Marcos Prado Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6491863242210152
  • Última atualização do currículo em 08/01/2018


Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), mestrado em Mestrado Em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002) e doutorado no ensino de Cencias e Matematica pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). Atualmente é professor de Educacao Basica, Tecnica e Tecnologica (EBTT) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) na modalidade presencial e a distância, atuando no Departamento de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: rede de computadores, ciência e tecnologia, sistemas operacionais, segurança da informação e informatica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Prado Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, M. P.;AMARAL, MARCOS PRADO

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Computação.
Av. Amazonas, 7675 - DECOM
Nova Gameleira
30510000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: () 33196870
Fax: () 33196870
URL da Homepage: http://www.cefetmg.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Doutorado em Ensino de Ciências.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: USO DE PADRÕES PEDAGÓGICOS EM CONSONÂNCIA COM ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM LEVANTAMENTO CENTRADO NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Ismar Frango Silveira.
Palavras-chave: Ensino técnico profissional; Estilos de aprendizagem; Padrões Pedagógicos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2002
Mestrado em Mestrado Em Tecnologia.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Seguranca da informacao em uma Rede de Computadores Heterogenia: um abordagem baseada na gestao de projetos,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Henrique Elias Borges.
Palavras-chave: Manufatura Integrada por Computador.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia da Informacao / Especialidade: rede de compuadores.
Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T.
1987 - 1988
Especialização em Especilazacao Lato Sensu Em Analise de Sistemas.
Fundacao Mineira de Educacao e Cultura, FUMEC, Brasil.
1980 - 1984
Graduação em Engenharia Eletrica.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1976 - 1978
Curso técnico/profissionalizante em Tecnico Em Eletronica.
Escola Tecnica Em Eletronica Francisco Moreira da Costa, ETE-FMC, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2006
VoIP4ALL. (Carga horária: 80h).
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Ensino Basico, Tecnico e Tecnologico (EBTT). Atuando no Departamento de Computação (DECOM) no Centro Federal de Educacao Tecnologica de Minas Gerais (CEFET-MG). Disciplinas ministradas: Linguagem de Programacao, Sistemas Operacionais, Laboratórios de Sistemas Operacionais. Professor do Nucleo de Ensino a Distancia (EAD) do CEFET-MG (ETEC). Disciplinas ministradas: Redes de Computadores, Protocolos e Servicos de rede. Professor do Progroma de Pos Graduacao do CEFET-MG. Disciplinas ministradas: Redes de Computadores, Seguranca da Informacao. Coordenador do Curso de Pos Graduacao Lato Sensu (ESPECIALIZAÇÃO) em Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação - CEFET-MG

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
Professor Colaborador no Processo de Elaboracao e Revisao de Itens para o Banco Nacional de Itens (BNI) do INEP, Segundo Edital Publico 005/2011 de Convocacao de Instituicoes Publicas de Educacao superior. Projeto de extensao com Recurso Externo

Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Professor EAD/NEAD, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor conteudista, tendo desenvolvido duas apostilas para a disciplina de redes de computadores. Professor formador das Disciplinas: Redes de Computadores Bando de dados Linguagem de programação Programação para web Projeto de sistemas Fundamentos de informatica Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Ensino Basico, Tecnico e Tecnologico (EBTT). Atuando no Departamento de Computação (DECOM) no Centro Federal de Educacao Tecnologica de Minas Gerais (CEFET-MG). Disciplinas ministradas: Linguagem de Programacao Laboratorio de Linguagem de Programacao, Introducao a Informatica.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor 1o. e 2o. Graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de 1o e 2o graus na Unidade Descentralizada (UNED) de Divinópolis (CEFET-MG - Campus V) Disciplinas ministradas: Linguagem de Programacao, Redes de Computadores, Metodologia e Tecnicas Organizacionais.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe do Departamento de Recursos em Informatica (DRI)

Vínculo institucional

1995 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
Chefe Da Divisao De Suporte do Depto de Informatica. Cargo Ocupado desde de 1998


Banco Bradesco S A, BRADESCO, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1995
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Tecnico de Manutencao de Hard de Campo, Carga horária: 0
Outras informações
Instrutor de Cursos


Computadores Basileiros S A, COBRA, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Tecnico de Manutencao de Hard de Campo, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) EM Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação - CEFET-MG
Descrição: Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG Área: Ciências sociais Descrição: A complexidade dos recursos instalados em empresas e organizações exige soluções informatizadas em vários níveis. O curso busca atender as necessidades dos profissionais através da participação em equipes de desenvolvimento de soluções informatizadas, liderando-as ou colaborando em trabalhos diversos, desde a especificação até a administração e o desenvolvimento de tais soluções. As inovações que se pretende introduzir são a forma sistêmica de se tratar às questões tecnológicas, bem como a visão multidisciplinar das mesmas, com a preocupação de contemplar tópicos atuais na administração, análise e desenvolvimentode sistemas de informação. Tipo de Curso: Formação Continuada / Extensão Acesso: Presencial Duração: 360 Hora(s) Objetivos: Aprimorar o conhecimento de professores e profissionais em geral,graduados em todas as áreas, em tópicos relacionados com soluções corporativas em sistemas de informação; Proporcionar visão ampla e multidisciplinar em sistemas de informação, desde sua administração, até sua análise e desenvolvimento. Público Alvo: Profissionais graduados em todas as áreas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador.
2007 - 2008
Energia Alternativa - Placas Fotovoltaicas
Descrição: A energia solar fotovoltaica é a energia obtida da luz solar. As placas fotovoltaicas sao os meios de captacao da luz solar e sua posterior transformacao em energia eloetrica A finalidade desse trabalho é verificar o funcionamento de uma celula fotoeletrica como geradora de energia a partir da luz..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador / Plinio Santos Menezes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2006 - 2007
Estudo de VOIP com implementacao de um ponto de acesso
Descrição: Voz sobre IP, também chamado VoIP ou telefonia IP é a transmissao de voz utilizando a infra estrutura de Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2005 - 2007
CT-Infra 2005 / Backbone
Descrição: Implantação de infra-estrutura de informática para apoio aos grupos de pesquisa e pesquisadores em geral do Centro. O projeto foi aprovado no âmbito do edital CT-Infra 2005, no valor de R$400.000,00, prevendo em resumo a instalação de um backbone Gigabit Ethernet nos principais campi do CEFET-MG, a modernização dos servidores existentes e a implantação de um sistema de monitoração da rede de dados, além de treinamento e capacitação do pessoal técnico operacional de informática na instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador / Henrique Elias Borges - Integrante / Paulo Eduardo Maciel de Almeida - Integrante / Gray Farias Moita - Integrante / Clever de Oliveira Junior - Integrante.
1998 - 2001
GERENCIAMENTO DE AMBIENTES COMPUTACIONAIS DISTRIBUÍDOS E HETEROGÊNEOS
Descrição: Este projeto visa a desenvolver uma metodologia de gerenciamento de ambientes computacionais, incluindo o gerenciamento da segurança do ambiente computacional e do conteúdo informacional armazenado neste ambiente, que leve em consideração as dificuldades proporcionadas pela heterogeneidade do ambiente, sua dispersão geográfica e distribuição do poder gerencial. A abordagem proposta para lidar com estas questões fundamenta-se sobre os conceitos, métodos e técnicas desenvolvidos ao longo de décadas na área de gestão de projetos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador.
1998 - Atual
Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI)
Descrição: A origem do LSI ? Laboratório de Sistemas Inteligentes remonta a 1998. Neste ano, para viabilizar a participação do Cefet-MG no projeto FINEP/RECOPE?Engenharia de Software (1998-2001) um pequeno grupo de docentes do Curso de Mestrado em Tecnologia do Cefet-MG registrou junto ao CNPq um grupo de pesquisa em engenharia de software, pioneiro na instituição. A atuação do grupo nesse projeto consistiu no desenvolvimento de bibliotecas de classes para cálculo numérico de matrizes utilizando orientação a objetos. Embora se mantivessem centrados na área de engenharia de software, os pesquisadores desenvolveram, de forma exploratória, outros temas de pesquisa, desde redes de computadores heterogêneas, até bibliotecas digitais. Por outro lado, havia outro grupo de pesquisadores que estavam engajados no projeto FINEP/RECOPE-Inteligência Artificial (1997-2002), atuando principalmente na área de sistemas fuzzy e redes neurais artificiais. Da interação desses dois grupos de pesquisa surgiu, em 1999, o Grupo de Pesquisa em Sistemas Inteligentes ? GPSI. A partir da renominação do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software. A mudança de denominação do grupo marcou um reagrupamento dos pesquisadores e buscou refletir de modo mais preciso os interesses de pesquisa da equipe. Entre 1999 e 2001, a proposta de trabalho do grupo foi amadurecendo e as linhas mestras que até hoje norteiam a atuação do GPSI foram se definindo. Um dos elementos centrais nessa proposta do laboratório é o conceito de pesquisa interdisciplinar. No âmbito do grupo se busca e se desenvolve uma práxis verdadeiramente interdisciplinar de se fazer pesquisa na área de sistemas inteligentes. No entanto, o LSI ? Laboratório de Sistemas Inteligentes do Cefet-MG somente foi criado em 2001, após o GPSI haver aprovado em sequência três projetos de pesquisa junto ao CNPq: ?ARTÍFICE: Arquitetura para a Criação de Agentes de Software Cognitivos e Situados? ? coordenado pelo Prof. Dr. Henrique Elias Borges, ?Modelos Co.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2010
Implementacao de um sistema de controle de enderecos IP no Campus II do CEFET-MG
Descrição: Fazer levantamento dos computadores existentes no campus II do CEFET-MG, anotando o endereco MAC de cada um deles. De posse desta informacao definir regras que permita o controle de acesso da maquina com IP X MAC a rede do campus II do CEFET-MG. Assim, o IP da maquina será definido no sistema de firewall como pertencente ao MAC anotado e não será permitido ao usuario mudar esse IP.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2012
Ferramenta Web para avaliação de pesquisas de opinião com análise estatística dos dados
Descrição: Esse projeto tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de avaliação de opinião de forma integrada, que esteja disponível em um ambiente de rede de computadores (intranet ou internet). Ele usa ferramentas FOSS (Free Open Source Software, Softwares de código aberto e livre)..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador / Ulisses Cotta Cavalca - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2009 - 2012
Desenvolvimento de Material Didático para a Disciplina de Sistema Operacional do Curso Técnico de Informatica Industrial
Descrição: Desenvolvimento de apostila (material didatico) e de um software educacional para simular o funcionamento de um sistema operacional que será utilizado como ferramenta de apoio em aulas de sistemas operacionais.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Outros Projetos


2011 - Atual
E-Tec Brasil - CEFET-MG
Descrição: Implementação e oferta do Curso Técnico na modalidade de Educação a Distância, do Programa E-tec Brasil, das Secretarias de Educação à Distância (SEED) e Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do ME, publicados no DOU de 04 de julho de 2008 pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2008 - 2008
Comissão com a finalidade de elaborar normas de utilização de laboratórios do Departamento de Computação
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador / Bruno Andre Santos - Integrante / Charleston Moreira dos Santos - Integrante / Luciana Maria de Assis Campos - Integrante.
2008 - Atual
Comissão Permanente do Adicional de Periculosidade e Insalubridade (CPAPI)
Descrição: Membro da Comissão Permanente do Adicional de Periculosidade e Insalubridade (CPAPI), que tem a finalidade de determinar a caracterização da atividade insalubre, perigosa ou penosa nas dependencias do CEFET-MG.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador / Caio Julio de Lima - Integrante / Fernando Augusto Sales - Integrante.
2005 - 2005
Implantacao do Curso em Nivel Tecnico de Planejamento e Gestão das Tecnologias da Informação (PGTI)
Descrição: Comissão de professores nomeada pela Diretoria Geral do CEFET-MG para apresentar uma proposta de implantação do curso de Planejamento e Gestão das Tecnologias da Informação (PGTI) para a Unidade de Divinopolis/MG. O projeto teve como base as diretrizes curriculares nacionais para a área de computação e informática. O projeto foi aprovado pelo CEPE do CEFET-MG em 2005 e o curso teve sua primeira turma matriculada no primeiro semestre de 2006.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos Prado Amaral - Coordenador / Adelson de Paula Silva - Integrante / Maria de Lourdes Couto Nogueira - Integrante.Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia da Informacao.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Professor Homenageado 75º Seminário de Conclusão dos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica Area Informatica, CEFET-MG.
2013
Professor Homenageado 76º Seminário de Conclusão dos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica Area Informatica, CEFET-MG.
2012
Professor Homenageado 74º Seminário de Conclusão dos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica Area Informatica, CEFET-MG.
2011
Certificado de Honra ao Merito, CEFET-MG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, MARCOS PRADO2014AMARAL, MARCOS PRADO; FRANGO, ISMAR . Um levantamento sobre pesquisas com o uso do software Geogebra no ensino de funções matemáticas. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 9, p. 90-107, 2014.

2.
AMARAL, M. P.;AMARAL, MARCOS PRADO2013AMARAL, M. P.; SILVEIRA, I. F. . Levantamento de estilos de aprendizagem dos alunos formandos do curso técnico de Informática do Centro Federal de educação tecnológica de minas Gerais. Educação & Tecnologia, v. 18, p. 31-39, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMARAL, M. P.; SILVEIRA, I. F. ; GOMES, R. M. ; SILVA, A. P. . Redes de Computadores I: curso tecnico em planejamento e gestao em tecnoçlogia da informacao. 1. ed. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2013. v. 01. 156p .

2.
AMARAL, M. P.. Redes de Computadores II: curso tecnico em planejamento e gestao em tecnoçlogia da informacao.. 1. ed. Belo Horizonte - MG: CEFET-MG, 2013. v. '. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMARAL, MARCOS PRADO; FRANGO, ISMAR . Levantamento de estilos de aprendizagem dos alunos formandos do curso técnico de informática do Centro Federal de Educação Tecnologia de Minas Gerais. In: Patricia Bieging e Raul Inácio Busarello. (Org.). Interatividade nas TICs: abordagens sobre mídias digitais e aprendizagem. 1ed.Florianopolis: Pimenta Cultural, 2014, v. 1, p. 212-227.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, M. P.; SILVEIRA, I. F. ; CURI, E. . O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM FUNÇÕES MATEMÁTICAS: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. In: 4º Congresso Científico da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFSP, 2013, Bragança Paulista. Anais do Título dos anais do evento, 2013.

2.
AMARAL, M. P.; SILVEIRA, I. F. . LEVANTAMENTO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. In: II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação, 2013, Brasilia-DF. Anais do II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação, 2013.

3.
AMARAL, M. P.; SILVEIRA, I. F. . ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGIA DE MINAS GERAIS: LEVANTAMENTO DE UM PERFIL COGNITIVO DOMINANTE. In: III Encontro de Produção Discente UNICSUL/PUC-SP, 2013, Sao Paulo. Anais III Encontro de Produção Discente, 2013.

4.
AMARAL, M. P.; SILVEIRA, I. F. . UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM FUNÇÕES MATEMÁTICAS. In: 6º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSI, 2013, Belo Horizonte - MG. Anais do 6º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSI, 2013.

5.
AMARAL, M. P.; SANTOS, C. M. . SEGURANÇA EM REDES WIRELESS ESTUDO DE CASO NO CEFET-MG. In: 4º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA, 2009, Belo Horizonte. Anais do 4º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA, 2009.

6.
AMARAL, M. P.. SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES. In: 3o Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA, 2008, Belo Horizonte - MG. Anais do 3o Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2008.

7.
AMARAL, M. P.. TELEFONIA IP - UM ESTUDO EXPERIMENTAL NO CEFET-MG. In: 2º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA, 2007, Belo Horizonte - MG. Anais do 2º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, M. P.; SANTOS, C. M. . Segurança em redes wireless Estudo de caso no CEFET-MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
AMARAL, M. P.. Perifericos. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2003 (Relatório Tecnico).

2.
AMARAL, M. P.; SILVA, A. P. ; GOMES, R. M. . Redes de Computadores. Belo Horizonte: Cefet-MG, 2002 (Relatório Tecnico).

3.
AMARAL, M. P.; BORGES, H. E. . Alguns padroes internacionais de segurança 2001 (Relatório Tecnico).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
AMARAL, M. P.; GOMES, R. M. ; GUADAGNIN, L. F. Q. . OSOSS. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, M. P.. Redes de Computadores II. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
AMARAL, M. P.. Redes de Computadores I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
AMARAL, M. P.. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMARAL, M. P.. Participação em banca de Carla Pereira Ricardo.CRIAÇÃO DO BANCO DE DADOS ELETRÔNICO DAS OPERAÇÕES DO REATOR TRIGA IPR R1. 2008 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
AMARAL, M. P.. 2o Seminario de Sistemas Industriais e Automacao. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
AMARAL, M. P.. 1o Seminario de Sistemas Industriais e Automacao. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Concurso público
1.
AMARAL, M. P.; FERREIRA, K. A. M.; GROSSI, G. M.. Edital 058/2009 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2009. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
AMARAL, M. P.; FERREIRA, K. A. M.; PADUA, F. L. C.. Edital 119/2009 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2009.

3.
AMARAL, M. P.; GOMES, R. M.; Barros, E. G.. Edital 012/2008 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
AMARAL, M. P.; SILVA, A. P.; ANDRADE, F. A.. Edital 129/2008 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2008. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

5.
AMARAL, M. P.; Sallum, William G.; Silva, Edson M.. Edital 001/2007 Concurso Publico para Professores da FUNEC - Contagem-MG. 2007. Centro de Pesquisas/FUNEC.

6.
AMARAL, M. P.; PADUA, F. L. C.; SANTOS, B. A.. Edital 057/2007 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

7.
AMARAL, M. P.; PADUA, F. L. C.; Silva, Edson M.. Edital 073/2007 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2007. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

8.
AMARAL, M. P.; Alves, Bruno A.; SILVA, A. P.. Edital 033/2006 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

9.
AMARAL, M. P.; Alves, Bruno A.; SILVA, A. P.. Edital 034/2006 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

10.
AMARAL, M. P.; SANTOS, B. A.; SILVA, A. P.. Edital 035/2006 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

11.
AMARAL, M. P.; GOMES, A. L.; CAMILO, R. D.. Edital 026/2005 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2005. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

12.
AMARAL, M. P.; CUNHA, M. A. B.; CARVALHO, G. W.; MOREIRA, K. M.. Edital 035/2005 - CEFET-MG - Concurso Publico Professor 1o e 2o graus. 2005. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Outras participações
1.
AMARAL, M. P.; GOMES, R. M.; ALBUQUERQUE, S. C.. Aproveitamento de Estudos em Principio de Comunicacao de Dados do Curso. 2011.

2.
AMARAL, M. P.; GOMES, R. M.; CHAVES, J. F.. Aproveitamento de Estudos em Introducao a Engenharia de Computacao. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Congresso Científico da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFSP (Concistec'13). O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM FUNÇÕES MATEMÁTICAS: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2013. (Congresso).

2.
6º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA.UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM FUNÇÕES MATEMÁTICAS. 2013. (Seminário).

3.
II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação. LEVANTAMENTO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS FORMANDOS DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. 2013. (Congresso).

4.
III Encontro de Produção Discente.ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGIA DE MINAS GERAIS: LEVANTAMENTO DE UM PERFIL COGNITIVO DOMINANTE. 2013. (Encontro).

5.
I Seminario de Pesquisa do Departamento de Computação.OSOSS - Simulador de Sistemas Operacionais. 2010. (Seminário).

6.
4o Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA.SEGURANÇA EM REDES WIRELESS ESTUDO DE CASO NO CEFET-MG. 2009. (Seminário).

7.
3o Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA.Seguranca de Redes. 2008. (Seminário).

8.
IV Encontro de Avaliacao das Bolsas BICJUNIOR.Energia Alternativa - Placas Voltovoltaicasd. 2008. (Encontro).

9.
2º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação - SSIA.TELEFONIA IP - UM ESTUDO EXPERIMENTAL NO CEFET-MG. 2007. (Seminário).

10.
III Encontro de Avaliacao das Bolsas BICJUNIOR.VOIP. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, M. P.. 3º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação. 2008. (Congresso).

2.
AMARAL, M. P.. 2o Seminario de sistemas Industriais e Automação. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Emerson Pereira dos Santos. Implementacao de um sistema de controle de enderecos IP no Campus II do CEFET-MG. Início: 2010 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Gabriela Lanza Duarte. Desenvolvimento de Material Didático para a Disciplina de Sistema Operacional do Curso Técnico de Informatica Industrial. Início: 2010 - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRUNA TOFANI LAUREANO. WEB SERVICES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TECNOLOGIAS SOAP VS. REST. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

2.
FRANCYS WYNNIE DIAS NASCIMENTO. CONTROLES GERENCIAIS PARA MICROEMPRESAS: ESPECIFICAÇÃO DE SOFTWARE PARA GESTÃO DE MICROEMPRESAS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

3.
RÔMULO PEREIRA XAVIER. A IMPORTÂNCIA DAS MÁQUINAS VIRTUAIS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

4.
VICTOR HUGO MACIEL FELISBERTO. UM ESTUDO SOBRE A TECNOLOGIA VPN (VIRTUAL PRIVATE NETWORK). 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

5.
Alexandre Miguel da Silva. ORM (MAPEAMENTO DO OBJETO-RELACIONAL) PARA PLATAFORMA MICROSOFT .NET. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

6.
RAUL DA SILVA CARMANINI. ORACLE PORTAL COMO SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE PORTAL PÚBLICO: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

7.
Claudio Soares Quintão. Aumento da Segurança do Servidor DNS. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

8.
Jonas Henrique Moreira Gomes. Rede Wireless. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestao de Redes com Software Livre) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

9.
Emília das Graças Resende Silva. AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE SOFTWARES INTERATIVOS:. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

10.
JORGE ITOKAWA. REDES DE AUTOMAÇÃO. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

11.
LAURO DINELLI RODRIGUES. QoS Um Estudo de Caso. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

12.
MAILDE CAETANO FERREIRA. PRÁTICAS MÍNIMAS DE SEGURANÇA INDISPENSÁVEIS PARA. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA APLICADA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

13.
Adriana Filizola. IPv4 X IPv6: estudo comparativo. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA APLICADA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

14.
ANTÔNIO EUSTÁQUIO VIEIRA. A IMPORTÂNCIA DO BACKUP DE DADOS PESSOAIS EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA APLICADA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

15.
Guilherme Furquim Werneck Xavier. Segurança em sistemas de informação. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração, Análise e Desen de Sistem. Informaç) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

Iniciação científica
1.
Breno Berigo. BIC JUNIOR - Estudo de voip com implementacao de um ponto de acesso. 2006. Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

Orientações de outra natureza
1.
Andréa Cristina Carvalho de Sá. A LINGUAGEM PHP. 2011. Orientação de outra natureza. (Informatica Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.

2.
Alex Araújo Sales. VPN. 2010. Orientação de outra natureza. (Informatica Industrial) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Marcos Prado Amaral.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
AMARAL, MARCOS PRADO2014AMARAL, MARCOS PRADO; FRANGO, ISMAR . Um levantamento sobre pesquisas com o uso do software Geogebra no ensino de funções matemáticas. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 9, p. 90-107, 2014.

2.
AMARAL, M. P.;AMARAL, MARCOS PRADO2013AMARAL, M. P.; SILVEIRA, I. F. . Levantamento de estilos de aprendizagem dos alunos formandos do curso técnico de Informática do Centro Federal de educação tecnológica de minas Gerais. Educação & Tecnologia, v. 18, p. 31-39, 2013.


Livros e capítulos
1.
AMARAL, M. P.; SILVEIRA, I. F. ; GOMES, R. M. ; SILVA, A. P. . Redes de Computadores I: curso tecnico em planejamento e gestao em tecnoçlogia da informacao. 1. ed. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2013. v. 01. 156p .

2.
AMARAL, M. P.. Redes de Computadores II: curso tecnico em planejamento e gestao em tecnoçlogia da informacao.. 1. ed. Belo Horizonte - MG: CEFET-MG, 2013. v. '. 200p .


Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, M. P.; SANTOS, C. M. . Segurança em redes wireless Estudo de caso no CEFET-MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, M. P.. 3º. Seminário Nacional de Sistemas Industriais e de Automação. 2008. (Congresso).

2.
AMARAL, M. P.. 2o Seminario de sistemas Industriais e Automação. 2007. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro do Colegiado Pro-Tempore do Curso de Bacharelado em Administracao do CEFET-MG - Anuenio 2008-2009.
Membro do Colegiado Pro-Tempore do Curso de Graduacao em Engenharia de Computacao do CEFET-MG - Anuenio 2009-2011.
Representante do corpo docente junto ao Colegiado do Programa de Pós-graduação LS (período 2011 a 2013).
Membro da Comissao Permanente de Licitacao do CEFET-MG - 2006.
Membro da Equipe Tecnica de Apoio para os Pregoes do CEFET-MG - 2006.
Diretor Financeiro da Associação de Assistência aos Servidores do Cefet-MG (Ascefet Minas) no quadrienio 2007 - 2011



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:52:15