Rosineide Magalhães de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4973119375744503
  • Última atualização do currículo em 26/11/2014


Professora Adjunta da Universidade de Brasília - UnB, lotada no campus de Planaltina - DF, atuando no Curso: Licenciatura em Educação do Campo, na área de Linguagem: Linguística. Está credenciada no Programa de Pós-Graduação de Linguística - PPGL/UnB. Coordena a Área de Linguagem da LEdoC/FUP, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade, da CAPES.É Pesquisadora do Observatório da Educação do Campo, da CAPES. É Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Brasília (1997), mestre (2001) e doutora (2006) em Linguística (Sociolinguística) pela Universidade de Brasília. Foi professora de Inglês e Português da Educação Básica, na Secretaria de Educação do Distrito Federal e na rede particular de ensino do DF. Desde 2001, trabalha com a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, nas modalidades presencial e a distância, na análise e elaboração de material didático de Língua Portuguesa, docência e coordenação pedagógica. Os temas de estudo e pesquisa são: Sociolinguística, letramento como prática social, leitura e escrita, gêneros discursivos, metodologia de ensino de Língua Portuguesa e formação de professores, na perspectiva do método etnográfico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosineide Magalhães de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, R. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Universidade de Brasília.
Campus Darcy Ribeiro
Asa Norte
70904-970 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 3072769
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Lingüística.
Universidade de Brasília.
Título: Gênero mediacional, da elaboração à recepção: uma pesquisa na perspectiva etnográfica, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo.
Palavras-chave: Gênero textual; Sociolingüística; Letramento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília.
Título: Gênero textual mediacional: um texto interativo e envolvente na perspectiva de um contexto específico,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo.
Palavras-chave: Gênero textual; Letramento; Formação de professores; Sociolinguística interacional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1994 - 1997
Graduação em Licenciatura Em Letras.
Universidade Católica de Brasília.




Formação Complementar


2011 - 2011
Metodologia de Estágios e os Complexos. (Carga horária: 8h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2011 - 2011
Matrizes Formadoras da Educação do Campo. (Carga horária: 24h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Itens de Avaliação.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
2010 - 2010
Desafios da Educação do Campo. (Carga horária: 16h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2010 - 2010
Aprendizagem Significativa.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gêneros acadêmicos na formação inicial do professo. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul.
2008 - 2008
Formação de parecerista. (Carga horária: 16h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
2007 - 2007
Plataforma Moodle. (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Brasília.
2006 - 2006
O Escopo da Terminologia. (Carga horária: 12h).
Universidade de Brasília.
2006 - 2006
Avaliação do Livro Didático de 5ª a 8ª. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais.
2005 - 2005
O texto como objeto do ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Leitura e Produção de Texto e Sociolinguística e Educação do Campo do Curso de Especialização Educação em Linguagens nas Escolas do Campo, em parceria UnB/PRONERA/ITERRA/ENFF.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do PPGL/UnB, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas ministradas: Sociolinguística Qualitativa e Letramento como Prática Social.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho da FUP

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado da FUP

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da LEdoC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Coordenação da Turma 3 - do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. - Disciplinas ministradas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, a partir de 2010. - Práticas Pedagógicas - Técnicas de Leitura e Interpretação de Textos - Técnicas e Produção de Textos - Outras Formas de Atividade: Oficina de Leitura - Tópicos de Linguistica Avançada ( Sociolinguística, Análise do Discurso e Ensino de Língua) - Fundamentos da Linguística ( Sociolinguística e Análise do Discurso) - Fonética, Fonologia e Morfologia do Português - Sintaxe do Português

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Brasília, .

01/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Universidade de Brasília, .

Serviço realizado
Coordenação Pedagógica do Curso de fornação continuada de professores Alfabetização e Linguagem - Convênio MEC e UnB, que contempla a formação de cerca 5.000 professores de MA, BA e RR..
01/2010 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Brasília - UnB, .

Atividade realizada
Coordenação Pedagógica das Ações da Provinha Brasil - Parceria entre UnB e INEP..

Fundação Itaú Social/MEC, CENPEC/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da OLP - DF
Outras informações
Coordenei a Olimpíada de Língua Portuguesa no DF e também ministrarei as oficinas para formadores (professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal) sobre a temática gêneros textuais (memórias, poesias e ponto de vista). Esse trabalho tem como objetivo preparar professores para desenvolver projetos da OLP nas escolas de Ensino Básico da rede pública do DF, que participarão da OLP em 2010.


Universidade de Brasília.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica - ALFA/CFORM/UnB
Outras informações
Coordenei, em 2008, o módulo 3 do Curso Alfabetização e Linguagem e ministrei para esse curso os temas: letramento, linguagem verbal e não-verbal, gêneros textuais e sociolinguística. Durante o ano de 2009, colaborei na coordenação pedagógica do módulo 1 do ALFA.


Faculdade da Terra de Brasília.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas Ministradas no Curso de Pedagogia - Letramento e Alfabetização - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologia

Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas na graduação do Curso de Letras, em síntese, durante o período especificado. - Comunicação - Estágio Orientado I e II - Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. - Fundamentos da Linguística - Fonética e Fonologia de Língua Portuguesa - Língua Portuguesa I ( Leitura e Produção de Textos) - Língua Portuguesa V (Sintaxe do Português) - Língua Portuguesa VI (Semântica) - Língua Portuguesa VII (Semântica e introdução à Análise do Discurso) - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa - Práticas Pedagógicas - Semântica - Sociolinguística - Trabalho de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas Ministradas no Curso de Pós-Graduação Língua Portuguesa e Lingúistica - Análise do Discurso - Gêneros Textuais - Sociolinguística

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada no Curso de Pós-Graduação e Docência do Ensino Superior - Planejamento Educacional


Centro de Educação a Distância - UnB, CEAD_UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Docente da Pós-EaD
Outras informações
Orientadora de monografia do curso de Especialização em Educação a Distância.


Universidade Católica de Brasília.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
No período em que trabalhei nesta universidade ministrei as seguintes disciplinas: Lingüística III - Morfologia, Língua Portuguesa III e IV- Semântica, Estágio Supervisionado I , II e III - Prática de Ensino em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas; Língua Portuguesa II - Morfossintaxe, Trabalho de Conclusão de Curso e Língua e Comunicação em Ambiente Virtual.


PNUD/MEC/BIRD, PNUD/MEC/BIRD, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestação de Seviço, Carga horária: 20
Outras informações
Nesse contexto, atuei como uma das elaboradoras do programa PRALER - Programa de Apoio à Leitura e Escrita destinado à formação continuada de professores do Ensino Básico, na modalidade sempresencial e a distância. Para esse programa, foram elaborados 18 fascículos. De minha autoria são 7.


Faculdade de Educação da UnB, FE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do PIE e Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora da SEED/DF cedida para FE/UnB. Na Faculdade de Educação/UnB exerci a função de coordenadora administrativa do Curso de Especialização "Formação de Formadores do Curso de Pedagogia para o Início de Escolarização- PIE e Ministrei duas disciplinas no curso de Pedagogia: "Linguagem para o Início de Escolarização" e "Linguagem 5 - Texto e Contexto", nos 1º e 2º semestres/2000respectivamente.


Secretaria de Educação do Distrito Federal, SEED/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Administrativa, Carga horária: 40
Outras informações
Professora cedida para a Faculdade de Educação da UnB.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês e Português, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês e Português, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Língua, Interação Sociocultural e Letramento


Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Projeto Pontes

Descrição: A proposta deste Projeto é, pois, construir ?pontes? entre o produto da pesquisa sistemática da Sociolinguística Educacional e a formação de professores. Identificamos 12 problemas no trabalho pedagógico com alfabetização, leitura e escrita em que a Sociolinguística tem uma efetiva contribuição a oferecer. No Projeto trabalharemos essa contribuição específica, em cada um desses tópicos, para a formação de professores do ensino básico. 1. Ênfase na terminologia gramatical e taxionomias da NGB em detrimento da reflexão sobre os usos e estruturas da língua portuguesa; 2. Negligência quanto ao trabalho com a consciência fonológica e o princípio alfabético, especialmente na aplicação de métodos de alfabetização supostamente construtivistas; 3. Aversão ao trabalho com as variantes sociolinguísticas das regras variáveis e seus respectivos valores sociossimbólicos sob a alegação de que não se deve corrigir a fala dos alunos; 4. Negligência na mediação que visa a facilitar a compreensão leitora; 5. Ensino de redação assistemático; espontaneísta e improvisado; 6. Ênfase nos trabalhos de grupo ou em atividades mecânicas como cópia, com prejuízo do esforço cognitivo individual do aluno; 7. Pouca ênfase no reforço de habilidades letradas supostamente previstas apenas para séries anteriores; 8. Correção inócua de trabalhos escolares sem discussão (feedback) nem refacção posteriores; 9. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos; 10. Emprego de metodologias de alfabetização infantil em EJA/ A desvalorização do conhecimento de mundo do estudante de EJA; 11. Pouca ou nenhuma discussão entre professores sobre currículos, planejamento, estratégias de avaliação e trabalho interdisciplinar; 12. O aproveitamento inadequado do tempo de sala de aula. Esse projeto tem a coordenação geral da professora Stella Maris Bortoni-Ricardo e registro no CNPq de número 471017/2011-6.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Letramentos Múltiplos

Descrição: Pesquisa visa investigar os letramentos que ocorrem na escola e em outros contextos do campo. Fundamenta-se na Sociolinguística, Análise do Discurso, Teoria dos Gêneros Discursivos e nos conhecimentos do Letramento como prática social. A Metodologia se espelha na Etnografia. O grupo que desenvolve a pesquisa é formado por educandas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC/FUP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
2009 - 2012
Leitura e mediação pedagógica

Descrição: Análise de protocolos verbais de leitura visando à descrição e à interpretação de estratégias de compreensão leitora de educandos, do Ensino Básico, e de mediação de docentes pesquisadores. Para esse projeto há um banco de dados com protocolos verbais realizados por pesquisadores de diferentes instituições de Ensino Superior. Os 6 protocolos realizados por mim estão nesse banco, no site www. stellabortoni.com.br..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rosineide Magalhães de Sousa - Integrante / Stella Maris Bortoni Ricardo - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2008
Letramento no Ensino Fundamental

Descrição: Pesquisa coordenada pela profa. Stella Maris Bortoni-Ricardo. Financiamento no Edital 2006. Projeto etnográfico, sociolinguisticamente orientado no contexto de sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rosineide Magalhães de Sousa - Integrante / Stella Maris Bortoni-Ricardo - Coordenador.
2002 - 2008
Prática de Ensino e Etnografia Educacional

Descrição: O projeto Prática de Ensino e Etnografia Educacional teve como objetivo formar futuros professores do ensino fundamental (3º e 4º ciclos) e ensino médio com a postura de professor-pesquisador. Esse projeto foi realizado na disciplina de Estágio Orientado e Práticas de Ensino do Curso de Letras da Faculdade da Terra Brasília..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .


Projetos de extensão


2008 - Atual
Diário de letramento - Gênero textual da formação docente de língua materna

Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar como professores do ensino básico registram sua interação com as leituras de fascículos do Curso Alfabetização e Linguagem destinados à formação continuada, na modalidade sempresencial e a distância..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2004 - 2006
Oficinas de Letramento

Descrição: O Projeto Oficinas de Letramento teve o objetivo de desenvolver habilidades leitoras escritoras nos alunos do curso de Letras da FTB..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
1999 - 1999
Oficinas de Leitura e Escrita para alunos do Ensino Médio

Descrição: A Oficina de Leitura e Escrita teve como objetivo desenvolver habilidades leitoras e escritoras de diferentes gêneros textuais, nos alunos do ensino médio (3° ano)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2012 - Atual
Letramentos múltiplos e Desenvolvimento Humano

Descrição: Investigar os diferentes gêneros discursivos que circulam no contexto da Educação do Campo e que constituem os espaços e conteúdos dos múltiplos letramentos, assim como conhecer as mudanças provocadas no desenvolvimento humano dos estudantes a partir da apropriação da linguagem em suas variações. O Projeto é desenvolvido com graduandas da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, no Tempo Comunidade (TC), em Buritis - MG.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Rosineide Magalhães de Sousa - Coordenador / Eliete Ávila Wolff - Integrante.
2010 - Atual
Por que a escola não ensina assim? - Projeto PAENEA

Descrição: Produção de uma Gramática de Língua Portuguesa, na perspectiva da Sociolnguística, voltada para o Ensino Básico. O projeto conta com a participação de Linguistas e Pesquisadores da Educação e é coordenado pela Profa. Stella Maris Bortoni-Ricardo. O trabalho que está sendo desenvolvido por Rosineide Magalhães com co-autoria de Veruska Machado é Coesão Referencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Rosineide Magalhães de Sousa - Coordenador / Stella Maris Bortoni Ricardo - Integrante / Vera Aparecida de Lucas Freitas - Integrante / Márcia Elizabeth Bortone - Integrante / Maria Cecília Mollica - Integrante / Veruska Machado - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade

Descrição: Descrição: Este projeto tem o objetivo de fortalecer a formação inicial de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC desde o início da Graduação. Ações do programa consistem na formação, pesquisa e extensão nas escolas públicas e nas comunidades campesinas da região de Goiás e do Distrito Federal, especificamente, nas comunidades Quilombolas, do Norte de Goiás. O projeto integra ações sociais, aumento de nível de letramento dessas comunidades, inclusive dos alunos do ensino básico (cerca de 300 alunos), letramento acadêmico dos graduandos bolsistas do PIBID (60 bolsistas) e de 6 Supervisores e, ainda, pesquisa multidisciplinar (Linguagens , Ciências da Natureza e Matemática) e extensão. Egressos da LEdoC, mestrandos e doutorandos da Linguística e da Educação do Campo participam como pesquisadores no programa. O PIBID Diversidade está institucionalizado na Faculdade UnB Planaltina. É fomentado e financiado pela CAPES, sob o número 129131..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Rosineide Magalhães de Sousa - Coordenador / Tamiel Jackobson - Integrante / Djiby Mane - Integrante.
Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para Diversidade (da CAPES)

Descrição: O projeto visa fortalecer a formação inicial de bolsistas, que estão cursando a Licenciatura em Educação do Campo, da UnB -campus Planaltina, área de Linguagem. Esses bolsistas atuam em escolas do campo da região de Goiás e de Minas Gerais, em comunidades campesinas e quilombolas. Estão sendo desenvolvidas neste projeto: - Atividades pedagógicas interdisciplinares na área de Linguagem e Ciências da Natureza. - Seminário de atividades do PIBID - Diversidade, em que os bolsistas do PIBID - Diversidade apresentam atividades realizadas nas escolas do campo. - Estudo de temas da área de linguística e letramento. -Pesquisa na de Sociolinguística e Letramentos Múltiplos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .

Integrantes: Rosineide Magalhães de Sousa - Integrante / MAGALHÃES, Rosineide - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Cadernos de Linguagem e Sociedade
2014 - Atual
Periódico: Revista Eixo - Instituto Federal de Brasília
2011 - Atual
Periódico: Caderno de Pesquisas Educacionais
2011 - Atual
Periódico: Caderno de Pesquisas Educacionais
2014 - Atual
Periódico: Revista Eixo - Instituto Federal de Brasília


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: LINGÜÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2003
Patronesse dos formandos do curso de Letras das Faculdades da Terra de Brasília, Faculdade da Terra de Brasília.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:2
Pereira, patrícia Vieira da; Dias, Paula Maria Cobacci  Data: 02/04/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, R. R.2014SOUZA, R. R. ; SOUSA, R. M. . O processo histórico e a dinâmica do agronegócio no Brasil. Revista Querubim, v. 2, p. 158-162, 2014.

2.
ALMEIDA, S. A.2014ALMEIDA, S. A. ; SOUSA, R. M. . A situação sociolinguística de São José e Mariazinha: usos e funções das línguas apianayé e portuguesa nos domínios sociais das aldeias. Revista Querubim, v. 2, p. 163-175, 2014.

3.
SOUSA, R. M.2003SOUSA, R. M. . Resenha do livro "Situated literacies". Cadernos de Linguagem e Sociedade (Brasília), Brasília, v. 6, p. 142-150, 2003.

4.
SOUSA, R. M.2002 SOUSA, R. M. . Protocolos verbais: a integração entre o leitor e o gênero textual mediacional. Revista Universa. Ciências humanas, Letras e Artes, Brasília, v. 1, p. 93-113, 2002.

5.
SOUSA, R. M.1990SOUSA, R. M. . O envelhecimento dos portadores de deficiência mental. Mensagem da APAE, Brasília, v. 58, n.58, p. 34-35, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUSA, R. M. (Org.) ; BORTONI-RICARDO, S.M (Org.) ; FREITAS, V. A. L. (Org.) ; MACHADO, V. (Org.) . Por que a escola não ensina gramática assim?. 1ª. ed. São Paulo: Parábola, 2014. v. 1. 298p .

2.
SOUSA, R. M. (Org.) ; GONDIM, M. R. A. (Org.) ; FIGUEIREDO, T. (Org.) ; BARBATO, S. B. (Org.) . Letramento Inicial e Processo de Alfabetização. 1ª. ed. Brasília: UNB, 2008. 96p .

3.
SOUSA, R. M. ; VELLASCO, A. M. . Pedagogia - Educação e Língua Materna II. Brasília: CEAD/UnB, 2007. 107p .

4.
SOUSA, R. M. . Técnicas de redação e arquivo. 1. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. 76p .

5.
SOUSA, R. M. . Projeto de pesquisa no con(texto) educacional de Ensino Médio. Brasília: UnB/Moderna, 2005. 32p .

6.
SOUSA, R. M. . Alfabetização e Linguagem: processos iniciais de leitura. 1. ed. Brasília: CFORM/MEC/SEB, 2004. 48p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, R. M. ; MACHADO, V. . Coesão referencial: aspectos morfossintáticos e semânticos. In: Bortoni-Ricardo, S.M; Sousa, R.M; Freitas, V.A.; Machado, V. R.. (Org.). Por que a escola não ensina gramática assim?. 1ªed.São Paulo: Parábola, 2014, v. 1, p. 19-44.

2.
BORTONI-RICARDO, S.M ; SOUSA, R. M. . Introdução do livro ' Porque a Escola não ensina gramática assim?'. Por que a escola não ensina gramática assim?. 1ªed.São Paulo: Parábola, 2014, v. 1, p. 11-18.

3.
SOUSA, R. M. ; MACHADO, V. . Leitura e interação no enquadre de protocolos verbais. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris et ali.. (Org.). Leitura e Mediação Pedagógica. 1ªed.São Paulo: Editora Parábola, 2012, v. , p. 45-64.

4.
SOUSA, R. M. . Práticas de letramento: produção textual coletiva na formação do docente do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto ( UFMG;UnB;UFBA e UFS. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. 4, p. 275-288.

5.
SOUSA, R. M. ; BARBATO, S. B. ; GONDIM, M. R. A ; FIGUEIREDO, T. . Processos iniciais de leitura e escrita. In: Rosineide Magalhães de Sousa. (Org.). Leitura e Escrita: Estratégias de Apoio e Práticas de Leitura, Interpretação e Produção de Texto no Ensino Fundamental. 2ªed.Brasília: MEC/SEB, 2009, v. 1, p. 33-54.

6.
SOUSA, R. M. . A sociolingüística na formação docente. In: Joana d'Arc Bicalho Félix. (Org.). Aprendendo a aprender. 1ed.Brasília: UniCEUB, 2005, v. , p. 139-229.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUSA, R. M. . A complexidade da Variação Lingüística. Escritos da Terra, Brasília, p. 17 - 22.

2.
SOUSA, R. M. . Ensaio sobre linguística. Escritos da Terra, Brasília, p. 1 - 3.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, R. M. ; MOURA, A. A. V. . Processo de leitura/escrita e condições sociais para o letramento. In: IV SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2013, Goiânia - GO. IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa : ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Goiânia: UFG, 2013. v. 1. p. 379-386.

2.
SOUSA, R. M. . Protocolos Verbais na Avaliação de Leitura. In: III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora: ler para produzir mais cultura, 2010, Brasília. Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora. Brasília: UnB, 2010. v. 1. p. 1282-1293.

3.
SOUSA, R. M. . Gênero Discursivo Mediacional. In: 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007, Tubarão - SC. SIGET. Tubarão - SC: UNISUL, 2007. v. 1. p. 1747-1760.

4.
SOUSA, R. M. . Gênero textual mediacional. In: II Encontro Nacional do GELCO, 2004, Goiania. Atas do II Encontro do GELCO, 2004. v. II. p. 800-805.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, R. M. . Variedade linguística de comunidades campesinas da região Centro-Oeste, do Brasil. In: XVII Congresso Internacional de Linguística e Filologia da América Latina, 2014, João Pessoa - PB. Estudos Linguísticos e Filológicos. Paraíba: UFPB, 2014. v. 1. p. 668-668.

2.
SOUSA, R. M. ; RIBEIRO, R. R. ; FERREIRA, T. B. . Justificativa como gênero do discurso em monografias e suas relações com a formação docente. In: VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza - CE. VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: os gêneros textuais nas múltiplas esferas de atividade humana. Fortaleza: UECE/UFC, 2013. v. 1. p. 157-157.

3.
SOUSA, R. M. . Processos de leitura/escrita e condições sociais para o letramento. In: IV SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2013, Goiania. IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Caderno de Resumos. Goiania: UFG, 2013. v. 1. p. 116-117.

4.
SOUSA, R. M. . Gênero Discursivo Memória: inovação na formação do educador do campo. In: VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza - CE. VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: os gêneros textuais nas múltiplas esferas de atividade humana. Fortaleza: UECE/UFC, 2013. v. 1. p. 289-289.

5.
SOUSA, R. M. ; RIBEIRO, R. R. ; FERREIRA, T. B. . Justificativa como gênero do discurso em monografias e suas relações com a formação docente. In: VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza - CE. VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: os gêneros textuais nas múltiplas esferas de atividade humana. Fortaleza: UECE/UFC, 2013. v. 1. p. 157-157.

6.
SOUSA, R. M. . A sociolinguística: contribuição em contextos diversos. In: II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém - Para. II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística - CIDS. São Luís: EDUFMA, 2012. v. 1. p. 105-106.

7.
SOUSA, R. M. . Sociolinguística: conhecimento essencial, na área de linguagem, na formação de educadores do campo.. In: II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística - CIDS, 2012, Belém. II Congesso de Dialetologia e Sociolinguística - CIDS. São Luis - MA: EDUFMA, 2012. p. 105-106.

8.
SOUSA, R. M. . Texto mediacional: elaboração de material didático para EAD. In: IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba - SP. IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais - Comunidade, escola e tecnologia: entre o não ainda e o já passou. Sorocaba: Uniso, 2011. v. 1. p. 78-78.

9.
SOUSA, R. M. . Compreensão Leitora e Formação Docente. In: III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora, 2010, Brasília. Caderno de Resumos e Mesas Temáticas, 2010.

10.
SOUSA, R. M. . Gênero discursivo mediacional: da elaboração à interação em contexto de letramento situado - formação continuada de professores. In: 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007, Tubarão - SC - Brasil. SIGET - Programação e Resumos. Tubarão - SC: UNISUL, 2007. p. 314.

11.
SOUSA, R. M. . Elaboração do gênero textual mediacional na perspectiva do professor virtual em um contexto de educação a distância. In: 13º INPLA, 2003, São Paulo. Metodologia de Pesquisa em Lingüística Aplicada. São Paulo: PUC/SP, 2003. p. 203-203.

12.
SOUSA, R. M. . Gênero textual "mediacional". In: 12º INPLA, 2002, São Paulo. As Interlocuções na Lingüística Aplicada. São Paulo: PUC/SP, 2002. p. 222-222.

13.
SOUSA, R. M. . Gênero textual mediático. In: 11ª INPLA, 2001, São Paulo. Estudos da linguagem e outras áreas do conhecimento. São Paulo: PUC/SP, 2001. p. 114-114.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, R. M. . Variedade linguística de comunidades campesinas da região Centro-Oeste, do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUSA, R. M. . Construção do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SOUSA, R. M. . Gênero Discursivo Memória: Inovação na Formação de Educadores do Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SOUSA, R. M. . Processos de leitura/escrita e condições sociais para o letramento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SOUSA, R. M. . Educação do Campo e formação de Professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUSA, R. M. . Intencionalidade pedagógica da formação e impactos do PIBID. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SOUSA, R. M. . O panorama da educação no/do campo no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUSA, R. M. . Webconferência : Gênero discursivo mediacional e produção de texto para educação a distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUSA, R. M. . Sequências didáticas a partir de gêneros textuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOUSA, R. M. . Sociolinguística: conhecimento essencial, na área de linguagem, na formação de educadores do campo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUSA, R. M. . Sociolinguística: conhecimento essencial, na área de linguagem, na formação de educadores do campo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SOUSA, R. M. . Protocolos Verbais na Avaliação de Leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUSA, R. M. . Apresentação do Programa Alfabetização e Linguagem - ALFA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SOUSA, R. M. . Texto para Educação a Distância: Gênero Mediacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUSA, R. M. . Guia: Alfabetização e Linguagem: Contexto Pedagógico. Brasília: UnB, 2009 (Guia de Orientação Pedagógica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUSA, R. M. . Assessora ad hoc na avaliação de material técnico pedagógico para publicação na Editora do IFB. 2012.

2.
SOUSA, R. M. . Coordenação Pedagógica das Ações Pedagógicas da Provinha Brasil. 2010.

3.
SOUSA, R. M. . Orientação para a revisão do Projeto Pedagógico de Língua Portuguesa do Estado do Maranhão. 2009.

4.
SOUSA, R. M. . Elaboração de itens da "Provinha Brasil". 2008.

Programas de computador sem registro
1.
SOUSA, R. M. ; BARBATO, S. B. ; FIGUEIREDO, T. . Alfabetização e linguagem. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
SOUSA, R. M. . PIBID -Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - (Projeto de Linguística). 2011.

2.
SOUSA, R. M. ; BORTONI-RICARDO, S.M . Núcleo de Estudos Avançados em Sociolinguística Educacional e Letramentos - NEASEL. 2011.

3.
SOUSA, R. M. . PROJETO DE FORMAÇÃO DO MÓDULO 1. 2008.

4.
SOUSA, R. M. . Avaliação de Livros Didáticos de 5ª a 8ª série - PNLD. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, R. M. ; MAGALHAES, P. F. S. . Oficina de Múltiplos Letramentos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUSA, R. M. . Oficina de Produção de Texto para Educação a Distância. 2012. .

3.
SOUSA, R. M. . Educação Linguística e Letramentos Múltiplos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOUSA, R. M. . Formação Presencial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o futuro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUSA, R. M. . Formação de Formadores do Curso Alfabetização e Linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SOUSA, R. M. . Significação - Unidade 10 - PRALER/TP 4 - Escrever cada vez melhor. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

7.
SOUSA, R. M. ; FIGUEIREDO, T. . O lúdico no processo educacional - Unidade 16 - PRALER/TP 5 - A alegria de ler e aprender. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

8.
SOUSA, R. M. . Perspectivas avaliativas no processo educacional - Unidade 17 - PRALER/TP 6 - Avaliação e projetos na sala de aula. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

9.
SOUSA, R. M. ; FIGUEIREDO, T. . Projeto didático: estratégias pedagógicas - Unidade 18 - PRALER/TP 6 - Avaliação e projetos na sala de aula. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

10.
SOUSA, R. M. . Governo destina 4% da verba de educação para alfabetização de adultos, mas problema persiste. 2006. (Entrevista).

11.
SOUSA, R. M. . Obras para o adulto que aprendeu a ler agora. 2006. (Entrevista).

12.
SOUSA, R. M. . Textos populares - Unidade 7 -PRALER/TP 3 - Textos populares. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

13.
SOUSA, R. M. . O alfabeto e a correspondência entre o som e a escrita- Unidade 4 - PRALER /TP 2- O alfabeto e a correspondência entre o som e a escrita. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

14.
SOUSA, R. M. . A descoberta da leitura e da escrita - Unidade 3 - PRALER/TP 1- A descoberta da leitura e da escrita. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

15.
SOUSA, R. M. ; Ana Maria de Moraes Sarmento Vellasco . Educação e Língua Materna II - Módulo II. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Juliana Andrea Oliveira Batista. Letramento: cartilhas das minibibliotecas na formação de educadores Kalunga, na Licenciatura em Educação do Campo da UnB. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Solange Cavalcante de Matos. A Língua dos Filhos Errantes da Sociedade: uma análise sociodiscursiva da gírias do Sistema Penitenciário do interior do Tocantins. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

3.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Juliana Batista do Prado. Um estudo sobre a variação da segunda pessoa do discurso no contexto do Tribunal Júri. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

4.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Vângela do Carmo Vasconcelos. Práticas de letramento docente na Coordenação Pedagógica: reflexões sobre formação continuada no contexto escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

5.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Elisangela Nunes Pereira. A Prática Educativa dos Educandos do Campo e as Contribuições do Processo Formativo da Organicidade do Curso da LEdoC/UnB - Um Estudo de Caso no Território Kalunga em Goiás. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

6.
SOUSA, R. M.; MACHADO, V.; BORTONI-RICARDO, S.M; FREITAS, V. A. L.. Participação em banca de Lúcia Maria Leite da Silva. Brasil, Cuba e Finlândia: um diálogo entre práticas docentes pela excelência do letramento. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UnB.

7.
SOUSA, R. M.; GRANNIER, D. M.; BORTONI-RICARDO, S.M; FREITAS, V. A. L.. Participação em banca de Renata Antunes de Souza. O Letramento de Alunos Surdos para a Vida. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

8.
SOUSA, R. M.; BORTONE, M. E.; GRANNIER, D. M.; SILVA, K. A.. Participação em banca de Rosário Duarte Melo. Poesia popular em sala de aula: o letramento sob uma perspectiva interdisciplinar. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

9.
FREITAS, V. A. L.; REIS, R. H.; SOUSA, R. M.; RICARDO, S. M. B.. Participação em banca de Marli Vieira Lins. A sala de aula: um espaço para a oralidade e uma contribuição para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno jovem e adulto do ProJovem de Brazlândia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

10.
BORTONE, M. E.; SOUSA, R. M.; RICARDO, S. M. B.. Participação em banca de Rafael Dantas de Carvalho. A leiturização como prática de letramento na educação de jovens e adultos. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

11.
FREITAS, V. A. L.; RICARDO, S. M. B.; SOUSA, R. M.; BORTONE, M. E.. Participação em banca de Heloisa Schmeiske. Leitura na escola: aprender a ler, ler para aprender. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

12.
BORTONE, M. E.; FREITAS, V. A. L.; RICARDO, S. M. B.; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Maria da Guia Taveiro Silva. Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

13.
SOUSA, R. M.; RICARDO, S. M. B.; FREITAS, V. A. L.. Participação em banca de Patrícia Vieira da Silva Pereira. O ato de ler: uma análise da prática de leitura em disciplinas do ensino médio. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Gilberto Paulino de Araújo. O conhecimento etnobotânico dos Kalunga. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Davi Borges Alburquerque. A língua portuguesa em Timor-Leste: uma abordagem ecolinguística. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

3.
SOUSA, R. M.; RICARDO, S. M. B.; CABRAL, A. S. A. C.; ALBUQUERQUE, F. E.. Participação em banca de Severina Alves de Almeida. Etnografia de um Projeto de Educação Escolar Indígena Bilingue e Intercultural: contribuições da (Socio)linguística para o currículo. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

4.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Chandra Wood Veigas. Língua em rede: para o fortalecimento da língua e da cultura Kokama. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

5.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Maria do Rosário Cordeiro Rocha. O processo de apropriação da modalidade escrita da língua: um estudo sociolinguístico longitudinal. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

6.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Claudia Heloísa Schmeiske da Silva. Leitura na escola: as contribuições da Prova Brasil na formação de leitores competentes. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

7.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Elizete Cristina de Souza. Crenças e atitudes de professores e alunos no Brasil e na Espanha sobre a variação linguística. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

8.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Vicente de Paulo Borges Virgolino da Silva. A formação de valores cooperativos e as transformações nas práticas educativas: um estudo de caso de educandos da Licenciatura em educação do campo da UNB, no Assentamento Itaúna. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

9.
SOUSA, R. M.; BORTONI-RICARDO, S.M; BORTONE, M. E.; MOLLICA, M. C.; MACHADO, V.. Participação em banca de Maria da Guia Taveira Silva. Letramento e Linguagem em Escola Rural no Maranhão. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

10.
SOUSA, R. M.; WOLFF, Eliete A.; Sá, Laís M.B Mourão; QUEIROZ, J. B. P.; ROCHA, Maria Isabel A.. Participação em banca de MARIA Osanette de Medeiros. Formação do Educador do Campo e a Práxis pedagógica em uma Escola de Assentamento da Reforma Agrária. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

11.
BORTONI-RICARDO, S.M; SOUSA, R. M.; COSTA, C. B.; LOPES, I. A.; Gilberto Lacerda dos Santos. Participação em banca de Celina Cassal Josetti. O arcaico e o moderno na escola brasileira: um enfoque da sociolinguística educacional. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

12.
RICARDO, S. M. B.; MOLLICA, M. C.; SOUSA, R. M.; GRANNIER, D. M.; BORTONE, M. E.; GOMES, D. M.. Participação em banca de Ana Dilma de Almeida Pereira. A educação (sócio)linguística no processo de formação de professores do ensino fundamental. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Austria Rodrigues Brito. Perda linguística, identidade e significados de revitalização. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de José João de Carvalho. Letramento e retextualização: uma análise no ensino médio. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

3.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Ana Aparecida Vieira de Moura. Letramento Acadêmico na Formação Inicial do Professor de Educação do Campo: a contribuição da sociolinguística educacional. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

4.
SOUSA, R. M.; BORTONI-RICARDO, S.M; MACHADO, V.. Participação em banca de Cláudia Heloisa Schmeiske da Silva. Leitura na escola:contribuições da prova Brasil. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

5.
SOUSA, R. M.; RICARDO, S. M. B.; MOLLICA, M. C.; BORTONE, M. E.. Participação em banca de Maria da Guia Taveiro. Letramento e Linguagem na zona rural do Maranhão. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

6.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Paula Maria Cobucci Ribeiro Dias. Contribuições da Sociolinguística para a Formação Continuada de Professores da Educação Fundamental. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de Brasília.

7.
RICARDO, S. M. B.; LOPES, I. A.; COSTA, C. B.; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Celina Cassal Josetti. O arcaico e o moderno na educação brasileira: um enfoque da sociolingüística educacional. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

8.
RICARDO, S. M. B.; BORTONE, M. E.; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Maria Alice Fernandes de Sousa. Contribuições da sociolingüistica educacional para a alfabetização de jovens e adultos: subsídios à formação de professores. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Samara Falcão Tavares de Souza. Análise sobre a inovação dos aspectos linguísticos nos livros didáticos do Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

2.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Grazielle Aparecida de Oliveira Ferreira. A Formação continuada de professores alfabetizadores na perspectiva do letramento: um (re)significar da prática docente?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Juliana Andrea Oliveira Batista. Um estudo sobre o uso das minibibliotecas na formação de educandos de origem Kalunga da 5º turma de licenciatura em educação do campo, da UnB. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Solange da Silva. Diversas Linguagens nas Escolas do Campo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Literária e Literaturas) - Universidade de Brasília.

2.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Maria Erinalva Araújo. A linguagem e o ensino da língua portuguesa no curso normal de nível médio para formação de educadores no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Literária e Literaturas) - Universidade de Brasília.

3.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Paulo Dias Gomes. Planejamento e implantação de um curso de pós-graduação em história da filosofia na modalidade de educação a distância. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância - CEAD/UNB) - Universidade de Brasília.

4.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Fabiano Gonçalves de Lima Magalhães. Disciplina a distância: matemática para o terceiro segmento de educação de jovens e adultos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância - CEAD/UNB) - Universidade de Brasília.

5.
Sandra Lestinge; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Ivo Nonato da Silva e Saulo Afonso Ferreira. As vantagens da educação a distância como modalidade de aprendizagem no ensino de jovens e adultos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUSA, R. M.. Participação em banca de Paloma Santos Ferreira.O ensino da Língua Portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília.

2.
SOUSA, R. M.; CARVALHO, José João. Participação em banca de Gizelle Ramalho.Uma análise do prefixo DES em Mia Couto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília.

3.
CARVALHO, José João; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Adriana de Freitas Rocha.Sociolinguística interacional: a formação da face em uma história de vida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília.

4.
CARVALHO, José João; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Lidinalva Lopes de Alcântara.Uma análise conversacional - interacionista de uma imigrante nordestina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília.

5.
MOREIRA, A. L.; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Maria Lucy Filgueira Silva.O estilo de pontuação de José Saramago. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília.

6.
CARVALHO, José João; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Maria Hozana Bezerra da Silva.Uma análise de neologismos do conto "Nascer da terra" de Mia Couto.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília.

7.
CARVALHO, José João; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Rafael Mesquita da Rosa.Cruzamentos vocabulares em Mia Couto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília.

8.
CARVALHO, José João; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Elayne da Silva Santos.Análise de criações neológicas de João Guimarães Rosa em Sagarana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília.

9.
DEL VIGNA, Dalva; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Eliná de Araújo Belizário.Atividades escolares que direcionam aos eventos de letramento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

10.
SOUSA, R. M.; DEL VIGNA, Dalva. Participação em banca de Allene Martins Rezende.O processo de leitura dos textos de apoio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

11.
CARVALHO, José João; SOUSA, R. M.. Participação em banca de Rose M. F. de Oliveira.Marcas de oralidade na escrita. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUSA, R. M.. Concurso público para admissão de professor adjunto - nível 1, na área de Ciências Humanas e Sociais e Linguística, Literatura e Artes (edital 166/2013). 2013. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
SOUSA, R. M.. Presidente da Banca Examinadora para Seleção Simplificada para Professor Substituto: Área Educação e Linguagem, da Faculdade UnB Planaltina. 2014. Universidade de Brasília.

2.
SOUSA, R. M.. Revalidação de diploma de doutorado da Universidade Del Salvador - Argentina. 2013. Universidade de Brasília.

3.
SOUSA, R. M.. Revalidação de diploma de doutorado da Universidade do Porto - Portugal. 2013. Universidade de Brasília.

4.
SOUSA, R. M.. Revalidação de diploma de doutorado. 2012. Universidade de Brasília.

5.
SOUSA, R. M.. II Congresso Nacional de Avaliação em Educação (Membro da Comissão de Avaliação de trabalhos Científicos). 2012. Universidade Estadual Paulista.

6.
SOUSA, R. M.. Comitê Científico do Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
SOUSA, R. M.. Comitê de Avaliação da Olimpíada de Português. 2010. Ministério da Educação.

8.
SOUSA, R. M.. Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. 2008. Ministério da Educação e Fundação Itaú Social.

9.
SOUSA, R. M.; BORTONI-RICARDO, S.M; PEREIRA, A.D de A.; ROSINEIDE,; MACHADO, V.. Comitê Científico da Associação Brasileira de Linguística. 2008. Associação Brasileira de Linguística.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional ALFAL. Variedade linguística de comunidades campesinas da região Centro-Oeste, do Brasil. 2014. (Congresso).

2.
I Congresso Internacional de Estudos Linguisticos. A organicidade sob a perspectiva da análise de discurso: (re) construção de valores e discursos. 2014. (Congresso).

3.
Seminário de Pesquisa do PPGL/UnB.As contribuições da Sociolinguística para a Educação do Campo: pesquisa e ensino. 2014. (Seminário).

4.
1º Encontro de Pesquisa doTerritório Kalunga e Comunidades Rurais.A pesquisa como elemento organizador do sujeito.. 2014. (Encontro).

5.
II Encontro Brasileiro de Ecolinguística.Ecolinguística e Educação do Campo. 2014. (Encontro).

6.
Encontro Regional das Licenciaturas em Educação do Campo.Construção do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB. 2014. (Encontro).

7.
Audiência Pública para Debater a Educação do Campo.Licenciatura em Educação do Campo. 2014. (Outra).

8.
Seminário Institucional de Competências em Informação. 2013. (Seminário).

9.
IV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Processos de leitura/escrita e condições sociais para o letramento. 2013. (Simpósio).

10.
VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Gênero Discursivo Memória: Inovação na Formação de Educadores do Campo. 2013. (Simpósio).

11.
III Encontro de Coordenadores Institucionais do PIBID.Intencionalidade pedagógica da formação e impactos do PIBID. 2013. (Encontro).

12.
Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do munícipio de Formosa - GO.O panorama da educação no/do campo no Brasil. 2013. (Outra).

13.
III Seminário Práticas Socioculturais e Discurso. 2012. (Seminário).

14.
Seminário Nacional de Educação do Campo. 2012. (Seminário).

15.
Seminário Nacional de Ensino Médio Integral: Construindo a Política de Ensino Médio para todos no Brasil. 2012. (Seminário).

16.
Lançamento do livro "Leitura e Mediação Pedagógica".Abordagem sobre o livro "Leitura e Mediação Pedagógica". 2012. (Outra).

17.
Cerimônia de Lançamento do Programa Nacional de Educação do Campo. 2012. (Outra).

18.
Atividade promovida pela Cátedra UNESCO de Educação a Distância.Gênero discursivo mediacional e produção de texto para educação a distância. 2012. (Outra).

19.
I Seminário de Pesquisa e Educação do Campo.Impasses da Formação e Emacipação da Mulher Camponesa. 2011. (Seminário).

20.
Seminário "Escrita sob foco: uma reflexão em várias vozes".Grupo de Trabalho: Especialistas em Língua Portuguesa. 2011. (Seminário).

21.
Encontro de Educadores e Educadoras de Planaltina.Os Múltiplos Letramentos. 2011. (Encontro).

22.
XXI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.Educação do Campo: respeito à Diversidade Cultural. 2011. (Encontro).

23.
II Encontro de Coordenadores Institucionais do PIBID.Grupo de Trabalho: a produção de material didático para a educação básica. 2011. (Encontro).

24.
Webconferência - Educação a Distância.Gênero Discursivo Mediacional. 2011. (Outra).

25.
III Congresso Latino-americano de Compreensão Leitora. Compreensão Leitora e Formação Docente. 2010. (Congresso).

26.
8º Simpósio Universo Literário - 4º Simpósio de Língua e Linguística.Leitura na Escola e Formação do Leitor. 2010. (Simpósio).

27.
Encontro de Avaliação do Curso Alfabetização e Linguagem - BA.Avaliação do Contexto de Formação do Alfabetização e Linguagem. 2010. (Oficina).

28.
III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação no Campo - III Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro - I Encontro Internacional de Educação do Campo. 2010. (Encontro).

29.
Seminário de Avaliação Final do Curso Alfabetização e Linguagem - MA.Avaliação do Programa Alfabetização e Linguagem. 2010. (Encontro).

30.
I Colóquio sobre Letramento, Alfabetização e Avaliação.Mediação dos enquadres do Colóquio. 2010. (Outra).

31.
Solenidade Comemorativa dos 50 Anos de Brasília. 2010. (Outra).

32.
V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.O diário de bordo na formação continuada de professores. 2009. (Simpósio).

33.
Seminário Final do Curso de Alfabetização e Linguagem. 2008. (Seminário).

34.
Refletindo sobre a prática: a formação em Letras.Contribuição da lingüística para a formação do profissional de Letras. 2008. (Seminário).

35.
Abertura do Curso Alfabetização e Linguagem.Ensino Fundamental de 9 anos. 2008. (Simpósio).

36.
V Simpósio de Línguas e Literatura: diálogos interdisciplinares.Letramento como prática social. 2007. (Simpósio).

37.
4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Gênero discursivo mediacional: da elaboração à interação em um contexto de letramento situado - formação continuada de professores. 2007. (Simpósio).

38.
Fórum de Letras das Faculdades Integradas da Terra de Brasília.Gêneros textuais e ensino. 2007. (Oficina).

39.
V Encontro de Letras.Estágio: contexto de observação e de interação. 2007. (Encontro).

40.
III Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro Oeste. 2006. (Oficina).

41.
IV Encontro de Letras.Gênero textual e a reescrita. 2006. (Oficina).

42.
III Encontro Brasiliense dos Estudantes de Letras.Gêneros textuais. 2006. (Encontro).

43.
I Encontro Regional de Gestão Educacional.Letramento nas séries do Ensino Fundamental. 2006. (Encontro).

44.
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Lingüística.Gênero Mediacional: dimensões cognitivas, discursivas e sociais. 2005. (Seminário).

45.
Formação Nacional do Praler.Formadores de formadores estaduais do Praler. 2005. (Oficina).

46.
Primeiro Fórum de Educação da Faculdade da Terra de Brasília.Educação, saberes, teorias e práticas. 2005. (Encontro).

47.
Oficina do Curso de Pedagogia para Professores em Exercício no Início de Escolarização.Educação e Língua Materna - Módulo III. 2004. (Oficina).

48.
Semana Pedagógica da Escola Presbiteriana do Gama.A importância da leitura em sala de aula. 2004. (Oficina).

49.
Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Lingüística.Gênero mediaciona: contexto de letramento. 2003. (Seminário).

50.
13ª InPla.Elaboração do gênero textual mediacional. 2003. (Simpósio).

51.
Curso de Pedagogia para Professores em Exercício no Início de Escolarização.Educação e língua materna. 2003. (Oficina).

52.
ECLAE.Sociolingüística para professores do Ensino Fundamental. 2003. (Oficina).

53.
II ECLAE.Sociolingüística para professores do Ensino Fundamental. 2003. (Encontro).

54.
12º Inpla.Gênero textual mediacional. 2002. (Simpósio).

55.
Mesa redonda do PIE.Educação e língua materna. 2002. (Encontro).

56.
11ª Inpla. Gênero textual mediático. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, R. M. . As contribuições Linguística para a Educação do Campo: pesquisa e ensino. 2014. (Outro).

2.
SOUSA, R. M. . Seminário de Ações do PIBID das Comunidades Quilombólas de Cavalcante, Teresina e Monte Alegre - GO. 2013. (Outro).

3.
SOUSA, R. M. . II Seminário de Ações e Planejamento do PIBID Diversidade. 2012. (Outro).

4.
SOUSA, R. M. ; BORTONE, M. E. . Letramento como prática social e diversidade. 2012. (Outro).

5.
SOUSA, R. M. . Seminário de Orientação sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2012. (Outro).

6.
SOUSA, R. M. ; JACKOBSON, T. ; MACIEL, S. ; KERN, Cynara . Tempo Comunidade: Seminário de Áreas - Linguagens e Ciências da Natureza. 2011. (Outro).

7.
SOUSA, R. M. . I Colóquio sobre Letramento, Alfabetização e Avaliação. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Silvia Naara Oliveira. Produção Texto: da transição do Ensino Médio ao Ensino Superior. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Ana Cristina Araujo. Discurso e interação identitária nas práticas sociais da organicidade de educandos e educandas da LEdoC. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Severina Alves de Almeida. Da interculturalidade ao Currículo Bilingue: contribuições da Sociolinguistica para a Educação Indígena. Início: 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosileide Rocha de Souza. Hegemonia e contra-hegemonia: agricultura familiar versus classe patronal - antagonismo e poder no Assentamento virgilândia - GO. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Priscilla Gomes Pereira. A Pluralidade cultural no cotidiano escolar: referência da cultura local de Virgilândia. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Josina Pereira da Silva. A Fábula Kalunga da Comunidade Vão de Almas - Cavalcante. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Pedra Gabriela Correa da Costa. A variedade linguística intergeracional na Comunidade Campesina de Buritis - GO. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Eurotildes dos Santos Rosa. História e Memória de moradores da Comunidade Kalunga Vão de Almas - GO. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Maria dos Reses P. da Cunha. O Gênero Folia de Reis e sua tradição familiar. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
Josina Pereira da Silva. A Fábula Kalunga da Comunidade Vão de Almas - Cavalcante. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

6.
Lourdes Fernandes de Souza. Letramento e história de vida: as memórias de Procópia dos S. Rosa, Comunidade Kalunga Riachão - Monte Alegre - GO. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Cristina Araujo. Discursos que Constroem a Organicidade na Licenciatura em Educação do Campo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

2.
Letícia Pereira. Trinta anos do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina: Análise do Discurso em narrativas.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Literária e Literaturas) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

3.
Maria Helena Kittel Werlang. Conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a construção do saber em comunidades virtuais de aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância - CEAD/UNB) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

4.
Marina Vasconcelos Kipnis. A visão dos conselheiros tutelares e de direito sobre o ensino a distância: vantagens e desvantagens de obter a mesma atuação do público-alvo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância - CEAD/UNB) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

5.
Laurinda Maia Lopes. Portal corporativo - uma estratégia para dar sustentabilidade à implantação da EaD na empresa. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância - CEAD/UNB) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

6.
Lizânia Arcelino Soares dos Santos. O papel da sociolingüística em sala de aula. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Lingüística) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

7.
Renata Dayana de Oliveira. A evasão nas disciplinas semi-presenciais do CTE/UniDF: obstáculos e caminhos encontrados. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância - CEAD/UNB) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

8.
Francisca Ferreira de Araújo Junger. A mediação do ensino e da aprendizagem entre professor-tutor e aluno virtual. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância - CEAD/UNB) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

9.
Válmi Hatje Faggion. Análise das condições de funcionamento de um pólo UAB - UnB - do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Universidade de Brasília (UnB). 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

10.
Aurismar dos Santos Souza. A produção de texto no ensino médio. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

11.
Cynthia Carolina França Lanza Santos. Curso de aperfeiçoamento de sargentos da aeronáutica na modalidade de educação a distância: uma estratégia de amplitude nacional. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

12.
Rosely Belo Ribeiro Vieira. Ead no justiça do trabalho: análise da implantação do projeto de educação a distância do TRT da 8ª região.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

13.
Eneida Bueno Benevides. Acessibilidade física em projetos arquitetônicos e urbaníticos: projetos de aplicação para capacitação a distância de profissionais da construção civil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância - CEAD/UNB) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

14.
Paulo Elias de Souza. A sociolingüística em sala de aula no ensino médio. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

15.
Roberto César Alves do Nascimento. Projeto de aplicação: ambiente virtual de orientação a distância para trabalhos de conclusão de curso. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

16.
Sirleide Brito Evangelista e Liana Bueno de Oliveira. A expansão da graduação a distância no Brasil: cenário atual e prospectiva. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

17.
Márcia Maria de Oliveira. O estudo da variação lingüística: análise da concordância verbal em textos de graduandos do curso de letras. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

18.
Andreia Alves dos Santos. O professor e a língua portuguesa na sala de aula. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

19.
Rosemary Boreli de Oliveira. Um estudo de caso com alunos inscritos no curso de especialização em mercados financeiros e investimentos nas modalidades presencial e a distância. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

20.
Cláudia Maria Andrade e Sirlene Oliveira Morais Carvalho. Educação a Distância: fatores que influenciam a evasão em curso corporativo a distância. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

21.
Ricardo Gonçalves Pacheco. A produção de material para a educação de jovens e adultos na educação a distância. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

22.
Selma Janes Regino. Educação a distância e capacitação profissional. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

23.
Cristina Lima de Oliveira. As abreviaturas e a oralidade transcrita nas mensagens instantêneas da internet. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ester Gomes dos Santos. Letramento na Escola Municipal Cirilo Pereira dos Santos - Comunidade Salobro - Nova Roma - GO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

2.
Cristiane Pielke. Variedades linguísticas na Gleba Ribeirão Grande e Identidade Cultural Campesina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

3.
Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu. Variedade Linguística no Assentamento Nova Conquista, Município de Cáceres. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

4.
Elizabeth Gomes Xavier. O livro didático e as variações linguísticas no ensino da língua portuguesa na 1º série, do ensino médio, do Colégio Estadual Vale da Esperança - GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

5.
Ivonete de Souza Correa. Letramento e Alfabetização na Escola Municipal Itaúna - GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

6.
Edinamar Gonçalves de Brito. Estigmatização Linguística no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim em Cavalcante - GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

7.
Reinaldo dos Anjos Sousa. Gênero textuais e ensino: práticas de letramento empregadas no ensino de língua portuguesa pelos professores da Escola Nossa Senhora Aparecida (Comunidade Kalunga do Prata) município de Cavalcante - GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

8.
Elaine Peres Muller. Variação Linguística e Ensino na Escola Polo Municipal Rural São Manoel Anastácio - MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

9.
Angela Cristina Alves. Memória: a formação do Assentamento Antônio Conselheiro - MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

10.
Ivandice de Sousa Correa. Letramentos na Escola Municipal Flor da Terra. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

11.
Luzilene Barbosa de Jesus. O léxico das plantas medicionais na Comunidade Ítaúna: uma abordagem da variedade popular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

12.
Simone Rodrigues Barbosa Couto. Práticas de Letramentos múltiplos e Interdisciplinaridade na Formação Docente: O Antes e o Depois. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

13.
Gideão Gomes Pereira. Indústria Cultural: a influência da cultura de massa nas músicas ouvidas pelos jovens do Assentamento Virgilândia - Munícipio de Formosa - GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

14.
Rosileide Rocha de Sousa. Análise do discurso: agricultura familiar versus classe patronal -antagonismo e pode no Assentamento Virgilândia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

15.
Francisco Aurimar Linhares Vital Junior. A semiótica e a semiologia na relação linguagem e propaganda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

16.
Karina Ferreira dos Santos. Metodologia de ensino da gramática na perspectiva da sociolingüística. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

17.
Josué Borges de Lima. Uma abordagem diferente no ensino de gramática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

18.
Ruth Nery Ferreira. Gênero cordel e aspectos sociolingüísticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

19.
Aline Rezende Oliveira Lima. Análise do uso de anglicismos no coméricio local do Recanto das Emas - DF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

20.
Maria Valdete Luz do Nascimento. Análise sociolingüística da obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

21.
Golbery Gonçalves Gomes Lima. Os sertões: além do conselheiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

22.
Cíntia Rodrigues Soares. Causas da influência que a oralidade exerce na escrita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

23.
Patrícia Maria Vieira Trindade. A contribuição da sociolingüística na formação dos professores de Língua Portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

24.
Ana Amélia da Silva Pereira. A importância do letramento na alfabetização de jovens e adultos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

25.
Cinthia Alencar Andrade. O uso dos gêneros do jornal no ensino da Língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

26.
Débora Rodrigues Dias da Silva. Variação linguística da população de Santa Maria da Vitória - BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

27.
Eduardo Teixeira Rocha Meira. A influência da fala na escrita: a linguagem na internet. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

28.
Meyrijanes Palhares Santos Araújo. A contribuição da fábula para o processo de letramento dos alunos da 5ª série do CEF 01 do Gama. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

29.
Valéria Rodrigues Ribeiro. A oralidade na produção textual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

30.
Tatiane Marcondes da Silva. Erro ortográfico encontrado em textos produzidos por alunos do ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

31.
Sônia Maria Araújo de Macêdo. Produção textual em uma escola pública de Ceilândia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

32.
Maria Cecília Oliveira Menezes. Variação lingüística: análise de uma comunidade de São Sebastião - DF. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

33.
Andréia Zanete Barbosa de Lima. A coesão e a coerência: produção de sentido na produção textual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

34.
Lara Kelly Rodrigues de Araújo. Aula de português: uma perspectiva sociointeracionista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

35.
Elisângela Pereira dos Santos. Interação face a face. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

36.
Elaine Fernardes de Araújo. A utilização do gênero textual em sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

37.
O ensino de literatura e a criatividade. O ensino de literatura e a criatividade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

38.
Rebeca Pereira da Costa. Uma comparação entre os conceitos de gramática prescritiva e de gramática descritiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

39.
Magda Ribeiro da Costa. Letramento e variação no contexto da educação de jovens e adultos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

40.
Adriana Rosa Moreira Amor. Letramento nas séries iniciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

41.
Willams Santos Morais. A prática da língua escrita no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

42.
Maria Adalgisa Belém Morais. O conto: um recurso de incentivo à leitura. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

43.
Gisley Silva de Lacerda. Violência nas escolas: uma análise de discurso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

44.
Hudson Silva Rodrigues. A gramática como instrumento de repressão e domínio na sociedade e no ambiente escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

45.
Suzy Sousa dos Santos. Gêneros discursivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

46.
Luciana de Jesus Cabral. Aplicação do método recepcional com gêneros não-literários. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

47.
Luise Moraes Martins. Análise da adaptação da obra "A cartomante" para o cinema sob o ponto de vista do pastiche. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

48.
Cassiano de Melo Barra. Análise do discurso e a sua aplicação em uma obra literária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

49.
Erly Aparecida da Silva. Alfabetização: processo de escrita e leitura de alunos de 5ª série de uma escola pública do DF. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

50.
Tatianne Gomes de Sousa. Variação de estilo no telejornalismo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

51.
Juanita Maria de Alencar Fagundes. Metáfora: recurso lingüístico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

52.
Cristiana Gomes do Amaral. Os níveis de leitura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

53.
Maria do Rosário Rocha. Argumentação - estrutura e análise do sermão da sexagéssima. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

54.
Vassula Kellis Cortes. Relatos de um contexto de estágio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

55.
Nara Magalhães. O registro de oralidade na escrita de jovens e adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

56.
Leila Maria Mota. O regionalismo em músicas nordestinas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

57.
Lourivaldo Souza Júnior. Como desenvolver e trabalhar projetos de leitura em sala de aula?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

58.
Juliana Leite de Santana. O jornal na sala de aula. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

59.
Diane de Abreu dos Santos. O papel social da escrita. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

60.
Daniela Lima de Sousa. O registro da fala na escrita de placas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

61.
Raimunda Surama Santos Alves. A coerência e a coesão na produção textual. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

62.
Alberto Nascimento Figueiró. Leitura e interdisciplinaridade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.

63.
Zulene Adriano Madeira e Silva. Leitura como fator social da pessoa crítica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade da Terra de Brasília. Orientador: Rosineide Magalhães de Sousa.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, R. M. . Sociolinguística: conhecimento essencial, na área de linguagem, na formação de educadores do campo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUSA, R. M. . O panorama da educação no/do campo no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUSA, R. M. . Variedade linguística de comunidades campesinas da região Centro-Oeste, do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUSA, R. M. . Construção do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UnB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUSA, R. M. ; MAGALHAES, P. F. S. . Oficina de Múltiplos Letramentos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, R. M. . II Seminário de Ações e Planejamento do PIBID Diversidade. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Desde 2000, participo de ações e  de projetos  que visam  melhorar o letramento (leitura e escrita)  da Educação Básica e também contribuo como docente e pesquisadora da Formação Continuada de Professores.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 27/11/2014 às 13:51:56