Carlos Augusto Sartori

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  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Graduado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1985), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), com estágio na Rutgers University, New Jersey, EUA. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Tem experiência docente na área de Lógica, Filosofia da Linguagem e Teoria do Conhecimento. Desenvolve projeto de pesquisa na área de Epistemolgia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Augusto Sartori
Nome em citações bibliográficas
SARTORI, C. A.;SARTORI, Carlos A.;SARTORI, Carlos Augusto.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Filosofia.
Av. Roraima, 1000, Prédio 74 A, sala 2311
Cidade Universitária
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208132
Ramal: 34


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Sobre a viabilidade de um Fundacionismo Epistêmico Falibilista, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Claudio Gonçalves de Almeida.
Palavras-chave: justificação epistêmica; fundacionismo epistêmico; fundacionismo moderado.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
1996 - 1999
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Uma Introdução à Teoria Epistêmica da Vaguidade,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Cláudio Gonçalves de Almeida.
Grande área: Ciências Humanas
1980 - 1985
Graduação em Filosofia.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Filosofia da mente. (Carga horária: 12h).
Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, ANPOF, Brasil.
2005 - 2006
Estágio Supervisionado. (Carga horária: 720h).
The State University of New Jersey - New Brunswick, RUTGERS, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Filosofia Bacharelado.
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Filosofia Bacharelado.
02/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Filosofia - Licenciatura.
03/2014 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão de Implantação e Acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Cursos da UFSM.
02/2011 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, .

Cargo ou função
Conselheiro do Centro de Ciências Sociais e Humanas.
02/2011 - 02/2017
Direção e administração, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Filosofia - Bacharelado.
11/2014 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia, .

Cargo ou função
Comissão de Convalidação de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório do Departamento de Filosofia.
05/2014 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, .

Cargo ou função
Comissão de Organização da Jornada Acadêmica Integrada de 2014 do CCSH.

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2009
Vínculo: Professor 30 horas, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

08/2007 - Atual
Ensino, Mestrado em Filosofia - Minter, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Linguagem
Teoria do Conhecimento
04/2007 - Atual
Direção e administração, Departamento de Filosofia e Psicologia, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
04/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Psicologia, .

Cargo ou função
Membro do Coleciado de Curso de Psicologia.
03/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Estudos da Linguagem, Artes e Comuncação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Curso de Comunicação Social.
05/2004 - Atual
Direção e administração, Departamento de Filosofia e Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2/1995 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eoistemologia das Ciências I
Filosofia da Comunicação
Filosofia da Linguagem
Lógica e Linguagem
Lógica I
Lógica II
Sociedade Política e Cultura
Teoria do Conhecimento I
11/2008 - 11/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Psicologia, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Prejetos de Extensão.
09/2007 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro Comissão Eleitoral para a Eleição da Reitoria da Unijuí 2008-2010.
4/1999 - 4/2001
Direção e administração, Departamento de Filosofia e Psicologia, Filosofia.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
12/2000 - 1/2001
Direção e administração, Departamento de Filosofia e Psicologia, Filosofia.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
1/2000 - 2/2000
Direção e administração, Departamento de Filosofia e Psicologia, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Aparências e a justificação de crenças fundacionais
Descrição: O projeto trata do tema das Teorias da Justificação Epistêmica e é delimitado pelas teorias fundacionistas internalistas da justificação epistêmica. A problematização estabelece que o conceito de conhecimento envolve, pelo menos, crença verdadeira justificada. Quer dizer, se S sabe que p, em que p é uma proposição qualquer e S um agente doxástico (sujeito formador de crenças e, talvez, detentor de conhecimento), S deverá estar convencido de que p, p tem que ser uma proposição verdadeira (no sentido de que p descreve os fatos da realidade como eles são), e S tem que estar adequadamente justificado em crer que p: a justificação que se espera de S nesse caso é a justificação epistêmica, aquela em que S tem boas razões para pensar que as crenças em questão são verdadeiras. Como hipótese, então, coloca-se que os elementos justificadores de uma crença devam estar acessíveis ao agente doxástico, no sentido de que S deve estar em posição de apresentar as boas razões que ele tem para pensar que a crença que ele formula é uma crença verdadeira. Especificamente, esta fase do projeto trata do conhecimento do mundo exterior (conhecimento de proposições empíricas), analisando o conservadorismo fenomênico como proposta de defesa internalista do fundacionismo epistêmico e a teoria das virtudes intelectuais como alternativa ao fundacionismo. Segundo o conservadorismo fenomênico, se parece a S como se p, então S tem pelo menos justificação prima facie para crer que p, que é, em suma, a posição epistemológica padrão: crer naquilo que parece ser o caso, ou presumir que nossas crenças empíricas são verdadeiras até que se prove que sejam falsas. Por outro lado, a teoria das virtudes intelectuais desloca o foco da justificação: em vez de ser propriedade das crenças do agente doxástico, a justificação passa a ser vista como propriedade do próprio agente, estabelecendo que o que determina a justificação é o modo como o agente forma suas crenças. Dessa forma, a teoria das virtudes intelectuais suplanta as dificuldades típicas da concepção estrutural das teorias da justificação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
A perspectiva internalista da justificação epistêmica
Descrição: Quando S sabe que p (em que p é uma proposição empírica), pode-se perguntar quais são as boas razões que S tem para pensar que a crença que ele tem de que p é uma crença verdadeira. Essa pergunta se refere à justificação que S tem para crer que p, considerando que, se S sabe que p, então ele tem, pelo menos, uma crença verdadeira justificada de que p. Quer dizer, se S sabe que p, ele deverá estar convencido de que p, p tem que ser verdadeira (no sentido de que p descreve os fatos da realidade como eles são), e S tem que estar adequadamente justificado em crer que p: a justificação que se espera de S nesse caso, é a justificação epistêmica, aquela em que S tem boas razões para pensar que as crenças em questão são verdadeiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
O fundacionismo epistêmico moderado de Robert Audi
Descrição: O fundacionismo moderado é uma versão de fundacionismo que não requer a infalibilidade das crenças básicas. As experiências de S sobre o mundo exterior estão em ordem e as crenças que ele forma a partir dessas experiências são prima facie justificadas, isto é, justificadas se S não tem nenhuma evidência que o faça pensar que algo de errado está acontecendo que possa tirar-lhe a justificação das crenças que ele forma a partir dessas experiências. Um dos principais representantes do fundacionismo moderado é Robert Audi, cuja teoria se caracteriza por admitir 1. que existem crenças básicas; 2. que as crenças da superestrutura devem sua justificação, pelo menos em parte, às crenças básicas; 3. que a experiência e a razão são as fontes de crenças básicas; 4. que a justificação das crenças básicas é, em princípio, anulável; 5. que a transmissão da justificação não precisa ser dedutiva, isto é, admite-se que a indução possa transmitir justificação; 6. que a justificação, admitindo gradação, concede que outros fatores, principalmente a coerência, aumentem a justificação das crenças, ainda que a ausência desses fatores não sirva para tirar a justificação inicial e suficiente da crença em questão. O fundacionismo moderado apresenta a vantagem de se conciliar com o senso comum, no sentido de que, mesmo admitindo a falibilidade, ainda assim pode-se estar justificado em ter as crenças que se tem. Além disso, as crenças têm origem onde, psicologicamente, se pensa que elas têm, isto é, na experiência e na razão. Ora, uma vez que o fundacionismo moderado dispensa a dedutibilidade da transmissão da justificação, ele também concilia a intuição de que a justificação admite gradação e que, portanto, uma crença, embora inicialmente prima facie justificada, pode vir a ser totalmente justificada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Augusto Sartori - Coordenador.
2007 - 2009
Motivação para o Fundacionismo Epistêmico Moderado
Descrição: O fundacionismo epistêmico é a tese segundo a qual o regresso epistêmico das justificações só pode ser interrompido se se demonstrar que existem crenças básicas, cuja justificação não dependa de outras crenças. Se essas crenças devem garantir a justificação de outras crenças do sistema, então elas dever ser, elas mesmas, justificadas. O fundacionismo moderado se revela a melhor alternativa para o problema cético do regresso epistêmico e, portanto, é possível defender, ao mesmo tempo, a doutrina fundacionista e permitir a falibilidade dos fundamentos do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carlos Augusto Sartori - Coordenador.
2004 - 2006
Fundacionismo Epistêmico
Descrição: Projeto de Doutorado, respaldado pela Universidade de Ijuí, com alocação de 06 créditos de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Augusto Sartori - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2005 - 2009
Periódico: Cadernos de Iniciação Filosófica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SARTORI, C. A.2017SARTORI, C. A.. Percepção como fonte de crenças justificadas. INTUITIO (PORTO ALEGRE), v. 10, p. 4-14, 2017.

2.
SARTORI, C. A.2015SARTORI, C. A.. Epistemic Virtues and their Limits. Analytica (UFRJ), v. 19, p. 173-180, 2015.

3.
SARTORI, C. A.2015SARTORI, C. A.. A autoridade epistêmica do testemunho. Veritas (Porto Alegre. Impresso), v. 60, p. 447-420, 2015.

4.
SARTORI, C. A.2009 SARTORI, C. A.. O dilema de Sellars: desafio ao fundacionismo epistêmico. Veritas (Porto Alegre), v. 54, p. 96-108, 2009.

5.
SARTORI, C. A.2007SARTORI, C. A.. Alternativa Epistêmica para o Problema da Vaguidade. Humanidades em Revista, v. 4, p. 105-117, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz (Org.) . Ensaios de Epistemologia Contemporânea. 1. ed. Ijuí (RS): Editora Unijuí, 2010. v. 1. 280p .

2.
GALLINA, Albertinho Luiz (Org.) ; SARTORI, C. A. (Org.) ; SCHNEIDER, Paulo Rudi (Org.) . Conhecimento, discurso e ação. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010. v. 1. 176p .

Capítulos de livros publicados
1.
SARTORI, C. A.. Sobre a viabilidade do fundacionismo epistêmico moderado. In: SARTORI, Carlos Augusto; GALLINA, Albertinho Luiz. (Org.). Ensaios de Epistemologia Contemporânea. Ijuí (RS): Editora Unijui, 2010, v. 1, p. 73-91.

2.
SARTORI, C. A.. Motivação para o fundacionismo epistêmico. In: Arnildo Pommer; Paulo Denisar Fraga; Paulo Rudi Schneider. (Org.). Filosofia e Crítica. 1ed.Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2007, v. 1, p. 59-77.

3.
SARTORI, C. A.. Estudo do Argumento. In: Vania Dutra de Azeredo. (Org.). Introdução à lógica. 3ed.Ijuí: Editora da Unijuí, 2004, v. , p. -.

4.
SARTORI, C. A.. Linguagens Formais. In: Vania Dutra de Azeredo. (Org.). Introdução à lógica. Ijuí: Editora da Unijui, 2004, v. , p. -.

5.
SARTORI, C. A.. Filosofia nas ciências formais. In: Claudio Boeira Garcia; Paulo Denisar Fraga. (Org.). Filosofia e Cotidiano - escritos de imprensa - 1991-2000. Ijuí: UNIJUI, 2001, v. , p. 184-187.

6.
SARTORI, C. A.. Estudo do Argumento. In: Vania Dutra de Azeredo. (Org.). Introdução à Lógica. Ijuí/RS: Unijui, 1997, v. , p. -.

7.
SARTORI, C. A.. Dedução. In: Vania Dutra de Azeredo. (Org.). Introdução à Lógica. Ijuí/RS: UNIJUI, 1997, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SARTORI, C. A.. O prazer de aprender: onde ele está?. Revista informação (Ijuí), Ijuí, p. 17 - 17, 01 set. 2008.

2.
SARTORI, C. A.. S sabe que p. Revista Informação, Ijuí, p. 19 - 19, 07 abr. 2008.

3.
SARTORI, C. A.. Os maus hábitos de Almodóvar. Revista Informação, 20 abr. 2007.

4.
SARTORI, C. A.. As trevas de Almodóvar. Hora H, Ijuí, p. 2 - 2, 24 nov. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARTORI, C. A.. A justificação prima facie das crenças perceptuais. In: I Congreso de la Sociedad Filosófica del Uruguay, 2012, Montevideu. Actas del 1er Congreso de la Sociedad Filosófica del Uruguay. Montevideu: SFU, 2012. v. 1. p. 482-491.

2.
SARTORI, C. A.. Olhar filosófico sobre o prazer de aprender. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2008, Rio de Janeiro. IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Filosofia, aprendizagem, experiência. Rio de Janeiro: Autêntica, 2008. p. 1-14.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SARTORI, C. A.. O fundacionismo moderado de Robert Audi. In: XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2010, Águas de Lindoia. XIV Encontro Nacional ANPOF - Livro de Atas. Campinas: ANPOF, 2010.

2.
SARTORI, C. A.. Problemas Epistemológicos da Percepção. In: XIII Jornada de Pesquisa, 2008, Ijuí. XVI Seminário de Iniciação Científica, XIII Jornada de Pesquisa'IX Jornada de Extensão. Ijuí: Editora Unijuí, 2008. p. 1-1.

3.
SARTORI, C. A.. Problemas epistemológicos da percepção. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia ANPOF, 2008, Canela. Atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia. São Leopolso RS: Editora Unisinos, 2008. p. 113-113.

4.
SARTORI, C. A.. Dilema de Sellars: desafio ao fundacionismo epistêmico. In: XII Jornada de Pesquisa, 2007, Ijuí. XII Jornada de Pesquisa. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. p. 1-1.

5.
SARTORI, C. A.. Sobre a viabilidade do fundacionismo epistêmico moderado. In: Encontro Nacional da Anpof, 2006, Salvador (BA). XII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof - Livro de Atas. Salvador (BA): Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2006. v. 1.

6.
SARTORI, C. A.. A viabilidade do fundacionismo epistêmico falibilista. In: XI Jornada de Pesquisa, 2006, Ijui. Anais da XI Jornada de Pesquisa. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SARTORI, C. A.. Is Phenomenal Conservatism a way out for foundationalism. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SARTORI, C. A.. Aparências e justificação fundacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SARTORI, C. A.. Aparência e crenças fundamentais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SARTORI, C. A.. Is Phenomenal Conservatism a way out for foundationalism. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SARTORI, C. A.. Phenomenal Conservatism and Epistemic Justification. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SARTORI, C. A.. Phenomenal Conservatism and Foundational Justification. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SARTORI, C. A.. Virtues and their limits. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SARTORI, C. A.. O lugar das virtudes intelectuais na justificação epistêmica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SARTORI, C. A.. Phenomenal Conservatism and Foundational Justification. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SARTORI, C. A.. Intuicionismo moderado como teoria epistemológica da moral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SARTORI, C. A.. Audi e a justificação das crenças testemunhais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SARTORI, C. A.. A justificação prima facie das crenças perceptuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SARTORI, C. A.. II Congreso Latinoamericano de Filosofia Analítica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SARTORI, C. A.; MARTINS, Kátia Etcheverry . Fundacionismo neoclássico versus fundacionismo moderado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SARTORI, C. A.. Uma tese do fundacionismo moderado contra o fundacionismo neoclássico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SARTORI, C. A.. Qual fundacionismo (se algum)?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SARTORI, C. A.. A plausibilidade do realismo direto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SARTORI, C. A.. A percepção como fonte de crenças justificadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
SARTORI, C. A.. Apontamentos sobre a proposta fundacionista moderada de Robert Audi. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SARTORI, C. A.. Olhar filosófico sobre o prazer de aprender. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SARTORI, C. A.. O fundacionismo epistêmico moderado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SARTORI, C. A.. Problemas Epistemológicos da Percepção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SARTORI, C. A.. Problemas Epistemológicos da Percepção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SARTORI, C. A.. Problemas Epistemológicos da Percepção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SARTORI, C. A.. O prazer de aprender: onde ele está?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SARTORI, C. A.. Dilema de Sellars: desafio ao fundacionismo epistêmico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SARTORI, C. A.. O dilema de Sellars: desafio ao fundacionismo epistêmico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
SARTORI, C. A.. Sobre a viabilidade do fundacionismo epistêmico moderado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SARTORI, C. A.. A viabilidade do fundacionismo epistêmico falibilista. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SARTORI, C. A.. Ironia e Estética na Pós-Modernidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SARTORI, C. A.. O papel do professor diante dos desafios da sociedade atual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
SARTORI, C. A.. Liberdade e Responsabilidade: Há limite?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
SARTORI, C. A.. Vaguidade: Alternativa Epistêmica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SARTORI, C. A.; ETCHEVERRY, K. M. . O lugar do testemunho na estrutura do conhecimento e da justificação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. (Tradução/Artigo).

2.
SARTORI, C. A.. "Was Alles Liebe genannt wird": FW/GC 14, KSA 3356 como exemplo do exercício pré-genealógico. São Paulo: GEN - Grupo de Estudos Nietzsche, 2010. (Tradução/Artigo).

3.
SARTORI, C. A.. Olhar filosófico sobre o prazer de aprender. Rio de Janeiro: Autêntica, 2008 (Resumo).

4.
SARTORI, C. A.. Filosofia e Crítica. Ijuí, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
SARTORI, C. A.. Friedrich Nietzsche: paixão e crítica da moral heróica. São Paulo: Edusp, 2007. (Tradução/Artigo).

6.
SARTORI, C. A.. Nietzsche: Do agonismo extemporâneo `crítica da moral heróica. São Paulo e Ijuí: Discuro Editoria e Editora Unijuí, 2007. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SARTORI, C. A.. Principia An International Journal of Epistemology. 2018.

2.
SARTORI, C. A.. Revista Sofia UFES. 2018.

3.
SARTORI, C. A.. Editora IFRN. 2018.

4.
SARTORI, C. A.. Principia: An international Journal of Epistemology. 2017.

5.
SARTORI, C. A.. Álgebra de Boole como proposta interdisciplinar entre filosofia e matemática. 2016.

6.
SARTORI, C. A.. Editora da Universidade Federal da Bahia. 2016.

7.
SARTORI, C. A.. Editora da Universidade Federal da Bahia. 2016.

8.
SARTORI, C. A.. A inevitabilidade da filosofia na ciência natural do século XIX. O caso da física teórica. 2012.

9.
SARTORI, C. A.. On the epistemic status of borderline cases. 2011.

10.
SARTORI, C. A.. A coemergência do eu, do cosmos e do conhecimento. 2011.

11.
SARTORI, C. A.. Controvérsias meméticas: a ciência dos memes e o darwinismo universal em Dawkins, Dennett e Blackmore. 2011.

12.
SARTORI, C. A.. Austin pensa que Moore sabe que aqui está uma mão?. 2010.

13.
SARTORI, C. A.. Crenças Justificadas não-inferencialmente e o mito do dado. 2009.

14.
SARTORI, C. A.. Projeto de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Filosofia. 2008.

15.
SARTORI, C. A.. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Filosofia - Licenciatura. 2008.

16.
SARTORI, C. A.. Comissão de Estudos dos Cursos de Licenciatura. 2008.

17.
SARTORI, C. A.. Projeto Político-Pedagógico de Filosofia-Bacharelado. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
SARTORI, C. A.. Justificação Epistêmica. 2017. .

2.
SARTORI, C. A.. Álgebra de Boole como proposta interdisciplinar entre filosofia e matemática. 2016. (Parecer).

3.
SARTORI, C. A.. Corpo de pareceristas da Editora da Universidade Federal da Bahia. 2016. (Parecer).

Demais trabalhos
1.
SARTORI, C. A.. Liberdade e Responsabilidade. 2008 (Conferência) .

2.
SARTORI, C. A.. Ironia e representação na estética pós-moderna. 2006 (Conferência) .

3.
SARTORI, C. A.. Os desafios do professor diante da sociedade. 2005 (Conferência) .

4.
SARTORI, C. A.. Olhar Filosfófico sobre o prazer de aprender. 2004 (Conferência) .

5.
SARTORI, C. A.. Vaguidade: Alternativa Epistêmica. 2001 (Apresentação de trabalho) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, C. G.; SARTORI, C. A.; ETCHEVERRY, K. M.. Participação em banca de Igor Danilevicz. Introdução ao evidencialismo em epistemologia. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
SARTORI, C. A.; SEVERO, R. P.; SAUTTER, F. T.; BRZOZOWSKI, J. A.. Participação em banca de Robson Rodrigues Carvalho. O problema da demarcação em Popper, Kuhn e Laudan. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; LUZ, Alexandre Meyer. Participação em banca de Kariane Marques da Silva. Contraexemplos de Gettier: repensando a justificação epistêmica. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
SARTORI, C. A.; SANTOS, C. S.; SATTLER, J.. Participação em banca de Alexandre Ziani de Borba. Virtudes Intelectuais e Educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; SCHORN, R.. Participação em banca de Denise Borchate. Fundamentação do conhecimento em Bertrand Russell. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
SARTORI, C. A.; SANTOS, C. S.; ETCHEVERRY, K. M.. Participação em banca de Vinicius dos Santos Brittes. Considerações sobre a metafilosofia de Richard Rorty. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
SARTORI, C. A.; LUZ, Alexandre Meyer; GRANZOTTO, M. J. M.; CONTE, J.. Participação em banca de Allysson Vasconcelos Lima Rocha. Infinitismo: Cadeias infinitas de razões como fonte de justificação. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; LEAL, H. M.. Participação em banca de Leonardo Edi Ignácio. O progresso da Ciência: Uma análise comparativa entre Karl R. Popper e Thomas S. Kuhn. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
SARTORI, C. A.; VALCARENGHI, Emerson C.; ARAUJO NETO, G. A.. Participação em banca de Sergio Luis Barroso de Carvalho. Sorte epistêmica e a aquisição de conhecimento segundo Duncan Pritchard. 2015. Dissertação (Mestrado em Ética e Epistemologia) - Universidade Federal do Piauí.

10.
MULLER, Felipe Matos; SARTORI, C. A.; ETCHEVERRY, K. M.; PONTIN, F.. Participação em banca de Louis-Jacques Fleurimond. O confiabilismo do agente a partir de John Greco: Uma nova versão do confiabilismo Goldmanniano. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

11.
SARTORI, C. A.; CARVALHO, E. M.; SEVERO, R. P.. Participação em banca de Jonatan Willian Daniel. Sellars e o mito do dado: uma avaliação de suas críticas ao fundacionismo em epistemologia. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
SAUTTER, F. T.; MOLINA, Jorge Alberto; SARTORI, C. A.. Participação em banca de Elton Luiz Rasch. A silogística Categórica dos Analíticos Anteriores de Aristóteles. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
GALLINA, Albertinho Luiz; SAUTTER, F. T.; SARTORI, C. A.. Participação em banca de Mateus Romanini. Realismo e Pluralismo: A Filosofia da Ciência de Karl R. Popper. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; LUZ, Alexandre Meyer. Participação em banca de Fernando Henrique Faustini Zarth. Ceticismo e anticeticismo: um estudo a partir do princípio de fechamento epistêmico. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

15.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; STEIN, Sofia Inês Albornoz. Participação em banca de Karen Giovana Videla da Cunha Naidon. Estímulos Proximais e Distais: As críticas de Davidson a Quine. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; TECHIO, Jônadas. Participação em banca de Cristina de Moraes Nunes. Experiência e esquema conceitual em Strawson. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

17.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; MULLER, Felipe Matos. Participação em banca de Patricia Ketzer. Teorias Contextualistas em Epistemologia. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

18.
ALMEIDA, C. G.; SARTORI, C. A.; Roberto H. Pich. Participação em banca de Kátia Martins Etcheverry. O Fundacionismo Clássico Revisitado na Epistemologia Contemporânea. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

19.
SAUTTER, F. T.; SARTORI, C. A.; CASANAVE, Abel Lassalle. Participação em banca de Lucas Henrique Tentler Prola. Hare sobre a falácia naturalista. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

20.
CASANAVE, Abel Lassalle; SARTORI, C. A.; SAUTTER, F. T.. Participação em banca de Rubia Aparecida Tessaro Santos. Conceito de causa e aquisição da linguagem causal. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

21.
GALLINA, Albertinho Luiz; STEIN, Sofia Inês Albornoz; SARTORI, C. A.. Participação em banca de Cínthia Roso Oliveira. Avaliação da crítica de BonJour à Epistemologia Naturalizada de Quine. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

22.
CASANAVE, Abel Lassalle; SARTORI, C. A.; SAUTTER, F. T.. Participação em banca de Cleonice de Oliveira Santos Beutler. A intenção subjacente aos atos de fala. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

23.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; SCHNEIDER, Paulo Rudi. Participação em banca de Cláudia Cândida Lazarotto. Argumento, Argumentação e Auditório Universal: A Nova Retórica de Perelman. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

24.
ALMEIDA, C. G.; Luft, Eduardo; SARTORI, C. A.. Participação em banca de Alexandre Luis Junges. Inferência à melhor explicação. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

25.
GALLINA, Albertinho Luiz; ROSSATO, Noeli Dutra; SARTORI, C. A.. Participação em banca de Itamar Luís Gelain. Argumentos transcendentais e naturalismo: as duas estratégicas anticéticas de Strawson. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
SARTORI, C. A.; MULLER, Felipe Matos; LUZ, Alexandre Meyer; CUNHA, I. F.; CUPANI, A. O.; DALLAGNOL, D.. Participação em banca de Delvair Custodio Moreira. Conhecer em grupo: uma análise do conceito de conhecimento coletivo. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SARTORI, C. A.; MULLER, Felipe Matos; ETCHEVERRY, K. M.; LOURENCO, L. F. E.; BORGES, R. M.. Participação em banca de Doraci Engel. Sobre a (im)possibilidade de agência epistêmica. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; KRASSUSKI, Jair Antonio; RIBEIRO, L. M.; ZANELLA, D. C.. Participação em banca de Karen Giovana Videla da Cunha Naidon. Ficcionalismo moral: uma avaliação crítica da proposta de Richard Joyce. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
SARTORI, C. A.; RODRIGUES, Tiegue Vieira; SILVA FILHO, W. J.; ALMEIDA, R. O.; NUNES NETO, N. F.. Participação em banca de Tiago Alfredo da Silva Ferreira. Entendimento, Conhecimento e Autonomia: Virtudes Intelectuais e o Objetivo do Ensino de Ciências. 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

5.
ALMEIDA, C. G.; SARTORI, C. A.; MULLER, Felipe Matos; LUZ, Alexandre Meyer; RODRIGUES, Tiegue Vieira. Participação em banca de Alexandre Luis Junges. Desacordo Racional: o debate epistemológico. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
ALMEIDA, C. G.; SARTORI, C. A.; Luft, Eduardo; MULLER, Felipe Matos; VALCARENGHI, Emerson C.. Participação em banca de Tiegue Vieira Rodrigues. O contextualismo na Epistemologia Contemporânea. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
SARTORI, C. A.; RODRIGUES, Tiegue Vieira; SILVA FILHO, W. J.; ROCHA, F. L.. Participação em banca de Ana Margarete Barbosa de Freitas. Reflexão, Agência Epistêmica e seus limites. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; NAPOLI, R. B.; KRASSUSKI, Jair Antonio; RIBEIRO, L. M.. Participação em banca de Karen Giovana Videla da Cunha Naidon. Ficcionalismo moral: uma avaliação crítica da proposta de Richard Joyce. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
SARTORI, C. A.; SAUTTER, F. T.; GALLINA, Albertinho Luiz; NAPOLI, R. B.; SCHORN, R.. Participação em banca de Mateus Romanini. Realismo Moral: proposta e defesa a partir da teoria dos três mundos de Karl R. Popper. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
SARTORI, C. A.; NAPOLI, R. B.; FERRAZ, C. A.; HAMM, C. V.; SILVEIRA, D. C.. Participação em banca de Mateus de Lima. A justificação razoável na Teoria da Justiça de John Rawls. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; CORREA, R. F. S.. Participação em banca de Denise Borchate. Gilles Deleuze: uma criação de conceitos ao ensino de filosofia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; GALLINA, S. F. S.. Participação em banca de Diego Maciel. O papel da emotividade no ensino de filosofia um estudo a partir de Heidegger e Henry. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
GALLINA, S. F. S.; SARTORI, C. A.; CORREA, R. F. S.. Participação em banca de Eduardo Revelante Netto. Filosofia no Ensino Médio: Reflexões sobre a prática docente. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; CORREA, R. F. S.. Participação em banca de Elaine de Fátima da Silva Techio. A filosofia como prática de cidadania. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
GALLINA, S. F. S.; SARTORI, C. A.; CORREA, R. F. S.. Participação em banca de Fabio Ronaldo Meneghini dos Santos. Ensino de Filosofia: Desafios e Possibilidades na educação atual. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; PORTELA, B. M.. Participação em banca de Fernanda Gabriela Soares dos Santos. Teoria Feminista e ensino de filosofia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
CORREA, R. F. S.; PORTELA, B. M.; SARTORI, C. A.. Participação em banca de Mara Conceição Fraga Halberttadt. Ética e Moral: desafios contemporâneos na formação de alunos cidadãos no Ensino Médio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
GALLINA, S. F. S.; PORTELA, B. M.; SARTORI, C. A.. Participação em banca de Marcela da Silva Sokolovicz. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; PORTELA, B. M.. Participação em banca de Valdinei Cagnini. A contribuição da filosofia no Ensino Médio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
CORREA, R. F. S.; SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz. Participação em banca de Vanda Rosane de Freitas Franco Antunes. Análise do tempo na formação do pensamento filosófico nas aulas de Filosofia no Ensino Médio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; PORTELA, B. M.. Participação em banca de Vitória Duarte Wingert. Como os filmes pensam: do Terceiro Reich para o século XXI. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
GALLINA, S. F. S.; SARTORI, C. A.; PORTELA, B. M.. Participação em banca de Ezequiel Redin. Dormi expectador, acordei protagonista: Reflexões sobre a transição do discente para o docente nafilosofia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; CORREA, R. F. S.. Participação em banca de Nery Crarlon Ribeiro Chaves. A metodologia do ensino em filosofia segundo Silvio Gallo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; CORREA, R. F. S.. Participação em banca de Emilana Soares Ziani. O Ensino de Filosofia no contexto das tecnologias da informação e da comunicação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

15.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; CORREA, R. F. S.. Participação em banca de Viviane dos Reis Knachaka Lopes. O papel da filosofia no Ensino Médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; CORREA, R. F. S.. Participação em banca de Ricardo Montedo dos Santos. O pensar filosófico e o cidadão em formação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

17.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; CORREA, R. F. S.. Participação em banca de Rudinei dos Santos. Imagem e Conhecimento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

18.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; MORAES, S. B. A.. Participação em banca de Alexandre Albuquerque Padilha. O exercício da filosofia nas aulas de Educação Física. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

19.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; MORAES, S. B. A.. Participação em banca de Eloi Piovesan Scapin. Ensino de filosofia: problemas filosóficos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

20.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; MORAES, S. B. A.. Participação em banca de Nathalia Fagundes Rozzini. O ensino de filosofia como espaço de formação em direitos humanos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

21.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; MORAES, S. B. A.. Participação em banca de Rudinei dos Santos. O uso dos recursos de som e imagem na aula de filosofia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

22.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; MORAES, S. B. A.. Participação em banca de Nilvane Medianeira Patias Vescia. Política de Aristóteles. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

23.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; MORAES, S. B. A.. Participação em banca de Denise Regina Flores Tavares. O sentido da filosofia no ensino médio no contexto das novas tecnologias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

24.
CORREA, R. F. S.; SARTORI, C. A.; MORAES, S. B. A.. Participação em banca de Indaia Schock. O mundo das ideias em Platão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

25.
CORREA, R. F. S.; SARTORI, C. A.; MORAES, S. B. A.. Participação em banca de Janaina Schock. As paixões da alma. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

26.
GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.; MORAES, S. B. A.. Participação em banca de Fátima Regina Friederich Wronka. O método socrático nas aulas de filosofia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

27.
CORREA, R. F. S.; GALLINA, Albertinho Luiz; SARTORI, C. A.. Participação em banca de LUCIANO aNCHIETA bENITEZ. A aula de filosofia em 24 qps: o recurso cinematográfico como produtor de discurso filosófico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SARTORI, C. A.; SANTOS, C. S.; GALLINA, Albertinho Luiz. Participação em banca de Glaupy Fontana Ribas.A consciência fenomênica e seu surgimento a partir da matéria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SARTORI, C. A.; GALLINA, Albertinho Luiz; SANTOS, C. S.. Participação em banca de Alexandre Ziani de Borba.Uma abordagem híbrida de conhecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
GALLINA, Albertinho Luiz; COSTA, P. S. J.; SARTORI, C. A.. Participação em banca de Kariane Marques da Silva.Laurence Bonjour e o Mito do Conhecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
SAUTTER, F. T.; SARTORI, C. A.; SEVERO, R. P.. Participação em banca de Pablo Rafael Roluim dos Santos.O estruturalismo de Bertrand Russell em "The analysis of matter" e a objeção de Newman. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
FONSECA, R. D.; WILLIGES, F.; SARTORI, C. A.. Participação em banca de Sisie Kovalczyk dos Santos.Hume e o problema da identidade pessoal na seção 1.4.6 do Tratado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
SARTORI, C. A.. Participação em banca de Ana Cristina Prestes Goelzer.A Educação do Filósofo na República, de Platão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Departamento de Filosofia e Psicologia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SARTORI, C. A.. Seleção de Docentes do Quadro de Professores Efetivos da UNIJUÍ. 2005.

Concurso público
1.
CORREA, R. F. S.; SARTORI, C. A.; CARMO, J. S.; ROCHA, R. P.; MOLINA, Jorge Alberto. Concurso Público para Professor Adjunto na área de Filosofia/Epistemologia. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
HAMM, Christian Viktor; SARTORI, C. A.; MOLINA, Jorge Alberto. Concurso Público para Professor Adjunto na área de Filosofia/Metafísica. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
SARTORI, C. A.; SAUTTER, F. T.; Dirk Greimann. Mestrado em Filosofia Convênio UFSM/UNIJUÍ. 2007. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congreso de la Sociedad Filosófica del Uruguay. Is Phenomenal Conservatism a way out for foundationalism. 2018. (Congresso).

2.
I Colóquio Conhecimento e Ação.Aparências e Justificação Fundacional. 2017. (Encontro).

3.
VI International Workshop in Epistemology.Is Phenomenal Conservatism a way out for foundationalism. 2017. (Oficina).

4.
XVII Encontro Nacional da ANPOF. Phenomenal Conservatism and Epistemic Justification. 2016. (Congresso).

5.
II Colóquio Internacional de Epistemologia Analítica.Phenomenal Conservatism and Epistemic Justification. 2015. (Encontro).

6.
IX Simpósio Internacional Principia.O lugar das virtudes intelectuais na justificação epistêmica. 2015. (Simpósio).

7.
VI International Meeting of Skepticism.Virtues and their limits. 2015. (Encontro).

8.
VI Colóquio Internacional de Ética: intencionalidade e responsabilidade.Intuicionismo moderado como teoria epistemológica da moral. 2014. (Seminário).

9.
II Conferência de Epistemologia Social.Audi e a Justificação das crenças testemunhais. 2013. (Seminário).

10.
I Congreso de la Sociedad Filosófica del Uruguay. A justificação prima facie das crenças perceptuais. 2012. (Congresso).

11.
II Congresso Latino-Americado de Filosofia Analítica. Comentário sobre "Wittgenstein contra el fundacionismo" de Pamela Lastres. 2012. (Congresso).

12.
XV Encontro Nacional da Anpof.Uma tese moderada contra o fundacionismo neoclássico. 2012. (Encontro).

13.
VII Simpósio Internacional Principia.A percepção como fonte de crenças justificadas. 2011. (Simpósio).

14.
XIV Encontro Nacional da ANPOF.O fundacionismo moderado de Robert Audi. 2010. (Encontro).

15.
Anpof.Problemas Epistemológicos da Percepção. 2008. (Encontro).

16.
Seminário de Atividades Minter: Hermenêutica, Ontologia e Política. 2008. (Seminário).

17.
III Encontro do Grupo de Pesquisa Epistemologia Analítica.O dilema de Sellars: desafio ao fundacionismo epistêmico. 2007. (Encontro).

18.
XII Jornada de Pesquisa da Unijuí. O dilema de Sellars: Desafio ao fundacionismo epistêmico. 2007. (Congresso).

19.
Anpof.Sobre a viabilidade do fundacionismo epistêmico moderado. 2006. (Encontro).

20.
XVII Conferência Filosóficas. 2005. (Outra).

21.
Ciclo de Debates. 1998. (Seminário).

22.
IX Conferências Filosóficas. 1997. (Seminário).

23.
Seminário Tópicos em Epistemologia Contemporânea.Sobre a vaguidade. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARTORI, C. A.. 1º. Colóquio Internacional de Epistemologia Analítica. 2014. (Congresso).

2.
SARTORI, C. A.. V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM. 2014. (Outro).

3.
SARTORI, C. A.. X Semana Acadêmica dos Cursos de Filosofia da UFSM. 2014. (Outro).

4.
SARTORI, C. A.. XX Conferências Filosóficas. 2008. (Outro).

5.
SARTORI, C. A.. XIX Conferências Filosóficas. 2007. (Outro).

6.
SARTORI, C. A.. II Fórum Regional de Filosofia. 2001. (Outro).

7.
SARTORI, C. A.. III Fórum Regional de Filosofia. 2001. (Outro).

8.
SARTORI, C. A.. I Fórum Regional de Filosofia. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vinicius dos Santos Brittes. Considerações sobre a metafilosofia de Richard Rorty. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

2.
Leonardo Edi Ignácio. O progresso da ciência: uma análise comparativa entre Karl R. Popper e Thomas S. Kuhn. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

3.
Leonardo Edi Ignácio. O progresso da ciência: Uma análise comparativa entre Karl. R. Popper e Thomas S. Kuhn.. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

4.
Fernando Henrique Faustini Zarth. Ceticismo e anticeticismo: um estudo a partir do princípio de fechamento epistêmico. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

5.
Cleonice de Oliveira Santos Beutler. A intenção subjacente aos atos de fala. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, . Coorientador: Carlos Augusto Sartori.

6.
Rubia Aparecida Tessaro Santos. Conceito de causa e aquisição da linguagem causal. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, . Coorientador: Carlos Augusto Sartori.

7.
Lucas Henrique Tentler Prola. Hare sobre a falácia naturalista. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, . Coorientador: Carlos Augusto Sartori.

8.
Claudia Cândida Lazarotto. Argumento, argumentação e auditório universal: a nova retórica de Perelman. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, . Coorientador: Carlos Augusto Sartori.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alvaro de Souza Maiotti. Entre as sendas da literatura: um desafio metodológico para o ensino de filosofia. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

2.
Caciéli Verônica Modesto Rosa. O papel do Projeto Político Pedagógico no Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

3.
Elivane de Souza Fumagalli. Livro didático: Por que não? Uma reflexão sobre a prática docente e o livro didático. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

4.
Heloísa Conceição de Lima Fernandes. A desconstrução do óbvio na filosofia. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

5.
Moisés Rabaiolli Tonelli. Aristóteles e o caminho da felicidade. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

6.
Nathalia Fagundes Rozzini. O ensino de filosofia como espaço de formação em direitos hu. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

7.
Ricardo Montedo dos Santos. O pensar filosófico e o cidadão em formação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

8.
Rudinei dos Santos. Imagem e conhecimento. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

9.
Viviane dos Reis Knachaka. O papel da filosofia no ensino médio. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

10.
Alexandre Albuquerque Padilha. O exercício da filosofia nas aulas de educação física. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alexandre Ziani de Borba. Uma abordagem híbrida de conhecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

2.
Diogo Fernando Massmann. O Problema Mente e Corpo: Abordagens Dualista e Materialista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

3.
Márcio Cristiano Feyh. Strawson: fundamentos da pragmática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

4.
Giovano Campestrini. A teoria dos atos de fala de Austin: análise das questões austinianas sobre a linguagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

Iniciação científica
1.
Alexandre Ziani de Borba. O fundacionismo epistêmico moderado de Robert Audi. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/PRPGP. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

2.
Alexandre Ziani de Borba. O Fundacionismo Moderado de Robert Audi. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/PRPGP. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

3.
Kariane Marques da Silva. O fundacionismo epistêmico moderado de Robert Audi. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

4.
Kariane Marques Silveira. O fundacionismo epistêmico moderado de Robert Audi. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM/PRPGP. Orientador: Carlos Augusto Sartori.

5.
Fernando Henrique Fausiti Zarth. Análise do Fundacionismo Epistêmico no Empirismo Britânico. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Augusto Sartori.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SARTORI, C. A.. Justificação Epistêmica. 2017. .



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Pesquisa de Epistemologia Analítica - PUCRS
Membro do Grupo de Estudos de Metafísica e Epistemologia - UFSM
Membro do Grupo de Pesquisa de Epistemologia Social
Membro do GT Epistemologia Analítica



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