso de Capacitação Técnica em Gestão da Produção Integrada de Banana e Avaliação da Conformidade. 2007. .

6.
SAABOR, A. ; LOPES, L. H. S. ; BITENCOURT, G. V. A. ; ZARPELLON, C. ; SILVA, A. C. ; CAVALCANTI, E. . Programa de Capacitação em Agronegócio Frutícola: mercados interno e externo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

7.
BITENCOURT, G. V. A.. II Curso de Capacitação de Técnicos em Gestão da Produção Integrada de Citros e Avaliação da Conformidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
ALMEIDA, G. V. B.; SILVA, A. C. . Classificação, rotulagem e padronização de frutas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BITENCOURT, G. V. A.. Curso de Capacitação em Gestão da Produção Integrada de Citros, Lima Ácida Tahiti e Avaliação da Conformidade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
ALMEIDA, G. V. B.. Logística e comercialização de manga e lima-ácida tahiti nos mercados nacional e internacional. 2003. .

11.
BITENCOURT, G. V. A.; ANDRADE, F. A. F. ; BARREIROS, L. M. . Treinamento em classificação, embalagem e rotulagem de cenoura, banana, pimentão, alface, couve-flor e pepino. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
KLUGE, R. A.; BITENCOURT, G. V. A.; JACOMINO, A. P.; SPOSITO, M. B.; HENRIQUE, C. M.. Participação em banca de Cleucione de Oliveira Pessoa. Ponto de colheita, efeito do 1-metilciclopropeno, etileno e do armazenamento refrigerado em ameixa 'Gulfblaze'. 2016 - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pós-Colheita e Comercialização de Morangos.Pós-Colheita e Comercialização de Morangos. 2016. (Outra).

2.
1º Congresso Brasileiro de Processamento Mínimo e Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças. Mercado e comercialização de frutas e hortaliças. 2015. (Congresso).

3.
II Encontro Técnico de Fruticultura.Comercialização e valoração de frutas cítricas. 2015. (Encontro).

4.
III Simpósio Nacional do Abacate e Avocado.Mercado atacadista de abacate e avocado. 2015. (Simpósio).

5.
I Seminário Sul-Brasileiro sobre maracujazeiro.Mercados, rastreabilidade e a comercialização do maracujá-azedo. 2015. (Seminário).

6.
I Simpósio Estadual de Tangerina Ponkan.Mercado e comercialização de Ponkan na CEAGESP. 2015. (Simpósio).

7.
Palestra aos alunos da 8ª sério do Colégio Santa Cruz.Desafios da produção de alimentos. 2015. (Outra).

8.
Palestra na Universidade Estadual Paulista (UNIP).Desafio na distribuição das cadeias de frutas e hortaliças. 2015. (Oficina).

9.
VII Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas.Evolução do mercado de pequenas frutas no Brasil. 2015. (Seminário).

10.
VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi.MESA REDONDA: Comercialização e Industrialização. 2015. (Simpósio).

11.
36ª Semana de Citricultura, 45º Dia do Citricultor e 40ª Expocitros. Estudo do mercado interno de citros. 2014. (Exposição).

12.
9º Dia de Campo da Tangerina.Mercado de tangerinas em São Paulo. 2014. (Outra).

13.
Feira Nacional de Agricultura Irrigada, Novas Frutíferas para o Semiárido Irrigado.Mercado e comercialização de maçãs, peras e caquis no Brasil. 2014. (Seminário).

14.
I Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial.Entrepostos atacadistas e o mercado de nicho. 2014. (Outra).

15.
Palestra aos alunos da 8ª sério do Colégio Santa Cruz.Papel das CEASAs, importância da agricultura, revolução verde e produção integrada. 2014. (Outra).

16.
Seminário da Banana.Perspectivas futuras de comercialização de banana; qualidade e logística - Panorama na CEAGESP. 2014. (Seminário).

17.
V Seminário de Monitoramento e Rastreabilidade na Indústria de Alimentos.Rastreabilidade de alimentos frescos visando à segurança do consumidor final. 2014. (Seminário).

18.
XII Seminário de Citricultura Goiana.Mercado interno de laranja in natura. 2014. (Seminário).

19.
XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Comercialização de frutas no mercado interno. 2014. (Congresso).

20.
Citricultura: perspectivas e estratégias para 2013 - Nufarm.Citricultura: perspectivas e estratégias para 2013. 2013. (Encontro).

21.
Curso para a Formação de Técnicos em Produção Integrada de Anonáceas.Logística da Comercialização de Anonáceas no Brasil. 2013. (Outra).

22.
Encontro Agro Excelência - Tomate - Markestrat e BASF.Comercialização e valoração do tomate. 2013. (Encontro).

23.
Fruticultura Tropical - Terceira Etapa.Perspectivas futuras de comercialização de banana; qualidade e logística - Panorama na CEAGESP. 2013. (Outra).

24.
XXIV Feira Nacional da Agricultura Irrigada. Panoramos e tendências da comercialização de frutas do Vale do São Francisco no Sudeste. 2013. (Feira).

25.
XXIV Feira Nacional da Agricultura Irrigada. Comercialização de citros nos mercados internos e externo. 2013. (Feira).

26.
7º Ciclo de Palestras de Fitossanidade: Atualização do Cultivo do Maracujazeiro na Alta Sorocabana.Variação estacional de preços e perspectivas futuras. 2012. (Encontro).

27.
Aula da disciplina Técnica Dietética do Curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul.Comercialização e qualidade de frutas e hortaliças. 2012. (Outra).

28.
Curso para Formação de Técnicos em Produção Integrada das Anonáceas.Logística da Comercialização de Anonáceas no Brasil. 2012. (Outra).

29.
Dia de Campo: Inovações Tecnológicas na Cultura do Abacaxi.Tendências na comercialização de abacaxi. 2012. (Outra).

30.
Mejora de la calidad y seguridad de las frutas durante la confección el transporte y la comercialización.Calidad de las frutas procedentes de Uruguay en el Mercado de CEAGESP en São Paulo.. 2012. (Seminário).

31.
Reunião da Rede Cyted Frutura no Uruguai.VII Reunião Frutura Montevidéu. 2012. (Oficina).

32.
Seminário Regional de Olericultura.Os novos rumos do mercado atacadista e as olerícolas. 2012. (Seminário).

33.
XII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Evolução e tendências da comercialização de abacaxi na CEAGESP. 2012. (Congresso).

34.
XII Congresso Brasileiro de Fruticultura. Avaliação da qualidade de abacaxis ?Smooth Caynne? comercializados na CEAGESP durante o outono e inverno de 2012. 2012. (Congresso).

35.
3º Workshop de Supply Chain Management FZEA/USP.O papel das centrais de abastecimento na distribuição de frutas e hortaliças. 2011. (Seminário).

36.
4º Horti Serra Gaúcha.O mercado de frutas e hortaliças, funcionamento e tendências. 2011. (Outra).

37.
4º Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro.Mercado e comercialização do abacaxi na CEAGESP. 2011. (Simpósio).

38.
6ª Semana de Tecnologia - FATEC Itapetininga.Comercialização de frutas e hortaliças frescas. 2011. (Outra).

39.
Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Citros (PIC).Classificação de citros. 2011. (Outra).

40.
Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Goiaba.Cuidados na colheita e pós-colheita. 2011. (Outra).

41.
Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Morango (PIMo).Fisiologia pós-colheita, técnicas de colheita, caixas de colheita, higiene na colheita, embalagem e etiquetagem (AT11); transporte, armazenamento, logística (AT11) e processos de empacotadoras. 2011. (Outra).

42.
Palestra para as crianças da Associação DVA.Características e qualidade das frutas e hortaliças frescas. 2011. (Outra).

43.
Reunião da Rede Cyted Frutura na Argentina.VII Reunião Rede Frutura. 2011. (Oficina).

44.
Reunião da Rede Cyted Frutura na Costa Rica.V Reunião Rede Frutura. 2011. (Oficina).

45.
V Simpósio do Papaya Brasileiro.Característica de produção e comercialização para o mercado interno. 2011. (Simpósio).

46.
X Simpósio Saiba Mais Sobre Alimentos.Comercialização e marketing de alimentos no PIF. 2011. (Simpósio).

47.
XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Fruticultura: mercado interno - cenários e tendências. 2011. (Congresso).

48.
XXXVI SECITAP.Perspectiva da fruticultura brasileira. 2011. (Outra).

49.
Citros de mesa: da produção à comercialização.Valoração dos citros de mesa. 2010. (Outra).

50.
Encuentro internacional empresa-universidad.Mercado brasileiro de frutas de caroço. 2010. (Encontro).

51.
Evaluación no destructiva da la calidad e implementación en la industria frutícola.Utilización de la técnica de resonancia magnética nuclear en la evaluación de la calidad de duraznos cv. Granada y Chimarrita en Brasil (representando Fernando Flores Cantillano). 2010. (Simpósio).

52.
Horticultura às quartas-feiras - comemoração aos 30 anos do programa de pós-graduação em Horticultura.Comercialização de Hortaliças. 2010. (Outra).

53.
I Simpósio sobre a cultura da bananeira nos subtrópicos do Conesul.Mercado e valoração de banana. 2010. (Simpósio).

54.
Seminário potencial e desafios da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco.Mercado interno para frutas. 2010. (Seminário).

55.
XI Dia do limão Tahiti.Produção e comercialização de Tahiti: análise atual pelo setor e novos desafios. 2010. (Outra).

56.
XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura. 2010. (Congresso).

57.
1º Simpósio Nacional de Abacate e Avocado.Panorama do Mercado Atacadista de Abacates CEAGESP. 2009. (Simpósio).

58.
Evaluación no destructiva de la calidad de frutas. 2009. (Oficina).

59.
Formação de responsáveis técnicos e auditores da Produção Integrada de Morango (PIMO).Áreas Temáticas 11.5 e 11.6 (Transporte, armazenamento, logística, comercialização) e Área Temática 13 (Empacotadora, equipamentos e câmaras frias). 2009. (Oficina).

60.
III Seminário de Hortaliças em Ambiente Protegido do Vale do Ribeira.Classificação e tendências do mercado para olerícolas. 2009. (Seminário).

61.
Mercado de abacaxi em São Paulo.Mercado de abacaxi em São Paulo. 2009. (Oficina).

62.
Mercado de maracujá e pinha em São Paulo.Mercado de maracujá e pinha em São Paulo. 2009. (Oficina).

63.
VI Seminário Sul Brasileiro sobre Bananicultura e III Seminário Regional da Bananicultura.Mercado brasileiro de banana. 2009. (Seminário).

64.
XI Semináro Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e III Seminário sobre Sistemas Agropecuário de Produção Integrada.Merketing e comercialização dos produtos da produção integrada no mercado nacional. 2009. (Seminário).

65.
II Simpósio Norte-Mineiro Sobre a Cultura da Banana.Valoração e comercialização de banana. 2008. (Simpósio).

66.
Simpósio Brasileiro de Uvas Rústicas.Embalagem e comercialização de uvas rústicas. 2008. (Simpósio).

67.
1º Horti Serra Gaúcha.Mercado e comercialização de frutas e hortaliças. 2007. (Seminário).

68.
Colheita e pós-colheita na produção integrada de morango.Promoção de produto de produção integrada. 2007. (Seminário).

69.
Colheita e pós-colheita na produção integrada de morango.Análises químicas e biológicas de morangos in natura, na safra de 2006. 2007. (Seminário).

70.
Disciplina de Pós-Gradução FCAV/UNESP de Jaboticabal " Cultura do Mamoeiro".A comercialização do mamão na CEAGESP. 2007. (Outra).

71.
IX Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e I Seminário sobre Sistemas Agropecuários de Produção Integrada. 2007. (Seminário).

72.
Seminário Mineiro sobre "Produção Integrada-PI' Capacitação de Multiplicadores. 2007. (Seminário).

73.
Seminário sobre Comercialização de Frutas e Alternativas Agroindustriais.Comercialização e valoração de frutas. 2007. (Seminário).

74.
VII Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas.Identificação dos fatores de valoração dos citros no mercado atacadista de São Paulo: contribuição à padronização da qualidade na PIF. 2006. (Seminário).

75.
Whorkshop Caqui Pós-Colheita.O Caqui no ETSP da CEAGESP e sua Valoração. 2006. (Outra).

76.
XII Ciclo de Palestras sobre Citricultura.Perspectivas de Venda de Frutas Cítricas Gaúchas em São Paulo. 2005. (Outra).

77.
XXVIII Congresso Paulista de Fitopatologia. Logística e Pós-Colheita na Produção Integrada de Frutas. 2005. (Congresso).

78.
XXX SECITAP.Pós-colheita de produtos agrícolas. 2005. (Outra).

79.
6º Mercofrut.Mercado atacadista de frutas de clima temperado. 2004. (Seminário).

80.
Encontro Nacional de Padronização de Classificação de Pêssegos e Nectarinas.Exigências do mercado de frutas. 2004. (Outra).

81.
II Encontro Técnico Produtores Frutas Caroço.Comercialização e padronização de frutas de caroço. 2004. (Outra).

82.
II Seminário de Produção Integrada de Caqui para Desenvolvimetno da Fruticultura Paulista.Normas de Packing House e Pós-Colheita. 2004. (Seminário).

83.
I Seminário Regional de Frutas de Caroço do Vale do Rio do Peixe.Mercado de frutas de caroço, situação atual e perspectivas futuras, padronização, embalagem e rotulagem. 2004. (Seminário).

84.
VI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas. 2004. (Seminário).

85.
V MERCOFRUT.Tendências, preferências, padrões de qualidade de frutas no mundo.. 2003. (Seminário).

86.
Comitê de Fruticultura SEBRAE-FIRJAN.Instrução Normativa de Embalagens e Medidas para a Implantação da Lei de Classificação de Frutas e Hortaliças Frescas. 2002. (Outra).

87.
Reunião Comitê Fruticultura SEBRAE-FIRJAN.Classificação, logística e embalagens. 2002. (Outra).

88.
XVIII Semana de Agronomia.Fruticultura Brasileira. 2002. (Outra).

89.
41º Congresso Brasileiro de Olericultura. Comercialização de hortaliças sob o enfoque do mercado atacadista. 2001. (Congresso).

90.
IV Dia da Tangerina.Normas de Classificação. 2001. (Outra).

91.
MERCOFRUT 2001.Do produtor ao consumidor. 2001. (Simpósio).

92.
Seminário de Fruticultura do Triângulo Mineiro.A modernização do setor Hortícola (frutas e hortaliças). 2001. (Seminário).

93.
Seminário Syngenta da Cultura da Cebola.Classificação e Padronização Comercial para a cultura da Cebola no mercado Brasileiro. 2001. (Encontro).

94.
VI Reunião Técnica de Fruticultura.Mercado e comercialização de frutas e hortaliças. 2001. (Outra).

95.
22ª Semana de Citricultura. Normatização de Frutas Cítricas. 2000. (Feira).

96.
III Dia da Tangerina.Lançamento de Normas de Classificação de Tangerinas para Comercialização. 2000. (Outra).

97.
Lançamento de Folders de Classificação de Laranja, Tangerina e Lima Ácida Taiti.Lançamento de Folders de Classificação de Laranja, Tangerina e Lima Ácida Taiti. 2000. (Outra).

98.
Situação Atual e Perspectiva da Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças.Situação Atual e Perspectiva da Pós-Colheita de Frutas e Hortaliças. 2000. (Seminário).

99.
Whorkshop Goiano de Fruticultura.Mercado e comercialização de frutas e hortaliças. 2000. (Outra).

100.
XVI Semana de Ciências Agrárias e Tecnológicas de Lavras.A modernização do setor Hortícola (frutas e hortaliças). 2000. (Outra).

101.
1º Workshop de Hortifrutigranjeiros. 1999. (Outra).

102.
II Dia da Tangerina.Normatização dos Frutos de Tangerina. 1999. (Outra).

103.
IV Seminário de Fruticultura do Estado do Mato Grosso.Mercado de Frutas. 1999. (Seminário).

104.
IV Seminário Tocantinense da Cultura do Abacaxi e III Seminário Estadual de Fruticultura.Comercialização de abacaxi. 1999. (Seminário).

105.
Mercofrut - Cadeia Produtiva de Frutas de Clima Temperado.Automação e Rastreabilidade. 1999. (Seminário).

106.
XV Semana de Agronomia.Cenário Atual da Tecnologia Pós-Colheita: perdas. 1999. (Outra).

107.
XXIII SECITAP.Fruticultura. 1998. (Outra).

108.
XXIII SECITAP.Tópicos especiais em Olericultura. 1998. (Outra).

109.
I Ciclo de Palestras e Curso Técnico em Classificação de Pêssegos. 1997. (Oficina).

110.
Palestra na disciplina "Crédito e Comercialização Agrícola".O papel da CEAGESP na comercialização de hotifrutigranjeiros no Estado de São Paulo. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALEGARIO, F. F. ; ALMEIDA, G. V. B. . Seminário: colheita e pós-colheita na produção integrada de morango. 2007. (Outro).

2.
SILVA, E. A. B. R. ; ALMEIDA, G. V. B. . Workshop Caqui Pós-Colheita. 2006. (Outro).

3.
BITENCOURT, G. V. A.. II Semana HF Syngenta. 2001. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Igor Cruz Malaspina. Estágio curricular optativo. 2003. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

2.
Caio Hortal Pereira Barretto. Estágio curricular optativo. 2003. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

3.
Mauríco Valério. Estágio curricular optativo. 2002. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

4.
Hugo Carlos Dornfeld. Estágio curricular optativo. 2002. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

5.
Étore Ragonha. Estágio curricular optativo. 2000. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

6.
Branca Richards Franco. Estágio curricular optativo. 1999. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

7.
Rafael Daudat. Classificação e Classificação de Produtos Hortigranjeiros. 1999. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

8.
Christian Hiroiti Nakamura. Marketing e Comercialização de Frutas. 1999. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

9.
Háyda Oliveira Souza Dória. Estágio curricular optativo. 1998. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

10.
Denise Perez Vieira. Comercialização e padronização. 1998. Orientação de outra natureza. (Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

11.
André Henrique Filpi Biffi. Estágio curricular optativo. 1998. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.

12.
Ricardo Augusto Machado. Estágio curricular optativo. 1998. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Gabriel Vicente Bitencourt de Almeida.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BITENCOURT, G. V. A.. HortiEscolha: qualidade e valoração do produtos e apoio à tomada de decisão nas compras dos serviços de alimentação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ALMEIDA, G. V. B.. Módulo Pós-Colheita: Introdução à Segurança Alimentar, Qualidade e Operação para Centrais de Abastecimento. 2015. .

2.
BITENCOURT, G. V. A.. Noções gerais de fisiologia pós-colheita e manuseio de frutas (atemoia, banana, lima ácida e manga) e tendências do mercado em fruticultura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BITENCOURT, G. V. A.; ANDRADE, F. A. F. ; BARREIROS, L. M. . Treinamento em classificação, embalagem e rotulagem de cenoura, banana, pimentão, alface, couve-flor e pepino. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BITENCOURT, G. V. A.. Curso de Capacitação em Gestão da Produção Integrada de Citros, Lima Ácida Tahiti e Avaliação da Conformidade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
BITENCOURT, G. V. A.. II Curso de Capacitação de Técnicos em Gestão da Produção Integrada de Citros e Avaliação da Conformidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BITENCOURT, G. V. A.. II Treinamento Técnico de Produção Integrada de Pêssego e Ameixa: manejo e logística na colheita e pós-colheita na PIP. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
BITENCOURT, G. V. A.. I Curso de Capacitação Técnica em Gestão da Produção Integrada de Banana e Avaliação da Conformidade. 2007. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ALMEIDA, G. V. B.; CAMARA, F. M. ; GOULART, E. S. . EXIGÊNCIAS DOS MERCADOS: PADRONIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO (Introdução à Produção Integrada - Módulo 1). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de extensão universitária).

2.
SAABOR, A. ; LOPES, L. H. S. ; BITENCOURT, G. V. A. ; ZARPELLON, C. ; SILVA, A. C. ; CAVALCANTI, E. . Programa de Capacitação em Agronegócio Frutícola: mercados interno e externo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BITENCOURT, G. V. A.. II Semana HF Syngenta. 2001. (Exposição).

2.
SILVA, E. A. B. R. ; ALMEIDA, G. V. B. . Workshop Caqui Pós-Colheita. 2006. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 12:08:05