Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8325267424949472
  • Última atualização do currículo em 13/03/2018


Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Desde 2008, é professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Tem como objetos de estudo o cosmos renascentista e a formação da ciência moderna, sendo Copérnico e Galileu personagens centrais, e elabora uma nova edição dos manuscritos de anatomia de Leonardo da Vinci, introduzidos por ensaios a respeito de métodos de estudo, análises conceituais e um amplo framework do Renascimento. Tendo estudos históricos como base, também estuda consequências do rompimento com o senso comum feito pela ciência moderna, especificamente na área das neurociências que, ao elaborar suas teorias desconsideram noções de valor, perfeição e finalidade. A novíssima disciplina neuroestética ocupa posição central nessa linha de pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia e Renascimento; Leonardo da Vinci e Anatomia; Galileu e Ciência Moderna; Neurociência e Neuroestética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel
Nome em citações bibliográficas
KICKHOFEL, Eduardo H. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Estrada do Caminho Velho, 333
Pimentas
07252312 - Guarulhos, SP - Brasil
Telefone: (11) 64989768
URL da Homepage: http://humanas.unifesp.br/novo/index.php


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2007
Doutorado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Istituto e Museo di Storia della Scienza (Orientador: Paolo Galluzzi).
Título: A natureza, a razão e a ciência do homem, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Pablo Rubén Mariconda.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Renascimento; Filosofia; História da Filosofia Natural; Leonardo da Vinci; Anatomia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia Natural.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Ciência.
1995 - 1999
Mestrado em História da Arte.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Ciência Anatômica de Leonardo da Vinci,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Luiz César Marques Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Renascimento; Filosofia natural; Leonardo da Vinci; Anatomia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: História da Filosodia do Renascimento.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1988 - 1994
Graduação em Artes Plásticas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Um estudo sobre a morte.
Orientador: Renato Heuser.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Kunsthistorisches Institut in Florenz, KHI, Itália.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Ciência.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Museu de Arte de Sao Paulo, MASP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado de História da Arte, Carga horária: 2
Outras informações
A atividade consistiu em ministrar cursos de história da arte com a duração de dois meses a cada ano. A carga horárial mencionada acima é válida apenas para o período em que os cursos foram dados.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
La fabrica delli strumenti
Descrição: O grupo visa estudar a obra de Galileu Galilei, um dos personagens mais significativos na passagem do século XVI ao século XVII. Tendo por base a volta dos textos antigos e as ideias acerca da vita activa e do novo valor das artes, Galileu soube concentrar em suas obras lições de filósofos, humanistas e artífices do período, aproximando conhecimentos teóricos e práticos. ?La fabrica delli strumenti? significa não apenas a oficina que Galileu tinha em Pádua, que sugere interesses mútuos e inéditos entre homens teóricos e práticos, mas também os novos instrumentos para conhecer, experimentais e matemáticos, que ele desenvolveu. De sua ?fabrica?, Galileu fez observações inéditas, que levando ao fim do cosmos dos antigos, e matematizou a física, levando ao fim da física aristotélica de causas formais e finais. Também, Galileu concebeu uma física útil oposta à física contemplativa dos antigos. Ao divulgar, ele usou de modo inédito imagens para demonstrar argumentos astronômicos, ao invés de apenas palavras e esquemas geométricos, e criou um gênero novo no campo da filosofia natural, chamado por Tommaso Campanella de ?commedia filosofica? ao comentar o Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo. A obra de Galileu mostra como no fim do Renascimento diversas formas de conhecimentos práticos e teóricos podiam existir conjuntamente e, assim, formar o mundo moderno..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel - Coordenador / Fábio Maia Bertato - Integrante / Claudemir Roque Tossato - Integrante / Tiago Tranjan - Integrante / Luiz Carlos Bombassaro - Integrante.
2011 - 2016
A natureza, a razão e a ciência do homem
Descrição: A natureza, a razão e a ciência do homem. O Renascimento foi um período dominado pela filosofia aristotélica, como mostram diversas classificações de saberes e definições de época. Entretanto, ao invés do valor mais elevado dado à vita contemplativa na Antiguidade e na Idade Média, humanistas e artífices deram novos valores para a vita activa. Filippo Brunelleschi, ao aplicar a geometria na pintura, inventou a perspectiva para uso dos pintores, e coube a Leon Battista Alberti sistematizá-la no tratado Da pintura. A matemática de que Alberti escreveu para o uso dos pintores era uma simples geometria de base euclidiana, mas começou a sistematizar artes com conhecimentos de ciências, ou seja, conhecimentos práticos e teóricos até então considerados distintos. Outros tratadistas seguiram essa direção, como por exemplo Lorenzo Ghiberti e Piero della Francesca. Leonardo da Vinci tentou superar o contexto dos artífices e unir efetivamente artes e ciências, como no caso da pintura, sistematizadas por conhecimentos de anatomia, óptica e mecânica. Entretanto, o contexto da época, que distinguia claramente arte e ciência, impediu tal união, fazendo Leonardo da Vinci sem seguidores diretos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia do Renascimento.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte/Especialidade: História da Arte do Renascimento.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Ciência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.2014 KICKHOFEL, Eduardo H. P.. A Philosophiae partitio de Gregor Reisch: Um mapa para ler o Renascimento. REVISTA LIMIAR, v. 3, p. 85, 2014.

2.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.2011 KICKHOFEL, Eduardo H. P.. A ciência visual de Leonardo da Vinci: notas para uma interpretação de seus estudos anatômicos. SCIENTIAE STUDIA (USP), v. 9, p. 319-355, 2011.

3.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.2010KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Aristóteles, Alberti e a ciência do pintor. O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ), v. 27, p. 164-183, 2010.

4.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.2009 KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Sine ars scientia nihil est. EPILEPSY & BEHAVIOR, v. 14, p. 5-11, 2009.

5.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.2005KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci é pop? A imagem de Leonardo no senso comum e outras considerações. SCIENTIAE STUDIA (USP), v. 3, p. 518-527, 2005.

6.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.2004KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Uma falsa lição de anatomia, ou de um simples caso de impregnação teórica dos fatos. Resenha de A arte secreta de Michelangelo: uma lição de anatomia na Capela Sistina.. SCIENTIAE STUDIA (USP), v. 2, p. 427-433, 2004.

7.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.2003KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Realismo intuitivo e teleologia. SCIENTIAE STUDIA (USP), São Paulo, v. 1, n.3, p. 379-388, 2003.

8.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.2003KICKHOFEL, Eduardo H. P.. A lição de anatomia de Andreas Vesalius e a ciência modena. SCIENTIAE STUDIA (USP), São Paulo, v. 1, n.3, p. 389-404, 2003.

9.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.2001KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Problemas de Atribuição de um Painel de Rembrandt van Rijn do Museu de Arte de São Paulo. REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA, Campinas, v. 4, p. 47-55, 2001.

10.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.1998KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Saber e Poder nos dois primeiros capítulo do livro Alfa da Metafísica de Aristóteles. Barbarói (USCS), Santa Cruz do Sul, v. 8, p. 7-20, 1998.

11.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.1996KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Resenha de Pontormo, de Alessandro Conti. Revista de História da Arte e Arqueologia, Campinas, v. 2, p. 365-367, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. As Neurociências - Questões Filosóficas. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014. v. 1. 112p .

2.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Cadernos de Desenho - Iberê Camargo. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. v. 1. 262p .

Capítulos de livros publicados
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Um novo olhar para o corpo humano. In: ITAQUI LOPES, M. H.; GUILHERMANO, L. G.; SCHWARTZMANN, L. B.. (Org.). Um novo olhar para o corpo humano. 1ed.Porto Alegre: Editorial Luminara, 2013, v. , p. 17-31.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Harvey, os antigos e os modernos. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, p. 93 - 93, 01 mar. 2014.

2.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. O método da Vinci. Zero Hora, Porto Alegre, p. 2 - 2, 24 jan. 2009.

3.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Lição de anatomia. Jornal de Resenhas, São Paulo., p. 7 - 7, 14 jun. 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci: mecanicismo e ciência visual. In: V Semana de Filosofia, 2003, Ilhéus. Caderno de Resumos. Ilhéus: Universidade de Santa Cruz (UESC), 2003. p. 51-52.

2.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. O conceito de ciência anatômica de Leonardo da Vinci. In: II Encontro Internacional de Estudos Medievais, 1997, Porto Alegre. Livreto de Resumos (Abstracts - Libret des Resumés - Resúmenes). Porto Alegre: UFRGS, 1997. p. n.p..

Apresentações de Trabalho
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Renascimento e Ciência Moderna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. A ciência visual de Leonardo da Vinci: notas para uma interpretação de seus estudos anatômicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. ?O livro da ciência das máquinas? de Leonardo da Vinci. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. ?O livro da ciência das máquinas? de Leonardo da Vinci. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Neurociência e filosofia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Arte e História da Arte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. O observador moderno no começo da ciência moderna. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. A anatomia de Leonardo da Vinci. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci, um neurocientista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Um novo olhar para o corpo humano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Um novo olhar para o corpo humano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci: filosofia, medicina e arte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci e a ciência moderna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Alberti e as ciências do pintor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Anatomia e arte em Leonardo da Vinci. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci, um neurocientista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Aristóteles, Alberti e as ciências do pintor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Filosofia e neurociência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Sine ars scientia nihil est. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci: filosofia, ciência e arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Os estudos de anatomia de Leonardo da Vinci: filosofia, ciência e arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Os estudos de anatomia de Leonardo da Vinci: filosofia, ciência e arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Ciência e arte em Leonardo da Vinci. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Sine ars scientia nihil est: Leonardo da Vinci and beyond. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci e a anatomia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci: mecanicismo e ciência visual. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Problemas de atribuição em um painel do estúdio de Rembrandt van Rijn. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Um aspecto do conhecimento de Leonardo da Vinci. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. O conceito de ciência anatômica de Leonardo da Vinci. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Leonardo da Vinci ; KICKHOFEL, Eduardo H. P. . Leonardo da Vinci. A ordem do livro e outros textos (35 fólios em fac-símile da Coleção do Castelo de Windsor). São Paulo: Scientiae Studia, 2011. (Tradução/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo, Michelangelo e Rafael. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci, filósofo natural, e a medicina.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Michelangelo e a Capela Sistina. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Anatomia no Renascimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Renascimento: de Giotto a Michelangelo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Grandres mestres do Renascimento: Leonardo, Michelangelo e Rafael. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Leonardo da Vinci: o prazer do pintor e a harmonia do mundo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Ars moriendi. 2009. Desenho.

2.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. III Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. 2009. Desenho.

3.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Silêncios e sussurros. 2009. Desenho.

4.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Miserere. 2008. Desenho.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Concurso de admissão para professor da disciplina de Epistemologia.. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

2.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Coordenador da banca para a admissão do professor da disciplina de Montaigne e o Ensaio na Renascença.. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

Outras participações
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Jurado do Prêmio Professor Rubens Maciel. 2010. Associação Médica do Rio Grande do Sul.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.; VALVERDE, A. J. R. ; BERTATO, F. M. . Colóquio Filosofia e Filosofias no Renascimento. 2013. (Congresso).

2.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.; SLEMIAN, A. ; SILVA, G. J. . Colóquio Presente e Futuro da Humanidades na Unifesp. 2012. (Congresso).

3.
KICKHOFEL, Eduardo H. P.. Tratados de arte na biblioteca do MASP: a Renascença e seu legado. 2011. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jessica Curtinaz da Silva. Galileu Galilei: ?Un occhiale cavato dalle più recondite speculazioni di prospettiva.?. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel.

2.
Paulo Henrique Pappen. Antologia em tradução de textos sobre ?arte? escritos por Leonardo da Vinci. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel.

3.
Roberto da Silva Rodrigues. Arte, scienza e imitazione no Libro di pittvra de Leonardo da Vinci. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel.

4.
Karen Mylena de Gouvêa Osera. O estatuto do artífice no tratado Della pittura de Leon Battista Alberti. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel.

Iniciação científica
1.
Rodrigo Lopez de Oliveira. A autonomia da Ciência: o caso Galileu. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel.

2.
Karen Mylena de Gouvêa Osera. Da anatomia à pintura: os estudos anatômicos e a ciência da pintura em Leonardo da Vinci. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Orientador: Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel.

3.
Karen Mylena de Gouvêa Osera. A questão do conhecimento nos estudos de anatomia de Leonardo da Vinci.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel.



Outras informações relevantes


Ao lado da vida acadêmica, mantenho a prática do desenho e da gravura, como mostram as informações acima. Além de coleções particulares, meus desenhos fazem parte dos acervos da Fundação Vera Chaves Barcellos e do Museu de Arte Contemporânea de Porto Alegre. Desenhos de minha autoria já foram objetos de uma dissertação de mestrado: MENEZES, F. C. Uma história íntima do desenho: sobre experiências de formação do desenho & dos desenhistas. São Paulo: Unesp, 2010, p. 64-73.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 8:42:21