Silvia Cordeiro Nassif

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5744287103001741
  • Última atualização do currículo em 08/12/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1984), graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação musical; Música e linguagem; Música e desenvolvimento humano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia Cordeiro Nassif
Nome em citações bibliográficas
SCHROEDER, S. C. N.;NASSIF, S.C.;NASSIF-SCHROEDER, S. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
AC Unicamp
Cidade Universitária
13083970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 45217485
URL da Homepage: http://www.bbb


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Luci Banks Leite.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Música; Musicalidade; Musicalização; Arte-educação; Significação estética; Epistemologia da música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1992
Graduação em Bacharelado Em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1981 - 1984
Graduação em Licenciatura Em Letras.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 3
Outras informações
Professora convidada da disciplina Tópicos Especiais "Arte e Discurso", oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Artes do Instituo de Artes da Unicamp.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Ensino e Supervisão de Ensino à Distância
Outras informações
Trabalho vinculado ao Curso de Especialização em Gestão Educacional, que a UNICAMP ofereceu a 6000 gestores da rede pública estadual, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4
Outras informações
Trata-se de participação no "Programa de Estágio Docente na Atividade Supervisionada da Apoio a Docência" da Faculdade de Educação da UNICAMP, sob a orientação da profª Dra. Luci Banks Leite.

Atividades

08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão de Graduação do Departamento de Música.
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Divisão de Educação Infantil e Complementar, .

Cargo ou função
Conselheira.
08/2018 - 11/2018
Extensão universitária , Instituto de Artes, .

Atividade de extensão realizada
Oficina Conversas sobre Música no Programa UniversIDADE.
03/2018 - 06/2018
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação Musical: Psicologia histórico-cultural e educação musical
02/2018 - 06/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia e Didática Musical I
Fundamentos Filosóficos da Arte-educação
Atividades Científico-Culturais II
Tópicos Especiais: Organização de Evento
09/2017 - 11/2017
Extensão universitária , Instituto de Artes, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de Música para Pedagogos.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Filosóficos da Arte-Educação
Pedagogia e Didática Musical I
03/2017 - 06/2017
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação Musical: Arte, Discurso e Educação
07/2016 - 12/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Científico-Cultrurais
Introdução à Pesquisa
Pedagogia e Didática Musical IV
Tópicos Especiais
08/2016 - 10/2016
Extensão universitária , Instituto de Artes, .

Atividade de extensão realizada
Curso de apreciação musical no Programa UniversIDADE.
08/2014 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão de Graduação.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Pedagógico I
Estágio Pedagógico II
Tópicos Especiais
Pedagogia e Didática Musical I
02/2016 - 07/2016
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação Musical
08/2015 - 07/2016
Extensão universitária , Instituto de Artes, .

Atividade de extensão realizada
Projeto financiado FAEPEX: Curso de Apreciação Musical "Conversas sobre Música".
08/2015 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação Musical
08/2015 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Científico Culturais I
Introdução à Pesquisa
Pedagogia e Didática Musical IV
Tópicos Especiais
08/2015 - 10/2015
Extensão universitária , Instituto de Artes, .

Atividade de extensão realizada
Curso de apreciação musical no Programa UniversIDADE.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Pedagógico I
Estágio Pedagógico I I
Pedagogia e Didática Musical I
Tópicos Especiais
03/2015 - 05/2015
Extensão universitária , Instituto de Artes, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Apreciação Musical no Programa UniversIDADE.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia e Didática Musical IV
Introdução à Pesquisa
Estágio Pedagógico I
Estágio Pedagógico II

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12

Atividades

06/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão de Monografia do Curso de Pedagogia.
03/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Monografia do Curso de Pedagogia do Departamento de Psicologia e Educação.
03/2013 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Pedagogia.
02/2013 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil I
02/2013 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Musical na Formação Docente
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Música na Educação: Fundamentos e Práticas
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil II
03/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Assessora para Assuntos de Moradia Estudantil.
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil I
Prática Musical na Formação Docente
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil II
Arte, Expressão e Movimento
03/2008 - 12/2011
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de estudos com professores de Música de Ribeirão Preto.
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil I
Prática Musical na Formação Docente
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil II
Arte, Expressão e Movimento
02/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil I
Tópicos Especiais em Arte e Ensino de Arte
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil II
Arte, Expressão e Movimento
02/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Cargo ou função
Menbro da Comissão Assessora para Assuntos de Moradia Estudantil - Graduação.
02/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Educação Infantil I
Prática Musical na Formação Docente
Seminários de Pesquisa em Educação I
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Avançados em Educação III
Arte, Expressão e Movimento
02/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Avançados em Educação II
Seminários de Pesquisa em Educação I
07/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte, Expressão e Movimento
02/2007 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa em Educação I
02/2007 - 06/2007
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Música com Estágio Supervisionado

EEPG "Prof. Francisco Napoleão Maia", -, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1982
Vínculo: A.C.T., Enquadramento Funcional: Ensino


EEPG "Profª Joceny Villela Curado", -, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: A.C.T., Enquadramento Funcional: Ensino


Prefeitura Municipal de Campinas, -, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Ensino
Outras informações
Aulas particulares de música



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Formação e atuação do professor pedagogo com a linguagem musical
Descrição: Este projeto investiga possibilidades de atuação musical do professor pedagogo na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral do projeto é, primeiramente, elaborar uma proposta de formação musical para professores não-especialistas, tendo os jogos e as brincadeiras como eixos centrais, e, subsequentemente, investigar o potencial da formação proposta para auxiliar os professores a elaborar conceitos envolvendo a inter-relação jogos, desenvolvimento e música, bem como conceitos próprios da linguagem musical, de modo que possam fazer uso consciente das vivências lúdicas musicais, quiçá criando, sendo autores de novas propostas brincantes musicalmente relevantes do ponto de vista educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Silvia Cordeiro Nassif - Coordenador / Erika Natacha Fernandes de Andrade - Integrante.
2015 - Atual
A educação musical na perspectiva da linguagem, da cultura e do desenvolvimento humano
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar a educação musical em diferentes contextos educativos (formais e não formais) tendo como principal fundamento a concepção da música como um sistema simbólico, cultural e historicamente constituído e, sob vários aspectos, passível de analogias e homologias com outras formas de linguagem, em especial a linguagem verbal. Embora possa acolher propostas de natureza mais prática, o foco deste projeto são as investigações que permitam um aprofundamento teórico na perspectiva epistemológica que lhe serve de sustentação, cujos grandes pilares são a filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin e a psicologia do desenvolvimento de Lev S. Vigostski. Ancorado nesses alicerces, busca a compreensão dos diversos fatores envolvidos nos processos de apropriação/aprendizagem da música, com ênfase nas relações de significação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Silvia Cordeiro Nassif - Coordenador.
Número de orientações: 2
2014 - Atual
A dimensão estético-discursiva na música: uma abordagem teórica e uma proposta de acesso à linguagem musical por não-músicos
Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver uma linha analítica musical que possibilite uma compreensão aprofundada da música por um público sem formação musical. Tomando como principal orientação teórica a filosofia do Círculo de Bakhtin, mas incorporando também contribuições de diversos outros pensadores da música e das ciências humanas, o projeto tem 3 etapas definidas: 1-elaboração de uma proposta de audição musical que leve em conta tanto questões históricas e contextuais quanto estético-estruturais e veiculação dessa proposta num programa de rádio; 2-investigação sobre os modos de apropriação da linguagem musical por ouvintes do programa; 3- reelaboração da proposta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Silvia Cordeiro Nassif - Coordenador / Jorge Luiz Schroeder - Integrante.
2008 - 2011
A música e a criança: uma investigação no espaço escolar da educação infantil
Descrição: Este projeto investiga as relações de sentido que as crianças pequenas constroem em relação à música. Tomando como principal referencial teórico a perspectiva histórico-cultural da psicologia, mas incorporando também contribuições da sociologia reflexiva e estudos culturais, essa investigação será feita em duas dimensões: 1- em relação ao contexto em geral, às formas como a música se insere no cotidiano escolar na educação infantil; 2- no nível individual, através da observação do modo como as crianças se comportam em atividades musicais mediadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Silvia Cordeiro Nassif - Coordenador / Jorge Luiz Schroeder - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Conversas sobre música
Descrição: Curso de apreciação musical para não músicos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Silvia Cordeiro Nassif - Coordenador / Jorge Luiz Schroeder - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2018 - Atual
XI Encontro de Educação Musical da Unicamp
Descrição: Trata-se de um Projeto de Auxílio Social (BAS), vinculado ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e que visa a organização anual do Encontro de Educação Musical da Unicamp. Conta atualmente com 1 bolsista.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Silvia Cordeiro Nassif - Coordenador.
2017 - 2018
X Encontro de Educação Musical da Unicamp
Descrição: Trata-se de um Projeto de Auxílio Social (BAS), vinculado ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e que visa a organização anual do Encontro de Educação Musical da Unicamp. Conta atualmente com 3 bolsistas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Silvia Cordeiro Nassif - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASSIF, S.C.2016NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . A escuta musical: um processo dialógico. Educação, v. 6, p. 143-161, 2016.

2.
NASSIF, S.C.2015 NASSIF, S.C.. Algumas questões sobre a significação musical e suas implicações para o ensino da música. Música Hodie, v. 15, p. 106-121, 2015.

3.
NASSIF, S.C.2014NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Música e Imagem: construindo relações de sentido. Leitura. Teoria & Prática, v. 32, p. 99-114, 2014.

4.
SCHROEDER, S. C. N.2012SCHROEDER, S. C. N.. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 77-85, 2012.

5.
SCHROEDER, S. C. N.2012SCHROEDER, S. C. N.. A escuta musical de não-músicos: uma experiência com alunos do curso de pedagogia. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 2396-2404, 2012.

6.
SCHROEDER, S. C. N.2011 SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . As crianças pequenas e seus processos de apropriação da música. Revista da ABEM, v. 19, p. 105-118, 2011.

7.
SCHROEDER, S. C. N.2011 SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia da linguagem de Bakhtin. Música em Perspectiva, v. 2, p. 127-152, 2011.

8.
SCHROEDER, S. C. N.2009 SCHROEDER, S. C. N.. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da ABEM, v. 21, p. 44-52, 2009.

9.
SCHROEDER, S. C. N.2008SCHROEDER, S. C. N.. O biológico e o cultural na música. Art& (São Paulo. Online), v. 09, p. 7, 2008.

10.
SCHROEDER, S. C. N.2006SCHROEDER, S. C. N.. O discurso sobre música: reflexos na educação musical. Claves (João Pessoa. Impresso), v. 2, p. 60-75, 2006.

11.
SCHROEDER, S. C. N.2004SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Música e Ciências Humanas. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), Campinas, v. 15, n.1, p. 209-216, 2004.

12.
SCHROEDER, S. C. N.2004SCHROEDER, S. C. N.. O músico: desconstruindo mitos. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 109-118, 2004.

13.
SCHROEDER, S. C. N.2002SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Os Perigos das Metodologias de Pesquisa. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, Campinas, v. 6, n.2, p. 118-123, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . A pesquisa em educação musical: reflexões epistemológicas. In: / Alexandre Shigunov Neto; André Coelho da Silva; Ivan Fortunato (org.). (Org.). A pesquisa em educação musical: reflexões epistemológicas. 1ed.São Paulo: Hipótese, 2017, v. 1, p. 2-20.

2.
NASSIF, S.C.. A música na educação básica: das políticas públicas à realidade em sala de aula. In: Amorim, Antonio Carlos; Wunder, Alik. (Org.). Leituras sem margens. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica; ALB, 2014, v. , p. 293-307.

3.
SCHROEDER, S. C. N.; ANDRADE, E.N. . O estágio em educação infantil como espaço de formação estética. In: Soraya Maria Romano Pacífico; Elaine Sampaio Araújo. (Org.). O estágio e a produção do conhecimento docente. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2013, v. 1, p. 33-61.

4.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Apropriação da música por crianças pequenas: mediação, sentidos musicais e valores estéticos. In: Ana Luiza Bustamante Smolka; Ana Lúcia Horta Nogueira. (Org.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. 1, p. 57-83.

5.
OLIVEIRA JR., V. M. ; SCHROEDER, S. C. N. ; AMARAL, I. A. ; PICARELLI, A. ; BARRETO, E. ; MOURA, A. R. L. ; ZAMBONI, E. ; SCHROEDER, J. L. ; MORANDI, C. . Currículo e gestão como cultura: escritos e pensamentos de uma disciplina. In: Naura Syria Carapeto Ferreira; Agueda Bernadete Bittencourt. (Org.). Formação humana e gestão da educação: a arte de pensar ameaçada. 1ed.São Paulo: Cortez, 2008, v. 1, p. 268-296.

6.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. ; STRAZZACAPPA, M. . A construção do conhecimento em Arte. In: Bittencourt, Agueda Bernadete; Oliveira Jr., Wenceslao Machado. (Org.). Estudo, Pensamento e Criação. 1ed.Campinas: Graf. FE, 2005, v. 1, p. 75-82.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, F. V. ; NASSIF, S.C. . O material didático para bandas de música: reflexões e possibilidades de uso. In: XI Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2018, Campinas. XI Encontro de Educação Musical da Unicamp: Múltiplos olhares para a música na educação básica, 2018. v. 1. p. 173-183.

2.
TORRE, A. L. D. ; NASSIF, S.C. . O processo de compreensão da escrita musical através de registros livres de crianças de primeiro ano. In: XI Encontro de Educação Musical da Unicamp: Múltiplos olhares para a música na educação básica, 2018, Campinas. XI Encontro de Educação Musical da Unicamp: Múltiplos olhares para a música na educação básica, 2018. v. 1. p. 184-196.

3.
BATISTON, A. S. ; NASSIF, S.C. . Vivências em música: conceitos e implicações para a prática a partir de um estudo de caso com alunos de violão. In: XI Encontro de Educação Musical da Unicamp: Múltiplos olhares para a música na educação básica, 2018, Campinas. XI Encontro de Educação Musical da Unicamp: Múltiplos olhares para a música na educação básica, 2018. v. 1. p. 230-238.

4.
CRUZ, F. V. ; NASSIF, S.C. . Banda de música: ensino(s), desafios e conexões musicais. In: XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical: Educação musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2018, São Carlos. XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical: Educação musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2018. v. 3.

5.
GILBERTI, F. P. ; NASSIF, S.C. . Processos de apropriação da leitura rítmica e jogos musicais. In: XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical: Educação musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2018, São Carlos. XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical: Educação musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2018. v. 3.

6.
BATISTON, A. S. ; NASSIF, S.C. . Vivências musicais e o processo de socialização primária: um estudo com alunos de violão. In: XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical: Educação musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2018, São Carlos. XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical: Educação musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos, 2018. v. 3.

7.
TORRE, A. L. D. ; NASSIF, S.C. . Concepções de leitura e escrita musical na escola regular sob a ótica das crianças. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Campinas: ANPPOM, 2017. v. 1. p. 1-10.

8.
BELING, R. ; NASSIF, S.C. . O desenvolvimento da criatividade na música sob a ótica da psicologia histórico-cultural: contribuições para a educação musical. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Campinas: ANPPOM, 2017. v. 1. p. 1-8.

9.
SANTOS, I. U. ; NASSIF, S.C. . Educação Musical através do século XX: um estudo de caso do Colégio Progresso. In: X Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2017, Campinas. X Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2017. v. 1. p. 234-241.

10.
PAULA, M. B. ; NASSIF, S.C. . Música em ambientes hospitalares: olhares para uma educação humanizadora além da escola. In: X Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2017, Campinas. X Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2017. v. 1. p. 78-84.

11.
TORRE, A. L. D. ; NASSIF, S.C. . Leitura musical na escola: uma perspectiva histórico-cultural. In: IX Encontro de Educação Musical da Unicamp: Educação musical e tradições populares no Brasil, 2016, Campinas. IX Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp, 2016. v. 1. p. 37-43.

12.
BELING, R. ; NASSIF, S.C. . Caminhos para o trabalho com criação musical. In: IX Encontro de Educação Musical da Unicamp: Educação Musical e tradições populares no Brasil, 2016, Campinas. IX Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp, 2016. v. 1. p. 28-35.

13.
NASSIF, S.C.. Música, educação e desenvolvimento infantil: em foco as relações com o meio. In: X Encontro Regional Sudeste da ABEM, 2016, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Regional Sudeste da ABEM. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2016. v. 1.

14.
BELING, R. ; NASSIF, S.C. . O desenvolvimento da criação musical à luz da psicologia histórico-cultural: primeiras aproximações. In: VIII Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp, 2015, Campinas. VIII Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp - Música além da pauta: a educação musical em diálogo com diferentes saberes, 2015. v. 1. p. 28-32.

15.
PONTES, S. C. ; NASSIF, S.C. . A graduação em Música e as experiências que vão além das salas de aula: dois estudos de caso com concluintes do curso da UNICAMP. In: VIII Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp, 2015, Campinas. VIII Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp - Música além da pauta: a educação musical em diálogo com diferentes saberes, 2015. v. 1. p. 56-60.

16.
SCHROEDER, S. C. N.; BARBOSA, M. F. S. . Contribuições da teoria vigotskiana para a educação musical. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014, Campinas. X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014. p. 48-56.

17.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . O Trenzinho do Caipira: uma proposta dialógica de apreciação musical. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014.

18.
PRADO, F. F. ; SCHROEDER, S. C. N. . Concepções sobre música de professores de uma escola de ensino básico: um estudo de caso. In: VII Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp, 2014, Campinas. VII Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp - Música na escola: um mundo de possibilidades, 2014. v. 1. p. 121-125.

19.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre música: uma experiência na Web Radio Unicamp. In: IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM, 2012, São Paulo. IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM, 2012.

20.
SCHROEDER, S. C. N.. Formação e atuação musical do pedagogo: algumas possibilidades. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas: Junqueira&Marin Editores, 2012. v. 2. p. 000470-000479.

21.
SCHROEDER, S. C. N.. Formação e atuação musical do pedagogo: algumas possibilidades. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas: Junqueira Marin Editores, 2012. v. 2. p. 470-479.

22.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . A música e as crianças pequenas: algumas considerações sobre as relações de mediação no processo de ensino/aprendizagem. In: XX Congresso Anual da ABEM:" A educação musical no Brasil do século XXI", 2011, Vitória. Anais do XX Congresso Anual da ABEM: "A educação musical no Brasil do século XXI, 2011. p. 291-299.

23.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . A música e as crianças pequenas: algumas considerações sobre as relações de mediação no processo de ensino/aprendizagem. In: XX Congresso Anual da ABEM:, 2011, Vitória. XX Congresso Anual da Abem, 2011.

24.
SCHROEDER, S. C. N.. O pedagogo e a música: possibilidades e limites. In: V Seminário Fala Outra Escola: Carregando Sonhos, 2010, Campinas. Anais do V Seminário Fala Outra Escola. Campinas: FE/Unicamp, 2010. v. 1. p. 179-188.

25.
SCHROEDER, S. C. N.. A música na formação do pedagogo: uma experiência na USP/RP. In: XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2009, Londrina. XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2009. p. 222-228.

26.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Música, crianças e multiplicidade de sentidos. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

27.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Música, crianças e multiplicidade de sentidos. In: 17º COLE, 2009, Campinas. 17º COLE. Campinas, 2009.

28.
SCHROEDER, S. C. N.. Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana. In: IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2008, São Paulo. IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2008.

29.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . A música e a criança: uma investigação no espaçõ escolar da educação infantil. In: XVII Encontro Anula da ABEM, 2008, São Paulo. XVII Encontro Anual da ABEM, 2008.

30.
SCHROEDER, S. C. N.. Brincando com a música: uma proposta para formação e atuação musical do professor de pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental. In: XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina 2007, 2007, Campo Grande. XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina 2007, 2007.

31.
SCHROEDER, S. C. N.. A música nos anos iniciais da escolarização: uma proposta para formação e atuação do professor não especialista. In: 16ºCOLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16ºCOLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007.

32.
SCHROEDER, S. C. N.. Música e linguagem verbal: distanciamentos e aproximações. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais, 2006, Curitiba. Anais do I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais. Curitiba: Deartes-UFPR, 2006. v. 1. p. 106-113.

33.
SCHROEDER, S. C. N.. Implicações educacionais de uma abordagem da música como linguagem. In: XIV Encontro Anual da ABEM "Educação Musical e Diversidade: espaço e ações profissionais", 2005, Belo Horizonte. XIV Encontro Anual da ABEM "Educação Musical e Diversidade: espaço e ações profissionais", 2005.

34.
SCHROEDER, S. C. N.. A educação musical frente aos mitos que envolvem o músico. In: XIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2004, Rio de Janeiro. XIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2004.

35.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre música: uma experiência de apreciação musical junto a educadores. In: XII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2004, Rio de Janeiro. XIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2004.

36.
SCHROEDER, S. C. N.. Educação Musical: Proposta para uma nova abordagem epistemológica. In: XII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2003, Florianópolis. Anais do XII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2003.

37.
SCHROEDER, S. C. N.. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. In: XII Encontro Anual da ABEM, 2003, Florianópolis. XII Encontro Anual da ABEM, 2003.

38.
SCHROEDER, S. C. N.. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002, Águas de Lindóia. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . O Trenzinho do Caipira: uma proposta dialógica de apreciação musical. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. XXIV Congresso da ANPPOM: Pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes, 2014. p. 56-56.

2.
SCHROEDER, S. C. N.. A escuta musical de não-músicos. In: 18º COLE Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: FE/Unicamp; ALB, 2012. p. 295-296.

3.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . A música e as crianças pequenas: algumas considerações sobre as relações de mediação no processo de ensino/aprendizagem. In: XX Congresso Anual da ABEM: "A educação musical no Brasil do século XXI", 2011, VItória. Anais do XX Congresso Anual da ABEM: "A educação musical no Brasil do século XXI", 2011. p. 26-26.

4.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Processos de apropriação da linguagem musical no contexto da educação infantil. In: IV Encontro de Eudcção Musical, 2011, Campinas. IV Encontro de Educação Musical. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 2011. v. 1. p. 76-77.

5.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Uma possibilidade de educação estética: a dimensão discursiva da música. In: II Seminário Internacional de Educação Estética "Entrelugares do corpo e da arte", 2010, Campinas. II Seminário Internacional de Educação Estética "Entrelugares do corpo e da arte": Caderno de Resumos e Programação. Campinas: FE/Unicamp, 2010. v. 1. p. 164-16.

6.
SCHROEDER, S. C. N.. A música na formação do pedagogo: uma experiência na USP/RP. In: XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical / 15º Simpósio Paranaense de Educação Musical, 2009, Londrina. XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical / 15º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina, 2009. p. 68-68.

7.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Músicas, crianças e multiplicidade de sentidos. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp / FE; ALB, 2009. p. 396-397.

8.
SCHROEDER, S. C. N.. Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana. In: IV Simpósio de Cognição e Arte Musicais, 2008, São Paulo. IV Simpósio de Cognição e Arte Musicais. São Paulo: Artes Gráficas - FFLCH/USP, 2008. p. 37-38.

9.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . A música e a criança: uma investigação no espaço escolar da educação infantil. In: XVII Encontro Anula da ABEM, 2008, Sâo Paulo. XVII Encontro Anual da ABEM, 2008. v. 1. p. 47-47.

10.
SCHROEDER, S. C. N.. A música nos anos iniciais da escolarização: uma proposta para formação e atuação do professor não especialista. In: 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Caderno de Atividades e Resumos - 16º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2007. p. 416-416.

11.
SCHROEDER, S. C. N.. Brincando com a música: uma proposta para formação e atuação musical do professor de pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental. In: XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME, 2007, Campo Grande. XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME: Educação Musical na América Latina: concepções, funções e ações, 2007. p. 51-52.

12.
SCHROEDER, S. C. N.. Educação Musical: um olhar pela psicologia vigotskiana. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005.

13.
SCHROEDER, S. C. N.. Música e Significação. In: III Seminário de Dissertações e Teses em Andamento: Reforma Universitária, 2004, Campinas. III Seminário de Dissertações e Teses em Andamento: Reforma Universitária. Campinas: Graf-Fe, 2004. v. 1.

14.
SCHROEDER, S. C. N.. Psicologia e Educação Musical: uma revisão necessária. In: IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2003, João Pessoa. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003. p. 95-95.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, I. U. ; NASSIF, S.C. . Educação Musical através do século XX: um estudo de caso do Colégio Progresso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PAULA, M. B. ; NASSIF, S.C. . Música em ambientes hospitalares: olhares para uma educação humanizadora além da escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, R. B. ; NASSIF, S.C. . O desenvolvimento da criação musical à luz da psicologia histórico-cultural: primeiras aproximações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PONTES, S. C. ; NASSIF, S.C. . A experiência de graduação em Música e as experiências que vão além das salas de aula: dois estudos de caso com concluintes do curso da UNICAMP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SCHROEDER, S. C. N.; BARBOSA, M. F. S. . Contribuições da teoria vigotskiana para a educação musical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . O Trenzinho do Caipira: uma proposta dialógica de apreciação musical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PRADO, F. F. ; SCHROEDER, S. C. N. . Concepções sobre música de professores de uma escola de ensino básico: um estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Apreciação musical: um programa na Web Radio Unicamp. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHROEDER, S. C. N.. A escuta musical de não-músicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre música: uma experiência na Web Radio Unicamp. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SCHROEDER, S. C. N.. Formação e atuação musical do pedagogo: algumas possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SCHROEDER, S. C. N.. A música e as crianças pequenas: algumas considerações sobre as relações de mediação no processo de ensino/aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Processos de apropriação da linguagem musical no contexto da educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Uma possibilidade de educação estética: a dimensão discursiva da música. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SCHROEDER, S. C. N.. A música na formação do pedagogo: uma experiência na USP/RP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Música, crianças e multiplicidade de sentidos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . A música e a criança: uma investigação no espaço escolar da educação infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SCHROEDER, S. C. N.. Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SCHROEDER, S. C. N.. A música nos anos iniciais da escolarização: uma proposta para formação e atuação do professor não especialista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SCHROEDER, S. C. N.. Música, Cultura e Significação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SCHROEDER, S. C. N.. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SCHROEDER, S. C. N.. Educação musical: um olhar pela psicologia vigotskiana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SCHROEDER, S. C. N.. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Educação musical: um olhar pela psicologia vigotskiana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SCHROEDER, S. C. N.. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SCHROEDER, S. C. N.. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A. . Anais do XI Encontro de Educação Musical da Unicamp: Múltiplos olhares para a música na educação básica 2018 (Organização de Anais de evento).

2.
AZEVEDO, L. C. S. S. ; NASSIF, S.C. . Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em diferentes municípios. São Paulo: Zeppelini Publishers, 2018 (Coordenação de número dos Cadernos CEDES).

3.
MENDES, A. N. A. ; NASSIF, S.C. . Anais do X Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp 2017 (Organização de Anais de evento).

4.
MENDES, A. N. A. ; NASSIF, S.C. . Anais do IX Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp 2016 (Organização de Anais de evento).

5.
MENDES, A. N. A. ; NASSIF, S.C. . Anais do VIII Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes da Unicamp 2015 (Organização de Anais de evento).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NASSIF, S.C.. Revista Vórtex. 2018.

2.
NASSIF, S.C.. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos. 2018.

3.
NASSIF, S.C.. XI Encontro Regional Sudeste da Abem. 2018.

4.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A. . Vestibular 2019: Prova de Habilidades Específicas. 2018.

5.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A. . Vestibular 2018: Prova de Habilidades Específicas. 2017.

6.
NASSIF, S.C.. 6ª Edição do Programa Aluno-Artista. 2016.

7.
NASSIF, S.C.. Reveduc - Revista de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Carlos. 2016.

8.
NASSIF, S.C.. 20º Congresso de Leitura do Brasil. 2016.

9.
NASSIF, S.C.. Reveduc -Revista Eletrônica de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. 2016.

10.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A. . Vestibular 2017: Prova de Habilidades Específicas. 2016.

11.
NASSIF, S.C.. VIII Encontro de Educação Musical. 2015.

12.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A. . Vestibular 2016: Prova de Habilidades Específicas. 2015.

13.
NASSIF, S.C.. I Encontro sobre Formação em Música na Universidade. 2014.

14.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A. . Vestibular 2015: Prova de Habilidades Específicas. 2014.

15.
SCHROEDER, S. C. N.. VII Encontro de Educação Musical. 2014.

16.
SCHROEDER, S. C. N.. IV Seminário de Educação Brasileira. 2013.

17.
SCHROEDER, S. C. N.. Revista Eletrônica de Educação. 2013.

18.
SCHROEDER, S. C. N.. Leitura: Teoria & Prática. 2012.

19.
SCHROEDER, S. C. N.. FAPESP. 2012.

20.
SCHROEDER, S. C. N.. FAPESP. 2011.

21.
SCHROEDER, S. C. N.. Revista Pro-Posições. 2011.

22.
SCHROEDER, S. C. N.. ETD - Educação Temática Digital. 2009.

23.
SCHROEDER, S. C. N.. FAPESP. 2009.

24.
SCHROEDER, S. C. N.. FAPESP. 2008.

25.
SCHROEDER, S. C. N.. Musicalização dentro do currículo de Educação Infantil. 2007.

26.
SCHROEDER, S. C. N.. A música na creche: as possíveis interações das crianças de 0 a 18 meses com fenômenos sonoros. 2006.

27.
SCHROEDER, S. C. N.. Musicalização para bebês. 2004.

28.
SCHROEDER, S. C. N.. Reflexões sobre a música na Educação Infantil. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música: Grandes contrastes. 2016.

2.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música: Pequenos contrastes. 2016.

3.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas Sobre Música: Temporalidades I. 2016.

4.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas Sobre Música: Temporalidades II. 2016.

5.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música: Texturas. 2016.

6.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música: Grandes agrupamentos instrumentais. 2016.

7.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música: Pequenos agrupamentos instrumentais. 2016.

8.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música: A voz. 2016.

9.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música: O piano. 2016.

10.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música: O violão. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NASSIF, S.C.. Oficinas de Música. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Música e Imagem: construindo relações de sentido. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SCHROEDER, S. C. N.. O desenho e as artes visuais. 2012. (Palestra).

5.
SCHROEDER, S. C. N.. Arte e Educação Infantil. 2012. (Palestra).

6.
AGUIAR, J. ; SCHROEDER, S. C. N. . Sonoridades Escolares. 2011. (Entrevista).

7.
Carolina Octaviano ; SCHROEDER, S. C. N. . Os efeitos da música no cérebro humano. 2010. (Entrevista).

8.
SCHROEDER, S. C. N.. Linhas pedagógicas para o ensino de música. 2008. (Palestra).

9.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. ; BARBOSA, M. F. S. . Colóquio sobre Música e outras linguagens. 2008. (Palestra).

10.
SCHROEDER, S. C. N.. Arte e Educação: Música. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Ritmo e Expressão. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SCHROEDER, S. C. N.. A arte como linguagem. 2006. (Palestra).

13.
SCHROEDER, S. C. N.. Integração entre emoção, movimento e cognição no desenvolvimento: arte e atividades corporais. 2006. (Palestra).

14.
SCHROEDER, S. C. N.. Brinquedos cantados. 2006. (Oficina).

15.
SCHROEDER, S. C. N.. As funções da arte na escola. 2006. (Palestra).

16.
SCHROEDER, S. C. N.. Paradigmas metodológicos para o ensino de arte. 2006. (Palestra).

17.
SCHROEDER, S. C. N.. Propostas educacionais para a arte. 2006. (Palestra).

18.
SCHROEDER, S. C. N.. Oficina de sensibilização estética. 2006. (Oficina).

19.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Ritmo e Movimento. 2006. (Oficina).

20.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. ; SCARASSATTI, M. ; BARBOSA, M. F. S. . A música na escola: Perceber, pensar, proceder. 2005. (Palestra).

21.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Oficinas de música para educadores. 2005. (Oficina).

22.
SCHROEDER, S. C. N.; BARBOSA, M. F. S. ; SCHROEDER, J. L. . Repensando as práticas educacionais: música e desenvolvimento humano. 2005. (Palestra).

23.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. ; BARBOSA, M. F. S. . Repensando as práticas educacionais: música e cultura. 2005. (Palestra).

24.
SCHROEDER, S. C. N.. Percebendo a música como uma forma de linguagem. 2005. (Palestra).

25.
SCHROEDER, S. C. N.. Ensino de música na educação básica. 2004. (Palestra).

26.
SCHROEDER, S. C. N.. Educação e Linguagem Musical. 2004. (Palestra).

27.
SCHROEDER, S. C. N.. Educação e Linguagem Musical. 2003. (Palestra).

28.
SCHROEDER, S. C. N.. Reflexões sobre o significado da música. 2003. (Palestra).

29.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Conversas sobre Música. 2003. (Palestra).

30.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . O tempo na música. 2003. (Palestra).

31.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Formas Musicais. 2003. (Palestra).

32.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Diversidades Timbrísticas. 2003. (Palestra).

33.
SCHROEDER, S. C. N.. Ouvindo atentamente: como compreender melhor a música através de uma escuta mais ativa. 2002. (Palestra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. . Ver e Ouvir. 2003 (Audições musicais comentadas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASSIF, S.C.; NOGUEIRA, A. L. H.; MENDES, A. N. A.. Participação em banca de Ana Lia Della Torre. Iniciação à leitura e escrita musical na escola: uma perspectiva histórico-cultural. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L.; BARBOSA, M. F. S.. Participação em banca de Rafael Beling Rocha. O desenvolvimento da criação musical à luz da psicologia histórico-cultural: contribuições para a educação musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
ARROYO, M.; NASSIF, S.C.; CHRISTOV, L. H. S.. Participação em banca de Caio Abreu Chiarini. Educadores musicais, oficinas de música e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação: experiência pedagógico-musical na Fundação CASA - SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; BARBOSA, M. F. S.. Participação em banca de Ronaldo do Prado Lima. O aprendizado multi-instrumental como perspectiva para a educação musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
MENDES, A. N. A.; IKEDA, A. T.; NASSIF, S.C.. Participação em banca de Lucilene Ferreira da Silva. Música tradicional da infância: características, diversidade e importância na educação musical brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; BARBOSA, M. F. S.. Participação em banca de Sara Cecília Cesca. Teoria della formatività: uma reflexão sobre a invenção e a produção artística no contexto escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; AYOUB, E.. Participação em banca de Livia Nicolucci. A utilização e apropriação da música no ambiente escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; AYOUB, E.. Participação em banca de José Tadeu Dutra Zafani. Ensino de guitarra e violão: uma construção social e pessoal. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
LEITE, L. B.; SCHROEDER, S. C. N.; BRAGA, E. S.. Participação em banca de Adriana Gomes Venâncio. A criança como artesã das palavras: o trabalho com a poesia na educação da infância. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
LEITE, L. B.; SOUZA, R. M.; SCHROEDER, S. C. N.. Participação em banca de Adriana Gomes Venâncio. A infância na arte com as palavras. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
MENDES, A. N. A.; NASSIF, S.C.; AGUILAR, L. E.. Participação em banca de Matteo Ricciardi. Educação musical comparada em perspectiva: um estudo histórico-metodológico. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
ZATTERA, V.; MARCO, A.; NASSIF, S.C.. Participação em banca de Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão. Educação Musical e Psicomotricidade: uma combinação em benefício da aprendizagem escolar. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MENDES, A. N. A.; REILY, L. H.; NASSIF, S.C.. Participação em banca de Karen Ildete S. S. Zaneti. A educação musical no Brasil: história e legislação. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MENDES, A. N. A.; REILY, L. H.; NASSIF, S.C.. Participação em banca de Karen Ildete S. S. Zaneti. A música no contexto inclusivo do primeiro ciclo do ensino fundamental da cidade de Indaiatuba - SP: a formação do professor de Arte. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FIORINI, C. F.; NASSIF, S.C.; PIRES, R. C.. Participação em banca de Robson Alexandre de Nadai. Almeida Prado, Metalosifera: aspecos da linguagem composicional. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; BARBOSA, M. F. S.. Participação em banca de Herson Mendes Amorin. Uso e função da banda de música no ensino instrumental. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
FIORINI, C. F.; NASSIF, S.C.; PIRES, R. C.. Participação em banca de Robson Alexandre de Nadai. Panorama sobre a escrita para trombones. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; FERNANDES, A. J.. Participação em banca de Rafael Keidi Kashima. A importância do jogar na prática coral infantil. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; FERNANDES, A. J.. Participação em banca de Rafael Keidi Kashima. Os conteúdos na prática coral infantil. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; BARBOSA, M. F. S.. Participação em banca de Herson Mendes Amorin. A metodologia de ensino da clarineta em Belém do Pará: um estudo sobre as práticas de ensino em duas instituições locais e suas contribuições à profissionalização. 2017.

11.
PAIVA, J. E. R.; NASSIF, S.C.; MAIA JUNIOR, A.; GOHN, D. M.; CARVALHO, I. A.. Participação em banca de Roberto Marcos Gomes de Onofrio. Estudo comparativo do aprendizado do violão no ambiente presencial e no ambiente digital atrav´s da pesquisa semi-experimental. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
CARRASCO, C. R.; JOLY, I. Z. L.; RAMOS, D.; MENDES, A. N. A.; NASSIF, S.C.. Participação em banca de Elizabeth Carrascosa Martinez. O Projeto Guri e a percepção harmônica em crianças de 6 a 9 anos: um estudo sobre a aquisição do conhecimento da tonalidade e da harmonia no contexto do ensino coletivo de instrumentos em São Paulo. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
OLIVEIRA, M. K.; PADILHA, A. M. L.; SCHROEDER, S. C. N.; SEINCMAN, E.; BRAGA, E. S.. Participação em banca de Maria Flávia Silveira Barbosa. Percepção Musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

14.
AYOUB, E.; MADUREIRA, J. R.; SCHROEDER, S. C. N.; HORA, E. P.; ALMEIDA, M. J.. Participação em banca de Conrado Augusto Gandara Federici. Giulio Caccini e suas novas músicas - Um elogio ao canto. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; BARBOSA, M. F. S.. Participação em banca de Sara Cecília Cesca. Estética e educação musical no ensino superior. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; BARBOSA, J. L. S.. Participação em banca de Herson Mendes Amorin. Bandas de música: uma análise das práticas de educação musical em contextos não formais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; FERNANDES, A. J.. Participação em banca de Rafael Keidi Kashima. Análise e proposta de formação acadêmica para regentes de coros infantis. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
GOLDEMBERG, R.; SCRIPTORI, C. C.; NASSIF, S.C.. Participação em banca de Caroline Caregnato. O desenvolvimento da competência de notar músicas: um estudo a partir da teoria de Piaget. 2014 - Universidade Estadual de Campinas.

5.
OLIVEIRA, M. K.; FAVARETTO, C. F.; SCHROEDER, S. C. N.. Participação em banca de Maria Flávia Silveira Barbosa. Percepção Musical: contribuições a partir da psicologia histórico-cultural. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
NASSIF, S.C.; CARVALHO, J. A. L. L.; BARBOSA, M. F. S.. Participação em banca de André da Silva Batiston. Relações entre a prática musical cotidiana e experiências musicais já vivenciadas por alunos de curso livre de violão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
RONQUI, P. A.; NASSIF, S.C.; NICODEMO, T. L.. Participação em banca de Klesley Bueno Brandão. Proposições metodológicas para o estudo de improvisação voltado para o trompete com foco na música popular instrumental brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
NASSIF, S.C.; FALLEIROS, M. S.; SCHROEDER, J. L.. Participação em banca de Fernando Vieira da Cruz. A (re)construção da banda de música: repertório e ensino. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
NASSIF, S.C.; FALLEIROS, M. S.; SCHROEDER, J. L.. Participação em banca de Fernando Vieira da Cruz. A (re)construção da banda de música: repertório e ensino. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A.; NOGUEIRA, A. L. H.. Participação em banca de Ana Lia Della Torre. Leitura musical na escola: uma perspectiva histórico-cultural. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
SCHROEDER, J. L.; COLLA, A. C.; NASSIF, S.C.. Participação em banca de Maria Fernanda Costa Miranda. Mulheres de Linhas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L.; BARBOSA, M. F. S.. Participação em banca de Rafael Beling Rocha. O desenvolvimento da criação musical: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; NASCIMENTO, A. M. M.. Participação em banca de Ronaldo do Prado Lima. O aprendizado multi-instrumental como perspectiva para a educação musical. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
FONTERRADA, M. T. O.; BONIS, M. F.; NASSIF, S.C.. Participação em banca de Samuel Campos de Pontes. A Filosofia Suzuki em Campinas: um estudo sobre a inserção do método na cidade e sua influência na formação dos alunos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
MENDES, A. N. A.; NASSIF, S.C.; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Lucilene Ferreira da Silva. Música tradicional da infância. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
SCARDUELLI, F.; NASSIF, S.C.; BORUCHOVITCH, E.. Participação em banca de Camilla dos Santos Silva. Ensino de instrumento - violão - nos cursos de Licenciatura em Música: investigação de novas abordagens através da Autorregulação da Aprendizagem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
SCHROEDER, J. L.; NASSIF, S.C.; GATTI, D.. Participação em banca de Iranilson de Souza Carneiro. Tambores Afrobaião: corpos multi-dançantes em formação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
SCHROEDER, J. L.; SCHROEDER, S. C. N.; BARBOSA, M. F. S.. Participação em banca de Sara Cecília Cesca. Teoria della formatività: uma reflexão sobre a invenção e a produção artística no contexto escolar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
SCHROEDER, J. L.; BARBOSA, M. F. S.; NASSIF, S.C.. Participação em banca de Livia Nicolucci. A utilização e apropriação da música no ambiente escolar. 2014 - Universidade Estadual de Campinas.

15.
SCHROEDER, J. L.; GIESBRECHT, E.; SCHROEDER, S. C. N.. Participação em banca de Jairo Perin Silveira. "Com quantas flautas se faz uma canção? Reflexões e práticas para as aulas de música do ensino fundamental". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
SCHROEDER, J. L.; ZAN, J. R.; SCHROEDER, S. C. N.. Participação em banca de Nathan Tejada De Podestá. Músicos autodidatas: investigação conceitual e do desenvolvimento de dois processos de aprendizagem musical não-escolares. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHROEDER, S. C. N.; ANDRADE, E.N.; PACIFICO, S. M. R.. Participação em banca de Luciana Martins Tavares de Lima.Olhar, nomear e copiar: (in)apropriações da Proposta Triangular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo.

2.
ALMEIDA, M. A.; CRIPPA, G.; SCHROEDER, S. C. N.. Participação em banca de Mariana Mello Goulart de Andrade.A arte-educação como mediação cultural em museus de arte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Informação e da Documentação) - Universidade de São Paulo.

3.
NOGUEIRA, A. L. H.; CASSIN, M.; SCHROEDER, S. C. N.. Participação em banca de Mariana Alves Prado.O desenho da educação infantil: considerações sobre o processo de desenvolvimento de uma criança com necessidades educativas especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo.

4.
SCHROEDER, S. C. N.; NOGUEIRA, A. L. H.; PIOTTO, D. C.. Participação em banca de Marcela Teresa da Silva.O teatro na escola: um 'faz de conta' elaborado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo.

5.
NOGUEIRA, A. L. H.; ARAUJO, E. S.; SCHROEDER, S. C. N.. Participação em banca de Ingrid Thais Catanante.Da imitação à apropriação dos papéis sociais no brinquedo imaginário: aspectos do desenvolvimento infantil e implicações pedagógicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A.. Vestibular 2019: Prova de Habilidades Específicas. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

2.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A.. Vestibular 2018: Prova de Habilidades Específicas. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

3.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A.. Vestibular 2017: Prova de Habilidades Específicas. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

4.
NASSIF, S.C.; CAMPOS, M.; MENDES, A. N. A.. Vestibular 2016: Prova de Habilidades Específicas. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

5.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A.. Vestibular 2015: Prova de Habilidades Específicas. 2014. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Comemorativo do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem - GPPL 30 anos. 2018. (Encontro).

2.
Encontro Comemorativo do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem - GPPL 30 anos.A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL COMO BASE EPISTEMOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO MUSICAL: EM FOCO A QUESTÃO DA ESCUTA. 2018. (Encontro).

3.
XI Encontro de Educação Musical da Unicamp.Vivências em música: conceitos e implicações para a prática a partir de um estudo de caso com alunos de violão. 2018. (Encontro).

4.
XI Encontro de Educação Musical da Unicamp.O processo de compreensão da escrita musical através de registros livres de crianças de primeiro ano. 2018. (Encontro).

5.
XI Encontro de Educação Musical da Unicamp.O material didático para bandas de música: reflexões e possibilidades de uso. 2018. (Encontro).

6.
X Encontro de Educação Musical.Educação Musical através do século XX: um estudo de caso do Colégio Progresso. 2017. (Encontro).

7.
IX Encontro de Educação Musical.Leitura musical na escola: uma perspectiva histórico-cultural. 2016. (Encontro).

8.
IX Encontro de Educação Musical.Caminhos para o trabalho com criação musical. 2016. (Encontro).

9.
VIII Encontro de Educação Musical.Educação musical e interdisciplinaridade na escola. 2015. (Encontro).

10.
19º COLE Congresso de Leitura do Brasil. Problematizando a obrigatoriedade da música na educação básica: políticas públicas, relações música/cultura e práticas em sala de aula. 2014. (Congresso).

11.
II Mostra de Estágios do Curso de Pedagogia da FFCLRP.II Mostra de Estágios do Curso de Pedagogia da FFCLRP. 2014. (Outra).

12.
VII Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes - UNICAMP.Concepções sobre música de professores de uma escola de ensino básico. 2014. (Encontro).

13.
X Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Contribuições da teoria vigotskiana para a educação musical. 2014. (Simpósio).

14.
XXI Semana da Arte do UNASP/EC.Educação musical na contemporaneidade: alguns princípios para pensarmos as práticas em sala de aula. 2014. (Outra).

15.
XXIV Congresso da ANPPOM. O Trenzinho do Caipira: uma proposta dialógica de apreciação musical. 2014. (Congresso).

16.
I Mostra de Estágio Pedagogia - DEDIC - FFCLRP.Mostra de Estágio Pedagogia - DEDIC - FFCLRP. 2013. (Outra).

17.
VI Encontro de Educação Musical do Instituto de Artes - Unicamp.Apreciação musical: um programa na Web Radio Unicamp. 2013. (Encontro).

18.
18º COLE Congresso de Leitura do Brasil. A escuta musical de não-músicos: uma experiência com alunos do curso de Pedagogia. 2012. (Congresso).

19.
II Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação. 2012. (Simpósio).

20.
IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM. Conversas sobre música: uma experiência na Web Radio Unicamp. 2012. (Congresso).

21.
VII Mostra de Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia da FFCLRP.Formação e condição docente. 2012. (Outra).

22.
XVI ENDIPE. Formação e atuação musical do pedagogo: algumas possibilidades. 2012. (Congresso).

23.
IV Encontro de Educação Musical.Processos de apropriação da linguagem musical no contexto da educação infantil. 2011. (Encontro).

24.
Reflexões sobre o Ensino da Arte no Ensino Fundamental e Médio.A música na escola: algumas questões. 2011. (Outra).

25.
Seminário de Estudos do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem.Semiótica e Discurso - questões teóricas e metodológicas. 2011. (Seminário).

26.
XX Congresso Anual da ABEM:. A música e as crianças pequenas: algumas considerações sobre as relações de mediação no processo de ensino/aprendizagem. 2011. (Congresso).

27.
II Seminário Internacional de Educação Estética "Entrelugares do corpo e da arte".Uma possibilidade de educação estética: a dimensão discursiva da música. 2010. (Seminário).

28.
I Simpósio Contribuições de Bakhtin à Lingüística e à Educação. 2010. (Simpósio).

29.
Semana de Estudos do GPPL.Questões de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas. 2010. (Seminário).

30.
V Mostra de Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia.Formação de Professores. 2010. (Encontro).

31.
V Seminário Fala Outra Escola: Carregando Sonhos.O pedagogo e a música: possibilidades e limites. 2010. (Seminário).

32.
17º COLE. Música, crianças e multiplicidade de sentidos. 2009. (Congresso).

33.
IV Mostra de Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia.Linguagem, discurso e produção de sentidos em Educação. 2009. (Outra).

34.
Segundo Encontro de Educação Musical.Pesquisa científica e prática em educação musical: algumas questões. 2009. (Encontro).

35.
XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical / 15º Simpósio Paranaense de Educação Musical. A música na formação do pedagogo: uma experiência na USP/RP. 2009. (Congresso).

36.
II Seminário Interno do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem. 2008. (Seminário).

37.
IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana. 2008. (Simpósio).

38.
Jornada Linguagem e Música. 2008. (Encontro).

39.
XVII Encontro Anual da ABEM. A música e a criança: uma investigação no espaço escolar da educação infantil. 2008. (Congresso).

40.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. A música nos anos iniciais da escolarização: uma proposta para formação e atuação do professor não especialista. 2007. (Congresso).

41.
I Congresso Nacional de Educação Musical CNEM e V Encontro da ABEM Região Sudeste. Música, Cultura e Significação. 2007. (Congresso).

42.
IV Seminário dos Grupos de Pesquisa e Seminário de Dissertações e Teses Defendidas.Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2007. (Seminário).

43.
Repercussões do pensamento de Vigotski na contemporaneidade: temas em debate. 2007. (Simpósio).

44.
"Vygotski: a elaboração de uma Psicologia Geral". 2006. (Seminário).

45.
Colóquios sobre educação musical: Música na Escola. 2005. (Outra).

46.
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Educação musical: um olhar pela psicologia vigotskiana. 2005. (Congresso).

47.
10º Seminário do FLADEM.Música e educadores: um encontro possível. 2004. (Seminário).

48.
III Seminário de Dissertações e Teses em Andamento: Reforma Universitária.Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2004. (Seminário).

49.
Seminário Internacional de Educação Estética: Lugares do Olhar. 2004. (Seminário).

50.
A perspectiva inatista no estudo da linguagem na criança: implicações educacionais. 2003. (Outra).

51.
XII Encontro Anual da ABEM. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2003. (Congresso).

52.
V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2002. (Congresso).

53.
Cultural Diversity and Art craft and design Educacion. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A. . XI Encontro de Educação Musical da Unicamp. 2018. (Outro).

2.
NASSIF, S.C.. Comissão Científica do XI Encontro de Educação Musical da Unicamp: coordenação. 2018. (Outro).

3.
NASSIF, S.C.. Comitê Científico do XI Encontro Regional Sudeste da Abem. 2018. (Outro).

4.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A. . X Encontro de Educação Musical. 2017. (Outro).

5.
NASSIF, S.C.. Coordenação científica do X Encontro de Educação Musical. 2017. (Outro).

6.
NASSIF, S.C.; MENDES, A. N. A. . IX Encontro de Educação Musical. 2016. (Outro).

7.
NASSIF, S.C.. Coordenação científica do IX Encontro de Educação Musical. 2016. (Outro).

8.
MENDES, A. N. A. ; NASSIF, S.C. ; PENA, A. M. C. ; MELO, C. P. ; ABDALA, G. B. ; PEREIRA, I. C. ; URQUISA, I. ; PAULA, M. B. ; CESAR, P. K. ; RAFFA, T. ; ARAUJO, T. L. . VIII Encontro de Educação Musical. 2015. (Outro).

9.
SCHROEDER, S. C. N.; NOGUEIRA, A. L. H. ; ASSOLINI, F. E. P. ; ADAS, S. . VIII Mostra de Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia da FFCLRP. 2013. (Outro).

10.
SCHROEDER, S. C. N.; ANDRADE, E.N. ; NOGUEIRA, A. L. H. ; ADAS, S. ; ASSOLINI, F. E. P. . VII Mostra de Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia da FFCLRP. 2012. (Outro).

11.
SCHROEDER, S. C. N.; NOGUEIRA, A. L. H. ; ASSOLINI, F. E. P. ; ANDRADE, E.N. ; ADAS, S. . VI Mostra de Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia da FFCLRP. 2011. (Outro).

12.
CORREA, B. C. ; SCHROEDER, S. C. N. ; ASSOLINI, F. E. P. ; NOGUEIRA, A. L. H. ; ANDRADE, E. N. . V Mostra dos Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia da FFCLRP. 2010. (Outro).

13.
FONSECA, S. C. ; SCHROEDER, S. C. N. ; CORREA, B. C. ; ASSOLINI, F. E. P. . IV Mostra dos Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia da FFCLRP. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Patricia Kawaguchi Cesar. Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da música. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Fernanda Peres Gilberti. Jogos musicais e processos de aprendizagem da leitura rítmica musical. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
André da Silva Batiston. Relações entre a prática musical cotidiana e as experiências musicais já vivenciadas por alunos de curso livre de violão. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Fernando Vieira da Cruz. A Formação e a Atuação dos Mestres de Bandas de Música: Contribuições da Prática Pedagógica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Francieli Fernanda Moreira. A influência da herança cultural no desenvolvimento musical de alunos graduandos em Música. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Patricia Kawaguchi Cesar. Disciplina Pedagogia e Didática Musical IV. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Beling Rocha. O desenvolvimento da criação musical: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

2.
Ana Lia Della Torre. Leitura musical na escola: uma perspectiva histórico-cultural. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Célia Regina Sartori. Uma escola para a cidadania. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

2.
Dorcas Alves Campos. Arte e cultura: interfaces no currículo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

3.
Elisabete Moura da Cruz. Tempo de despertar... (A reorganização do trabalho pedagógico). 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

4.
José Marcelo Borges. Cidadania focada no meio ambiente. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

5.
Luzia Martins de Santana. Um novo olhar. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

6.
Maria Aparecida Barbosa Pinto. Uma leitura para a cidadania. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

7.
Rosângela Aparecida de Oliveira Gimenez. A arte no cotidiano da escola: desenvolvendo a sensorialidade. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

8.
Rosângela Pinto Camillo. Dança: corpo em movimento na escola. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

9.
Silvia Falasqui Martins. A utilização de jogos pedagógicos na disciplina escolar. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

10.
Sueli Aparecida de Moraes. A arte na escola: resgatando valores. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Audrey Caroline Rodrigues da Silva. O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO PARA A IDENTIDADE PROFISSIONAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

2.
Matheus Barros de Paula. Funções Essencialistas x Contextualistas: Diferentes olhares para uma educação musical social em ambientes hospitalares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

3.
Wellington Silva. Reorganização escolar do estado de São Paulo: uma análise pedagógica do documento ?Escolas estaduais com uma única etapa de atendimento e seus reflexos no desempenho dos alunos?, produzido pela Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA) da Secretaria Estadual de Educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

4.
Tilsa Isadora Julia Sánchez Hermoza. Considerações sobre a iniciação musical por meio do piano: a música como linguagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

5.
Naara Nunes. A importância da musicalização para o desenvolvimento de crianças de 8 a 24 meses de idade: relações de mediação afetiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

6.
Fernanda Clara Figueiredo. A música no desenvolvimento da imaginação da criança na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

7.
Samuel Campos Pontes. A experiência de graduação em Música: dois estudos de caso com concluintes do curso da UNICAMP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

8.
Luciana Martins Tavares de Lima. Olhar, nomear e copiar: (in)apropriações da Proposta Triangular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

9.
Marcela Teresa da Silva. O teatro na escola: um faz de conta elaborado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

10.
Natalia das Graças Cicillini. O ensino de piano: análide de métodos de iniciação pianística para crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade de São Paulo. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

11.
Sara Cecília Cesca. Metodologia triangular: uma proposta educacional aplicada ao ensino de violino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade de São Paulo. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

12.
Pedro Augusto Dutra de Oliveira. A música em escolas regulares: possibilidades de um ensino que tenha como fim a aquisição da linguagem musical. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade de São Paulo. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

13.
Márcia Berenice Monpean. A importância da música na Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

Iniciação científica
1.
Klesley Bueno Brandão. O gênio artista: uma discussão a partir da psicologia histórico-cultural. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

2.
Ísis Urquisa Santos. A EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL ATRAVÉS DO SÉCULO XX: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO PROGRESSO EM CAMPINAS - SP. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

3.
Matheus Barros de Paula. Práticas Musicais em Ambientes Hospitalares. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

4.
Luciana Martins Tavares de Lima. O ensino de arte nas escolas: apropriações da proposta triangular. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo/ Pró-reitoria de Pesquisa. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

5.
Débora Martins Gimenes. A música na educação infantil: um estudo a partir de concepções pedagógicas de professores especialistas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo/ Pró-reitoria de Pesquisa. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

6.
Marcela Teresa da Silva. Teatro na educação. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo/ Pró-reitoria de Pesquisa. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.

Orientações de outra natureza
1.
Patrícia Kawaguchi Cesar. Programa de Apoio à Docência. 2016. Orientação de outra natureza. (Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Silvia Cordeiro Nassif.



Outras informações relevantes


No exame de qualificação de Mestrado, meu trabalho foi recomendado pela banca a passar diretamente para o Doutorado.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 21:32:48