Sirley Lizott Tedeschi

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  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Docente efetiva da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente exerce a função de coordenadora adjunta do ProfHistória/UEMS. Participa como pesquisadora nos grupos de pesquisa "Pensamento social e processos históricos (UEMS) e "Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente (UCDB). Participa como pesquisadora/colaboradora da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e educação, ensino de filosofia, educação e diferença, epistemologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sirley Lizott Tedeschi
Nome em citações bibliográficas
TEDESCHI, S. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Rod. Dourados/Itahum KM 12
Universitário
79804-970 - Dourados, MS - Brasil - Caixa-postal: 351
Telefone: (67) 39022360
Fax: (67) 39022364
URL da Homepage: http://www.uems.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em EDUCAÇÂO.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: Concepções epistemológicas e a produção das identidades e diferenças dos sujeitos no espaço escolar., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Ruth Pavan.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: epistemologia; identidade; diferença.
Grande área: Ciências Humanas
1998 - 1999
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O problema da dúvida e do cógito em Descartes,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Jaime Paviani.
Grande área: Ciências Humanas
1990 - 1995
Graduação em Filosofia.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
1987 - 1990
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de 2º Grau Assis Brasil, EEAB, Brasil.
1979 - 1986
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dom Antônio Macedo Costa, EEDAMC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Minicurso - Discurso, hegemoia e performatividade: enfoque para a pesquisa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2017 - 2017
Formação em Educação a Distância - Módulo DOCENTE/TUTOR. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2015 - 2015
O cinema como linguagem potencializando uma leitura sensível do corpo-educa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Gerenciar corpos e condutas transgressoras. (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2005 - 2005
Ciclo de Debates. (Carga horária: 8h).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
2002 - 2002
Os Paradoxos da Modalidade no Interior da Fenomeno. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
1999 - 1999
Filosofia Com Crianças. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
1998 - 1998
Leibniz o Desdobramento da Razão Enquanto Monada. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1997 - 1997
A Crise do Sujetio no Pensamento Contemporâneo. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1997 - 1997
A Virada de Paradigma do Paradigma do Conhecimento. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1996 - 1996
O Que é Filosofia. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1996 - 1996
A Recepção do Passado Filosófico de Agostinho Ao I. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1991 - 1991
Filosofia Sobre Ciencia e Pós Modernidade. (Carga horária: 40h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 8
Outras informações
Professora nas disciplinas de Filosofia e Historia das Idéias Politicas

Atividades

07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós- graduação Mestrado Profissional em Enis, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de reformulação do Regulamento do Programa Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PrifHistória) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Amambai..
10/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós- graduação Mestrado Profissional em Ensino de História, .

04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Conselheiro.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, colegiado de curso, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Docente Estruturante.
02/2011 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
02/2011 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e História da Educação
Filosofia I e II
03/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, colegiado de curso, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de reformulação do projeto pedagógico do curso de graduação em Ciências Sociais.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da História
05/2011 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, colegiado de curso, .

Cargo ou função
Membro da comissão de reformulação do projeto pedagógico do curso de Ciências Sociais.

Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor hora-aula, Carga horária: 10

Atividades

03/2010 - 12/2010
Ensino, Artes visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Arte
03/2009 - 12/2010
Ensino, Pegagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
03/2009 - 12/2010
Ensino, Administração de empresas com enfase em agronegoci, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
03/2009 - 12/2010
Ensino, Educação Fisica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia
03/2009 - 12/2010
Ensino, Administração de empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia

Faculdades Integradas de Palmas, FACIPAL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (em regime de RPA), Carga horária: 5
Outras informações
Ministrei aulas na Pós-Graduação em Interdisciplinariedade no componente curricular de Bases epistemológicas e filosóficas da educação

Atividades

3/2003 - 10/2003
Ensino, Interdisciplinaridade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Bases epistemológicas e filosóficas da educação
7/2002 - 8/2002
Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ètica e meio ambiente

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Hora-aula, Carga horária: 20

Atividades

07/2005 - 07/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade Política e Cultura
01/2005 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ciência e da Tecnologia
Filosofia e Educação
Filosofia
01/2003 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
Filosofia
Filosofia e Psicologia I
Filosofiia Moderna e Psicanálise
Fundamentos da Ciência e da Tecnologia
01/1997 - 07/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Filosofia II
Estágio Supervisionado em Filosofia I
História da Filosofia IV
Ensino de Filosofia I
Ética I
Fundamentos da Ciência e da Tecnologia
Teoria do Conhecimento I
Filosofia
03/2006 - 12/2007
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da ciencia e da tecnologia
03/2007 - 07/2007
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
07/2003 - 07/2006
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Razão
01/2003 - 07/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ciência e da tecnologia
Ética


Linhas de pesquisa


1.
Saberes Históricos no espaço escolar


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Entre relações de poder e práticas de resistência: a produção de uma educação outra e de uma vida outra
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo discutir a potência produtiva e criativa de práticas de resistência de professores/as em ação no contexto escolar, contra os efeitos das relações de poder instituídas que assujeitam e aviltam a vida. Para a produção de informações serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores/as que atuam na educação básica em uma escola pública. Tomamos como referência para a análise a perspectiva pós-estruturalista e destacamos principalmente as contribuições de Michel Foucault e de Gilles Deleuze. Deste modo, entendemos que as práticas de resistência representam um trabalho sobre si e possibilitam a criação de gestos ativos e transgressores capazes de constituir novos modos de existência, novas subjetividades. São práticas, em muitos casos, anônimas, comuns, impessoais, com força para provocar fissuras nos modos de vida estabelecidos, capazes de fazer emergir novas questões. Trata-se de compreender as práticas de resistência como potencializadoras da constituição de modos outros de existência, da criação de possibilidades de vida, de territórios existenciais, capazes de resistir ao poder e ao saber. Nesse sentido, afastamo-nos das concepções que vêm nas práticas de resistência apenas oposições ou reações ao poder e buscamos ressaltar a produtividade e positividade das práticas de resistência nos modos de invenção de si no contexto escolar. Nesse sentido, partimos da concepção de que a instituição escolar, para além de promover processos de assujeitamento, também promove processos de subjetivação ? de constituição de si mesmo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Concepções epistemológicas e a produção de identidades e diferenças no espaço escolar.
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções filosófico-epistemológicas presentes nos discursos dos/as professores/as e as implicações na produção das identidades e diferenças dos/as alunos/as do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de Campo Grande (MS) com alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para tanto, será feita a análise dos discursos dos/as professores/as e das observações dos/as alunos/as, para compreender a articulação entre as concepções filosófico-epistemológicas e a produção das identidades e diferenças. O trabalho inspira-se nos estudos pós-estruturalistas e entende que a linguagem não é um mecanismo de representação da realidade, mas discurso que, envolto em relações de poder/saber, produz verdades e nos subjetiva. Então, os discursos analisados nesta pesquisa são entendidos como práticas discursivas e não-discursivas produzidas em meio a relações de poder. Os sujeitos desta pesquisa ? professores/as e alunos/as ? são compreendidos como constituídos historicamente por meio de relações de poder/saber, o que leva a pensar que as identidades e diferenças desses sujeitos não são essências fixas e imutáveis. Nesse campo teórico, as identidades e diferenças são entendidas como produtos de processos de subjetivação sempre instáveis, sempre abertos, dispondo de um caráter de mutabilidade, de transformação. Para a produção de informações, recorremos a entrevistas semiestruturadas direcionadas aos/às professores/as e observações dos/as alunos/as; tais instrumentos são vistos como permeados de subjetividade, afastando-se a possibilidade de objetividade e neutralidade do conhecimento produzido nesta pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Filosofia e Educação: a importância do filosofiar no processo de formação.
Descrição: O foco da investigação é a relação entre Filosofia e Educação, propondo demonstrar as contribuições da filosofia no processo de formação. Trata-se de elucidar conceitos que explicitem o sentido do educar com filosofia, delineando possibilidades de pensar uma formação mais consciente pautada por uma postura crítico- reflexiva tanto do educando quanto do educador. A investigação se pautará na análise conceitual, dialogando, através de textos, com autores consagrados da história da filosofia, que tematizam e problematizam a relação entre filosofia e educação. Estes textos e autores, indicam que a problematização dessa relação se faz presente no período clássico grego, com Sócrates, Platão e Aristóteles até os dias de hoje. Assim, percebe-se, que já na antigüidade, haviam elementos que apontavam para uma relação de aproximação entre filosofia e educação. A partir das considerações dos autores clássicos da filosofia, vislumbra-se possibilidades de pensar novas perspectivas para a educação hoje, como por exemplo, a idéia de que não há educação que não tenha supostos filosóficos e que não há filosofia que não eduque. Em vez de pensarmos a educação a partir de uma cultura abalada por uma experiência histórica do cientificismo, o retorno à tradição filosófica nos permite um novo exame do sentido da educação. Com isso acredita-se que haverá uma perspectiva geral humanística na Educação possibilitada via escola e universidade, bem como de um ensino que não esteja modelado pelo critério do unilateralismo, da fragmentação ou do solipsismo e desta maneira a qualificação do profissional acadêmico pode ocorrer, mas sem nunca descuidar da formação geral do homem e do cidadão, tarefa cada vez mais difícil e necessária, dada a complexidade da ordem societária existente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2010
Filosofia e educaçao nos clássicos
Descrição: Objetiva pesquisar a concepçao de educaçao nas obras dos filósofos clássicos, bem como articular diálogos interdisciplinares com outras áreas do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sirley Lizott Tedeschi - Coordenador.
2005 - 2007
Filosofia moderna e psicanálise
Descrição: Objetiva dialogar com a Psicologia temas de pensadores modernos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Filosofia e educação
Descrição: O projeto aborda a temática filosofia e educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sirley Lizott Tedeschi - Coordenador.Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Remuneração.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Sochiarte: ciclo de debates e ações culturais - UEMS - Amambai.
Descrição: A proposta, com o projeto, é realizar palestras, mini cursos, exposições e oficinas relacionadas à formação em Ciências Sociais e História, de forma periódica e quando surgirem as oportunidades e disponibilidades de colaboradores, através de um ciclo de debates, com uma periodicidade de uma ação ao mês. Para além da formação teórica, pretende-se favorecer ações relacionadas à formação de professores de forma abrangente, envolvendo o patrimônio cultural material e imaterial próprio da região. O objetivo é promover a formação cultural de estudantes, professores e público em geral, em vários níveis, a partir dessas atividades. Pretende-se ampliar e diversificar as ações da UEMS/Unidade de Amambai, promovendo a visibilidade dessa IES e seus cursos superiores através dessa ação de extensão, atraindo os jovens e reforçando nossa atuação junto à sociedade.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Filosofia e Cinema: reflexoes a partir de imagens
Descrição: O cinema, ao longo de sua existência, tem sido compreendido como uma forma de entretenimento, de lazer e de informação. Filósofos contemporâneos tematizaram sobre o cinema em suas obras, entretanto, somente na segunda metade do século XX, é que surgiram tentativas de tecer reflexões de caráter filosófico com base na trama cinematográfica. O projeto de extensão Filosofia e Cinema: refletindo a partir de imagens propõe-se a aproximar a filosofia da sociedade utilizando como recurso metodológico a filmografia. Socializar as grandes idéias do legado filosófico é uma forma de não restringir a filosofia ao âmbito universitário. Articulá-la com o cinema é uma maneira de torná-la acessível ao grande público. Desta forma, o pensar filosófico deixa de ser algo restrito apenas aos iniciados numa linguagem especifica dos especialistas em filosofia. Com esta possibilidade, se pretende produzir reflexões de caráter filosófico com o público participante sobre temas de relevância social utilizando como (pre) texto o conteúdo cinematográfico. As imagens as vezes guiam os conceitos, permitindo que se levantem questões para as quais não há respostas prontas, nos instigando a pensar. Espera-se que após cada exibição o público participe ativamente das discussões e relacione as questões apresentadas pelo filme com o seu fazer cotidiano..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sirley Lizott Tedeschi - Coordenador.


Outros Projetos


2018 - Atual
Projeto de Ensino
Descrição: Tópicos especiais em Ciências Sociais e História.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Sirley Lizott Tedeschi - Integrante / Viviane Scalon Fachin - Integrante / Glaucia Tahis da Silva Campos Peclat - Integrante / Célia Maria Foster - Coordenador / Cristiane Pereira Peres - Integrante / Vitor Hugo Rinaldi Guidott - Integrante / Ilsyane do Roccio Kmitta - Integrante / Kátia Resende de Assis Machado - Integrante.
2011 - 2011
Projeto de Ensino
Descrição: Tópicos especiais em Ciências Sociais e História.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia e Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TEDESCHI, S. L.2018TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A presença do discurso moderno/colonial no currículo e a produção de sujeitos. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 26, p. 43-56, 2018.

2.
TEDESCHI, S. L.2017TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 12, p. 772-787, 2017.

3.
TEDESCHI, S. L.2017TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A produção de subjetividades na escola:. QUAESTIO (UNISO), v. 19, p. 181, 2017.

4.
TEDESCHI, S. L.2017TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . Currículo e epistemologia: a des-criação da identidade/universalidade e a criação da diferença/multiplicidade.. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 17, p. 678-698, 2017.

5.
TEDESCHI, S. L.2016TEDESCHI, S. L.. Políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minusculas). Série-Estudos (UCDB), v. 21, p. 221-226, 2016.

6.
TEDESCHI, S. L.2015TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . Os fundamentos da educação moderna sob suspeita: a crítica pós-estruturalista e a produção de identidades e diferenças. Roteiro, v. 40, p. 357-376, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
FACHIN, V. S. ; TEDESCHI, S. L. . História da Educação: da Vila União ao município de Amambai (1939-2018). In: Viviane Scalon Fachin; Marinete Aparecida Rodrigues Zacharias; Fabrício Antonio Deffacci. (Org.). Ammabai 70 anos de história.. 1ed.Dourados: Editora Seriema, 2018, v. 1, p. 123-152.

2.
TEDESCHI, L. A. ; TEDESCHI, S. L. . Pensar o(s) gênero(s) para além das fronteiras. In: LIMA, Emanuel Fonseca; WATSON, Carmen Soledad Aurazo. (Org.). Identidade e diversidade cultural na América Latina. 1ed.Porto Alegre: Editora FI, 2017, v. 1, p. 107-124.

3.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . O currículo e o poder disciplinar: práticas de normalização e controle no contexto da avaliação em larga escala. In: José Licínio Backes e Ruth Pavan. (Org.). A universidade vai à escola pública em tempos de avaliação em larga escala: práticas, potências e subversões. 1ªed.Campinas/SP: Mercado das Letras, 2017, v. , p. 1-15.

4.
COLLING, A. M. ; TEDESCHI, S. L. . Cidadania, gênero e subjetividade: um diálogo necessário. In: Sandra Vidal Nogueira; Serli Genz Botler; Luis Fernando Gastaldo; Louise de Lira Roedel Botelho; Artur Filipe Ewald Wuerges.. (Org.). Educação Popular, democracia e direitos humanos: Ensaios para uma pedagogia universitária interdisciplinar e transversal.. 1ªed.Ijuí: UNIJUÍ, 2016, v. I, p. 157-171.

5.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . Modernidade e pós modernidade e construção e declínio do sujeito: implicações para o currículo. In: José Licínio Backes, Regina Tereza Cestari de Oliveira, Ruth Pavan. (Org.). Políticas educacionais, currículo e diversidade cultural na educação básica. 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 171-194.

6.
TEDESCHI, S. L.. Educação e Filosofia: Um diálogo transdisciplinar. In: Losandro Antonio Tedeschi. (Org.). Leituras de Gênero e Interculturalidade. 1ed.Dourados - MS: EDUFGD, 2013, v. 1, p. 491-502.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TEDESCHI, S. L.. Filosofia na Escola: para que?. Educação Gazeta, Amambai.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TEDESCHI, S. L.. POTENCIALIZANDO OUTROS MODOS DE EDUCAÇÃO E DE CURRÍCULO: NIETZSCHE E O PERSPECTIVISMO. In: VIII Seminário Internacional Fronteiras Étnico-culturais e fronteiras da exclusão, 2018, Campo Grande/MS. VIII Seminário Internacional Fronteiras Étnico-culturais e fronteiras da exclusão, 2018.

2.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . ENTRE RELAÇÕES DE PODER E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA: A PRODUÇÃO DE OUTROS MODOS DE EXISTÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR. In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4ª Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas/RS. 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 4ª Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017. v. 1. p. 1-12.

3.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A presença de monstros e sujeitos maléficos no currículo: uma invenção das relações modernas/coloniais de poder. In: 38ª Reunião Nacional da ANPEd - Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, 2017, São Luis/MA. 38ª Reunião Nacional da ANPEd - Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, 2017. p. 1-16.

4.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A subversão da lógica hegemônica no contexto escolar: análise de práticas de resistência de professores e alunos. In: XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamerican - CIHELA, 2016, Medellin/CO. XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamerican - CIHELA, 2016. v. 1. p. 23-36.

5.
TEDESCHI, S. L.. Os valores morais e a produção de subjetividades na escola: uma análise a partir da crítica nietzschiana.. In: VI Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão, 2016, Campo Grande/MS. VI Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão, 2016.

6.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A lógica hegemônica na escola sob suspeita: uma análise de práticas de resistência de professores.. In: XVIII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016, Cuiabá/MT. XVIII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016.

7.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A produção do conhecimento em educação: o pós-estruturalismo como potência epistemológica. In: VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade e I Seminário do Observatória de Educação Escolar Indígena, 2015, Campo Grande/MS. VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade, 2015.

8.
TEDESCHI, S. L.. A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PODER DISCIPLINAR NO CONTEXTO ESCOLAR.. In: 37 Reunião Nacional da ANPEd., 2015, Florianópolis/SC. 37 Reunião Nacional da ANPEd., 2015.

9.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . Epistemologias que circulam no espaço tempo escolar: construindo as identidades e diferenças dos sujeitos. In: 6º SBECE E 3º CIECE: educação, transgressões e narcicismos, 2015, Canoas/RS. 6º SBECE E 3º CIECE: educação, transgressões e narcicismo, 2015.

10.
TEDESCHI, S. L.. A produção das identidades e diferenças no espaço escolar.. In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - XI CIHELA, 2014, Toluca/México. Sujetos, poder y disputas por la Educación: textos de historiografia de la educación latinoamericana.. v. 1.

11.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . O currículo e a produção de sujeitos modernos em uma escola com alto IDEB. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. Didática e pratica de ensino na relação com a escola, 2014. v. 1.

12.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . Modernidade e Pós-modernidade: construção e declínio do sujeito. In: V seminário povos indígenas e sustentabilidade: do campo ao campus e do campus ao campo: trajetórias de saberes, 2013, Campo Grande. V seminário povos indígenas e sustentabilidade, 2013.

13.
TEDESCHI, S. L.. Filosofia e Educação: o filosofar no processo de formação. In: XI Encotro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2012, Corumbá. XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste. Campo Grande: UFMS, 2012. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TEDESCHI, S. L.. Educar com Filosofia: O filosofiar no Processo de formação em A República de Platão. In: II Simpósio sul brasileiro sobre o ensino de filosofia, 2002, Ijui. Trabalhos acadêmico - cientificos. Ijui - RS: Editora Unijui, 2002. p. 92-93.

2.
TEDESCHI, S. L.. Filosofia na educação: a importância do filosofiar no processo de formação. In: VI jornada de pesquisa da Unijui, 2001, IJUI. Livro de Resumos - VI jornada de Pesquisa da UNIJUI. Ijui: Editora Unijui, 2001. p. 54-55.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TEDESCHI, S. L.. Educar com filosofia: O filosofar no processo de formação em A República de Platão.. In: VII Jornada de Pesquisa da Unijui, 2002, Ijui. Livro de Resumos da VII jornada de Pesquisa da Unijui. Ijui: Editora Unijui, 2002. p. 54-55.

Apresentações de Trabalho
1.
TEDESCHI, L. A. ; TEDESCHI, S. L. . Gênero e Educação: entre margens e reconhecimentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TEDESCHI, S. L.; GOMES, C. C. ; SILVA, M. I. ; PAVAN, R. . Currículo, diferença e avaliação em larga escala na escola pública. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TEDESCHI, S. L.. POTENCIALIZANDO OUTROS MODOS DE EDUCAÇÃO E DE CURRÍCULO: NIETZSCHE E O PERSPECTIVISMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TEDESCHI, S. L.. Currículo, práticas pedagógicas e produção de sujeitos em contexto de avaliação em larga escala. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TEDESCHI, S. L.. Por um Currículo sem essencialismos e universalismos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TEDESCHI, S. L.. Pós-estruturalismo e Filosofia da Diferença: possibilidades metodológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . Entre relações de poder e práticas de resistência: a produção de outros modos de existência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TEDESCHI, S. L.. Sobre diferença e educação; ultrapassando fronteiras epistemológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TEDESCHI, S. L.. Deleuze: diferença e inclusão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A presença de monstros e sujeitos maléficos no currículo: uma invenção das relações modernas/coloniais de poder. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TEDESCHI, S. L.. O ápice da diferença e Kant diferença e representação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . Os valores morais e a produção de subjetividades na escola: uma análise a partir da crítica nietzschiana.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A subversão da lógica hegemônica na escola: análise de práticas de resistência de professores e alunos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A lógica hegemônica na escola sob suspeita: uma análise de práticas de resistência de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . Epistemologias que circulam no espaço tempo escolar: construindo as identidades e diferenças dos sujeitos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . A produção do conhecimento em Educação: o pós-estruturalismo como potência epistemológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
TEDESCHI, S. L.. A produção de subjetividades na escola: uma reflexão sobre o poder disciplinar no contexto escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TEDESCHI, S. L.. A invenção da razão universal e o primado da identidade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . O currículo e a produção de sujeitos modernos em uma escola com alto IDEB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
TEDESCHI, S. L.. A produção de identidades e diferenças no espaço escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
TEDESCHI, S. L.; PAVAN, R. . Modernidade e Pós-modernidade: construção e declínio do sujeito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
TEDESCHI, S. L.. Educaçao Ética. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
TEDESCHI, S. L.. Filosofia e Educação: o filosofar no processo de formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
TEDESCHI, S. L.. Filosofia e educaçao. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
TEDESCHI, S. L.. Educar com filosofia:o filosofar no processo de formação em A República de Platão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
TEDESCHI, S. L.. Educar com filosofia: o filosofar no processo de formação em A República de Platão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
TEDESCHI, S. L.. Filosofia na educação: a importância do filosofiar no processo de formação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TEDESCHI, S. L.. XXVI UNIARTE: educação arte e cultura: questoes, tendencias e perspectivas. 2010.

2.
TEDESCHI, S. L.. Grupo de estudo em filosofia. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
TEDESCHI, S. L.. Parecerista Revista Acesso Livre. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
TEDESCHI, S. L.. Concepções filosóficas e a produção de identidades e diferenças no espaço escolar.. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
TEDESCHI, S. L.. Grupo de Trabalho Identidade e diferença e a contemporaneidade. 2015. (Coordenação de Grupo de trabalho).

3.
TEDESCHI, S. L.. Grupo de trabalho Relações de Gênero e Educação.. 2014. (Coordenação de Grupo de trabalho).

4.
TEDESCHI, S. L.. Filosofia e Educação: o filosofar no processo de formação. 2013. (Relatório de pesquisa).

5.
TEDESCHI, S. L.. Epistemologia moderna: construçao e declinio do sujeito. 2012. .

6.
TEDESCHI, S. L.. Filosofia: um olhar diferente. 2011. .

7.
TEDESCHI, S. L.. A importância da filosofia no currículo escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PALMA, R.; PIEREZAN, A.; TEDESCHI, S. L.. Participação em banca de Bruno Nascimento dos Santos. Raça, racismo e questão racial no ensino de História: uma análise a partir dos livros didáticos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
PALMA, R.; PIEREZAN, A.; TEDESCHI, S. L.. Participação em banca de Bruno Nascimento dos Santos. Ensino de História e relações raciais: a construção do racismo brasileiro nos livros didáticos de História. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Célia Maria Foster Silvestre; LUTTI, A. C. C.; TEDESCHI, S. L.. Participação em banca de Valdinei Lima. Teko Porã, reciprocidade política entre Guarani e Kaiowá, MS.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Instituições Políticas e Processos Sócio-histórico) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FACHIN, V. S.; TEDESCHI, S. L.; DEFFACCI, F. A.. Participação em banca de Edinalva Gomes da Silva.Efeitos da Lei Maria da Penha no Município de Amambai/MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
DEFFACCI, F. A.; TEDESCHI, S. L.; PALMA, R.. Participação em banca de Sonia Aparecida Silva Biron.Movimento de mulheres de Amambai: poder, desenvolvimento e liberdade.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
Célia Maria Foster Silvestre; TEDESCHI, S. L.; SILVA, K. K. D.. Participação em banca de Selma Cristina LopesPache.Ensino e Extensão na licenciatura em Ciências Sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
VALENTIM, R. A.; TEDESCHI, S. L.; DEFFACCI, F. A.. Participação em banca de Sueli Venância Moreira.A relação entre prevenção e ação social na atuação da pastoral da criança no município de Amambai.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
SILVA, K. K. D.; TEDESCHI, S. L.; DEFFACCI, F. A.. Participação em banca de Suely da Silva Cristaldo.História da educação infantil no Brasil: uma análise sobre a relação da família com a instituição de ensino das crianças de 0-6 anos de idade (1988-2010). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
TEDESCHI, S. L.; SILVA, K. K. D.; DEFFACCI, F. A.. Participação em banca de Josimeire dos Santos Lima.Educação como proposta de emancipação; uma análise a partir dos escritos de Theodoro Adorno.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

7.
VALENTIM, R. A.; TEDESCHI, S. L.; MENDONCA, A. A. G.. Participação em banca de Adriana Pereira Dias.Sociologia e liberdade: relatos de ex-detentos na cidade de Amambai, Mato Grosso do Sul, Brasil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

8.
TEDESCHI, S. L.; ALBANEZ, J. L.; Célia Maria Foster Silvestre. Participação em banca de Carlos Vital Espindola de Avalo.Colônia Botelha de Tacuru-MS: Do apogeu á Nostalgia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
TEDESCHI, S. L.; FERNANDES, L. C.; VALENTIM, R. A.. Participação em banca de Elizete Nogueira Godoy.Ensino de Sociologia na Educaçao Básica: rupturas e permanencias apos a lei n11.684/2008. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

10.
TEDESCHI, S. L.; Claudia Del Boni; SILVA, K. K. D.. Participação em banca de Lucimara Ifran Soares.Sociologia no ensino médio brasileiro a partir de 1996 até 2009. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

11.
TEDESCHI, S. L.; Maria de Lourdes dos Santos; Claudia Del Boni. Participação em banca de Luiz Carlos Schoninger.Pratica educativas na educaçao de jovens e adultos: uma analise a partir de Paulo Freire. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

12.
TEDESCHI, S. L.; SOUZA, L. S. O. E.; VALENTIM, R. A.. Participação em banca de Jucimar Carvalho Chaves.Coronel Sapucaia - MS e Capitan Bado - PY: tráfico de drogas e violência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

13.
TEDESCHI, S. L.. Participação em banca de Maria de FátimaBenvenutti Schiffer.Filosofia e Educação em John Dewey. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TEDESCHI, S. L.; FRANCA, C. E.; SOUZA, A.; FACHIN, V. S.. Banca examinadora Seleção docente. 2014. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
DEFFACCI, F. A.; TEDESCHI, S. L.; FRANCA, C. E.; LUTTI, A. C. C.. Banca examinadora seleção docente. 2014. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
SOUSA, N. M.; GONCALVES, F. C.; TEDESCHI, S. L.. Banca examinadora para concurso público para o cargo de professor da Fundação Universidade do Tocantins.. 2014. Universidade Estadual do Tocantins.

4.
TEDESCHI, S. L.; Célia Maria Foster Silvestre; ARAKAKI, S.. Banca examinadora processo seletivo docente. 2012. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Outras participações
1.
DEFFACCI, F. A.; TEDESCHI, S. L.; CRACCO, R. B.. Membro de Banca examinadora de Seleção Docente. 2018. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
TEDESCHI, S. L.; Célia Maria Foster Silvestre. Comissão para reformulção do projeto pedagógico curso de Ciencias Sociais. 2011. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
56º Congresso Internacional de Americanistas. Gênero e Educação: entre margens e reconhecimentos. 2018. (Congresso).

2.
VIII Seminário Internacional Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da exclusão:.POTENCIALIZANDO OUTROS MODOS DE EDUCAÇÃO E DE CURRÍCULO: NIETZSCHE E O PERSPECTIVISMO. 2018. (Seminário).

3.
XIX ENDIPE.Currículo, diferença e avaliação em larga escala na escola pública. 2018. (Encontro).

4.
38 Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.A presença de monstros e sujeitos maléficos no currículo: uma invenção das relações modernas/coloniais de poder. 2017. (Outra).

5.
7º SBECE: Seminário de Estudos Culturais e Educação. 4º SIECE: Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Entre relações de poder e práticas de resistência: a produção de outros modos de existência. 2017. (Seminário).

6.
7º SBECE: Seminário de Estudos Culturais e Educação. 4º SIECE: Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2017. (Seminário).

7.
Ciclo de debates e ações culturais: Destrinchando batatas e colhendo a PEC 2015. 2017. (Outra).

8.
Ciclo de debates e ações culturais - A escola como espaço de enfrentamento à violência doméstica. 2017. (Outra).

9.
X Semana acadêmica de Ciências Sociais, XV Semana acadêmica de HHistória e II Seminário de História, Ensino e Pesquisa do PROFISTÓRIAII.O pós estruturalismo e a produção de conhecimento: potencialidades epistemológicas e analiticas. 2017. (Outra).

10.
Colóquio Epistemologia e Diferença. 2016. (Outra).

11.
Colóquio Interartes; Deleuze, a arte e a filosofia.O Ápice da Diferença e Kant diferença e representação. 2016. (Outra).

12.
VII Seminário Internacional: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão.Os valores morais e a produção de subjetividades na escola: uma análise a partir da crítica nietzschiana.. 2016. (Seminário).

13.
X Colóquio Internacional Michel Foucault - É inútil revoltar-se?. 2016. (Outra).

14.
XII Congreso hiberoamericano de Historia de la Educação Latiniamericana - CIHELA. 2016. (Congresso).

15.
XII Congreso hiberoamericano de Historia de la Educação Latiniamericana - CIHELA. A subversão da lógica hegemônica no contexto escolar: análise de práticas de resistência de professores e alunos. 2016. (Congresso).

16.
XIII ENDIPE.Currículos, diferenças e práticas de enfrentamento e resistência no espaço/tempo escolar. 2016. (Encontro).

17.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Pratica de Ensino - ENDIPE.A lógica hegemônica na escola sob suspeita: uma análise de práticas de resistência de professores.. 2016. (Encontro).

18.
XVIII Encontro Nacional de Didática Prática de Ensino - ENDIPE. 2016. (Encontro).

19.
37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.A produção de subjetividades na escola: uma reflexão sobre o poder disciplinar no contexto escolar.. 2015. (Outra).

20.
37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2015. (Outra).

21.
6º Seminário Brasileiro/ 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Epistemologias que circulam no espaço/tempo escolar: construindo as identidades e diferenças dos sujeitos.. 2015. (Seminário).

22.
6º Seminário Brasileiro/ 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2015. (Seminário).

23.
Terzo Congresso AREIA "America Latina - Europa.. 2015. (Congresso).

24.
VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: Saberes indígenas e a contemporaneidade e Primeiro Observatório da Educação Escolar Indígena.. 2015. (Seminário).

25.
VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: Saberes indígenas e a contemporaneidade e Primeiro Observatório da Educação Escolar Indígena..A produção do conhecimento em educação: O pós-estruturalismo como potência epistemológica. 2015. (Seminário).

26.
A concepção dos professores sobre in/exclusão de estudantes com deficiência visual na educação básica. 2014. (Outra).

27.
Ciclo de Debates: Sociologia em Questão.Ética. 2014. (Outra).

28.
Encontro nacional de didática e prática de ensino - ENDIPE.O currículo e a produção de sujeitos modernos em uma escola com alto IDEB.. 2014. (Encontro).

29.
Encontro nacional de didática e prática de ensino - ENDIPE. 2014. (Encontro).

30.
VI Seminário internacional: Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e I Seminário Nacional do obeduc.. 2014. (Seminário).

31.
Políticas Públicas: Gênero, geração e Fronteira. 2013. (Outra).

32.
V Seminário Povos Indigenas e Sustentabilidade: do campo ao campus e do campus ao campo: trajetoria de saberes.Modernidade e Pos Modernidade: construção e declinio do sujeito. 2013. (Seminário).

33.
V Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: do campo ao campus e do campus ao campo: trajetória de saberes. 2013. (Seminário).

34.
X Encontro de professores da UEMS - UEMS 18 anos: Diálogos e reflexões. 2012. (Encontro).

35.
XI Encotro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste.Filosofia e Educação; o filosofar no processo de formação. 2012. (Encontro).

36.
XI Encotro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste. 2012. (Encontro).

37.
Encontro Nacional de pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação.Filosofia na Escola e os sentidos do pensar. 2011. (Encontro).

38.
Encontro Nacional de pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação. 2011. (Encontro).

39.
IX semana de História de Amambaí: Fronteiras e diálogos culturais. 2011. (Outra).

40.
V seminário de Ensino e Extensao: Valorização docente, prática pedagógica e avaliação da aprendizagem.. 2010. (Seminário).

41.
A Educação e as perspectivas de mercado para o educados. 2009. (Seminário).

42.
Encontros Nietzsche. 2007. (Simpósio).

43.
XV Seminário de Iniciação Científica. XII Jornada de Pesquisa ... Unijuí.Filosofia e Educaçao nos clássicos. 2007. (Outra).

44.
Ciclo de Debates. 2006. (Outra).

45.
4ª Jornada Pedagógica nacional: educar pela pesquisa. 2005. (Seminário).

46.
Ciclo de debates. 2005. (Seminário).

47.
Ciclos de Debates. 2005. (Outra).

48.
VII encontro de cursos de Filosofia do Sul do Brasil. 2005. (Encontro).

49.
V Simpósio Sul-Brasileiro sobre o ensino de filosofia. 2005. (Simpósio).

50.
III simpósio sul-brasileiro sobre o ensino de filosofia. 2003. (Simpósio).

51.
V seminário internacional de educação. 2003. (Seminário).

52.
XVI conferências Filosóficas. 2003. (Outra).

53.
II simpósio sul-brasileiro sobr ensino de filosofia e IV encontro dos cursos de filosofia do sul do Brasil. 2002. (Simpósio).

54.
VII jornada de pesquisa da Unijui.VII jornada de pesquisa da unijui. 2002. (Outra).

55.
VI simpósio de filosofia moderna e contemporânea. 2002. (Simpósio).

56.
I simpósio sul-brasileiro sobre o ensino de filosofia e III encontro dos cursos de filosofia do sul do Brasil. 2001. (Simpósio).

57.
IV Fórum regional de filosofia.IV Fórum regional de filosofia. 2001. (Encontro).

58.
VI simpósio de filosofia moderna e contemporânea.VI simpósio de filosofia moderna e contemporânea. 2001. (Simpósio).

59.
V simpósio de filosofia da unioeste.V Simpósio de filosofia da Unioeste. 2001. (Simpósio).

60.
I Fórum regional de Filosofia: Educação para o Pensar.I Fórum Regional de filosofia: Educação para o Pensar. 2000. (Outra).

61.
II Fórum Regional de Filosofia: Pensar - conhecer - educar.II Fórum regional de Filosofia: Pensar - conhecer - educar.. 2000. (Outra).

62.
II seminário Internacional de educação.II seminário Internacional de educação: tecendo a educação com encanto e imaginação.. 2000. (Seminário).

63.
Curso Filosofia com crianças.Curso filosofia com crianças. 1999. (Outra).

64.
IV simpósio de filosofia moderna e contemporânea.IV simpósio de filosofia moderna e contemporânea. 1999. (Simpósio).

65.
Leibniz- o desdobramento da razão enquanto Monada. Leibniz - o desdobramento da razão enquanto Monada. 1998. (Congresso).

66.
A crise do sujeito no pensamento contemporâneo.A crise do sujeito no pensamento contemporâneo. 1997. (Seminário).

67.
A virada do Paradigma: do paradigma do conhecimento para o paradigma da linguagem.Curso A virada de Paradigma: o paradigma do conhecimento para o paradigma da linguagem. 1997. (Outra).

68.
A recepção do passado filosófico de Agostinho ao início da Idade Moderna.Curso A recepção do passado filosófico de Agostinho ao inicio da Idade Moderna. 1996. (Outra).

69.
Curso O que é filosofia?.Curso O que é filosofia?. 1996. (Outra).

70.
Seminário sobre Descartes.Seminário sobre Descartes. 1996. (Seminário).

71.
Seminário estadual sobre "universidade, racionalidade e modernidade".Seminário estadual sobre Universidade, racionalidade e modernidade. 1994. (Seminário).

72.
V Colóquio nacional e III Colóquio internacional de educação popular.V Colóquio nacional e III Colóquio internacional de educação popular. 1994. (Outra).

73.
Seminário estadual sobre ética, modernidade e racionalidade.Seminário estadual sobre ética, modernidade e racionalidade. 1993. (Seminário).

74.
curso de filosofia sobre ciência e pós-modernidade.Curso de filosofia sobre ciencia e Pós-modernidade. 1991. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TEDESCHI, S. L.; TEDESCHI, L. A. . Coordenação de Simpósio Temático no 56º Congreso Internacional de Americanistas. 2018. (Congresso).

2.
TEDESCHI, S. L.. Coordenação do Grupo de Trabalho Currículos e Diferença no VIII Seminário Internacional Fronteiras Étnico-culturais e Fronteiras da exclusão.. 2018. (Outro).

3.
TEDESCHI, S. L.; STIVANELLO, A. . Coordenação de Simpósio Temático: Currículo e diferença: implicações nos processos educacionais no III Seminário do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA: Ensino, ciência e tecnologias. 2018. (Outro).

4.
TEDESCHI, S. L.. Coordenação de mesa nas 3ª Jornadas E ntererrianas de Inmigración. 2017. (Congresso).

5.
TEDESCHI, S. L.. Referenciais teóricos e possibilidades metodológicas de pesquisa. 2017. (Outro).

6.
TEDESCHI, S. L.. Coordenação de painel: Currículos, diferenças e práticas de enfrentamento e resistência no espaço/tempo escolar. 2016. (Outro).

7.
TEDESCHI, S. L.. VII Seminário internacional: Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão.. 2016. (Outro).

8.
TEDESCHI, S. L.. VI seminário Internacional; Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e I Seminário nacional do obeduc.. 2014. (Outro).

9.
TEDESCHI, S. L.. II Foro de Historia del Paraguay: 400 Anales, Homenage a Ruy Diaz de Guazmán. 2012. (Outro).

10.
TEDESCHI, S. L.. XXVI UNIARTE: educação arte e cultura: questoes, tendencias e perspectivas. 2010. (Congresso).

11.
TEDESCHI, S. L.. Quarto Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2009. (Congresso).

12.
TEDESCHI, S. L.. Ciclo de estudos do curso de pedagogia. 2005. (Outro).

13.
TEDESCHI, S. L.. II Simpósio sul brasileiro de ensino de filosofia e IV encontro de cursos de filosofia do sul do Brasil. 2002. (Outro).

14.
TEDESCHI, S. L.. IV Forúm regional de filosofia. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Josemeire dos Santos Lima. Teoria Crítica: o processo de emancipação educacional na era da Indústria Cultural. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Instituições Políticas e Processos Sócio-histórico) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Josimeire dos Santos Lima. Educação como proposta de emancipação; uma análise a partir dos escritos de Theodoro Adorno.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

2.
Jucimar Carvalho Chaves. Coronel Sapucaia - MS e Capitan Bado - PY: tráfico de drogas e violência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

3.
Maria Antonio Moura Betoni. A formação moral com crianças na pré-escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pegagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

4.
Mara Rodrigues Martins. A importancia dos valores éticos e morais na educação escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pegagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

5.
Luis Carlos Shoninger. As práticas educativas na educação de jovens e adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

6.
Jéssyca Luciana dos Santos Carvalho. Saberes da docência:um olhar para a formação de professores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pegagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

7.
Gialayne Fermino. A relevância da avaLIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O PROCESSO DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pegagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

8.
Regiclea de Jesus Manfré. A importãncia da ludicidade na educação infantil para as crianças de zero a três anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pegagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

9.
Graciela Claudia Assmann. Origem das paixões em Thomas Hobbes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

Orientações de outra natureza
1.
Selma Cristina Lopes Pache. Risco social: Drogas na Adolescência. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.

2.
Selma Cristina Lopes Pache. Educação ambiental: refletindo a partir de imagens. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS. Orientador: Sirley Lizott Tedeschi.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TEDESCHI, S. L.. Filosofia na Escola: para que?. Educação Gazeta, Amambai.



Outras informações relevantes


Aprovada em 2ª lugar no Concurso Público Federal para professor de Filosofia, Ciência Tecnologia e Inovação sob o edital nº 54/2010 do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - IFMS.

Tese de doutorado intitulada "Concepções epistemológicas e a produção das identidades e diferenças dos sujeitos no espaço escolar" qualificada no dia 06 de maio de 2015, com a seguinte banca examinadora:
Profª Drª Ruth Pavan (Orientadora)
Profª Drª Janete Magalhães Carvalho
Profª Drª Anita Guazzelli Bernardes
Prof. Dr. Álvaro Moreira Hypólito
Prof. Dr. José Licínio Backes



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