Adriana Camejo da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8920058240100968
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1996), Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando nos cursos de formação docente (Pedagogia e Licenciaturas). Experiência em elaboração de material didático para a modalidade Educação a Distância e docência nessa mesma modalidade. Extensa experiência na área de Educação, e Formação de Professores, com ênfase em processos de ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática no ensino fundamental e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Camejo da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências e Humanidades - CCH.
Rua da Consolação, 930
Higienópolis
01302-907 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 21148345
Fax: (11) 21148345
URL da Homepage: http://www.mackenzie.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A constituição dos saberes da docência: uam análise do campo multiplicativo, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Maria Cristina Souza de Albuquerque Maranhão.
Palavras-chave: formação de professores; ensino da matemática; multiplicação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores / Especialidade: Formação de docentes na área da Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
1999 - 2001
Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Formação dos professores do ensino fundamental para a proposta de educação inclusiva,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Marcos José da Silveira Mazzotta.
Palavras-chave: inclusão; formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1997 - 1998
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 420h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Atuação escolar do psicopedagogo.
Orientador: Claudete Sargo.
1994 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formação docente. (Carga horária: 20h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2007 - 2007
Formação docente. (Carga horária: 36h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.


Atuação Profissional



Cooperativa Educacional de São Carlos, EDUCATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação na elaboração de projeto político pedagógico da unidade escolar.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação de Estágio e Protagonismo Estudantil

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do Ensino Superior e Orientação Pedagógica a professores da Educação Infantil e anos iniciais.

Vínculo institucional

2002 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas no curso de Pedagogia Fundamentos e Metodologia do ensino da Matemática I e II Fundamentos e Metodologia do ensino de Língua Portuguesa Didática Supervisão de estágios curriculares - curso Pedagogia Orientação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Monografias Disciplinas ministradas em cursos de pós graduação Didática do Ensino Superior Ensino em áreas: matemática (Psicopedagogia)

Atividades

03/2004 - 12/2013
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT, .

Serviço realizado
supervisão de estágio na formação docente inicial.
08/2002 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT, .

08/2002 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atuação do pedagogo nos sistemas educacionais
Didática II
Didática III
Fundamentos e Metodologia do ensino da Matemática I e II
Planejamento educacional
Fundamentos e Metodologai do Ensino da Língua Portuguesa I e II
02/2002 - 12/2013
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
aprendizagem em áreas do conhecimento: matemática
Didática do Ensino Superior
08/2003 - 12/2003
Treinamentos ministrados , Faculdade de Filosofia, Letras e Educação, .

Treinamentos ministrados
Alfabetização Solidária - aprendizagem em matemática
Programa Teia do Saber - Matemática

Escola Vera cruz, VC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: assessoria, Carga horária: 15

Atividades

01/2008 - Atual
Serviços técnicos especializados , Escola Vera Cruz, .

Serviço realizado
Assessoria aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor eventual, Carga horária: 4

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Transtornos de leitura e escrita
Processos de desenvolvimento do pensamento lógico matemático e suas dificuldades

Escola Pueri Domus, PD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

01/2007 - 12/2007
Direção e administração, Unidade ITAIM, .

Cargo ou função
coordenadora pedagógica.


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Trajetórias escolares pregressas de alunos do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e aprendizagem inicial da docência
Descrição: O presente projeto intenciona investigar o processo formativo oferecido pelo curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tendo como foco processos formativos desenvolvidos durante o curso de Pedagogia no contexto de políticas públicas que caracterizam o momento atual (referenciais curriculares para os cursos de licenciatura em geral e para o de pedagogia, mais especificamente, e a base comum nacional referente à educação básica), três eixos nortearam a elaboração do presente projeto: relação teoria-prática; narrativas de trajetórias escolares, concepções, crenças e valores de futuros professores; espaços formativos inovadores (PIBID). Trata-se de uma investigação descritivo-analítica, de natureza qualitativa. A intenção dessa pesquisa consiste em contribuir para melhorar a formação docente e, ao mesmo tempo, produzir metodologias que garantam unidade entre teoria e prática, concebendo-se a escola como um espaço de encontro e transformação de saberes e biografias. Este projeto refere-se à formação inicial de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, ao processo formativo oferecido pelo curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É proposto por profissionais envolvidos com atividades de ensino e pesquisa relacionadas à formação inicial e continuada de professores para a educação básica e que trabalham com o curso de Pedagogia. O grupo de pesquisadores pertence ao Centro de Educação, Filosofia e Teologia ? CEFT ? da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Curso de Pedagogia e linha de pesquisa 1 ? Formação do Educador para a Interdisciplinaridade - do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura). Trata-se de pesquisa que envolve área prioritárias de agências de fomento: formação de professores e educação básica. Enquadra-se no Edital Mackpesquisa 2016, ao mesmo tempo em que envolve mapear concepções, crenças e valores de futuros professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Adriana Camejo da Silva - Coordenador / Paulo Fraga da Silva - Integrante / João Clemente de Souza Neto - Integrante / Ingrid Hotte Ambrogi - Integrante / Maria da Graça Nicoletti Mizukami - Integrante / Maria de Fatima Ramos Andrade - Integrante.Financiador(es): Fundo Mackenzie de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2010 - 2014
Pesquisas documentais relativas à aritmética e álgebra: influências na educação básica
Descrição: Este projeto se originou de outro, denominado O que se entende por álgebra do ponto de vista curricular e didático , concluído em 2009, que reuniu alunos do Mestrado Acadêmico e do Doutorado e contou com 124 publicações, dentre elas as acadêmicas e as técnicas e 1 dissertação de mestrado e duas teses de doutorado concluídas. Teve bolsas e auxílios dos financiador(es): Associação ENDIPE Paraná-AEP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás-FAPEG/GO, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP, VIII Encontro Nacional de Educação Matemática-VIII ENEM. Suas pesquisas investigaram o que se entende por Álgebra nos planos: institucional (Propostas Curriculares Nacionais, Programas e Planos Pedagógicos de instituições escolares, Currículos prescritos em outros países, tais como o NCTM etc.), docente (professores do ensino superior, médio, fundamental e infantil) e discente (alunos de todos os segmentos). Os resultados dessas pesquisas visaram contribuir para a compreensão da Álgebra escolar e sua articulação com outros domínios - da Matemática e da atividade humana, em geral. O projeto concluído focalizou investigações principalmente sobre o domínio da aritmética e álgebra e deixando diversas possibilidades em aberto sobre suas interações com outros campos como: da geometria, das medidas, do conhecimento humano em geral, atualmente presentes em propostas curriculares, materiais didáticos e de orientação à docência, em âmbito nacional. Este resultado incentiva o presente projeto, também destinado a estudantes dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado. Pois, pretende realizar pesquisas documentais sobre conteúdos considerados basilares ao ensino e aprendizagem de Aritmética e Álgebra, contempladas em sua interação com outros campos intra e extra-matemáticos, que influenc.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2010
O que se entende por álgebra do ponto de vista curricular e didático
Descrição: Este projeto se inseriu em um projeto maior do grupo de pesquisa: Educação Algébrica, GPEA, certificado pela PUC/sp, junto ao CNPQ. Reuniu alunos do Mestrado Acadêmico e do Doutorado. As pesquisas desse projeto visaram investigar o que se entende por álgebra nos planos institucional (PCNs, Programas, NCTM etc), docente (professores do ensino superior, médio, fundamental e infantil) e discente (alunos de todos os segmentos). Os resultados dessas pesquisas visram contribuir para a compreensão da álgebra escolar e sua articulação com outros domínios da Matemática. Dentre os autores que contribuíram para os debates destacaram-se: Fiorentini; Antonio Miguel; Miorim; John Mason; C. Kieran; Lins; Rojano; Bell; Lee. O projeto foi finalizado com 3 teses de doutorado e uma dissertação de mestrado, além de diversas publicações científicas e trabalhso técnicos. Deu origem a outro projeto do grupo, do qual participam pesquisadores deste..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Adriana Camejo da Silva - Integrante / Maria Cristina Souza Albuquerque Maranhão - Coordenador / Barbara Lutaif Bianchini - Integrante / Silvia Dias Alcantara Machado - Integrante / Auriluci de Carvalho Figueiredo - Integrante / Mercedes Betta Q C P Santos - Integrante / Maria Helena Silva - Integrante.Financiador(es): Associação ENDIPE Paraná - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / VIII Encontro Nacional De Educação Matemática - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores/Especialidade: Formação de docentes na área da Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, M. C. M.2011CARDOSO, M. C. M. ; SILVA, A. C. . O Sistema de Numeração Decimal e a Formação Docente Inical. Revista Pandora, v. Nº 27, p. 01-09, 2011.

2.
MARANHAO, M. C.2009 MARANHAO, M. C. ; SILVA, A. C. ; Machado, S. A. . Relatos em torno do cálculo de um aluno do 2º ano do Ensino Fundamental. Zetetike (UNICAMP), v. 16, p. 156-169, 2009.

3.
MARANHAO, M. C.2008MARANHAO, M. C. ; SILVA, A. C. . Olhares de professores sobre a produçao de alunos de 1ª série do ensino fundamental. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 23, p. 9-16, 2008.

4.
AROMA, W.2003AROMA, W. ; SILVA, A. C. . O líder do processo de aprendizagem organizacional - um estudo em grupos de trabalho deatendimento aos clientes em agências bancárias. Revista Gerenciais, São Paulo, v. 2, p. 51-60, 2003.

5.
MAZZOTTA, M. J. S.2002MAZZOTTA, M. J. S. ; SILVA, A. C. . Formação dos professores do Ensino Fundamental para a proposta de educação inclusiva. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 2, n.1, p. 13-27, 2002.

6.
SILVA, A. C.2001SILVA, A. C.; ARAUJO, A. L. G. S. ; XIMENEZ FILHO, J. ; TOMAZINHO, R. C. Z. . Atos de alguns professores para a construção da moral infantil. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 1, p. 15-34, 2001.

7.
SILVA, A. C.2001SILVA, A. C.; MAZZOTTA, M. J. S. . Formação dos professores do ensino fundamental para a proposta de educação inclusiva. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 2, p. 13-27, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, A. C.. Interações: diálogos com a matemática. São Paulo: Blucher, 2012. v. 1. 115p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, A. C.; SILVA, P. F. . Diversidade e cidadania: implicações para a formação inicial docente. In: Isabel Cristina Rodrigues; Aline da Silva Freitas; Ester Zuzo de Jesus. (Org.). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1ed.São Paulo: LTR Editora, 2017, v. 1, p. 35-43.

2.
SILVA, A. C.. Educação Infantil: o primeiro contato com normas institucionais. In: Maria Lucia M. carvalho Vasconcelos. (Org.). (In) disciplina, escola e contemporaneidade. 1ed.São Paulo: Intertexto, 2001, v. 1, p. 41-61.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. C.; CARDOSO, M. C. . Ideias de futuros professores acerca da aplicação dos sistema de numeração decimal. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. XIII CIAEM - 50 anos, 2011.

2.
SILVA, A. C.; PANTAROTTO, Priscila Mosca . Formação inicial docente e números racionais - uma perspectiva. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Educação MAtemática, cultura e diversidade, 2010.

3.
SILVA, A. C.. O desenvolvimento neurológico e a construção do número pela criança. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora Ulbra, 2010.

4.
SILVA, A. C.; PANTAROTTO, Priscila Mosca . O pensamento proporcional na formação de professores polivalentes. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora Ulbra, 2010.

5.
SILVA, A. C.; MARANHAO, M. C. ; MIRANDA, Marcia Regiane . Ideias de professores dos anos iniciais sobre números racionais. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009.

6.
SILVA, A. C.. A propriedade distributiva da multiplicação. In: II SHIAM - Seminário de Histórias e Investigações de/em aulas de matemática, 2008, Campinas. A proprieddae distributiva da multiplicação, 2008.

7.
SILVA, A. C.; AROMA, W. . Formação inicial do professor polivalente para o ensino da matemática. In: VIII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, 2006, São Paulo. Formação inicial do professor polivalente para o ensino da matemática, 2006.

8.
SILVA, A. C.. Formação inicial do professor polivalente para o ensino da matemática. In: X EBRAPEM - Encontro Brasileiro de estudantes de pós graduação em educação metemática, 2006, Minas Gerais. Formação inicial do professor polivalente para o ensino da matemática. Belo Horizonte: Faculdade de Educação MG, 2006.

9.
SILVA, A. C.. Formação inicial do professor polivalente para o ensino da matemática. In: IV Mostra de Pesquisa em Educação, 2006, São Paulo. Formação inicial do professor polivalente para o ensino da matemática. São Paulo: PUC/SP - EDUC, 2006.

10.
SILVA, A. C.; MARANHAO, M. C. . Uma análise sobre o ensino de números inteiros em um curso de licenciatura em pedagogia. In: VII Reunião de Didática da Matemática do Cone sul, 2006, Águas de Lindóia. Uma análise sobre o ensino de números inteiros em um curso de licenciatura em pedagogia, 2006.

11.
MARANHAO, M. C. ; SILVA, A. C. . Alunos das séries iniciais operam com inteiros negativos...professoras polivalentes percebem isso?. In: III SIPEM, 2006, Águas de Lindóia. Alunos das séries iniciais operam com inteiros negativos...professoras polivalentes percebem isso?, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. C.; AROMA, W. . Formação docente para o ensino da matemática nas quatro primeiras séries do ensino fundamental - uma proposta de elaboração. In: XIII ENDIPE, 2006, Recife. Formação docente para o ensino da matemática nas quatro primeiras séries do ensino fundamental - uma proposta de elaboração, 2006.

2.
SILVA, A. C.; AROMA, W. . Formação de professores do ensino fundamental I - uma experiência. In: Encontro Regional sobre formação e práticas docentes, 2005, Fortaleza. EFPD2005 - Encontro Regional sobre formação e práticas docentes, 2005.

3.
SILVA, A. C.. O sistema de numeração, as crianças e os professores. In: VII EBRAPEM, 2003, São Paulo. VII Encontro Brasileiro de Estudantes de pós Graduação em educação matemática, 2003.

4.
AROMA, W. ; SILVA, A. C. . A influência dos líderes na melhoria dos serviços de atendimento em agências bancárias atuando no processo de aprendizagem dos atendentes. In: XXVII ENANPAD, 2003, Atibaia. XXVII ENANPAD, 2003.

5.
SILVA, A. C.; AROMA, W. . A correlação dos princípios teóricos da aprendizagem e o processo de aprendizagem nas organizações empresariais. In: VII Mostra de Pós Graduação Mackenzie, 2003, São Paulo. VII Mostra de Pós Graduação Mackenzie, 2003.

6.
SILVA, A. C.. Atos de alguns professores para a construção da moral infantil. In: I Encontro de Iniciação Científica Mackenzie, 2000, São Paulo. I Encontro de Iniciação Científica Mackenzie, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. C.. O Jogo do Alno no Ensino da Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, A. C.. Resolução de Problemas: o pensamento complexo nele manifesto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, A. C.; MARANHAO, M. C. ; MIRANDA, Marcia Regiane . Ideias de professoras dos anos iniciais sobre números racionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, A. C.. Ensino das quatro operações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, A. C.. Investigando como as crianças aprendem e comparam números. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA, A. C.; MARANHAO, M. C. . Formação de professores polivalentes através de pesquisa em aula de matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, A. C.. A construção da identidade docente dos professores de matemática: os estágios e as histórias de vida. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. C.. Fundamentos Teóricos do Ensino de Matemática. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para a modalidade EaD).

2.
SILVA, A. C.. Bioética, Filosofia y Biotecnología: desde la teoria a lo prática'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, A. C.. Recuperando o lúdico na matemática: um apoio didático pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, A. C.. Docência na Contemporaneidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para a modalidade EaD).

5.
SILVA, A. C.. Didática. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para modalidade EaD).

6.
SILVA, A. C.. O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: atuais ou antigos desafios. 2010. (palestra proferida).

7.
SILVA, A. C.. Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SILVA, A. C.. A experiência dos ciclos no Ensino fundamental I. 2005. (palestra proferida).

9.
SILVA, A. C.. Repensando a educação: a função do brincar. 2005. (Oficina).

10.
SILVA, A. C.. Leitura e escrita. 2005. (Oficina).

11.
SILVA, A. C.. Rolling Play Game - RPG como Ferramenta Educacional. 2003. (Oficina).

12.
SILVA, A. C.. Oficina de Jogos. 2003. (Oficina).

13.
SILVA, A. C.. Direitos Sociais - Documentos Internacionais. 2003. (palestra proferida).

14.
SILVA, A. C.. membro integrante da comissão julgadora estadual do prêmio Incentivo à educação fundamental. 2003. (Integrante da Comissão julgadora do prêmio Incentivo à educação fundamental).

15.
SILVA, A. C.. Debate temático - Alfabetização. 2002. (palestra proferida).

16.
MAZZOTTA, M. J. S. ; FISCHMAN, R. ; SILVA, A. C. . Mini curso: repercussões sociais e educacionais, no Brasil, de documentos internacionais de proteção aos direitos humanos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, M.C. F. D.; SILVA, A. C.; ALVARES, S. C. Participação em banca de Stella Aguillera Arantes. A (re) significação da experiência artística na educação de jovens e adultos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
SILVA, A. C.; MARANHÃO, M.C.S.A.; MANRIQUE, A. L.. Participação em banca de Mariana Campioni Morone Cardoso. Síntese de dissertações e teses que focalizaram a formação de professores e o sistema de numeração decimal. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
SILVA, A. C.; MARANHÃO, M.C.S.A.; MACHADO, S. D. A.. Participação em banca de Fernanda Silva Carvalho. Pensamento Proporcional - análise de atividades do Caderno do professor do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
SILVA, A. C.; MARANHÃO, M.C.S.A.; IGLIORI, S. B. C.. Participação em banca de Nara Amaral. Meta-análise de dissertações brasileiras de 2007 a 2010: Aritmética e Educação Matemática Crítica. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
SILVA, A. C.; MARANHÃO, M.C.S.A.; MACHADO, S. D. A.; SANTOS, M. B. Q. C. P.; BARRETO, M. C.. Participação em banca de Madeline Gurgel Barreto Maia. Alfabetização Matemática: aspectos concernentes ao processo na perspectiva de publicações brasileiras. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
SANCHEZ, P. S.; SILVA, A. C.; ORTIZ, P.. Participação em banca de Doralice Inocêncio. Formação inicial docente e vivência transdisciplina: caminhos trilhados na disciplina Educação e Novas Tecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2011. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Qualificações de Mestrado
1.
MARTINS, M.C. F. D.; SILVA, A. C.; ALVARES, S. C. Participação em banca de Stella Aguillera Arantes. A (re)significação da experiência artística na educação de jovens e adultos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
SILVA, A. C.; MARANHÃO, M.C.S.A.; MANRIQUE, A. L.. Participação em banca de Mariana Campioni Morone Cardoso. Síntese de dissertações e teses voltadas à formação de professores e que focalizem o sistema de numeração decimal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
SILVA, A. C.; MARANHAO, M. C.; MACHADO, S. D. A.. Participação em banca de Fernanda Silva Carvalho. Pensamento Proporcional - análise de atividades do Caderno do professor do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
SILVA, A. C.; MARANHÃO, M.C.S.A.; MAGINA, S. M. P.. Participação em banca de Nara Amaral. Uma meta-análise de pesquisas brasileiras na perspectiva da Educação Matemática ´Crítica de Ole Skovsmose. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, P. F.; SILVA, A. C.; VITAL, M. R.. Participação em banca de Amanda Vilela Modena.Os limites e as possibilidades de se trabalhar a importância da educação alimentar na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
MOURA, D. R.; VIEIRA, Claudia Regina; SILVA, A. C.. Participação em banca de Ana LAura Rodrigues Mendes.O papel da LIBRAS na construção da identidade da criança surda e sua relevância na educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

3.
MOURA, D. R.; VIEIRA, Claudia Regina; SILVA, A. C.. Participação em banca de Vivian Silva do Nascimento.A importância do bilinguismo na construção da linguagem na criança surda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4.
SOUZA, S. C.; SILVA, A. C.; VIEIRA, M. M. S.. Participação em banca de Daiane Laurenice de Arruda.Inteligências múltiplas: perspectivas de práticas docentes na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

5.
Silva, Ani Martins; SILVA, A. C.; VIEIRA, M. M. S.. Participação em banca de Talita Breves Seriacopi.Autismo: compreensão e inclusão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

6.
CERONI, Mary Rosane; SILVA, A. C.; SOUZA, S. C.. Participação em banca de Samara Angélica Rodrigues.Possíveis estratégias de aprendizagem utilizadas pelo pedagogo no processo de treinamento e desenvolvimento nas empresas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

7.
Silva, Ani Martins; SOUZA, S. C.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Melissa Karen dos Santos.Currículo na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

8.
SILVA, A. C.; BAHIA, L. F. P.; ALMEIDA, P. C. A.. Participação em banca de Kátia de Souza Macedo.O papel do registro na construção de ideias relativas ao campo multiplicativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

9.
SILVA, P. F.; CASTRO, A. M.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Rafaella de Jesus Souza.Estratégias de aprendizagem: descobrindo a fauna urbana através da educação ambiental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

10.
SILVA, A. C.; INOCENCIO, D.; SILVA, P. F.. Participação em banca de Gabriela De Lamos Porto Oliveira.Estruturas aditivas e softwares infantis: aproximação ou distanciamento?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

11.
SOUZA, S. C.; ALMEIDA, P. C. A.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Beatriz Andersson Binnie.Ensino e aprendizagem nas áreas de adição e subtração no 1º ciclo do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12.
SILVA, A. C.; MASCULO, J. C.; Silva, Ani Martins. Participação em banca de Daniela Crsitina Farias Gomes.O livro didático de matemática: análise sobre abordagem da multiplicação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

13.
SILVA, A. C.; SERRÃO, C. R. B.; SILVA, P. F.. Participação em banca de Mariana CAmpioni Morone Cardoso.Sistema de numeração decimal: um desafio na formação de professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

14.
SILVA, A. C.; SILVA, P. F.; INOCENCIO, D.. Participação em banca de Adriana Aparecida dos Santos Gomes.Investigando geometria: processos e desafios de profissionais da Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

15.
SILVA, A. C.; LOPES, M. E. P.; VITAL, M. R.. Participação em banca de Rebeca da Cunha Feitosa.O ensino da matemática: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de nove anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16.
SOUZA NETO, J. C.; SERRÃO, C. R. B.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Marina de Escobar Ferraz Campos.A indisciplina de adolescentes em instituições de ensino e a decorrente expulsão do aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

17.
SILVA, A. C.; BAHIA, L. F. P.; SILVA, P. F.. Participação em banca de Edna Aparecida Lima.Indícios de pensamento algébrico nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's - uma metanálise. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18.
SILVA, A. C.; MENDES, M. H.; CERONI, M. R.. Participação em banca de Patrícia Gonçalves Jorge.O pensamento proporcional entre alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

19.
SILVA, A. C.; CAMPATO, R. F.; INOCENCIO, D.. Participação em banca de Priscila Mosca Pantarotto.Significado dos números racionais - um saber necessário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

20.
SILVA, A. C.; SILVA, P. F.; MORAIS, A.. Participação em banca de Gleyce Rodrigues de Souza.O ensino da geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

21.
SILVA, P. F.; SILVA, A. C.; CAMPATO, R. F.. Participação em banca de Ana Harumi Uehara.A importância da merenda na aprendizagem: percepções de alguns atores sociais da Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

22.
MOURA, D. R.; BAHIA, L. F. P.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Bruna Correa da Cunha.Interação social entre surdos e ouvintes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

23.
LOPES, M. E. P.; MENDES, M. H.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Paula Oliveira Leitão.Representação social e fracasso escolar: o foco no aluno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

24.
VITAL, M. R.; SOUZA, S. C.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Emily Lenko.A importância das atividades lúdicas para crianças de 3 a 4 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

25.
SILVA, A. C.; RAIA, S. M. B. L.; MOURA, D. R.. Participação em banca de Natália Baptista de Brito Luiz.A influência dos jogos no aprendizado: o significado do número na Educação Infantl. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

26.
MOURA, D. R.; CERONI, M. R.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Danielli Attene de Almeida.O papel da LIBRAS no desenvolvimento da criança surda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

27.
SILVA, A. C.; LOPES, M. E. P.; VIEIRA, M. M. S.. Participação em banca de Fernanda Coutinho de Abreu.O ensino do campo aditivo nos anos iniciais da Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

28.
NUNES, E. J.; SILVA, A. C.; SOUZA, S. C.. Participação em banca de Silvana Fernandes da Silva.A atuação docente: um estudo sobre a formação do pedagogo para a alfabetização de crianças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

29.
FONTELES, H. A.; BAHIA, L. F. P.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Sidney Pinheiro Mendonça.Educação à distância: uma proposta na formação de professores pedagogos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

30.
SILVA, A. C.; SOUZA, S. C.; BERNARDI, M. M.. Participação em banca de Rafaella Huet Castro Bakx de Souza.O desenvolvimento neurológico e a construção do número pela criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

31.
MADEIRA, W. M.; CURCIO, I. F.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Mariana tiemi dos Anjos Ono.A importância do jogo de xadrez como uma alternativa metodológica de ensino aprendizagem para o desenvolvimento de crianças a partir de 6 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

32.
AZEVEDO, V. L. A.; SILVA, A. C.; YAMAMOTO, Eriko Matsui. Participação em banca de Camila Campos Lara.O campo aditivo e as situações de sobrecontagem na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

33.
PECHLIYE, Magda Medhat; STEFANO, Valdir; SILVA, A. C.. Participação em banca de Carla Perez Valente e Mariana Inglez dos Reis.História da ciência em jogo: processo de construção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

34.
SILVA, A. C.; Angelucci, Carla Biancha; Silva, Ani Martins. Participação em banca de Sikvia de Oliveira.Aspectos positivos da inclusão escolar da criança com deficiência: reflexão teórica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

35.
Silva, Ani Martins; Angelucci, Carla Biancha; SILVA, A. C.. Participação em banca de Sylvia Battistetti de Almeida.Inclusão escolar de alunos com deficiência e o papel da escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

36.
Silva, Ani Martins; SILVA, A. C.; Angelucci, Carla Biancha. Participação em banca de Elisangela Almeida de Souza.Apropriação da leitura e escrita da criança com deficiência mental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

37.
SILVA, A. C.; SILVA, P. F.; BORGES, W. S.. Participação em banca de Priscila Canteri Serra Silva.Educação matemática: a importância da contagem como situação de aprendizagem para crianças de 2 e 3 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

38.
DUARTE, K. R. V.; SERRÃO, C. R. B.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Gislaine de Almeida Luiz.Arte: verbo auxiliar na ampliação do olhar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

39.
SILVA, A. C.; BORGES, W. S.; SILVA, P. F.. Participação em banca de Elizabeth Gobbi Pessoa.O ensino da geometria na educação infantil: uma análise. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

40.
SILVA, A. C.; SILVA, P. F.; BORGES, W. S.. Participação em banca de Jéssica Ferreira de Sousa Gadia.A investigação matemática e as regularidades da tabuada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

41.
SILVA, A. C.; SILVA, P. F.; AZEVEDO, V. L. A.. Participação em banca de Taise Machado Galante.Como o jogo do alvo pode contribuir para a construção do significado do número de dois dígitos para crianças de 6 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

42.
PECHLIYE, Magda Medhat; SILVA, A. C.; AZEVEDO, Leandro Villela. Participação em banca de Simone Ichiwaki.A importância da aplicação de jogos didáticos em sala de aula para o processo de ensino-aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, A. C.. Parecerista técnico científico do PIBIC CNPq - Programa Institucional de Iniciação Científica. 2013. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2.
SILVA, A. C.. Parecerista do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2012. Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDEA - I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Membro da Comissão Científica. 2013. (Congresso).

2.
Conferência Relações Interpessoais entre docentes e discentes no Ensino Superior. 2013. (Outra).

3.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Resolução de Problemas: o pensamento complexo neles manifesto. 2013. (Congresso).

4.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. O Jogo do Alvo na Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).

5.
Conferência: Avaliação da Aprendizagem Semana de Preparação Pedagógica. 2012. (Outra).

6.
Semana de Preparação Pedagógica.Pelo caminho da arquitetura: a experiência didática da disciplina de Projeto I. 2012. (Outra).

7.
Semana de Preparação Pedagógica. 2012. (Outra).

8.
Semana de Preparação Pedagógica - palestra Técnicas Ativas de Ensino. 2012. (Outra).

9.
Seminário de Preparação Pedagógica.Parecerista dos Trabalhos da Semana de Preparação Pdagógica. 2012. (Outra).

10.
Técnicas Ativas de Ensino. 2012. (Outra).

11.
Universidade Contemporânea - História e Desafios do Futuro. 2012. (Encontro).

12.
IV Colóquio Atuação de pedagogo em espaços não escolares. 2011. (Outra).

13.
VI Seminário de Pesquisa em Educação. 2011. (Seminário).

14.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. O pensamento proporcional na formação de professores polivalentes. 2010. (Congresso).

15.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2010. (Congresso).

16.
V Seminário de Pesquisa em Educação.O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental: atuais ou antigos desafios. 2010. (Seminário).

17.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. Formação Inicial Docente e Números Racioanis - uma perspectiva. 2010. (Congresso).

18.
II Congresso Nacional das Licenciaturas. Ensino das quatro operações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Congresso).

19.
IV SIPEM - Seminário Internacional De pesquisa em educação Matemática.Ideias de professoras dos anos iniciais sobre números racionais. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. C.; LOPES, M. E. P. . IX Seminário de Alfabetização e Matemática Revisitadas. 2016. (Congresso).

2.
SILVA, A. C.. IV Mostra de Projetos Interdisciplinares. 2016. (Exposição).

3.
SILVA, A. C.. ANDEA - I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. 2013. (Congresso).

4.
SILVA, A. C.. Encontro sobre a Educação Empreendedora na Infância. 2013. (Outro).

5.
SILVA, A. C.. Semana de Preparação Pedagógica (Comitê científico). 2012. (Outro).

6.
SILVA, A. C.. Seminário de Alfabetização e Matemática Revisitadas. 2012. (Outro).

7.
SILVA, A. C.; CERONI, M. R. ; SILVA, P. F. ; INOCENCIO, D. . Seminário Internacional de Pesquisa em Educação. 2011. (Outro).

8.
SILVA, A. C.; LOPES, M. E. P. . III Seminário "A alfabetização e Matemática revisitadas: propostas de intervenção em sala de aula. 2010. (Outro).

9.
SILVA, A. C.; MARANHAO, M. C. . IV Mostra de Pesquisa em Educação. 2006. (Congresso).

10.
SILVA, A. C.. XII Simpósio de Educação e V Encontro de Professores "Inclusão e Exclusão: Contrapontos da Educação Brasileira". 2003. (Congresso).

11.
SILVA, A. C.. Planejamento Estratégico da Uniepre - Unidade de Ensino da Pré-Escola. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Zenilde A. Barbosa Hipólito dos Santos. Mediaçao na relação afetiva de alunos da educaçao básica com a matemática. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

2.
Talita Carlos Pinfildi. Estratégias facilitadoras para o Ensino dos istema de numeração decimal nos anos iniciais. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).

3.
Thatiana Camargo Cardozo. Qual o papel do intérprete de LIBRAS em sala de aula. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patrícia da Rocha Diodato. Matemática Empreendedora - aprendendo a trabalhar com as situações problemas. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora na Infância) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

2.
Natália Kurita Gomes Garcia. O professor empreendedor na matemática: chega de rejeição. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora na Infância) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

3.
Myriam Pisati Silvestri Raymundi. Contagem na educação infantil no grupo de Jardim III. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora na Infância) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

4.
Marcia Mazzini Baptistella. Números e operações: o significado e as possibilidades de resolução para alunos do segundo ano do Fundamental I. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora na Infância) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

5.
Aline Regis Leka. Formação Matemática no curso superior em Pedagogia. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Empreendedora na Infância) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raíssa Borges Siqueira. O uso do livro didático de matemática pelo professor: um estudo com professores da rede estadual de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

2.
Edna Aparecida Lima. Indícios de pensamento algébrico nos Parâmteros Curriculares NAcionais - PCN's - uma metanálise. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

3.
Rebeca da Cunha Feitosa. O ensino da matemática: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de 9 anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

4.
Adriana Aparecida dos Santos Gomes. Investigando geometria: processos e desafios de profissionais da Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

5.
Mariana Campioni Morone Cardoso. Sistema de numeração decimal: um desafio na formação de professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

6.
Daniela Cristina Farias Gomes. O livro didático de matemática: análise sobre abordagem da multiplicação nas séries iniciaisdo Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

7.
Gabriela de Lamos Porto Oliveira. Estruturas aditivas e softwares infantis: aproximação ou distanciamento?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

8.
Kátia de Souza Macedo. O papel do resgistro na construção de ideias relativas ao campo multiplicativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

9.
Fernanda Coutinho de Abreu. O ensino da campo aditivo nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

10.
Natália Baptista de Brito Luiz. A influência dos jogos no aprendizado: o significado do número na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

11.
Priscila Mosca Pantarotto. Significado dos números racionais - um saber necessário à docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

12.
Gleyce Rodrigues de Souza. O ensino da geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

13.
Rafaella Huet Castro Bakx de Souza. O desenvolvimento neurológico e a construção do número pela criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

14.
Heloisa Maria Anselmo Marciano. A contribuição dos jogos no aprendizado de conceitos matemáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

15.
Maria Luiza Karlovic. A decomposição numérica como ferramenta de cálculo nos anos iniciais da escolarização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

16.
Caroline Lamboglia. Análise da gemetria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

17.
Priscila Serra Canteri. Educação matemática: a importância da contagem como situação de aprendizagem para crianças de 2 e 3 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

18.
Taise Machado Galante. Como o jogo do alvo pode contribuir para a construção do significado do número de dois dígitos para crianças de 6 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

19.
Jéssica Ferreira de sousa Gadia. A investigação matemática e as regularidades da tabuada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

20.
Elizabeth Gobbi Pessoa. O ensino da geometria na educação infantil: uma análise. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

21.
Luciano Canachiro. Formação do pedagogo para o ensino da matemática - um estudo de caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

22.
Luana Marra Correa. O papel das intervenções pedagógicas na construção de significado para números de dois dígitos pelas crianças de 4 a 6 anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

23.
Claudia De Fiore Doneux. O lúdico nos primeiros conceitos matemáticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

24.
Ana Paula Corrêa da Silva. A construção da relação professor aluno visando amenizar os conflitos interpessoais e a indisciplina na classe. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

25.
Juliana Prezia e Silva. Entendendo o desenvolvimento de regras e limites em crianças de 3 e 4 anos e sua importância na construçao da autonomia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

26.
Carina Portilho Figueira Perci. A importância do brincar no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

27.
Marcele Pereira Santos. A influência do brincar no desenvolvimento da infância. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

28.
Thalita Fernandez Piva. Alfabetização de surdos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

29.
Renata Geralde. Formação continuada, saber docente e apredizagem significativa para a educação infantil e ensino fundamental I. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

30.
Samantha Corrêa Andery. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

31.
Juliana Genicolo. Alfabetização na Educação Infantil: sim ou não?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

32.
Juliana do Espírito Santo. Formação de leitores e prática pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

33.
Vivian Alboz. Educação infantil e séries iniciais: é possível haver articulação?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

34.
Priscila Martins Pellegrini. A importância da literatura infantil na formação de leitores iniciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

35.
Vilma de Oliveira. Matemática na escola - estudo de caso sobre a introdução de atividades de investigação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

36.
Carla Nolli Lopes. A construção do pensamento matemático entre crianças: aspectos da compreensão do posicionamento do sistema de numeração decimal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

37.
Leandro Lamano Ferreira. Construindo a escola do século XXI. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

38.
Valéria Bussola Martins. Dislexia: mito ou desafio?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

39.
Adriane Mutsumi Saito. A educação infantil e a construção da autonomia moral. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

40.
Cleusa Canali Scalabrin. As canções infantis como meio de aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

41.
Sarah Sabrina Dayan. Avaliação na Educação Infantil: uma proposta de elaboração. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

42.
Fabiana Ap. F. Sebastião. Formação de professores em serviço. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

43.
Camila Pestana Liprandi. O desenho infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

44.
Marina Machado Soares. Intervenção pedagógica na alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

45.
Aline Loschi. A importância da literatura da educação infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

46.
Áurea Meire Oliveira Teles. A prática docente e a mobilização para a alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

47.
Camila Giacon. A presença da música na escola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

48.
Daniela Gisele de Barros. Educação Infantil e folclore: um estudo de possibilidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

49.
Paula Renata de Farias C. Almeida. O Lúdico no cotidiano de crianças hospitalizadas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.

50.
Priscila Sartner. A importância da música para a Educação Infantil. Contribuições para o desenvolvimento global da criança. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Adriana Camejo da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, A. C.; SILVA, P. F. . Diversidade e cidadania: implicações para a formação inicial docente. In: Isabel Cristina Rodrigues; Aline da Silva Freitas; Ester Zuzo de Jesus. (Org.). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1ed.São Paulo: LTR Editora, 2017, v. 1, p. 35-43.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 16:39:08