Karla Aparecida Zucoloto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0863983322699385
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor no Instituto Federal do Sul de Minas no Campus de Poços de Caldas. Tem experiência na área de Educação Infantil e dificuldade de aprendizagem da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: infância e criança, dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita, formação de professores e disciplinas ligadas à formação pedagógica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karla Aparecida Zucoloto
Nome em citações bibliográficas
ZUCOLOTO, K. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Pouso Alegre.
Estrada do Aeroporto, 1730
Jardim Aeroporto
37550000 - Pouso Alegre, MG - Brasil
Telefone: (35) 99732577
URL da Homepage: http://www.ifsuldeminas.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Educação Infantil em creches - uma experiência com a escala ITERS-R, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Tizuko Morchida Kishimoto.
Palavras-chave: Educação Infantil; Qualidade; Escala; Formação em contexto.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1999 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A compreensão da leitura em crianças com dificuldade de aprendizagem na escrita,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Fermino Fernandes Sisto.
Palavras-chave: Cloze, leitura, escrita, dificuldade, fracasso, ap; aprendizagem e avaliação da leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1995 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Psicologia do desenvolvimento: o ciclo vital. (Carga horária: 90h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2006
Psicologia Ambiental. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Lingüísitca Aplicada. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Campus Pouso Alegre

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor temporário


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado didático do curso de Peda, Carga horária: 6
Outras informações
O colegiado diático do curso é composto por quatro professores sendo três pedagogos e um professor de outra área que ministre aulas no curso. A função é a admistração das ações do curso.

Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente IV, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenação do projeto de extensão universitária - Alfabetização de Jovens e Adultos - a realidade de Poços de Caldas

Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente IV, Carga horária: 17

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assitente III, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenação do projeto de extensão universitária - aLFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assitente III, Carga horária: 8
Outras informações
Módulo "Educação e família" no curso de pós-graduação latus-sensu em Educação Especial

Atividades

8/2002 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Alfabetização e letramento
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Estágio supervisionado em Educação Infantil - formação de formadores
Fundamentos da Educação Física
Prática de Ensino na Educaçãoo Infantil
8/2002 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação do Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento
8/2002 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Curso de extensão - professora convidada
Disciplina na pós-graduação: Educação especial e família (30 horas)
Coordenaçào da Semana de estudos em Ciências da Educação
8/2002 - Atual
Extensão universitária , Pedagogia, Campus de Poços de Caldas.

Atividade de extensão realizada
Curso de Capacitação de docentes alfabetizadores que atuam junto a crianças de seis anos de idade.
8/2002 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Pedagogia, Pedagogia.

Atividade realizada
Discussão da nova proposta de alfabetização aos 6 anos.
6/2005 - 12/2014
Serviços técnicos especializados , Campus de Poços de Caldas, Pedagogia.

Serviço realizado
Visita técnica com grupo de alunos à creches tidas como referência no atendimento à criança pequena (Creche Carochinha na USP de Ribeirão Preto e Centro de Cultura e Educação Infantil da Caixa de Assitência dos Adovogados de São Paulo - CECEI/CAASP).
8/2002 - 3/2008
Extensão universitária , Pedagogia, Campus de Poços de Caldas.

Atividade de extensão realizada
Formação de professores alfabetizadores de jovens e Adultos.

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 4

Atividades

9/2002 - 9/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e métodos da Educação Infantil
Alfabetização e letramento
Educação de jovens e adultos
Corporeidade e expressão

Centro de Educação Monteiro Lobato, CEML, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 22

Atividades

3/1994 - 6/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Jardim I

Instituto Educacional São João da Escócia, IESJE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de ensino fundamental, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1986 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de desenvolvimento infantil, Carga horária: 22

Atividades

1/1990 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
disiciplinass do ensino fundamental
8/1986 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação infantil

Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, PMPC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Conselheira suplente, Enquadramento Funcional: Professora assistente III, Carga horária: 1
Outras informações
Professora eleita como membro suplente do Conselho Municipal de Educação em Poços de Caldas

Vínculo institucional

1994 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de ensino especial, Carga horária: 22

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de ensino fundamental, Carga horária: 20

Atividades

1/1994 - 7/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino especial - APAE
3/1998 - 8/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Fundamental


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Qualidade na Educação Infantil
Descrição: Avaliação da qualidade de educação em creches de Poços de Caldas através do uso da escala ITERS-R para levantamento de prioridades e discussão do currículo para a educação da Infância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) .
Integrantes: Karla Aparecida Zucoloto - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Qualidade na Educação Infantil como prática preventiva de dificuldades de aprendizagem
Descrição: A infância tem sido amplamente discutida em pesquisas educacionais e na academia e suas especificidades estão cada vez mais delimitadas, porém ainda há desafios a serem superados, especialmente na educação de crianças de 0-3 anos. Educar crianças pequenas em instituições educacionais se constitui uma das questões a serem investigadas, quando se pensa em qualidade de atendimento na educação infantil. O presente projeto tem como objetivo formar professores em contexto para avaliar a qualidade da Educação Infantil com o intuito de elevar o nível de qualidade da prática docente pela reflexão crítica do trabalho pedagógico com crianças pequenas. Esta proposta tem seu campo de atuação ampliado quando se volta para os anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de formar professores para identificar e intervir junto aos casos de dificuldade de aprendizagem detectados. Entendemos que a prática educativa de qualidade junto a crianças bem pequenas e bebês pode ter caráter remediativo e preventivo no caso de dificuldades de aprendizagem. Deste modo, a longo prazo, seria possível reduzir de forma considerável o número de ocorrências deste tipo de problemas educacionais. Optamos por desenvolver a pesquisa em seis instituições públicas situadas no entorno da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ? campus Poços de Caldas. Os dados serão coletados por meio de uma escala específica para avaliar ambientes coletivos para crianças? Escala para avaliação de ambientes coletivos para crianças de 0 ? 30 meses ? Edição Revisada, tradução da escala original norte-americana ITERS-R. A escala é composta por 39 itens, agrupados em 7 sub-escalas: Espaço e Mobiliário; Rotinas de cuidado pessoal; Falar e Compreender; Atividades; Interação; Estrutura do Programa; Pais e Equipe. Cada item deve ser pontuado de acordo com as condições observadas e com base nas instruções específicas: (1) inadequado, (3) mínimo, (5) bom, (7) excelente; as pontuações intermediárias 2/4/6 serão dadas quando estiverem presentes todas as condições da pontuação inferior e metade da pontuação superior. A pesquisa se configura como qualitativa e se vale da modalidade da pesquisa-ação colaborativa e do estudo de caso e engloba um período de treinamento e familiarização da equipe com o instrumento e a aplicação do instrumento pela equipe com o intuito de discutirmos o nível de qualidade instituicional. Os dados serão analisados de acordo com os critérios da escala trazendo à discussão a prática preventiva de dificuldades de aprendizagem e os critérios de qualidade de atendimento de crianças pequenas em espaços coletivos de acordo com os pressupostos da abordagem fenomenológica, a descrição do fenômeno e sua análise crítica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Karla Aparecida Zucoloto - Coordenador / Maria Cristina Ravanelli de Barros O'Reilly - Integrante / Francisco Rogério de Oliveira Bonatto - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.
2003 - 2010
Alfabetização de Jovens e Adultos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Karla Aparecida Zucoloto - Coordenador / Gérson Pereira Filho - Integrante / Sibélius Cefas Pereira - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2013 - Atual
Interagindo Saberes
Descrição: Se o Século XX foi marcado pela produção de massa, o Século XXI está sendo considerado como altar da sociedade do conhecimento e da informação. Por isso não podemos mais celebrar um universo simplificado da educação formal. É preciso levar em conta as profundas transformações que estão ocorrendo na educação e no mundo do trabalho. No século XXI a formação do professor precisa restaurar as qualidades perdidas do seu perfil, e para isto é vital resgatar uma série de atitudes, valores e habilidades que se perderam ao longo do tempo, procedimentos que são a essência do educador, devendo ser orientados, na sua formação inicial e continuada. A escola deverá assumir seu espaço de formação pessoal e social. Um novo conceito de escola precisa ser definido, no qual esteja explícita a autonomia dos professores, em que escola seja sentida como um espaço social de produção de práticas sociopedagógicas que favoreça o crescimento do professor como aluno e como profissional. Logo, a escola deve ser vista como um ambiente educativo visando a trabalhar/formar. Há, portanto, a necessidade de se rever o papel do professor sob o aspecto de agente ativo e coletivo, cuja identidade seja construída dentro do espaço da escola, para depois projetá-la na sociedade. Que tipo de professor buscamos formar? Em que tipo de profissional hoje se pensa? Entendemos o professor como um construtor do saber, repleto de cultura, para quem os direitos humanos, os preconceitos, o prazer, o desejo, a paixão, a imaginação, o sonho e o processo criador têm tanta importância quanto os conhecimentos científicos. Para se construir como professor, uma série de exigências ocorrem e interferem diretamente na sua prática educativa, porquanto a essência da sua profissionalidade reside nesta relação dialética entre tudo o que, através dele, se pode difundir, e os diferentes contextos práticos Entre as exigências de um novo significado para a formação de professores encontra-se também um modelo de formação que se constitui em atividades contextualizadas e interativas. Mas, e a questão fundamental da formação de professores para o novo milênio, ou seja, o locus da formação? Em termos de formação de professores, as consequências são claras: o processo formativo adquire os contornos de um processo de desenvolvimento individual, de construção da pessoa do professor, não através de uma ruptura com as práticas ou acontecimentos passados, mas justamente a partir de uma reapropriação crítica desse passado e dessa experiência. A formação torna-se, em grande medida, um processo de autoconhecimento e de autoformação. Assim sendo, o locus para formar o profissional da educação do Século XXI não pode se restringir aos espaços das instituições de ensino e da sala de aula, mas romper as fronteiras que distanciam o conhecimento formal da prática pedagógica, do cotidiano profissional e do ambiente escolar que atuam os professores. Para difundir esse novo olhar e quebrar velhos paradigmas da educação formal a coordenação e os docentes do Curso de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação ? IFSULDEMINAS e a Associação dos Municípios da Microrregião Baixa Mogiana acreditam que a formação continuada de professores e gestores da Educação Básica possa ser aperfeiçoada no seu locus de trabalho. Para tanto este projeto ?Interagindo Saberes: novas formas de aprender a aprender? propõe as Secretarias Municipais de Educação, dos municípios associados à AMOG, Palestras, Seminários, Oficinas e Minicursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UNESP. Marília)
2015 - Atual
Periódico: Revista Contemporêna de Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Dificuldade de Aprendizagem Fracasso Escolar e Psicomotricidade.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Infância.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Patronesse da Turma de Pedagogia 2005/2009, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus de Poços de Caldas.
2005
Patronesse da turma que se formou em março de 2005, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2005
Professora hoenageada pea turma que se formou no segundo semestre de 2005, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZUCOLOTO, K. A.2002ZUCOLOTO, K. A.; SISTO, Fermino Fernandes . Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura. Interação em Psicologia (Impresso), v. 6, p. 157-166, 2002.

2.
ZUCOLOTO, K. A.2002ZUCOLOTO, K. A.; SISTO, Fermino Fernandes . Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura. Interação em Psicologia (Impresso), v. 6, p. 157-166, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZUCOLOTO, K. A.; MATTOS, Maria José Viana Marinho de ; Pereira, S. C. . Abordagens Psicopedagógicas em educação:conceitos e práticas. 1ª. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1. 216p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Um encontro com a escritora Anna Claudia Ramos. Jornal, Poços de Caldas, 19 jul. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZUCOLOTO, K. A.; KISHIMOTO, T. M. . Onde estão os espaços da Leitura na Educação Infantil. In: 17o COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. 17o COLE. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2009.

2.
ZUCOLOTO, K. A.. Professores e equipe... em busca de um lugar para estar com crianças pequenas - ensinar e aprender em contextos integrados. In: I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2008, Juiz de Fora - MG. I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2008.

3.
ZUCOLOTO, K. A.. As Pesquisas em Leitura e Escrita. In: XVI Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16o COLE. Campinas: Associação de Leitura do Brasil - ALB;, 2007.

4.
NORONHA, Ludmila Giardini ; DIAS, Ana Cristina Salles ; ZUCOLOTO, K. A. . Rememorando histórias de vida na educação de idosos. In: 16o COLE - Congresso de Leitura e Escrita, 2007, Campinas. http://www.alb.com.br/anais16/sem01pdf/sm01ss11_07.pdf.. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2007.

5.
SALGADO, Gisele Lima ; POLLA, Cleusa Carvalho da Cruz ; PEREIRA FILHO, Gérson ; ZUCOLOTO, K. A. . Educando Jovens e Adultos: A realidade de Poços de Caldas. In: 13o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2005, São Paulo. Educando Jovens e Adutos: a realidade de Poços de Caldas, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Fracasso escolar e evasão: que relação é essa?. In: IV Semana de Ciência e Tecnologia - Desafios do ensino e da pesquisa:inovações na contemporaneidade, 2017, Pouso Alegre. IV Semana de Ciência e Tecnologia - Desafios do ensino e da pesquisa:inovações na contemporaneidade, 2017.

2.
ZUCOLOTO, K. A.. FRACASSO ESCOLAR E EVASÃO: um estudo sobre a dificuldade para ler e escrever. In: 9ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS - 6º Simósio da Pós-Graduação, 2017, Machado. 9ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS - 6º Simósio da Pós-Graduação, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Alfabetização de Jovens e Adultos. In: II Mostra de Extensão Universitária, 2005, Poços de Caldas. Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos em Poços de Caldas, 2005.

2.
ZUCOLOTO, K. A.; SISTO, Fermino Fernandes . A compreensão da leitura em crianças com dificudade de aprendizagem em escrita. In: V CONED - Congresso Nacional de Educaçào, 2004, Recife. Anais do evento, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Um espaço para a educação da infância: espaço ou ambiente?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ZUCOLOTO, K. A.. Vivências e experiências significativas com a leitura e a escrita com crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ZUCOLOTO, K. A.. Avaliação da aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ZUCOLOTO, K. A.. A contribuição da atividade motora lúdica no desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ZUCOLOTO, K. A.. Avaliação da aprendizagem - Reflexões e intervenções. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ZUCOLOTO, K. A.. Avaliação da Qualidade da Educação Infantil e formação de professores - uma experiência com a escala ITERS-R. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ZUCOLOTO, K. A.; KISHIMOTO, T. M. . QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DA ESCALA ITERS-R ? UMA EXPERIÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ZUCOLOTO, K. A.. Onde estão os espaços de leitura na Educação Infantil?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ZUCOLOTO, K. A.. Professores e equipe... em busca de um lugar para estar com crianças pequenas - ensinar e aprender em contextos integrados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ZUCOLOTO, K. A.. As pesquisas em leitura e escrita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ZUCOLOTO, K. A.; SENA, Tânia Maria Silva de . ESCALA DE AVALIAÇÃO DE AMBIENTES PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS ? EDIÇÃO REVISADA. Nova Iorque: Teachers College Press, 2007. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Formação de professores da Educção Infantil e Alfabetizadores em Contexto. 2017.

2.
ZUCOLOTO, K. A.. Capacitação de docentes do Lar de Irmã Catarina. 2006.

3.
ZUCOLOTO, K. A.. Formação de profissionais para atuarem junto ã Educaçào Infantil. 2005.

4.
ZUCOLOTO, K. A.. Alunos com dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita - projeto teclas, notas e letras. 2004.

5.
ZUCOLOTO, K. A.. Dificuldade de aprendizagem e fracasso escolar. 2000.

6.
ZUCOLOTO, K. A.. Dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Coordenação de Pós-graduação latus-sensu. 2006.

2.
ZUCOLOTO, K. A.. Semana de Estudos em Ciências da Educação. 2005.

3.
ZUCOLOTO, K. A.. Formação de profissionais da Educação Infantil da Rede Muncipal de Águas da Prata: subsídios para a construção do projeto pedagógico. 2004.

4.
ZUCOLOTO, K. A.; PARENTE, Cláudia Motta Darós . Formação de profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Cabo Verde: subsídios para a construção do projeto pedagógico. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Educação infantil - prática docente. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ZUCOLOTO, K. A.. O professor no Brasil na atualidade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ZUCOLOTO, K. A.; REIS, Magai dos . Qual a idade apropriada para inserção das crianças na educação infantil?. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Disciplina: Preparação pedagógica em Engenharia e Ciências de Materiais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ZUCOLOTO, K. A.. O papel da escola como promotora d aalfabetização e do letramento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
ZUCOLOTO, K. A.. Alfabetização e letramento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
ZUCOLOTO, K. A.. Capacitação de professores quanto ao desenvolvimento das competências para leitura e escrita. 2009. .

5.
ZUCOLOTO, K. A.. Alfabetização e letramento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
ZUCOLOTO, K. A.. O papel da escola como promotpra do letramento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
ZUCOLOTO, K. A.. Formação dos educadores da Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira. 2009. .

8.
ZUCOLOTO, K. A.; O'Reilly, Maria Cristina R. de B. . Critérios de qualidade para a Educação Infantil e uso de instrumentos para auto-avaliação da qualdiade - visão global. 2009. (Palestra).

9.
ZUCOLOTO, K. A.. O papel da escola como promotora do letramento e da alfabetização. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
ZUCOLOTO, K. A.. Ciclos de vida, aprendizagem e educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
ZUCOLOTO, K. A.. Desenvolvimento, aprendizagem da leitura e da escrita: aspectos psicolingüísticos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
ZUCOLOTO, K. A.. Alfabetização e letramento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
ZUCOLOTO, K. A.. O papel da escola como promotora do letramento e da alfabetização. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
REIS, Magai dos ; ZUCOLOTO, K. A. ; RESENDE, Fernanda Mendes ; SILVA, E. P. ; ROCHA, R. P. ; SILVA, C. L. ; BRAGA, M. H. . Elaboração e implantação do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da PUC-Minas - campus de Poços de Caldas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico).

15.
ZUCOLOTO, K. A.; O'Reilly, Maria Cristina R. de B. ; REIS, Magai dos . Organização do trabalho pedagógico em Educação Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ZUCOLOTO, K. A.. EnvelheSer - A aprendizagem continua. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
ZUCOLOTO, K. A.. Alfabetização e letramento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
ZUCOLOTO, K. A.. Dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
ZUCOLOTO, K. A.. O ambiente da creche e suas especificidades. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
ZUCOLOTO, K. A.. Desenvolvimento, aprendizagem, leitura e escrita. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
REIS, Ana Paula de Souza ; POLLA, Cleusa Carvalho da Cruz ; ZUCOLOTO, K. A. . Quando novos sujeitos entram em cena: a ampliação do Ensino Fundamental de 8 para 9 anos obrigatórios em Poços de Caldas - MG. 2006. (Relatório de pesquisa).

22.
ZUCOLOTO, K. A.; PEREIRA FILHO, Gérson . Educação de jovens e adultos em Poços de Caldas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Educação Infantil e Creches. 2009.

Demais trabalhos
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Projeto Alfabetização de Jovens e Adultos. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, S. M. P.; ZUCOLOTO, K. A.; CARIA, N. P.. Participação em banca de Areádne Helena Brandrão Pereira. A ESTATÍSITCA EM TRÊS CURSOS SUPERIORES: Análise curricular e percepção dos graduandos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
Carlos Cezar da Silva; ZUCOLOTO, K. A.; XAVIER, P. C.. Participação em banca de Luiz Gustavo Alves Silva. O Whatsapp como ferramenta de interação na Educação à distância: possibilidades e desafios. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BONATTO, F. R. O.; ZUCOLOTO, K. A.; CORREA, Azenate Pereira. Participação em banca de Tassiana Souza de Lima.Atividades estimuladoras para a leitura prazerosa na alfabetização e letramento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
SIMPLICIO, C. M. L.; ZUCOLOTO, K. A.; OLIVEIRA, S. M. P.. Participação em banca de Thais Marques dos Reis.A matemática nas brincadeiras e jogos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
BONATTO, F. R. O.; ZUCOLOTO, K. A.; TELES, S. C.. Participação em banca de Kiara Bittencourt Chilelli.O processo de adaptação na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
Pereira, S. C.; ZUCOLOTO, K. A.; NORONHA, Ludmila Giardini. Participação em banca de Daiane Crisitna de Carvalho Silva.Educação de Jovens e adultos: a formação do professor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
Pereira, S. C.; ZUCOLOTO, K. A.. Participação em banca de Cláudia Alves Rodrigues.A educação de jovens e adultos em Poços de Caldas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

6.
Silva, M. da C.; ZUCOLOTO, K. A.. Participação em banca de Carolina de Cássia Braga Maia.O desenho da criança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

7.
REIS, Magai dos; ZUCOLOTO, K. A.. Participação em banca de Rosângela Nery Salles.A importância do brincar espontâneo no cotidiano da Educação Infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
SARAIVA, Kátia Maria Pacheco; ZUCOLOTO, K. A.. Participação em banca de Sabrina Xavier Liberal.Dsicutindo relações entre crianças na infância. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
VASCONCELLOS, M. T.; ZUCOLOTO, K. A.; PARENTE, Cláudia Motta Darós. Provimento interno para disciplina História da Educação. 2006. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Concurso público
1.
GOULART, Audemaro Taranto; ZUCOLOTO, K. A.; CHAVES, Ana Maria Brochado de Mendonça. Provimento externo para a disciplina Fundamentos da Geografia e Metodologia do Ensino de Geografia. 2006. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9ª jornada Científica do IFSULDEMINAS - 6º Congresso da Pós-graduação. A IMPORTÂNCIA DE USAR NOVAS FERRAMENTAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO DE QUÍMICA. 2017. (Congresso).

2.
9ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS - 6º Congresso da Pós-Gs-graduação. A VIVÊNCIA DO GRADUANDO EM LICENCIATURA EM QUÍMICA NO PRÓ-BID NA CIDADE DE POUSO ALEGRE-MG.. 2017. (Congresso).

3.
9º Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS - 6º Simpósio da Pós-graduação. ACASSO ESCOLAR E EVASÃO: um estudo sobre a dificuldade para ler e escrever. 2017. (Congresso).

4.
Curso de recepção de docentes EBTT. 2017. (Outra).

5.
I Encontro de Professores de Matemática e áreas afins.I Encontro de Professores de Matemática e áreas afins. 2017. (Encontro).

6.
IV Seminário de Educação Inclusiva.Dilemas e possibilidades: Quem faz a inclusão?. 2017. (Seminário).

7.
IX Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS.FRACASSO ESCOLAR E EVASÃO: um estudo sobre a dificuldade para ler e escrever. 2017. (Outra).

8.
V Colóquio de Educação Matemática.FRACASSO ESCOLAR E EVASÃO: um estudo sobre a dificuldade para ler e escrever. 2017. (Outra).

9.
Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade lras. 2016. (Simpósio).

10.
2º Congresso de Educação Física. A contribuição da atividade motora lúdica no desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas. 2015. (Congresso).

11.
IV Workshop de Educação a distância do IFSULDEMINAS.Capacitação em Gestão de Educação à distância no IFSULDEMINAS. 2015. (Outra).

12.
VII Congresso Paulista de Educação Infantil - III Simpósio Internacional de Educação Infantil Edu. Avaliação da Qualidade da Educação Infantil e formação de professores - uma experiência com a escala ITERS-R. 2015. (Congresso).

13.
X Encontro Internacional de Educadores Dotados e talentosos.A aprendizagem de alunos dotados e talentosos. 2015. (Encontro).

14.
33a Reunião Anual da Anped. 2010. (Congresso).

15.
Minicurso As linguagens no cotidiano da Educação Infantil. 2010. (Congresso).

16.
17o Congresso de Leitura - 17o COLE. Onde estão os espaços de leitura na Educação Infantil?. 2009. (Congresso).

17.
I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.Professores e equipe... em busca de um lugar para estar com crianças pequenas - ensinar e aprender em contextos integrados. 2008. (Seminário).

18.
16o COLE - Congresso de Leitura do Brasil. Coordenador em uma das sessões do V Seminário. 2007. (Congresso).

19.
A produção textual na graduação: aspectos lingüísticos.A produção textual na graduação: aspectos lingüísticos. 2007. (Seminário).

20.
Contextos Integrados de Educação Infantil XII - Professores e Pesquisadores. 2007. (Encontro).

21.
Coordenção do projeto de extensão "Educação de Jovens e Adultos"."Projeto Educação de Jovens e Adultos". 2007. (Oficina).

22.
Documentação Pedagógica - Programa Cultura Viva - Pontos de Cultura. 2007. (Oficina).

23.
Disciplina.Desenvolvimento Humano: o ciclo vital. 2006. (Outra).

24.
Semana de Estudos em Ciências da Educação.Discutindo projetos em Educação Infantil. 2006. (Oficina).

25.
13o SIIUSP.13o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. 2005. (Simpósio).

26.
28a reunião da Anped. 2005. (Outra).

27.
28a Reunião da Anped. 2005. (Congresso).

28.
II Mostra de Extensão Universitária.II Mostra de Extensão Universitária. 2005. (Outra).

29.
27a Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Congresso).

30.
Curso de extensão de capacitação didática para professores do campus de Poços de Caldas.Curso de extensão de capacitação didática para professores. 2004. (Outra).

31.
Curso de Extensão de Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos.Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos. 2004. (Oficina).

32.
II Seminário de Alfabetização e Letramento.Alfabetização e letramento nas séries iniciais. 2004. (Seminário).

33.
I Seminário de Alfabetização e Letramento.Alfabetização e Letramento. 2004. (Seminário).

34.
Mini-curso Imagens de criança e infâncias. 2004. (Outra).

35.
Infância e poder: uma abordagem foucaultiana. 2003. (Congresso).

36.
O papel histórico da anped na produção de políticas educacionais. 2003. (Congresso).

37.
Curso de extensão e capacitação. Curso de extensão e capacitação. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BALDAN JUNIOR, H. ; GRIS, C. F. ; ZUCOLOTO, K. A. ; CARVALHO, L. H. ; BRASIL, D. P. ; RIBOLI, H. L. E. ; GOULART, I. C. V. ; NUNES, J. C. B. ; EUCLIDES, M. S. ; SILVA, R. M. . I Encontro da Pós-graduação em Educação do IFSULDEMINAS. 2013. (Congresso).

2.
BALDAN JUNIOR, H. ; GRIS, C. F. ; ZUCOLOTO, K. A. ; CARVALHO, L. H. ; GOULART, I. C. V. ; NUNES, J. C. B. ; BRASIL, D. P. ; RIBOLI, H. L. E. ; EUCLIDES, M. S. ; SILVA, R. M. . Lendo, ouvindo econversando com Anna Claudia Ramos. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valquíria Dias de Oliveira. Reflexões sobre o processo de avaliação escolar. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Érica Roberta Gonçalves. Avaliando crianças de três anos no contexto escolar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

2.
Tresa Cristina Frenandes Ferrarez e Neiva Fátima Lemos Garci. A dimensão pedagógica da supervisão em relação à indisciplina. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

3.
Ana Carolina Ribeiro SAndroni e Norma P. F. da Silva Matos. Supervisão e orientação educacional: funções e atribuições do cargo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

4.
Maria Iolanda de Queiroz Proença e Maria Neura de Moraes. Jogos e brincadeiras: instrumentos fundamentais à aprendizagem e ao desenvolvimento na Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

5.
Ana Elisa Peres de Souza. O processo de construção da moralidade na Educação Infantil pelas crianças. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

6.
Edna Aparecida Borba de Oliveira. O lúdico associado à Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

7.
Cleusa Isabel de Oliveira Ferreira. Ludicidade - o brincar como instrumento pedagógico. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em AperfeilçoamentoQespecilização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

8.
Mislaine Ferreira de Vilhena. Propostas curriculares para a Educação Infantil e os mecanismos de poder. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Pontifícia Universidade de Minas Gerais - campus Poços de Caldas. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

9.
Samira Carvalho Teles. Projetos pedagógicos na educação infantil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Pontifícia Universidade de Minas Gerais - campus Poços de Caldas. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

10.
Ana Paula de Oliveira. A voz da criança nas atividades de brincadeira?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Pontifícia Universidade de Minas Gerais - campus Poços de Caldas. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

11.
Cristiane Nogueira. E a alfabetização como vai? - Discutindo o processo de alfabetização na prática escolar. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Pontifícia Universidade de Minas Gerais - campus Poços de Caldas. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

12.
João Paulo Pomarico Lopes de Oliveira. A importância do brincar espontâneo no desenvolvimento de habilidades motoras em crianças na Educação Infantil. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Intervenção em neuropediatria) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ariane Lapi Ferreira. Em busca de um espaço para ler: a biblioteca no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

2.
Iris Hipólito de Carvalho. Alfabetização de crianças com Síndrome de Down: práticas pedagógicas facilitadoras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

3.
Mírian Cristina da Silva. A importância da leitura a partir da Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

4.
Bruna Santos Negrini. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil: uma discussão necessária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

5.
Dayane Gonçalves Franco. Os arquétipos femininos no conto de fadas Cinderela. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

6.
Nathália Cristina Pedrilho. O empenhamento do professor e o envolvimento da criança nas interações na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade de Minas Gerais - campus Poços de Caldas. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

7.
Fernanda Conforti Soares. O conceito de infnância e suas relações com a Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

8.
Thamires Latrônico. Formação de professores para a Educação Infantil - avanços e retrocessos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

9.
Laura Loiola Melo. Qualidade na educação infantil nos ambientes de creches - discussões necessárias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

10.
Karina Della Testa. O cotidiano e a rotina na Educação Infantil - em busca de relações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

11.
Viviane Nicácio Thomáz de Souza. Brincadeiras espontâneas na educação infanitl - o professor como mediador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

12.
Gabriela Marchesi. O professor alfabetização e o processo de alfabeitzação - discussões. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

13.
Damiana da Silva Andrade. Estudo de caso em turma de alfabetização - processos e métodos em foco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

14.
Elizangela dos Reis Lopes. Prática docente e a descoberta do envolvimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

15.
Fabíola Míriam Aparecida Longo Marrichi. Formação de professores para a educação infantil - compromisso com a qualidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

16.
Verônica Fonseca Franco. O direito da criança à educção infantil de qualidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

17.
Fernanda Aprecida da Silva. Envolvimento da criança, envolvimento do educador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

18.
Flaviane Dianda Bernardini. Espaços de leitura na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

19.
Lívia Ribeiro. Prática docente na Educação INfantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

20.
Francyslaine Aparecida de Andrade. EDucação de jovens e adultos - discutindo a evasão escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

21.
Karina Dala Rosa. Formação do professor alfabetizador de Jovens e Adultos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

22.
Kelly Cristina Vicente David. O espaço físico para bebês - revendo os conceitos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

23.
Wellen Meire do Lago. Corpo e identidade: aspectos essencias na Educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

24.
Kellen Cristina Ramos. A oralidade na Educação Infantil - ouvindo histórias e contando histórias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

25.
Luciana Alves Aparecido de Rezende. Brinquedos, brincadeiras, infância e cultura infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

26.
Ana Paula Alves da Silva. Fracasso escolar e formação do professor - questionamentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

27.
Gisely Correa Franco. Aprender a ler escrever - Por quê é tão difícil? - discutindo as relações entre leitura, escrita e dificuldades de aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

28.
Juliana dos Reis Parini. Concepções de infância e de trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

29.
Ana Paula Bregantin. A criança pós-moderna e relações de consumo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

30.
Eliamar Cristina Balarin. O valor do brinquedo e da brincadeira na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

31.
Jacqueline da Silva Pereira Xavier. A psicomotricidade em espaço restrito. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

32.
Sílvia Helena Moreira Magalhães. Trabalhando psicomotricidade na educação infantil. 2005. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

33.
Azenate Pereira Correa. O lúdico e a aquisição da escrita e da leitura na alfabetização. 2005. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

34.
Daniela Cristina de oliveira. A oralidade na produção do desenho de crianças de quatro anos de idade. 2005. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

35.
Fernanda de Cássia Lourenço. O papel do brincar na educaçào Infantil. 2005. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

36.
Iara Crisitna dos Reis Swerts. Alfabetização, letramento e dificuldade de aprendizagem - buscando relações. 2005. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

37.
Maria Crisitna Benice da Silva Pinto. Discutindo os erros ortográficos apresentados por alunos de doze anos de idade. 2005. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

38.
Renata Bernardes de Araújo. Do desenho à escrita - O desenho como primeira escrita, o desenho fundamentando a escrita. 2005. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

39.
Vanessa Leite Máximo. A importância da psicomotridade no desenvolvimento de crianças de seis anos de idade. 2005. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

40.
Juliana de Cássia Marafon. A prática da educaçào física na Educaçào Infantil. 2005. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

41.
Fabiane Ferreira Silva. O processo de cosntrução da escrita nas séris iniciais. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

42.
Mariana Teixeira Neto. O brincar nas pesquisas educacionais. 2005. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

43.
Ana MAria da Silva Pereira. A relação família e escola - discutindo pontos de vista. 2005. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

44.
Loreana Priscila dos Santos. A construção do conhecimento de escrita pela criança na fase inicial da alfabetizaçào. 2005. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

45.
Fabiana Alves. A criança de seis anos em turmas de alfabetização incial. 2005. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

46.
Luciana Maria de Oliveira. A formação de profissionais para educação infantil - uma discussão necessária. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

47.
Elisângela Erino de Carvalho. Alfabetização aos seis anos - por quê fazer?. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

48.
Elke Junqueira Daré. Avaliação da prática psicomotora de crainças de 5 anos. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

49.
Rosimara Merante Araújo. Psicomotricidade - se der tempo a gente faz. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.

50.
Syrlene de Jesus Caixes. O faz-de-conta na pré-escola. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Karla Aparecida Zucoloto.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
ZUCOLOTO, K. A.. Disciplina: Preparação pedagógica em Engenharia e Ciências de Materiais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Outras informações relevantes


Atuação nos grupos de pesquisa:
1 - Contextos integrados de educação infantil na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
2 - Cultura, memória e subjetividade da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus de Poços de Caldas



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 20:24:12