Lucia Virginia Mamcasz Viginheski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5979880019338150
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998). Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Docente do Colegiado de Matemática da Faculdade Guairacá. Experiência profissional na área de Educação, Ensino Superior e Educação Básica, com ênfase em Educação Matemática e Educação Especial, área Deficiência Visual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucia Virginia Mamcasz Viginheski
Nome em citações bibliográficas
VIGINHESKI, L. V. M.;VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ;MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA

Endereço


Endereço Profissional
Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR.
Rua Capitão Frederico Virmond, 3494
Santa Cruz
85015-260 - Guarapuava, PR - Brasil
Telefone: (42) 36220617


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
Coorientador: Elsa Midori Shimazaki.
2012 - 2013
Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Uma abordagem para o ensino de produtos notáveis em uma classe inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Sani de Carvalho Rutz da Silva.
Coorientador: Elsa Midori Shimazaki.
1997 - 1998
Especialização em Ensino de Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: "Area é igual a A.B?" Formação de conceitos em Geometria e Álgebra.
Orientador: Edilson Roberto Pacheco.
1992 - 1996
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
1992 - 1992
Curso técnico/profissionalizante.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
1989 - 1991
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, CEFCM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2014
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. (Carga horária: 960h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Guarapuava, PMG/SMS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Acolhimento e interconsultas no contexto da saúde: prática interdisciplinar em um programa de pesquisa/extensão universitária nas Clínicas Integrada da Faculdade Guairaca
Descrição: Os participantes deste projeto de pesquisa/extensão são alunos do sétimo, oitavo, nono e décimo período dos cursos de saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia), Serviço Social e Pedagogia da Faculdade Guairacá e Professores dos respectivos cursos como comissão facultativa nas discussões/supervisões. Este projeto tem como objetivo oferecer à população de Guarapuava - PR e região, que estão ingressando/iniciando tratamento nas "Clínicas Integradas Guairacá", atendimentos sob a forma de acolhimentos e interconsulta. serão realizados pelos alunos do sétimo, oitavo, nono e décimo períodos, e supervisionados por professor do Colegiado do Curso de Psicologia, e composta por uma comissão de professores das referidas áreas. O método utilizado para realizar intervenções, bem como a orientação e supervisão dos atendimentos, será o Acolhimento e Interconsultas, modalidade que atende a demanda de acesso e acompanhamento aos usuários dos diversos serviços/tratamentos das "Clínicas Integradas" e fomenta o trabalho interdisciplinar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DA SILVA, S. de C. R.2018DA SILVA, S. de C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. ; SHIMAZAKI, E. M. . La inclusión en la formación inicial de profesores de matemáticas. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 40, p. 32210, 2018.

2.
ALVARISTO, E. F.2018ALVARISTO, E. F. ; Pilatti, L. A. ; SILVA, S. C. R. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA . Material didático manipulável para o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual. ESPACIOS (CARACAS), v. 39, p. 32-41, 2018.

3.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA2017MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; AIRES, J. P. ; SILVA, S. C. R. ; PILATTI, L. A. ; FRASSON, A. C. ; SHIMAZAKI, E. M. . Análise de produtos desenvolvidos no mestrado profissional na área de matemática: possibilidades de adaptações para o uso com estudantes cegos. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 17, p. 223-250, 2017.

4.
SILVA, S. C. R.2017SILVA, S. C. R. ; PILATTI, L. A. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA . A EXPANSÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DE ENSINO. Revista de Investigacion y experiências didácticas, v. extraordin, p. 425-430, 2017.

5.
COSTA, JAQUELINE DE MORAIS2017 COSTA, JAQUELINE DE MORAIS ; VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ ; JACINSKI, EDSON ; PINHEIRO, NILCÉIA APARECIDA MACIEL . Formação em Matemática de Licenciandos em Pedagogia: uma análise à luz do pluralismo metodológico. Bolema (Rio Claro), v. 31, p. 719-738, 2017.

6.
SANTOS, A. A.2017SANTOS, A. A. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA . ANÁLISE DA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA - PARANÁ: UM ESTUDO PRELIMINAR. PROPAGARE: Revista Científica da Faculdade Campo Real, v. 7, p. 9-22, 2017.

7.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA2017MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; PACHECO, EDILSON ROBERTO . Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 867-879, 2017.

8.
DA SILVA, S. de C. R.2017DA SILVA, S. de C. R. ; Pilatti, L. A. ; VIGINHESKI, L. V. M. . A EXPANSÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 1, p. 425-430, 2017.

9.
DA SILVA, S. de C. R.2017DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; MENEGASSI, R. J. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA . A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS NATURAIS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista de Investigacion y experiencias Didácticas, v. extraordin, p. 1203-1208, 2017.

10.
SCHIMAZAKI, E. M.2016SCHIMAZAKI, E. M. ; SILVA, S. C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. . O ensino de matemática e a diversidade: o caso de uma estudante com deficiência visual. Interfaces da Educação, v. 6, p. 148-164, 2016.

11.
VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ2016 VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; ANJOS, C. S. . AN APPROACH FOR THE TEACHING OF NOTABLE PRODUCTS IN AN INCLUSIVE CLASS: THE CASE OF A STUDENT WITH VISUAL DISABILITIES. European Journal of Special Education Research, v. 1, p. 24-40, 2016.

12.
DA SILVA, S. de C. R.2016DA SILVA, S. de C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI . Discussões sobre a inclusão na formação inicial de professores de matemática. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. EXTRA, p. 1680-1686, 2016.

13.
VIGINHESKI, L. V. M.;VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ;MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA2016VIGINHESKI, L. V. M.; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; CECHIN, M. R. ; AIRES, J. P. . Modelos e modelagem no contexto de tecnologia assistiva no Brasil: uma revisão da literatura. Anais do 7° Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1, p. 1-15, 2016.

14.
VIGINHESKI, L. V. M.;VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ;MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA2014VIGINHESKI, L. V. M.; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . O soroban na formação inicial do professor de matemática. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 4, p. 19-26, 2014.

15.
VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ2014VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ; FRASSON, ANTONIO CARLOS ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI . O sistema Braille e o ensino da Matemática para pessoas cegas. Ciência & Educação, v. 20, p. 903-916, 2014.

16.
VIGINHESKI, L. V. M.;VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ;MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA2004VIGINHESKI, L. V. M.. Vestibular: o desafio da inclusão na exclusão. Analecta (UNICENTRO), v. 5, p. 35-42, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Uma análise de pesquisas brasileiras sobre o soroban. In: Antonio Carlos Frasson; Guataçara dos Santos Junior; Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro; Siumara Aparecida de Lima. (Org.). Reflexões em ensino de ciências e tecnologia. 01ed.Curitiba: UTFPR, 2017, v. 01, p. 107-124.

2.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Estimulação Visual. In: Carlos Ricardo Maneck Malfatti; Kelly Cristina Nogueira Soares. (Org.). Promoção da saúde: Atuação interdisciplinar em inovação e políticas públicas. 01ed.Curitiba: Appris, 2017, v. 01, p. 145-156.

3.
KIEL, C. A. ; VIGINHESKI, L. V. M. ; CRISOSTIMO, A. L. ; SILVEIRA, R. M. C. F. ; SILVA, S. C. R. . O ensino de ciências e a alfabetização científica - uma experiência na inclusão de deficientes visuais. In: Cristiane Aparecida Kiel; Ana Lúcia Crisóstimo. (Org.). Diálogo com a escola. Ensino de Ciências e Biologia. 01ed.Guarapuava: Edição do autor, 2013, v. , p. 19-29.

4.
VIGINHESKI, L. V. M.. Diretrizes Curriculares de Matemática. In: Angela Maria Hidalgo; Claudio Mello; Marlene Lúcia Siebert Sapelli. (Org.). Pluralismo Metodológico nas Diretrizes Curriculares do Paraná. 01ed.Guarapuava: Unicentro, 2010, v. , p. 167-177.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; FONSECA, R. M. ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Contribuições da teoria de Galperin na formação do conceito de número por estudantes com dupla deficiência. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Porto Alegre. Anais do VII CIEM, 2017.

2.
SILVA, S. C. R. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA . Inclusão no ensino de matemática. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Porto Alegre. Anais do VII CIEM, 2017.

3.
VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ; SCHIMAZAKI, E. M. ; SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; GALVAO, D. L. . Educação matemática: um estudo com crianças com síndrome de down. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2016, Marília. Desenhos contemporâneos da Educação Especial e Inclusiva: fundamentos, formação e práticas, 2016.

4.
VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Contribuições da teoria de Galperin para a inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino de matemática. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inlcusiva, 2016, Marília. Desenhos contemporâneos da Educação Especial e Inclusiva: fundamentos, formação e práticas, 2016.

5.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; CECHIM, M. ; AIRES, J. P. . Modelos e modelagem no contexto de tecnologia assistiva no Brasil: uma revisão da literatura de 2005-2014. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial, 2016, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial, 2016.

6.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; SOUZA, A. E. ; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Uma análise do desempenho de estudantes cegos de um município do interior do Paraná na olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas - OBMEP. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - SINECT, 2016, Ponta Grossa. Anais do V SINECT, 2016.

7.
VIGINHESKI, L. V. M.; SOUZA, A. ; SILVA, S. C. R. ; LIMA, S. A. . O uso da Torre de Hanoi para formação de conceitos matemáticos com pessoas com deficiência visual. In: IV SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. Anais do IV SINECT, 2014.

8.
VIGINHESKI, L. V. M.; SILVA, S. C. R. . Produtos Notáveis. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educacion Matemática, 2013.

9.
VIGINHESKI, L. V. M.; SILVA, S. C. R. . O jogo: um instrumento mediador na elaboração de conceitos matemáticos por uma turma com aluna deficiente visual inclusa. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educacion Matemática, 2013.

10.
VIGINHESKI, L. V. M.; SILVA, S. C. R. . Livros Texto de Cálculo e as Tendências Pedagógicas: um estudo sobre o conceito função. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. XI Encontro Nacional de Educação Matemmática, 2013.

11.
VIGINHESKI, L. V. M.; PINHEIRO, N. A. M. ; SILVA, S. C. R. . O uso de jogos como encaminhamento metodológico para o ensino da Matemática. In: III Sinect - Simposio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012, Ponta Grossa. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012.

12.
PACHECO, E. R. ; SCHIMAZAKI, E. M. ; VIGINHESKI, L. V. M. . "Area é igual a A.B?" Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por aluna com deficiência visual. In: III Congresso Ibero Americano de Educação Especial, 1998, Foz do Iguaçu. III Congresso Ibero Americano de Educação Especial. Rio de Janeiro: ZIT Gráfica e Editora LTDA, 1998. v. 03. p. 306-308.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, R. O. ; QUIRRENBACH, E. P. ; SILVA, S. C. R. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA . Adaptações de materiais para o ensino de matemática à alunos com deficiência visual. In: Jornada de Matemática, Matemática aplicada e Educação Mtemática, 2016, Curitiba. J3M - Jornada de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática. Curitiba: UFPR, 2016. p. 70-72.

Artigos aceitos para publicação
1.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; DA SILVA, S. de C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. ; PINHEIRO, N. A. M. . Jogos na alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual numa perspectiva inclusiva. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA . Inclusão no ensino de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VIGINHESKI, L. V. M.; SOUZA, A. ; SILVA, S. C. R. ; LIMA, S. A. . O uso da Torre de Hanoi para formação de conceitos matemáticos com pessoas com deficiência visual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIGINHESKI, L. V. M.. Educação Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
VIGINHESKI, L. V. M.; SILVA, S. C. R. . Livros Texto de Cálculo e as Tendências Pedagógicas: um estudo sobre o conceito função. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIGINHESKI, L. V. M.. Soroban. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIGINHESKI, L. V. M.; PINHEIRO, N. A. M. ; SILVA, S. C. R. . O uso de jogos como encaminhamento metodológico para o ensino da Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIGINHESKI, L. V. M.. Pensamento Lógico Matemático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PACHECO, E. R. ; SCHIMAZAKI, E. M. ; VIGINHESKI, L. V. M. . Education and Mathematics: an experience with the blind. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PACHECO, E. R. ; SCHIMAZAKI, E. M. ; VIGINHESKI, L. V. M. . "Area é igual a a.b?" A formulação de conceitos em Geometria e Álgebra por uma aluna portadora de deficiência visual. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VIGINHESKI, L. V. M.; LIPPMANN, E. . E agora professor? Você tem um aluno cego!. Curitiba: SEED, 2013 (CADERNO PEDAGÓGICO).

2.
VIGINHESKI, L. V. M.; LIPPMANN, E. . A inclusão do professor de matemática na efetivação da inclusão de alunos cegos. Curitiba: SEED, 2013 (ARTIGO).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA; SILVA, S. C. R. ; SHIMAZAKI, E. M. . Produtos Notáveis. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA. Apoio Pedagógico Complementar à deficiência visual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA. Apoio pedagógico complementar à deficiência visual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA. Apoio pedagógico complementar à deficiência visual. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA. Ensino de Matemática nas salas de recursos multifuncionais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
SILVA, S. C. R. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA . Inclusão no ensino de matemática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA. Ensino de Matemática nas salas de recursos multifuncionais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ; ROCHA, M. R. . Especialização em Ensino de Matemática para Ensino Médio. 2015. (Vídeo Aula).

8.
VIGINHESKI, L. V. M.. Processos do Pensamento Lógico-Matemático. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
VIGINHESKI, L. V. M.. Processos do Pensamento Lógico Matemático. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
VIGINHESKI, L. V. M.. Curso de Braille e Soroba. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
VIGINHESKI, L. V. M.. Curso de Braille e Sorobã. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
VIGINHESKI, L. V. M.. Entre nós, a nossa História. 2002. Teatral.

2.
VIGINHESKI, L. V. M.. A Zeropéia. 2001. Teatral.

3.
VIGINHESKI, L. V. M.; MORETTO, M ; NADAL, L. R. . Os Gnomos de Gnu. 1998. Teatral.

4.
VIGINHESKI, L. V. M.. Quem roubou o meu futuro?. 1995. Teatral.

5.
VIGINHESKI, L. V. M.. O boi e o burro a caminho de Belém. 1994. Teatral.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 SILVA, S. C. R. ; MAMCASZ-VIGINHESKI, LÚCIA VIRGINIA ; SHIMAZAKI, ELSA MIDORI . Disposição aplicada a material didático para o ensino de soroban. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170098982, título: "Disposição aplicada a material didático para o ensino de soroban" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 11/05/2017

2.
 Pilatti, L. A. ; ALVARISTO, E. F. ; DA SILVA, S. de C. R. ; VIGINHESKI, L. V. M. . DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA GRÁFICO EM PIZZA. 2018, Brasil.
Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: BR2020180160228, título: "DISPOSIÇÃO APLICADA EM APARATO PARA GRÁFICO EM PIZZA" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 06/08/2018



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SEREWTUKI, E. R.; ROCHA, M. R.; VIGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Anelize dos Santos Martins.Complexidade no ensino da matemática para alunos com TDAH. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

2.
ROCHA, M. R.; SILVA, A. J. A.; VIGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Sergio Edilson Vidal Gomes.O trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso consciente da água. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

3.
CHIQUITO, C. R.; DUDA, F.; VIGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Onilson Maciel.O estudo da geometria no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

4.
ROCHA, M. R.; PAWLOWSKI, C.; VIGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Adriana Carpolato.O ensino de matemática através do método de situações problema no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

5.
SILVA, A. P. F. S. da; VIGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Renata de Cassia Zanella.O soroban como instrumento de cálculo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

6.
SANTOS, I. R.; ROCHANO, M. R.; VIGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Cesar Jose Dinis Ramos.Matemática sua utilização no cotidiano e seu reflexo na aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

7.
FAGUNDES, E. M.; VIGINHESKI, L. V. M.; PUPO, I. B.. Participação em banca de Marilda do Nascimento Grando.Etnomatemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

8.
SANTOS, I. R.; FAGUNDES, E. M.; VIGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Rafaelly Brandalise.Descobrindo a Matemática na Educação Infantil Através de Jogos e Brincadeiras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

9.
NOVAKOSKI, M. J.; SANTOS, C. R. S. A.; VIGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Karoline Silveira Goulart.Um estudo em História da Matemática para Aplicação em Sala de Aula: Pitágoras e seu Teorema. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá.

10.
SEREWTUKI, E. R.; SILVA, A. P. F. S. da; VIGINHESKI, L. V. M.. Participação em banca de Mara Aparecida Braz dos Santos.As Dificuldades do Professor no Ensino da Matemática para Alunos Inclusos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Inclusão no Ensino de Matemática. 2017. (Congresso).

2.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Contribuições da teoria de Galperin para a inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino de matemática. 2016. (Congresso).

3.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Educação matemática: um estudo com crianças com síndrome de down. 2016. (Congresso).

4.
V Sinect - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Uma análise do desempenho de estudantes cegos de um município do interior do Paraná na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. 2016. (Simpósio).

5.
X Congresso Brasileiro de Educação Especial. Modelos e modelagem no contexto de tecnologia assistiva no Brasil: uma revisão da literatura de 2005-2014. 2016. (Congresso).

6.
IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.O uso da Torre de Hanoi para formação de conceitos matemáticos com pessoas com deficiência visual. 2014. (Simpósio).

7.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. O jogo: um instrumento mediador na elaboração de conceitos matemáticos por uma turma com aluna deficiente visual inclusa. 2013. (Congresso).

8.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Produtos Notáveis. 2013. (Congresso).

9.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Livros Texto de Cálculo e as Tendências Pedagógicas: um estudo sobre o conceito função. 2013. (Encontro).

10.
III Sinect - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.O uso de jogos como encaminhamento metodológico para o ensino da Matemática. 2012. (Simpósio).

11.
Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: análise e implementação na rede estadual do Núcleo Regional de Guarapuava. 2009. (Outra).

12.
I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Vestibular: o desafio da inclusão na exclusão. 2004. (Congresso).

13.
Metodologia e Técnicas do Sorobaã aplicadas na educação de aluns com deficiências visuais. 2001. (Outra).

14.
Sixth European Congress of Psychology. Education in Mathematics: an experience with the blind. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIGINHESKI, L. V. M.. Aula Inaugural e I Seminário Integrador PDE 2014. 2014. (Outro).

2.
VIGINHESKI, L. V. M.. E agora professor? Você tem um aluno cego!. 2013. (Outro).

3.
VIGINHESKI, L. V. M.. Formação em ação. 2013. (Outro).

4.
VIGINHESKI, L. V. M.. Semana Pedagógica. 2013. (Outro).

5.
VIGINHESKI, L. V. M.. III Sinect - Simpósio Nacional de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. 2012. (Outro).

6.
VIGINHESKI, L. V. M.. Semana Pedagógica. 2012. (Outro).

7.
VIGINHESKI, L. V. M.. II Jornada Brasileira do Grupo de Pesquisa Euro-Latino-Americano. 2012. (Outro).

8.
VIGINHESKI, L. V. M.. Curso de Soroba e Braille. 1999. (Outro).

9.
VIGINHESKI, L. V. M.. Curso de Sorobã e Braille. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Anderson Alan dos Santos. Sobre o mercado para pessoas com deficiência. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios) - Faculdade Campo Real. Orientador: Lucia Virginia Mamcasz Viginheski.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Myrian Tais Bastos. A inclusão no ensino superior: uma análise de 2 instituições no município de Guarapuava - PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Lucia Virginia Mamcasz Viginheski.

2.
Rosangela Barbosa. Altas Habilidades e o Ensino da Matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Lucia Virginia Mamcasz Viginheski.

3.
Elis Daniele Fernandes. O ensino das frações e a formação de docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Lucia Virginia Mamcasz Viginheski.

4.
Renata de Cassia Zanella. O soroban como instrumento de cálculo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Lucia Virginia Mamcasz Viginheski.

5.
Arlete de Souza Carpolato. A importância de jogos lógicos para o ensino da Matemática: uma aplicação da Torre de Hanoi com pessoas cegas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Lucia Virginia Mamcasz Viginheski.

6.
Alcir André de Almeida. Inclusão Escolar: um desafio à educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Lucia Virginia Mamcasz Viginheski.

7.
Joyce Acnele da Silva. O uso do Soroban como Instrumento de Cálculo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Lucia Virginia Mamcasz Viginheski.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 23:35:37