Daniel Henrique Pereira Espíndula

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7007891373244427
  • Última atualização do currículo em 14/03/2014


Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase nos seguintes temas: Violência, Exclusão, Psicologia da Saúde, Adolescência/Juventude, Representações Sociais e Práticas Educativas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Henrique Pereira Espíndula
Nome em citações bibliográficas
ESPÍNDULA, D. H. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Psicologia.
Av. José de Sá Maniçoba, S/N
Centro
56304-917 - Petrolina, PE - Brasil
Telefone: (87) 38629320
URL da Homepage: http://http://www.graduacao.univasf.edu.br/psicologia/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Da Ficção à realidade: Estudo sobre formação e desenvolvimento das Representações Sociais da clonagem humana, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Zeidi Araujo Trindade.
2004 - 2006
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: "Antes o filho apanhar do pai do que da polícia" Representações e práticas educativas das mães atendidas pelo Conselho Tutelar de Vitória,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Zeidi Araujo Trindade.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Representação social; Práticas educativas; Conselho Tutelar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
1998 - 2003
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Eles são Diferentes- Representações Sociais de Educadores de Adolescentes em Conflito com a Lei sobre Adolescência e Violência.
Orientador: Maria de Fátima de Souza Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Formação Complementar


2001 - 2002
Extensão universitária.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Colegiado de Psicologia, atuando em Processos Psicossoais, Saúde, Violência e Exclusão.

Atividades

05/2013 - Atual
Direção e administração, Secretaria de Educação à Distância - EAD, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Saúde Pública - EAD.
03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Pesquisa, Pos-Graduação e Inovação - PRPPGI, .

Cargo ou função
Membro da Câmara de Pesquisa.
08/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Pesquisa, Pos-Graduação e Inovação - PRPPGI, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Pesquisa - PIBIC.
11/2011 - 11/2013
Direção e administração, Colegiado de Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Psicologia.

Faculdade de Castelo, FACASTELO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Faculdade Brasileira, UNIVIX, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

07/2006 - Atual
Ensino, psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem e Processos Relacionados
Psicodiagnóstico
Testes Objetivos
02/2006 - 06/2006
Ensino, psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Testes Projetivos

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Droga e mídia: o impacto da imprensa nas representações sociais de drogadição

Descrição: A droga sempre esteve presente na história da humanidade. Entretanto, sua função social modificou-se, passando a ser vista negativamente e como algo a ser combatido. A discussão científica em torno do envolvimento feminino na drogadição na imprensa ainda é pouco explorada. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as representações sociais da relação do universo feminino e drogadição na imprensa nacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissionalizante: (2) .
2013 - Atual
Formação Profissional e demandas contemporâneas: um estudo investigativo sobre a formação profissional em saúde e drogadição

Descrição: A droga sempre esteve presente na história da humanidade. Entretanto, sua função social modificou-se, passando a ser vista negativamente e como algo a ser combatido. A discussão em torno da drogadição, usuários e intervenção é pouco explorada nos cursos de formação profissional em saúde, como a Medicina, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia, por exemplo. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a partir da metodologia de triangulação as representações sociais de droga, em especial o crack para estudantes de vários cursos da saúde, profissionais de saúde, bem como o material formativo empregado na formação desses profissionais. Farão parte da amostra 240 estudantes de graduação em cursos da área de saúde da região do submédio do São Francisco, além de 60 profissionais que atuam na área da atenção em saúde mental. Para a coleta dos dados será utilizado um questionário com questões abertas e de associação-livre abordando a representação de drogas, seus usuários e principais efeitos. Os dados da associação-livre foram analisados pelo software Evoc e as questões abertas pelo software Alceste..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniel Henrique Pereira Espíndula - Coordenador / Lauriston de Araújo Carvalho - Integrante / marianna barbosa almeida - Integrante / Samella Vieira - Integrante / Bruno Klecius Andrade Teles - Integrante.
2010 - 2011
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR PARA OS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS EM INSTITUIÇÕES DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM PETROLINA-PE

Descrição: É cada vez mais comum ouvir ou presenciar cenas que abordem o tema da violência. Dentre as mais diversas faces que o fenômeno pode abranger, chamamos a atenção para o contexto escolar onde o fenômeno ainda é insuficientemente conhecido e que suscitam investigação. O objetivo deste projeto consiste em verificar a estrutura das representações sociais de violência no ambiente escolar para professores, alunos, técnicos e comunidade e as práticas preventivas e de enfrentamento desenvolvidas para esse fim. Farão parte da amostra 270 participantes, sendo 120 alunos, 60 professores, 30 técnicos e 60 pais e/ou responsáveis. A coleta será realizada através de grupos focais junto aos alunos e professores tendo por base um roteiro de entrevista semi-estruturado. Para a coleta com os pais e técnicos será utilizado um questionário semi-estruturado com questões de associação-livre, questões abertas e fechadas sobre violência, principais atores/grupos envolvidos, práticas preventivas e de enfrentamento. Após a coleta, os dados de associação livre serão tratados pelos softwares EVOC e SIMI. As questões abertas serão tratadas pelo software ALCESTE. Esperase como resultados obter uma compreensão ampla e sistêmica do fenômeno da violência no contexto escolar para os vários grupos participantes da instituição escolar e propor estratégias de enfrentamento mais eficazes para a questão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
2010 - 2011
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A ADOLESCÊNCIA PARA ADOLESCENTES VIDENTES E COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO COMPARATIVO.

Descrição: Forçoso convir que na prática psicológica, bem como nos manuais de psicologia e em diversas disciplinas, ainda persiste a visão biológica, cronológica e psíquica da adolescência, ancoradas em idéias de universalização, naturalização e patologização da adolescência. Em contraponto, a perspectiva sócio-histórica compreende a adolescência como algo construído socialmente e datada historicamente, se debruçando sobre as questões de gênero, das classes sociais e dos contextos sócio-culturais determinantes na vivência do período e assim admite não existir a adolescência , mas sim as adolescências. No entanto, sejam seus determinantes endógenos ou exógenos, percebe-se que nos manuais das disciplinas e nas publicações científicas mais recentes, ainda se valoriza e considera um tipo de indivíduo, que é modelo sujeito sem deficiência excluindo outras formas de existir humano, como por exemplo, as pessoas com alguma deficiência física ou mental. A escassez de teorias e estudos que permitam entender e atender essa população no campo da saúde faz de imediato sobressair algumas implicações, por exemplo, como trabalhar educação sexual com as pessoas com deficiência? Partindo do pressuposto de que o contexto no qual o sujeito está inserido oferece ferramentas que permitem a vivência da adolescência e sendo a deficiência visual uma dessas ferramentas que possibilitam a experiência da adolescência de forma distinta àquele modelo de indivíduo sem deficiência, o presente trabalho visa compreender por meio das representações sociais, como os adolescentes videntes e não videntes representam a fase da adolescência e o ser adolescente. Para isso, utilizaremos um roteiro de entrevista semi-estruturado contendo questões sócio-demográfico, associação-livre e abertas sobre a adolescência e deficiência visual junto a 60 adolescentes videntes e 30 com deficiência visual, moradores dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Para análise dos dados serão utilizados três Softwares, ALCESTE e.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
2001 - 2003
Desenvolvimento humano e violência: representações e práticas sociais

Descrição: artindo-se do pressuposto de que as RS têm implicações importantes no processo do desenvolvimento humano, objetivamos conhecer os elementos constituintes das representações sociais sobre o desenvolvimento humano, elaborados por sujeitos adultos, e examinar suas relações com as práticas educativas desses sujeitos, com ênfase especial nas representações sociais do desenvolvimento moral e as práticas educativas voltadas para a construção/internalização de normas, regras e valores sociais de respeito básico aos direitos humanos e sociais, e por conseqüência, suas implicações no processo de desenvolvimento moral das crianças e adolescentes. Foram investigados, em uma primeira fase da pesquisa, 180 sujeitos (pais de adolescentes, professores de ensino médio e adolescentes) em Recife e 180 sujeitos em Brasília, perfazendo um total de 360 sujeitos. Através de um questionário contendo questões de associação livre, questões abertas e questões de caracterização, buscou-se Identificar o conteúdo e a estrutura das representações sociais do desenvolvimento humano em geral e do desenvolvimento moral da criança e do adolescente; levantar as representações sociais da violência, buscando identificar suas diferentes formas de manifestação e suas causas; levantar as práticas educativas utilizadas pelos adultos visando o desenvolvimento moral das crianças e dos adolescentes e relacionar representações do desenvolvimento e do desenvolvimento moral com as práticas educativas; examinar as relações entre práticas educativas e desenvolvimento moral de crianças e adolescentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Henrique Pereira Espíndula - Integrante / Maria de Fátima de Souza Santos - Coordenador / Zeidi Araujo Trindade - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Psicologia em Revista (Impressa)
2012 - Atual
Periódico: Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ESPÍNDULA, D. H. P.2013ESPÍNDULA, D. H. P. ; TRINDADE, Z. A. . Clonagem humana: um estudo sobre a gênese das representações sociais. Psicologia e Saber Social, v. 2, p. 179-190, 2013.

2.
ESPÍNDULA, D. H. P.2009ESPÍNDULA, D. H. P. ; TRINDADE, Z. A. ; SANTOS, M. F. S. . Representações e práticas educativas de mães referentes a filhos atendidos pelo Conselhor Tutelar. Psicologia em Estudo, v. 14, p. 137-147, 2009.

3.
ESPÍNDULA, D. H. P.2006 ESPÍNDULA, D. H. P. ; TRINDADE, Z. A. ; PIMENTEL, T. . Práticas pedagógicas de professores do ensino médio: formar. Revista de Educação Pública, Cuiabá-MT, v. 15, n.27, p. 83-92, 2006.

4.
ESPÍNDULA, D. H. P.2006ESPÍNDULA, D. H. P. ; ARANZEDO, A. C. ; BERTOLLO, M. ; ROLKE, R. ; TRINDADE, Z. A. ; MENANDRO, M. C. S. . Perigoso e carente: representções de adolescentes em conflito com a lei em material jornalístico.. Psic (São Paulo), v. 7, p. 11-20, 2006.

5.
ESPÍNDULA, D. H. P.2004 ESPÍNDULA, D. H. P. ; SANTOS, M. F. S. . Representações sobre a adolescência a partir da ótica dos educadores sociais de adolescentes em conflito com a lei. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 9, n.3, p. 357-367, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; CRUZ, S. T. M. ; ALVES, L. S. ; CARVALHO, L. A. . Representações Sociais de Violência para estudantes de escolas Públicas Sertanejas. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Viagens Euroamericanas, 2013.

2.
CARVALHO, L. A. ; ESPÍNDULA, D. H. P. . Representação Social do Referendo de arma de fogo na Imprensa. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Viagens Euroamericanas, 2013.

3.
CARVALHO, L. A. ; ESPÍNDULA, D. H. P. . Vozes da Seca: Representações da transposição do Rio São francisco. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Viagens Euroamericanas, 2013.

4.
TELES, B. K. A. ; ESPÍNDULA, D. H. P. ; ALVES, L. S. ; CRUZ, S. T. M. ; CARVALHO, L. A. ; VIEIRA, S. . Vítima, Bandida, ou dependente? Representações Sociais do envolvimento de Mulheres com as drogas na Imprensa. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Viagens Euroamericanas, 2013.

5.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; TELES, B. K. A. ; CARVALHO, L. A. ; DEUS NETO, J. V. . Revisão da literatura nacional Publicada no Scielo Sobre Representações Sociais: Vinte anos de teoria. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Viagens Euroamericanas, 2013.

6.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; ALVES, L. S. ; CARVALHO, L. A. ; CRUZ, S. T. M. . A cura para a violência é o respeito : representações sociais de violência para adolescentes. In: XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso, 2013, Florianópolis. Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos, 2013.

7.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; DEUS NETO, J. V. ; ALVES, L. S. ; TELES, B. K. A. ; ARAUJO, L. T. A. ; CARVALHO, L. A. ; CRUZ, S. T. M. ; OLIVEIRA, V. B. . Corpos interditados: representações sociais da mídia impressa sobre a relação entre drogas x maternidade. In: XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso, 2013, Florianópolis. Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos, 2013.

8.
ALVES, L. S. ; ESPÍNDULA, D. H. P. ; CRUZ, S. T. M. ; CARVALHO, L. A. . Representações Sociais da violência escolar para professores de escolas públicas do Vale do São Francisco. In: XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso, 2013, Florianópolis. Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos, 2013.

9.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; DEUS NETO, J. V. ; ARAUJO, L. T. A. ; TELES, B. K. A. ; ALVES, L. S. ; OLIVEIRA, V. B. ; CRUZ, S. T. M. ; CARVALHO, L. A. . Traficante, puérpera e dependente: representações sociais do envolvimento de mulheres com crack na imprensa. In: XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso, 2013, Florianópolis. Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos, 2013.

10.
TELES, B. K. A. ; ESPÍNDULA, D. H. P. ; ALVES, L. S. ; DEUS NETO, J. V. ; OLIVEIRA, V. B. ; ARAUJO, L. T. A. ; CRUZ, S. T. M. ; CARVALHO, L. A. . Representações Sociais da relação entre Drogas e Prostituição na imprensa brasileira. In: XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso, 2013, Florianópolis. Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos, 2013.

11.
CRUZ, S. T. M. ; ALVES, L. S. ; TELES, B. K. A. ; ESPÍNDULA, D. H. P. ; CARVALHO, L. A. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SERTÃO PERNAMBUCANO. In: XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso, 2013, Florianópolis. Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos, 2013.

12.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; CARVALHO, L. A. ; CRUZ, S. T. M. ; ALMEIDA, M. B. ; ALVES, L. S. ; OLIVEIRA, T. . É pó,. pedra, fim do caminho... representações sociais de crack para universitários. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011, Vitória. VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011.

13.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; ALMEIDA, M. B. ; ALVES, L. S. ; CARVALHO, L. A. ; CRUZ, S. T. M. ; OLIVEIRA, T. . Representações sociais de violência para professores e técnicos de escolas particulares sertanejas. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011, Vitória. VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011.

14.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; ALMEIDA, M. B. ; ALVES, L. S. ; CARVALHO, L. A. ; CRUZ, S. T. M. ; OLIVEIRA, T. . Representações sociais de violência escolar para professores/técnicos de escolas particulares em Petrolina/PE. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011, Vitória. VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011.

15.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; ALMEIDA, M. B. ; ALVES, L. S. ; CARVALHO, L. A. ; CRUZ, S. T. M. ; OLIVEIRA, T. . Ou trata ou morre... representações de crack e adolescência na imprensa pernambucana. In: VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011, Vitória. VII Jornada Internacional e V Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2011.

16.
ESPÍNDULA, D. H. P. . Uma análise dos conflitos de relacionamento na literatura de cordel. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife. XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

17.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; CARVALHO, L. A. ; ALVES, L. S. ; ALMEIDA, M. B. ; CRUZ, S. T. M. ; OLIVEIRA, T. . "Aqui também tem, mas lá tem mais..." representações sociais de violência escolar para estudantes de escolas particulares de Petrolina-PE. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife. XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

18.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; Sampaio, J. ; CARVALHO, L. A. ; OLIVEIRA, L. C. . Na rua exponho, em casa escondo: duas roupagens da objetificação da sexualidade de mulheres adolescentes em Petrolina-PE e Juazeiro-BA. In: VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades - II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura, 2010, VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades - II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica, 2010, Campina Grande. VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades - II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura, 2010 - VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades - II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica, 2010.

19.
ESPÍNDULA, D. H. P. . ABRINDO A CAIXA DE PANDORA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES E DÚVIDAS SOBRE SEXUALIDADE DE ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009. XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.

20.
BONOMO, M. ; COUTINHO, S. M. S. ; TRINDADE, Z. A. ; MENANDRO, M. C. S. ; MARTINS, P. O. ; ESPÍNDULA, D. H. P. ; CEOTTO, E. C. ; SOUSA, A. L. ; MOREIRA, R. R. . Jovens rurais: masculinidades e representações sociais. In: Seminário Nacional A questão da terra: desfios para a Psicologia, 2006, Brasília-DF. Seminário Nacional A questão da terra: desfios para a Psicologia.

21.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; TRINDADE, Z. A. ; PIMENTEL, T. . Práticas pedagógicas de professores do ensino médio: formar pessoas de bem ou bons alunos?. In: IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira de Representações Sociais, 2005, João Pessoa. Teoria e Abordagens Metodológicas. João Pessoa: Editora Universitária, 2005.

22.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; ARANZEDO, A. C. ; MENANDRO, M. C. S. ; BERTOLLO, M. ; ROLKE, R. ; TRINDADE, Z. A. . Representações sociais de adolescentes em conflito com a lei a partir de material jornalístico. In: IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2005, João Pessoa. Teoria e Abordagens Metodológicas. João Pessoa: Editora Universitária, 2005.

23.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; SANTOS, M. F. S. . Adolescentes em Conflito com a Lei: Representações e Práticas de Educadores sobre Violência. In: III Jornada Internacional e I Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2003, Rio de Janeiro. Relações entre Práticas e Representações, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO JUNIOR, J. A. ; TRINDADE, Z. A. ; ESPÍNDULA, D. H. P. . Que gente é essa - um estudo das Representações Sociais da Carrocinha e do Cão de Rua para trabalhadores de Saúde do Recife-Pe. In: VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Viagens Euroamericanas, 2013.

2.
Carvalho, L. A. ; ESPÍNDULA, D. H. P. ; LIMA, T. O. . Representações sociais de estudantes ouvintes sobre estudantes surdos no ensino superior. In: II Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social, 2011, Fortaleza. II Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social, 2011.

3.
LIMA, T. O. ; ESPÍNDULA, D. H. P. ; CARVALHO, L. A. . Representações sociais de estudantes da saúde sobre universitários com deficiência auditiva. In: II Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social, 2011, Fortaleza. II Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social, 2011.

4.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; CARVALHO, L. A. ; LIMA, T. O. . Representações sociais de estudantes universitários sobre o universitário surdo. In: 7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011.

5.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; Carvalho, L. A. ; LIMA, T. O. . Representação social de estudantes universitários acerca da vida universitária. In: 7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011.

6.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; CARVALHO, L. A. ; OLIVEIRA, T. ; ALMEIDA, M. B. ; CRUZ, S. T. M. ; ALVES, L. S. . Representação social da violência escolar para adolescentes de escolas particulares em Petrolina/PE. In: 7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011.

7.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; ALMEIDA, M. B. ; ALVES, L. S. ; CARVALHO, L. A. ; CRUZ, S. T. M. ; OLIVEIRA, T. . Representações e práticas protetivas de violência para adolescentes de escolas particulares em Petrolina. In: 7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2011.

8.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; CARVALHO, L. A. ; ALVES, L. S. ; ALMEIDA, M. B. ; OLIVEIRA, T. ; CRUZ, S. T. M. . Representações Sociais de droga para estudantes de Psicologia em Petrolina-PE. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife. XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

9.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; CARVALHO, L. A. ; ALVES, L. S. ; ALMEIDA, M. B. ; CRUZ, S. T. M. ; OLIVEIRA, T. . Rico humilha, pobre bate representações sociais de violência para adolescentes de escolas particulares de Petrolina-PE. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife. XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

10.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; Sampaio, J. ; ALVES, L. ; ARAUJO, R. . Discutindo saúde sexual com mulheres acima de 55 anos no bairro Codevasf em Juazeiro/BA. In: I Mostra Integrada Saúde da Família e Vigilância à Saúde II Mostra Estadual de Saúde da Família - II Encontro Baiano dos Núcleos de Apoio a Saúde da Familía (NASF) II Encontro Estadual dos Educandos do Curso de Especialização das Linhas de Cuidado, 2010, Salvador. I Mostra Integrada Saúde da Família e Vigilância à Saúde, 2010.

11.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; ALMEIDA, M. B. ; VIEIRA, S. . Curso para gestantes: inserindo novas metodologias no cuidado à mulheres gestantes na saúde da família, em Juazeiro/BA. In: I Mostra Integrada Saúde da Família e Vigilância à Saúde II Mostra Estadual de Saúde da Família - II Encontro Baiano dos Núcleos de Apoio a Saúde da Familía (NASF) II Encontro Estadual dos Educandos do Curso de Especialização das Linhas de Cuidado, 2010, Salvador. I Mostra Integrada Saúde da Família e Vigilância à Saúde, 2010.

12.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; Sampaio, J. ; Carvalho, L. A. ; OLIVEIRA, L. C. . Discutindo Prevenção de DST/AIDS com Adolescentes do Sexo Feminino a Partir da Garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos. In: VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, 2010, Brasília. VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, 2010.

13.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; Sampaio, J. ; OLIVEIRA, T. . Rodas de conversas: produzindo saberes, autonomia e saúde. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diversidades, deslocamentos, diásporas, 2010, Florianópolis. Fazendo Gênero 9: Diversidades, deslocamentos, diásporas, 2010.

14.
ESPÍNDULA, D. H. P. . ABRAPSO NA RODA: ESPAÇOS DE CONVERSA NO VALE DO SÃO FRANCISCO. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira em Psicologia Social, 2009, Maceió. XV Encontro Nacional da Associação Brasileira em Psicologia Social, 2009.

15.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; CEOTTO, E. C. ; BERTOLLO, M. ; TRINDADE, Z. A. ; MENANDRO, M. C. S. ; COUTINHO, S. M. S. ; ROLKE, R. ; MARTINS, P. O. . Ser homem e ser mulher: representação social para adolescentes de classe média. In: II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - II JUBRA, 2006, Porto Alegre. II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - II JUBRA, 2006.

16.
CEOTTO, E. C. ; BERTOLLO, M. ; ESPÍNDULA, D. H. P. ; TRINDADE, Z. A. ; MENANDRO, M. C. S. ; COUTINHO, S. M. S. ; ROLKE, R. ; MARTINS, P. O. . O "ser homem" e o "ser mulher" para adolescentes em situações de risco: um estudo no campo das representações sociais. In: II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - II JUBRA, 2006, Porto Alegre. II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - II JUBRA, 2006.

17.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; TRINDADE, Z. A. . Representações e práticas educativas das mães sobre os filhos atendidos pelo Conselho Tutelar de Vitória. In: II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - II JUBRA, 2006, Porto Alegre. II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - II JUBRA, 2006.

18.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; SANTOS, M. F. S. . Representações de educadores de adolescentes em conflito com a lei sobre violência. In: I Congresso Latino-Americano de Psicologia, 2005, São Paulo. União Latino-Americana de Entidades de Psicologia, 2005.

19.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; TRINDADE, Z. A. ; ROLKE, R. ; ARANZEDO, A. C. ; MENANDRO, M. C. S. ; BERTOLLO, M. . Representações sociais de adolescentes em conflito com a lei na imprensa escrita carioca. In: Simpósio Nacional de Psicologia Social e do Desenvolvimento, 2005, Vitória-ES. Simpósio Nacional de Psicologia Social e do Desenvolvimento, 2005.

20.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; ARANZEDO, A. C. ; MENANDRO, M. C. S. ; BERTOLLO, M. ; ROLKE, R. ; TRINDADE, Z. A. . Representações de adolescentes autores de atos infracionais em jornais do Espírito Santo. In: XIII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2005, Belo Horizonte. XIII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2005.

21.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; BARROS, S. M. M. ; TRINDADE, Z. A. ; PIMENTEL, T. . Práticas pedagógicas de professores do ensino médio: formar pessoas de bem ou bons alunos?. In: VII Encontro Nacional PROCAD/CAPES Violência, exclusão e Desenvolvimento Humano, 2004, Recife. VII Encontro Nacional PROCAD/CAPES Violência, exclusão e Desenvolvimento, 2004.

22.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; TRINDADE, Z. A. . Representações sobre adolescência ew práticas educativas de pais/mães de adolescentes em conflito com a lei. In: VII Encontro Nacional PROCAD/CAPES Violência, exclusão e Desenvolvimento, 2004, Recife. VII Encontro Nacional PROCAD/CAPES Violência, exclusão e Desenvolvimento, 2004.

23.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; MELO, G. I. ; SANTOS, M. F. S. ; SANTOS, R. L. . Representação Social da Violência. In: III Jornada Internacional e I Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2003, Rio de Janeiro. Relações entre Práticas e Representações, 2003.

24.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; MELO, G. I. ; SANTOS, M. F. S. ; SANTOS, R. L. . Representação de Pais de Crianças acerca do Desenvolvimento Humano. In: III Jornada Internacional e I Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2003, Rio de Janeiro. Relações entre Práticas e Representações, 2003.

25.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; SIMAS, M. L. B. ; MORAIS, G. M. . Comparação entre Filtros Angulares de 48, 64 e 96 cpg e Espaciais de 4.0, 6.0 e 9.0 cpg. In: I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2002, São Paulo. I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2002.

26.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; SIMAS, M. L. B. ; SANTOS, N. A. ; FERREIRA, A. C. S. ; NOGUEIRA, R. M. T. B. L. . Sensibilidade ao Contraste de Frequências Espaciais e Angulares em duas Faixas Etárias. In: XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002, Salvador. XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002.

27.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; SANTOS, N. A. ; FERREIRA, A. C. S. ; NOGUEIRA, R. M. T. B. L. ; SIMAS, M. L. B. . Sensibilidade ao Contraste de Frequencias Espaciais e Angulares em duas Faixas Etárias. In: XVII reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002, Salvador. XVII reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002.

28.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; SANTOS, N. A. ; NOGUEIRA, R. M. T. B. L. ; SIMAS, M. L. B. . Percepção Visual da Forma: Comparação da Sensibilidade ao Contrste de Frequencias Espaciais e Angulares em Crianças. In: XVII reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002, Salvador. XVII reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002.

29.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; SIMAS, M. L. B. ; SANTOS, N. A. ; CAVALCANTI, A. C. T. G. ; FERREIRA, A. C. S. ; NOGUEIRA, R. M. T. B. L. . Narrow-Band \Angular Frequency Filters Compared to Multiple Spacial Frequency Filters. In: XVII reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002, Salvador. XVII reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002.

30.
ESPÍNDULA, D. H. P. . Uma Comparação entre Filtros de Frequência Angular Centrado em 48, 64 ou 96 ciclos e Frequências Espaciais de 4.0, 6.0 ou 9.0 ciclos. In: XXXI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 2001, Rio de Janeiro. A Construção da Psicologia Brasileira na Pesquisa e no Ensino, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
Carvalho, L. A. ; ESPÍNDULA, D. H. P. . Vozes da seca: representações da transposição do rio São Francisco. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Online), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ESPÍNDULA, D. H. P. . ABRAPSO NA RODA: ESPAÇOS DE CONVERSA NO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ESTEVES, J. ; BARCELOS, J. ; GABRIEL, K. ; ESPÍNDULA, D. H. P. . Representações sociais de instituições de abrigamento para crianças em situação de vulnerabilidade social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; ESTEVES, J. ; BARCELOS, J. ; GABRIEL, K. . Representações e práticas educativas desenvolvidas por crianças abrigadas em situação de vulnerabilidade social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ESPÍNDULA, D. H. P. . Percepção ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
ESPÍNDULA, D. H. P. . A utilização de software como uma ferramenta para análise de fontes jornalísticas. 2005 (Mini-curso em evento científico) .

2.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; CUNHA, L. S. . Novos recursos tecnológicos para a pesquisa em psicologia. 2005 (Mini-curso em evento científico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, M. F. S.; ESPÍNDULA, D. H. P.; SANTOS, R. L.. Participação em banca de Manoel de Lima Acioli Neto. Os contextos de uso do crack: representações e práticas sociais entre usuários. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTOS, M. F. S.; ESPÍNDULA, D. H. P.; CRUZ, F.M.L.. Participação em banca de Vivian Lemos Mota. Representação Social da Redução de Danos para profissionais que atuam pelo programa Mais Vida da cidade do Recife. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Souza, L.; ESPÍNDULA, D. H. P.; MENANDRO, M. C. S.. Participação em banca de Bruno Dias Franqueira. Cidade de Deus, lugar pobre e violento. Articulando Representações Sociais. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Teses de doutorado
1.
MENANDRO, P. R. M.; TRINDADE, Z. A.; COUTINHO, S. M. S.; MOULIN, G. B.; ESPÍNDULA, D. H. P.. Participação em banca de Sandra Maria Guisso. "Do local para o global: As concepções de agentes ambientais acerca do seu trabalho". 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ESPÍNDULA, D. H. P.; SANTOS, R. L.; SOUZA, J. M.. Participação em banca de Larissa dos Santos Alves.Representações sociais de universitários sobre preconceito nas amizades com homossexuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
ESPÍNDULA, D. H. P.; SILVA, S. P. C. E.; SARMENTO, S. S.. Participação em banca de Maria Izabel Pereira de Souza.Representações sociais de docentes acerca das doenças sexualmente transmissíveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

3.
ESPÍNDULA, D. H. P.; VIEIRA, S.; SILVA FILHO, C. C.. Participação em banca de Suzyelaine Tamarindo Marques da Cruz."Por que falar sobre o homem": representações sociais de profissionais da saúde sobre homens autores de violência contra a mulher. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

4.
CONCALVES, M. P.; ESPÍNDULA, D. H. P.. Participação em banca de Edna Rodrigues dos Santos.Avaliação Psicológica para motorista: um estudo a partir de parâmetros de qualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

5.
LANDIM, L. C. S.; ESPÍNDULA, D. H. P.. Participação em banca de Leila Carla Santos Landim.Significados Atribuídos ao Puerpério por Adolescentes de uma Unidade de Juazeiro/BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

6.
RIBEIRO, E. S.; ESPÍNDULA, D. H. P.. Participação em banca de Enne Sardá Ribeiro.Ensejos e Significados da Gravidez na Adolescência em uma Unidade de Juazeiro/BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

7.
ESPÍNDULA, D. H. P.. Participação em banca de Luisa Mariana Vieira da Cruz.Como as mulheres vivenciam a menopausa: uma análise com mulheres na meia-idade do Atendimento Médico Especializado - AME de Petrolina/PE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

8.
Barros, M. T. A; ESPÍNDULA, D. H. P.; Ribeiro, M. S. S.. Participação em banca de Lady-Anne Pereira Siqueira.Intervenção psicossocial em orientação profissional e projeto de vida: avaliação dos efeitos pelos jovens da EJA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

9.
ESPÍNDULA, D. H. P.; CEOTTO, E. C.. Participação em banca de Marinalva Lemos Cavalini.Uma nova prática em saúde Mental numa Unidade Básica de Saúde. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Faculdade Brasileira.

10.
ESPÍNDULA, D. H. P.; CEOTTO, E. C.. Participação em banca de Edina da Silva Guimarães e Kátia Aparecida Vieira Lang.Adoecimento e mudanças de vida: um estudo numa casa de apoio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Faculdade Brasileira.

11.
ESPÍNDULA, D. H. P.; CAMPELO, R. R.. Participação em banca de Rachel Rosas Campelo." Velho são os outros..." A contribuição da Universidade Aberta à Terceira Idade para a Representação Social acerca da velhice. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Espírito Santo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ESPÍNDULA, D. H. P.; Côrtes, V. N. Q; Fonsêca, A. L. B. Processos Grupais e Psicossociais. 2011. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
ESPÍNDULA, D. H. P.; Côrtes, V. N. Q. Seleção simplificada para professor substituto Processos Grupais e Psicossociais. 2011. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

3.
Borges, Lucivanda Cavalcante; Barros, M. T. A; ESPÍNDULA, D. H. P.. Processo de seleção pública para professor substituto - Psicologia do Desenvolvimento. 2009. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

4.
Barros, M. T. A; ESPÍNDULA, D. H. P.; Borges, Lucivanda Cavalcante. Processo de seleção pública simplificada para professor substituto - Psicologia do Desenvolvimento. 2009. Universidade Federal do Vale do São Francisco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Jornada Internacional e VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Desenvolvimento e Teoria das Representações Sociais. 2013. (Congresso).

2.
XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso. A cura para a violência é o respeito : representações sociais de violência para adolescentes. 2013. (Congresso).

3.
XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso. A cura para a violência é o respeito : representações sociais de violência para adolescentes. 2013. (Congresso).

4.
7º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Representações sociais de estudantes universitários sobre o universitário surdo. 2011. (Congresso).

5.
XVI Encontro Nacional da Abrapso. Uma análise dos conflitos de relacionamento na literatura de cordel. 2011. (Congresso).

6.
II Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social. 2011. (Encontro).

7.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Direitos Sexuais e reprodutivos de adolescentes em relaçao ao aborto. 2010. (Congresso).

8.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, diversidades, deslocamentos. 2010. (Seminário).

9.
XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia. 2010. (Simpósio).

10.
Simpósio Internacional de Psicologia Social. 2010. (Simpósio).

11.
6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade. 2009. (Congresso).

12.
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. ABRINDO A CAIXA DE PANDORA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES E DÚVIDAS SOBRE SEXUALIDADE DE ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Congresso).

13.
IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. IV Jornada Internacional e II Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2005. (Congresso).

14.
Simpósio Nacional de Psicologia Social e do Desenvolvimento.Simpósio Nacional de Psicologia Social e do Desenvolvimento. 2005. (Simpósio).

15.
VII Encontro Nacional PROCAD/CAPES Violência, exclusão e Desenvolvimento.VII Encontro Nacional PROCAD/CAPES Violência, exclusão e Desenvolvimento. 2004. (Encontro).

16.
III Jornada Internacional Sobre Representações Sociais e I Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. III Jornada Internacional Sobre Representações Sociais e I Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2003. (Congresso).

17.
I Congresso Brasileiro de Psicologia. I Congresso Brasileiro de Psicologia. 2002. (Congresso).

18.
IV Encontro Regional de Estudos em Representações Sociais e Interdisciplinaridade: Novas Abordagens.IV Encontro Regional de Estudos em Representações Sociais e Interdisciplinaridade: Novas Abordagens. 2002. (Encontro).

19.
XXXI Reunião de Anual de Psicologia. XXXI Reunião Anual de Psicologia. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESPÍNDULA, D. H. P. . I Congresso do Vale do São Francisco de Formação para o SUS. 2011. (Congresso).

2.
ESPÍNDULA, D. H. P. . I Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social no Vale do São Francisco - A Psicologia Social no Vale:Tecendo Possibilidades. 2009. (Congresso).

3.
ESPÍNDULA, D. H. P. . I Encontro sobre Uso e Abuso de Drogas no Vale do São Francisco. 2009. (Congresso).

4.
ESPÍNDULA, D. H. P. . V Encontro Regional de Psicologia Social. 2007. (Congresso).

5.
ESPÍNDULA, D. H. P. . Simpósio Nacional de Psicologia Social e do Desenvolvimento. 2005. (Congresso).

6.
ESPÍNDULA, D. H. P. . X Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Póds-Graduação em Psicologia. 2004. (Congresso).

7.
ESPÍNDULA, D. H. P. ; MELO, G. I. ; SANTOS, R. L. . III Encontro Nacional PROCAD-CAPES. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Luiz Thiago Almeida Araújo. Droga e mídia: o impacto da imprensa nas representações sociais de drogadição. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

2.
José Vicente de Deus Neto. Droga e mídia: o impacto da imprensa nas representações sociais de drogadição. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

3.
Vinícius Barbosa de Oliveira. Droga e mídia: o impacto da imprensa nas representações sociais de drogadição. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Gabriela de Souza Barros. Promoção à Saúde e Prevenção de Violência e Mortes de Trânsito em Juazeiro/BA.. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ministério da Saúde. (Orientador).

2.
Romário Alves Leite. Promoção à Saúde e Prevenção de Violência e Mortes de Trânsito em Juazeiro/BA.. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ministério da Saúde. (Orientador).

3.
Edio Bartolomeu Mesquisa Maia. Promoção à Saúde e Prevenção de Violência e Mortes de Trânsito em Juazeiro/BA.. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ministério da Saúde. (Orientador).

4.
Antonia Rafaelly A. A. Oliveira. Promoção à Saúde e Prevenção de Violência e Mortes de Trânsito em Juazeiro/BA.. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ministério da Saúde. (Orientador).

5.
Cíntia Garcia da Silva. Promoção à Saúde e Prevenção de Violência e Mortes de Trânsito em Juazeiro/BA.. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ministério da Saúde. (Orientador).

6.
Pedro Igor Lustosa Roriz. Promoção à Saúde e Prevenção de Violência e Mortes de Trânsito em Juazeiro/BA.. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ministério da Saúde. (Orientador).

7.
Luana Thais dos Anjos Leite. Promoção à Saúde e Prevenção de Violência e Mortes de Trânsito em Juazeiro/BA.. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ministério da Saúde. (Orientador).

8.
Jeanne Aiko de Souza Nakagawa. Promoção à Saúde e Prevenção de Violência e Mortes de Trânsito em Juazeiro/BA.. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ministério da Saúde. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carlos Antonio S. Guimarães. Território e Saúde: uma análise da produção científica de 2001-2010. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Suzyelaine Tamarindo Marques da Cruz. "Por que falar sobre o homem": representações sociais de profissionais da saúde sobre homens autores de violência contra a mulher. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

2.
Larissa dos Santos Alves. Representações sociais de universitários sobre preconceito nas amizades com homossexuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

3.
Lauriston de Araújo Carvalho. Vozes da seca: representações da transposição do rio São Francisco na imprensa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

4.
Bárbara Batista de Oliveira Souza. Transtorno Bipolar: revisão sistemática de artigos brasileiros publicados entre 2001-2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

5.
Marianna Barbosa Almeida. Política de Saúde do Homem na Atenção Básica: Discutindo a situação do adolescente em conflito com a lei. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

6.
Sâmella dos Santos Vieira. Análise da implementação da Política de Saúde da Pessoa com Deficiência na Estratégia Saúde da Família em Juazeiro/BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

7.
Soraia Oliveira Mota Barreto. Análise da implementação da Política de Saúde da Pessoa com Deficiência na Estratégia Saúde da Família em Juazeiro/BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

8.
Pricila de Sousa Santos. Trânsito, motociclistas e representação social: uma análise a partir da perspectiva dos motociclistas da cidade de Petrolina-PE.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

9.
Jayce Layana Lopes Callou. Rede de atenção à mulher em situação de violência no município de Juazeiro/BA - RAMA JUA: implantação, limites, desafios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

10.
Aline Pinto Moura. Abrindo a caixa de Pandora: uma análise das questões e dúvidas sobre sexualidade de adolescentes de ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdade Brasileira. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

11.
Giovana Fernandes Narcizo e Suellen Pereira da Silva. Produção científica da revista Psicologia Escolar e Educacional de 2006 a 2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdade Brasileira. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

12.
Eloisi de Freitas Caetano. A visão dos universitários acerca do estágio extracurricular. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdade Brasileira. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

13.
Rachel Rosas Campelo. "...Velho são os outros..." A contribuição da Universidade Aberta à Terceira Idade para a Representação Social acerca da velhice. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

Iniciação científica
1.
Larissa dos Santos Alves. Droga e mídia: o impacto da imprensa nas representações sociais de drogadição. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

2.
Suzyelaine Tamarindo Marques da Cruz. Droga e mídia: o impacto da imprensa nas representações sociais de drogadição. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

3.
Larissa dos Santos Alves. Representações sociais de professores, técnicos e alunos do sertão pernambucano sobre violência no ambiente esclar e suas práticas de enfrentamento. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

4.
Lauriston de Araújo Carvalho. Representações sociais de professores, técnicos e alunos do sertão pernambucano sobre violência no ambiente escolar e suas práticas de enfrentamento. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

5.
Suzyelaine Tamarindo Marques da Cruz. Representações sociais de professores, técnicos e alunos do sertão pernambucano sobre violência no ambiente escolar e suas práticas de enfrentamento. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

6.
Lauriston de Araújo Carvalho. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR PARA OS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS EM INSTITUIÇÕES DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM PETROLINA-PE. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

7.
Marianna Barbosa de Almeida. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR PARA OS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS EM INSTITUIÇÕES DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM PETROLINA-PE. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

8.
Thayline Fernandes. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR PARA OS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS EM INSTITUIÇÕES DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM PETROLINA-PE. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

9.
Larissa dos Santos Alves. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR PARA OS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS EM INSTITUIÇÕES DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM PETROLINA-PE. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

10.
Suzyelaine Tamarindo Marques da Cruz. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR PARA OS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS EM INSTITUIÇÕES DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM PETROLINA-PE. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

11.
Leticia Coelho de Oliveira. As construções discursivas de adolescentes do sexo feminino de Petrolina Pernambuco e a garantia de seus direitos sexuais e reprodutivos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

12.
Lauriston de Carvalho Araújo. As construções discursivas de adolescentes do sexo feminino de Petrolina Pernambuco e a garantia de seus direitos sexuais e reprodutivos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

13.
Bruno Klecius de Andrade Teles. As construções discursivas de adolescentes do sexo feminino de Petrolina-PE e a garantia dos seus direitos sexuais e reprodutivos.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

14.
Marianna Barbosa de Almeida. As construções discursivas de adolescentes do sexo feminino de Petrolina-PE e a garantia dos seus direitos sexuais e reprodutivos.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

15.
Vívian Izabele Santiago Passos. Construções discursivas de adolescentes do sexo feminino de Petrolina-PE e a garantia dos seus direitos sexuais e reprodutivos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

16.
Thayline Fernandes. Construções discursivas de adolescentes do sexo feminino de Petrolina-PE e a garantia dos seus direitos sexuais e reprodutivos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

17.
Sâmella dos Santos Vieira. Construções discursivas de adolescentes do sexo feminino de Petrolina-PE e a garantia dos seus direitos sexuais e reprodutivos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

Orientações de outra natureza
1.
Sâmella dos Santos Vieira. PET Saúde da Mulher em Juazeiro - BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

2.
Leilane Almeida Paixão. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

3.
Stephanie Maiane Souza Silva. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

4.
Haiana Maria de Carvalho Alves. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

5.
Lidiane Bento Dourado Ribeiro. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

6.
Mariana Barbosa Almeida. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

7.
Keith Emanuelle Matias Regis. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

8.
Dióghenes Nobre Pimenta. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

9.
Anne Grazielle A. de Almeida. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

10.
Letícia Coelho de Oliveira. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

11.
Thayanna Rafaela Lins T. Ribeiro. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

12.
Tarcísio Augusto da Silva Menezes. PET Saúde da Mulher. 2010. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

13.
Igno Almeida Braga Filho. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

14.
Monique Valois Ribeiro. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

15.
Ana Maria Duarte Ponte. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

16.
Heydiane Moreira de Queiroz. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

17.
Maíssa Torres Marques. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

18.
Leila Carla Santos Jardim. PET Saúde da Mulher em Juazeiro/BA. 2010. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

19.
Sâmella dos Santos Vieira. PET Saúde da Mulher em Juazeiro - BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

20.
Suene de Souza Dantas. PET -Saúde da Mulher no município de Juazeiro - BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

21.
Lorena Alves de Souza Araújo. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

22.
Leilane Almeida Paixão. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

23.
Anna Cléa Ferreira da Silva. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

24.
Leila Carla Santos Landim. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

25.
Mirella Ravanna Menezes Freire. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

26.
Aparecida Joselete Jerico Pereira. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

27.
Kallyanna Sylmara. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

28.
Íris Gleiciane de Souza. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

29.
Enne Sarda Ribeiro. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

30.
Dioghenes Nobre Pimenta. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

31.
Stephanie Maiane Souza Silva. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Ministério da Saúde. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

32.
Lidiane Bento Dourado Ribeiro. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

33.
Marianna Barbosa Almeida. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.

34.
Haiana Maria de C. Alves. PET-Saúde da Mulher no município de Juazeiro-BA. 2009. Orientação de outra natureza. (psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Orientador: Daniel Henrique Pereira Espíndula.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/04/2014 às 12:03:54