Claudia Consuelo Amigo Pino

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9951062554475527
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


É professora associada de literatura francesa na Universidade de São Paulo. Tem estudado sempre a literatura pelas bordas, a partir de tudo aquilo que aparentemente não é (ainda) literatura. Seus trabalhos giram em torno da crítica, dos diários, dos manuscritos, dos textos inacabados, mas também das obras impossíveis, que ainda não foram escritas. Apesar de não gostar da palavra especialista, tem se dedicado a estudar com mais atenção a obra Georges Perec e Roland Barthes, com alguns flertes com a literatura do Caribe, especialmente com Édouard Glissant. Publicou os livros A ficção da escrita (2004), Escrever sobre escrever (2007) e Roland Barthes: a aventura do romance (2015), além de vários artigos, números especiais de revistas e coletâneas, entre os que se destaca o livro Roland Barthes Plural (2017, em o-autoria com Laura Brandini e Márcio Venício Barbosa), elaborado a partir dos trabalhos do grupo de pesquisa "O escritor plural: estudos pluridisciplinares sobre a obra de Roland Barthes". Atualmente desenvolve um Projeto de auxílio à pesquisa regular da FAPESP sobre os Seminários de Roland Barthes. É membro da equipe editorial das revistas Criação & Crítica e Manuscrítica e Presidente da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (APCG). E-mail: camigopino@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Consuelo Amigo Pino
Nome em citações bibliográficas
PINO, C. C. A.;PINO, Claudia Amigo;AMIGO PINO, C.;AMIGO PINO, CLAUDIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.
Av. Professor Luciano Gualberto DLM Sala 18
Cidade Universitártia
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914077


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A escritura da ficção e a ficção da escritura, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Philippe Léon Marie Ghislain Willemart.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Georges Perec; Crítica Genética; 53 jours; Pós-modernidade; Psicanálise e Literatura; Literatura francesa contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1996
Mestrado em andamento em Magíster en Literatura.
Universidad de Chile, UCHILE, Chile. Orientador: .
1990 - 1995
Graduação em Jornalismo.
Universidad de Chile, UCHILE, Chile.


Pós-doutorado e Livre-docência


2013
Livre-docência.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH, Brasil.
Título: Em busca de uma vida nova. O romance de Roland Barthes, Ano de obtenção: 2013.
Palavras-chave: Roland Barthes; Crítica Genética; Vita Nova.
2008
Pós-Doutorado.
Institut de Textes et Manuscrits Modernes, ITEM/CNRS, França.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Université Paris Diderot, PARIS 7, França.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2004 - Atual
Ensino, LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Espaço e literatura
Espécies de espaços da Literatura Francesa
Roland Barthes do grau zero ao grau um
Crítica genética: da teoria à prática
03/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Linhas de pesquisa
Estudos literários
09/2002 - Atual
Ensino, Letras Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da crítica francesa
História da Crítica Francesa 1
História da Crítica Francesa 2
História da Literatura Francesa 1
Introdução à Literatura Francesa 1
Introdução à Literatura Francesa 2
Literatura Francesa 1
Monografia
Narrativa francesa
Perspectiva da crítica francesa
Poética Moderna
Introdução à literatura francesa
09/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Núcleo de Auxílio à Pesquisa em Crítica Genética Napcg.

Cargo ou função
Membro do conselho deliberativo.
04/2009 - 04/2011
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
03/2007 - 11/2008
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
09/2006 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante suplente da comissão de pesquisa.
09/2004 - 09/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante titular na Comissão de Pesquisa.


Linhas de pesquisa


1.
Estudos literários


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Roland Barthes, professor de semiologia
Descrição: Projeto financiado pela Fapesp para difusão dos conteúdos dos seminários de semiologia de Roland Barthes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


Representação do Espaço/Espaço da Representação
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Manuscrítica (São Paulo)
2008 - Atual
Periódico: Revista Criação & Crítica


Revisor de periódico


2003 - Atual
Periódico: Manuscrítica (São Paulo)
2008 - Atual
Periódico: Revista Criação & Crítica
2003 - Atual
Periódico: Alea: Estudos Neolatinos (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Anuário de Literatura (UFSC)


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2009 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Crítica Genética.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Francesa Contemporânea.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Literatura e Psicanálise.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: a criação literária em literatura francesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio Tese destaque USP 2013, Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Pós-graduação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINO, Claudia Amigo2018PINO, Claudia Amigo; AMARO, LORENA . Del biografema a la comunidad: dos casos recientes en la literatura latinoamericana. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 20, p. 165-183, 2018.

2.
PESCE LOPES DE OLIVEIRA, PRISCILA2018PESCE LOPES DE OLIVEIRA, PRISCILA ; AMIGO PINO, CLAUDIA . Dois diários, um ensaio e um romance: a presença de -Incidentes- e -Noites de Paris- na escrita narrativa desejada por Roland Barthes. MATRAGA, v. 25, p. 164-192, 2018.

3.
PINO, C. C. A.2016PINO, C. C. A.. Gênese de uma crítica mágica. Manuscrítica (São Paulo), v. 1, p. 116-126, 2016.

4.
PINO, C. C. A.2016PINO, C. C. A.. De um corpo para outro. Roland Barthes e a biografemática. Revista Criação & Crítica, v. 1, p. 15-29, 2016.

5.
BELLOCCHIO, C. M.2016BELLOCCHIO, C. M. ; PINO, C. C. A. . Refazendo um trajeto: 10 anos de Semiologia ? A teoria do Texto de Roland Barthes. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, v. 4, p. 56-76, 2016.

6.
Brandini, L.T.2015Brandini, L.T. ; PINO, C. C. A. . De l?incompréhension, de la création, des ?illets : Barthes au Brésil et au Portugal. Revue Roland Barthes, v. 2, p. 10-20, 2015.

7.
PINO, C. C. A.2014PINO, C. C. A.. Roland Barthes e o Soberano Bem do romance. Tempo Brasileiro, v. 198, p. 41-54, 2014.

8.
ARAUJO, R. L.2014ARAUJO, R. L. ; PINO, C. C. A. . Reflexos de um sorriso: duplicidade baudelairiana em A queda, de Albert Camus. Colineares, v. 2, p. 79-96, 2014.

9.
PINO, C. C. A.2014PINO, C. C. A.. Crítica genética: o que interpretar?. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 259-273, 2014.

10.
PINO, C. C. A.2014PINO, C. C. A.. A escrita de chumbo de Roland Barthes. Manuscrítica (São Paulo), v. 26, p. 9-10, 2014.

11.
PINO, C. C. A.2013PINO, C. C. A.. Inscribir, mostrar y recrear una cicatriz: Infancia y escritura en la novela autobiográfica del Caribe. Aisthesis (Santiago. Impreso), v. 54, p. 243-254, 2013.

12.
PINO, Claudia Amigo2012PINO, Claudia Amigo. Roland Barthes e o combate do bem e do mal. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 14, p. 231-244, 2012.

13.
PINO, C. C. A.2011PINO, C. C. A.. Nem sempre fracassamos ao falar do amor. Remate de Males, v. 31, p. 211-226, 2011.

14.
PINO, C. C. A.2011PINO, C. C. A.; COSTA, K. P. . Que espaços são esses?1 Os ?planetas-favelas? de Patrick Chamoiseau e Paulo Lins. Ipotesi (Juiz de Fora. Online), v. 15, p. 73-88, 2011.

15.
GAMA, M.2010GAMA, M. ; COELHO, A. A. B. ; MURAD, S. ; PINO, C. C. A. ; TOMMASO, Mario ; Padilha, J. . Dúvidas, erros, surpresas, implicações: entrevista com Philippe Lejeune. Revista Criação & Crítica, v. 4, p. 197-206, 2010.

16.
PINO, C. C. A.2010 PINO, C. C. A.. Le roman du temps perdu. Le mythe de Proust et la recherche de Barthes. Universite de Grenoble. UFR de Lettres. Recherches et Travaux, v. 77, p. 45-56, 2010.

17.
PINO, C. C. A.2010PINO, C. C. A.. Viver, morrer e matar de escrever: o sacrifício de Roland Barthes. Estudos (UFBA), v. 42, p. 99-121, 2010.

18.
PINO, C. C. A.2010PINO, C. C. A.. Compte Rendu de Masques et Mirages. Genesis (Paris. 1992), v. 31, p. 168-170, 2010.

19.
PINO, C. C. A.2009PINO, C. C. A.. Écrire sans écrire: Vita Nova, de Roland Barthes. Revista Criação & Crítica, v. 2, p. 25-35, 2009.

20.
PINO, C. C. A.2009PINO, C. C. A.. Uma pequena esfera iridescente, de fulgor intolerável, aparentemente giratória. Manuscrítica (São Paulo), v. 17, p. 112-116, 2009.

21.
PINO, C. C. A.2009PINO, C. C. A.. Les derniers 53 jours de Georges Perec. L?impossibilité d?écrire en abyme. Genesis (Paris. 1992), v. 1, p. 55-65, 2009.

22.
PINO, C. C. A.2008PINO, C. C. A.. A Escrita do Tremor: La Cohée du Lamentin, de Édouard Glissant. Revista Criação & Crítica, v. 1, p. 7, 2008.

23.
PINO, C. C. A.2008PINO, C. C. A.. Em busca de uma vida nova. Manuscrítica (São Paulo), v. 16, p. 10-20, 2008.

24.
PINO, C. C. A.2007PINO, C. C. A.. Gênese da gênese. Ciência e Cultura (SBPC), v. 57, p. 24-27, 2007.

25.
PINO, C. C. A.2006PINO, C. C. A.. O espaço modo de usar: Georges Perec. Lettres Francaises (UNESP Araraquara), v. 7, p. 123-134, 2006.

26.
PINO, C. C. A.2005PINO, C. C. A.. Da crítica do processo à crítica ao processo. Manuscrítica (São Paulo), São Paulo, v. 10, p. 43-72, 2005.

27.
PINO, C. C. A.2004PINO, C. C. A.. Resenha do livro Criação em Processo. Alea. Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 5/2, 2004.

28.
PINO, C. C. A.2003PINO, C. C. A.. A Crítica Genética no Limite. Manuscrítica (São Paulo), São Paulo, v. 11, p. 115, 2003.

29.
PINO, C. C. A.2001PINO, C. C. A.. O grito da poética da criação. Manuscrítica (São Paulo), v. 10, p. 115-123, 2001.

30.
PINO, C. C. A.2000PINO, C. C. A.. Crítica Genética: Revolução e Reação. Manuscrítica (São Paulo), v. 9, p. 153-176, 2000.

31.
PINO, C. C. A.1999PINO, C. C. A.. Entre o olho e a letra. Manuscrítica (São Paulo), São Paulo, v. 8, p. 181-208, 1999.

32.
PINO, C. C. A.1998PINO, C. C. A.. A criação na crítica e a crítica na criação. Manuscrítica (São Paulo), São Paulo, v. 7, p. 111-149, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Brandini, L.T. (Org.) ; BARBOSA, M. V. (Org.) ; PINO, C. C. A. (Org.) . Roland Barthes Plural. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2017. v. 1. 301p .

2.
PINO, C. C. A.. Roland Barthes: A aventura do Romance. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015. 156p .

3.
PINO, C. C. A.; FENOGLIO, I. (Org.) ; JORGE, Verónica Galíndez (Org.) . Écritures du XXIe Siècle Genèses in vivo. 1. ed. Paris: Le Manuscrit, 2012. v. 1. 204p .

4.
AMARO, L. (Org.) ; PINO, C. C. A. (Org.) . Auto(bio)grafias latiinoamericanas. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2012.

5.
PINO, C. C. A.; ZULAR, R. . Escrever sobre escrever. Uma introdução crítica à crítica genética.. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

6.
PINO, C. C. A.. Criação em debate. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2007. 300p .

7.
PINO, C. C. A.. Ciência e Cultura - Dossiê "Crítica genética". 1. ed. São Paulo: SBPC, 2007. 64p .

8.
PINO, C. C. A.. A ficção da escrita. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. v. 1. 275p .

Capítulos de livros publicados
1.
PINO, C. C. A.. État présent de la critique génétique au Brésil. In: Pierre-Marc de Biasi; Anne Herschberg-Pierrot. (Org.). L'oeuvre comme processus. 1ed.Paris: CNRS Éditions, 2017, v. 1, p. 569-574.

2.
PINO, C. C. A.. Genèse d'une critique magique. Les grands projets de Roland Barthes dans les séminaires de l'EHESS. In: Jean-Pierre Bertrand. (Org.). Roland Barthes: Continuités. 1ed.Paris: Christian Bourgois, 2017, v. 1, p. 189-206.

3.
PINO, C. C. A.. O Sal das Palavras: a gastrosofia da linguagem de Roland Barthes. In: Maria José Guerra; Miguel Luiz Contani. (Org.). Barthes 100 ? ideias e reflexões. 1ed.Londrina: Eduel, 2017, v. 1, p. 87-102.

4.
PINO, C. C. A.. A missão amorosa do romance. In: Claudia Amigo Pino; Laura Taddei Brandini; Márcio Venício Barbosa. (Org.). Roland Barthes Plural. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2017, v. 1, p. 102-113.

5.
PINO, C. C. A.. Para uma didática saborosa: as estratégias de ensino nos manuscritos de Roland Barthes. In: Sergio Romanelli. (Org.). Compêndio de Crítica Genética - América Latina. 1ed.Vinhedo: Horizonte, 2015, v. , p. 38-42.

6.
PINO, C. C. A.. O romance do tempo perdido: o mito de Proust e a busca de Barthes. In: Philippe Willemart; Alexandre Bebiano. (Org.). Proust 2011. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2013, v. 1, p. 50-73.

7.
PINO, C. C. A.. Écrire pour effacer, effacer pour écrire. In: Claudia Amigo Pino; Irène Fenoglio, Verónica Galíndez-Jorge. (Org.). Écritures du XXIe Siècle Genèses in vivo. 1ed.Paris: Le Manuscrit, 2012, v. 1, p. 21-35.

8.
PINO, C. C. A.. Todas as vidas do mundo: o pacto autobiográico e a poética da relação de Édouard Glissant. In: Claudia Amigo Pino; Loren Amaro. (Org.). Auto(bio)grafias latiinoamericanas. 1ed.São Paulo: Annablume, 2012, v. 1, p. 193-206.

9.
PINO, C. C. A.. Notas sobre a conquista espacial (e uma breve busca do quarto perdido em Vie de Henry Brulard, de Stendhal). In: Helmut Galle; Ana Cecília Olmos; Adriana Kanzepolsky; Laura Zuntini Izarra. (Org.). Em primeira pessoa - abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: Annablume, 2009, v. , p. 289-302.

10.
PINO, C. C. A.. Gêneses críticas: Barthes, Perec, Glissant. In: José Cirillo; Angela Grando. (Org.). Processo de Criação e Interações. Belo Horizonte: C/ Arte, 2008, v. , p. 65-70.

11.
PINO, C. C. A.. O espaço da página: Digressão a partir de La vie mode d?emploi, de Georges Perec. In: Claudia Amigo Pino. (Org.). Criação em debate. São Paulo: Humanitas, 2007, v. 1, p. 77-88.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PINO, C. C. A.. De l?incompréhension, de la création, des ?illets : Barthes au Brésil et au Portugal. Revue Roland Barthes, Paris, p. 10 - 20, 01 out. 2015.

2.
PINO, C. C. A.. Irrumpe la "casi ficción". La Tercera, Santiago do Chile, p. 8 - 8, 19 maio 2007.

3.
PINO, C. C. A.; MATUCK, A. . Poética da Exaustão. Cult, São Paulo, 15 nov. 2001.

4.
PINO, C. C. A.. A ressignificação do mundo. Cult, 15 nov. 2001.

5.
PINO, C. C. A.. As regras do jogo. Cult.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINO, C. C. A.. Gêneses Críticas: Barthes, Perec, Glissant. In: X Congresso Internacional da APCG, 2008, Vitóira. Processo de Criação e Interações - a crítica genética em debate nas artes, literatura e ensino, 2008, Vitória. X Congresso Internacional da APCG, 2008, Vitóira. Processo de Criação e Interações - a crítica genética em debate nas artes, literatura e ensino. Belo Horizonte: EDitora C/arte, 2008.

2.
PINO, C. C. A.. Entre a escritura e a leitura. In: VI Encontro Internacional da APML, 2000, São Paulo. Anais do VI Encontro Internacional da APML. São Paulo: Anablume, 1999.

3.
PINO, C. C. A.. O conceito de criação segundo o Laboratório do Manuscrito Literário. In: VI Encontro Internacional da APML, 1999, São Paulo. Anais do VI Encontro Internacional da APML. São Paulo: Anablume, 1999.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINO, C. C. A.. Estética da criação. In: Poéticas da criação, 2002, Niterói. Poética da criação - caderno de resumos, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
PINO, C. C. A.; AMARO, L. . Del biografema a la comunidad: dos casos recientes de la literatura latinoamericana. ALEA: ESTUDOS NEOLATINOS (IMPRESSO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PINO, C. C. A.. Biografía del biografema. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PINO, C. C. A.. Escritas assassinas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PINO, C. C. A.. Camus no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PINO, C. C. A.. De como a comida destruiu a semiologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PINO, C. C. A.. Roland Barthes e o ensino: da fantasia à prática e da prática à fantasia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PINO, C. C. A.. Oficina: como escrever depois de matar o autor? Barthes e o Oulipo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
PINO, C. C. A.. Genèse d'une critique magique. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PINO, C. C. A.. A literatura no plural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PINO, C. C. A.. En busca del yo: proyectos biográficos y autobiográficos de Roland Barthes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PINO, C. C. A.. Amar al autor: Barthes y la biografemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PINO, Claudia Amigo. Gênese de uma crítica mágica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PINO, C. C. A.. Le sel des mots. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PINO, C. C. A.. Le texte est flux. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PINO, C. C. A.. A missão amorosa do romance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PINO, C. C. A.. Roland Barthes, professeur de sémiologie. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PINO, C. C. A.. Crítica e verdade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PINO, C. C. A.. Criação literária e crítica:: descontinuidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PINO, C. C. A.. Glissant et Rimbaud: la poésie comme nouvelle région du monde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PINO, C. C. A.. A crítica genética em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
PINO, Claudia Amigo. Et l'aventure continue: la sémiologie romanesque de Roland Barthes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
PINO, C. C. A.. Les seuils d'une oeuvre morte - Les préfaces de Vita Nova, de Roland Barthes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PINO, Claudia Amigo. A aventura romanesca de Roland Barthes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PINO, C. C. A.. Roland Barthes: para uma didática saborosa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PINO, C. C. A.. Barthes et les cendres de Schumann. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PINO, C. C. A.; ARAUJO, R. L. . Hommage à Albert Camus: Un étranger au Brésil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
PINO, C. C. A.. Inscribir, mostrar y recrear una cicatriz: Infancia y escritura en la novela autobiográfica del Caribe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PINO, C. C. A.. Testemunho documental na literatura: o romance de Roland Barthes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
PINO, C. C. A.. Escrever para reencontrar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PINO, C. C. A.. Le roman du temps perdu: le mythe de Proust et la recherche de Barthes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
PINO, C. C. A.. Barthes et le combat du bien et du mal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
JORGE, Verónica Galíndez ; PINO, C. C. A. . Cuál Genética para las Artes Escénicas?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
PINO, C. C. A.. Desescrituras de infancia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
PINO, C. C. A.. État présent de la critique génétique au Brésil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
PINO, C. C. A.. E a aventura continua. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
PINO, C. C. A.. A crítica genética no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
PINO, C. C. A.. À la Recherche de Vita Nova. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
PINO, C. C. A.. À la Recherche de Vita Nova 2: les manuscrits. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
PINO, C. C. A.. O romance do tempo perdido. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
PINO, C. C. A.. La vida de todo el mundo, en el espacio sideral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
PINO, C. C. A.. Tremores de Letras: Glissant e a Crítica Genética 2. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
PINO, C. C. A.. Écrire sans écrire: Vita Nova, de Roland Barthes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
PINO, C. C. A.. O grau um da escritura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
PINO, C. C. A.. O edifício: mito, cinema e literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
PINO, C. C. A.. Pour une écriture métisse: Glissant et la critique génétique. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
PINO, C. C. A.. O espaço modo de usar: Georges Perec. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

46.
PINO, C. C. A.. 53 jours d'écriture. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
PINO, C. C. A.. El psicoanálisis y la escrita de W o el recuerdo de infancia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
PINO, C. C. A.. O espaço da página. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
PINO, C. C. A.. Crítica ao processo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

50.
PINO, C. C. A.. Espaço e autobiografia: o papel do quarto nas lembranças de infância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

51.
PINO, C. C. A.; ZULAR, R. . Introdução à interpretação em crítica genética. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
PINO, C. C. A.. Uma máquina de ler de manuscritos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

53.
PINO, C. C. A.. A crítica genética no limite. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

54.
PINO, C. C. A.. Estética da criação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

55.
PINO, C. C. A.. A estrutura dialética da criação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

56.
PINO, C. C. A.. Entre a escritura e a leitura: 53 jours de Georges Perec. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

57.
PINO, C. C. A.. O conceito de criação segundo o Laboratório do Manuscrito Literário. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

58.
PINO, C. C. A.. Études Génétiques au Brésil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

59.
PINO, C. C. A.; ZULAR, R. . Perespectivas da crítica genética. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PINO, C. C. A.; FONTANARI, R. . Barthes apreendido por Rancière. São Paulo: Programa de pós-graduação Em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, 2015. (Tradução/Artigo).

2.
PINO, C. C. A.. Posfácio 'A guerra começou, onde está a guerra'? Cadernos, Albert Camus.. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

3.
PINO, C. C. A.; Messias, C. A. ; BERGONZONI, G. A. ; GAMA, M. . Eu voltei! O autror depois de morto ou novas formas de estudar a autoria. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
PINO, C. C. A.; ALMEIDA, A. N. ; SCHOEPPS, L. . Editorial Manuscrítica n.26. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
PINO, C. C. A.; GOMES, N. O. R. C. . Editorial Revista Criação & Crítica N. 8 - O enésimo sexo. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
AMARO, L. ; PINO, C. C. A. . Introdução: o eu, nós e os outros. São Paulo/ Santiago, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
GAMA, M. ; PINO, Claudia Amigo . Editorial Manuscrítica 22. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
GAMA, M. ; MURAD, S. ; PINO, Claudia Amigo . Editorial Criação & Crítica 9. Universidade de São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
PINO, C. C. A.; FENOGLIO, I. ; JORGE, Verónica Galíndez . Introduction. Paris, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

10.
PINO, Claudia Amigo. Ensaio sobre as ficções. Paris: Firmin Didot Frères Flis et Cie Libraires, 2012. (Tradução/Livro).

11.
SILVA, S. F. A. O. L. E. ; PINO, C. C. A. . Editorial Revista Criação & Crítica N. 7. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

12.
Messias, C. A. ; PINO, C. C. A. . Editorial Revista Criação & Crítica N. 6. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

13.
GAMA, M. ; PINO, C. C. A. . Editorial Manuscrítica N. 20 Tradução. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
PINO, C. C. A.; GAMA, M. . Editorial Manuscrítica 21 - Teatro. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

15.
Messias, C. A. ; PINO, C. C. A. . Dicionário de ideias aceitas: projeto de tradução. São Paulo: Revista Criação & Crítica n. 11, 2011. (Tradução/Artigo).

16.
COELHO, A. A. B. ; PINO, C. C. A. . Editorial revista Criação e crítica N. 4. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

17.
PINO, C. C. A.; GAMA, M. . Editorial. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

18.
GAMA, M. ; MONZANI, J. ; PINO, C. C. A. . Editorial Manuscrítica N. 19 Cinema. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

19.
PINO, C. C. A.. Prefácio de Fogos de Artifício. Cotia/ São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

20.
PINO, C. C. A.; GAMA, M. . Editorial Revista Criação & Crítica N.2. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

21.
PINO, C. C. A.; SILVA, S. F. A. O. L. E. . Editorial Revista Criação e Crítica N.3. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

22.
PINO, C. C. A.; GAMA, M. . Editorial Manuscrítica 17. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

23.
PINO, C. C. A.; MURAD, S. . Editorial Revista Criação & Crítica N.1. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

24.
PINO, C. C. A.. Orelha do livro Criação em processo, de Roberto Zular (org). São Paulo: Iluminuras, 2002 (Orelha e contracapa de livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINO, C. C. A.. Literatura fundamental 27 - O estrangeiro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PINO, C. C. A.. Barthes e sua máquina combinatória. 2014; Tema: Roland Barthes. (Blog).

2.
PINO, C. C. A.. Barthes para comer. 2014; Tema: As metáforas alimentares na obra de Roland Barthes. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINO, C. C. A.; VIEIRA, W. . Revista Criação & Crítica N. 17 - Autoficção. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
BELLOCCHIO, C. M. ; BERGONZONI, G. A. ; FONTANARI, R. ; OLIVEIRA, P. P. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica barthes.com.barthes. 2015. (Editoração/Periódico).

3.
BELLOCCHIO, C. M. ; OLIVEIRA, P. P. ; FONTANARI, R. ; BERGONZONI, G. A. ; PINO, C. C. A. . Roland Barthes Plural - Número especial Criação e Crítica. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
PINO, C. C. A.; OLIVEIRA, P. P. ; BELLOCCHIO, C. M. ; BRATFISCH, J. ; FONTANARI, R. . Sabores de Barthes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PINO, C. C. A.. Crítica genética e interpretação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
PINO, C. C. A.; GAMA, M. ; Messias, C. A. ; BERGONZONI, G. A. . Criação & Crítica n. 12 Eu voltei! O autor depois de morto ou novas formas de estudar a autoria. 2014. (Editoração/Periódico).

7.
PINO, C. C. A.; ALMEIDA, A. N. ; SCHOEPPS, L. . Manuscrítica n. 26. 2014. (Editoração/Periódico).

8.
PINO, C. C. A.. Camus faz cem anos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PINO, C. C. A.. A peste, de Albert Camus. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
GESKE, S. F. A. O. L. E. S. ; ARAUJO, R. L. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica n. 10 Universo Camus. 2013. (Editoração/Periódico).

11.
PINO, C. C. A.. Escrever sobre escrever: uma introdução crítica à crítica genética. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GOMES, N. O. R. C. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N. 8 - O enésimo sexo. 2012. (Editoração/Periódico).

13.
GAMA, M. ; MURAD, S. ; PINO, C. C. A. . Criação& Crítica n. 9: O que é e por que alguém estuda a leitura?. 2012. (Editoração/Periódico).

14.
PINO, C. C. A.; SILVA, G. I. ; WILLEMART, P. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Liliane Silva dos Santos, sob o título: ?Em torno de gênese de uma personagem proustiana: tia Léonie no caminho da descoberta de uma vocação?. 2012. (Banca Examinadora).

15.
GAMA, M. ; PINO, C. C. A. . Manuscrítica 20. 2011. (Editoração/Periódico).

16.
SILVA, S. F. A. O. L. E. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N. 7 - Quem tem medo de lugar comum?. 2011. (Editoração/Periódico).

17.
Messias, C. A. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N. 6 - Brincar de escrever. 2011. (Editoração/Periódico).

18.
PINO, C. C. A.; GAMA, M. . Manuscrítica 21. 2011. (Editoração/Periódico).

19.
Moraes, M. A. ; NORONHA, J. M. G. ; PINO, C. C. A. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Ana Amelia Barros Coelho, sob o título:?1,2 e 3: leituras do pacto autobiográfico de Philippe Lejeune?. 2011. (Banca Examinadora).

20.
MELLO, C. M. M. ; PINO, C. C. A. ; WILLEMART, P. . Membro da Banca de Qualificação de Doutorado de Fernanda Mendes Luiz, sob o título: ?PLRAPSEEO ou ?. 2011. (Banca Examinadora).

21.
JORGE, Verónica Galíndez ; PINO, C. C. A. ; ISHIHARA, T. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Igor Milenkovich Ávila, sob o título: Discurso Indireto Livre em Madame Bovary: o despontar da forma. 2011. (Banca Examinadora).

22.
PINO, C. C. A.; GAMA, M. ; COELHO, A. A. B. . Escrituras do espaço - Parte 1. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
COELHO, A. A. B. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N.4 - Eu é um outro - Moi aussi. 2010. (Editoração/Periódico).

24.
PINO, C. C. A.; OLIVEIRA, P. P. . Criação & Crítica 5 - Morrer de escrever. 2010. (Editoração/Periódico).

25.
GAMA, M. ; PINO, C. C. A. . Manuscrítica 18. 2010. (Editoração/Periódico).

26.
PINO, C. C. A.; GAMA, M. . Manuscrítica 19. 2010. (Editoração/Periódico).

27.
PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez ; Titan Junior, S. V. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Flávio Luís Soares de Barros sob o título: "Labirinto de espelhos - Por uma poética do impasse em Bouvard e Pécuchet, de Gustave Flaubert". 2010. (Banca Examinadora).

28.
SILVA, F. L. E. ; SILVA, N. A. G. ; PINO, C. C. A. . Membro da banca examinadora de qualificação de mestrado de Samara Fernanda Almeida Oliveira de Lócio e Silva, sob o título:"A gênese do bsurdo: dos Écrits de Jeneusse à L'Étranger". 2010. (Banca Examinadora).

29.
BETTI, M. S. ; PINO, C. C. A. ; JORGE, Verónica Galíndez . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Cícero Alberto de Andrade Oliveira, sob o título:"Brechas na eternidade: tempo e repetição no teatro de Jean-Luc Lagarce". 2010. (Banca Examinadora).

30.
NATALI, M. P. ; PINO, C. C. A. ; IZARRA, Laura patricia Zuntini de . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Mariana Bolfarine sob o título: "Um Estudo do Espaço em A House for Mr. Biswas de V.S. Naipul". 2010. (Banca Examinadora).

31.
PINO, C. C. A.; COELHO, A. A. B. ; GAMA, M. ; SILVA, S. F. A. O. L. E. . Escritas de si. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
PINO, C. C. A.; GAMA, M. . Criação & Crítica. 2009. (Editoração/Periódico).

33.
PINO, C. C. A.. Relatório de Estágio de Pesquisa no Exterior. 2009. (Relatório de pesquisa).

34.
NATALI, M. P. ; PINO, C. C. A. . Membro da banca examinadora de Keila Prado Costa, sob o título:"Ficção, crítica e espaço: uma comparação entre Cidade de Deus e Texaco". 2009. (Banca Examinadora).

35.
PINO, C. C. A.; MURAD, S. . Teoria da Narrativa Francesa: Todorov, Barthes, Genette. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
MURAD, S. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica. 2008. (Editoração/Periódico).

37.
PINO, C. C. A.; GONÇALVES, Gláucia Renate ; IZARRA, Laura patricia Zuntini de . Membro da banca de Qualificação de Mestrado de Rose Yukiko Sugiyama sob o título: "Uma investigação das Espacialidades Narrativas em An Artist of the Floating World de Kazuo Ishiguro". 2008. (Banca Examinadora).

38.
PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Isabel Lopes Coelho sob o título:" Les Temps Modernes e Critique: o que é a literatura por meio do prazer da leitura?".. 2008. (Banca Examinadora).

39.
PINO, C. C. A.. Crítica Francesa Contemporânea: escritores críticos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FIGUEIREDO, E.; INACIO, E. C.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Natalia de Oliveira Ribeiro Candido Gomes. Violette Leduc: a travessia do deserto ao arco-íris. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

2.
Chagas, E.F.; Kroef, A.B.G.; Germano, G.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Pedro Israel. Do absurdo à revolta em Albert Camus. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

3.
PINO, Claudia Amigo; LEITE JUNIOR, J.; INACIO, E. C.; GALINDEZ, V.. Participação em banca de Guilherme Fernandes. Corpo e escrita: a elaboração da AIDS em Caio Fernando Abreu e Hervé Guilbert. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

4.
PINO, Claudia Amigo; SANTOS, M. A. A.; MELLO, C. M. M.; BISCHOF, B.. Participação em banca de Aline Magalhães dos Santos. O pintar literário nos Escritos sobre a arte, de Émile Zola. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

5.
DAHLET, V. M. B.; FIGUEIREDO, E.; SANTOS, L. A.; PINO, Claudia Amigo. Participação em banca de Andrei Fernando Ferreira Lima. Édouard Glissant e a questão identitária antilhana. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

6.
COSTA, A. M.; SILVA, M. R. P.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Priscila Pesce Lopes de Oliveira. Inconfessadamente ditoso: trânsitos do eu nas escritas de Roland Barthes e de Ana Cristina Cesar. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

7.
SILVA, M. R. P.; PINO, C. C. A.; BARBOSA, M. V.. Participação em banca de Arthur Vinícius Dantas da Silva. Mel no asfalto: percepções do Neutro nos contos de Caio Fernando Abreu. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

8.
SILVA, C. C. E.; PINO, C. C. A.; ARBEX, M.. Participação em banca de Tatiana Barbosa da Silva. Instantâneos de ausências. Perec e as relações entre texto, fotografia e memória. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

9.
ARBEX, M.; JORGE, Verónica Galíndez; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Carolina Augusto Messias. A biblioteca caleidoscópica: um modo de ler La vie mode d'emploi e Bouvard e Pécuchet. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

10.
PINO, C. C. A.; Moraes, M. A.; NORONHA, J. M. G.. Participação em banca de Ana Amelia Barros Coelho Pace. Lendo e escrevendo sobre o pacto autobiográfico de Philippe Lejeune. 2012. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

11.
SCARPELLI, M. O. F.; DAMATO, D. B.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Henrique Toledo Groke. Despactários no diverso: uma aproximação entre Édouard Glissant e João Guimarães Rosa. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

12.
SILVA, N. A. G.; SILVA, F. L. E.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Samara Fernanda de Almeida Oliveira Lócio e Silva Geske. O Avesso e o Direito da escritura camusiana: de L'Êtranger aos Écrits de Jeunesse. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

13.
COUTINHO, F.M.A.; SILVA, C.A.V.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Alan Bezerra Torres. Manuel de Barros e os espaços da infância. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

14.
FIGUEIREDO, E.; NATALI, M. P.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Keila Prado Costa. A favela como ficção ? Uma leitura de Texaco e Cidade de Deus. 2011. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

15.
HANSEN, J. A.; PECORA, A.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Mario Tommaso Pugliese Filho. Presente invenção: lendo romances brasileiros contemporâneo. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

16.
WILLEMART, P.; Dunkel, C; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Rodrigo Ferraz de Camargo. Soletrações do Enigma. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

17.
WILLEMART, P.; MOTTA, L. T.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de José Carlos de Souza. Balbertinec Um litoral "À l'ombre de jeunes filles en fleur". 2009. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

18.
PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; Dunkel, C. Participação em banca de Rodrigo Ferraz de Camargo. Perac/Lacan. Soletrações do enigma: uma tentativa de articulação entre literatura e psicanálise. 2009. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

19.
PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; MORAES, E. R.. Participação em banca de Isabel Lopes Coelho. Quem matou o autor foi o crítico. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

20.
IZARRA, Laura patricia Zuntini de; CANDI, M. R.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Rose Yukiko Sugiyama. Espacialidades Narrativas: Uma leitura de An artist of a floating world, de Kazuo Ishiguro. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos e literários em inglês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

21.
PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; COVIZZI, L. M.. Participação em banca de Monica Fernanda Rodrigues Gama. Membro da Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

22.
COVIZZI, L. M.; JORGE, Verónica Galíndez; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Mônica Fernanda Rodrigues Gama. Sobre o que não deveu caber. Repetição e diferença na produção e recepção de Tutaméia, de Guimarães Rosa. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

23.
WILLEMART, P.; SCHWARTZ, A.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Samira Murad. Le Voyage d?hiver de Georges Perec ou a máquina de contar histórias: leitura e potencialidade, leitura como potencialidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Teses de doutorado
1.
FIGUEIREDO, E.; Cardozo, I.; Ramos Jr., G.; Campos, L.B.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Aída Maria Jorge Ribeiro. Maryse Condé, relatos (auto) biográficos. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Clément, B.; Sapiro, G.; Noudelmann, F.; DOUMET, C.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Paulo Procópio Ferraz. L'imaginaire dans la critique littéraire; image, figure et geste dans les ?uvres de Charles Mauron, Lucien Goldmamnn et Roland Barthes. 2017. Tese (Doutorado em Littérature Française) - Universidade Paris 8 Vincennes e Saint Denis.

3.
VIDAL, P.; GALINDEZ, V.; BARBOSA, M. V.; BADIR, S.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Carolina Molinar Bellocchio. Uma visão sutil do mundo: escritura, enunciação e variação em Roland Barthes. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

4.
PINO, C. C. A.; SILVA, N. A. G.; SILVA, C. C. E.; GALINDEZ, V.; SILVA, F. L. E.. Participação em banca de Raphael Luiz de Araujo. Variações do mito de Nêmesis nos escritos de Albert Camus. 2017. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

5.
GALINDEZ, V.; Samoyault, T.; Forrest, P.; Bouju, E.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Gisela Anauate Bergonzoni. La préparation du romain contemporain. 2017 - Université de Rennes II.

6.
PINO, Claudia Amigo; FIGUEIREDO, E.; SILVA, C. C. E.; MURAD, S.; JORGE, Verónica Galíndez. Participação em banca de Samara Fernanda Almeida Oliveira de Locio e Silva Geske. O orvalho sobre as ruínas: uma leitura do processo de criação do romance inacabado Le Premier Homme de Albert Camus. 2016. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

7.
DANGELO, B.; NATALI, M. P.; Klinger, D.; PINTO, J. C. P.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Renato Brighenti Prelorentzou. Futuro do pretérito: tempo e narrativa na história, no romance, na tese. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

8.
ARBEX, M.; RABATE, D.; WOLF, N.; HOUPPERMANS, S.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Gabriel Pascoal Domingos Perugini. Déconstruction et reconstruction chez Michel Butor et Alain Robbe-Grillet : contribution du Nouveau Roman à l?imaginaire social des Trente glorieuses (1946-1975). 2015. Tese (Doutorado em Analyses littéraires et histoire de la langue) - Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts.

9.
NATALI, M.; PINO, C. C. A.; DANGELO, B.; RIBEIRO, G. S.; WINTER, L. M.. Participação em banca de Geruza Zelnys de Almeida. Como se pelos dedos escorresse.. Uma tese. 2014. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

10.
PINO, C. C. A.; MELLO, C. M. M.; ARBEX, M.; JORGE, Verónica Galíndez; WILLEMART, P.. Participação em banca de Lúcia de Amaral Oliveira Ribeiro. Imagens e paleta de cores nos textos de Flaubert da viagem ao Oriente. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

11.
TESSLER, E. S.; WILLEMART, P.; NOVA, V. C.; GONCALVES, A. J.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Fernanda Mendes Luiz. Proust em imagens ou imagens escritas em busca de algo perdido. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

12.
SILVA, C. C. E.; JORGE, Verónica Galíndez; PINO, C. C. A.; ZANOTTO, S.; RAMOS, L. F.. Participação em banca de Viviane Araújo Alves da Costa Pereira. Ionesco crítico em 'Da teoria da derrisão à derrisão da teoria. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

13.
FIGUEIREDO, E.; LEAL P. G.; SCHER, T.; ALMEIDA, C.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Laura Barbosa Campos. Memória e espaço autobiográfico em Patrick Modiano.. 2013. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.

14.
CAMPOS, R. S.; HASEGAWA, A.; SILVA, G. I.; LEITE, G. M. M.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Renata Lopes Araújo. Da Arcádia a Paris: leituras de estórias, estórias de leituras. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

15.
Moraes, M. A.; LEONEL, M. C.; VASCONCELOS, S. G. T.; SOUZA, E. M.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Mônica Fernanda Rodrigues Gama. Plástico e contraditório rascunho: a autorrepresentação de Guimarães Rosa. 2013. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

16.
WILLEMART, P.; ZILBERMAN, R.; SILVA, G. I.; SILVA, C. C. E.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Samira Murad. Sobre a leitura de À la recherche du temps perdu, de Marcel Proust. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

17.
ARBEX, M.; MACIEL, M.E.; BISCHOF, B.; NATALI, M. P.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Manlio de Medeiros Speranzini. A pesquisa (in)finita das coisas. Perec e arte do desimportante. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

18.
ALMEIDA, A. B.; SILVA, G. I.; MARIA FILHO, V. J.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Carla Cavalcanti e Silva. Unidade e fragmento: uma leitura da composição proustiana a partir dos cadernos de 53 e 55 de Albertine. 2010 - Universidade de São Paulo.

19.
SILVA, Edson Rosa da; BIDENT, C.; ARBEX, M.; CAMILLO, J.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Rodrigo Ielpo. Perec e o esgotamento da história. 2010. 2010. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
REGGIANI, C.; PRUNGNAUD, J; MACIEL, M.E.; ALMEIDA, V.; SOUZA, E. M.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Jacques Fux. A matemática em Georges Perec e Jorge Luis Borges: um estudo comparativo. 2010. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

21.
BOSI, V.; VASCONCELLOS, M.; SEDLMAYER-PINTO, Sabrina; MORICONI, Italo; PINO, C. C. A.. Participação em banca de André Luiz de Araújo. "Eu existo pelo nome que te dei": Ana C. por Bernardo Carvalho. 2009. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
PINO, C. C. A.; OLVEIRA, A. V.; HANSEN, J. A.; SELIGGMAN, M.; WILLEMART, P.. Participação em banca de Rosie Mehoudar. Dos textos de juventude a Igitur: A geração do discontínuo em Mallarmé. 2004. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
PINO, Claudia Amigo; JORGE, Verónica Galíndez; VIDAL, P.. Participação em banca de Carolina Molinar Bellocchio. Enunciação como variação em Roland Barthes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

2.
JORGE, Verónica Galíndez; PINO, Claudia Amigo; GAMA, M.. Participação em banca de Fernanda Ferreira dos Santos. Gustave Flaubert: uma literatura, uma trajetória de leitura. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

3.
DAHLET, V. M. B.; JORGE, Verónica Galíndez; PINO, Claudia Amigo. Participação em banca de Regina Dantas Miguel. Uma reflexão sobre o espaço autobiográfico na obra de Céline: um estudo de Mort à Crédit. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

4.
PINO, Claudia Amigo; VIDAL, P.; SANTOS, M. A. A.. Participação em banca de Tatiana Barbosa Cavalari. Os Lugares: Espaços de Criação e Memória em Perec. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

5.
PINO, Claudia Amigo; GALLE, H.; Klinger, D.. Participação em banca de Willian Vieira. O Paroxismo do Projeto Autoficcional: Pactos Ambíguos de Leitura, Suspensão de Estatuto Ficcional, Pilhagem Biográfica e a Defesa de uma Nova Autonomia da Literatura em Ricardo Lísias e Christine Angot. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

6.
MOREJON, I.; NATALI, M.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Geruza Zelnys de Almeida. Como se pelos dedos escorresse... Uma tese sobre Sérgio Sant?Anna e Roberto Bolaño. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

7.
KAWANO, M.; PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez. Participação em banca de Lúcia Amaral de Oliveira Ribeiro. Pinceladas de Frases nos Cadernos de Flaubert da Viagem ao Oriente. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

8.
JORGE, Verónica Galíndez; SILVA, C. C. E.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Viviane Araújo Alves da Costa Pereira. Ionesco crítico em " Da teoria da derrisão À derrisão da teoria ("Anti-Tese"). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

9.
BISCHOF, B.; NATALI, M. P.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Manlio de Medeiros Speranzini. "O QUE NÃO ESTÁ - uma poética das coisas na obra de Georges Perec". 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

10.
PINO, C. C. A.; MOTTA, L. T.; WILLEMART, P.. Participação em banca de Samira Murad. "O ato psicológico original chamado Leitura" e o papel do leitor em A La Recherche Du Temps Perdu. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

11.
MOTTA, L. T.; WILLEMART, P.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Samira Murad. O ato psicológico original chamado leitura na Recherche du Temps Perdu. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

12.
PINO, C. C. A.; RESENDE, Neide Luzia; PIETRAROIA, Cristina Moerbeck Casadei. Participação em banca de Rita Jover Faleiros. Leitura literária e formação em FLE: em busca do leitor. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em língua e literatura francesa) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SELIGGMAN, M.; Almeida, J.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Paulo Serber Figueira de Mello. Emmanuel Bove: mergulhando as penas nas trevas do presente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FALEIROS, A. S.; PINO, Claudia Amigo; Zavaglia, A.. Participação em banca de Paula Souza Dias Nogueira. Traduzindo Alain Mabanckou. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

3.
PINO, Claudia Amigo; FIGUEIREDO, E.; INACIO, E. C.. Participação em banca de Natália Oliveira Ribeiro Cândido Gomes. Violette Leduc: a autora-deserto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

4.
MOREJON, I.; PINO, Claudia Amigo; HOSIASSON, L. J.. Participação em banca de Amanda Luzia da Silva. A demeure de Júlio Cortázar: aproximações para leitura de Rayuela. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

5.
PINO, Claudia Amigo; SOUZA, L. M. T. M.; INACIO, E. C.. Participação em banca de Guilherme Fernandes. Corpo e escrita: a elaboração da AIDS em Hervé Guibert e Caio Fernando Abreu. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

6.
PINO, Claudia Amigo; MURAD, S.; BARRETO, M. I. M.. Participação em banca de Aline Magalhães dos Santos. A imagem, o movimento e a leitura em Escritos sobre a arte de Émile Zola. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.

7.
PINO, C. C. A.; SILVA, F. L. E.; JORGE, Verónica Galíndez. Participação em banca de Raphael Luiz de Araujo. O mito de Nêmesis ? Os rastros do último ensaio de Albert Camus. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Ling, Literários e Trad em Francês) - Universidade de São Paulo.

8.
JORGE, Verónica Galíndez; NATALI, M. P.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Bruna de Carvalho. Atlas André Gide. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Ling, Literários e Trad em Francês) - Universidade de São Paulo.

9.
JORGE, Verónica Galíndez; NATALI, M.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Juliana Gonçalves Bratfisch. O monstro da totalidade ? Política de fragmento em Roland Barthes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Lingüísticos, Lit. e Tradut. em Francês) - Universidade de São Paulo.

10.
PINO, C. C. A.; MURAD, S.; SILVA, C. C. E.. Participação em banca de Tatiana Barbosa da Silva. A leitura da ausência e dos espaços vazios em W ou a memória da infância, de Georges Perec. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Lingüísticos, Lit. e Tradut. em Francês) - Universidade de São Paulo.

11.
SILVA, G. I.; WILLEMART, P.; PINO, C. C. A.. Participação em banca de Liliane Santos Mendonça. TIA Léonie": seu mundo entre parênteses e auto-suficiente dentro do "caminho de Marcel". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Willer, C. J.; Moraes, M. A.; PINO, C. C. A.. Projeto Nascente. 2007. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JALLA BRASIL 2010. http://www.proppi.uff.br/jalla. 2010. (Congresso).

2.
53 ICA Congresso Internacional de Americanistas. La vida de todo el mundo, en el espacio sideral. 2009. (Congresso).

3.
Processo de Criação e Interaçoes. Gêneses Críticas: Barthes, Perec, Glissant. 2008. (Congresso).

4.
Littératures Métisses: Esthétique et Idéologie. Pour une écriture métisse: Glissant et la critique génétique. 2007. (Congresso).

5.
Perspectivas da Literatura Francesa: o romance francês contemporâneo.Georges Perec: O espaço modo de usar. 2006. (Outra).

6.
Séminaire Georges Perec.53 jours d'écriture. 2006. (Seminário).

7.
Leituras do processo. Críitica ao processo. 2005. (Congresso).

8.
Simpósio Escrever a vida. Novas abordagens para uma teoria da autobiografia..Espaço e autobiografia: o papel do quarto nas lembranças de infância. 2005. (Simpósio).

9.
Enanpoll 2004. Introdução à interpretação em crítica genética. 2004. (Congresso).

10.
Poéticas da Criação. A crítica genética no limite. 2002. (Congresso).

11.
Enanpoll 2000. A estrutura dialética da criação. 2000. (Congresso).

12.
Fronteiras da Criação. Entre a escritura e a leitura: 53 jours de Georges Perec. 1999. (Congresso).

13.
Congrès genèse. Études Génétiques au Brésil. 1998. (Congresso).

14.
Enanpoll 1998.Perspectivas da crítica genética. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, C. C. E. ; CRISTO, M.L.P. ; GAMA, M. ; Pereira, V.A.C ; ALMEIDA, A. N. ; PINO, C. C. A. . XIIIo Congresso Internacional da APCG - A criação em circulação. 2017. (Congresso).

2.
BELLOCCHIO, C. M. ; OLIVEIRA, P. P. ; FONTANARI, R. ; BERGONZONI, G. A. ; Cavalari, T.B. ; PINO, C. C. A. . Colóquio Barthes Plural. 2015. (Congresso).

3.
PINO, C. C. A.; PEREZ, J. P. . II Encontro dos Editores de Revistas da Área de Letras e Linguística. 2013. (Congresso).

4.
PINO, C. C. A.. O país da desmedida. Camus no Brasil. 2013. (Exposição).

5.
PINO, Claudia Amigo; AMARO, L. . Escribir la infancia: entre temas y juegos. Simpósio no 54o Congresso de Americanistas. 2012. (Congresso).

6.
SILVA, C. C. E. ; PINO, C. C. A. . Simpósio A literatura como crítica, a crítica como literatura: reflexões sobre o diálogo entre a crítica literária e a literatura (e vice-versa). 2012. (Congresso).

7.
AMARO, L. ; PINO, C. C. A. . Simposio Escrituras de Infancia - JALLA. 2010. (Congresso).

8.
PINO, C. C. A.; PIETRAROIA, Cristina Moerbeck Casadei ; Zavaglia, A. . Encontro da Pesquisa de Pós-graduação e Iniciação Científica. 2010. (Congresso).

9.
AMARO, L. ; PINO, C. C. A. . Simpósio "El yo y los otros". 2009. (Congresso).

10.
PINO, C. C. A.; LOUSADA, E. ; Mouzat, A. . Encontro da Pesquisa de Pós-graduação e Iniciação Científica. 2009. (Congresso).

11.
PINO, C. C. A.. Encontro do GT de Crítica Genética. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leonardo Cavalcante Mendes. Intermodalidade em Georges Perec: montando o quebra-cabeça. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Marina Garcia. Literatura e ensino: a importância da experiência em sala de aula. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Willian Vieira. Autoficção, literatura de si e literatura da vingança: da suspensão do estatuto ficcional e da pilhagem biográfica à defesa da autonomia literária e de um neorrealismo do conteúdo em Ricardo Lísias e Christine Angot. Início: 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Tatiana Barbosa Cavallari. OS LUGARES : ESPAÇOS DE CRIAÇÃO E MEMÓRIA EM PEREC. Início: 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Mariana Terin Gomes. As muitas faces de Lucrecia. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Natalia de Oliveira Ribeiro Candido Gomes. De calcinhas e carrapatos : As performances de gênero(s) em A Bastarda de Violette Leduc. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

2.
Guilherme Fernandes. Corpo e escritura: a elaboração da AIDS em À l?ami qui ne m?a pas sauvé la vie, de Hervé Guibert, e ?Cartas para além do muro?, de Caio Fernando Abreu. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

3.
Aline Magalhães dos Santos. Os escritos sobre a arte de Émile Zola. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

4.
Priscila Pesce de Oliveira. Corpos de Tinta: Ana C. e R.B.. 2015. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

5.
Ana Amélia Barros Coelho. O conceito de pacto autobiográfico: motor da autobiografia-crítica de Philippe Lejeune. 2012. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

6.
Carolina Messias. Livros-biblioteca: Bouvard e Pécuchet e A vida modo de usar. 2012. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

7.
Keila Prado Costa. A favela como ficção: uma leitura de Texaco e Cidade de Deus. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

8.
Henrique Toledo Groke. despactários no Diverso - Grande sertão: veredas e a poética da Relação. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

9.
Tatiana Barbosa da Silva. Uma frágil intersecção entre a ficção e o real: W ou le souvenir d´enfance, de Georges Perec. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

10.
Samara Fernanda Almeida Oliveira de Lócio e Silva Geske. O Avesso e o Direito da escritura camusiana: de L'Êtranger aos Écrits de Jeunesse. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

11.
Isabel Lopes Coelho. Breve história da literatura francesa nas revistas Critique e Les Temps Modernes. 2009. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

12.
Mônica Fernanda Rodrigues Gama. Sobre o que não deveu caber: repetição e diferença na produção e recepção de Tutaméia. 2008. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

13.
Samira Murad. Le Voyage d?hiver de Georges Perec ou a máquina de contar histórias: leitura e potencialidade, leitura como potencialidade.. 2007. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

Tese de doutorado
1.
Carolina Molinar Bellocchio. ?Moral da forma?: escolha e a especificidade da escrita em Barthes. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

2.
Samara Fernanda de Almeida Oliveira Lócio e Silva Geske. A escritura de Le premier homme de Camus. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

3.
Gabriel Perugini. Déconstruction et reconstruction chez Michel Butor et Alain Robbe-Grillet : contribution du Nouveau Roman à l?imaginaire social des Trente glorieuses (1946-1975).. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Coorientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

4.
Gisela Anauate Bergonzoni. La préparation du roman contemporain : présence de Barthes et retour de l?auteur chez Enrique Vila-Matas, Gonçalo M. Tavares et Henri Raczymow. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

5.
Samira Murad. Sobre a Leitura em Marcel Proust. 2012. Tese (Doutorado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

6.
Raphael Luiz de Araújo. A escritura estilhaçada O espaço literário nos cadernos de Albert Camus. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

7.
Manlio Speranzini. O que não está lá. 2011. Tese (Doutorado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

8.
Viviane Araújo Alves da Costa Pereira. Estudos críticos de Eugène Ionesco. 2010. Tese (Doutorado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Mathieu Messager. 2017. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Claudia Consuelo Amigo Pino.

2.
Maria Angélica Amâncio. 2017. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Claudia Consuelo Amigo Pino.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Sena da Paixão Ribeiro. Práticas situacionistas na construção da autoficção em Douleur exquise. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

2.
Samanta Esteves Nagem. A poética da fenda: a escritura da clivagem em Ana Cristina César e Roland Barthes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

Iniciação científica
1.
Leonardo Cavalcante Mendes. Sociedade de Consumo e Modernidade A intertextualidade em Les Choses, de Georges Perec e Playtime, de Jacques Tati.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Pró-Reitoria de Pesquisa - USP. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

2.
Danielle Camara Silva. A crítica cinematográfica em Les Temps Modernes. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

3.
Karina Bernardino Capoccia. A reprodução interdita de um homem que dorme - do livro ao filme Un homme qui dort, de Georges Perec. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

4.
Natália de Oliveira Ribeiro C. Gomes. Rostos do Gozo: Exploração da Sexualidade nas autobiografias femininas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

5.
Priscila Pesce Lopes de Oliveira. ?Incidentes?: questões temático-formais e seu retorno em escritos posteriores. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

6.
Natália de Oliveira Ribeiro C. Gomes. Entre mulheres: explorações temáticas da escrita feminina em O amante e Memórias de uma moça bem comportada. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

7.
Raphael Luiz de Araújo. Reflexos de um sorriso. O duplo e o irônico de Charles Baudelaire em A Queda, de Albert Camus. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

8.
Josias Padilha. Os Caracteres da Verdade: o diário fictício em André Gide. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

9.
Keila Prado Costa. A criação de Cidade de Deus. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

10.
Larissa Drigo Agostinho. Pensamento poético de Mallarmé. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

11.
Carolina Augusto Messias. Flaubert para Perec: discussão sobre o processo de reapropriação textual. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

12.
Carolina Barbosa de Lima. A loucura em Maupassant. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

13.
Lucius Provase. Cacaso: poesia e crítica. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.

14.
Samara Lócio e Silva. A leitura do absurdo. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PINO, C. C. A.. Ciência e Cultura - Dossiê "Crítica genética". 1. ed. São Paulo: SBPC, 2007. 64p .


Apresentações de Trabalho
1.
PINO, C. C. A.; ARAUJO, R. L. . Hommage à Albert Camus: Un étranger au Brésil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PINO, C. C. A.. A peste, de Albert Camus. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINO, C. C. A.. Literatura fundamental 27 - O estrangeiro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINO, C. C. A.. O país da desmedida. Camus no Brasil. 2013. (Exposição).



Outras informações relevantes


- Presidente da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (2015-2017)
- Editora chefe da Revista Criação & Crítica
- Editora da Revista Manuscrítica
- Coordenadora so Grupo de Trabalho de Crítica Genética da Anpoll (2004-2006)
- Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de Crítica Genética da Anpoll (2002-2004)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 14:18:33