Sylvia Demetrescu

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  • Última atualização do currículo em 31/07/2017


Possui graduação em Licenciatura e Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1975) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é cofundadora do Instituto Suíço do Merchandising, docente - l'Ecole Supérieure de Commerce et de Marketing, professora - Ecole Supérieure de Visual Merchandising, professora do Centro Universitário de João Pessoa, sócia fundadora do Instituto Merchandising Brasil, professora do Instituto Brasileiro da Moda, docente da Associação Educacional Boa Viagem, professora do Centro Universitário Senac e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em MODA, atuando principalmente nos seguintes temas: vitrina, construção de cenários, semiótica, imagens cenográficas e desfiles de moda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sylvia Demetrescu
Nome em citações bibliográficas
DEMETRESCU, S.


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1998
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Vitrina: construção de encenações, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Ana Cláudia Mei Alves de OLiveira.
Palavras-chave: vitrina; semiótica; manipulação; construção de cenários; consumidor.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: MODA.
Setores de atividade: Assessoria Ou Consultoria em Publicidade; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1969 - 1975
Graduação em Licenciatura e Artes Plásticas.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.


Pós-doutorado


2002 - 2004
Pós-Doutorado.
Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, EHSS, França.


Formação Complementar


2013 - 2013
Semiótica da Interação. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1988 - 1988
Curso de Expressão Verbal.
Reinaldo Polito, RP, Brasil.
1977 - 1977
Extensão universitária em Cultura tradicional do Japão.
Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia - Departamento de Artes e Ciênc, SCCT, Brasil.
1973 - 1973
Extensão universitária em Vitrinismo.
Berufs Holderung in Schaufenster, BHS, Alemanha.
1973 - 1973
Extensão universitária em Wochenlehrgang dekoration - textil.
Verein für Berufsförderung im Handel E.V., VB, Alemanha.
1973 - 1973
Schrift und gestaltung.
Verein für Berufsförderung im Handel E.V., VB, Alemanha.
1971 - 1971
História da arte. (Carga horária: 21h).
Museu de Arte de São Paulo - Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
1970 - 1970
Extensão universitária em Elementar class.
Cardiff College Arts, CCA, Inglaterra.
1968 - 1968
Extensão universitária em História da arte e da cultura.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Inspiration Press.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Fotógrafa
Outras informações
Enviei 1567 fotos durante esses anos que foram publicadas, até o número 297.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Os pontos de venda na construção de sentido da metrópole
1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, .

08/2001 - 12/2007
Ensino, Universidade Anhembi Morumbi, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de Imagens
Vitrina como Marketing
05/2001 - 08/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério do Trabalho, .

Cargo ou função
Especilaista na pesquisa das novas profissiões a serem incluidas na classificação brasileira de profissiões e ofícios - CBO2000, para o Ministério do Trabalho.

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aula de Visual merchandising no curso de Gestão de Moda

Associação Educacional Boa Viagem, AEBV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

05/2011 - Atual
Ensino, Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Curso de Pós-Graduação em Moda

Instituto Brasileiro da Moda, IBMODA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

2000 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Científico, .

Cargo ou função
Membro.
01/2004 - 12/2009
Ensino, MBA de VM, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Formação de consultores, monitores e designers em Salvador
Vitrinas montagens em SP
Espaços Sensoriais em SP
VM

Instituto Merchandising Brasil, IMB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Sócia Fundadora, Enquadramento Funcional: Sócia Fundadora


Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

2014 - Atual
Ensino, Desing de Moda, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Visual Merchandising

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2001 - 2008
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Anhembi Morumbi, .

2001 - 2008
Ensino, moda e marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de vitrinas
Desfiles de moda
Jornalismo e moda
Produção de imagem
2001 - 2008
Serviços técnicos especializados , Universidade Anhembi Morumbi, .

Serviço realizado
Organizadora de eventos.
4/2007 - 4/2007
Ensino, Sensorial marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fashion Culture
1/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Anhembi Morumbi, .

Cargo ou função
Conselheira técnica do MBA em Moda.
1/2003 - 12/2005
Ensino, Jornalismo e Estilo de Vida, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa, Percepção e Compreensão de Visualidades

Indústria e Comércio de Cosméticos Natura, NATURA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Merchandising
Outras informações
Paris

Atividades

01/2005 - 12/2009
Direção e administração, Indústria e Comércio de Cosméticos Natura - Benevides, .

Cargo ou função
Responsável pelo Visual merchandasing Interno das Vitrines.
01/2005 - 12/2009
Direção e administração, Indústria e Comércio de Cosméticos Natura - Benevides, .

Cargo ou função
Responsável pelo Merchandising.
01/2005 - 12/2009
Direção e administração, Indústria e Comércio de Cosméticos Natura - Benevides, .

Cargo ou função
Responsável pelo Merchandising Visual das Vitrines.

Ecole Supérieure de Visual Merchandising, ESVM, Suiça.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de pesquisa, .

02/2013 - 03/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de Visual merchandising, para alunos do 2º ano
2004 - 2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do curso: Universo do luxo - história e visitas aos grandes centros e ícones do luxo europeus e americanos
Professora do curso: Semiótica - curso de excelência acadêmica
Professora do curso: Tendências - criação dos cadernos de tendências de Visual Merchandising e apresentações sobre os vários salões e feiras da Europa
Professora do curso:
Viagens de pesquisa com os alunos de 2°ano em: Paris, Londres, Düsseldorf, Nuremberg, Berlim, New York, São Paulo, Zurique, Genebra, Amsterdam, Bologna, Tóquio, Shangai e Milão
Júri na banca dos exames finais dos alunos, todos os meses de junho

l'Ecole Supérieure de Commerce et de Marketing, ISTEC, França.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Paris

Atividades

2006 - 2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora convidada para o curso de Estudos semióticos da imagem e percepção através do olhar de um Visual Merchandiser, curso de Marketing do Luxo
Professora do curso: Visual merchandising
2008 - 2011
Outras atividades técnico-científicas , Juri, Juri.

Atividade realizada
Júri na defesa de tese dos alunos de 3°ano.

Instituto Suíço do Merchandising, ISM, Suiça.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Co-fundadora, Enquadramento Funcional: Co-fundadora


Relógios Rolex, ROLEX, Suiça.
Vínculo institucional

1972 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora de Decoração, Carga horária: 40
Outras informações
São Paulo


Universidade Veritas, UV, Costa Rica.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada

Atividades

2004 - 2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora convidada para o curso de Design e Visual Merchandising

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Visual merchandising, no Curso de Extensão em Visual merchadising


Linhas de pesquisa


1.
Imagem de lojas
2.
Desfiles de moda
3.
Jornalismo
4.
Vitrina e semiótica

Objetivo: pesquisa de imagens de vitrinas, suas construções quanto a materiais na teoria da semiótica.
5.
Moda
6.
Estudo comparativo de vitrinas no mundo das lojas e das feiras

Objetivo: Pesquisa de vitrinas seus materiais e suas construções. Vitrinas pessoais e vitrinas outras fazem parte deste estudo e a prepação de novos textos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
7.
Análise semiótica das produções em vitrinas
8.
Pesquisa de materiais nas vitrinas, suas transformações, manipulações e novos resultados nas encenações
9.
Pesquisa da história das vitrinas nos centros urbanos e suas influências comerciais
10.
Pesquisa em visual merchandising e vitrina
11.
Tendências do VM e materiais para vitrinas


Membro de corpo editorial


2001 - 2003
Periódico: Editora Universitária SBEM/UCS
2001 - 2003
Periódico: SBEM/UCS -Sociedade Brasileira de Estudos da Moda
2000 - 2012
Periódico: Inspiration Press
1986 - 1986
Periódico: Inspiration Press


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: MODA.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: MODA/Especialidade: JORNALISMO.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: semiótica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: vitrinas/Especialidade: Vitrinas/encenações.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Titre d'Architecte d'Intérieur / Designer, École Supérieure des Arts Modernes.
2008
1º lugar na categoria Trabalhos Escritos, 22º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.
2002
Indicação Prêmio Jabuti de Literatura, EDUC/SENAC/FAPESP.
1971
Referência Especial durante o 7º Salão de Arte Contemporânea de Campinas, Museu de Arte Contemporânea da Campinas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEMETRESCU, S.2014DEMETRESCU, S.. Manequim: história e uso. Dobras (Barueri, SP), v. 7, p. 12, 2014.

2.
DEMETRESCU, S.2013DEMETRESCU, S.. Vitrinas. Dobras (Barueri, SP), v. 4, p. 12, 2013.

3.
DEMETRESCU, S.2013DEMETRESCU, S.. Vitrinas. Dobras (Barueri, SP), v. 14, p. 1, 2013.

4.
DEMETRESCU, S.2013DEMETRESCU, S.. Pop-up store: um novo modelo de loja e negócio. Dobras (Barueri, SP), v. 6, p. 12, 2013.

5.
DEMETRESCU, S.2010DEMETRESCU, S.. Alice em vitrinas. Dobras (Barueri, SP), v. 4, p. 42-43, 2010.

6.
DEMETRESCU, S.2010DEMETRESCU, S.. O encanto do inverno europeu. Dobras (Barueri, SP), v. 4, p. 64-66, 2010.

7.
DEMETRESCU, S.2003DEMETRESCU, S.. Vitrina: entre a sedução e a tentação. NEXUS Ciência e Tecnologia, v. ., p. 1, 2003.

8.
Martins, M. M.2003Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Efeitos de movimento: mídia dentro da mídia e vitrinas vivas. CADERNO DE DISCUSSÃO DO CENTRO DE PESQUISAS SOCIOSSEMIÓTICAS (IMPRESSO), v. 1, p. 471-481, 2003.

9.
DEMETRESCU, S.2002DEMETRESCU, S.. Kaat Tiley desfile inédito na vitirna. modabrasil, internet/uol.com.br, 2002.

10.
DEMETRESCU, S.2002DEMETRESCU, S.. Desfile de moda de Walter Rodrigues. modabrasil, 2002.

11.
DEMETRESCU, S.2002 DEMETRESCU, S.. Icarius encerra temporada francesa no Carossel. Icarius encerra temporada francesa no Carossel, site da uol - internet, 2002.

12.
DEMETRESCU, S.2002DEMETRESCU, S.. Vitrinas vivas em Paris. Modabrasil, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DEMETRESCU, S.. Vitrina: construção de encenações. 6. ed. São Paulo: EDUC/ SENAC/ FAPESP, 2014. 258p .

2.
DEMETRESCU, S.; Martins, M. M. ; NEVES, A. P. ; FYSKATORIS, T. . Vitrinas: história, arte e consumo em São Paulo. 1. ed. São Paulo: Via das Artes, 2014. v. 1.

3.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas e exposições: arte e técnica do visual merchandising. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. v. 1.

4.
DEMETRESCU, S.; REGAMEY, R. . Tipologia e estética do visual merchandising - Typologie et esthétique du visual merchandising. 1. ed. São Paulo: Estação de Letras e Cores, 2012. v. 1. 268p .

5.
Castilho K (Org.) ; DEMETRESCU, S. (Org.) . Consumo - práticas e narrativas. 1. ed. São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2011.

6.
DEMETRESCU, S.. Paris confidencial. São Paulo - SP: Estação das Letras e Cores, 2009. v. 1143.

7.
DEMETRESCU, S.. Vitrina: construção de encenações. 1. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. v. 1. 220p .

8.
DEMETRESCU, S.; BASSO, C. . Como montar vitrinas. 1. ed. São Paulo - SP: SEBRAE, 2006. v. 1.

9.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas em diálogos urbanos. 1. ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.

10.
DEMETRESCU, S.; MAIER, H. . Vitrinas entre-vistas. Merchandising visual. 1ª. ed. São Paulo - SP: SENAC, 2004. v. 3000. 264p .

11.
DEMETRESCU, S.; VALENTE, M. T. ; Martins, M. M. . Como fazer montras. 1ª. ed. Porto, Portugal: Orgal, 2004. v. 1000. 104p .

12.
DEMETRESCU, S.. Vitrina construção de encenações. 1. ed. São Paulo - SP: EDUC/ SENAC/ FAPESP, 2001. v. 3000. 258p .

13.
DEMETRESCU, S.. Vitrina arte ou técnica. 1. ed. São Paulo - SP: Propavit, 2000. v. 3000. 55p .

14.
DEMETRESCU, S.. Vitrina teu nome é sedução. 1a.. ed. sao paulo: pancrom, 1991. v. 3000. 68p .

15.
DEMETRESCU, S.. Vitrina. São Paulo: Pancrom, 1985. v. 2000. 80p .

Capítulos de livros publicados
1.
Castilho K ; Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. ; FYSKATORIS, T. ; VIEIRA, T. S. ; PEREIRA-BARRETO, V. ; SOUZA, J. ; MAIA, R. ; BRAGA, M. ; RODIO, G. . Commercio e consumo nella Oscar Freire. In: OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de; PEZZINI, Isabella. (Org.). (Org.). San Paolo in divenire tra identità, conflitti e riscritture. 1ed.Roma: Edizioni Nuova Cultura, 2017, v. 1, p. 250-279.

2.
Castilho K ; Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. ; FYSKATORIS, T. ; VIEIRA, T. S. ; PEREIRA-BARRETO, V. ; SOUZA, J. ; MAIA, R. ; BRAGA, M. ; RODIO, G. . Comércio e consumo na Rua Oscar Freire. In: OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. (Org.). (Org.). São Paulo e Roma. Práticas de vida e sentido. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017, v. 1, p. 275-294.

3.
DEMETRESCU, S.; Rodrigues GF . Na tessitura dos cestos e nas tramas da metrópole do consumo. In: Fechine Y; Castilho K; Rebouças M; Albuquerque M (Orgs.). (Org.). Semiótica nas práticas sociais: comunicação, artes, educação. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014, v. 1, p. 160-.

4.
Rodrigues GF ; Lopes JM ; Alencar SS ; Pereira TRC ; DEMETRESCU, S. . As relações polêmicas nos shoppings centers paulistanos. In: Oliveira AC (Org.). (Org.). São Paulo privado e público: abordagem sociossemiótica. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014, v. 1, p. 151-.

5.
DEMETRESCU, S.. Mode (Brésil XIX_XX siècle). In: Antoinette Fouque. (Org.). Le Dictionnaire universel des femmes créatrices. 1ed.: , 2013, v. , p. 2959-2960.

6.
DEMETRESCU, S.. Prefácio. In: Syomara Duarte. (Org.). Vitrinas: expondo e revendo conceitos. 1ed.Fortaleza: Ed. Universidade Federal do Ceará, 2013, v. , p. 1-.

7.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas. In: Estação das Letras e Cores. (Org.). Revista dObra[s]. 12ed.: , 2012, v. , p. 1-.

8.
Castilho K ; DEMETRESCU, S. . Apresentação. O prazer do encontro. In: Katia Castilho, Sylvia Demetrescu. (Org.). Consumo - práticas e narrativas. 1ed.São Paulo: Estação de Letras e Cores, 2011, v. , p. 11-16.

9.
DEMETRESCU, S.; Collaud J . Julen Collection: como construir uma imagem de tradição e paixão. In: Kahia Castilho, Sylvia Demetrescu. (Org.). Consumo - práticas e narrativas. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011, v. , p. 331-340.

10.
Bagio AT ; Rodrigues GF ; Lopes JM ; Cotrim LR ; Alencar SS ; DEMETRESCU, S. ; Pereira TRC . Consumo em São Paulo: formas de partilha do vivido. In: Kátia Castilho, Sylvia Demetrescu. (Org.). Consumo: práticas e narrativas. 1ed.São Paulo: Estação da Letras e Cores, 2011, v. , p. 1-.

11.
DEMETRESCU, S.. Estetização espetacularizada do design que já pode virar moda. In: Oliveira ACA; Castilho K. (Org.). Corpo e Moda. São Paulo - SP: Estação das Letras e Cores, 2008, v. , p. -.

12.
DEMETRESCU, S.. Moda e vitrina. In: Marcos Cobra. (Org.). Marketing e moda. 1ed.São Paulo: Senac, 2008, v. , p. 10-.

13.
DEMETRESCU, S.. Colaboradora. In: Perlingeiro C. (Org.). 46 livros de moda que você não pode deixar de ler. 1ed.Rio de Janeiro: Memória Visual, 2007, v. , p. 1-.

14.
DEMETRESCU, S.. Merchandising e marketing. In: Cobra M. (Org.). Marketing & moda. São Paulo - SP: Senac, 2007, v. , p. -.

15.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Estetização espetacularizada de design que já pode virar moda. In: .. (Org.). Corpo e Moda - Por uma compreensão do Contemporâneo. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2006, v. 1, p. 267-280.

16.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Gozo do luxo: grifes radicais e euforia ao extremo. In: .. (Org.). O Novo Luxo. 1ed.São Paulo: Anhembi Morumbi, 2006, v. 1, p. 49-61.

17.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas entre a tentação e a sedução. Revista Nexus: comunicação educação e moda. 1ed.São Paulo: Anhembi Morumbi, 2002, v. 1, p. 9-10.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DEMETRESCU, S.. Materialidade e textura. World Fashion, 01 maio 2017.

2.
DEMETRESCU, S.. Vitrines: atração irresistível que atravessa o tempo. Revista O Lojista, p. 20 - 25, 01 maio 2017.

3.
DEMETRESCU, S.. Detrás de um vidro. Paula, p. 128 - 130, 01 nov. 2010.

4.
DEMETRESCU, S.. Beleza interior [entrevista]. Xtra Life, p. 12 - 13, 01 jan. 2009.

5.
DEMETRESCU, S.. Visual Merchandising. Inspiration, suiça, p. 30 - 38, 12 dez. 1999.

6.
DEMETRESCU, S.. Conceitos na construção de vitrinas cenográficas. Jornal da internet.

7.
DEMETRESCU, S.. Jornalista da Usefashion de 1999 a 2006. Jornal da internet.

8.
DEMETRESCU, S.. A estética abarca também o silêncio. World Fashion, , v. 156, p. 6 - 8.

9.
DEMETRESCU, S.. A arte invade a cena. World Fashion, p. 8.

10.
DEMETRESCU, S.. O varejo inova também na cenografia. World Fashion.

11.
DEMETRESCU, S.. Ver, ouvir, sentir, degustar as inovadoras vitrinas. World Fashion.

12.
DEMETRESCU, S.. Quando linhas dominam espaços comerciais. World Fashion.

13.
DEMETRESCU, S.. Granado conta história em suas encenações. World Fashion.

14.
DEMETRESCU, S.. Empatia, Marisa, Lupo, Megastore Rio2016. World Fashion.

15.
DEMETRESCU, S.. Universo tecnológico. World Fashion.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DEMETRESCU, S.; Martins, M. M. . Imagens de homens: nichos discursivos e mercadológicos. In: CIMODE 2016 - 3º Congresso Internacional de Moda e Design, 2016, Buenos Aires. Anais, 2016. p. 280-287.

2.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Visual merchandisign e stylist: diálogos com o comportamento do consumidor. In: 12º Colóquio de Moda, 9ª Edição Internacional, 2016, João Pessoa - PB. Anais, 2016.

3.
DEMETRESCU, S.; Martins, M. M. . A arte invade as cenografias do varejo: formas de expressão simbólicas e lúdicas vigentes nos espaços comerciais. In: 3º Congresso Internacional de Negócios da Moda, 2015, Porto. Anais, 2015.

4.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Vitrinas e conteúdos de comunicação: gritos visuais. In: 11º Colóquio de Moda, 8ª Edição Internacional, 2015, Curitiba - PR. Anais, 2015.

5.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . A trama urbana da Cidade de Paris... se transforma em moda!. In: Seminário Moda Documenta, 2014, São Paulo. Anais do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, 2014. p. 247-252.

6.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Consumo interativo em vitrinas ?Eventos'. In: 10º Colóquio de Moda, 7ª edição internacional, 2014, Caxias do Sul - RS. Anais, 2014.

7.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Tramas da cidade de São Paulo que se transformam em moda!. In: CIMODE 2014 - 2º Congresso Internacional de Moda e Design, 2014, Milão. Anais, 2014.

8.
Rodrigues GF ; Lopes J ; Alencar SS ; Pereira TRC ; DEMETRESCU, S. . São Paulo e o Shopping JK-Iguatemi: a reinauguração de um modo de consumir. In: XIX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2013, São Paulo - SP. Caderno de Discussão do CPS, 2013.

9.
DEMETRESCU, S.; Martins, M. M. . Paris consumindo a cidade, por sua trama urbana. In: 5º Colóquio de Moda,, 2009, Recife. Anais, 2009.

10.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Vitrines: entre la tentacion et la séduction. In: Les signes du munde: Interculturalité et la Globalisation, 2004, Lyon. Anais, 2004.

11.
DEMETRESCU, S.; Oliveira ACMA . O Kitsch na cenografia das vitrinas. In: VI Colóquio de Sociosemiótica, 2001, São Paulo. Anais do VI Colóquio de Sociosemiótica. São Paulo - SP: PUC-SP, 2001. v. 1. p. 117-117.

12.
DEMETRESCU, S.. Outra visão de uma louça portuguesa. In: Colóquio de Sociosemiotica - PUC, 2000, São Paulo - SP. Anais do Colóquio de Sociosemiotica - PUC, 2000. p. 255-255.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DEMETRESCU, S.. 1º encontro internacional de visual merchandising. In: 1º Encontro Internacional de Visual Merchandising, 2004, São Paulo. Encontro de Visual Merchandising, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DEMETRESCU, S.. História da vitrina. In: História da vitrina, 2003, São Paulo. historia da vitrina, 2003. v. 1.

2.
DEMETRESCU, S.. Moda e vitrinismo. In: Circunlóquio na UDESC, 2001, Florianópolis. Circunlóquio. Florianópolis: Anais da UDESC, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
DEMETRESCU, S.; GUIMARÃES, I. . Visual merchandising design para as montras do comércio tradicional do Porto. O caso Rua das Flores.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DEMETRESCU, S.; Martins, M. M. . Imagens de homens: nichos discursivos e mercadológicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DEMETRESCU, S.. Visual merchandising e stylist: diálogos com o comportamento do consumidor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DEMETRESCU, S.. Rua Doze de Outubro: um espaço de moda que vive a seu modo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Vitrinas e conteúdos de comunicação: gritos visuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DEMETRESCU, S.; Martins, M. M. . A arte invade as cenografias do varejo: formas de expressão simbólicas e lúdicas vigentes nos espaços comerciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DEMETRESCU, S.. A trama urbana da Cidade de Paris... se transforma em moda!. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Tramas da cidade de São Paulo que se transformam em moda!. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Consumo interativo em vitrinas ?Eventos'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Rodrigues GF ; Lopes J ; Alencar SS ; Pereira TRC ; DEMETRESCU, S. . São Paulo e o Shopping JK-Iguatemi: a reinauguração de um modo de consumir. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DEMETRESCU, S.. Dreameland arquitetura do inconsciente ou espaços do imaginário no urbano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DEMETRESCU, S.; Martins, M. M. . Paris consumindo a cidade, por sua trama urbana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Martins, M. M. ; Castilho K ; DEMETRESCU, S. . Estereotipia brasileira em terras francesas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Martins, M. M. ; DEMETRESCU, S. . Vitrines: entre la tentacion et la séduction. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DEMETRESCU, S.. Evoução A - Cérebro - Espírito. 1971. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
DEMETRESCU, S.. Fusão: Cérebro - Espírito - Intelecto. 1971. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
DEMETRESCU, S.. Nosso Vizinho - Sylvia Demetresco, Viva Pacaembu por São Paulo 2010 (Boletim Informativo).

2.
DEMETRESCU, S.. Entre vitrinas, 2009. (Tradução/Livro).

3.
DEMETRESCU, S.. Enquanto isso, na passarela... - Site Modabrasil em 21/10 2004 (Site).

4.
DEMETRESCU, S.. As novidades do Première Vision - Site Modabrasil em 08/10 2004 (Site).

5.
DEMETRESCU, S.. Brasileiros no Prêt-a-Porter - Site Modabrasil em 23/09 2004 (Site).

6.
DEMETRESCU, S.. Preview Brasil em Paris - Site Modabrasil em 08/09 2004 (Site).

7.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas em novo livro - Site Modabrasil em 27/08 2004 (Site).

8.
DEMETRESCU, S.. Em tempos de Olimpíada - Site Modabrasil em 10/08 2004 (Site).

9.
DEMETRESCU, S.. Visões do ?bon vivant? francês - Site Modabrasil em 23/07 2004 (Site).

10.
DEMETRESCU, S.. Liquidação, esporte nacional - Site Modabrasil em 21/07 2004 (Site).

11.
DEMETRESCU, S.. Se a moda pega...! - Site Modabrasil em 19/07 2004 (Site).

12.
DEMETRESCU, S.. Gaultier dá lição de bom gosto - Site Modabrasil em 14/06 2004 (Site).

13.
DEMETRESCU, S.. Elsa Schiaparelli anima Paris - Site Modabrasil em 04/06 2004 (Site).

14.
DEMETRESCU, S.. Peripécias de Pierre Cardin - Site Modabrasil em 26/05 2004 (Site).

15.
DEMETRESCU, S.. O salão de Hortensia - Site Modabrasil em 04/05 2004 (Site).

16.
DEMETRESCU, S.. Alma de museu nos pontos de venda - Site Modabrasil em 30/04 2004 (Site).

17.
DEMETRESCU, S.. Colette é stlyedesignart-food! - Site Modabrasil em 01/04 2004 (Site).

18.
DEMETRESCU, S.. Prêt-a-porter com boas apostas - Site Modabrasil em 17/03 2004 (Site).

19.
DEMETRESCU, S.. Luciano Neves, um stylist de sucesso - Site Modabrasil em 16/03 2004 (Site).

20.
DEMETRESCU, S.. Os hits do Prêt-à-Porter - Site Modabrasil em 10/03 2004 (Site).

21.
DEMETRESCU, S.. Simbiose reina! - Site Modabrasil em 27/01 2004 (Site).

22.
DEMETRESCU, S.. Maquiagem para homens - Site Modabrasil em 26/11 2003 (Site).

23.
DEMETRESCU, S.. Visual Merchandising na Suíça - Site Modabrasil em 24/11 2003 (Site).

24.
DEMETRESCU, S.. Nike expõe talentos - Site Modabrasil em 12/11 2003 (Site).

25.
DEMETRESCU, S.. Antuérpia é destino hype para franceses - Site Modabrasil em 10/11 2003 (Site).

26.
DEMETRESCU, S.. Walter é sempre um sonho - Site Modabrasil em 05/11 2003 (Site).

27.
DEMETRESCU, S.. Viktor and Rolf: que luxo! - Site Modabrasil em 27/10 2003 (Site).

28.
DEMETRESCU, S.. Première Vision é multifocal - Site Modabrasil em 20/10 2003 (Site).

29.
DEMETRESCU, S.. Shadé, um endereço precioso - Site Modabrasil em 16/10 2003 (Site).

30.
DEMETRESCU, S.. Casabo e Sony, vida e robótica - Site Modabrasil em 08/10 2003 (Site).

31.
DEMETRESCU, S.. As peripécias dos estilistas - Site Modabrasil em 30/09 2003 (Site).

32.
DEMETRESCU, S.. Janine faz arte no Marais - Site Modabrasil em 07/08 2003 (Site).

33.
DEMETRESCU, S.. Verdadeiro ou falso? - Site Modabrasil em 25/07 2003 (Site).

34.
DEMETRESCU, S.. O show de Ioannis - Site Modabrasil em 24/07 2003 (Site).

35.
DEMETRESCU, S.. hLam impressiona - Site Modabrasil em 17/07 2003 (Site).

36.
DEMETRESCU, S.. Expofil mostra emoção como tendência - Site Modabrasil em 11/07 2003 (Site).

37.
DEMETRESCU, S.. Paris ferve! - Site Modabrasil em 06/06 2003 (Site).

38.
DEMETRESCU, S.. Vazarte é sucesso no Porto - Site Modabrasil em 28/05 2003 (Site).

39.
DEMETRESCU, S.. Super mostra de vitrinas em Liverpool - Site Modabrasil em 22/05 2003 (Site).

40.
DEMETRESCU, S.. A doçura de Jeísa clicada por Lagerfeld - Site Modabrasil em 02/05 2003 (Site).

41.
DEMETRESCU, S.. Lyon é fashion - Site Modabrasil em 22/04 2003 (Site).

42.
DEMETRESCU, S.. Desfiles vistos e reprocessados - Site Modabrasil em 04/04 2003 (Site).

43.
DEMETRESCU, S.. O multiculturalismo de Karim - Site Modabrasil em 31/03 2003 (Site).

44.
DEMETRESCU, S.. Esporte contamina Dirk - Site Modabrasil em 26/03 2003 (Site).

45.
DEMETRESCU, S.. Tom Van Lingen abala com tricôs - Site Modabrasil em 20/03 2003 (Site).

46.
DEMETRESCU, S.. Junko Shimada faz um buquê de flores - Site Modabrasil em 17/03 2003 (Site).

47.
DEMETRESCU, S.. O mistral de Pierre Mattout - Site Modabrasil em 05/02 2003 (Site).

48.
DEMETRESCU, S.. A hora e a vez de César Garcia - Site Modabrasil em 13/03 2003 (Site).

49.
DEMETRESCU, S.. O passe de mágica de Venera Arapu - Site Modabrasil em 10/03 2003 (Site).

50.
DEMETRESCU, S.. Sobreposição de décadas - Site Modabrasil em 06/03 2003 (Site).

51.
DEMETRESCU, S.. Os tesouros da Etienne Marcel - Site Modabrasil em 27/02 2003 (Site).

52.
DEMETRESCU, S.. Impressões da Première Vision - Site Modabrasil em 24/02 2003 (Site).

53.
DEMETRESCU, S.. Ingeo, novidade do Premiere Vision - Site Modabrasil em 19/02 2003 (Site).

54.
DEMETRESCU, S.. O visionário Paulo Pereira - Site Modabrasil em 10/02 2003 (Site).

55.
DEMETRESCU, S.. Ano da cabra - Site Modabrasil em 10/02 2003 (Site).

56.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas em Paris 2002 (CD).

57.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas 2002 (CD).

58.
DEMETRESCU, S.. Paris a cidade espetáculo - Site Modabrasil em 9/12 2002 (Site).

59.
DEMETRESCU, S.. Transparente ou translúcido? Pouca luz ou falta de luz Site Modabrasil em 28/11 2002 (Site).

60.
DEMETRESCU, S.. França de olho em Clô Kronenberger - Site Modabrasil em 18/11 2002 (Site).

61.
DEMETRESCU, S.. As estratégias corporais de Blanca Li - Site Modabrasil em 22/10 2002 (Site).

62.
DEMETRESCU, S.. Fique de olho em Karim! - Site Modabrasil em 22/10 2002 (Site).

63.
DEMETRESCU, S.. Paris é só jeans! - Site Modabrasil em 14/10 2002 (Site).

64.
DEMETRESCU, S.. Chapéus são atração em Longchamps - Site Modabrasil em 14/10 2002 (Site).

65.
DEMETRESCU, S.. Castelbajac dá show de cores e texturas - Site Modabrasil em 10/10 2002 (Site).

66.
DEMETRESCU, S.. Herchcovitch, na França, mirando os Estados Unidos - Site Modabrasil em 10/10 2002 (Site).

67.
DEMETRESCU, S.. Isabelle Ballu recria o universo das tintas e pincéis - Site Modabrasil em 10/10 2002 (Site).

68.
DEMETRESCU, S.. Venera Arapu brinca com tecidos na semana de moda francesa - Site Modabrasil em 09/10 2002 (Site).

69.
DEMETRESCU, S.. O fio da moda: Filevent - Site Modabrasil em 24/09 2002 (Site).

70.
DEMETRESCU, S.. Lycra ® é sucesso na Textworld! - Site Modabrasil em 20/09 2002 (Site).

71.
DEMETRESCU, S.. Casa nova no estilo francês - Site Modabrasil em 09/09 2002 (Site).

72.
DEMETRESCU, S.. O apaixonante mercado de St. Ouen - Site Modabrasil em 06/09 2002 (Site).

73.
DEMETRESCU, S.. Super costureiros - Site Modabrasil em 21/08 2002 (Site).

74.
DEMETRESCU, S.. Cabides, moda e design? - Site Modabrasil em 13/08 2002 (Site).

75.
DEMETRESCU, S.. Seminário-visita, em Paris em - Site Modabrasil em 18/07 2002 (Site).

76.
DEMETRESCU, S.. Tênis a todo tempo em - Site Modabrasil em 16/07 2002 (Site).

77.
DEMETRESCU, S.. Sempre, Saint-Tropez ! - Site Modabrasil em 12/07 2002 (Site).

78.
DEMETRESCU, S.. Calvin Klein inaugura - Site Modabrasil em 28/06 2002 (Site).

79.
DEMETRESCU, S.. A moda-textura da Romênia - Site Modabrasil em 11/06 2002 (Site).

80.
DEMETRESCU, S.. Questão de preço: escolas de moda na Europa - Site Modabrasil em 27/05 2002 (Site).

81.
DEMETRESCU, S.. Os mundos feéricos de Kaat Tiley - Site Modabrasil em 23/05 2002 (Site).

82.
DEMETRESCU, S.. Moda alternativa em gente conservadora - Site Modabrasil em 10/05 2002 (Site).

83.
DEMETRESCU, S.. Famoso tic-tac Suíço - Site Modabrasil em 30/04 2002 (Site).

84.
DEMETRESCU, S.. A onda das vitrinas vivas - Site Modabrasil em 02/02 2002 (Site).

85.
DEMETRESCU, S.. Icarius encerra temporada francesa - Site Modabrasil em 02/02 2002 (Site).

86.
DEMETRESCU, S.. Estereótipo da Amazônia nas Galeries Lafayette - Site Modabrasil em 02/02 2002 (Site).

87.
DEMETRESCU, S.. Além do Carrossel do Louvre: Anke Loh - Site Modabrasil em 02/02 2002 (Site).

88.
DEMETRESCU, S.. A estreia de Walter Rodrigues na cúpula da moda - Site Modabrasil em 02/02 2002 (Site).

89.
DEMETRESCU, S.. Walter Rodrigues é recebido na embaixada - Site Modabrasil em 21/10 2002 (Site).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DEMETRESCU, S.. Consultora do IBModa. 2010.

2.
DEMETRESCU, S.. Consultora do U.D.O.- United Display Organization. 2005.

3.
DEMETRESCU, S.. Consultora para Celereau Partners, para o desenvolvimneto do projeto de reformulação dos Monoprix. 2005.

4.
DEMETRESCU, S.. Vitrina como midia. 2001.

5.
DEMETRESCU, S.. Consultora da Luxottica do Brasil. 2001.

6.
DEMETRESCU, S.. Consultoria sobre Vitrinismo: como, para que e para quem - Experiência de vitrinas em acordo com lojistas e arquitetos em Famalicão. 2000.

7.
DEMETRESCU, S.. Consultoria Shopping Colinas de São José dos Campos. 2000.

8.
DEMETRESCU, S.. Consultoria e montagem de lojas da cidade de Famalicão, pela Associação Comercial do Porto. 2000.

9.
DEMETRESCU, S.. Consultoria e montagem de lojas da cidade da Guarda pela Associação Comercial da Guarda. 1999.

10.
DEMETRESCU, S.. Como montar sua vitrina - Consultoria aos lojistas do Shopping Interlagos. 1995.

11.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas e sua construção - Consultoria aos lojistas do Shopping Morumbi. 1995.

12.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas e sua construção - Consultoria aos lojistas do Shopping Morumbi. 1994.

13.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas e sua construção - Consultoria aos lojistas do Shopping Morumbi. 1992.

14.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas e sua construção - Consultoria aos lojistas do Shopping Morumbi. 1991.

Produtos tecnológicos
1.
DEMETRESCU, S.. Construindo vitrinas. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Natura - Paris. 2009.

2.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Natura - Paris. 2008.

3.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Natura. 2007.

4.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas nas 35 lojas da marca GANT - Lisboa e Porto. 2007.

5.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Natura - Paris. 2006.

6.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas nas 35 lojas da marca GANT. 2006.

7.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Natura - criação da flagship da marca Natura. 2005.

8.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Natura - Paris. 2005.

9.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas nas 35 lojas da marca GANT - Porto. 2005.

10.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - EXPONOR - Vitrinas para feira de móveis e objetos - Lisboa e Porto. 2004.

11.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - SHADE - Loja de moda - Paris. 2004.

12.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - SHADE - Loja de moda - Paris. 2004.

13.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - SHADE - Loja de moda - Paris. 2003.

14.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Lucy in the sky - montagem stand no evento Pret à Porter - Paris. 2003.

15.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas de 48 lojas - Cidade de Famalicão (Porto). 2000.

16.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - VIII Exposição de plásticos Rhodia Ster. 2000.

17.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Cidade da Guarda. 1999.

18.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Tecnol - Ottica. 1999.

19.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Herman Zupa - Vitrina de embalagens, durante a FISPAL 97/98. 1997.

20.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Plástico Branco - Expo Mundial do Plástico - ?K?. 1997.

21.
DEMETRESCU, S.. Montagem de vitrinas do Shopping Center Vale de São José dos Campos. 1996.

22.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Plástico Branco - Feira da indústria Automobilística. 1996.

23.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - SWISSAIR - Loja da Companhia de Aviação. 1996.

24.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Plástico Branco - Expo Mundial do Plástico - ?K?. 1996.

25.
DEMETRESCU, S.. Montagem de vitrinas do Shopping Center Vale de São José dos Campos. 1995.

26.
DEMETRESCU, S.. Criação e montagem de vitrinas - Plástico Branco - Feira da indústria Automobilística. 1995.


Demais tipos de produção técnica
1.
DEMETRESCU, S.. Clube da Costura - Oficina de Vinitras. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DEMETRESCU, S.. Visual merchandising. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DEMETRESCU, S.. A vitrina em debate: grupo de estudo e bate papo sobre o olhar de Sylvia Demetresco. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
DEMETRESCU, S.. Safari com 42 pessoas pelas lojas de atacado de SP para pesquisa e estudo do VM, (José Paulino, Mercado Municipal, Megapolo, Brás e Galeria do ROCK) em 2013, 2012 e 2011. 2013. (Safari).

5.
DEMETRESCU, S.. Safari do mercado do luxo paulista(Oscar Freire, Augusta, Gabriel dos Santos); safari das lojas conceituais (Pinheiros, Cidade Jardim, Groenlandia); safari das lojas de moda alternativas (Shopping Tamboré, Shopping Mooca e Shopping Anália Franco). 2013. (Safari).

6.
DEMETRESCU, S.. Orientadora dos alunos da Ecole Superieure de Visual Merchandising Design de Vevey. 2011. (Orientação).

7.
DEMETRESCU, S.. Orientadora dos alunos da Ecole Superieure de Visual Merchandising Design de Vevey. 2010. (Orientação).

8.
DEMETRESCU, S.. Orientadora dos alunos da Ecole Superieure de Visual Merchandising Design de Vevey. 2009. (Orientação).

9.
DEMETRESCU, S.. Correspondente e jornalista do site Modabrasil. 2005. (Correspondente).

10.
DEMETRESCU, S.. Correspondente e jornalista do site Modabrasil. 2004. (Correspondente).

11.
DEMETRESCU, S.. Colaboradora e analista de vitrinas mundiais do Portal Usefashion. 2003. (Colaboradora).

12.
DEMETRESCU, S.. Correspondente e jornalista do site Modabrasil. 2003. (Correspondente).

13.
DEMETRESCU, S.. Eventos da Moda em Paris. 2002. (redação de textos para site internet).

14.
DEMETRESCU, S.. Colaboradora e analista de vitrinas mundiais do Portal Usefashion. 2002. (Colaboradora).

15.
DEMETRESCU, S.. Correspondente e jornalista do site Modabrasil. 2002. (Correspondente).

16.
DEMETRESCU, S.. Moda, instalações e vitrinas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
DEMETRESCU, S.. Vitrina como midia da moda. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
DEMETRESCU, S.. Colaboradora e analista de vitrinas mundiais do Portal Usefashion. 2001. (Colaboradora).

19.
DEMETRESCU, S.. Colaboradora do Portal Textilia Press. 2001. (Colaboradora).

20.
DEMETRESCU, S.. Colaboradora da Revista Lojas e Lojistas. 2001. (Colaboradora).

21.
DEMETRESCU, S.. Colaboradora e analista de vitrinas mundiais do Portal Usefashion. 2000. (Colaboradora).

22.
DEMETRESCU, S.. Colaboradora do Portal Textilia Press. 2000. (Colaboradora).

23.
DEMETRESCU, S.. Pesquisadora do Atelier Semiótica Sincrética do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 1999. (Pesquisadora).

24.
DEMETRESCU, S.. Correspondente no link Paris sobre o assunto Vitrinas no Site Modabrasil de 1998 a 2004. 1998. (Correspondente).

25.
DEMETRESCU, S.. Aparição de vitrinas minhas nos livros bianuais editados pela revista Inspiration em: 1981, 1993, 1994 e 1995.. 1981. (Vitrina).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
DEMETRESCU, S.. Imagens da capa e do miolo da obra Discursos da Moda: Semiótica, design e corpo. 2005 (Criação).

2.
DEMETRESCU, S.. Exposição de trabalhos durante Construção de Encenações. 2001.

3.
DEMETRESCU, S.. Exposição de trabalhos durante Vitrinas como Construções. 2001.

4.
DEMETRESCU, S.. Idealização, Pesquisa e Fotografia de Vitrina, do Núcleo Interdisciplinar de Design e Moda da Universidade Anhembi Morumgi. 2001 (Idealização, Pesquisa e Fotografia).

5.
DEMETRESCU, S.. Segredos da visualidade, exposição de espaços montados por vários vitrinistas na FENIT/FENATEC. 2000 (Exposição).

6.
DEMETRESCU, S.. Túnel do Tempo da Tetrapak - Montagem e exposição da história da FISPAL. 2000 (exposição).

7.
DEMETRESCU, S.. Casa Aberta. 1999 (Exposição).

8.
DEMETRESCU, S.. SAPO -Semana de arte da escola Politecnica. 1999 (Exposição).

9.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas em vitrina. 1996 (exposição).

Demais trabalhos
1.
DEMETRESCU, S.. Tendências e Visual Merchandising para 2016/2017: Análise das Vitrines e Feiras Internacionais. Aula ministrada na Livre Escola Criativa & Consultoria. 2016 (Aula) .

2.
DEMETRESCU, S.. Ministrou o workshop de Visual Merchandising, no CUrso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Negócios da Moda e Vestuário do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. 2016 (Aula) .

3.
DEMETRESCU, S.. Palestra sobre Vitrina como forma de negócio e stylist, no CUrso de Pós em Negócios e Stylist de Moda da UNINOVAFAPI. 2016 (Aula) .

4.
DEMETRESCU, S.. Visual merchandising como formador de imagem. Palestra ministrada no lançamento da Pós-Graduação em Negócios e Stylist de Moda 2014. 2014 (Palestra) .

5.
DEMETRESCU, S.. A vitrina em debate. Grupo de estudo e bate papo sobre o olhar de Sylvia Demetrescu. Palestra proferida no Curso de Bacharelado de Moda, Desing e Estilismo da Universidade Federal do Piauí. 2014 (Palestra) .

6.
DEMETRESCU, S.. Vitrina conceitual e experiência de compra. Palestra ministrada aos alunos da Faculdade CDL. 2013 (Palestra) .

7.
DEMETRESCU, S.. Ministrou o workshop de Vitrinismo, realizado para a turma do sexto semestre do curso Trienal de Design de jóias e acessórios da IED São Paulo. 2011 (Palestra) .

8.
DEMETRESCU, S.. Ministrou o workshop de Visual merchandising na Escola São Paulo de Cultura Contemporâea. 2011 (Palestra) .

9.
DEMETRESCU, S.. Responsável pelo Grupo: Atelier Semiótica do Consumo. 2010 (´Responsável) .

10.
DEMETRESCU, S.. Docente do Curso de Tendências do Visual Merchandising do Instituto Rio Moda. 2009 (do) .

11.
DEMETRESCU, S.. Estratégia de consumo sensorial percebido em seus resultados de pesquisa em Paris. 2009 (Palestra) .

12.
DEMETRESCU, S.. Docente do Curso Vitrinismo - Um Novo Olharda Escola São Paulo. 2009 (Docente) .

13.
DEMETRESCU, S.. Novas tendências no VM em Paris no SEBRAE. 2009 (Docente) .

14.
DEMETRESCU, S.. Tendências no VM no SEBRAE. 2009 (Docente) .

15.
DEMETRESCU, S.. Consumindo Paris: uma visão semiótica. 2009 (Conferência) .

16.
DEMETRESCU, S.. Fotografia da Vitrine Picadilly Edição 2. 2009 (Fotografia) .

17.
DEMETRESCU, S.. Fotografia da Vitrine Picadilly Edição 1. 2009 (Fotografia) .

18.
DEMETRESCU, S.. Expositora da Mesa Redonda Corpo e Moda. Por uma Compreensão do Contemporâneo. 2009 (Expositora) .

19.
DEMETRESCU, S.. Docente do Curso de Marketing Sensorial do Instituto Rio Moda. 2008 (Docente) .

20.
DEMETRESCU, S.. Professora por uma semana Mini Curso de Visual Merchandising da Universidade Lasallle, em Shangai. 2006 (Curso) .

21.
DEMETRESCU, S.. Palestra na Universidade de moda em Bangkok. 2006 (Palestra) .

22.
DEMETRESCU, S.. Conselheira cientifica do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing - UNIDCOM/IADE. 2005 (Conselheira) .

23.
DEMETRESCU, S.. Conselheira cientifica do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing - UNIDCOM/IADE. 2004 (Conselheira) .

24.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas em Paris, Historia, Referencias e Inovações. 2004 (Palestra) .

25.
DEMETRESCU, S.. Conselheira cientifica do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing - UNIDCOM/IADE. 2003 (Conselheira) .

26.
DEMETRESCU, S.. Conselheira do IBModa - Instituto Brasileiro de Moda 2002/2003. 2003 (Conselheira) .

27.
DEMETRESCU, S.. Conselheira cientifica do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing - UNIDCOM/IADE. 2002 (Conselheira) .

28.
DEMETRESCU, S.. Conselheira do IBModa - Instituto Brasileiro de Moda. 2002 (Conselheira) .

29.
DEMETRESCU, S.. Editora e Fotógrafa da Revista Inspiration de 2002 a 2011. 2002 (Editora e Fotógrafa) .

30.
DEMETRESCU, S.. O matérico na escolha dos materiais nas encenações. 2001 (pesquisa) .

31.
DEMETRESCU, S.. A relação entre a linguagem da vitrina e da história da arte. 2001 (cd) .

32.
DEMETRESCU, S.. Conselheira cientifica do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing - UNIDCOM/IADE. 2001 (Conselheira) .

33.
DEMETRESCU, S.. Palestrante para lojistas na Associação Comercial de São Pedro. 2001 (Palestra) .

34.
DEMETRESCU, S.. Palestrante para lojistas na Associação Comercial de São Paulo. 2001 (Palestra) .

35.
DEMETRESCU, S.. Palestrante na Luxottica do Brasil. 2001 (Palestra) .

36.
DEMETRESCU, S.. Palestra Importância da vitrina em marketing para os alunos de Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior da Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciência Humanas. 1997 (Palestra) .

37.
DEMETRESCU, S.. Coordenou um grupo de alunos do Curso de Desenho de Moda da Faculdade Santa Marcelina, para a realização do Fórum de Tendências da Moda Primavera-Verão 96/97 - Vitrinas proporcionais para FENIT junho/96. 1996 (Coordenação) .

38.
DEMETRESCU, S.. Palestra Vitrine, espaço de intersemioses na Associação Brasileira de Semiótica. 1990 (Palestra) .

39.
DEMETRESCU, S.. Pesquisa e coleção de fotografias desde 1972 de fotos de lojas e vitrinas brasileiras e europeias com um acervo de 1500 imagens. 1972 (Fotografia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Mabel Gomes Guimarães. O conforto no ponto-de-venda: elaboração de diretrizes para avaliação holística de conforto no varejo de moda feminina. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Carolina Santos Garcia. Moda e consumo popular: semiótica das lojas Marisa. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Maria Claudia Vidal Barcelos. Regimes de sentidos em espaços temáticos paulistanos: consumo de móveis e objetos de decoração. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Heloisa Kasuko Omine. Futebol e os homens-meninos: design e moda [exame de qualificação]. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi.

5.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Eliana Maria Tancredi Zmyslowski. A vitrina como construção estratégica de sedução e consumo nos espaços físicos comerciais no design de interiores [exame de qualificação]. 2009. Dissertação (Mestrado em Vitrinismo) - Universidade Anhembi Morumbi.

6.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Eliana Maria Tancredi Zmyslowski. Vitrina: a vitrina como estratégia sedutora nos espaços de consumo. 2009. Dissertação (Mestrado em Vitrinismo) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Juliana Campos Castello Branco. Vitrina como arte: uma exposição no labirinto. 2005. Dissertação (Mestrado em Moda) - Universidade Federal do Piauí.

8.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Cristiane Meirelles. Dissertação de Mestrado Online de Jornalismo. 2004. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi.

9.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Suzane de Magalhães Bacelar. Dissertação de Mestrado Online de Moda. 2004. Dissertação (Mestrado em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

10.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Ligia de Oliveira. A identidade da marca Lino Villaventura na moda brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado em comunicação e semiótica) - Pontifícia Universidade Católica.

11.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Maria Carolina Garcia. Moda e identidade no cenário contemporâneo brasileiro. Uma análise semiótica das coleções de Ronaldo Fraga. 2002 - Pontifícia Universidade Católica.

12.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Juliana Castelo Branco. O tempo na vitrina. 2001 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Juliana de Campos. Tempo e vitrinas. 2001. Dissertação (Mestrado em Vitrinismo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Juliana Castelo Branco de Noronha Campos. [Qualificação]. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Vera Lucia da Silva Azeredo Pereira Barretto. Marcas e produção de sentido em diálogos com os sujeitos e com a cidade de São Paulo: regimes de sentido, regimes de interação e regimes de visibilidade nas estratégias das marcas. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Mario Antonio Pinto de Queiroz. Homem e/ou mulher. As representações do feminino e masculino nas imagens de moda. 2013. Tese (Doutorado em Moda) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Syomara Duarte. Vitrina revista. 2005. Tese (Doutorado em Vitrinismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

4.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Khátia Castilho. O corpo publicitário. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de kathia castilho. O corpo como mídia. 2003. Tese (Doutorado em comunicação e semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Ligia Oliveira. Lino Villaventura e sua moda. 2003. Tese (Doutorado em Moda) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Gilberto Alves. Moda e surrealismo: o legado de Elza Schiaparelli moda e surrealismo. 2003. Tese (Doutorado em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

8.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Andréa Canton. A calça jeans e seus quatro tempos. 2003. Tese (Doutorado em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

9.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Patrícia Casado. Análise do movimento cíclico da moda num prisma sócio semiológico. 2003. Tese (Doutorado em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi.

Qualificações de Mestrado
1.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Mabel Gomes Guimarães. O visual merchandising sob uma perspectiva holística de conforto. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DEMETRESCU, S.. Participação em banca de Vários. Vitrinas experimentais. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Universidade de Moda SENAC) - Universidade de Moda SENAC.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
DEMETRESCU, S.. Produção de vitrinas. 2001. Serviço Nacional do Comércio.

Outras participações
1.
DEMETRESCU, S.. Membro da Comissão Julgadora do Prêmio RDI Brasil Design de Varejo 2016. 2016. Rental Design Institute.

2.
DEMETRESCU, S.. Vitrinas como produçaõ de imagem. 2001. Universidade Anhembi Morumbi.

3.
DEMETRESCU, S.. Designers de vitrinas - CBO2000. 2001. Ministério do Trabalho.

4.
DEMETRESCU, S.. Membro da Banca de Avaliação do Curso de Merchandising da Universidade Anhembi Morumbi. 2001.

5.
DEMETRESCU, S.. Jurada da Apresentação das Vitrinas do Curso do SENAC. 2000.

6.
DEMETRESCU, S.. Avaliadora do Curso de Vitrinismo do SENAC. 1999. Universidade de Moda SENAC.

7.
DEMETRESCU, S.. Jurada do Concurso de Vitrinas do Shopping Morumbi. 1998. Shopping Center Morumbi.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional Greimas: Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas. 2017. (Outra).

2.
Colóquio Internacional Greimas: Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas.Narratividade de Greimas e os modos de parecer nos contos maravilhosos. 2017. (Outra).

3.
12º Colóquio de Moda - 9ª Edição Internacional.Visual merchandising e stylist: diálogos com o comportamento do consumidor. 2016. (Outra).

4.
4ª Ferira Brasileira do Varejo - Oportunidades por Todos os Lados. Visual merchandising. 2016. (Feira).

5.
CIMODE 2016 - 3º Congresso Internacional de Moda e Design. Imagens de homens: nichos discursivos e mercadológicos. 2016. (Congresso).

6.
Fashion Meeting 2016.Comunicação empresarial. 2016. (Encontro).

7.
Homem Brasileiro 2016. Cenógrafa da Exposição Apartamento. 2016. (Exposição).

8.
Jogos Olímpicos Rio 2016. Voluntária. 2016. (Olimpíada).

9.
Jogos Paralímpicos Rio 2016. Voluntária. 2016. (Olimpíada).

10.
Seminário Soma Decor.Vitrinas: história, arte e consumo. 2016. (Seminário).

11.
V Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade: uma Relação de Origem.Visual merchandising design para as montras do comércio tradicional do Porto. O caso Rua das Flores.. 2016. (Outra).

12.
11º Colóquio de Moda - 8ª Edição Internacional. 2015. (Outra).

13.
1º Encontros de Quinta.Mesa Redonda: Produção de Moda no Brasil. 2015. (Encontro).

14.
3ª Congresso Internacional de Negócios de Moda. 2015. (Congresso).

15.
Arquitetura e Design de Interiores para Varejo.A arte invade as cenografias do varejo: formas de expressão simbólicas e lúdicas vigentes nos espaços comerciais. 2015. (Encontro).

16.
Homem Brasileiro 2015. Cenógrafa da Exposição 20 anos de moda masculina de Mario Queiroz - Rupturas. 2015. (Exposição).

17.
Jornada de Pesquisa 2015 da PUC-SP.Relatora do projeto: Marcas e produção de sentido em lojas conceito da cidade de São Paulo, da aluna Vera Pereira-Barreto. 2015. (Outra).

18.
Visual Merchandising em el Mercado Global.Palestrante. 2015. (Outra).

19.
XXI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Invasões estéticas das cenografias do varejo: formas de expressão simbólicas e lúdicas instaladas nos espaços comerciais. 2015. (Outra).

20.
11º Backstage do Varejo.Linha do tempo e tendência do visual merchandising. 2014. (Oficina).

21.
13º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas & Exposhopping. Arquitetura e visual merchandising: como criar experiências e uma agradável ambiência. 2014. (Congresso).

22.
CIMODE 2014 - 2º Internacional Fashion and Design Congress. Fez parte do Conselho Consultivo. 2014. (Congresso).

23.
I Congresso Internacional de Memória, Design e Moda 2014 e IV Seminário Moda Documenta. A trama urbana da Cidade de Paris... se transforma em moda!. 2014. (Congresso).

24.
Por Dentro da Moda.Vitrina para as datas comemorativas. 2014. (Seminário).

25.
2º Congresso Internacional de Negócios de Moda. Coordenadora de banca de apresentação de trabalhos. 2013. (Congresso).

26.
9º Colóquio de Moda, 6ª Edição Internacional e do 8º Fórum das Escolas de Moda. 2013. (Seminário).

27.
Convenção de Lojistas do Piauí.Tendências d visual merchandising, uma viagem de Paris a Tókyo. 2013. (Outra).

28.
Dragão Fashion 2013. A importância da vitrina na comunicação de moda. 2013. (Congresso).

29.
Dragão Fashion 2013. Mini curso: Visual merchandising. 2013. (Congresso).

30.
III Seminário Internacional de Estudo e Pesquisa: CONSUMO, EXPERIÊNCIA E SENTIDOS.Mediadora e Debatedora no Ciclo de Conferências. 2013. (Seminário).

31.
III Seminário Internacional de Estudo e Pesquisa: CONSUMO, EXPERIÊNCIA E SENTIDOS. 2013. (Seminário).

32.
IVI Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade: uma Relação de Origem. Conversa com os Autores: Tipologia e estética do Visual Merchandising. Estação das letras e cores. 2012. 2013. (Congresso).

33.
Mini Curso de Produção de Imagem de Moda, durante os 9º Colóquio de Moda, 8º Fórum das Escolas de Moda e 6ª Edição Internacional. 2013. (Outra).

34.
Mini Curso de Semiótica da Moda, durante os 9º Colóquio de Moda, 8º Fórum das Escolas de Moda e 6ª Edição Internacional. 2013. (Outra).

35.
Segunda Edição da Conferência ABEST de Conteúdo Criativo.Vitrinas sensoriais e Visual merchandising. 2013. (Outra).

36.
Semana Acadêmica de Desing da PUCPR - Charneira 2013.Workshop: Safari Urbano. 2013. (Outra).

37.
Semana Acadêmica de Desing da PUCPR - Charneira 2013.Visual merchandising, experiências de consumo. 2013. (Outra).

38.
Semana de Inovação e Tecnologia - Sebrae - Campo Grande.Oficina Prática: Vitrines mais atrativas. 2013. (Simpósio).

39.
Workshop 3x3 Curso de Extensão de Comunicação em Moda.Julgando pela capa - Visual merchandising e vitrina. 2013. (Outra).

40.
Workshop de Visual Merchandising.Palestrante. 2013. (Outra).

41.
Workshop de Visual Merchandising.Palestrante. 2013. (Outra).

42.
XIX Colóquio de Pesquisa Semióticas.Apresentação dos estudos de Shoppings Centers em São Paulo. 2013. (Outra).

43.
XIX Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.São Paulo e o Shopping JK-Iguatemi: a reinauguração de um modo de consumir. 2013. (Outra).

44.
40èmes Journées Anuelles de I'IFM. 2012. (Congresso).

45.
8º Colóquio de Moda, 7º Fórum das Escolas de Moda e 5ª Edição Internacional. 2012. (Outra).

46.
CIMODE 2012 - Primeiro Congresso Internacional de Moda e Design. 2012. (Congresso).

47.
II Seminário Internacional de estudo e Pesquisa: CONSUMO, AFETIVIDADE E VÍNCULOS.Palestrante. 2012. (Seminário).

48.
II Seminário Internacional de Estudo e Pesquisa: CONSUMO, AFETIVIDADE E VÍNCULOS.Mediadora de Mesas de Apresentação e Discussão de Trabalhos. 2012. (Seminário).

49.
II Seminário Internacional de Estudo e Pesquisa: CONSUMO, AFETIVIDADE E VÍNCULOS.Debatedora de Mesa. 2012. (Seminário).

50.
7º Colóquio de Moda.Parecerista.. 2011. (Outra).

51.
Colóquio de Moda.Criadora do GT 17 - Visual Merchandising. 2011. (Outra).

52.
Fórum ABA Trade.Moderadora da Mesa Redonda. Shoppoledge: o pensamento do shopper no PDV. 2011. (Outra).

53.
I Seminário Internacional de Pesquisa: CONSUMO - PRÁTICAS E NARRATIVAS.Tradição e paixão. Um trabalho de Jonathan Collaud. 2011. (Seminário).

54.
I Seminário Internacional de Pesquisa: CONSUMO - PRÁTICAS E NARRATIVAS.Modos de visibilidade do consumo paulistano. 2011. (Seminário).

55.
IV Semana de Moda e Cultura.Consumo: práticas e narrativas. 2011. (Seminário).

56.
XVII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Parecerista do trabalho Formas do vivido no Viaduto do Chá e nas pistas e sob as vigas do Elevado Costa e Silva. 2011. (Outra).

57.
1º Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo e Praticas Narrativas.Tradição e paixão. Um trabalho de Jonathan Callaud. 2010. (Seminário).

58.
6º Colóquio de Moda.Dreameland arquitetura do inconsciente ou espaços do imaginário no urbano. 2010. (Outra).

59.
Colóquio de Moda - Dreamland em Paris.Convidada internacional. 2010. (Outra).

60.
Congresso Nacional de Design de Interiores. Palestra: Vitrinismo para emocionar os clientes. 2010. (Congresso).

61.
III Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade: Uma Relação de Origem.Palestra sobre: Marca e espaço(s): do território à paisagem. 2010. (Outra).

62.
Imagens Urbanas - Vitrinas em Exposição.Moderadora do evento. 2010. (Outra).

63.
Journées du VM, Ecole Superieure de Visual Merchandising.Palestra Visual Merchandising. 2010. (Outra).

64.
Workshop de Marketing Sensorial.Conferências. 2010. (Outra).

65.
Workshop de Vitrinas Universidade ORT.Docente Design e Moda. 2010. (Outra).

66.
Workshop Vitrinas.Docente da Pós-Graduação em Marketing de Moda. 2010. (Outra).

67.
Workshop Vitrinas do Instituto Europeu de Design.Docente. 2010. (Outra).

68.
XVI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - CPS.Expositora: Flagships que mudam a cidade. 2010. (Outra).

69.
5º Colóquio de Moda. 2009. (Outra).

70.
5º Colóquio de Moda.Palestrante da Mesa Temática Moda e Experiência de Consumo. 2009. (Outra).

71.
5º Colóquio de Moda.Paris consumindo a cidade, por sua trama urbana. 2009. (Outra).

72.
Colóquio de Moda - Paris, consumindo, a cidade.Convidada internacional. 2009. (Outra).

73.
Journées du VM, Ecole Superieure de Visual Merchandising.Palestra Visual Merchandising. 2009. (Outra).

74.
Semana Universitária 2009.Participando como facilitadora. 2009. (Outra).

75.
Workshop de Vitrinas.Docente dos alunos de Design. 2009. (Outra).

76.
Workshop sobre Visual Merchandising da Escola São Paulo.Palestrante. 2009. (Outra).

77.
Colóquio de Moda.Convidada internacional. 2008. (Outra).

78.
Fórum de tendências de moda da Escola São Paulo.Palestrante. 2008. (Outra).

79.
Journées du VM, Ecole Superieure de Visual Merchandising.Palestra Visual Merchandising. 2008. (Outra).

80.
United VM Design Organisation. 2008. (Encontro).

81.
Workshop de Vitrinas.Docente dos alunos de Design. 2008. (Outra).

82.
Colóquio de Moda - Corpo, moda e consumo.Convidada internacional. 2007. (Outra).

83.
Journées du VM, Ecole Superieure de Visual Merchandising.Palestra Visual Merchandising. 2007. (Outra).

84.
Workshop Vitrinas na Pós Graduação em Marketing de Moda.Docente. 2007. (Outra).

85.
Workshop Vitrinas no SEBRAE.VM e Marketing. 2007. (Outra).

86.
Colóquio de Moda - Corpos sentidos.Convidada internacional. 2006. (Outra).

87.
Journées du VM, Ecole Superieure de Visual Merchandising.Palestra Visual Merchandising. 2006. (Outra).

88.
Workshop Cristal Fashion.Palestra: VM e Moda. 2006. (Outra).

89.
Workshop de Vitrinas.Docente dos alunos de Design. 2006. (Outra).

90.
Workshop de Vitrinas para Alunos de Design de Moda.Docente. 2006. (Outra).

91.
2º Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Moda - Fashion Forward. 2005. (Encontro).

92.
2º Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Moda - Fashion Forward.Moda, imagem e comércio. 2005. (Encontro).

93.
IFFTI - International Foundation of Fashion Technology Institutes Annual Meeting and International Conference. 2005. (Congresso).

94.
II Congresso Internacional de Design - Universidade Veritas. Visual merchandising. 2005. (Congresso).

95.
Journées du VM, Ecole Superieure de Visual Merchandising.Palestra Visual Merchandising. 2005. (Outra).

96.
Seminario-Taller Deseño de Vitrinas. 2005. (Outra).

97.
Workshop de Vitrinas.Docente dos alunos de Design. 2005. (Outra).

98.
Congresso Internacional de Semiótica Visual. Vitrines: entre la tentation et la seduction. 2004. (Congresso).

99.
EXPONOR.Vitrinas entre design e decoração. 2004. (Outra).

100.
I Congres International de Visual Merchandising. Mídia na Mídia. 2004. (Congresso).

101.
I Congresso Internacional de Design - Universidade Veritas. Pontos de encontro e visual merchandising. 2004. (Congresso).

102.
Journées du VM, Ecole Superieure de Visual Merchandising.Palestra Visual Merchandising. 2004. (Outra).

103.
Worshop na Université Veritas.Participação window display today. 2004. (Outra).

104.
Congresso de Sociossemiótica. Efeitos de movimento: mídia e vitrinas vivas. 2003. (Congresso).

105.
Congresso de Sociossemiotique. Picasso em vitrina: uma análise semiótica na encenação de uma vitrina. 2002. (Congresso).

106.
Séminarie du Institut Univversitaire de France. 2002. (Seminário).

107.
Sexta da moda - Construção, Encenação e Tendências de Moda nas Vitrinas Parisienses. 2002. (Outra).

108.
CBO 2000 - Classificação Brasileira de Ocupações.Participou como Especialista na Reunião de Validação da família Ocupacional: Decoradores e vitrinistas de nível médio. 2001. (Outra).

109.
Homenagem a Jean Marie Floch - Um diálogo visual. 2001. (Outra).

110.
II Congresso Moda Goiás. 2001. (Congresso).

111.
Moda: Vitrina em Construção. 2001. (Outra).

112.
Moda e Vitrina - UDESC. O matérico na construção de encenações. 2001. (Congresso).

113.
Mini-curso Introdução à Semiótica Discursiva. 2000. (Outra).

114.
Moda em Vitrina. 2000. (Outra).

115.
Simpósio Cenários da Moda: Fetiche: Moda, Sexo & Poder. 2000. (Outra).

116.
VI Colóquio do Curso do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Apresentação de trabalho. 2000. (Outra).

117.
Workshop Universidade Anhembi Morumbi.Vitrinas como meio de expressão no mundo da moda. 2000. (Outra).

118.
Ciclo de Estudos de Formação Geral do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - Cicli de Conferências 1999. 1999. (Outra).

119.
Curso de Férias Administração de Lojas.Palestrante. 1999. (Outra).

120.
V Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 1999. (Outra).

121.
Vitrina no Marketing de Varejo - Curso de Pós-Graduação. 1999. (Outra).

122.
Vitrinas no Comércio Tradicional. 1999. (Outra).

123.
Jornada Internacional: Semiótica Mídia e Política. 1998. (Outra).

124.
V Congresso Internacional da Associação Semiótica Visual. Picasso, de obra de arte a obra de consumo. 1998. (Congresso).

125.
Jornada II: Semiótica e Imagem do Centro de Pesquisas Sociossemiótica. 1997. (Outra).

126.
Mini-curso Tópicos de semiótica discursiva. 1997. (Outra).

127.
Tópicos de semiótica da imagem móvel. 1997. (Outra).

128.
VIII Semana Brasileira de Moda.A melhor utilização do espaço para produtos pequenos. 1997. (Outra).

129.
Fórum de Tendências da FENIT Primavera Verão 96/97. 1996. (Outra).

130.
III Congresso Internacional Latino-Americano e IV Congresso Brasileiro de Semiótica. 1996. (Congresso).

131.
IV Congresso Internacional da Associação Semiótica Visual. O processo criativo de uma vitrina. 1996. (Congresso).

132.
IV Congresso Internacional da Associação Semiótica Visual. 1996. (Congresso).

133.
VII Semana Brasileira de Moda.Projetos de Vitrinas - Tendências de verão 96/97. 1996. (Outra).

134.
An International Conference Semiotics of the Mídia, State of the Art, Projects and Perspectives. 1995. (Congresso).

135.
II Encontro de Publicidade e Propaganda.Comunicação em vitrinas. 1995. (Encontro).

136.
V Salão de Arte Contemporânea.Avolução A - Cérebro - Espírito. 1971. (Outra).

137.
V Salão de Arte Contemporânea.Fusão: Cérebro - Espírito - Intelecto. 1971. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DEMETRESCU, S.. Membro da Comissão Organizadora do Colóquio Internacional Greimas: Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas. 2017. (Congresso).

2.
DEMETRESCU, S.. Coordenadora da Sessão de Comunicação Temática Semiótica da moda, corpo e consumo I no Colóquio Internacional Greimas: Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas. 2017. (Congresso).

3.
DEMETRESCU, S.. Membro da Comissão Científica de Marketing e Consumo do CIMODE 2016 - 3º Congresso Internacional de Moda e Design. 2016. (Congresso).

4.
DEMETRESCU, S.. Membro do Comitê Científico do 12º Colóquio de Moda - 9ª Edição Internacional. 2016. (Congresso).

5.
DEMETRESCU, S.. Membro da Comissão Científica do 3ª Congresso Internacional de Negócios de Moda. 2015. (Congresso).

6.
DEMETRESCU, S.. Membro do Comitê Científico do 11º Colóquio de Moda - 8ª Edição Internacional. 2015. (Congresso).

7.
DEMETRESCU, S.. Membro do Comitê CIentífico dos 9º Colóquio de Moda, 6ª Edição Internacional e 8º Fórum das Escolas de Moda. 2013. (Outro).

8.
DEMETRESCU, S.. Membro do Conselho Científico do III SIEP Consumo. 2013. (Outro).

9.
DEMETRESCU, S.. Membro da Comissão Organizadora do III SIEP Consumo. 2013. (Outro).

10.
DEMETRESCU, S.. Curadora Especial: Varejo especializado. Safaris por pontos da cultura mercadológica da cidade de São Paulo. 2013. (Outro).

11.
DEMETRESCU, S.. Membro da Comissão Científica do CIMODE 2012 - Primeiro Congresso Internacional de Moda e Design. 2012. (Outro).

12.
DEMETRESCU, S.. Coordenadora de Sessão do CIMODE 2012 - Primeiro Congresso Internacional de Moda e Design. 2012. (Outro).

13.
DEMETRESCU, S.. Membro do Comitê Científico dos 8º Colóquio de Moda, 7º Fórum das Escolas de Moda e 5ª Edição Internacional. 2012. (Outro).

14.
DEMETRESCU, S.. Membro do Conselho Científico do II Seminário Internacional de Pesquisa: CONSUMO, AFETIVIDADES E VÍNCULOS. 2012. (Outro).

15.
DEMETRESCU, S.. Membro do Comitê Científico do SIEP - Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo - Práticas e Narrativas. 2011. (Outro).

16.
DEMETRESCU, S.. Membro do Comitê Organizador do SIEP - Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo - Práticas e Narrativas. 2011. (Outro).

17.
DEMETRESCU, S.. Membro do Comitê Organizador do 1º Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo e Praticas Narrativas. 2010. (Outro).

18.
DEMETRESCU, S.. Imagens Urbanas - Vitrinas em Exposição. 2010. (Outro).

19.
DEMETRESCU, S.. Curadora do Projeto de Iluminação da Praça XV, com Peter Geist. 2010. (Outro).

20.
DEMETRESCU, S.. Curadora do Evento: Imagens Urbanas - Vitrinas em Exposição. 2009. (Exposição).

21.
DEMETRESCU, S.. Curadora da Exposição de colagens, individual, galerie Françoise Berger. 2007. (Exposição).

22.
DEMETRESCU, S.. Curadora do Festival D?Arles - Participação, fotografia Hypegallery. 2005. (Festival).

23.
DEMETRESCU, S.. Curadora da Exposição de Colagem Hypegallery - Palais de Tokyo, Paris. 2005. (Exposição).

24.
DEMETRESCU, S.. Curadora da EXPONOR - Construção de Vitrinas dos Expositores da Feira de Design. 2004. (Exposição).

25.
DEMETRESCU, S.. Curadora da exposição da ?História da moda através da vitrina? no Senac Moda Unidade Faustolo. 2004. (Exposição).

26.
DEMETRESCU, S.. Curadora da Produção e Construção de Vitrinas Através dos Tempos - SENAC/SP. 2003. (Outro).

27.
DEMETRESCU, S.. Curadora da exposição ?Da História da Vitrina? no Senac (Unidade Alameda Barros). 2003. (Exposição).

28.
DEMETRESCU, S.. Curadora da CPS - Centro de Pesquisas Sociossemióticas PUC/SP. 2003. (Outro).

29.
DEMETRESCU, S.. Exposição PUC Biblioteca: homenagem a Jean Marie Floch, escritor da semiótica curadora da exposição de artistas Querea Lizaram, obras em sua homenagem. 2002. (Outro).

30.
DEMETRESCU, S.. Curadora da Exposição ?Vitrina construção de encenações? no Shopping Anália Franco para o lançamento do livro ?Vitrina construção de encenações?. 2002. (Exposição).

31.
DEMETRESCU, S.. Mostra Arena PUC: moda a vitrina das encenações, com 10 vitrinistas convidados. 2001. (Outro).

32.
DEMETRESCU, S.. Mostra na biblioteca da PUC da linha de pesquisa para o livro Vitrina construção de encenações, Material histórico de pesquisa, fotos, vitrinas, cenografias. 2001. (Outro).

33.
DEMETRESCU, S.. Curadora da XI Semana de Arte da Poli. 1999. (Congresso).

34.
DEMETRESCU, S.. Curadora da Exposição Vitrinas em Vitrina - Montagem de 27 vitrinas das lojas da Galeria Vitrine, durante o IV Congresso Internacional da Associação Semiótica Visual. 1996. (Exposição).

35.
DEMETRESCU, S.. Coordenadora da Montagem das vitrinas - realização das Faculdades de Moda - Tendências - Primavera-Verão 96/97 - FAM - FASP - UNIP. 1996. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
patricia grasel. vitrinas imagens. Início: 2001. Dissertação (Mestrado em moda e estilismo) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Coorientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ana paula villela. vitrinismo. Início: 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em moda) - Universidade Anhembi Morumbi. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Heloisa Kasuko Omine. Futebol e os homens-meninos: design e moda. 2010. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, . Orientador: Sylvia Demetrescu.

2.
Isabel Guimarães. Dissertação de Mestrado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. 2009. Dissertação (Mestrado em Vitrinismo) - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, . Coorientador: Sylvia Demetrescu.

3.
Vera Barretto. Merchandising. 2006. Dissertação (Mestrado em Moda) - Universidade Anhembi Morumbi, . Orientador: Sylvia Demetrescu.

4.
Taiza Kalinowski. Uma proposta para pequenos ambientes do varejo. consultoria em merchandising. 2005. Dissertação (Mestrado em moda e marketing) - Universidade Anhembi Morumbi, . Orientador: Sylvia Demetrescu.

5.
Ana Paula de Carvalho Abreu. Vitrinismo. 2004. Dissertação (Mestrado em Vitrinismo) - Universidade Anhembi Morumbi, . Orientador: Sylvia Demetrescu.

6.
Juliana Campos. Vitrinas e arte instalação. 2002. Dissertação (Mestrado em comunicação e semiótica) - Pontifícia Universidade Católica, . Coorientador: Sylvia Demetrescu.

Tese de doutorado
1.
Isabel Guimarães. Doutorado da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. 2011. Tese (Doutorado em Design) - Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, . Orientador: Sylvia Demetrescu.




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