Debora Conforto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1970507120021597
  • Última atualização do currículo em 20/05/2016


Doutora em Educação, na linha de Pesquisa de Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Informática na Educação (1995) e em Modelagem de Software Educacional (1997) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984). Atua como pesquisadora da RedEspecial Brasil e do NIIE/UFRGS. Áreas de pesquisa: Informática na Educação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Inclusão Digital e Acessibilidade à Web. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Debora Conforto
Nome em citações bibliográficas
CONFORTO, Debora;CONFORTO, D.


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Da escola do hardware para a escola do software: o processo educativo sob a lógica da compressão do tempo e do espaço, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Lucila Maria Costi Santarosa.
Palavras-chave: Informatica na Educação; Tempo; Espaço; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1997 - 1997
Especialização em Informática na Educação - Modelagem de Software. (Carga Horária: 420h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Cooperando: um ambiente computadorizado para suporte de uma aprendizagem cooperativa.
Orientador: Marcia de Borba Campos.
1995 - 1995
Especialização em Informática na Educação - Instrumentalização. (Carga Horária: 420h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Implementação de um ambiente informatizado escolar.
Orientador: Iara Pereira Cláudio.
1980 - 1984
Graduação em Ciências Biológicas.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Free Collabrifies Apps for iOS & Android Devices. (Carga horária: 4h).
XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, TISE 2014, Brasil.
2008 - 2008
Programaçäo Robolab - Avançadp. (Carga horária: 8h).
Edacom Tecnologia em Sistemas de Informatica, EDACOM, Brasil.
2007 - 2007
International Certification Program for Lego. (Carga horária: 40h).
Edacom Tecnologia em Sistemas de Informatica, EDACOM, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Certificaçäo Internacional em Robótica. (Carga horária: 40h).
Edacom Tecnologia em Sistemas de Informatica, EDACOM, Brasil.
2007 - 2007
Introduçäo à Robótica Pedagógica na Escola. (Carga horária: 24h).
Edacom Tecnologia em Sistemas de Informatica, EDACOM, Brasil.
2001 - 2001
Linux Básico. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1999 - 1999
Mídia Digital. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado - RS, SINEPE/RS, Brasil.
1997 - 1997
Internet. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1997 - 1997
Windows 95. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1995 - 1995
Operador de microcomputador. (Carga horária: 45h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1994 - 1994
Microinformática. (Carga horária: 15h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) (Mestrado/Doutorado). Linha de Pesquisa: Informática na Educação. Disciplina: Leitura Dirigida: Acessibilidade em Sistemas Web

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - Ambientes Digitais no Processo de Ensino;Aprendizagem - PGEDUC/PGIE.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
ESPIE - Especialização em Informética na Educação. UFRGS/CINTED. Ambientes Digitais no Processo de Aprendizagem.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - Tecnologias Assisitvas I.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - Tecnologias Assistivas II.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - Prática de Pesquisa I.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) - Prática de Pesquisa II.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Curso de Especializaçäo em Informática na Educaçäo

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino, ESPIE - Especialização em Informática na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ambientes Digitais e o Processo Ensino-Aprendizagem

Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Bolsista - Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Curso de Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis - UAB/UFRGS. Assessoria - Coordenação Pedagógica Supervisão de Tutoria Elaboração de Material Didático - Acessível para as disciplinas: 1. Tecnologias de Informação e de Comunicação Acessíveis e Política Nacional de Educação Especial (10 h/a) 2. Informática Acessível (60 h/a) 3. Recursos de Internet Acessíveis (60 h/a) 4. Acessibilidade à Web (10 h/a) 5. Objetos de Aprendizagem Acessíveis (30 h/a) 6. Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica (10 h/a) Organização dos Cadernos Pedagógicos - Volume 1, 2 e 3.


Programa de Informática na Educação Especial, PROINESP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Formação a Distância e em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial. Extensão Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - modalidade Educação a Distância organizado pelo Centro Interdisciplinar - CINTED e Núcleo de Informática na Educação Especial - NIEE. Disciplinas Ministradas: 1. Tecnologias de Informação e de Comunicação Acessíveis e Política Nacional de Educação Especial (10 h/a) 2. Informática Acessível (60 h/a) 3. Recursos de Internet Acessíveis (60 h/a) 4. Acessibilidade à Web (10 h/a) 5. Objetos de Aprendizagem Acessíveis (30 h/a) 6. Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica (10 h/a)

Atividades

03/2007 - 09/2007
Ensino, Informática na Educação Especial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Acessibilidade à Web
Plano de Ação Pedagógica
Projetos Pedagágicos - Hipermídias
Software Educacional
Tecnologias Assistivas
Usos pedagógicos da Internet I
Usos Pedagógicos da Internet II
03/2006 - 08/2006
Ensino, Informática na Educação Especial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Acessibilidade à Web
Conhecendo o Ambiente do Curso Teleduc
Plano de Ação Pedagógica
Projetos Pedagógicos - Construção de Hipermídias
Software Educacional
Tecnologias Assitivas
Usos Pedagógicos da Internet I - Navegação e Comunicação
Usos Pedagógicos da Internet II - Construção de Espaços Interativos
03/2005 - 06/2005
Ensino, Informática na Educação Especial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Acessibilidade à Web
Ambiente LOGO
Conhecendo o Ambiente do curso TELEDUC
Plano de Ação Pedagógica
Software Educacional
Tecnologias Assitivas
Usos Pedagógicos da Internet II - Construção de espaços interativos
Usos Pedagógicos da Internet I - Navegação e Comunicação

Núcleo de Informática na Educação Especial - UFRGS, NIEE/UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do Núcleo de Informática na Educação - NIEE/UFRGS - na temática da Acessibilidade à Web.


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
PucVirtual - Curso de Extensão em Tecnologias Educacionais

Atividades

10/2007 - 11/2007
Serviços técnicos especializados , PUCVirtual, .

Serviço realizado
Orientação e correção dos trabalhos de conclusão do curso de Extensão em Tecnologias Educacionais..
09/2007 - 11/2007
Extensão universitária , PUCVirtual, .

Atividade de extensão realizada
Professora na modalidade EAD na disciplina de Metodologia de Projetos Pedagógicos..

Faculdade São Judas Tadeu, FSJT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis: Metodologia da Pesquisa Científica Projeto de Pesquisa


Instituto de Educação General Flores da Cunha, SEE-RS, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

01/1989 - 11/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Físicas e Biológicas

Escola Superior de Propaganda e Markting, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Especialização - Teoria e Práticas do Ensino Disciplina: Projetos de Aprendizagem


Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, SMED/ POA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Plataforma Acessíveis - PLACE

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lucila Maria Costi Santarosa em 28/12/2014.
Descrição: Desenvolvimento de uma Plataforma para Ensino a Distancia para contempla TODOS. Pela inexistência de Plataformas que atendam as especificidades de pessoas com deficiência. Objetiva construir possibilidades de formação a distancia de pessoas com deficiência, para o processo de inclusão sociodigital e educacional, esta proposta busca alicerces nas recomendações de acessibilidade, usabilidade e princípios, postulados por grupos internacionais da W3C, WCAG 2.0 e ARIA. . Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lucila Maria Costi Santarosa - Coordenador / CONFORTO, Débora - Integrante / Rodrigo Prestes Machado - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Debora Conforto - Integrante / Lucila Maria Costi Santarosa - Coordenador / Rodrigo Prestes Machado - Integrante.
2010 - 2014
PROUCA e o processo de inclusão sociodigital de sujeitos com necessidades especiais PNE


Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lucila Maria Costi Santarosa em 13/11/2012.
Descrição: Descrição: A proposta apresentada pela equipe de pesquisadores NIEE/UFRGS em resposta ao Edital CNPq/CAPES/SEB-MEC n 76/2010, busca produzir saberes tecnológicos e metodológicos para a relação laptops educacionais e diversidade humana, uma lacuna de pesquisa apontada nos relatórios de avaliação do programa UCA em sua fase pré-piloto. O foco de pesquisa faz uma aproximação de contemporâneas políticas públicas que emergem com o intuito de projetar uma nova configuração para o processo de escolarização brasileira - a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o PROUCA, políticas que operam sob a lógica da inclusão, a primeira com o foco na inclusão escolar e, a segunda, na inclusão digital. Para construir conhecimento no emergente campo de saber que cerca a investigação da acessibilidade tecnológica e social do laptop educacional em relação a sujeitos com necessidades especiais, no âmbito da ação governamental do PROUCA, projetamos uma pesquisa qualitativa, epistemologicamente apoiada na teoria sócio-histórica, conduzida por dois questionamentos: (i) Os laptops educacionais utilizados no PROUCA apresentam uma interface acessível a sujeitos com necessidades especiais? (ii) Que movimentos são desencadeados, pela mediação de laptops educacionais, no contexto PROUCA, para potencializar a inclusão sociodigital de sujeitos com necessidades especiais? Estabelecemos como corpus de análise as escolas UCA/inclusivas do estado do Rio Grande do Sul e da Cidade UCA Total de Tiradentes (MG). Para viabilizar essa proposta de investigação elegemos como instrumentos de coleta de dados: observação direta, análise documental, questionários, entrevistas semi-estruturadas e a técnica de Grupos Focais. Para garantir um processo qualificado e contínuo de coleta e de registro de informações, em cada instituição que participar do universo de pesquisa, contará com um agente de observação, este professor da escola UCA, docente de turmas inclusivas. 
Situa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Debora Conforto - Integrante / Lucila Maria Costi Santarosa - Coordenador / Fernanda Chagas Schneider - Integrante.
2010 - 2012
Construção de Espaços Virtuais Inclusivos para atendimento à diversidade Humana

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lucila Maria Costi Santarosa em 13/11/2012.
Descrição: 
Descrição: Para reinventar um projeto educacional na busca da inclusão e da equidade social é preciso ajustá-lo à lógica da configuração social contemporânea. Nessa perspectiva, a potencialidade das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação e da Tecnologia Assistiva é, indiscutivelmente, um aspecto que não pode e não deve ser desconsiderado. A crença na positividade dessa premissa tem impulsionado um movimento de reinvenção para o processo de inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais- PNEs.O projeto tem como proposta, na perspectiva de software livre e acessível, (1) estudar, desenvolver e avaliar espaços digitais inclusivos, visando o processo inclusão sociodigital e escolar de PNES; (2) assegurar a validação manual, automática e com usuários especiais dos novos espaços digitais inclusivos definindo normas, critérios, padrões de acessibilidade para acesso a PNES, com diferenciadas deficiências; (3) atender a demanda de países ibero-americanos, entre outros, no uso de espaços digitais inclusivos para maior divulgação/socialização ampliando a criação de projetos de intercambio com outros países; (4) socializar os novos espaços digitais inclusivos através de eventos e publicações, visando ampliar a comunidade de usuários e abrindo novos espaços para a construção de conhecimento, com o desenvolvimento de Dissertações e Teses de alunos de Pós- Graduação.Como resultado pretende-se ampliar os recursos para a inclusão escolar e sociodigital de PNES, no sentido de favorecer o crescimento e desenvolvimento desses usuários nas dimensões cognitiva e sócio-afetivas. Ainda como resultado, deste projeto, pressupõe-se construir conhecimento no que concerne a espaços digitais/virtuais aprendizagem, ainda carentes no contexto educacional em geral, mais especificamente na área da Educação Especial, servindo de modelo para Políticas de Inclusão e de Acessibilidade à WEB de PNES, bem como estimular a criação de AVAs acessíveis.. 
Situação: Em an.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Biblioteca Digital de Acessibilidade à Web e Tecnologias Assistivas
Descrição: Pesquisa e modelagem de um protótipo para implementação da Biblioteca Digital de Acessibilidade à Web e Tecnologias Assistivas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Debora Conforto - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2013 - Atual
Plataforma Acessível - PLACE

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lucila Maria Costi Santarosa em 29/12/2014.
Descrição: Desenvolvimento de uma Plataforma para Ensino a Distancia para contempla TODOS. Pela inexistência de Plataformas que atendam as especificidades de pessoas com deficiência. Objetiva construir possibilidades de formação à distancia para pessoas com e sem deficiência, para o processo de inclusão sociodigital e educacional. O presente projeto de desenvolvimento Tecnológico tem como aporte teórico as recomendações de acessibilidade, usabilidade e princípios, postulados por grupos internacionais da W3C, WCAG 2.0 e ARIA. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Debora Conforto - Integrante / Lucila Maria Costi Santarosa - Coordenador / Rodrigo Prestes Machado - Integrante.
2010 - 2012
Construção de Espaços Virtuais Inclusivos para atendimento à diversidade Humana

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lucila Maria Costi Santarosa em 30/12/2014.
Descrição: Para reinventar um projeto educacional na busca da inclusão e da equidade social será preciso ajustá-lo à lógica da configuração social contemporânea. Nessa perspectiva, a potencialidade das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação e da Tecnologia Assistiva coloca-se, indiscutivelmente, como um aspecto que não pode e não deve ser desconsiderado. A crença na positividade dessa premissa tem impulsionado um movimento de reinvenção para o processo de inclusão sociodigital de pessoas com deficiência.O projeto tem como proposta, na perspectiva de software livre e acessível: (1) estudar, desenvolver e avaliar espaços digitais inclusivos, visando o processo inclusão sociodigital e escolar de PNES; (2) assegurar a validação manual, automática e com usuários especiais dos novos espaços digitais inclusivos definindo normas, critérios, padrões de acessibilidade para acesso a pessoas com deficiência, com diferenciadas especificidades sensoriais e físicas; (3) atender a demanda de países ibero-americanos, entre outros, no uso de espaços digitais inclusivos para maior divulgação/socialização ampliando a criação de projetos de intercâmbio com outros países; (4) socializar os novos espaços digitais inclusivos por meio de eventos e publicações, visando ampliar a comunidade de usuários e abrindo novos espaços para a construção de conhecimento, com o desenvolvimento de Dissertações e Teses de alunos de Pós- Graduação.Como resultado pretende-se ampliar os recursos para a inclusão escolar e sociodigital de pessoas com deficiência, no sentido de favorecer o crescimento e desenvolvimento desses usuários nas dimensões cognitiva e sócio-afetivas. Ainda como resultado, deste projeto, pressupõe-se construir conhecimento no que concerne a espaços digitais/virtuais aprendizagem, ainda carentes no contexto educacional em geral, mais especificamente na área da Educação Especial, servindo de modelo para Políticas de Inclusão e de Acessibilidade à WEB com vistas ao acolhimento de pessoas com deficiência, bem como estimular a criação de Ambiente Digitais Acessíveis..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: REVISTA CESUCA VIRTUAL: CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista de Informática na Educação: Teoria & Prática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
3º Lugar Concurso de Teses e Dissertações, Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
2010
3º Lugar - Inovação Educacional - Gestão Pedagógica, SINEPE - RS.
2009
3º Melhor Artigo publicado, XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
2009
Artigo Premiado, XI Simpósio Internacional de Informática Educativa - Coimbra - Portugal.
2006
Louvor no Doutoramento, UFRGS.
2002
Artigo Premiado, VI Congresso Iberoamericano de Informática Educativa - IE 2002 - Vigo - Espanha.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CONFORTO, D.2015CONFORTO, D.; BATISTA, B. N. . Um exercício de ensinar geografia na sociedade da Informação. Intersaberes (Facinter), v. 10, p. 142-154, 2015.

2.
CONFORTO, D.2015CONFORTO, D.. Smartphones na sala de aula: da discussão disciplinar para a pedagógica. Educação em Revista (Porto Alegre), v. 108, p. 34-36, 2015.

3.
SANTAROSA, L. M. C.2015SANTAROSA, L. M. C. ; CONFORTO, D. ; NEVES, B. . Teacher Education and Accessibility on E-Learning System: putting the W3C Guidelines into Parctice. Internacional Journal of Computer and Information Tecnology, v. 04, p. 18, 2015.

4.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi2014SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; MACHADO, R. P. . Whiteboard: synchronism, accessibility, protagonism and collective authorship for human diversity on Web 2.0. Computers in Human Behavior, v. 31, p. 591-601, 2014.

5.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi2013SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 1-12, 2013.

6.
BASSO, Lourenço2013BASSO, Lourenço ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . A interação e a apropriação de pessoas com deficiência através de ferramenta multimídia acessível. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 13-24, 2013.

7.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi2013SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . One Computer per student City - Total UCA an all incluse totality under discussion. Journal of Universal Computer Science (Online), v. 19, p. 1597-1614, 2013.

8.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi2012SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Formação de Professores da América Latina em Tecnologias Assistivas. Informática na Educação (Online), v. 15, p. 75-93, 2012.

9.
BAGATINI, D.2012BAGATINI, D. ; TELES, F. ; JUNIOR, N. ; CONFORTO, Debora ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; LEITHARD, V. ; MARASCHIN, C. . Avaliação de um software de autoria coletiva: experiências com pessoas com necessidades especiais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 1-10, 2012.

10.
SANTAROSA, L. M. C.2012SANTAROSA, L. M. C. ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . Eduquito ferramenta de autora e de colaboração na perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 3, p. 449-468, 2012.

11.
LEITHARD, V.2011LEITHARD, V. ; BAGATINI, D. ; CONFORTO, Debora ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi . Acessibilidade e Interatividade dos AVAS: Dependentes dos Navegadores Web. Perspectivas & Conhecimento, v. 1, p. 80-92, 2011.

12.
SCHNEIDER, F. C.2011SCHNEIDER, F. C. ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total. A identificação de situações Inclusivas. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, p. 1-12, 2011.

13.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi2010SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . Eduquito: ergonomia cognitiva para a diversidade humana.. Educacao, Formacao & Tecnologias, v. 2010, p. 4-13, 2010.

14.
SONZA, A. P.2008SONZA, A. P. ; CONFORTO, Debora ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi . Acessibilidade nos Portais da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 131-145, 2008.

15.
CONFORTO, Debora2002CONFORTO, Debora; SANTAROSA, Lucila Maria Costi . Acessibilidade à Web: Internet para Todos. Informática na Educação (Online), Porto Alegre - RS, v. 5, p. 87-102, 2002.

16.
CONFORTO, Debora2002CONFORTO, Debora; PINHEIRO, Simone . Literatura e ferramentas da Internet: construindo redes de significado. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre - RS, v. 2, p. 32-40, 2002.

17.
CONFORTO, Debora2002CONFORTO, Debora. Ambientes informatizados na periferia de Porto Alegre - os desejos e as ações de uma comunidade escolar.. Paixão de Aprender, Porto Alegre - RS, v. 15, p. 64-68, 2002.

18.
CONFORTO, Debora2000CONFORTO, Debora. A informática educativa e o movimento de inovação educacional. São Judas Tadeu Em Revista, Porto Alegre - RS, v. 1, p. 127-140, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi (Org.) ; CONFORTO, Debora (Org.) ; SCHNEIDER, F. C. (Org.) . Caderno Pedagógico - Curso de Formação Continuada de Professores em tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. v. 1. 200p .

2.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi (Org.) ; CONFORTO, Debora (Org.) ; VIEIRA, M. C. (Org.) . Tecnologia e Acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. v. 1. 200p .

3.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi (Org.) ; CONFORTO, Debora (Org.) ; SCHNEIDER, F. C. (Org.) ; VIEIRA, M. C. (Org.) . Caderno Pedagógico: Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis - Volume 2. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. v. 1. 196p .

4.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi (Org.) ; CONFORTO, Debora (Org.) ; SCHNEIDER, F. C. (Org.) . Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias Digitais Acessíveis - Volume 1. 2. ed. Porto Alegre: Triunfal Gráfica e Editora, 2013. v. 1. 150p .

5.
SANTAROSA, L. M. C. ; CONFORTO, Debora . Formação de Professores em Tecnologias Digitais Acessíveis. '. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2012. v. 1. 360p .

6.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; PASSERINO, L. M. ; ESTABEL, L. B. ; CARNEIRO, M. L. F. ; GELLER, M. . Tecnología Digitales Accesibles. 1. ed. Porto Alegre: JSM Ltda, 2011. v. 1. 360p .

7.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; Passerino, Liliana ; ESTABEL, Lizandra ; Carneiro, M.L. ; Geller, M . Tecnologias Digitais Acessíveis. 1. ed. Porto Alegre: JSM Comunicações Ltda, 2010. v. 1. 360p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. ; VIEIRA, M. C. . Em permanente reinvenção: Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. In: Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto, Fernanda Chagas Schneider, Maristela Compagnoni Vieira. (Org.). Caderno pedagógico: Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis - Volume 2. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 17-53.

2.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Curso de Formação em tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis: promovendo movimento da inclusão essencial para a inclusão eletiva. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto, Fernanda Chagas Shneider. (Org.). caderno pedagógico: Curso de Formação Continuada em tecnologias Digitais Acessíveis - Volume 3. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 13-35.

3.
CONFORTO, Debora; LIMA, C. R. U. . Audiolivros: especificações técnicas para Mecdaisy. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto; Maristela Compagnoni Vieira. (Org.). tecnologias e Acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 115-125.

4.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, D. ; BASSO, Lourenço . Eduquito: ambiente virtual de aprendizagem programado para a diversidade humana. In: MARTINS, S.E.S.O; SANTAROSA, L.M.C; RODRIGUES, A.D.; HEREDERO, E.S.. (Org.). Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Educación Especial. 1ed.Alcalá de Hernares, Espanha: Universidad de Alcalá, 2014, v. 1, p. 197-216.

5.
SANTAROSA, L. M. C. ; CONFORTO, D. . Rampas tecnológicas: discutindo a arquitetura de espaços virtuais. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto; Maristela Compagnoni Vieira. (Org.). Tecnologias e Acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 189-200.

6.
CONFORTO, Debora. Um exercício na cultura da participação. In: Lúcio Gomes Dutra; Michele Jordão Machado. (Org.). Tecnologias e Educação: perspectivas para gestão, conhecimento e prática docente.. 1ed.São Paulo: FTD Editora, 2014, v. 1, p. 161-164.

7.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Quais os motivos de ofertas uma formação em Tecnologias Digitais Acessíveis?. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto, Fernanda Chagas Schneider. (Org.). Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias Digitais Acessíveis - Volume 1. 1ed.Porto Alegre: Triunfal Gráfica e Editora, 2013, v. 1, p. 19-24.

8.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Quem são os educadores que participam dessa formação?. In: Lucila Maria Costo Santarosa; Débora Conforto, Fernanda Chagas Shneider. (Org.). Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis - Volume 1. 1ed.Porto Alegre: Triunfal Gráfica e Editora, 2013, v. 1, p. 25-33.

9.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Quem são os autores que impulsionam essa formação?. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto; Fernanda Chagas Schneider. (Org.). Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias Digitais Acessíveis - Volume 1. 1ed.Porto Alegre: Triunfal Gráfica e Editora, 2013, v. 1, p. 36-38.

10.
CONFORTO, Debora; SCHNEIDER, F. C. . Coordenação Pedagógica do Curso : o respaldo de uma história. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto; Fernanda Chagas Schneider. (Org.). Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e da Comunicação Acessíveis - Volume 1. 1ed.Porto Alegre: Triunfal Gráfica e Editora, 2013, v. 1, p. 45-56.

11.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . PROUCA e o processo de inclusão escolar e sociodigital de alunos com deficiências.. In: SAMPAIO, Fabio Sampaio e ELIA, Marcos (Org.). (Org.). Um Computador por Aluno: pesquisas e perspectivas.. 1eded.Rio de Janeiro: NCE, 2012, v. 1, p. 215-225.

12.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . Eduquito:ambient virtual de aprendizagem projeto para a diversidade humana.. In: SARTORETO, Sandra; RODRIGUES, Davi; SANTAROSA, Lucila (Org.). (Org.). Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 1eded.Marília/SP: UNESP, 2012, v. IV, p. 23-30.

13.
CONFORTO, Debora. Tecnologias da inteligência e seus reflexos no pensamento humano. In: Secretaria Municpal de Educação. (Org.). Conversações Pedagógicas na Cidade que Aprende - Saberes Específicos. 1ed.Porto Alegre: SMED, 2007, v. 3, p. 153-161.

14.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; Carneiro, M.L. ; Passerino, Liliana ; Geller, M ; CONFORTO, Debora . Formação de Professores: referenciais na construção da acessibilidade para ambientes virtuais de educação a distância. Revista Educação. 3ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007, v. 30, p. 531-545.

15.
CONFORTO, Debora. Práticas de inclusão digital no tempo e no espaço escolar. In: Secretaria Municipal de Porto Alegre. (Org.). Reflexões Teórico-Práticas do Fazer Docente: Ensino Fudamenta, Educação de Jovens Adultos, Ensino Médio.. 1ed.Porto Alegre: SMED, 2006, v. 3, p. 132-141.

16.
CONFORTO, Debora; SANTAROSA, Lucila Maria Costi . Accessibility: Discussing Human-Computer Interaction on the Web. In: Martín Llamas-Nistal; Manuel J. Fernández-Iglesias; Luis E. Anido_Rifon. (Org.). Computers and Education: Towards a Lifelong Learning Society. London: Kluwer Academic Publishers, 2003, v. , p. 127-138.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, F. C. ; CHEIRAN, J. . Acessibilidade, usabilidade e flexibilização curricular: a experiência brasileira na formação docente a distância.. In: VI Congreso Internacional sobre calidad y accesibilidad de la formación virtual (CAFVIR 2015), 2015, Granada. Formación virtual inclusiva y de calidad para el siglo XXI. Granada: Universidad de Granada, 2015. p. 51-58.

2.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Dispositivos Móveis e Transtorno de Espectro Autista: sob o olhar de políticas públicas inclusivas. In: 11º Congreso Iberoamericano de Informática Educativa [CIIEE 2015], 2015, Montevideo. Anais 11º Congreso Iberoamericano de Informática Educativa [CIIEE 2015], 2015.

3.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Plataforma acessível: a equidade da formação docente na modalidade a distância. In: 11º Congreso Iberoamericano de Informática Educativa [CIIEE 2015], 2015, Montevideo. 11º Congreso Iberoamericano de Informática Educativa [CIIEE 2015], 2015.

4.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Mobile technology: brazilian case study from the perspective of educational and socio-digital inclusion. In: Atiner's Conferece Pape Series, 2014, Athens. Anais Atiner's Conferece Pape Series. Athens /Greece: Athens Institute for Education and Research, 2014. p. 1-17.

5.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, D. ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, F. C. . Inclusão na modalidade a distância: no discurso e na prática.. In: XI Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância - ESUD, 2014, Florianópolis. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis:, 2014. Florianópolis: NUTE - UFSC, 2014. v. 1. p. 179-193.

6.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; MACHADO, R. P. . Colaboración y Sincronismo en la Web 2.0 para personas con discapacidad. In: X Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa Especial y Simposio Internacional Computadoras para las capacidades, 2013, Ensenada. Anais X Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa Especial y Simposio Internacional Computadoras para las capacidades, 2013.

7.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Inclusão sociodigital no contexto UCA Total.. In: 24º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas. Anais 24º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

8.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Tecnologias na Web 2.0: o empoderamento na educação aberta. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013, Lisboa. Anais III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 2013.

9.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Prouca: problematiando a experiência brasileira 1:1 na perspectiva da inclusão escolar e sociiodigital. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2013, Porto Alegre. Anais XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação. Santiago/Chile: Universidad de Chile, 2013. v. 9. p. 184-193.

10.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; MACHADO, R. P. . Quadro-Branco: sincronismo, colaboração e acessibilidade na Web 2.0. In: Symposium on Computeres in Educacion, 2012, Andorra La Vella. Anais Symposium on Computeres in Educacion, 2012.

11.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . PROUCA e a Diversidade Humana: pontos de fragilidade na construção de uma totalidade. In: El Foro Iberoamericano de La Diversidad en Acción (FIDA) y El Symposium Internacional (SICA), 2012, Montevideo. El Foro Iberoamericano de La Diversidad en Acción (FIDA) y El Symposium Internacional (SICA) - 2012, 2012.

12.
SCHNEIDER, F. C. ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Inclusão Sociodigital e Escolar: a interface tecnológica de laptops educacionais em discussão. In: ANPED SUL - 2012, 2012, Caxias do Sul. ANPED SUL - 2012, 2012.

13.
SCHNEIDER, F. C. ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Ciudad Una Computadora por Alumno: La identificación de situaciones inclusivas en una realidad brasileña. In: Symposium on Computers in Education, 2012, Andorra La Vella - Andorra. Anais Symposium on Computeres in Educacion, 2012.

14.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; BASSO, Lourenço ; CONFORTO, Debora . Bolg acessível: potencializando a autoria de pessoas com deficiência. In: TiSE - Congresso Internacional de Informática Educativa, 2012, Santiago. Anais Congresso Internacional de Informática Educativa. Santiago (Chile0: Universidad del Chile, 2012. v. 8. p. 50-54.

15.
BASSO, Lourenço ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Ferramenta acessível para a produção multimídia: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais.. In: Congresso Barasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. v. 1. p. 1-10.

16.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; MACHADO, R. P. . Sincronismo, colaboração e acessibilidade na Web 2.0. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012.

17.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; BASSO, Lourenço ; CONFORTO, Debora . Blog acessível como espaço para a expressão da diversidade. In: Congreso Internacional de Ambiente Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles, 2012, Cartagena das Índias. Congreso Internacional de Ambiente Virtuales de Aprendizaje Adaptativos y Accesibles. Cartagena das Índias (Colômbia: Universidad Tecnológica de Bolívar, 2012. v. 1. p. 74-78.

18.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Programa Brasileiro de Formação de Professores. In: VI Congreso Iberoamericano de Tecnologias de Apoyo a la discapacidad, 2011, Mallorca. Anais IV Congreso Iberoamericano de Tecnologias de Apoyo a la discapacidad. Mallorca: Universitat de les Illes Balears, 2011. v. 1. p. 323-330.

19.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Bloguito: autoria individual e coletiva para a diversidade humana na perspectiva da Web 2.0. In: Congreso Iberoamericano de Informatica y Educacion Especial (CIEE) y Simposio Internacional (SICA), 2011, Cidade do Panamá. Anais Congreso Iberoamericano de Informatica y Educacion Especial (CIEE) y Simposio Internacional (SICA), 2011.

20.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Laptops Educacionais e Inclusão: Políticas Públicas em Discussão. In: Congreso Iberoamericano de Informatica y Educacion Especial (CIEE) y Simposio Internacional (SICA), 2011, Cidade do Panamá. Anais Congreso Iberoamericano de Informatica y Educacion Especial (CIEE) y Simposio Internacional (SICA), 2011.

21.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; LEITHARD, V. . Bloguito: acessibilidade e autoria para a diversidade humana. In: ICEM-SIIE, 2011, Aveiro. Anais ICEM-SIIE 2011, 2011.

22.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . Ferramentas de Autoria e de Colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. In: XXII SBIE - XVII WIE 2011, 2011, Aracaju. XXII SBIE - XVII WIE 2011, 2011.

23.
SCHNEIDER, F. C. ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Cidade um Computador por Aluno - UCA Total: a identificação de situações inclusivas na totalidade.. In: XXII SBIE - XVII WIE 2011, 2011, Aracaju. XXII SBIE - XVII WIE 2011, 2011.

24.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; MACHADO, R. P. . Quadro-Branco: uma ferramenta síncrona, colaborativa e acessível. In: XVI Congresso INternacional de Informática EDucativa - TISE, 2011, Santiago. Memorias del XVI Congresso INternacional de Informática EDucativa - TISE, 2011. v. 7. p. 177-184.

25.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . AVA e ferramentas acessíveis: espaços de autoria coletiva e síncrona para a diversidade humana. In: Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa, 2010, Santiago. Anais Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa, 2010.

26.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço ; FERRADA, R. B. H. . Formação de Professores: construindo cenários inclusivos na América Latina. In: Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa, 2010, Santiago. Anais Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa, 2010.

27.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Eduquito: uma discussão tecnopedagógica da inclusão em diferentes cenários sociais. In: VIII Congreso Iberolatinoamericano de Informática Educativa - CIIEE 2009, 2009, Costa Rica. VIII Congreso Iberolatinoamericano de Informática Educativa - CIIEE 2009, 2009.

28.
Carneiro, M.L. ; CONFORTO, Debora . O que é preciso para ser um tutor a distância?. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis - SC. O que é preciso para ser um tutor a distância?, 2009.

29.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . Eduquito: Ergonomia Cognitiva para a Diversidade Humana. In: Simpósio Internacional de Informática na Educação, 2009, Coimbra. Simpósio Internacional de Informática na Educação, 2009.

30.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . AVA inclusivo: validação da acessibilidade na perspectiva de interagentes com limitações visuais e auditivas. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009. Anais XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.

31.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; Geller, M ; CONFORTO, Debora ; Carneiro, M.L. . PROINESP: a ergonomia cognitiva na promoção da inclusão sociodigital. In: X Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE 2008, 2008, Salamanca. PROINESP: a ergonomia cognitiva na promoção da inclusão sociodigital, 2008.

32.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; Carneiro, M.L. ; Passerino, Liliana ; Geller, M ; CONFORTO, Debora . Formação de Professores: referenciais na construção da acessibilidade para ambientes virtuais de educação a distância. In: SBIE - Simpósico Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. Anais do SBIE - Simpósico Brasileiro de Informática na Educação - 2007, 2007.

33.
CONFORTO, Debora; SANTAROSA, Lucila Maria Costi . O potencial das ferramentas da Internet na construção de leitores. In: TISE 2004 - IX Taller Internacional de Software Educativo, 2004, Santiago - Chile. TISE 2004 - IX Taller Internacional de Software Educativo - Memorias. Santiago - Chile: Universidad de Chile, 2004. p. 187-194.

34.
CONFORTO, Debora; HOGETOP, Luisa ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi . Biblioteca Digital de Acessibilidade à Web e Tecnologias Assistivas Informáticas: Rumo à Inclusão Digital. In: III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial - CIIEE 2002, 2002, Fortaleza-CE, 2002.

35.
CONFORTO, Debora; SANTAROSA, Lucila Maria Costi . Acessibilidade: problematizando a interação homem-máquina na web. In: VI Congreso Iberoamericano de Informatica Educativa - IV Simposio Internacional de Informática Educativa - VII Taller Internacional de Software Educactivo - IE 2002, 2002, Vigo - Espanha. Memória - IE 2002, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, D. R. ; MACHADO, R. P. ; CONFORTO, Debora . Dispositivos móveis e usuario cegos: recomendações de acessibilidade em discussão. In: XIX Conferência Internacional sobre informática na Educação: Nuevas Ideas en Informatica Educativa, 2014, Fortaleza/Ceará. Anais do XIX Congreso Internacional de Informática Educativa. Santiago/Chile: Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas., 2014. v. 10. p. 737-742.

2.
MOREIRA, M. B. ; CONFORTO, Debora . Objetos de Aprendizagem: Discutindo a Acessibilidade e a Usabilidade.. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracajú. Anais Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; SCHUNZEN, E. ; CONFORTO, Debora ; SANTOS, D. . Tecnologia Assistiva e Formação de Professores: Construindo uma Sociedade Inclusiva. Inclusão (Brasília), 2012.

2.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CONFORTO, Debora. Relato de experiência em cursos de educação a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CONFORTO, D.. Acessibilidade na EAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CONFORTO, D.. Acessibilidade em Sistema Digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CONFORTO, Debora. Tecnologia Inclusivas: Rampas para a Cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço . Ferramenta de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; LEITHARD, V. . Bloguito: acessibilidade e autoria para a diversidade humana na perspectiva da web 2.0. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Bloguito: autoria individual e coletiva para a diversidade humana na perspectiva da Web 2.0.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; SCHNEIDER, F. C. ; CONFORTO, Debora . Laptops Educacionais e Inclusão: políticas públicas em discussão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Programa Nacional Brasileiro de Formação de Professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SCHNEIDER, F. C. ; SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Cidade um Computador por aluno - UCA Total: a identificação de situações inclusivas na totalidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CONFORTO, Debora. Tecnologias Assistivas e Acessibilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CONFORTO, Debora. Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessível. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço ; SONZA, A. P. . Rampas Tecnológicas Acessíveis: construindo a inclusão sociodigital para PNEs. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora . Eduquito: uma discussão tecnoèdagógica da inclusão em diferentes cenários sociais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; Geller, M ; CONFORTO, Debora ; Passerino, Liliana ; ESTABEL, Lizandra . Formação de Professores, no Âmbito da UAB, em Tecnologias da Informação na Educação Especial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; Geller, M ; CONFORTO, Debora ; Carneiro, M.L. . PROINESP: A Ergonomia Cognitiva na Promoção da Inclusão em Diferentes Cenários Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
CONFORTO, Debora; MACHADO, E. V. ; FREIRE, F. M. P. ; REZENDE, F. A. . EAD e Educação Especial: o desafio do atendimento universal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CONFORTO, Debora; TRIUMPHO, A. ; KRIEGER, K. ; MEDEIROS, M. F. . Inclusão Digital. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CONFORTO, Debora. Software Livre e sua aplicação nas Unidades Maristas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CONFORTO, Debora. Laboratório de Informática: Atualizar ou Ajustar à Realidade Educacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
CONFORTO, Debora. Formação Continuada: uma demanda da sociedade da informação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CONFORTO, Debora. Acessibilidade à Web: na rota da inclusão digital. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CONFORTO, Debora. Informática no Ensino de Ciências. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CONFORTO, Debora. Práticas de Inclusão Escolar e Digital no Tempo-Espaço Escolar: Quando Alunos da Periferia de Porto Alegre Aprendem e Desafiam o Aprender. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
CONFORTO, Debora. Do hardware para software: tempo, espaço, escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CONFORTO, Debora. Do hardware para o software: tempo, espaço, escola.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
CONFORTO, Debora. Acessibilidade à Web. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CONFORTO, Debora. O jogo do eu: a mudança de si em uma sociedade global. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2004. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CONFORTO, Debora; Collares, Cleber . @ssunline - Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Carneiro, M.L. ; CONFORTO, Debora . Guia da EAD - Zero Hora. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. ; VIEIRA, M. C. . Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis (Volume 2). 2014. (Editoração/Livro).

2.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis (Volume 3). 2014. (Editoração/Livro).

3.
CONFORTO, Debora; SANTAROSA, Lucila Maria Costi . PROUCA e o processo de inclusão sociodigital de sujeitos com deficiência. 2014. (Relatório de pesquisa).

4.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis (Volume 1). 2013. (Editoração/Livro).

5.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; SCHNEIDER, F. C. ; CONFORTO, Debora . Producción de videos accesibles. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; BASSO, Lourenço ; LEITHARD, V. ; SCHNEIDER, F. C. . Ambiente virtual acessível Eduquito: espaço para a inclusão digital de pessoas com necessidades especiais.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CONFORTO, Debora. Curso de Formação de Gestores e Educadores na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Carneiro, M.L. ; CONFORTO, Debora . O que é preciso para ser um tutor a distância?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Carneiro, M.L. ; CONFORTO, Debora . Capacitaçãos de Tutores em instrumentalização em EAD para o PLAGEDER. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CONFORTO, Debora. Formação em Moodle. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

11.
CONFORTO, Debora. Projetos Pedagógicos; Construção Hipermídia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

12.
CONFORTO, Debora; SOUZA, J. M. . Jornal com Bah!. 2008. (Editoração/Outra).

13.
CONFORTO, Debora. Acessibilidade à Web. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

14.
CONFORTO, Debora; SOUZA, J. M. . Jornal com Bah!. 2007. (Editoração/Outra).

15.
CONFORTO, Debora. Projetos Pedagógicos: Construção Hipermídia. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

16.
CONFORTO, Debora; SOUZA, J. M. . Jornal com Bah!. 2006. (Editoração/Outra).

17.
CONFORTO, Debora. Acessibilidade à Web. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

18.
CONFORTO, Debora; SOUZA, J. M. . Jornal com Bah!. 2004. (Editoração/Outra).

19.
CONFORTO, Debora; SOUZA, J. M. . Jornal com Bah!. 2003. (Editoração/Outra).

20.
CONFORTO, Debora; SOUZA, J. M. . Jornal com Bah!. 2002. (Editoração/Outra).

21.
CONFORTO, Debora; SOUZA, J. M. . Jornal com Bah!. 2001. (Editoração/Outra).

22.
CONFORTO, Debora. Manual - ToolBook 4.0. 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

23.
CONFORTO, Debora. Curso de Ciências Físicas e Biológicas. 1995. .

Demais trabalhos
1.
CONFORTO, Debora. Membro da Comissão de Divulgação. 2003 (ONG - Organização não-governamental - Redespecial - BR) .

2.
Soares, Marlene ; CONFORTO, Debora ; Passerino, Liliana . Membro do Conselho Fiscal. 2002 (ONG - Organização não-governamental - Redespecial - BR) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CONFORTO, Debora; GIORDANI. L. F.; CARVALHO, M. J. S.. Participação em banca de Berenice de Fátima da Silva Moresco. Processos educacionais na perspectiva da Inclusão de Alunos com deficiência na interface de uso de AVA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
CONFORTO, Debora; KAIBER, C. T.; JUSTO, J. C. R.. Participação em banca de Rosiane da Silva Rodrigues. Matemática na educação de surdos: investigando propostas de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

3.
CONFORTO, Debora; REATEGUI, E. B.; ALVES, E.. Participação em banca de Maria Del Carmen Cabrera Martins. Práticas Pedagógicas com o Plano Ceibal para inclusão escolar: estudo de caso em escolas do Uruguai. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
CONFORTO, Debora; HEIDRICH, R. O.. Participação em banca de Sandra Maria koch Syperreck. A Escola Inclusiva: Desafios de Aprender e Ensinar em Ambientes Virtuais. 2012. Dissertação (Mestrado em INCLUSÃO SOCIAL) - Universidade Feevale.

5.
CONFORTO, Debora; REATEGUI, E.; FAGUNDES, L. C.; PASSERINO, L. M.. Participação em banca de Fernanda Chagas Schneider. Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total: uma totalidade inclusiva em discussão.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
CONFORTO, Debora; TEZZARI, Mauren Lúcia; BAPTISTA, Cláudio Roberto. Participação em banca de Graciela Fagundes Rodrigues. E se os outros puderem me entender?. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
CONFORTO, Debora; RAPKIEWICK, Clevi Elena; BAPTISTA, Cláudio Roberto. Participação em banca de Bárbara Gorziza Avila. Comunicação Aumentativa e Alternativa para o desenvolvimento da Oralidade de Pessoas com Autismo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
CONFORTO, Debora; ESTABEL, Lizandra; REATEGUI, E.; VICCARI, Rosa Maria. Participação em banca de Cristiani de Oliveira Dias. De olho na tela: requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos e com limitação visual. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
CONFORTO, Debora; THOMA, Adriana da Silva; TIJIBOY, Ana Vilma. Participação em banca de Edilma Machado de Lima. Modalidas de mediação na interação entre PNEEs em ADA/AVA. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
CONFORTO, Debora; REATEGUI, E.. Participação em banca de Simone de Oliveira Emer. Estudo do Processo de Inclusão de PNEEs com apoio da sala de recurso multifuncional e suas tecnologias. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
CONFORTO, Debora; BOSA, Cleonice; AXT, Margarete. Participação em banca de Maria Rosangela Bez. Comunicação aumentativa e alternativa para sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento na promoção da expressão e intencionalidade por meio de ações mediadoras.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
FONSECA, T. M. G.; BAPTISTA, Cláudio Roberto; CONFORTO, Debora; MARTINS, M. A. R.. Participação em banca de Magali Dias de Souza. Dos trajetos e devires que compõem um exercício docente em sala de integração e recursos. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
TAROUCO, L. R.; RIBEIRO, A.; CONFORTO, Debora. Participação em banca de Fernanda Chagas Schneider. Comunidades de prática: espaço não formal de construção de conhecimento para educadores na perspectiva da educação inclusiva.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
FONSECA, T. M. G.; BAPTISTA, Cláudio Roberto; CONFORTO, Debora; KROEF, A. B. G.. Participação em banca de Magali Dias de Souza. A subjetividade assistida por computador. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
TEZZARI, Mauren Lúcia; CONFORTO, D.; REATEGUI, E.. Participação em banca de Berenice de Fátima da Silva Moresco. Inclusão de alunos com deficiências na escola regular: estudo dos processos de mediação no contexto de um AVA inclusivo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
CONFORTO, Debora; POLIDORI, M. M.. Participação em banca de Carolina Mussoi. Recursos Educacionais Digitais como Alternativa ao Ensino da Leitura em Indivíduos Disléxicos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Reabilitação e Inclusão) - Centro Universitário Metodista.

3.
CONFORTO, Debora; FAGUNDES, L. C.; REATEGUI, E.. Participação em banca de Fernanda Chagas Schneider. Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total: uma totalidade inclusiva em discussão.. 2011.

4.
CORTES, Helena Sporleder; CONFORTO, Debora; DOLL, Johannes. Participação em banca de Maristela Compagnoni Vieira. O velho e o novo - caminhos para entender a relação dos idosos com as tecnologias digitais.. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
CONFORTO, Debora; ESTABEL, Lizandra; REATEGUI, E.. Participação em banca de Cristiani de Oliveira Dias. De olho na tela:requisitos de acessibilidade em objetos de aprendizagem para alunos cegos.. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação. Dispositivos móveis e usuário cegos: recomendações de acessibilidade em discussão. 2014. (Congresso).

2.
XI Congresso do Ensino Privado Gaúcho. 2011. (Congresso).

3.
1º Encontro UNINTER de Gestores Educacionais.Tecnologia no tempo e no espaço escolares.. 2010. (Encontro).

4.
Curso de Extensão - Bibliotecas Acessíveis.Tecnologias Acessíveis e Acessibilidade. 2010. (Outra).

5.
Curso de Formação de Gestores e Educadores na Perspectiva da Educação Inclusiva.Tecnologias Assistivas no tempo e no espaço escolares. 2010. (Encontro).

6.
5º Salão de Educação a Distância.Formação de Professores, no Âmbito da UAB, em Tecnologias da Informação na Educação Especial. 2009. (Encontro).

7.
Congresso da Escola Particular Gaúcha. 2009. (Congresso).

8.
VIII Congreso Iberolatinoamericano deInformática Educativa Especial. 2009. (Congresso).

9.
VIII Congresso Iberolatinoamericano de Informática Educativa - CIIEE. Eduquito: uma discussão tecnopedagógica da inclusão em diferentes cenários sociais. 2009. (Congresso).

10.
WIE - XV Workshop sobre Informática na Escola - XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Rampas Tecnológicas Acessíveis: construindo a inclusão sociodigital para pessoas com necessidades especiais.. 2009. (Congresso).

11.
XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.O que é preciso para ser um tutor a distância?. 2009. (Simpósio).

12.
14º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. EAD e Educação Especial: Desafio do Atendimento Universal. 2008. (Congresso).

13.
3º Congresso Nacional de Marista de Educação. 2008. (Congresso).

14.
4ª Salão de Educação a Distância.Vivências na Implantação de um Curso de Graduação a Distância pelo Sistema UAB/UFRGS. 2008. (Encontro).

15.
9º Fórum Internacional de Software Livre. Software Livre e Sua Aplicação nas Unidades Maristas. 2008. (Congresso).

16.
VI Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT).Políticas Públicas para Inclusão Digital: Inclusão Sociodigital na EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro. 2008. (Outra).

17.
X Simposio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2008).Proinesp. 2008. (Simpósio).

18.
1º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional. Laboratório de Informática: Atualizar ou Ajustar à Realidade Educacional. 2007. (Congresso).

19.
Conversações Internacionais: Composições do Pensamento Educacional. Possibilidades de Letramento Digital. 2007. (Congresso).

20.
Conversações Internacionais: Paisagem da Educação. Letramento Digital na periferia de Porto Alegre. 2006. (Congresso).

21.
Conversações Pedagógicas na Cidade que Aprende.Potencial Inclusivo da Rede; Suportes Tecnológicos e Sistemas Operacionais. 2006. (Encontro).

22.
Conversações Pedagógicas - Saberes Específicos.Do hardware para o software: tempo, espaço, escola.. 2006. (Encontro).

23.
IV EMATEC - Encontro Marista de Tecnologias Aplicada à Educação.Oficina: Software Livre - Hot Potatoes. 2006. (Oficina).

24.
IV EMATEC - Encontro Marista de Tecnologias Aplicadas à Educação.Crianças na rede - aprendendo e desafiando o aprender!. 2006. (Encontro).

25.
IV EMATEC - Encontro Marista de Tecnologias Aplicadas à Educação.Ler e escrever em um ambiente híbrido de aprendizagem. 2006. (Encontro).

26.
Reunião Regional da SBPC no Rio Grande do Sul.Práticas de inclusão escolar e digital no tempo-espaço escolar: quando alunos da periferia de Porto Alegre aprendem e desafiam o aprender.. 2006. (Encontro).

27.
Aula Inaugural do ano letivo de 2005 - SMED. 2005. (Encontro).

28.
II Encontro de Tecnologia Educacional.Relato de experiências da Província Marista do Rio Grande do Sul. 2005. (Encontro).

29.
I Seminário de Inclusão Digital.Da HomePage para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2005. (Seminário).

30.
I Seminário de Inclusão Digital.Da home page para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2005. (Seminário).

31.
Taller Internacional de Software Educativo - TISE. O potencial das ferramentas da Internet na construção de leitores. 2004. (Congresso).

32.
Conferências Pedagógicas das Escolas Municipais.Matemática e ambiente informatizado: uma parceria produtiva. 2003. (Encontro).

33.
III EMATEC - Encontro Marista de Tecnologias Aplicadas à Educação.Laboratório de Química e de Informática - parceiros no processo de aprendizagem de Ciências para estudantes de ensino fundamental.. 2003. (Encontro).

34.
III EMATEC - Encontro Marista de Tecnologias Aplicadas à Educação.Articulando ferramentas computacionais - Everest, Cabri, Paint - para a construção de um conceito matemático.. 2003. (Encontro).

35.
III EMATEC - Encontro Marista de Tecnologias Aplicadas à Educação.Projeto @ssunline: forjando novos tempos e espaços para o ensino médio. 2003. (Encontro).

36.
III Congresso Ibero-americano de Informática na Educação Especial. Biblioteca Digital de Acessibilidade à Web e Tecnologias Assistivas. 2002. (Congresso).

37.
SBIE 2002 - Mesa Redonda - Informática na Educação Especial.Acessibilidade à Web. 2002. (Simpósio).

38.
VI Congreso Iberoamericano de Informática Educativa - IV Simposio Internacional de Informática Educativa - VII Taller Internacional de Software Educativo. Acessibilidade: Problematizando a Interação Homem-Máquina na Web. 2002. (Congresso).

39.
Fórum Mundial de Educação. Jornal com Bah!: tecnologias computacionais e letramento.. 2001. (Congresso).

40.
I Seminário Marista de Informática Educativa. 2000. (Seminário).

41.
IV Workshop Informática na Educação. 2000. (Outra).

42.
II Workshop Informática na Educação. 1999. (Outra).

43.
Workshop Informática na Educação. 1999. (Outra).

44.
Uso do computador como recurso para a aprendizagem.Hipermídias no ensino de ciências. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONFORTO, Debora. IV EMATEC - Encontro Marista de Tecnologias Aplicadas à Educação. 2006. (Congresso).

2.
CONFORTO, Debora. III EMATEC - III Encontro Marista de Tecnologias Aplicadas à Educação. 2003. (Congresso).

3.
CONFORTO, Debora. I EMATEC - I Encontro Marista de Tecnologias Aplicadas à Educação. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Lourenço de Oliveira Basso. Ferramenta Acessível para a produção Multimídia: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais.. 2012. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Debora Conforto.

2.
Andréa Poletto Sonza. Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários cegos. 2008. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Debora Conforto.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Michele Borges Moreira. Acessibilidade e Usabilidade em Objetos de Aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPIE - Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Debora Conforto.

Iniciação científica
1.
Ana Esteves; Gabriela Barbosa; João Ribeiro; Mariana Remião. Raio: podemos aproveitar sua energia?. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Salão UFRGS Jovem) - IX Salão de UFRGS Jovem. Orientador: Debora Conforto.

2.
Bianca Mazeto; Bianca Fraga; Carolina Willrich; Matheus Pete. Qual o impacto social da tecnologia Touchscreen?. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Salão UFRGS Jovem) - IX Salão de UFRGS Jovem. Orientador: Debora Conforto.

3.
Arthur Cutruneo; João Bertoletti; Ramon Silva. Quais tecnologias educacionais estão presentes em escolas públicas e privadas de Porto Alegre?. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Salão UFRGS Jovem) - IX Salão de UFRGS Jovem. Orientador: Debora Conforto.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi (Org.) ; CONFORTO, Debora (Org.) ; SCHNEIDER, F. C. (Org.) . Caderno Pedagógico - Curso de Formação Continuada de Professores em tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. v. 1. 200p .

1.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Quem são os educadores que participam dessa formação?. In: Lucila Maria Costo Santarosa; Débora Conforto, Fernanda Chagas Shneider. (Org.). Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis - Volume 1. 1ed.Porto Alegre: Triunfal Gráfica e Editora, 2013, v. 1, p. 25-33.

2.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Quem são os autores que impulsionam essa formação?. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto; Fernanda Chagas Schneider. (Org.). Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias Digitais Acessíveis - Volume 1. 1ed.Porto Alegre: Triunfal Gráfica e Editora, 2013, v. 1, p. 36-38.

3.
CONFORTO, Debora; SCHNEIDER, F. C. . Coordenação Pedagógica do Curso : o respaldo de uma história. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto; Fernanda Chagas Schneider. (Org.). Caderno Pedagógico: Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e da Comunicação Acessíveis - Volume 1. 1ed.Porto Alegre: Triunfal Gráfica e Editora, 2013, v. 1, p. 45-56.

4.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. ; VIEIRA, M. C. . Em permanente reinvenção: Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. In: Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto, Fernanda Chagas Schneider, Maristela Compagnoni Vieira. (Org.). Caderno pedagógico: Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis - Volume 2. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 17-53.

5.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, Debora ; SCHNEIDER, F. C. . Curso de Formação em tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis: promovendo movimento da inclusão essencial para a inclusão eletiva. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto, Fernanda Chagas Shneider. (Org.). caderno pedagógico: Curso de Formação Continuada em tecnologias Digitais Acessíveis - Volume 3. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 13-35.

6.
CONFORTO, Debora; LIMA, C. R. U. . Audiolivros: especificações técnicas para Mecdaisy. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto; Maristela Compagnoni Vieira. (Org.). tecnologias e Acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 115-125.

7.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi ; CONFORTO, D. ; BASSO, Lourenço . Eduquito: ambiente virtual de aprendizagem programado para a diversidade humana. In: MARTINS, S.E.S.O; SANTAROSA, L.M.C; RODRIGUES, A.D.; HEREDERO, E.S.. (Org.). Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Educación Especial. 1ed.Alcalá de Hernares, Espanha: Universidad de Alcalá, 2014, v. 1, p. 197-216.

8.
SANTAROSA, L. M. C. ; CONFORTO, D. . Rampas tecnológicas: discutindo a arquitetura de espaços virtuais. In: Lucila Maria Costi Santarosa; Débora Conforto; Maristela Compagnoni Vieira. (Org.). Tecnologias e Acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 189-200.


Apresentações de Trabalho
1.
CONFORTO, D.. Acessibilidade na EAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CONFORTO, D.. Acessibilidade em Sistema Digitais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:21:15