Marina Muniz Rossa Nunes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4306019776530610
  • Última atualização do currículo em 20/05/2013


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e diretora do ensino médio do Colégio Santa Cruz (São Paulo). Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas em educação, formação de professor, avaliação e metacognição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Muniz Rossa Nunes
Nome em citações bibliográficas
NUNES, M. M. R.;Marina M. R. Nunes;Marina Muniz Rossa Nunes;NUNES, Marina M. R.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Carlos Chagas, Departamento de Pesquisa Educacional, Pesquisa.
Av. Prof. Francisco Morato, 1565
Jd. Guedala
05513-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 37214511
Ramal: 3115
Fax: (11) 37211059
URL da Homepage: http://www.fcc.org.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Siga em frente: retorno metacognitivo. O papel do feedback no desenvolvimento dos processos metacognitivos, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Mary Júlia Martins Dietzsch.
Palavras-chave: Metacognição; Psicologia Cognitiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Pensando Sobre o Pensamento,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.
Palavras-chave: Psicologia Cognitiva; Metacognição; resolução de problemas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1983 - 1987
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Formação Complementar


1992 - 1992
Extensão universitária em Psicopedagogia - módulo I. (Carga horária: 54h).
Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires.


Atuação Profissional



Colégio Santa Cruz, CSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora do Ensino Médio, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 20

Atividades

1997 - Atual
Direção e administração, Colégio Santa Cruz, .

Cargo ou função
Orientadora Educacional.

Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Plena, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 30
Outras informações
De 1992 a 1994 atuou como bolsista no DPE/ Departamento de Pesquisas Educacionais. No período entre 15/06/2000 e 15/10/2000 esteve em licensa maternidade

Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 0

Atividades

10/1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pesquisa Educacional, Pesquisa.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação Educacional
2.
Ensino-aprendizagem
3.
Processos Cognitivos
4.
Formação de professores


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Anos finais do ensino fundamental: aproximando-se da configuração atual

Descrição: A pesquisa tem por objetivo compor um quadro diagnóstico e compreensivo do segundo segmento do ensino fundamental, capaz de apontar algumas de suas especificidades e principais desafios. Para se atingir esse fim pretende-se estudar o que tem sido proposto como política pública para esse nível de ensino no país; identificar aspectos críticos ou destaques específicos e sugerir temas para futuros estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / CLAUDIA DAVIS - Coordenador / Gisela Lobo Baptista Pereira Tartuce - Integrante / Patricia Albieri de Almeida - Integrante / Juliana Cedro de Souza) - Integrante / Ana Paula Ferreira da Silva - Integrante / Beatriz Souza Dias Olival Costa - Integrante.
2010 - 2011
Formação Continuada de Professores no Brasil: uma análise das modalidades e práticas

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / CLAUDIA DAVIS - Coordenador / Patrícia C. Albieri de Almeida - Integrante.
Financiador(es): Fundação Victor Civita - Outra.
2009 - 2009
Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos no Espírito Santo.

Descrição: O projeto desenvolveu um estudo sobre questões curriculares na formação pré-serviço de professores no Estado do Espírito Santo. Foi feito mapeamento e análise de propostas curriculares de cursos de formação superior de professores, em diversos tipos de instituições de ensino superior, para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, Matemática e Biologia. Através das disciplinas oferecidas e suas ementas buscou-se verificar o tipo de oferta e as condições formativas básicas de entrada nessa profissão bem como discutir propostas mais promissoras de grades curriculares, que ofereçam uma maior articulação entre a teoria e a prática necessárias a uma formação básica que prepare melhor para o trabalho nas salas de aula, com crianças, adolescentes ou jovens no desenvolvimento de trabalho de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / Nelson Gimenes - Coordenador.
Financiador(es): Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2009
Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio.

Descrição: O projeto teve como meta identificar os fatores responsáveis pela efetividade de 40 unidades escolares de ensino médio, notadamente aqueles relacionados às escolas e às melhores práticas, localizadas nos estados do Acre, Ceará, Paraná e São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / CLAUDIA DAVIS - Integrante / Gisela L B P Tartuce - Integrante / Rose Neubauer da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2009
A atratividade da carreira docente no Brasil

Descrição: O projeto propôs um estudo sobre a atratividade da carreira docente no Brasil sob a ótica de alunos concluintes do ensino médio. Tanto no âmbito das pesquisas acadêmicas como no do senso comum, é dito que a docência deixou de ser uma opção profissional interessante para o jovem ingressar no mercado de trabalho. Mas se isso ocorre de fato, quais são os fatores que interferem nesse posicionamento dos estudantes? Com o intuito de investigar essa questão delineou-se uma pesquisa com três etapas: uma primeira de estudos e análise da literatura sobre o tema estudado, um segundo momento em que se foi a campo coletar informações com os próprios jovens a respeito de sua percepção sobre a carreira docente, uma terceira fase voltada para sistematização e análise das informações obtidas e, por fim, uma quarta etapa de elaboração de relatórios, textos e discussão com especialistas para finalizar a pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / Patrícia C. Albieri de Almeida - Integrante / Gisela Lobo Pereira Batista Tartuce - Integrante.
Financiador(es): Fundação Victor Civita - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2008
Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos

Descrição: O projeto Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos buscou analisar o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos presencias de Pedagogia e das licenciaturas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. Adicionalmente, teve como objetivo verificar as expectativas presentes nos editais de concursos públicos para o ingresso de professores em redes públicas, no ensino fundamental. Por fim, para ampliar a compreensão dos problemas e desafios enfrentados pelas políticas de formação docente, o estudo propô-se a estabelecer elementos de comparação com as características dessa formação oferecida em outro país Latino Americano, a Argentina, levando em conta as especificidades do contexto em que esta se realiza..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / Bernardete Gatti - Integrante / Gisela L B P Tartuce - Integrante / Nelson Gimenes - Integrante / Sandra Unbehaum - Integrante.
Financiador(es): Fundação Victor Civita - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
1999 - 2001
Novas Tecnologias, novas formas de aprender?

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / Cesar Augusto Amaral Nunes - Coordenador / CLAUDIA DAVIS - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Outros Projetos


2006 - 2008
Avaliação das posturas docentes / PEC Município/2ª edição.

Descrição: Avaliação externa de capacitação para nível superior em serviço para professores de redes municipais do Estado de São Paulo. Programa realizado pela USP e PUC-SP.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / Yara Lúcia Esposito - Integrante / CLAUDIA DAVIS - Coordenador / Miriam Bizzocchi - Integrante.
Financiador(es): Fundação Vanzolini - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2005
PEC/Município - Avaliação de Posturas Docente

Descrição: Avaliação de Posturas Docente em curso normal superior para professores em exercício.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / Yara Lúcia Esposito - Integrante / Cesar Augusto Amaral Nunes - Integrante / CLAUDIA DAVIS - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Vanzolini - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2002 - 2005
Avaliação de Formação de Docentes fazendo uso de multimídias

Descrição: Avaliação da formação de docentes do curso Normal Superior Fora de Sede da Uniararas, curso presencial com componentes à distância para professores em exercício..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Marina Muniz Rossa Nunes - Integrante / Cesar Augusto Amaral Nunes - Integrante / Maria Cristina Villas - Integrante.
Financiador(es): Centro Universitário Herminio Ometto de Araras - Outra.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2008 - 2011
Periódico: Estudos em Avaliação Educacional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas em Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Processos Cognitivos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAVIS, Cláudia2010DAVIS, Cláudia ; NUNES, Marina M. R. ; ALMEIDA, P. A. ; SILVA, A. P. F. ; SOUZA, J. C. . Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Estudos e Pesquisas Educacionais, v. 1, p. 81, 2010.

2.
GATTI, B.2009GATTI, B. ; NUNES, M. M. R. ; TARTUCE, G. L. B. P. ; Gimenes, N ; UNBEHAUM, S. G. . Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental. Estudos em avaliação educacional.. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 20, p. 215-234, 2009.

3.
DAVIS, C.2008DAVIS, C. ; ESPOSITO, Y. L. ; NUNES, M. M. R. ; NUNES, C. A. A. . Posturas Docentes em cursos de formação de professores: é possível transformá-las no curto prazo?. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, p. 279-304, 2008.

4.
DAVIS, C.2007DAVIS, C. ; ESPOSITO, Y. L. ; NUNES, M. M. R. ; NUNES, C. A. A. . Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 37, p. 227-245, 2007.

5.
DAVIS, C. L. F.2007DAVIS, C. L. F. ; ESPOSITO, Y. L. ; NUNES, M. M. R. ; NUNES, C. A. A. . Opiniões de professores sobre um curso de formação profissional presencial com emprego de multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externa. Estudos em Avaliação Educacional, v. 18, p. 91-114, 2007.

6.
DAVIS, C. L. F.2005 DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. ; NUNES, C. A. A. . Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 35, p. 205-230, 2005.

7.
DAVIS, C. L. F.2004DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. . Consciência e metacognição em Piaget. Psicologia da Educação, v. 18, p. 33-53, 2004.

8.
NUNES, C. A. A.2003 NUNES, C. A. A. ; DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. . Assessing the inaccessible: metacognition and attitudes. Assessment in Education, v. 10, n.3, p. 375-388, 2003.

9.
DAVIS, C.2002DAVIS, C. ; ESPOSITO, Yara ; NUNES, M. M. R. . Leitura e Escrita: onde estão os desafios?. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, p. 31-46, 2002.

10.
ESPOSITO, Y. L.2000ESPOSITO, Y. L. ; DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. . Avaliação de sistemas de ensino: do levantamento de índices à descrição de habilidades.. Em Aberto, Brasília, v. 17, n.71, p. 100-128, 2000.

11.
ESPOSITO, Y. L.2000ESPOSITO, Y. L. ; DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. . Sistema de avaliação do rendimento escolar: o modelo adotado pelo estado de São Paulo. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. nº 13, p. 25-53, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
GATTI, B. ; NUNES, M. M. R. ; GIMENES, N. A. S. ; TARTUCE, G. L. B. P. ; UNBEHAUM, S. G. . Formação de Professores para o Ensino Fundamental: instituições formadoras e seus currículos. In: Fundação Victor Civita. (Org.). Estudos & Pesquisas Educacionais - estudos realizados em 2007, 2008 e 2009.. 1ed.São Paulo: Fundação Victor Civita, 2010, v. 1, p. 95-136.

2.
GATTI, B. ; TARTUCE, G. L. B. P. ; NUNES, M. M. R. ; ALMEIDA, P. C. A. . Atratividade da Carreira Docente no Brasil. In: Fundação Victor Civita. (Org.). Estudos e Pesquisas Educacionais. Estudos realizados em 2007, 2008, 2009.. 1ed.São Paulo: Fundação Victor Civita, 2010, v. 1, p. 139-209.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TARTUCE, G. L. B. P. ; NUNES, M. M. R. . Por um ensino médio mais atraente. Folha Dirigida, São Paulo, 15 out. 2009.

2.
NUNES, M. M. R. . Na postura do professor o sucesso da aprendizagem. Folha Dirigida/Suplemento do Professor, São Paulo, p. 8 - 8, 15 out. 2007.

3.
DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. . Os caminhos da metacognição.. Folha Dirigida/Suplemento do Professor, São Paulo, p. 8 - 8, 15 nov. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ESPOSITO, Y. L. ; DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. . Avaliação do rendimento escolar: o modelo adotado pelo Estado de São Paulo.. In: Encontro Anual da ANPED, 1999, Caxambú. Anais do Encontro Anual da ANPED. São Paulo: ANPED/Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, P. C. A. ; TARTUCE, G. L. B. P. ; NUNES, M. M. R. . A Atratividade da Carreira Docente no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, R. N. ; DAVIS, C. ; TARTUCE, G. L. B. P. ; NUNES, M. M. R. . Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NUNES, M. M. R. . Aprendizagem na era digital. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. ; ESPOSITO, Y. L. ; NUNES, C. A. A. . Avaliando posturas docentes: um estudo sobre um programa de formação docente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. ; NUNES, C. A. A. ; ESPOSITO, Y. L. . Visão de professores sobre um curso de formação profissional presencial com emprego de multimídia: lições aprendidas por meio da avaliação externa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NUNES, M. M. R. ; DAVIS, C. L. F. . Novas tecnologias, novas formas de aprender. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DAVIS, C. ; NUNES, M. M. R. . Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
DAVIS, C. L. F. ; NUNES, C. A. A. ; NUNES, M. M. R. . Novas tecnologias, novas formas de aprender. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
NUNES, M. M. R. ; DAVIS, C. . Avaliação Assistida de Habilidades Cognitivas: algumas abordagens em pesquisas brasileiras. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
DAVIS, C. ; NUNES, M. M. R. . New tecnologies, new forms of learning?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
GATTI, B. ; NUNES, M. M. R. ; TARTUCE, G. L. B. P. ; Gimenes, N ; UNBEHAUM, S. G. . Formação de Professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009 (Coleção Textos FCC).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NUNES, M. M. R. ; NUNES, C. A. A. ; VILLAS, Maria Cristina . Relatórios técnicos parciais e relatório final da avaliação externa do curso Normal Superior Fora de Sede da Uniararas. 2005.

2.
ESPOSITO, Y. L. ; ANDRADE, D. F. ; NOVAES, G. T. F. ; NUNES, M. M. R. . Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar da Estado de São Paulo/SARESP98 - Relatório Final. 1999.

3.
ESPOSITO, Y. L. ; ANDRADE, D. F. ; NOVAES, G. T. F. ; NUNES, M. M. R. . Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo/SARESP97. Relatório Final de Avaliação. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
NUNES, M. M. R. ; Gimenes, N . Relatórios parciais e final: Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos no Espírito Santo.. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, R. N. ; DAVIS, C. ; TARTUCE, G. L. B. P. ; NUNES, M. M. R. . Relatórios estaduais e final: Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio. 2009. (Relatório de pesquisa).

3.
TARTUCE, G. L. B. P. ; NUNES, M. M. R. ; ALMEIDA, P. C. A. . A atratividade da carreira docente no Brasil / Relatório final. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
DAVIS, C. ; NUNES, C. A. A. ; ESPOSITO, Y. L. ; NUNES, M. M. R. . Relatórios parcial e final da avaliação de posturas docentes do PEC/Município 2ª edição. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
GATTI, B. ; NUNES, M. M. R. ; TARTUCE, G. L. B. P. ; Gimenes, N ; UNBEHAUM, S. G. . Relatório final: Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
DAVIS, C. ; NUNES, C. A. A. ; ESPOSITO, Y. L. ; NUNES, M. M. R. . PEC/Município - posturas docentes - relatórios parcial e final. 2005. (Relatório de pesquisa).

7.
DAVIS, C. L. F. ; NUNES, M. M. R. . Metacognição no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2003. .

8.
DAVIS, C. ; NUNES, C. A. A. ; ESPOSITO, Y. L. ; NUNES, M. M. R. . Relatório Final - Avaliação Externa PEC/Formação Universitária. 2003. (Relatório de pesquisa).

9.
NUNES, C. A. A. ; DAVIS, C. ; NUNES, M. M. R. . Novas Tecnologias, Novas Formas de Aprender? (NOTE NOFAp). 1999. (Relatório de pesquisa).

10.
ESPOSITO, Y. L. ; LIMA, G. M. S. P. ; NOVAES, G. T. F. ; NUNES, M. M. R. ; ANDRADE, D. F. ; BIZZOCCHI, M. . Avaliação de concluintes do Ensino Médio em nove estados (ACEM). 1997. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Manrique, A. L.; NUNES, M. M. R.; PASSOS, L. F.. Participação em banca de Levi de Oliveira Souza. Motivos para a escolha da licenciatura em Matemática e Pedagogia: um estudo com alunos da PUC/SP e UFMT. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
DAVIS, C.; ANDRE, M. E. D. A.; SCHLINDWEIN, L. M.; NUNES, M. M. R.. Participação em banca de Márcia Regina Cordeiro Bavaresco. O uso da metacognição na atividade docente: uma trilha fértil na formação de professores para o ensino à diversidade. 2010. Tese (Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Atratividade da Carreira Docente no Brasil. 2010. (Encontro).

2.
SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO / MEC.Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio.. 2009. (Seminário).

3.
Aprender Fazendo, fazendo para Aprender: universidade e escola construindo juntas. 1º seminário Internacional sobre o uso de objetos de aprendizagem. 2004. (Seminário).

4.
Políticas inclusivas e compensatórias na agenda da educação. 2004. (Seminário).

5.
27ª reunião anual da ANPED.Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. 2004. (Encontro).

6.
1º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Avaliação Assistida de Habilidades Cognitivas: algumas abordagens em pesquisas brasileiras. 2003. (Congresso).

7.
A questão do método na pesquisa em educação e ciências sociais.Novas tecnologias, novas formas de aprender. 2003. (Seminário).

8.
26ª Reunião Anual da ANPEd.Mini-curso: metacognição no processo de ensino-aprendizagem. 2003. (Encontro).

9.
27th Annual IAEA Conference. New tecnologies, new forms of learning?. 2001. (Congresso).

10.
Eros e Psiqué - mito e psicologia. 1998. (Outra).

11.
Conferência:Teoria das Inteligências múltiplas e a formação dos cidadãos do próximo século. 1997. (Outra).

12.
Conferência:Teoria das Inteligências múltiplas e ímplicações educacionais. 1997. (Outra).

13.
Seminário regional sobre Parâmetros Curriculares Nacionais. 1996. (Seminário).

14.
Seminário Avaliação Educacional: problemas e perspectivas. 1995. (Seminário).

15.
seminário: Avaliação Educacional. 1995. (Seminário).

16.
Training mit retardierten und aufmerksamkeitsgestörten Kindern. 1990. (Seminário).

17.
Münchener Funkfionelle Entwiclungsdiagnostik 1. bis 3. Lebensjahr. 1990. (Seminário).

18.
Orientação profissional em debate. 1987. (Simpósio).

19.
XIV Reunião Anual de Psicologia da Sociedade de Ribeirão Preto. dados descritivos sobre a atividade de limpeza social em macacos rhesus. 1984. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 30/07/2014 às 10:09:31