Maria Elisabeth Goidanich

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5972529075534614
  • Última atualização do currículo em 05/03/2018


Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifíncia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com habilitação em publicidade e propaganda (1981), pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (2012), com doutorado sanduíche na University College of London (2011). Principais interesses de pesquisa são os campos dos estudos do consumo e da comunicação - novas tecnologias. Atuou por 10 anos como professora no curso de comunicação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Também foi professora da ESPM/RJ e professora substituta na ECO/UFRJ. É pesquisadora do NAVI/GAUM/UFSC, do Grupo de Estudos do Consumo/UFF e do CIEC/UFRJ. Possui 20 anos de experiência no mercado publicitário, especialmente nas áreas de planejamento e pesquisa de mercado. Atualmente desenvolve pesquisa independente sobre economia de compartilhamento, notadamente hospedagem compartilhada por meio de plataformas e aplicativos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Elisabeth Goidanich
Nome em citações bibliográficas
GOIDANICH, M. E.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em University College of London (Orientador: Daniel Miller).
Título: Mamãe vai ao Supermercado: uma abordagem etnográfica das compras para o cotidiano, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Carmen Silvia Rial.
Coorientador: Júlia Silvia Guivant.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: consumo; compras cotidianas; supermercado; competências; rotinas; práticas de compras.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2000 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Consumo e Cidadania: a publicidade e a identidade dos adolescentes,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Profa Dra. Maria Luiza Belloni.
Palavras-chave: publicidade; ensino; sociedade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Educação e Comunicação.
1988 - 1989
Especialização em Especialização Em Marketing. (Carga Horária: 1000h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1978 - 1981
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Formação Complementar


2013
Extensão universitária em Teoria e Prática do Ensino em Nível Superior.
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: contrato funcional temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas: Comunicação e Marketing e Sistemas e Tecnologias da Comunicação ECO - 1 semestre 2014 Sistemas e Tencnologias da Comunicação e Teorias do Consumo - 2 semestre 2014 Planejamento de Campanha e Teorias do consumo - 1 semestre 2015


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 30

Atividades

8/2001 - 8/2008
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Comunicação Social, Curso de Comunicação Social.

Atividade realizada
Orientação de monografias.
8/1999 - 8/2008
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Comunicação Social, Curso de Comunicação Social.

Atividade realizada
orientação de projetos experimentais em publicidade.
8/1998 - 8/2008
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Publicidade e Propaganda
Mercadologia II
3/2000 - 12/2004
Direção e administração, Curso de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Supervisora de atividades de extensão - Relações com o mercado.
3/2000 - 12/2004
Extensão universitária , Curso de Comunicação Social, .

Atividade de extensão realizada
coordenação de eventos, palestras e seminários.
3/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Curso de Comunicação Social, .

Atividade de extensão realizada
curso de comercialização e vendas.

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: prestadora de serviço
Outras informações
Professora da disciplina de Antropologia do Consumo Cultural nos cursos: MBA em Gestão Cultural e Pós em Produção Cultural.


Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Autônomo, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8
Outras informações
disciplina LABORATÓRIO DE PESQUISA DE COMPORTAMENTO E CONSUMO do CURSO de PÓS-GRADUAÇÃO EM PESQSUISA DE COMPORTAMENTO E CONSUMO


Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora


Televisão Gaúcha S A, RBS*, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1991
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: regime CLT, Carga horária: 40

Atividades

9/1986 - 3/1991
Direção e administração, Coorporação, Porto Alegre.

Cargo ou função
Gerente de Comunicação institucional.

Zero Hora Editora Jornalística Ltda, RBS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: regime CLT, Carga horária: 40

Atividades

8/1994 - 2/1997
Direção e administração, Jornal Diário Catarinense, Circulação Florianópolis.

Cargo ou função
Coordenadora de marketing e promoções.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Anais do Enec


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Animus (Santa Maria. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Educação e Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
"Menção Honrosa" Prêmio Comunicon 2013, PPGCOM - ESPM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOIDANICH, M. E.2015GOIDANICH, M. E.. 'É perda de tempo': significados do tempo para e no supermercado. Revista Augustus (UNISUAM. Online), v. 20, p. 77-89, 2015.

2.
GOIDANICH, M. E.2012GOIDANICH, M. E.; RIAL, C. . A place called supermarket. International Review of Social Research, v. 2, p. 138-150, 2012.

3.
GOIDANICH, M. E.2008GOIDANICH, M. E.. Diz-me se no natal serves chester ou peru e te direi quem és.. INTERthesis (Florianópolis), v. 5, p. 104-119, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOIDANICH, M. E.; MEZABARBA, S. R. (Org.) . Etnografias Possíveis: experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano. 1. ed. rio de janeiro: Ponteio, 2014. v. 1. 264p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMARGO, H. W. ; MANSANO, S. R. V. ; GOIDANICH, M. E. . "Não é pra mim": Experiências de Inclusão e exclusão no supermercado. In: Hertz Wendel de Camargo ; Sonia Regina Vargas Mansano. (Org.). Natureza, consumo e sociedade: desafios contemporâneos. 1ed.Goiania: Editora UFG, 2017, v. 1, p. 119-138.

2.
GOIDANICH, M. E.. Supermercado é coisa de mulher? Relações entre trabalho doméstico, compras e gênero. In: Sílvia Borges Correa ; Michele de Lavras Pinto ; Veranise Cubeux. (Org.). Consumo e sociabilidades : espaços, significados e reflexões. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2015, v. , p. 91-109.

3.
GOIDANICH, M. E.. Etnografia das Compras: uma experiência no supermercado. In: Maria Elisabeth Goidanich; Solange Riva Mezabarba. (Org.). Etnografias Possíveis: experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano. 1ed.rio de janeiro: Ponteio, 2014, v. 1, p. 139-162.

4.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . A pesquisa de consumo no ambiente urbano. In: Maria Elisabeth Goidanich; Solange Riva Mezabarba. (Org.). Etnografias Possíveis: experiências etnográficas sobre consumo no ambiente urbano. 1ed.rio de janeiro: Ponteio, 2014, v. , p. 11-37.

5.
GOIDANICH, M. E.; RIAL, C. . Um lugar chamado supermercado. In: RIAL, C. S. (Org); SILVA, S. R.(Org); SOUZA, A. M. (Org). (Org.). Consumo e cultura material: perspectivas etnográficas. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2012, v. , p. 175-190.

6.
GOIDANICH, M. E.. Mídia, cidadania e consumo: estamos formando consumidores ou cidadãos?. In: Maria Luiza Belloni. (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Edições Loyola, 2002, v. 1, p. 73-94.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOIDANICH, M. E.. Airbnb e seus anfitriões: empreendedorismo, comércio e colaboração na economia de compartilhamento. In: VIII ENEC, 2016, Niteroi. Anais do ENEC. Rio de Janeiro: Grupo de Estudos do Consumo, 2016. v. VIII.

2.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . Fastfashion x slowfashion: consumidoras, vestuário e diferentes critérios de escolha. In: 10º Colóquio de Moda ? 7ª Edição Internacional, 2014, Caxias do Sul. Anais 10 colóquio de moda. Caxias do Sul, 2014.

3.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . O consumo de vestuário em perspectiva comparada: Mulheres ?fast? e Mulheres ?slow?. In: VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo III Encontro Luso - Brasileiro de Estudos do Consumo I Encontro Latino - Americano de Estudos do Consumo, 2014, Rio de Janeiro. Anais do Enec. rio de janeiro, 2014.

4.
GOIDANICH, M. E.. Os discursos sobre consumo consciente/crítico/político: divergências na academia e na sociedade civil. In: Comunicon 2014, 2014, São Paulo. Comunicon2014. São Paulo: ESPM, 2014.

5.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . Slow fashion: fashion trend in? Notes on clothing consumption among brazilian women. In: 2 CIMODE, 2 Internationa Fashion and Design Congress, 2014, Milão. 2 CIMODE, 2014.

6.
GOIDANICH, M. E.. Compras em Supermercado, Trabalho Doméstico, Gênero e Controle: Uma Abordagem Etnográfica. In: Comunicon 2013 - III Congresso Internacional em Comunicação e práticas de consumo, 2013, São Paulo. Comunicon 2013, 2013.

7.
GOIDANICH, M. E.; RIAL, C. . O Comprador Cidadão: Caminhos da Cidadania no Supermercado. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Curitiba-PR, de 26 a 29 de julho de 2011, 2011.

8.
GOIDANICH, M. E.; RIAL, C. . Relações Entre os Sentidos e as Escolhas Alimentares no Supermercado: uma abordagem etnográfica. In: IX RAM: Culturas, Encontros e Desigualdades, 2011, Curitiba. IX RAM: Culturas, Encontros e Desigualdades, 2011.

9.
GOIDANICH, M. E.; RIAL, C. . Preocupação Ambiental no Supermercado: Como se Comportam e o que Pensam Mulheres de Camadas Médias de Florianópolis. In: V Encontro Nacional da ANPPAS, 2010, Florianópolis. V ENANPPAS, 2010.

10.
GOIDANICH, M. E.. Compras de abastecimento doméstico: responsabilidade privada e pública das mulheres. In: Fazendo Gênero 9 Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Fazendo Genero 9 - Anais eletrônicos, 2010.

11.
GOIDANICH, M. E.. Consumo consciente: entendimentos, definições e possibiidades de realização no cotidiano. In: I Seminário Nacional de Sociologia Econômica, 2009, Florianópolis. I Seminário Nacional de Sociologia Econômica, 2009.

12.
GOIDANICH, M. E.; RIAL, C. . Movimentos Sociais, consumo consciente e subjetividades: as donas de casa se dispõem à mobilização?. In: XIV Coingresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

13.
GOIDANICH, M. E.. Publicidade, política, consumo e cidadania na perspectiva dos adolescentes. In: Terceiro Encontro Juventude, consumo e educação, 2009, Porto Alegre. Terceiro Encontro Juventude, consumo e educação, 2009.

14.
GOIDANICH, M. E.. Potencia/impotência. Paralisia/Ação. Reflexões acerca das possibilidades de se fazer política no consumo. In: IV ENEC, 2008, Rio de Janeiro. IV ENEC Novos rumos da sociedade de consumo?, 2008.

15.
GOIDANICH, M. E.. Educação para a leitura crítica da publicidade: uma questão de cidadania. In: Congresso Iberoamericano de Comunicación y Educación, 2003, Huelva. Luces en el laberinto audiovisual - libro electronico. Huelva: Grupo Comunicar, Colectivo Andaluz pra la Educación en Medios de Comunicación, 2003. p. 389-389.

16.
GOIDANICH, M. E.. As tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais. In: Forum Mundial de Educação, 2001, Porto Alegre, 2001.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . A roupa 'verde': discursos e práticas. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013. v. 1.

2.
GOIDANICH, M. E.. Publicidade, política e cidadania na perspectiva dos adolescentes. Caminhos possíveis para a leitura crítica da contemporaneidade. In: VI SOPCOM, 2009, Lisboa. Livro de Resumos, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
GOIDANICH, M. E.. Airbnb e seus anfitriões: empreendedorismo, comércio e colaboração na economia de compartilhamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOIDANICH, M. E.. Etnografia das Compras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . Fastfashion x slowfashion: consumidoras, vestuário e diferentes critérios de escolha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . Slow fashion: fashion trend in? Notes on clothing consumption among brazilian women. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GOIDANICH, M. E.. Saberes, sentidos e significados nas compras em supermercados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . A roupa 'verde': discursos e práticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GOIDANICH, M. E.. A preocupação ambiental nas compras em supermercado: uma abordagem etnográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOIDANICH, M. E.. Mamãe vai ao Supermercado: uma abordagem etnográfica das compras para o cotidiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GOIDANICH, M. E.. Mamãe vai ao Supermercado: uma abordagem etnográfica das compras para o cotidiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GOIDANICH, M. E.. Os passeios de Edna e outras andanças: inclusão e exclusão no supermercado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOIDANICH, M. E.; RIAL, C. . Relações Entre os Sentidos e as Escolhas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GOIDANICH, M. E.. Compras de abastecimento doméstico: responsabilidade privada e pública das mulheres. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GOIDANICH, M. E.; RIAL, C. . Preocupação ambiental no supermercado: como se comportam e o que pensam mulheres de camadas médias de Florianópolis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GOIDANICH, M. E.; Souza, A. M. ; Assunção, V. K. . "É o fim do mundo, mas está muito melhor". 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GOIDANICH, M. E.. Publicidade, política, consumo e cidadania na perspectiva dos adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOIDANICH, M. E.. Se eu quero, eu posso. O quê? Reflexões sobre consumo, polígtica e poder na contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GOIDANICH, M. E.. Questões ideológicas da cobertura da mídia. Rio de Janeiro: Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2013 (Apostila).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
GOIDANICH, M. E.; Assunção, V. K. ; RIAL, C. ; Souza, A. M. . Em matéria de consumo. 2010.

2.
GOIDANICH, M. E.; GALLO, S. M. L. . Festival Multimeios. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
GOIDANICH, M. E.. Gênero, Consumo e Espaço doméstico: Argentina e Brasil no século XX. 2014.

2.
Barbosa, Lívia ; GOIDANICH, M. E. ; MEZABARBA, S. R. . Cotidiano Brasileiro e Mobilidade de Plataformas Digitais. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOIDANICH, M. E.. programa faixa livre. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GOIDANICH, M. E.; VICTORINO, C. M. . Sem Censura. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOIDANICH, M. E.. Antropologia do Consumo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GOIDANICH, M. E.. Cool Hunting: pesquisa de tendências. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GOIDANICH, M. E.. Cultura e Identidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . Antropologia do Consumo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

5.
GOIDANICH, M. E.. Questões ideológicas na cobertura da mídia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GOIDANICH, M. E.. O consumo serve para pensar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GOIDANICH, M. E.. Consumo e Cultura Material. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ASSIS, V. S.; GOIDANICH, M. E.; SILVA, A. C. T.. Participação em banca de Aparecida Oneide de Almeida Silva. Não sei viver sem meu celular: os celulares redefinindo dinâmicas e papeis sociais das novas crianças. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
ASSIS, V. S.; SILVA, W. R.; BUENO, Z. P.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Rizzia Ferrelli Loures Loyola Franco. O vestuário como cultura material: memória e a construção de si das mulheres em Maringá - Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
GOMES, L. G. F. F.; PORTILHO, M. F. F.; VELLOSO, L.; Barbosa, Lívia; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Taís Penna de Queiros. Na pegada do ambientalismo: discursos e práticas de consumo. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
GOMES, L. G. F. F.; GOIDANICH, M. E.; MIZRAHI, M; TORQUATO, S A; PIRES, L S; RAMOS, J. S.; SILVA, E. M. A.; Barbosa, Lívia. Participação em banca de Luciana Freire Murgel. "In Vino Veritas": no vinho está a verdade - um estudo antropológico sobre os consumidores de vinhos finos no Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
GOMES, L. G. F. F.; PIRES, L S; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Luciana Freire Murgel. In vino veritas: no vinho está a verdade - um estudo antropológico sobre os consumidores de vinhos finos no Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
PORTILHO, M. F. F.; VELLOSO, L.; ROMANO, J. O.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Izabelle Fernanda Silveira Vieira. Sustentabilidade nas práticas de consumo da "Nova Classe Média". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GALLOTTI, L. S.; PEREIRA, C. A. A.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Amanda Yasmin Osorio Farias.Expansão dos programas esportivos na tv aberta> estudo de caso do programa Globo Esporte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SANTINI, R. M.; RETT, L.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Viviane Santos de Oliveira.A influência dos blogs de moda e beleza sobre seus leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
BURROWES, P. C.; RETT, L.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Ana Luiza de Figueiredo Souza.Polemizando as campanhas polêmicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
RIBEIRO, A. F. Z.; GOIDANICH, M. E.; PEREIRA, C. A. A.. Participação em banca de Rafael Evangelista Pardo.Tão ruim que é bom: a apropriação da estética trash pela publicidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
GOIDANICH, M. E.; SOARES, L. F. G.; PASSOS, V.. Participação em banca de Luciana Fistarol.Amèlie Poulain. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

6.
GOIDANICH, M. E.; SILVEIRA, R. C.. Participação em banca de Janaina Mendes.Os skrotinhos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

7.
GOIDANICH, M. E.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Mariana Marinoni Rigaetto.Os recursos da comunicação visual na formação de uma linguagem publicitária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

8.
ZUCULOTO, L.; GOIDANICH, M. E.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Paulo Cardini Fernandes.Endomarketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

9.
GOIDANICH, M. E.; ZUCULOTO, L.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Antônio Ubaldo Murara Filho.A linguagem visual das propagandas de lojas de varejo na TV. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

10.
GOIDANICH, M. E.; ZUCULOTO, L.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Gabriel Negri.Planejamento Estratégico de Marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

11.
GOIDANICH, M. E.; ZUCULOTO, L.; OLIVEIRA, S. C.. Participação em banca de Sabryne Armani.Publicidade no rádio: persuasão dos jingles. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

12.
SILVEIRA, R. C.; GERMANN, D.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de André Felipe Maccardini.O surfe como identidade na pós-modernidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

13.
PASSOS, V.; SOARES, L. F. G.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Vera Maria Scherer.Marketing político e ideologia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

14.
GOIDANICH, M. E.; ZUCULOTO, L.; COLLACO, G. H.. Participação em banca de Roberta Hammel Tastinari.As fronteiras entre arte e propaganda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

15.
SILVEIRA, R. C.; ZUCULOTO, L.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Jandira Mendes.Os skrotinhos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

16.
DICKLHUBER, A.; NUNNES, N. A.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Thiago Luiz Duarte Motta.Um ensaio sobre o marketing político. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

17.
SANDRINI, P. R.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Maria Cecília P. de Carvalho Fritsche.Publicidade, desejo e adolescência. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

18.
BAIBICH, N; MANFROI, L.; GOIDANICH, M. E.. Participação em banca de Bruno Soares Pagani.Projeto experimental - CASAN. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ASSIS, V. S.; GOIDANICH, M. E.. Processo Seletivo Edital 318/2014-PRH. 2015. Universidade Estadual de Maringá.

2.
GOIDANICH, M. E.; MAGER, G.. Processo seletivo - edital 05/2004. 2005.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Encontro Nacional dos Estudos do Consumo.Airbnb e seus anfitriões: empreendedorismo, comércio e colaboração na economia de compartilhamento. 2016. (Encontro).

2.
VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo III Encontro Luso - Brasileiro de Estudos do Consumo I Encontro Latino - Americano de Estudos do Consumo.O consumo de vestuário em perspectiva comparada: Mulheres ?fast? e Mulheres ?slow?. 2014. (Encontro).

3.
Comunicon 2013 - III Congresso Internacional em Comunicação e práticas de consumo. Compras em Supermercado, Trabalho Doméstico, Gênero e Controle: Uma Abordagem Etnográfica. 2013. (Congresso).

4.
X Fazendo Gênero.GT Gênero e Consumo. 2013. (Seminário).

5.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. A roupa "verde": discursos e práticas. 2013. (Congresso).

6.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. GT Consumo e Cidadania. 2013. (Congresso).

7.
28 Reunião Brasileira de Antropologia. Mamãe vai ao supermercado: conflitos e negociações na compra de alimentos. 2012. (Congresso).

8.
Aula doutorado EBAPE/FGV.Etnografia das compras - considerações metodológicas. 2012. (Outra).

9.
ENEC.Os passeios de Edna e outras andanças: inclusão e exclusão no supermercado. 2012. (Encontro).

10.
Palestra no Grupo de Estudos do Consumo - CPDA UFRRJ.Mamãe vai ao supermercado: uma abordagem etnográfica das compras para o cotidiano. 2012. (Outra).

11.
Palestra no NUPEQUIS/UFSC.Mamãe vai ao supermercado: uma abordagem etnográfica das compras para o cotidiano. 2012. (Outra).

12.
IX RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul. Relações Entre os Sentidos e as Escolhas. 2011. (Congresso).

13.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia. O Comprador Cidadão: Caminhos da Cidadania no Supermercado. 2011. (Congresso).

14.
5° Encontro Nacional de Estudos do Consumo.Preocupação Ambiental no Supermercado: como se comportam e o que pensam mulheres de camadas médias de Florianópolis. 2010. (Encontro).

15.
Colóquio Pesca e Gênero."É o fim do mundo, mas está muito melhor". 2010. (Outra).

16.
Fazendo Gênero 9 Diásporas, Diversidades, Deslocamentos.Compras de abastecimento doméstico: responsabilidade privada e pública das mulheres. 2010. (Simpósio).

17.
V Encontro Nacional da ANPPAS.Preocupação Ambiental no Supermercado: Como se Comportam e o que Pensam Mulheres de Camadas Médias de Florianópolis. 2010. (Encontro).

18.
II Jornada Pesca e Turismo.A Marca do Peixe: critérios, valores e representações determinantes na compra de pescados em Florianóplis. 2009. (Outra).

19.
I Seminário Nacional de Sociologia Econômica.Consumo Consciente: entendimentos, definições e possibilidades de realização no cotidiano. 2009. (Seminário).

20.
Terceiro Encontro Juventude, consumo e educação.Publicidade, política, consumo e cidadania na perspectiva dos adolescentes. 2009. (Encontro).

21.
XIV Coingresso Brasileiro de Sociologia. Movimentos Sociais, consumo consciente e subjetividades: as donas de casa se dispõem à mobilização?. 2009. (Congresso).

22.
Fazendo Gênero 8. 2008. (Seminário).

23.
IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo.SE EU QUERO, EU POSSO. O QUÊ? REFLEXÕES SOBRE CONSUMO, POLÍTICA E PODER NA CONTEMPORANEIDADE.. 2008. (Encontro).

24.
7 Forum Nacional de Professores de Jornalismo. 2004. (Outra).

25.
Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación "Luces en el laberinto audiovisual". Educação para a leitura crítica da publicidade: uma questão de cidadania. 2003. (Congresso).

26.
IIIJornada de Debates "Mídia e Imaginário Infantil". 2002. (Outra).

27.
Colóquio Pesca e Gênero.É o fim do mundo. 2001. (Outra).

28.
9 Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Comunicação. 2000. (Encontro).

29.
Programa de Capacitação Docente - Formação Pedagógica. 1999. (Outra).

30.
3 Set Universitário.Comunicação Empresarial. 1990. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Barbosa, Lívia ; PORTILHO, M. F. F. ; GOIDANICH, M. E. ; GALINDO, Flavia ; WILKINSON, John ; GOMES, L. G. F. F. ; ROSALES, Marta Vilar ; ARITZIA, Tomas . VIII Encontro Nacional dos Estudos do Consumo. 2016. (Congresso).

2.
Barbosa, Lívia ; PORTILHO, M. F. F. ; GOMES, L. G. F. F. ; GOIDANICH, M. E. . VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo III Encontro Luso - Brasileiro de Estudos do Consumo I Encontro Latino - Americano de Estudos do Consumo. 2014. (Outro).

3.
GOIDANICH, M. E.; Assunção, V. K. . Coordenadora do ST Consumo e Gênero: Problematizando discursos e práticas no Seminário Internacional Fazendo Gênero 10.. 2013. (Outro).

4.
RIAL, C. ; Assunção, V. K. ; GOIDANICH, M. E. . II Jornada Pesca e Turismo. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Cardoso Furtado Silva. "Chegaram novidadinhas": fastfashion, cultura do novo e publicidade - O caso da marca Farm. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

2.
Amanda Chernicharo Déa e Silva. A expressão da identidade pelos perfis fakes do facebook: uma reflexão sobre "catfish: TV show". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

3.
Luisa Cristina Araújo de Salles Cunha. Plano de Marketing para a marca de camisetas Vinil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

4.
Catarina Nae Yen Kuo. Ensinando a ser menina: as princesas Disney e o processo de socialização infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

5.
Deborah Paura da Silva. Os públicos da TV nas redes digitais: BBB e empoderamento feminino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

6.
Amanda Sayuri Guenka Campos. O discurso irônico na publicidade de moda:uma abordagem sobre a ironia na sociedade contemporânea. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

7.
Thyago Mattos Azevedo. Projeto Limão e o processo de colaboraçao da WEB 2.0. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

8.
Elisa Soldatelli. Consumo doluxo e seus atributos na contemporaneidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

9.
Karoline Oliveira. O valor do merchandising social na telenovela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

10.
Roberto Coimbra Drummond Neto. Marketing de varejo: armadilhas que podem constar em propagandas de varejo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

11.
Heloísa Sá Alves. Interatividade e simulação no second life> um estudo da presença de empresas no mundo virtual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

12.
Eleno Coelho Filho. Linguagem publicitária e ética dos comerciais automotivos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

13.
Gabriel Heusi. Marketing de relacionamento: relacionamento através de sistemas peritos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

14.
João Antônio de Souza Domingos. Comunicação no futebol: a rivalidade entre Avaí e Figueirense e as decisões dos consumidores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

15.
Nicolás Zaffi. A sociedade da informação e a convergência de outras mídias no celular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

16.
Fernanda Dornelles Chagas Pereira. All Star: a identidade do consumo, o consumo da identidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

17.
Gabriela Lopes Camargo. Existe o respeito ao Conar? Estudo das novas normas para comerciais dirigidos ao público infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

18.
Thiago Kawahara Caixeta. DASPU, 7 meses,marginalizada e retraída. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

19.
Rafaela Michels de Souza. O consumidor de produtos de luxo: como a publicidade se comunica com este público. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

20.
Juliana Sangoi. Comunicação visual sobre problemas ambientais na Lagoa da Conceição em Florianópolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

21.
Elisa Araújo Lima. TV Digital: a visão das agências de comunicação de Florianópolis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

22.
Ana Carolina Campos. Marketing de relacionamento: a busca da pessoalidade na modernidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

23.
Ana Paula Leal da Silva. Rejuvenescimento de marca: o caso Hippo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

24.
Graziella Michels Siega. Comunicação de marketing com poucos recursos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

25.
Gabriela Richler Gomes. A participação do público interno na formação da imagem institucional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

26.
Grasiele Rodrigues Cesconetto. A moda transmitida pela mídia na construção de identidade dos adolescentes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

27.
Gisleine Rocha. Publicidade no rádio: testemunhal ao vivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

28.
Guilherme A. Silva. Infância, responsabilidade social e profissão publicitária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

29.
Mariana Lapolli. Perfil empreendedor dos donos de agências de publicidade em Florianópolis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

30.
Joana Iracema Carioni. A representação da mulher na publicidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

31.
Samuel Alex Muller. Ensaio sobre marcas e identidade na sociedade contemporânea. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

32.
Giovani Padoin. Uma reflexão sobre a ideologia do consumo no público infanto-juvenil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

33.
Eduardo João Moro. Planejamento de campanha política: incentivo à cultura e formação da identidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

34.
Diego Fernando Dotta Leão. Publicidade na modalidade de educação a distância na internet. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

35.
Cláudia Brancher Kerber. Projeto Espaço Tecer. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

36.
Mariana Lapolli. Academia Albertina Ganzo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

37.
Tânia de Farias Miralles. Eu vivo a Lagoa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

38.
Thales Andrigo Tumelero. Condomínio Villagio Firenze. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

39.
Gabriela da Luz. Clínica Materno-Fetal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

40.
Tânia de Farias Miralles. Parece mas não é: marketing social e responsabilidade social. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

41.
Cláudia Kerber. Campanha do Blah! Como a publicidade constroi identidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

42.
Mariana Lapolli. Academia Albertina Ganzo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

43.
Fabrício Rodrigo Corrêa. Telemarketing: o relacionamento da TIM com seus clientes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

44.
Sandra Jahn. A política como espetáculo. 2002. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

45.
Veridiana Arrieche Scarduelli. A importância da mediação familiar na relação da criança com a TV. 2002. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

46.
Silvia Carmem Gonçalves. Turismo rural em Leoberto Leal. 2001. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

47.
Ana Flávia Martins. Silva Materiais de Construção. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

48.
Gisele Souza Muller. O turismo na melhor idade em Santa Catarina. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

49.
Vivian Karina Euzébio. Vivian Karina Euzébio. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

50.
Cristine de Barros. A força do rádio como mídia publicitária. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

51.
Mirella Alessandra Vegini. Feira das Alfaias - Santo Antônio de Lisboa. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

52.
Tatiana Correa. Publicidade de moda no rádio. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

53.
Nicole Cristina Duarte. Rádio e música. Um relacionamento de sucesso. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.

54.
Daniela Isoton. Rádio e futebol. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Maria Elisabeth Goidanich.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
GOIDANICH, M. E.. Questões ideológicas na cobertura da mídia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GOIDANICH, M. E.. Antropologia do Consumo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GOIDANICH, M. E.. Cool Hunting: pesquisa de tendências. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MEZABARBA, S. R. ; GOIDANICH, M. E. . Antropologia do Consumo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).



Outras informações relevantes


Destaca-se a atuação como pesquisadora no NAVI/Gaum/UFSC, no Grupo de Estudos do Consumo e no CIEC/ECO/UFRJ. Além da atuação como pesquisadora em projetos eventuais do mercado e da academia.

Aprovada em primeiro lugar no processo seletivo para provimento de vaga de Professor Substituto, da Escola de Comunicação da UFRJ, referente ao Edital n. 384 de 11/11/2013. Setor de Comunicação e Sociedade do Departamento de Métodos e Áreas Conexas, publicado na página 26 do Diário Oficial de 29 de novembro de 2013.

Aprovada em terceiro lugar no processo seletivo para provimento de vaga de Professor Adjunto A, da Escola de Comunicação da UFRJ, referente ao Edital número 460, de 23 de dezembro de 2013. Setor de Comunicação e Sociedade do Departamento de Métodos e Áreas Conexas, publicado na página 19 do Diário Oficial da União, número 195, de 9 de outubro de 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 9:27:19