Rudinei Kopp

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4519444251522866
  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), é mestre e doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É professor e pesquisador do Departamento de Comunicação Social da UNISC desde 1999. É autor dos livros Design Gráfico Cambiante (1ª ed. em 2002, 2ª ed. em 2004 e 3ª ed. em 2009; o livro foi traduzido para o espanhol e publicado, no México, pela Ars Optika, em 2013), publicado pela Edunisc e 2AB, e "Quando o futuro morreu?" (2011), publicado pela Edunisc e Editora Gazeta. Organizou, juntamente com Romar Beling, as antologias Nem te conto I (2012), II (2013) e III (2014), publicadas pela Ed. Gazeta. Em 2014 publicou o romance Rio dos dias (Ed. Gazeta), em 2015 o romance Oto e Isac (Ed. Gazeta), e em 2017 o romance Contraforte (Gazeta e Pradense). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rudinei Kopp
Nome em citações bibliográficas
KOPP, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Santa Cruz do Sul, Departamento de Comunicação Social.
Avenida Independência 2293
Universitário
96815-900 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil - Caixa-postal: 188
Telefone: (51) 7177300
Ramal: 7383
Fax: (51) 7177383
URL da Homepage: http://www.unisc.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: COMUNICAÇÃO E MÍDIA NA LITERATURA DISTÓPICA DE MEADOS DO SÉCULO 20: Zamiatin, Huxley, Orwell, Vonnegut e Bradbury, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Francisco Rüdiger.
Palavras-chave: distopia; Comunicação; literatura distópica; Modernidade / Pós-Modernidade; tecnologia.
1999 - 2001
Mestrado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Design Gráfico Cambiante,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Flávio Vinícius Cauduro.
Palavras-chave: Modernidade; Pós-Modernidade; Design gráfico; História do design; Periódicos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
1994 - 1998
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

6/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Santa Cruz do Sul, .

Cargo ou função
Membo Núcleo de Informática.
3/2004 - Atual
Direção e administração, Departamento de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
9/2001 - Atual
Treinamentos ministrados , Universidade de Santa Cruz do Sul, .

Treinamentos ministrados
Oficina
3/1999 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação I
Design Básico
Produção Gráfica em PP
Técnicas Publicitárias(Curso de Turismo)
Redação em Publicidade e Propaganda I
Arte II
Arte III
Artes Gráficas
Arte IV
Projeto Experimental IV
Introdução à Editoração Eletrônica
Redação em Publicidade e Propaganda III
Direção de Arte I
Direção de Arte II
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda
4/2000 - 4/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade de Santa Cruz do Sul, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Editorial.
6/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Departamento de Comunicação Social, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto "Estudos fotográficos: pensando a fotografia".
4/2001 - 3/2004
Direção e administração, Curso de Comunicação Social, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/1999 - 3/2004
Direção e administração, Universidade de Santa Cruz do Sul, .

Cargo ou função
Coordenador da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda.
2/2000 - 12/2001
Direção e administração, Universidade de Santa Cruz do Sul, .

Cargo ou função
Membro da coordenação do Projeto de Implantação do Núcleo de Produção e Multimeios da UNISC..
8/2000 - 6/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Santa Cruz do Sul, .

Linhas de pesquisa
Ciências Sociais Aplicadas
3/2000 - 12/2000
Direção e administração, Universidade de Santa Cruz do Sul, .

Cargo ou função
Coordenador do Projeto Assessoria de Comunicação do Hospital Vera Cruz.
6/1997 - 6/1999
Serviços técnicos especializados , Universidade de Santa Cruz do Sul, .

Serviço realizado
Publicitário - Assessoria de Comunicação (Agência da Casa) - UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul- RS.
6/1994 - 1/1996
Serviços técnicos especializados , Universidade de Santa Cruz do Sul, .

Serviço realizado
Técnico editoração eletrônica (capista) - Edunisc - Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do lato sensu

Atividades

9/2007 - 10/2007
Ensino, Esp. em Publicidade e Propaganda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Design Gráfico Promocional

Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina, IELUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4


Integra Comunicação e Planejamento, INTEGRA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Setor de Criação, Carga horária: 0

Atividades

1999 - Atual
Serviços técnicos especializados , Integra Comunicação e Planejamento, .

Serviço realizado
Diretor de Arte.

Meridional de Tabacos Ltda, MERIDIONAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Publicidade e design gráfico, Carga horária: 0

Atividades

5/2002 - 4/2005
Serviços técnicos especializados , Meridional de Tabacos Ltda, .

Serviço realizado
Publicidade e design gráfico.

Santa Cruz Rodovias, SR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Contrato anual, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 0

Atividades

5/1999 - 2/2005
Serviços técnicos especializados , Santa Cruz Rodovias, .

Serviço realizado
Assessoria de Comunicação.

Traço e Arte, T & A, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40

Atividades

6/1988 - 5/1994
Serviços técnicos especializados , Traço e Arte, .

Serviço realizado
Diretor de Arte.


Linhas de pesquisa


1.
Ciências Sociais Aplicadas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Publicidade e Propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing/Especialidade: Gestão de Marcas.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Novas Tecnologias.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
1º lugar - VII Concurso SESC de Fotografias, SESC-RS.
2007
1º Lugar - 4º Concurso de Crônicasa da UNISC, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul.
2006
1º Lugar - 4º Concurso Fotográfico da UNISC, UNISC.
2005
2º Lugar - 3º Concurso Fotográfico da UNISC, UNISC.
2005
2º Lugar - 3º Concurso de Crônicas da UNISC, UNISC.
2004
Menção Honrosa - 2o. Concurso de Crônicas da UNISC, UNISC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KOPP, R.2015KOPP, R.. Design gráfico cambiante para marcas hipermodernas. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 12, p. 124-145, 2015.

2.
KOPP, R.2014KOPP, R.. Los medios de comunicación y la transformación del hombre en la leteratura distópica. Comunicación y Sociedad (Guadalajara), v. 22, p. 159-178, 2014.

3.
KOPP, R.2011KOPP, R.. Diseño gráfico cambiante: la inestabilidad como regla. Diseño en Síntesis: Reflexiones sobre la Cultura del Diseño, v. 2, p. 22-35, 2011.

4.
KOPP, R.2002KOPP, R.. Design gráfico cambiante: a instabilidade como regra. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 18, p. 106-116, 2002.

5.
KOPP, R.2002KOPP, R.. Design gráfico cambiante: a instabilidade como estratégia. Estudos em Design, v. 10, p. 123-138, 2002.

6.
KOPP, R.2001 KOPP, R.. Genoma gaúcho. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 14, p. 110-118, 2001.

7.
KOPP, R.2000KOPP, R.. O ser obsoleto e a comunicação. Revista Redes, Santa Cruz do Sul, v. 5, n.2, p. 207-216, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KOPP, R.. Contraforte. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Gazeta e Pradense, 2017. v. 1. 135p .

2.
KOPP, R.. Oto e Isac. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Gazeta, 2015. v. 1. 98p .

3.
KOPP, R.. Rio dos dias. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Gazeta, 2014.

4.
KOPP, R.; BELING, R. (Org.) . Nem te conto 3. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Gazeta, 2014. v. 1.

5.
KOPP, R.; BELING, R. . Nem te conto 2. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Gazeta, 2013. v. 1. 272p .

6.
KOPP, R.. Diseño gráfico cambiante. 1. ed. México, D. F.: Ars Optika, 2013. v. 1. 128p .

7.
KOPP, R.; BELING, R. (Org.) . Nem te conto. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Gazeta, 2012. v. 1. 184p .

8.
KOPP, R.. Quando o futuro morreu? Mídia e sociedade na literatura distópica de Zamiatin, Huxley,Orwell, Vonnegut e Bradbury. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc e Editora Gazeta, 2011. v. 1. 320p .

9.
KOPP, R.. Design gráfico cambiante. 3. ed. Santa Cruz do Sul e Teresópoli: Edunisc e 2AB, 2009. v. 1. 134p .

10.
KOPP, R.. Design Gráfico Cambiante. 2ª. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2004. 134p .

11.
KOPP, R.. Design gráfico cambiante. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. v. 1. 134p .

Capítulos de livros publicados
1.
KOPP, R.. Admirável diferença?. In: Mozart Linhares da Silva. (Org.). 21 textos para discutir preconceito em sala de aula. 1ed.Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2015, v. 1, p. 31-36.

2.
KOPP, R.. Design para capas de revistas: padronização e flexibilização. In: Ângela Felippi; Demétrio de Azeredo Soster; Fabiana Piccinin. (Org.). Edição de imagens em jornalismo. 1ed.Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2008, v. 1, p. 210-240.

3.
KOPP, R.. Novas tecnologias da comunicação: interfaces a serviço de quem?. In: Mozart Linhares da Silva. (Org.). Novas tecnologias: educação e sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, v. , p. 57-72.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KOPP, R.. A cor de Santa Cruz. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 12 - 12, 26 dez. 2009.

2.
KOPP, R.. Ares de Kafka. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 4 - 5, 14 nov. 2009.

3.
KOPP, R.. Além do Muro. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 4 - 5, 05 set. 2009.

4.
KOPP, R.. A leitura, a feira e a diferença. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 6 - 6, 11 jun. 2009.

5.
KOPP, R.. Fatos para a história de uma cidade. Gazeta do Sul, Santa Cruz do SUl, p. 4 - 4, 24 dez. 2005.

6.
KOPP, R.. Tumbas e autódromos. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 3, 29 abr. 2004.

7.
KOPP, R.; AIRES, L. ; FONTOURA, L. . Gaúchos em busca de uma identidade. Sala Vip, Porto Alegre, , v. 00, p. 16 - 19, 01 jul. 2000.

8.
KOPP, R.. Descobrimentos. Tempos Modernos, Santa Cruz do Sul, p. 3 - 3, 09 dez. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KOPP, R.. A mídia num mundo distópico. In: XIII Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social, 2009, Havana. XIII Encuentro Latinoamericano de Facultades de Comunicación Social - Memorias. Havana: Felafacs e Universidad de La Habana, 2009. p. 1393-1405.

2.
KOPP, R.. O segredo possível na cibercultura. In: Intercom 2005 - XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. Intercom 2005 - XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2005. v. 1. p. 1-266.

3.
KOPP, R.. A capa efêmera: raízes e causas da instabilidade como estratégia no design editorial. In: Intercom 2002 - XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2002, Salvador. Anais: XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2002). Salvador: Intercom: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2002.

4.
KOPP, R.. Desejo de não desejar. In: Compós, 2000, Porto Alegre. Relatos críticos: GT Comunicação e Sociedade Tecnológica, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KOPP, R.. Cibercultura e transparência: uma vida sem segredos?. In: VIII Seminário Internacional da Comunicação, 2005, Porto Alegre. VIII Seminário Internacional da Comunicação. Porto Alegre: PUCRS / PPGCOM, 2005.

2.
KOPP, R.. A arte de Romero Brittocomo recurso visual em bens de consumo e na publicidade. In: XI Seminário de Iniciação Científica da UNISC, 2005, Santa Cruz do Sul. Anais do XI Seminário de Iniciação Científica da UNISC. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2005.

3.
KOPP, R.; GERHARDT, S. ; PONS, M. E. D. . Desenvolvimento de embalagens para produtos alimentícios. In: VII Seminário de Iniciação Científica da Unisc, 2001, Santa Cruz do Sul. Anais, 2001.

4.
KOPP, R.. Design gráfico cambiante. In: V Seminário Internacional de Comunicação, 2001, Porto Alegre. Anais V Seminário Internacional de Comunicação, 2001. p. 13-13.

5.
KOPP, R.; MAHLMANN, C. ; BACCAR, N. ; MARQUARDT, L. ; BACK, D. ; WENDT, E. . Embalagens para agroindústria de embutidos. In: XV Congresso Regional de Iniciação Regional em Tecnologia e Engenharias, 2000, Porto Alegre. Anais do Congresso. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
KOPP, R.. Marcas transmidiáticas e design gráfico cambiante: a excitação da hiper-individualidade em tempos hipermodernos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
KOPP, R.. Diseño Gráfico Cambiante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KOPP, R.. Diseño Cambiante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
KOPP, R.. Diseño Gráfico Cambiante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
KOPP, R.. Diseño Gráfico Cambiante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
KOPP, R.. Relatório Social 1998-2005: o futuro é agora!. 2006. (Editoração/Outra).

2.
KOPP, R.. Infância: tempo de brincar e estudar. 2005. (Editoração/Livro).

3.
KOPP, R.. Balanço Social Meridional 2003. 2004. (Editoração/Catálogo).

4.
KOPP, R.. Balanço Social Meridional 2002. 2003. (Editoração/Catálogo).

5.
KOPP, R.. Balanço Social Meridional 2001. 2002. (Editoração/Catálogo).

6.
KOPP, R.. Oficinas para capacitação de bolsistas para apresentação de trabalhos em eventos científicos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
KOPP, R.. Vias da Notícia. 2000. (Editoração/Periódico).

8.
KOPP, R.. Cliques da Educação Municipal. 2000. (Editoração/Periódico).

9.
KOPP, R.. Tempos Modernos. 1999. (Editoração/Periódico).

10.
KOPP, R.. Tributo a homens e mulheres que marcaram o nosso século. 1999. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
KOPP, R.. Painel 100 anos de Erico Verissimo. 2005. Outra.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Design+ Escola de Design da Unisinos.Design Gráfico Cambiante. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KOPP, R.; Luís Rehbein ; Correa, Roberta . XX Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. 2007. (Outro).

2.
KOPP, R.. XIX Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. 2006. (Outro).

3.
KOPP, R.; PEREIRA, R. ; Luís Rehbein . XVIII Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. 2005. (Outro).

4.
KOPP, R.; MINELLO, C. ; HANSEN, F. . 9a. SEACOM - Semana Acadêmica de Comunicação Social. 2004. (Congresso).

5.
KOPP, R.. 7ª SEACOM - Semana Acadêmica da Comunicação Social. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gabriel Puntel. O POSICIONAMENTO E A IDENTIDADE VISUAL NA CONSTRUÇÃO DO BRAND EQUITY DO BANCO ITAÚ. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Comunicação Empresarial) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

2.
Juliana Horst. ANÁLISE DE ANÚNCIOS VEICULADOS PELA EMPRESA CONPASUL NA MÍDIA IMPRESSA: JORNAL E REVISTA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Comunicação Empresarial) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

3.
Xarlini Durante. Potencial de imagem da marca "Supermercado Miller" para a criação de marca própria. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espe Em Gestão de Marcas Dep Com Social) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

4.
Mariana Frey. Análise de identidade visual presente na rotulagem da linha de vinhos da marca Casa Valduga. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espe Em Gestão de Marcas Dep Com Social) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

5.
Fernanda Betina Rusch. Marcas maduras: a relação das marcas de varejo de Santa Cruz do Sul com o consumidor idoso. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espe Em Gestão de Marcas Dep Com Social) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

6.
Silvia Paula Bittencourt. Estudo sobre a logomarca da Universidade de Santa Cruz Sul: a percepção dos alunos do ensino médio de Santa Cruz do Sul e dos acadêmicos da UNISC. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espe Em Gestão de Marcas Dep Com Social) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

7.
Ana Luisa de Lara Cardoso. Marcas-cidade: um estudo para Santa Cruz do Sul. 2006. 111 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espe Em Gestão de Marcas Dep Com Social) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

8.
Alessandra Bischoff Fischer. A percepção da imagem de marcas das indústrias fumageiras. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Espe Em Gestão de Marcas Dep Com Social) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniel Storch. A percepção dos atributos emotivos da marca Converse entre seus consumidores de Venâncio Aires -RS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

2.
Vanessa Boettcher. Direção de arte para mídia impressa: os anúncios de perfume veiculados na Revista Nova em 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

3.
Felipe Luz. A construção de identidades de marcas através dos sentidos: estudo sobre a percepção dos consumidores em lojas de conveniência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

4.
Lázaro Paz Fanfa. "Artista desconhecido": a utilização do design pela indústria fonográfica nos meios digitais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

5.
Janclei Frömming. Traços e conceitos da arte contemporânea na direção de arte atual: uma análise do art directors (2005 a 2007). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

6.
Claudia Ferreira. Varejo para baixa renda em Santa Cruz do Sul: a percepção do consumidor sobre varejo farmacêutico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

7.
Viliane Turati. A linguagem visual do Greenpeace na publicidade em mídia impressa (2004 a 2007). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

8.
Gabriela Girotto Lauter. Direção de arte dirigida aos evangélicos: o caso da revista Eclésias (2005-2006). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

9.
Camila Gioda Fumaco. O marketing cultural na construção de marcas: o caso da Unisc e da Souza Cruz (2006). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

10.
Francine Morsch. A embalagem como ferramenta na construção de marcas: o caso Nescau (1932 - 2007). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

11.
Ricardo S. Patta. Análise do design das embalagens de produtos coloniais e industrializados: chimias e geléias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

12.
Josiele Roso de Cardoso. Competências para direção de arte em propaganda: uma análise do profissional em Santa Cruz do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

13.
Juliane Mai. A publicidade na mídia impressa especializada em agronegócio: o caso Bunge 100 anos. 2006. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

14.
Tatiana Kappel. Planejamento de mídia, avaliação e controle para publicidade na Internet: estudo de caso com os três maiores anunciantes do Portal Via de Santa Cruz do Sul. 2006. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

15.
César Augusto Konzen. A compreensão dos publicitários que atuam em Santa Cruz do Sul a respeito da publicidade abusiva. 2006. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

16.
Tanise Pozzobon. A arte de Romero Britto como recurso visual em bens de consumo e na publicidade. 2005. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

17.
Xarlini Durante. A representação da mulher em anúncios publicitários das revistas Trip e TPM. 2005. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

18.
Fernanda Betina Rusch. Essa é a real: a relação entre a Coca-Cola e a cultura contemporânea. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

19.
Sabrina Pereira. A criança e o ponto-de-venda: as estratégias utilizadas para promover a compra no público infantil. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

20.
Thiago Augusto Eidt. Marketing olfativo: novas possibilidades de abordagem ao consumidor. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

21.
Wilson Liserro. A influência da publicidade sobre os invisuais. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

22.
Maurício Kamphorst. Propaganda atitabaco: o mal anunciado. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

23.
Felipe Voos. Reformulação de marca: o caso da empresa Mercur. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

24.
Leonardo Zerbielli. O uso de elementos de identificação nacional na construção de marcas em rótulos de bebidas alcoólicas fortes. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

25.
Eliana Borchardt. A eficiência do outdoor no meio urbano de Santa Cruz do Sul. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

26.
Deisi Feldamann. A identidade gaúcha na publicidade: a imagem do Rio Grande do Sul no Aeroporto Salgado Filho. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

27.
André Scheffer. A imagem na propaganda de moda. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

28.
Rafael Barletta. O design retrô na Internet. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

29.
Melissa Ruschell. Situação das embalagens no mercado eletrônico. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

30.
Cátia Riesch Rocha. A cor nas embalagens de produtos alimentícios.. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

31.
Daniel Bastiani. Os atributos da marca Fórum como impulsionadora de compras.. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

32.
Lourdes Lüdke. A importância do design na embalagem dos produtos.. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul. Orientador: Rudinei Kopp.

Iniciação científica
1.
Sara Gerhardt. Desenvolvimento de embalagens para produtos alimentícios. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rudinei Kopp.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
KOPP, R.2014KOPP, R.. Los medios de comunicación y la transformación del hombre en la leteratura distópica. Comunicación y Sociedad (Guadalajara), v. 22, p. 159-178, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
KOPP, R.. Diseño Gráfico Cambiante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:32:23