Fernando Marques Federson

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0513724372523279
  • Última atualização do currículo em 02/10/2014


Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1989), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997), doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001) e pós-doutorado em Computação Científica pela Universidade de São Paulo - USP (2003). Trabalhou durante 8 anos em empresas ligadas à RHODIA S.A, na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Foi Professor Doutor (RDIDP- dedicação exclusiva) do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP. Atuou como Consultor em Desenvolvimento Organizacional e Professor em MBA. Foi Professor Doutor da Universidade Federal do ABC na área de Modelagem e Otimização de Sistemas (2008). Desde 2010, é Professor Doutor (dedicação exclusiva) do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Marques Federson
Nome em citações bibliográficas
FEDERSON, F. M.;FEDERSON, F.M.


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em Virginia Tech (Orientador: Donald Baird).
Título: Simulação numérica de fluxos complexos de polímeros utilizando equações constitutivas obtidas pelo GIM, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Rosario E. S. Bretas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Polímeros; GIM; Modelagem; Simulação Computacional.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos / Especialidade: Polímeros, Aplicações.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Químicos.
1994 - 1997
Mestrado em Engenharia Química.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Contribuição ao estudo da relação entre processamento, estrutura e comportamento de filamentos de poliéster,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Edison Bittencourt.
Palavras-chave: Poliéster; Fibras; Redes Neurais; Lógica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Polímeros.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Têxteis.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Matemática Simbólica.
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Químicos.
1985 - 1989
Graduação em Engenharia Química.
Instituto Maua de Tecnologia, IMT, Brasil.


Pós-doutorado


2002 - 2003
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Científica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada / Especialidade: Reologia Computacional.


Formação Complementar


1990 - 1993
Formação de Multiplicador do PRHOEX.
Rhodia S/A.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor doutor do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (cargo: Visitante). Área de pesquisa: Modelagem e Otimização de Sistemas.Desenvolvimento da modelagem e otimização de sistemas: algoritmos híbridos (planejamento de experimentos e algoritmos genéticos) para a redução do espaço de busca em problemas de otimização global. Desenvolvimento das bases conceituais da Abordagem Sistêmica, metodologias, modelagens e simulações aplicadas ao problema de tomada de decisão e gerenciamento de conflito de Sistemas Sociais (área de pesquisa emergente, com alto grau de interdisciplinaridade e relevância prática). Ministração de disciplinas de graduação: Linguagens de Programação, Métodos e Algoritmos Computacionais, Introdução à Abordagem Sistêmica, Projetos Interdisciplinares, Natureza da Informação, Processamento da Informação. Participação em comitês (representante do Centro de Matemática, Computação e Cognição no Comitê Coordenador do Projeto de Ensino-Aprendizagem Tutorial - PEAT, desde maio de2008) ; realização de seminários e facilitação de grupos.


Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano e Social, IADEHUS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 40
Outras informações
Consultor em Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos: Apoio e coordenação de projetos, em especial, projetos de caráter social e acadêmicos; facilitação de processos grupais e formação em Planejamento Estratégico, Qualidade, Abordagem Sistêmica, Liderança, Construção e Manutenção de Equipes. Associado fundador do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano e Social (IADEHUS) atuando como gerente de projetos. Desenvolvimento de programas computacionais de Escalonamento, aplicados em Planejamento e Controle da Produção (PCP). Professor de Planejamento Estratégico e Ferramentas da Qualidade em MBA (UNICEP-São Carlos).


Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, ICMC/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor - RDIDP, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Área de pesquisa: Modelagem e Otimização de Sistemas. Desenvolvimento de algoritmos em Computação Evolutiva visando a otimização de sistemas; desenvolvimento de métodos numéricos para simular escoamentos de fluidos viscoelásticos; ministração de palestras sobre Metodologias de Ensino, Construção e Manutenção de Equipes, Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos; negociação de parcerias com empresas e universidades; ministração de disciplinas de graduação (Mecânica dos Fluidos Computacional I, Mecânica dos Fluidos Computacional II, Cálculo Numérico I) e de pós-graduação (Introdução à Mecânica dos Fluidos Computacional, Introdução aos Volumes Finitos). Professor homenageado pelos formandos de 2003 (Matemática Aplicada) e de 2007 (Informática).

Atividades

2/2003 - 2/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Computação, .

2/2003 - 2/2005
Ensino, Matemática Aplicada e Computação Científica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico I
Mecânica dos Fluidos Computacional I (ministrado pela 1a. vez no ICMC)
Mecânica dos Fluidos Computacional II (ministrado pela 1a. vez no ICMC)
2/2003 - 2/2005
Ensino, Matemática Aplicada e Computação Científica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Mecânica dos Fluidos Computacional
Introdução ao Método de Volumes Finitos (ministrado pela 1a. vez no ICMC)

Unnafibras, UNNAFIBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Descrição da empresa: Empresa que atua no segmento têxtil como fornecedora de fibra poliéster para diversas aplicações. Formada em janeiro de 1996 pela venda de uma das unidades de fabricação de fibra poliéster da Rhodia S.A. para um grupo de ex-funcionários da Rhodia e com capacidade de 30 mil toneladas por ano. Última posição: Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento. Principais atividades: Desenvolvimento de novos processos de fabricação e produtos, segundo as necessidades de custo e mercado; adaptações do processo de fabricação e desenvolvimento de produtos utilizando matéria-prima reciclada de garrafas plásticas; coordenação e condução do Planejamento Estratégico da empresa; contatos com fornecedores e clientes; participação em Congressos e Feiras do setor; elaboração de relatórios técnicos e responsável pela formação técnica do quadro de funcionários; geração de soluções em informática e acompanhamento da implantação de sistema integrado de controle de produção e logística; participação como sócio nas decisões estratégicas da empresa.

Atividades

12/1996 - 04/1997
Direção e administração, Gerência de Desenvolvimento, .

Cargo ou função
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento.
12/1995 - 12/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Gerência de Desenvolvimento, .


Rhodia Ster Fibras, RHODIA-STER, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de P&D pleno, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Última posição: Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento Pleno. Principais atividades: Responsável por projetos de desenvolvimento de novos produtos e processos em fibra poliéster, em especial no projeto de expansão da produção da fábrica de Santo André-SP de 1300 para 2500 toneladas por mês; responsável pela implantação do Sistema de Qualidade no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Fibra Poliéster/Santo André; contatos com fornecedores e clientes; participação em Congressos e Feiras do setor; elaboração de relatórios técnicos e de cursos internos para a formação técnica do quadro de funcionários.


Rhodia S A, RHODIA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Última posição: Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento. Principais atividades: Desenvolvimento de novos produtos e processos na transformação dos polímeros nylon 66 e poliéster em fibras; responsável por projetos de desenvolvimento de novos produtos, como as fibras poliéster tintas em massa, e processos, como a reutilização dos efluentes da fabricação; desenvolvimento de programas computacionais de simulação das diversas fases do processo; formação e desenvolvimento técnico do quadro de funcionários.


Consultema Consultoria Treinamento e Sistemas, CONSULTEMA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável por treinamento, instalação e consultoria na utilização de simuladores de processos químicos de representação da CONSULTEMA: STX (projeto de equipamentos térmicos) e HYSIM (simulador integrado de processos químicos); elaboração e apresentação de curso de métodos numéricos para engenheiros oferecido pela CONSULTEMA.


Grupo Ultra, ULTRA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de programas de apoio para projetos de instalações químicas: trocadores de calor, propriedades termodinâmicas de misturas, ciclones, e outros, para a Gerência Técnica Central da Divisão Química (GETEC).


Instituto Maua de Tecnologia, IMT, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de análises e normas para certi cação e otimização laboratorial no Departamento de Análises Químicas e Tintas.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento Organizacional
2.
Otimização e Modelagem de Sistemas (Computação Científica)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Reologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Científica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Paraninfo dos Bacharelandos em Informática de 2007, Universidade de São Paulo (ICMC).
2003
Professor Homenageado pelos Bacharelandos em Matemática Aplica de 2003, Universidade de São Paulo (ICMC).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, A.S.2014SOARES, A.S. ; Delbem, A.C.B. ; VAN BAALEN, J. ; COELHO, C.J. ; FEDERSON, F.M. ; DE LIMA, T.W. ; SOARES, F.A.A.M.N. . Mutation-based compact genetic algorithm for spectroscopy variable selection in determining protein concentration in wheat grain. Electronics Letters, v. 50, p. 932-934, 2014.

2.
Mônaco, F. J.2009 Mônaco, F. J. ; Delbem, A.C.B. ; FEDERSON, F. M. . Genetic Algorithm for the Determination of Linear Viscoelastic Relaxation Spectrum from Experimental Data. Journal of Applied Polymer Science (Online), v. 113, p. 122-135, 2009.

3.
FEDERSON, F. M.;FEDERSON, F.M.1989FEDERSON, F. M.; MOREIRA, H. A. . Resistência de tintas à abasão. Tintas e Vernizes, v. 94, p. 08-12, 1989.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Melo, V. ; Delbem, A.C.B. ; Pinto Júnior, D.L. ; FEDERSON, F. M. . Improving Global Numerical Optimization using a Search-space Reduction Algorithm. In: Genetic and Evolutionary Computation Conference (GECCO-2007), 2007, Londres. Proceedings of GECCO2007, 2007. p. 1195-1202.

2.
Melo, V. ; Delbem, A.C.B. ; Pinto Júnior, D.L. ; FEDERSON, F. M. . Discovering Promising Regions to help Global Numerical Optimization Algorithms. In: 6th Mexican International Conference on Artificial Intelligence, 2007, Aguascalientes. Lecture Notes in Computer Science, 2007. p. 1-11.

3.
Paulo, G.S. ; Tome, M.F. ; FEDERSON, F. M. ; Castelo Filho, A. ; Cuminato, J.A. . Impacting drop of a viscoelastic fluid using the PTT model. In: II Brazilian Conference on Rheology, 2004, Rio de Janeiro. II Brazilian Conference on Rheology, 2004.

4.
Tome, M.F. ; Castelo Filho, A. ; FEDERSON, F. M. ; Cuminato, J.A. . A finite difference technique for solving the Oldroyd-B model for 3D free surface flows. In: II Brazilian Conference on Rheology, 2004, Rio de Janeiro. II Brazilian Conference on Rheology, 2004.

5.
Navarro, H.A. ; Ferreira, V.G. ; Castelo Filho, A. ; FEDERSON, F. M. ; Cuminato, J.A. ; Tome, M.F. ; Mangiavacchi, N. . Turbulent MHD free surface flow in square containers. In: 10th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT2004, 2004, Rio de Janeiro. 10th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering - ENCIT2004, 2004.

6.
Paulo, G.S. ; Tome, M.F. ; FEDERSON, F. M. ; Castelo Filho, A. ; Cuminato, J.A. . Numerical solution of viscoelastic free surface flows using the PTT constitutive equation. In: 10th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering, 2004, Rio de Janeiro. ENCIT 2004, 2004.

7.
Tome, M.F. ; Castelo Filho, A. ; FEDERSON, F. M. ; Cuminato, J.A. . A numerical method for solving the Oldroyd-B model for 3D free surface. In: XIV Congreso sobre metodos numericos y su aplicaciones - ENIEF 2004, 2004, San Carlos de Bariloche. XIV Congreso sobre metodos numericos y su aplicaciones - ENIEF 2004, 2004.

8.
Navarro, H.A. ; Ferreira, V.G. ; FEDERSON, F. M. ; Cuminato, J.A. ; Tome, M.F. ; Castelo Filho, A. . Numerical simulation of incompressible magnetohydrodynamics flows. In: 17th International Congress of Mechanical Engineering, 2003, São Paulo. 17th International Congress of Mechanical Engineering, 2003. v. 1. p. 1-10.

9.
Ferreira, V.G. ; Tome, M.F. ; FEDERSON, F. M. ; Mangiavacchi, N. ; Castelo Filho, A. ; Cuminato, J.A. . Computation of Generalized Newtonian Fluid Flow Problems. In: XXIV Iberian Latin-American Congress on Comput. Meth. in Engineering, 2003, Ouro Preto. XXIV Iberian Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering, 2003. v. 1. p. 1-10.

10.
FEDERSON, F. M.. Simulação Numérica da Escoamentos de Superfícies Livres e Obstáculos em Movimento. In: XXVI CNMAC, 2003, 2003.

11.
Marinelli, A. L ; Farah, M. ; FEDERSON, F. M. ; BRETAS, R. E. S. . Application of the GIM theory to the calculation of polyesters rheological properties. In: Eighteenth Annual Meeting of the Polymer Processing Society, 2002, Guimarães. Proceedings of PPS-18.

12.
FEDERSON, F. M.; BRETAS, R. E. S. . Application of the GIM theory to the calculation of some LDPE rheological properties. In: 3rd. Pacific RIM Conference on Rheology, 2001, Vancouver. Proceedings of 3rd. Pacific RIM, 2001.

13.
FEDERSON, F. M.; BRETAS, R. E. S. . Application of the GIM theory to the calculation of polymers rheological properties. In: Sixteenth Annual Meeting of the Polymer Processing Society, 2000, Shangai. Proceedings of PPS-16, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Navarro, H.A. ; Ferreira, V.G. ; FEDERSON, F. M. ; Cuminato, J.A. ; Tome, M.F. ; Castelo Filho, A. . Numerical simulation of incompressible magnetohydrodynamic flows. In: XVII COBEM - Congressso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 2003. XVII COBEM - Congressso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 2003.

Outras produções bibliográficas
1.
FEDERSON, F. M.; e outros . Aplicação de Volumes Finitos na Simulação Numérica de Contaminantes em Lençóis Freáticos 2005 (Notas do ICMC - Série Computação (Conclusão de Disciplina de Doutorado)).

2.
FEDERSON, F. M.. Formulação de Equações Reológicas de Estado de polímeros fundidos utilizando a Modelagem de Interações de Grupos 2001 (Tese de Doutorado).

3.
FEDERSON, F. M.. Contribuição ao estudo da relação entre processamento, estrutura e comportamento de filamentos de poliéster. Campinas: UNICAMP, 1997 (Dissertacão).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Luana Timochuki. Obtenção dos parâmetros da PTT utilizando Algoritmos Genéticos. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia química) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Fernando Marques Federson.

2.
Renato A. P. Silva. Obtenção dos parâmetros da KBK-Z utilizando Algoritmos Genéticos. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fernando Marques Federson.

Orientações de outra natureza
1.
Manoel S. B. Araujo. Simulação de escoamentos 3D utilizando a KBK-Z. 2005. Orientação de outra natureza. (Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fernando Marques Federson.

2.
Gilcelene S. Paulo. Simulação de escoamentos de fluidos utilizando a equação PTT. 2005. Orientação de outra natureza. (Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fernando Marques Federson.

3.
Kemelli C. Estácio. Simulação do processo de moldagem por injeção 2D usando malhas não estruturadas.. 2004. Orientação de outra natureza. (Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fernando Marques Federson.

4.
Luciane Grossi. Desenvolvimento de m´etodos num´ericos para simulação de escoamentos. 2003. Orientação de outra natureza. (Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fernando Marques Federson.

5.
Dayene M. Carvalho. Desenvolvimento de um método numérico para resolver esocamentos viscoelásticos: Modelo de Maxwell.. 2003. Orientação de outra natureza. (Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fernando Marques Federson.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 2:12:33