Eliana Avila Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3689167559596179
  • Última atualização do currículo em 18/04/2018


Eliana Ávila da Silveira concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná, em 2006. Nesta Universidade, sua tese insere-se na Linha de Pesquisa Cultura e Poder. Seu mestrado foi realizado na Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (1991), no Curso de Pós-Graduação em História, área de concentração História Ibero-Americana. É professora da disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino de História e de História Medieval, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Exerce a função de Coordenadora do PIBID da área de História na PUCRS. Seu campo de atuação profissional na área de História situa-se, principalmente, no âmbito da docência, dos estágios de ensino e da pesquisa em História das práticas culturais e educativas. Em vista disso, integra o Pibid/ História e o Centro de Pesquisas Históricas (CEPH), do Curso de História da PUCRS, onde vem desenvolvendo atividades de investigação sobre memória e ensino das práticas educativas no processo histórico e na aprendizagem . No âmbito do Pibid, desenvolve projeto pautado no papel da Memória e da Educação Patrimonial no ensino de História. Atua igualmente na orientação de trabalhos de iniciação científica. Seus principais projetos de investigação histórica e educacional estão centrados nos seguintes focos temáticos: "Cultura, Poder e Educação", "O Memorial da Escola Pública e a Construção de Laços Identitários nas Relações de Pertença do Aluno e do Professor no Ensino Básico", "Educação Patrimonial e Aprendizagem de Conceitos Históricos: O PIBID e as Práticas do Roteiro Histórico Cultural na Cidade de Porto Alegre", "A Herança Medieval nas Instituições Culturais e Educativas das Sociedades Ibero- Americanas". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana Avila Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, E. A.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
Av. Ipiranga, 6681
Partenon
90619-900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (051) 33203555
Ramal: 155


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Cultura e Poder na Baixa Idade Média Castelhana: "O Livro das Armas" de D. Juan Manuel (1282 - 1348), Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Fátima Regina Fernandes.
Palavras-chave: Nobreza, Cultura e Poder..
Grande área: Ciências Humanas
1988 - 1991
Mestrado.
Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso.
Título: A GUERRA CIVIL ESPANHOLA E AS ELITES POLITICAS BRASILEIRAS 1936-39,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: BRAZ AUGUSTO BRANCATO.
Palavras-chave: Elites Politicas.
Grande área: Ciências Humanas




Atuação Profissional



Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

Atividades

03/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Integrante da comissão acadêmica de avaliação e monitoramento do novo currículo do curso de História..
06/1998 - 11/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação PUCRS / SEC-RS, .

Cargo ou função
Professora no "Projeto De Implantação , Assessoria e Aperfeiçoamento ao Padrão Referecial de Currículo" em 31 Escolas Estaduais de Porto Alegre..
03/1997 - 05/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão para o Curso de Graduação em História / Projeto Pedagógico: propostas para novas diretrizes curriculares..

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Estágio Supervisionado de Ensino de História. História Medieval. Seminário de História Medieval. Cargo Administrativo: Coordenadora de área do PIBID. vinculo profissional:celetista

Atividades

08/1988 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
estágio supervisionado de história
03/1986 - 04/1991
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História Medieval I, História Medieval II

pontificia universidade catolica do rs, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
O Memorial da Escola Pública e a Construção de Laços Identitários nas Relações de Pertença do Aluno e do Professor no Ensino Básico
Descrição: O Projeto visa construir o Memorial da Escola Pública com base na metodologia do estudo de caso, a fim de mapear e reconstituir a História e a Memória Escolar de quatro importantes instituições da Rede Pública de Ensino da cidade de Porto Alegre: Colégio Estadual Florinda Tubino Sampaio, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agrônomo Pedro Pereira, Colégio Estadual Inácio Montanha e Instituto Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Branco. O trabalho de investigação histórica está fundamentado na pesquisa das fontes primárias escritas, na análise dos dados da História oral e da memória escolar, bem como interpretação das fontes visuais e iconográficas das instituições de ensino elencadas no projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Eliana Avila Silveira - Coordenador / Fernanda Suris - Integrante / Eduardo Santos - Integrante / Alander Ferraboli - Integrante / Laura Viegas Chinazzo - Integrante.
2012 - Atual
Educação Patrimonial e Aprendizagem de Conceitos Históricos: O PIBID e as Práticas do Roteiro Histórico Cultural na Cidade de Porto Alegre
Descrição: O projeto visa promover a aprendizagem de conceitos e noções contextuais básicas no estudo da História, além de possibilitar aos alunos do ensino básico uma ampla compreensão de princípios, práticas e valores da Educação Patrimonial, através da visitação pública, da observação e organização de experiências educativas, realizadas nos espaços urbanos da memória social, histórica e cultural da cidade de Porto Alegre. A pesquisa pretende enfatizar a importância da educação histórica a partir da observação empírica dos logradouros públicos, das edificações arquitetônicas, dos monumentos históricos, dos espaços e sítios culturais da cidade. A investigação envolve igualmente o amplo desenvolvimento da sensibilidade, da percepção histórica e estética, com base no envolvimento dos estudantes do ensino básico na vida pública e no conhecimento do espaço urbano, salientando- se assim a mobilização ética, o espírito de cidadania e respeito à preservação do patrimônio histórico e cultural de sua cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eliana Avila Silveira - Coordenador / Mariana Bortolozzo Menin - Integrante.
2009 - Atual
História da ciência, dos saberes, das técnicas e das práticas culturais e eucativas na Idade Média
Descrição: O presente estudo tem como proposta central de investigação histórica abordar, em especial, a problemática acerca do processo de constituição da ciência e das estruturas do saber, no decorrer da Idade Média. Trata-se, antes de mais nada, de circunscrever algumas questões essenciais intimamente ligadas à caracterização e conceituação das formas de conhecimento, tal como estas foram estabelecidas e veiculadas por diferentes textos e autores medievais. Em vista disso, pretende-se, principalmente ,assinalar certos pressupostos elementares na própria definição do conhecimento, evidenciando, também, certos traços bastante singulares que contribuíram amplamente para caracterizar o perfil da ciência medieval. De outra parte,no âmbito da educação medieval, busca-se analisar o caráter das técnicas e a tipologia dos saberes presentes nos programas de ensino da época. Para tanto, toma-se como ponto de partida para a reflexão, notadamente, as disciplinas contidas no "Trivium" e no "Quadrivium", base primordial do sistema de educação da época. Dessa maneira, levando-se igualmente em consideração o sistema de ensino e o funcionamento das práticas culturais, a pesquisa busca compreender os campos do saber em sua dinâmica estrutural e em suas relações com o contexto sócio-histórico. Com isso, pretende-se inicialmente ressaltar e avaliar o movimento histórico de recepção do pensamento sobre ciência, formulado pelos autores da Antiguidade, mostrando seus campos de configuração e ressonância nas estruturas do saber medieval. Quanto ao enfoque teórico e metodológico empregado na pesquisa, será enfatizado, primeiramente, o caráter das formulações discursivas saídas da análise e interpretação das fontes documentais, escritas e visuais do período, sob a perspectiva de uma abordagem centrada na história cultural. O levantamento parcial da documentação utilizada no projeto de investigação, compreende basicamente, na fase atual de sondagem documental, os seguintes grupos de fontes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eliana Avila Silveira - Coordenador.Número de orientações: 1
2001 - Atual
Letrados,ideais de conduta e pedagogia nobiliárquica na sociedade castelhana Baixo- Medieval: o caso de D. Juan Manuel
Descrição: A presente investigação pretende estudar os ideais de conduta moral e sócio-política , propostos nos circulos letrados das elites nobiliárquicas do reino de Castela e Leão,no decorrer das primeiras décadas do século XIV.A abordagem está centrada na análise das obras da prosa moralizante castelhana da Baixa Idade Média, cuja expressão maior pode ser apreendida nos textos do escritor D. Juan Manuel (1282-1348)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1997 - 2000
O jovem na literatura moralizante da Baixa Idade Média: visões das idades da vida na prosa do escritor Juan Manuel (1282-1348)
Descrição: Esta pesquisa consiste numa abordagem histórica acerca do conceito e caracterização dos jovens, nos diferentes meios sociais, da Baixa Idade Média ibérica, através das fontes da literatura moralizante hispânica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2001 - 2005
A Juventude Aristocrática Na Sociedade Da Baixa Idade Média Hispânica
Descrição: Projeto de Tese de Doutoramento na Universidade Federal do Paraná..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2010 - 2011
Periódico: Jornal Oficina do Historiador


Revisor de periódico


2010 - 2011
Periódico: Revista de Estudos Ibero-Americanos
2010 - 2011
Periódico: Jornal Oficina do Historiador


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estágio Supervisionado de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVEIRA, E. A.1998SILVEIRA, E. A.. URBANISMO E RELIGIOSIDADE NA IDADE MEDIA. REVISTA DE ESTUDOS IBERO-AMERICANOS, v. 24, p. 155-180, 1998.

2.
SILVEIRA, E. A.1992SILVEIRA, E. A.. ORFAS PARA O TRABALHO: RIO GRANDE DO SUL, SEC. XIX. REVISTA EDUCACAO E FILOSOFIA, v. 56, p. 127-135, 1992.

3.
SILVEIRA, E. A.1991SILVEIRA, E. A.. Guerra Civil Espanhola. Mundo Jovem, Porto Alegre, n.227, 1991.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVEIRA, E. A.. O Processo Pré-Revolucionário de 1893-95. In: Moacyr Flores. (Org.). A Revolução Dos Maragatos.. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993, v. 1, p. 105-113.

2.
SILVEIRA, E. A.. O PROCESSO PRE-REVOLUCIONARIO DE 1893 E O PERIODISMO CRITICO EM PORTO ALEGRE. O PROCESSO PRE-REVOLUCIONARIO DE 1893 E O PERIODISMO CRITICO EM PORTO ALEGRE. : , 1993, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, E. A.. Cultura, saberes e modelos de conduta da nobreza hispânica na Baixa idade Média. In: I Encontro de Estudos medievais do Rio Grande do Sul, 2009, Porto Alegre. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online). Porto Alegre: Editora da Universidade, 2009. v. 1. p. 157-180.

2.
SILVEIRA, E. A.. A Economia Riograndense No Segundo Reinado. In: Ciclo de Palestras Sobre o Rio Grande do Sul, 1986, Porto Alegre. Revista do Iº Ciclo Sobre História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Coordenação de Educação Moral e Cívica/COMOCI-RS, 1986. v. 1. p. 163-167.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, E. A.. O Jovem Na Literatura Moralizante Da Baixa Idade Média Hispânica. In: IIº Econtro Internacional de Estudos Medievais, 1997, Porto Alegre. Livreto de Resumo. Porto Alegre, 1997. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, E. A.. Reflexões sobre novas metodologias no ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Silveira, Eliana Avila ; SILVEIRA, E. A. . Contexto Histórico e Movimento Franciscano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVEIRA, E. A.. A cavalaria e a educação do Guerreiro na Idade Média:construção imagéticae modelos de conduta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVEIRA, E. A.; BAKOS, M. . A Cavalaria na Idade Média:Escrita, Rituais e Práticas Educativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVEIRA, E. A.. Relatório de atividades pibid/ História /PUCRS. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVEIRA, E. A.. Relatório de atividades Pibid história/pucrs. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVEIRA, E. A.. Relatório de Atividades/Historia/ PIBID PUCRS. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
SILVEIRA, E. A.. Relatório de Atividades/PIBID História/ PUCRS. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
SILVEIRA, E. A.. Relatório de Atividades /PIBID-História. 2013. (Relatório de pesquisa).

6.
SILVEIRA, E. A.. Relatório de atividades História PUCRS. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
DOBERSTEIN, A. W. ; SILVEIRA, E. A. ; BELLOMO, H. R. . XIII Jornada de Estudos do Oriente Antigo: a África no mundo antigo. 2007. (Comissão Científica).

8.
SILVEIRA, E. A.. Os Grandes Impérios da Humanidade - Império Carolíngeo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SILVEIRA, E. A.. Os Grandes Impérios da Humanidade - Império Islâmico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SILVEIRA, E. A.. Oficina de Pesquisa para o Ensino da História - História e Música. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SILVEIRA, E. A.. Novas diretrizes curriculares do Curso de Graduação em História. 1998. (Comissão Científica).

12.
SILVEIRA, E. A.. História e Cinema Contemporâneo. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
SILVEIRA, E. A.. O Ensino da História e o PRC: seus marcos de aprendizagem.. 1998 (Assessoria) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVEIRA, E. A.; FRANÇA, S. S. L.; MACEDO, J. R.. Participação em banca de Cassiano Malacarne. A Prática do Direito Adversário: As Infrações Institucionais de D. Dinis ás Leis Canônicas (1279-1325). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Cassiano Malacarne. D. Dinis, os Prelados e a Instituição da festa do Império da Espanha junto em Portugal: Direito Canônico, Direito Real, Jurisdição e Legalidade (1279 - 1325). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Igor Salomão Teixeira. Pecados e Virtudes das Mulheres na Suma Teológica e na Legenda Áurea. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Rejane Barreto Jardim. Ave Maria, Ave Senhora de todas as graças! Um estudo do feminino na perspectiva das relações de gênero na Castela do século XIII. 2006. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUNTZEL, A.; SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Alessandro Guntzel.Depois da morte mas antes do Paraíso: as diferenças e as semelhanças entre o discurso oficial da Igreja Católica e a crença expressa nos Exempla em relação à purgação dos pecados no pós-morte da Península Ibérica dos séculos XVI-XV.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Marcos Schulz.A excomunhão para além dela mesma: a defesa da Libertas Ecclesiae no "Libro de las Confesiones de Martin Perez". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Bárbara M. Lopes.Os Sete Pecados em manuais de confissão da península Ibérica, entre o fim do século XIV e início do XVI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Janice De Farncheschi.A Imigração Italiana da Quarta Colônia a Cachoeira do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Maria Teresa Paes Barreto Baptista.José Lutzenberger no Rio Grande do Sul: Arquitetura, Ensino e Pintura (1920-1951). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
ROCHA, M.; SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Paulo Edmundo Marques.Espetáculos e Desafios na Provença Augevina: Notas sobre os Torneios e Justas na Corte de René I (1434 - 1480). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Carla Berto.A Mãe da América:Análise dos Milagres Marianos no Discurso Jesuítico (século XVII). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Gustavo Hercovitz.O Lúdico e o Intercâmbio Cultural na Idade Média Hispânica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

9.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Tatiana Saggin.Urbanismo e Arquitetura no Islã Ibérico Medieval: Córdova (séculos IX - X). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

10.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Luciana da Costa de Oliveira.La Danza General de la Muerte: A Expressão do Imaginário da Morte na Baixa Idade Méidia Castelhana (séc.XIV-XV). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

11.
SILVEIRA, E. A.. Participação em banca de Thiago Nicolau de Araújo.Arte Barroca Em Porto Alegre:Análise da Arquitetura na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e na Capela do Convento de Nossa Senhora do Carmo.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVEIRA, E. A.. IIIº Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2002. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17ª Jornanda de Estudos do Oriente Antigo e 1ª Jornada de História Medieval: Vida, cotidiana e e Morte.. As idades da vida na Idade Média. 2012. (Congresso).

2.
Capacitação Docente: desafios emergentes da educação superior. 2012. (Oficina).

3.
CAPACITAÇÃO DOCENTE [PUCRS] 2012 / 2.. 2012. (Outra).

4.
Congresso Marista de Educação: Edição Internacional / PUCPR. 2012. (Congresso).

5.
CURSO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA: História e Historiografia [Antiguidade e Me Medievo..As cruazadas e os dilemas da cristandade: Fronteiras entre o oriente e ocidente. 2012. (Seminário).

6.
Ciclo de Palestras (?).As Cruzadas e os dilemas da cristandade: fronteiras entre Oriente e Ocidente (séculos XI-XIII). 2011. (Outra).

7.
III jornada de Literatura e Imaginário.O Mito de Narciso na Idade Média :Imaginário e fronteiras Culturais. 2011. (Outra).

8.
Vi Seminário de Estudos Medievais:Práticas e Saberes no Ocidente Medieval.Livros,Saberes e Práticas Culturais da Nobreza no Final da Idade Média.. 2011. (Seminário).

9.
XVIII Jornada de Estudos do Oriente Antigo e I Jornada de Estudos medievais.As idades da vida na Idade Média. 2011. (Outra).

10.
Capacitação docente na PUCRS: desafios emergentes da educação superior: responsabilidade social e apropriação de tecnologias de informação e comunicação. 2010. (Outra).

11.
Capacitação docente na PUCRS: do currículo fornal ao currículo de ação. 2010. (Outra).

12.
IV coloquio de Filosofia Medieval.Representações da Ordem Social no Pensamento Hispânico Baixo Medieval. 2010. (Outra).

13.
Participação docente (PUCRS): Do Currículo Formal ao Currículo em Ação.. 2010. (Outra).

14.
XVI Jornada de Estudos do Oriente Antigo.A historicidade da Igreja. 2010. (Outra).

15.
I Encontro Estadual de Estudos medievais do Rio Grande do Sul.Cultura, saberes e modelos de conduta da nobreza hispânica na Baixa Idade Média. 2009. (Encontro).

16.
II Ciclo de palestras de História da igreja medieval: Os templários e os ideais cruzadistas: práticas religiosas, cultura e poder.A Ordem do Templo: formação simbólica e práticas religiosas e simbólicas. 2009. (Outra).

17.
OFICINA MOODLE PUCRS - 16ª Ed.. 2009. (Oficina).

18.
X Jornada de História Antiga e I Jornada de Estudos medievais: Diversidade no mundo antigo e medieval.A nobreza castelhana na sociedade da Baixa Idade Média. 2009. (Outra).

19.
Ciclo de Palestras da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Curso de História - Poder, Sociedade e Cultura na Idade Média.Poder, Sociedade e Cultura na Idade Média. 2008. (Outra).

20.
XIV Jornada de Estudos do Oriente Antigo: Contatos Culturais na Antiguidade. Antiguidade Tardia: religião, cultura e sociedade. 2008. (Congresso).

21.
Capacitação docente na PUCRS - Inovação Curricular: Sensibilização Para as Mudanças na Universidade. 2007. (Outra).

22.
III Ciclo Internacional de Conferências de História Antiga e XIII Jornada de Estudos do Oriente Antigo: Vanguarda da tradição da África no Mundo Antigo. Comissão Científica. 2007. (Congresso).

23.
I Congresso Internacional de Estudos Históricos - Heranças Culturais do Medievo: O Direito e a Tradição Ibérica Medieval. Modelos de conduta na Baixa Idade Média hispânica. 2006. (Congresso).

24.
Capacitação docente na PUCRS - A Educação como construção da pessoa. 2005. (Outra).

25.
Os Pecados Capitais na Idade Média.Os Sete Pecados Capitais: A Acídia. 2004. (Seminário).

26.
Comissão Acadêmica de Avaliação e Monitoramento do Novo Currículo do Curso de História - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, PUCRS..Participação na Comissão Acadêmica de Avaliação e Monitoramento do Novo Currículo do Curso de História. 2003. (Encontro).

27.
Curso de extensão: Os Grandes Impérios da Humanidade.Ímpério Carolíngio. 2003. (Outra).

28.
Curso de extensão: Os Grandes Impérios da Humanidade.Império Islâmico. 2003. (Outra).

29.
IIIº Encontro de Integração Acadêmica.Considerações Sobre A Pesquisa Em História Medieval:Estudo de Caso da Religiosidade Cristã No Espaço Ibérico Medieval.. 2003. (Outra).

30.
IX Congresso Latino-Americano de Filosofia Medieval.IX Congresso Latino-Americano de Filosofia Medieval. 2003. (Outra).

31.
Oficina de Pesquisa para O Ensino de História.A Música Como Recurso Didático No Ensino de História Medieval. 2003. (Oficina).

32.
Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.Participação como avaliador. 2002. (Outra).

33.
II Oficina do Historiador: Leitura e interpretação documental.Poder Real e Códigos Normativos: considerações sobre os modelos de sociabilidade, representações culturais e religiosidade no espaço ibérico medieval.. 2001. (Oficina).

34.
II Oficina do Historiador: Leitura e Interpretação documental.Medievalismo e Tradições Culturais nas Sociedades Ibero-Americanas: Costumes, Arte e Religiosidade.. 2001. (Oficina).

35.
.A criança e o jovem nas representações iconográficas da Idade Média Hispânica. 2000. (Outra).

36.
I Oficina do Historiador - Leitura e Interpretação Documental.Poder Real e Códigos Normativos: considerações sobre modelos de sociabilidade, representações culturais e religiosidade no espaço ibérico medieval (sécs. XIII e XIV). 2000. (Oficina).

37.
VI Jornadas de Estudos do Oriente Antigo: Crenças, Magias e Doenças.Curas e Milagres: devoção mariana na Península Ibérica. 2000. (Outra).

38.
V Jornadas de Estudos do Oriente Antigo: Festas, Músicas e Gestas.Festas e Cortesia na sociedade medieval hispânica. 1999. (Outra).

39.
.O Ensino da História através das Imagens: aprendendo com a iconografia medieval hispânica. 1998. (Oficina).

40.
Oficinas Pedagógicas de História.O Ensino de História Através Das Imagens. 1998. (Oficina).

41.
Oficinas Pedagógicas de História.O Ensino da História e o PRC: seus marcos de aprendizagem. 1998. (Oficina).

42.
Proposta para Novas Diretrizes Curriculares.Comissão para a elaboração das Novas Diretrizes Curriculares do curso de Graduação em História - PUCRS. 1998. (Encontro).

43.
Vº Encontro De Pesquisadores De História Do F.F.C.H..Catalogação Documental Do Centro De Pesquisa Em História. 1998. (Encontro).

44.
II Encontro Internacional de Estudos Medievais.O Jovem na literatura moralizante da Baixa Idade Média Hispânica. 1997. (Encontro).

45.
Primeiro Seminário dos Professores do Departamento de História (Cursos de Gaduação e Pós-Graduação em História).Plano Trienal de Atividades (1997-1999). 1997. (Seminário).

46.
RS:1893 Conflitos e Projetos.O Processo Pré-Revolucionário de 1893 e o Periodismo Crítico em Porto Alegre. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Silveira, Eliana Avila ; SILVEIRA, E. A. . Construindo oficinas de ensino de História: Novas práticas metodológicas. 2017. (Outro).

2.
SILVEIRA, E. A.. Ciclo Interdisciplinar do PIBID Humanidades: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História. Integrando Escola e Universidade.. 2017. (Outro).

3.
SILVEIRA, E. A.. História , Pensamento, e Espiritualidade Franciscana:Uma Aborfagem Interdisciplinar. 2017. (Outro).

4.
SILVEIRA, E. A.. Seminário de Desenvolvimento Acadêmico. 2017. (Outro).

5.
SILVEIRA, E. A.. III Ciclo de Palestras Filosofia para o Ensino Médio. 2017. (Outro).

6.
SILVEIRA, E. A.. Resistências e Esperanças no Atual Cenário Educacional Brasileiro. 2017. (Outro).

7.
SILVEIRA, E. A.. III Seminário Integrador : O PIBID em Narrativas : Memórias e Reflexões. 2017. (Outro).

8.
SILVEIRA, E. A.. Reflexões sobre novas metodologias no Ensino de História. 2017. (Outro).

9.
SILVEIRA, E. A.; BAKOS, M. . Educação e Ensino em História Antiga e Medieval. VI Ciclo de Conferências Internacionais, XIX Jornada de Estudos de Oriente Antigo e III Jornada de Estudos Medievais. 2013. (Congresso).

10.
SILVEIRA, E. A.. XVIII Jornada de estudos do Oriente antigo e II jornada de Estudos Medievais. 2012. (Congresso).

11.
SILVEIRA, E. A.. 18ª Joranada de Estudos do Oriente Antigo e 2ª Jornada de Estudos Medievais: Ciências, Saberes e práticas culturais.. 2012. (Congresso).

12.
SILVEIRA, E. A.; BAKOS, M. . XVII Jornada de Estudos do Oriente Antigo e I Jornada de Estudos Medievais. 2011. (Outro).

13.
SILVEIRA, E. A.. II Ciclo de Palestras de História da Igreja Medieval: Os Templários e os ideais cruzadistas: práticas religiosas, cultura e poder. 2009. (Outro).

14.
SILVEIRA, E. A.. Ciclo de Palestras de História da Igreja Medieval. 2008. (Outro).

15.
SILVEIRA, E. A.. XIV Jornada de Estudos do Oriente Antigo: Contatos Culturais na Antiguidade. 2008. (Outro).

16.
SILVEIRA, E. A.. III Ciclo Internacional de Conferências e XIII Jornada de Estudos do Oriente Antigo: A África no Mundo Antigo. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Josiane Alcântara. Figuras Femininas nas Cantigas de Santa Maria. Início: 2002. Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Tatiana Saggin. Arquiteturas Mudejas nos Reales Alcazares de Sevilha. Início: 2001. Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Gustavo Herscovitz. Divertimentos e Jogos na Corte de Afonso X. Início: 2001. Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

4.
Luciana da Costa de Oliveira. Danças da Morte: surgimento e especificidades. Início: 2001. Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).

5.
Carla Berto. Milagres de Santa Maria no medievo hispânico, séc. XIII. Início: 2001. Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Fernandes da Silva. São Francisco de Assis e a ordem dos Frades Menores: ideais religiosos, apostolado e caridade no meio urbano medieval (século XIII). 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vinicius Gonçalves de Paula. History Games: O uso de jogos no ensino de história. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso. Orientador: Eliana Avila Silveira.

2.
Daniele Souza da Silva. Os Pecados do Corpo:a Gula e a Luxúria na Divina Comédia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso. Orientador: Eliana Avila Silveira.

3.
Maria Cecília Flores. Os doentes e as enfermidades sociais na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1855-1874). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

4.
Eliane Silva. Mosteiro de São Damião em Porto Alegre: primeiras clarissas no sul do Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

5.
Eliana Avila Silveira. A Igreja São Pedro de Porto Alegre:Gênese e consolidação(1887-1940). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso. Orientador: Eliana Avila Silveira.

6.
Paulo Edmundo. Espetáculos e desafios na Provença Angevina: notas sobre os torneios e justas na Corte de René I (1434-1480). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

7.
Tatitana Saggin Rodrigues da Silva. Urbanismo e Arquitetura no Islã Ibérico:Córdova (sécs.IX/X). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

8.
Luciana da Costa de Oliveira. La Danza General de La Muerte: A Expressão do Imaginário da Morte Na Baixa Idade Média Castelhana (sécs. XIV / XV). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

9.
Gustavo Herscovitz. O Lúdico E O Intercâmbio Cultural Na Idade Média Hispânica: Notas Sobre O Jogo de Xadrez Na Corte de Afonso X (1252-1284). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

10.
Nara Lúcia Barbosa Vieira. Temas Medievais Na Pintura Contemporânea:"O Voto de Heloisa" , de Pedro Américo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

11.
Heidi Helena Tavares. O Trovador Rei e a Virgem. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

12.
Dóris Bittencourt Almeida. Uma História de Vida e Trabalho: A Educadora Júlia Malvina Hailliot Tavares. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

13.
Gisele Becker. Instituições E Sociabilidade Cultural Em Porto Alegre:1870-1888.. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

14.
Ana Paula Guaranha Casagrande. A Escola Normal de Porto Alegre E A Renovação Pedagógica Dos Anos 30:Avanços e Recuos de Um Projeto (1930-1937).. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

15.
Ana Cristina Pires Beiser. Escola E Estado Autoritário No Rio Grande Do Sul:Professor Renovado,Aluno Disciplinado (1937-1945). 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.

Iniciação científica
1.
Guilherme Nikolof Leite. O Uso de Jogos e da Ludicidade no Ensino de História. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Avila Silveira.

2.
Viviane Alves Chaves. O Cinema como ferramenta de reflexão. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Avila Silveira.

3.
Ederson Silva da Silva. A luta pelos direitos Civis nos EUA dos anos 1960.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Avila Silveira.

4.
Susane Ferraz da Silveira. Oficina de Narrativa Histórica :O Diário de Anne Frank. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Avila Silveira.

5.
Susane Ferraz da Silveira. Jogos digitais e educação histórica no ensino básico:Age of Empires II em sala de aula. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso. Orientador: Eliana Avila Silveira.

6.
Cristiano Hass da Silva. Resgatando as ancestralidades afro através da educação patrimonial: um diálogo entre teoria e prática segundo Paulo Freire.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Avila Silveira.

7.
Renata Dariva Costa. Educação Patrimonial :Educar por que , para que e para quem ?Um relato das Experiências do Pibid/História. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Avila Silveira.

8.
Eduardo Pacheco Freitas. O tempo e o centro:o educando como investigador crítico no Roteiro Histórico- cultural de POA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Avila Silveira.

9.
Laura Viegas Chinazzo et all. Experiências Lúdicas no Ensino de História Medieval: Um relato de pesquisa e prática docente. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em historia) - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Filoso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Avila Silveira.

10.
Marilene Rocha da Rocha. As Sete Partidas: disciplina clerical e controle da feitiçaria. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliana Avila Silveira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, E. A.; BAKOS, M. . Educação e Ensino em História Antiga e Medieval. VI Ciclo de Conferências Internacionais, XIX Jornada de Estudos de Oriente Antigo e III Jornada de Estudos Medievais. 2013. (Congresso).

2.
SILVEIRA, E. A.. Ciclo Interdisciplinar do PIBID Humanidades: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História. Integrando Escola e Universidade.. 2017. (Outro).

3.
SILVEIRA, E. A.. História , Pensamento, e Espiritualidade Franciscana:Uma Aborfagem Interdisciplinar. 2017. (Outro).

4.
SILVEIRA, E. A.. Seminário de Desenvolvimento Acadêmico. 2017. (Outro).

5.
SILVEIRA, E. A.. III Ciclo de Palestras Filosofia para o Ensino Médio. 2017. (Outro).

6.
SILVEIRA, E. A.. Resistências e Esperanças no Atual Cenário Educacional Brasileiro. 2017. (Outro).

7.
SILVEIRA, E. A.. 18ª Joranada de Estudos do Oriente Antigo e 2ª Jornada de Estudos Medievais: Ciências, Saberes e práticas culturais.. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


OBS: Os dados abaixo foram importados do Sistema CNCT.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL



CIENTÍFICA
III ESTÁGIO DE PESQUISA NO ARQUIVO HISTÓRICO DO RIO GRANDE DO SUL - TÉCNICAS DE PALEOGRAFIA E ARQUIVÍSTICA - SEC/RS - 1984

DOCENTE
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA RS
ESCOLA DE 1 E 2 GRAUS SANTA INÊS
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná /Linha de Pesquisa: Cultura e Poder.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 21:02:20