Paulo Roberto dos Santos Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4219517905281426
  • Última atualização do currículo em 19/06/2018


Possui graduação em Curso de Gradução em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e doutorado em Filosofia e Metodologia da Ciência pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é professor adjunto iii da Universidade Federal da Grande Dourados. , atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, equivalência de estímulos, análise do comportamento, behaviorismo radical e comportamento simbólico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Roberto dos Santos Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, P. R. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Grande Dourados, Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.
AC Dourados
Jardim América
79804970 - Dourados, MS - Brasil - Caixa-postal: 364
Telefone: (67) 34102265


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Filosofia e Metodologia da Ciência.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: REGRA E CRIATIVIDADE NO COMPORTAMENTALISMO RADICAL DE B. F. SKINNER, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: JÚLIO CÉSAR COELHO DE ROSE.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: criatividade; Behaviorismo Radical; B F Skinner; comportamento verbal; regra; Filosofia da Psicologia.
1999 - 2003
Graduação em Curso de Gradução em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia / Especialidade: Filosofia da Psicologia.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Exerce as atividade de pesquisa, extensão e docência.É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFGD e no Programa de Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD. Leciona nas seguintes disciplinas do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados: Epistemologia e Psicologia; História e Sistemas Psicológicos I; História e Sistemas Psicológicos II; Análise Experimental do Comportamento; Fundamentos do Behaviorismo; Modelos de experimentação animal e Tópicos Especiais em Educação. Leciona na pós-graduação disciplinas de processos básicos em Psicologia e Metodologia Científica. Coordena projetos de pesquisas empíricas e teóricas, investigando a influência de autores como Charles Sherrington, Lloyd Morgan, B. F. Skinner, M. Wertheimer, W. Kohler sobre o pensamento psicológico contemporâneo. Realiza investigações experimentais do comportamento simbólico e criativo com humanos com enfoque no desenvolvimento de tecnologias e na intervenção em processos de aprendizagem simbólica.

Atividades

01/2015 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Psicologia Experimental da UFGD.
07/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.

01/2012 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos.
01/2013 - 01/2015
Direção e administração, Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.

Cargo ou função
membro do Conselho Consultivo do LabSPA.
01/2013 - 01/2014
Direção e administração, Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Psicologia.
01/2013 - 01/2014
Direção e administração, Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.

Cargo ou função
Membro da Comissão para criação da Pós-Graduação em Psicologia da UFGD.
01/2013 - 01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.

Cargo ou função
Membro de Comissão de Pesquisa da Faculdade.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Fapesp Pós-doc

Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Aluno de doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado direto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA, .

Cargo ou função
MEMBRO DA COMISSÃO.


Linhas de pesquisa


1.
Análise Experimental do Comportamento Simbólico

Objetivo: A operacionalização dos procedimentos e processos envolvidos na formação de classes de estímulos equivalentes tem levado ao desenvolvimento de tecnologias efetivas para o ensino do comportamento simbólico e emergente. São comuns as demonstrações do uso do paradigma na produção do comportamento simbólico no contexto de pesquisa básica e aplicada. O objetivo da linha é avaliar parâmetros experimentais da referida abordagem experimental do comportamento simbólico, conhecida como paradigma de equivalência de estímulos e fundamentar uma análise experimental do comportamento complexo em uma diversidade de contextos, envolvendo uma diversidade de estímulos e relações entre símbolos e referentes..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: equivalência de estímulos; comportamento simbólico; Análise Experimental do Comportamento.
2.
Investigando parâmetros experimentais no controle do comportamento criativo

Objetivo: Investigar as variáveis que determinam a emissão do comportamento criativo, em especial no delineamento de procedimentos com humanos em contexto experimental de controle de estímulos..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Análise Experimental do Comportamento; criatividade; comportamento simbólico.
3.
Implicações da formulação skinneriana do terceiro nível de seleção pelas consequências para os fenômenos sociais

Objetivo: Nessa linha de pesquisa objetiva-se a investigação das implicações da perspectiva comportamentalista radical de interpretação da evolução cultural para as diversas disciplinas das humanidades, como a Economia, Antropologia e o Direito..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Análise do Comportamento; B F Skinner; Behaviorismo Radical.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Investigação experimentação da recombinação conceitual em crianças
Descrição: A operacionalização dos procedimentos e processos envolvidos na formação de classes de estímulos equivalentes tem levado ao desenvolvimento de tecnologias efetivas para o ensino do comportamento simbólico e emergente. São comuns as demonstrações do uso do paradigma na produção do comportamento simbólico no contexto de pesquisa básica e aplicada. O objetivo do estudo é avaliar parâmetros experimentais da referida abordagem experimental do comportamento simbólico, conhecida como paradigma de equivalência de estímulos e fundamentar uma análise experimental do comportamento complexo em uma diversidade de contextos, envolvendo uma diversidade de estímulos e relações entre símbolos e referentes. Participarão do estudo 100 crianças não indígenas. O procedimento consistirá em três fases: (1) pré-teste, consistindo na aplicação de testes para avaliação de repertório; (2) estabelecimento de classes de estímulos equivalentes envolvendo exemplares de diferentes tipos de figuras, palavras e estímulos auditivos; e (3) teste das relações emergentes. Os resultados permitirão analisar qual o papel de um procedimento fundamentado na operacionalização do comportamento simbólico sobre o comportamento complexo envolvido em atividades acadêmicas e de produção criativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador / Luciana Leonetti Correia - Integrante / VINICIUS CABRAL GONÇALVES - Integrante / DAIANE DALEASTE - Integrante / WALDIR MONTEIRO SAMPAIO - Integrante / Maicon Douglas Rodrigues Rocha de Araujo - Integrante / UISNEY GOMES PORTELLA - Integrante / Talita Martins Golf - Integrante / Rivail Farias Santana - Integrante / Bruno Carvalho dos Santos - Integrante / DÉBORA CÂNDIDO DE SOUZA - Integrante / Diana Rasteli Santos - Integrante / Sara Alves da Cruz - Integrante / Everton Viana Tavares - Integrante / Julia Xixa de Santana Moreira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4
2013 - Atual
Análise Experimental do Comportamento Criativo
Descrição: A operacionalização dos procedimentos e processos envolvidos na formação de classes de estímulos equivalentes tem levado ao desenvolvimento de tecnologias efetivas para o ensino do comportamento simbólico e emergente. São comuns as demonstrações do uso do paradigma na produção do comportamento simbólico no contexto de pesquisa básica e aplicada. O objetivo do estudo é avaliar parâmetros experimentais da referida abordagem experimental do comportamento simbólico, conhecida como paradigma de equivalência de estímulos e fundamentar uma análise experimental do comportamento complexo em uma diversidade de contextos, envolvendo uma diversidade de estímulos e relações entre símbolos e referentes. Participarão do estudo 250 adultos estudantes universitários não indígenas. O procedimento geral consistirá em três fases: (1) pré-teste, consistindo na aplicação de testes para avaliação de repertório; (2) estabelecimento de classes de estímulos equivalentes envolvendo exemplares de diferentes tipos de figuras, palavras e estímulos auditivos. Os resultados permitirão analisar qual o papel de um procedimento fundamentado na operacionalização do comportamento simbólico sobre o comportamento complexo envolvido em atividades acadêmicas e de produção criativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador / Luciana Leonetti Correia - Integrante / VINICIUS CABRAL GONÇALVES - Integrante / DAIANE DALEASTE - Integrante / WALDIR MONTEIRO SAMPAIO - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5
2011 - Atual
Investigando parâmetros experimentais no controle do comportamento criativo
Descrição: O projeto trata da operacionalização de procedimentos que permitam a identificação das varáveis discriminativas que determinam o comportamento criativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador / Luciana Leonetti Correia - Integrante / VINICIUS CABRAL GONÇALVES - Integrante / DAIANE DALEASTE - Integrante / Maicon Douglas Rodrigues Rocha de Araujo - Integrante / UISNEY GOMES PORTELLA - Integrante / Rivail Farias Santana - Integrante / Bruno Carvalho dos Santos - Integrante / DÉBORA CÂNDIDO DE SOUZA - Integrante / Diana Rasteli Santos - Integrante / Sara Alves da Cruz - Integrante / Everton Viana Tavares - Integrante.
2005 - 2010
REGRA E CRIATIVIDADE NO COMPORTAMENTALISMO RADICAL DE B. F. SKINNER
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
Efeitos da Natureza dos Estímulos Nodais na Formação de Classes de Estímulos Mutuamente Excludentes
Descrição: Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador.
2001 - 2002
Escolha de Acordo com o Modelo com Resposta Construída (CRMTS): Efeitos na Fala de Pacientes com Troca de Fonemas por Oposição no Traço de Sonoridade
Descrição: Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador.
2001 - 2002
Efeitos da Natureza dos Estímulos Nodais na Formação de Classes de Estímulos Mutuamente Excludentes
Descrição: Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de São Carlos - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9
2001 - 2002
Paradigma de Equivalência de Estímulos e Análise de Transtorno Fonológico
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
Transtorno Fonológico e Equivalência de Estímulos
Descrição: Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador.
1999 - 2000
Transtorno Fonológico e Equivalência de Estímulos
Descrição: Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Práticas de ensino como estratégias de transformação cultural
Descrição: Trata-se de um curso de aperfeiçoamento de habilidades acadêmicas dirigido aos alunos do curso de Psicologia da UFGD. Serão planejadas e executadas atividades didáticas que terão como objeto de intervenção o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades sociais, de comunicação/expressão, essenciais à evolução acadêmica. Também serão treinados comportamentos de leitura e escrita avançada, tendo como objetivo a compreensão e criticidade de textos técnicos da Psicologia e áreas correlatas, e a escrita argumentativa voltada para a divulgação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador.
2012 - 2012
Encontro dos Comitês de Ética em pesquisa com seres humanos de Mato Grosso do Sul
Descrição: A expressiva contribuição do Brasil em estudos na área da Saúde e a crescente participação de seres humanos como voluntários vêm estimulando o Ministério da Saúde a desenvolver ações que visam a colaborar com o aprimoramento do processo de apreciação ética de pesquisas. Dentre essas ações, destaca-se o os encontros promovidos pelos CEPs visando a troca de experiência e a atualização do conhecimento, em parceria com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Criado pela Resolução CNS n° 196/96, o Sistema CEP/CONEP se afirmou, ao longo dos tempos, como referência internacional na análise e acompanhamento dos aspectos éticos das pesquisas com seres humanos e na defesa dos sujeitos de pesquisa. Os CEPs são instâncias que têm como função revisar os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos em sua área de abrangência e submetê-los à apreciação da Conep, cabendo-lhe a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes. O debates do I ENCEP (Encontro dos Comitês de Ética em pesquisa com seres humanos do Mato Grosso do Sul) contribuirá para avançar na superação dos desafios enfrentados, dia a dia, pelos comitês de ética em pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Epistemologia e História da Psicologia
Descrição: A presente proposta trata de proporcionar aos estudantes e profissionais da psicologia um espaço para estudo e discussão de temas relacionados à epistemologia e história da disciplina. Justifica-se devido à necessidade de uma formação crítica a respeito das teorias psicológicas que, como se sabe, são múltiplas e implicam, geralmente, em cisões dentro da área. Deste modo objetiva-se complementar a formação básica teórica que consta grade curricular do curso visto que no Brasil as grades curriculares de psicologia contam com poucas disciplinas que enfatizam o caráter crítico frente às posições teóricas e consequente produções científicas. Objetiva-se então criar condições para incitar o espirito crítico dos profissionais em psicologia acerca do exercício em ciencia e conhecer profundamente o que alicerça a prática com o intuito de mudá-la e aperfeiçoar a teoria..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador.
2011 - Atual
NPAJ/FADIR/UFGD - Centro de Excelência em Direitos Humanos
Descrição: Este programa congrega ações de pesquisa junto ao presídio masculino e feminino de Dourados e Ponta Porã, regiões fronteiriças entre Brasil e Paraguai (Mato Grosso do Sul), a fim de mapear através de questionários e de etnografias a situação dos indígenas encarcerados. Estas convergem para o crescente de atendimentos penais de sujeitos vulneráveis no NPAJ. Por outro lado, o programa visa solidificar as atividades de extensão do NPAJ voltado ao atendimento jurídico da população douradense vulnerável, cujas vidas muitas vezes são precárias ou inumanas. Esta solidificação dar-se-á com a implantação de mediações tendo profissionais da psicologia da FCH/UFGD e da antropologia juntamente com aqueles do direito. Isto porque, uma das tônicas do NPAJ nos últimos doze meses centra-se na mediação dos conflitos, ao invés de sua judicialização, evidenciando cotidianamente aos discentes da FADIR/UFGD aspectos mais amplos do que se concebe enquanto acesso a justiça (CAPPELLETTI & GARTH, 1988) e justiça itinerante (FARINELLI, 2011). Finalmente, cabe pontuar que este programa é resultado de aproximados dez projetos de pesquisa e/ou de extensão encerrados e em desenvolvimento, cujas parcerias com a DPU e com a FUNAI e com a AGU evidenciam-se como indispensáveis, ora para atender a população fora dos muros da instituição, como o fazemos na praça Antonio João todas as quartas-feiras; ora para estrategicamente nos deslocarmos para a realização de mutirões em aldeias e reservas indígenas da Grande Dourados, local nacionalmente e internacionalmente reconhecido pelo genocídio e etnocídio (BRITO, 2011) perpetrados contra kaiowá, guarani e terena (LENHARO, 1986)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Paulo Roberto dos Santos Ferreira - Coordenador / Alfa Oumar Diallo - Integrante / Alisson Henrique do Prado Farinelli - Integrante / Antonio Jose Guimaraes Brito - Integrante / Antonio Zeferino da Silva Junior - Integrante / Conrado Neves Sathler - Integrante / Cristiano da Silveira Longo - Integrante / Douglas Policarpo - Integrante / Graziele Acçolini - Integrante / Gustavo de Souza Preussler - Integrante / João Nackle Urt - Integrante / Jorge Eremites de Oliveira - Integrante / Luciana Leonetti Correia - Integrante / Matheus de Carvalho Hernandez - Integrante / Morgana de Fátima Agostini Martins - Integrante / Regina Mara Jurgielewecz Gomes - Integrante / Simone Becker - Integrante / Stella Narita - Integrante / Veronica Aparecida Pereira - Integrante / Vicente Cassepp Borges - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Acta Comportamentalia
2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2014 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, P. R. S.2018 FERREIRA, P. R. S.; CRUZ, S. A. ; SAMPAIO, W. M. ; CORREIA, L. L. ; TEODORO, J. V. ; SANTOS, E. L. . Interaction Between Equivalence and Categorization in the Recognition of Paintings. Psychological Record, v. 1, p. 1-12, 2018.

2.
SAMPAIO, W. M.2017SAMPAIO, W. M. ; FERREIRA, P. R. S. . Similaridades entre o Walden de Thoreau e o de Skinner. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979), v. 69, p. 4-20, 2017.

3.
SAMPAIO, W. M.2017SAMPAIO, W. M. ; FERREIRA, P. R. S. . Similaridades entre o Walden de Thoreau e o de Skinner. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979), v. 69, p. 4-20, 2017.

4.
IBIAPINA, E. F. V.2015IBIAPINA, E. F. V. ; FERREIRA, P. R. S. . Contribuições da perspectiva de Sherrington para a interpretação da complexidade em Skinner. Acta Comportamentalia, v. 23, p. 451-464, 2015.

5.
1ALMEIDA, J. H.2014ALMEIDA, J. H. ; BORTOLOTI, R. ; FERREIRA, P. R. S. ; SCHELINI, P. W. ; ROSE, Júlio César Coelho de . Análise da validade e precisão de instrumento de diferencial semântico. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 2, p. 272-281, 2014.

6.
2AONO, D.2012AONO, D. ; TAKAHAJI, M. ; BENITEZ, P. ; DOMENICONI ; FERREIRA, P. R. S. . Ensino informatizado de leitura em contexto de educação informal. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 2, p. x-xx, 2012.

7.
4FERREIRA, P. R. S.2010 FERREIRA, P. R. S.; DOMENICONI ; ROSE, Júlio César Coelho de . Explicitando o mecanismo comportamental de extensões do tacto segundo a concepção skinneriana de propriedade de estímulo. Acta Comportamentalia, v. 18, p. 150-171, 2010.

8.
5FERREIRA, P. R. S.2010 FERREIRA, P. R. S.; ROSE, Júlio César Coelho de . Sobre a noção de força da resposta no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner. Acta Comportamentalia, v. 18, p. 381-411, 2010.

9.
3FERREIRA, P. R. S.2010FERREIRA, P. R. S.; DOMENICONI, C. ; de Rose, J. C. . As extensões do tacto segundo a concepção skinneriana de propriedade de estímulo. Acta Comportamentalia, v. 18, p. 257-278, 2010.

10.
6ARAÚJO, Priscila Mara2008 FERREIRA, P. R. S.; ARAÚJO, Priscila Mara ; Ensinando subtração para pessoas com deficiência mental com base em relações de equivalência de estímulos. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 24, p. 313-322, 2008.

11.
7FERREIRA, P. R. S.2007FERREIRA, P. R. S.; DOMENICONI . Significado e definição de comportamento verbal: a abordagem skinneriana dez anos antes do Verbal Behavior.. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (IMPRESSO), v. IX, p. 361-373, 2007.

12.
8ROSSIT, R. A. S.2003 ROSSIT, R. A. S. ; FERREIRA, P. R. S. . Equivalência de estímulos e o ensino de pré-requisitos monetários para pessoas com deficiência mental. Temas em Psicologia do SBP, n.11, p. 97-106, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Ana Maria Rossi Conceição da ; FERREIRA, P. R. S. ; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . A Troca de Fonemas Opostos pelo Traço de Sonoridade na Fala e na Escrita: um Enfoque Comportamental. In: Maria Amélia Almeida. (Org.). Novos Rumos da Educação Especial. : , 2003, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Ana Maria Rossi Conceição da ; FERREIRA, P. R. S. ; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Correção da Fala com Transtorno de Troca dos Fonemas Opostos pelo Traço de Sonoridade através do Procedimento de Modelação. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte MG. XXXIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003. p. 103-103.

2.
FERREIRA, P. R. S.; PAVAN, Caroline ; FACHINNI, Gabriel ; ROSE, Júlio César Coelho de . Mapeamento das Relações de Controle Contextual pelos Estímulos Escolhas na Formação de Classes de Estímulos Equivalentes. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de PsicologiaI, 2003, Belo Horizonte MG. XXXIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de PsicologiaI, 2003.

3.
PONCIO, M. C. ; PORTO, G. ; FERREIRA, P. R. S. . IDENTIFICAÇÃO DE CONDUTAS RELACIONADAS AOS COMPORTAMENTOS NO TRÂNSITO E AMBIENTE URBANO. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2002, São Carlos. X CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2002.

4.
SILVA, Ana Maria Rossi Conceição da ; FERREIRA, P. R. S. ; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Escolha de acordo com o modelo com resposta construída (CRMTS): efeitos na fala de pacientes com troca de fonemas por oposição no traço de sonoridade. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. XXXI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia - A Construção da Psicologia Brasileira na Pesquisa e no Ensino.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, T. C. ; GONCALVES, V. C. ; DALEASTE, D. ; FERREIRA, P. R. S. . INVESTIGANDO A EMERGÊNCIA DE RELAÇÕES EQUIVALENTES A PARTIR DE ESTRUTURAS DE TREINO MUTUAMENTE EXCLUDENTES. In: XXIV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2015, SÃO PAULO - SP. XXIV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2015.

2.
SAMPAIO, W. M. ; FERREIRA, P. R. S. . INTERPRETAÇÃO COMPORTAMENTAL DA COEVOLUÇÃO SÍMBOLO-CULTURA. In: XXIV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2015, SÃO PAULO - SP. XXIV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2015.

3.
SAMPAIO, W. M. ; NUNES, M. ; FERREIRA, P. R. S. . DISCRIMINAÇÃO CONDICIONAL NA COMUNIDADE VERBAL: EXTENSÃO PARA O ESTUDO DA EVOLUÇÃO CULTURAL. In: II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UEMS E UFGD, 2015, DOURADOS. II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UEMS E UFGD, 2015.

4.
SAMPAIO, W. M. ; NUNES, M. ; FERREIRA, P. R. S. . O PAPEL DE UTOPIAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO: O CASO DOS WALDEN(S) I E II. In: II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UEMS E UFGD, 2015, DOURADOS. II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UEMS E UFGD, 2015.

5.
NUNES, M. ; SAMPAIO, W. M. ; FERREIRA, P. R. S. . O PENSAMENTO SOB A CONCEPÇÃO DE SKINNER. In: II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UEMS E UFGD, 2015, DOURADOS. II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UEMS E UFGD, 2015.

6.
NUNES, M. ; SAMPAIO, W. M. ; FERREIRA, P. R. S. . REGRAS, LINGUAGEM E CULTURA: O DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTOS SOCIAIS. In: II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UEMS E UFGD, 2015, DOURADOS. II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UEMS E UFGD, 2015.

7.
FERREIRA, P. R. S.. Comportamento verbal e operacionalização da emergência comportamental. In: 44. ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2014, FORTALEZA. 44. ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2014.

8.
SAMPAIO, W. M. ; FERREIRA, P. R. S. . O aspecto econômico nas utopias de Thoreau e Skinner. In: 44. ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2014, FORTALEZA. 44. ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2014.

9.
FERREIRA, P. R. S.; ROSE, Júlio César Coelho de . O Kula sob o ponto de vista da interpretação skinneriana de comportamento verbal. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010.

10.
FERREIRA, P. R. S.. Controle de estímulos do comportamento verbal e simbólico:resultados experimentais e análise conceitual. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008.

11.
FERREIRA, P. R. S.; ROSE, Júlio César Coelho de . Concepção Skinneriana de estímulo e suas Implicações na Interpretação do controle de estímulos operante. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia.

12.
FERREIRA, P. R. S.; DOMENICONI ; HUZIWARA ; ROSE, Júlio César Coelho de . EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS: QUESTÕES ATUAIS E EMPÍRICAS. In: XV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2006, BRASÍLIA. XV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2006.

13.
FERREIRA, P. R. S.; DOMENICONI ; ROSE, Júlio César Coelho de . A CATEGORIZAÇÃO SKINNERIANA DAS EXTENSÕES DO OPERANTE VERBAL TACTO E O SEU PAPEL NA INTERPRETAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS VERBAIS COMBINATORIAMENTE ORIGINAIS. In: XV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2006, SÃO CARLOS. XV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 2006.

14.
FERREIRA, P. R. S.; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Efeitos dos estímulos nodais visuais e auditivos na formação de classes de equivalência mutuamente excludentes. In: 11. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, São Paulo - SP. 11. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003.

15.
FERREIRA, P. R. S.; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Efeitos da Natureza dos Estímulos Nodais na Formação de Classes de Estímulos Mutuamente Excludentes. In: XI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2003, São Carlos SP. XI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2003.

16.
FERREIRA, P. R. S.; SELLA, Ana Carolina . Interpretação Comportamental de Imitação em Skinner. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de PsicologiaI, 2003, Belo Horizonte MG. XXXIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de PsicologiaI, 2003.

17.
FERREIRA, P. R. S.; ARAÚJO, Priscila Mara ; FOLSTA, Aline . Abordagem Comportamental no Ensino de Habilidades Matemáticas de Somar e Subtrair. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de PsicologiaI, 2003, Belo Horizonte MG. XXXIII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de PsicologiaI, 2003.

18.
FERREIRA, P. R. S.; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Efeitos da Natureza dos Estímulos Nodais na Formação de Classes de Estímulos Mutuamente Excludentes. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópolis. XXXII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002.

19.
FERREIRA, P. R. S.; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . O desenvolvimento da Tecnologia de Coleta de Dados na Análise Experimental do Comportamento e a sua Relação com a Intervenção. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002, Florianópolis. XXXII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2002.

20.
FERREIRA, P. R. S.; SILVA, Ana Maria Rossi Conceição da ; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Escolha de Acordo com o Modelo com Resposta Construída (CRMTS): Efeitos na Fala de Pacientes com Troca de Fonemas por Oposição no Traço de Sonoridade. In: X CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2002, São Carlos. X CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2002.

21.
SILVA, Ana Maria Rossi Conceição da ; FERREIRA, P. R. S. ; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . A Troca de Fonemas Opostos pelo Traço de Sonoridade na Fala e na Escrita: Um Enfoque Comportamental. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina. III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002.

22.
GOYOS, Antonio Celso de Noronha ; SILVA, Ana Maria Rossi Conceição da ; FERREIRA, P. R. S. . Constructed-Response Matching-to-Sample and Equivalence Relations Applied to Phonological Problems. In: 2001 Firstr International Conference of the Association for Behavior Analysis, 2001, Truss Pavilion. 2001 Firstr International Conference of the Association for Behavior Analysis, 2001.

23.
SILVA, Ana Maria Rossi Conceição da ; FERREIRA, P. R. S. ; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Escolha de Acordo com o Modelo com Resposta Construída (CRMTS): Efeitos na Fala de Pacientes com Troca de Fonemas por Oposição no Traço de Sonoridade. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. A Construção da Psicologia Brasileira na Pesquisa e no Ensino, 2001. p. 53-54.

24.
FERREIRA, P. R. S.; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Escolha de Acordo com o Modelo com Resposta Construída (CRMTS): Efeitos na Fala de Pacientes com Troca de Fonemas por Oposição no Traço de Sonoridade. In: IX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2001, São Carlos. IX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2001.

25.
SILVA, Ana Maria Rossi Conceição da ; FERREIRA, P. R. S. ; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Escolha de Acordo com o Modelo com resposta construída (crmts): Efeitos na fala de pacientes com troca de fonemas por oposição no traço de sonoridade.. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia, 2001, Rio de Janeiro. XXXI Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia.

26.
SILVA, Ana Maria Rossi Conceição da ; FERREIRA, P. R. S. ; GOYOS, Antonio Celso de Noronha . Transtorno Fonológico e Equivalência de Estímulos. In: VIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2000, São Carlos. VIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2000.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERREIRA, P. R. S.; GONCALVES, V. C. ; DALEASTE, D. ; CORREIA, L. L. . Investigando a emergência de relações equivalentes a partir de estruturas de treino mutuamente excludentes. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
NUNES, M. ; FERREIRA, P. R. S. . Análise sobre a concepção de John Dewey a respeito do pensamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FERREIRA, P. R. S.. Comportamento Verbal e a Operacionalização da Emergência Comportamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SAMPAIO, W. ; FERREIRA, P. R. S. . O aspecto econômico nas utopias de Thoreau e Skinner.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERREIRA, P. R. S.. Explicitando a estrutura conceitual existente entre a análise e a interpretação comportamentais segundo o comportamentalismo radical de B. F. Skinner. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERREIRA, P. R. S.. As características e atribuições dos comitês de ética em pesquisa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERREIRA, P. R. S.. Comportamento verbal na Análise do Comportamento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ROSE, Júlio César Coelho de ; FERREIRA, P. R. S. . "Aprender" ou "Entender"?: Distinguindo Controle por Contingências e por Regras no Behaviorismo Radical. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERREIRA, P. R. S.. Regra e criatividade no behaviorismo radical. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
FERREIRA, P. R. S.. Regra e Criatividade em B. F. Skinner. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
FERREIRA, P. R. S.. Criatividade e Resolução de Problemas em uma abordagem comportamental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, P. R. S.. Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos. 2009.

2.
FERREIRA, P. R. S.. Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos. 2008.

3.
FERREIRA, P. R. S.. Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARMO, J. S.; FERREIRA, P. R. S.; ASSIS, G. J.; BORTOLOTI, R.. Participação em banca de Diego Felipe Silveira Seabra. Relações de equivalência entre elementos de funções do primeiro grau por alunos do ensino fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
FERREIRA, P. R. S.. Participação em banca de Diego Felipe Silveira Seabra. RELAÇÕES DE EQUIVALÊNCIA ENTRE ELEMENTOS DE FUNÇÕES DO PRIMEIRO GRAU EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
Kely de Picoli; FERREIRA, P. R. S.. Participação em banca de Elaine Lucas dos Santos. Consequências tardias do estresse gestacional sobre os comportamentos alimentar, cognitivo e emocional em ratos. 2012. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA SAUDE) - Universidade Federal da Grande Dourados.

4.
ROSE, Júlio César Coelho de; SouzaDG; BortolotiR; FERREIRA, P. R. S.. Participação em banca de Marília Pinheiro de Carvalho. Reversão de equivalência de estímulos e mudança de atitude preconceituosa. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
Regina Tancredi; FERREIRA, P. R. S.. Participação em banca de Priscila Mara de Araújo Gualberto. Avaliação de habilidades pré-aritméticas e ensino de adição e subtração para crianças: contribuições da Análise do Comportamento. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
CARMO, J. S.; LOPES JUNIOR, J.; FERREIRA, P. R. S.; TANCREDI, R.; DOMENICONI, C.. Participação em banca de Priscila Mara de Araújo Gualberto. Avaliação de habilidades pré-aritméticas e ensino de adição e de subtração para crianças: Contribuições da Análise do Comportamento. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
FERREIRA, P. R. S.. Comissão Especial de Avaliação Progressão para prof. Titular. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Concurso público
1.
FERREIRA, P. R. S.. Concurso para Professor Adjunto na Área de Terapia Comportamental. 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
Wilson Melo; Sonia Grubtis; FERREIRA, P. R. S.. Concurso para Professor Adjunto na Área de Análise do Comportamento. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Colóquio sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática.Comportamento Matemático: Verbal ou Simbólico?. 2012. (Simpósio).

2.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2010. (Congresso).

3.
IX Encontro Nacional de Profissionais em pesquisa Clínica. 2008. (Encontro).

4.
XXXVIII Reunião Anual de Psiciologia. 2008. (Congresso).

5.
V Fórum dos Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de São Paulo. 2007. (Encontro).

6.
XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. "Aprender" ou "Entender"?: distinguindo controle por contingências e por regras no Behaviorismo Radical. 2007. (Congresso).

7.
V Jornada de Análise do Comportamento. 2006. (Congresso).

8.
XV ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL. 2006. (Congresso).

9.
III Jornada de Análise do Comportamento. 2004. (Congresso).

10.
Experiência Individual e Constituição da Subjetividade em Adorno. 2003. (Outra).

11.
XXXIII Reunião Anual de Psicologia. 2003. (Congresso).

12.
III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2002. (Congresso).

13.
XXXII Reunião Anual de Psicologia - Sociedade Brasileira de Psicologia. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CostaARA ; DOMENICONI ; GabarraDO ; CapobiancoD ; HuziwaraEM ; OliveiraECA ; RoccaJZ ; CaetanoMS ; FERREIRA, P. R. S. ; ARAÚJO, Priscila Mara ; GuimarãesRS ; CostaTD . I Jornada de Análise do Comportamento da UFSCar. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maicon Douglas Rodrigues Rocha de Araujo. EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS NA APRENDIZAGEM DE IDIOMAS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).

2.
Talita Martins Golf. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO NO MERCADO DE TRABALHO: EFEITOS DA CAPACITAÇÃO POR VÍDEO MODELAÇÃO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).

3.
Daiane Daleaste. O efeito de regras sobre a formação de classes de estímulos equivalentes. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).

4.
Juliano Antunes Espíndola. Ética em Pesquisa no Brasil sob a perspectiva do pesquisador. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos) - Universidade Federal da Grande Dourados. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DAIANE CRISTINA DALEASTE. INVESTIGANDO O EFEITO DAS REGRAS SOBRE A FORMAÇÃO DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIA. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, . Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

Iniciação científica
1.
Vinicius Cabral Gonçalves. Classes excludentes e equivalência de estímulos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

2.
Maicon Douglas Rodrigues Rocha de Araújo. Análise do Comportamento e Resolução de Problemas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

3.
Vinicius Cabral Gonçalves. Classes excludentes e equivalência de estímulos. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

4.
Vinicius Cabral Gonçalves. Classes excludentes e equivalência de estímulos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

5.
Daniela Antoniassi Silva. Análise Comportamental da Criatividade. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

6.
Marco Aurélio da Silva Freitas Junior. Análise do Comportamento Criativo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

7.
Hilton Caio Vieira. Análise do Experimental do Comportamento Criativo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

8.
Maicon Douglas Rodrigues Rocha de Araújo. Análise do Comportamento e Resolução de Problemas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

9.
Marco Aurélio da Silva Freitas Junior. Análise do Comportamento Criativo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

10.
Jaume Aran Cebria. Equivalência de Estímulos e Classes Excludentes. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

11.
Hilton Caio VIeira. Análise do Experimental do Comportamento Criativo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

12.
Maicon Douglas Rodrigues Rocha de Araújo. Análise do Comportamento e Resolução de Problemas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

13.
Daniela Antoniassi Silva. Análise Comportamental da Criatividade. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.

14.
Jaume Aran Ceabria. Interpretação comportamental do comportamento econômico, uma comparação entre as perspectivas de Mises e de Skinner. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Roberto dos Santos Ferreira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 22:26:19