Margarette Matesco Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5438283938938377
  • Última atualização do currículo em 30/04/2014


Margarette Matesco Rocha possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção com pais e professores para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de habilidades sociais de crianças com necessidades educacionais especiais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margarette Matesco Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.
AC Jardim Bandeirantes
Jardim Portal de Versalhes 1
86057970 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 10011
Telefone: (43) 33714227
Ramal: 4227
Fax: (43) 33276932
URL da Homepage: http://www.uel.br/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Educação Especial.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Programa de Habilidades Sociais com pais: efeitos sobre o desempenho social e acadêmico de filhos com TDAH., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
Palavras-chave: Educação Especial; Habilidades Sociais; TDAH.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2000 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O efeito do número de membros das classes de estímulos na formação e manutenção da equivalência de estímulos: implicações para o desenvolvimento de estratégias de ensino,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Dra Verônica Bender Haydu.
Palavras-chave: Equivalência de estímulos; Estratégias de Ensino; Manutenção das classes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1996
Especialização em Psicoterapia na Análise do Comportamento. (Carga Horária: 405h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1986 - 1991
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Formação Complementar


2001 - 2002
Análise Experimental da Formação de Classes de Est. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2000 - 2000
Equivalência de Estímulos Análise Teórica e Experi. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2000 - 2000
Equivalência de Estímulos Análise Teórica e Experi. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2000 - 2000
Equivalência de Estímulos Aplicada Ao Ensino de Le. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Comportamento Verbal Equivalência de Estímulos e P. (Carga horária: 6h).
Centro Londrinense de Análise do Comportamento.
1998 - 1998
Marginalidade na Infância e na Adolescência Pesqui. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1997 - 1997
I Curso de Psicoterapia na Análise do Comportament. (Carga horária: 6h).
Centro Londrinense de Análise do Comportamento.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

03/2012 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Cargo ou função
Vice-chefe de Departamento.
08/2008 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento e Personalidade
8/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

3/2001 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Comportamental Aplicada
6/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

08/2010 - 12/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento e Educação Especial
12/1999 - 3/2004
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Cargo ou função
Chefe suplente de Departamento.
5/2002 - 12/2003
Ensino, Psicoterapia na Análise do Comportamento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contexto Terapêutico (vivências)
2/2000 - 12/2001
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade de extensão realizada
Supervisão: "Projeto União: Inserção social da criança pobre e prevenção a delinqüência".
2/2000 - 12/2000
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Funcional do Comportamento
2/1998 - 3/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade de extensão realizada
Supervisora no Projeto: "Psicologia aplicada a prevenção do desempenho escolar insatisfatório em crianças de comunidade de baixa renda".
12/1997 - 1/2000
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade realizada
Coordenadora da Comissão de Extensão do Departamento.
2/1999 - 12/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Funcional
Estágio Supervisionado em Clínica - Abordagem comportamental
12/1997 - 12/1999
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade de extensão realizada
Coordenação e supervisão: "Projeto União: Inserção social da criança pobre e prevenção a delinqüência".
3/1999 - 7/1999
Ensino, Psicoterapia na Análise do Comportamento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução clínica da Análise do Comporamento
2/1998 - 11/1998
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Funcional
Estágio Supervisionado em Clínica - Abordagem comportamental
9/1997 - 12/1997
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade realizada
Coordenadora da Comissão de Extensão do Departamento.
7/1997 - 12/1997
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento.

Atividade de extensão realizada
Supervisão de atendimentos realizados com adolescentes pré-delinqüentes.
7/1997 - 11/1997
Ensino, Psicoterapia na Análise do Comportamento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicoterapia Infantil II
2/1997 - 11/1997
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Funcional
Psicologia Geral

Centro de Estudos Superiores de Londrina, CESULON, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 14

Atividades

4/1995 - 8/1997
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento I
Análise Experimental do Comportamento II
8/1996 - 12/1996
Extensão universitária , Departamento de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Supervisora do Projeto: "Grupo de apoio à adolescentes".
5/1996 - 12/1996
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Psicologia, .

Atividade realizada
Reciclagem e apoio psicológico às atendentes de creches municipais e comunitárias do município de Londrina..
8/1996 - 11/1996
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Especial: Psicologia Experimental


Linhas de pesquisa


1.
Contingências do aprender e ensinar

Objetivo: Avaliação e intervenção dos fatores responsáveis pelo ensino e aprendizagem..
2.
Análise do Comportamento: metodologia e tecnologia de intervenção em diferentes contextos

Objetivo: Avaliação e desenvolvimento de métodos e técnicas para intervenção em diferentes contextos de atuação em análise do comportamento..
Palavras-chave: análise do comportamento; intervenção.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Avaliação e treino de mães em habilidades sociais educativas e efeitos no desempenho de atividades de vida diária de filhos com deficiência visual

Descrição: A criança deficiente visual apresenta uma limitação sensorial que pode interferir de forma negativa na aprendizagem de diversas respostas importantes para seu convívio social e para sua autonomia. Além das conseqüências para o desenvolvimento da criança, a deficiência se torna uma variável que interfere nas práticas educativas dos pais, que muitas vezes precisam de ajuda para aprender a lidar de maneira mais efetiva com as necessidades educacionais especiais de seu filho. Este trabalho pretende discutir o efeito do treino de mães em habilidades sociais educativas no comportamento de ajuda delas em relação ao filho e de autonomia do filho deficiente visual durante o aprendizado de comportamentos definidos como atividades de vida diária (AVD). Para isso serão analisados os registros de ocorrência dos comportamentos-alvo observados em filmagens de interações entre mãe e seu filho deficiente visual, na realização de AVD. Espera-se que seja possível identificar e avançar nos estudos que buscam diminuir a frequência de comportamentos de ajuda que mães de crianças deficientes visuais oferecem ao filho e assim, aumentar a probabilidade de autonomia de realização de atividades de vida diária (AVD) de crianças com essa deficiência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Margarette Matesco Rocha - Integrante / Maura Glória de Freitas - Coordenador.
2009 - 2012
Avaliação dos efeitos de um programa de Habilidades Sociais Educativas para pais de crianças com TDAH

Descrição: A partir da constatação da falta de pesquisas na área de habilidades sociais educativas para pais de crianças com TDAH, visando promover e aprimorar as habilidades sociais e acadêmicas de seus filhos e a necessidade e a relevância de programas de Treinamento de Habilidades Sociais Educativas e de intervenção com evidências de validade interna e externa, esse estudo será norteado pela seguinte questão: qual a efetividade de um programa de Treinamento de Habilidades Sociais Educativas (THSE) para pais de crianças com TDAH comparado a um grupo controle sem tratamento?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Margarette Matesco Rocha - Coordenador / Maura Glória de Freitas - Integrante / Márcia Cristina Caserta Gon - Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Habilidades sociais em crianças: desenvolvendo instrumentos de avaliação e investigando variáveis relacionadas

Descrição: A importância das habilidades sociais para a saúde psicológica, o ajustamento psicossocial, o sucesso acadêmico e profissional justificam o crescente interesse por essa temática no Brasil. No entanto, não se dispõe, ainda, de instrumentos testados e padronizados em nosso meio, para a avaliação do repertório social de crianças nem de programas de intervenção, estruturados testados, para a prevenção e solução de problemas de relacionamento e seus correlatos. Além de prover normas de referência, a avaliação de habilidades sociais, com controle de características sócio-demográficas e outras variáveis pessoais/familiares e culturais, permite identificar fatores associados ao repertório de habilidades e necessidades específicas de intervenção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Margarette Matesco Rocha - Integrante / Maura Glória de Freitas - Coordenador.
2003 - 2005
Proposta de um programa de intervenção para pais adotivos

Descrição: Considerando que o ajustamento comportamental de filhos adotados depende das interações presentes no contexto familiar e que tais interações dependem das habilidades sociais educativas dos pais, o projeto teve por objetivo sistematizar um programa de atendimento psicológico destinado a pais adotivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Margarette Matesco Rocha - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Grupo de habilidades sociais educativas para pais de crianças com TDAH

Descrição: O presente projeto tem como propósito aplicar e avaliar um programa de treinamento de habilidades sociais educativas para esses pais, capacitando-os a atuar de forma mais efetiva na educação dos seus filhos. Os atendimentos serão oferecidos a escolas estaduais da cidade de Londrina que apresentam elevado número de crianças com o diagnóstico de TDAH. A avaliação das dificuldades apresentadas pelos pais será feita por meio de entrevistas e inventários estruturados. Os pais serão atendidos em grupo e o foco da intervenção será a aprendizagem de habilidades sociais educativas consideradas importantes para ampliar o repertório de habilidades sociais e acadêmicas de seus filhos. Os resultados obtidos após a intervenção serão comparados com os dados iniciais coletados e analisados quantitativa e qualitativamente. Além de contribuir com áreas de conhecimento (habilidades sociais, análise do comportamento e educação especial) nas quais o projeto se baseia, é preciso fortalecer movimento social da educação inclusiva que busca ampliar o papel da família na escolarização de crianças com necessidades educacionais especiais. A existência de um projeto para famílias de crianças com TDAH poderá ser uma referência que pode colaborar com a permanência da criança na escola e com isso diminuir o número de crianças com TDAH em risco de exclusão social e escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Margarette Matesco Rocha - Coordenador / Maura Glória de Freitas - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Aletheia (ULBRA)
2013 - 2013
Periódico: Estudos de Psicologia (Natal. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.


Idiomas


Inglês
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2010
Indicação da tese pelo PPG em Educação Especial (UFSCar) ao Prêmio Capes de Tese, Capes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, M. M.2013ROCHA, M. M. ; Del Prette ; Del Prette, A. . Avaliação de um Programa de Habilidades Sociais Educativas para mães de crianças com TDAH. Acta Comportamentalia, v. 21, p. 359-375, 2013.

2.
ROCHA, M. M.2011ROCHA, M. M. ; ANDRADE, P. ; DOURADO, T. L. S. . Comportamentos-alvos em programas de habilidades sociais educativas para pais. Revista Educação Especial, v. 24, p. 453-465, 2011.

3.
ROCHA, M. M.2011ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. . Intervenção para pais adotivos na perspectiva da Análise do Comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Impresso), v. 13, p. 33-45, 2011.

4.
ROCHA, M. M.2010 ROCHA, M. M. ; Del Prette . Habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH e a inclusão escolar. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso), v. 28, p. 31-41, 2010.

5.
ROCHA, M. M.2008ROCHA, M. M. ; ALMEIDA, M. A. . Ensino Itinerante para deficientes visuais: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, p. 201-216, 2008.

6.
ROCHA, M. M.2008ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. ; PRETTE, A. . Placebo na pesquisa psicológica: algumas questões conceituais, metodológicas e éticas. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (Impresso), v. 4, p. 39-54, 2008.

7.
ROCHA, M. M.2005ROCHA, M. M. ; GON, M. C. C. ; GON, A. S. . Análise do conceito de estigma em crianças com dermatose crônica. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. VII, n.1, p. 15-20, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, M. M. ; VILLA, M. B. ; PRETTE, Z. A. P. . Efeitos indiretos de um programa de habilidades sociais educativas sobre o desempenho social e escolar de crianças com TDAH. In: M.B.Villa; A. A. R. Aguiar; ZILDA A. P. Del Prette. (Org.). Intertvenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT. 1ed.São Carlos: Edufscar, 2012, v. , p. 91-108.

2.
ROCHA, M. M. ; MAZZO, I. M. B. . Avaliação e intervenção com uma família por adoção. In: Verônica Bender Haydu; Silvia Regina de Souza. (Org.). Psicologia comportamental aplicada : avaliação e intervenção nas áreas da saúde, da clínica, da educação e do esporte. 1ed.Londrina: EDUEL, 2012, v. 2, p. 185-203.

3.
PRETTE, Z. A. P. ; ROCHA, M. M. . Habilidades sociais na infância: avaliação e intervenção com a criança e seus pais. In: Circe Salcides Petersen; Ricardo Wainer & cols.. (Org.). Terapias Cognitivo-Comportamental para crianças e adolescentes. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2011, v. 1, p. 16-400.

4.
ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. . Programa de habilidades sociais educativas com mães de crianças com déficit de atenção e hiperatividade. In: Almir Del Prette; Zilda Aparecida Pereira Del Prette. (Org.). Habilidades sociais: intervenção efetivas em grupo. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, v. 1, p. 16-288.

5.
ROCHA, M. M. ; Costa, M. P. R. . Condutas típicas na Educação Especial: Histórico, conceituação vigente e TDAH. In: Maria da Piedade Resende da Costa. (Org.). Educação Especial: aspectos conceituais e emergentes. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2009, v. 1, p. 63-84.

6.
FREITAS, M. G. ; ROCHA, M. M. . Habilidades sociais no contexto de uma educação inclusiva: a criança com necessidades educacionais especiais e seus pais. In: Regina Christina Wielenska. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: desafios, soluções e questionamentos. 1ed.Santo André: ESETEC, 2009, v. 23, p. 148-158.

7.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. . Atendimento à crianças com desempenho escolar insatisfatório. In: Carmem Garcia de Almeida. (Org.). Intervenções em grupos: estratégias psicológicas para melhoria da qualidade de vida. Campinas: Papirus, 2003, v. 1, p. 11-21.

8.
ROCHA, M. M. ; MOURA, C. B. . Diretrizes de prevenção ao desenvolvimento de comportamentos delinquentes. In: Carmem Garcia de Almeida. (Org.). Intervenções em grupos: estratégias psicológicas para melhoria da qualidade de vida. Campinas: Papirus, 2003, v. 1, p. 37-58.

9.
ROCHA, M. M. ; CARVALHO, M. . A importância do autoconhecimento dos pais na modificação das interações com os filhos. In: Maly Delitti. (Org.). Sobre comportamento e cognição. 1ed.Santo André: ARBytes Editora Ltda., 1997, v. 2, p. 137-146.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSOT, N. ; ENDO, M. M. C. ; FERREIRA, M. C. B. ; SOARES, N. G. ; ROCHA, M. M. . Capacitação de pais de crianças com TDAH em um programa de habilidades sociais: implicações para a inclusão de seus filhos. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina - Paraná. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013. p. 3826-3837.

2.
ROCHA, M. M. ; RIBEIRO, G. D. ; CASCARDO, G. M. . O olhar da análise do comportamento sobre a acessibilidade. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina - Paraná. Anais do VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011. v. 1. p. 803-810.

3.
ROCHA, M. M. ; DOURADO, T. L. S. ; ROSOT, N. ; Robles, T. . Caracterização do repertório de habilidades sociais educativas de pais de crianças com TDAH. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina - Paraná. Anais do VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011. v. 1. p. 1474-1483.

4.
Goto, P.H.P. ; FREITAS, M. G. ; ROCHA, M. M. . Habilidades Sociais Educativas como proposta para pais ajudarem no sucesso escolar de seus filhos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. Anais do V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009. p. 1599-1607.

5.
ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. . Caracterização do repertório de habilidades sociais de um grupo de crianças com TDAH. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro Brasileiro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. III Congresso de Educação Especial, 2008.

6.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; PRETTE, Z. A. P. . Efeitos do treinamento em habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH e deficiência visual sobre o desempenho social dos filhos no ambiente escolar. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. III Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2008.

7.
HAYDU, V. B. ; ROCHA, M. M. ; Machado, L. M. ; PAULA, J. B. C. . Ensino de redes relacionais: comportamentos emergentes e a manutenção da aprendizagem.. In: VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação da PUCPR - PRAXIS, 2006, Curitiba. VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação da PUCPR - PRAXIS, 2006. v. 6. p. 1-20.

8.
ROCHA, M. M. ; HAYDU, V. B. ; OMOTE, L. C. F. ; AGGIO, N. M. ; VICENTE, P. . Efeito do tamanho das redes relacionais na manutenção do aprendizado: implicações educacionais. In: II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia, 2005, Maringá. Anais do II Congresso Internacional e VII Semana de Psicologia, 2005. p. 1-14.

9.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; ADAMUZ, R. C. . Fracasso escolar e padrão comportamental: processo de determinação recíproca. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte. Anais - Seminário Internacional de Educação, 2001. p. 1614-1617.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSOT, N. ; ROCHA, M. M. . Elaboração de um material didático para pais de crianças com TDAH. In: 21 Encontro de Iniciação Científica, 2012, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2012. p. 1-4.

2.
DOURADO, T. L. S. ; ROCHA, M. M. . Organização de um material instrucional com diretrizes para a implementação de programas de treino de habilidades sociais educativas para pais de crianças com TDAH. In: 21 Encontro de Iniciação Científica, 2012, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Maringá, 2012. p. 1-4.

3.
ROCHA, M. M. ; DOURADO, T. L. S. . Avaliação dos efeitos indiretos de um programa de treino de habilidades sociais educativas com mães de crianças com TDAH. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011, Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2011. p. 1-5.

4.
ROCHA, M. M. ; Robles, T. . Avaliação de seguimento de um programa de treinamento de HSE para mães de crianças com TDAH transcorridos 36 meses da intervenção. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011, Ponta Grossa. XX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ENDO, M. M. C. ; FERREIRA, M. C. B. ; SOARES, N. G. ; ROSOT, N. ; ROCHA, M. M. . Uma revisão de literatura sobre publicações brasileiras a respeito de TDAH e Análise do Comportamento. In: IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina Pró-Saúde: A psicologia e suas interfaces, 2013, Londrina - Paraná. IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina Pró-Saúde: A psicologia e suas interfaces, 2013. p. 109-109.

2.
FERREIRA, J. M. ; SILVA, J. A. S. ; ROCHA, M. M. . Prós e contras da inclusão de crianças com autismo na escola regular. In: IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas interfaces, 2013, Londrina - Paraná. IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas interfaces, 2013. p. 104-104.

3.
DEMARCHI, J. ; SHIGAKI, G. ; FAGANELLO, J. ; ROCHA, M. M. . Adoção por casais homoafetivos e a opinião de participantes de diferentes orientações religiosas. In: IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas interfaces, 2013, Londrina - Paraná. IV Congresso de Psicologia da UEL e I Oficina do Pró-Saúde III: A Psicologia e suas interfaces, 2013. p. 33-33.

4.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; ANDRADE, P. . Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH. In: II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento, 2012, Londrina. Anais do II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento. Londrina, 2012. p. 41-41.

5.
ROCHA, M. M. ; DOURADO, T. L. S. . Avaliação funcional e delineamento de grupos de treino de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH. In: II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento, 2012, Londrina. Anais do II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento. Londrina, 2012. p. 40-41.

6.
ROSOT, N. ; ROCHA, M. M. ; DOURADO, T. L. S. ; Robles, T. ; KIRCHNER, L. F. . Intervenção para pais de crianças com TDAH: um estudo de caso. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012.

7.
ROCHA, M. M. . Avaliação das habilidades sociais educativas apresentados por um grupo de mães de crianças com TDAH. In: III Seminário Internacional de Habilidades Sociais: Habilidades socais, cultura, pesquisa e prática, 2011, Taubaté. III Seminário Internacional de Habilidades Sociais: Habilidades socais, cultura, pesquisa e prática, 2011. p. 37-37.

8.
DOURADO, T. L. S. ; ROCHA, M. M. . Pais de crianças com TDAH: proposta de avaliação e intervenção. In: III Seminário Internacional de Habilidades Sociais: Habilidades socais, cultura, pesquisa e prática, 2011, Taubaté. III Seminário Internacional de Habilidades Sociais: Habilidades socais, cultura, pesquisa e prática, 2011. p. 38-38.

9.
ANDRADE, P. ; FREITAS, M. G. ; ROCHA, M. M. . Procedimentos para avaliação e treino em habilidades sociais educativas com mães de crianças com TDAH para realização de tarefas escolares pelo filho. In: III Seminário Internacional de Habilidades Sociais: Habilidades socais, cultura, pesquisa e prática, 2011, Taubaté. III Seminário Internacional de Habilidades Sociais: Habilidades socais, cultura, pesquisa e prática, 2011. p. 38-39.

10.
ROCHA, M. M. ; FORNAZARI, S. A. ; FREITAS, M. G. ; MURARI, S. C. . Experiência no ensino de conceitos de habilidades sociais educativas na graduação em psicologia e suas aplicações. In: III Seminário Internacional de Habilidades Sociais: Habilidades socais, cultura, pesquisa e prática, 2011, Taubaté. III Seminário Internacional de Habilidades Sociais: Habilidades socais, cultura, pesquisa e prática, 2011. p. 62-62.

11.
ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. . Escolha de comportamentos-alvos em um programa de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH. In: I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda, 2010, Londrina. Anais do I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda, 2010. p. 68-69.

12.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; ANDRADE, P. . Habilidades Sociais educativas alvos dos progrmas de intervenção para pais de crianças com necessidades educacionais especiais. In: I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda, 2010, Londrina. Anais do I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda, 2010. p. 213-213.

13.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; ANDRADE, P. . Modelo alternativo de análise do TDAH. In: I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda, 2010, Londrina. Anais do I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda, 2010. p. 268-268.

14.
ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. . Impactos sobre a generalização de treinamento de habilidades sociais educativas. In: II Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2009. p. 205-205.

15.
ROCHA, M. M. ; MURARI, S. C. ; FORNAZARI, S. A. . Formação do psicólogo em Análise do Comportamento Aplicada: Contribuições para a inclusão escolar.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. v. I. p. 282-282.

16.
FREITAS, M. G. ; ROCHA, M. M. . Capacitação de pais de crianças com necessidades educacionais especiais para atuarem como educadores dos filhos.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. v. I. p. 68-69.

17.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; SOARES, M. R. ; AMARAL, M. . A importância do desenvolvimento de habilidades sociais educativas em pais de crianças com câncer. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009. v. II. p. 5-6.

18.
ROCHA, M. M. ; Del Prette . Intervenção para pais de crianças com TDAH: um estudo de caso. In: XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Nais do XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

19.
COELHO, M. ; FREITAS, M. G. ; ROCHA, M. M. ; GÔNGORA, M. A. . Habilidades Sociais e Análise do Comportamento: diferentes formas de intervenção e considerações teórico‐conceituais. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. XVII Encontro da ABPMC, 2008. p. 180-181.

20.
ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. . Programa de Habilidades Sociais com pais: efeitos sobre o desempenho social e acadêmico de filhos com TDAH. In: Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2007, São Carlos. Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2007.

21.
ROCHA, M. M. ; GON, M. C. C. ; FIORAVANTE, D. P. . Avaliação clínica comportamental junto a meninas portadoras de dermatoses crônicas e seus pais. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e da Saúde, 2005, Londrina. Avanços 2005 em Psicologia Clínica e da Saúde, 2005. p. 55.

22.
ROCHA, M. M. ; MAZZO, I. M. B. . Estudo da relação adoção e risco psicológico na perspectiva da Análise do Comportamento: implicações para o atendimento clínico psicológico. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e da Saúde, 2005, Londrina, 2005. p. 95.

23.
ROCHA, M. M. ; TAVARES, L. F. . Dificuldades de pais que realizaram adoção tardia e/ou precoce. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e da Saúde, 2005, Londrina, 2005. p. 101-101.

24.
ROCHA, M. M. ; BATTINI, E. ; COSTA, B. M. ; MAYER, P. C. M. ; RIBEIRO, F. M. ; GÔNGORA, M. A. . Contando à criança sobre a adoção. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005.

25.
ROCHA, M. M. ; FUMO, V. M. S. ; RIBEIRO, P. M. L. ; BATTINI, E. ; RIBEIRO, F. M. ; COSTA, B. M. . Como contar ao seu filho adolescente sobre a adoção. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. Anais do XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005.

26.
ROCHA, M. M. ; MAYER, P. C. M. ; RIBEIRO, P. M. L. ; FUMO, V. M. S. ; BATTINI, E. ; COSTA, B. M. . Famílias Adotivas: desconstruindo mitos e descobrindo especificidades. . In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. Anais do XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005.

27.
ROCHA, M. M. ; RIBEIRO, P. M. L. ; MAYER, P. C. M. ; FUMO, V. M. S. ; RIBEIRO, F. M. ; COSTA, B. M. . Investigações dos aspectos positivos presentes nas interações entre pais e filhos adotivos: um estudo preliminar. In: XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

28.
ROCHA, M. M. ; MAZZO, I. M. B. . Estudo da relação adoção e risco psicológico na perspectiva da análise do comportamento: implicações para o atendimento clínico psicológico. In: XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003, Londrina, 2003. p. 41-41.

29.
ROCHA, M. M. ; GON, M. C. C. ; GON, A. S. ; DOMINGOS, M. ; CARDOSO, L. P. ; VIDOTTI, G. F. . Avaliação e intervenção clínica comportamental para mães de crianças portadoras de vitiligo. In: XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003, Londrina, 2003. p. 276-276.

30.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. . Desenvolvendo comportamentos compatíveis com desempenho escolar satisfatório: uma abordagem para minimizar dificuldades de aprendizagem. In: I Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação Brasileira de Educação Especial e IX Ciclo sobre deficiência mental, 2003, São Carlos, 2003. p. 234-235.

31.
ROCHA, M. M. ; GON, M. C. C. ; GON, A. S. ; DOMINGOS, M. ; CARDOSO, L. P. . Orientação psicológica para pais de crianças com dermatose crônica: um estudo preliminar. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002. p. 106.

32.
ROCHA, M. M. ; HAYDU, V. B. . O efeito do número de membros das classes na formação e manutenção da equivalência de estímulos. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina. XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002. p. 291.

33.
ROCHA, M. M. ; HAYDU, V. B. . O efeito do número de membros das classes na formação e manutenção da equivalência de estímulos: implicações para o desenvolvimento de estratégias de ensino.. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002.

34.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; SANZOVO, C. E. ; RIGOTTI, D. P. ; VIEIRA, G. S. . Práticas educativas adotadas por mães de crianças deficientes visuais: análise e possibilidades de intervenção. In: XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2002, Londrina, 2002. p. 72-72.

35.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; MURARI, S. C. . Análise de um caso de fracasso escolar e de comportamentos anti-sociais. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas. Resumos do X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001. p. 159.

36.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; FUKAHORI, L. . Fracasso Escolar e padrão comportamental: processo de determinação recíproca. In: X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da UEPGl, 2001, Ponta Grossa, 2001. p. 241-242.

37.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; BATISTA, C. P. ; CATARINO, J. G. ; TINI, J. R. . Atendimento psicológico à crianças com desempenho escolar insatisfatório.. In: IV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental., 2000, Campinas. IV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental., 2000. p. 19.

38.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; BATISTA, C. P. ; PEREZ, L. R. J. ; MAGNANI, J. L. ; MARTINS, F. . Desenvolvimento de habilidades sociais em adolescentes portadores de deficiência visual.. In: IV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2000, Campinas. IV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2000. p. 24.

39.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; CATARINO, J. G. ; TINI, J. R. . Atendimento psicológico à crinças com desempenho escolar insatisfatório. In: VIII Simpósio de Estudantes do Cesulon, 2000, Londrina. Anais do VIII Simpósio de Estudantes do Cesulon, 2000. p. 137.

40.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; ESCARABOTO, K. M. . Análise de regras presentes em educação de filhos. In: VIII Simpósio de Estudantes do Cesulon, 2000, Londrina. Anais do VIII Simpósio de Estudantes do Cesulon, 2000. p. 138.

41.
ROCHA, M. M. ; ISQUIERDO, G. R. ; UDINAL, G. H. ; FREITAS, M. G. ; SANTOS, G. ; PEREIRA, I. ; MAZZO, I. M. B. ; PIRES, I. T. . Regras no contexto familiar:implicações para a interação mãe e filho. In: VIII Simpósio de Estudantes do Cesulon, 2000, Londrina. Anais do VIII Simpósio de Estudantes do Cesulon, 2000. p. 140.

42.
ROCHA, M. M. ; QUEIROZ, A. B. M. ; LAURENTI, C. ; ANTUNES, C. ; HIGUCHI, C. M. ; OKIISHI, J. ; FREITAS, M. G. . Análise do comportamento de passividade de uma criança em seu contexto a partir dos princípios da análise do comportamento. In: VIII Simpósio de Estudantes do Cesulon, 2000, Londrina. Anais do VIII Simpósio de Estudantes do Cesulon, 2000. p. 139.

43.
ROCHA, M. M. ; MOURA, C. B. ; PIMENTEL, N. S. . Programa de inserção social da criança pobre e prevenção à delinqüência. In: III Jornada de Psicologia Internacional, 1999, Umuarama. III Jornada de Psicologia Internacional, 1999. p. 31.

44.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; CATARINO, J. G. . Psicologia Aplicada à prevenção do desempenho escolar insatisfatório em crianças de comunidade de baixa renda. In: III Jornada de Psicologia Internacional, 1999, Umuarama. III Jornada de Psicologia Internacional, 1999. p. 55.

45.
ROCHA, M. M. ; COELHO, F. S. . Atendimento psicológico infantil: aquisição de novos padrões de interação. In: VII Simpósio de estudantes do CESULON, 1999, Londrina. VII Simpósio de estudantes do CESULON, 1999. p. 129.

46.
ROCHA, M. M. ; MOURA, C. B. ; NEGRÃO, L. A. P. ; IMAI, R. Y. . Análise de uma experiência de desenvolvimento interpessoal com os agentes educativos do projeto União.. In: V Simpósio Interno de Psicologia Geral e Anáilse do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL, 1999, Londrina. V Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL, 1999. p. 26.

47.
ROCHA, M. M. ; BOUNASSAR, D. B. ; PIMENTEL, N. S. ; AFONSO, P. H. B. . Procedimento terapêutico para prevenção à delinqüência. In: V Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL, 1999, Londrina. V Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL, 1999. p. 48.

48.
ROCHA, M. M. ; PIMENTEL, N. S. . Relato de atendimento em psicoterapia comportamental infantil. In: V Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL, 1999, Londrina. V Simpósio Interno de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e II Simpósio de Psicologia da UEL, 1999. p. 47.

49.
ROCHA, M. M. ; PIMENTEL, N. S. ; AFONSO, P. H. B. ; BOUNASSAR, D. B. . Procedimento terapêutico utilizado na prevenção à delinqüência. In: VI Simpósio de Estudantes do Cesulon, 1998, Londrina. Anais do VI Simpósio de Estudantes do Cesulon, 1998. p. 266.

50.
ROCHA, M. M. ; MOURA, C. B. ; OLIANI, S. ; SILVA, R. M. ; MELO, C. M. ; FERREIRA, C. R. C. ; BOUNASSAR, D. ; REBOUÇAS, G. B. ; NEGRÃO, L. A. . Programa de inserção social da criança pobre e prevenção à delinqüência. In: VII Encontro da Associação Brasileira de Psicopterapia e Medicina Comportamental, 1998, Campinas. VII Encontro da Associação Brasileira de Psicopterapia e Medicina Comportamental, 1998.

51.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; YOKOYAMA, F. M. ; GROSSI, R. . Análise e intervenção no desempenho escolar insatisfatório com crianças de comunidade de baixo renda. In: VII Encontro da Associação Brasileira de Psicopterapia e Medicina Comportamental, 1998, Campinas. Vll Encontro da Associação Brasileira de Psicopterapia e Medicina Comportamental, 1998.

52.
ROCHA, M. M. ; GROSSI, R. ; FREITAS, M. G. . Levantamento de casos e pesoas portadoras de deficiência mental em três distritos de Londrina. In: VII Encontro anual de iniciaçào científica, 1998, Maringá. VII Encontro Anual de iniciação científica, 1998.

53.
ROCHA, M. M. ; GROSSI, R. ; FREITAS, M. G. . Prevenção do desempenho escolar insatisfatório em crianças de comunidade de baixa renda. In: VII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1998, Maringá. VII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1998. p. 850.

54.
ROCHA, M. M. ; GROSSI, R. ; FREITAS, M. G. ; YOKOYAMA, F. M. . Levantamento de casos de pessoas portadoras de deficiência mental em três distritos de Londrina. In: IV Simpósio de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e I Simpósio de Psicologia da UEL, 1998, Londrina. IV Simpoósio de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e I Simpósio de Psicologia da UEL - programa e resumos, 1998. p. 92.

55.
ROCHA, M. M. ; MOURA, C. B. ; OLIANI, S. . Programa de inserção social da criança pobre e prevenção à delinqüência. In: IV Simpósio de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e I Simpósio de Psicologia da UEL, 1998, Londrina. IV Simpoósio de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e I Simpósio de Psicologia da UEL, 1998. p. 77.

56.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; GROSSI, R. ; YOKOYAMA, F. M. ; CARDOSO, A. ; BENTO, M. C. L. . Análise funcional do desempenho escolar insatisfatório em crianças de comunidade de baixa renda. In: IV Simpósio de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e I Simpósio de Psicologia da UEL, 1998, Londrina. IV Simpósio de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e I Simpósio de Psicologia da UEL, 1998. p. 86.

57.
ROCHA, M. M. ; GROSSI, R. ; FREITAS, M. G. ; YOKOYAMA, F. M. ; ROMAGNOLI, A. D. ; SOUZA, A. A. ; PINTO, C. K. P. A. . Levantamento de casos de pessoas portadoras de deficiência mental em três distritos de Londrina. In: VI Simpósio de Estudantes do CESULON, 1998, Londrina. Anais do VI Simpósio de Estudantes do CESULON, 1998. p. 267.

58.
ROCHA, M. M. ; ZANELLA, L. A. . Estudo de caso clínico: intervenção terapêutica e análise das relações familiares que evocam e mantém comportamentos da criança. In: V Simpósio de Estudantes do CESULON, 1997, Londrina. Anais do V Simpósio de Estudantes do CESULON, 1997. p. 212.

59.
ROCHA, M. M. ; ADAMUZ, R. C. ; PINTO, A. M. S. ; CASSIANO, C. C. . A visão do estudantes que estão iniciando na área da saúde em relação às pessoas portadoras de necessidades especiais. In: IV Simpósio de Estudantes do CESULON, 1996, Londrina. 4º Anais do Simpósio de Estudantes do Cesulon, 1996. p. 110.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, P. ; FREITAS, M. G. ; ROCHA, M. M. . Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. ; PRETTE, A. . Programa de habilidades sociales educativas para madres de niños con Déficit de Aténcion y Hiperactividad. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ROCHA, M. M. ; FORNAZARI, S. A. ; FREITAS, M. G. ; MURARI, S. C. . Experiência no ensino de conceitos de habilidades sociais educativas na graduação em psicologia e suas aplicações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. . Escolha de comportamentos-alvos em um programa de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ROCHA, M. M. ; ANDRADE, P. ; FREITAS, M. G. . Modelo alternativo de análise do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FREITAS, M. G. ; ROCHA, M. M. ; ANDRADE, P. . Habilidades sociais educativas alvos dos programas de intervenção para pais de crianças com necessidades educacioniais especiais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PRETTE, Z. A. P. ; ROCHA, M. M. . Impacto sobre a generalização de um treinamento de habilidades sociais educativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHA, M. M. ; Del Prette . Transtornos comportamentais: contribuições da psicologia para pessoas com TDAH, autismo e esquizofrenia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ROCHA, M. M. ; MURARI, S. C. ; FORNAZARI, S. A. . Formação de Psicólogos: diferentes práticas acadêmicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
AMARAL, M. ; SOARES, M. R. ; FREITAS, M. G. ; ROCHA, M. M. . A importância do desenvolvimento de habilidades sociais educativas em pais de crianças com câncer. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FREITAS, M. G. ; ROCHA, M. M. . Estratégias de capacitação de pais e profissionais em educação especial e saúde mental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ROCHA, M. M. . TDAH em sala de aula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. . Caracterização do repertório de habilidades sociais de um grupo de crianças com TDAH. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. ; PRETTE, Z. A. P. . Efeitos do treinamento de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH e deficiência visual sobre o desempenho social dos filhos no contexto escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ROCHA, M. M. ; PRETTE, Z. A. P. . Programa de habilidades sociais com pais: efeitos sobre o desempenho social e acadêmico de filhos com TDAH. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. . Desenvolvendo comportamentos compatíveis com desemepnho escolar satisfatório: uma abordagem para minimizar dificuldades de aprendizagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ROCHA, M. M. ; CARVALHO, M. . Autoconhecimento dos pais e alterações das interações com os filhos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ROCHA, M. M. . Aconselhamento Psicológico em crianças e adolescentes do Jardim União da Vitória. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ROCHA, M. M. . Autoconhecimento dos pais e alterações das interações com os filhos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ROCHA, M. M. . A psicoterapia Analítica Funcional (FAP) no trabalho preventivo à delinqüência. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ROCHA, M. M. ; TANAKA, E. D. O. ; PARTEL, A. L. . Implantação da Brinquedoteca em uma Escola Especial. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ROCHA, M. M. . Reformulação do Projeto Político Pedagógico de Curso de Psicologia - UEL - Portaria CCB -001/2012. 2013.

2.
ROCHA, M. M. . Membro da Comisão Científica do II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); VI Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e II Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda. 2012.

3.
ROCHA, M. M. . Membro da Comissão Cientifica do III Seminário Internacional de Habilidades Sociais. 2011.

4.
ROCHA, M. M. . Membro da Comisão Científica do I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda. 2010.

5.
ROCHA, M. M. . Processo de Avaliação de Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica da UFPR. 2010.

6.
ROCHA, M. M. . Membro da Comissão Científica no V Congresso Multidisciplinar de Educação Especial. 2009.

7.
ROCHA, M. M. . Membro da Comissão Científica no III Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, M. M. ; Alves, R. J. R. ; DOURADO, T. L. S. . A contribuição da análise do comportamento para a avaliação e intervenção no Transtorno Do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ROCHA, M. M. ; ANDRADE, P. ; FREITAS, M. G. . Critérios para elaboração de programas em habilidades sociais para pais de crianças com TDAH. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSOT, N. ; ROCHA, M. M. . Cartilha Informativa: Orientação sobre habilidades sociais para pais e mães. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
ROCHA, M. M. ; FREITAS, M. G. . Treino de habilidades sociais com pais de crianças com TDAH. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ROCHA, M. M. . Desenvolvimento de habilidades sociais e clientela da Educação Especial. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
ROCHA, M. M. ; MURARI, S. C. . Identificação, avaliação e atendimento de crianças com transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades. 2012 (Debatedora) .

2.
ROCHA, M. M. . Debatedora da sessão de painéis. 2011 (Debatedora) .

3.
ROCHA, M. M. . Coordenadora da Sessão de Comunicação Oral. 2011 (Coordenadora) .

4.
ROCHA, M. M. . Debatedora da sessão de painéis. 2010 (Debatedora) .

5.
ROCHA, M. M. . Debatedora da sessão de painéis. 2003 (Debatedora) .

6.
ROCHA, M. M. . Coordenadora na Sessão de Comunicação Oral no IX Encontro de Iniciação Científica. 2000 (Coordenação) .

7.
ROCHA, M. M. . O Trabalho do Psicólogo Aplicado à Comunidade. 1999 (Palestra) .

8.
ROCHA, M. M. . Psicoterapia Comportamental: III Encontro para discussão de casos clínicos. 1999 (Coordenação) .

9.
ROCHA, M. M. . Projeto Conheça a UEL. 1999 (Comissão Organizadora) .

10.
ROCHA, M. M. . Psicoterapia Comportamental: II Encontro para discussão de casos clínicos. 1998 (Coordenadora) .

11.
ROCHA, M. M. . Projeto Conheça a UEL. 1997 (Coordenação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREITAS, M. G.; BOLSONI-SILVA, A. T.; ROCHA, M. M.. Participação em banca de Cristiane Ribeiro de Souza. Validação social e experimental das habilidades sociais educativas para pais de crianças com deficiência visual. 2009. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina.

Teses de doutorado
1.
Del Prette, Z. A. P.; ROCHA, M. M.; Marturano, E. M.; Carmo, J. S.; Almeida, M. A.. Participação em banca de Daniele carolina Lopes. Uso de recursos audiovisuais na escola pelo professor para a promoção de habilidades sociais em crianças. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
PRETTE, A.; SERPA, F. A. G.; SOUZA, D. H.; ROCHA, M. M.. Participação em banca de Sibely Karina da Silva Nogueira Barros. Treinamento de habilidades sociais para pais de crianças com queixas escolares. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROCHA, M. M.; Camargo, L. M. M.; GON, M. C. C.. Participação em banca de JULIANO SETSUO VIOLIN KANAMOTA. Uma revisão bibliográfica sobre o conceito de operações estabelecedoras. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicoterapia na Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
ROCHA, M. M.; COSTA, C. E.; Luzia, J. C.. Participação em banca de Jaqueline Kimura Nakaya. Desenvolvimento de repertório interpessoal sob o enfoque da Análise do Comportamento. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicoterapia na Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
ROCHA, M. M.; GON, M. C. C.; FINATTO, M. S. S.. Participação em banca de Marilia Bazan Blanco. Análise de relatos verbais de cuidadores de pacientes com sequela de acidente vascular cerebral.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicoterapia na Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHA, M. M.; GON, M. C. C.; GROSSI, R.. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor. 2010. Universidade Estadual de Londrina.

2.
ROCHA, M. M.; BOMTEMPO, E.; CARRARA, K.. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor. 2003. Universidade Estadual de Londrina.

Outras participações
1.
ROCHA, M. M.; COSTA, C. E.; MOURA, C. B.. Titular da Comissão Examinadora de Seleção do Curso de Especialização em Psicoterapia na Análise do Comportamento. 2002. Universidade Estadual de Londrina.

2.
ROCHA, M. M.; FREITAS, M. G.; HAYDU, V. B.. Titular da Comissão Examinadora de Seleção do Curso de Especialização em Psicologia na Infância e da Adolescência: Prevenção da Exclusão. 1999. Universidade Estadual de Londrina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Por Extenso: Simpósio de Extensão da UEL.Grupo de habilidades sociais educativas para pais de crianças com TDAH. 2013. (Simpósio).

2.
II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento; VI Encontro Paranaense de Análise do Comportamento; II Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamental da Terceira Onda. Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH. 2012. (Congresso).

3.
II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento. Avaliação funcional e delineamento de grupos de treino de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH. 2012. (Congresso).

4.
II Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento. Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH. 2012. (Congresso).

5.
III Seminário Internacional de Habilidades Sociais: habilidades sociais, cultura, pesquisa e prática.Critérios para elaboração de programas em habilidades sociais educativas para pais de crianças com TDAH. 2011. (Seminário).

6.
Minicurso: Treinamento de habilidades sociais por meio de vivências. 2011. (Seminário).

7.
Minicurso: Treinamento de habilidades sociais com crianças:planejamento e aplicação de vivências. 2011. (Seminário).

8.
I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda. Critérios para definição de comportamentos-alvos em programas de habilidades sociais educativas. 2010. (Congresso).

9.
XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia. 2010. (Simpósio).

10.
Simpósio de pesquisa e intercâmbio científico em psicologia. 2010. (Simpósio).

11.
I Congresso de Psicologia e Análise do Comportamento (CPAC); IV Encontro Paranaense de Análise do Comportamento e I Encontro Brasileiro de Estudos sobre Psicoterapias Analítico Comportamentais da 3ª Onda.Sessão sobre Psicologia do Desenvolvimento Humano. 2010. (Encontro).

12.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Desenvolvimento de habilidades sociais e clientela da educação especial. 2009. (Congresso).

13.
V Encontro sobre Necessidades Educacionais Especiais.TDAH em sala de aula. 2009. (Oficina).

14.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação de Pesquisadores em Educação Especial. Caracterização do repertório de habilidades sociais de um grupo de crianças com TDAH. 2008. (Congresso).

15.
Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Programa de habilidades sociais com pais: efeitos sobre o desempenho social e acadêmico de filhos com TDAH. 2007. (Seminário).

16.
I Congresso Brasileiro de Educação Especial, I Encontro da Associação de Pesquisadores em Educação Especial e IX Ciclo de estudos sobre Deficiência Mental. Desenvolvendo comportamentos compatíveis com desempenho escolar satisfatório: uma abordagem para minimizar dificuldades de aprendizagem. 2003. (Congresso).

17.
XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2003. (Encontro).

18.
XXXII Reunião Anual de Psicologia. XXXII Reunião Anual de Psicologia. 2002. (Congresso).

19.
XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.XI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2002. (Encontro).

20.
I Seminário Internacional de Educação.I Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).

21.
Seminário sobre pesquisas experimentais e aplicadas em equivalência de estímulos.Seminário sobre pesquisas experimentais e aplicadas em equivalência de estímulos. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, M. M. ; FORNAZARI, S. A. . Contribuições da Análise do Comportamento para a inclusão escolar: autoconhecimento, autoconfianças e autoestima. 2009. (Outro).

2.
ROCHA, M. M. ; FORNAZARI, S. A. . V Encontro sobre necessidades educacionais especiais e inclusão. 2009. (Outro).

3.
ROCHA, M. M. ; FORNAZARI, S. A. . Análise do Comportamento e Habilidades Sociais Educativas: contribuições para a inclusão escolar. 2009. (Outro).

4.
ROCHA, M. M. . Projeto Conheça a UEL.. 2000. (Outro).

5.
ROCHA, M. M. . Psicoterapia Comportamental: III Encontro para discussão de casos clínicos. 1999. (Outro).

6.
ROCHA, M. M. . Psicoterapia Comportamental: ll encontro para discussão de casos clínicos. 1998. (Outro).

7.
ROCHA, M. M. . Conheça a UEL. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lilian Flávia Tavares. Dificuldades apresentadas por pais que passaram por processo de adoção tardia e precoce. 2004. 54 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicoterapia na Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Margarette Matesco Rocha.

2.
Ieda Maria Bertola Mazzo. Estuda da relação adoção e risco psicológico na perspectiva da análise do comportamento: implicações para o atendimento clínico psicológico. 2003. 28 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicoterapia na Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Margarette Matesco Rocha.

Iniciação científica
1.
Thiago Leão Silveira Dourado. Organização de um material instrucional com diretrizes para implementação de programas de treino de habilidades sociais educativas para pais de crianças com TDAH. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária: Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico PR P. Orientador: Margarette Matesco Rocha.

2.
Natália Rosot. Elaboração de um material didático para pais com filhos com TDAH. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Margarette Matesco Rocha.

3.
Taís Roble. Avaliação de seguimento: efetividade de um programa de treinamento de HSE aplicado a mães de crianças com TDAH transcorridos 24 meses da intervenção. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Margarette Matesco Rocha.

4.
Thiago Leão Silveira Dourado. Avaliação dos efeitos indiretos de um programa de treino de habilidades sociais educativas com mães de crianças com TDAH. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Margarette Matesco Rocha.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, M. M. ; Alves, R. J. R. ; DOURADO, T. L. S. . A contribuição da análise do comportamento para a avaliação e intervenção no Transtorno Do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/07/2014 às 23:07:35