Valeria de Oliveira Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5035048769549386
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/ProPED (2013). Especialista em Linguística Aplicada à Saúde e à Linguagem, com pesquisa na área de surdez Inst. de Letras/UERJ (1996) e em Surdez e Legramento em Anos Iniciais para Crtianças e EJA - INES/ISERJ (2010). Graduada em Letras - UERJ (1996) e em Pedagogia UCB (1991). Atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão - Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PRB-UERJ). Docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, com atuação no Atendimento Educacional Especializado - Ensino Colaborativo (AEE-EC). Integrante do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovações Pedagógicas (OIIIIPe). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Português como L2 para Surdos. Atua, principalmente, com as seguintes temáticas: inclusão, interculturalidade, inovações pedagógicas, formação de professores, e-acessibilidade, tecnologia assistiva, atendimento educacional especializado - aee e currículo no ensino superior. valeriagpdoc@gmail.com / https://pt.slideshare.net/ValeriadeOliveira1 / http://uerjrompendobarreiras.blogspot.com.br/ (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valeria de Oliveira Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, V. O. de;Oliveira, Valeria de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação / Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão.
Rua São Francisco Xavier 524 - 12 o. a. - bl A - s. 12001
Maracanã
20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340303
Ramal: 40030
Fax: (21) 32340790
URL da Homepage: http://uerjrompendobarreiras.blogspot.com/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / ProPED, UERJ / PROPED, Brasil.
Título: E-acessibilidade para Praticantes com Deficiência Visual Usuários de Leitores de Tela no Ensino Superior Online,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Edméa Oliveira dos Santos.
Palavras-chave: e-Acessibilidade; Pesquisa-formação; Multirreferencialidade; Educação Online; Inclusão no Ensino Superior Online..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em SURDEZ E LETRAMENTO EM ANOS INIC P/ CRIANÇ E E EJA. (Carga Horária: 390h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Título: Letramento e Surdez: a importância da LIBRAS como língua de Instrução na educação do surdo.
Orientador: Luzia Cristina Nogueira de Araújo.
1996 - 1998
Especialização em Especialização Em Lingüistica Aplicada à Ärea Biom. (Carga Horária: 420h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1992 - 1996
Graduação em Português -Alemão.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1990 - 1991
Graduação em Pedagogia.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
1990 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
1987 - 1989
Graduação em Português Inglês.
Faculdades Integradas Castelo Brasnco, FICAB, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Surdez e Matemática. (Carga horária: 8h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Form.Cont.de Prof.emTecnol.de Inform e Comunicação. (Carga horária: 180h).
Centro de Estudos Interdisciplinar em Novas Tecnologias UFRGS, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Currículos pensadospraticados no cotidiano da esco. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2011 - 2011
Produção Audivisual e Narrativas Transmidiáticas. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / ProPED, UERJ / PROPED, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em O Ensino do Português como Segunda Língua p/ Surdo. (Carga horária: 44h).
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial - UEL, V CBMEE - UEL, Brasil.
2009 - 2009
O Ens. do Português como Segunda Língua p/ Surdos. (Carga horária: 44h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Curso de alfabetização no Sistema em Braile. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Produção de Material Didatico. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2009 - 2009
O Ens. do Português como Segunda Língua p/ Surdos. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Produção de Material Didático. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2009 - 2009
Alfabetização no Sistema Braille. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Lingua Brasuileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2008 - 2008
Formação na Área de Educação Especial. (Carga horária: 80h).
Fundação de Apoio CEFET/RJ - FUNCEFET, FUNCEFET, Brasil.
2008 - 2008
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Educ. Cult. e Currículo:Cotidiano dosAnos Iniciais. (Carga horária: 90h).
Instituto de Aplicação Fernandes da Silveira, CAPUERJ, Brasil.
2007 - 2007
Cpacitação na Área de Educação Especial. (Carga horária: 80h).
Fundação de Apoio CEFET/RJ - FUNCEFET, FUNCEFET, Brasil.
2007 - 2007
Educação, Cultura e Curriculo: O Cotidiano ... (Carga horária: 90h).
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, IAFRS, Brasil.
2006 - 2006
Lingua Portuguesa - SEJAD. (Carga horária: 120h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2006 - 2006
Formação Técnica no Serviço da EJA: Língua Port.. (Carga horária: 120h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2004 - 2005
Formação em sistema Braile e Recursos Pedagógicos. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2004 - 2005
Capacitação de Professores de Pessoas Portadoras d. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, SETR, Brasil.
2004 - 2005
Formação de Professores de Pess. com Defic. Visual. (Carga horária: 180h).
Espaço, Cidadania e Oportunidade Social, ECOS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Formação em Sistema Braille e Rec. Pedagógicos. (Carga horária: 45h).
Programa Rompendo Brareiras: Luta pela Inclusão - UERJ, PRB-UERJ, Brasil.
2003 - 2003
Educação Inclusiva. (Carga horária: 40h).
Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 45h).
Programa Surdez - UERJ, PS-UERJ, Brasil.
1998 - 1998
Introdução ao Curso de Lingua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1995 - 1998
Curso de Lingua Brasileira de Sinais - N. I,II,III. (Carga horária: 140h).
Federação Nacional de Eduicação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
1995 - 1997
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - I, II, III. (Carga horária: 140h).
Federação Nacional de Eduicação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAPUERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Assistente do Departamento de Ensino Fundamental, Educação Especial / Educação Inclusiva.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora Pedagógica do Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão / Faculdade de Educação / UERJ. Atualmente desenvolvendo atividade de pesquisa e orientação de cinco (05) bolsistas de Iniciação a Docência, co-orientação um (02) bolsista de Estágio Interno Complementar e três (08) de Extensão.

Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção Cultural, Carga horária: 30
Outras informações
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO DO CENTRO CULTURAL DA UERJ

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenação, Carga horária: 40
Outras informações
Assistente da Coordenação Geral do Programa Surdez

Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisas Biomédicas, Carga horária: 30
Outras informações
Auxiliar na ärea de pesquisa Biomédica no Departamento de Fisiologia

Atividades

1/2000 - Atual
Direção e administração, Departamento Cultural, Coordenação Geral do Centro Cultural da Uerj.

Cargo ou função
Assistente da Coordenação Geral do Centro Cultural.
1/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Estudos da Linguagem, Linha de Pesquisa Discurso e Gramática.

1/2000 - Atual
Serviços técnicos especializados , Departamento Cultural, Coordenação Geral do Centro Cultural da Uerj.

Serviço realizado
Assistente da Coordenação Geral do Centro Cultural.
10/1996 - 1/2000
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Estudos da Linguagem, Departamento de Estudos da Linguagem.

Atividade realizada
Assistente de Pesquisa da Coordenação Geral do Projeto , trabalhando nos projetos de extensão, dentre eles: Surdez e Bilingüismo: leitura do Mundo e Mundo da Leitura e no Curso de Introdução à Língua de Sinais..
04/1998 - 04/1998
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Consultora Especializada na Área de Surdez.
3/1995 - 10/1996
Outras atividades técnico-científicas , Centro Biomédico, Centro Biomédico.

Atividade realizada
Auxiliar na ärea de Pesquisa Biomédica.

Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador UAB, Carga horária: 10
Outras informações
Esta atividade é vinculada ao ensino à distância da UERJ. Desde abril de 2013 venho coordenando, supervisionando e propondo práticas inclusivas que garantam um currículo e avaliações que reflitam a atual política nacional de inclusão da pessoa com deficiência para nossos estudantes com deficiências sensoriais (surdos, cegos, com baixa visão e surdoscegos). Tendo em vista a atual cultura potencializada pelos dispositivos móveis conectados em rede e as características do ensino a distância promovido em ambiente virtual de aprendizagem com atividade online síncronas e assíncronas, a atuação de um profissional especialista na área de inclusão e acessibilidade web tornou-se indispensável. Além da coordenação pedagógica do Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão que oferece atendimento acadêmico especializado aos estudantes da UERJ dos cursos presenciais e a distância, da graduação ao doutorado, também estou vinculada ao Programa UERJ Acessível da Sub-reitoria de Graduação e, como conselheira titular, represento a Universidade em nosso Conselho Estadual de Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro.


Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, MSB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 0
Outras informações
Disciplinas lecionadas: no Curso de Fonoaudiologia - Linguística Geral, Sociolinguística, Psicoliguística e Neurolinguística e Produção Textual; nos Curso de Geografia, História Letras disciplina Língua Portuguesa I e II.

Atividades

5/2000 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Curso de Fonaudiologia.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Curso de Língua Brasileira de Sinais.
2/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
LinGúisticxa I
Lingüistica II
04/2000 - 04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
CONSELHEIRA DO CURSO DE FONOIAUDIOLOGIA.
04/1999 - 04/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Fonoaudiologia, .

Cargo ou função
CONSELHEIRO UNIVERSITÁRIO - CONSUN.

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas lecionadas: no Curso de Fonoaudiologia - Linguística Geral, Sociolinguística, Psicoliguística e Neurolinguística e Produção Textual;


Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 15
Outras informações
Disciplinas lecionadas: no Curso de Fonoaudiologia - Linguística Geral, Sociolinguística, Psicoliguística e Neurolinguística e Produção Textual; nos Cursos de Biologia, Psicologia, Serviço Social - Produção Textual


Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Vínculo no Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) destinado à tutoria a distância da Disciplina Informática na Educação que faz parte da grade curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade EAD da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), uma das oito universidades públicas vinculadas ao consórcio CEDERJ/Fundação CECIERJ.


Escola Municipal Vereador Orlando Hungria - Secret. de Educação - Nilópolis, EMVOH - SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Atendimento Educacional Especial, Carga horária: 10
Outras informações
Atendimento Educacional Especial em Sala de Recursos Multifuncionais, no contraturno, de alunos com deficiência (surdos, cegos, baixa visão, deficiência intelectual e deficiência múltipla) incluídos.


Escola Municipal Jose D'Alessandro - Secretaria de Educação - Nilópolis, EMJDA - SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Língua de Portuguesa, Carga horária: 10


Escola Municipal Margarida Fernades Sabino - Secret. de Educ. - Nilópolis, EMMFS - SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Língua de Portuguesa, Carga horária: 10
Outras informações
Faço parte do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II - MEC) que oferece formação continuada em língua portuguesa aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas da Prefeitura de Nilópolis.


UNIVERSIDADE DE NOVA IGUAÇU, UNIG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa do Curso de Pedagogia e Professor Orientador de Monografia-Final do Curso de Letras.

Atividades

02/2002 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de monografia na área de Sociolingüística
02/2002 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação - UERJ, FACEDU/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Assistente do Atendimento Educacional Especializado - Ensino Colaborativo (AEE-EC). Coordenadora Pedagógica do Programa Rompendo Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão (PRB-UERJ)

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
No Curso de Pós-Graduação lato sensu - Especialização em Educação com Aplicação da Informática / UERJ-EDAI - lecionei a disciplina "Educação Especial e Informática", disciplina que tem como proposta apresentar as possibilidades de acessibilidade web para todos a partir do uso de tecnologias que possibilitem as praticas e-acessíveis.



Linhas de pesquisa


1.
A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores

Objetivo: O projeto pretende investigar como as redes sociais, estruturadas pelos softwares sociais da Web 2.0, e a mobilidade dos computadores e dispositivos móveis podem contribuir para a formação de professores na atual fase da cibercultura. A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais nas esferas do ciberespaço e das cidades..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Tecnologia Assistiva.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Formação de Professores; e-Acessibilidade; Cibercultura.


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
E-acessibilidade para Praticantes com Deficiência Visual Usuários de Leitores de Tela no Ensino Superior Online
Descrição: A proposta desta pesquisa é investigar as possibilidades de e-acessibilidade da plataforma do Curso de Pedagogia online da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Os praticantes envolvidos neste estudo serão Graduandos da licenciatura em questão e Professores-tutores com deficiência visual, usuários de leitores de tela..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Valeria de Oliveira Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2006 - 2007
Projeto Mãos: para que te quero?
Descrição: Muitas são as pessoas que, por circunstâncias diversas, têm sua visão diminuída excessivamente, podendo seu quadro chegar à cegueira total. Também encontramos indivíduos que, por acidente ou alguma patologia, perdem a visão inesperadamente. Em geral, os jovens, adultos e idosos que passam a fazer parte da população supracitada têm sua auto-estima abalada a tal ponto que a vida acaba por perder o sentido. Desta forma, a necessidade premente de atenção a esta demanda deu origem ao Projeto de pesquisa e extensão ?Mãos: Para que te quero?? que atende um público específico ─ deficientes visuais com Baixa visão ou cegos ─ a partir de quinze anos, jovens, adultos e idosos que necessitem de reabilitação e inserção social de caráter educativo e/ou de preparação para o mercado de trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - Atual
Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão Digital
Descrição: O desafio para o século XXI é reconhecer politicamente as Diferenças Culturais Sociais e Individuais como parte da diversidade humana. A permanente discussão entre identidade e diversidade, que o debate sobre a diferença destaca, vem ao encontro do que hoje é discutido em termos de construção de um modelo político social e econômico que atenda as complexas especificidades humanas que demandam ações políticas específicas. Se as semelhanças entre os seres vivos e o que os tornam tão diferentes forem observados, as diferenças individuais também serão valorizadas. Pensando assim, se todos forem incluídos nos programas e serviços que o Estado e a sociedade oferecem, as diferenças culturais e sociais serão reconhecidas. Pensar a diversidade, humanizando e universalizando serviços, é o grande desafio que nos impõe este novo milênio. Contudo, a humanidade há de entender que distinto/diferente não significa inferior. Em pleno século XXI, é inadmissível que um estudante, seja ele do ensino fundamental, médio ou superior, não tenha acesso aos recursos digitais de pesquisa e produção textual. Para que os discentes deficientes visuais ? cegos ou de baixa visão ? e com problemas motores sejam atendidos com eqüidade, tenha acesso a informações atualizadas, possam elaborar seus trabalhos e ler diferentes textos, faz-se mister que existam equipamentos com software específicos para este fim e, ainda, que estas pessoas com necessidades educacionais especiais contem com o auxílio de profissionais capacitados para atendê-los de forma assistiva no desempenho destas atividades. O Projeto, além de responsabilizar-se pela divulgação das ações e atividades desenvolvidas pelo Programa Rompendo Barreiras, disponibiliza computadores adaptados para atender às necessidades dos usuários que buscam o projeto para desenvolver suas atividades acadêmicas, propícias formação inicial aos graduandos de Pedagogia e Licenciaturas da UERJ e continuada de professores da comunidade externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Valeria de Oliveira Silva - Coordenador / Edméa Santos - Integrante / Rosana Glat - Integrante / Sandra Maria Martins de Castro - Integrante.Número de orientações: 1
1989 - Atual
Audioteca
Descrição: Partindo do princípio que DIREITOS HUMANOS, DEMOCRACIA e ACESSIBILIDADE são indissolúveis, pois representam o respeito e a valorização da diversidade humana, o decreto 5296/2004 e a emenda constitucional de agosto/2009 (Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência) estabelecem a promoção e a garantia de igualdade social. Sendo assim, segundo as garantias legais de acessibilidade, a UERJ, através das ações desenvolvidas pela AUDIOTECA, permaneceu por quinze anos, na vanguarda de tais políticas públicas, sendo, há vinte anos, um dos poucos espaços onde são encontradas condições adequadas de atendimento à pessoa com deficiência. Além de encarregar-se da produção, organização e manutenção do material didático, gravado em áudio, no Projeto, também, são formados ledores e transcritores para atender, respectivamente, às pessoas com cegueira, baixa visão, surdez, com problemas motores ou dislexia das comunidades interna e externa da UERJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Valeria de Oliveira Silva - Integrante / Raquel Rodrigues Ferreira - Integrante / Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter - Coordenador.Número de orientações: 1
1988 - Atual
Programa Rompendo Barreiras: luta pela inclusão
Descrição: Retomando os preceitos do art. VII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ?Todos são iguais perante a lei e têm direitos, sem qualquer distinção?, o Programa Rompendo Barreiras: luta pela inclusão - PRB, desde a sua fundação, em abril de 1988, busca a inclusão de quem tem necessidades educacionais especiais. Embora grande parcela da sociedade, ainda, não direcione seu olhar para essas pessoas e negue, mesmo que inconscientemente, a igualdade de direitos para TODOS, novas entidades não governamentais, públicas e indivíduos independente lutam pela garantia de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Pensando nos que resistem ao preconceito e indiferença, o PRB presta consultoria a empresas e instituições de ensino, ministra oficinas e palestras, promove, a cada biênio, um encontro para agregar a comunidade acadêmica, participa, em anos alternados, de conferências, municipais, estadual e nacional, de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, representa a UERJ no Conselho Estadual pela Política de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência ? CEPDE. Dentre outras ações, que têm como característica contribuir para a formação acadêmica de futuros professores, o PRB busca oportunizar a aquisição de conhecimentos específicos de como utilizar material didático-pedagógico para alunos cegos e com baixa visão. Neste sentido, o Curso de ?Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para alunos DV e com Baixa Visão? é oferecido, desde 2003, a graduandos das Licenciaturas e do Curso de Pedagogia da UERJ e de outras Instituições e à profissionais das redes públicas de ensino responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado - AEE de alunos com DV. Atendendo a demanda daqueles que têm a visão comprometida, o Programa, também, oferece aulas de Braille e/ou de Língua Espanhola Instrumental com todo material didático adaptado exclusivamente para DV para pequenos grupos ou individualmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Valeria de Oliveira Silva - Integrante / Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter - Coordenador / Raynielle Verônica Lovattine de Lima - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
APOIO À FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES: ADEQUAÇÃO E ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS E ESPAÇO FÍSICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
Descrição: Projeto aprovado pela Edital CAPES 19/2013- Programa de Consolidação das Licenciaturas /PRODOCÊNCIA, visa contemplar a formação de novos professores e professoras das diferentes áreas contempladas nos ensinos fundamental e médio, assim como a formação continuada de professores que já vivem esse cotidiano escolar, que sentem a necessidade de desenvolver competências necessárias para lidar com os tantos sujeitos diferentes que habitam juntos hoje o espaço escolar, entendendo que é possível melhorar a formação de licenciandos com a aplicação de novas possibilidades pedagógicas, de outros modos de fazer inclusão e, de inovar no que diz respeito à qualidade em educação para o atendimento a rede de educação básica. Conforme aponta os decretos 5296/04, 5626/05, 6949/09 e especificamente o 7611/11, que dispõem sobre o atendimento educacional especializado (AEE) e prioriza a adoção de medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes presenciais e virtuais que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena , é responsabilidade da Universidade identificar as necessidades educacionais especiais de seusdiscentes com deficiência e propiciar­lhes AEE, além de formar em serviço os docentes que acompanham estesestudantes e propiciar formação inicial dos graduandos das licenciaturas, presenciais e da modalidade a distância paraatuarem na promoção da inclusão educacional. Partindo destas orientações, o Ensino Colaborativo é uma possibilidadede trabalho indicada para o contexto educacional desde a Educação Básica ao ensino superior e pós­graduação, presenciais e a distância. Em relação aos estudantes com deficiências sensoriais, auditiva e visual, para facilitar seu sucesso aos conteúdos curriculares, às atividades, serviços e propostas curriculares, assim como atender a legislaçãocitada anteriormente, o presente projeto visa oferecer efetivamente cursos de BRAILLE, Tecnologias Assistivas e SuportesInformacionais e LIBRAS, às suas licenciaturas por meio de ções do Instituto de Letras e da Faculdade de Educação para todos os cursos de licenciatura da UERJ. Para tal, além de pesquisas na área, o presente projeto visa reformar espaços físicos e abrir caminho para a entrada de conteúdos curriculares (presencial e online) e capacitação de licenciandos sensíveis às diferenças e aptos a fazer adequações curriculares, assim como criar e adequar materiais impressos e desenhos didáticos em ambientes virtuais e presenciais de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2010 - 2012
e-ACESSIBILIDADE PARA PRATICANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL USUÁRIOS DE LEITORES DE TELAS NO ENSINO SUPERIOR ONLINE
Descrição: O foco deste estudo é buscar mecanismos capazes de reverte o quadro de exclusão de graduandos com deficiência visual (DV) total nas universidades, principalmente as que oferecem cursos Online. Embora as atuais tecnologias disponibilizem recursos que asseguram a essa clientela acesso à informação, o desconhecimento de tais avanços e arquiteturas mal projetadas inviabilizam a navegação de quem faz uso dos leitores de telas para tornar-se um praticante imersivo nos/dos ciberespaços. Se o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) não for projetado a partir das recomendações da W3C / WCGA2.0, a pessoa com cegueira torna-se dependentes de alguém que tenha o sentido da visão, entretanto, a partir de ambientes e-Acessíveis é possível a entrada de leitores de telas que dão autonomia para livre navegação desses usuários. Entretanto, o acesso não é o único obstáculo enfrentado por quem tem DV e deseja explorar ambientes virtuais, principalmente os de aprendizagem, foco desta investigação. Ao planejarmos o modelo didático online devemos estar atento aos conteúdos imagéticos (figuras, fotos, gráficos, esquemas,textos salvos como imagem) e tabela, pois estes devem ser convertidos em textos acessíveis que permitam a leitura através de softwares específicos para leituras eletrônica. Para exemplificação, destacamos os leitores mais utilizados no sistema operacional Windows, o NVDA que é livre e o JAWS e Virtual Visio que são proprietários. Ressaltamos, ainda, que o Linux tem seu próprio leitor, o ORCA e que o DOSVOX é um sistema operacional desenvolvido no NCE/UFRJ, que também tem um leitor de telas gratuito, disponibilizado em duas versões, uma para Windows e outra para Linux. Garantir igualdade de condições de acesso, usabilidade e inclusão digital de graduandos com DV em AVA pressupõe a prática consciente de técnicos em design e coordenadores, professore e tutores que despertem para a necessidade de se planejar e produzir materiais didáticos com desenho universal acessível a todos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Valeria de Oliveira Silva - Coordenador / Edméa Santos - Integrante / MAYRA CRISTINA DE SAO JOSE DA SILVA - Integrante.
2008 - Atual
Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas
Descrição: O presente relatório técnico apresenta as Diferentes ações e atividades são desenvolvidas no projeto ?Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas (NUSAI) às ações inclusivas no Ensino Superior da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro?. O projeto é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) e ao Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão. O NUSAI é constituído por três eixos: a) acessibilidade e garantia de permanência e aprendizagem aos estudantes com necessidades educacionais especiais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); b) formação dos graduandos dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas nas modalidades presencial e à distância na perspectiva da política de inclusão escolar; c) formação continuada de profissionais que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Valeria de Oliveira Silva - Coordenador / Vanessa Lourdes Juvencio Mendonça - Integrante / Katherine Ambrosio Costa - Integrante.
2006 - Atual
Programa Rompendo Barreiras: Laboratório de Informática
Descrição: Com as políticas públicas de inclusão digital a tecnologia assistiva tornou-se uma área do conhecimento, com característica interdisciplinar, reúne produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que possibilitam a funcionalidade, relacionada à atividades e participações de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, com o objetivo de proporcionar-lhes autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Ter seu direitos garantidos por lei, não significa que estes brasileiros com deficiência façam parte de uma sociedade inclusiva. Estar integrado. não significa estar incluído socialmente. Reconhecer e respeitar os direitos e valorizar as pessoas com deficiência requer uma luta constante pela promoção de acessibilidade para Todos. Fazendo uso de tecnologias computacionais adaptadas. Objetivando dar acesso a informação, comunicação e ajudas técnicas computacionais este projeto apresenta as seguintes ações: páginas com informações acessíveis; atividades desenvolvidas para suprir as dificuldades dos graduandos com necessidades educativas especiais da UERJ visando sua inclusão qualitativa na comunidade acadêmica; auxílio a usuários do Programa Rompendo Barreiras (PRB) que necessitam de ajudas técnicas assistivas; divulgação das ações do (PRB) e outras páginas acessíveis com conteúdos referentes aos direitos das pessoas com deficiência..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Valeria de Oliveira Silva - Coordenador / Nathalia Mendonça do Nascimento - Integrante.
2005 - Atual
CURSO DE LEITURA E ESCRITA EM BRAILLE E OUTROS RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS - CEGOS OU COM BAIXA VISÃO
Descrição: A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos e sofisticados. Os conteúdos escolares privilegiam a visualização em todas as áreas de conhecimento, de um universo de símbolos gráficos, imagens, letras e números. Assim, necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas. Desta forma, criamos, descobrimos e reinventamos estratégias e atividades pedagógicas condizentes com as necessidades gerais e específicas de todos e de cada um dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Valeria de Oliveira Silva - Coordenador / Josianne Bernardo de Araujo - Integrante / Laís Lopes Vieira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Português como L2.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Tecnologias Assistivas (TA).
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: e-Acessibilidade.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Educação Online.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicopedagogia.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Oliveira, Valeria de2012Oliveira, Valeria de; LOIVOS, Kamilla Correa . Perspectivas interculturais e a construção do currículo para alunos surdos. Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. 1, p. 30-38, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CRUZ, M. M. ; Oliveira, Valeria de ; GLAT, Rosana . Das Tecnologias Assistivas aos Objetos de Aprendizagem: possibilidades de estratégias para inclusão da pessoa com deficiência. Mídia e Tecnologias na Educação Presencial e a Distância. 1ed.Rio de Janeiro: GEN-LTC, 2016, v. 1, p. 85-114.

2.
COSTA, A. M. F. R. ; Rachel Colacique ; Oliveira, Valeria de . Do Ciberativismo às Produções Autorais: as pessoas com deficiências sensoriais estão nas redes sociais. In: Edméa Santos; Maria Luíza Oswald; Edivaldo Couto. (Org.). Pesquisa e Mobilidade na Cibercultura: itinerâncias docentes. 1ed.Salvador, BA: EDUFBA, 2015, v. único, p. 228-252.

3.
CANTO, S. B. ; MOREIRA, H. M. A. ; Oliveira, Valeria de . ANÁLISE CRÍTICA DOS DISCURSOS DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE ALFABETIZAÇÃO REALIZADO EM ANGICOS NO ANO DE 1963. In: Claudia Cristina dos Santos Andrade; Inez Helena Muniz Garcia; Lidia Maria Ferreira de Oliveira. (Org.). III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: Diálogos com a educação no século XXI 2015 ? 50 anos de Educação Popular no Brasil. 1ed.Rio Grande do Norte: Natal, 2015, v. 1, p. 828-839.

4.
Oliveira, Valeria de; CRUZ, M. M. . e-Acessibilidade na Educação básica: o uso de tecnologias assistivas e conexão na web. In: DANTAS,, L. G.; MACHADO, M. J.. (Org.). Tecnologias e educação: perspectivas para gestão, conhecimento e prática docente. 1ed.São Paulo: FTD, 2014, v. 1, p. 118-143.

5.
SANTOS, E. ; Oliveira, Valeria de . E-acessibilidade: desafios para educação do deficiente visual. In: YONEZAWA, W.M; BARROS, D.M.V. (Org.). E-acessibilidade: desafios para educação do deficiente visual. 1ed.Marília: Oficina Universitária, 2013, v. único, p. 81-98.

6.
DAMASCENO, A. ; COLACIQUE, R. ; Oliveira, Valeria de . Currículo e Diferença na Escola Inclusiva. In: Edméa Santos. (Org.). Currículo: Teoria e Prática. 1ªed.Rio de Janeiro: LTC, 2012, v. 01, p. 183-204.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, S. B. ; MOREIRA, H. M. A. ; SILVA, V. O. de . Paulo Freire e a Experiência de Angicos (RN/BRASIL), Na Década de 1960: proposições para uma alfabetização humanizadora. In: XI COLUBHE - Concresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2016, Porto. Investigar, Inteervir e Preservar: caminhos da história da educação luso-brasileira, 2016. v. 1. p. 00-01.

2.
Oliveira, Valeria de; CARVALHO, F. S. P. . Ciberatos Formativos Compartilhados na Pesquisa-Formação Multirreferencial. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015. v. 1. p. 1-12.

3.
CASTRO, M. G. F. ; KELMAN, C. A. ; Oliveira, Valeria de ; CARVALHO, J. F. ; BELEM, M. M. . Leitura e Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: uma Perspectiva de Letramento Para Surdos. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015. v. 1. p. 1-12.

4.
Oliveira, Valeria de; CANTO, S. B. . Programa Rompendo Barreiras Lutando Pela Inclusão Humanizadora e Formação Acadêmica Desde 1988. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015. v. 1. p. 1-12.

5.
CANTO, S. B. ; MOREIRA, H. M. A. ; Oliveira, Valeria de . Análise Crítica dos Discursos de Encerramento do Curso De Alfabetização Realizado em Angicos no Ano de 1963. In: III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire - O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: Diálogos com a educação no século XXI/2015 ? 50 anos de Educação Popular no Brasil, 2015, Natal. E-book do III Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire O pensamento político-pedagógico de Paulo Freire: Diálogos com a educação no século XXI 2015 ? 50 anos de Educação Popular no Brasil. Natal: Arte/Diagramação - Ariel Lima, 2015. v. 1. p. 828-839.

6.
Oliveira, Valeria de; COSTA, A. M. F. R. ; GOMES, A. F. . Inclusão Educacional, Comunicação e Interatividade: Adolescentes com Deficiências que Fazem Uso das Redes Sociais com Autonomia. In: VII I Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VII I Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 1-12.

7.
Oliveira, Valeria de; LOIVOS, Kamilla Correa . Visita Guiada ao Museu do Açude - RJ: uma atividade de formação dos bolsistas do Rompendo Barreiras da UERJ. In: I Seminário de Acessibilidade em Museus e Instituições Culturais - RJ, 2014, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário de Acessibilidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, 2011. v. 1. p. 167-170.

8.
SILVA, V. O. de. Possibilidades de Leituras a partir das Infovias dos Ciberrespaços: O Deficiente Visual Usuário de Leitores de Tela em Ação. In: VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, Rio de Janeiro. Práticas/Teorias Sociais na Contemporaneidade. Rio de Janeiro, 2011. v. único. p. 1-16.

9.
SILVA, V. O. de; Rachel Colacique . e-Acessibilidade e Currículo para Praticantes com Deficiências Sensoriais no Ensino Superior Online. In: I Seminario Currículos, Cotidianos, Culturas e Formação de Educadores, 2011, Vitória - ES. e-Acessibilidade e Currículo para Praticantes com Deficiências Sensoriais no Ensino Superior Online, 2011.

10.
SILVA, V. O. de; LOIVOS, Kamilla Correa . Perspectivas Interculturais e a Construção do Currículo para Alunos Surdos. In: I Seminário Currículos, Cotidianos, Culkturas e Formação de Educadores, 2011, Vitória - ES. I Seminário Currículos, Cotidianos, Culkturas e Formação de Educadores, 2011.

11.
SILVA, V. O. de. Possibilidades de Leituras a partir das infovias dos ciberespaços: O deficiente visual usuário de Leitores de Tela em Ação. In: VI Seminario Internacional As Redes educativas e as tecnologias, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional As Redes Educativas e As Tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade. Rio de Janeiro, 2011. v. 01.

12.
SILVA, V. O. de. Subjetividade do inacessível: a informação e os excluídos pela falta do olhar. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. Subjetividade do inacessível: a informação e os excluídos pela falta do olhar. São Carlos - SP: UFSCAR, 2010.

13.
SILVA, V. O. de. Subjetividade do Inacessível: a informação e os excluídos pela falta do olhar. In: IV CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos - SP. VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. São Carlos - SP: Cubo, 2010. v. 01.

14.
SILVA, V. O. de. Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior: Formação dos Graduando das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: V Congresso Brasileiro Multidiiciplinar de Educação Especial, 2010, Florianópolis - PR. Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior: Formação dos Graduando das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.

15.
SILVA, V. O. de. Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior: Formação dos Graduandos nas Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial da Universidade Estadual de Londrina - PR. Londrina - PR: Universidade Estadual de Londrina, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo ; Oliveira, Valeria de ; THOME., D. M. S. G. . Projeto Audioteca. In: 26 UERJ sem Muros, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 104-104.

2.
Oliveira, Valeria de. A Comunicação com Crianças com Deficiências Sensoriais: o que fazer na hora das brincadeiras e jogos. In: III Curso BRINQUEDISTA HOSPITALAR, 2014, Rio de Janeiro. BRINQUEDISTA HOSPITALAR. Rio de Janeiro: Gráfica da UERJ, 2014. v. 1. p. 37-42.

3.
Oliveira, Valeria de; SANTOS, E. . e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. In: II Colóqui Ver e não Ver, 2013, Rio de Janeiro. II Colóqui Ver e Não Ver. Rio de Janeiro, 2013.

4.
SILVA, V. O. de; SANTOS, E. ; Rachel Colacique . e-Acessibilidade: desafios para Educação. In: V Simpósio Nacional da ABCiber, 2011, Florianópolis. ABCiber V Simpósio 2011, 2011.

5.
SILVA, V. O. de. Tecnologia Assistiva e Inovações Educacionais: Linguística e Didátiac Aplicada ao Ensino de Alunos com Deficiência Visual. In: X Semana de Graduação da UERJ, 2010, Rio de Janeiro - RJ. XI UERJ sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo ; Oliveira, Valeria de ; SOARES, J. J. . Programa Rompendo Barreiras: Luta Pela Inclusão. In: 26 UERJ sem Muros, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 102-102.

2.
Oliveira, Valeria de; VIEIRA, R. P. ; CARVALHO, S. S. ; FERNANDES, A. F. F. . Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão Digital. In: 26 UERJ sem Muros, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 105-105.

3.
CASTRO, Mariana Gonçalves Ferreira de ; Oliveira, Valeria de ; CARVALHO, J. F. . A Metáfora: Diferenças Linguísticas de Jovens e Adultos Surdos que Interferem em sua Interpretação. In: 15 Semana de Graduação da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 684-684.

4.
Oliveira, Valeria de; COUTO, G. C. ; CASTRO, L. C. S. . Ambientes Virtuais do PRB-UERJ: Inclusão Digital e Divulgação de Atividades Inclusivas no Ciberespaço. In: 15 Semana de Graduação da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 222-222.

5.
CASTRO, Mariana Gonçalves Ferreira de ; Oliveira, Valeria de ; BELEM, M. M. ; LIMA, J. C. S. ; CARVALHO, J. F. . Interdisciplinaridade como Estratégia de Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua sara Surdos. In: 15 Semana de Graduação da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 290-290.

6.
WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo ; Oliveira, Valeria de ; GOMES, A. F. ; FERNANDES, A. F. F. ; THOME., D. M. S. G. . O Ensino do Braile na Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. In: 15 Semana de Graduação da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 297-297.

7.
Oliveira, Valeria de; CASTRO, Mariana Gonçalves Ferreira de ; LIMA, J. C. S. ; CARVALHO, J. F. . Leitura e Escrita com Base em Pistas Visuais: Produção de Materiais para o Ensino do Português para Surdos. In: 15 Semana de Graduação da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 684-684.

8.
Oliveira, Valeria de; CASTRO, L. C. S. ; SILVA, P. A. . Acessibilidade à Comunicação, Informação e Ajudas Técnicas: O Caminho para o Exercício da Cidadania e Inclusão de Graduandos com Deficiências. In: 15 Semana de Graduação da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 221-221.

9.
CASTRO, M. G. F. ; Oliveira, Valeria de . Projeto de Leitura e Escrita em Língua Portuguesa para Surdos como Segunda Língua. In: 26 UERJ sem Muros, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 106-106.

10.
GLAT, Rosana ; Oliveira, Valeria de ; GONCALVES, A. O. ; AMORIM, I. ; REIS, Lucas Alves . Tecnologias Assistivas / Ajudas Técnicas: Inclusão de Estudantes com Deficiência Na Educação Básica e no Nível Superior. In: 15 Semana de Graduação da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da 26ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 1. p. 313-313.

11.
Oliveira, Valeria de. Aspectos legais da inclusão e os desafios de incluir. In: I Encontro Pedagógico do SENAC / MS, 2014, Campo Grande - MS. I Encontro Pedagógico do SENAC: Educação, Inclusão e Inovação - Diversidade no Ensino e no Aprende. Campo Grande: SENAC, 2014. v. 1.

12.
GLAT, Rosana ; Oliveira, Valeria de ; Castro, Sandra Maria Martins de . TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL TOTAL NO ENSINO SUPERIOR, PRESENCIAL E DA MODALIDADE EAD. In: UERJ sem Muro, 2013, Rio de Janeiro. 24 UERJ sem Muros, 2013.

13.
WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo ; Oliveira, Valeria de ; ARAUJO, J. ; RODRIGUES, V. . Curso de Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para Estudantes com Deficiência Visual: Cegos e com Baixa Visão. In: 24 UERJ sem Muros, 2013, Rio de Janeiro. 24 UERJ sem Muros. io de Janeiro, 2013.

14.
Oliveira, Valeria de; NASCIMENTO, N. M. . Inclusão do Programa Rompendo Barreiras da UERJ no Ciberespaço: Uma cultura de todos. In: 24 UERJ sem Muros, 2013, Rio de Janeiro. 24 UERJ sem Muros. Rio de Janeiro, 2013.

15.
WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo ; Oliveira, Valeria de ; LOVATTINE, R. V. . PROGRAMA ROMPENDO BARREIRAS: LUTA PELA INCLUSÃO. In: 24 UERJ sem Muros, 2013, Rio de Janeiro. 24 UERJ sem Muros. Rio de Janeiro, 2013.

16.
Oliveira, Valeria de; VIEIRA, L. L. . ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM VÍDEO COM ACESSIBILIDADE WEB: AUDIODESCRIÇÃO E DESCRIÇÕES TEXTUAIS. In: 24 UERJ sem Muros, 2013. 24 UERJ sem Muros.

17.
GLAT, Rosana ; Oliveira, Valeria de ; SILVA, M. C. S. J. ; ALVES, P. . Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão Digital. In: 24 UERJ sem Muros, 2013, Rio de Janeiro. 24 UERJ sem Muros. Rio de Janeiro, 2013.

18.
WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo ; Oliveira, Valeria de ; REIS, Lucas Alves . Projeto AUDIOTECA. In: 24 UERJ sem Muros, 2013, Rio de Janeiro. Projeto AUDIOTECA. Rio e Janeiro, 2013.

19.
ALVES, R. F. ; Oliveira, Valeria de . O estudante cego no ensino superior: estudante leitor? Estudante ouvinte?. In: II Colóqui Ver e não Ver, 2013, Rio de Janeiro. II Colóqui Ver e não Ver. Rio de Janeiro, 2013.

20.
GLAT, Rosana ; SILVA, V. O. de ; GOMES, Deise da Silva Gomes ; SILVA, Candida Maria Ferreira da . Tecnologias de Acesso à Informação: o caminho para inclusão do Graduando com deficiência e para a formação inicial de professores. In: 11ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011, Rio De Janeiro. 11ª Semana de Graduação / 22ª UERJ sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. p. 001-653.

21.
Eneida Simões da Fonseca ; SILVA, V. O. de ; REIS, Lucas Alves ; MOUTINHO, Thayane . Leitura e Escrita em Braille e outros Recursos Pedagógicos para Alunos com Deficiência Visual: cegos e com baixa visão. In: 11ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. 11ª Semana de Graduação. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. p. 001-653.

22.
Eneida Simões da Fonseca ; SILVA, V. O. de ; MARTINS, Vaner Lucas Teixeira . E-ACESSIBILIDADE E ACESSO À INFORMAÇÃO PARA TODOS: OUTROS OLHARES SOBRE CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO ROMPENDO BARREIRAS. In: 11ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. 11ª Semana de Graduação. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. p. 001-653.

23.
SILVA, V. O. de. Letramento e Surdez: um novo olhar sobre as práticas educacionais baseadas no bilinguismo. In: X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2011, Rio de Janeiro. X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Rio de Janeiro: MEC/INES, 2011.

24.
Rachel Colacique ; SILVA, V. O. de . Uso de QHs para o Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Estudantes Suirdos. In: X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2011, Rio de Janeiro. X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Rio de Janeiro: MEC/INES, 2011.

25.
GLAT, Rosana ; SILVA, V. O. de ; FERREIRA, Raquel Rodrigues . Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão Digital. In: 22ª UERJ sem Muros / 15ª Mostra de Extensão, 2011, Rio de Janeiro. 22ª UERJ sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. v. 1. p. 60-384.

26.
FONSECA, Eneida Simões da ; SILVA, V. O. de ; SOUZA, Hugo Leonardo Ribeiro Baptista de ; MENDONÇA, Vanessa Juvencio . Projeto Audioteca. In: 22ª UERJ sem Muros / 15ª Mostra de Extensão, 2011, Rio de Janeiro. 22ª UERJ sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. v. 1. p. 60-384.

27.
FONSECA, Eneida Simões da ; SILVA, V. O. de ; LOIVOS, Kamilla Correa ; SOARES, Victor Hugo da Silva . Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão. In: 22ª UERJ sem Muros / 15ª Mostra de Extensão, 2011, Rio de Janeiro. 22ª UERJ sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. v. 1. p. 60-384.

28.
SILVA, V. O. de. Letramento e Surdez: A Importância da LIBRAS como Língua de Instrução e de Construção da Identidade do Surdo. In: IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES / O Lugar do Conhecimento: Identidade, Sujeito e Subjetividade - RJ, 2010, Rio de Janeiro - RJ. Letramento e Surdez: A Importância da LIBRAS como Língua de Instrução e de Construção da Identidade do Surdo. Brasília DF / Rio - RJ: MEC / INES, 2010.

29.
SILVA, V. O. de. Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado de Alunos com Deficiência Visual: uma das iniciativas do Rompendo Barreiras -= UERJ. In: XV Semana da Educação: Memórias, Pesquisas e Práticas - 60 anos da EDU-UERJ, 2010, Rio de Janeiro. XV Semana da Educação: Memórias, Pesquisas e Práticas - 60 anos da EDU-UERJ. Rio de Janeiro, 2010.

30.
FERREIRA, Raquel Rodrigues ; SILVA, V. O. de . O Cotidiano do Bolsista que Presta Atendimento Educacional Especializado para Graduandos com Deficiência da UERJ: contribuições para sua formação. In: XV Semana da Educação, 2010, Rio de Janeiro. XV Semana da Educação - Faculdade de Educação UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

31.
SILVA, V. O. de; PINTO, Aline Barreto Ferreira . Programa Rompendo Barreiras: vinte e dois anos de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência na UERJ. In: XV Semana da Educação, 2010, Rio de Janeiro. XV Semana da Educação. T=Rio de Janeiro: UERJ, 2010.

32.
SILVA, V. O. de. Letramento e Surdez: A Importância da LIBRAS como Língua de Instrução e de Formação da Identidade do Surdo. In: IX Congresso Intenacional e XV Seminário Nacional do INES: O Lugar do Conhecimento - Indentidade, Sujeito e Subjetividade, 2010, Rio de Janeiro. IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do INES: o lugar do conhecimento - Identidade, Sujeito e Subjetividade. Rio de Janeiro: MEC/INES, 2010.

33.
SILVA, V. O. de; CASTRO, Mariana Gonçalves Ferreira de . Produção Coletiva de Textos Imagéticos: Uma possibilidade de Letramento para o Surdo. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2010, Londrina - PR. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina, 2010.

34.
SILVA, V. O. de; CASTRO, Mariana Gonçalves Ferreira de . Produção Coletiva de Textos Imagéticos: uma possibilidade de letramento para o surdo. In: VIII Congresso Internacional e XIV Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES / Múltiplos Atores e Saberes na Educação de Surdos ? RJ, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Produção Coletiva de Textos Imagéticos: uma possibilidade de letramento para o surdo. Basília-DF / Rio de Janeiro-RJ: MEC - INES, 2009.

35.
SILVA, V. O. de. Laboratório Inclusivo de Informática: Acesso à Comunicação, Informação e Tecnologia Assistiva. In: IX Semana de Graduação da UERJ, 2009, Rio de Janeiro. XX UERJ sem Muros. Rio de Janeiro: UERJ, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
Oliveira, Valeria de. Atendimento Educacional Especializado: Ensino Colaborativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Oliveira, Valeria de. Educação Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CASTRO, Mariana Gonçalves Ferreira de ; NEVES, L. S. ; Oliveira, Valeria de . A Pessoa Surda e a Língua Brasileira de Sinais: do direito linguístico ao impacto na Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CANTO, S. B. ; MOREIRA, H. M. A. ; SILVA, V. O. de . Paulo Freire e a Experiência de Angicos (RN/BRASIL), Na Década de 1960: proposições para uma alfabetização humanizadora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Oliveira, Valeria de. A Comunicação com as Crianças com Deficiências Sensoriais: o que fazer na hora das brincadeiras e jogos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Oliveira, Valeria de; SIQUEIRA, C. F. S. ; CARVALHO, E. F. P. . Propostas Inclusivas na Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UERJ, modalidade EAD: um caso de deficiência visual-baixa visão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
Oliveira, Valeria de. Aspectos legais da inclusão e os desafios de incluir. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Oliveira, Valeria de. A Comunicação com Crianças com Deficiências Sensoriais: o que fazer na hora das brincadeiras e jogos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Oliveira, Valeria de; RODRIGUES, C. S. ; CARVALHO, J. F. . Do Acesso ao Acessível: A Tecnologia a serviço da inclusão de Adolescentes com Deficiência Sensoriais que Usam as Redes Sociais com Autonomia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, V. O. de. O Brincar com Criança com Deficiência: Principais Características de Comunicação e Comportamento social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Oliveira, Valeria de; CASTRO, M. G. F. . Produção de Material Didático para o Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Oliveira, Valeria de. Interfaces: Desafios e Possibilidades na Assistência Pediátrica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Oliveira, Valeria de. O Ensino do Braille para Estudantes das Séries Iniciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Oliveira, Valeria de. Acessibilidade e Inclusão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Oliveira, Valeria de. e-Acessibilidade e inclusão social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Oliveira, Valeria de; CASTRO, Mariana Gonçalves Ferreira de ; CARVALHO, J. F. ; VIEIRA, L. L. . Produção de Material Didático Específico para o Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Lingua para Surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, V. O. de; SANTOS, E. . Práticas Curriculares na EAD para Graduandos com Deficiência Visual: Questões Teórico-Metodológicas e Teóricos-Epistemológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Oliveira, Valeria de; RODRIGUE, V. . O ensino de LIBRAS para graduandos com deficiência visual matriculados em Curso de pedagogia, modalidade EAD: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Oliveira, Valeria de. Desafios da Educação Online: formação de professores para o atendimento de alunos com deficiência visual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, V. O. de. E- Acessibilidade e Curriculo para Praticantes com Deficiencias Sensoriais no Ensino Superior Online. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, V. O. de. Perspectivas Interculturais e a Construção do Curriculo para alunos surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, V. O. de. Possibilidades de Leituras a partir de infovias dos Ciberespeaços: O Deficiente Visual Usuário de Leitores de Tela em ação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, V. O. de; OLEGARIO, M. O. . e-Acessibilidade a Partir do Uso do Sistema DOSVOX: Possibilidades e Desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
SILVA, V. O. de. Desenvolvimento de Linguagem / LIBRAS por Surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MENDONÇA, Vanessa Juvencio ; SILVA, V. O. de . Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado de Alunos com Deficiência Visual: uma das iniciativas do Rompendo Barreiras- UERJ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, V. O. de; SOUZA, Débora Alessandra ; SIQUEIRA, Luziana Toledo ; FARIAS, Simone Francisca . Conhecendo o aluno com deficiência auditiva. Rio de janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro / Educação Especial / Fundação Darcy Ribeiro, 2000 (Material Instrucional).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, V. O. de. Consultoria Prodeman. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, V. O. de. Membro do Conselho do Curso de Fonoaudiologia do Cento Universitário Moacyr Sreder Bastos.mEmembro do. 2000.

2.
SILVA, V. O. de. Membro da Banco de Correção de Redação do Vestibulkar UERJ 1999. 1999.

3.
SILVA, V. O. de; JACOB, Claudia ; FERNANDES, Eulalia . Satisfação do Usuário com o Centro de Atendimento ao Surdo. 1998.

4.
SILVA, V. O. de. Estágio no Projeto de Pesquisa Estudo sobre O Desenvolvimento da Linguagem e Cognição- Instituto de Letras da UERJ. 1995.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, V. O. de; DAVANZA, R. ; TOLOMEI, R. . Conexão Futura. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Oliveira, Valeria de; XAVIER, A. G. P. ; SOUZA, A. C. . Capacitação dos 74 Delegados que participarão da III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, V. O. de; PETRY, R. . Música para Pessoas com deficiência. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
Oliveira, Valeria de; RUMJANEK, V. M. ; MASCARENHAS, S. R. . Simpósio Caminhos da Inclusão: que oportunidades estamos oferecendo aos surdos?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SILVA, V. O. de; SANTOS, E. ; Rachel Colacique ; Margareth Olegário . "Cibercultura: O que muda na educação" - Outros olhares sobre cibercultura e educação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SILVA, V. O. de; SILVA, M. de O. . Adoção de Crianças com Deficiência. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SILVA, V. O. de. Inclusão Escolar de Crianças com Deficiência. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, V. O. de. Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão. 2012; Tema: Inclusão da Pesoa com Deficiência. (Blog).

2.
SILVA, V. O. de; SANTOS, E. . Docência Online. 2012; Tema: Divulgação de Atividades Acadêmicas. (Site).

3.
SILVA, V. O. de. Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão. 2012; Tema: Inclusão da Pessoa com Deficiência. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, V. O. de; SANTOS, E. ; RODRIGUE, V. ; Margareth Olegário . Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Visual Incluídos em Cursos Online. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, V. O. de. Curso de Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para Alunos com Deficiência Visual Total e Baixa Visão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
SILVA, V. O. de. Educação da Criança Surda. 2001 (Palestra) .

2.
SILVA, V. O. de. Educação do Ser Humano Construtor da Paz. 2001 (Palestra) .

3.
SILVA, V. O. de. Surdez e Família. 2001 (Palestra) .

4.
SILVA, V. O. de. Educação de Jovens e Adultos. 2001 (Palestra) .

5.
SILVA, V. O. de. Capacitação de Professores do Município de Duque de Caxias. 2001 (Capacitação Profissional) .

6.
SILVA, V. O. de. Capacitação de professores do Município do Rio de Janeiro - Penha. 2001 (Capacitação Profissional) .

7.
SILVA, V. O. de. Capacitação de professores do Município do Rio de Janeiro - Campo Grande. 2001 (Capacitação Profissional) .

8.
SILVA, V. O. de. Capacitação de Professores do Município de São Gonçalo. 2001 (Capacitação Profissional) .

9.
SILVA, V. O. de. Capacitação de Professores do Município de Nova Iguaçu. 2001 (Capacitação Profissional) .

10.
SILVA, V. O. de. Capacitação de Professores do Município de Niterói. 2001 (Capacitação Profissional) .

11.
SILVA, V. O. de. Capacitação de Professores do Município de Cordeiro. 2000 (Capacitação Profissional) .

12.
SILVA, V. O. de. Capacitação de Professores do Município de Carmo. 2000 (Capacitação Profissional) .

13.
SILVA, V. O. de. Língua Brasileira de Sinais: um direito do cidadão surdo. 1999 (Palestra) .

14.
SILVA, V. O. de. Surdez: Educação, Saúde e Trabalho. 1999 (Paletra) .

15.
SILVA, V. O. de. Dificiência Auditiva. 1999 (Palestra) .

16.
SILVA, V. O. de. Figurações e Representações Espaciais em Língua de Sinais. 1998 (Palestra) .

17.
SILVA, V. O. de. Aspectos Prático e Análise Lingüística: figurações e representações espaciais em descrições. 1998 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Oliveira, Valeria de; SANTOS, E.. Participação em banca de Bárbara Lacerda da Silva. A Construção da Informática no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças da Educação Infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Informática Aplicada à Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação - UERJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, V. O. de; Margareth Olegário. Participação em banca de Virgínia Mendes Donô.A Pessoa com Deficiência Visual: Políticas Públicas, Práticas Inclusivas e Comprometimento Familiar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, V. O. de. Participação em banca de Diana dos Santos Amorim.A Formação do Professor para Atuar com Alunos Surdos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CEDERJ/UERJ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
SILVA, V. O. de. Correção de prova de Redação do Vestibular da UERJ. 1999.

Outras participações
1.
Oliveira, Valeria de. Comitê de Avaliação de Projetos de Iniciação à Docência do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2018.

2.
Oliveira, Valeria de. Comitê de Avaliação de Projetos de Estágio Interno Complementar do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2018.

3.
Oliveira, Valeria de. Avaliadora de Projetos de Extensão no Evento 28a. UERJ sem Muros. 2018.

4.
Oliveira, Valeria de. Comitê de Avaliação de Projetos de Iniciação à Docência do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2017.

5.
Oliveira, Valeria de. Comitê de Avaliação de Projetos de Estágio Interno Complementar do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2017.

6.
Oliveira, Valeria de. Comitê de Avaliação de Projetos de Iniciação à Docência do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2016.

7.
Oliveira, Valeria de. Comitê de Avaliação de Projetos de Estágio Interno Complementar do Programa de Bolsas - Auxílio da UERJ. 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana ConscientizaREAL.A Sociedade é de Todos e para Todos - Entendendo a Diversidade. 2017. (Encontro).

2.
1⁰ Encontro Pedagógico SENAC / MS.Mesa de Debates das Palestras Aspectos Legais, Inclusão no ercado de Trabalho e Conribuições da Neurociência à Aprendizagem da Pessoa com Deficiência. 2014. (Encontro).

3.
1⁰ Encontro Pedagógico SENAC / MS.Aspectos Legais da Inclusão e os Desafios de Incluir sem excluir com apoio das Tecnologias Assistivas. 2014. (Encontro).

4.
Colóquio Ver e não Ver.e-Acessibilidade e Formação Docente: Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual Total em Cursos Superiores Online e na Cibercultura. 2013. (Outra).

5.
Colóquio Ver e não Ver.O estudante cego no ensino superior: estudante leitor? Estudante ouvinte?. 2013. (Outra).

6.
UERJ sem Muros.TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL TOTAL NO ENSINO SUPERIOR, PRESENCIAL E DA MODALIDADE EAD. 2013. (Encontro).

7.
UERJ sem Muros.Inclusão do Programa Rompendo Barreiras da UERJ no Ciberespaço: Uma cultura de todos. 2013. (Encontro).

8.
UERJ sem Muros.AUDIOTECA. 2013. (Encontro).

9.
UERJ sem Muros.ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM VÍDEO COM ACESSIBILIDADE WEB: AUDIODESCRIÇÃO E DESCRIÇÕES TEXTUAIS. 2013. (Encontro).

10.
UERJ sem Muros.Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão Digital. 2013. (Encontro).

11.
UERJ sem Muros.PROGRAMA ROMPENDO BARREIRAS: LUTA PELA INCLUSÃO. 2013. (Encontro).

12.
UERJ sem Muros.Curso de Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para Estudantes com Deficiência Visual: Cegos e com Baixa Visão. 2013. (Encontro).

13.
3º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia: Teorias e Metodologias de Pesquisas em Educação e Mídia.Docência e Cibercultura: Metodologia de Pesquisa. 2012. (Outra).

14.
Capacitação de Delegados para a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com DEficiência.Educação,esporte, trabalho e reabilitação profissional segundo legislação nacional vigente. 2012. (Encontro).

15.
III (IN)Formacce - Encontro de Estudos e Pesq. em Currículo e Formaçãoção.Práticas curriculares na EAD para graduandos com deficiência visual: questões teórico-metodológicas e teórico-epistemológicas. 2012. (Encontro).

16.
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogo. Desafiaos da Educação Online: Formação de Professores para o atendimento de alunos com deficiência visual. 2012. (Congresso).

17.
Sábado Acadêmico do Curso de Licenciatura de Pedagogia à Distância - UERJ/CECIERJ/CEDERJ.Oficina sobre Surdocegueira. 2012. (Oficina).

18.
Simpósio Caminhos da Inclusão: Que Oportunidades Estamos Oferecendo aos Surdos?.Caminhos da Inclusão ? Que oportunidades estamos oferecendo aos surdos?. 2012. (Simpósio).

19.
XI Congresso Internacional e XVII Seminário Nacional do INES: A Educ. de Surdos em Debateate. O ensino de LIBRAS para graduandos com deficiência visual matriculados em Curso de pedagogia, modalidade EAD: um estudo de caso. 2012. (Congresso).

20.
11ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Leitura e Escrita em Braille e outros Recursos Pedagógicos para Alunos com Deficiência Visual: cegos e com baixa visão. 2011. (Outra).

21.
11ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Tecnologias de Acesso à Informação: o caminho para inclusão do Graduando com deficiência e para a formação inicial de professores. 2011. (Outra).

22.
5 Seminário Um estudante, um computador. 2011. (Seminário).

23.
Curso de Atendimento e Excelencia do programa Especial de Capacitação dos Agentes Universitários de Segurança.Atendimento e Excelencia no Programa Especial de Capacitação dos Agentes Universitario de Segurança. 2011. (Outra).

24.
I Seminario Currículos, Cotidianos, Culturas e Formação de Educadores.e- Acessibilidade e Curriculo para Praticantes com Deficiências Sensoriais no Ensino Superior Online. 2011. (Seminário).

25.
I Seminário Curriculos, Cotidianos, Culturas e Formação de Educadores.Perspectivas Interculturais e a Construção do Curriculo para alunos surdos. 2011. (Seminário).

26.
Linguística IV - Psicolinguística - Instituto de Letras da UERJ.Desenvolvimento da Linguagem do Surdo. 2011. (Encontro).

27.
VII Seminário Nacional de Bibliotecas Braille.Memórias e Relatos do Cotidiano: a mudança no ensino inclusivo a partir das tecnologias assistivas. 2011. (Seminário).

28.
VI Seminario Internacional As Redes educativas e as tecnologias.Possibilidades de Leituras a partir das infovias dos ciberespaços: O deficiente visual usuário de Leitores de Tela em Ação. 2011. (Seminário).

29.
VI Seminario Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: praticas/teorias sociais na contemporaneidade.Produção Audiovisual e Narrativas Transmidiáticas. 2011. (Oficina).

30.
V Simpósio Nacional da ABCiber.e-Acessibilidade: desafios para Educação. 2011. (Simpósio).

31.
X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Letramento e Surdez: um novo olhar sobre as práticas educacionais baseadas no bilinguismo. 2011. (Congresso).

32.
XVI Semana da Educação: Os Sentidos da Pedagogia Hoje.e-Acessibilidade a Partir do Uso do Leitor de Telas NVDA: Possibilidades e Desafios. 2011. (Oficina).

33.
XVI Semana da Educação: Os Sentidos da Pedagogia Hoje.e-Acessibilidade a Partir do Uso do Sistema DOSVOX: Possibilidades e Desafios. 2011. (Oficina).

34.
XVI Semana da Educação: Os Sentidos da Pedagogia Hoje.e-Acessibilidade para Praticantes com Deficiência Visual Usuários de Leitores de Telas no Ensino Superior Online. 2011. (Outra).

35.
XVI Semana da Educação: Os Sentidos da Pedagogia Hoje.Ensino Colaborativo e Formação de Professores: construindo caminhos para a e-acessibilidade. 2011. (Outra).

36.
3 JORMAT e 2 JORMAT INTEGRADA FEBF/FFP/MARACANÃ.Aprendendo a viver com as diferenças: discutindo a inclusão no ensino da matemática. 2010. (Outra).

37.
Decima semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Acesso à Informação, Comunicação e Ajudas Tecnicas: Responsabilidade Social, Direito de Todos e Dever da Universidade. 2010. (Outra).

38.
Encontro do Nucleo de Educação Inclusiva.Inclusão no Ensino: trocando Experiencias. 2010. (Outra).

39.
I Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão das Pessoas com deficiencia do Ceará.Como lidar com pessoas com deficiencia. 2010. (Seminário).

40.
I Seminário Justiça e Ciencia - A Inclusão Social de Pessoas com Deficiencia. 2010. (Seminário).

41.
IV CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial. Subjetividade do Inacessível: a informação e os excluídos pela falta do olhar. 2010. (Congresso).

42.
IX Congresso Intenacional e XV Seminário Nacional do INES: O Lugar do Conhecimento - Indentidade, Sujeito e Subjetividade. Letramento e Surdez: A Importância da LIBRAS como Língua de Instrução e de Formação da Identidade do Surdo. 2010. (Congresso).

43.
Palestra em Disciplina de Graduação.Formação Inicial e Continuada de Professores e as Tecnologias Assistivas para Inclusão de Alunos com Deficiência. 2010. (Outra).

44.
Palestra em Disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar. Formação Inicial e Continuada de Professores e as Tecnologias Assistivas para Inclusão de alunos com deficiencia. 2010. (Congresso).

45.
Palestra em Disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.Recursos Pedagógicos Inclusivos para alunos com deficiencia visual. 2010. (Outra).

46.
Palestra em Disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.Formação Inicial do Professor: Suporte e Ajuda Tecnicas às Ações Inclusivas. 2010. (Outra).

47.
Palestra em Disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.Formação Inicial do Professor: Suporte e ajuda Tecnicas às Ações Inclusivas. 2010. (Outra).

48.
Palestra na Disciplina Questões Atuais em Educação especial.Deficiencia Visual. 2010. (Outra).

49.
Praticas Pedagogicas Inclusivas: Tecnologia Assistiva para alunos com deficicencia visual.Praticas Pedagogicas Inclusivas: Tecnologia Assistiva para alunos com Deficiencia Visual. 2010. (Oficina).

50.
V Congresso Brasileiro Multidiiciplinar de Educação Especial. Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior: Formação dos Graduando das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

51.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Produção Coletiva de Textos Imagéticos: Uma possibilidade de Letramento para o Surdo. 2010. (Congresso).

52.
XV Semana da Educação.Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado de Alunos com Deficiência Visual: uma das iniciativas do Rompendo Barreiras- UERJ. 2010. (Outra).

53.
Palestra na disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.O Aluno Surdo e o Aprendizado da Lingua Portuguesa Instrumental. 2009. (Outra).

54.
XIII Encontro Escola Comunidade.Oficina de Aprendizagem Colaborativa em Fisica: Inclusão de Alunos com deficiencia Visual em Escolas Regulares. 2009. (Oficina).

55.
XIV Semana da Educação da Faculdade de Educação da UERJ.Introdução ao treinamento para a participação de atividades de apoio e ajudas tecnicas às ações inclusivas. 2009. (Outra).

56.
XIV Semana da Educação da Faculdade de Educação da UERJ.Introdução à Leitura e escrita em Braile e outros recursos pedagogicos para alunos com deficiencia visual. 2009. (Outra).

57.
3 Seminário sobre a Profissão de Educação Física.Educação Física Inclusiva. 2005. (Seminário).

58.
III Semana de Pedagogia :Educação para todos é possivel: Uma Prespectiva para o Futuro.A Inclusão dos Surdos e Deficientes Visuais na Sociedade. 2004. (Outra).

59.
I Semana de Educação.Educação e Surdez. 2004. (Outra).

60.
I Semana de Educação.Educação e Surdez - Vencendo desafios "Diversidade discente (re0 descobrir as potencialidades é uma práxis docente. 2004. (Outra).

61.
Curso Educação Inclusiva. 2003. (Outra).

62.
VII Jornada Academica Cultural e Cientifica.Lingua Brasileira de Sinais: Um direito do cidadaão surdo. 2000. (Outra).

63.
Aula na disciplina questões Atuais da Educação Especial.Deficiencia Auditiva. 1999. (Outra).

64.
Treinamento do Programa de Trabalho Educativo da FUNDAÇÃO PARA INFANCIA E ADOLESCENCIA - FIA.A Lingua Portuguesa no Brasil e no Mundo. 1999. (Outra).

65.
Treinamento do Programa de Trabalho Educativo da FUNDAÇÃO PARA INFANCIA E ADOLESCENCIA - FIA.Lingua, Sociedade e Cultura: Uma visão sociolinguistica. 1999. (Outra).

66.
VII Jornada Academica Cultural e Cientifica.Lingua Brasileira de Sinais: um direito do cidadão. 1999. (Outra).

67.
VI Jornada Academica Cultural e Cientifica.Figurações e representações Espaciais em Descrições. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oliveira, Valeria de. PRB-UERJ: Rompendo Barreiras 30 anos - Inclusão, Acessibilidade, Inovações Pedagógicas, Ética, Políticas Públicas, Interculturalidade e Formação Humana. 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, M. P. ; GALVAO, S. V. ; RAMOS, A. ; Oliveira, Valeria de . IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Congresso).

3.
Oliveira, Valeria de. IV Encontro do Rompendo Barreiras: e-Acessibilidade, Cibercultura e Formação de Professores paravEAD. 2012. (Outro).

4.
SILVA, V. O. de; FONSECA, Eneida Simões da . III Encontro do R ompendo Barreiras: Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior. 2010. (Outro).

5.
SILVA, V. O. de; ASSUNCAO, A. R. M. de . II Encontro do R ompendo Barreiras: Vinte Anos de Inclusão e Acessibilidade. 2008. (Outro).

6.
SILVA, V. O. de; ASSUNCAO, A. R. M. de . I Encontro do Programa Rompendo Barreiras: Acessibilidade Você também tem Comproisso. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Deise Maria da Silva Gomes. Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Lucas Alves Reis. Leitura e Escrita em Braille e outros Recursos Pedagógicos para Alunos com Deficiência Visual: cegos e com baixa visão. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Programa Surdez - UERJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Thayane Moutinho e Lucas Alves Reis. Leitura e Escrita em Braille e Outros Recursos Pedagógicos para Alunos com Deficiência Visual: Cegos e com Baixa Visão. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Gabriel Zorthea Lourenço. Programa Rompendo Barreiras: Laboratório de Informática. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Sandra Maria Martins de Castro. Projeto Rompendo as Barreiras da Exclusão Digital. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bárbara Lacerda da Silva. A Construção da Informática no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças da Educação Infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec. em Informática Aplicada à Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação - UERJ. Orientador: Valeria de Oliveira Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Evangelista dos Santos da Costa. Descobrindo os Tecidos Vegetais Microscopia-Macroscópica: uma abordagem sensorial de botânica para estudantes com deficiências visuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro-Inst d Bio Roberto Alcantara Gomes. Orientador: Valeria de Oliveira Silva.

2.
Viviane da Penha Pereira de Souza. Educação Bilingue de Estudantes Surdos no Município do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Valeria de Oliveira Silva.

3.
Virgínia Mendes Donô. A Pessoa com Deficiência Visual: Políticas Públicas, Práticas Inclusivas e Comprometimento Familiar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Valeria de Oliveira Silva.

4.
Cleuber Candido Salazar. A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CEDERJ/UERJ. Orientador: Valeria de Oliveira Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Mayra Cristina de São José da Silva. e-Acessibilidade para Praticantes com Deficiência Visual Usuários de Leitores de Telas no Ensino Superior On-line. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia - Modalidade EAD) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação - UERJ. Orientador: Valeria de Oliveira Silva.

2.
Kamilla Corrêa Loivos. Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Valeria de Oliveira Silva.

3.
Hugo Leonardo Ribeiro Baptista de Souza. Projeto Audioteca. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Valeria de Oliveira Silva.

4.
Victor Hugo da Silva Soares. Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Valeria de Oliveira Silva.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
DAMASCENO, A. ; COLACIQUE, R. ; Oliveira, Valeria de . Currículo e Diferença na Escola Inclusiva. In: Edméa Santos. (Org.). Currículo: Teoria e Prática. 1ªed.Rio de Janeiro: LTC, 2012, v. 01, p. 183-204.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, V. O. de; SANTOS, E. . Práticas Curriculares na EAD para Graduandos com Deficiência Visual: Questões Teórico-Metodológicas e Teóricos-Epistemológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Oliveira, Valeria de. Desafios da Educação Online: formação de professores para o atendimento de alunos com deficiência visual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Oliveira, Valeria de. Aspectos legais da inclusão e os desafios de incluir. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Oliveira, Valeria de. A Comunicação com Crianças com Deficiências Sensoriais: o que fazer na hora das brincadeiras e jogos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Oliveira, Valeria de; XAVIER, A. G. P. ; SOUZA, A. C. . Capacitação dos 74 Delegados que participarão da III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oliveira, Valeria de. PRB-UERJ: Rompendo Barreiras 30 anos - Inclusão, Acessibilidade, Inovações Pedagógicas, Ética, Políticas Públicas, Interculturalidade e Formação Humana. 2018. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, V. O. de. Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão. 2012; Tema: Inclusão da Pesoa com Deficiência. (Blog).

2.
SILVA, V. O. de; SANTOS, E. . Docência Online. 2012; Tema: Divulgação de Atividades Acadêmicas. (Site).

3.
SILVA, V. O. de. Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão. 2012; Tema: Inclusão da Pessoa com Deficiência. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:38:18